Homem mais rico da Ásia diz que Índia será a segunda maior economia do mundo até 2050
Uma superpotência, disse Gautam Adani, também deve ser uma democracia próspera e ainda acreditar que “não há um estilo uniforme de democracia”
O homem mais rico da Ásia, Gautam Adani, disse em 19 de novembro que a Índia, que levou 58 anos para se tornar uma economia de trilhões de dólares, adicionará uma soma equivalente ao PIB a cada 12-18 meses e será a segunda maior economia do mundo até 2050.
Falando no 21º Congresso Mundial de Contadores em Mumbai, ele disse que crises globais consecutivas desafiaram várias suposições, incluindo que a China deveria adotar princípios democráticos ocidentais, princípios seculares são universais, a União Europeia permaneceria unida e que a Rússia seria forçada a aceitar um papel internacional reduzido.
“Esta crise multinível quebrou o mito de um mundo unipolar ou bipolar de superpotências que poderiam intervir e estabilizar ambientes globais”, disse ele.
“Na minha opinião – neste mundo multipolar emergente – as superpotências precisarão ser aquelas que assumem a responsabilidade de intervir e ajudar os outros em uma crise e não intimidar outras nações à submissão, aquelas que mantêm a humanidade como seu principal princípio operacional.”
Uma superpotência, disse ele, também deve ser uma democracia próspera e ainda acreditar que “não existe um estilo uniforme de democracia”.
“O estilo de capitalismo que impulsiona o crescimento pelo crescimento e ignora o tecido social de uma sociedade está enfrentando com razão seu maior retrocesso de todos os tempos”, disse ele.
Adani, 60, disse que as bases da crescente economia da Índia podem ter se tornado relevantes e que um governo majoritário deu ao país a capacidade de iniciar várias reformas estruturais no sistema político e administrativo.
“Levamos 58 anos para chegar ao nosso primeiro trilhão de dólares de PIB, 12 anos para chegar ao próximo trilhão e apenas cinco anos para o terceiro trilhão.
“Dado o ritmo em que o governo vem executando uma grande variedade de reformas sociais e econômicas simultâneas, prevejo que, na próxima década, a Índia começará a adicionar um trilhão de dólares ao seu PIB a cada 12 a 18 meses – colocando-nos bem em caminho para ser uma economia de US$ 30 trilhões até 2050 e com uma capitalização de mercado de ações que possivelmente ultrapassará US$ 45 trilhões”, disse ele.
A Índia é atualmente a quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,5 trilhões. Em comparação, os EUA são uma economia de US$ 23 trilhões com uma capitalização de mercado de ações que varia de US$ 45 a 50 trilhões.
“Um país, esmagado e drenado por seus governantes coloniais, está hoje à beira de um crescimento extraordinário e é o único grande país no caminho de emergir como uma nação de alta renda sem comprometer sua democracia e diversidade”, disse ele.
“Bem antes de 2030, seremos a terceira maior economia do mundo e, posteriormente, a segunda maior economia do mundo até 2050.”
Em paridade de poder de compra (PPP), a participação da Índia no PIB global será ao norte de 20% até 2050.
“A história de sucesso da Índia de combinar crescimento econômico e democracia não tem paralelo. Se alguma vez houve um tempo para ser indiano, estar na Índia e associar-se com a Índia – é agora. A base para construir uma nova Índia resiliente já foi lançada”, disse ele.
O Sr. Adani viu a idade média da Índia em apenas 38 anos em 2050, população de 1,6 bilhão com uma renda per capita de US$ 16.000, mais de 700% maior do que a renda per capita atual.
O IDE atingirá um trilhão de dólares, em sinal de aumento da confiança global na Índia.
“Em 2021, a Índia adicionou um unicórnio (startup de US$ 1 bilhão ou mais) a cada 9 dias. Ela executou o maior número de transações financeiras em tempo real globalmente – impressionantes 48 bilhões. Isso foi 6 vezes maior do que os EUA, Canadá, França e Alemanha juntos”, disse ele, acrescentando que este ano o financiamento de capital de risco excederá US$ 50 bilhões, uma aceleração de 50 vezes em 8 anos.
Adani, cujo conglomerado de portos para energia está investindo US$ 70 bilhões na próxima década em uma nova cadeia de valor de energia, disse que a Índia pode se tornar um exportador líquido de energia verde até 2050.
“À medida que as empresas domésticas e as multinacionais tiram proveito do tamanho do mercado da Índia, precisaremos de mandatos mais fortes em que as empresas sejam obrigadas a enfrentar o desafio de permitir uma estrutura social que reconheça o núcleo de nossa cultura e esteja alinhada com nossas necessidades nacionais”, disse ele. disse.
“A Índia não pode ser vista apenas como uma terra para ‘fazer e tirar’ lucros fora de suas fronteiras geográficas. É por isso que eu disse que as superpotências do mundo multipolar devem reconhecer que não existe um tipo único de democracia que sirva para todos.”
FONTE: The Hindu
Vão começar a cuidar do povo miserável quando?
Está falando dos 33 milhões que estão vivendo na pobreza aqui ?
mentira, o Lula ja tirou todos da pobreza faz muito tempo!!!!!
Pois é.. tinha tirado. Colocaram de volta.
Pois e, a anta estocadora de vento, não só colocou todos la de volta como ainda dobrou os números.
ela dobrou a meta de pobres
chegamos ao fundo do poço em 2014
Olá Sergio, Os números mostram que a insegurança alimentar no Brasil começa a crescer a partir de 2017/2018.
O que mais me enoja hoje é como um país rico e fértil como o braziu depender da importação de mais de 70% de insumos agrícolas para poder produzir! Qualquer país fornecedor que cortar a exportação de potássio para o braziu, provocaria uma séria crise de desabastecimento para nós, sendo que temos reservas suficientes de tal mineral. E esta classe dirigente que nos governam agravam ainda mais a situação, zerando alíquota de importação de insumos, matando ainda mais a já morta-viva indústria de insumos agrícolas nacional. Isso é questão de soberania e segurança nacional! Isso é apenas um exemplo dos inúmeros!
Existe um grande movimento subversivo que procura forçar o mundo nessa visão política dicotômica entre direita e esquerda, pois assim se mantêm uma guerra cultural perpétua e troca cíclica do poder que não corresponde aos anseios do povo. É uma dialética para dividir o povo fazendo-os perder a noção de quem é o verdadeiro inimigo.
Isto não é o resultado apenas de uma administração em particular, quando te oferecem “LULA ou Bolsonaro” a culpa não é só do povo, é o sistema todo…os partidos só colocam para concorrer no pleito quem está no “esquema”, educação de baixa qualidade, dificuldade de acesso a saúde e tecnologia, enfraquecimento econômico e militar, para que assim sejamos sempre escravos das nações que nos exploram, essas mesmas que vem introduzindo no governo ao longo dos anos políticos que trabalham apenas em prol dos seus interesses, até hoje não tivemos um único governo que não seguiu essa cartilha, somos escravos e precisamos nos libertar como nação…
Falo bonito e correto pois sim há nossa elite é medíocre pois temos tuuuudo para sermos uma democracia vibrante e q atenda tooooodos os anseios do povo inclusive há da elite
Pois é, mas esses fanáticos não acreditam em dados .
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/extrema-pobreza-caiu-a-minima-historica-no-brasil-em-2020-diz-banco-mundial.shtml
Auxilio por causa da pandemia não por boa vontade.
Os países ricos tanbem têm auxílio isso auxilio aquilo o q para mim é corretissimo pois é o nosso dinheiro voltando pro povo mas o problema é q certos políticos usam para motivos eleitorais e não para amenizar as necessidades do povo ou seja tudo tem algo escuso
A causa dessa queda na pobreza extrema foi por causa do auxílio emergencial de 600 reais que o governo foi obrigado a distribuir durante a pandemia, sendo assim, as pessoas que tinham uma renda menor que 50 dólares basicamente sumiram da contagem de dados. Mas uma coisa que essa sua “fonte”, Revista Oeste, faz de desonesto é que não aponta os dados do banco mundial para o CRESCIMENTO VERTIGINOSO da pobreza extrema a partir de 2021 e 2022.
Não sei se tu é inocente ou apenas um fanfarrão desonesto.
Eu acredito, principalmente se os dados forem do Banco Mundial, que registrou a maior queda no número de pessoas em extrema pobreza desde 1980.
E você, acredita no que? Nas 25 milhões de crianças de rua do Lula?
Auxílio por causa da pandemia ..
Mas também como povo somos culpados pois votamos para q certos Párias da política voltem e os q só falam m…….vai compra vacina
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/extrema-pobreza-caiu-a-minima-historica-no-brasil-em-2020-diz-banco-mundial.shtml
Os números do Banco Mundial diz que mentirosos como você escondem a maior queda da extrema pobreza registrada no Brasil em 42 anos.
https://revistaoeste.com/politica/a-farsa-dos-33-milhoes-de-brasileiros-que-passam-fome/
Jair já era.
Kkkkkkk
Pelo jeito vc quando limpa a casa põe sujeira debaixo do tapete rsrsrs
O país e nós também.
Supera!
Só se for na sua cabeça. Cadê os códigos -fonte das urnas?
Tá tudo com o Xandão.
Correção está no servidor do TSE.
Pergunta para os militares que inclusive já até aprovaram ..
Olha pelo que eu li, no relatório dos militares, tem algumas ressalvas. Primeiro: a equipe apenas pode fazer testes estáticos, ou seja, apenas ficaram olhando o código na tela da mesma forma que sele um texto(isso dificulta o entendimento de seu funcionamento e muito),
Segundo: Pelo que está apresentado no momento da compilação do código-fonte(tradução do código para linguagem binária) os computadores responsáveis tinham acesso a rede de internet, o que somado a outros elementos, como a proibição de auditoria das 3 bibliotecas de código usadas, levantaram duvidas se o código rodando nas urnas era o mesmo que foi auditado previamente.
Os militares apresentaram uma série de recomendações para trazer mais transparência e eficiência aos processos de auditoria.
Sério ??? Q tu vai faze com os c. fonte tu e os militares o q eles querem com os c. Fonte até porque não é da conta dele
O Brasil é que já era.
O povo ainda não se deu conta que o próprio é o maior prejudicado nesse enredo, enquanto isso são usados como massa de manobra através de sua ignorância para atender aos anseios de um sistema…nossa direita e esquerda nunca lutou verdadeiramente pelo desenvolvimento do Brasil…é o velho ditado dividir para conquistar…essa dialética direita e esquerda destruiu com as pessoas, colocaram um contra o outro, as pessoas se dividiram pelo sistema, em vez de se unirem para lutar contra o sistema…é uma pena as pessoas se levarem pela emoção do messianismo político…
Enquanto o Brasil não romper com o sistema financeiro internacional que nos rouba comprometendo mais de 80% do nosso PIB de uma dívida que está na casa dos 5 trilhões de dólares e nunca foi auditada, enquanto não cessarmos a sangria de nossas riquezas que saem daqui a preço vil, enquanto não fizermos um expurgo anticorrupção verdadeiro, enquanto não rompermos com os acordos nucleares para sermos soberanos de verdade, nenhuma aliança ou tipo de alinhamento irá sanar nossos problemas para sair do subdesenvolvimento e da posição vergonhosa do IDH. Só uma política nacionalista poderá mudar nosso cenário dantesco, podemos ser uma das nações mais poderosas da terra, pois não precisamos de quase nada lá de fora, temos o monopólio de praticamente todas as riquezas do mundo. ..
Quem colocou pessoas umas contra as outras não foi a tal dialética a que você se refere. FOI A ESQUERDA, e a culpa não é só do Lula. O negócio se tornou mais patente em escolas e universidades já na época do Fernando Henrique Cardoso. Eu fui militante do antigo PPS e sei muito bem do que falo.
Foi a ESQUERDA quem iniciou a luta de classes, não mais pelas armas onde perderam, mas usando teóricos como Marcuse e Adorno ( Escola de Frankfurt), Antônio Gramsci, Jacques Derrida, usou a Linguística e cooptou a escória da população e começou a usar ela como elemento revolucionário. Assim, estimulou ódio de pessoas negras contra brancas; estimulou guerra das mulheres contra tudo o que representa o universo masculino; incentivou ódio de pobres contra ricos etc.
A ESQUERDA dividiu nosso povo.
Ela estava sozinha e muito à vontade no debate político, não existia direita, a esquerda nos alienou o quanto quis, usando a política do pão e circo.
Éramos um bando de abestados na Caverna de Platão das novelas, minisséries, Big Brother, Campeonato Brasileiro.
Os políticos nos roubavam na santa paz, ninguém questionava nada, o que passava no jornal era tudo como verdade absoluta.
Acordamos e a esquerda, que antes fazia monólogo político, agora reclama de “polarização”.
A direita veio pra ficar. Ela NÃO depende desse ou daquele político, ela tem uma identidade.
Por que tanto ódio?
Calma.
Isso pode acabar em erisipela.
Incrível que os dados mostram o contrário. Voute denunciar para o Alexandre de Moraes por fazer news
Olá Carlos. Se você tem outras fontes, por favor publique aqui para podermos debater. Recomendo o artigo “A fome como projeto político da burguesia antinacional brasileira” para entender como a redução dos recursos para as políticas de agricultura familiar nos últimos anos impactou na ampliação da insegurança alimentar.
Acho que o camarada acima não ouviu falar da fila do osso.
Essa aqui?
https://www.youtube.com/watch?v=LL-4sF6Gvpk
Ou essa
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2009/06/23/interna_politica,120796/familias-inteiras-sobrevivem-catando-o-lixo-produzido-pelo-governo-federal.shtml
Ou
https://observatorio3setor.org.br/carrossel/invisiveis-e-ignorados-52-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-brasil/
2018
2018 era o Lula ? Calma cara respira ..
Era a continuidade do PT do Lula, que já ameaça taxar o Pix e retirar 4 bilhões do bolso do trabalhador para financiar sindicatos cheios de vagabundos.
Ah sim, 52 milhões surgiram do nada em 1 ano…não foi fruto do desastre dos governos anteriores? Ademais, quem era o vice?
Calma, repira…
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-elogia-michel-temer-e-diz-que-ele-e-um-dos-alicerces-do-seu-governo,893084
52 milhões passam fome? Quem foi o grande incentivador do “economia a gente vê depois?” Quem é que mandou fiscais soldarem portas de comércios em São Paulo? Tu tá querendo tirar a responsabilidade das costas desses crápulas por que?
Exatamente, B.urro, estou criticando os governos anteriores, a matéria é de 2018, je gue
Agronegócio = Fonte riqueza para o Brasil.
Agricultura Familiar = Fonte de alimentos para o povo.
O importante é esses dois núcleos do Brasil não entrarem em conflito e sim que eles produzam mais e baixem o preço dos alimentos. Todas as atividades rurais são necessárias seja o pequeno produtor que produz para seu próprio consumo e que vende as sobras para o comércio local, ou o grande produtor que dá empregos e que exporta, fazendo a economia do país girar.
Precisamos buscar informações diariamente para desfazer algumas falácias disseminadas sobre nossa agricultura, já tem bastante gente querendo derrubar o agronegócio brasileiro. E agronegócio não quer dizer grandes produtores, mas toda a cadeia produtiva, antes, dentro, e depois da porteira de nossa propriedade!
Caro Agressor. A maior parte do alimento é produzido pela agricultura familiar, o que inclui coisas como leite, feijão, fritas, hortaliças e até mesmo arroz. Por outro lado, 60% da área cultivada no Brasil é soja para exportação. Outro ponto de discussão é que a maior parte do desmatamento é para pastagens. A agricultura familiar depende de crédito e garantia de compra por meio dos programas de aquisição para merenda escolar. As grandes empresas do agronegócio tem acesso fácil ao crédito mas por outro lado elas empregam poucas pessoas. O maior empregador no campo também são as pequenas empresas familiares.
As pessoas acham que o nosso agro é limitado apenas ao que acontece no campo, todavia, o agro vai muito além disso. Até o que vestimos o agro faz parte. O combustível também é agro!
O agro é a única atividade que é de primeiro mundo no Brasil. E ainda querem entregar pra os “sem terras” administrarem. Tudo que um país precisa pra enriquecer é liberdade econômica, pouco importa qual é o setor mais importante da economia, exemplos não faltam…
A fome como projeto político é uma indústria 100% da E S Q U E R D A. Sou nordestino e sei do que falo. Nunca foi tão vantajoso para a esquerda a existência da fome.
A esquerda sabe muito bem que um cidadão não pode ser economicamente próspero e livre, porque se isso acontecer, esse cidadão não vai precisar dos “préstimos” dos vereadores, líderes sindicais prefeitos da esquerda e o projeto de poder totalitário fica comprometido.
Ora bolas, seu Zé das Couves , o meu NORDESTE é governado por partidos de esquerda HÁ DÉCADAS. Se a esquerda fosse realmente a favor dos pobres, o Nordeste hoje era a região mais rica e desenvolvida do país.
Tu acha que tá falando com menino ?
A farsa dos 33 milhões? O relatório do Banco Mundial diz que você é um disseminador compulsivo de fake news.
Na verdade o Brasil registrou QUEDA no número de pessoas em extrema pobreza, para 4 milhões de pessoas, cerca de 1,9% da população, o mais baixo patamar histórico desse 1980.
Pega os seus fictício os 33 milhões e vá fazer coro com o Lula e suas estatísticas falsas de 25 milhões de crianças de rua.
https://revistaoeste.com/politica/a-farsa-dos-33-milhoes-de-brasileiros-que-passam-fome/
Mandato dele acabou faz mais de 10 anos ..
E tirar da pobreza não significa ser rico !
É aquela história do pobre petista que diz para o colega: ” tudo o que eu tenho eu devo ao Lula”. Ao que o outro pergunta “e tu tem o que na vida,”?
“NADA”, responde o primeiro
😆 😆 😆
Os que mais comemoraram a reeleição do Lula foram os banqueiros, disso tenham certeza! E quando os bancos querem algo, é bom pra eles e péssimo pro povo. Vai ficar melhor para os bancos. E os bancos sempre dominam toda a narrativa de um país! Eles não tem ideologia ou lado. Quatro dos 5 bancos brasileiros hoje estão entre os 10 mais ricos do planeta Terra, em um país de “terceiro mundo” tem 4 bancos entre os mais ricos, isso começou no Lula, e o Bolsonaro apenas fez seguir com essa cartilha. As pessoas informadas sabem isso, nunca os bancos faturaram tanto na história como no governo petistas.
Quase 5 trilhões de dívida com juros absurdamente altos. Fizeram a festa nos governos petistas! E esse esquema dos juros altos tem a ver com investidores de Nova York, que financiam a dívida do Estado Brasileiro.
Com uma possível eleição do Lula, os juros vão continuar em patamares altos como é de costume dos nossos “governos esquerdistas” e quem se beneficia com isso são os bancos pela margem financeira melhor e também seguradoras, que estão dentro dos bancos, por terem a receita financeira melhor, dando mais resultado. Quem tiver isso aí vai se dar muito bem nos próximos 4 anos. Mas a verdade sempre é mais difícil de ouvir, as pessoas gostam de serem iludidas! Só de pensar que trocamos um doutor em medicina, por isso ai que vemos hoje. Perdão Dr. Enéas! Maior desperdício do Brasil depois do golpe contra D. Pedro II…
Caro Agressor’s pegando uma carona no seu comentário sobre banqueiros e as taxas de juros cobradas por seus bancos não sei se você notou e fez essa correlação entre os fatos, mas de forma muito curiosa os últimos grandes acontecimentos mundiais que foram a pandemia e o conflito na Ucrânia coincidentemente ocorreram em um momento onde se eram pagas as menores taxas de juros no mundo, e não só pelo Brasil mas pela maioria dos países, ou seja os bancos estavam ganhando muito muito menos, situação essa que se reverteu graças a esses acontecimentos, provavelmente vão dizer que se trata de teoria da conspiração mas basta uma pesquisa rápida para comprovar, mas deve ser só o acaso mesmo essas coincidências.
Assim como os bancos ganharam os pobres também ..
A “esquerda” não gosta dos pobres, ela gosta da pobreza! O lugar melhor do mundo para se viver é na propaganda de um partido político…
Os bancos ganharam a EXPLORAÇÃO dos pobres, já que Lula endividou 56% das famílias brasileiras para enriquecer os banqueiros.
Não tenha dúvida, o Lula viveu de propaganda. Enganou a todo mundo com marqueteiro: a nós nordestinos prometeu água e deixou o povo esperando; ao agricultor familiar enganou com o programa de biodiesel, verdadeira indústria de lavagem de dinheiro. Botou pobre para financiar carro e pagar 2 carros aos banqueiros.
Venham aqui em Quixadá no meu Ceará, no distrito de Juatama para verem a milionária fábrica de biodiesel abandonada, uma obra caríssima que está enferrujando, produto da safadeza petista.
Eu nem vou falar nas refinarias prometidas pro meu Ceará e para Pernambuco e que só existem os terrenos.
A mesma FGV que em 2020 publicou matéria dizendo que com auxílio/bolsa/esmola (chame como quiser) iríamos reduzir a extrema pobreza ao menor nível em 40 anos é a mesma que na esteira para fazer campanha ao Nine em Agosto de 2022 disse ter 33 milhões passando fome. Ridículos!
Deixa isso pra lá.
O fato é que vamos nos livrar dessa gente logo, logo.
‘Nós’ QUEM, e de que ‘gente’ vamos nos livrar?
Nós o Brasil.
Gente que trouxe a fome de volta.
Glória a ‘Deux’.
Vc deve estar se referindo aos 14 milhões de desempregados da Dilma? Ao almoço sem carne do Lula? Só pode, nesse governo foram batidos todos os recordes positivos na economia, só de empregos foram criados mais de 4,5 milhões!!!! A Argentina INTEIRA não tem 5 milhões de empregados.
Trouxe a fome de volta? Tá falando dos governadores de ESQUERDA que mandaram a polícia prender trabalhador que estava na rua tentando levar algo pra família?
33 milhões é fake news pura.
Ou do pessoal em Cuba, Venezuela, Nicarágua e Argentina?
Vai viajar😁?
Todos esses países citados sofre com sanções/embargos, tirando Argentina que está com “ nome no sujo “ se é que me entende ..
Parafraseando o grande Tiago Santineli: Se o Brasil sofresse embargo, viraríamos cenário de Mad Max.
Aqui só do mercado ficar bravinho o Dólar dispara e bolsa cai ..
Imagina se fosse sancionado/embargado Venezuela é fichinha .. 🤣🤣
Deixa de LOROTA seu loroteiro. Essa conversa de embargo só engana trouxa. Cuba negocia com DEZENAS de países.
Bem inteligente usar países sancionados como referencia .
Deixa de LOROTA seu loroteiro. Essa conversa de embargo só engana trouxa. Cuba, por exemplo, negocia com DEZENAS de países.
Caro Realista, se você se informasse melhor, talvez não passasse vergonha. À Índia tem hoje cerca 1,3 bi de habitantes sendo que 42% vivem abaixo da linha de pobreza. 33% não tem acesso a uma latrina (defecam ao ar livre). 45% da população toma banho em rios ao lado de corpos em putrefação. É a essa populacao miserável a MFB se refere.
Não investimos em educação, ciência, indústria e tecnologia ao contrario de países emergentes como a China e a Índia hoje, e sim apenas em estádios de futebol e carnaval…porque aqui como na decadente República Romana o que importa é pão e circo…tudo isso é o reflexo de um povo alienado, omisso, sem ética, sem identidade, sem civismo…sem patriotismo…mas sobretudo sem vergonha na cara e que só sabe ficar esperando por milagres!..
Vamos pagar caro por anos de analfabetismo político e lavagem cerebral desta mídia desgraçada que temos…conseguiram criar milhões de mentes facilmente teleguiadas e induzidos a futilidade…será um tempo de aprendizado para o povo que o mais importante é o eterno milionário futebol, o luxuoso carnaval e sua alegria promíscua…viva o braziu…viva o autêntico brazileiro!…VIVA A REPUBLICA DAS BANANAS!!!…VIVA A REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO braziu!!!…
Quiz rápido.
De quem é a frase :
“a realização da Copa do Mundo é uma grande oportunidade, e que ser contra por falta de hospitais é um retrocesso enorme.”
A) Nelson Mandela
B) Lula
C) Bolsonaro
D) Chapolin Colorado
😀
Se te uma coisa que as redes sociais e whatsapp e cia mostraram é que é possível fazer lavagem cerebral em massa de forma eficaz sem depender da mídia.
A farsa dos 33 milhões? O relatório do Banco Mundial diz que você é um disseminador compulsivo de fake news.
Na verdade o Brasil registrou QUEDA no número de pessoas em extrema pobreza, para 4 milhões de pessoas, cerca de 1,9% da população, o mais baixo patamar histórico desse 1980.
Pega os seus fictício os 33 milhões e vá fazer coro com o Lula e suas estatísticas falsas de 25 milhões de crianças de rua.
https://revistaoeste.com/politica/a-farsa-dos-33-milhoes-de-brasileiros-que-passam-fome/
Graças ao auxílio por causa da pandemia .
De acordo com estimativa de 2020 feita pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, pelo menos 189 milhões de indianos sofreram de fome severa no último ano.
É um discurso arrojado, mas os indianos são muito inteligentes , são um povo sábio e paciente, torço que esteja certo.
Seria muito importante para o desenvolvimento deste país. Mas meu palpite é que o limite do possível é de crescer menos de 20% ao ano por uns 20 anos. Esse cara acha que vai crescer mais de 65% por 25 anos. Aí forçou a barra. É como falar que a Índia vai ganhar as próximas 7 copas do mundo. A torcida deles é grande.
Não irão conseguir, pois para isso terão que vender todas as estatais, senão irão fracassar como a China.
Assinado
Posto Ipiranga
E como a Noruega, Suécia e Alemanha.
A Noruega não tem estatais.
A Suécia não tem estatais.
A Alemanha não tem estatais.
Esta é a razão de possuírem um alto índice de IDH.
Assinado
Posto Ipiranga
Caro Nilo. Vocẽ está equivoado. A Suécia possui 45 empresas públicas. Por favor consulte o relatório em https://www.government.se/reports/2022/09/annual-report-for-state-owned-enterprises-2021/
Acho que ele estava sendo irônico.
Ola Matusa. Talvez você tenha razão. Não percebi a ironia. Obrigado pelo alerta.
Faltou a lista da Noruega e …meus Deus!!!!!! Alemanha.
Você está muito curso cursos online de chapéu de alumínio kk .
https://www.youtube.com/watch?v=b-dvcPHV8ck
Inclusive recomendo você assistir esses liberal sendo jantado por um comunista ..
fala ai chapéu da alumínio, quem nasceu para dar, dar até de graça.
O indice é alto, bem, não é cem por ceno liberal, mas é liberal, bem tem empresa estatal, mas o estado não se mete na economia….rsrsrsrsrsr
Falácia do cacete essa.
Eles também não tem o PT
Menino, Ainda bem, dão graças a Deus, porque nestes países, nacionalismo, proteção social ao trabalhador, proteção a criança, educação e a sua indústria nacional, é coisa Séria.
Posto Ipiranga apoiou a campanha do Nine
Com quase 1 bilhão de indianos miseraveis será dificil atingir essa marca.
Tentaram copiar o modelo americano de uma economia sustentada pelo consumo, só que esse é o último estágio de desenvolvimento duma economia, aí depois testemunharam o crescimento colossal da China, mesmo governada por um Partido comunista e agora tentam replicar o mesmo modelo, apenas com uma face diferente.
A Índia pagou o preço de querer cortar caminho, o fanastismo religioso e a falta de coesão estatal pode também atrasar esse objetivo.
O pai de Singapura, Lee Kuan Yew, dizia não acreditar que a Índia se tornaria uma grande potência a nível de China e principalmente EUA…
O tempo vai dizer…
Quantos chineses tu acha q vivem na Idade Média? Subalimentados, sem noção do q há na província ao lado, q dirá no mundo?
Isso só confirma o que estamos presenciando.
Que o poder está se deslocando para o Oriente.
Teremos lá a maior economia (China) e a segunda maior (Índia).
Isso com cerca de 3 bilhões de habitantes dos dois países.
Sem contar os inúmeros países que serão de grande porte, como Indonésia, Vietnã, Irã, Turquia e etc.
Não vou nem colocar a decadência e perda acelerada de poder da Europa.
O modelo indiano não é o mesmo do chinês, e a Índia tem umas 6 vantagens globais sobre a China em termos de crescimento econômico que permite que a Índia vença a armadilha da renda média que a China não venceu e nem vai vencer.
É falso achar que o modelo indiano é igual, mas há alguns aspectos copiados que levam a um passivo ambiental/social como disse o Camargoer, que podem dificultar o seu desenvolvimento.
Esses miseráveis, na verdade não são parte do problema, mas da solução.
O modelo indiano não é igual ao modelo chinês pois se fosse igual a Índia teria prosperado. A Índia passou os últimos 60 anos exatamente como está hoje, há pouquissimas diferenças na sociedade indiana, apenas os ricos ficaram mais ricos, se parece muito com o Brasil mas numa escala maior e mais corrupta dado o sistema medieval de castas. Eu até poderia voltar mais no passado pois uma grande quantidade de indianos vivem hoje exatamente como os camaradas lá do século XVIII viviam, é algo assustador.
O Índia tenta, tardiamente, fazer o que China fez, ser atraente para o ocidente, pois é lá que está o dinheiro e as tecnologias, mas, assim como o Brasil pode ter perdido o bonde, mesmo com o ocidente disposto a diversificar cadeias de suprimentos fora da China por questões estrategicas e também porque já não é mais tão barato fabricar na China, a Ìndia terá uma concorrencia muito maior do que a China teve no passado que era quase inexistente já que Japão e Coreia do sul estavam num estágio bem acima da China na decada de 80 e 90.
A Índia terá que ser mais atraente que Vietnã, Combodia, Tailandia e de quebra terá a China num estágio bem estabelecido na logistica internacional e portuária.
É um erro achar que população grande é uma benção, na maioria das vezes é mais um fardo, a Índia tem mostrado que sua enorme população é um fardo.
Eu tive a oportunidade de conhecer a China e a Índia e a visão que se tem de fora é de opostos absolutos.
Os chineses são organizados, obstinados por trabalho, a infra estrutura do país é absolutamente bem planejada, o governo cria todas as condições necessárias para o progresso, enquanto na Índia eu vi muita desorganização, zero infraestrutura, e acho que o problema das castas é um entrave ao crescimento – pois realmente uma parcela enorme da população não parece almejar uma mudança de padrão financeiro.
Obviamente a Índia chegará em breve a terceira maior economia do mundo – mas acho que este será seu lugar pelos próximos 100 anos pelo menos, e é importante para o Brasil começar e incrementar o comércio e cooperação com eles, que ainda é muito pequeno.
Alguns chineses já me falaram que para eles era humilhante ver a China atrás de outros países pequenos e pouco relevantes perto da civilização chinesa mais desenvolvidos do que eles, ou seja, existia um anseio interno de progredir, de voltar a ser grande.
Eu sinceramente não vejo isso na massa indiana e atribuo essa deficiência a falta de coesão do estado e fanatismo religioso.
1 bilhão? Quem contou esses números, o mesmo que conta os mortos russos para o governo ucraniano? Que eu saiba são 220 milhões, e caindo.
Até 2018, um 70% da população da Índia vivia na pobreza. Acredito que com a pandemia, esse percentual tenha crescido.
O conceito de pobreza é diferente de miséria, e o camarada ali em cima citou miséria.
“Com quase 1 bilhão de indianos miseráveis será difícil atingir essa marca”
A pobreza é um negócio altamente lucrativo.
“Tentaram copiar o modelo americano de uma economia sustentada pelo consumo”
Como se não existisse pobreza nos EEUU.
O que sustenta e impulsiona um país para o seu desenvolvimento é o capital gerado pelo seu consumo interno. Enquanto maior for seu mercado interno, maiores serão suas possibilidades de consumo e assim será com sua perspectiva de desenvolvimento.
A Índia tem população para alavancar um desenvolvimento sustentado. O problema é gestão.
Eu já vi várias outras pessoas dizendo a mesma coisa, que a Índia será a nova potência economia e não a China.
A Índia tem uma curva demográfica saudável, ao contrário da China, que está entrando em um inverno demográfico.
A Índia tem um setor de serviços forte, já inserido numa cadeia global, diferente da China que está desenvolvendo ainda esse setor.
A Índia tem como segunda língua o inglês, com uma parcela considerável de indianos falando a língua, o que favorece a entrada de capitais estrangeiros.
Apesar de ser burocratizada e confusa, a Índia é uma democracia com sistema jurídico estabelecido, o que é uma vantagem enorme sobre a China – para os negócios, um sistema jurídico falho é melhor que nenhum.
A Índia é um país relativamente aberto ao comércio exterior, que está posicionado geograficamente em um ponto vantajoso para o mesmo – diferentemente da China, que pode ser bloqueada e tem uma mentalidade fortemente isolacionista
A massa populacional miserável é uma reserva de mão de obra não explorada, que se devidamente pensado, torna a Índia em um país mais atrativo que a China para a produção de manufaturas.
“A massa populacional miserável é uma reserva de mão de obra não explorada”.
Fico tentando imaginar em que seriam explorados de modo a contribuir para esse grande salto econômico da Índia.
Gordo, ainda mais num mundo cada vez mais informatizado. Aí é que torna mais difícil.
De certa forma, a aceitação pelo ppvo do regume de castas garente uma parcela da população com pouca ambição maa ainda assim produtiva. Essa massa populacional realmente é barata.
Que a religião propicia o conformismo com a situação social é fato, inclusive aqui em nossas igrejas, mas a coisa termina por aí. Se são miseráveis, obviamente não tem capacitação e nesse mundo 5G que vivemos como disse o Andreo aí acima a coisa fica ainda pior. Vão fazer o que? Varrer rua ou atuar na reciclagem? Se a Índia não resolver esse problema, que por sinal também temos, ela não vai a ascensão que o cara ali diz no artigo. Posso estar enganado, mas para mim miséria só serve para enriquecer autoritários e mercadores da fé (coisa bem comum aqui).
Sincerament, pelo que tendo lido e pesquisado, não vejo dessa forma. A China quando adotou a política do filho único, conseguiu controlar o crescimento da população miserável e pode fornecer ensino de qualidade para um quantitativo maior de pessoas. A Índia é um Brasil multiplicado por 6; muita gente sem o país conseguir dar educação para toda essa gente, ou seja, grande massa de gente sem qualificação e vivendo num mundo onde haverá grande quantidade de desemprego estrutural. O tempo foi generoso com a China, que pode aproveitar toda sua mão de obra sem se preocupar com odesemprego estrutural. Ainda sim a China vai crescer e se desenvolver, mas ao meu ver, será um caminho mais difícil do que a China. A China está 2 a 3 anos para se tornar um país de alta renda, ou seja, um país desenvolvido, de acordo com o Banco Mundial.
http://portuguese.people.com.cn/n3/2022/0307/c309807-9967016.html
”A Índia tem uma curva demográfica saudável, ao contrário da China, que está entrando em um inverno demográfico.”
O crescimento demografico da Índia é completamente descontrolado, inclusive em alguns estados já foi proposto leis para limitar a taxa de natalidade.
A Índia deve olhar para o que aconteceu na China e criar uma lei nacional que limite a taxa de natalidade, não precisa e nem deve ser tão extrema quanto a chinesa, mas precisa de uma lei parecida.
Se vc olhasse a curva demográfica da Europa, Japão, Coreia do Sul, EUA e Canadá, ficaria assombrado.
O Canadá, por exemplo está convidando 1,4 milhão estrangeiros de trabalhadores por falta de mão de obra.
Isso para uma população de 38 milhões de habitantes.
A Alemanha, estava chamando mais de 1 milhão.
Com essa crise agora, acho que não mais.
O maior desafio indiano é seu passivo social e ambiental (que andam de mãos dadas). O modelo indiano de industrialização acelerada foi incapaz de reverter os problemas ambientais causados por uma enorme população pobre concentrada em grandes cidades. Particularmente, sou bastante pessimista quanto á sustentabilidade da economia indiana. Torço pelo sucesso indiano porque o seu fracasso terá impactos sobre todo o planeta.
Desafio sob seu ponto de vista né? Será que eles consideram uma questão tão relevante?
Até o momento, não vi nenhum país ameaçando deixar de fazer negócios com eles pela questão ambiental.
Tenho minhas dúvidas se eles se preocupam com essa questão, ao ponto de a elencarem como um desafio.
A Índia enfrenta um gigantesco problema de miséria generalizada. Em sua capital, há registro de filas e filas de pacientes deitados nas ruas aos redores dos hospitais. População gigante com enorme problema. Temos os nossos, mas sem o agravante deles terem um sistema de camada social explícito, tratado como algo cultural. Já é difícil diminuir a miséria e probreza quando se quer e tenta. Imagine quando não se quer e nem se tenta?
Creio que nem a questão social tira o sono do primeiro ministro indiano. Imagine questões de sustentabilidade.
Olá Felipe. A questão ambiental é um problema em si. Por exemplo, a expectativa de vida na China é parecida á do Brasil (76 anos) enquanto que na Ìndia são apenas 63 anos. Toda a população indiana sofre efeitos da poluição das águas, do ar, do acúmulo de lixo, da favelização das periferias das cidades e das péssimas condições sanitárias. A questão social e ambiental são manifestações do mesmo problema. Há uma relação direta entre a qualidade de vida da população, o bem estar social e a questão ambiental. É impossível elevar o IDH de uma população que vive em um meio degradado e poluído.
Bom existe paralelo sim, o Japão, se bem que o Japão funcionou como uma espécie “ditadura benevolente”, maior parte do tempo, outro é Singapura, ambos de direita, o Modi é considerado de Direita também, dentro de uma análise indiana, tratando “mal” os mulçumanos, acredito que a India vai sir disputar com a China o posto de maior economia antes da metade desse século, o Xi vem se afastando do que é a China reiniciada pelo Deng Xiaoping e indo mais ao caminho do atraso economico do Mao, lembrando que no passado os Impérios Europeus reduziram a China e a India que eram os lugares mais ricos do planeta à meros centros de matéria prima e a pobreza extrema. India já passou o UK no ranking de países com maior PIB.
A questão central de países como Índia, , China e Brasil é a imensa desigualdade econômica e o desequilíbrio na distribuição social dos benefícios do desenvolvimento. Para um país como a Índia, que tem uma economia pujante, mas também tem uma parcela considerável de sua população na pobreza, aspirar ser um super-potência é problemático e contraditório. O que é ser uma grande potência? Ter uma grande economia e uma grande capacidade militar em ascensão, como a China, ou ter uma população socialmente desenvolvida como o Canadá?
Olá Sequim. Você foi ao ponto. Neste momento, a população mundial é de 8 bilhões, sendo 1,4 bilhão na China e 1,3 bilhão na Índia. Para comparação, os EUA tem uma população da ordem de 350 milhões, a Indonésia 270 milhões e Brasil 215 milhões. Ou seja, 1/3 da população mundial está na India e China e cada um destes países tem uma população maior que a soma das populaçẽos dos países com mais de 200 milhões somados (EUA, Indonésia, Nigéria, Paquistão e Brasil). De todos estes países “baleia”, os EUA são o único com uma renda per capita elevada, mas também apresenta sérios problemas sociais, como um racismo estrutural herdado de uma herança escravocrata e ausência de um sistema de saúde universal, como em outros países ricos. Aliás, o Brasil é o únido dos grandes países que tem um sistema assim (SUS).
Professor, creio que a desiguldade de renda seja o calcanhar de Aquiles de todos os países, em especial dos países de grande população. O economista Thomas Piketty escreveu um excelente livro chamado ” O capital no século 21″ (livro fundamental para se ler por aqueles que queiram entender como a economia funciona no longo prazo), e nesse livro ele demonstra o efeito corrosivo da concentração de renda em uma sociedade. A brutal concentração de renda ajuda a explicar a relativa decadência econômica dos EUA hoje em dia.
Olá Sequim. O livro do Picket é mesmo bem legal. Acho apropriado mencionar que as democracias escandinavas enfrentaram este problema por meio de uma forte taxação da renda (ao contrário do Brasil que taxa a produção e o consumo), promovendo uma redistribuição de renda por meio da oferta de serviços públicos de educação e saúde de qualidade. Entre as tantas tolices ditas por Paulo Guedes, lembro dele declarar que “pobres não sabem poupar” como se uma família pobre tivesse espaço para poupança frente ás necessidades que superam a renda da família. Os ultra-liberais (em economia) defendem reduzir impostos dos ricos como meio de aumentar o investimento privado, mas o resultado foi principalmente o aumento da desigualdade social.
“Por que não podem pagar um pouco mais pela conta de luz?”
Oi. Não entendi?
Boa noite Mestre Camargoer.
Existem estudos que comprovam vantagens de uma população com pouca diferença de renda como Noruega, Filandia, Suecia, entre elas, o poder aquitivo proporciona consumo de artigos de alto valor agregado, educação de excelência, com reflexo na produção industrial de valor agregado. Sem falar no baixissimo nivel de corrupção.
Então “Por que não podem pagar um pouco mais pela conta de luz?”.
A pobreza não é empecilho, é uma larga e longa avenida para o desenvolvimento da India.
Olá Nilo. De fato, as democracias escandinavas, consideradas as mais desenvolvidas do mundo, têm uma sociedade de elevado IDH e baixa desigualdade social. Outros países de elevado IDH, mesmo com democracias menos desenvolvidas, também possuem sociedades estáveis. A desigualdade social é uma fonte de desequilíbrio em diversos aspectos. Alguns economistas dizem que o Brasil adotou um modelo no qual apenas 1/3 da sociedade estaria efetivamente integrada, seja economicamente ou socialmente. Os 2/3 são simplesmente excluídos, Tal modelo conscientemente adotado explicaria a falta de infraestrutura e investimentos sociais ao longo de décadas. Eu prefiro não acreditar nisso. Seria uma realidade terrível. O país já desfrutou de um modelo inclusivo e deu certo.
O Guedes tentando justificar os frequentes aumentos nas contas de luz.
OI, Eu não lembrava desta “guedice”
Única desigualdade econômica é a discrepância entre os salários do serviço público, que não gera nada de valor ao país, e o serviço privado. Como pode menos de 10% da população ter nas mãos 20% do PIB do país? Essa é a desigualdade que temos que acabar. O resto é choro de socialistinha de iPhone.
Desigualdade é uma coisa completamente natural, afinal as pessoas não são iguais e tem capacidades diferentes. Se dermos 5 pregos, um martelo e 5 pedaços de madeira a 10 crianças de mesma idade e origens diferentes, algumas farão uma casa, um carro, uma boneca, outras não farão nada, e alguma delas deve comer a madeira. O que eu quero dizer com isso?
Alguém sempre vai ter uma capacidade melhor de gerar algo de valor para a sociedade. Porém a única desigualdade prejudicial é esta citada por mim anteriormente, a do serviço público e seus salários muito acima da média nacional, é riqueza sendo destruída.
Cara, essa tua visão neoliberal à Ronald Reagan e Margareth Tatcher está atrasada há uns 40 anos. Leia o livro do Thomas Pickett que falei acima. Ele mostra como os supersalários dos executivos americanos e os ganhos de capital dos super-ricos produzem distorções monstruosas na economia, levando à estagnação dos salários dos trabalhadores comuns. E são países que promoveram reformas agrárias e não têm uma estrutura agrária arcaica como o Brasil, o que só agrava o problema. Essa história de culpar o servidor público por todas as mazelas do Brasil não cola mais. Veja o que este desgoverno de m%$#@rd fez quando desmontou a fiscalização ambiental: entregou o meio ambiente na mão do agronegócio e eles tacaram fogo na Amazônia.
Não sei quem é esse Picket, mas ele deve achar que o dinheiro dos super-ricos deve ficar empendurado no teto. Impossível eles gerarem distorções monstruosas, exceto se forem daqueles que tomam empréstimos subsidiados pelo governo, ou ocupam funções públicas, cuja dinâmica de trabalho não possui produtividade que gere valor.
Em um cenário normal esses super-ricos aplicam o dinheiro que sobra após suas necessidades serem atendidas, e estas aplicações acabam retornando para a economia, fazendo ela girar.
Se por acaso ele se referir ao consumo de bens supérfluos, ele deveria saber que não se faz abracadabra Alakazam e surge uma Ferrari 488 Spider. Alguém tem que minerar o ferro, alguém tem que transformar o ferro em aço, alguém tem que cortar as chapas de aço, soldar, montar e por aí vai. Só aqui são 5 pessoas beneficiadas com os 3 milhões de reais que custa uma Spider 488, e olhe que eu citei apenas um único componente que compõe uma Spider 488.
Então o mundo precisa sim dos super-ricos, e precisamos ainda mais de super-ricos.
Precisamos quem? Os EUA atingiram seu momento de máximo desenvolvimento quando sua classe média se expandiu de forma inédita até então, nos anos 1950/1960. Após, com a concentração de renda ladeira acima, a economia americana foi perdendo vigor. Está bem explicado no livro do Pickett. Você realmente deveria lê-lo.
Os EUA se sustentam no topo graças aos monopolios.
Se países como Alemanha, França, Japão e Coreia do sul tivessem autonomia para concorrer com os EUA assim como faz a China, um abraço para a economia americana, isso afetaria também a China, logo a economia global.
Mas não, os camaradas aí acham bonito que tudo seja criado, alterado e/ou controlado pelos EUA.
“Em 2021, a parcela de 1% da população mais rica no país era dona de 49,3% da riqueza, contra 44,2% no ano anterior. Entre os 20 países com mais super-ricos do mundo, o Brasil ocupa a 18ª posição, à frente de Singapura e Holanda.”
Cresceu 46% o número de CEOs recebendo 1 milhão de reais. Por mês.
Essa distorção sobre o não valor do servidor público civil ou militar vem no rodo dos neoliberais que desejam destruir o estado.
Remuneração pelo trabalho não tem com acúmulo e péssima distribuição de renda…renda essa acumulada pela financeirização da economia.
Interessante que ele fala em ser o segundo, sendo que a maioria dos países que fazem projeção é de serem maiores, mesmo que não real.
Pessoalmente acredito que sim ocorrerá, apesar da miséria e falta de infra, tem muita gente qualificada no país, muito mesmo.
Não sou poucos indianos que são CEOs de big techs, nunca ouvi falar de um brasileiro em uma big tech americana como CEO.
Após a morte do Carlos Alberto, o filho de 23 anos de idade assumiu a direção do grupo CAOACHERY.
23 anos.
Olá Esteves. Melhor que ser o Dono do Mundo é ser filho dele.
Muito difícil ser o maior.
Desbancar a China será impossível.
A China tem uma população equivalente, um território muito maior, educação muito mais avançada e muitos mais centros científicos.
Sem contar a maior base industrial e comercial do Mundo.
Segundo está de bom tamanho para eles.
Com os EUA em terceiro.
Estou curioso para saber como a Índia vai lidar com as quantidades gigantescas de sujeira e poluição.
Impossível um país se desenvolver com tantos dejetos em suas ruas, rios e no ar.
50% da população brasileira não tem acesso ao saneamento básico. Sujeira na rua se resolve educando a população, esgoto se resolve com saneamento básico.
Esses problemas são muitos mais simples de se resolver.
Isso.
Não quando a sujeira e a falta de higiene é cultural ou religiosa. Os hindus devem tomar banho sempre que forem entrar em uma cozinha ou depois de fazer o número dois mas defecam ao ar livre e cozinham a menos de um metro de distância. Hindus devem banhar-se em rios mesmo lugar destinado aos mortos.
É só limpar. Quem inventou o esgoto lançado nos rios foram os romanos. Coletavam e despejavam. Logo aparece alguém transformando sujeira em grana.
Mestre Esteves, a primeira latrina ligada diretamente à um sistema de esgotos surgiu na Índia. Se não me engano no século XVII ou XVIII
Ano 100. Já tinham sistema de coleta, contenção e esgotamento que depois era lançado nos rios. Banheiros e banhos públicos com água aquecida. Tinha até padaria.
Os bretões não aprovavam a poluição, mas como estavam ocupados…
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_de_Adriano
A Índia tem uma elite compromissada com o país , um povo disciplinado e trabalhador , Universidades de prestigio, bons engenheiros , bons programadores , um empresariado muito competente…eu acredito muito nos indianos!
A Índia forma mais de 200 mil engenheiros por ano. A China 300 mil. A Rússia 400 mil.
No Brasil são 20 mil dizem uns, 40 mil engenheiros formados por ano dizem outros. Nossas universidades federais estão entre as 200 melhores do mundo.
Esteves estava pensando em produzir um kit. Kit protesto. 1 camiseta da seleção, uma bandeira verde amarela e um mini pneu para queimar. Temos que aproveitar as oportunidades.
O Problema do Brasil é a mentalidade anti-capitalista , um Estado patrimonial tosco e semi-feudal , a desgraça do “Capitalismo Politicamente direcionado” …e é claro o Estamento Burocrático !
Caro Gabriel. Discordo. O Brasil tem alguns problemas estruturais que nada tem a ver com anti-capitalismo, apesar de dificultarem o desenvolvimento e ampliarem a desigualdade social. O primeiro deles é o sistema tributário focado na produção e no consumo, enquanto que os países mais democráticos e com menor desigualdade social focam na renda. A desigualdade social é outro obstáculo óbvio. Quanto maior a concentração de renda, pior são as condições sociais da parcela pobre da população. O setor bancário brasileiro é cartelizado e dominado por uma visão essencialmente financeira, o que tem levado a uma desindustrialização da economia e um aumento da concentração de renda. O problema não é uma mentalidade anticapitalista, mas uma mentalidade financista.
Fazendão&Casinão.
A eterna dupla caipira.
Pois é. Este é o racismos estrutural indentificado por Silvio Almeida.
O Brasil é um dos países mais hostis ao empreendedorismo no mundo, quem tira as pessoas de fato da pobreza é o emprego com salário justo …Auxilio Brasil é importante , mas ainda não é o padrão de vida que o brasileiro merece! Concordo sim que devemos combater a desigualdade a começar pelo Estado brasileiro que é o principal gerador da mesma
Olá Gabriel. Hoje,70% das empresas são MEI (algo em torno de 13,5 milhões de empresas). Nos últimos 20 anos, houve uma facilitação para a aberturas de pequenas e médias empresas. O problema brasileiro tem pouco a ver com a burocracia para abrir e manter uma empresa e sim a um ciclo de recessão econômica que deve completar 8 anos. Os programas de distribuição de renda são ações sociais focadas na extrema pobreza, cuja necessidades são inadiáveis. O Estado brasileiro ainda é o principal agente de combate á desigualdade social, por meio do SUS e da educação gratuíta. O gargalo ainda é o modelo tributário que foca na produção e no consumo ao inves de focar na renda.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-12/estado-brasileiro-reduz-pouco-desigualdades-diz-estudo#:~:text=Segundo%20o%20documento%2C%20o%20Brasil,de%201%2C5%20sal%C3%A1rio%20m%C3%ADnimo.
Não é bem assim como você pensa
Ok, já se paga entre 20 e 40% de tributo na renda. De 1/5 a quase metade do salário, a depender do caso.
Há muito tempo, a isenção até certa faixa do IR é usado como estelionato eleitoral…mas sempre é usado.
Dito isso, como pensar em converter a tributação no consumo / produção para a renda, sem comprometer a capacidade de subsistência da União, Estado, DF e municípios?
Você vai pros lucros e dividendos e, de uma nova forma, desestimula o investimento privado no país. Você vai pras “grandes riquezas” e as grandes riquezas saem do Brasil, ao menos parcialmente.
Como resolver a equação? E quero direcionar essa pergunta pra você mesmo, que já defendeu absurdos aqui, como os fundos eleitoral/partidário.
Como reduzir os meios de arrecadação sem reduzir a despesa?
E vamos pra um orçamento com 19 BI pra emenda de relator.
O governo que nem começou já quer um rombo de 195 bilhões (não bastava tentar cumprir a promessa do auxílio Brasil, tinham que colocar os penduricalhos).
Você fala em programa focado em combater a extrema pobreza? Foco de quem? A primeira coisa que os caras fizeram foi entubar a mudança de nome, de novo, praqueles que identifica como programa de transferia feito pelo partido deles. Se querem combater a extrema pobreza e querem que o gasto seja definitivo, pq não colocam na constituição como algo definitivo e param de usar isso como virtude/promessa em programa eleitoral? Sabe pq? Ninguém tá “focado em combater extrema pobreza”, como você diz. Isso aí é só ferramenta. E os dois lados tratam apenas como isso. Um peixe pra vender quando precisar.
Sou de Brasília. E nem a capital da República consegue fornecer, sequer, um ponto de apoio aos moradores de rua. Há 1 km do congresso nacional, tem centenas de moradores de rua há mais de década.
O CRAS parece uma cena do Walking dead a cada manhã. Morei lá perto por alguns anos. Nem um ponto pra essas pessoas tomarem banho conseguem fornecer. Pessoas que foram “descobertas” durante a pandemia para fins de auxílio emergencial. Jajá elas “somem” de novo.
Acorda Camargoer. Ninguém está focado em resolver miséria. Tem muita gente interessado em usar. E ninguém tá interessado em mudar a matriz tributária, pq o que seria feito com a “necessidade de custear” coisas importantíssimas e prioritárias como o fundo eleitoral/ partidário que você tanto defende?
E ainda quer falar em abuso de poder econômico em eleição…faça o favor.
Lembra do Joaquim?
Joaquim dizia:
— Vamos trabalhar? Vamos negar conhecer o que não é da conta do STF? Vamos devolver as picuinhas e trabalhar?
Foi voto vencido.
Lembra do Joaquim?
Joaquim dizia:
— Vamos trabalhar? Vamos negar conhecer o que não é da conta do…e devolver as picuinhas? Ir trabalhar?
Foi voto vencido.
Eu acredito na tecnologia e na inteligência artificial …
Prezado Esteves.
Ontem foi publicado que a China vai graduar 11,6 milhões de universitários ano que vem, o que será um recorde.
Olá Matusa. Hoje, o Brasil tem 22 milhões de estudantes no ensino superior. Em 2021, 8,6 milhões de estudantes ingressaram no ensino superior e 8,5 milhoes no ensino médio. Isso significa que o gargalo educacional no Brasil é a entrada no ensino médio (algo que já escrevi em outros comentários). Cerca de 1,3 milhão de estudantes concluem o ensino superior anualmente, sendo 83% na rede privada e 17% na rede pública. Comparando com o dado chinês, percebemos que o número de graduados no Brasil anualmente é 10% do número chinês, sendo que a população brasileiro corresponde a 15% da população chinesa. 60% das vagas no ensino superior e por EaD, a maioria no setor privado. Isso mostra que é preciso ampliar a infraestrutura de ensino superior, aumentando a oferta de vagas presenciais e é preciso investir no ensino médio, onde acontece a maior evasão escolar.
Sim. 10%. Ou 20%. Muito baixo.
Aumentam a oferta e quem cria a demanda? Aonde esses engenheiros trabalharão?
Outra diferença entre nós e os asiáticos na engenharia. Demanda. Formamos 3 x mais que a atual capacidade de trabalho.
Olá Esteves. A renda média é proporcional à escolaridade, independente se o indivíduo atua na área em que se graduou ou não. A renda média no Brasil é de R$ 2.100, enquanto que a renda de quem tem nível superior é R$ 6.500, com mestrado é R$ 9.000 e com doutorado R$ 15.000. Acho que a visão na qual o nível superior serve apenas para dar uma profissão é bastante restrita. A escolaridade tem impacto inclusive na expectativa de vida. Enquanto a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos, ela sobre para mais de 85 para quem tem nível superior. A escolaridade impacta mesmo naqueles que exercem profissões menos especializadas, no setor do comércio por exemplo.
Mestre,
Vossa Excelência expõe uma visão acadêmica. O fato é que sem emprego não adianta formar engenheiros.
Olá Esteves. A educação superior no Brasil é a principal via de ascensão social, principalmente nas famílias nas quais um jovem é o primeiro a se formar. O fato é que sem engenheiros (médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, matemáticos, contadores, pedagogos… ) o gargalo do crescimento econômico é insuperável. O melhor é que ambos cresçam juntos, mas sem uma população educada é muito mais difícil (se não impossível) um crescimento sustentavel. Até a década de 80, a mair parte da população brasileiro tinha poucos anos de escolaridade. Em 2002, eram menos de 2 milhões de matrículas no ensino superior. HOje são mais de 8 milhoes. Uma população com melhor e melhor escolaridade impacta em todos os nichos sociais.
Sem dúvida.
Cuba engenheiros muitos, falam espanhol, inglês muitos.
Nilo,
Construíam pirâmides no Egito. Tá certo que ninguém sabe pra que serviram. Mas fizeram.
E nós?
Fizemos a sétima maravilha do mundo “Cristo Redentor”? Há!!!! somos penta, e temos o Neymar.
Sim.
Tem uma elite compromissada.
Os Marajás.
Inclusive um deles pensou em dar um de seus anéis de platina cravejados de diamantes para uma obra social em Mumbaim
Só pensou.
Aqui em Brasilia tá cheio de marajás também…
Teve um tal de Collor. Disse que ia acabar com isso.
Disse.
Pois é. Uma amarga lembrança. Collor poderia ter sido um grande presidente. Tinha amplo apoio popular, da mídia e da burguesia. Contudo, foi um desastre político. Foi incapaz de negociar com a sociedade e liderar um movimento de consolidação social. Optou pela imposição ao inveś da negociação. Itamar, FHC e Lula foram exemplos de governos empenhados politicamente e por isso são lembrados e bem avaliados.
Hummm…tem um aí que não quer sair de lá.
Um recente.
Olá Esteves. Aperte o cintos, o presidente sumiu.
Prezado Camargo.
Esse é o típico exemplo da expressão ‘da boca para fora’.
A essência dele é justamente o oposto.
Tal como Aécio e o atual Presidente.
hahahahahahahahahahahaha exemplos ahhahahahahahahaha
Discurso da honestidade Collor,
Discurso da honestidade Lula,
Discurso da honestidade Bolsonaro….
Ca#@$&t#@, só tem Zé M. Do lado de Ka e do lado de Lá rsrsrs
Olá Nilo. O discurso da “moralidade” na política é antigo. Lacerda atacou Getúlio insistentemente sobre o “mar de lama” no Catate, Eduardo Gomes também fez o mesmo discurso contra JK e Janio venceu a eleição usando a imagem da “vassourinha”. Antes do golpe de 64, existiam quatro partidos principais. PCB, PTB (nada a ver com o Bob “Granada” Jeff), PSD e a UDN. O discurso moralista era essencialmente usado pela UDN, tanto que até hoje é costume chamar políticos que baseiam a sua campanha em temas moralistas e anticorrupção como “udenista”
Vendem bandeiras. O único honesto foi Justo Veríssimo.
Roubava porque gostava de roubar.
Agora mais essa. A mulher era amante do Waldemar.
Familia. Família. Família.
Essa é QRente.
Olá Esteves. Uma ex-mulher é para sempre.
Pior que é verdade.
Não há como discordar.
Viajem pura.
Precisa não !!!
Basta ler relatórios disponibilizados publicamente pelas organizações internacionais.
”A Índia tem uma elite compromissada com o país”
A elite indiana ainda acha que são brancos. rs
”um povo disciplinado e trabalhador”
Trabalhador sim, disciplinado nem tanto…
”bons engenheiros , bons programadores , um empresariado muito competente…”
Correto.
Discurso fictício.
Não conseguem prover com o mínimo possível de alimentos o próprio povo e quer ser uma das maiores economias…
São avançados em determinadas tecnologias, porém este caos social beirando a 2 bilhões de pessoas será um entrave para qualquer evolução
Não parece.
Cada um puxa a sardinha para a própria brasa. Quem comeu nosso queijo?
A renda continuará concentrada. Cada vez mais. Desde os anos 1980/90 entramos em uma era de fusão&aquisição. Na Trilogia vimos acontecer com a Ficantieri+Naval Group, ThyssenKrupp que livrou-se de divisões horizontais como elevadores para focar em defesa e aço (esse na Índia) e, mercados tradicionais como automóveis que geraram a Stellantis, somatória de negócios italianos, franceses e norte-americanos de olho em uma recuperação no Brasil. Também no varejo com os franceses adquirindo todas as grandes redes de hipermercados e supermercados (que agora querem vender) no Brasil.
O Brasil caiu. De mercado emergente descemos para algo parecido como resta um. Depois que modelos industriais são aprovados na Índia, seguem para produção no Brasil…se a Argentina não nos passar a perna como tentam fazer com a Renault. Aliás…os argentinos querem convencer a Ford a implantar nova fábrica de motores.
A Índia tem população economicamente ativa parecida com a nossa. Em torno de 50%. Menor que na China onde aproveitam 65% da população para produzir. Uma semelhança entre Índia e China. Populações acima de 1 bilhão. Força de trabalho acima de 500 milhões de pessoas com desemprego na casa dos 7% na Índia e 5% na China. A metade do desemprego que temos no Brasil.
A chave é emprego. A chave é trabalho.
Aqui na rua abriu um mercado automático 24 horas. Mistura de conveniência com mercearia. Funciona com cartão de crédito + aplicativo + reconhecimento facial. Um problema é a segurança. Depois das aulas, depois das 23 hs, tem muito bandido na rua. Em caso extremo para comprar algo prefiro pegar o carro X andar pela rua. É um negócio que não oferece emprego.
Do lado de lá da avenida está abrindo um OXXO. Mistura de padaria + conveniência + mercearia + frutaria + marmitex. Também automático. É um negócio grande da Raízen+FEMA com quase 2 mil pontos de venda. Não tem emprego na linha de frente. As mercadorias são reabastecidas por detrás das gôndolas.
Esses últimos anos mataram negócios. Tem várias unicórnio demitindo. Uma delas é essa mexicana que veio vender carro usado pela internet. Kavak. Dizem que na troca sai negócio, mas venda de carro…mesmo com garantia adicional de 2 mil itens…só com bom desconto. Estão demitindo. Suspenderam a compra de carros.
Bancos virtuais estão demitindo. Como o Nubank. Passada a euforia dos primeiros anos…maldita sina de 5 anos no Brasil para saber se o negócio vai ou fica pelo caminho…perdeu 130 bilhões em 2022.
Antes da pandemia abrir o capital (IPO) era motivo de festa. Agora é tensão.
Esteves estava comendo um lanche na padaria. Contei no Naval. Entrou uma moça que se entendi certo foi se apresentar para trabalhar no domingo. Disse ela ao patrão, ao lado do Esteves.
— Não sei se o senhor sabe mas, no domingo é tudo dobrado. Horas extras também. Tudo em dobro. Refeição quero 2 também.
Lembrei de 1962 quando aprovamos o 13o.salário para todos porque se alguns recebiam todos deveriam receber. Como as férias. Se algumas empresas oferecem 30 dias ( agora são 45 dias) de férias…todas devem oferecer. Não vamos esquecer da recente alteração no estatuto militar. Se alguns são promovidos quando vão para a aposentadoria…todos devem, também, receber promoção.
Todos virou substitutivo para alguns. Mérito e carreira virou isonomia. Todos merecem porque alguns…descobriram que o PJ em GO paga 70 mil ao ano como estímulo à leitura. Um bom incentivo à leitura para Procuradores. Com 70 mil por ano para ler…Esteves tinha virado bicho de 7 cabeças.
A Bolsa tá frenética. Dólar acima de 5 e juros acima de 13% transformam pinga em uísque. Falando em cachaça…as boas já custam mais de 100. Ganhamos prêmios com queijos e café certificados. Concursos universais. Café por 100 e queijo por 200. Como café de Minas pode valer 100? E queijo? Queijo mineiro por 200…a vaca come folha de ouro?
As populações estão envelhecendo. Porque a expectativa de vida está crescendo e o atendimento de saúde (remédios, hospitais, médicos) segue melhorando. Isso é terrível. As Previdências não estão preparadas para suportar aposentadorias e pensões no ritmo atual. Os + 60 anos são 15% da população no Brasil enquanto o crescimento total da população pouco passou de 7% em 10 anos.
Algumas cidades como Votorantin/SP estão qualificando moradores de rua para prestarem concursos públicos. Incluindo pessoas acima de 60 anos. Para isso acontecer precisa fazer de conta que não existe preconceito e barreiras sócio econômicas para os trabalhadores acima de 38 anos. Precisa dar uma tapa na legislação municipal em nome do trabalho e da distribuição de renda.
De um lado as populações envelhecem. Do outro lado avança a uberização que emprega mas não recolhe para a Previdência. Como os trabalhos em casa e por conta. Nos últimos anos os PJ cresceram 30%. Mas são PJ individuais. É um dando emprego para 1. Retrato da informalidade e ausência de proteção social como convênios médicos, transporte, vale refeição, amantes.
A chave é inovação. A chave é tecnologia.
Os empregos no Twitter estão em risco. Todos os 1.500 empregos. 300 empregados na Índia. Uma empresa com lucro de 500 milhões de dólares por trimestre da emprego para…1.500 pessoas. A meta do Elon Musk é multiplicar o lucro por 10 e dividir os empregos por 3. Musk quer 500 empregos para 5 bilhões de lucro.
Altíssima concentração de renda. Pouquíssimos empregos.
Bom…deixa terminar. Se esse país deseja sair da vala, se essa nação tem aspirações, se os brasileiros desejam viver em um país mais justo (precisa haver moeda com poder de compra) e, se o Brasil quer reconhecimento como Índia e China estão tendo, reformas e mudanças são urgentes. FGTS foi criado para amparar o trabalhador. Tem 8 a 10 bilhões (não sabem ao certo) de reais “esquecidos” que poderiam formar outros fundos para o fomento das BID e BDL da Defesa. Como o DPVAT que ainda tem 6 bilhões que ninguém sabe dizer como foram parar lá.
A legislação trabalhista retira renda do empregador (13o. férias, FGTS, multas, rescisões, PIS, PS, IPI, licenças) oferecendo o banco amigo para tapar os buracos da indústria. 50% da dívida ativa da Previdência Social pertence aos bancos. Os mesmos bancos que financiam impostos + passivo de empresários que ainda dão empregos…bancos fecharam mais de 1 mil agências em 2022.
A chave é a reindustrialização. Em 10 anos o Brasil perdeu 1 milhão de empregos e fechou 10 mil indústrias. O Brasil perdeu 18 posições no ranking dos países mais industrializados enquanto a Índia subiu 12 posições no mesmo período.
A Índia tem problemas ambientais e sociais. Muitos. Mas a Índia está conseguindo crescer. Com ameaças e inimigos por todos os lados, com cisões internas decorrentes das divisões por castas…lembro das piadas que faziam dos filmes produzidos em Bollywood. Em 2022 Bollywood faturou quase 5 bilhões de dólares empregando 250 mil indianos. Com filmes digitais.
Existem soluções e saídas. Não custa dar uma espiadinha na Ásia e por todo o Oriente para saber como essa gente amiga está conseguindo gerar emprego e renda.
Ta ok?
.
Favor liberar humilde comentário do Esteves. Unzinho só.
Acredito que ajudei um pouco nesse PIB comprando uma Royal Enfield rsrs
Desafios que a Índia deve superar:
– Economia baseado em T.I. e que deve ser suplantada pela inteligência artificial, o que deixará milhões de desempregados
– Formação de uma coesão nacional. A Índia não tem uma maioria expressiva que pode mandar e desmandar no país, como os Han na China. Devem achar um meio de fazer as diferentes nacionalidades não se matarem num futuro próximo.
– Pobreza extrema causada, principalmente, pelo sistema de castas. Com uma figura tão vil do Gandhi sendo o seu símbolo de libertação nacional, é meio difícil. Gandhi era um grande reacionário Hindu e extremamente racista, chegando a escrever que negros e chineses não passam de animais irracionais.
– Uma forma de contornar o Colar de Pérolas da China e criar uma rede internacional que dependam da Índia como seu principal parceiro econômico.
A Democracia é um enorme entrave para a Índia superar a China , coisa que não vai rolar .
“O desafio da Índia, em termos de gestão pública, é ainda mais complexo que o brasileiro e o mexicano. Como no México, será preciso ampliar a rede de assistência e previdência social. Como no Brasil, será preciso conter a expansão da despesa pública e melhorar a qualidade da tributação.”
Afinal…até aonde vai o endividamento dos estados/países sem comprometer os investimentos acompanhados das demandas? Criam uma linha ferroviária mas, precisa haver carga.
Reduzimos o endividamento público no Brasil. Também reduzimos os investimentos. Cadê a balança dessas coisas?
Olá Esteves. Acho que estamos no limitar de uma nova discussão sobre o endividamento público muito mais sofisticada do que aquela comparação da Tatcher sobre os gastos da Dona de Casa. Sobre a dívida pública, o problema não é o valor da dívida pública, mas no que é feito o gasto público. Não existe um limite para a dívida pública. EUA, Japão e até Espanha têm dividas maiores que 100% do PIB (no Japão é superior a 250% do PIB mas com juros próximos a zero). Quando o Estado faz uma dívida para realizar um investimento em infraestrutura, isso impacta positivamente na produtividade e na redução dos custos de produção e transporte. Estes ganhos ao longo do tempo geram a própria riqueza que irá abater o custo da dívida pública. Gastos com infraestrutura (por exemplo habitação popular) geram demanda na industria (cimento, instalações, moveleira) e emprego, que por sua vez geram consumo de famílias de bens e serviços, gerando uma cascata de consumo que elevam a tributação e impactam no PIIB. É preciso fazer o gasto público primeiro. O erro é fazer gastos de custeio acima da capacidade de tributação. Neste aspecto, é preciso rever a estrutura tributária do país, desonerando o consumo e a produção e tributando a renda. Gastos com saúde pública, educação pública e saneamento básico reduzem outros custos na sociedade que compensam com vantagens os gastos.
Mestre,
Olá também.
Economistas da atualidade tem utilizado essa comparação para explicar a dívida pública. Endividamento das famílias nos bancos X endividamento públicos dos estados.
O problema. Os problemas. Para venderem os papéis precisam de taxas altas. Taxas altas + confiança que não haverá calote. Juros altos também limitam a expansão do crédito. Menor moeda circulando trás impacto no consumo. Explicações simplistas para problemas complexos como o endividamento e até aonde pode ir esse endividamento público não explicam esse nosso caos.
O endividamento do Japão é 250% do PIB com juros zero. No Brasil se a Selic cair para 5% o dinheiro vai embora. O Japão tem estoques de investimentos na casa de 2 trilhões de dólares. Se o Japão tivesse a população da China…
O mercado do futebol quebrou os clubes. O Liverpool está à venda. Porque empresários fazem leilões com jogadores e com comissões de agentes. Investidores especulacionistas conhecem nossa c* assim como empresários sabem qual clube paga mais. E mais.
Reduzir o endividamento é saudável. Comprometer a capacidade de investimento público reduzindo as ofertas que somente o estado pode suprir é diferente.
Quem pode encomendar a construção de navios? Aviões? Supercomputadores? Saneamento? Siderúrgicas? Usinas? O estado. Somente o estado.
Estamos esperando…esperando…esperando.
Abraço.
Pois é, professor, é isso que os defensores do tal teto de gastos não entendem ou se entendem, fingem não saber: dívida pública haverá sempre. O que importa é a qualidade dela. O Estado se endividar para garantir obras de infraestrutura é um endividamento de qualidade, pois irá atrair investimentos produtivos que aumentarão a receita estatal via arrecadação maior de tributos, tornando a dívida pública administrável. Mas não: os defensores do tal teto só olham a parte financeira e financista da dívida pública. Orçamento para infraestrutura não pode, mas dinheiro para pagar os juros da dívida, bom aí tudo bem, né?
Os bancos agradecem.
Já não agradeciam antes da Lei do Teto? Pra eles, o céu é o teto.
Nenhum país é um país de fato, se não tem um projeto nacional de verdadeira independência e de relacionamento com todos os outros estados nacionais de igual para igual. Isso exige a autonomia tecnológica, que deve ser desenvolvida do nível que for. O Japão fez isso e, mesmo tendo perdido uma guerra contra os eua. Mas, passados os primeiros anos da ocupação, o país retomou seu caminho próprio. O mesmo fez a Coreia do Sul, a China e a Índia, assim como na Europa a Alemanha, a França e a Suécia.
O braziu, ao contrário, parece abrir mão de ser relevante. Isso intriga os maiores pesquisadores da geopolítica mundial. Esse pessoal estabeleceu um conceito interessante, os países que serão os mais poderosos no futuro precisam reunir três fatores: grande tamanho territorial, grande população e grande e economia. Só há cinco países no planeta com esses três fatores: Estados Unidos, China, Rússia, Índia e Brasil. A Europa tenta romper esse paradigma, procurando se unificar. Exceto o braziu as outras quatro grandes nações apostam no destino que essa equação promete.
Será o resultado do trabalho sério, do foco e da objetividade.
A India é um país muito interessante. É o país mais vegetariano do mundo mesmo tendo o maior rebanho bovino do planeta. É também a maior democracia do mundo. Tem o programa espacial de melhor custo beneficio, enviaram sondas pra Lua e Marte com uma fração do valor que outros países gastaram, comercialmente competem com russia, china e SpaceX. Tem a terceira maior malha ferroviaria do mundo (maior que a da russia, 7x maior que a brasileira). É um país fantastico e vai chegar longe. Se tivessem um Partido Comunista no poder já estavam lá.
Um dos imperios que foi destruido invadindo o Afeganistão hoje faz parte da india, o antigo Império Sikh. Hoje os Sikhs do norte da India, povo lindo, todos os homens tem “singh” (leão) no sobrenome e as mulheres “kaur” (princesa) um protesto silencioso contra o antigo sistema de castas imposto pelos indianos ricos. A religião deles tem um mandamento interessante “sarbat da bhala” ou “bem estar para todos”. Dão bons soldados, o exercito britanico recrutava muitos deles na época do império.
ps. a India tem menos homicidios que o Brasil mesmo tendo uma população quase 5x maior.
Em tempo, a India tem uma guerrilha comunista ativa no chamado “Corredor Vermelho” sudeste do país.