OTAN transferiu para a Ucrânia menos de 5% dos seus armamentos. A maioria eram unidades antigas

114
transferencia da OTAN para a ucrania

Um levantamento feito pela revista Forbes e publicado pela conta do twitter @MolotowSlava informou que a OTAN enviou à Ucrânia menos de 5% dos seus equipamentos militares de combate.

Segundo o levantamento, foram transferidos 1,2% dos blindados, 4,2% de unidades de artilharia e 0,6% de suas aeronaves.

Cabe destacar que muitos desses equipamentos eram antigos ou estavam estocados ou prestes a serem substituídos.

 


fwvef

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

114 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Zehpedro
Zehpedro
2 anos atrás

Pq o forte.com.br não fala nada sobre as manifestações acontecendo no Brasil todo pedindo intervenção federal na porta dos quartéis?

Matusa
Matusa
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Porque são irrelevantes e inúteis?

PACRF
PACRF
Responder para  Matusa
2 anos atrás

É sempre assim: quando o “marido” morre, as “viúvas” choram.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Talvez porque sejam coisas de um organização criminal

André K
André K
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Pessoas se manifestando = organização criminal?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  André K
2 anos atrás

Ola André. Manifestaçoes, como aquelas que ocorrem na Av.Paulista ou no Largo da Batata, em São Paulo, são organizadas informando as autoridades com antecedência e com autorização. Bloqueio de rodovias não é manifestação políica. É crime. Qualquer pessoa que já tenha participado de uma manifestão sabe disso, e eu participei de muitas. As pessoas sabem com antecedência do local e duração. Quando um grupo de pessoas se organizam para bloquear rodovias de modo coordenado é uma ação terrorista realzadas por uma organização criminosa. Uma manifestação pacífica e autorizada é bem diferente.

Pedro
Pedro
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Ele esta se referindo as manifestações de hoje em frente aos quartéis.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Pedro. A CF88 garante o direito de manifestação mas coloca algumas condições simples. É preciso que seja pacífica (ninguém pode ir armado em uma manifestação ou causar dano ao patrimônio público ou privado), deve ser informada com antecedência ás autoridades e por elas autorizada (ninguém pode por exemplo, fazer uma manifestação em frente a um hospital impedindo que as pessoas acessem o local ou em frente a um quartel da PM ou delegacia, impedindo que os policiais acessem o local) e devem preservar os direitos das outras pessoas (por exemplo o de ir e vir), Por fim, é preciso se atentar ao objeto da manifestação. Ao mesmo tempo que a censura é proibida, existem consequências criminais para alguns tipos de manifestação (racistas, preconceituosas, apologia ao crime e ataques ao Estado de Direito).

RSmith
RSmith
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Didatico e ao ponto! Só não entende quem não quer!

LUIZ
LUIZ
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

E organizado pelos filhos do Bolsonaro e empresários apoiadores. Uma verdadeira quadrilha querendo da um golpe. Eles pensam que o Brasil é deles.

Realista
Realista
Responder para  André K
2 anos atrás

Manifestação por perder não existe . .

Se fosse professor pedindo aumento essas manifestação já teria acabou na base da borracha .

golp.png
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Realista
2 anos atrás

Brasilien uber alles

RSmith
RSmith
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

hum…. sempre acreditei no nacionalismo, sou fruto do Regime de 64, pensar primeiro no que “é nosso” e “proteger o nosso antes do deles” afinal, por trás das “boas intenções” do “internacionalismo” ou do “coletivo” sempre vai haver as intenções “veladas” dos Cinco “Donos do Mundo” de continuar a “levar vantagem” sobre os mais fracos. Porém temos que respeitar a nossa Constituição, TODOS os lados têm que respeitar-la, quer goste ou não… Não dá para uma parte dizer que respeita até o ponto que lhe agrada… infelizmente ambos os lados, esquerda e direita, estão fazendo isso…. O STF, que deveria ser isento e os apoiadores de Presidente…. Ambos’s tem “obrigação” de apoiar e fazer valer a CF88! … e, na minha opinião, não estão… Temo muito que isso, essa grave instabilidade gerada pela atitude que “O fim valida o meio” pode nos levar a situação da Espanha em 1936 e ter consequences similares….

MFB
MFB
Responder para  André K
2 anos atrás

Nao esqueça do presente de natal este ano.

IMG-20221101-WA0000.jpg
Pedro
Pedro
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

se vc procurar ver os vídeos vai ver que não..famílias inteiras nas frentes dos quarteis….criminoso é quem vai assumir a presidência.

Matusa
Matusa
Responder para  Pedro
2 anos atrás

O MP hoje se manifestou no sentido de que levar crianças a estes atos criminosos pode levar à perda da guarda e encaminhamento do menor ao Conselho Tutelar.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Caro Pedro. O fato de famílias estarem presentes em uma manifestação nada tem a ver com o seu mérito. Já levei minha filha em muitas manifestações. Ela curte. O bloqueio de estradas é um ato criminoso que aparece tanto no código penal quanto no código de transito. O fato dos pais e mães levarem crianças para os bloqueios também é crime por violar o ECA. Sobre outras manifestações políticas ou culturais, pacíficas, previamente informadas ás autoridades e que respeitam os direitos de todos (inclusive o de ir e vir), acho muito legal a presença de famílias.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Se levar criança torna crime, legal, vagabundo vai levar as crianças para a boca e prós assaltos.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Caro Cris. Como disse, levar crianças para manifestações legais (pacíficas e que não violem nenhuma lei) é mais que permitido. É muito legal. Muita gente faz. O que é crime é levar crianças para manifestações ilegais como os bloqueios de rodovias. Qual a dificuldade para entender isso?

RSmith
RSmith
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Como já comentei acima… “So entende se quiser… quando não quer… fazer o que…”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Olá Cris. Verdade. “Mas Sr Juiz, minha filha estava junto”,,, riso.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Massa de manobra não tem idade ou sexo.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Boa lembrança. Conheco uma, chama-se PT, está infiltrada aqui na universidade federal na qual trabalho.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jagdverband#44
2 anos atrás

Olá Jad. Uma organização criminosa comete crimes. Um grupo que se organiza para bloquear rodovias comete um crime. Isso é óbvio e nem precisaria ser explicado. Qual a dificuldade para entender isso?

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Se preocupe não amigo,quem negativa o seus comentários lúcidos e realista é tão bandido quanto os arruaceiros que estão fechando as BRs, incrível que tem bandido de todo lado ,inclusive frequentador desse blog.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Vontade e discernimento.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Olá Cris. Verdade. riso. Acho que é mais má-vontade do que falta de discernimento. riso. A gente continua explicando. Sem pressa e sem descanso.

H.Saito
H.Saito
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

O Mourão já mandou todo mundo parar de chorar que nem criancinha.

PACRF
PACRF
Responder para  H.Saito
2 anos atrás

Gostem ou não do Mourão, ele foi uma das poucas vozes com alguma sensatez nesse governo. Razão pela qual, o atual presidente o colocou no “escanteio”. A família do atual presidente, inclusive ele próprio, obtiverem dezenas de anos de mandatos eletivos por meio das urnas eletrônicas e nunca reclamaram de fraude.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  PACRF
2 anos atrás

Pessoalmente, antes das eleições de 2018 quando assisti à sabatina do Mourão na globonews, imaginei que os papés estavam trocados. Mourão deveria ser o Presidente e o Bolso deveria ser o vice. Mas… fazer o que, né?

PACRF
PACRF
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Creio que a diferença de patentes, consequentemente de preparo intelectual, explica sua observação. Um chegou a capitão, após o STM reconsiderar a sua expulsão do Exército, aposetando-o como capitão. O outro chegou a general-de-exército, por meio de promoções, ou seja, por mérito.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  PACRF
2 anos atrás

Caro P. Desde 2018 eu me pergunto o que levou a direita a escolher Bolsonaro?

Marco Antonio Oliveira
Marco Antonio Oliveira
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Êita! Tá que não passa nem agulha kkkkkk

RSmith
RSmith
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Falta de opção?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Olá RS. Em 2016/2017, a direita tem um vasto número de lideranças politicas democráticas e bem conhecidas que poderiam ter assumido a liderança. É provável que qualquer nome da direita liberal tivesse ganhado a eleição de 2018. Naquela eleição, Meirelles e Álvaro Dias foram candidatos. Além deles, havia muitos outros políticos que poderiam ter sido candidatos com uma agenda liberal e democrática. Bolsonaro foi uma escolha protofascista.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Olá Leandro. Concordo que a formação acadêmica e preparo intelectual e emocional de Mourão são superiores ao de Bolsonaro, mas também é verdade que Bolsonaro é um político profissional com muito mais experiência que Mourão. A grande pergunta é por que Mourão (assim com Braga Netto e Heleno) se alinharam com Bolsonaro, visto o seu histórico político? Bolsonaro foi essencialmente um políico do baixo clero por toda a sua carreira, sem qualquer capacidade de articulação partidária ou liderança política. Os quatro anos de Bolsonaro mostraram isso. Ele foi incapaz de construir um partido político passando a maior parte do seu mandato sem fliliaçao partidária (quanto tempo ele ficará no PL após deixar o governo?). Seu gabinete foi um desastr. Nem mesmo Paulo Guedes foi capaz de implementar uma política econômica coerente. As áreas de educação, saúde e política externa foram um desastre. Será que a “direita” não tinha ninguém mais capacitado que Bolsonaro?

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Infelizmente neste país capacitação não significa votos, Camargoer. Na verdade, em múltiplos países, senão todos, isso é uma realidade.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Olá Leandro. Todas as pessoa que possuem direito político estão aptas para se candidatar (respeitando os limites de idade). A grande pergunta é o que levou a “direita” a ignorar nomes muito bons para escolher alguém como Bolsonaro, basicamente um político sem expressão do baixo clero que jamais mostrou aptidão para um cargo de expressão no executivo.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

A minha percepção foi justamente essa. Ele consegue mobilizar massas através de ‘memes’, por exemplo. É a brincadeira do ‘terraplanismo’ que virou realidade para alguns. Ele também externa opiniões de maneira baixa, usando de palavreado que é o mesmo do povo. Uma vez comentei aqui que Bolsonaro não era estadista, e recebi como resposta que o Brasil não precisava de um estadista, mas sim de um Presidente com coragem para enfrentar os problemas. Oras, como sabemos, se ele realmente tivesse coragem e realmente quisesse resolver os problemas em prol do Brasil, ele seria um estadista, ou pelo menos tentaria ser. Mas isso é ‘quadrado’ demais ou ‘falso’ para os dias atuais, pelo visto.

Daí percebe-se que o próprio povo anda mais ou menos movido à lacração na internet ou o equivalente disso no noticiário da TV. Essa capacidade de conectar com a frustração do povo e enfatizá-la, atrai ‘curtidas’ enquanto que uma pessoa falando os ‘por ques do liberalismo econômico’ e ‘estado mínimo possível’ serem boas opções para o Brasil acabam atraindo zZzZzZ’s ao invés de orelhas atentas.

Ele basicamente traduziu, nas palavras dele, do jeito dele e com a distorção dele, a politicagem para o popular, e quase 50% do popular respondeu positivamente.

Aliás, é uma faca de dois gumes. A esquerda tendo escolhido o Lula, deu sobrevida ao Bolsonarismo, algo que ela própria fomentou. Se o povo Brasileiro tivesse um senso crítico mais aguçado, nenhum dos dois teria disputado o segundo turno das eleições.

RSmith
RSmith
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

“Aliás, é uma faca de dois gumes. A esquerda tendo escolhido o Lula, deu sobrevida ao Bolsonarismo, algo que ela própria fomentou. Se o povo Brasileiro tivesse um senso crítico mais aguçado, nenhum dos dois teria disputado o segundo turno das eleições.”
Duas afirmações com que concordo 100% e, consequentemente, ainda vai da muita dor de cabeça pro nosso país e povo!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Olá R. Todas as pesquisas mostravam que Lula sairia vitorioso, ainda assim a vitória foi apertada. Bolsonaro usou a máquina do Estado no limite da ação criminosa (a ação da PRF é apenas uma parte. O Caco Barcelos mostrou a compra de votos em uma cidade do interior. Chegaram a mudar a CF89 para permitir gastos durante o período eleitoral). Provavelmente, qualquer outro nome da esquerda teria sido derrotado já no primeiro turno. Lula conseguiu uma coisa que nenhum outro nome teria conseguido; o imediato reconhecimento internacional do resultado das eleições. Acho cedo para afirmar qualquer coisa, mas tenho duas percepções. 1. o governo Bolsonaro acabou neste feriado (ele jogou fora o resto de legitimidade ao não reconhecer a derrota e demorar para condenar os bloqueios 2. A extrema direita insistirá em ações antidmocráticas que serão cada vez mais radicais.

RSmith
RSmith
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

… acredito que não 🙁

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Porque é um blog de defesa, não de política. A relação da Defesa com isso está no artigo 142 da Constituição, nas operações GLO e na proposta de criação de uma Guarda Nacional, desvinculando a GLO das Forças Armadas.

Em relação ao artigo 142 e as eleições, não há clareza sobre fraude eleitoral, judicialização das eleições e possível viés político do TSE; se tivesse o Exército já teria tomado o poder.

Operações GLO só caberia falar algo na esteira do que fosse decidido sobre as eleições. Seria uma matéria sobre as atribuições, limites e contradições das operações GLO sem a provocação de nenhum dos 3 poderes, algo aventado na época da Dilma, sobre os 3 poderes terem caído, daí usar a GLO sem nenhum deles solicitar. E não fizeram nada na época, nem farão agora. O próprio Mourão, que defendia isso anos atrás já falou que vai apoiar o PT caso eles não ultrapassem nenhuma lei.

Sobre a substituição da missão de GLO por uma Guarda Nacional, o blog falou sobre isso recentemente.

Mas como não sou editor, cabe a eles escrever ou não, essa é apenas minha visão dos motivos que fazem esse assunto não ser prioritário agora. Quem sabe no futuro?

Matusa
Matusa
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Mesmo que tivesse ocorrido uma fraude eleitoral, o que é delírio de perdedor, não caberia ao Exército ‘tomar o poder’.
O Exército não é Poder Moderador e muito menos tem a atribuição de fiscalizar as eleições.
Caberia aos Poderes civis CONSTITUIDOS apurar e, se for o caso, determinar a realização de novo pleito.
O artigo 142 da CF88 não se presta a este propósito.

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Exatamente o que eu penso.

Matusa
Matusa
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Saudações!

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Para complementar, só considerei o histórico do que vários generais já disseram oficialmente ou não, principalmente na época da Dilma, onde parte dos militares defendiam a intervenção nesse entendimento, o próprio Mourão quase causando uma ruptura no próprio Exército com possível desdobramento em guerra civil entre os militares.

Sobre fraude eleitoral, radiolão, mais de 5 milhões de reais apreendidos pela PRF para compra de votos, judicialização, uso político da Justiça para ajudar o PT, até pelo histórico de ministros do Supremo que foram advogados ou ministros do PT etc., e essa narrativa ser corroborada por fatos ou não, penso que se por muito menos havia parcela dos militares querendo derrubar a Dilma, imagina agora.

Portanto meu comentário foi sobre possibilidades reais que uma parte da sociedade acredita e/ou defende, não sobre eu concordar com isso ou aquilo, defender isso ou aquilo. Foi um comentário descritivo, não prescritivo. O costume que estamos de jornalismo opinativo dificulta enxergar essa diferença entre relatar fatos e defender os mesmos fatos, mesmo se relatamos fatos criados sobre narrativas com as quais não necessariamente concordamos.

Mas o ponto nem era esse, era sobre a pertinência de se escrever uma matéria sobre as paralisações nacionais nas rodovias e sua relação com o escopo da trilogia. Nesse caso fica a pergunta: existe pertinência? Eu acho que não. Não tem relação nem vai dar em nada. Ano que vem o PT assume tranquilamente e vida que segue. O que acha?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Caro T. Há muito rumor, mas o que sabemos de fato foi uma mudança na CF88 para permitir gastos do governo que seriam proibidos pela lei eleitoral, que a PRF tumultuou o dia da eleição (e fez corpo mole durante os bloqueis das rodovias) e que a campanha de Bolsonaro fez uma denúncia sobre a supressão das campanha no rádio que na verdade foi articulada pela própria campanha para tumultuar o processo eleitoral (sem falar na denúncia do Caco Barcelos de compra de voto em uma cidade do interior).

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Desculpe, vi agora a mensagem.

Assisti a coletiva da PRF sobre o dia da eleição, não acho que teve tumulto nem dificultou nada, na verdade houve diminuição de 30 e poucos por cento de mortes e 60 e poucos de acidentes, algo assim, mais apreensão de 5 milhões para crime eleitoral. Mas está sendo investigado e o que tiver ocorrido realmente tenderá a vir à tona.

Sobre o rádio eu deixei de acompanhar, mas até onde tinha visto a nota do TSE trouxe a responsabilidade para si em fiscalizar as veiculações, mas ao mesmo tempo usaram como bode expiatório um funcionário que tinha denunciado. De toda forma a fiscalização dessas veiculações é um tanto quanto deficitária. Deixemos as investigações concluírem, o que nos leva ao último ponto.

Mudança nos gastos e compra de votos. Votos são comprados desde que o Brasil virou república. Tenho parentes no nordeste, no sertão da Bahia e sei bem do que digo. A coisa é mais feia que imaginamos. Tenho parentes no sul de Minas Gerais, cidade que nem aparece nos mapas rodoviários, é a mesma coisa, porém menos explícito. Mas isso não é pertinente porque não posso provar nem vou denunciar. Só pontuei que compra de votos existe dos dois lados em todo lugar, e casos pontuais aqui e acolá sempre existirão.

Nesse último ponto, o importante é que do lado de lá existe a sensação, quiçá a certeza que as eleições não foram justas, que o STF e TSE, com ex-ministros do Lula, ex-advogados e militantes petistas judicializou a eleição, realizou prisões arbitrárias, com juízas admitindo a inconstitucionalidade de algumas medidas e falando em estado de exceção temporário, cerceou a liberdade de imprensa e de expressão sob pretexto de combate às fake news (que também existem, não nego, e dos dois lados – 70% da família do meu pai e da minha mãe é petista, com alguns militantes, 30% é bolsonarista, imagine os grupos das famílias, isso que eu nem participo). Então possíveis medidas para aumentar o uso da máquina pelo Bolsonaro, se existiu, é imoral mas provavelmente não ilegal (sem entrar no mérito dos fundamentos absolutos ou relativos da moralidade e ética da esquerda e direita, filósofo que sou, que fariam ver que o imoral para alguns entes é questão de conveniência), além de que a narrativa de judicialização das eleições e o tratamento parcial da imprensa, junto com as mentiras congênitas do PT desde antes da campanha justificariam esses gastos.

De toda forma, é como eu disse sobre a Guerra na Ucrânia, evito debater assuntos que estão ocorrendo, pois existe a névoa da guerra naquele caso, e a névoa das eleições nesse último. Como dissera, minha questão é a pertinência de se discutir as paralisações e sua relação com o tema da Defesa Nacional. Existe pertinência? Para além dos assuntos sobre GLO, artigo 142, Guarda Nacional, não existe pertinência. E se não existe, e já dissera não enxergá-la, só escrevi essa resposta sobre política a você porque eu mesmo puxei o assunto, mas encerro por aqui. A questão é e sempre foi a pertinência do tema paralisações e defesa. Política prefiro não discutir nessa névoa das eleições, com várias narrativas, muita coisa sendo investigada e muito dito-pelo-não-dito – correria o risco de defender inverdades, meias-verdades ou mesmo verdades sem, contudo, ter todas as provas -, nesse caso vou fazer como os petistas, só há culpa após trânsito em julgado, depois de apelar para todas as instâncias; é a presunção de inocência em seu valor máximo. E vou usar isso para os dois lados. Só vou relembrar-lhe que narrativas válidas existem dos dois lados, e no campo da ficção prefiro a Literatura, e é ali que eu estava antes de conferir o e-mail, e para lá irei assim que clicar em “publicar comentário”.

Grande abraço e sucesso ao nosso país, pois todos concordamos que precisamos, como precisamos. Excelente domingo para você e toda a família! E para todos os demais leitores da trilogia também! Tamo junto! Força e honra!

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Pelo que vejo não estão nem reclamando muito de fraude mas sim que o processo foi injusto e parcial. Cabe aos que comandam o processo eleitoral fazer com que as pessoas não tenham sensação de injustiça e parcialidade mas falharam miseravelmente!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  SmokingSnake 🐍
2 anos atrás

Caro Smoking. As duas mais recentes interferências no processo eleitoral foi a denúncia mentirosa sobre as rádios do NE, que tinha como objetivo tumultuar o processo mas foi reconhecido pelo próprio ministro das comunicações como improcedente, e a ação da PRF dificultando o acesso dos eleitores no dia da votação, ambas para beneficiar indevidamente a candidatura de Bolsonaro. Foram ações planejadas e executadas para tumultuar as eleições que espero sejam investigadas e os responsáveis processados.

Lucas
Lucas
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Exato. Só no delírio bolsonarista as FAs são “poder moderador”.
Em qualquer democracia séria do mundo o principal papel das FAs é defender o país de ameaças EXTERNAS. E ponto final.
O papo de bolsonarista é papo de golpista criminoso.

Matusa
Matusa
Responder para  Lucas
2 anos atrás

Exatamente.
Assino embaixo.

Saudações!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Lucas
2 anos atrás

Caro Lucas. Em todas as democracias do mundo (todas as democracias precisam ser sérias) as forças armadas estão sujeitas ao poder civil. Eventualmente, elas até podem atual na segurança interna, como no caso brasileiro, mas apenas quando solicitadas por um dos poderes constituídos e dentro das regras constitucionais. No caso brasileiro, se as forças armadas tomarem qualquer iniciativa de interferir no processo político será ilegal.

Zehpedro
Zehpedro
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Olá Ten, boa noite! A sua própria explicação já seria suficiente para falar do assunto sem necessariamente escolher um viés político. O blog é aberto para todos os públicos e as vezes uma explicação, como a sua mesmo, seria o suficiente para entender o que poderia ser esperado ou não por quem está se manifestando. Até pq meio de comunicação nenhum está fazendo isso.

George
George
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Você quer comparar uma guerra contra um invasor externo que tem
Milhares de mortos dos dois lados com um bando de crianças que não se conforma com o resultado das eleições?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Já que você tocou no assunto, isso é coisa para a página criminal. Bloqueios em rodovias é crime. Pedir intervenção militar é crime contra a CF88. Saudação nazista é crime.

Pedro
Pedro
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

pois é..mas criminoso assumir a presidência e juiz praticar censura e não respeitar a Constituição, pelo jeito pode.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Caro Pedro. Toda pessoa é inocente até comprovada a sua culpa. Isso é a base do Estado de Direito. Uma pessoa só se torna culpada após encerrado o processo. Uma pessoa não é culpada nem mesmo enquanto está sendo investigada. Em qual trecho da lei você tem dificuldade de entender? Por exemplo, alguns filhos de Bolsonaro estão sendo investigados por crimes de peculato, improbidade e estelionato relacionado com as “rachadinhas” na Alerj e na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O presidente também está sob investigação no STF no processo envolvendo o ex-ministro Minton Ribeiro. Em todos estes casos, a CF88 garante a presunção de inocência. Juizes que cometem crimes devem ser denunciados ao CNJ ou ao STF como aconteceu com Moro. Alias, é uma boa pergunta como pode um juiz considerado parcial assumir um cargo de senador.

Carlos
Carlos
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Professor, também considera crime os bloqueios de MST, MTST, sindicatos etc? Eles ocorrem com certa frequência por estas bandas.
O Brasil é um país intrigante, tem até partidos políticos que possuem en su estatuto a defesa da implantação de um regime totalitario (de esquerda claro, aí pode).

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
2 anos atrás

Caro Carlos. Qualquer bloqueio de rodovias é crime, independente da razão ou motivação, até mesmo quando as razões são justificadas, assim como todas as manifestações políticas são permitidas desde que aconteçam dentro da normalidade democrática (pacíficas, com os direitos das pessoas preservados e sem dano ao patrimôno publico ou privado). Sobre as invasões de terras improdutivas como forma de pressão para a reforma agrária, é preciso lembrar que a luta pela terra existe desde a invenção da agricultura. O problema da propriedade da terra acontecia no antigo Egito e se agravou a partir da queda do Império Romano e período feudal. Mesmo após a revolução industrial, o conflito pela posse da terra continua acontecendo. Aliás o Art.5 da CF88 garante que (inciso XXIII) “a propriedade atenderá a sua função social”. Neste contexto, um latifúndio improdutivo deve ser desapropriado e usado para a reforma agrária. Perceba que a invasão de um latifúndio improdutivo não incorre em crime mas a resistência á uma ordem de reintegração seria crime. O mesmo acontece quando um edifício abandonado é ocupado.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Intervenção ou golpe de Estado? Só vagabundo está pedindo isso, o exército deveria mostrar a eles o que é uma intervenção militar, sapecando bala de borracha neles.

A eleição foi completamente limpa. A prova? Nenhum candidato aliado do Minto que ganhou a eleição está questionando a lisura do processo. Caso encerrado. Os vagabundos que estão bloqueando as rodovias deveriam ir para casa e trabalhar.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Zehpedro
2 anos atrás

Pq aqui é um blog militar, não de psiquiatria!

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

Isso me parecia um tanto óbvio, mas é bom saber os números com maior exatidão.

Underground
Underground
2 anos atrás

Se com 5% os ucranianos detiveram os russos, se colocarem 20%, esmagam a Rússia.

Matusa
Matusa
2 anos atrás

E o total da OTAN ainda é inferior ao que a Rússia pode dispor, principalmente artilharia.
E se colocarmos nessa equação o outro ‘inimigo’, a China, aí que a equação desanda de vez.

H.Saito
H.Saito
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Atualmente a China não está em condições de ajudar os russos, ou não quer.

PACRF
PACRF
Responder para  H.Saito
2 anos atrás

Não quer, pois seu crescimento econômico está diretamente relacionado com o comércio que possui com os países do ocidente: EUA, UE e América Latina. A Rússia, que não tem nada para oferecer, faz papel de “bobo da corte”, sendo utilizada pela China para rivalizar com os EUA de vez em quando, apenas isso.

dfa
dfa
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Vai acredita na fé, que a Rússia tem condições de vencer um conflito simétrico contra a OTAN.

Mas vá até eu admito, que antes deste conflito tinha outra ideia dos Russos, não sabia era que o seu alto escalão era assim tão incompetente, quase ao nível dos generais árabes.

Seja como for o que a OTAN fornece é acima de tudo inteligência situacional, treino e assessoria aos corajosos Ucranianos.
Colocasse uns Leopard2A6 e uns F16Block52 nas mãos dos cossacos tenho sérias dúvidas que a Rússia conseguisse segurar a Crimeia.

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
Responder para  dfa
2 anos atrás

Não digo que a Rússia venceria uma guerra convencional contra a OTAN. Mas antes dela perder muita gente mesmo vai morrer dos dois lados . E uma parte no mínimo substancial da Europa vai virar ruínas enfumaçadas. Isso vale a pena comparado a uma solução negociada? Material para pensamento.

Underground
Underground
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Quantidade não significa qualidade, como tem sido visto.
Há estimativas que os russos estejam efetuando 50 mil tiros de artilharia por dia contra 5 mil dos ucranianos. E segundo bloggers russos, os soldados estão impressionados com a precisão dos ucranianos,

Henrique
Henrique
Responder para  Matusa
2 anos atrás


E o total da OTAN ainda é inferior ao que a Rússia pode dispor, principalmente artilharia.”
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
legal que no começo da guerra a Rússia dava conta da Otan, ai no meio a Rússia não consegue avançar pq a Otan não para de mandar armas pra Ucrânia…
.
Daqui a pouco “” a Rússia perdeu a guerra pq estava lutando contra a OTAN” kkkkk
.
.
quanto a artilharia: ta provada nessa guerra que se você estourar um elo da logística Russa a artilharia deles é tão eficiente quanto tiro de 9mm na blindagem de um Tiger 2

Satyricon
Satyricon
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Sonho Teu …
O território Russo é imenso, e precisa ser protegido. Nenhum comandante enviará todo seu armamento a uma frete deixando o resto do país desguarnecido. Isso é um convite à tragédia (Chinesa, diga-se).
Mesmo que, por um passe de mágica, a Rússia conseguisse mobilizar toda essa artilharia (o que não consegue) não teria munição para muito tempo, como os reports da Ucrânia deixam claro.
Além do fato de grande parte ser peça de museu soviético, que já expirou sua vida útil, haja visto os reports de explosão de obuses russos (aniquilando a própria guarnição, vejam só)
É preciso lembrar que uma guerra não é vencida somente com armas e homens. É preciso logística e suporte. Toda a OTAN unida, possui uma capacidade produtiva imensamente maior que a Rússia (cuja economia é, essencialmente, hidrocarbonetos, lembra-se?). Só o PIB da UE é mais de 20 vezes maior que o Russo.
Esses delírios seus são cômicos.
Mas não conseguem esconder a realidade.
A coisa tá russa (pro seu chefe Putin), e vai piorar

Luis
Luis
Responder para  Satyricon
2 anos atrás

Verdade. Mas quando alguém diz isso, como você acabou de dizer, percebe que ele não responde?
Ele só tem delírios.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Vale lembrar que com apenas 5% dos seus equipamentos, sendo a maioria obsoletos; a Ucrânia já conseguiu deixar a Rússia em maus lençóis.
Imagina se a Rússia desse de cara com caças Eurofighter, MBT Leopard 2, Apache, MBT Challenger 2, Sistemas Patriot, drones Reaper e caças Rafale etc.
A derrota seria praticamente certa!

Matusa
Matusa
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Para os Leopards basta os russos chamarem alguns curdos com Kornet.
Para os Apache, iraquianos com AK.
E para os Patriots, os iranianos dão cabo.
Os Eurofighters ainda não foram testados, mas é só mandar.
Desse feijão não sai caldo não.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Sim, claro. Quantos Ka-52 foram fabricados, quantos foram abatidos e, finalmente, quantos estão operacionais mesmo?

Digo
Digo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Você acha que Apaches iam conseguir sobreviver contra camadas AD da Rússia? Iam ter muito mais perdas dos que os KA-52 que a Ucrânia derrubou.

Sagaz
Sagaz
Responder para  Digo
2 anos atrás

Quantos apaches foram abatidos no Afeganistão? E na Síria? E no Iraque?

Marcelo
Marcelo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Há fontes informando que a Rússia já perdeu um quarto dos seus Ka-52 Alligator derrubados pelas defesas antiaéreas ucranianas. Essa semana mais um foi abatido.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Se for pensar assim, basta chamar os barbudos de chinelo do Afeganistão e será game over pra Russia…

Matusa
Matusa
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Não fale de barbudos de chinelos perto de americanos que eles saem correndo.
Literalmente.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Matusa
2 anos atrás

A URSS que o diga né ?

Matusa
Matusa
Responder para  Alan Santos
2 anos atrás

Não lembro.
É muito antigo.
A fuga americana é bem mais recente.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Matusa
2 anos atrás

americanos sim, mas a guerra é na ucrania combatendo ucranianos, seu argumento é inválido.
Por falar nisso, cade aqueles 30 mil sírios que iam p ucrania lutar a favor da russia?

Matusa
Matusa
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Não foram precisos.

tsung
tsung
Responder para  Matusa
2 anos atrás

sei sei

Nei
Nei
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Não tem dinheiro né? não tem logística, não tem munição, não tem equipamentos.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

A saída americana do Afeganistão foi concluída em 30/08/21, apenas seis meses antes da invasão russa da Ucrânia. Será que existe alguma relação?
Só se você acreditar em coincidências (eu não)
É bastante óbvio que a inteligência americana tinha todas as informações do Kremlin, afinal, divulgou a invasão russa semanas antes dela ocorrer. Tudo leva à crer que a saída acelerada (atabalhoada) se deveu à isso. Eles perceberam que teriam, muito em breve, um peixe maior para fritar.

E dá-lhe fritura

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Até onde eu sei a Rússia saiu da guerra por que faliu, afinal como alguém leva game over de barbudos de chinelo controlando quase 80% de seu território? Mais de 50.000 combatentes afegãos foram mortos, com os russos perdendo apenas 5.000, ou seja 10×1.

PACRF
PACRF
Responder para  Matusa
2 anos atrás

A que ponto a “poderosa” Rússia chegou: precisando de armamentos do Irã. Em breve vai pedir os SU-30 da Venezuela de volta.

Matusa
Matusa
Responder para  PACRF
2 anos atrás

O que eu acabei de ler que os russos concluíram que não há necessidade de ‘gastar’ alguns armantos mais caros, tipo o Iskander, contra os ucranianos.
Os armamentos ucranianos são mais baratos e extremamente eficientes.
Vide os drones que estão aterrorizando os inimigos.
Estão chegando para os russos os mísseis Fateh-110 e Zulfikar, bem como novos drones maiores e com maior alcance.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Estão chegando 4 IRIS-T e 8 NASAMS para a Ucrânia. O primeiro IRIS-T já beira 100% de taxa de morte por disparo. Os Russos tem que correr porque quando os sistemas de defesa antiaérea em células estiverem operacionais não vai passar nem moscas iranianas.

Neural
Neural
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Esse Fateh-110 vai fazer um estrago. Ogiva pesada, 300 km de alcance e precisão boa

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Curdos lutando pela Rússia? Maconha boa essa.

Luis
Luis
Responder para  Matusa
2 anos atrás

Chama os Iranianos que papai PUTIN não dá conta.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Não precisa ir muito longe. Basta que os EUA forneçam os caças F-16 para superioridade aérea e missões de ataque atrás das linhas russas e os aviões de ataque A-10 para apoio aéreo e ataque ao solo. Aí os russos vão saber o que é destruição. Só para ter uma idéia do que eu estou escrevendo, o A-10 entrou em combate pela primeira vez durante a Operação Tempestade no Deserto em 1991, destruindo mais de 900 tanques de guerra iraquianos, mais de 2000 outros veículos militares e mais de 1200 peças de artilharia. Lembrando que o Iraque tinha o quarto maior exército do mundo e que o velho míssel Maverick ajudou a pulverizar essa força militar.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Terão que passar pelos S-400 e Su-35 primeiro.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Superioridade aérea com F-16?

Só se a OTAN transferir todos os F-16 de seu arsenal pra Ucrânia. Mesmo assim seria um festival de aviões abatidos.

A verdade é que pilotos de aviões e helicópteros, dos dois lados , não estão tendo vida fácil nos céus ucranianos.
A situação só não é mais crítica do que das tripulações dos tanques porque o número de MBTs no front é muito maior.

Se os “bichos” voam alto, os S-300 e demais sistemas pegam. Se voam baixo, os manpads derrubam.

O único caça que poderia obter superioridade aérea na Ucrânia sem precisar de quantidades absurdas de unidades é o F-35.
Que vai demorar uns 10 anos depois da guerra pros Americanos venderem para os ucranianos.

Até lá os pilotos dos dois lados vão ficar nesse “bate e corre” pelos ares, pra poder sair com vida do campo de batalha aéreo.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Várias dúvidas. Como estão as defesas antiaéreas russas nos territórios iligalmente ocupados na Ucrânia? Quantos manpads os russos ainda têm? Quantos sistemas A-300 e A-400 ainda estão operacionais? Lembra que a Rússia teve que deslocar baterias S-400 da Síria para repor perdas na Ucrânia? O F-16, apesar de ser um avião “antigo”, é um dos caças multitarefa mais capaz que já foi fabricado e possui diversos sistemas de armas muito eficientes e letais. O F-16 é superior ao Mig-29 usado pelos ucranianos e que está dando muita dor de cabeça para os russos. Há grande estoque de F-16 para pronta entrega e também dos sistemas de armas e munições que ele é capaz de carregar. Basta treinar pilotos … e há rumores de que isso já está acontecendo nos EUA e em países da OTAN.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

A OTAN tem 190.000 veículos blindados? Ta serto kkkk

IvanF
IvanF
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Se considerar por veículo blindado qualquer veículo militar blindado, não acho exagero. Só de Humvees (tá, nem todos são blindados) foram fabricados mais de 280 mil!

E se você acha 190 mil muito, tem outro comentarista aqui que diz que a Rússia tem mais meios ainda que toda a OTAN junta!

Hcosta
Hcosta
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

E onde se inclui os que estão armazenados.
Muitos países têm muitos mais veículos armazenados do que em uso. Muitas vezes duas ou três vezes mais.

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Falem o que quiser dos EUA.

Mas a verdade é que são eles que estão ajudando a Ucrânia de verdade.
Conforme prometeram.

Se não fosse os Himars, os M777, Javelins, Humvees, Stingers, Drones suicidas e o principal, os mercenários da ACADEMI que seguraram o Grupo Wagner no front de Donetsk enquanto a OTAN treinava soldados ucranianos, essa guerra estaria bem mais complicada para os ucranianos.

Tio Sam atrasou a vida do Putin de um jeito que não estava nos planos do “Czar” Russo.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Os três grandes erros do Putin: 1) subtimou as capacidades de defesa da Ucrânia; 2) superestimou as capacidades militares da Rússia; 3) não acreditou que a OTAN e os EUA se envolveriam indiretamente no conflito. Está pagando um preço muito elevado pelo erro …

Marcos
Marcos
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Kings, Luis Carlos, Matusa, e outros nicks discordam de você.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Sempre … 🤣🤣🤣

Henrique
Henrique
Responder para  Marcos
2 anos atrás

2384723894723984 niks diferente, mas a argumentação falida deles é a é mesma..kkkkkkk
.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Nicks da mesma pessoa.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

E os três erros citados por você, partindo de um pressuposto que não se mostrou verdadeiro: Acharam que, em alguma medida, seriam bem recepcionados por parte da população. Não sei se essa era uma percepção compartilhada pelo próprio Putin e pelo alto comando. Mas, no início, há muitos relatos da grande surpresa das forças russas com a resistência da maioria esmagadora dos Ucranianos. E foi justamente esse ponto que impediu que aquele plano de 3 dias, 1 semana, 15 dias, 30 dias etc tivesse sucesso, chegando, agora, a 8 meses de conflitos.

E vou te falar, com as condições desfavoráveis para o avanço no terreno lamacento, os Ucranianos estão, de uma vez, organizando suas defesas com pessoal treinado e equipamento em quantidade suficiente. Somado a isso, caso consigam implementar o sistema antiaéreo, com base no Iris T e no Nasans, em qtde suficiente, acho que teremos um grande impasse e a impossibilidade definitiva dos russos vencerem a parte militar do conflito.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Ajuda dos países da OTAN e dos EUA está sendo estratégicamente planejada e dosificada. Foi fornecido um mix muito selecionado de equipamentos bélicos, munições equipamentos de rastreamento e de comunicações, mas, principalmente, de treinamento para as forças ucranianas, que estão se tornando cada vez mais capazes, eficientes e letais. Essas qualidades ficam mais evidentes à medida que as forças militares ucranianas retomam o terreno do invasor russo, deixando para trás uma visão comum – veículos russos destruídos e destroços retorcidos e enferrujados. Durante a fuga, as forças russas deixaram para trás arsenais inteiros de munição e os ucranianos sabem exatamente como usar esse premio de guerra contra o inimigo. E ainda nem chegaram os drones de ataque, os tanques de guerra, os mísseis de longo alcance e os caças a jato.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Rússia pede calma aos dois lados sobre mísseis coreanos … parece piada, né?
Coreia do Norte disparou pelo menos 23 mísseis no mar e a Coreia do Sul lançou seus próprios mísseis em resposta, provocando aumento da tensão entre os países. O tempo está ficando quente na Península Coreana e os russos querem ser a turma do deixa só eu guerrear com os outros. O mundo está enlouquecendo de vez …
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/russia-pede-calma-aos-dois-lados-sobre-misseis-coreanos/

Nemo
Nemo
2 anos atrás

O assunto não seria os armamentos transferidos?

Jesse Calazans
Jesse Calazans
2 anos atrás

Bem típico. Se livraram do “lixo” e ainda pagam uma de “bom moço”…