Lula, 77 anos, é eleito para o 3º mandato de presidente da República
Ex-presidente disputou cargo pela sexta vez
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, eleito neste domingo (30), em segundo turno, para o terceiro mandato como presidente da República, tem uma longa trajetória na política brasileira, que começou ainda no início da década de 1970. Na época, o país vivia ainda sob ditadura militar e Lula era diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, um dos principais centros industriais do país.
Em 1975, Lula é eleito presidente do sindicato, que representava 100 mil trabalhadores. Três anos depois, em 1978, após ser reeleito presidente da entidade, Lula lidera as primeiras greves operárias em mais de uma década. Naquele momento, o país vivia um processo de abertura política lenta e gradual. Em março de 1979, mais de 170 mil metalúrgicos pararam as fábricas no ABC Paulista. No ano seguinte, cerca de 200 mil metalúrgicos cruzaram os braços. A repressão policial ao movimento grevista, que chegou a levar Lula à prisão, fez emergir a liderança popular de Lula, que criaria o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Alguns anos depois, ele fundaria também a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 1984, Lula foi uma das principais lideranças da campanha das Diretas Já para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.
Liderança nacional consolidada, Lula foi lançado pelo PT para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, para Fernando Collor de Mello, por pequena diferença de votos. Dois anos depois, no entanto, Lula liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que culminou no impeachment de Collor. Em 1994 e 1998, Lula voltou a ser candidato a presidente, sendo derrotado por Fernando Henrique Cardoso nas duas ocasiões.
Em 2002, por meio de uma inédita aliança política até então, o PT aprovou uma coligação política que incluía PL, PCdoB, PCB e PMN, lançando Lula novamente a presidente, tendo como vice-presidente na chapa o senador José Alencar (PL), de Minas Gerais, um dos maiores empresários do país.
Em 27 de outubro de 2002, em segundo turno, aos 57 anos de idade, Lula obtém quase 53 milhões de votos e se elege pela primeira vez presidente da República. Seu mandato foi marcado pela ampliação de programas sociais e expansão nas áreas de educação e saúde, além de uma política de valorização do salário mínimo. Uma das principais marcas do seu governo foi a redução da miséria no país. Em 2006, Lula e José Alencar são reeleitos e terminam o mandato, em 2010, com a maior aprovação de um governo da história do país, superior a 80%.
Essa popularidade impulsionou a eleição de Dilma Rousseff (PT), que era a principal ministra de Lula, e foi eleita a primeira mulher presidente da história do país.
Lava Jato e prisão
Em 2014, após a deflagração da Operação Lava Jato, que apurava corrupção na Petrobras, a crise política escalou para um patamar inédito na democracia brasileira. Reeleita no mesmo ano, a presidente Dilma e seu governo acabaram consumidos pelo desgaste das denúncias, perdeu apoio no Congresso e acabou sofrendo um impeachment, em 2016. O afastamento de Dilma é controverso, já que não teria ficado demonstrada a prática de crime de responsabilidade, como exige a Constituição Federal.
Lula passou a ser alvo de processos por suposta corrupção e foi condenado pelo então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitavam os processos da operação. Após ser condenado no processo do triplex do Guarujá, o ex-presidente foi preso no dia 7 de abril de 2018, dois dias depois da expedição da ordem de prisão contra ele. A sentença do magistrado havia sido confirmada, e a pena fora aumentada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Na época, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia alterado o entendimento de que condenados em segunda instância poderiam iniciar o cumprimento da pena.
Lula ficou 580 dias preso e foi proibido pela Justiça de disputar as eleições presidenciais de 2018, vencidas por Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi solto em novembro de 2019, após o STF rever a tese de cumprimento a partir de condenação em segunda instância, passando a considerar a possibilidade apenas com o trânsito em julgado do processo.
Em 2021, julgamentos do STF consideraram que o então juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento de Lula, e foi declarada a suspeição do magistrado, no caso do triplex, que foi anulado. Além disso, os casos do sítio de Atibaia e de duas ações penais envolvendo o Instituto Lula também foram anuladas porque deveriam ter sido julgadas pela Justiça Federal em Brasília e não em Curitiba, onde Moro atuava como juiz. Na Justiça Federal do Distrito Federal, os casos foram considerados prescritos, que é quando o estado perde o prazo para buscar uma condenação.
Terceiro mandato
Sem pendências com a Justiça, Lula voltou com força à cena política na corrida pelo terceiro mandato de presidente. Durante a campanha, ele buscou ressaltar o legado das suas gestões anteriores e prometeu retomar algumas de suas políticas consideradas bem-sucedidas, como aumento real do salário mínimo.
Lula também afirmou que vai garantir o pagamento do Auxilio Brasil (ex-Bolsa Família) no valor de R$ 600 por família, com pagamento extra de R$ 150 por criança até 6 anos de idade.
Ele também promete ampliar o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação popular, que foi substituído pelo programa Casa Verde Amarela no atual governo.
Outras propostas incluem a recriação do Ministério da Cultura e a criação do Ministério dos Povos Originários, para cuidar das questões indígenas e das populações tradicionais.
FONTE: Agência Brasil
Leia também:
Plano de Lula para Defesa prevê Guarda Nacional e despolitização das Forças Armadas após Bolsonaro
Lula disse que vai criar a guarda nacional como foi feito na Venezuela.
Tempos sombrios pela frente
O povo brasileiro reclama da situação de nosso país mas não se dá conta de que são eles próprios os responsáveis por isto. O povo sempre vota nas mesmas pessoas, com as mesmas ideias! Infelizmente estamos nessa bipolarização, vivemos o horror cíclico na política. Não temos oposição! Não existe no Brasil políticos de direita ou esquerda, existem políticos ladrões roubando para si! Por isso estamos aonde estamos: nos falta consciência social e política. Todos esses candidatos que se apresentam hoje são braços políticos uns dos outros, e todos esses partidos políticos menores são braços políticos dos maiores! Nos debates eleitorais é tudo sempre a mesma coisa, sempre desse jeito:
“Vc é mentiroso”- Candidato, “Azul”
“Mas vc também é ” – Candidato, “Vermelho”
“Vc é ladrão” – Candidato, “Vermelho”
“Mas vc também é.” – Candidato, “Azul”
“Vc é corrupto.” – Candidato, “Vermelho”
“Mas vc também é.” – Candidato, “Azul”…
Se você é incapaz de identificar as diferenças gritantes entre o atual governante e os princípios que o orientam e o recem eleito , sua fala deve ser voltada principalmente pra si próprio.
Sombrios mesmo eram os tempos que estamos vivendo até 31/12/2022
Isso depende de qual canal sintoniza sua TV. Ontem após as eleições eu resolvi assistir 10 min de CNN e 10 min. de Globo.
E entendi facilmente o que aconteceu.
Quem ganhou as eleições não foi o Lula, foi o 3o e o 4o poder, o judiciário através do STF e o poder das mídias.
Desliguei a TV após os 10 min. porque se continuasse por mais alguma minutos corria o risco de ficar feliz com a vitória do “honesto”.
Típico choro de perdedor.
Mas que choro de perdedor rapaz?????
É esse pensamento que divide o Brasil. Foram eleições, o povo deu voto de confiança a um projeto politico.
Agora vamos todos trabalhas pelo sucesso. Isso significa apoiar, discordar, fiscalizar e mobilizar. Mas tudo isso em prol do Brasil, no que é melhor para o país. Não que seria melhor para grupo A ou grupo B. Agora somo um unico grupo!
Disse bem: “…, o povo deu voto de confiança a um projeto político.”
Enquanto o povo não entender que o projeto não pode ser político, ou seja, de um partido e sim do Estado, independente de partido, estaremos fadados a ser essa republiqueta que sempre fomos.
O país não pode ser repensado a cada 4 anos ou a cada troca de governo, para um país prosperar tem que ser pensado a longo prazo. Quer você aceite/acredite ou não, muitas realizações do governo Bolsonaro só darão resultados daqui alguns anos, exemplo disso são os inúmeros leilões e concessões de infraestrutura que foram realizados.
Infelizmente o atual governo enfrentou tempos nebulosos que nenhum outro governo recente desse país havia enfrentado e mesmo assim fez muita coisa andar, gostaria de ter a experiência de ver o atual governo trabalhando com menos turbulência, porém, já que isso não será possível, paciência, teremos o governo que a maioria escolheu e que merecemos.
“só darão resultados daqui alguns anos, exemplo disso são os inúmeros leilões e concessões de infraestrutura que foram realizados.”
Falou tudo… so nao entendeu que os resultados serão tristes… Vendeu nossos gasodutos… com 10 anos de aluguel ja teremos gasto o que pegamos com a venda… burrice sem tamanho…
Caro Oseias. Peço muito obrigado à tuas palavras. Nós precisamos muito de palavras como as suas. Muito obrigado!!!!!!!!!!!
ele é perdedor, eu sou e você também
Caro Luis. Lula foi eleito em uma eleição bastante disputada. O mérito é dele e daqueles que se empenharam em sua campanha. Uma eleição é vencida a partir da contagem dos votos. Quem o elegeu foram as pessoas que votaram nele, quaisquer que sejam as suas opiniões e razões.
Vivemos em mundos diferentes. No meu mundo eu vi a jovem pan ser censurada. O programa do copolla foi tirado do ar. No jornal da manhã haviam 2 comentaristas a Zoe que é cubana e defendia o governo e o noblat que atacava o governo e defendia o Lula, a Zoe foi proibida de continuar no programa o noblat continuou sem problemas.
A jovem pan foi censurada, proibida de dizer que o Lula é ex-presidiário, que foi apenas descondenado e não inocentado, entre outras coisas.
As inserções do Bolsonaro na propaganda eleitoral foram tiradas do ar às centenas porque eram “fake news”. Mas as inserções do outro lado continuaram a todo vapor.
Eu assisti umas 3x na 5a feira agora uma propaganda oficial da campanha do Lula dizendo que o Bolsonaro não daria aumento no salário mínimo, nem aposentadoria e que o 13o salário e as férias eram os próximos. Eu vi. E nada foi feito. Fake news forte há 3 dias da eleição de 2o turno.
As grandes mídias todas unidas falando mal do governo 24h por dia durante 4 anos.
O sr. vive no mesmo planeta que eu? Não enxegou nada disso?
Quem ganhou essas eleições foi o 4o poder, as mídias e com uma boa ajuda do 3o poder, do judiciário.
Jovem Pan é um puxadinho do Planalto.
Só isso.
E o UOL, CNN, Globo e o resto da grande mídia sāo versōes de luxo do Brasil247.
Todos esses que vc citou tem um programa pra desmentir as fake news .. já a jovem pan é exportadora de fake news, apesar de não ser uma censura eu acho é pouco, deveria ir todos pra cadeia. Sair espalhando mentiras em rede nacional é uma vergonha, assim como quem da esquerda se por acaso espalhar fake news, tem que ter o mesmo tratamento.
A Globo não apoia e nunca apoiou Lula… Apenas ela concentrou seu poder de fogo no seu inimigo maior… agora que Lula ganhou ela ja pode voltar a bater no Lula como ja faz a tanto tempo…
UOL e CNN bateram no idiota pq foram atacadas por ele ao longo dos 4 anos… simples assim… Acorda e sai da bolha
único lugar que tem jornalistas dos dois lados ideológicos, mas como os canhotos apanham nos argumentos você diz isso
E qual é o problema disso? Uma vez que a Globo é um puxadinho do PT?
Cada um assiste o que bem entende, a mudança de sintonia tanto no rádio quanto na TV é livre, ou eu sou obrigado a assistir uma emissora de esquerda ou de direita?
Se a Jovem Pan fala mal da esquerda, deixe que fale, isso se chama liberdade de imprensa e defendo a mesma coisa para a Globo, Folha de São Paulo etc., deixe que fale mal da direita, deixem o público escolher e filtrar o que quer ou não assistir/ouvir, não preciso de um ministro determinando o que eu devo ou não assistir/ouvir, pois isso se chama censura.
A Globo já era enorme antes do PT existir, os grandes conglomerados de mídia brasileiros pertencem a grupos familiares poderosos que pretendem continuar assim, independente de quem esteja no poder.
Rafael, pois é. O pessoal esquece como a Globo e tantos meios de comunicação se posicionavam contra o governo de Dilma, mesmo a própria não tendo atacado diretamente qualquer um deles.
Agora vêm falar que Globo é do PT… Ô memória curta!
Parei de ler em “Globo puxadinho do PT…”. acorda e sai da bolha do zap
Caro Luis. Vivemos no mesmo país mas obviamente temos opiniões políticas divergentes. Mario Quintana escreveu que “o autodidata é um ignorante por conta própria”.. riso. Esta frase pode ser empregada para o fracasso dos políticos em algumas campanhas. Bolsonaro perdeu a eleição porque Lula ganhou, assim como ganhou em 2018 porque Haddad perdeu. Os grandes grupos de mídia sempre tiveram um grande poder, isso desde a era Vargas. Aliás, a grande diferença hoje é o peso das redes sociais, algo inexistente até há uma década. A propaganda política sempre foi uma grande arma em todas as eleições. A lista de tolices publicadas pelas campanha de Bolsonaro também é espetacular. A pergunta é “por que algumas ideias colam em um candidato e outras não?”. Acha que alguém acreditaria se eu dissesse que Lula iria congelar o valor do SM? Por que então colou em Bolsonaro?
O que eu nunca tinha visto foi o uso descarado e ilegal da máquina pública a favor de um candidato.
1 – criou benefício para taxista que só será pago esse ano.
2 – criou benefício para caminhoneiro que será pago só até a eleição.
3 – antecipou a data de pagamento do bolsa família só no mês de outubro. Em novembro volta o calendário original.
4 – autorizou o início da concessão de crédito consignado do bolsa família pouco antes da eleição.
5 – aumentou em 50% o valor do bolsa família entre agosto e dezembro. Depois o valor será reduzido.
6 – incluiu no bolsa família 2,5 milhões de famílias entre agosto e outubro.
8 – reduziu as dividas do FIES em até 95%.
9 – utilizou a PRF para dificultar a participação da população na eleição, especialmente no NE.
…
…
Realmente, não foi uma eleição equilibrada.
Teu notório e respeitável “conhecimento de geopolítica” não é suficiente para enganar os conscientes, por isto não consegue esconder tua militância. A Eleição foi, desde o início das Campanhas, resultante da proteção do STF para a Esquerda e da anulação das ações da Direita. A desculpa de Agressão à Democracia foi absolutamente utilizada pelo STF e pela Esquerda para acusar Bolsonaro de ser uma “ameaça à Paz”. justificando assim Medidas Autoritárias e Inconstitucionais reconhecidas até pela Ministra do STF. Acabou o respeito ao outro.
Caro Cinturão. Acho que todos os que frequentam a trilogia há mais de 6 meses devem saber quais são minhas opiniões políticas. Imagino que qualquer um que acompanhe a trilogia há mais de dez anos também as conheça. Tenho tido a paciência de expô-las de modo claro mesmo quando atacado até em nível pessoal. 2014, 2018 e agora 2022 foram eleições disputadíssimas. Dilma venceu em 2014, Bolsonaro em 2018 e Lula em 2022. A próxima será em 2026. Vida que segue.
Você passou a vida inteira dentro de uma universidade federal. Desconhece a realidade das empresas e iniciativa privada em geral.
Caro Jag. Pelo contrário. Já fui CLT após o ensino médio para juntar dinheiro para bancar meu curso superior e também trabalhei em uma empresa de alta tecnologia como pesquisador doutor. Além disso, ajudava meus pais que eram feirantes desde que era pequeno até me formar no ensino médio. Olha o que dá falar besteira sem conhecer as pessoas. Fala besteira.
Você sabe muito bem que não é simples assim.
Caro Matheus. Claro que é complicado. O processo político brasileiro ao longo dos últimos 10 anos tem sido amplamente debatido por historiadores, sociólogos, diplomatas, jornalistas. Aqui, para caber no espaço de um blog de debate, temos que ser concisos e focados nos argumentos colocados em cada comentário. Neste contexto, as empresas de mídia têm interferido no processo eleitoral em todas as eleições. Os casos mais famosos seriam a edição do debate entre Lula e Collor, a entrevista do motorista Eriberto… sem falar nas sucessivas capas da revista Veja, sempre bombásticas nos dias de eleição (todos temiam as capas da Veja… hoje não mais). Lembro bem do escândalo ProConsult na eleição para governador do RJ. Teve o caso do filho ilegítimo de FHC (que no final nem era filho dele). Em 2018, teve o esvaziamento dos debates que foram trocadas pelas entrevistas exclusivas para Bolsonaro, o impedimento de Lula dar entrevistas. Sim é muito complicado mesmo.
Simples assim.
Caro MInsc. Por que?
Caro Camargo, tomando a dianteira do colega e respondendo a minha opinião do por que dos tempos sombrios, já que penso da mesma forma.
Na minha opinião, os tempos estão sombrios a algum tempo já e deverão permanecer assim por bem mais tempo agora.
Deixando de lado todas as ilegalidades envolvidas na figura do presidente eleito, a administração dele ao longo de seus 8 anos de governo e os de sua sucessora, foram péssimos. Ele simplesmente quebrou o país, bem como começou o ‘nós versus eles’ e toda a radicalização política e social que culminou com a eleição de Bolsonaro, outra tragédia para este país.
Todas as ‘reformas’ de Lula, seus programas sociais, embora necessários (bolsa família, cotas, etc.) eram obviamente insustentáveis à longo prazo já que não haviam ‘prazo de validade’, ou seja deveriam ser ad eternum, ao invés de prever por um investimento em educação, empregos, etc., que fizessem com que essas pessoas efetivamente saíssem de vez da miséria, de que houvesse educação forte para garantir um bom ensino para que houvesse uma diminuição gradual das cotas até que elas se tornassem desnecessárias.
É um grave erro focar a educação pública no ensino superior e multiplicar o número de universidades apenas para constar nas estatísticas que aumentamos o número de acesso ao ensino superior. Deveria ter focado em fazer com que as universidades já existentes funcionassem bem, fossem bem financiadas, etc., mas novas universidades aumentam o número de jovens engajados politicamente através dos diretórios acadêmicos, mas trabalhar com os governadores para uma melhoria substancial do Encino de básico e ensino técnico focado nas necessidades de mão de obra locais que é bom, nada. As universidades federais expandiram, mas continuam mal cuidadas e com dificuldades para financiar pesquisas, e expandi-las.
O gasto desenfreado que o presidente eleito fez durante seus governos não visou gastos em indústrias que pudessem blindar o Brasil contra eventuais crises quando a boom das commodities acabasse, concedeu financiamentos bilionários à países ideologicamente alinhados com ele, os quais sequer foram (e provavelmente não serão nunca) pagos.
Só houve prosperidade na primeira década dos anos 2000 por já estarmos estáveis economicamente, havia dinheiro em caixa, havia interesse internacional no mercado Brasileiro. Hoje o contexto é outro. O presidente eleito quebrou o país, mas a conta chegou durante o governo de sua sucessora, que foi prontamente enfrentada pela sociedade que em seu grosso não entendia como podíamos sair de tanta prosperidade para a bancarrota tão rápido, por que os avanços prometidos em economia e sociedade não se concretizaram, e isso sem tocar em todos os escândalos do período de maior corrupção da História deste país.
Entao eu real e te acho que virão tempos muito sombrios, que por mais que já estivessem muito sombrios, tem potencial para serem ainda piores. Não há dinheiro para gastar em todas as promessas que foram feitas. O que vai acontecer? Qual parte de nossa economia vai ser sucateada com suas contas maquiadas para que financiar quatro anos de felicidade antes de passar o bastão para um abismo econômico? Vai botar a culpa ‘neles’ que não aprovam as medidas? Porque nunca é culpa do cara que portava a faixa de presidente. Sempre é culpa dos outros sejam ‘reacionários’ ou ‘interferência dos poderosos interesses externos’. Nem vou tocar em Relações Internacionais para eu não ficar deprimido, mas infelizmente vejo a volta do pior ministro das relações exteriores que já tivemos (pior do que o Ernesto Araújo porque ficou mais tempo no cargo.)
Tudo isso tende à quebrar ainda mais qualquer harmonia social que ainda restasse neste país. Por mais que o atual seja uma personalidade abjeta, ele é tão burro que é razoavelmente previsível e de fato a economia está apresentando sinais fracos de melhora, apesar de que o ano que vem será extremamente difícil, não importa quem ocupe a cadeira.
Infelizmente vejo a perpetuação da divisão nacional.
Mas torço pelo contrário e que eu esteja errado. Eu realmente desejo toda sorte ao Brasil e ao novo governo e quero muito quebrar a cara nessa avaliação. Quero muito mesmo. Mas acho que não vou.
melhor comentário, Camargoer vive no mundo da Lua para não ver os erros do Lula e da Dilma, é como dar tiro no pé sentir a dor e dar outro tiro no outro pé, o problema é que para alguns a Dilma e o Lula são duas coisas diferentes, talvez o não investimento no ensino básico fosse extremamente calculado
Caro Carlos. Qual a necessidade de ser ofensivo? É tão difícil assim escrever sua opinião sem atacar as pessoas? Qual a dificuldade em colocar suas opiniões ou expor as contradições daquele com quem vocẽ discorda sem ofender, agredir, atacar? Complicado assim. Tenho colegas com quem debato há mais de uma década, discordado em muita coisa, e ainda assim somos capazes de rir e discordar de modo respeitoso. Outros, já desisti, são incapazes de argumentar. O que acha?
falei que você está na mundo da Lula por não enxergar o que tá na tua frente, então eu poderia fazer era realmente te ofender, não te ofendi só usei uma metáfora.
Caro Carlos. Ao dizer que estou no mundo da Lua você me chama de lunático, que é um sinônimo de louco, incapaz, o que é obviamente ofensivo. O que é interessante é seu ato falho ao dizer que “vivo no mundo da Lula”, riso. Primeiro, eu nunca declarei meu voto pois defendo veementemente o voto secreto. Aceito as suas desculpas e acredito que vocẽ não teve intenção de me ofender considerando que temos um longo histórico de um debate educado e respeitoso
nunca quis te ofender, já ofendi outros aqui, o que geralmente sou é irônico, mas aí outra coisa
Muito pelo contrário. A gente tem que aprender à discordar. Uma pessoa vota no candidato X ou Y por inúmeras razões que dizem respeito apenas à ela. Existem bons motivos para se votar no Lula. Vou sempre discordar que esses motivos possam ser válidos (claro, hehehehe), mas vou respeitar.
Conheço muita gente que votou no Lula e que imediatamente farão oposição à ele assim que ele assumir, apenas porque julgaram que Bolsonaro seria uma opção pior para o país. Como eu já disse, eu discordo disso, mas respeito, até porque estão longe de serem fanáticos desmiolados sem argumentos. Camargoer sempre tem argumentos. Podemos discordar dele tranquilamente e apresentar nossos argumentos também e assim criar um debate saudável, de troca de idéias, coisa que infelizmente está muito em falta neste país.
Democracia, liberdade, livre arbítrio, liberdade de associação, essas coisas que eu vou defender para sempre, não excluem idéias que pessoalmente não gostamos por qualquer motivo que seja. Ao mesmo tempo, isso vale para todos, claro.
Lula está longe de ser uma maravilha, mas comparado ao atual ele parece fantástico. Vão ser tempos difíceis, o aparelhamento demonstrado pela PRF indica isso, mas certamente serão melhores que o atual governo disfuncional. Ernesto Araújo foi tão ruim que conseguiu se tornar desafeto até do Bolsonaro. Se tudo der certo nunca mais veremos um diplomata que tentou transformar seu país num pária.
Para deixar claro, não importa quantos argumentos se elenque contra o barba, o Bolsonaro conseguiu ser pior e fracassou por demérito próprio, mesmo com todo o poder da máquina pública a seu favor. Supõem-se que o rombo fiscal em maquiagens eleitorais chegará próximo de meio trilhão. Tudo leva a crer que ele vai fazer os próximos meses tão ruins quanto possível.
Que a direita selecione alguém com cérebro para 2026 e abandone o extremismo.
Ele está já com 77 anos. E deve muito provavelmente ser o seu ultimo mandato. E a imagem do Lula pode ser mais forte, mas o PT é fraco. Se fosse uma Dilma ou Haddad contra o Bolsonaro, teriam sido atropelados…
Fraco entre aspas, haddad no auge do anti-petismo teve muito voto .
Claro, tanto que conseguiu a façanha de perder eleição pra prefeito, presidente e governador, uma atrás da outra.
O dia que Lula morrer ou sair da vida pública, a esquerda no Brasil estará acabada.
única coisa que me acalma, e que esse país ainda tem chances é o Zema, Tarcísio e o Senado que está mais para Direita, o motivo para Impeachment tá logo aí, imrobidade Adm e corrupção estão no DNA do PT.
Quando o Lula morrer ou sair da vida pública a esquerda brasileira finalmente conseguirá se renovar e se livrar da bola de chumbo que é o antipetismo.
Quem vai afundar é o PT, que não tem ninguém para ocupar o lugar dele.
Caro Matheus. Eleições são vencidas e perdidas. É parte do processo democrático. O Brasil possui quase 6 mil municípios e 27 estados. Parece razoável imaginar que os partidos ganhem e percam eleições. O dia que Lula deixar a vida pública, talvez outros nomes passem a ocupar a liderança das esquerdas, como Boulos, Haddad, Manuela Dávia, Rui Costa, Marília Arraes… no centro Simone Tebet ganhou muito destaque (Soraya perdeu a oportunidade).. mais á direita Zema e Leite (Tarcísio ainda é precisa concluir um mandato). Este ano pode ter sido a última eleição de velhas lideranças políticas.
Caro Camargoer. Concordo com quase tudo que você escreveu, principalmente na figura do Boulos a frente da esquerda, não consigo enxergar no Haddad a mesma intensidade política. Agora discordo quanto a Leite (PSDB) a direita, se é que se refere ao mesmo Leite que imagino (Eduardo Leite – Governador eleito do Rio Grande do Sul), é esse mesmo?
O PSDB pode ser um partido de centro esquerda, mais a esquerda do que centro, mas partido de direita não é, isso é notório com o alinhamento de sua principal liderança hoje (FHC) e o apoio dado ao próximo governo, assim como o vice do governo do PT, Alckmin que também é do PSDB.
Quanto ao Tarcísio, ele me passa a impressão de ser competente e se fizer uma boa gestão em São Paulo, tem tudo para se destacar como uma liderança da direita. Não acho que ele terá vida fácil por aqui, estava bem alinhado ao Bolsonaro, porém também já trabalhou no DNIT no governo Dilma, pode ser que isso facilite a sua relação com o Governo Federal.
Olá Rafael. Falamos do mesmo Leite, governador tucano. A sua agenda é essencialmente liberal, privatista e em torno do Estado mínimo, De fato, o PSDB de FHC, Covas, Montoro e muitos outros tinha um discurso social democrata alinhado com muitas propostas da esquerda, mas nada disso restou na atual composição tucana. Ainda que eu considere Leite atuando na direita-democrática, talvez disputando os mesmo grupo eleitoral de Zema (e de Doria se ainda estivesse na política), ele está longe da extrema direita. Tarcísio está em uma encruzilhada história. Ele poderá buscar um caminho na direita democrática ou na extrema-direita (quase fascista, na qual se coloca Bolsonaro). Eu não sei qual será a sua estratégia. Após o desastre destes últimos dias da extrema direita (PRF e caminhoneiros), acho que ela se perdeu e corre mesmo o risco de desaparecer do espectro político.
nossa, perde para a reeleição pq era só um poste, perdeu para governador, perdeu para presidente, o incrível e forte Haddad é um ótimo candidato, a Direita devia sempre enfrentar ele na eleição
Olá Slow. O PT é o partido político com maior numero de simpatizantes, sendo preferido por 35% dos eleitores. seguido pelo PL com 20%. Desde a promulgação da CF88, o país teve nove eleições para presidente, sendo que o PT venceu 5 delas e esteve no segundo turno em outras duas. Mesmo nas duas eleições nas quais FHC venceu no primeiro turno, o PT foi o segundo partido mais votado.
O PT hoje é igual a seleção de Portugal, é time de um jogador só… 😉
Eita… E de futebol também não sabe nada…
E hoje, Jinping parabenizou Lula e propôs uma aliança de longo prazo entre os países.
Outra excepcional notícia.
Se for para combater o narcotráfico, a grilagem de terras, o desmatamento e etc., todos apoiamos.
Vai sim…
esqueceu de falar invasões..opa…ai ja não
Olá MInsc. Vocẽ acha que o pais corre o risco de ser invadido por um país vizinho, como aconteceu com a Ucrânia? Uma Guarda Nacional tem função doméstica. No caso de uma invasão externa, é função das forças armadas.Não misture.
nada ver mano
Olá Tsung. O Minsc falou de invasão. Que invasão? Foi o que eu perguntei para ele.
invasão de terras produtivas pelo MST.
ahhh. Pensei que eram invasões das rodovias com caminhões para impedir o tráfego.
“Arruaça” para a galera é a manifestação de quem não gostamos.
O produtor de arroz? Direito a propriedade é garantido pela constituição e enquanto houver governo disposto a seguir a lei, isso se resolve com polícia e reintegração de posse. Não me lembro de nenhuma reintegração que tenha falhado desde que o movimento foi criado.
Essa loucura de sempre de invadir terras produtivas… na cabeça desses anormais nao deve nem ter terras improdutivas no Brasil… Meu deus…
É óbvio que ele sabe que não tem muito apoio nas forças armadas. Acho que a ideia dele em ter uma guarda nacional é muito mais para afastar a possibilidade de um golpe militar contra o governo dele. Pois a ideia é ter um 2o exército formado por pessoas que o apoiam.
Mas ele já não tinha criado uma força nacional?
Olá Adriano. Pelo que entendi, a ideia é revisar o artigo 142, retirando do EB a prerrogativa da GLO que seria responsabilidade de um GN.
Sinceramente, nada contra. FAs não tem que ser substituto de polícia.
Olá José. Eu também sou contra a ideia de empregar forças armadas como força policial.
Uma nova força de segurança, como qualquer instituição pública, só poderia ser preenchida por meio de concurso. Impossível ele formar um “segundo exército” só com apoiadores dele.
Isso é feito com doutrinação. Em uma instituição antiga como o exército é mais difícil, mas também da para ser feito em parte. Ja em uma nova força é muito mais fácil. Quem o sr. acha que serão os generais ou comandantes desta força?
Só terão comandantes e generais daqui 30 anos? Ou serão selecionados A DEDO de dentro do exército ou de outras forças?
Como seria a promoção lá dentro? 100% em méritos ou pode ter uma porcentagem de política? E um oficial que esta alinhado terá mais ou menos chances de ser promovido?
Agora, são todas perguntas sem respostas, e eu posso estar errado. Mas nao é tão simples como o sr. colocou que seriam somente concursados.
Veja a Venezuela, tanto as forças armadas como a guarda nacional apoiam o regime de Chaves que ficou com o Maduro.
esta referindo coletivos civis? tipo controle de massa?
impossível não, eles em autocrítica quando a Dillma caiu falaram que deviam ter intervido na AMAN e outros, além nas promoções só de pessoas ligadas ao pensamento de esquerda, ou sejao próprio PT disse isso, quem és tu para desdizer o PT.
Exato. Até porque uma GN fatalmente terá suas raízes, formadores, doutrinas, etc, baseadas nas atuais Forças Armadas.
Povo gosta de ver pelo em casca de ovo!
Isso é relativo, o pouco apoio dele muda muito rapidamente, assim que ele implementar açoes de apoio as FA.
Olá Luis. Uma Guarda Nacional integra o sistema de defesa do país mas com responsabilidade doméstica. A ideia é mudar o artigo 142, retirando do EB a prerrogativa das operações de GLO, que seriam atribuição da GN.
ele vai querer desarmar a população e armas essa guarda aí, o problema é isso passar no Senado, pra quem acha que isso é loucura, o proprio PT disse que falhou em Cooptar o EB quando a Dilma, caiu e isso tem até aqui no Forte.
E ta certo ele oras. depois do que aconteceu com a Dilma se ele nao pensasse nessa hipotese seria muito inocente…
grilagem de terraas, desmatamento sim, mas narcotráfico não, vai voltar o diálogo cabuloso
Lula tem que ser criticado pelo que de fato é, esqueçam esse terrorismo. Diziam a mesma coisa quando ele criou a Força Nacional. Ele governou por 8 anos, não transformou o país na Venezuela e nem transformará.
Mas esperem muito conchavo, denúncias de corrupção e coisas do tipo. Diria, inclusive, que com a direita tendo maioria na câmara e no senado, e com o Lula tendo um vice que até ontem era inimigo, nem terminará o mandato.
Por impeachment ou problemas de saúde chuto que o Lula tem uns 25% de chance de terminar o mandato.
25%? Uma proeza conseguir quantizar algo tão subjetivo quanto política. Daqui a dois anos sua vida vai estar bem melhor, por ação de políticas públicas deste futuro governo, mas dou 100% de chance que você atribuirá isso ao sua concepção pessoal de Deus ou a esforço próprio. Por opiniões deste quilate, oriundas de gente como você ou outros gênios, como um tal de Mk48 do Poder Naval, o BR virou esta bosta de hoje que, infelizmente, esta sendo presidido por um sujeito que seria mais produtivo sendo um quitandeiro no Vale do Ribeira.
Eu acho mais provável capanga de bicheiro no subúrbio do Rio. Se o EB tivesse feito a coisa certa décadas atrás é o que ele teria se tornado.
E eu chuto que vc vai mudar de opiniao sobre ele já a partir do 2o ano de mandato.
Olá Danile. Eu aposto 10 milhões de Kichute$ que o Centrão vai propor que ele dispute um segundo mandato e mude a CF88 para disputar um terceiro.
o que é cf88?
CF88 constituição federal de 1988
É só um papel. Ele muda conforme a vontade dos nossos políticos e, mais recentemente, do nosso judiciário também.
“com a direita tendo maioria na câmara e no senado”
Amigo isso é ilusão, logo após a vitória do Lula os partidos da base “aliada” de Bolsonaro estavam parabenizando Lula, o presidente do PL é o maior bandidão cheio de caso de corrupção, gente dentro do congresso já esta falando que ele e o Lula vão conversar, a maioria das pessoas que entrou no congresso graças ao Bolsonaro é do centrão, não é de direita, se as pessoas pesquisassem os apoiadores do Bolsonaro antes de votar talvez não tivessem colocado tanta gente do centrão lá dentro, de direito mesmo se tiver 50 é muito, já do centrão passa de 200 deputados.
Se o Bolsonaro tivesse ganhado talvez pudesse ter usado a força politica desses “apoiadores” mas como ele perdeu, grave minhas palavras, a maioria desse pessoal vai se debandar para o lado do Lula.
O congresso é um prostibulo, os partidos são os cafetões e os deputados as prostituas, leva quem paga mais. Saudações.
a câmara ainda assusta, mas o Senado ainda tem muita gente boa, o suficiente para paralizar o andamento de muita coisa e colocar CPI atrás de CPI.
Oi? Teve um presidente que acaba de nao ser re-eleito que foi MUITO criticado pelos apoiadores do Lula nao pelo que de fato fez ou era. Ninguem esqueceu nos ultimos 4 anos o tal terrorismo de que vc fala. Foi terrorismo ateh o ultimo segundo, ou nao foi?
De minha parte nao havera tregua nenhuma. Nao gosto de nenhum dos dois mas assistir PTista gritar “Altos” quando chegou a vez do outro jogar, ai nao..
Quando a grana começar a correr solta pelos corredores da câmara e do senado, saberemos, de fato e de verdade, quem é de direita e quem é apenas por fisiologia.
Algumas máscaras hão de cair, porque não se enganem, não se pode esperar pêras de um pé de abacate.
Isso se ele tomar posse…mais um pouco, se terminar o mandato.
Até 31 de Dezembro muita coisa vai acontecer.
Sim, muita coisa pode acontecer… Mas aí vamos saber realmente quais são as regras do jogo, não é?
PSD e União Brasil já estão falando que vão conversar com Lula.
É mais que evidente que as políticas sociais do novo Presidente vão alavancar sua popularidade e trazer a maioria dos deputados para seu lado.
Por outro lado, a perda da imunidade do ‘defenestrado’, paralelo ao desmonte da rede de apoio que ele criou na PGR, polícias, parte do Judiciário e etc, levará à descoberta de muitas situações ocorridas nós últimos quatro anos.
Não vejo um futuro muito bom para ele e família.
Tirando meia dúzia de gato pingado sem importância, como o 02 e a Zambelli, tem que ser muito ingênuo pra achar que a maioria da “direita” vai afundar abraçada ao pescoço do Bolso.
Mesmo quem se elegeu bolsonarista vai fazer de tudo pra se distanciar daimagm dele, pra ter chances de reeleição.
A única coisa que vc saberá de verdade se quiser ver de verdade, é que as tetas públicas bolsonarista secou, agora é a vez das tetas públicas petistas.
Uma máscara de ouro caiu, para idólatras outra sobe.
horemos !!!!!!!!!
O Alckmin é minha esperança, o Boulos já disse que ele não terá voz no governo, então espero que seja assim Impeachment já
Bom…qual será o limite de idade e a remuneração ?🤔🤔🤔 Muito me interessa este assunto
Supere
Guarda Nacional tem até no EUA meu caro
Sim. Estamos em um site de defesa, a matéria diz que Lula ganhou, eu trouxe como 1a mensagem o que eu lembrei de maior destaque para o tema: a criação de uma guarda nacional.
Os motivos eu suspeito, mas cada um tem a sua opinião. Mas é algo a ser debatido aqui.
Quais os motivos? Qual será o tamanho desta força? Terá mais ou menos homens que o exército? Etc.
Olá Luis. A questão é o artigo 142 da CF88 e as operações GLO domésticas. A reforma deste artigo depende da criação de um GN que teria as atribuições de GLO deixando o EB apenas com as ações de defesa externa.
Os problemas brasileiros são que natureza interna.
Garimpo ilegal, invasão de terras indígenas, degradação ambiental e etc.
Coisas que uma Guarda pode lidar.
Por exemplo: Alguns caminhoneiros tresloucados estão criando barreiras nas estradas contestando as eleições.
Na medida para a Guarda Nacional agir e limpar a situação.
Portanto, as Forças Armadas podem e devem ser profissionalizadas e com um efetivo muito menor e mais especializado.
Será muito menos oneroso ao País.
o Ibama em operação tem força de polícia, sobre os caminhões, a PM pode fazer isso, PM e EB etc, goste deles, mas não os ame, uma hora o cassetete pode vir atrás de você, e com mais essa guarda aí fica complicado
Bem, a Guarda Aérea dos EUA utiliza caças F-16 de segunda mão para patrulhar os céus do país. Já que não temos os mesmos recursos financeiros e os Gripen irão para a FAB, seria prudente usar os Super Tucano, privilegiando a Indústria Nacional e como forma de compensação pela redução dos números do KC-390.
São similares no nome, mas diferentes na função.
A Guarda Nacional dos EUA é uma força de reserva militar dos Estados Unidos. Que por vezes cumpre funções de segurança pública(GLO) quando requisitada por governadores ou determinada pelo Presidente.
Inclusive eles combatem nas guerras em que os EUA se envolvem, atuando nas fileiras do US Army.
Ou seja, A Guarda Nacional americana é uma tropa de combate militar.
Já a Guarda Nacional proposta por Lula é similar a Venezuelana e Mexicana.
Uma tropa nacional que vai atuar na segurança pública.
Uma espécie de Gendarmaria Federal.
Resta saber se vai ser uma força militar – nos moldes dos Carabineiros Italianos e Chilenos – que parece ser a proposta. Ou se vai ser nos moldes da PRF, o que já mudaria até mesmo sua percepção de “Guarda Nacional”.
Seria mais uma força policial federal.
Vamos ver o que vem pela frente.
Ola Luis. Acredito que seja mais parecida com a Guarda Nacional que existe nos EUA.
mas os governadores vão ter o poder sobre elas como nos EUA?
Olá Carlos. Eu não li a proposta da criação desta GN. Até imagino que ainda não exista um projeto detalhado. Então não sei qual seria a proposta. Eu ainda não tenho uma opinião sobre uma GN mas sou contra as operações de GLO conduzidas pelo EB. Talvez seja preciso repensar as policas militares para atuarem como GN.
Puts desencana cara.
Guarda nacional, guarda costeira tem em diversos países inclusive nós E.U.A.
Elas servem para “desafogar” as FAAs das funções para as quais elas não foram criadas e que não possuem capacitação para isso.
Agora será o chororó das “viúvas” do bobo da corte.
Guarda Nacional Brasileira? Morei, por diversas vezes (desde 1983) em Roraima e tenho Parentes venezuelanos.que hoje estão refugiados no Brasil. Se preparem para os Esquadrões da Morte Vermelhos e os “Coletivos Socialistas Assassinos” autorizados a matar pelas ruas do Brasil..
Olha a fake!
Bolsonaro conseguiu algo inédito: foi primeiro presidente em exercício a não conseguir se reeleger. Todos que tentaram conseguiram, menos ele, mesmo abrindo o cofre de forma totalmente eleitoreira.
Parabéns, Bolsonaro. Você conseguiu ser medíocre como militar, deputado, pai e agora como presidente.
Sobre o novo governo Lula, existem várias semelhanças com o início do segundo governo Dilma. Minoria no congresso, país dividido, resultado apertado, situação econômica e social complicada e um vice de olho na sucessão.
Apostaria alguns kichutes, como diz outro forista, que ainda acabaremos tendo o Alckmin como presidente.
Vamos lembrar a história desde o suicídio de Getúlio Vargas , quantos vice presidentes assumiram o cargo …. brasileiro tem que votar em presidente de olho no vice,,,
Minoria no congresso, meio país contra ele e tbm a maioria dos governadores contra ele… não será como em 2006-2010 em que ele teve a maioria ao seu lado que foi o suficiente para escapar de impeachment com mensalão entre outras coisas…..
Exato, e digo mais: de forma intencional ou não, a campanha do Lula criou para muitos a percepção de que apenas a sua vitória já seria suficiente para transformar o Brasil a partir da sua posse, e qualquer pessoa sensata sabe que isso não vai acontecer, ainda mais com minoria no congresso. Isso pode gerar uma onda de decepção bem grande, e sem apoio popular, é impeachment e Alckmin presidente.
Muita gente falando em minoria no congresso, isso NUNCA vai ser problema para o Lula, basta comprar os parlamentares, todo mundo sabe que ele mudam de lado por dinheiro, cargos, ministérios, nomeações de parentes e etc. alguns não vão se vender por que são fieís à Bolsonaro, mas o resto…podem esquecer, ele vai governar fácil.
é como eu imagino, o poder é um vicio bom , e o ser humano é a pegado nele , nao importa o quanto mude
Rei morto, rei posto. A luta pela hegemonia da direita está em curso.
Você esqueceu que ele terá a chave do cofre na mão,não se iluda,o que menos existe na politica brasileira é posição ideologia,a grande maioria dos políticos brasileiros querem apenas encher os bolsos e fazer parte do high sociaety,na hora em que o lula abrir a carteira,as “coisas” andam ….
Penso o mesmo q vc.
Um terceiro governo Lula e depois o quarto fará a população esquecer quem foi Bolso.
A não ser quando lerem as manchetes policiais.
Se ele conseguir terminar o terceiro mandato é lucro, isto caso ele volte a aprontar tem bastante lugar oara ele em alguma penitenciária , lugar que deveria ter ido e nunca saído ….
Por falar em lugar, onde está Wally?
Apertem os cintos, o presidente sumiu,
Sei não viu… será que o povo aceita bancar outra crise como o pós Dilma? 10% de PIB negativo acumulado em 2 anos. Quem brinca com a democracia acaba se queimando, e ainda saiu barato pro Brasil.
Bolsonaro teve 58 milhões de votos. Muitos desses certamente foram votos úteis, apenas porque o adversário era o Lula, mas pelo menos a metade deve ser voto ideológico, daqueles que não abondaram o Bolsonaro nem no pior momento da pandemia e do governo. Isso ainda é muita gente e o nível de fanatismo é grande.
Essa turma não quer saber de estabilidade política, muito pelo contrário. Com o orgulho ferido, agora querem mais do que nunca provar que estavam certos, e destruir o Lula no cargo é o caminho que vão tentar seguir, custe o que custar, algo que não deve ser tão difícil tendo maioria no congresso. Vão apostar totalmente no “quanto pior, melhor”, até para impedir que o Lula construa um sucessor forte, já que em função da idade essa deve ser sua última eleição.
Quarta-feira é feriado.
Vou almoçar na Barra da Tijuca e certamente passarei pelo Vivendas da Barra .
Não perco isso por nada desse Mundo.
Voce pode almocar e passar por onde quiser, claro.
Quando vc voltar pro debate estaremos aqui. Nao adianta gritar “Altos” quando eh a vez do outro jogar. Foram 4 anos de massacre. Eu estava aqui. Eu vi.
kkkk entedi assistir o CAOS de camarote no alto do morro
Normal para gente da elite ter estas regalias não ?
Os socialistas de iphone que criticam o capitalismo e não sobrevivem sem as mazelas do mesmo …..
Pior é os vassalos dos EUA usando bonezinho Make America Great Again e na etiqueta, Made in China.
rs
Exato. Agora vai ser um tal de PTista pedindo “Vamos deixar isso para lah”; “Vamos abaixar as armas”;
Foi massacre ateh o ultimo segundo. Havia gente super democratica conclamando as pessoas para estarem no “Lado Certo”. Como se houvesse um. Essas mesmas pessoas agora vao passar todos os dias pedindo uniao. Eh aquele caso do menino que dah um soco na cara do amigo e quando esse vai revidar grita “Altos. Nao to mais jogando”.
DOLAR vai subir de novo tenho certeza
Então compre fundos atrelados em dolar.
e subiu? responde pra gente
Bolsonaro perdeu para Ele mesmo. Cito só o fato de zerar os estoques reguladores, coisa impensável para qualquer gestor, até dono de buteco sabe a importância disso. Gastou um absurdo para conseguir ir para o segundo turno. Apenas o tempo dirá o que será o governo Lula, e não custa lembrar que Ele não é Dilma e Alckmin não é Temer. E para Nós como nação é bom que o governo dele seja bom (falou que não disputa outro mandato), o País agradece e 2026 está logo ali para uma eleição debatida fora das igrejas e bem mais propósitiva.
Concordo.
Graças ao ( ainda ) presidente, o Centrão provou carne, ficou bem nutrido e ganhou força de novo.
Qualquer PR dáqui pra frente será obrigado a fazer conchavo com eles.
O partido do Alckmin ganhou nova musculatura que havia perdido. Arrisco dizer que ele pode ser o titular pra 2026.
Mas só saberemos o quanto essa previsão está acertada nas próximas eleições pra deputado, senador e prefeito.
Não vamos esquecer que praticamente o centrão inteiro apoiou o Alckmin no primeiro turno em 2018, tanto que ele teve o maior tempo de tv. Parece que eles têm bastante afinidade, e isso, para o Lula, é perigoso.
sera que alckim , vai se vingar dos paulista? e transformar SP numa dividas chines
Nisso vc esta certo. Bolsonaro tem enorme culpa pela derrota. Isso nao muda o que eu sinto pelos PTistas mas eh verdade.
Ola Alada. O risco ‘é que os sentimentos sejam recíprocos. Já pensou?
Olá Bj. Eu dobro a aposta. É preciso colocar na sua conta o fator politico. Lula disse que não irá disputar a reeleição; Isso pode servir de vacina contra um processo de afastamento. Seria uma tolice que os governadores que foram picados pela mosca azul apoiassem um afastamento, dando a Alckmin o poder da máquia púlbica para buscar a reeleição
Camargoer, vejo o oposto. O Alckmin até foi “engolido” mas não é bem aceito pela base petista, e agora que se aliou ao Lula, também não é mais bem visto dentro da direita tradicional. Queimado nos dois polos, ele seria um adversário mais fácil de derrotar em 26 do que um sucessor legítimo e escolhido a dedo pelo Lula.
Seria mais ou menos como o Temer, que quando foi inserido nas pesquisas para 2018 aparecia com 1% de intenção de votos, provavelmente porque um lado o via como um traidor, e o outro como alguém que se aliou à esquerda.
prefiro o Alckmin do que o Lula
FHC foi eleito e se reelegeu.
Lula, idem.
Dilma, idem.
Bolso foi o 1° presidente em quase 30 anos que tenta se reeleger, e não consegue.
Finalmente entendí porque o chamam de “mito”.
Matusalém é velho.
Matusalém já viu muita coisa.
Matusalém sabia que o dignátario ia perder e que vai acabar ‘enfiando os pés pelas mãos’ e afundar mais ainda.
E que o futuro dele não será nada bom.
Palavra do Matusa.
Pela incompetência dos outros tú fostes eleito.
Pela própria incompetência tú fostes derrotado.
O pior de tudo é que quando ele venceu, o PT estava praticamente destruído, com o Lula na cadeia. Mas, como ele mesmo disse: “Se eu errar, o PT volta”.
Na minha opinião, o erro dele foi ser tão veemente contra o toma lá, da cá, e contra o centrão na campanha, mas no cargo, se rendeu completamente a tudo que ele combatia, basta ver seus aliados, como, Collor, Eduardo Cunha, Roberto Jefferson, Ciro Nogueira, Arthur Lira, Augusto Aras, Valdemar Costa Neto e Ricardo Barros.
O cara é tão “mito” que foi ELE, e apenas ELE, que conseguiu reerguer a imagem do PT e do Lula, mesmo depois de tantos escândalos que acabaram com o poder eleitoral daquele partido.
Foi ELE que conseguiu acabar com sua própria base aliada no Congresso e fazer aliados virarem adversários.
ELE conseguia destruir qualquer tentativa de se mostrar bom governante pro povo, apenas abrindo a boca.
Lembram das eleições pra prefeito? Todos os candidatos que faziam propaganda esplícita ao lado DELE foram escorraçados das urnas, e até os candidatos bolsonaristas tinham que distanciar sua imagem DELE pra conseguir votos.
Foi ELE que derrotou a sí mesmo. Esse é “mito” mesmo.
Contra o toma lá dá cá?
A vida desse sujeito sempre foi assim.
De Deputado inexpressivo do baixo clero a graves acusações de ‘repartição de verbas’ de gabinete e salários que assombram sua família.
Não sei de qual Estado vc é, mas quem mora aqui no Rio conhece muito bem essas histórias.
Rapaz…eu tô doido pra acabar com esse sigilo de 100 anos, pra ver o que tem debaixo desse tapete…
Não é?
Esse sujeito veio com assuntos, pautas e procedimentos estranhos ao País e sem interesse da população.
Começou com um acordo militar com os EUA para combater o comunismo.
De onde esse cara tirou isso?
E qual o interesse da população nisso?
Nenhum.
Depois de tantas situações inusitadas vem com esse sigilo de 100 anos.
Fala sério.
Sou do RS, mas, repare que eu disse que ele era contra o toma lá, dá cá, na campanha, isso não tem como negar.
Prezado Maurício.
A vida desse sujeito sempre foi na base do ‘toma lá, dá cá’.
Falar da boca pra fora é fácil.
O Inferno está cheio de inocentes.
De onde vc acha que ele tirou esse orçamento secreto?
E os decretos em cima da hora para tentar a reeleição?
Coisas típicas de político do baixo clero que é de onde veio e nunca deveria ter saído.
Teve olho grande e vai se estrepar.
O que ele mais fez foi mentir, basta comparar as falas e as práticas.
Acho que alguém disse uma vez: “Aquele que tentar destruir a Globo será destruído por ela”.
Caro Mauricío. Bolsonaro enfrenteou a mais grave crise sanitária dos ṹltimos 100 anos. Poderia ter sido o líder de um país e até do mundo em torno de um amplo programa de vacinação e combate á pandemia. Teria garantido sua reeleição e até uma mudança constitucinal para um terceiro mandato. Bolsonaro tinha o controle do orçamento, que é uma enorme fonte de poder, mas preferiu passar este controle para o Congresso. Bolsonaro poderia ter conquistado apoio internacional em torno da questão climática, mas preferiu atrelar a política externa aos EUA, mas com a derrota de Trump ficou isolado. No fim, pediu votos para ser deputado federal.
Camargoer, tenho que concordar com você.
Obrigado
Bolsonaro tem que agradecer que conseguiu ser presidente, pois na realidade nunca deveria ter chegado a este cargo, apenas estava no lugar certo e na hora certa. A maior prova disso é que jogou tudo na lata do lixo, qualquer outro sujeito mais astuto e sábio no lugar dele teria sido reeleito.
No linguajar do futebol, Bolsonaro venceu o time reserva do PT em 2018, mas quando teve que enfrentar o time titular do PT, aí tomou na tarraqueta, como tomaria em 2018, não fosse a prisão do centroavante do PT(Lula).
Bolsonaro agora precisa rezar para não ser preso ou aparecer morto em algum matagal por aí.
Já o Bolsonarismo precisa encontrar outro nome, outro líder, alguém inteligente, sábio e esquecer de vez esses sujeitos folclóricos e ideológicos como Padre Kelmons e Nikolas Ferreiras da vida.
Venceu o time reserva porque tinha um Juiz que atuou como o José Roberto Wright (lembra dele?) e alterou o placar do jogo.
Mas, a história veio à tona e fez-se justiça.
Embora com alguns anos de atraso.
Isso que ocorreu hoje era para acontecer há quatro anos, não fosse aquela turminha braba de Curitiba.
Mas, a História é perfeita e não deixa passar nada.
Muita coisa vai aparecer.
Bem sua cara apoiar bandido
E de pensar que ele poderia ter corrido do país ou algo do tipo.. ficou aqui e falou que iria provar, dito e feito ..
Como ele disse: ‘Tentaram me enterrar vivo’.
A fórmula parecia simples.
Um Juiz, meia dúzia de Promotores e outra de Delegados.
Acabaram com o País com esse projeto de poder.
Menos mal que a população brasileira deu a volta por cima.
O único problema é que agora temos um Senador e Deputado de extrema direita ocupando cadeiras pelo Paraná.
Os nomes não preciso dizer.
Ainda com esse chororô? O Wright já explicou mil vezes o motivo das expulsōes. Supera, filho.
Esse era o retrato do governo Bolsonaro:
Muito circo, palhaçadas, motociatas, passeatas usando o nome de Deus em vão, barracos com as demais instituições para estar na mídia, e nada de trabalho sério em prol do Brasil.
Caiu de podre que era, já vai tarde.
E os Collor que nem terminou o mandato, e ainda ficou se esfregando no Lula,…
E adivinha que ele estava apoiando agora?
O ressentimento com o Lula e Dilma foi tão grande que ele e o Ciro se negaram a apóia-lo.
Ciro rachou com os próprios irmãos, se ele não se acerta nem com a família se acha que com Lula vai ? Kkkk
Segundo a Filosofia, a única coisa que pode destruir o Mito, é a verdade. Estavam certos mais uma vez.
Ou a ‘Lenda’.
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, lembram?
E falando sobre verdade…nunca ví honestidade precisar de 100 anos de sigilo…
Eu tô realmente ansioso pra saber por qual motivo o Bolso precisava desse sigilo….
Ele é o ‘cara’!.
Tentaram armar contra ele e o camarada deu a volta por cima.
Três vezes Presidente.
Vai pedir música.
Felicidades!!!!!!
Bolsonaro disparado o pior presidente da história deste país, brincou com geopolitica, brincou na pandemia e somente no final do mandato, com o dano já causado, tentou ser o presidente que muitos esperavam.
Inacreditável ver esse imundo jogando na lata do lixo a chance que Dr. Enéas sempre SONHOU.
Bolsonaro teve a chance de ouro.
Pegou o país em uma situação econômica e moral onde o mínimo que fosse feito já seria muito. Era só fechar a boca e deixar tudo correr. Mas não, ele precisava materializar a imagem do presidente energúmeno.
A pandemia, que embora tenha sido uma tragédia para todos, politicamente poderia ser bem explorada por ele, nem que fosse apenas para responsabilizá-la pelos resultados econômicos ruins do início do governo. Era só ficar quieto e, como havia prometido na campanha, dar a liberdade para o ministro técnico trabalhar. Poderia ter saído como herói, mas não, se meteu a receitar remédio, dar murro em ponta de faca contra as máscaras, isolamento e vacina, brigar com governadores e prefeitos, etc, tudo isso sem nenhuma necessidade, apenas por ideologia barata. E pior, falou as maiores atrocidades que poderia, tipo o “não sou coveiro”.
Politicamente, buscou uma briga diferente por semana. Bateu palma para maluco dançar comprando as brigas de gente tipo o Roberto Jefferson, e só teve prejuízo, especialmente com o episódio dos últimos dias. Teve tanta falta de tato político que foi corrido do próprio partido e abandonado por quem havia ajudado diretamente na sua vitória, tipo o Bebianno e vários outros.
Contribuiu ainda para a formação da imagem de um presidente relapso, dando voltinha de moto, jetski e comprando brigas desnecessárias enquanto o país estava em frangalhos.
Se ele fosse mais discreto, falasse menos besteira e não passasse a imagem de um irresponsável em um cargo tão importante, certamente seria reeleito, ainda mais com esse resultado apertado de hoje. Mas nesse caso, não seria ele, né?
Por mais medíocre que Bolsonaro seja, o fato dele se cercar de pessoas altamente incompetentes, ideológicas e corruptas o prejudicou ainda mais.
Porém, eu sempre disse aqui que esse cavalo de pau que Bolsonaro deu nos últimos meses no seu governo aconteceu pela necessidade e desespero, não foi algo orgânico.
Depois que Trump foi jogado na lata do lixo nos EUA, Bolsonaro perdeu tudo o que tinha e caiu no colo do Putin, e também teve que cessar ataques a China.
Bolsonaro foi incrivelmente incompetente e ingênuo, faltou visão, faltou astúcia, faltou experiência. Gente como Bolsonaro jamais chegaria no poder numa China ou Russia e até EUA, seria jogado na lixeira bem antes.
O 1° sinal de alerta foi nas eleições pra prefeito, deputado e senador.
Quase todo mundo que aparecia abertamente ao lado dele na propaganda política foi massacrado nas urnas. Quem o apoiava ideologicamente era obrigado a distanciar sua imagem dele pra ter chances de voto.
Que belo cabo eleitoral ele era…
Ele teve quase 2 anos pra ver isso e mudar,mas continou o de sempre: comprar briga com a própria sombra, falar m….. diariamente, ou falar apenas pro cercadinho dele.
Só aos 45 do seg. tempo ele “tentou” mudar sua imagem, mas aí já era…
Sem contar que ele foi o maior Cabo eleitoral do nine, colocou 2 petistas no STF, 1 no PGR, a lava jato acabou por ações diretas do Minto, tudo o que ele prometeu em campanha, não cumpriu, prometeu manter o combate a corrupção, mas fez o que fez, na pandemia não perdeu uma única oportunidade de falar merda, uma pena ter tantos Bolsonaristas cegos, que por fanatismo não deixaram nascer uma terceira via… Agora já era, é torcer para não virarmos uma Venezuela.
Não devemos esquecer que ele (a mando de outrem, certamente) atacou todas as conquistas que o povo levou décadas para conquistar.
Flexibilidade das leis trabalhistas, cortes de gastos na ciência, educação e cultura e por aí vai.
E animado pela possibilidade de se eleger novamente, já estava preparando o ataque aos descontos do IR de educação e saúde.
Coisas do ‘gênio’ Paulo Guedes.
Já vai tarde.
Genocídio de 600 mil pessoas de covid.
Perseguição de indios por grileiros e garimpeiros.
Desmatamento da Amazonia.
Transformou a PRF numa milicia carioca.
Fritou os cofres publicos comprando votos discaradamente.
Favoreceu o agro e atrapalhou a industria.
100 de sigilo nas maracutaias.
Orçamento secreto maior esquema de corrupção da historia do mundo.
Fake news financiada com dinheiro publico.
Fez uma unica obra em 4 anos de governo: 1 ponte kkk
É… o cara é o mito mesmo kkk
E hoje, a PRF fez um papel lamentável criando barreiras para dificultar a chegada de eleitores no Nordeste.
A que ponto chegamos.
Olá Matusa. Pior. hoje (segunda-feira) alguns caminhoneiros fecharam rodovias em protesto e a PRF não fez nada
A verdade dos fatos:
EUA morreram 1.000.000 de pessoas, não é culpa de ninguém, se for, é do “bendito” vírus que a natureza criou, como disse o molusco, em agradecimento
Botou a PF e o EB na Amazônia
Desmatamento na Amazônia recordes foi com FHC e Lula
PRF apreendeu mais cocaína e combateu crime organizado como nunca antes na história…
Nunca comprou votos com dinheiro público, até no “Orçamento secreto” ele perdeu o poder dar dinheiro, pois quem manda é o relator, por isso orçamento tem o nome de – Emenda de relator
Quem criou o sigilo foi FHC e Lula regulamentou, ele e Dilma usaram muuuuuito, cansaram de se lambusar nele
Orçamento secreto já expliquei, tirou poder do presidente, maior fake news dizer que se trata de um “Bolsolão”
Terminou centenas de obras dos governos anteriores, inclusive a transposição do RSF.
Esquerda é só mentiras.
Trump, no início, era contra a vacina e influenciou muita gente a não tomá-la.
Finalmente alguém falando alguma verdade aqui, pessoal adora esses assuntos porque podem expressar seu pensamento com viés esquerdista genuinamente corrupto. Mas te adianto amigo, é perda de tempo tentar rebater essas falácias.
Sinceramente acho isso muito ruim, pelo histórico de má gestão que o governo petista fez, mas é inegável que o atual governo tinha que cair, além de não ter feito nada de útil pelo país em 4 anos, piorou o que já estava muito ruim, e ainda descumpriu promessas de campanha se aliando a corruptos do sistema que dizia combater, durante a campanha de 2018.
A lista de barbeiragem que este governo fez é interminável, e não daria para pôr tudo neste comentário. Foi fraco no combate a pobreza, no combate a má educação do Brasil, no trato com a saúde, no combate a corrupção, no combate a maior tragédia humanitária já enfrentada neste século por este país, além do mais não tinha grandes obras de infraestrutura para mostrar.
Foi um governo medíocre que vivia de circo, motociatas pagas com dinheiro público, palanques nunca desarmados e sempre culpando os outros pela sua falta de competência.
A verdade, senhores, é que o brasileiro ainda não aprendeu a votar, pois entre tantas opções o segundo turno ser decidido entre um ex-presidiário e o futuro presidiário, mostra a pobreza de cultura, de moral, de ética e espírito do brasileiro.
Ainda há muito a se fazer para o Brasil ser um país mais justo e próspero, só não contem comigo por que eu já sou cidadão panamenho e não movo mais um dedo por este país com mentes tão atrasadas.
#panama2032
Infelizmente a Orcrim venceu as eleições 2022
Agora é só uma questão de tempo para o nosso suado dinheiro ser desviado e ir para outras nações amigas do lulopetismo.
A “fome, a miséria, os desmatamentos e a poluição” desaparecerão como “mágica”, e a censura vai comer solta contra quem duvidar.
Bem vindos ao mundo do “amor” do petê a partir de 1º de janeiro de 2023.
Esqueceu de colocar aí no teu comentário que o PT voltou graças a Bolsonaro, que fez tudo o que o PT queria, senão o PT voltava. Bolsonaro foi o maior aliado do PT, e não era de se estranhar, já que o histórico do mesmo o denunciava: sempre votou com o PT e até a favor do PT. Vcs que caíram no clickbait do candidato conservador anti petista.
O PT voltou graças ao Bolsonaro e o PT foi quem criou o Bolsonaro.
Olá M@k. Pelo contrário. Bolsonaro é cria dele mesmo e de um grupo de pessoas que imaginaram que seria possível implementar um governo de extrema direita no Brasil, o que inclui os generais Vilas Boas e Heleno. Como todo partido que chega ao poder, o PT cometeu vários erros (e acertos), menos ter criado Bolsonaro. Ele foi um vereador da cidade do Rio de Janeiro eleito por suas ideias em torno do regime militar e de lá chegou em Brasilia como deputado defendendo ideias como tortura e com um discurso anticomunista. Na presidência ele continuou com estas mesmas ideias.
Quanto tempo será que falta para começar a narrativa de que o Bolsonaro é de esquerda? Tivemos um governo de extrema direita nos últimos 4 anos e o resultado fala por si mesmo.
Olá Renato. Acho improvável que isso aconteça, mas acho que já estão construindo a imagem do democrata perseguido pelo sistema corrupto. Bolsonaro representa uma ascensão fascista que parece ter fracassado em seu projeto de poder.
Eu acho que já começou a luta interna para substituí-lo e muitos dos seus agora fiéis apoiadores vão descartá-lo, mas vão precisar criar uma narrativa para justificar isso.
Sobre o comportamento da boiada. Uma sugestão de leitura é o Psicologia das Massas, de Freud. Ele coloca que as massas anseiam por líderes fortes, mesmo que sejam burros e autoritários e ninguém tolera um vácuo de poder e, como agravante as massas não toleram demonstrações de fraqueza ou dúvida.
“A massa é impulsiva, volúvel e excitável. Os impulsos a que obedece podem ser, conforme as circunstâncias, nobres ou cruéis, heróicos ou covardes, são tão imperiosos que nenhum interesse pessoal, nem mesmo o da autopreservação se faz valer.”
“ A “fome, a miséria, “
33 milhões de pessoas na miséria ..
Brasil dos extremos: 33 milhões passando fome e 45% da população acima do peso… vai saber.. kkkkk
Ambos os dados fazem sentido: um grupo mal consegue comer e outro ainda maior é obrigado e comer comida ruim e barata que faz mal para a saúde. O que confirma a situação de insegurança alimentar generalizada.
Chega de passar vergonha, passar fome, ter o preconceito como política de estado.
Macron foi um dos primeiros governantes a dar boas vindas ao Lula e escreveu:
“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”
Agora fiquei curioso imaginando o preço que o Brasil pagará para reestabelecer essa “amizade” entre as duas nações, pois na última que o petê governou, foi um recorde em demarcações de terras indígenas pra acalmar a aristocracia europeia ecologicamente correta em países alheios.
O preço? exploração da Amazônia?
Abraços
Concordo, os agricultores e pecuaristas tem que reduzir a produção e plantar árvores, afinal esquerdistas são herbívoros, temos que adotar o mesmo sistema político da Venezuela, lá sim é o exemplo de país que devemos seguir.
O gado e soja em áreas desmatadas são todos destinados a virar comida no prato do brasileiro? Dessa eu não sabia, jurava que iam majoritariamente pro mercado externo, devido à desvalorização do real que viabiliza a exportação muito mais que a venda pro mercado interno. Parece que eu estava errado. Vivendo e aprendendo.
Caro MIB Segundo um relaório da Embrapa, 70% das propriedades rurais no Brasil são de agricultura familiar, responsáveis por praticamente toda a alimentação do brasileiros. A maior área plantada é soja, praticamente toda destinada á exportação para fabricação de ração animal. Outras grande áreas de plantação são algodão e cana. A maior parte do desmatamento tem sido para a ampliação de áreas de pastagens.
O interessante é que enquanto a direita cresce na Europa, ela foi praticamente varrida da América Latina.
Tirando um pouco de Uruguai, Paraguai e Equador, que são inexpressivos, o resto do Continente deu uma guinada à esquerda.
O maior erro da vida do Bolsonaro foi ter deixado a câmara para ser presidente.
Ele assumiu um cargo que não tinha competência e capacidade para administrar. Jogou a família inteira nos holofotes da mídia, fazendo com que as sujeiras ocultas viessem à tona, e ainda reergueu o Lula e PT das cinzas, desperdiçando uma grande chance para a direita brasileira.
Se tivesse permanecido onde estava, poderia manter seus esquemas, teria dado chance para alguém da direita mais competente que ele, e hoje o Lula provavelmente não teria vencido.
A direita está sendo varrida da América Latina.
Jogou nos holofotes da mídia e foi ótimo para o País saber o que faziam, né?
Temos bons exemplos de como isso vem dando certo..Venezuela, Argentina…
Não se desespere.
A Disney está em festa.
Donald já foi.
Agora foram o Pateta e o Huguinho, Zezinho e Luisinho (para não mencionar outros irmãos).
Dentro em breve será o Zé Carioca.
Mas, aí será trabalho do Putin.
Dinamarca, Finlândia, Austrália, Portugal e vários outros.
Muito preciso. Este segundo turno foi bastante apertado. Se qualquer outro político de direita tivesse sido eleito em 2018, hoje estaria reeleito com folga, quiçá nem segundo turno teria.
Mas infelizmente a direita de 2018 optou por alguém que passou a maior parte da vida política fazendo nada no congresso, ao invés de alguém com o mínimo de competência.
Arrisco dizer que se o Daciolo ou a Marina Silva tivessem sido eleitos em 2018, eles teriam se reelegido.
Coisa que o Bolso não conseguiu…
O país não aguentaria mais 4 anos de loteamento do país e obscuridade. Venceu a esperança.
Outra fato interessante dessa eleição é que a escolha do Alckmin como vice poderá se mostrar um grande erro estratégico.
Escolheram ele para abrir caminho para o Haddad em SP. Acharam que sem ele concorrendo, e talvez até dando apoio, o Haddad teria mais chances. Entregar a vice ao Alckmin era o preço a se pagar para finalmente ganhar no estado.
Acontece que o espaço deixado pelo Alckmin não foi ocupado pelo Haddad, mas sim pelo candidato do Bolsonaro, o Tarcísio.
No final, o Haddad perdeu, o Lula terá que aguentar 4 anos com um vice que até ontem defendia a prisão dele, e o Tarcísio, que é bem mais articulado e inteligente que o próprio Bolsonaro (não que seja muito difícil) governará o principal colégio eleitoral do país e se tornará provavelmente o sucessor natural (e forte) do bolsonarismo para 2026.
Não viaja.
Se vc visse a cara de felicidade do Alckmin no discurso da vitória, apagaria esse posto.
Em 2014 nós vimos a cara de felicidade do Temer. E olha que ele não tinha passado 20 anos dando porrada na Dilma…
Só que há uma pequena diferença.
Ele é vice do Lula.
Certamente o maior político da História do Brasil.
Estou assistindo o Reinaldo Azevedo falando sobre essa eleição.
Conta ele sobre as ilegalidades no processo de Curitiba que condenou o nosso Presidente e o tirou da eleição da época.
Comenta que ele saiu da cadeia (preso por um processo fraudado) e se tornou Presidente o que o torna o brasileiro mais notável de nossa História.
No que eu concordo plenamente.
Valeu Tio Rei!
Caro Matusa. Reinaldo é tudo menos petista.
Exatamente.
E foi um dos primeiros a denunciar a farsa da Lava Jato de Curitiba e as tais pedaladas fiscais.
Tudo malandragem de quem queria assumir e se perpetuar no poder.
Olá Matusa. Sobre Moro, eu lembro que postei aqui que achava estranho eu conhecer o nome de um juiz de primeira instancia de Curitiba (e o Bretas do Rio de Janeiro) mas não sabia o nome do juiz da minha cidade. Achava que tinha algo estranho. E tinha mesmo.
O PSDB governou SP por duas décadas e nunca emplacou um presidente, e olha que Serra, Alckmin e Aécio Neves eram bem mais experientes e articulados que o Tarcísio.
Para 2026 o PT, se for esperto, terá duas cartas na manga, Simone Tebet e Guilherme Boulos, mas para isso é necessário que Lula tenha sucesso em seu governo.
Se Lula fracassar, acho possível uma terceira via vingar em 2026.
O grande perdedor em 2022, infelizmente, foi Ciro Gomes.
No dia que o Boulos emplacar em uma eleição nacional, mudo meu nome pra Tonho Kings.
Vocês estão viajando. Lula ganhou e que faça seu governo. Mas não ignorem que quase a metade da população não o queria de jeito nenhum. Junte a isso os brancos e nulos, que não queriam nenhuma dos dois. Juntem as abstenções.
Isso dá mais da metade da população que não concorda com a o modelo proposto pelo presidente eleito. Não se iludam. O atual presidente perdeu. Mas não quer dizer que o novo presidente terá vida fácil não. Muito pelo contrário.
E vocês viajando aí com Boulos…
Com apoio de Lula e um governo decente, tanto Simone Tebet quanto Guilherme Boulos maceta qualquer bolsonarista que tentar a sorte em 2026. Lula colocou a péssima Dilma no poder e da cadeia quase elegeu o fraco Haddad, quer mais o que? rs
A questão é a terceira via, se Lula fracassar em seu governo é a chance de ouro para uma terceira via, pois Bolsonaro está liquidado, se não for preso ou aparecer morto por aí, tem que dar graças a Deus.
A extrema direita vai continuar depois que o bozo se for. Se o governo realmente funcionar como frente ampla, a 3a. via passa a ter interesse em seu bom funcionamento. Assim, o pau quebra apenas em 2025.
Olá Renato. Algumas coisas ainda estão incertas. Todo movimento fascista esteve assentado sobe um estrutura partidária bem organizada. Bolsonaro nunca conseguiu isso. Aliás, mesmo estando no governo foi incapaz de organizar um partido ou se apropriar de um estrutura partidária. Talvez, sem a máquina do governo e sem acesso ás verbad públicas, Bolsonaro simplesmente se torne insignificante. Ele dependerá de uma estrutura partidária e governamental de outros mas será que Tarcísio ira comprometer a sua própria carreira para apoiar Bolsonaro? Acredito que ele fará com Dória, que abandonou Alckmin para tentar a própria carreira. Mas isso ainda são questões abertas que só seráo definidas ao longo de 2023.
Sim, é cedo para dizer sobre o futuro, mas não há vácuo de poder. Tem um grande rebanho orfão e clamando por um pastor.
Lula foi praticamente obrigado a fazer isso, pois sabe que não tem mais ninguem em toda a esquerda com nome e força pra ser vice.
Haddad é carta fora do baralho. Não se reelegeu prefeito em SP, perdeu pro Bolso nas eleições pra presidente, e não se elegeu governador em SP.
Boulos ainda não tem peso junto ao povão fora de SP, embora tenha apresentado bons resultados nas últimas eleições que concorreu. Talvez ele tenha chances se o governo do Lula for bom.
Quanto ao resto da esquerda e PT…nem vale a pena falar.
Lula sabe que vai ter que dormir com um olho aberto por causa do Alckmin e dos aliados dele, e vai ter que fazer muitas concessões pra amansá-los.
Olá bjj, eu dei like em todos seus posts, mas desse eu discordo em relação ao Alckmin e ao sucessor do Bolsonaro em 2026:
1- Primeiro que o Alckmin tem sua própria cruzada pessoal, reclamando que foi traído pelo Dória e perdeu a direção do seu partido. Essa é sua chance de ficar por cima.
2- O Temer teve sua imagem destruída (“golpista”) e dificilmente alguém quer passar por isso.
3- Ele tinha certeza que conseguiria maioria na câmara e no senado facilmente (não é o cenário agora).
4- E ele já estava reclamando de seu “papel figurativo” mesmo antes da pose.
E sobre 2026:
5- O Bolsonaro é bizarramente egocêntrico, e fez questão de destruir quem pudesse concorrer por votos do seu nicho. Não acho que ele construirá um sucessor. Se não for preso, em 2026 ele vai concorrer de novo, ou no máximo, algum de seus filhos ou a esposa.
O Bolsonaro,se não for preso,provavelmente vai tentar voltar ao legislativo,que é seu habitat natural,provavelmente sendo candidato a Senador no lugar do Flávio…
O futuro de Bolsonaro é sombrio. Ele sabe. Aliás, cadê Bolsonaro?
Ele jogou tudo nessas eleições para tentar se safar
Não conseguiu.
Olá. Ouvi o pronunciamento de Bolsonaro. Do tamanho exato da grandeza do quase ex-presidente.
Tarcísio será facilmente reeleito em 26. O PT não terá nenhum nome “próprio” forte, mas talvez tenha alguém emprestado, como Alckmin ou Tebet. Será uma grande chance para o Brasil ver nomes diferentes. Acredito que Pacheco seja um que vai crescer muito.
Frente ampla é isso mesmo, juntar gente divergente em torno de objetivos comuns. E o Lula não tem interesse em se reeleger. Alckmin tem todo o interesse em um bom governo e o barba também. Para fechar seu ciclo por cima e ser o kingmaker de 2026. Interesses convergentes, é assim que a política profissional funciona.
Aos raivosos um conselho! O homem foi eleito pela maioria dos brasileiros, portanto aceitem…..doerá bem menos. Ah! E aos que apostam que o Lula não governará esqueçam. O cara é sabido demais. Só para terem uma idéia; o Biden ligou para o presidente uma hora depois da vitória confirmada.
Cara, não viaja, o Biden ta nem ai pra nós.. ou pelo contrário, está menos preocupado com a gente: vai ter um país dividido entre o Executivo e o Legislativo, bem mais fácil de desestabilizar.
BOO! Oia o Fantasma do Comunismo, oia ele ai!!
Não interessa se fizemos uma gestão mediocre na pandemia ou que literalmente “abrimos as pernas” para o centrão fazer a farra com o dinheiro do contribuinte.
“U KI IMPORTA É KI O COMUNIRMU NUM PODI VULTA”
Ainda bem que em 2026 ambos provavelmente estarão bem desgastados, assim dando chance para caras novas.
Com certeza! E 2026 Danilo Gentili vem com tudo!
MDS, brasileiro gosta de se foder mesmo, não é possível.
aí é f.da, ´para arrancar os ultimos fios de cabelo que não se divorciaram de mim…
abraços
O nosso Ronald Reagan… 😀
Vice: Ratinho Júnior.
”Com certeza! E 2026 Danilo Gentili vem com tudo!”
É sério isso?
Gentilli e Nando Moura?
Será que vocês ainda não sacaram a importância de um presidente?
Colocar essa turma no poder é a mesma coisa que botar um açogueiro para realizar uma cirurgia no cerebro da tua filha.
Aí vocês não querem né…
O sujeito tem que ser muito incapaz para perder para um partido que há pouco estava completamente desmoralizado.
…
E importante: dentro de dois meses vai acabar o foro privilegiado e vai cair por terra a narrativa do capitão honesto, sustentada pelos fanáticos.
Triste fim o desta figura.
Mais uma chance de se criar uma oposição de verdade à esquerda desperdiçada. E o país cada vez mais dividido.
Tento ser otimista, mas não consigo imaginar nada diferente de mais 4 anos de guerra política.
Veremos se o passado ensinou algo a esse homem.
Repetindo a Dama de Ferro, não existe recurso público. Ou orçamento público. Existe o dinheiro de quem paga impostos e esse dinheiro tem que ser respeitado.
O Brasil mergulhou tempo demais em uma crise fiscal. Perdendo arrecadação com impostos e dependente sempre da venda de commodities, qualquer presidente responsável deve reduzir despesas do estado. Será um desafio cortar benefícios. Hoje, no horário de votação, a quantidade de veículos oficiais estacionados foi…surpreendentemente. Veículos municipais de um governo municipal que pede emprestado ao governo federal.
O Brasil afundou-se em um atraso tecnológico sem precedentes. O agronegócio é importantíssimo mas, não produzimos sementes, fertilizantes, máquinas, caminhões e nosso diesel vem do escambo que fazemos com o óleo do pré-sal.
O mundo está mudando rapidamente. A recente publicação da estratégia norte-americana para o governo Biden ignorou o Atlântico Sul, a América do Sul, a Amazônia, olhando para a Europa como amiga (Inglaterra) e, declarando guerra fria contra russos e chineses. Moedas, rotas comerciais, influências, propriedade, tecnologia, democracias, serão e já estão sendo contestados. A guerra pelos semi condutores está declarada.
Toda ameaça pode ser vista como uma oportunidade. O EB precisa de atualização, a FAB de aviões, a MB precisa de navios e todos deveriam apresentar planos exequíveis e responsáveis, esquecendo os anos da descoberta do pré-sal e do Brasil potência. A realidade urgente é buscar desenvolvimento e empregos com natividade…de preferência. O Brasil deve ir ao mundo.
Mercosul foi um erro. Não faz sentido o Uruguai montar e/ou produzir para vender aqui porque nossa carga tributária é uma mistura de caracol com aranha caranguejeira. Idem Argentina que tinha 1/4 do nosso consumo potencial. Montadoras e indústrias seguem anunciando investimentos nesses dois países para serem exportados ao Brasil evadindo nossas divisas e nossos empregos.
Temos vizinho europeu em crise. Com ele temos contratos de Defesa que poderiam serem alargados lá mesmo na divisa do Amapá. Existem desafios no Oeste que precisam de ações multidisciplinares constantemente. Traficantes e guerrilheiros não respeitam fronteiras.
Basta. Devemos diminuir as distâncias entre a sociedade e a Defesa criando comissões permanentes no Congresso, azeitando temas importantíssimos como a integridade das nossas fronteiras, a soberania do nosso espaço aéreo incluindo o espaço orbital e a ocupação da ZEE. Quem ama, cuida.
A Amazônia segue sendo um desafio que precisa ser mostrado ao mundo como uma ocupação racional e nunca mais como fogo posto no mato por matutos maloqueiros.
Inimizades fronteiriças e picuinhas regionais não tem mais lugar no mundo…ao menos na América do Sul. Temos reatores nucleares para construirmos com apoio dos vizinhos. Fazemos negócios com chineses, russos, coreanos. Qual é o problema em tratar do mesmo assunto com países do nosso continente?
A péssima distribuição de renda no Brasil é um grande fator de instabilidade social. A falta de empregos também. A retirada dos ICMS do preço dos combustíveis pelos estados criou um calote com a federação e uma renúncia fiscal que serão tratadas como? Os estados estavam em cumprimento de seus orçamentos. As diferenças não arrecadadas foram lançadas contra a União e judicializadas. Quem pagará a conta? Qual é nossa política para eletrificação dos modais de transporte?
A inflação voltou. Todos conhecemos as consequências de uma inflação de dois dígitos. Durante e após a pandemia, os estoques reguladores foram consumidos por corridas frenéticas pro e contra os preços. Inflação e estagflação precisam de ofertas, demandas e distribuição para serem combatidos. O país precisa reduzir custos e tempos nos transportes.
Endividamento das famílias e endividamento do estado. Retornar com velhas políticas de juros baixos, renúncia fiscal de IPI, crédito impossível de pagar após 5 ou 6 anos, sustentaram governos passados. Fiado e caderneta não servem mais no país que precisa ter saldo positivo de empregos. Contar que geramos 2 milhões de empregos e não contar que encerramos 2 milhões de vagas é uma esperteza e um desfavor a sociedade.
Ninguém quer perder benefícios. Mas…mas…tem gente demais que nunca trabalhou ou contribuiu recebendo 100%. Férias de 45 dias nem na Suécia.
Desoneração da folha de pagamento. Vulgo calote na Previdência Social. Quanto a União perdeu com a desoneração e até quando e quanto será possível perder sem reformar?
A CF de 1988 criou despesas previdenciárias que precisam de revisão. A CF de 1988 criou uma politização desnecessária no STF. Onze juízes é demais. Se a segunda instância é formada por 3 desembargadores por que o STF precisa de 11 juízes? Rapidez e fluidez, por favor.
Financeirização como essa recente que assistimos com os consignados do auxílio emergencial só faz aumentar o lucro do sistema financeiro e o endividamento das famílias. Gente com dívida não consome. Gente com dívida não come.
Impulsionados pelo consumo durante a pandemia, supermercados abriram filiais por todo o país. Aqui na cidade fecharam os hipermercados. Os supermercados estão fazendo promoções com cartões de crédito e cashback. A quantidade de clientes que deixam compras para trás nos caixas…aumentou quase 30%. Produtos que antes eram comprados rotineiramente agora são racionados como frutas, laticínios e até o frango. Aquele frango de 1 real virou carcaça. Queijo mozarela por 100 reais. Nas rodovias pedem 32 por um misto quente. O dinheiro que o governo imprime precisa valer o número estampado e precisa valer na feira. Não existe mais lastro. O que sustenta o valor do dinheiro é o respeito que a sociedade tem por ele.
Não gostei quando vi essa turma da Unicamp. Foram eles que convenceram os governos passados a investirem na dívida pública. Hoje, 50% da despesa pública é consumida para pagar aos bancos. Não gostei de ver gente da época do mensalão e do petrolato. Entre eles, Zé Dirceu.
Espero que o presidente eleito saiba cercar-se de gente meio honesta. Espero que o presidente eleito tenha aprendido lições, entre elas que esse país e seus problemas dependem de doses maciças de perseverança, teimosias e bom caráter.
A lição que a China está ensinando nos negócios é a praticidade. Tarefas cumpridas.
Deus salve a Pátria.
“Veremos se o passado ensinou algo a esse homem“.
Até provar o contratrio será o mesmo do mesmo, no tamanho dos erros e acertos, a depender do tamanho da vaidade e o pendantismo rsrsrsrs.
Quanto as Forças Armadas
Estão querendo recuperar diálogo com os militares enterando de vez a voz dos radicais com a narrativa da Comissão Nac. da Verdade.
Despolitizar as Forças Armadas e elas passarem a se dedicar à sua tarefa principal – que é a defesa da Pátria. Modernizar as Forças, usar a Defesa para o desenvolvimento tecnológico maximizando a nacionalização na construção de aviões e navios.
Mas sempre tem dos dois lados os revanchistas, os que irão cobrar o apoio descarado das Forças ao bolsonarismo que no final de governo replicou os mesmos erros do do petismo, o clientelismo.
Guarda Nacional (já existiu no Brasil entre 1831 a 1922), polícia de Fronteira e Florestal, Guarda Costeira, estará na pauta.
Interlocutor de parte dos generais, o professor de Filosofia Denis Lerrer Rosenfield afirmou que quatro pontos são fundamentais para os militares: “A manutenção da Lei de Anistia, a não reabertura da Comissão da Verdade, a manutenção do sistema de promoções dos generais e do currículo das academias”.
Sai da pauta projeto de alteração de curriculo para projeto de modernizão, com isso aumento nos recursos de investimentos podendo chegar a 2% como querem o militares.
Até agora os 500 boletins de urnas de urna e comparados aos dados transmitidos ao TSE e contados pela Justiça Eleitoral, o Relatório não saiu, o relatorio esta perdendo relevancia.
Nilo,
Bota essa turma em uma mesa. Vamos falar com eles.
Rsrsr meu voto foi nessa direção.
A luta por cargos se inicia. Agora quem tem a caneta rsrsrs
O desafio.
Eu votei no Lula.
Grande homem!
Parte grande dessa derrota pode ser colocada na conta dessa militância incondicional e acrítica que o Bolsonaro tem. Passaram tanto pano para os erros dele a ponto fazê-lo acreditar que podia tudo, até mesmo trair suas pautas de campanha.
Se tivessem quebrado o pau com ele nas primeiras pisadas de bola, a ponto dele sentir medo de perder votos, teriam evitado uma série de cagadas que vieram depois. Mas em cada decisão ruim e polêmica desnecessária era uma chuva de “confio no capitão”, “ele sabe o que faz”, “ele não quis dizer isso”, “fulano fez pior”, e assim acabaram com qualquer pudor que restava ali. Os poucos que tentaram fiscalizar e criticar o que havia de errado, e que ajudariam a manter o governo na linha, foram tratados como inimigos.
Parabéns, transformaram a maior autoridade política do país em uma criança birrenta e mimada e colheram os resultados disso.
Bom dia, o grande erro começou no caso Ramagem, foi o tubo de ensaio, o resto foi consequência…Mereceu perder por não guardar a constituição, rasgada por diversas vezes
Abraços
O Lula vai ter que governar com o Centrao, nada de novo, espero que o Lula continue apoiando as Forcas Armadas (ele criou o PROSUB, os Guaranis 6X6, os Gripens), espero que com Lula a defesa seja valorizada, exonerar o comandante da FAB e nomear um novo comandante (mais amigo da Industria Brasileira de Defesa)… Aumentar a frota de KC-390 (de 19 para 28) , cumprir o Livro Branco de Defesa Nacional que o Lula criou, aumentar o investimento nas FAAs.
O que pesou foi um misto de qualidades do Lula, mas principalmente os defeitos do Bolsonaro.
A forma como Bolsonaro tratou a pandemia foi simplesmente abjeta.
Além de praticamente em todas as situações ele “brigar” sem haver a menor necessidade.
O povo cansou de um presidente diariamente xingar do jornalista ao governador.
Postura e equilíbrio emocional zero!!
Isso pesou demais na escolha.
Lula foi eleito com o apoio dos Estados Unidos. O New York times publicou um artigo, às vésperas da eleição, dizendo que a eleição do Lula era importante para o mundo.
https://lula.com.br/new-york-times-declara-apoio-para-lula-a-eleicao-presidencial-do-brasil-vai-determinar-o-futuro-do-planeta/
E aí fanboys? como está a cabecinha de vocês? o seu Deus Estados Unidos apoiando o demo Lula? como explicam isso? kkkkkkkkkkk
Exatamente! Tanto que o presidente Biden e o secretário Antony Blinken não tardaram em parabenizar o “9 fingers” pela vitória.
.
Problema deles, EUA e Europa seguem rumo ao suicídio. Pode ter certeza que a China e Rússia gostaram muito mais.
É do interesse de Biden jogar na lata do lixo todos os filhos deixados por Trump em qualquer parte do globo.
É do interesse dos EUA manter a democracia brasileira e o país dividido.
Perfeito!
Felicito o presidente Lula e seus eleitores, conclamo a todos a continuar interessados por política, fiscalizar. Brasil!
Em 20 anos, o Brasil não mudou porcaria nenhuma. Daqui 20 anos, vamos estar na mesma porcaria de situação. O mais do mesmo, sempre vai prevalecer.
.
Muita idolatria. Muita cegueira. Absoluta falta de senso crítico.
.
Por fim, quem fala em desmembrar alguma parte do território, como solução mágica, mereçe uma boa cadeia. No mínimo.
E quem – como você – apoia os Estados Unidos,que é a potência por trás dessa ideia de desmembramento do Brasil, merece uma boa cadeia. No mínimo. E merece se escreve como eu escrevi, um pouco de aulas básicas de português não faz mal a ninguém.
Tu não passa de um fanático do chapeuzinho de alumínio, que detesta qualquer oposição e senso crítico.
.
No mais, erros de português são o triste resultado de ter que ler muita porcaria na internet.
“Por fim, quem fala em desmembrar alguma parte do território…”
Bom dia Bardini
Existem 2 dogmas nas FFAA , que são inegociáveis e que de forma alguma seriam aceitos….
1) A que vc postou, fragmentação de nosso território
2) Instalação de base estrangeira em nosso território.
Estes dogmas valiam alguns anos atrás e espero que ainda estejam valendo
Abraços
Ninguém precisa colocar bases aqui, nossos inimigos sempre estiveram entre nós, atendendo aos interesses estrangeiros e assinando acordos nocivos à soberania do País. Por quê alguma potência gastaria centenas milhões para manter aqui uma base quando poder simplesmente comprar algum político ou official de alta patente?
Se o nobre Dr. Enéas estivesse vivo hoje, morreria de desgosto.
No primeiro discurso, que alguém mais moderado deve ter escrito para ele não falar asneiras de cabeça, já deixou claro que não busca conciliação e irá novamente “aproximar o país” dos latinos americanos, africanos etc… Ou seja, manter os miseráveis miseráveis em seu reduto eleitoral é garantia de manutenção de base enquanto investe em infraestrutura em outros países
O Brasil merece o PT, simples assim.
Povo ignorante do caramba, deitado em berço esplêndido na eterna ignorância.
Luvas, escovão e muita água sanitária.
Vamos desinfetar esse País.
Se me permite uma observação, ganhasse quem fosse, não poderíamos esquecer que a população brasileira estava ou está bem dividida. A eleição foi mais decidida pela rejeição do que pela simpatia por “a” ou por “b”. A administração pavorosa do do Bolso e outros maluquices dele se digladiaram com a falta de moral do Lula.
Meus pêsames ao Brasil. Ao povo brasileiro…ahh este povo de meu Deus…
Espero que não assuma…se assumir não dure!
Nunca pensei ser viável passar um paralelo e dividir este país…começo a achar viável.
Meu Deus…que vergonha.
Olá W. Resta ir para a Hungria. Não precisa nem de visto
Pra que ir pra Hungria, você não teve vergonha na cara e não foi pra Cuba, por que o colega acima tem ir para a Hungria?
Olá Augusto. O colega W. está com vergonha do Brasil. Existem muitos países nos quais o brasileiro não precisa de visto. A Hungria é um deles. Outros países, como a França congratularam a vitória de Lula. Então, parece um lugar inadequado para quem esta com vergonha do Brasil por causa da eleição. O mesmo para os EUA, mas lá precisa de visto. Brasileiros precisam de visto pra entrar em Cuba e eu nunca tive vergonha do Brasil mas por outro lado, espero um dia visitar Havana (não confundir com a Havan) assim com espero visitar Cairo, Londres, Moscou, Bagdá, Teerã, Buenos Aires e Budapeste, obviamente,
Comunista de Iphone igual você prefere morar na França do que no “paraíso” do proletariado que é Cuba.
Pura hipocrisia sua colega.
Augusto. Riso. Jamais disse que gostaria de morar na França, mas tenho muita saudade dos anos que morei no Japão. Escrevo isso há anos. A sua agressividade revela a sua dificuldade de argumentar. Vá ser feliz. riso
Argumentar com hipocrisia nem vale a pena colega. Acredite argumentos não faltam.
Apesar de discordar veementemente de você e de sua ideologia, também lhe desejo que seja feliz, mas sem ironias na minha parte.
Sds.
Ola Augusto. Desejo sinceramente que você seja feliz, como desejo a qualquer pessoa. O que não aceito é ser ofendido. Nunca faltam argumentos para pessoas educadas e empenhas em um debate maduro. Ao me chamar de hipócrita, você desce o nível da discussão para uma questão pessoal. Ignorei a sua agressividade dando a chance de uma acomodação bem humorada mas você ainda prefere o embate pessoal. Eu não tenho disposição para este tipo de coisinha.
A culpa pela eleição de Lula é de quem votou em Bolsonaro no primeiro turno de 2018 e 2022. Essa parcela – infelizmente considerável – da população, achou por bem colocar no Palácio do Planalto um representante de tudo o que de mais retrógrado, ignóbil, iletrado e iliberal a sociedade e política brasileiras conseguiram produzir.
Estes eleitores, verdadeiros obscurantistas, normalizaram o ataque ao Estado Secular, aos Direitos Humanos, ao Meio Ambiente e à própria vida (durante a pandemia).
Agora, colhem o resultado. Lula e o PT, que em 2018 estavam na lona, voltam ao mais alto cargo da República.
Torço – provavelmente em vão – para que o bolsonarismo seja extinto da política brasileira e que uma centro-direita, moderada e racional, possa formar uma candidatura viável em 2026. Do contrário, seremos novamente forçados a votar no PT (uma opção MUITO amarga) para evitar o retorno da barbárie.
Tarcísio.
Zero chance dele se eleger para presidente sem se curvar ao bolsonarismo. Uma centro-direita precisaria ser centrada em alguém que consegue dialogar com vários grupos ao mesmo tempo que rejeita o extremismo do Bolsonaro.
Olá Bruno. Acho mais provável Tarcísio abandonar Bolsonaro, assim como Doria abandonou Alckimin, ao tentar viabilizar o seu caminho para a candidatura á presidência em 2026 do que ele tentar se impor com uma agenda de extrema-direita. Teria sido diferente se Bolsonaro tivesse vencido, mas quem ganhou foi Lula. Além disso, ele terá que disputar espaço com outro dois governadores (Zema e Leite, porque Castro continuará envolvido em problemas no RJ). Caso ele seja muito radical, os outros governadores se colocarão como moderados. Além disso, acredito que Moro e Damares tentarão ocupar o espaço da ultra-direita. Sendo senadores, estarão mais livres para o discurso do que governadores geralmente envolvidos com os problemas do dia-a-dia da máquina pública, como reajustes de servidores, crises administrativas, contingências orçamentárias etc.
Tarcísio pode construir uma trajetória.
Faltam 4 anos.
Olá Esteves. Tranquilão? Ainda é cedo para dizer qualquer coisa sobre Tarcísio. Obviamente, ele já foi mordido pela mosca azul e administrará SP focado em 2026. Ele é um neófito em política e terá grandes dificuldades para administrar SP. Além disso, ele irá disputar na centro-direita com outros nomes muito fortes (Zema, Leite… Moro.. talvez Eduardo ou Flávio…). Portanto será uma luta fratricida. Tarcísio tem duas opções. Uma oposição fortíssima ao governo federal, tentando se posicionar como herdeiro bolsonarista ou uma oposição mais ao centro buscando se afastar do bolsonarismo. Eu não sei o que ele vai fazer. Assim como Doria, ele chega ao governo de SP com muita expectativa, o que significa que será mais fácil ele decepcionar quem votou nele que surpreender. Pior, a situação orçamentária dos Estados foi prejudicada pelo desmonte da politica fiscal em torno dos combustíveis.
É verdade. Todos os estados estão com suas políticas fiscais fraturadas.
Abraço.
2!!!!!!!!!!!!!
Tarcisio é refem do bolsonarismo, assim como Alexandre Frota e Hasselman. Não pode discordar da milicia senão bye bye. Vai por mim, o bolsonarismo é a coisa mais idiota da historia politica brasileira.
Tarcísio é 10 no IME. É um estrategista. Vamos ver como começa.
Caro Bruno. O mérito pela eleição de Lula é dele, de sua equipe e das pessoas que se engajaram em sua campanha. O mérito é de quem o elegeu. Bolsonaro perdeu porque Lula venceu.
Certamente. Não tiro o mérito do Lula e sua equipe. Porém, é fato que se o país tivesse eleito um moderado como Alckmin ou Meirelles em 2018 (que teriam feito governos muito melhores), o PT dificilmente teria retornado ao poder (essa eleição mostra como o antipetismo ainda está muito vivo no brasileiro).
Caro Bruno. A eleição de 2018 foi algo fora do padrão. Concordo que a direita liberal tinha muitas opções de candidatos conhecidos e com experiência administrativa, como o próprio Alckmin. A opção por Bolsonaro naquela eleição é algo que ainda precisa ser muito estudada e debatida. Uma das regras básicas para a eleição de cargos majoritários é nunca se aventurar… escolha candidatos conhecidos para evitar surpresas.
Não podemos esquecer tbm da mãozinha do T$E entre outros…
Qual decisão do TSE vocẽ estaria criticando?
Os generais terão que bater continência ao Lula.
Prestar, caro Camargoer.. hehehe, e com certeza, serão generais alinhados a ele, óbvio.
Oficiais prestam continência ao cargo, nāo ao homem.
Ola’M@k. A lista de promoção é feita pelo gabinete da presidência, né? Ou o presidente apenas sanciona o que bem do MinDef?
Governo de direita é governo que estimula e incentiva a propriedade privada, a livre iniciativa, a racionalidade dos impostos, a liberdade de credo, a produção de empregos como foco de qualquer plano de governo.
Fanáticos religiosos, intolerantes e adversários do bom senso prestam para eternizarem-se nos desgovernos.
Governos de esquerda dão atenção às demandas sociais sem cuidar das importâncias atendendo sempre as urgências dos oportunistas. A esquerda gosta de palanque.
O mundo mudou muito desde o primeiro governo do PT. A China deixou de ser para mostrar o que é: a maior economia do planeta. A Russia cumpriu a ameaça de ocupar o seu entorno. Países não alinhados e não protegidos por políticas estratégicas serão tratados como resto. A América do Sul está em frangalhos novamente. Qual o papel do Brasil?
O Brasil precisa construir estratégias de como fazer deixando o quanto e o quando ou nunca seremos nada no futuro. O Brasil precisa dar um salto tecnológico para recuperar a propriedade sobre insumos, medicamentos, fertilizantes, tecnologia e inovação que foram suprimidos nas últimas décadas.
Sem educação não vamos.
Deus está em todos os lugares. Mas Deus não compete por garupas de motocicletas, palcos de fanáticos ou notícias absurdas como considerar a Europa, os EUA e a China como inimigos.
Exemplos de autocracias não servem. Reformas sim. Modernidades sim. Perdemos embaixador da China por xingamentos. Afastamo-nos da Europa por misoginia. Isolamo-nos dos EUA por ignorâncias. Restou Putin e os venusianos.
A Direita pode voltar ao poder. Só depende de quem vota.
Senhores, não é tão ruim assim não !!!
Alegrem-se… Em 2023, teremos churrasco de picanha, cerva e o nome limpo no spc….
E melhor, teremos 34 ministérios, atenção para conosco não faltará….
B R A S I L.
Caro Saldanha. O número de ministérios faz pouca diferença no custo da máquina pública federal. Quando ministérios são fundidos, os servidores são realocados sob a nova pasta, os prédios renomeados, mas o custo total da estrutura é o mesmo. Em muitos casos, faz sentido dividir as atribuições entre diferentes ministérios. Outra vale a pena integrar. Por exemplo, existiram 3 ministérios militares que foram unidos na Defesa. Antes, o MEC e Saúde eram juntos. O MCTI e o MEC também eram um único ministério. Collor e Bolsonaro cometeram o mesmo erro de fundir a Fazenda o o Planejameno em um único ministério. Algumas secretarias da presidência podem ser ministérios, agilizando a burocracia. Como secretarias, todo do despacho deve passar pelo gabinete da presidência. Como ministérios, ganham agilidade administrativa.
Bom dia Camargoer, concordo sim contigo !!!
Acho que alguns ministérios precisam ter vida própria…
Se não onerar muito a máquina pública, realmente vc tem razão…
Ainda acho que o MEC, deveria permanecer, principalmente se a cultura tiver uma atenção em museus, obras históricas, fazendo um link com a educação, mas é o meu ponto de vista e não significa que eu tenha 100% de certeza…
O que nos resta agora, é ajudar o BRASIL seguir o caminho do crescimento e criticar e podar o que nos fizer retroceder… Ou seja, parabenizar qdo merecer e criticar, quando fizer por onde…
ABRAÇÃO
Olá Saldanha. A oposição é fundamental em uma democracia, tanto na fiscalização das ações do governo quanto na avaliação da eficácia e eficiência das políticas públicas. Eu sempre deixei claro aqui os pontos com os quais discordava do governo bolsonaro, como foi a indicação de um militar para o MInDef, da política externa, dos cortes em Ciência e tecnologia, etc.
Bolsonaro deve ter passado a noite mendigando apoio para virar a mesa. Um golpe de estado. Junto com seus generais de pantufa que não lideram nem uma compania de tiro de guerra sequer: augusto heleno principalmente, o mais golpista e radical. D minha parte duvido que tomem qualquer medida que não seja unanime, ainda mais com Biden já parabenizando o presidente eleito. Na pratica Biden ratificou a vitoria de Lula com pelo menos 100.000 toneladas de diplomacia movidas por um reator nuclear de água pressurizada (fora as escoltas) kkkk
Ahh sim, acho que 2026, teremos 3 principais candidatos para disputa presidencial, além do Lula se este ainda tiver condições de saúde.
Tarcísio, Zema e Eduardo Leite, o que fizer o melhor governo estadual levará…
Caro Saldanha. Acho cedo para pensarmos sobre 2026. Muitos dos nomes sugeridos ao longo de 2020~2022 perderam fôlego. O próprio Doria era um nome forte até 2021. Ainda assim, podemos pensar em alguns nomes que foram picados pela mosca azul. Plea direita, os nomes mais comentados são os governadores Tarcísio, Zema e Leite. Castro dificilmente terá condições. Moro, Flavio e Damares seriam nomes do Senado. Eduardo (bananinha) também. Os governadores têm a máquina dos seus estados, mas os nomes do legislativo têm estrutuas partidárias fracas. Tebet está muito forte hoje e poderá ser um um nome forte no campo do centro pois tem apoio do centro direito e centro esquerda. Haddad é sempre um nome forte na esquerda. Em 2018 ele foi muito bem considerando as condições daquela eleição e em SP ele foi muito bem também, considerando o antipetismo. Talvez, nacionalmente ele consiga vencer uma eleição presidencial. Talvez Boulos seja um nome da esquerda para 2030. O governador da Bahia poderá se viabilziar para 2026. Paricularmente, acho que Jair B. não terá condições de tentar uma disputa presidencial pela indispor de uma etrutura partidária.
Boa parte do eleitorado é movido por paixão. E por promessas. Se a esquizofrenia for um vírus de mosquito vamos ver quantos de nós estamos contaminados.
Doria foi o que é. Doria é um canalha. Governar o Estado de São Paulo com a maior carga tributária, com atualização atuarial, eliminando isenções e direitos, lançando o Butantan contra o GF, fazendo política rasteira…sorte nossa que foi-se esse cidadão. Serviu para implodir o PSDB.
Zema e Leite tem discursos regionais. Zema e Leite são políticos midiáticos ensaiados por marqueteiros.
Algum Bolsonaro, Moro, Tebet são nomes para 2026/30. Não acredito em uma guinada para a esquerda a ponto de eleger o Boulos.
Queremos um mundo pintado de azul e rosinha. Queremos coisas boas e notícias legais. Elegeremos qualquer um que prometer colocar Deus no poder e castigar o diabo.
Incrível como demos indulto a criminoso miliciano e não separamos quem é de quem não.
Almirante Othon aguarda.
Boa semana, Mestre Professor Camargo.
Esteves, queremos azul com bolinhas vermelhas. Mais equilibrado. ehehe
Alckmin também!!!
Cômico ver tantos foristas, que bradam a palavra liberdade aos quatro ventos, defenderam intervenção militar contra o resultado. Então a moeda só tem uma face? Sejamos coerentes!
Viver sob uma intervençāo militar seria mil vezes melhor do que viver sob um governo que defende a liberaçāo das drogas, aborto e a ideologia de gênero.
Seja homem, pare de choro e aceite que perdeu.
Essas suas fake-news de zapzap não enganam mais ninguem.
Você sabe que o seu ídolo quis abortar o filho Renan, não sabe? Hipocrisia essa hora? Vá ler um livro e deixe de fanatismo.
”viver sob um governo que defende a liberaçāo das drogas, aborto e a ideologia de gênero.”
Como assim liberação das drogas? Trafico de drogas é crime. A questão é, existe vontade para acabar de vez com essa zona? A única forma de combater isso é fazer igual a China, abrir a cabeça de traficantes na bala, remover os órgãos que prestam para salvar outras vidas ou vender por aí.
Sobre aborto, também está previsto em lei, não é necessário mais nenhuma mudança.
Ideologia de gênero sim, e aí eu concordo, é necessário colocar freios nesse progressismo que tá sendo importado dos EUA.
Agora é hora de paz e estabilidade. Que os contras usem suas vozes e seus direitos de cidadãos para exigirem o melhor para o Brasil. Que os vencedores de agora não façam como seu antecessores e governem para todos. Que o ódio ao diferente seja substituido pela razão conciliadora. Que todos possam caminar em paz e sem medo pelo simples fato de pensar e agir diferente. Que o atual presidente tenha a dignidade e a honrradez de reconhecer a derrota e orientar seus seguidores ao caminho da paz e estabilidade necessária.
Mesmo com toda a “nebulosidade” deste segundo, sinistro , turno, creiamos que o povo(principalmente aqueles que não receberam em seus rádios a propaganda eleitoral de algum candidato) escolheu seu próximo governante mas……depois não adianta reclamar.
Agora torcer pro barco afundar estando nele é burrice e de uma ignorância absurda , que Deus o criador de tudo e cujo mundo e tudo que nele há ,está sob Seu domínio e controle, abençoe o Brasil mas lembremos que , “o livre arbítrio vem com as consequências(responsabilização) de nossas escolhas” !!!!
Huahuha ainda nessa? O próprio ministro da Comunicação do governo admitiu que quem deixou de enviar o conteúdo foi o PL, partido do atual presidente. Deixemos mentiras de lado.
Interessante, então a sabotagem veio do próprio PL pois é inaceitável que tenha havido tamanha desorganização por mais que a fala do ministro e ele sendo o único tirado do meio dos q serão investigados e a demissão do camarada do TSE fazem essa suposta “falácia” (de arregão) do ministro ser a verdadeira mentira.
Continua insistindo em uma mentira. Infelizmente o atual grupo político e seus manipulados seguidores são assim mesmo.
É já estou até vendo, terá muito militar que terá que voltar para os quartéis ou aposentadoria.
Acabou a farra do Viagra, chicletes, caviar, cerveja, picanha etc etc.
Que comecem as asneiras descabidas e sem sentido !
Sinceramente para mim, quem tem um pouco de ética moral não defenderia que ridiculariza a vida, sofrimento alheio, desmoraliza sexo oposto etc etc.
É esperar para abrirem a “caixa preta” do orçamento secreto.
Tem muita gente com as calças sujas neste exato momento rsrs.
Quem tem um pouco de ética moral? Você escolhe um condenado e tudo que foi feito no Brasil, e vem defender ética?
E você escolhe um homicida e outras coisitas más e vem me falar de ética ?
Já vi que você nem conhece isso.
Manda ele explicar as 51 casas compradas em espécie, os cheque do meliciano Queiroz que vivia dentro da casa dele etc etc .
Me poupe !
Blz, então me mostre as 3 instancias em que o Bolsonaro foi condenado, aí podemos dizer se ele é ou não , mas o Lula é condenado e teve o processo anulado por cauda do CEP. E as delações, a lava a jato, a Petrobras, quer mais ou tá bom? E imprensa militante que desde o dia 1 de janeiro dá porrada no Presidente, não que ele não merece as vezes, mas colocar de volta essa corja no poder? Eles são indefensáveis!! O mal não é o Bolsonaro perder, isso faz parte do jogo, é o Lula ganhar, e com a ajuda do aparelhamento !!!!
É questão de tempo e verá, não vou precisar te mostrar nada.
O Brasil é nosso, as cores do país, sua bandeira, seus símbolos etc são nossos e não de um bando de lunáticos dementados.
O Brasil nunca será comunista e muito menos fascista ou nazista como querem.
Se quiser, se mude para a Ucrânia, lá sim tem gente como vocês !
E fim, não debato com quem não tem conteúdo ou que não pensa por si só!
Cara e Bolsonaro com vascaína super faturada, Cloraquina, combustível para moteceata, cartão corporativo, uso de aparelhos da FAB, rachadunha, caixa dois etc etc.
Quer mais?
Me ajuda aí.
Como escrevi, quem defende ele nessa altura do campeonato é porque e da mesma laia.
Querem lencinho para chorar kkkk vou fazer camiseta para turma do derrotado, Bozo Livre.
Guarda Nacional = Guarda Petista ao estilo Venezuela.
Unica coisa boa é que o Lula não vai até o final, ele está velho e decrépito e o Alckmin vai assumir, não dou mais de 1 ano! Melhor o Centrão do que a esquerda!!
Lula não é Dilma não colega, o cara é um gênio da política, gostando ou não dele temos que admitir isso.
Eu avisei lá em 2018 que Bolsonaro não era uma opção boa para Brasil, me criticaram muito. A gestão da pandemia foi horrorosa, por isso Bolsonaro foi derrotado
Não vejo no Lula essa genialidade que atribuem a ele. Ele escolheu uma sucessora inapta que acabou sofrendo um um impeachment, foi parar na cadeia e o partido dele quase foi varrido do mapa.
Ontem vimos ele ganhar por uma margem mínima de um cara que passou 4 anos fazendo força para perder a eleição. Fosse qualquer outra pessoa um pouco menos deplorável que Bolsonaro disputando o segundo turno, Lula teria perdido.
Caro Luis. Lula nasceu pobre (muito pobre) e sua ascensão social foi por meio de um curso profissionalizante do SENAI. conquistando algum destaque no movimento sindical. Fundou um partido político que tem resistido e que se tornou o mais popular partido político do país. Foi eleito presidente por três vezes e elegeu o seu sucessor, coisa que apenas Itamar tinha conseguido. Além disso, se tornou uma liderança reconhecida mundialmente. É preciso admitir que ele tem alguma coisa muito especial difícil de encontrar na maioria dos políticos do mundo.
O que vem por aí enchaço da máquina pública, Bolsonaro estava diminuindo a quantidade de funcionários; empresas pagavam pelo concessão fazendo obras de infraestrutura, agora terão de pagar em dinheiro para alimentar a corrupção, as obras intermináveis e faraônicas vão voltar, injeção de dinheiro nas empresas que são amigas do partido, empréstimos de garantia zero para os amigos vermelhinhos, corrupção em doses cavalares e quando estourar você vai ver o futuro presidente dizer: “eu não sabia de nada”
Caro Carlos. Segundo o atlas do funcionalismo público, publicado pelo IPEA, o número de servidores federais e praticamente o mesmo desde a época de FHC. O único setor que teve aumento no número de servidores públicos foram as prefeituras em razão da expansão dos serviços de educação infantil e saúde pública. Pode checar..
falei do governo federal, essa atlas está desatualizado se diz o contrário, o governo não estava repondo os funcionários que foram para a aposentadoria.
Caro Carlos. O site está atualizado. https://www.ipea.gov.br/atlasestado/ Vocẽ pode conferir os dados do Atlas com o portal da transparência.
O choro é livre!
Isso mesmo !!!!
Vai confiando 👀
O Povo ingênuo 🤦♂️
Pensa que vai ganhar cerveja e Picanha do nine fingers !!!
Mal sabem o que lhes espera !!!💀
O que o povo deve esperar do governo federal nos próximos anos?
corrupção, inflação e desemprego, lembra da estagflação da Dilma?
Caro Carlos. Segundo o IBGE, o desemprego atingiu picos de 14% mantendo uma média de 12% desde jan/2017. A inflação está em patamares acima de 4% desde 2019. Sobre os casos de corrupção, basta lembrar o MEC….
o MEC Camargoer? se tivesse algo ali de verdade, já tinham prendido a muito tempo, pelo judiciário estar ajudando o Lul@, teve o caso Covaxin que não conseguiriam desviar dinheiro, os dois casos a Própria CGU investigou e travou as coisas, no final de todo vai provar que o Bozo tá limpo, Já o Lula o Bonner o inocentou, sobre esses números aí você esqueceu de dizer que quem colocou o país em desemprego de 2 digitos foi a Dilm@, em 2015 foi de 4, para 11, chegando 12, o Bolsonaro com pandemia e guerra conseguiu trazer o número para 8, a Dilm@ não teve que enfrentar nenhuma grande crise externa para explicar tanto desemprego, ou seja você não quer assumir a incompetência do PT na parte econômica.
Conhecendo as origens, interesses e conveniências dos nossos deputados federais e senadores, tenho certeza que o pixuleco atingirá níveis profanos…
Lá para o meio do ano que vem vão começar a pipocar aqueles casos de sempre.Cabeça fria Bolsonaro.E passa a faixa que daqui há quatro anos é seu de novo.Deixa o PT se queimar.
lula eleito com ajuda das urnas inalditáveis ( por que será ??? ) que também votaram ????
Caro Jorge. Lula foi eleito pelas mesmas urnas que elegeram Bolsonaro em 2018, Dilma, Lula e FHC antes. São as mesmas urnas que elegeram Tarcicio, Leite, Zema, Zambellu, Astronauta, Mourão…. e milhares de outras pessoas em diferentes cargos públicos. Lula foi eleito pelas urnas eletrônicas PORQUE as eleições no Brasil as usam. Cabe você e a qualquer pessoa que discorde disso o ônus da prova. Sobre auditoria, voce parece desconhecer o processo usado de sorteio de urnas que são levadas para serem auditadas, algo que já expliquei aqui na trilogai ao menos duas vezes.
Bolsonaro foi eleito pela incompetência de Lula. Agora, o atual Presidente retribuiu o favor.
Muitos dão tapa na cara do Executivo, mas se posso recomendar algo, é prestarmos atenção ao Legislativo. Em uma pesquisa em 2017, a maioria das pessoas não sabia dizer o nome de cinco deputados federais e um único estadual. É muito fácil dizer que o Executivo é a origem de todos os males, que o Executivo compra o Legislativo. Em parte, é o contrário. A lei de falências, as alterações previdenciárias de 2003, todas possuem indícios de que foram aprovadas mediante pagamento de propina (Mensalão), mesmo não sendo projetos que beneficiassem necessariamente o Presidente da República. É o Legislativo trancando a pauta administrativa.
Dilma, com toda sua incompetência, negou-se a negociar com o Cunha. Sofreu com todo o peso do Congresso em cima dela e, finalmente, foi impedida. Se fosse um Presidente pior, mas que abrisse as pernas para a corrupção legislativa, teria cumprido seu mandato até o final, garanto!
Não votei no Bolsonaro, mas tinha tudo para ter realizado um bom governo. Perdeu muito, só pela falta de educação, jeito truculento, e depois mais um pouco se intrometendo na direção da PF, em autarquias federais (INMETRO, etc). No fim, ainda atacou meios de comunicação, voltou a se aproximar e homenagear a figuras do regime autoritário militar, o que corroeu a confiança de mídia e vários setores da sociedade civil.
Agora, espero que trabalhe para uma transição pacífica, e para construir alguma base para fazer uma oposição decente no governo de Lula, nestes últimos meses que lhe restam de governo.
TRISTE BRASIL. AMERICA LATRINA COMPLETA