O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, prometeu que a aliança se reuniria para “intensificar e apoiar” a Ucrânia nesta semana.

“A OTAN não é parte no conflito. Mas nosso apoio está desempenhando um papel fundamental”, disse ele durante uma entrevista coletiva na terça-feira.

Na quarta-feira, os ministros da Defesa da Otan convidarão seu colega ucraniano para “discutir sistemas avançados de defesa aérea e outras capacidades para a Ucrânia, e estou ansioso por mais entregas”, disse Stoltenberg.

“A Ucrânia tem o impulso e continua a ter ganhos significativos, enquanto a Rússia está recorrendo cada vez mais a ataques horríveis e indiscriminados contra civis e infraestrutura crítica. O presidente Putin está falhando na Ucrânia”, acrescentou Stoltenberg.

Fazendo referência às ameaças veladas do presidente russo, Vladimir Putin, de um ataque nuclear, Stoltenberg disse que “a Rússia sabe que a guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”.

“Estamos monitorando de perto as forças nucleares da Rússia; não vimos nenhuma mudança na postura da Rússia, mas continuamos vigilantes”, disse ele.
O secretário-geral pediu novamente que Putin retire suas tropas da Ucrânia.

Ele também abordou indiretamente os desdobramentos militares conjuntos da Bielorrússia com a Rússia, dizendo que o líder bielorrusso Alexander Lukashenko deveria “parar a cumplicidade da Bielorrússia neste conflito ilegal”.

Stoltenberg também disse que a Otan aumentou a proteção da infraestrutura crítica após o que ele chamou de “sabotagem” dos oleodutos Nord Stream, dobrando sua presença nos mares Báltico e do Norte para mais de 30 navios e aumentando o compartilhamento de inteligência.

“Qualquer ataque [à] infraestrutura crítica dos aliados seria recebido com uma resposta unida e determinada”, disse ele.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu
Rui Chapéu
2 anos atrás

Russos:

Berlim em 1 semana! Otan não é pareo para nosso exército.

Russos:

Ei otan, pare de ajudar a Ucrania pq asssim não vale!

Lógica: 0.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

Existe alguma lógica ou coerência no teatro de guerra e geopolítico? Bombardeios ucranianos contra civis em Donestk o ocidente se cala. Rússia bombardeia civis é comoção mundial e o Zelenski desesperado. EUA assinaram tratados de não expansão da OTAN para o leste europeu e não cumpriram. Agora na investigação dos gasodutos a Rússia foi excluída. Assim como a investigação do abate do avião comercial em Donestk. Foram rápidos em acusar a Rússia ainda sem ter iniciado uma investigação.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Cara nunca houve esse tratado, era uma promessa de boca a boca de presidentes, sem valor algum.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Sua matéria diz: “Anos antes, a aliança militar também teria se comprometido à não interferir com o arsenal nuclear Russo nem se expandir para o Leste Europeu, onde estão ex-repúblicas soviéticas.” Essa palavrinha ‘teria’ é chave na matéria. Porque de acordo com Gorbachev: “The topic of ‘NATO expansion’ was not discussed at all, and it wasn’t brought up in those years. … Another issue we brought up was discussed: making sure that NATO’s military structures would not advance and that additional armed forces would not be deployed on the territory of the then-GDR after German reunification. Baker’s statement was made… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Nunca houve a assinatura de um tratado que expandisse a OTAN para leste, porque qualquer país democrático e que seja da Europa, pode pedir a adesão à OTAN, mas houve um tratado assinado em Dezembro de 1994 e que ficou conhecido como Memorando de Budapeste e que foi assinado pela Ucrânia, EUA, Reino Unido e Rússia, no qual a Rússia reconhecia a soberania e territórios da Ucrânia e por seu lado a Ucrânia comprometia-se a devolver à Rússia, todas as ogivas nucleares que possuía no seu território. Deves também ter em conta que num pais onde é proibido falar em… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Então o Assange foi preso na Rússia? Não!! Preso em Londres. E prisão perpétua nos EUA. Não é na Rússia. Clube de Imprensa Suíço convocou para esta 4ª feira (22.jun) uma manifestação para lançar o “Chamamento para libertar Julian Assange em nome da liberdade de imprensa“. Editores, repórteres e redatores da Europa e Austrália participarão por videoconferência. O ato pede às autoridades britânicas e norte-americanas a liberdade “imediata” do fundador do WikiLeaks. Com a chegada de Assange aos EUA, a Justiça norte-americana poderá iniciar o julgamento do jornalista. O australiano corre o risco de ser condenado a até 175 anos… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Assange foi preso depois de avisado que vazar documentos oficiais é crime em um sem número de países, Brasil inclusive. Ele conseguiu irritar praticamente todo mundo, vazando ainda documentos diplomáticos, algo que ninguém quer que vaze porque pode abalar relações entre os países, algo óbvio. A inviolabilidade de malote diplomáticos é algo que foi rigorosamente obedecido por todo mundo até no auge da guerra fria e o espertão do Assange achou mesmo que se safar dessa? A imprensa de verdade tem o dever de relatar os fatos, porém ainda esbarra na ÉTICA das notícias veiculadas. Nesse quesito o Assange passou… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
LUIZ
LUIZ
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Ah sim a imprensa não pode denunciar a corrupção do governo dos EUA. É questão de segurança nacional. Não pode denunciar militares dos EUA mat*ndo civis no Iraque. Eles(EUA) levam democracia e liberdade a todos os povos oprimidos pelos ditadores.

Last edited 2 anos atrás by LUIZ
Francisco
Francisco
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Caro Leandro melhor o Obama fugir também, já que usou de informações “OFICIAIS” quando afirmou que um ex presidente brasileiro era corrupto.

Hélio Eduardo
Hélio Eduardo
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Perfeito!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Uma pergunta os países que entram para Otan são obrigados ou entram por vontade própria?

LUIZ
LUIZ
Reply to  Rodrigo
2 anos atrás

Por uns bilhões de dólares $$$$. Até agora os EUA gastaram 66 bilhões de dólares na Ucrânia. No EuroMaidan dizem eles que gastaram 5 bilhões de dólares.

Alessandro Almeida
Alessandro Almeida
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

Tá bom, mas quando. OTAN vai enviar tropas?
A Rússia está com 90% das F.A. esperando e nada da OTAN aparecer.

George
George
Reply to  Alessandro Almeida
2 anos atrás

E precisa? Putin não dá conta do exército ucraniano e vai dar conta da OTAN? Acorda.

Claudio
Claudio
2 anos atrás

Otan vem acumulando várias derrotar vergonhosas , não querem mais uma kkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  Claudio
2 anos atrás

E que derrotas serão essas?

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não bate palma pra louco dançar…

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

ahahahahahahahah
Tem gente q não aguenta
Eu mesmo dou umas cordas pros doidos
eles ficam se cumixando

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu ganharia uma grana escrevendo romances de realidade alternativa tomando como base as ideias que esse maluco posta.

Hank Voight
Reply to  Claudio
2 anos atrás

O metaverso da loucura dos russos tupiniquins…

George
George
Reply to  Claudio
2 anos atrás

Site de ficção científica é na próxima esquina à direita.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

A Rússia não queria que a Ucrania aderisse à OTAN, mas depois do início do conflito militar, a OTAN já está na Ucrânia. A tendência, a partir dos ataques de mísseis russos aos alvos civis ucranianos, é de aprofundamento da ajuda financeira e militar da OTAN e dos EUA à Ucrânia. O envio de sistemas de defesa antiaérea mais modernos para as tropas ucranianas já foi acelerado. O representante da OTAN disse que a organização quer “discutir sistemas avançados de defesa aérea e outras capacidades para a Ucrânia”. O que serão essas outras capacidades. Mísseis de longo alcance? Drones de… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Lembro de uma postagem aqui do Forte onde a materia era mais ou menos ” A rápida Ocidentalização da Ucrânia”

Alessandro Almeida
Alessandro Almeida
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Se ocidentalização for falta de energia, né?
Porque a Ucrânia está no escuro, assim como a Europa vai ficar.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Alessandro Almeida
2 anos atrás

Rapaz será 2 semanas de chuvas de mísseis em toda a Ucrânia. O estoque de pó do Zelouco vai ter que ser reabastecido.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

esse aqui é pra aquele gráfico ali com tipo “expansão da otan”

Arthur
Arthur
2 anos atrás

“A OTAN não é parte no conflito”… De que reino esse imbecil veio? Nárnia? Westeros? Terra Média? Se querem dividir a Rússia em 17 Estados menores (segundo o jovem Biden), porque ainda não chegaram à Vladivostok? É só tocar uns misseizinhos na Rússia, que ela desmoronará (parodiando Hitler). A OTAN é o motivo do conflito. Mas rezemos para que Putin logo fique sem mísseis, afinal aquele general americano disse que a Rússia só tinha mais dez dias de munição… em março!

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Rússia sozinha tá moendo esses canalhas. Os soldados da OTAN travestido de mercenários e até mesmo usando uniforme ucraniano estão aos montes tombados nas planícies do Donbass servindo de adubo ao solo. Numa proporção numérica de 1 russo pra 15 do consórcio, os russos cede território a custo de baixas inaceitáveis.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Claro…

Magaren
Magaren
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Fato!

Deixa eu dar comida para meu unicornio que está com fome no quintal.

Machado
Machado
2 anos atrás

Rs

Machado
Machado
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkk