Confirmado segundo turno nas eleições presidenciais
Com 99,99% de urnas apuradas, Lula tem 48,43% contra 43,20% de Bolsonaro
Com 99,99% das urnas apuradas, está confirmada a realização de segundo turno entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Lula está à frente, com 48,43% dos votos válidos, tendo virado a corrida quando 70% dos votos haviam sido apurados. Bolsonaro está em segundo, com 43,2%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado não permite mais a resolução da disputa no primeiro turno.
Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro, com 4,22%. Ciro Gomes (PDT) está em quarto, com 3,05%.
Lula (PT)
Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou ainda criança para o estado de São Paulo. Durante a adolescência, completou um curso de torneiro mecânico em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.
No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).
Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.
Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.
Aos 76 anos, Luiz Inácio Lula da Silva busca seu terceiro mandato como presidente. O candidato a vice em sua chapa é Geraldo Alckmin (PSB) que foi seu adversário na disputa de 2006. Nascido em Pindamonhangaba (SP), ele tem 68 anos, é médico e professor. Alckmin foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ocupou os quadros do partido entre 1988 e 2021. Ele também foi constituinte e governou São Paulo em duas ocasiões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.
Jair Bolsonaro (PL)
Nascido em 1955 no município de Glicério (SP) e registrado na cidade paulista de Campinas, Jair Messias Bolsonaro formou-se em 1977 na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército. Militar reformado, tendo chegado a capitão do Exército, ele é atualmente o 38º presidente do Brasil, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2019.
Bolsonaro exerceu sete mandatos de deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Antes foi também vereador na capital carioca entre 1989 e 1991.
Três de seus cinco filhos também se embrenharam pela política. Carlos Bolsonaro é vereador na capital carioca, Eduardo Bolsonaro é deputado federal por São Paulo e Flávio Bolsonaro senador pelo Rio de Janeiro.
Ao longo de sua trajetória política, Bolsonaro integrou os quadros de nove partidos. Passou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC. Em 2018, foi eleito presidente da República pelo Partido Social Liberal (PSL). Neste ano, candidatou-se à reeleição pelo PL.
O candidato a vice-presidente na chapa é Walter Braga Netto. Tendo alcançado o posto de general do Exército, ele atualmente é militar da reserva. Natural de Belo Horizonte em 1957, Braga Netto chefiou entre fevereiro de 2018 a janeiro de 2019, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Na época, ele era comandante Militar do Leste, posto que ocupou até fevereiro de 2019, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Exército. Como integrante do governo comandado por Bolsonaro, ele foi ministro-chefe da Casa Civil e é atualmente ministro da Defesa.
FONTE: Agência Brasil
NOTA DA REDAÇÃO: Segundo a BBC Brasil, essa foi a distribuição de votos entre Lula e Bolsonaro pelo Brasil, quando 98,61 das urnas tinham sido contabilizadas:
Dois lados da mesma moeda. um quer parecer diferente do outro, mas sabemos que no fundo são a mesma coisa. infelizmente ainda somos obrigados a sair de casa pra votar nesses elementos.
Este país virou uma baderna…Culpa do Próprio Povo brazileiro…A única diferença que existe entre estes políticos que nos governam é que uns usam gravata e falam polidamente já os outros andam com barba por fazer e falam a linguagem do povão…Ambos são do mesmo esquema…Todos eles governam como que de um “bunker” entrincheirados do povo…é facção do morro A contra facção morro B neste pais…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B…bobo é quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…Brasil é terra de reféns…
Caro Nickless. Você pode apertar o NULO ou BRANCO, pode viajar e justificar sua ausência sem custo algum ou pode ate mesmo se ausentar e pagar uma multa ridiculamente pequena de até R$ 3,51. Dizer que é obrigado a votar em um ou outro candidato é equivocado.
Perfeito Camargoer
CARAMBA GENTE!!
Eu pensava que viriam os especialistas de guerra cibernética aqui comentar sobre a escandalosa FRAUDE ocorrida visivelmente em MG e não essas baboseiras que vicejam nos ultimos 3 anos por aqui…
POR FAVOR!! VCS concordam que há algo estranho em descortinado em MG??!!
Cadê o conceito estabelecido de Voto de Rebanho?!?
Não vote. Talvez isso afague o seu senso estético da não gostar de nenhum. Típica reação de adolescente que só faz aquilo que gosta não o que deve. Seja isentão e entregue o país para a mesma quadrilha que assaltou-nos há pouco. Você é muito inteligente señorito satisfecho.
Não tá fácil manter a sanidade no braziu, o país virou um hospício a céu aberto…A direita fala sobre uma “ameaça comunista” a esquerda sobre a “ameaça conservadora”…A verdade é que o povo está sendo jogado um contra o outro com discussões políticas sobre esquerda e direita que não leva o pais a lugar nenhum…Militantes de esquerda digladiando-se com militantes de direita e o povo sufocado com essa guerra…não importa direita ou esquerda…o que existe são interesses e estes se moldam de acordo com o clima da opinião publica…eles trabalham com técnicas atuais, inserem seus candidatos e se os mesmos não agradam compram ou se infiltram no programa dos que agradam…
Essa briga de direita e esquerda é um instrumento fantástico nas mãos do poder que nos domina…
Em todas as democracias acontece a mesma coisa, os EUA estão tão polarizado quanto o Brasil, o mesmo acontece em outros países europeus.
Olá Digo. A polarização é inerente á democracia e inevitável quando se tem uma eleição em dois turnos. Seria muito estranho que dois candidatos com propostas iguais fossem disputar entre si o segundo turno de uma eleição presidencial.
Na igreja é polarizado, Deus ou o outro. Não vai a igreja também? A política está polarizada, o que ninguém provou nada ainda contra o que já foi mais que provado que fez errado.
É aquele velho ditado, ninguém vota em candidatos que aparece nas pesquisas com pequenas chances de ganhar. Os indicadores de pesquisas erraram todas as suas projeções e acabou prejudicando um candidato a presidência e outros candidatos a governador, senador e dep federal.
Na minha opinião, o Bolsonaro se saiu bem, tem a mídia contra ele, os indicadores de pesquisas diziam que seria vitória no primeiro turno do Lula.
Que vença o candidato escolhido pelo povo!
O datafolha acertou na margem de erro.
Bolsonaro tinha a maquina pública a seu favor, gora que depois da internet as grandes emissoras não tem mais tanto poder.
Passando pra lembrar que usar a máquina pública pra fazer campanha é corrupção.
como se o PT não tivesse feito isso no passado.
Com o congresso que se formou na câmara e senado , o próximo presidente do Brasil será Geraldo Alkmin, lula não dura um ano se não se submeter.
O Lula não é a Dilma ..
Todas acertaram na margem erro, que gira em torno de 3% para mais ou para menos.
Mentira.
Afirmaram que Bolsonaro estaria com cerca de 36% bem distante dos 43% que conseguiu e bem fora da margem de erro.
Caro Pedro. Recomendo o livro “Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião” do Alberto Almeida. Lá você entender que são realizadas milhares de entrevistas (geralmente entre 2 mil e 15 mil) com diversas pessoas. Estas respostas são multiplicadas por um ponderador social, geralmente baseado no IBGE (pode ser o Censo ou o PNAD) para gerar o peso estatístico daquela faixa. Se o dado estatístico estiver defasado, o percentual final poderá ter uma diferença. Além disso, considerando o pŕóprio nível de confiança (geralmente 95%) o número obtido pode ser diferente do real. A tal margem de erro de +/-2 pontos é ilusória, porque as pessoas entrevistadas não são escolhidas aleatoriamente. Na verdade, ninguém sabe a margem de erro. Se os entrevistados fossem escolhidos aleatoriamente, seriam 2 pontos. Outro ponto, que você precisa pensar é uma fração dos eleitores decidem efetivamente o voto nos últimos dias. Na pesquisa eleitoral aparecem os “indecisos” mas na contagem dos votos não existe “indeciso”. Quanto maior o número de “indecisos” maior poderá ser a diferença entre a intenção de voto pesquisada e a contagem de voto apurada na eleição. Na última pesquisa Datafolha, o percentual de indecisos foi de 2%. Outro ponto, fica claro que houve uma migração de 2~3% de eleitores de Ciro e Tebel para Bolsonaro (A pesquisa dizia que Tebet teria 6%, na apuração foram 4%. Ciro teria 5%, apareceu com 3%). De qualquer modo, concordo com você. Quem vencer assumirá por 4 anos.
Não sou pró Lula, muito menos pró Bolsonaro. Mas acredito com veemência que haverá uma movimentação natural do setor privado contra o Petismo que irá reverter o cenário.
A alta de quase 6% hoje, um dia após as eleições, diz o contrário.
Alta no índice da B3
Foi por pouco.
Muito pouco.
O mapa mostra tudo. Um país dividido. O atual presidente já afirmou abertamente ser a favor de uma guerra civil. Em parte ele já supriu sua sede de sangue com sua pandemia que vitimou 600.000 pessoas no brasil.
Se ele quisesse mesmo, já a teríamos…O criador do nós contra eles, foi outro….
Parabéns ao Exmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro
pela vitória. Lula já é o perdedor, caso vença dificilmente conseguirá governar e terminar seu mandato.
“Congresso Nacional estará à direita e mais radicalizado com bolsonaristas; PL elege a maior bancada”
https://www.estadao.com.br/politica/congresso-nacional-estara-a-direita-e-mais-radicalizado-com-bolsonaristas/
É verdade. Lógico que o apoio foi conquistado com muuto dinheiro de orçamento secreto. Compra de votos que fala, né? Essa é a nova política dessa gente. Aliás, a PF virou quintal do bolsonarismo. Não se investiga mais e tudo vira sigilo de 100 anos.
Olá Julio. As emendas do relator (orçamento secreto) ajudaram principalmente os candidatos ao legislativo (senadores e deputados). Creio que tiveram pouca influência sobre o pleito para presidente. Por outro lado, seria importante verificar o quanto os benefícios (vale gás, impostos da gasolina e bolsa verde amarela) influenciaram o voto para presidente. Considerando as pesquisas ao longo do último ano, elas podem ter sustentado a votação em Bolsonaro, mas foram insuficientes para garantir a sua vitória. Talvez estes benefícios tenham evitado a vitória de Lula no primeiro turno, mas difícil afirmar que garantirão a vitória de Bolsonaro no segundo turno.
Acho que muitos se esqueceram do mensalão, do petrolão, do geddel, da tragédia do governo da gerentona….Uma das coisas que muito me preocupa no governo do lul9, é doar nossos impostos para irmãos de ideologia como fizemos no passado, é alegar que a onu deveria ter palavra final, nos assuntos de cada país. Bolsonaro não é o ideal, Preferia que fosse outro, tipo o Tarcísio, até mesmo o ciro.
Abraços
Acho que muitos se esqueceram do mensalão, do petrolão, do geddelmilhões no apartamento, da tragédia do governo da gerentona….Uma das coisas que muito me preocupa no governo do lul9, é doar nossos impostos para irmãos de ideologia como fizemos no passado, é alegar que a onu deveria ter palavra final, nos assuntos de cada país. Bolso não é o ideal, Preferia que fosse outro, tipo o Tarcísio, até mesmo o ciro.
Abraços
Colocaram nesse “bolo” de direita os evangélicos, que já estiveram ao lado do Lula em tempos passados, essa gente geralmente só tem um lado, o deles, e não será diferente num novo governo de esquerda.
Votarei no Bolsonaro, como faço desde que ele era deputado federal.
Só espero que seja mais organizado no dia 30, pois 2 horas em fila só pra apertar alguns botões é muito tempo!
Na minha seção sempre instalavam duas ou três urnas. Ontem tinha uma…
Olá 737. Em quem você ou eu votamos é irrelevante para o debate. #meuvotosecreto
Saber se seu voto é secreto ou não também é irrelevante.
tbm sou bolsonaro, vamos ficar tranquilos vai levar menos tempo pois agora só é para presidente(em alguns estados governador)então será bem mais rapido
O quê o Bolsonaro e os filhos fizeram e fazem de relevante pra o estado do RJ que representam? Quem foi mais relevante Lula no sindicato ou Bolsonaro no exercito?
Com muita tristeza lembro claramente quando eu era mais novo e via a imagem do Enéas montada como a de um louco e totalmente caricato…Eu não entendia que aquilo era uma manipulação e hoje me corta o coração de ver que eu e muitos adultos a minha volta na época foram totalmente cegos e feitos de massa de manobra...
Hoje eu me envergonho…Me da uma tristeza no coração pois eu achava que aquele senhor era um palhaço…Lembro quando ele aparecia na TV era motivo de risadas…Todos tiravam sarro e o chamavam de maluco…Mas agora depois de adulto eu pude conhecer quem ele era de verdade!!!…Que desperdício…Quanta frustração e desgosto…Uma pessoa excelente…Mestre em tudo que se envolvia…Uma pessoa integra, de caráter, honra e disciplina indelével…Preocupado com o futuro do seu país, que tinha o prazer de informar e educar as pessoas com seu vasto conhecimento…Como me arrependo em, mesmo sendo criança, pensar que um cara tão gabaritado fosse um mero idiota ou palhaço…idiota e feito de palhaço fui eu!!…
O mal do Brasil é o brazileiro…Temos as maiores riquezas que a natureza poderia dar…Mas temos a maior pobreza que poderíamos ter…Que é a de vergonha na cara…Este sujeito sacrificou sua vida pelo estudo e disciplina…Foi um Cientista e Cristão…Que foi transformado pela mídia em um palhaço…As entrevistas que faziam com ele eram ridículas…Incrível a forma desonesta como conduziam…interrompendo, cortando, distorcendo…Não deixavam ele falar ou pegavam uma frase e deturpavam ao máximo o que ele falava…Sempre covardes, interrompendo todas as vezes que ele desenvolvia alguma argumentação…Sempre o distorcendo de forma maliciosa…Tentando coloca-lo contra a população…Em vez de fazerem perguntas que fossem interessantes ao eleitor buscavam fazer perguntas que o levassem a defender-se ou entrar em contradição…
Só faziam tentar colocar palavras na boca dele…Tentavam a qualquer custo faze-lo tropeçar em seus próprios argumentos de forma baixa, distorcida e implícita…mesmo quando o que ele dizia fazia total sentido…Ridículo…O intuito não era entrevistar e sim desconstruir ele como candidato...A maior desconstrução feita de um estudioso e não corrupto já feita pela mídia na História…As pessoas podem até discordar de algumas convicções dele mas é algo inegável a integridade moral e ética que ele tinha…O cara tinha tudo para ser um marginal mas se tornou um renomado médico com várias formações…O que prova que quando a pessoa quer ser digna ela não encontra obstáculos para o seu sucesso.…
Olhando os discursos e as propostas o sujeito era uma pessoa a frente do seu tempo…Escrachava toda mentira que os políticos contam dizendo logo…Eles prometeram isso…Mas isso não é possível…A economia não comporta…E ainda o ridicularizavam…Por isso não investem em educação…Que é pra manter o nível de ignorância do povo…
Infelizmente a maior parte de nós é culpada pelo fracasso da cultura e da educação do braziu…O braziu é o único país do mundo onde os “malandros” são inteligentes e os que estudam são os ignorantes…Neste pais quem diz a verdade nunca é levado a sério!…O resultado disso é uma sociedade cada vez mais analfabeta, promíscua, irresponsável e sem nenhum princípio moral ou caráter…”Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam” George Orwell.
Apenas 2 candidatos concentraram mais de 90% dos votos, refletindo claramente a polarizacao politica na sociedade (incluindo votos de protesto).
O povo brasileiro merece uma disputa de alto nivel com apresentacao de ideias e propostas de governo concretas.
Fiquei estarrecido com isso. O Ciro tem razão, a situação deste país é muito grave!!!
Porquê os grandes problemas deste pais nunca são resolvidos???
Resposta: Porquê tem gente ganhando muuuuito dinheiro com isso!
Este cenário nunca mudará enquanto continuarmos polarizados entre estas quadrilhas que nos governam…nada mudará no país enquanto ficarmos divididos sempre entre os mesmos partidos ou políticos e insistirmos sempre nos mesmos modelos de gestões…Os políticos do braziu não tem ideologia, eles compactuam entre si pelo poder…Tolo é quem idolatra ou briga em torno da defesa de certos políticos, isso só divide a sociedade, e deixa com que esses políticos façam o que bem entendam...Enquanto só nos reunimos neste país pra coisas como carnaval e copa do mundo, esse tipo de gente deita e rola com nosso dinheiro e aceitamos tudo calado…
O brasileiro tem que conscientizar que não existe partido, e sim, torcer para melhorar o país…porque só de acabar com a corrupção o Brasil vai andar e muito…porque nosso país é rico…só falta acabar com a farra destes parasitas e traidores lesa-pátria, que o resto fluirá…
Os dois piores candidatos com mais de 90% dos votos.
Aqui o fundo do poço é só um nível intermediário.
Em um país sério, o segundo turno deveria ser entre Ciro e Simone Tebet, gostem ou não, são esses dois que apresentaram projeto e propostas para o país, o resto é só conversinha fiada, papo de comadre.
Caro W. Em um país sério, o resultado das urnas é sempre respeitado.
Em pais serio a urna nao eh eletronica. Forte abraco! P.S. Meu teclado nao tem acento porque eu nao moro nessa zona que te pariu, Camargoer!
Então vamos retirar os caixas eletrônicos dos bancos. Voltar o tempo das cartas nos correios. Contar voto iniciando as 7 da manhã até as 2 da madrugada. Espero que a urna se atualize ainda mais sem o presidente da seção precisar digitar todos os números do título. So com a biometria a urna eletrônica aberta pra o eleitor votar.
Caboclo não sabe uma única linguagem de programação, zero noção sobre redes e hardware, mas SABE que a urna é inviolável. Hahaha
O resultado das urnas precisa ser respeitado, mas analisando friamente nem Lula e nem Bolsonaro deveriam estar no segundo turno.
O problema é que agora temos dois petismos ou dois bolsonarismos…Vamos levar uma, talvez duas gerações para se livrar dessa polarização.
Em 2026 podemos ter Guilherme Boulos x Zema/Nikolas Ferreira, já pensou? rs
A urna é sacrossanta? Num país sério o que é sempre respeitada é a verdade.
Aquela que é pau mandado do Renan Calheiros?
Tem razão.
Para com as drogas. Tá fazendo mal.
Confesso que me surpreendi com os 48% do Lula, mas o fato do Ciro e da Tebet pontuarem muito abaixo das pesquisas mostra que o VOTO ÚTIL para a esquerda funcionou muito bem no 1º turno, é nesse ponto que quero destacar.
Na minha opinião o Lula já conseguiu extrair o máximo de suco dessa “limonada” e se conseguir mais votos no 2º turno será pouco, já o Bolsonaro vejo por outra perspectiva, tem muita gente ainda “isentão” que deixou de votar ou votou em outros candidatos que agora pode escolher ele no segundo turno.
O problema para o Bolsonaro é que pra ele vencer de forma segura, tem que trabalhar com uma margem de 10 milhões de votos a mais, menos que isso é arriscado não ganhar, e aí que está, não sei se sua campanha tem capacidade para extrair tudo isso no 2º turno, pois gente sobrando pra converter tem, só não sei se ele consegue.
De qualquer forma o “bolsonarismo” aumentou bastante na câmara dos deputados e do senadores, fora os 8 governadores eleitos no 1º turno e mais alguns que estão em disputa para o segundo.
Eu vejo ão contrário o Bolsonaro qui ja deu o qui tinha qui dar.
Tipo o bolsonarista é fanatico, por motivo nem um ele votaria em outro candidato no primeiro turno no caso bolsonaro teve todos os votos qui poderia ter,não é atoa qui elegeu a maior parte dos deputados.
Ja o Lula é diferente muitos qui votam em Lula também votam em ciro e na outra candidata la não é atia qui até o discurso dis três são parecidos, agora no segundo turno Lula pega o resto dos votos.
Olá Joanderson. Eu sou um pouco mais cauteloso. Podemos afirmar que quem votou em Lula (48,43%) no primeiro turno provavelmente votará nele no segundo e quem votou em Bolsonaro (43,20%) provavelmente voltará a votar nele. Talvez o mesmo possa ser afirmado sobre os nulos (2,82%) e brancos (1,59). Tebet (4,16%) Ciro (3,04%), Soraya (0,51%) e Dávila (0,47%) somam cerca de 8~8,5%. Se estes votos se dividirem meio a meio, Lula ganha. Obvio. Bolsonaro teria que conquistar 7% ou mais destes votos para vencer (considerando que a abstenção seja a mesma). Lula só precisaria conquistar 1,5% deses votos. Portanto, o desafio de Bolsonaro é 5x maior que o de Lula. Caso uma fração destes eleitores se abstenha, isso irá favorecer o cálculo em favor de Lula. Haja coração.
Bolsonaro tem mais recursos para ganhar votos que precisa, então o segundo turno pode ser disputado como em 2014, a diferença dessa vez é que o presidente vigente é superado pelo desafiante já no primeiro turno e por mais de 5% de todos os votos apurados.
Analisando friamente, é muito improvável que Bolsonaro seja reeleito.
Eleitores de Ciro jamais votariam em Bolsonaro, ao passo que os eleitores de Tebet podem se dividir entre Lula e Bolsonaro. Logo Lula vence, embora com uma pequena margem.
Discordo, acho que o Bolsonaro já conseguiu pegar todos votos que conseguia, seja dos indecisos, da Simone ou do Ciro. O que sobrar de eleitores desses dois devem ir para o Lula, ou anular. Também creio que a maioria dos “insentões” sempre foram bolsonaristas, só tem vergonha de admitir publicamente, mas sempre votaram nele. Então aqui vai minha única certeza: o percentual dos votos válidos no segundo turno vai diminuir, não vai aumentar.
Acho que os votos que o Bolsonaro conseguiu a mais, dos que as pesquisas não conseguiram identificar, foram justamente da parcela dos eleitores do Ciro e Tebet que mudaram de última hora, e provavelmente de outra parcela que não iria votar em ninguém.
Segundo turno está muito complicado pra ele, muito mesmo.
Lula botou 5% de votos em cima do Bolsonaro, Bolsonaro em 2018 botou mais de 9% de votos em cima de Haddad, ou seja, depois de toda a negatividade envolvendo Lula e o PT, o auge do anti petismo, Bolsonaro não conseguiu sair na frente do petista, isso porque é o presidente vigente e tem a máquina do estado a seu favor.
Lula em 2022 ganhou mais de 25 milhões de votos em comparação a seu fantoche Haddad, Bolsonaro atual presidente menos de 2 milhões comparado a 2018, isso é MUITO POUCO para o atual presidente.
Conclusão, Bolsonaro derreteu. Acontece que o parâmetro usado são as pesquisas atuais que colocaram Lula como possível vencedor no primeiro turno ou com uma porcentagem maior do que as urnas demonstraram, isso criou a ilusão de que Bolsonaro se saiu bem.
Independente de resultado, os eleitores estão de parabéns. O pleito transcorreu na paz e em ordem.
O processo eletrônico (mesmo com alguma demora na biometria) foi outra demonstração de competência. Por volta de 22 horas já se tinha a quase totalidade dos votos.
Neste quesito somos exemplo para o mundo.
Olá Andaime. Concordo com você. O debate político é importante mas o respeito a democracia depende do respeito á soberania popular expressa nas eleições.
Como saber se o resultado das urnas foi a vontade popular se estas não podem ser auditadas?
Conseguiram colocar no segundo turno os dois piores candidatos existentes de uma lista de 11. Os dois envolvidos em corrupção até o talo, com direito a enriquecimento repentino de filhos e esquemas milionários no Congresso.
Vamos pra onde?
É só dar uma olhada mais atenta no mapa para saber onde está a chave da vitória dessa eleição.
Em um país decente, esses dois canalhas deveriam estar atrás das grades e quando saíssem não ganhariam eleição nem para síndico de condomínio. Mas o povo brasileiro adora um Barrabás, tem mais é que se ferrar mesmo.
Existem respostas mais simples para situações mais simples.
O governo do PSDB em SP foi um desastre. Atualizações autuarias, diminuição de isenções, uso das funções públicas para disputas políticas com o GF, utilização do Instituto Butantan como instrumento político, frenético comportamento para enfrentar a pandemia fechando praias (podia circular na calçada e na faixa urbanizada mas não podia caminhar na faixa de areia), supermercados (um casal não podia entrar), restaurantes (mesa com 2 ok, mesa com 3 não podia), lojas, serviços públicos (a RF ainda hoje continua em homeoffice)…Doria chegou ao ponto de instruir forças de procuradores para perseguir e negar o pagamento de aposentadorias e pensões.
O discurso de Tarcísio foi simples. Vamos acabar com as maldades e reverter os desmandos do PSDB em SP. O maior ICMS. Para calcular o valor de um carro tem que fazer uma conta pro estado de SP…viver em SP passou a ser sinônimo de morar em outro país.
O estado de SP ficou refém do eu, eu, eu, eu….
Quem deu a Doria o direito e a procuração para utilizar o Estado de SP para opor-se à União? Quem deu a Doria o direito de utilizar o slogan da Cidade de SP (Non ducor, duco) como discurso rasteiro e banal, enfrentando a pandemia com ações e comportamentos bairristas como aquelas faixas ridículas de vacinas para o Brasil. Quem?
Quem deu a Doria o direito de gritar contra a União?
Vamos reverter as maldades em SP. Simples e curto.
Minas Gerais. Derrotar o Kalil não é pra qualquer um. Zema mostrou como a administração pública ineficiente de gestões anteriores (PT/PSDB) deslastrou e desolou as finanças de regiões importantes no Estado de Minas como Uberlândia (Triângulo) e o Sul de Minas.
Vamos seguir avançando na recuperação das finanças no Estado de Minas. Finanças destruídas pelas dívidas públicas contratadas por governos anteriores (PSDB/PT). Simples e direto. Alongando o pagamento vamos criar fôlego financeiro. Simples e prático.
Atras do desastre da administração pública da esquerda brasileira vem essa pauta da homofobia que a sociedade não quer debater. Não quer. Essa história que não há mais feminino e masculino e tudo é sem não entra na cabeça das pessoas. A civilização foi instruída, instituída, organizada, com. Com família. Com sexo. Com ordem. Homossexual existe desde. E daí? As famílias seguem sendo o centro das comunidades que geraram as cidades e ergueram as civilidades civilizatórias. Direitos civis para todos. Homens, mulheres, filhos e filhas.
O Pastor Cláudio tem filho viado. E daí? Por conta disso precisa existir pauta social com direitos e despesa sociais como criar banheiro separado para o filho do Pastor?
O NE. O NE sempre foi oposição. Tá ok? O ex é nordestino. O NE é refém dos coronelismos. Tá ok? Contratamos um Lord para assegurar a unidade da Nação ameaçada pelo NE. Tá ok? Deve ser a proximidade maior com Portugal que dizem pertencer à Europa. Certo isso?
Não existem pautas reformistas. Nenhum lado professa a fé na inovação e na tecnologia. Nenhum discurso político aborda o subdesenvolvimento e a baixíssima capacitação industrial do País. O que fizeram foi um esfrega esfrega.
Minas mostrou que competência mostra resultado. São Paulo entregou a cabeça do PSDB em uma bandeja. O resto é sempre o resto. A próxima Presidenta será mulher…talvez essa Zambelli.
Favor não colocar o Esteves no cercadinho.
Olha aí o Esteves no cercado. Por favor. Podem fazer o favor de soltar o Esteves?
Grato.
O Brasil caminha a passos largos para o fundo do poço.
Um foi o maior estelionatário eleitoral, fez tudo que o PT queria se não o PT voltava.
O outro, bem, o líder do maior esquema de corrupção da história da humanidade.
Estamos ferrados!!
O último que ficar apague a luz.
Acredito que sob o ponto de vista apenas militar o governo Lula seja melhor. Basta ver como foi o investimento no governo anterior do Lula e PT, senão vejamos: EXÉRCITO: Criação da Brigada de Operações Especiais; Criação do Forte Santa Bárbara; Astros II; Contrato dos Helicópteros; Projeto Guarani; Sisfron; MARINHA: Retomada do sub nuclear e compra dos Scorpenes; Contrato dos Helicópteros; Navios Patrulha Classe Macaé; Construção da nova base de submarinos em Itaguaí; FORÇA AÉREA: Decisão FX Gripen; KC390; A Darter; Contrato dos Helicópteros; Entre outras coisas como aumento de efetivo.
No atual governo em compecacao teve: aumento de salarios para militares de altas patentes, viagra, proteses penianas, desfile dos blindados da fumaça, militares da ativa participando de atos politicos sem punicao exemplar, parentes entrando em escolas militares sem concurso ou sequer por obrigações militares dos pais, motociatas ou outras manifetacoes eleitorais usando recursos logisticos e de seguranca das forças armadas/segurança, claro que +filé, +picanha, +salmão, etc. Alem de outros gastos desnecessarios e nao justificaveis. Tambem fica dificil de ver mais coisas com tanto sigilo de 100 anos.
Senhores gostaria de sanar uma dúvida, se a maioria dos projetos das forças armadas foram conquistados durante o governo petista, como o Guarani, Submarino convencional e nuclear, aquisição de caças gripe, construção do kc-390, projeção das nossas forças no exterior como na missão do Haiti e Líbano, o SISFRON, então de onde vem todo esse ódio dos militares com o Lula?
Até aumento teve no soldo, o que o Bolsonaro fez para os militares de tão bom assim para ter tanto apoio ?
Lembrando que todas as ditaduras comunistas agradaram muito os militares com cargos políticos e quem se diz de direita usa dessa artimanha porém no governo Lula eu não vi essa movimentação e olha que ele é “comunista” em.
Caro André o que mais tem são entrevistas de membros da esquerda até do Lula desprezando, criticando, ofendendo, etc… as forças armadas e as de segurança pública, quanto a equipamentos novos se estes não tiverem o custeio de nada adianta, aqui no estado de São Paulo se recebem viaturas novas para as forças de segurança/policias e etc. todos os dias, porém quando essas precisam de qualquer manutenção ficam jogadas em um canto pois não tem verba para o custeio, onde trabalho já cansamos de ficar com viaturas paradas por conta de pneu furado se quiser ou os agentes arrumam com dinheiro do bolso, ou pedem ajudam para comerciantes ou então a viatura vai ficar mais de 10 dias parada por conta de 1 pneu, quase não há reciclagem para os agentes, aquele que quiser tem que bancar a munição para treinar, e por ai vai para não estender muito, acredito que nas forças armadas tenha ocorrido o mesmo, fazer propaganda é uma coisa mas o que ocorre de fato é completamente diferente, mas resumindo carro novo sem “combustível” não anda.
Meu caro Francisco, entendo essa situação aqui no RJ ocorre o mesmo problema já teve época que a polícia ficou em estado deprimente pois a maioria das viaturas são alugadas e o não teve pagamento dos contratos e nem para manutenção, é humilhante.
Porém acredito que nas forças armadas a verba acaba sendo perdida para pagamento de pessoal, temos um efetivo muito grande e isso acaba atrapalhando a divisão dessa verba, fora a questão do mal uso desse dinheiro para sustentar o “luxo” do alto comando, creio que nesse sentido o executivo em si não tem culpa e sim o comandante da força, por isso ainda acredito que as forças armadas estão sendo politizadas demais, diferente do que vemos em países desenvolvidos.
André certamente o alto comando tem muitos benefícios em relação ao soldado, assim como é no alto comando das polícias pelo menos aqui em São Paulo, assim como é no alto comando do judiciário com suas lagostas, no legislativo e seus 30 assessores para cada parlamentar, no executivo e suas mordomias, enfim amigo o país das mordomias e benefícios sem fim para os de alto escalão/comando, e não falo porque ouvi alguém dizer, falo porque presenciei pelo menos a nível municipal e estadual essas “benesses” legalizadas, quanto ao número do efetivo amigo sinceramente não sei dizer se pelo tamanho do território de nosso país e pelo tamanho da população se é muito ou não.
certos ministros enchem a boca para dizer que estamos num” estado democrático de direito”…, mas realidade nua e crua e que a extensão do aparelhamento foi tão gigantesco que qualquer outra sigla partidária que não seja de esquerda será totalmente paralisada de governar.
precisamos urgentemente de partidos que sejam de direita e ultradireita , só assim poderemos dizer que estamos em uma democracia.
Amigo são quase 300 cargos públicos extremamente importantes, de influencia e de grande poder de decisão entre eles o dos pseudo juízes do stf que foram loteados pela esquerda durante esse período que ocuparam o governo e que não podem ser trocados pois são vitalícios, cargos oferecidos em troca de favores políticos os quais não possuem mérito algum além do comprometimento com favores escusos/obscuros como estamos presenciando e que agora tornam impossível qualquer um que não seja de esquerda governar o Brasil, isso sim é um golpe de estado mas ninguém toca no assunto, 300 cargos de extrema relevância e poder em decisões de estado nomeados por esquerdistas que inviabilizaram e boicotaram o atual governo assim como menosprezaram o desejo da maioria da sociedade quando está legalmente elegeu o atual presidente, e isso só vai causar mais divisão entre a população, mas o engraçado é que muitos ainda se julgam democráticos, só esqueceram de dizer que são democráticos mas desde que as coisas sejam como eles exigem do contrário estamos presenciando qual o tipo de democracia defendida pela esquerda.
Há uns 11 anos eu era leitor assíduo da Trilogia em geral. Lembro de nomes como “Bosco”, “Vader” e, claro, “Galante” que sempre comentavam por aqui. Tinha um sujeito com a foto do Chuck Norris também, de um vídeo bem antigo, o qual não me recordo mais o nome.
Cresci, virei um tenente no Exército de Caxias e segui minha vida. Mudei minhas convicções de adolescentes, que se aproximavam de um Aldo Rebelo — nacional-desenvolvimentista, russofílico e antiamericano. De vez em quando, poucas vezes por ano, eu ainda acessava o site para ler alguma coisa, procurar alguma informação.
Porventura voltei a ler alguma coisa neste site, mas é intragável descer para os comentários. Vocês são tão torpemente rasos que ou beiram o cinismo ou a inocência. Em especial, os comentários desta matéria, bem como desta outra ( https://www.forte.jor.br/2022/10/03/plano-de-lula-para-defesa-preve-guarda-nacional-e-despolitizacao-das-forcas-armadas-apos-bolsonaro/ ) me contorcem o estômago.
Sr. Alexandre Galante, é uma pena ver o que o seu site se tornou. O conteúdo ainda é muito bom, mas a comunidade apodreceu. Deixo-vos com parte de um discurso de Ronald Reagan, em 1964, muito antes de sua presidência, para tentar tirar vocês dessa ilusão de equivalência entre as duas opções:
“You and I are told increasingly we have to choose between a left or right. Well I’d like to suggest there is no such thing as a left or right. There’s only an up or down – [up] man’s old-aged dream, the ultimate in individual freedom consistent with law and order, or down to the ant heap of totalitarianism. And regardless of their sincerity, their humanitarian motives, those who would trade our freedom for security have embarked on this downward course.”
A escolha é entre prosseguir uma guinada patriótica, moral, liberal (no melhor dos sentidos) e cristã, ainda que seja lenta e gradual, ou escolher por repetir a experiência de 14 anos de um projeto fracassado de Estado cujo maior legado é uma corrupção sistêmica financeira sem par e a completa degeneração moral de nossa nação.