retoada de Lymanmpor forcas ucranianas

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse neste domingo (2) que a cidade oriental de Lyman, na região de Donetsk, foi “completamente libertada”.

Em um post curto de vídeo em seu canal oficial do Telegram, Zelensky disse: “A partir das 12h30. [horário local, 6h30 em Brasília], Lyman foi completamente libertada. Graças aos nossos militares! Glória à Ucrânia!”

No sábado (1º), o Ministério da Defesa russo disse que as forças russas se retiraram da cidade estratégica, localizada no distrito de Kramatorsk, na região de Donetsk.

A mídia estatal russa Russia-24 informou no sábado que o motivo da retirada da Rússia foi porque “o inimigo usou artilharia fabricada no Ocidente e inteligência dos países da aliança do Atlântico Norte”.

A retirada marca o ganho mais significativo da Ucrânia desde sua bem-sucedida contraofensiva na região Nordeste de Kharkiv no mês passado.

A captura ucraniana da cidade de Lyman é “significativa” e os Estados Unidos estão “muito encorajados” pelo que estão vendo dos militares ucranianos agora, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no sábado.

As forças russas se retiraram de Lyman, uma cidade estratégica para suas operações no Leste, disse o Ministério da Defesa russo no sábado, apenas um dia após a anexação de Moscou da região que foi declarada ilegal pelo Ocidente.

“Lyman está montada nas linhas de abastecimento dos russos. E eles usaram essas rotas para empurrar homens e material para o Sul e para o Oeste. E sem essas rotas será mais difícil. Portanto, isso representa uma espécie de dilema para os russos daqui para frente”, disse Austin à imprensa durante uma entrevista no Comando Indo-Pacífico dos EUA em Honolulu, Havaí.

Mas o progresso ucraniano no campo de batalha levou à preocupação com uma potencial escalada na guerra, incluindo o uso potencial de armas nucleares.

“O que isso significa em termos de potencial escalada, não vou especular sobre isso”, disse Austin. “Mas o que isso significa para o campo de batalha é que os ucranianos continuam a progredir e continuam a apresentar problemas aos russos que terão que resolver. E, novamente, todos nós temos que ser encorajados pelo que estamos vendo”, disse ele.

Austin disse a Fareed Zakaria da CNN na sexta-feira (30) que, embora Putin possa recorrer a armas nucleares, não há indicação de que ele esteja indo nessa direção neste momento.

“Não há verificações sobre o Sr. Putin. Assim como ele tomou a decisão irresponsável de invadir a Ucrânia, você sabe, ele poderia tomar outra decisão. Mas não vejo nada agora que me leve a acreditar que ele tomou tal decisão”, disse Austin.

Autoridades russas criticam liderança militar por retirada de Lyman

Autoridades russas criticaram a liderança militar da Rússia após a retirada das forças do país da estratégica cidade oriental de Lyman, na região de Donetsk.

O legislador russo e ex-comandante do Exército, Andrei Gurulev, disse que não poderia explicar essa “rendição” do ponto de vista militar, falando ao vivo no Soloviev Live, um canal pró-Kremlin no sábado.

“Não está claro para mim por que eles não avaliaram corretamente a situação naquele momento, não fortaleceram o grupo de tropas”, disse o vice-Duma russo e ex-comandante do 58º Exército, o tenente-general Andrei Gurulev.

“Este é provavelmente um marco significativo não só militar, mas também político, especialmente agora”, disse ainda, acrescentando que “o problema são as mentiras gerais, o relato de uma boa situação. Este sistema vai de cima para baixo”.

Seus comentários seguem o Ministério da Defesa russo dizendo no sábado que as forças russas se retiraram de Lyman, uma cidade que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse neste domingo ter sido “completamente libertada”.

No sábado, o líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, também criticou a retirada.

Ele escreveu no Telegram que as tropas “não foram abastecidas com a comunicação necessária, interação e fornecimento de munição” e culpou o comandante do Distrito Militar Central Alexander Lapin, acusando-o de mudar seu quartel-general para Starobilsk, “a cem quilômetros de distância de seus subordinados” e que ele “estava escondido em Luhansk”.

“Não é uma pena que Lapin seja medíocre, mas o fato de que ele é coberto no topo pelos líderes do Estado-Maior”, disse Kadyrov em seu post no sábado, acrescentando que “não há lugar para nepotismo no exército, especialmente em tempos difíceis”.

FONTE: CNN Brasil

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

75 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael
Rafael
2 anos atrás

Se quer bem feito, faça você mesmo:

79DEBD68-49D3-4A10-94D7-98CA8055BA65.jpeg
George
George
Responder para  Rafael
2 anos atrás

É a famosa manobra Putin. Mais um avanço para trás.

Rafael
Rafael
Responder para  George
2 anos atrás

Nem adúltero arrependido faz tanto gesto de boa vontade.

Underground
Underground
Responder para  George
2 anos atrás

Na verdade os russos estão avançado, para Moscou.

Patrício
Patrício
Responder para  George
2 anos atrás

Parabéns.
Ainda faltam outros 115.000 km2.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Patrício
2 anos atrás

115.000 e descendo dia após dia!

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Foi-se o martelo !!!
Explica Troll !!

George
George
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Se você não entende o xadrez 5D de Putin não vai conseguir explicar.

Patrício
Patrício
Responder para  George
2 anos atrás

Lyman.
Área: 26,21 km2.
População. 20 700 habitantes.

Nickless
Nickless
Responder para  Patrício
2 anos atrás

os próprios russos reclamaram que era uma cidade estratégica e não poderia ser perdida.

Patrício
Patrício
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Que mané, estratégica.
Quando a Rússia a conquistou, ninguém falou nada.
A guerra segue e a Rússia está priorizando outros locais.

Chevalier
Chevalier
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Comunista doente

Minsc
Minsc
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Devem ser em outros países então pq na Ucrania ta ficando feio…

HLopes
HLopes
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Que explicar que outros locais está a russia a priorizar?

A primeira prioridade da russia continua a ser conquistar toda a região de Donetsk certo?

A perda de Lyman foi a machadada final nessa ambição, porque sem frente norte e sem os hub logísticos de Kupyansk e Lyman, a tomada do que falta da região de Donetsk morreu.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Rlx , jaja os 300 mil começam a chegar …

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Troll:
– “Veja bem…”

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Troll,
Kadirov está certo???

Marcos
Marcos
2 anos atrás

O mais legal é ler os posts anteriores do Kings/Luiz/Patricio e suas previsões (chutes) , “justificativas” e perceber como o discurso vem mudando. É hilário! Quando eu preciso rir eu venho aqui e leio. São tantos exemplos. Lembram de :
– vai cair em 3 dias
– foi só um avanço para distrair (sacrificando as melhores tropas)
– o navio não foi atingido e está indo para o Porto sem auxílio de 3s.
– a força aérea Ucrânia não existe mais
– a snake island nao sera tomada
– os números do oryx são mentira
– isso é vídeo game
– o ataque a base aérea só destruiu um avião
– reforços estão chegado
Etc etc

É fantástico e cômico .

Não sei quem vai ganhar. Não sei se o reforço de 300K conscripts terão efeito mas ao ver o fato na minha frente eu não deixo o coração mandar.

Daniel
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Não fala mal do Patrício…ele é motivo das minhas risadas aqui nos comentários, ele e o Padre Kelmon participando dos debates são imprescindíveis pois trazem comédia a nossas vidas tão surradas.

Marcos
Marcos
Responder para  Daniel
2 anos atrás

No início até pensava que o Patricio/Kings era sério. Isso benéfico em ter um contra ponto, se houvesse dados/ fatos. Mas depois que ele afirmou que a Rússia faria seus jatos (em substituição aos Boeings our Airbus) e os venderia, sem conseguir explicar market share, custo/ponto de equilíbrio retorno do investimento, e outros indicadores básicos, perdi a fé. Depois vieram cópia e cola de click bait , chutes sobre mercado (claramente ele não entende de mercado de câmbio), etc. triste. Perdi a a fé no Kings /Patricio e seus nicks . Daí passei a rir.

Patrício
Patrício
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Vejo a preocupação de Putin com a perda de Liman.
Não se entusiasme.
É apenas uma das centenas de pequenas cidades que os russos já tomaram.

IMG-20221002-WA0003.jpg
Daniel
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Patrício: vc merece oscar do ano: melhor adorador de bobagens

Daniel
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Prezado Patrício: não estou entusiasmado com nada. Apenas um pouco com falta de ar após ler seus comentários…parece piada do tempo dos Trapalhões ou melhor ainda: os Três Patetas: você, o Putin e o Zelensky

Nickless
Nickless
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Ele só pode ser pago pra falar tanta bobagem. pois se alguém realmente pensa assim, deve ter sérios problemas psicológicos.

Marcos
Marcos
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Ha vários casos onde a derrota é clara mas a pessoa se recusa a ver. Há um livro chamado Corações sujos que trata sobre alguns imigrantes japoneses no Brasil que em 1945 acreditavam piamente que o Japão estava ganhando é que foram ao Rio de Janeiro esperar a frota japonesa. Esses caras se recusavam a aceitar a verdade. Na Alemanha foi igual. No banco eu já vi gente assim tmb, ainda que em
Assuntos menores (não era uma guerra) mas fanáticos na sua verdade/convicção)

Sergio
Sergio
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Livro magníficamente escrito por Fernando Morais. E é bem pior do que você disse. Jogou a comunidade japonesa de SP numa quase guerra civil entre os que não criam na derrota e os que aceitavam. O próprio imperador hiroito a pedido do governo brasileiro e das tropas de ocupação americanas escreveu aos japoneses do Brasil. Foi feia coisa. Tenho aqui e recomendo a leitura.

Marcos
Marcos
Responder para  Sergio
2 anos atrás

É um bom livro ( eu preferi Chateau) e serve para exemplificar casos extremos de adoracao a narrativa versus realizacao da realidade

André G.
André G.
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Irei ler…..obrigado.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nickless
2 anos atrás

.50 cent army!

Bosco
Bosco
Responder para  Nickless
2 anos atrás

No caso de tonho é um psicopata pago.

Patrício
Patrício
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Prezado.
A Rússia tomou essa cidade há alguns meses e não mudou muita coisa no conflito.
A Ucrânia, temporariamente a tomou.
Não vai mudar nada.

Marcos
Marcos
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Rs rs rs … pode ser. Não tenho bola de cristal. Mas seus outros posts apontavam outra tendência, tal como a manutenção da área via reforço. Houveram outros absurdos, mesmo com foto, vídeo e que 24horas depois do evento não havia como você admitir o fato. Você dava um outro spin na narrativa. Exemplo:
Você está apostando suas fichas na mobilização e acha que está indo bem. Na própria mídia Russa eles
falam que é um desastre. O Putin disse isso! Ou seja, ou você é um insider e sabe mais que o Putin ou então…..
Como falei, seus argumentos são mais baseados em torcida do que fato. Não há problema nisso, desde que se admita. Só não venha sendo professoral.
Por exemplo, posta um vídeo (ou dois) de uma baixa Ucrâniana que de fato existiu e foi contabilizada pelo Oryx, mas esquece de mencionar as dezenas de vídeos das baixas russas no mesmo dia/local. Em estatística chama-se viés de seleção, não? Aliás, nem sei porque estou debatendo. Não é por não querer debater mas sim por saber que se houvesse um caminhão de dados, a mudança de opinião não aconteceria. É perda do meu tempo. Você já está travado na sua posição, sem hedge.

Minsc
Minsc
Responder para  Patrício
2 anos atrás

tb acho..a Rússia vai continuar apanhando sem grandes mudanças..kkkk

Satyricon
Satyricon
Responder para  Marcos
2 anos atrás

Esses coitados Putinetes.
É de dar pena. Se dedicam tanto por uma causa ridícula (e perdida).

Trágico isso.

São verdadeiros heróis… da comédia!

PS: passando aqui para lembrar que Kehrson também tem “avanço para retaguarda”.

Deve ser sofrida essa vida de Putinetes

Maromba
Maromba
2 anos atrás

Mais uma grande derrota desse “Incrível Exército de Brancaleone”.

https://youtu.be/ZOUA8LDfB10

Andre
Andre
2 anos atrás

“retirada da Rússia foi porque “o inimigo usou artilharia fabricada no Ocidente e inteligência dos países da aliança do Atlântico Norte”.”

Pelo menos dessa vez não foi por benevolência como foi dito depois da derrota em Kiev.

Se apenas com artilharia e inteligência da Otan eles estão utilizando o Avanço Putin, imagine se fossem soldados. Só jogar uma pedra na direção da lituânia….

O Chato
O Chato
Responder para  Andre
2 anos atrás

Esse pronunciamento foi um dos maiores atestados de incompetência que já vi saindo do lado russo desde o início do conflito. A Rússia, desde sempre, é um pais que, supostamente, prepara-se para um eventual conflito direto com a OTAN. Mesmo assim, contra um oponente bastante inferior, que conta apenas com alguns equipamentos e inteligência providos por essa aliança, as forças russas não dão conta do recado e ainda admitem publicamente isso.

Honestamente, acho que não são só as forças armadas que estão em falta. Parece que a máquina de propaganda estatal também está quebrada.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Essa ofensiva foi avisada e telegrafada.
Ainda sim não houve flexibilidade e capacidade de resposta.

Eromaster
Eromaster
2 anos atrás

Zelensky perdeu Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia , justamente as áreas mais ricas da Ucrãnia, mas acha que está vencendo a Rússia, só porque recuperou um área irrelevante onde os Russos se retiraram.

Minsc
Minsc
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Área irrelevante? Melhor ler de novo o texto…

Patrício
Patrício
Responder para  Minsc
2 anos atrás

São exatos 26,21 km2.
A Rússia tomou em maio e ninguém noticiou.
Não force a barra.
Até a FSP disse que foi uma conquista simbólica.

Daniel
Responder para  Patrício
2 anos atrás

de grão em grão a galinha enche o papo…adoro seus comentários Patrício…melhor que rivotril

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Foi amplamente noticiado nos seus informes aqui na trilogia Xings, demorou muito tempo para tomar Lyman e de acordo com as suas previsões, seria a ponta da lança para a derrubada de Kramakorsk, só que aí teve a batalha de Severodonestk que durou semanas e depois as contra ofensivas ucranianas, estragando os planos de kramakorsk… Naquela época você usava outro Nick, mas esse ficou “miado” depois de passar algumas vergonhas como essa.

Xings do Moskva kkkkkk

HLopes
HLopes
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Em breve o Kings/Patricio e tantos outros nick names aparece a comentar com um novo nick.

HLopes
HLopes
Responder para  Patrício
2 anos atrás

A área total recuperada na última semana foi de cerca de 650 Km2 sem contar com a ofensiva de Kershon.

Wilson Look
Wilson Look
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Se retiraram por não serem capazes de manter.

E com Lyman liberada, uma das principais rotas de suprimentos russos em Luhansk fica sobre ameaça direta de ser cortada.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

“Onde os russos se retiraram….”
Não fica nem corado !!!

George
George
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Quem está perdendo essa guerra é o Putin. Desde o momento em que os territórios ucranianos foram anexados o placar foi zerado. De lá pra cá ele só perdeu terreno.

Eromaster
Eromaster
Responder para  George
2 anos atrás

È muita ilusão.

Underground
Underground
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Mais um nome, Xings?

Minsc
Minsc
Responder para  Underground
2 anos atrás

Cada derrota é um nick novo…

Eromaster
Eromaster
Responder para  Underground
2 anos atrás

Que King rapaz? Qualquer um que tem opinião diferente de você é King?

Tio Tony
Tio Tony
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Kings confirmed!

Nickless
Nickless
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Calma jovem, essas áreas logo serão retomadas, ai vamos ver qual será o discurso. Do jeito em que a Rússia esta perdendo equipamento e soldados logo logo fica sem hein. recruta sem experiência e sem vontade de lutar nem conta contra militares experientes e motivados.

mac
mac
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Zelensky perdeu Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia …”
Oi? Metade dos oblasts de Donetsk e Luhansk está com a Ucrânia, hellooouu!….

Vocês consideram a vitória ucraniana “simbólica” mas o Khadirov e outros linha-dura consideram sua perda um desastre e o Comando Russo está sendo demolido pelos nacionalistas na Duma e na blogosfera russa…
Segue o baile…

Eromaster
Eromaster
2 anos atrás

O lunático do Zelensky acha que vai recuperar Criméia ainda.

George
George
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Mais um aqui que começou a resposta com famoso “veja bem…”.

HLopes
HLopes
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

O seu, a seu tempo!

Underground
Underground
2 anos atrás

Fala-se que durante a retirada – em um filme se chamaria de: Fuga Alucinante – os russos teriam perdido cerca de 500 homens.

Realista
Realista
2 anos atrás

Agora vai ? KKKKKKKKK

Thiago A.
Thiago A.
2 anos atrás

“Russia demands an urgent meeting of UN Security Council over Ukraine’s aggression in Kharkiv region

Nebenzya demands sanctions against Ukraine.”

WTF?? Esses sujeitos são insanos. Deve ser alguma doença mental contagiosa, uma sequela do corona. Agora alegam que eles são as vítima e sob ataque da Ucrânia, pedem até sanções contra própria Ucrania. Do dia para a noite a Ucrânia de vítima passa a ser o agressor, na visão dos russos .

Cara de pau, cinismo ou o duplipensar de Orwell ?? Sem palavras.

Minsc
Minsc
Responder para  Thiago A.
2 anos atrás

É igual um pessoal aqui..não cansam de passar vergonha..

O Chato
O Chato
Responder para  Thiago A.
2 anos atrás

O objetivo disso é causar caos em processos legais em organismos internacionais, além de alimentar a propaganda interna.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Na pratica: Ucrania perdeu 20% do território !

HLopes
HLopes
2 anos atrás

E não vamos ficar por Lyman, a ofensiva continua rumo a Svatove, Kremina, Severodonetsk.

E prestem atenção a Kershon! A ofensiva que os rashist aqui consideravam morta está em andamento e a ganhar terreno. Esperemos que assim se mantenha.

O Chato
O Chato
Responder para  HLopes
2 anos atrás

Curiosidade: sobre Severodonetsk, ainda é possível para os russos montarem uma linha de defesa relevante nessa cidade? Sei que o terreno é favorável a isso, mas a cidade em si estava quase que completamente destruída quando os russos a ocuparam.

Hcosta
Hcosta
Responder para  O Chato
2 anos atrás

Estar destruída ajuda a defesa. Veja o exemplo de Estalinegrado em que os destroços impediam o avanço de blindados.

E parece que os Ucranianos preferem cercar as cidades, cortar as rotas de abastecimento e obrigar à rendição ou à evacuação.
Ao contrário dos Russos que fazem uso de bombardeamentos massivos e de lutas rua a rua.
Provavelmente as maiores batalhas serão em redor dessas grandes cidades e não necessariamente dentro delas. Talvez na área de Popasna…

HLopes
HLopes
Responder para  O Chato
2 anos atrás

Como o Hcosta e o Poggio disseram, sim é terreno e condições propícias para a defesa e a destruição pode até pode ser vantajosa em algumas áreas.

No entanto não creio que a prioridade seja avançar já para a tomada de Severodonetsk e Lysychansk. Primeiro serão cortadas a vias de abastecimento de Svatove e de Starobilsk, numa manobra de envolvimento a norte e depois avançar de sul para Lysychansk e fechar o cerco, obrigando os russos a retirar ou a enfrentar perdas enormes, como em Lyman.

Underground
Underground
2 anos atrás

Esse comediante, Zé Leski, é muito bom. Kkkkk

Nickless
Nickless
2 anos atrás

Nos grupos do Telegram tem alguns vídeos da retirada russa. uma coluna inteira destruída e dezenas de corpos de soldados russos espelhados pela estrada. Só esperando pelos próximos vídeos.

Neural
Neural
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Tomaram Liman mas tiveram muitas baixas, perderam pelo menos 3 m-777, vários tanques e blindados. Atacaram com mais que o dobro de pessoal do que a Rússia tinha na área. Tô sendo realista sem papo de torcedor

europeu
europeu
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Estou de acordo com o Kings, xings, patricio e afins…
Vai ser de vitória em vitória até à derrota final…!!!!!!!! Como aconteceu com o Hitler.
A culpa é dos ocidentais que invadiram a Ucrânia com armas obsoletas e inferiores às terríveis armas russas, mas que funcionam muito bem nas mãos dos ucranianos.

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

comentário do Toinho do outro tópico

“Neural

Reply to 
Alessandro
 2 dias atrás
Ucrânia travou em Lyman, não consegue sair do atoleiro ali mesmo tendo muito mais homens. Em breve chegando os reforços

Soldado russo:

comment image

mago
mago
2 anos atrás

Aguardemos! A Rússia sempre vence suas guerras! Esses nazistas já foram esmagados uma vez e serão novamente. Aguardemos!