Guarani nº 600
A Iveco Defence Vehicles (IDV) produziu no último dia 28 de setembro o chassi de número 600 da VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) 6X6 Guarani nas suas instalações de Sete Lagoas (MG).
Em 2013, foi inaugurada a primeira fábrica de veículos blindados da marca fora da Europa, localizada em Sete Lagoas e, em 2014, foram entregues as primeiras 86 unidades do Guarani.
A parceria entre a Iveco Defence Vehicles e o Exército Brasileiro contribui para o crescimento da indústria de defesa nacional e fortalece o desenvolvimento estratégico das Forças Terrestres Brasileiras.
O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro em parceria com a Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1.500 veículos. Dezenas de unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros países.
Quem diria… já chegou ao número 600. Longa vida ao Guarani.
Esse n° já é o suficiente pra aposentar todos os Urutus do EB?
Já estão sendo aposentados. Das 134 unidades, 129 estão em processo de desativação. As outras 5 unidades continuarão a servir por um bom tempo. Dessas cinco unidades restantes, 3 são na versão ambulância, 1 na versão GLO e outra na versão padrão. Todas as 5 foram revitalizadas.
Já???
Era para ter chegado ao número 600 anos atrás se tivesse seguido o planejamento inicial.
É uma bela viatura viu! Já tive algumas oportunidades de adentrar. É bastante imponente.
Grandão e imponente o Guarani, passou a centímetros de mim no desfile em Brasília, baita máquina.
E é só o 2° lote, ainda tem mais dois lotes.
Pergunta agora é, quando irão sair as versões especializadas? (Ambulancia, Comando, Morteiro etc…)
https://www.zona-militar.com/2022/09/19/el-ejercito-brasileno-somete-a-evaluaciones-al-6×6-guarani-en-su-version-para-ingenieros/
A versão engenharia está sendo testada
Alguém sabe dizer qual pais além do Brasil opera o Guarani.
Grato.
Teve algumas vendas através de Israel
Libano, Filipinas e Gana com SARC REMAX.
Argentina tem interesse em adquirir e o Guarani esta numa competição pra vender pra Malásia com SARC REMAX.
Lembrando que caso os hermanos decidam comprar o Guarani 6×6, podem vir a ser 200 unidades.
Lembro q a Presidente Dilma proibiu a venda de 400 pro Iraque e 200 pro Líbano.
Acredita-se q preocupada da repercussão no Estado Islâmico e no Hezbolah antes da Olimpíada.
Fonte: vozes da minha cabeça.
PS: o Brasil vendeu, via Itália, o Guarani para o Líbano.
PS2: 200 Guaranis é um número irreal para o Líbano.
Fonte: Eu estava lá.
PS: depois de muuuuuuito trabalho pela Italia
PS2: por isso os 10 (se não me falha a memória) dentro de um pacote de 70 Vtr no total.
Mas a intenção era de 200 veículos.
No gabinete da Dilma?
É bem capaz que a Iveco perdesse uma venda de 600 veículos e ficasse caladinha.
Filipinas se não me engano e outro é um africano
Me lembro bem que o número inicial era de 2044 unidades. Estamos longe ainda, mas avançando a lentos passos. Creio que esse número inicial já deve ter sido reduzido.
Olá Colegas. Sou um defensor intransigente da fabricação nacional ou nacionalizada de material de defesa. Infelizmente, o programa Guarani tem um escândalo pouco conhecido que causou um prejuízo de quase R$ 300 milhões para o Tesouro. Segue o link para debate. https://theintercept.com/2020/06/29/tcu-prepara-pizza-prejuizo-273-milhoes-exercito/
Corrupção no exército já é cultural já, desde antes dos tempos de governo militar.
Prezado Camargoer
Não vou levantar suspeita de dolo. Apenas de amadorismo.
Este rombo e as penalidades eu já havia comentado aqui meses atrás.
O que falta aos nossos administradores públicos é mentalidade empresarial.
Se vamos diminuir a encomenda pagando mais, se contar isso no exterior, eles vão rir até dar dor de barriga.
O que um empresário faria? Reduziria para os 1.580 blindados. O dinheiro restante ficaria reservado para a versão 8 X 8 ou qualquer outro equipamento que possa ser oferecido pela Iveco. Simples assim.
Abraço
Olá João. Segundo a reportagem, o EB fez uma estimativa inicial para mais de 2 mil veículos. Quando o número foi reduzido, o preço por unidade ficou mais caro. O problema ocorreu quando o número foi ajustado para cerca de 1500 veículos. Na prática, isso teria reduzido o preço unitário mas o EB não revisou isso. Este é o problema observado pelo TCU que resultou em quase R$ 300 milhões de sobrepreço.
Ter vindo do intercept, q só pública o q quer, explica muito.
O problema do Guarani no TCU são 2.
1) não de adotou a metodologia OTAN de cálculos, o q alterou em 1% o valor total do negócio.
2) a presidente Dilma proibiu uma série de peças israelenses no final do projeto, q o alterou profundamente.
Ha de se lembrar q o total de Vtr são para as 3 plataformas. 4×4, 6×6 e 8×8.
E inventaram essas inverdades.
Aliás, o TCU tem sido bastante utilizado politicamente.
Presidente da República vetando peças de projeto militar?
“Esse rádio não.”
“Aquele turbocompressor sim.”
“Essas molas e amortecedores têm de ser trocados.”
Vc é capaz de acreditar nisso?
Sim.
Sou.
Eu estava lá.
Não são pecinhas. Quando se mostrou o projeto, foi perguntado da nacionalização e fornecedores. Foram citados, componentes, sistemas etc.
O nome Israel deixou a louca ensandecida.
Caro Velho Alfredo Até onde eu sei, os 1.580 blindados são apenas do modelo 6X6. As versões 4X4 e 8X8 entram em outra conta. O que tem de diferente dos atuais blindados, é que nestes 1.580 haverá versões de engenharia, porta morteiro, ambulância, comando, comunicação e por aí vai. Ao todo, os três modelos, 4X4, 6X6 e 8X8, tem previstas 17 versões de uso. A principal de cada um é: 4X4 reconhecimento, 6X6 transporte de pessoal e 8X8 combate anticarro. Todos fazem parte do Programa Guarani, porém não precisam ser iguais ao Guarani 6X6. Se os 8X8 estivessem na conta… Read more »
Caro Velho. Segundo a reportagem, o problema é outro. Originalmente o EB estimou mas de 2009 veículos. Quando o numero foi reduzido par cerca de 1200 veículos, o preço unitário ficou mais caro. O problema acorreu quanto do número de veículos foi elevado para cerca de 1500 porque o EB manteve o mesmo preço unitário calculado para 1200 veículos, o que elevou o preço do contrato em cerca de R$ 270 milhões.
Bom, se essa(theintercept) é tua fonte, diz tudo !
Parece bastante porem visto as dimensões e necessidades do Brasil e muito pouco. A dotação demais de 2000 carros hj seria razoável. Pelo menos esta chegando em conta gotas.
Vamos pensar um pouco, até então ,ao q parece, serão 1580 viaturas no programa Guarani(não sei se o 8×8 e o LMV estarão nesta somatória), se observarmos que hoje não se tem nem 600 viaturas blindadas(somando Cascavel e Urutu) então só nesta marca de 600 ,apenas da versão Guarani 6×6, já é pra aplaudir de pé !!!
Há algum leitor aqui da Trilogia que é membro do EB e que trabalha com esses blindados (manutenção e operação) ?
Pergunto porque caso haja, poderia fazer a gentileza de expressar sua opinião sobre o real desempenho desse veículo.
A opinião da IVECO para mim deve ser ouvida, mas, não é isenta.
A opinião dos colegas leitores que estudam sobre o mundo bélico também é importante, e aprendemos muito com eles.
Mas a opinião de quem utiliza e mantém essas maquinas certamente seria a melhor.
Não sou do EB, mas posso citar um exemplo de bom desempenho do blindado: os testes realizados na Argentina em 2021. Foram feitos mais de 30 dias de testes, em diversas cenários, com diversas exigências, e o veículo superou as expectativas dos Argentinos. Inclusive a REMAX teve 100% de acerto nos testes de tiro em movimento, o que deixou os Argentinos impressionados de sobremaneira. Além disso, se você entrar no site da Iveco Defense Vehicles, verá que o Guarani está sendo oferecido no mercado internacional ao lado de todos os demais veículos da Iveco e CIO, fazendo parte do portfólio… Read more »
Boa tarde Já trabalhei com o carro (como mecânico) e tem seus prós e contras (na minha opinião mais contras do que prós). Prós: É um carro bem confortável para a tropa, conjunto de força bom, a blindagem aguenta a porrada, a proteção contra minas é ótima tbm. Contras: Carro alto e estreito desfavorecendo o centro de gravidade, bateria, pinça de freio, ente outras peças exclusivas dele, ou seja, não acha em qualquer região do país, motorista só sai pela sua escotilha, sistema de periscópio do motorista obsoleto, da muito problema no ar condicionado, o volante não volta como qualquer… Read more »
Um projeto de sucesso!
Olá Colegas. Desejo a todos um excelente domingo de festa democrática. Exerçam o seu direito de fato de votar e expressar suas preferências democráticas.
Olá Camargoer. Lembre-se, “não solte a mão de ninguém”….rs!
Olá Andre. Você sabe a origem desra frase?
600 e não têm nenhum com um canhão de 30 mm ou mísseis antitanque.
Odeio esse país fuleiro.
#panama2032
Caro Inimigo
Poderia explicar melhor esta tua afirmativa quanto ao 30 mm?
Abraço
Isso foi algumas unidades de teste, foi rejeitada há muito tempo e não houve nenhum projeto feito para substituir a UT-30.
Certo. Vamos lá.
Durante o processo de homologação pelo EB, com base nos SEUS requisitos, o equipamento não foi aprovado. Mas etapa de homologação, quando um contrato de compra já está fechado, existe para ajustes e adaptações. Que, no caso do UT30, já foram feitas.
O produto já é utilizado por outros países como Portugal e Bélgica.
E também já existem algumas viaturas, no EB, que estão com o equipamento definitivo.
Se são poucas é outro papo.
E o EB já está estudando (não testando) a adoção da versão mais recente UT30MK2. Mas aí vai tempo.
Tem fotos usando a blindagem Plasan,
Sem
Com (não reativa)
Por mim se sair uma versão “morteiro” desse veículo com o NEMO já tá excelente.