Guarani numero 600

A Iveco Defence Vehicles (IDV) produziu no último dia 28 de setembro o chassi de número 600 da VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) 6X6 Guarani nas suas instalações de Sete Lagoas (MG).

Em 2013, foi inaugurada a primeira fábrica de veículos blindados da marca fora da Europa, localizada em Sete Lagoas e, em 2014, foram entregues as primeiras 86 unidades do Guarani.

A parceria entre a Iveco Defence Vehicles e o Exército Brasileiro contribui para o crescimento da indústria de defesa nacional e fortalece o desenvolvimento estratégico das Forças Terrestres Brasileiras.

O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro em parceria com a Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1.500 veículos. Dezenas de unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros países.

Linha de montagem do Guarani
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Arthur
Arthur
2 anos atrás

Quem diria… já chegou ao número 600. Longa vida ao Guarani.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Arthur
2 anos atrás

Esse n° já é o suficiente pra aposentar todos os Urutus do EB?

André Luís
André Luís
Responder para  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Já estão sendo aposentados. Das 134 unidades, 129 estão em processo de desativação. As outras 5 unidades continuarão a servir por um bom tempo. Dessas cinco unidades restantes, 3 são na versão ambulância, 1 na versão GLO e outra na versão padrão. Todas as 5 foram revitalizadas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Arthur
2 anos atrás

Já???
Era para ter chegado ao número 600 anos atrás se tivesse seguido o planejamento inicial.

RAFAEL
RAFAEL
2 anos atrás

É uma bela viatura viu! Já tive algumas oportunidades de adentrar. É bastante imponente.

Tomcat4,4
Responder para  RAFAEL
2 anos atrás

Grandão e imponente o Guarani, passou a centímetros de mim no desfile em Brasília, baita máquina.

Matheus
Matheus
2 anos atrás

E é só o 2° lote, ainda tem mais dois lotes.

Pergunta agora é, quando irão sair as versões especializadas? (Ambulancia, Comando, Morteiro etc…)

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Responder para  Matheus
2 anos atrás
Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Alguém sabe dizer qual pais além do Brasil opera o Guarani.

Grato.

Eduardo Angelo Pasin
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Teve algumas vendas através de Israel

Matheus
Matheus
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Libano, Filipinas e Gana com SARC REMAX.
Argentina tem interesse em adquirir e o Guarani esta numa competição pra vender pra Malásia com SARC REMAX.

Tomcat4,4
Responder para  Matheus
2 anos atrás

Lembrando que caso os hermanos decidam comprar o Guarani 6×6, podem vir a ser 200 unidades.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Lembro q a Presidente Dilma proibiu a venda de 400 pro Iraque e 200 pro Líbano.
Acredita-se q preocupada da repercussão no Estado Islâmico e no Hezbolah antes da Olimpíada.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Fonte: vozes da minha cabeça.
PS: o Brasil vendeu, via Itália, o Guarani para o Líbano.
PS2: 200 Guaranis é um número irreal para o Líbano.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Responder para  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Fonte: Eu estava lá.
PS: depois de muuuuuuito trabalho pela Italia
PS2: por isso os 10 (se não me falha a memória) dentro de um pacote de 70 Vtr no total.
Mas a intenção era de 200 veículos.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

No gabinete da Dilma?
É bem capaz que a Iveco perdesse uma venda de 600 veículos e ficasse caladinha.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Filipinas se não me engano e outro é um africano

Eduardo
Eduardo
2 anos atrás

Me lembro bem que o número inicial era de 2044 unidades. Estamos longe ainda, mas avançando a lentos passos. Creio que esse número inicial já deve ter sido reduzido.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Eduardo
2 anos atrás

Olá Colegas. Sou um defensor intransigente da fabricação nacional ou nacionalizada de material de defesa. Infelizmente, o programa Guarani tem um escândalo pouco conhecido que causou um prejuízo de quase R$ 300 milhões para o Tesouro. Segue o link para debate. https://theintercept.com/2020/06/29/tcu-prepara-pizza-prejuizo-273-milhoes-exercito/

Matheus
Matheus
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Corrupção no exército já é cultural já, desde antes dos tempos de governo militar.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer
Não vou levantar suspeita de dolo. Apenas de amadorismo.
Este rombo e as penalidades eu já havia comentado aqui meses atrás.
O que falta aos nossos administradores públicos é mentalidade empresarial.
Se vamos diminuir a encomenda pagando mais, se contar isso no exterior, eles vão rir até dar dor de barriga.
O que um empresário faria? Reduziria para os 1.580 blindados. O dinheiro restante ficaria reservado para a versão 8 X 8 ou qualquer outro equipamento que possa ser oferecido pela Iveco. Simples assim.
Abraço

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Olá João. Segundo a reportagem, o EB fez uma estimativa inicial para mais de 2 mil veículos. Quando o número foi reduzido, o preço por unidade ficou mais caro. O problema ocorreu quando o número foi ajustado para cerca de 1500 veículos. Na prática, isso teria reduzido o preço unitário mas o EB não revisou isso. Este é o problema observado pelo TCU que resultou em quase R$ 300 milhões de sobrepreço.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Ter vindo do intercept, q só pública o q quer, explica muito.
O problema do Guarani no TCU são 2.
1) não de adotou a metodologia OTAN de cálculos, o q alterou em 1% o valor total do negócio.
2) a presidente Dilma proibiu uma série de peças israelenses no final do projeto, q o alterou profundamente.

Ha de se lembrar q o total de Vtr são para as 3 plataformas. 4×4, 6×6 e 8×8.

E inventaram essas inverdades.
Aliás, o TCU tem sido bastante utilizado politicamente.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Presidente da República vetando peças de projeto militar?
“Esse rádio não.”
“Aquele turbocompressor sim.”
“Essas molas e amortecedores têm de ser trocados.”
Vc é capaz de acreditar nisso?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Responder para  EduardoSP
2 anos atrás

Sim.
Sou.
Eu estava lá.
Não são pecinhas. Quando se mostrou o projeto, foi perguntado da nacionalização e fornecedores. Foram citados, componentes, sistemas etc.
O nome Israel deixou a louca ensandecida.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Caro Velho Alfredo
Até onde eu sei, os 1.580 blindados são apenas do modelo 6X6. As versões 4X4 e 8X8 entram em outra conta.
O que tem de diferente dos atuais blindados, é que nestes 1.580 haverá versões de engenharia, porta morteiro, ambulância, comando, comunicação e por aí vai.
Ao todo, os três modelos, 4X4, 6X6 e 8X8, tem previstas 17 versões de uso. A principal de cada um é: 4X4 reconhecimento, 6X6 transporte de pessoal e 8X8 combate anticarro.
Todos fazem parte do Programa Guarani, porém não precisam ser iguais ao Guarani 6X6.
Se os 8X8 estivessem na conta dos 1.580, não se estaria cogitando importar o Centauro.
Se você tiver informações mais precisas, por favor compartilhe conosco.
Abraço do Velho João

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Caro Velho. Segundo a reportagem, o problema é outro. Originalmente o EB estimou mas de 2009 veículos. Quando o numero foi reduzido par cerca de 1200 veículos, o preço unitário ficou mais caro. O problema acorreu quanto do número de veículos foi elevado para cerca de 1500 porque o EB manteve o mesmo preço unitário calculado para 1200 veículos, o que elevou o preço do contrato em cerca de R$ 270 milhões.

jommado
jommado
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Bom, se essa(theintercept) é tua fonte, diz tudo !

Salim
Salim
2 anos atrás

Parece bastante porem visto as dimensões e necessidades do Brasil e muito pouco. A dotação demais de 2000 carros hj seria razoável. Pelo menos esta chegando em conta gotas.

Tomcat4,4
Responder para  Salim
2 anos atrás

Vamos pensar um pouco, até então ,ao q parece, serão 1580 viaturas no programa Guarani(não sei se o 8×8 e o LMV estarão nesta somatória), se observarmos que hoje não se tem nem 600 viaturas blindadas(somando Cascavel e Urutu) então só nesta marca de 600 ,apenas da versão Guarani 6×6, já é pra aplaudir de pé !!!

Tutor
Tutor
2 anos atrás

Há algum leitor aqui da Trilogia que é membro do EB e que trabalha com esses blindados (manutenção e operação) ?
Pergunto porque caso haja, poderia fazer a gentileza de expressar sua opinião sobre o real desempenho desse veículo.
A opinião da IVECO para mim deve ser ouvida, mas, não é isenta.
A opinião dos colegas leitores que estudam sobre o mundo bélico também é importante, e aprendemos muito com eles.
Mas a opinião de quem utiliza e mantém essas maquinas certamente seria a melhor.

Felipe Maia
Felipe Maia
Responder para  Tutor
2 anos atrás

Não sou do EB, mas posso citar um exemplo de bom desempenho do blindado: os testes realizados na Argentina em 2021.
Foram feitos mais de 30 dias de testes, em diversas cenários, com diversas exigências, e o veículo superou as expectativas dos Argentinos. Inclusive a REMAX teve 100% de acerto nos testes de tiro em movimento, o que deixou os Argentinos impressionados de sobremaneira.
Além disso, se você entrar no site da Iveco Defense Vehicles, verá que o Guarani está sendo oferecido no mercado internacional ao lado de todos os demais veículos da Iveco e CIO, fazendo parte do portfólio oficial da marca. Interpreto isso como um atestado de qualidade.
Se for o caso, você pode ver uma entrevista no canal do Defesanet no youtube. Lá uma Major do EB e técnicos da ARES comentam bastante sobre o Guarani, embora o tema da entrevista tenha sido a REMAX.

Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira
Responder para  Tutor
2 anos atrás

Boa tarde

Já trabalhei com o carro (como mecânico) e tem seus prós e contras (na minha opinião mais contras do que prós).

Prós: É um carro bem confortável para a tropa, conjunto de força bom, a blindagem aguenta a porrada, a proteção contra minas é ótima tbm.

Contras: Carro alto e estreito desfavorecendo o centro de gravidade, bateria, pinça de freio, ente outras peças exclusivas dele, ou seja, não acha em qualquer região do país, motorista só sai pela sua escotilha, sistema de periscópio do motorista obsoleto, da muito problema no ar condicionado, o volante não volta como qualquer outra viatura e até blindados sob rodas (que é um dos principais causadores dos capotamentos), os semi eixos são finos e com tulipa e trizeta (diferente da maioria dos blindados sob rodas que são cruzetas).

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Um projeto de sucesso!

Camargoer.
Camargoer.
2 anos atrás

Olá Colegas. Desejo a todos um excelente domingo de festa democrática. Exerçam o seu direito de fato de votar e expressar suas preferências democráticas.

André Luís
André Luís
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Olá Camargoer. Lembre-se, “não solte a mão de ninguém”….rs!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  André Luís
2 anos atrás

Olá Andre. Você sabe a origem desra frase?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

600 e não têm nenhum com um canhão de 30 mm ou mísseis antitanque.

Odeio esse país fuleiro.

#panama2032

João Adaime
João Adaime
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Caro Inimigo
Poderia explicar melhor esta tua afirmativa quanto ao 30 mm?
Abraço

Guarani.jpg
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Isso foi algumas unidades de teste, foi rejeitada há muito tempo e não houve nenhum projeto feito para substituir a UT-30.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Certo. Vamos lá.
Durante o processo de homologação pelo EB, com base nos SEUS requisitos, o equipamento não foi aprovado. Mas etapa de homologação, quando um contrato de compra já está fechado, existe para ajustes e adaptações. Que, no caso do UT30, já foram feitas.
O produto já é utilizado por outros países como Portugal e Bélgica.
E também já existem algumas viaturas, no EB, que estão com o equipamento definitivo.
Se são poucas é outro papo.
E o EB já está estudando (não testando) a adoção da versão mais recente UT30MK2. Mas aí vai tempo.

Matheus
Matheus
2 anos atrás

Tem fotos usando a blindagem Plasan,

MMerlin
MMerlin
Responder para  Matheus
2 anos atrás

Sem
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Com (não reativa)
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Zé bombinha
Zé bombinha
2 anos atrás

Por mim se sair uma versão “morteiro” desse veículo com o NEMO já tá excelente.