WW - Guerra na Ucrânia

Assista ao programa WW de domingo, 18 de setembro de 2022, apresentado por William Waack, na CNN Brasil.

O tema deste programa é: “A Ucrânia consegue virar a guerra?”.

O programa conta com a participação de Vitelio Brustolin – professor de Relações Internacionais da UFF, Gunther Rudzit – professor colaborador da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o especialista em assuntos militares, coronel do Exército Brasileiro  Alessandro Visacro.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

269 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
GFC_RJ
GFC_RJ
2 anos atrás

Achei que ia ter a participação do “irmão do Poggio”.

Guilherme Poggio
Responder para  GFC_RJ
2 anos atrás

GFC_RJ, ele anda bem ocupado no momento. E por esse motivo diminuiu as participações na TV/rádio.

mac
mac
Responder para  GFC_RJ
2 anos atrás

Desculpem a ignorância, mas a quem vocês se referem?

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Alias, A Ucrânia capturou um T-90M zero km.

Heinz
Heinz
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

E um veículo de comando e observação 1v1003, sistema automatizado de controle de fogo e artilharia, muito moderno.
Já passou do tempo o argumento de que os russos só estavam usando velharia na frente de combate, estão usando todas as suas armas modernas.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Heinz
2 anos atrás

A Rússia tem um estoque enorme da herança soviética. So que pra guerra moderna das armas antitanques se transformaram em panelas de pressão e caixão de ferro. Vi um video de um tanque russo ainda inteiro e funcionando depois de ser atingido pelo disparo de uma arma antitanques.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

A Ucrânia(Assim como o nosso país) nunca, será um país independente, uma coisa é a Polônia conseguir tal feito, outro é a Ucrânia reclamar tal glória, sem nunca se quer ter uma identidade própria.

A ofensiva russa contra a “Ucrânia” não é uma postura agressiva e sim defensiva, assim como a estratégia de defesa de Israel é atacar preventivamente, a estratégia da Rússia é a manutenção de um vasto espaço de seus centros vitais uma vez que não há barreiras físicas para garantir a segurança da Rússia…

Monarquista
Monarquista
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Essa me derrubou os butiá dos bolsos kkkkkkkkkk.

Daí toma a Ucrânia, e fica mais perto ainda da Otan, e agora com Finlândia do ladinho mais perto ainda que a própria Ucrânia.

Nem vocês acreditam nessa lorota que vocês contam.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Um forte fenômeno a contribuir para a criação da identidade de um povo é a convergência de forças para combater um poderoso inimigo externo.
Mesmo que sua hipótese fosse verdadeira antes do início dos conflitos, estes, com certeza, terão papel fundamental no sentimento de pertencimento da sociedade ucraniana.

Mas um resultado negativo dessa agressão desastrosa ao povo ucraniano.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Sem mais comentários, não vale a pena, explicar algo a fanáticos de ditadores, é chover no molhado.
Só dizer, a Rússia que respeite as fronteiras dos seus vizinhos, que ninguém incomodará a Rússia.
Agora invadir os vizinhos, e inventar loucas razões, só os loucos os podem defender.

LUIZ
LUIZ
Responder para  rui mendes
2 anos atrás

Democracia so existe nesse seu mundinho da Disney,Hollywood,007 e da Torre Eifel. Até os EUA é uma ditadura quando impõe seus interesses políticos,econômicos e militares. Porquê patrocina golpes de estado se eles se intitulam bastiões da liberdade e democracia? Kd a liberdade econômica tão pregada por eles? Estão na Síria ilegalmente roubando petróleo e financiando grupos extremistas pra derrubar governos. Muitos deles foram enviados pra Ucrânia. Democracia é um engodo propagado pelo ocidente. Não conseguiram emplacar o Navalyn na Rússia e nem o Guiadó na Venezuela. Não conseguiram na Síria por interferência russa como fizeram no Iraque e na Líbia. Conseguiram na Ucrânia e no Brasil colocar seus fantoches no poder. Gostem ou não a Rússia é o ponto de equilíbrio. Eu estou torcendo que a Rússia tenha êxito na Ucrânia. Uma derrota dos EUA pra mostrar que eles não são os donos desse mundo.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Responder para  rui mendes
2 anos atrás

Umm, deixa eu ver… a Europa já invadiu a Rússia duas vezes, mas mesmo assim a Rússia deve acreditar que a Europa nunca mais a incomodará…

leonidas
leonidas
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Eu fico estarrecido com a incapacidade das pessoas de analisar fatos sem paixões pessoais.
É óbvio que em um mundo ideal uma nação jamais poderia usar a força militar para invadir outra, mas não estamos e jamais estaremos ou houve algum dia na face da terra este tal mundo ideal.
A realidade na qual TODOS os adultos deveriam se pautar quando o assunto é relações internacionais é bem simples, chora menos quem pode mais e ponto final.
Dentro deste jogo perverso é simplesmente uma questão estratégica para o Brasil que a Rússia não seja derrotada nesta guerra.
As razões deveriam ser claras e óbvias mas vamos repetir o que já esta estampado na história recente.
Se os EUA junto com a Europa estão se dando ao luxo de tentar literalmente jogar na miséria a Rússia (potência militar, nuclear, energética, politica) para impor seus interesses mesmo tendo eles próprios feito coisas exatamente iguais ao que Moscou fez, o que esses caras não estarão dispostos a fazer com uma nação como o Brasil sem capacidade mínima de projeção de poder, de combate nuclear e mesmo convencional?
Esta na cara para todos o que esta em jogo, os EUA tentarão destruir a Rússia para poder cercear a China no médio prazo e para isso é fundamental o colapso russo que irá liberar as nações daquela região a uma suposta influência ocidental ao melhor estilo Euromaidem realizado na Ucrânia.
A aposto absurdamente falha dos norte americanos foi neste sentido, JAMAIS para salvar soberania de ninguém pois se este fosse os fatos não teriam mutilado a Servia em 99 invadido o Iraque em 2003 e a Líbia em 2011.
Só repetindo ocorreu no Kosovo referendo nos mesmos moldes do feito pelos Russos em 2014 na Crimeia, lembrando que a expansão da Otan ocorreu quando ela em tese não tinha mais razão de existir, e ela não só dobrou de tamanho como ainda estava querendo absorver a Ucrânia, Moldávia, Geórgia e muitos mais caso o objetivo norte americano fosse alcançado.
Os EUA fizeram questão de começar esta guerra e em momento algum impediram a escalada, pelo contrário atiçavam sempre que podiam, mesmo ciente que se Moscou pagasse para ver e invadisse a Ucrânia eles não poderiam impedir a destruição desta nação apenas mantê-la no “oxigênio” para ocupar a Rússia com o sangue ucraniano e não ocidental.
Enfim, uma lastima, qualquer pessoa minimamente informada sobre história e geopolítica sabe que esta guerra J A M A I S D E V E R I A T E R A C O N T E C I D O!!!!
Mas pessoas absolutamente amadoras abriram a caixa de pandora e só deus sabe como as coisas serão contornada, não resolvidas!
Este tipo de evento leva décadas para restabelecer outra ordem minimamente aceitável entre as partes em conflito…

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Perfeito.

Sulamericano
Sulamericano
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Sigo o relator.

Henrique
Henrique
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Bem colocado Leonidas, não há santos no tabuleiro geopolítico. A Rússia tentou dar um recado direto à provocação articulada pelos EUA e Otan tentando aplicar uma “vitória relâmpago”, ao estilo Georgia, na Ucrânia com o mínimo de baixas possíveis nos primeiros dias de conflito, porém mostrou que a incompetência e “desleixo” do comando de suas FAs e agências de inteligência levassem aquele país a uma humilhação histórica, mesmo com toda a destruição que infringiram até o momento à Ucrânia. Mesmo que uma parte significante dos ucranianos não gostassem do seu presidente.. agora é uma questão de honra defenderem seu país de um invasor que já “judiou” muito daquela nação no passado…
Putin pelo visto comprou uma emoção acreditando estar preparado para dar um recado ao ocidente, mas caiu numa armadilha que o está deixando sem saída num lodaçal político, militar e econômico sem precedentes… tudo que os EUA queriam para também desviar a atenção da incompetência e escândalos do seu atual governo…
E para os defensores da antiga “URSS”, perguntem aos Poloneses, Tchecos, Romenos e a grande maioria dos países do leste europeu que fizeram parte da “cortina de ferro” o que eles acham dos russos… daí irão entender por que TODOS, mesmo não simpatizando com o governo na Ucrânia, mobilizam todos os esforços e ajuda contra um “inimigo comum”.
Putin fez muito pela Rússia levantando o país após o colapso da União Soviética e o desastre da gestão do Boris, mas criou também um ambiente de extremo controle, influência e rigidez contra opositores, o típico ambiente onde só se criam os “apoiadores” que te dizem e fazem o que te agrada, inclusive fazendo-o acreditar que “chegaria a Berlim” em um mês …. lamentável.

Bosco
Bosco
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Leonidas,
Tenha dó! Pare com esses arroubos de virtuosismo tentando ganhar no grito. Claramente sua visão e enviesada e pró-Rússia.
Você vê como natural a Rússia mafiosa anexar um país soberano mas parece suplicar que compremos a narrativa russa por conta do perigo da Amazônia ser … anexada. Ora! Afinal, você é a favor ou não que países sejam invadiso e anexados e que após se façam referendos como forma de legitimar tal anexação?
E você de forma completamente atabalhoada vê apenas virtudes nos russos e vê os americanos como os manipuladores e perversos oprimindo a pacata , desinteressada e virtuosa Rússia.
Repito: tenha dó!

leonidas
leonidas
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Serio que vc ainda acha que nesta questão estou escondendo o fato de ser pró Rússia? rsrsrsr
Caso não tenha notado eu mesmo disse isso no mesmo texto que aparentemente você leu com o mesmo discernimento que esta usando para reduzir um assunto sério a super trunfo bosco…rs
Caso (parte II) vc não tenha lido o texto ou tenha feito do jeito tosco que as pessoas analisam estes fatos, vou desenhar para você que NÃO EXISTE LOGICA quando o assunto seja geopolítica no sentido de vc procurar agir de forma igual para assuntos em situações aparentemente idênticas (SQN rs)
A sina da Ucrânia do ponto de vista Geopolítico já esta bem estabelecida a quase 100 anos.
Vou repetir, ela é vizinha de uma potência que foi superpotência e neste contexto ela jamais foi estado, sendo apenas reconhecida como tal em 1991.
Desenhando de novo para vc procurar entender os fatos históricos, Não havia como a URSS doar a Criméia para a Ucrânia quando ela como nação nunca existiu por força desta mesma URSS que esmagou sua tentativa de emancipação após a queda do Czar!!!! rs
A Rússia era um estado antes da URSS e neste contexto a Ucrânia já era dominada pela Rússia, durante a URSS os devidos status quo foram congelados, após a URSS a Ucrânia obviamente aproveitou o colapso russo e correu atrás de seus interesses, até ai normal.
Porém a Crimeia não é, e nunca foi da Ucrânia.
A Ucrânia tem direito de existir como estado independente?
-Sim!
Dai se fosse dirigida por alguém minimamente inteligente ou assessorado por alguém minimamente inteligente teria adotado o status quo neutro que Suécia e Finlândia fizeram por décadas em plena guerra fria sem ter sido atacada pela URSS !! rs
Assim poderia negociar com os dois grandes blocos e zelar pelo interesse de seu povo e não por interesse dos EUA rs
Ou vc acha que os EUA fariam o que se Cuba aceitasse tropas chinesas ou russas em seu solo? nem vc acredita que os Americanos respeitariam a soberania cubana … rs
Mas direito sem poder para exerce-lo nunca quis dizer nada entre nações, alias nem entre pessoas físicas em países como o Brasil…rs
Logo por favor, não tente distorcer os fatos históricos para caber nesta visão de mundo absolutamente infantil que vc e muitos estão espalhando, uma visão tosca onde o EUA estão lutando para salvar a soberania da Ucrânia, tenha dó né?
Os EUA estão lutando por seus interesses e sabem muito bem que se a Rússia sai vitoriosa nesta guerra (e torço por isso! rs) sua pretensão de pautar com o uso da força nações soberanas estará seriamente comprometida.
Então torcer pela Rússia é torcer pelo Brasil, isso se vc analisar os fatos como adulto e não como menino colando figurinhas em álbum da ONU.
E por favor, como já disse em outras oportunidades torcer pela Rússia não significa achar que ela não faria algo contra nossa soberania, ela, a China, os EUA, a Europa e toda e qualquer potência estão sempre prontos para passar a mão na B#$%¨de gente que se recusa a enxergar como funciona o mundo em toda a sua historia sobre nações poderosas e seus tratos com nações menos poderosas.
Torcer pela Rússia significa manter as potências ocupadas com a esperança (ainda que vã) que alguém no comando do Brasil tome vergonha e invista em uma capacidade mínima em defesa e poder de dissuasão, mas pessoas como vc Bosco que apesar de entender muito de equipamento de defesa consegue ver a coisa sob uma ótica tão infantil explicam a razão pela qual nos estamos nessa situação, ou seja uma visão onde exista moral no mundo das nações, onde a ONU pode defender nações agredidas por potências ou quem sabe onde o Tio San faça isso …rs
Só repassando mais uma vez o que disse em outras oportunidades, sou a favor do capitalismo, sou a favor de Israel no conflito com os palestinos, defendo o mundo livre ainda que falho que a cultura ocidental criou e defendo valores cristãos apesar de ser um cético, mas torço pela Rússia pois antes de tudo penso no interesse Brasileiro e para tanto é bom que o poder mundial esteja beeeeeem distribuído… rs

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Me lembrou Chamberlain. Acredito que ele concordaria com quase tudo que vc escreveu.
Ele negociou com um tirano o que deveria ser inegociável,na esperança de que isso teria um fim e seu amado império seria deixado em paz. Deu no que deu.
E lembremos que logo antes da queda da França em ’40,o poderio militar combinado de ingleses,franceses e demais aliados na europa ocidental era beeeem superior,ao menos em números,aos da Wehrmacht. Mas Ardenas e a blitzkrieg,surpresa e choque,decidiram a guerra da França. Se Chamberlain não tivesse abaixado as calças pro cabo,exibindo um papel que não serviria nem pra aproveitar que estava de calças abaixadas e limpar a própria bunda,se ele e Daladier tivessem tido coragem para colocar um limite na ambição de Hitler et caterva,muuuuuito derramamento de sangue teria sido evitado…talvez.
Pq do outro lado tinha outro monstro,também tratado como ‘amigo’ pelo Ocidente,que era tão ruim ou até mesmo pior (ao menos em números,como genocida),como o tempo acabou mostrando.
Nacional Socialismo e Comunismo são duas faces da mesma moeda,aquela que tiranos sanguinários usam. Hitler e Stalin se odiavam na mesma medida em que também se temiam,pois um sabia muito bem do que o seu gêmeo era capaz.
Mas somente pense,talvez ao menos naquele momento a 2°GM
poderia ter sido evitada se a covardia de 2 homens,que mandaram seus semelhantes para um inferno inimaginável até então,na esperança de que isso saciaria um louco genocida.Por muito pouco,muito pouco mesmo,não tiveram o mesmo destino.
O mesmo vale para Stálin no pós-guerra imediato. Novamente a História se repetiu como tragédia.
“Entre a desonra e a guerra,escolheram a desonra,e terão a guerra” – Winston Churchill.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Só falta combinar com a Ucrânia.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

“Militarmente a Rússia não pode ser derrotada, se tentarmos levaremos o mundo a terceira guerra mundial”, Gregory Gisy(Politico Alemão). E eu concordo plenamente! Se a própria Ucrânia se libertasse da corrupção profunda quem sabe deixava de ser o país mais pobre da Europa e assim tiraria um grande fardo do mundo, principalmente da Europa. Sem condições de Ucrânia se comparar a Rússia, nem merece qualquer tentativa lógica de comparação…

mac
mac
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

O país mais corrupto da Europa é a Rússia, fato conhecido por todos, exceto os “putinzetes”…
Herança do “socialismo real”.

Jack
Jack
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Lembrando que não é Rússia x Ucrânia! E sim Rússia x OTAN…concordo com você, essa guerra vai custar caro para a Rússia.

Henrique
Henrique
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

A ofensiva russa contra a “Ucrânia” não é uma postura agressiva e sim defensiva,

KKKKKKKKKKKKK ahhhtábom que é kkkkk
.
Tem vídeo do Putin falando que quer retomar todos os territórios da época de império e cara me mete essa de “defensiva”

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Vc aparenta desconhecer totalmente a História,deveria se informar melhor p não passar (mais) vergonha.
Até pra falar mal,tem que saber do que se fala,pra não escrever besteiras como vc fez.
Kiev é SETECENTOS ANOS mais antiga que Moscou,que aliás, foi vassala do Rus Kiev por séculos!
Aí, vc vem aqui e escreve que a Ucrânia não foi e não será independente,que não tem identidade própria? Vai dormir…

leonidas
leonidas
Responder para  Leo Rezende
2 anos atrás

Ué, rs
Ser mais antiga como povo não significa ser estado ou ter condições geopoliticas de se impor e muito menos ter sua condição como estado estabelecida.
Vc também deveria estudar mais história par anão ficar passando vergonha colega…rs
Os curdos são um povo bem mais antigo que o assim denominado RUS de Kiev e nem por isso são reconhecidos como estado.
Ser um povo não é a mesma coisa que ser um estado, a Ucrânia como estado jamais existiu antes de 1991, recebeu a Crimeia para ser administrada por Krushev no âmbito da URSS onde não havia ucranianos ou russos apenas soviéticos rs
A geopolítica lida com ESTADOS e não necessariamente com povos quando o assunto é analise de Status Quo!
Então dentro desta realidade a Ucrânia JAMAIS deveria ter adotado posição hostil a Moscou como pretender entrar na Otan que elevaria ela apenas e simplesmente como inimiga militar clara da Rússia!
Oras, a Rússia nunca aceitaria isso ( e com razão! rs) pois do mesmo modo os EUA jamais aceitaram que existam tropas chinesas ou russas em Cuba mesmo que para exercicios…rs
Então vamos parar de molecagem e analisar os fatos como o mundo adulto exige.
A Ucrânia poderia adotar o Status Quo neutro como fez Suécia e Finlândia em plena guerra fria e tudo estaria resolvido.
Mas tem um líder inapto e um povo mal informado e por isso se deixou usar como bucha de canhão para os interesses geopolíticos de Washington.
A Ucrânia hoje é nas mãos do ocidente o mesmo que os palestinos são nas mãos dos Iranianos, carne barata para ser usada como procuração nos seus interesses políticos…

Bosco
Bosco
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Se a geopolítica lida com ESTADOS a Ucrânia é considerada um Estado pela ONU, pela comunidade internacional e inclusive pela Rússia , portanto, essa sua “aula” de história é inócua.

leonidas
leonidas
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Serio que a ONU reconhece a Ucrânia como estado?
kkkkkkkkk
Valew pela lembrança Bosco, não tinha conhecimento disso… rsrsrsrsrsr
Obs:Não é minha aula, é só os fatos históricos…rs

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Vc desconhece ou mesmo propositalmente ignora a História dos povos Rus. Rus Kyiv foi simplesmente o PRIMEIRO Estado eslavo oriental da História. E mesmo após inúmeras idas e vindas,desde ’91 a Ucrânia é um Estado soberano reconhecido pela ONU.
Entenda,nada do que diga poderá justificar moral ou legamente a invasão russa da Ucrânia.
Ah,não misture alhos e bugalhos,curdos NUNCA formaram um Estado,são um grupo étnico beeeem diversificado,que em comum tem a sua origem no Curdistão,que é somente o nome de uma região.
E outra,o registro de ocupação humana cujos descendentes são os atuais UCRANIANOS na região da ATUAL Ucrânia,remonta há 32.000 fucking anos! Já o registro histórico do povoamento do Curdistão se inicia em mais ou menos a uns 500 AC,e repito,NUNCA formaram um Estado independente,ao contrário da Ucrânia. Sua vez de me refutar,se puder.

Pedro
Pedro
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Ofensiva defensiva…kkkkk..essa é nova

Jose
Jose
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Sem querer polemizar muito, respeito a sua opinião. A visão de que a Russia assume uma postura ofensiva contra a NATO para evitar sua expansão poderia ser válida, há entretanto neste momento uma força de invasão russa em territórios soberanos ucranianos a executar uma ofensiva contra a infraestrutura civil e militar de cidades ucranianas acompanhada de um esforço para anexar ou entregar territórios a grupos marionete, há desde 2014 a ocupação da Criméia, e isso não é um ataque preventivo, é uma invasão. Afirmo respeitosamente que no contexto das suas afirmações, o oposto de agressiva é passiva e o antônimo de defensiva é ofensiva. São milhões de deslocados por uma “ofensiva defensiva numa postura passiva contra a agressão ucraniana”. Como visão de contexto, suas afirmações são válidas, mas carecem de associação lógica à realidade.
Há inegável padrão agressivo por parte da Ucrânia em relação à Russia… …Depois desta anexar a Crimeia!

Por mais que a ofensiva russa possa ser explicada, ela nunca, jamais, poderá ser justificada.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
2 anos atrás

Como assim virar a guerra???

A Russia nunca entrou muito pra dentro do território ucraniano, não consegue dominar esse país que é do tamanho de Minas Gerais.

Era pra ter o segundo maior exército do mundo, segunda melhor e maior aviação….

E tão lá levando um pau lascado.

Eles só tomaram um pequeno território que logo mais vai ser recuperado.

Só causaram desgraça pros civis ucranianos esses bandidos.

Slow
Slow
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

“ não consegue dominar esse país que é do tamanho de Minas Gerais. “

5CEDE57D-21EF-42C1-8D8E-475B2C056002.jpeg
Monarquista
Monarquista
Responder para  Slow
2 anos atrás

Por isso quem tem mojo é os States. Fora 2 ou paisescos ditatoriais, quem pode se alia aos americanos e foge da falida Rússia.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

2 ou 3 paisecos*

Slow
Slow
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

“ Se alia “

Nada que uma pressão diplomática não resolva ..

Rússia falida está bancando uma “guerra” na Ucrânia, Síria e sanções de vários países ..

E a Europa “ rica “ vai ser obrigada a racionar energia kkkkkkkkkkk ..

Oque é ser falido pra você ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Slow
2 anos atrás

Parece que os armênios estão favoráveis a essa “pressão diplomática” hein?

rui mendes
rui mendes
Responder para  Slow
2 anos atrás

Tanta ignorância??
A ”Europa rica vai racionar energia” e???????
Tens gás e petróleo para vender????
Traz que a Europa compra.
Cada um, ainda não percebeste que a Europa não tem gás ou petróleo, importa toda a sua energia.
Sabes o preço que as empresas Europeias estão a pagar pelo gás????
As contas passaram de 50.000 euros para 500.000 euros, esta é a percentagem da subida em empresas que têm fornos ligados 24h sobre 24h, fornos esses a gás natural, tendo essas empresas já perdido clientes para a Turquia, que parece que jogando nos dois lados, consegue comprar energia ao preço antigo.
É a artimanha Cino-Russos, a tentarem quebrar a Europa e os EUA, e com a ajuda de muitos Judas, que jogam pela calada (nas costas), fazem-se amigos, mas adoravam quebrar o Ocidente.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Slow
2 anos atrás

A Europa sem gás e esse pessoal achando que a Rússia já perdeu a guerra. Stalingrado manda lembranças…

mac
mac
Responder para  Slow
2 anos atrás

Falando sobre possíveis falências:
PIB da Europa: US$17 Trilhões
PIB da Rússia : US$ 1,7 Tri. (Dados 2021)

Já, já, você vai ver se a Rússia vai quebrar ou não.

Quando o Dia D terminou com a consolidação das cabeças de ponte aliadas, contam que o Marechal alemão Erwin Rommel, olhando com um binóculo todo aquele desembarque e com uma esquadrilha numerosa a sobrevoá-los disse a seu ajudante de ordens:
“Os pobres nunca deveriam fazer guerras. É um erro”.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Slow
2 anos atrás

e daí? gira o disco. Quem errou foi quem não calculou o apoio externo aos ucranianos.

Vai continuar até quando tentando atribuir essa responsabilidade aos outros, se não aos agressores?

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Slow
2 anos atrás

Ué, mas eu pensei q os Ucranianos estavam vendendo tudo isso no mercado negro… como assim?

Slow
Slow
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Mas tem coisas que estão mesmo zz ..

Agressor's
Agressor's
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

A Rússia vai ganhar de uma forma ou de outra!

Pedro
Pedro
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Na verdade já perdeu. Se o motivo inicial era deter a expansão da OTAN, dois outros países já aderiram. Inúmeras perdas humanas e materiais. Sem falar nas sanções que sofreram e na imagem de potência militar que veio a baixo.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Calma, perder uma batalha ou outra não significa perder a guerra, vamos com calma que essa guerra ainda está longe do fim. As vezes mostrar fraqueza é uma estratégia. Os ucranianos avançam e os russos fazem um cerco. Mas, só sabe quem tá na luta…

Jose Marinho
Jose Marinho
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Na realidade quem esta a ganhar a Guerra são os Americanos e chineses.
Os EUA a vender gas e petroleo com fartura a preço de mercado, a fornecer armas com força a Ucrania e Europa e a receber por elas.

A China ter gas e petroleo barato da Russia e ainda a exportar bens comerciais para eles que se nao estou em erro é superior ao valor pago pelo que recebe da Russia.
Mais uns aninhos e a Russia não passa de um país satelite da China

Kaziranga
Kaziranga
Responder para  Jose Marinho
2 anos atrás

E será que a Rússia se importará em ser um satélite chinês? A verdade é que tanto os americanos quanto os chineses são muito maiores que qualquer outro. Em um futuro próximo (8-10 anos), a Índia pode entrar nessa disputa. Você acha que os europeus se sentem envergonhados de serem totalmente submissos aos EUA? Para mim é algo sem sentido eles terem Ministérios do Exterior, já que tudo de importância um pouco maior é decidido por Washington. Acredito ,sim , que os russos se tornarão satélites dos chinas, mas também acredito que eles ficarão até orgulhosos disso.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Jose Marinho
2 anos atrás

Para alguns milionários e bilionários de materiais de construção estão só esperando a guerra acabar para aumentar suas fortunas na reconstrução da Ucrânia , e fábricas e indústria de material bélico, também faturando, prejuízo mesmo foi para as famílias que perderam seus familiares, militares ou civis, o povo comum estes sim tiveram prejuízos irreparáveis…

E Ucrânia nada. isso é guerra fria EUA vs Rússia. Nunca acabou a guerra fria…

Bosco
Bosco
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Você tem que se decidir. Quem é que vai ganhar a guerra, a Ucrânia ou a Rússia.
De que lado estarão esses bilionários da construção civil?

Bosco
Bosco
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

E sim, alguém vai ter que construir o que o Putin destruiu. Agora, culpar os porcos capitalistas da construção civil por isso e poupar o Putin aí chega a ser um contorcionismo intelectual grotesco de sua parte.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Jose Marinho
2 anos atrás

A Rússia fechou um acordo com o Irã na venda de 9 milhões de metros de gás por dia.

Bruno
Bruno
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Agora a Rússia vende gás a metro? É cada uma desse povo…

mac
mac
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

O Irã precisa de gás? Taí uma novidade…

mac
mac
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

“As vezes mostrar fraqueza é uma estratégia.”
Bem, ISW, Oryx, DefensePost e outros discordam da sua análise, eles consideram que o exército russo na Ucrânia está à beira do colapso.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Suécia e Finlândia ainda não entraram mas já vão entrar. É logo ali a entrada. Mês que vem ocorre com certeza.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Errado, ela JÁ atingiu seu objetivo político.

Alecs
Alecs
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Vai levar uma surra dos Ucranianos com armas e equipamentos da OTAN.

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Alecs
2 anos atrás

Com armas russas tb. Aquelas que foram abandonadas durante a fuga…

PACRF
PACRF
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Nunca é demais lembrar outro fiasco russo que foi a tal coluna de 50 km de blindados, equipamentos, suprimentos e tropas que foram deslocados para tomar Kiev. Não saíram do lugar e voltaram com o “rabo entre as pernas” para a Bielorússia.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Os estadunidenses são os bam, bam, bam e perderam a guerra do Vietnam….

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

e o que tem a ver com o assunto da matéria? Vai ficar até quando usando essa bengala argumentativa?

Vamos lá campeão, encare a argumentação de frente. Se atenha ao assunto em tela sem ter que ficar invocando casos diversos ao discutido.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Mas aprenderam a lição. Lembra da Guerra do Golfo.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

O Iraque tinha um efetivo grande so que desorganizado. Nem tinha defesa aérea. Era um grande exército amador. E também seus equipamentos não tinham o mesmo nível tecnológico dos EUA. EUA ficou 20 anos no Afeganistão e não conseguiu vencer os pés de chinelo das cavernas afegãs. Hj nem participam de guerras. Atuam com os mercenários como tão fazendo na Ucrânia.

Gustavo Eberhardt Vieira
Gustavo Eberhardt Vieira
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Luiz, você está esquecendo que o Iraque e o Afeganistão estão quase do outro lado do mundo e ainda assim os EUA invadiram e tomaram o controle de ambos os países.
É claro que os EUA falharam em “democratizar” a população, mas é mais falha dos políticos americanos do que dos militares.
Já a Rússia falhou em tomar o controle de um país com o qual faz fronteira terrestre.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Gustavo Eberhardt Vieira
2 anos atrás

EUA tem 800 bases em todo o mundo. Maior força área e naval do planeta.

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

A tática de vocês mudou??? rsss
Como não adianta mais inventar que a Rússia tá utilizando só 3% do seu potencial e não chega a Lisboa em uma semana porque não quer o jeito agora é dizer que a Rússia luta contra a OTAN.

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

E russos apanharam feio e foram derrotados no Afeganistão…

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Vietcongues tinham apoio militar,politico e financeiro explícito e ininterrupto da China e da URSS,mas os EUA perderam essa guerra foi para a sua opinião pública,e não militarmente! Mas ainda assim paralisaram o “dominó”.
A URSS perdeu militarmente,politicamente e saiu quebrada depois de 10 anos sendo feita de trouxas por mujahidin’s,cujo maior apoio militar americano eram os Stinger.
Sem contar que essa guerra,também iniciada com a invasão soviética,foi uma das causas da queda do próprio comunismo soviético!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Leo Rezende
2 anos atrás

Pois é, e se hoje mesmo com a Otan prestando todo esse apoio militar, político, midiático e financeiro explícito a Ucrânia ainda assim não consegue dar conta da Rússia sozinha, imagina contra uma coalizão formada com a China. Não é mesmo…

mac
mac
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Nossa, que argumentação; a Ucrânia não está querendo “dar conta da Rússia”, ela quer apenas expulsá-la dos seus territórios. A Rússia está quase à beira do colapso, e a última coisa que a China quer é se envolver mais fundo nessa roubada.

Joe
Joe
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

A “não vitória” da Rússia já é uma vitória esmagadora para a Ucrânia, tendo em vista o tamanho dos envolvidos. Basta resistir para aumentar a humilhação russa. Quem aqui não achou que o Governo e Kiev cairia em poucos dias ou semanas? Os fatores mais importantes na mudança de rumo foram a incompetência, equipamento de baixo nível e falta de logística dos russos, tudo isso somado ao apoio ocidental. A Ucrânia possui uma profundidade estratégica enorme perto de uma Georgia da vida, parece que não levaram isso em consideração. Patético. E a força aérea russa? Outra piada de péssimo gosto.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Joe
2 anos atrás

“A Ucrânia possui uma profundidade estratégica enorme perto de uma Georgia da vida, parece que não levaram isso em consideração.”

E porquê não retomaram a Crimeia? Ja que que tinham ou tem capacidade pra isso.

Nessa última contraofensiva em Karkiv muitos eram estrangeiros.
A forte resistência da Ucrânia até agora se chama OTAN.

No primeiro momento eles tiveram facilidade nessas contraofensivas principalmente no Norte. Em Kerson tiveram pesadas baixas. No norte agora eles tão sendo bombardeado pelos russos. Não sei se vão suportar manter a área retomada por muito tempo.

Joe
Joe
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Você não leu direito o que escrevi ou é simplesmente torcedor demais para entender algo.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Acabaram de tomar mais uma cidade ocupada pelos russos. Ou seja suas informações são ruins de mais.

Magaren
Magaren
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Grande chapeu, dizendo umas verdades incovenientes!

Henrique
Henrique
2 anos atrás

que papo é esse virar… todo mundo sabe que guerra ta indo muito bem pra Rússia kkkkkkk

FcTt1nrXEAEs7Cp.jpg
Agressor's
Agressor's
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Acho que se um país como a Inglaterra de hoje, sofresse 10% do que a Ucrânia sofreu nessa guerra, eles pediam arrego. Existem muitos mísseis apontados para Londres, e são nucleares, e se eu fosse inglês saia de lá o mais rápido que puder….

Pedro
Pedro
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Para Moscou há um monte de mísseis apontados e tb são nucleares.
Durante a Segunda Guerra, Londres sofreu inúmeros bombardeios e a vontade da população de ganhar a guerra nunca diminuiu.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

A Inglaterra também tem uns brinquedinhos com alguns megatons apontados para a Rússia. Não precisa de muitas ogivas nucleares para retalhar o atacante. Só não sei se a Rússia é de fato capaz de lançar um ataque atômico em grande escala.

Henrique
Henrique
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

eu acho que vc deveria pegar teu soldinho de russeti que moscou te paga e torra teu tempo em outra coisa velho kkkkk
.
tu é muito ruim em defender a Rússia…. caras não tanka a Ucrânia e vai se meter com Londres kkkkkk

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Em poucas palavras:
Ofensiva em Kharkiv – vitória tática.
Ofensiva em Kherson – fracasso total.

Henrique
Henrique
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

onde que Kherson foi fracasso total… ta sonhando muitokkk

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Se vc frequenta aq é pq no mínimo deve dar alguma credibilidade para o blog. Dito isso perceba essa matéria de poucos dias atrás: “(…) o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia iniciou o processo de transferência de reservas da direção de Kherson, onde a ofensiva ucraniana teve ganhos territoriais modestos e com pesadas perdas em soldados e equipamentos. (…)” https://www.forte.jor.br/2022/09/13/algumas-consideracoes-estrategicas-sobre-a-ofensiva-ucraniana-em-kharkiv-izium/ E a propósito, Kherson está com os russos. Izium passou para os ucranianos o q evidencia uma vitória tática tão somente até porque o avanço parou. Aguardemos cenas dos próximos capítulos alguns analisando e ponderando fatos de diversas fontes e outros simplesmente com pompom nas cores dos EUA, sempre.

Henrique
Henrique
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

de novo: onde que a ofensiva em Kherson foi fracasso total?
.
Objetivo daquilo lá e chamar tropas russas pra dentro de um território e prender elas la dentro e impedir a saída o máximo que der (até pq Ucrânia ta anunciado a operação ja tem 2 meses). A Rússia mandou “melhores tropas” pra la e os caras explodiram as pontes impedindo a saída… explique onde ta o fracasso ai?

7da.png
Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Se o objetivo era/é retomar Kherson e isso não foi alcançado, eu chamo de fracasso. Se o objetivo russo foi depor o Zélascado e tomar Kiev foi um fracasso igualmente. Se o objetivo americano foi impedir o domínio do norte sobre o sul no Vietnã, foi um fracasso. Se o objetivo soviético foi instalar um puppet no Afeganistão e mantê-lo lá nos anos70/80 foi um fracasso. Se o objetivo americano era eliminar o talibã, foi um fracasso. Outro nome para fracasso pode ser derrota também.

Henrique
Henrique
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Se o objetivo era/é retomar Kherson e isso não foi alcançado, eu chamo de fracasso. 

que parte do Objetivo daquilo lá e chamar tropas russas pra dentro de um território e prender elas la dentro e impedir a saída o máximo que dervc não entendeu?

Slow
Slow
2 anos atrás

Assim vai confundir a galerinha kkk .. Virar oque ? A Ucrânia não tem está ganhando ?

Agressor's
Agressor's
Responder para  Slow
2 anos atrás

Todo território da Rússia está intacto enquanto a Ucrânia só o pó e ai a Rússia perdeu a guerra porque, “recuou”… 😀

Hcosta
Hcosta
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Finalmente, alguém que sabe o que é uma vitória Russa na Ucrânia.
A desnazificação, desmilitarização, as sanções, etc… já não contam para nada.
Basta a Rússia manter o seu território…

A realidade começa a assentar… Talvez Putin use isso.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk
eles sempre caem na incoerência.

Seguindo essa lógica distorcida deles, jamais irão poder continuar falando de derrota dos EUA no Vietnam ou no Afeganistão, visto que o território americano permaneceu incólume.

É melhor o colega Agressors apagar seu comentário. Vai perder a bengala argumentativa que sempre usam quando não conseguem contra argumentar dentro do tema de discussão.

Minsc
Minsc
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Boa…hehehe..mais de 50 mil russos mortos até agora..perda enorme de equipamentos militares..desmoralização frente as outras nações..sanções…outros países aderindo a OTAN..mas a Rússia não perdeu territórios internos…tudo bem que a guerra nem é lá..o Putin é um gênio…kkkkkk

Marcelo
Marcelo
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

A capacidade convencional de batalha das forças armadas russas vai sendo desgastada. A economia da Rússia vai sendo corroída. E nenhuma vitória importante em 207 dias de conflito militar. Enquanto isso a Ucrânia vai recebendo equipamentos, munições, suprimentos e, principalmente, treinamento militar dos países do ocidente.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

A Rússia, em sua catastrófica “Operação Militar Especial” na Ucrania, que já dura 207 dias, explicitou que está muito longe de ser uma superpotência militar. Putin está destruindo as forças militares na Ucrânia e mandando seus soldados para o abatedouro. Tenho certeza de que as tropas russas não estarão aptas a lutar nas condições de frio extremo. Por outro lado, os EUA e a OTAN já devem estar provendo suprimentos, vestimentas e equipamentos adequados para o combate na neve. O General Inverno está a caminho no Norte …
https://www.19fortyfive.com/2022/09/putin-is-destroying-the-russian-military-in-ukraine/

PACRF
PACRF
2 anos atrás

Em fevereiro desse ano o mundo acreditava que a Rússia faria uma verdadeira “blitzkrieg” sobre a Ucrânia. Havia a promessa que Kiev seria tomada e o governo da Ucrânia derrubado em apenas duas semanas. Já se passaram quase sete meses e o cenário parece não ser nada animador para os russos. Até material bélico do Irã e da Coreia do Norte estão comprando.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Pela primeira vez alguém mencionou a percepção do campo de batalha, que foi levada ao estado da arte pelos sistemas de satélites, de radares e de drones dos EUA e da OTAN. As forças ucranianas sabem exatamente onde estão e para onde se deslocam as forças russas. Aí os alvos são marcados e destruídos pelos ermamentos inteligentes fornecidos à Ucrânia. Por outro lado, o mísseis AGM 88 Harm estão colocando fora de combate os sistemas de radar russos. E as tropas russas também vem perdendo seus drones e tendo que recorrer ao Irã para tentar repor esses equipamentos.

Slow
Slow
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Só lembrando que se a Rússia quiser ela derruba os satélites ..

Pedro
Pedro
Responder para  Slow
2 anos atrás

E pq não derruba?

Slow
Slow
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Pq não quer

Mauro Henrique
Mauro Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

A barata diz que tem…

Bosco
Bosco
Responder para  Slow
2 anos atrás

Vários países já demonstraram capacidade ASAT.
Demonstrar essa capacidade num ambiente controlado é uma coisa, e ter capacidade ASAT operacional é outra coisa.
Mesmo porque, apesar da retórica russa e chinesa cujo fanzocas invariavelmente se gabam de tê-lo feito , militarmente falando a destruição física de satélites é algo próximo do inútil.
A rigor apenas satélites em altitudes de não mais que 1500 km estão ao alcance dos sistemas ASAT de ascensão direta.
Os outros, em altitudes mais altas, só são acessíveis a satélites antissatélites, o que é altamente complexo, demorado e custoso.
Para se atingir satélites em órbitas baixas de modo consistente é preciso ter interceptadores exoatmosféricos e sabemos que só agora os russos os estão implantando na forma do Nudol (A235) e do S500, enquanto os EUA têm cerca de 600 implantados (SM-3 e GBI) em seus destróiers e em terra.
Se algum país de fato tem alguma capacidade ASAT de fato é os EUA.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Slow
2 anos atrás

Porque sabe que se atacar um satélite dos EUA, verá todos os seus satélites ser destruídos. Guerra espacial não e para amadores. Os EUA vem trabalhando em tecnologias de guerra espacial desde os anos 80.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Slow
2 anos atrás

Ela quer jogar no “hard”, só pelo desafio rsrsrs

Henrique
Henrique
Responder para  Pedro
2 anos atrás

pq não consegue

Bosco
Bosco
Responder para  Slow
2 anos atrás

Todos os 2800?

Capa Preta
Capa Preta
Responder para  Slow
2 anos atrás

A Rússia não está derrubando nem os teco tecos Ucrânianos quanto mais satélites.

Mauro Henrique
Mauro Henrique
Responder para  Capa Preta
2 anos atrás

Material russo é lixo, tirando o Kalashnikov. Superpotência militar no papel, muita corrupção e despreparo.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mauro Henrique
2 anos atrás

O Kalashnikov foi concebido durante a vigência da URSS, que era uma superpotência militar naquela época.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Capa Preta
2 anos atrás

Hj mesmo foi abatido um SU-25 da Ucrânia.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Capa Preta
2 anos atrás

Todos estão esquecendo que o mundo se comunica via cabo digital e não por satélites. E a Rússia anda só mapeando os cabos de internet nas profundezas do mar. Pra ficar mais fácil rompê-los caso precise, Pensa! Vamos estudar pessoal…

Slow
Slow
Responder para  Capa Preta
2 anos atrás

E pq a Ucrânia está implorando por caças ?

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Slow
2 anos atrás

“Aí galera, se eu quisesse eu seria um bilionário”
“E por que você não é?”
“Porque eu não quero”

kkkkkkkkkkkkkk que loucura

Marcelo
Marcelo
Responder para  Slow
2 anos atrás

A Rússia mal consegue derrubar os Mig 29 da Ucrânia. Dúvido que tenha real capacidade para guerra espacial.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Maldito fantasma de Kiev, mal posso ver seus movimentos…

Patrício
Patrício
2 anos atrás

Claro que consegue.
Sugiro que comecem por Backmuth.
Os russos entraram na cidade e a estão conquistando.
Cada coisa ..

Agressor's
Agressor's
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Antes do Zélascado, soube da Rússia recuando em dois outros casos. Da mesma forma, ela recuou na proximidade do inverno, destruindo a infraestrutura. Sendo esses outros casos nas guerras contra Napoleão e Hitler…

Mercenario
Mercenario
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Na era napoleônica a Rússia e aliadas enfrentaram Napoleão e aliados, e foram financiados especialmente pelos britânicos.

Na segunda guerra, estamos falando da URSS que é muito mais do que a Rússia. E houve muita ajuda material dos americanos contra os alemães.

Os soviéticos já recuaram em outros casos, como, por exemplo, o Afeganistão.

Os russos também têm seus recuos/derrotas, a exemplo da Guerra da Crimeia.

Mas a sua memória seletiva não permite lembrar.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Quantas vezes já tentaram?
Vai ser agora com duas ofensivas simultâneas e talvez uma terceira, e com graves problemas de recrutamento/pessoal que vão conseguir?

E se conquistarem? Como vão conquistar a próxima? O seu rolo compressor passou há algum tempo para uma bicicleta compressora…

E não comenta sobre Lyman?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Só espero que esta postagem não sirva para partilhar mais infantilismo.
A Rússia está mais próxima da Novarússia do que a Ucrânia de recuperar o que quer que seja, basta comparar o mapa (1)

Ofensiva-Ucraniana-8-1.jpg
Velho Alfredo
Velho Alfredo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Mateus….
Em 7 (SETE) meses, a Rússia tem pouco mais do que a região rebelde desde 2014…..

Hcosta
Hcosta
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Não seja infantil ao argumentar com factos…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Velho Alfredo
2 anos atrás

Essa é a sua versão dos factos, tendo como base a sua biblioteca de faxineiro: a comunicação social Ocidental que acredita que as conquistas russas devem ser subvalorizadas.
Continue assim que eu tou vendo a Novarussia nascer …

Henrique
Henrique
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

“A Rússia está mais próxima da Novarússia
.
infantilidade é acreditar que vai existir esse bagulho ai mesmo nunca vitória improvável da Rússia

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Continue assim pois eu entendo a síndrome de negação dos faxineiros da OTAN.
Como sei contar, tou vendo a Ucrânia perder Kms2 e a Rússia ganhar.
De resto é conversa com comediante em horário de serviço.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A sua síndrome é russo tupiniquim, nasceu em terras brasileiras mas se acha um russo só porque tem problemas de identidade.
Já te desmenti abaixo, a tal Novarrussia que você afirma ainda precisa de mais uns 70 a 90 mil kms² para serem conquistados pelos russos que hoje tirando a Crimeia e a zona separatista possuem ocupados desde fevereiro 69 mil kms² aproximadamente e vem perdendo posições antes tidas como “impossível da Ucrânia reaver”.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Você está brincando em vez de falar sério? Se sim, a sua brincadeira não tem piada.
Hora de estudar, garoto.
Se falta, e vamos arredondar, 100 mil kms2 para a Novarussia e a Moscovo controlar 110 mil kms2, quem está em vantagem?
É lógico que Putin tem menos kms2 a ganhar do que ZEROLensky Nazi tem a recuperar.
Vai estudar e leva essa Turma da Mônica, consigo.

Henrique
Henrique
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

 tou vendo a Ucrânia perder Kms2 e a Rússia ganhar.

passa o nome essa droga que vc ta usado ai pra gente ver se é da boa mesmo

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

A droga é não ser energúmeno como você e rezar para que a sua “zebrice” simulada de “cavalo” não seja contagiosa.
A Rússia já tomou mais de 110 mil kms2. E faltam menos de 100 mil kms2 para que exista a Novarussia.
Pode chorar aí, dizendo piadas que a sua geração sofre de bovinice aguda.

Henrique
Henrique
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A droga é não ser energúmeno como você e rezar para que a sua “zebrice” simulada de “cavalo” não seja contagiosa.

AUSHuAHSuAHSuAHS
-Galvão
-fala tino
-Sentiu kkkkk

Bosco
Bosco
Responder para  Henrique
2 anos atrás

A putinete conhecida no cabaré como Tonhão tá aloprada. Cuidado! Uma dentada pode ser fatal.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Você vai continuar sendo o “mestre de cerimónias” das piadas, eu vou continuar vendo a Rússia comer a Ucrânia.
Mas 4 oblasts para Putin.
Se não sabe fazer contas, pelo menos procure aprender, adulto com síndrome de infantilismo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

E depois verificar o mapa partilhado hoje pela CNN, nesta matéria: Ukraine: Here’s what comes next for the conflict | CNN
É importante que os faxineiros deixem de partilhar infantilidades.
O Tio Sam não anda a procura de faxineiros.

WhatsApp Image 2022-09-19 at 06.47.04.jpeg
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A única coisa que vai virar nessa guerra é a Ucrânia que passará a ser mini Ucrânia.
O resto é conversa para boi dormir e macaco dançar.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Se a Rússia conseguir unificar essa NovoRússia, muito provavelmente ela terá que manter a região com T-34. Porque eu nunca vi tanto material bélico perdido como nessa guerra.

Do desastre em Kharkiv ao afundamento do Moskva, são bilhões de dólares perdidos em equipamentos.

Quanto custa cada Sukhoi abatido ?

Ainda temos as sanções, um país que não importa ou exporta nada para o ocidente, outrora seu maior cliente. Até o gás os próprios russos cortaram e estão deixando de vender, tendo que vender para China e Índia a 1/5 do preço, com um custo muito maior pela falta de estrutura.

A própria TV Russa, controlada pelo Kremlin não está entendendo as decisões do Putin.

Essa guerra definitivamente não compensou para os Ucranianos, mas quem invadiu foi o Putin e os Ucras fizeram com que não compensasse para ele também.

Os apoiadores do Putin vivem em democracias, bem distantes daquela maravilha kkkkkk

Prova disso: Deputados de St. Petersburg pedindo impeachment de um cara que mata a oposição, pensa na coração!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Continue assim que eu tou adorando ver a Novarussia nascer à custado seu irmão gémeo, a mini Ucrânia.
Toda essa tergiversação tem como fundamento a ideia de esgotabilidadade russa, nascida das catacumbas preconceituosas daqueles que em vez de lerem livros, passam a vida a ver TV ocidental.
Por último, até o petróleo estar nos 20 dólares, a Rússia vai continuar aglomerando território de Kiev.

Bosco
Bosco
2 anos atrás

Um dos participantes citou o Kinzhal como um diferencial nessa guerra?
Que guerra ele está vendo????

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bosco
2 anos atrás

O povo não tem noção do tamanho do exército da Rússia, Putin não acionou nem 50% do exército dele. Essa “recuada” que a Russia deu na minha opinião foi uma estratégia, creio que algo maior estar por vir. O que pode ser um presságio de chuva de mísseis na Ucrânia. Aguardem em breve os hipersônicos por aí. Os eua nunca ganharam uma guerra sozinhos e não será diferente agora, vamos estudar pessoal…

Bosco
Bosco
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Mas vc não pode nos culpar, simples mortais , do gnomo só ter convidado vc para mostrar o quão vasto e poderoso é o exército dele.
A gente , como não foi nessa “excursão”, tendemos a duvidar ante o que ele apresentou até agora.
Mas se você diz a gente acredita.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Esse gnomo tá conquistando território e irritando pigmeus na intelectualidade como você, cujo raciocínio confunde piadas de mau gosto com inteligência.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

A Rússia está ficando sem mísseis hipersônicos.

Realista
Realista
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Achamos o infiltrado da CIA aqui !!!!!!

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Se você tivesse vergonha na cara, constataria que tá dizendo isso há 7 meses.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A Rússia está ficando cega no campo de batalha.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

E você está se tornando ridículo perante tanta postagem cheia de baboseira.

mac
mac
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Já estou vendo a Estrela da Morte e os caças TIE do Império devastando o Ocidente… A galera dos russetes toma chá de cipó para vir escrever aqui?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Eu ia clicar para assistir o vídeo, mas depois dessa acho que nem vou perder meu tempo.

Bosco
Bosco
Responder para  Luís Henrique
2 anos atrás

Luís,
A entrevista é boa e o analista fala direitinho. Assiste!
Acho que ele escorregou. Não estava esperando a pergunta do Waack e deixou escapar “Kinzhal”.
Depois tentou corrigir lembrando que o Kinzhal é na verdade um Iskander da década de 80 lançado por avião, que os russos chamam de míssil hipersônico.
Por falar em Kinzhal , dos dois lançados um destruiu o galinheiro do Seu Ruslan e outro caiu na … Rússia.

Mbart
Mbart
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Eu assisti e ele claramente destacou o aspecto hipersônico. É claro que estava pensando no significado disso para a Otan. Veja como os EUA reagiram. Foi o próprio Biden que avisou: “A Rússia usou mísseis hipersônicos em sua invasão da Ucrânia, afirmou o presidente dos EUA, Joe Biden, na segunda-feira. “E se você notar, acabou de lançar o míssil hipersônico, porque é a única coisa que eles podem passar com absoluta certeza”, disse Biden. “É uma arma quase impossível de ser anulada, há uma razão para eles a estarem usando.”” O pessoal aqui se apressa pra criticar. Entender mesmo deve ser difícil para alguns.

Bosco
Bosco
Responder para  Mbart
2 anos atrás

Mbart,
A pergunta do Waack foi especificamente relacionada à Ucrânia.
Palavra por palavra do Waack: Tecnologicamente falando, há algum tipo de armamento , sistema ou equipamento que você identifique hoje como decisivo, na questão da Ucrânia, especificamente?
O entrevistado respondeu: Kinzhal.
Ele tem o direito de falar o que bem quiser mas eu tenho o direito de descordar. No contexto dessa guerra o Kinzhal é um zero à esquerda independente da opinião do Biden.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

O missil hipersônico Kinzhal é uma variante do míssil Skander projetada para ser lançada do ar, tendo como vetor principal o Mig-31. Não é um waverider e nem possui motor scranjet. Sua principal função é a de transportar uma ogiva atômica e ser lançado a grande distância do alvo. Os Russos estão armando o míssil Kinzhal com uma ogiva de explosivo convencional e disparando contra alvos no solo da Ucrânia. O Khinzal apresenta três problemas básicos: 1) é caro para ser produzido; 2) há um estoque limitado dele; 3) demonstrou pouca precisão, errando o alvo por muitos metros. O Kinzhal não é uma arma decisiva da Rússia contra a Ucrânia.

Bosco
Bosco
Responder para  Mbart
2 anos atrás
Bosco
Bosco
Responder para  Mbart
2 anos atrás

um comentário meu ficou retido.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Quando liberarem meu comentário a guerra vai ter acabado.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Luís Henrique
2 anos atrás

Eu acho que ele não entendeu totalmente a pergunta.

Acho que a intenção da pergunta era sobre qual equipamento seria o diferencial nessa guerra, dos dois lados.

E ele entendeu que seria para a Rússia, pois, no momento, estavam falando das dificuldades que os russos estavam enfrentando.

Enfim, achei a entrevista boa, considerando ser uma entrevista em mídia não especializada.

Acho que os entrevistados foram ponderados no sentido de apontar o que estava acontecendo e as dificuldades dos russos, mas alertar quanto à necessidade de haver ponderação quanto aos resultados, uma vez que os próximos meses, especialmente considerando as questões climáticas, econômicas e políticas podem ser determinantes para os resultados do conflito, para um lado ou para o outro.

Quanto à parte do Kinzhal, embora tenha sugerido ser uma arma importante para o esforço russo, alertou quanto à dependência de componentes ocidentais, falando, nesse caso também do Iskander.

Outros pontos importantes abordados foram a opinião sobre eventuais motivos que impedem os russos de declararem a guerra formalmente e promoverem um esforço total de guerra, além da questão da disponibilidade de efetivo.

São dois pontos que a galera pró Rússia vivem de alardear aqui…”É só fazer uma convocação geral”. “Estão usado só 10%, 20, 50 do efetivo”.

O buraco é mais embaixo. Mas eles continuam insistindo nessa, visto já ter um deles comentando algo nesse sentido mais acima.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Quem quiser fazer o papel de faxineiro da NATO, vai ter que discutir com o mapa da CNN.
Vou repetir, basta saber olhar e deixar de ser infantil, ou como se vê: adulto fazendo o papel de Cascão da turma da Mônica com Maurício e tudo.
O mapa é claríssimo: Rússia muito mais próxima de conquistar a Novarussia do que o ZEROlensky é capaz de recuperar chocolate num garoto do jardim de infância.
Até lá, vão debatendo a propaganda de Kharkiv sem qualquer fundamento geoestratégico.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Sou militar da Reserva e digo: Sou faxineiro ou tudo o que me chamar da OTAN com muito orgulho. Nós somos ocidentais.

Rebert Gonçalves
Rebert Gonçalves
Responder para  Reinaldo Pereira
2 anos atrás

Espero que vc seja português, caso contrário, tenho pena de ti haha

Bosco
Bosco
Responder para  Rebert Gonçalves
2 anos atrás

E você deve ser de alguma tribo de índio dessas que a esquerda quer manter vivendo como se fossem da pré-história, né?

Bosco
Bosco
Responder para  Rebert Gonçalves
2 anos atrás

Espero que você seja um índio.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Espero que você um dia cresça.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Reinaldo Pereira
2 anos atrás

“Nós somos ocidentais”. Hilário por demais.
Você é só mais um faxineiro que de certeza arruma quartos de hotel para o sistema económico ocidental e que vai ter que lutar pela reforma ou pensão.
Quem disse que você conta como ocidental? Só quando é necessária carne para canhão.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte: Twilight Zone

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Fonte: CNN.
Canal de eleição para faxineiros como você. Coloquei o link, porque sei que míopes como você rejeitam a TASS, RT, Southfront e outros… tudo numa estratégia política de modo a continuarem a vender fantasias onde omitem o nascimento da Novarussia com o gémeo Miniucrania

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

No início do conflito militar na Ucrânia, diziam que opoio militar e financeiro dos países ocidentais à Ucrânia só serviria para postergar o inevitável, ou seja, a vitória do poder imbatível da Rússia. Então a ajuda passou a ser liberada aos poucos. Porém, com o sucesso recente e rápido da Ucrânia no campo de batalha, a noção de que os ucranianos não podem vencer caiu por terra. Agora está claro que a liderança ucraniana, o compromisso nacional e a determinação tática estão superando os russos. Isso vai fazer jorrar ajuda militar e financeira para a Ucrânia. E o inverno está chegando no Norte.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Que você seja trouxa, a gente entende. Que você queira que outros sejam trouxas, aí temos um problema.
Faça a conta por Kms2 e vai verificar que existe um país ficando pequeno e outro ficando cada vez maior.
O resto é o vosso mimimi de costume.
Marmanjos lamentando e vendo forma de dizer que estão ganhando, quando estão perdendo.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte: Twilight Zone

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

É preferível em vez da sua fonte: faxinas.com.
Está gostando dos referendos em 4 oblasts ucranianos?
Vai se acostumando.

mac
mac
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

“…míopes como você rejeitam a TASS, RT, Southfront e outros…”

Porque jornalismo que precisa de autorização do governo para informar o que ele faz tem outro nome: desinformação.

Nossa, parece que estamos em “1984” de Orwell: “Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força”.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  mac
2 anos atrás

Está gostando dos referendos em 4 oblasts ucranianos, sr não ignorante da Silva?
Continue aí fazendo faxina para a OTAN que nada mudará a realidade. Tu tá vendo a Ucrânia perder território desde 2014 e vai ficando nesse mimimi de inteligente e bem informado.

mac
mac
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Levantou sem tomar a dose matutina de Clonazepam…

mac
mac
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

O Tempo é o senhor da Razão.

Os epítetos depreciativos com que você brinda os que o contrariam mostram tratar-se de um energúmeno.

Continue assistindo a “vitória” de seu amado Putínio, e leve flores ao túmulo dele, quando chegar a hora.

Isso supondo que você possa e queira ir à Rússia e que as cinzas dele não sejam jogadas num rio qualquer, como as de Hitler.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

ou a Russia ainda precisa avançar mais do que o dobro já conquistado, isso porque seu mapa inclui quase toda a margem leste do dnipro com inicio na região de Kharkiv e indo na margem oeste até Podilsk.Logo sua afirmação é falsa por desconsiderar essas grandezas.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Deixe de dizer disparates, garoto e analise os mapas em conjunto com a dinâmica.
A OTAN não precisa de faxineiros propagandistas da América Latina.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Sobreponha seu mapa da suposta Novarrussia ao mapa da zona conquistada e vai ver que minha afirmação está correta em dizer que você está mentindo sobre a Rússia estar mais perto da formação da Novarrussia do que da Ucrânia em liberar as zonas ocupadas.
Antes de fazer as afirmação baseada em achismo procure ao menos fundamentar seu argumento. Para te deixar mais ciente pode me chamar de faxineiro, pois é uma profissão digna, muito melhor que ser comedor de merd* gratuito igual a você. Não adianta comer merd* e arrotar que comeu caviar, o bafo te entrega.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Um dos faxineiros da OTAN, como você, disse acima que para a Novarussia estár complenta, Moscovo necessita de conquistar mais 90 mil kms2.
Se você já perdeu119 mil kms2 e só faltam 90 mil kms2, basta não ser mongoloide para entender o passo seguinte.
Mas eu não sou seu professor primário.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

O bafo de carne peniana são 119 se colocar a Crimeia e a zona separarista na conta, se tirar fica menos de 70 mil km² de zona ocupada pelos russo, considerando que essa invasão é para formar o prostíbulo russo chamado por vocês de Novarrussia você deve considerar somente as áreas ocupadas apos 27 de fevereiro de ,2022. Aprende cabeça de bagre.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Você em vez de desistir continua fazendo figuras patéticas.
Agora resolveu fazer uma conta onde subtrai a Crimeia, porque, isto é da sua conveniência e de modo a dizer que não perdeu? Perdeu, cara. Hora de se conformar.
Cuidado que o ZEROlensky da Silva Nazi não vai gostar
Após invasão da Crimeia, a Rússia foi sancionada. Agora também vamos reduzir essas sanções? E já agora, quando a Rússia abocanhou uma parte da Geórgia, também foi sancionada. Vou remover para agradar você?
Todas as contas vão incluir a Crimeia sim, quer você e outros faxineiros queiram, quer não queiram… e sim, tu vai ver a Novarussia nascer de camarim.
E sim, a Rússia já domina mais de 110 mil kms2 (para não ficar discutindo contigo com precisão) e faltam menos de 90 mil kms2.
Vai chorar longe, moleque.

mac
mac
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Liga não, ele delira, o mapa dele quase chega em Varsóvia…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

A Ucrânia não consegue virar.Mas o pessoal da OTAN e suas armas lutando pela Ucrânia vão dar trabalho porque a Rússia não declarou guerra.E não fazem como os EUA que destruíram todos os ativos de um país para depois invadir. Inexplicável a Rússia fica brincando de gato e rato com a Ucrânia e não fazer o que tem de ser feito.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Fonte: Twilight Zone

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Tudo que não seja a sua fonte, Faxina da OTAN. COM, você sai xingando e zombando.
Faxineiro sem vergonha.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Os ucranianos já incorporaram os tanques que os russos deixaram para trás e, adivinha só, já os estão usando no campo de batalha.

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Rs,risível sua hipocrisia. Vc xinga e zomba de alguém que vc acusa de fazer justamente isso. Seu discurso cheira a mofo desse pseudo-comunismo que pessoas que pensam como vc idolatram.
Sua agressividade em responder só denota desespero para ganhar no grito,na ameaça. Como se vc conseguisse assustar alguém com isso,rs…
Putin tá na merda,e sem saida honrosa. Sua operação militar especial,idem.
A medida que mais e mais territórios são retomados por ucranianos,mais corroída fica a base de sustentação de Putin.
Sem capacidade industrial e financeira para sustentar uma guerra longa,a derrota russa é inevitável.
Diga-me,já ressucitaram os T-34 e o Mosin para equipar esses 300.000 homens que Putin afirma que conseguirá reunir e mandar pro moedor na Ucrânia? Ou vão retirar material de suas tropas estacionadas nas fronteiras,assim enfraquecendo-as? Ou ainda,será que irão milagrosamente dobrar,triplicar,talvez quadruplicar sua produção de equipamento militar pesado em curto espaço de tempo para repor suas perdas na Ucrânia? Muitas perguntas a serem respondidas.
Só assusta,ainda,por estar sentado em um arsenal nuclear.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Vc acha que ela não faz porque não quer.
Já pensou que ela talvez não faça porque não consegue?

mago
mago
2 anos atrás

NYT revela que Exército ucraniano sofre grandes perdas e abandona posições em Donbass

03:41 18.09.2022

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Exército ucraniano está sofrendo grandes perdas em Donbass e, por isso, estaria deixando suas posições.

“Os militares ucranianos estão sofrendo grande baixas em Donbass, e os russos estão nos atacando todos os dias”, afirmou uma fonte do Exército ucraniano citada pelo jornal.

Além disso, a fonte afirmou que os militares russos estão gradualmente empurrando as forças ucranianas de suas posições.

Operação russa na Ucrânia

Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou sobre a tentativa fracassada de uma ofensiva ucraniana.

Em 16 de setembro, parte das tropas ucranianas caiu em um cerco tático em três regiões em Donbass.
-‐–‐——————————-
Na verdade nunca houve essa tal contra-ofensiva ucraniana.
Tudo mentira da imprensa ocidental para justificar os bilhões de dólares em ajuda militar.
A Ucrânia perderá vastas áreas de seu território e não será somente para a Rússia. Será para países europeus vizinhos. A Polônia está doida para abocanhar um bom pedaço, a Romênia também, além de outros “amigos” que neste momento insuflam essa guerra. Não tem inocente por lá. Somente os nazistas que estão destruindo a Ucrânia.

paulof
paulof
Responder para  mago
2 anos atrás

Ukraine’s Counteroffensive Forces Face Mobilized Inmates and Drones” by Thomas Gibbons-Neff, Marc Santora and Andrew E. Kramer nesse artigo fala nada disso ao contrário..o que o subtítulo é claro que “Ukraine has been pushing a counteroffensive in the east and south, applying greater pressure to Russian forces, but there is no indication of any mass Russian withdrawal” e cerco tático, tá brincando né, xings. Além disso, apesar dos pequenos avanços à Kherson, eles continuam, e como o artigo informa é a única capital regional que os russos ocuparam desde a invasão a 6 meses atrás.

Mbart
Mbart
Responder para  mago
2 anos atrás

Notícia falsa. Não tem nada no New York Times sobre isso. Só na Sputnik. Deixa de ser putinete e para se sujar os comentários com mentiras.

Marcelo
Marcelo
Responder para  mago
2 anos atrás

Posta o link.

Bruno
Bruno
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Amigo Marcelo,
Não sei como ainda dão holofotes a esse ou esses seres. Já deu. Deixem que comente(em) sozinho(os). A fala deles e nada são exatamente a mesma coisa. Vivem no mundinho deles de joguinho de tabuleiro.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Ele não pára de comentar porque é um faxineiro da OTAN, ou seja, tem mais necessidade de atacar os comentários dos outros do que de partilhar ideias tontas de propaganda Ocidental sem qualquer adesão a realidade, buscando, tal e qual você, se passear como um ser sensato, superior e inteletualmente invejável.

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Surtou a russinha…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Vai botar lixivia na vassoura, faxineiro rejeitado no talho da OTAN

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Rapaz. Não é que a russinha ficou chateada mesmo ? rs

Bosco
Bosco
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Não chamei a putinete de “russinha” não que ela se ofende. Chamem-na de “Novarrussinha”

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Você tá competindo para ser o maior comediante do grupo, pena que isso não abone a seu favor, limpador do Bidé do Biden que não tá gostando de ser derrotado.

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Diga,vc é brasileiro?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

A Russinha tá adorando ver caras como você que andavam aqui mandando bocas, acompanharem a perda de mais 4 oblasts ucranianos para o titio Putin.
Podem chorar, faxineiros da OTAN

Walsh
Walsh
Responder para  mago
2 anos atrás

É mesmo? Põe o link dessa matéria aí então…

mac
mac
Responder para  mago
2 anos atrás

Os putinistas e alter egos do Kings são
(a) ignorantes;
(b) mal-intencionados;
(c) a soldo dos russos; ou
(d) todos os demais ?

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
2 anos atrás

Já virou. Em breve irá conquistar a Crimeia e todo o Donbass. Depois ela vai em direção a Rússia para derrubar o Gnomo de Moscou.

Slow
Slow
Responder para  Reinaldo Pereira
2 anos atrás

🤣🤣🤣🤣

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

A Rússia já perdeu essa guerra e a cada dia que passa perde mais poder de negociação e tem menos oportunidade de conter os danos.
Como dito no início do conflito, o tempo joga a favor de Kiev, as linhas de suprimentos são sólidas, o comando e a inteligência funcionam, a moral da tropa segue alta, segue bem equipada e bem treinada, enquanto isso as tropas Russas vivem em penúria.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Onde vc acompanha o andamento dessa guerra pra falar tanta asneira? Os russos continuam se defendendo e atacando no Norte,Sul e Leste até com certa vantagem mesmo com um efetivo menor.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Tentar esconder o vexame com fake news não é mais possível, cada dia que passa a área ocupada por Russos é menor, sua agenda de propaganda não pode lutar para sempre contra a realidade!

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Acabaram de perder uma importante cidade no Donbass, significando que a Rússia não ocupa mais toda a região de Luhansk. Os russos estão tão desesperados que já estão correndo para fazer referendos de anexação da zona ocupada. Só que referendos desse tipo não vai funcionar oficialmente é só para publico interno. Mas tenho uma péssima notícia para você, dificilmente os referendos vão acontecer.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Deixe de contar mentiras apenas porque você quer ver algo que nunca aconteceu.
A Rússia recuou numa vila e já está a bombardear a mesma, sendo que as tropas da Ucrânia viraram paté de boi.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Fontes que você rejeita de modo a parecer inteligente, faxineiro preferido do Blinken.
RT, TASS e Sptnk… passa também pelo Southfront em vez de continuar imitando o louro José.
E já agora, tu tá sabendo? Vai avisando aí os faxineiros que nem você que serão marcados referendos em Kherson, Zaporizhia e Donbass. E será agora, entre o dia 23 e 27 de Setembro.
Tu tá ganhando prosápia, mas perdendo território.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Tass aquela que até o momento não deixou as pessoas da Rússia saberem que foram enganadas e que essa guerra é apenas expansionista.
Referendos de zona ocupada não tem valor nenhum é igual colocar uma pessoa para botar com um fuzil apontado para sua cabeça.
É tão criminoso e ilegal que chega a ser repugnante apoiar esse tipo de coisas é como fazer um referendo dentro de uma penitenciária pela liberdade dos presos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Bla bla bla, comum nos faxineiros da OTAN.
Vai ligar a sua tv e acompanhe os referendos que colocaraão mais 4 oblasts ucranianos na Rússia.
E chore de dor.
Tu voltou a perder e de modo humilhante

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Não vai ter referendo. Não há tempo hábil e a Ucrânia já está avançando sobre o Dombass.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Hora de você deixar de fazer esse papel de faxineiro fiel.
Tu tá perdendo e vai perder mais.
Nada de desaparecer da trilogia.
Fique por aqui para ser mais humilhado por mim, seu propagandista de faxina.

Grifon
Grifon
2 anos atrás

É piada em achar que a Ucrânia vai vencer a Rússia rsrs…

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

As forças russas deixaram para trás um tanque de guerra T-90M. Depois do T-14 Armata, que ainda não está operacinal, é o tanque mais moderno da Rússia. Thank you very much, mister Putin.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-just-captured-russias-most-advanced-operational-tank

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

A Alemanha ainda tem uma postura titubeante perante a Rússia, mas os demais membros da OTAN estão reorganizando suas posturas e seus orçamentos militares. Ninguém mais confia na Rússia.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/the-war-in-ukraine-has-already-changed-europe/

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Só se for de propaganda.

Loyd
Loyd
2 anos atrás

Boa matéria.

EduardoSP
EduardoSP
2 anos atrás

Ninguém imaginava que a Rússia ia enfrentar uma pedreira dessas na Ucrânia.
E com a invasão eles estão ajudando a fortalecer a identidade e a unidade nacional ucraniana.
Quanto mais demoram para atingir o objetivo de anexar a Ucrânia, mais difícil fica anexá-la, pois mais nacionalistas e rancorosos ficarão os ucranianos.

Agressor's
Agressor's
Responder para  EduardoSP
2 anos atrás

Eu acho que as pessoas hoje acham que a realidade de uma guerra é como de um seriado de Netflix !! Não dura mais que 50 min !!

Bosco
Bosco
Responder para  EduardoSP
2 anos atrás

De acordo com as putinetes o mundo vai ser um lugar melhor por ter outro eixo de poder sendo um deles formado por um estado totalitário governado por um mafioso.
Grande mexda!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Para os EUA só existe umas 3 cidades no braziu, RIO, SALVADOR E SÃO PAULO e o resto é só floresta tropical, terra de ninguém…

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 anos atrás

“Para os EUA só existe umas 3 cidades no braziu, RIO, SALVADOR E SÃO PAULO e o resto é só floresta tropical, terra de ninguém…”
E você se sente mal com isso? Que tal aproveitar essa brecha e colocar um canal no YT para ensinar geografia para os gringos? Vai ganhar uma nota preta.
*A Rússia sequer deve saber que o Brasil existe.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Quando joguei online com russos e chineses a ideia deles é que aqui as cidades em sua maioria são vilarejos e vivemos em fazendas.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Conselho para você: feche o bico, pois mosca gosta do cheiro que sai da sua boca.

Bosco
Bosco
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Novarrusinete tá agressiva…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Tá gostando dos referendos, Cascão de plantão?
Tou rindo da sua cara, imagino a dor de parto que tu tá sentindo.

Claudio Moreno
2 anos atrás

Boa noite Senhores camaradas do Forte!

Sem entrar no mérito do jornalismo, mas focando somente no TO em questão, antes de se perguntar se a Ucrânia vira o jogo, ganha a guerra ou coisa semelhante, devesse pensar em:
O que entende-se por virar o jogo?
O que entende-se por ganhar a guerra?
Subjulgar o inimigo a ponto de não ser mais uma ameaça?
Recuperar Donetsk Luhansk, manter e se possível extender uma ZDM em Donbas e Crimeia (nenhum especialista militar europeu ou dos EUA fala uma letra sobre a Crimeia).

Salvando-se as devidas proporções, o Brasil na Guerra do Paraguai, atingiu estes objetivos. O Paraguai deixou de militarmente falando, uma ameaça a quem quer que seja, recuperamos território invadido e ainda ampliamos o território brasileiro.

Então, vou assistir o cara apenas para ver a profundidade do “debate”.

Ahhhhh e repito mais uma vez…devemos apenas aprender e trabalhar em cima dos dois atores.

O DEFESANET do competente Düring tem um artigo sensacional explanado pelo, Gen Bda Ribeiro – Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sobre recente exercício blindado em Saicã, promovido pelo COTER.
São reflexões assim, aliadas ao esforço de todos os setores envolvidos, que farão a diferença para nós brasileiros, nesta guerra de europeus do leste, que nós sabiamente não nos envolvemos.

Abaixo segue o link para que desejar aprender algo realmente muito esclarecidor.
Um BZ aos irmãos da infantaria e cav!

https://www.defesanet.com.br/rh/noticia/45289/Riscando-Horizontes–Reflexoes-sobre-a-Tropa-Blindada-Brasileira/

Sgt Moreno
(CM)

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

A Alemanha forneceu mais 4 obuseiros autopropulsados PzH 2000 para a Ucrânia. Agora serão 22 PzH 2000 atuando na artilharia ucraniana.
https://www.google.com/amp/s/abcnews.go.com/amp/International/wireStory/germany-provide-additional-mobile-howitzers-ukraine-90166363

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

E depois? Você tá a mais de 7 meses recebendo armamento? O que mudou?
Você já veio aqui vender propagando dos javelins, stingers, HIMARS, o que mudou?
Você deixou de perder território?
Pede logo ao tio Sam a bomba nuclear, porque tu vai ver a Novarussia nascer com o seu irmão gémeo: a Miniukraine

Bosco
Bosco
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

E após a Novarussia você ainda vai estar morando e vivendo na AL , que de acordo com você é latrina do Ocidente. rssss
É o protótipo do sujeito que goxa com pxca alheia.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Ele é um apedeuta dos mais chatos, pois além de demonstrar total desprezo pelo conhecimento adquirido se orgulha de reproduzir seus devaneios baseados na sua própria convicção e se irrita quando confrontado com dados e informações. Ele no começo veio falando que a Rússia tinha conquistado 1/4 da Ucrânia, cerca de 150 mil km², corrigi ele e disse que somando a Crimeia e a zona separaristas daria no máximo 125 mil km², agora perderam 6 mil km² ou seja 119 mil no total. Aí agora vem vendendo essa história de Novarrussia, ignorando o fato de que para formar essa tal Novarrussia a Rússia precisa dobrar a zona de ocupação.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Você é um paraplégico mental cuja correção é impossível.
Faltam menos de 100 mil kms2 para ser formada a Novarussia.
Moscovo perdeu entre 6 mil a 10 mil kms2, mas isto em nada altera o domínio da região, pois uma guerra não é só progressão. Também tem regressão.
Por último, você diz que a Rússia tem de “dobrar a zona de ocupação”. Vai estudar, paraplégico mental!
Devido a regra da ocupação por escala, mais facilmente a Rússia vai dobrar essa zona do que a Ucrânia vai recuperar. Tal e qual, mais facilmente o Brasil vai dobrar a sua produção de soja do que outra nação que está recuperando ou iniciando a capacidade produtiva, vai conseguir crescer.
Estude e deixe de comentar temas que não domina, seu faxineiro.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Conselho: a escola enganou você. Tu nunca passou de ano, pois não sabe pensar.
Contudo, fica o exercício: quantos kms2 Putin conquistou até hoje? E quantos faltam para atingir a dimensão da Novarussia?
Quando responder, tu vai ver que nasceu pensando ser cavalo, alguém disse que tu é zebra, mas na verdade tu é um asno.

Bosco
Bosco
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Sem graça…
Essa sua tática de parecer abilolado tá funcionando direitinho.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Já recuperou da Lua onde você vive, Cascão de plantão?
Tá gostando ou não dos referendos que retiram mais 4 oblasts da Ucrânia, oferecendo aos russos?

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Sonhar não custa nada e não paga imposto. A Ucrânia, com apoio dos EUA e da OTAN, barrou o avanço da Rússia, está pulverizando suas tropas e avançando sobre o território ocupado. Inclusive, os ucranianos já cruzaram o estratégico Rio Oskil.
https://www.google.com/amp/s/www.aljazeera.com/amp/news/2022/9/19/ukraine-troops-focus-on-donbas-de-occupation-from-russia

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Você para além de sonhar não para de dizer disparates.
E já agora, tu tá sabendo? Vai avisando aí os faxineiros que nem você que serão marcados referendos em Kherson, Zaporizhia e Donbass. E será agora, entre o dia 23 e 27 de Setembro.
Tu tá ganhando prosápia, mas perdendo território.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Não vai ter referendo. A Ucrânia já está avançando sobre o Dombass.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Ha ha ha … assumiu que é criança brincando com o tablet do papai.
“Não vai ter referendo”…
Vai sonhando que tu perdeu e tá com dores em todo o corpo.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

O que mudou depois de 7 meses? Só aconteceu que as forças ucranianas não só brecaram a “poderosa” máquina de guerra da Rússia como começaram a romper as defesas e aganhar territórios ocupados, inclusive atravessando o Rio Oskil. A novarússia nem nasceu e já está minguando.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

O que mudou? Tu tá brincando de faxineiro e tá aplicado nesse negócio.
Vou relembrar você usando imagens e tocando no facto de terem sido marcados referendos em Kherson, Zaporizhia e Donbass. E será agora, entre o dia 23 e 27 de Setembro.
Tu tá ganhando prosápia, mas perdendo território.
Em vez de continuar competindo com Renato Aragão, trata de se defender com números, fracote!

_126422048_donbas_control_then_now-nc_2x640-nc.png
mac
mac
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

“Putin provavelmente espera que o aumento da automobilização e a repressão às forças russas relutantes lhe permitam tomar o resto de Donetsk e defender as partes ocupadas pelos russos dos oblasts de Luhansk, Kherson e Zaporizhia. Ele está enganado. Putin não tem o tempo nem os recursos necessários para gerar um poder de combate efetivo. Mas Putin provavelmente esperará para ver se esses esforços serão bem-sucedidos antes de aumentar ainda mais ou culpar sua perda em um bode expiatório. Seu bode expiatório mais provável é o ministro da Defesa Sergei Shoigu e o Ministério da Defesa russo. Relatos de que Shoigu acompanharia Putin enquanto Putin fazia um discurso anunciado e adiado em 20 de setembro sugerem que Putin pretendia fazer de Shoigu o rosto do esforço atual.”

ISW, 20 de setembro

Captura de Tela 2022-09-21 às 13.08.40.png
Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A Ucrânia começou a avançar sobre o Dombass.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Ficou sem argumentos e foi a busca de novo coelho e nova cartola.
Fique aí, não fuja da triologia.
Tu vai ver a Novarussia nascer e a Miniucrania, também.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Cnn, faz sentido…

Allan Balbi
Allan Balbi
2 anos atrás

Essa Guerra foi um tiro no pé, agora ele vai ficar sem as receitas anuais do gas:

Allan Balbi
Allan Balbi
Responder para  Allan Balbi
2 anos atrás

As empresas alemãs de energia, RWE e Uniper, estão à beira de concluir acordos com o Catar, nos Emirados Árabes Unidos, com vista ao fornecimento de longo prazo de gás natural liquefeito (GNL) de forma a substituir o consumo de gás russo – apesar das negociações terem sido marcadas por divergências a nível de preços ou de duração dos contratos, segundo a agência Reuters
O objetivo da Alemanha é o de encontrar alternativas efetivas para acabar até meados de 2024 com todas as importações de energia da Rússia, da qual a sua indústria depende fortemente.

Neural
Neural
Responder para  Allan Balbi
2 anos atrás

Vai nada, tem mercado pra gás na Ásia, as obras do gasoduto para a China estão a todo vapor já

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Virar o quê? Não estava ganhando???

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

A Ucrânia tem chance de vencer a Rússia no campo de batalha? Vamos aos fatos que validam esse pensamento.
1) No início da Operação Especial Militar disseram que Rússia esmagaria as forças ucranianas em uma blitzkrieg. Isso não aconteu e os veículos blindados russos foram destruídos às centenas por armas anticarro e por drones armados.
2) Depois disseram que as tropas ucranianas seriam massacradas porque estavam em grande desvantagem numérica e desarmadas. Isso não aconteceu, a Rússia foi contida em seu avanço foi derrotada em Kiev. A imensa coluna de blindados russos foi devastada pela infantaria ucraniana.
3) Depois disseram que a Rússia concentraria seus esforços no Donbas e que sua artilharia, que chegou a proporção de 8 para 1 ucraniano, liquidaria as defesas ucranianas em uma guerra de desgaste. Isso não aconteceu, as tropas russas ganharam terreno muito lentamente e viram muitas de suas peças de artilharia ser destruídas pelo fogo de contrabateria ucraniano.
Nem vou comentar a respeito dos vexames da armada russa no Mar Negro e da força aérea russa nos céus da Ucrânia.
4) Por último disseram que não existiria uma contra ofensiva ucraniana. A contra ofensiva não só está acontecendo, mas os russos fugiram do campo de batalha só vestindo as calças e deixando todo tipo de material bélico intacto para as forças ucranianas.
Conclusão: os meios militares estão sendo fornecidos pelos EUA e pelos país da OTAN, mas são os soldados ucranianos que estão lutando contra os russos. A Ucrânia tem, sim, chance de vencer a Rússia no campo de batalha.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Ha ha ha!
Tu tá ficando cego com tanto sentimento anti Putin e contra à Rússia.
Vai assistir de camarote a dois partos: primeiro, nascimento da Novarussia, segundo, o maior país da Europa se tornará num pigmeu.

Neural
Neural
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Forças russas retomaram Kupyansk ontem. Há reports de que os drones kamikazes Iranianos como o shahed 136 estão fazendo estragos grandes, já levaram 4 oficiais de alta patente Ucranianos, todos de artilharia.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Os pseudoreferendos do Putin nas áreas ocupadas são sinais do desespero Russo e, sinto lhe dizer, não vão ocorrer. As forças ucranianas já estão atacando Luhansk e as forças russas e por procuração controlam apenas cerca de 60% da província de Donetsk. As tropas ucranianas a apenas 10 quilômetros da cidade de Lysychansk. A novarússia está definhando antes de nascer.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/putin-is-getting-desperate-in-ukraine-here-come-the-fake-referendums/

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Não discuta com ele, ele é um apedeuta dos piores tipos. Se orgulha de ser um ser irracional e escravizado pela falta de conhecimento. O discurso dele se resume ao que ele lé no TASS.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Tou gostando de ver a tua raiva, prémio Nobel de vão de escada.
Fique por aqui, fique pela triologia para ver o seu patrão ser derrotado e tu ter de fazer a faxina.
Você nem para escravo serve, mas é um bom apreciador de tv. E será na tv onde vai acompanhar mais 4 oblasts da Ucrânia caírem no bolso de Putin.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Já mudou o disco?
Tu tá com dores de derrotado e eu entendo.
Não se bate em cachorro morto.
Tu perdeu…

mac
mac
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Esse Mateus Gonçalo pode não ter lido “1984” mas ele foi doutrinado exatamente nas máximas do “Ministério da Verdade”: Guerra é paz, liberdade é escravidão. ignorância é força.
E fica doidinho quando seu proselitismo é contestado, tal um Torquemada a proclamar a divina missão do Império Russo.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Será que até a Veja é pró EUA e OTAN? Olha só o título e o subtítulo da matéria- Rússia perde controle total de Luhansk após Ucrânia capturar vila. A simbólica vitória na cidade de Lysychansk mina um dos principais objetivos de guerra de Putin: caturar Dombass, região composta por Luhansk e Donetsk.
https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/mundo/russia-perde-controle-total-de-luhansk-apos-ucrania-capturar-vila/amp/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Ha ha ha !
Ridículo sem noção.
Recupera uma vila e coloca em perigo a região?
Criança brincando com o gadget dos adultos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Vai crescer em vez de ficar nessa onda onde “um burro coça o outro”, ou seja, tu arranjou esse marmanjo sem noção para elogiar a baboseira que vai partilhando.
Tudo para escamotear a grandiosa derrota: perda de mais 4 oblasts para a Rússia.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Para desespero do Putin, os administradores pró russia em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia não conseguirão organizar o referendo em tempo hábil. A casa da Rússia está desabando na Ucrânia.
https://www.theguardian.com/world/2022/sep/20/russia-ukraine-war-latest-what-we-know-on-day-209-of-the-invasion

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Os administradores em Kherson tão mais preocupados com as forças ucranianas a poucos Km da cidade. Fora que pode ocorrer uma grande ofensiva antes que ocorra um referendo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Olha para o asno Jr, coçando o asno faxineiro da OTAN, ou seja, um elogiando o outro de modo a parecer que não estão sendo derrotados.
Acompanhem o referendo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Vai crescer em vez de ficar nessa onda onde “um asno coça o outro”, ou seja, tu arranjou esse marmanjo sem noção para elogiar a baboseira que vai partilhando.
Tudo para escamotear a grandiosa derrota: perda de mais 4 oblasts para a Rússia.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

As tropas ucranianas já incorporaram os tanques russos e já os estão usando no campo de batalha. Thank you very much, mister Putin.
https://www.google.com/amp/s/www.military.com/daily-news/2022/09/20/ukraine-using-captured-russian-tanks-firms-its-lines.html/amp

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Notícia de ontem. M1 Abrans podem ser enviados para a Ucrânia.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/american-tanks-for-ukraine-are-absolutely-on-the-table

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Já falei para você, antes, durante e após a faxina que tu faz: vão enviar bombas nucleares, mas o resultado será o mesmo: vai nascer a Novarussia e o gigante Ucrânia vai virar pigmeu Miniucrania.
E tu vai acompanhar tudo ao vivo e a cores.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Mais bola de cristal made in China e blá, blá, blá irrelevante.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Israel, que tem uma longa experiência em lidar com os drones iranianos, já começou a fornecer equipamentos anti drones para a Ucrânia. O interesse de Israel tem dois motivos: 1) conhecer melhor os drones iranianos mais modernos que serão abatidos, tanto que já enviou equipes com técnicos para a Ucrânia; 2) saber o que a Rússia vai fornecer ao Irã em troca dos drones.
https://www.google.com/amp/s/www.timesofisrael.com/israeli-defense-firm-selling-anti-drone-systems-to-ukraine-by-way-of-poland/amp/