Startup chinesa Biren Technology revela detalhes do primeiro chip GPU BR100
A startup chinesa Biren Technology de Xangai deu mais detalhes sobre seu primeiro chip GPU de computação, o BR100, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai em 2 de setembro, fornecendo a primeira demonstração offline do chip de ponta durante a conferência.
Um representante da empresa disse que o BR100 será um grande rival do próximo Nvidia H100, que será afetado por uma nova proibição dos EUA à exportação de chips GPU de ponta para a China, embora a Biren ainda não tenha confirmado quando seu novo chip entrará em produção em massa.
A empresa afirma que o BR100, construído com arquitetura autodesenvolvida, supera a série A100 de ponta da Nvidia em algumas especificações, como Int8. Fundada em 2019, a Biren Technology se concentra na computação universal.
A Birentech BR100 é a principal GPU de uso geral que a China tem a oferecer, apresentando uma arquitetura de GPU interna que utiliza um nó de processo de 7 nm e abriga 77 bilhões de transistores em sua matriz. A GPU foi fabricada no design 2.5D CoWoS da TSMC (de Taiwan) e também vem com 300 MB de cache no chip, 64 GB de HBM2e com largura de banda de memória de 2,3 TB/s e suporte para PCIe Gen 5.0 (protocolo de interconexão CXL).
Durante o anúncio, a Brientech divulgou várias métricas de desempenho do chip. Ele oferece até 2048 TOPs (INT8), 1024 TFLOPs (BF16), 512 TFLOPs (TF32+), 256 TFLOPs (FP32) e, com base nos números de desempenho, parece que esse chip será mais rápido que o NVIDIA Ampere A100, pelo menos no papel. A GPU Hopper H100 oferece quase 2x ou 2,5x o desempenho nas mesmas métricas de desempenho da GPU. O chip também suporta codificação de 64 canais e codificação de 512 canais.
O interessante é que o BR100 não está tão atrás em termos de contagem geral de transistores em comparação com o NVIDIA H100. O H100 possui 80 bilhões de transistores no novo nó de processo N4, enquanto o BR100 tem apenas 3 bilhões de transistores atrás do nó de processo de 7 nm. Isso levaria a um tamanho de matriz muito maior.
O Biren BR100 não é o único chip que a empresa chinesa anunciou. Há também o Biren BR104, que oferece metade das métricas de desempenho do BR100, mas as especificações ainda não foram informadas. O único detalhe disponível no outro chip é que, ao contrário do Biren BR100 que usa um design chiplet, o BR104 é um die monolítico e vem em um formato PCIe padrão com um TDP de 300W.
A empresa afirma que um chip com 77 bilhões de transistores pode imitar as células nervosas do cérebro humano e o próprio chip será usado para fins de DNN e IA, de modo que mais ou menos substituirá a dependência da China das GPUs de IA da NVIDIA.
As imagens mostradas durante o evento revelam que a GPU virá em uma placa de fator de forma OAM e usará a própria solução de resfriamento passivo do tipo torre da empresa.
FONTE: WCCFTECH
Quando Li “BR100”, imaginei algo em nosso país, fui rápido para ler a materia. Eu sou muito inocente mesmo. KKKKK
Existem muitos lobbys e interesses escusos para tornar o Brasil dependente de outras nações, vejam o caso dos fertilizantes, fecharam ou venderam as fábricas que estavam sendo criadas com a finalidade de sermos autossuficientes, é claro que há algo por trás disso contra o desenvolvimento do país! Existe um complô contra o desenvolvimento do país bem claro! Todos os nossos esforços, nossa força de trabalho, nosso fornecimento de energia, os nutrientes do nosso solo, nosso extrativismo mineral(petróleo), estão a serviço das potências dominantes. Trocamos 400 kg de picanha por 1 Iphone(fabricado em 30 segundos)!! Por isso o braziu não pode desenvolver tecnologia!
Hoje é simplesmente impossível abrir uma empresa de alta tecnologia no país. Muita burocracia, é difícil contratar é ainda mais difícil demitir, pagar imposto é impossível e consome muito recurso(não os impostos, e sim a enorme equipe de contabilidade para pagar eles). Para ainda sim vir um fiscal e pedir propina mesmo com tudo em dia. Isso são obstáculos que impõem intencionalmente para desestimular ou desincentivar qualquer tipo de empreendimento por aqui!
Investimento público no setor produtivo e tecnológico provavelmente é o pilar mais sólido de emancipação de uma nação, mas nesse quesito somos sabotados para não nos desenvolvermos. Um país sem desenvolvimento industrial, além de ser dependente das políticas externas, tende a ser pobre ou subdesenvolvido. O Brasil necessita urgentemente de um plano de desenvolvimento tecnológico e industrial de vários níveis, com uma Política de Estado voltada para isso!
A décadas que passamos só de meros consumidores. Quanto menos um país depender de outros, mais autônomo ele se torna. Podendo assim resistir as ideologias e pressões que vem de outros países. ..Um nacional desenvolvimento! Investimento nas suas Indústrias nacionais, investimento na capacitação dos seus cidadãos, tecnologia, ciência e educação esse é o caminho para qualquer país que tem a pretensão de se tornar independente e soberano.
Concordo totalmente com vc. Não tenho nenhuma dúvida que existem políticos comprometidos em atrasar nosso desenvolvimento. Estão a serviço dos interesses estrangeiros. De patriotas não tem nada. São transnacionais. Estão aqui só pra ganhar dinheiro mas vivem suas vidas nos países desenvolvidos. Um olhar mais atento dá pra saber mais ou menos quem é assim. Seu comprometimento não é com a nação mas com seu próprio rabo e dinheiro. Vendem a própria mãe quem dirá o próprio país. O Congresso Nacional que é o centro de poder está repleto deles. Mas existem em outros lugares TB.
Tem um ministro do supremo que mora na Europa..rsrs
E um chefe do executivo cuja família paga 26 milhões em imóveis com dinheiro vivo, hehe.
Fake news, já desmentiram que não foi dinheiro vivo, mudaram “moeda corrente” para dinheiro vivo para desinformar. Além disso, esses imóveis são de 32 pessoas com sobrenome Bolsonaro, vc sabia disso? De concreto , no TSE o patrimônio declarado do molusco é 3X maior do que o presidente, inventaram esse negócio de imóveis para disfarçar o patrimôniodele e conseguiram a cortina de fumaça necessária com mentiras e invencionices repassadas por mentecaptos sem checar a veracidade.
Moeda corrente e dinheiro vivo …
E outro cuja esposa mora em Miami.
Conheço um patriota que deu uma refinaria para Bolívia de graça e disse recentemente, na maior cara de pau, que nós estávamos lá roubando o gás deles, então ele resolveu devolver. Conheço outra patriota que comprou uma refinaria em Pasadena pagando 10X mais do que custava e depois o Brasil teve que desembolsar 4$BI de dólares para encerrar o processo na justiça americana, são esses q vc se referiu?
Qual valor da Petrobrás na época? Qual era o preço dos combustiveis?
E quantos empregos diretos e indiretos geravam antes e hoje?
Petrobrás era aluma das maiores contratante de profissionais de engenharia na iniciativa privada por muitos anos.
O que fizeram? Fatiaram, Venderam. BR distribuidora, Fafen… E entregaram nosso Petróleo para multinacionais (inclusive chinesas).
Tudo isso para aumentar as rachadinhas para o dinheiro de 51 imóveis avaliados em 26 milhões…
Você sabe quanto custa desenvolver um chip? Chega a casa de trilhões a iniciativa privada jamais se arriscaria,você botaria seu dinheiro em uma desenvolvimento tecnológico que tem a chance de dar certo em 0,03%? Na fronteira do conhecimento a iniciativa privada é insiguinificante e medrosa é tudo estado! Esse papinho de livre mercado so cola para países pobres,em países ricos,o estado é pesado!
Para áreas sensíveis, o estado tem que estar presente e tem que conduzir, Enéas já fala isso nos anos 90 quando muitos aqui no Brasil queriam privatizar até a mãe.
Pois é,nosso “capitalismo” sem vergonha só serve para ganhar dinheiro fácil na especulação. E ainda tem a cara de pau de dizer que o estado brasileiro é “inchado” país que tem teto se gasto para educação,ciência e segurança. Só que eles não fala que o estado alemão é 10 X mais inchado que o nosso. Donos de grandes oligopolios e 8 bancos estatal de desenvolvimento. E a dona França está criando um pesado oligopolio aqui dentro do nosso país na área de alimentos,os “atacadao” ASSAI.Estao dominando tudo.
Ai que esta a questão, teríamos que ver como agem esses países que você cita, como são cobrados os resultados, como são punidos os corruptos? Na Alemanha ou em qualquer outro país sério e desenvolvido, é um líder de quadrilha que esta liderando a eleição com outro não muito mais inocente em segundo? Como vamos querer desenvolver tecnologias sensíveis com a estrutura do estado em um país onde até a merendeira do colégio municipal desvia o alimento que devia ir para os alunos, onde o líder nas pesquisas presidenciais, fala no palanque “que acha injusto que um adolescente seja punido só por ter roubado um celular”…
Para o Brasil ir a algum lugar as primeiras coisas que tem que existir é disciplina e ordem, no Brasil nada é levado a sério, aqui o poste urina e defeca no cachorro, tenha certeza que a China esta a avançando a passos largos tecnologicamente porque possuem ordem e disciplina, pode ter vários problemas, serem uma ditadura comunista, mas lá cobram resultados e punem exemplarmente quem é pego com a mão grande, ja aqui corruptos são vistos como heróis… Enquanto isso não mudar, o Brasil será sempre o país do futuro…
Vcs percebem: “votar no menos ruim”, isso que é a república, o menos ruim!
A China é um país muito avançado tecnologicamente, tem muita mão de obra, e muito território, recursos, e são mestres do comércio. A maior superpotência do século 21 vai ser a China….
De fato a corrupção dentro dos países dominantes na tecnologia de ponta é baixa justamente porque o estado ampara eles,mas na pireferia são corruptos,basta ver o domínio da Alston,Siemens aqui na nosso país. Esses oligopolios são tão fortes que derrubaram um presidente no Brasil,destruíram nossa engenharia pesada só para ter domínio de mercado (não repassam nada tecnológico), o mundo de fantasia liberal só existe em livros,no mundo real eles são bárbaros na pireferia do capitalismo,que diga a Odebrecht,foi aniquilada.
Os países que ele cita, Alemanha e França, dão retorno aos seus cidadãos, diferentemente daqui, cuja educação e saúde são péssimos, os serviços públicos são porcos, de maneira geral o Brasil não dá contrapartida aos impostos que cobra, Mas…pela primeira vez em décadas , a partir de 2019, estão baixando impostos de centenas de produtos, algo nunca visto, e a arrecadação disparou, a economia idem. vale ressaltar o q vc escreveu, lá fora tem prisão em primeira instância, aqui não.
Foi um crime ter privatizado setores sensíveis da nossa sociedade, essa tendência ganhou muita tração lá nos anos 90 quando se começou a aplicar a cartilha do FMI.
A China foi aconselhada a fazer o mesmo, mas os chineses sabiamente recusaram, e mais tarde ainda se aproveitaram da ignorância/ingenuidade dos países que aceitaram. rs
Quando você vê países querendo privatizar até a mãe, pode ver que tem um chinês lá(em nome do estado) para dar um lance.
O nosso judiciário-lagosta gasta 4% do PIB brasileiro, algo como 3X, no mínimo, do que os países q vc cita.
Eu já trabalhei numa estatal espanhola, e é completamente diferente de qualquer coisa do Brasil. É uma empresa privada comum onde o dono é o Estado. Não tem concurso, em baixa de produção tem demissão normal, todo mundo é o equivalente ao CLT “puro” aqui.
Aqui o celetista do BB ou da Petrobras é um estatutário com carteira assinada, não dá pra comparar estatal na Europa e no Brasil. São legislações diferentes.
Mas é bom.lembrar que o Estado Espanhol é de um regime corporativista (franquismo) e nunca viu a fundação de uma efetiva democracia.
O concurso público é uma mecanismo de carreira e estabilidade do Estado.
Imagina se não houvesse estabilidade e um policial prendesse um filho de político ou de juiz? O que aconteceria com ele?
Minha esposa trabalhou por anos na CEF e todos os relatos dela de fraudes que prejudicavam cidadãos e o Banco eram envolvendo terceirizados (back office) e estagiários (na real, mão de obra barata). Os efeitivos tinham muito a perder. Os “CLTistas” tinham bem pouco a perder.
A questão é qual o foco. Alguém vai falar que os pesquisadores concursados da Embrapa são parasitas? Os avanços da agricultura no Brasil são produto de décadas de investimento público.
Mesmo o Proalcool, que reduziu a dependência brasileira da importação de Petróleo são exemplos. No caso do etanol o drama é o preço estar ligado ao interesse dos usineiros e não da nação brasileira.
Intel, AMD e Nvídia são estatais, não sabia.
Não são, mas são fortemente amparadas pelo Estado.
Enormes investimentos de centros de pesquisa públicos além de montanhas de recursos de projetos civis e militares.
A sorte é que as coisas produzidas da China não prestam. Não é mesmo, pessoal… 😀
Eu vou falar por mim, esses tempos eu estava olhando uma placa mãe chinesa no Aliexpress, mas era de uma marca genérica, muitos se arriscam, mas nesse caso eu sou mais conservador, ainda prefiro pagar mais caro aqui mesmo no Brasil de uma marca conhecida, aqueles mini PCs da Beelink são bem interessantes, só não tenho coragem de arriscar…😂
China produz de todos os tipos de níveis de qualidade. Tods mesmo.
Geralmente as coisas que não prestam são do setor privado já que muita gente boa está na verdade trabalhando para o estado.
Faz parte do crescimento chinês, muito chinês outrora cozinheiro se metendo com informática, muito chinês outrora jardineiro produzindo roupa ou utensílios domésticos, fora os que estavam desempregados ou perdidos e são inseridos num mercado de trabalho sem experiência e sem estudo…
Existe uma massa chinesa que trabalha para adquirir experiência, mas até estudar e inovar leva muito tempo, é aí que o lance de copiar acontece, um copia do vizinho, o vizinho copia da loja onde trabalha e assim vai, não faz sentido perder tempo reinventando a roda, afinal de contas a massa chinesa dificilmente vai ajudar o estado com alguma tecnologia inovadora, se isso acontecer, vai acontecer em algum lugar onde a mão do estado esteja bem presente e ainda assim muita coisa pode ser copiada para encurtar o progresso.
O governo chinês poderia facilmente acabar com tudo isso, acabar com o lance de ”cópiar”, mas isso custaria milhões de emprego e uma população raivosa.
A verdade é que o mundo é muito simples, para pessoas que outrora não tinhan nada ou quase nada, você só precisa dar um propósito para elas, no caso da China, o trabalho é o propósito, ganhar dinheiro.
Pelo menos por enquanto…
Meu Xiaomi funciona muito bem.
As empresas fornecedoras de máquinas para a fabricação de Chips querem retornar as vendas para os chineses, porque sabem que a China vai chegar lá, com oi sem os americanos.
Dizem que vão perder bilhões de dólares.
E vão mesmo.
China fará comodato das maquinas de litografia a países que se interessarem em produzir os chips dela localmente.
Joe Biren.
Ano passado a IBM tinha produzido um chip de 2 nanômetros com data para inicio de produção em 2024
chips com 3 nm irão começar a ser produzidos em massa por Taiwan ainda esse ano
.
IBM, quem te viu, quem te vê.
Lista de empresas americanas que, se não abrirem os olhos, serão detonadas: General Eletric, IBM, Intel, Ford, Caterpillar, GM (+ ou -), Exxon e outras.
A Intel até está tentando se reinventar investindo em RISC-V.
Outrora gigantes que estão sendo engolidas pela concorrência.
China é aquele cara com a saúde em dia, que viu o time dele ser campeão brasileiro depois de 50 anos, a esposa emagreceu 5kg e ta toda bonita ainda, o filho passou no concurso, e ta fazendo um churrasco no fim de ano com antartica original e picanha pra comemorar na casa que ele acabou de quitar depois de 20 anos. Estados Unidos é o Vampeta, ricaço, campeão mundial, porém obeso e quase sendo preso por não pagar uma pensão de 1 milhão de reais.
Perfeita comparação. Kkkkkk
Ta aí o futuro com o cuda da Nvidia as GPU deixaram de ser aceleradores gráficos para trabalhar em deep learning. Meu mestrado tá sendo no uso de GPU e deep learning no colab usando a tesla 4 ganhei até 120 vezes de aceleração em treinamento de modelo de deep learning. Para IA isso é tudo.
Caramba a China daqui a pouco vai estar dominando todos os setores de hardware, da areia até satélite. Ainda bem que estamos investindo muito no agronegócio pra não ficarmos pra trás deles.
O único chip que o Brasil investiu foi o chip do Boi, tem muitas viúvas ainda dele.