Os desafios da indústria de defesa russa na Guerra da Ucrânia
O rápido sucesso da contra-ofensiva da ucraniana nos últimos dias colocou as forças russas em retirada, deixando para trás veículos peças de artilharia, conforme visto em vídeos nas mídias sociais. E para a Rússia, todo hardware destruído ou abandonado no campo de batalha ressalta uma crescente constatação dos observadores. As perdas materiais e pessoais enfrentadas pela Rússia na Ucrânia estão atingindo um ponto de ruptura potencial.
Nas discussões com o Breaking Defense e em matérias diversas, analistas apontam para desafios industriais enfrentando as forças armadas da Rússia. Após seis meses numa guerra que deveria ser rápida, enfrentando ataques da Ucrânia que supostamente teriam libertado o principal centro de logística russo de Izium, a capacidade da Rússia de reabastecer para seu próprio exército foi colocada em questão.
Pavel Luzin, analista do setor de defesa russo do Instituto de Pesquisa em Política Externa ( FPRI ), comparou a produção da indústria de defesa russa em declínio e os níveis decrescentes da qualidade da mão-de-obra com a taxa de consumo de munições e perdas de pessoal na guerra na Ucrânia. Ele chegou à conclusão inevitável de que a máquina de guerra russa em breve não poderá funcionar devido à falta de ambas.
“Para a Rússia, seis meses de guerra levaram não apenas a perdas humanas colossais e insubstituíveis, mas também a um enorme desperdício de armas e equipamentos militares: mísseis guiados estão escassos, granadas de artilharia e veículos blindados se esgotarão até o final do ano, e o estado da aviação militar impede uma campanha aérea em escala”, escreveu Luzin em uma análise de 30 de agosto. “Devido às sanções, a Rússia não pode continuar com a produção industrial completa e reabastecer seus estoques de armas, que estão se esgotando rapidamente.”
Há muitas histórias para apoiar a ideia de que a Rússia está tendo dificuldades para manter suas forças supridas. Um vídeo recente mostra dois soldados ucranianos inspecionando um tanque modelo russo T-80 BVM produzido na fábrica de Omsk. Eles revelam que nenhum dos compartimentos de blindagem reativa foi carregado com as cargas explosivas que deveriam detonar e destruir um ATGM recebido antes que ele pudesse penetrar no casco.
“Olhe para isso, eles são todos assim”, um dos dois ucranianos diz que, ao abrir as blindagens reativas uma após o outra e encontrá-las cheias de pedaços de borracha aproximadamente do tamanho e espessura do mousepad médio. “Estes não protegem contra nada O outro soldado ucraniano então comenta que a torre não é de um projeto de T-80 padrão, mas de um modelo mais antigo, o T-64 e que o modelo de metralhadora do comandante na torre carece de alcance necessário.
Outras fotos tiradas no início do ano mostram os modelos T-72B3 e T-80 atualizados, equipados com saias blindadas que são bolsas laterais presas ao chassi, cheias de areia e material composto em forma de caixa de ovos projetadas para adicionar rigidez às proteções individuais. Alguns anos atrás, agências estatais russas estavam relatando que havia cerca de 1.000 tanques equipados com esse tipo de proteção externa, ignorando o fato de que areia simples e inserções compostas são proteção obsoleta contra ATGMs atuais.
Questionado sobre as fotos e vídeos, um ex-agente das forças especiais do Exército dos EUA que agora serve em uma das legiões internacionais no sul da Ucrânia confirmou que esse equipamento se tornou bastante comum no campo de batalha
“Sim, vimos o mesmo tipo de tanques desprotegidos”, disse ele à Breaking Defense. Os compartimentos [da blindagem reativa] são preenchidos com nada além de papelão em alguns casos. É óbvio o quão difundida a corrupção tem sido. Todos — inclusive até os generais – estão roubando tudo à vista. ”
Questionado sobre quanto tempo as operações de combate russas poderiam ser sustentadas à luz do estado sombrio das unidades no campo em que ele estava, ele respondeu com confiança: “Isso terminará na primavera. Talvez até o final do ano. ”
Preocupações com artilharia
Passando para relatórios abertos, análises públicas de pesquisadores, discussões com fontes e poucas informações confiáveis que ainda saem da Rússia, é claro que há grandes desafios pela frente para a Rússia quando se trata de uma parte essencial de sua estratégia militar: artilharia convencional.
Nos seis meses desde a invasão de 24 de fevereiro, as forças armadas de Moscou gastaram, segundo as melhores estimativas, nada menos que sete milhões de munições de artilharia. Adicione a esse consumo o número de munições perdidas devido a ataques ucranianos contra estoques de munição russos localizados perto das linhas de frente. Se o conflito continuar no ritmo visto até agora, os militares da Rússia ficarão sem munição até o final do ano e terão que conservar seu uso.
Outra questão é que os tubos das peças de artilharia e dos canhões dos tanques se desgastam após um número finito de tiros ter sido disparado. As tropas russas não são conhecidas por serem diligentes com a manutenção desses sistemas, portanto, o resultado mais provável é que a escassez de munições de artilharia seja acompanhada por uma queda no número de peças de artilharia utilizáveis também. Um sinal de que a escassez de tubos utilizáveis já começou pode ser o recente aumento do uso de mísseis S-300 e S-400 de defesa antiaérea para ataques superfície-superfície.
Outro indicador da preocupação da Rússia com suprimentos. A Rússia teria recorrido à Coréia do Norte para comprar milhões de munições de artilharia, principalmente cartuchos de 152 mm e outras munições da ditadura isolada. Embora a Coréia do Norte tenha ênfase na artilharia convencional, o fato de os militares da Rússia terem que recorrer a Pyongyang para obter ajuda militar diz muito.
“A única razão pela qual o Kremlin deveria comprar projéteis ou foguetes de artilharia da Coréia do Norte ou de qualquer pessoa é porque o presidente russo Vladimir [Putin] não estava disposto ou não conseguiu mobilizar a economia russa para guerra, mesmo no nível mais básico ”, disse Frederick W. Kagan, do American Enterprise Institute ao New York Times. “Isso provavelmente é uma indicação de um fracasso maciço do complexo industrial militar russo que provavelmente tem raízes profundas e implicações muito sérias para as forças armadas russas”.
Enquanto isso, há poucas indicações de que o setor industrial de defesa da Rússia possa acompanhar o aumento acentuado da demanda que a guerra na Ucrânia está criando.
Um dos fornecedores mais importantes na parte inferior da cadeia de munições é a Kazan Gunpowder Plant, que em 2014 comprou equipamentos de fabricação da Alemanha, Suíça e Áustria. Isso exigiu que a planta adquirisse componentes químicos para sua produção de fornecedores estrangeiros, cuja compra agora é negada devido a sanções. Aquisições semelhantes de máquinas de design estrangeiras – foram feitas pelo Centro Federal de Pesquisa e Produção ( FNPTs ) Altai e outros desenvolvedores e fornecedores russos de pólvora e propelentes de foguetes.
A avaliação de vários analistas russos é que os laços com esses fornecedores estrangeiros se deterioraram em 2014 após a invasão da Crimeia por Moscou. O equipamento de produção adquirido também começou a mostrar desgaste antes de poder ser reparado ou modernizado adequadamente. As fábricas também começaram a perder pessoal devido à natureza das subidas e descidas dos custos de aquisição e produção de material de defesa. Uma subsequente junção de várias dessas empresas de munições sob uma estrutura de gerenciamento não aumentou nem os níveis de qualidade nem a produtividade. Os níveis de eficiência trabalhista afundaram em níveis 9 – 10 vezes inferiores aos das contrapartes americanas nessas empresas, de acordo com uma estimativa.
Na última semana de agosto, essas plantas de pólvora tiveram uma visita repentina e não programada do vice-primeiro-ministro encarregado do setor de defesa, Denis Manturov, e do vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Dmitri Medvedev, que foi ex-presidente russo de 2008 – 2012 e primeiro-ministro de 2012 a 2020.
“As inspeções de autoridades nesse nível são sinais de que há sérias deficiências nos níveis de produção”, disse um especialista em defesa russo em Moscou que falou com a Breaking Defense. “Também há muito pouca chance de que esses altos funcionários —, por mais vigorosos que se apoiem nas equipes de gerenciamento dessas empresas —, inspirem a força de trabalho a se tornar magicamente mais capaz e eficiente. ”
Peças importadas se tornando um desafio
Além dessas deficiências de fabricação, estão as múltiplas falhas das empresas de defesa russas em reduzir sua dependência de componentes importados. Citando o trabalho de vários relatórios analíticos estrangeiros, Luzin ressalta que a indústria da Rússia se tornou progressivamente mais dependente de sistemas eletrônicos estrangeiros -, devido em grande parte ao fato de que a substituição de importação é um conceito errado.
“A própria noção de substituição de importação é um beco sem saída, irracional, e geralmente falsa ideia de que simplesmente rejeita os benefícios da divisão do trabalho e da cooperação internacional”, escreve ele. “Para um sistema autoritário de modelo de comando econômico e administrativo, o caminho para o auto-isolamento é a inevitável autodestruição.”
Este provou ser o caso dos sistemas mais sofisticados do arsenal de Moscou. De acordo com um designer ucraniano de sistemas de orientação de mísseis que falou com a Breaking Defense no início da guerra, que está muito familiarizado com seu design, cerca de 70% dos componentes usados no agora famoso míssil Kalibr – são de origem estrangeira. “Agora não há praticamente nenhuma maneira de a Rússia reiniciar uma linha de produção neste momento”, foi sua avaliação no início de março.
Além disso, mesmo antes da invasão de Moscou e do subsequente regime de sanções imposto pelos EUA, UE e outros, a produção deste míssil e outras munições com alcance superior a 300 km não era superior a 225 por ano, segundo fontes. A Rússia tentou compensar o pequeno número de sistemas modernos disponíveis bombardeando cidades ucranianas com o quase obsoleto míssil de cruzeiro Raduga Kh-22, um projeto da década de 1960. Estes são tipicamente lançados a partir de bombardeiros Tupolev Tu-22M enquanto ainda estão voando com segurança no espaço aéreo da Bielorrússia.
No entanto, esses mísseis de longo alcance – não estão mais sendo fabricados e o Kh-32 que foi desenvolvido para substituí-lo iniciou a produção em série apenas quatro anos atrás, a uma taxa de cerca de 20 por ano. Hoje não há opções para um aumento dramático na produção de mísseis, fazendo com que o uso de sistemas de mísseis de longo alcance – caia das dezenas por dia que foram disparadas no início de março para uma taxa de lançamento parcimoniosa de apenas um míssil a cada poucos dias.
Blindados e aeronaves
Os mesmos problemas que assolam a produção de munições russas, afetam também qualquer tentativa de substituir tanques ou aeronaves perdidas no combate. E se você olhar para os vídeos quase diários que aparecem na internet, está claro que as perdas são reais.
Quando a guerra começou, apenas 2.000 dos cerca de 3.300 tanques no serviço militar russo foram classificados como modernos ou atualizados. Embora os números variem, mesmo estimativas conservadoras colocam a perda de tanques russos até o momento em mais de 1.000 unidades. Os relatórios ucranianos são de que pelo menos 34% dos tanques perdidos pela Rússia devem ser abandonados por suas tripulações, uma taxa significativamente mais alta do que a norma para operações de combate.
As perdas da aviação foram menores do que na comunidade de veículos blindados, mas a produção de novas aeronaves de combate praticamente parou. O apoio às plataformas existentes em operação também é severamente impactado pelas mesmas sanções contra a importação de eletrônicos estrangeiros que prejudicam a produção de mísseis russos.
Uma fonte com conhecimento do status industrial da Rússia disse à Breaking Defense que a produção do caça Sukhoi Su-35 havia caído vertiginosamente de 120 aeronaves projetadas em 2021 para um número real entre 10 e 12 unidades. O que resta da indústria aeronáutica neste momento só é capaz de fabricar um pequeno número de aeronaves montadas essencialmente à mão – com quaisquer materiais de produção que permaneçam no local – e com uma perda completa da economia de escala.
As perdas em combate para as unidades táticas de força aérea e defesa aérea da Ucrânia não permitiram que as Forças Aeroespaciais da Rússia ( VKS ) estabelecessem superioridade aérea no conflito. Os pilotos ficam dentro de corredores seguros ou das “bolhas” fornecidas por suas próprias unidades SAM próximas às suas linhas e não se colocam em perigo.
A falta de confiança em sua capacidade de sobrevivência é demonstrada na diferença entre seu perfil operacional no teatro da Ucrânia e como eles se apresentam nos exercícios conjuntos de treinamento do Vostok 2022 atualmente em andamento Extremo Oriente russo. Na Ucrânia, os Sukhoi Su-25 da VKS tendem a voar em altitudes muito baixas e disparar foguetes não guiados para reduzir a probabilidade de serem detectados pelas Forças Aéreas da Ucrânia. Enquanto isso, nos exercícios de Vostok, o mesmo modelo Su-25 lança bombas não guiadas de altitudes médias, conforme procedimento padrão, pois seus alvos são apenas modelos que representam “sistemas SAM do adversário condicional” que não revidam.
Medidas desesperadas
Em abril, o Royal United Services Institute ( RUSI ), em Londres, publicou uma avaliação que incluía detalhes de como a Rússia pretende tentar fugir do regime de sanções imposto a eles pelo Ocidente. A estratégia básica de Moscou é revigorar os canais de aquisição ilegal de tecnologia estrangeira que foram utilizadas pela União Soviética durante a Guerra Fria.
A diferença entre hoje e o período da Guerra Fria é que não há nação mais familiarizada com os truques usados pela Rússia para contornar essas proibições de exportação de tecnologia do que a própria Ucrânia, que está determinada a ver Moscou frustrada. Seus serviços de inteligência conseguiram obter conhecimento detalhado das operações russas, incluindo a alta “lista de compras” da indústria de defesa russa “TAG1> de componentes de alta tecnologia -, cópias das quais foram fornecidas à publicação americana Politico.
Nações que mantêm laços com a Rússia em um nível ou outro — República Tcheca, Sérvia, Armênia, Cazaquistão, Turquia, Índia, e os Emirados Árabes Unidos — também foram mencionados como possíveis atravessadores – que poderiam fazer grandes pedidos para esses sistemas eletrônicos e depois transportá-los ilegalmente para a Rússia.
Além disso, a China foi identificada como outro portal que poderia ser usado para Moscou como um mecanismo para financiar essas compras. Zongyuan Liu, membro do Conselho de Relações Exteriores de Nova York, declarou que “a Rússia poderia tirar proveito dos ‘bancos de fachada’ chineses, “uma referência aos” telefones de fachada” usados por traficantes de drogas e outros agentes criminosos”, que facilitam transações ilegais, mas são descartados antes que suas atividades sejam descobertas. ”
“Este é um modelo estabelecido”, escreveu ela recentemente no Financial Times, “e já é usado pela Coréia do Norte ( DPRK ) e pelos iranianos. Se os russos começarem a operar dessa maneira em larga escala, terá que envolver Pequim —, criando uma situação em que “a China poderia ter mais influência sobre a Rússia na negociação de petróleo e gás negócios, o que significa que poderia comprar petróleo e gás russo com grandes descontos. ”
E, é claro, a Coréia do Norte e o Irã poderiam dar seu apoio e experiência à Rússia na melhor maneira de contornar as sanções. O aumento dos laços militares com a Rússia — Coréia do Norte através da venda de artilharia, Irã através de vendas de drones — provavelmente também vem com maiores discussões políticas.
Seis meses depois, a luta na Ucrânia está longe de terminar. Mas para aqueles em Kiev e seus apoiadores, mesmo antes do sucesso dos últimos dias, há sinais de que a máquina militar russa pode ficar sem vapor, limitando as opções de Putin para recuar e recuperar o território.
FONTE: Breaking Defence
A fonte do artigo foi o Breaking Defense? Fala sério, pô!!! O blog trocou a mídia inglesa pela americana por que? Esses caras apenas requentaram o papo de que “a Rússia só tem munição para mais dez dias…” Já mataram o Putin, jogaram Putin no hospício/hospital, já mataram dezenas de russos por ferroadas de abelhas assassinas ou por detonação provocada por uma única cabra, mataram centenas de russos de uma só vez via ataque de drone controlado por um moleque, estão derubando Su-24 de roldão com um único tiro de espingarda por um velho aposentado e, pra variar, continuam esculhambando tanque russo (trocaram os chips de geladeira ucraniana por proteção de areia e papelão). Agora todo soldado ucraniano é analista militar renomado e sua avaliações são verídicas e inquestionáveis! Já não basta ter que aguentar esse identitarismo hipócrita da turma do Biden (tipo “sou filho de duas mulheres”), das homenagens à nossa Rainha Mãe, recentemente falecida, agora tem rodízio de mídia de língua inglesa? Por que não publicam de vez as análises maravilhosas do Atlantic Conseul? Ao menos a propaganda partiria de um “Think Tank” e não da soldadesca desqualificada!
Só pelo ataque a fonte já vi que a postagem incomodou a ala pro russa do Forte.
Senhor entenda não há nada nesse texto que fuja da realidade, há uns 2 dias um Su25 russo simplesmente quebrou a asa apos decolar e caiu na Crimeia, poderia ser falta de manutenção? Poderia os russos estarem neglicenciando as manutenções básicas da aeronave?
Não vimos a VKS tão ativa nos ultimos dias seria que falta material para a manutenção periódica?
Os ataques a longa distancia diminuiram ou até deixaram de acontecer significando que os russos estao economizando misseis mais modernos e usando mais misseis antigos.
Não vimos a Russia avançar tanto no donbas como antes, poderia significar uma reduçao significativa no numero de ataques com artilharia para reduzir as defesas ucranianas.
Oras olha o tamanho do avanço ucraniano em Kharkiv, como um exercito superior como o Russo perderia tanto terreno em poucos dias.
Não questiono o “estado deploravel” das forças russas, só critico nossa “confiável midia” e seus “admiradores”. Mesmo porque, há de convir, ninguém está lá mesmo para confirmar, nem mesmo Vossa Senhoria.
Bem embora não estejamos lá, a internet é a única ferramenta que podemos usar para observar o qué acontece lá em sua parcialidade. Há de convir comigo que se as forças russa estão no estado da arte como ela sempre anunciou e prontas para derrotar a OTAN (EUA) não eram para estarem perdendo posições estratégicas ou ainda sofrendo para ter uma supremacia aérea na zona de combate.
As largas imagens de ambos os lados mostram equipamentos obsoletos e em estado deplorável e não há de se duvidar que alguns relatos presentes na postagem possam ser verídicos uma vez que na intensidade da guerra chegou a Rússia dispara entorno de 70 mil projéteis de artilharia por dia, isso gera um desgaste nas peças de artilharia e consumo do estoque de reposição.
Blindagens reativas são caras e devemos lembrar que os russos bem como os Ucranianos possuem a corrupção como alvo comum, então não é de se surpreender certos desvios nos equipamentos e armamentos para o mercado negro de armas.
A razão das guerras serem caras não é pelo começo e sim pela continuidade dela. Deve se lembrar que a economia russa não é muito diferente da economia brasileira, é baseada nas comodities e carece de autossuficiencia de tecnologias de ponta. O texto só trás a noção óbvia de qualquer pessoa comum sem precisar ser um grande especialista ao olhar a queda da atividade ofensiva russa e da incapacidade de suprimir a defesa aérea Ucraniana.
Boa Arthur, mas assim…
Cada lado publica o que quer publicar, se levarmos em conta as publicações pró russas, eles já estão tomando vinho do porto em algum lugar do Algarve.
Se levarmos em consideração publicações da Coréia do Norte, um fazendeiro daquele país tem um padrão de vida melhor que um Suíço.
Não surpreende uma publicação americana relatar fatos focando um ponto de vista desfavorável à Rússia.
Segue o jogo, e pelas últimas notícias sim, a manutenção dos sistemas militares russos está ruim, vide o Su 25 que caiu ao decolar.
mas o southfront está?ele vale?
Segura o modo controle de danos xings
Mais um nick…só pelas palavras já sabe-se quem é…
Parece-me que a corrupção russa na política e forças armadas criou um tigre de papel e o Putin foi vítima da própria propaganda ao acreditar que tinha mais capacidade do que realmente existia. Se isso ocorreu e cabeças rolarem, aumentam as chances do Putin ser assassinado internamente.
Já as compras na Coreia do Norte se devem também ao fato de serem mais baratas, além de vir produtos prontos do estoque deles e, portanto, mais rapidamente mobilizados.
Já dizer que os russos ficarão sem munição até o final do ano é prematuro. Não sabemos a capacidade de produção deles daqui até lá. No comércio dizemos que ganhos passados não são garantia de ganhos futuros, e aqui cabe dizer que falta de produtividade no passado não garante incapacidade futura. A tendência é a indústria de defesa da Rússia colapsar, mas planos devem ser feitos imaginando que ela está a todo vapor e no estado-da-arte. A Ucrânia não os pode subestimar, muito menos ficar eufórica com os recentes avanços.
Devem ter planejado a contraofensiva apostando que os russos estariam exauridos. Com apoio ocidental e tropas reforçadas pela legião estrangeira (composta por forças de elite e mercenários ocidentais), vejo pouca chance do Putin reverter a situação e retomar a iniciativa. Vai ter de negociar e vai manter apenas a Crimeia. Acho improvável que a Ucrânia tente tomá-la, pois poder levar uma nuke tática na cabeça. Retomar o território e negociar a Crimeia no lugar de uma nuke.
E em menos de 10 anos a Ucrânia terá suas própria nukes. O Putin não pode se dar ao luxo de perder, mas provavelmente é o que vai acontecer mesmo com mobilização geral. Se ele mobiliza serão tropas mal treinadas e com moral baixo, então sua saída é escalar para nukes a fim de desescalar. Ma se isso não ocorrer e ele perder ou morrer, ainda assim ele meio que vence, porque além da Ucrânia, muitos países irão construir artefatos nucleares e tentar se blindar das sanções ocidentais, fortalecendo a China e Rússia a médio e longo prazo, e barganhando com elas comércio, mercado, terras e apoio político, o que subverteria a ordem mundial atual.
E minha conclusão é que não importa quem vença, o Brasil precisa vender para todos os lados. Afinal, numa corrida do ouro quem fica rico é o vendedor de picaretas. Blindar a economia desenvolvendo a indústria nacional e alternativa monetária em caso de embargos, demonstrar ao mundo capacidade tecnológica e industrial para artilharia antiaérea, mísseis de cruzeiro, intercontinentais e explosivos nucleares, criar uma marinha com o nível da italiana, sul-coreana ou japonesa e uma força aérea como a francesa e israelense.
Se o Putin amanhecer com a boca cheia de formiga, o meu maior medo é que o substituto dele seja ainda pior e decida usar nukes para acabar de vez com a guerra na Ucrânia e desencadear uma guerra mundial.
Semana passada foram o Coronel João Neves engenheiro do IME e o General Guilherme Theophilo no podcast Fala Glauber e o general disse que o irmão dele Coronel Henrique Cesar Castro desenvolveu a doutrina de resistência brasileira, citando as guerrilhas da Coreia, Vietnã, Iraque e Afeganistão, e que temos os melhores mísseis antiaéreos com o Astros 2020 e AV-TM-300, um ICBM sendo testado na Barreira do Inferno e aventou a ideia que já temos bomba nuclear pronta.
Pontuo que todas essas guerrilhas tinham proximidade geográfica e apoio logístico russo, iraniano e chinês, o que não temos. Estados Unidos no Vietnã e Colômbia, Reino Unido na Malásia, Rodésia e Irlanda do Norte e França nas guerras coloniais, todos eles possuem experiência em selva, contra-guerrilha e terrorismo urbano. Não seria esse passeio todo que nossos militares apregoam. Somos como um leão perneta e sem dentes que ruge, fingindo ser perigoso para quem ouve sua voz, sem ver sua aparência. O próprio general e diversos guerreiros de selva que foram lá falam que o terror criado no CIGS para os estrangeiros é pura e simplesmente dissuasão.
Sobre os melhores misseis antiaéreos, deve ter se referido ao desenvolvimento conjunto da Avibrás com a MBDA baseado no CAMM, mas até onde sei estava estagnado por falta de verbas.
O AV-TM-300 pode ser nosso míssil de cruzeiro.
O ICBM é o Projeto PropHiper, o Projeto 14-X já noticiado aqui na trilogia.
E sugerir já termos a bomba atômica foi desinformação para criar uma situação dúbia como a de Israel ou será que temos um orçamento secreto e desenvolvemos mesmo, agora ou na época anterior ao Collor? O professor do IME Dalton Girão Barroso demonstrou que sabemos como desenvolver uma bomba com características idênticas às da ogiva W87. Dominamos o ciclo do combustível nuclear. Só não temos meios de entrega, o que parece estar sendo sanado a passos de tartaruga.
Qual a opinião de vocês sobre isso? Ufanismo, desinformação, mal-informado ou o Brasil tem maiores capacidades do que divulga ter, e possivelmente um orçamento militar secreto?
General Villas Boas faz ameaça a França (potência nuclear) de Macron, pela sua postura contra a soberania brasileira na Amazônia, deve ser que o General desenvolveu capacidade de transformar churrasqueira em arma nuclear.
O mais atual desenvolvimento é o projeto em TI do General M. da Defesa, é o projeto de defesa de guerra cibernética “contra ameaça a urna ” será de grande serventia a defesa da região Norte, França está tremendo nas bases, tanto que está fornecendo tecnologia para nosso SubNuc.
Não podendo esquecer no Novíssimo sistema eletrônico logístico de localização de alta precisão criado pelo General Eduardo Pazuello.
Villas Bobas não está bem da cuca. O Brasil ainda está muito longe de peitar a França no x1, seríamos massacrados em poucos dias. Sobre estes tais desenvolvimentos nem se sabe se o governo irá mesmo adquirir, então tudo não passa de delírio desta turma.
Ameaçar a França é a mesma coisa que dizer que o Brasil tem pólvora contra os EUA, basta um Triomphant e uns M51 e acabou o Brasil, nossos generais vivem em um mundo paralelo, simples assim.
Ufanismo, desinformação (do próprio) , ingenuidade etc etc. É triste que muitos caiam nessa de Cigs, selva e talz, como se na hipótese da Otan nos invadir teriam um novo Vietnam, grandissíssimo erro. Erro porque no Vietnam e Coréia as tropas locais defensoras tinham DUAS potências fazendo fronteira e suprindo o esforço de guerra pela fronteira – Se a OTAN fizer uma intervenção aqui eles fariam um bloqueio naval, logo como uma potência antagonica (China) iria nos suprir ?? pelo Chile (kkk), Colombia(kkk) ?! Outra coisa nesses exemplos citados de Coréia e Vietnam, a potencia que supria estava ao lado, a poucos Km de distancia por TERRA . China ou Mesmo Rússia sempre estarão a milhares de Km de distancia com oceanos nos separando. É um grande erro o Brasil apostar na guerrilha para defesa. O 14-X é apenas um demonstrador de conceito, que sem verbas nem interesse político caminha a passos de lesma, O VLM (lançador) também caminha a passos de lesma. A bomba em sí jamais foi iniciada e logo descobriram o programa, a mídia e congressistas canalhas trataram de desmantelar.
Num é bicho, esse povo fica nesta de CIGS, CIGS sem apoio aéreo não passam de um bando de alvos. Se as grandes potências nos atacarem os alvos deles estão no Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Camaçari, Santos, Recife, etc, e não temos proteção aérea eficaz nestes lugares. Se tudo isso aí cair, o resto cai por tabela. Brasileiro não está acostumado a comer besouro na floresta para sobreviver sem a logística do resto do país os alimentando.
Muita falácia. Na vida real, ontem:
E não esquecer as gaivotas que deram a sua vida ao defender um pilar da ponte, esta sim, uma ponte nazi. Mais um passo para a “desnazificação”…
https://www.youtube.com/watch?v=U_VocQvYqKQ
Não fala isso o menino vai surtar, ele já perdeu as estribeiras no outro post quando ensinei a ele que a regiao de Kharkiv só tinha 10 mil km² ocupado pelos russos no maximo kkkkkk
Não deixa de ser estranho que você funcione tal e qual um patrulheiro das mensagens.
Vai crescer, moleque cheio de raiva e tentando passar a propaganda lixo de DC
Moleque é você, apoiando o ditador!
“apoiando ditador”
Já não tem argumento, baby boy.
Aqui não se trata de apoiar ditador ou democrata, mas sim de ver quem tá perdendo e tu tá perdendo com os teus imperialistas yankees que viram o país ser encurtado em mais de 150 mil kms2 e outros que entendem a posição russa de travar a OTAN.
Vai chorando, moleque cheirando a xixi e leite.
Aqui torcedor é você, babador de ovo do Putin. Nunca disse ser favorável a EUA ou Otan, isso foi seu cérebro que criou essa ilusão. Vai tocar teu Nescau.
Você é um menino mimado que de certeza não sabe o que é a vida.
Mas como não estou aqui para fazer ninguém crescer, fica a questão:
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Apoiando o ditador ……. voce nao tem a menor ideia do que se passa. Volta pro playstation filhao
Você é mais um que acredita que por aliviar o intestino grosso naquilo que eu escrevo, o texto deixará de ter valor.
Esqueça, isso é para criança abusadora que acredito que o outro menino vai ficar triste.
Seu texto não tem valor independente de comentários…
Quando um acéfalo como você diz que o meu texto não tem valor, devo ficar triste? Vai dar uma volta ao inferno e vê se não volta.
E faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Tu é comediante? Se sim, não tem qualidade e deve tar desempregado.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Seu mapa tá uns 7 dias atrasado.
Porque não coloca ai a queda de Kiselyvka para os Ucranianos? Se não estou enganado ela fica a alguns KM da Kherson, ah esqueci você tem problemas com ler mapas kkkk
kkkkk
Demente, que percentagem é que isto corresponde numa guerra? Quando você perdeu 150 mil kms2?
Deixa de brincar de otário. Tu tá perdendo e ponto final.
É você está ganhando. Ganhando deslike kkkk
Você é mesmo um moleque que trabalha para o Like.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras e busque um emprego digno em vez de ser embrulhador de salsichas da OTAN
Eu por acaso sou o presidente da Ucrânia e não sabia? Você é tão maluco que se acha russo e quem nao concorda com suas asneiras é Ucraniano.
Deixe de ser provador de chouriço da OTAN e passe a pensar, comediante sem talento.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Meu mapa não é de puxa saco da OTAN que nem você, buscador de emprego via bajulação.
Deixa de lamber a salsicha da cozinha da OTAN e cresça.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Antônio já sabemos que é você. Vi no outro post você falando do passado logo já deu para entregar quem é o dono do Nick kkkkk
Ixe.
Perdidinho.
Não toim, de é antigo no trilogia sabe que você sempre tem vários Nicks e múltiplas personalidades, chegando a conversar consigo mesmo para dar razão ao seu argumento.
Conjecturas suas.
Por exemplo, tem gente que acha que vc pode ser Alecs, Zé das Couves, Bosco, Flanker, Dezinho do 57 e tantos outros.
Liga não.
Não alucine Da Lua. Só vc tem vergonha das bobagens que escreve e precisa ficar mudando de apelido. O “tem gente” devem ser seu diversos alter egos.
Por falar em su57, seguem apenas 4 entregues né? Aquela venda para a Argelia foi só uma alucinação né? A Turquia rejeitou mesmo a oferta russa, não?
E o avanço russo para trás? Esse segue muito bem, em menos de um mês já avançaram mais para trás do que haviam avançado entre abril e agosto. Segue tudo como planejado .
Como diria Hugo Chávez: por que no te callas?
Tu só escreve lixo.
Foi o Rei Espanhol de que disse isso para o Chávez. Pior que dar uma resposta ruim à alguém, é errar a analogia.
Sai do computador e vai estudar, garoto.
Seu néscio. Foi o Rei Espanhol Dom Carlos que disse isso sim e ao Chávez. Estamos perante um lapso e nunca perante desconhecimento.
Vá fazer as contas e deixe de tretologia. Sente numa livraria e coloque o cérebro a trabalhar.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Ou você é que tem várias personalidades e uma delas é ficar falando em António, Xings e outros?
Vai tomar a medicação, psicótico.
Isso ele faz, faz tempo. Louco, louco rsrsrs.
Tu já sabe como vai a saúde do ZeroLensky.
Dizem que teve acidente rodoviário.
O cara conduz sem segurança?
O único acidente aqui, é ter você comentando essas besteiras.
Pois… mas como vai o ZeroLensky que teve um acidente rodoviário?
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Ate hoje nesse papo de Toim???? Esse cara realmente te deixa excitado hein
Quem gosta de louco é a Wagner Group.
Agora é António? Tua ex rolou bem….
Agora sou Antônio ou Xings? Ou os dois são a mesma pessoa?
Deixe de delirar Dom Quixote.
Você e essa conversa de fragmentado mental e várias personalidades.
Vai fazer a conta de modo a entender que tu tá perdendo e não tem argumento, salvo a mentira que recuperar aldeias é sinal de saúde.
Parece que depois de 6 meses de conflito, os russos resolveram destruir parte da infraestrutura ucraniana.
Criaram uma inundação no Rio Ingulets que deixou tropas ucranianas cercadas.
Estão avançando e destruindo o bolsão no território que a Ucrânia demorou tanto a conquistar.
Parece que chegou a hora de abandonar a tática de não atacar a infra ucraniana para não afetar a população civil.
Portos, aeroportos, ferrovias, rodovias, refinarias devem ser atacadas.
Essas estruturas intactas estavam dando muita vantagem aos ucranianos.
Não gênio, isto é sinal que os russos não terão mais forças para retomar os territórios que foram perdidos e partiram para a vingança pura e simples.
Se os ucranianos, não conseguem ocupar uma região por estar alagada ou destruída, os russos também não o conseguirão..
Larga de ser b….
Isso é sinal de desespero. Depois de 6 meses de fracassos e diversas derrotas no campo, só sobrou isso. Daqui a pouco voltam as ameaças de nukes.
Mas o objetivo político é esse mesmo, tomar uma parte apena9a mais industrializada e agricultável) e causar muita bagunça e destruição ao restante, pois isso põe a Europa de joelhos, e é exatamente o que está ocorrendo.
Rodrigo, esse aí é tapado. Deve ser mulherzinha do Putin.
O ataque dos russos à infraestrutura ucraniana só vai fazer acelerar a chegada dos sistemas ATACMS para ataques de longo alcance contra a estrutura militar russa. Esse pedido já começou a ecoar no Congresso Americano e o Kremlim já começou a gritar que a linha vermelha pode ser ultrapassada. Não é a toa que os militares russos e suas famílias começaram a abandonar a Criméia.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/atacms-the-weapon-ukraine-could-hit-russia-with-from-186-miles-away/
O mais engraçado é que os russos estão cagando de medo de chegar mais armas e equipamentos para os Ucranianos e ficam aí ameaçando de ampliar a guerra. Pela demonstração até o exato momento a Rússia não aguentaria 2 dias de guerra convencional com os EUA.
Quero ver como as tropas russas vão reagir se os EUA enviarem F16 para apoio aéreo e A10 para ataques ao solo. Os F16 ainda estão na mesa e a Ucrânia, sorrateiramente, faz careta para os A10, mas já está treinando pilotos. Nos EUA e nos paises da OTAN ha um enorme arsenal de mísseis Helfire e Mavericks, além de foguetes e bombas guiadas. E não podemos esquecer do assustador canhão GAU Avenger. Dias muito difíceis estão por vir para a cavalaria mecanizada e para a artilharia dos russos.
https://www.avweb.com/aviation-news/ukrainian-pilots-already-training-for-a-10s/
Pior é que se confirmar aviões ocidentais serem doados a integração com a inteligência militar da OTAN vai ser. Alto nível. Vai ser possível a chegada de novos tipos de equipamentos para serem integrados aos sistema da Ucrânia de alerta e sinalização de alvo. Reza a lenda que defesas SAM também estão a ponto de serem doados estão capacitando o pessoal para operar.
A10 Warthog na Ucrânia? Os ucranianos dizem que não querem … mas estão treinando pilotos. Isso é uma contradição …
Pois é. Os russos vão atacar no inverno, e a Europa já claudicou.
imagem do “estamos mais próximos da Novarussia do que da recuperação de territórios por parte de ZEROlensky” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
.cara da pra ver o ódio que as russetis tem pelo Zelensky kkkkkkk… deve ser difícil o russia se f*der duas vezes em menos de 40 anos pra atores KKKKKKKKKKKK
O comediante está em Kievas a piada está em Moscou, eles está perdendo a linha coma incompetência nítida de Putin!
Pois… mas fala aí, professor Raimundo: o ZeroLensky já se recuperou?
Isso está consolidado?
Claro que não, mas ser torcedor permite confundir vitória num jogo com vitória no campeonato.
Único putinete aqui, que ama a mãe Rússia ou o pai Putin, é você.
A única coisa CONSOLIDADA até aqui, é a Rússia perder tanto equipamento para ganhar território e depois devolver de graça, qual sentido disso?
Deixe de contribuir para a poluição visual.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
O comediante que sou eu, questiona aos prémios Nobel como vai a saúde do ZeroLensky.
O cara teve um acidente, hoje… rodoviário, dizem as notícias.
Por favor, cale a matraca.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Qual é a fonte para as baixas ucranianas? e ela apresenta imagens?
Ué cadê as dezenas de brigadas destruídas ? Os milhoes de mortos ? A coerência desse ser é zero. E há que digam que o comediante é o Zelensky, mas acho que ele tá é postando besteira no Forte em favor do seu amor russo.
Cara, tu tá fazendo o mesmo papel que se viu quando a Azovstal caiu.
Vai chorando, baby tv
Única coisa que cai aqui são suas postagens nada coerentes. Tio Putin vai brigar hein….
Quer coerência?
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Putinete brava detectada.
Calma, Mickey em final de verão.
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
Novarussia hahahaha…
Vamos rir juntos:
Faça as contas.
Se a guerra terminasse hoje, quantos kms2 teria a Rússia conquistado?
E quantos kms2 teria Kiev perdido?
Logo, quem seria o vencedor?
A tua família? Deixa de dizer asneiras.
E quantos kms faltam para a Novarússia? E para o Zerolensky recuperar?
Tu sabe estudar padrão? Se sim, deixe de contribuir para a poluição visual, editando disparates
Desde o início da guerra vimos vídeos e imagens de equipamentos russos obsoletos, sem sistemas tecnológicos atualizados, com pouquíssimos equipamentos novos.
A quantidade de veículos abandonados é algo gigantesco!
Segundo relatos de vários soldados capturados, os MBT russos tinham vários problemas no seu sistema de tiro e até mesmo nos motores.
Fico imaginando como será o inverno para esse ferro velho russo. Tenho pena dos soldados do Putin, lutando uma guerra sem sentido e com equipamentos ruins da década de 70.
Prepara que tem um novo Nick aí que é todo surtado. Deve ser uma das personalidades do inominável.
Esse novo nick tá tirando o teu sono, faxineiro
Tem algo contra faxineiro cara? Se tiver fala aqui, respeita as demais pessoas e profissões.
Tenho algo contra faxineiros puxa saco como você, bajuladores da OTAN e armados em censores da internet.
O pior é que esses equipamentos russos já eram meia boca na década de 70. Veja o cacete que o t62 levou dos velhos centurions em 73. Na época já tinha ficado claro que o sistema de tiro, o canhão e o câmbio eram uma lástima, mas a culpa era do operador.
É porque vc ainda não viu como será o inverno na Europa…
O inverno ainda não chegou, então ninguém viu, nem o Antunes, nem eu, nem vc….
Tu tá fazendo bem o papel de propagandista, mas se material de guerra simboliza a vitória, então a Ucrânia já perdeu mesmo e feio.
Vai ganhar essa guerra quem tiver mais grana. Essa “munição” é pouca na Rússia, um país com economia do tamanho da do Brasil e cercado de sanções por todos os lados. Foi muita arrogância do Putin afirmar antes da guerra, que tomaria Kiev e derrubaria o governo da Ucrânia em duas semanas. Já passaram seis meses desde então, pura bravata.
Relaxa que segundo os comentários aqui no Forte tudo está sob controle e a Ucrania já perdeu 32 mil soldados em 2 horas de combate ( superou o dia D).
É óbvio que a Ucrânia já teve enormes perdas, tanto materiais quanto em vidas, pois não poderia ser diferente. Só refugiados em outros países já chega a 5 milhões de pessoas. No entanto, o que se delineava antes da invasão era uma verdadeira “blitzkrieg” russa, o que de fato não aconteceu. Além das inesperadas dificuldades na arena militar, a Rússia está mostrando a economia frágil que possui, baseada na exportação de commodities e no extrativismo, cenário muito parecido com o brasileiro.
Grana é importante mas proposito é mais.
Vai ganhar aquele que tiver mais homens dispostos a morrer por uma causa.
Sem bala sem vitória, não é tão simples assim, é preciso comer, vestir e ainda ser comandado com inteligência.
Agradeço seu comentário, pois sem motivação não se ganha uma guerra. Esse “ingrediente” parece estar sobrando do lado da Ucrânia e faltando do lado da Rússia. Aliás, a Russia não conseguiu apresentar ao mundo um motivo minimamente crível para a invasão, consequentemente o que dizer para seus soldados e para sua opinião pública? Dizer que estão caçando nazistas 77 anos depois do fim da II Guerra? Isso não motiva mais ninguém!
A invasão por parte da Russia tá muito clara, mas é um caso onde as três partes são culpadas. A OTAN por usar a Ucrânia contra a Russia, a Russia por primeiramente ter aberto mão da Ucrânia e a Ucrânia por ter aberto mão de suas armas nucleares.
A OTAN, no caso os EUA, estão fazendo a mesma coisa em relação a Taiwan, porém Taiwan ainda é prematuro, mas a ideia é a mesma, usar Taiwan para conter a China.
Logo, é mais do que esperado a invasão de Taiwan, só não sabemos o dia nem a hora. Quando isso acontecer, ninguém poderá dizer que a China está errada porque o plano do ocidente está escancarado.
Ainda sobre a Ucrânia, o país resiste bem porque primeiro está sendo financiado pelo ocidente e segundo porque existe um senso de urgência maior, muito maior, afinal parte do país está invadido, cidades destruidas, pessoas morrendo a todo momento, nada disso está acontecendo na Rússia, logo o poder de mobilização é menor.
Por ora falta esse senso de urgência/necessidade para os russos.
Eu também vejo que a Rússia está tentando ser mais ”limpa” possível nessa guerra, a Rússia ainda não chutou o pau da barraca como os EUA fizeram no Vietnã ou mais tarde no Iraque.
Desafios?
Eu vejo enormes possibilidades.
Só hoje, foi publicado.
‘Xi e Putin se encontram em cidade da Rota da Seda para discutir, entre outros temas, sobre Ucrânia e Taiwan.’
‘Começa nesta quinta-feira a Cúpula de Cooperação de Xangai’
Marinhas da Rússia e China realizam patrulhamento conjunto no Oceano Pacífico.
Não preciso lembrar que Xi iniciou visitas a países da Ásia Central e Putin está diversos dirigentes daquela região para acertos políticos no âmbito da OCX.
Como previsto, a Ásia Central tornou&se um grande condomínio russo-chinês.
Mais chinês que russo. A Rússia mesmo vai virar um protetorado chinês kkkkkkkkkkkk
Isto se os chineses não tomarem território russo.
Os defensores dos Russos estão achando que a China tá lado a lados, são tipo best friends…. Coitados, coitados….
Patrício, a CHINA sendo Nação irmã da Rússia? Faça favor né. Mais fácil a China tomar de volta as suas antigas terras da Rússia.
expectativa da russeti:
.
-> Rostec grande e liderança a vanguarda de tecnologias na aeronáutica
.
realidade
.
-> Rostec passar a ser subsidiaria da COMAC e produzira peças de segunda linha para indústria chinesa focar na vanguarda de tecnologias na aeronáutica
Até dezembro a Rússia perde Belgorod.
Acredito que o grande problema mesmo, seja a corrupção. Onde vc imagina ter equipamentos modernos/modernizados, imagina ter tropas bem treinadas e equipadas e no final, não os tem.
Isto deve ser terrível para o moral dos soldados. Na primeira oportunidade, a tropa foge em debandada. Isto deve influenciar demais negativamente o alistamento de voluntários.
É muito triste.
Esta falta de material (ela não é ficção – vide a enorme quantidade de material antiquado retirada da inatividade e enviada para a Ucrânia) pode tornar inútil uma possível declaração de guerra. Ter soldados e não ter equipamentos, não vai adiantar muito.
A mobilização necessária é muito maior do que a atual. As opções russas estão diminuindo.
Mesmo achando justas as pretensões russas e torcendo pela vitória russa, está difícil.
A corrupção é algo que assola exércitos do mundo Inteiro, nem mesmo os EUA estão imunes, na guerra do Iraque e Afeganistão foram inúmeros oficiais investigados por corrupção dos mais diversos tipo, desde favorecimento a empreiteiras até desvios de equipamentos. Na guerra do Vietna teve oficiais de alta patente envolvidos em tráfico de opióides.
Agora imagina os exércitos como da Ucrânia e Russo ( este até um pouco pior, pois sua cerne estrutural se basea ainda no modelo Soviético que favorece a corrupção).
Essa guerra é um grande Erro! Os russos não precisavam da invasão para conseguir seus objetivos segundo eles listados, bastava jogar com o inverno na Europa e logo conseguiria suas demandas atendidas. Mas agora entraram num beco sem saída ou vão até o fim e vencem ou aceitam a derrota recuando as tropas. Esse é o pior cenário existente.
Esse artigo é certeiro como um impacto de projétil Excalibur. Só não vê quem não quer. As perdas humanas e materiais são enormes e insustentáveis para as tropas russas. O equipamento disponível não funciona como deveria. A indústria militar russa não consegue repor o material militar utilizado seja por falta de componentes ou por incapacidade de produção. A corrupção na Rússia é enorme e está corroendo as capacidades militares. A Rússia comprou drones do Irã e está negociando material para artilha com a Coréia do Norte. Podem esquecer o Armata T14, o Sukkoy SU-57 e o drone de ataque Okhotnik S-70, porque vai demorar uma década para que esses equipamentos se tornem operacionais. A situação da Rússia na Ucrânia vai se tornando calamitosa.
As perdas ucranianas são enormes.
Nessa ofensiva em Kharkov, apesar da pouca presença russa, foram relatadas grandes perdas, com o avanço já interrompido.
Interessante foi a descoberta de muitos cadáveres de mercenários, até de origem africana.
Não se sabe se são afro-americanos (muito provavelmente).
Calcula-se que 1/3 dos combatentes ucranianos na região de Kharkov é mercenária.
Essa ofensiva teve cerca de 9.000 soldados no total.
Na verdade é um número irrisório, mas os russos realmente não tinham quase ninguém lá.
Para quem estava acostumado com ofensivas soviéticas de 1,5 milhão de soldados, isto é um escárnio.
Mas, mesmo assim, a Rússia mandou meia dúzia de chechenos para lá e estabilizou a situação.
Manda o teu CV, com a lista dos 500s nicks para o Putin..
Quem sabe você consegue um bico no Governo russo, nem eles acreditam nisto que você está escrevendo.
Não precisa.
Tem milhões de árabes, iranianos, norte-coreanos, cazaques e etc. na minha frente.
Só estão esperando a oportunidade.
Mas, os russos acham que não precisam, apesar de não quererem ‘gastar’ soldados nessa operação especial.
Vai entender.
Vietcrânia cada vez mais clara. O Putin vai cair.
Amanhã ele cai
E vão treinar, pagar, alimentar e equipar essa gente como?
Imprimir dinheiro? equipar esse pessoal com Mosin-Nagant e T-44?
Olha a Coreia do Norte tem um grande estoque de cópias chinesas do MIG-17 daqui a pouco podem estar voando com a bandeira russa estampada na fuselagem…
Ter gente disposta é uma coisa, agora ter condições reais manter um contingente desse tamanho é outra, ainda mais com uma economia a beira do colapso…
Pedir bala pra canhão na Coreia do Norte é algo perto do fim. Quando pedirem emprestados MiG-21 de Mianmar aí é para fechar o boteco.
Himars mandou um abraço;
Fonte: blá blá blá
Vc tem sérios problemas com a realidade..
Triste. Não tem mais desculpas para os vexames de Putin na Ucrânia.
Patrício deve estar com depressão esses últimos dias. Calma, é só ir falar pro pai Putin parar enquanto a vergonha está em 50%, pois logo um país com economia igual a do Brasil, vai sofrer consequências catastróficas.
Suas mensagens ambiciosas e orgulhosas russas, são realidade só na sua cabeça por enquanto.
Esse orgulho Russo, é passado, já não são o que eram anteriormente.
Fonte: blá blá blá
Fonte: blá blá blá
Mesma narrativa tola que se viu em Mariupol.
Já chega. Tu perdeu várias cidades e continua dizendo isso porque gosta de fazer o papel de puxa saco motivador da OTAN
E tu que puxa o saco de Putin, ae já descobriu onde começa e onde termina o oblast de Kharkiv? Assim para de repetir a asneira de que os Ucranianos só conquistaram um pedaço mínimo de uma áreas de 31 mil km² kkkkkkkk ah vi que agora mudou o disco tá anunciando 150 mil km² ocupado, relaxa ainda vai sobrar soldado russo para você poder alisar no final da guerra.
Você é mesmo brincalhão e ridículo de última hora.
Se a Rússia conquistou um pequeno pedaço de Kharkiv, então como energúmenos como você falam em grande ofensiva ucraniana e hecatombe russa?
Incoerentes em busca de uma vassoura para limpar o chão da OTAN.
Eu não perdi nenhuma cidade … até porque não tenho nenhuma. Mas a Rússia perdeu o controle de muitas cidades para as tropas ucranianas. E deixou muito material bélico pesado de presente para a Ucrânia. É o papai noel russo no campo de batalha.
Faça um favor ao espaço: deixe de dizer disparates
Se for verdade, os americanos devem estar pensando “devolvam meu rival” heheheheh.
Manter essa ‘guerrinha’ na Ucrânia é o suficiente.
O restante dos 1,5 milhão de soldados russos estão esperando a OTAN.
Mas, tenho a ligeira impressão que ela não vem.
Até aceito apostas.
Reze para que ela não vá… tá na hora de revisar o estoque de nukes…
Rússia não ta aguentado a Ucrânia imagina a OTAN então kkkkkk
E as forças armadas Russas ganharam 500 mil soldados de ontem pra hoje? porque de pessoal ativo eles tinham pouco mais de 1 milhão apenas. e esse numero não são de soldados, são de pessoal em serviço ativo.
mas ok, vamos considerar que números absolutos sejam todos de “soldados” vamos fingir que nenhum lado tem coisas como logística
Juntando os 10 maiores exércitos da OTAN a gente chega em um numero próximo a 2,9 Milhões
Isso que dos 1 Milhão que a Russia tem, ela ta com uns 300 mil amarrados na Ucrânia (sendo conservador)…
Sem contar a desvantagem que ela tem em: Inteligencia, reconhecimento, comunicação, logística, numero de Aeronaves, numero de meios navais, numero de blindados e diversos outros fatores.
Achar que esse pais consegue vencer uma guerra convencional com a OTAN é ignorância.
E eu nem vou me prolongar no assunto nuclear, os dois lados tem, ser completamente apagado por fogo atômico não é vitoria por ninguém logo essa logica anula a conversa.
Fonte: blá blá blá
A Rússia está sofrendo um pesadelo logístico monstruoso para equipar,municiar e alimentar 200 mil soldados, imagine um milhão e meio?!
Você só aposta porque a NATO disse claramente desde o início que não ia enviar forças para este conflito e a russia só invadiu por isso mesmo.
No entanto, para destruir o “magnífico” exercito russo a Ucrânia chega e sobra, não é necessária intervenção da NATO.
Acredito sim que a Rússia tem muito poder de fogo ainda para ser usado e um gasto arsenal militar, além de sua população, não sejamos hipócritas se não eles não seriam a 3° maior força militar do mundo, porém acredito que Putin e seus comandantes de força erraram muito feio em questão de estratégia, acreditaram que poderiam alcançar todos seus objetivos na Ucrânia rapidamente, creio que até mesmo o ocidente acreditava, contudo a prática é diferente da teoria e as forças Russas se encontra hoje em um cenário que só poderá ter êxito se empregar força total e declarar formalmente uma guerra mas não é tão simples, Putin conta com a abstenção da própria sociedade Russa devido a crise econômica interna que os embargos feitos pelo ocidente estão gerando, além disso, Putin enfrenta a sombra de um eminente conflito direto contra a OTAN que até agora não está perdendo muita coisa com esse conflito.
Termino dizendo, os objetivos da OTAN não é ter um confronto direto com a Rússia mas sim atrasar militarmente e destruir a economia Russa enquanto se mantém em pé de igualdade com sua verdadeira preocupação, os Chineses.
Mais um assunto a ser futuro objeto de análise militar. Segundo o The Sun, Putin foi alvo de um atentado à bomba. Sobreviveu!!! E, o que é mais suspeito, é que foi na mesma noite em que o Zelensky sofreu um acidente de carro. E também não morreu!!! Parece que os responsáveis foram os serviços secretos das repúblicas do Zeroquistão e Nadaquistão, preocupadas em criar um mundo metaverso-polar!!!
A bem sucedida ofensiva ucraniana deu folego à narrativa de que “a Russia não é aquilo tudo”, no entanto ainda não sabemos qual será a resposta russa ao sucesso ucraniano. Pode ser que a Russia busque negociar? Sim é possível. Mas a Russia também pode organizar outra operação, oq também é um cenário plausível.
Falta de munição de artilharia é uma bobagem. A Russia usou todo esse tempo apenas uma fração do antigo estoque produzido ainda durante a guerra fria. A quantidade de material que a Russia tem dá pra armar 2 milhões de soldados. A Ucrania mesmo mobilizou 1 milhão de homens e deu um AK-74 e granadas pra cada um só com estoques soviéticos. Não é Brasil com uma fábrica da CBC não pessoal.
que desafio… ta indo tudo as mil maravilhas na operação especial kkkkkk
Alguém aposta qual equipamento a Rússia vai tirar do museu e empregar depois desse T-62 capturado?
Já estão trocando o óleo e a bateria dos T 34 kkk
T38
T-34-85 até o final do ano.
Interessante nesta foto é estar pintado “fury” no canhão igual no filme “Corações de Ferro”
e outra coisa é que acho que estes soldados parecem do “futuro” Voltaram no tempo e capturaram um tanque dos anos 60 !
Até amanhã Moscow estará cercada pelas tropas do Zelensky
Galvão? – Fala Tino -Sentiu!!
Nem precisa…já estão querendo a cabeça do Putin por lá
Vou dar uma de “kings”.
KHERSON/ 1345 UTC 15 SEP / Ukrainian air defense in the Kherson AO has been active and effective. UKR confirms that its MANPADS and air defense complexes shot down three Russian Su-25 ground attack aircraft, and an Su-24M fighter bomber. Kiselyvka captured on on M-14 HWY axis.
Segundo essa imagem e os vídeos do front em Kherson as forças Ucranianas seguem tendo apoio aéreo no front de guerra. Isso significa que os russos sequer estão dificultando a vida da forca aérea Ucraniana.
Comentei de forma mais resumida exatamente isso no posto anterior, os sinais estão aí e a economia Russa é de tamanho similar a do Brasil, naoxe um saco sem fundo.
No mais, após o sucesso da contra ofensiva Ucraniana ficou claro que enviar armas não é jogar dinheiro pela janela, provavelmente o envio vai aumentar, a derrota Russa é inevitável e já aparece no horizonte, enquanto o exército Russo decai o Ucraniano fica mais equipado e treinado.
A grande dúvida é a Criméia, se esse desgaste Russo realmente atingir um nível alto a Criméia pode ser recuperada sim!
“No mais, após o sucesso da contra ofensiva Ucraniana ficou claro que enviar armas não é jogar dinheiro pela janela”
Sutilmente vc acaba de revelar a VERDADEIRA intenção dessa propaganda anglo-saxã!!! E vai dar super ‘çerto’….rs!
A derrota Russa é uma propaganda anglo-saxa?
Que ginástica é essa? Hahahahahahaha
Desde o comecinho… e com participação especial do “fantasma de kiev”…rs!
#SlaviaKatervina
E mais narrativa britânica. A ideia é convencer os países europeus (que estão pagando a conta da guerra) a continuarem a apoiar a Ucrânia.
No mais, está hilário ver os britânicos propagandearem o Azerbaijão (que fornece petróleo a preço de custo para a escória britânica) como vítima da guerra que eles mesmos estão provocando sobre o território da CRISTÃ Armênia (que sofreu HOLOCAUSTO nas mãos dos turcos).
Se está tão simples assim, onde estão as tropas da OTAN para expulsar de vez os Russos da Ucrânia? Não é verdade? Por que não aproveitam agora?
Senhores, o câncer da humanidade se chama INGLATERRA. Eles são PRUDENTES E SOFISTICADOS, dominam as narrativas da mídia ocidental, patrocinam terrorismo, sabotagem, espionagem, e segregação entre os povos (divide et impera).
Não se iludam, pois o Brasilzão será a bola da vez.
P.S. – como deve ter sido a ‘recepção’ da ‘nossa rainha’ lá no outro lado? Pois é…rs!
A confusão na Armênia VS Azerbaidjão voltou a rolar.
A Armênia ativou o Artigo 4 do CSTO ( a OTAN da wish.com ) mas a Russia e outros membros do bloco basicamente falaram “pow amigo, não vai da não” e a Russia falou que vai mandar apenas uma força pra monitorar a situação mas nenhuma ajuda militar foi enviada até o momento.
A Rússia não temm condições de se meter em outra guerra. Principalmente porque o Azerbaijão é aliado a Turquia e uma crise dessas podem socorrer o Azerbaijão com drones que se mostraram superiores aos equipamentos russos.
Tem rolado há mais de 40 anos.
Deixa de ser alarmista para fugir a seringa que a OTAN tá levando no rabo com uma boa crise económica
Atualizando os números do desastre russo na Ucrânia. Diferente da Rússia, que está perdendo o fôlego para repor os armamentos perdidos, os fabricantes de equipamentos militares do ocidente estão vendo os pedidos ser turbinados, principalmente pelo governo dos EUA.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/putin-has-a-problem-53850-dead-russian-troops-in-ukraine-and-no-victory/
Sempre com a mesma lenga lenga…
A Rússia tá com dificuldade na reposição desde Mariupol, naquela fase em que tu sumiu.
E de lá para cá já conquistou mais de 150 mil kms2.
Vai mentir lá longe, ao todo a Rússia ocupa 125 mil km² isso incluindo a área separatista já existente e a Crimeia ocupada ou seja os russos nessa guerra já entraram com entorno de 50 mil km² já ocupado, conquistaram somente mais 75 mil km isso se deu somente no começo. Agora perdeu 6 mi km², então sobraram somente 69 mil km ² de área ocupada por russos nessa nova invasão.
Na sua burrice crónica, recuperar 6 mil kms2, depois de ter perdido 125 mil kms2 é algo bom?
Gente, cara mais acéfalo e com a sua torcida de néscios
Só se for em um universo paralelo. Nesse aqui a Rússia está levando um pau dos ucranianos. E o inverno está chegando …
corda pra ele não, ele quando é desmentido fica todo nervosinho.
Eu? Nervosinho? Você só diz coisas de jeito quando comenta o que eu escrevo.
Vai ver se aparece noutro cartoon, brincalhão.
Claro. Tu é faxineiro da OTAN, vai dizer diferente?
Fica a dica, pois ela também se adequa a você: na sua burrice crónica, recuperar 6 mil kms2, depois de ter perdido 125 mil kms2 é algo bom?
Gente, cara mais acéfalo e com a sua torcida de néscios
Eu volto a repetir, eu não acredito em fontes americanas e inglesas sobre essa guerra, assim como não acredito em fontes russas como RT ou TASS. Logo no início da guerra na Fox News, ou seja, mídia americana, um militar americano disse que os russos teriam munição até março, bem, já estamos em setembro, portanto, sempre fique desconfiado da mídia rival de país X ou Y, embora algumas coisas provavelmente sejam verdadeiras, como a blindagem reativa sem as cargas explosivas.
Aqui uma mídia com opinião “séria e independente” americana…
https://www.foxnews.com/media/russians-are-about-ten-days-away-from-culminating-point-lt-gen-hodges
Mauricio, toda e qualquer matéria sobre esse conflito precisa ser vista com muita desconfiança sempre. O interessante é olhar as fontes das informações que geraram a matéria. Por exemplo, o Royal United Services Institute (RUSI) é uma fonte de boa de avaliações porque são acadêmicos e seus estudos também incluem a maioria das fontes de onde tiraram suas análises. Digo maioria porque alguns dos analistas deles tem acesso à informações classificadas. Não precisa acreditar, até porque os caras não acertam sempre, mas dá para se ter uma boa noção do que pode ocorrer. RUSI foi usada como fonte não apenas nessa matéria como também como uma das fontes do artigo anterior. Existem diversos outros institutos assim, think-tanks, por aí, inclusive muitos com analistas Russos dentro e fora da Rússia que dão uma visão bastante interessante.
A idéia é diversificar as fontes para tentar se chegar o mais perto possível do não apenas do cenário atual, mas também do que possa vir adiante.
Tendo dito isso, acho que o artigo em si é bem otimista, não acredito ainda que os Russos possam estar tão próximos de um colapso na Ucrânia, mas as deficiências materiais já são bem conhecidas. O quanto os Russos vão conseguir repor em tempo hábil ainda é uma icógnita. Eles podem simplesmente fazer uso de veículos civis (caminhões, fugões, etc.) em quantidade absurda para complementar os veículos militares no ressuprimento das tropas e até para redistribuir unidades e enviar os reforços que conseguirem unir. Eles tem bastante pano para jogo sim. Também estou bastante cético em relação aos dados de produção de munições de artilharia. A compra com a Coréia do Norte pode ter sido simplesmente para acelerar o envio ou mesmo em aumentar a quantidade de munição que possa ser usada tanto em ações ofensivas quanto defensivas.
Sobre o maquinário importado para produção de aeronaves e até mesmo de canos para canhões, isso eu estava sabendo desde o ano passado, e era um dos motivos que eu sempre batia em relação à baixa cadência de produção de aeronaves e outros meios mais sofisticados e que estavam pendendo em relação à (na época) possíveis sanções. No caso das aeronaves, acho que esse problema deve continuar durante algum tempo, a menos que produzam aeronaves de projeto moderno, mas com materiais mais antigos, ou seja, um Su-35 poderia sair com materiais com os quais construíam Su-27, de grosso modo. Já em relação à canhões, acho que vai bastar eles reverterem para métodos de produção antigos, e mesmo que não consigam inicialmente uma cadência alta de produção, isso vai se ajustando com o tempo.
Mas a bagunça é generalizada porque isso tudo demanda tempo. Mas se os Russos conseguirem arranjar uma boa desculpa para a mobilização geral, e ganharem tempo (se bobear até tentando negociar), para treinar e equipar essa galera, e conseguirem bancar isso com o tempo, eles podem sim fechar a fatura na Ucrânia. Mas de novo, isso demanda tempo e dinheiro, e as tropas em campo, as que sobraram são em número bem menor do que o inicial, com moral lá embaixo, equipamentos que já estão ficando precários devido à falta de ressuprimento, e enquanto isso o apoio Ocidental à Ucrânia tende à aumentar, e aparentemente não falta pessoal, sejam voluntários estrangeiros, sejam parte da população Ucraniana, que estão sendo treinados e equipados, ou seja, são mais capazes de absorver as perdas humanas e de material e ainda estão super motivados.
A coisa caminha atualmente, na minha opinião, para uma continuação do impasse anterior, só que com a Ucrânia tomando posições e gerando uma necessidade maior de ressuprimento por parte dos Russos, criando complicações logísticas para que eventualmente estejam em uma posição melhor para quando decidirem tentar avançar e lançar operações no futuro. De fato, é possível que os Ucranianos detenham a iniciativa de agora em diante. O que vai decidir isso é o quanto os Russos conseguem reforçar suas unidades versus o quanto a Ucrânia consegue se defender de contragolpes ao mesmo tempo em que acumulam mais material para novas operações ofensivas.
Vamos ter que ver o que vai acontecer, como sempre hehehehe
Leandro, claro que a Rússia está longe de ser um “rolo compressor” nessa guerra como alguns afirmam, mas na minha opinião a situação não está tão ruim como a matéria dá a entender, tipo, eu não acho que a Rússia tenha condições de prolongar essa guerra apenas até o fim do ano, o pessoal geralmente confunde a doutrina russa com a americana, e isso é um erro, agora, claro que a Rússia e o Putin estão passando vergonha, isso qualquer um vê.
Só mais um detalhe, além das blindagens reativas sem explosivo, outra coisa que é verdade, e essa nem precisa de especialistas para afirmarem, é o elevado nível de corrupção nas forças armadas russas, de resto, eu sempre fico com um pé atrás, simplesmente porque são mídias de países antagônicos, e cada um puxa a sardinha para o seu lado.
Maurício, todas as informações, de fontes de um lado e de outro, devem ser analisadas com espírito crítico, mas quase todas ajudam a compor o quadro geral.
A corrupção é um problema mas não é só isso, a organização russa é péssima e a logística idem. Basta prestar atenção a duas coisas muito simples que podemos ver nos muitos vídeos da guerra que circulam.
A munição de artilharia, por exemplo, é enviada em caixas de madeira, o que significa que no transporte cerca de 65% do peso transportado é munição e o resto é embalagem.
Os russos raramente, para não dizer nunca, usam empilhadores, as cargas não são paletizadas e toda a movimentação de carga e descarga é feita manualmente.
HLopes, mas a corrupção nas forças armadas fazem com que elas sejam menos eficientes. Falam muito dos generais russos, mas, quem me garante que eles chegaram nesse posto por competência ou simplesmente por serem amigos do rei? A corrupção destrói a política, países e também forças armadas.
Os cães de guarda da OTAN, aqui no grupo, usam as duas jogadas: primeiro pedem fonte, quando a fonte é russa, dizem ser propaganda.
Conversa já usada no Afeganistão cujo fim foi o que se viu.
Contudo, no mundo real, a ofensiva da AFU já foi travada.
As brigadas 53ª, 54ª e 110ª Mecanizadas, a 128ª Brigada de Defesa Territorial e 68ª Brigada de Infantaria da AFU perto de Seversk, Verkhnekamenskoye, Nikolskoye, Avdeyevka, Novokalinovo, Petrovskoye, Novosyolka e Vremevka (República Popular de Donetsk), foram demolidas resultando na eliminação de (pelo menos) 250 militares ucranianos e mais de 20 unidades de equipamento militar.
As posições das 65ª Brigadas de Infantaria Mecanizada e 68ª Chaser perto de Novosyolovka e Dobropolye (região de Zaporozhye), até 70 militares ucranianos e 5 unidades de equipamento militar foram eliminadas como resultado de ataques de alta precisão da Força Aérea Russa.
Tão comendo chumbo com sucesso.
Pois é, prezado Mateus Gonçalo. Essa operação especial na Ucrânia virou um laboratório para as Forças da Rússia.
Enquanto eles não colocarem as mãos no Zelenski a situação não se concluí.
Cemitério de tanques russos e, infelizmente, de mais de 53 mil soldados russos também.
Isto porque tu não consegue contar as baixas ucranianas, brincalhão e faxineiro do ZEROlensky
Mostra fontes com números. Sem o blá, blá, blá em russo do Pravda. E o Zelensky visitou as tropas dele no fronte. Enquanto isso, cadê o Putim? Deve estar afogando as mágoas em copos de vodka. É difícil aguentar tanto vexame sóbrio.
Os russos vencerão de modo sistémico.
Cuidado. Sua bola de crital dever ter etiqueta made in China.
Fonte da juventude….. Como que 5 brigadas foram demolidas com 250 baixas ( 50 baixas por brigadas) se uma brigada tem cerca de 2500 soldados? Quando você inutiliza uma brigada no mínimo 30% dela tem de ser morta ou ferida.
Penso que foi você que corrigiu e bem a minha frase, mas vou repetir: por que no te callas?
Tu só diz disparates. Tu faz festa com recuperação de 6 mil kms2, quando perdeu 125 mil kms2, de acordo com os dados da OTAN, claramente subvalorizados?
Vai crescer, moleque! Tu tá perdendo e vai perder mais.
Porque não tenho medo de babak infantis igual a você, vou te corrigir de novo 125 mil Km² era antes agora são 119 mil Km² incluindo a zona separatista ja existente e a Crimeia ocupada.
Eu não to perdendo nada, pois não sou o presidente da Ucrania nem sou ucraniano. Se acha que me atinge com essas suas falas saiba que meu prazer é mostrar que voces chupadores de putin são um bando de mentiroso que só ficam na internet propagando mentiras para saciar sua tara no ditador de Moscou.
Tanta escrita para fingir não ser ignorante.
Já fez as contas? Vou repetir: na sua burrice crónica, recuperar 6 mil kms2, depois de ter perdido 125 mil kms2 é algo bom?
Gente, cara mais acéfalo e com a sua torcida de néscios
Eu não tô perdendo nada. Vou te corrigir de novo, com a perda de 6 mil km² os russos hoje só ocupam 119 mil km². Outra coisa as forças Ucranianas estão a 15 KM de Kherson.
Tu merece ouvir isso.
Tanta escrita para fingir não ser ignorante.
Já fez as contas? Vou repetir: na sua burrice crónica, recuperar 6 mil kms2, depois de ter perdido 125 mil kms2 é algo bom?
Gente, cara mais acéfalo e com a sua torcida de néscios
Fonte: Pravda (blá blá blá em russo)
Outro brincalhão que tá zangado.
Ser faxineiro não resolve.
Faz a conta: se a guerra terminasse hoje e agora, quem ficaria ganhando? A Ucrânia, após perder mais de 150 mil kms2? E por ter recuperado 6 mil kms2?
Deixa de se fazer de torcedor fanático e otário.
A “Operação Militar Especial” da Rússia na Ucrânia (é o Putin que diz isso) não é partida esportiva com cronômetro. O conflito militar é feito de batalhas. As tropas russas invadiram a Ucrânia, foram contidas e começaram a ser repelidas. A contra ofensiva ucraniana foi classificada como lenta e consistente. O conflito começou pendendo para o lado dos russos, estagnou e o pêndulo está mudando para o lado da Ucrânia. Será que o Putin tem alguma carta na manga?
Ser faxineiro aplicado não resolve.
Faz a conta: se a guerra terminasse hoje e agora, quem ficaria ganhando? A Ucrânia, após perder mais de 150 mil kms2? E por ter recuperado 6 mil kms2?
Deixa de se fazer de torcedor fanático
119 mil KM² cabeção isso incluido a aera separatista anterior a invasão e a Crimeia já ocupada em 2014.
Ser faxineiro é duro, hein…
Tanta escrita para fingir não ser ignorante.
Já fez as contas? Vou repetir: na sua burrice crónica, recuperar 6 mil kms2, depois de ter perdido 125 mil kms2 é algo bom?
Gente, cara mais acéfalo e com a sua torcida de néscios
Enquanto os Leopard 2 não são liberados, a Alemanha envia para a Ucrânia lançadores de foguetes e veículos blindados.
https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/en/germany-to-send-rocket-launchers-and-armored-vehicles-to-ukraine/a-63140371
E a Rússia já começou a espernear porque sabe que os ATACMS logo estarão na Ucrânia. Ou será que já estão lá?
https://www.google.com/amp/s/www.aljazeera.com/amp/news/2022/9/15/russia-longer-range-us-missiles-for-kyiv-would-cross-red-line
A indústria bélica do ocidente trabalha apoiada em alta tecnologia, inovação tecnológica e, principalmente, investimentos financeiros intensos. Os russos mal sabem construir liquidificadores decentes. É muito grande a distancia …
Parece que as forças ucranianas derrubaram o primeiro drone iraniano comprado pela Rússia. Fim de carreira, mister Putin.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/putin-looks-desperate-using-irans-drones-to-fight-ukraine/
Piada. Os russos são uma piada.
Impressionante como lendo este artigo parece que voltamos nos tempos um pouco antes da segunda guerra mundial, existia um ditador, uma polícia secreta que matou e prendeu milhares (isso ainda não aconteceu na casa dos milhares) uma liderança corrupta e que só pensava no seus interesses.
A diferença neste caso é que os russos estão invadindo um país soberano, e que muitos soldados não sabiam o propósito desta guerra, e alguns nem que havia guerra, e hoje não querem ir pra ela.
Os russos claramente erraram e muito politicamente e militarmente, é aquela máxima do futebol “treino é treino, jogo é jogo” fazer desfiles e manobras militares com milhares de equipamentos não necessariamente é importante, mas as qualidade das tropas e materiais usados.
Os Russos estão caindo no colo da China, isso sim.