Alto funcionário afirma que tropas ucranianas eram oito vezes maiores que as russas em Kharkiv

361
Ucrânia recolhe tanques abandonados pelos russos

CNN – Um alto funcionário apoiado pela Rússia afirmou que o exército ucraniano superou em número as forças russas e pró-russas em oito vezes na última semana, após a ampla ofensiva de Kyiv no Leste.

“Falando sobre as forças que foram transferidas para a contra-ofensiva do exército ucraniano, superou nossas tropas em cerca de oito vezes, nada menos”, disse Vitaly Ganchev, o mais alto funcionário apoiado pela Rússia na região nordeste de Kharkiv, à Rússia 24 na segunda-feira., de acordo com a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Ganchev ecoou outras autoridades russas na tentativa de apresentar a retirada de Moscou como uma decisão de se reagrupar mais longe da linha de frente.

“Portanto, para preservar nosso pessoal, acho que foi decidido retirar, reagrupar”, acrescentou.

A CNN não pode verificar independentemente as alegações de Ganchev.

Alguns antecedentes: o recente colapso da Rússia na região nordeste de Kharkiv foi recebido com duras críticas de partidários do Kremlin – e levantou a questão de como Moscou responderá ao seu fracasso.

O líder checheno Ramzan Kadyrov, que forneceu milhares de combatentes para a ofensiva, disse que “erros foram cometidos”, em um post do Telegram no domingo. Kadyrov acrescentou que entraria em contato com altos funcionários do Ministério da Defesa para explicar sua mensagem.

Kholmogorov, um blogueiro e defensor ferrenho do presidente russo Vladimir Putin, também se juntou ao coro de críticas dirigidas a Moscou.

Eles republicaram uma conta igualmente contundente pelo canal Partizan Telegram das linhas de frente.

“Os soldados estavam a pé com uma metralhadora e um saco. Abandonados pelo comando, sem saber o caminho, caminharam ao acaso”, dizia o post.

“Senhor, salve os soldados russos de golpes frontais e ainda mais de golpes nas costas.”

FONTE: CNN / GRÁFICOS: ISW

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

361 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
M.@.K
M.@.K
2 anos atrás

Ou o Putin deixa de enrolar com esta tal de “Operação Especial” e declara guerra de fato contra a Ucrânia, para poder recrutar mais soldados e tentar minimizar o vexame ou terá que desistir de seus planos expansionistas de uma vez.

Junior Souza
Junior Souza
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Exato, ou faz uma mobilização total declarando guerra formalmente ou se retira, porque agora esse chove não molha ai não vai levar eles a lugar algum

RPiletti
RPiletti
Responder para  Junior Souza
2 anos atrás

E o orgulho? Para quem tinha a ilusão de chegar em Berlin em 1 semana, ter que declarar mobilização total contra a Ucrânia não é bem o que se pretendia.

Slow
Slow
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Contra (Ucrânia) e mais 30 países que bancam além dos 50 Bi doados ..

RPiletti
RPiletti
Responder para  Slow
2 anos atrás

Chama o VAR. O Putin não estava sabendo dessa regra quando entrou no jogo?

Slow
Slow
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Tá certo pô , mas não vem falar que é só a Ucrânia ..

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Slow
2 anos atrás

Mas é só a ucrania ou tem F35 bombardeando posições russas?

Henrique
Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

Meu caro, pra isso os serviços de “inteligência” deveriam ter alertado que era tudo que a Otan queria essa “operação especial” para lançar os russos num atoleiro político, militar e econômico. Mas acho que o líder russo foi na linha do orgulho e achando que uma “Blitzkrieg” de força bruta de suas tropas especiais resolveriam a guerra em menos de uma semana…
O resultado está aí, uma humilhação para Rússia com milhares de mortos e feridos de ambos os lados e destruição da Ucrânia… pra nada. O excesso de poder limita o homem a enxergar apenas o que lhe agrada e não a realidade…a Rússia, a Ucrânia e o mundo não precisavam dessa “tragédia” em pleno século 21.

Antonio Cançado
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

E se fizer vai perder mais do quê já perdeu.
Muito mais.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Os termos do Tratado de Brest-Litovski eram humilhantes. Mesmo Lênin, defendendo a paz, chamou o tratado de “paz vergonhosa”.[3] Através deste, a Rússia abria mão do controle sobre a Finlândia, Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), Polônia, Bielorrússia e Ucrânia, bem como dos distritos turcos de Ardaham e Kars, e do distrito georgiano de Batumi, antes sob seu domínio. Estes territórios continham um terço da população da Rússia, 50% de sua indústria e 90% de suas minas de carvão.[4]

A maior parte desses territórios tornar-se-iam, na prática, partes do Império Alemão, sob a tutela de reis e duques. Entretanto, após a revolução alemã, iniciada em 9 de novembro de 1918, que derrubou o regime monárquico, o Comitê Executivo Central declarou anulado o espoliador e injusto tratado de Brest-Litovsk. Paralelamente, a derrota da Alemanha na guerra, marcada pelo armistício, firmado com os países aliados, em 11 de novembro de 1918, na floresta de Compiègne, permitiu que Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia se tornassem Estados verdadeiramente independentes, e os monarcas indicados tiveram que renunciar aos seus tronos. Por outro lado, a Bielorrússia e a Ucrânia envolveram-se na Guerra Civil Russa (1918-1921) e termin

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Alan Santos
2 anos atrás

Resumindo a Alemanha deu um ” boi ” para os russos duas vezes …a origem de Berlin é eslava mesmo …”slav” .

Bosco
Bosco
Responder para  Junior Souza
2 anos atrás

Junior,
Mobilização geral não adianta. Aí é que vai ter um monte de antas imberbes morrendo no campo de batalha.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Sim, mas se ele usar todo seu arsenal não restará mais nada na Ucrânia, e será end game para esta última.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Cara, eu estou começando à me questionar sobre o tamanho desse arsenal Russo. Ou os caras são muito ruins em preparar todos esses meios em tempo hábil para ressurgimento, ou o buraco é bem mais embaixo do que a gente possa imaginar. Em matéria de logística, os Russos estão dando um show de horrores.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

*ressurgimento = ressuprimento

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Ou o receio de uma intervenção direta da OTAN obriga os russos a guardarem suas melhores armas. Eu acho essa opção mais provável.

Como eu sou muito cricricri com problemas, eu sendo comandante supremo, já tinha decapitado a Ucrânia faz tempo.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Essa guerra ou operação especial é de alta intensidade. Mesmo a Ucrânia levando vantagens em algum momento eles estão sofrendo baixas consideráveis. Quando um chefe de estado quer lutar pelos interesses de sua nação tem que se engajar como faz o Zelenski(funcionário dos EUA). Acho que ta faltando isso no Putin.

RPiletti
RPiletti
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Funcionário dos EUA?
Qual outro pais consegue fazer que este pais faz? O Zelenski se agarrou onde podia, quando chegar a conta ele vê como fará p/ pagar…

Daniel
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

o inimigo do meu inimigo é meu amigo, simples assim

Monarquista
Monarquista
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Pode espernear o quanto quiser, quem tem “mojo” é os States. O resto corre atrás.

https://www.reddit.com/r/polandball/comments/wkd1ig/americas_mojo/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3

Antonio Cançado
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Que Zelensky funcionário dos EUA, cara?!
Para de falar bobagem, o Zelensky é o que o Putin jamais será: MACHO.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Antonio Cançado
2 anos atrás

O cara é um fantoche dos EUA. Norte americanos dentro do alto escalão do governo ucraniano desde 2014. EUA estão dentro do governo ucraniano. Controlam tudo no país. A Ucrânia so ta sobrevivendo graças aos EUA que paga todas as despesas da Ucrânia. 50 bilhões de dólares e muito mais virão pra alimentar a máquina de guerra Ucraniana.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Nem os Hobbits do condado fazem um fumo tão bom quanto este que tu tá usando.

Me diz ai onde tu compra que vou falar pra o Gandalf.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Então era a sócia da Vitória Nuland na praça Maidam distribuindo pãezinhos pra os manifestantes? Será que ela mentiu que os EUA investiu 5 bilhões( o que é sabido do público)de dólares no EuroMaidan? Será que é mentira a confirmação da OTAN/ EUA prestando assistência militar a Ucrânia confirmada pelo próprio governo dos EUA?

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Para, chega dessa abrobrinha. Euromaidan, primavera arabe, fora Dilma, pode ter tido mão estrangeira sim, mas você pode despejar um caminhao de gasolina na siberia que ele só vai pegar fogo se tiver alguem com a cabeça quente (fósforo) para incendear. A culpa desses movimentos e ondas é justamente a inercia e ineficiente dos governantes em se adaptar a vontade popular. Em 2008 a Ucrânia queria integrar a UE e OTAN, teve seu pedido vetado na OTAN pela Alemanha sob uma forte pressão de Moscou e o presidente ucraniano retirou o pedido de adesão a UE após subornos e ameaças de Moscou (viu que não foi só os EUA que jogaram gasolina?), a vontade do Ucraniano era ser como seus vizinhos e não uma Bielorussia regada a prostituição, vodka e corrupção comandada por Moscou. Qualquer um que se tenha um pingo de honestidade sabe que a vontade dos ucranianos (incluindo Donbass e Crimeia) vinha desde a dissolução da URSS crescendo por uma ocidentalização pois eles sabiam já como era o modelo russo de governo e o rejeitaram afinal a Crimeia e Donbass tiveram maiorias no referendo de independência da Ucrânia.
Vocês tem de entender que a vontade do povo ucraniano incluindo os que falam russo nunca foi pertencer a Moscou, se fosse o contrario a Ucrania nunca teria sido formada. A interferencia nas decisões ucranianas por parte da Russia por meio de seus representantes fantoche fez os ucranianos perceberem que seus presidentes não pensavam no melhor para a Ucrania e Sim no melhor para Moscou, nisso acendeu na cabeça do povo ucraniano a vontade de mudança e os EUA foram lá e jogaram gasolina para ver o circo pegar fogo. Se não fosse vontade do povo ucraniano se alinhar ao ocidente Zelenski ou o Euromaidan nunca teriam sucesso.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Rapaz, só perguntei onde tu comprou o fumo, não precisava acender outro não.

Agora que já falei com o Gandalf ele tá querendo saber… assim vc me complica… diz ai logo.

André Souza
André Souza
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Amém!!!
Que continue assim Luiz, como diz um velho ditado “os fins justificam os meios”.

Boitatá
Boitatá
Responder para  Bosco
2 anos atrás

A mobilização geral vai ajudar a fazer uma retirada mais rápida!

Antonio Cançado
Responder para  Junior Souza
2 anos atrás

Nem retirar pode mais, agora é fugir com o rabinho entre as pernas mesmo…rsrsrsrsrs

Patrício
Patrício
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

O ataque ucraniano a Balakliva foi com 2.500 soldados.
Parece piada, mas é verdade
Enquanto isso, Putin estava inaugurando uma nova roda gigante em Moscou
A Rússia tem levar essa situação mais a sério e passar a régua logo na Ucrânia.

Daniel
Responder para  Patrício
2 anos atrás

tá dificil torcer para os orcs hein Patrício?

Andre
Andre
Responder para  Patrício
2 anos atrás

É Da Lua, até tu criticando o mestre enxadrista Putin?

A ofensiva não havia sido um fracasso?

O mundo é redondo e da voltas, igual a roda gigante do Putin.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Patrício
2 anos atrás

O empecilho p/ isto é o país que esta ao norte do nosso continente. Eles também falaram: “Zelenski, tá na hora de passar a régua na Rússia”.

Nickless
Nickless
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Não cansa de passar vergonha não fera?

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Patrício,aceita que dói menos. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Paralelamente, a derrota da Alemanha na
1 guerra, marcada pelo armistício, firmado com os países aliados, em 11 de novembro de 1918, na floresta de Compiègne, permitiu que Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia se tornassem Estados verdadeiramente independentes, e os monarcas indicados tiveram que renunciar aos seus tronos. Por outro lado, a Bielorrússia e a Ucrânia envolveram-se na Guerra Civil Russa (1918-1921) e terminaram por ser novamente anexadas ao território russo.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Patrício e patético é a mesma coisa .

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

o vexame tá feito já meu amigo, não há mais nada que se possa fazer.

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Claro que tem ,pegar o líder Putino e fazer igual fizeram com Mussolini, Sadan ,Kadafi ,Milosevic etc.

Stalin, Lenin,Mão,Polpot e Hitler que recebam de braços abertos o Putinho mafioso assassino.
Ahhh..e com um tambor de vazelina…

Capa Preta
Capa Preta
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Tem dinheiro pra isso? Soldado não come vento, quer receber o soldo e munição não cai do céu.

Andre
Andre
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

ele não deveria ter feito isso há 6 meses?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

O que é pior, perder em uma “operação especial” ou perder em uma “guerra total”?
Existe a possibilidade da Rússia estar no limite em outros aspectos além do número de soldados, a economia deles é similar a do Brasil em tamanho, não é um saco sem fundo!
Outro dia mesmo saiu uma notícia que estavam comprando munição da Coreia do Norte (!!!), pelas entrelinhas isso me parece bastante alarmante para quem acredita que as presentes dificuldades não passam de estratégia do enxadrista 4D!

LUIZ
LUIZ
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Os russos tão falando isso lá no Telegram.

Antonio Cançado
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Ele já fez isso.
E perdeu.

Alessandro
Alessandro
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Matéria de um portal russo de 4 dias atrás.

“Вы проиграли” – VOCÊ PERDEU

O presidente russo, Vladimir Putin, realizou uma reunião militar via link de vídeo com a liderança dos blocos de segurança e militares. Nessa reunião, um dos generais do estado-maior do país disse a Putin que havia perdido a guerra contra a Ucrânia.
Matéria completa no link abaixo:

https://www.stopcor.org/section-uanews/news-vi-prograli-putinu-na-naradi-general-pryamo-skazav-pro-proval-v-ukraini-pitannya-sprobuvali-zamyati-09-09-2022.html

Chevalier
Chevalier
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

É Doação Militar Especial. Mto material militar doado. Inshala.

Munhoz
Munhoz
Responder para  M.@.K
2 anos atrás

Não é tão simples assim !
As tropas ucranianas ainda tem onde se esconder da artilharia russa nesta epóca do ano, quando o inverno chegar aí a camuflagem diminui e o reconhecimento vai ficar mais facil tanto para um lado como para outro, leva vantagem quem tiver mas poder de fogo e precisão.
Outro fato é que a Ucrania tem uma fartura em termos de mobilização e a Russia esta tendo dificuldade, são 160 mil russos + as tropas separatistas que estão sendo recrutadas dando um total de uns 220 a 250 mil homens contra uns 600 mil a 700 mil ucranianos, os russos estão em desvantagem numerica e com muito esforço irão conseguir no maximo mais uns 100 mil homens ainda assim a Ucrania vai manter uma vantagem de 2 x 1.
O que realmente pode dar uma vantagem para os russos seria os blindados, artilharia e poder aério, e neste caso só o tempo é que vai definir o quanto o ocidente esta disposto a ajudar a Ucrania !

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

O EUA já está doando equipamento pessoal para o inverno.

Nessas condições, os russos só vão conseguir avançar com os blindados pelas principais estradas, que podem ser defendidas com soldados bem escondidos portanto Javelin.

Lembrando que nesse último pacote, o EUA também vendeu mais Javelins e armas antitanque, com ênfase para minas terrestres.

Esse inverno deixa o atacante em condições difíceis pois este não consegue avançar e estender as suas linhas de suprimento tão facilmente.

Resta nos saber….

Quem vai aguentar mais, os europeus com a inflação alta ou os russos sem dinheiro pela venda do gás ?

Lembrando, os países da europeus estão com reservas de gás em bom nível para o inverno, além de serem países de 1º mundo, vão liberar subsídios para ajudar a sua população.

Já sobre a Rússia, não podemos falar a mesma coisa sobre aquela economia.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

A economia russa é igual a do Brasil, se não vender para o exterior entra em crise e tem inflação.

Slow
Slow
2 anos atrás

Já era esperado afinal a Rússia não declarou guerra e não está usando toda sua capacidade, e inclusive Putin já está sendo cobrado pra fazer isso .. caso contrário vão cometer o mesmo erro dos EUA que foi apostar em um baixo efetivo, ganhou quase ou todas as batalhas e perdeu a guerra ..

Porem agora a Rússia começou atacar as infraestruturas críticas e Kharkiv e outras estão sem eletricidade ..

Tanques , artilharia, infantaria e o próximo ?

Henrique
Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

o próximo passo é sair da Ucrânia (fronteira de 1991) como sinal de boa fé kkkkkk
.
tipo como foi feito em kyiv kkkkk

Slow
Slow
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Ucrânia recupera territórios porem sem energia 😂😂😂 baita ofensiva com 8x mais pessoas .. jaja cai dnv

RPiletti
RPiletti
Responder para  Slow
2 anos atrás

P/ um exército que perdeu 200.000 efetivos, onde conseguiram pessoal e equipamento para superarem os russos em 8x?
Estranho isso, também não entendo de onde saem tantos aviões e pilotos, toda semana a FA ucraniana é totalmente destruída e insiste em voar…

LUIZ
LUIZ
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Tem muitos mercenários infiltrados nas forças ucranianas. Essa ofensiva no norte muitos eram estrangeiros.

Henrique
Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
como se falta de energia fosse um grande problema a essa altura do campeonato…
.
chora russetinha… vai pegando o cartão ai

306437745_1145782179478292_2069382839378223016_n.jpg
Slow
Slow
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Kkkkkkk vamo vê quem ri por último ? Printa ai

LUIZ
LUIZ
Responder para  Slow
2 anos atrás

Essa contra ofensiva ta custando caro a Ucrânia. Estão sacrificando muitas vidas por uma vitória momentânea.

Rogério
Rogério
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Prove.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Vai em qualquer conta de telegram pro russo ver a quantidade de videos pipocando de Ucranianos mortos. E nao se esqueca de ver o video da coluna infinita de ambulancias indo para Kiev (porque os hospitais da regiao de Karkiv ja estao lotados) com baixas do ataque.

Rogério
Rogério
Responder para  Slow
2 anos atrás

Printado!

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Cara que mundo esse cara vive ? parecendo uma criança de 6 anos … Qual parte ele não entende que o Ocidente vai até o fim ? Ninguém regula a América …

Henrique
Henrique
Responder para  Alan Santos
2 anos atrás

ta vivendo no “führerbunker na ultimas horas”… escutando o Putin dar ordens sem sentido e ordenar a movimentação de tropas que não existem mais

Daniel
Responder para  Slow
2 anos atrás

quer dizer que para vencer o país mais pobre da europa vão precisar usar toda sua capacidade…tá complicado ser torcedor da outrora maior potência militar do mundo…

LUIZ
LUIZ
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Hoje a configuração militar da Ucrânia não bem pobre como propagado. E vi um video de um soldado falando em inglês enquanto mirava num tanque russo. Deve ter ums 50 mil estrangeiros nas forças ucranianas.

Rogério
Rogério
Responder para  Slow
2 anos atrás

Slow, eles usaram a capacidade maxima, não tem mais que isso não. Reparou que a artilharia parou? cadê os 50k disparos por dia?

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Será o Efeito Himars ?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Jhenison Fernandez
2 anos atrás

não so Himars mas inteligencia estrangeira, eles recebiam dados de satélite de onde estavam as munições e suprimentos, e atacaram, sem munição e comida a linha de frente russa enfraqueceu

Marcelo
Marcelo
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Isso é consciência do campo de batalha. Drones de reconhecimento, radares modernos, AWOCKs, satélites militares, etc, coletando informações do campo de batalha em tempo real e transmitindo para os centros de comando ucranianos, que alimentam as tropas no front com a posição dos alvos inimigos. A artilharia, munida de projéteis guiados e rockets inteligentes, vai eliminando os alvos. É a guerra do século XXI.

Slow
Slow
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Fases da guerra assim como começou com tanques e depois artilharia ..

RPiletti
RPiletti
Responder para  Slow
2 anos atrás

Exato, agora é a fase da debandada geral…

Slow
Slow
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Veremos ué

Pedro
Pedro
Responder para  Slow
2 anos atrás

Pois é…os russos estão na fase da derrota

Joe
Joe
Responder para  Slow
2 anos atrás

Só se for na sua guerra de videogame com seus coleguinhas de colégio.

Andre
Andre
Responder para  Slow
2 anos atrás

Depende de qual guerra vc fala, mas parece ser Afeganistão (onde a URSS também perdeu uma guerra) ou Vietnã.

Em ambas os EUA ganharam todas as batalhas, sem o quase, e perderam as duas guerras.

Já na guerra da Ucrânia, a Rússia perdeu diversas batalhas, como as por Kiev, kharkiv, Sumy e agora izyum.

GuGS
GuGS
Responder para  Slow
2 anos atrás

Kiev é logo ali, eles diziam…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Slow
2 anos atrás

Tem que ligar o HIMARS na tomada para ele disparar nos russos ?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não, mas não se esquenta água, alimentos, tampouco equipamentos médicos ou de manutenção das máquinas funcionam sem energia. Os ucranianos vão comer com o quê? Se esquentar com o quê? Na hora de reparar os veículos, vão usar o quê? Usa a cabeça macho, não é difícil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Na tua fazenda de formigas, não existem geradores mas no mundo real sim…

A6MZero
A6MZero
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Além disso linhas de transmissão podem ser reparadas, e usinas postas em funcionamento, a depender dos danos, de maneira até rápida.

Linhas de transmissão de emergência podem ser instaladas estando o território livre de inimigos, trazendo energia de usinas localizadas fora da aérea de conflito.

E apoio financeiro e material para tais reparos não deve ser difícil de conseguir para um país que recebe tanto apoio internacional.

Canarinho
Canarinho
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Amigo voce falou muita bobagem agora ai. repor uma malha de transmissao ta longe de ser rapido.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Sim existem geradores, mas se tu usasse um pouco mais a tua cabeça, veria que isso é paliativo e pouco produtivo, e não atenderia todas as necessidades de energia dos ucranianos, afinal não é somente o exército que precisa de energia.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Os danos as linhas estão sendo reportados como mínimos e de fácil recuperação, além disso a Usina Nuclear de Rivne que está fora da região dos combates pode aumentar sua produção para suprir parcialmente a região (o terceiro reator foi modernizada em 2018 antes dos conflitos e pode operar de forma eficiente mesmo com uma demanda maior).

RPiletti
RPiletti
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Lenha, carvão, diesel… Stalingrado resistiu, então…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  RPiletti
2 anos atrás

Realmente, mas quantos sucumbiram? Faz as contas…

RPiletti
RPiletti
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Quem virou oriental e ocidental foi Berlin e não Moscou. Ou a Rússia parte para cima com tudo que tiver ou vão ter que recuar até solo pátrio.

dfa
dfa
Responder para  Slow
2 anos atrás

A Rússia não atualizou as suas estratégias…
Comando e controlo Zero
Logística Zero.
Coordenação entre forças Zero.
Inteligência Zero.

Ucrânia não é nos distantes caucasos e nem tem a dimensão territorial pequena da Chechénia ou da Geórgia.

Não tenho problema nenhum em dizer que os russos tem das melhores tropas do mundo como é o caso dos VDV e possui algumas Unidades de “Guarda” excepcionais…agora o resto…deixa muito a desejar em termos de capacidade e adestramento.

Os Russos no final deste conflito vão ter que remodelar toda a sua estrutura, principalmente a superior.

“Mais vale um Leão a comandar 1000 ovelhas, que uma Ovelha a comandar 1000 Leões”

Paulo
Responder para  dfa
2 anos atrás

Você está correto ao afirmar que o problema está no comando. Mas está equivocado em achar que falta um comando forte. Na verdade a guerra moderna exige comando descentralizado, permitindo aos oficiais subalternos maior autonomia e liberdade nas decisões de campo. Falta ainda maior interoperabilidade entre as forças, algo que definitivamente as forças russas não tem.
Um exército é tão forte quanto a sociedade da qual ele emerge!

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Paulo
2 anos atrás

Descentralizado não significa descoordenado.

Alois
Alois
Responder para  Paulo
2 anos atrás

Paulo e DFA vocês tem impressões complementares e corretas, a estrutura de comando russa é engessada, isso devido a doutrina das forças armadas, que como na segunda guerra só irá mudar com o correr da guerra, ou seja a experiência, os ucranianos aparentemente possuem um comando mais fluido, mais fácil de adaptar a situação.
Os ucranianos após o “susto” inicial, estão ficando mais experientes, e lutar pelo seu território é um baita motivador, coisa que segundo se fala das tropas russas é bem pelo contrário, além de em muitos casos da falta de comando, são abandonados a própria sorte.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Slow
2 anos atrás

Lento,

Isso pouco importa

O que importa mesmo é o p@u que tomaram!

Fábio Machado
Fábio Machado
Responder para  Slow
2 anos atrás

Putin já perdeu um terço de seus tanques na Ucrânia. Se ainda não usaram toda a sua capacidade, é melhor deixar assim, do contrário, os russos vão acabar lutando com arco e flecha.

Patrício
Patrício
2 anos atrás

Ora bolas!
Isso era mais que evidente e eu cantei a pedra aqui no post anterior.
Kharkov, atualmente, é uma frente secundária para os russos.
Os ucranianos querem recuperar Kherson e lá os russos os massacram
Querem Donetsk e ontem foram derrotados.
Logo que os russos consolidarem as conquistas, vão se voltar para Kakhovka, Dnipro e adjacências.

Henrique
Henrique
Responder para  Patrício
2 anos atrás

UASHuAHSuAHSuAHSuh
.
“Logo que os russos consolidarem as conquistas, vão se voltar para Kakhovka, Dnipro e adjacências.”
.
não vai rolar não

FUTmeO0XwAID4Uz.jpg
Daniel
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Patrício, conselho meu: assista as notícias dos jornais russos, até eles estão noticiando enormes perdas, só vc que vive no mundo da fantasia

NashArrow
NashArrow
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Xings, recomendo urgentemente que pare de consumir copium

Joe
Joe
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Humilhante a situação russa..

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Cara quando as tropas russas recuaram de Kiev você mesmo afirmou que era para direcionar a Força para Kharkiv, Donbass e Odessa. Até agora os russos malemá conseguiram conquistar Donbass, acabaram de perder Kharkiv e veem as forças ucranianas terem ganhos na região de Kherson.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Kherson foi a distração, tu é tão russo que caiu na mesma armadilha…

Ivan
Ivan
2 anos atrás

Alguém sabe informar por onde anda a Força Aérea Russa (Voyenno-vozdushnye sily Rossii, VVS)?
Porque no leste da Ucrânia ela não está.
Se, por ventura, ainda estão fazendo “exercícios” lá com chineses ou indianos, é melhor chamar de volta, pois a coisa está… azul e amarelo em Kharkiv e Kherson.
.
Todo o Oblast de Kharkiv foi retomado pelos ucranianos, expulsando o invasor russo daquele estado, com largas áreas de Donets também liberadas.
.
Impressionante!
Incrível como uma agressão vil, como a praticada por Moscou, pode unir uma nação em defesa de seu povo, seu território, sua existência.
Se alguém duvidou que existia uma nação para os ucranianos
(de qualquer etnia), agora tem certeza:
ela existe e se chama Ucrânia.
.
Saudações,
Ivan Ivanovich.

Ivan
Ivan
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Em tempo.
.
Amigos editores.
O cenário aéreo na Ucrânia chama a atenção…
pela pouca ação das forças russas.
Obviamente algo aconteceu, algo está sendo feito.
Este tema deveria ser abordado e trabalhado no AEREO,
que não tem nenhuma matéria sobre isso.
.
Forte abraço,
Ivan, o antigo.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Pelo que estou sabendo metade leste da Ukrania tá no escuro

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Ivan
2 anos atrás

é só eles colocarem a lista de aviões russos que “cairam” eioahaeihoea

Só nesse final de semana vi videos de 2 su-25 e um su-34…

Se alguém tinha medo desses aviões russos, agora já não tem mais não.

Daqui uns dias vão pedir emprestado os Mig-15 da Coreia da morte! eaioeaoihaeo

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Ontem um Su 25 caiu ao decolar. A asa simplesmente colapsou.
Piloto morreu.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Ampliando o debate, eu acredito que outros vetores não Russos, na mesma doutrina e não stealths também teriam resultados ruins.
A Rússia precisa mudar urgentemente, se é que é possível, a doutrina ou compra uns 200 F-35!

Doug385
Doug385
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Eu teria medo sim. Vai que algum avião russo cai em cima da minha casa.

Léo Neves
Léo Neves
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Basicamente o motivo da força aérea russa não estar ativa é o Buk e os S-300 junto com Strela . Aparentemente os Kh-31 não estão atingindo os alvos. Falta mísseis anti radiação de qualidade. Não dá pra voar em território com vários sistemas de defesa AA sem aeronave stealth.

Léo Neves
Léo Neves
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Os Drones do Irã que até agora ninguém viu seriam utilizados para destruir o Himars e principalmente os defesas AA da Ucrânia. Mas eu acho que é mais fácil as defesas AA destruírem os drones .
Engraçado os russos acho que ficaram tanto tempo desenvolvendo sistemas para atacar radares e defesas AA ocidentais que esquecerem de desenvolver sistemas para atacar sistemas de fabricação própria.

Underground
Underground
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Creio que as FF de defesa sejam pro Rússia.

NashArrow
NashArrow
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Alguém sabe informar por onde anda a Força Aérea Russa (Voyenno-vozdushnye sily Rossii, VVS)?”

Nos últimos dias a VVS estava assim:

-> https://twitter.com/UAWeapons/status/1569275480343281665?s=20&t=ls5ZVZ9Rn20lDLx-m1AHOA

-> https://twitter.com/UAWeapons/status/1569302325533020160?s=20&t=QVH3a4C8elktFAH3Aqgmhg

Hcosta
Hcosta
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Tem aqui um exemplo do que andam a fazer

https://www.youtube.com/watch?v=P3EvTEvhpIs

Andre
Andre
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Caro Ivan, o relator

A VVS está aguardando a entrada em operação do su-75, lá por 2050, para poder ter a supremacia aérea sobre a Ucrânia, já que o S400 e o Su-35 não estão sendo capazes de impedir os Mig-29 e os Su-25 de operarem.

Da mesma maneira, estamos aguardando o Terminador mostrar para o que veio – a não ser que era apenas mais um veículo de desfile.

Abs

ps. mais uns prints dos putinzetes passando vergonha para vc se divertir

Putinzete.jpg
Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Andre
2 anos atrás

Vi que o Ivan me respondera nesse print, e o que eu dissera ainda não vi ninguém abordar: a Rússia na Síria que dizia a mídia trabalhar como um relógio suíço parece o completo oposto na Ucrânia. Desde o comando, comunicações, logística até a necessária supremacia aérea e capacidade anfíbias, nada parece funcionar, pelo contrário, é laboratório para o muindo aprender como não operar. Ao que o Ivan pontuara ser falta de equipamentos modernos, vê-se logo não ser exatamente assim.

Temos então 3 possibilidades, da mais inverossímil à mais factível

  1. A remotíssima possibilidade desse recuo ser manobra diversionista para isolar essas tropas de contra-ataque e massacrá-las, e para isso devem atacar as centrais de energia termelétricas e nucleares, o que deixa as ferrovias inoperantes, e destruir as pontes, um mês para começar as chuvas torrenciais e seu mar de lama.
  2. O objetivo real da guerra ser destruir a economia europeia e mudar a ordem econômica e monetária mundial. Para isso eles precisam enrolar em média intensidade até o inverno chegar, intensificar em janeiro e finalizar a guerra lá pelo meio do ano que vem.
  3. A mais factível que é os russos terem sido pegos de surpresa por uma armadilha ucraniana, que simularam um ataque único pelo sul e lançaram uma contraofensiva ampla até o nordeste. A inteligencia russa deu mostras tanto de estar bem-informada algumas vezes quanto de não ter ideia de coisas básicas outras vezes. Então ou eles sabiam da extensão da contraofensiva e deixaram, sem comunicar as tropas locais, coisa comum por ter o comando centralizado, ou eles não sabiam e precisam reavaliar a estratégia.

Eles tem 3 saídas possíveis:

  1. Se quiserem vencer rápido, precisam declarar guerra, fazer uma mobilização total ou parcial, no mínimo triplicar o numero de tropas e operações e isolar a cadeia logística ucraniana vinda da Polônia.
  2. Se quiserem cozinhar o galo até o inverno para tentar impactar ainda mais a economia europeia e a ordem econômica mundial, precisarão destruir a infra-estrutura ucraniana para atrasar a logística até meados de outubro, quando vai chover muito e logo mais o inverno.
  3. Se quiserem vencer rápido, impactar a Europa e a ordem econômica mundial de forma muito rápida, barata e imprevisível, a opção nuclear tática ou uma bomba de hidrogênio.

Não vejo outras possibilidades e, em todos o casos, convenhamos, que imbróglio Putin se meteu, hein? Repito minha opinião desde fevereiro, os discursos brasileiro e chines na ONU em fevereiro são certeiros: interesses russos foram ignorados, uma primavera russa é desejada e tentada na Ucrânia, mas a ocupação não deveria ter sido a opção escolhida.

De toda forma, devido à névoa da guerra, particularmente decido aguardar períodos mais longos para opinar. O objetivo real da Rússia é desconhecido, tem muito especialista fazendo muita especulação e exercício de futurologia. Tem operações psicológicas na mídia toda de ambos os lados, sem contar as torcidas. Aguardarei.

Mas um fato é que a chegada dos equipamentos como o Ivan dissera não era, não foi e nem será a solução.O problema russo é mais extenso e intenso que apenas equipamentos possam resolver.

E gostaria de ler uma análise comparando o relógio suíço russo na Síria com o relógio sino-paraguaio a Ucrânia. Não deve ser apenas o apoio da OTAN e a artilharia antiaérea ucraniana. O problema deve ser totalmente russo, qualquer que seja ele.

Abraço.

Andre
Andre
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Não vi nenhuma mídia falando que a Russia funcionava feito um relógio na Síria. Lá também teve barbeiragem e, agora vendo de longe, já mostrava que as garras do urso eram mais fracas que seus gritos. Avião abatido pela Turquia…mercenários bombardeados pelos americanos….

Não sei também se sou o melhor para fazer essa ampla análise que você pede, mas há muito tempo sou da opinião de que os russos são muito mais propaganda do que realidade. Que todas as desculpas para os recorrentes fracassos dos usuários de equipamentos russos-soviéticos durante a guerra fria, culpando sempre o operador, não passava disso, desculpas.

Acredito que o maior erro russo foi antes da guerra: falhou na inteligência sobre o inimigo, não juntou nenhum aliado formal, não mobilizou a quantidade suficiente de soldados.

O objetivo foi declarado pelo Putin: expansão territorial. Todo o resto não passou de engodo.

Abs

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Andre
2 anos atrás

Não vi nenhuma mídia falando que a Russia funcionava feito um relógio na Síria.

Mas eu li isso em uns dois sites, u brasileiro e um estrangeiro.

Lá também teve barbeiragem

Não disse que não. Também li isso em várias mídias.

Não sei também se sou o melhor para fazer essa ampla análise que você pede

Na verdade eu expressei o desejo de ler tal análise me referindo aos sites especializados com analistas profissionais. Não lembro deles falando isso, o que não quer dizer que não falaram, afinal, não é porque eu não vi que não existe. Peço perdão se pareceu que eu estava pedindo que você fizesse a análise, me expressei mal.

O objetivo foi declarado pelo Putin: expansão territorial. Todo o resto não passou de engodo.

Isso claramente é mentira. Nas declarações e documentos Putin declarou que os objetivos eram desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, fazer a OTAN voltar aos limites da década de 90 e assegurar os territórios ocupados no sudeste. Já os objetivos não-declarados mas especulados eram mudar a ordem econômica e monetária mundial, quebrando o monopólio do dólar e a economia da Europa, dominar todo o leste e sul da Ucrânia e, para quem leu a reportagem aqui na trilogia sobre a entrevista de Putin anos atrás também sabe que o objetivo dele pode ser levar os países europeus a gastarem tanto com defesa que a população e políticos vão começar a se desprender da política externa americana da OTAN. Tem essa entrevista dele no You Tube e virou até livro. Dá para entender bem como ele pensa política externa.

De toda forma, quem falar que os objetivos não-declarados são os reais estará especulando, fazendo exercício de futurologia, estará torcendo para um lado e distorcendo para o outro, isso sim um engodo ou mesmo psy op.

A partir dos objetivos declarados e dos objetivos especulados eu faço minha análise de como esse conflito pode se desenrolar caso-a-caso, e quais as possibilidades a partir dessa contra-ofensiva ucraniana. Se o objetivo for apenas a Ucrânia, se for a Europa como ele fala na entrevista e se for a ordem econômica mundial. No primeiro caso, conflito rápido é o melhor, a não ser por motivos como dificuldade para mobilização, logística ou laboratório de táticas e equipamentos da OTAN. Se for a Europa, deve levar a guerra por mais um ou dois anos, para gerar cada vez mais inflação, desabastecimento, desemprego e quebra do bem-estar social europeu. E se for a ordem mundial baseada no dólar, além de demorar a guerra, trazer o resto do mundo para seu lado, fazendo com que todos vendam commodities em moedas locais e não em dólar. Só assim limitam o orçamento militar norte-americano e fazem a China alcançar paridade militar mais rápido.

Por isso prefiro observar mais, pois tudo é névoa de guerra, especulação, viés de confirmação, torcida e orgulho pessoal. Tem pouco analista fazendo leitura dos fatos em todas as suas possibilidades e muitos reproduzindo a mídia com operações psicológicas, ideologias e guerra de narrativas.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Ivan,

No começo desse conflito afirmei aqui que as piadinhas do Pinóquiorov sobre Hitler ser judeu não passariam em branco com tio Jacob. Haveria troco. (Lembrando: Israel conhece os sistemas russos, pois já trabalhou com eles).
Pouco tempo depois apareceram fotos dos primeiros Mig-29 Ucranianos armados com Harms. Ontem foi a vez dos Su-27 com o mesmo armamento. Isso significa que conseguem integrar armamentos distintos nessas aeronaves.
E na guerra, todos sabem, informações são como um Iceberg, onde só se vê uma pequena fração. A maior parte ocorre na surdina.

Meu palpite: os Harm não foram os únicos mísseis desovados na Ucrania. Aposto que já operam alguma versão BVR (AIM?).

Isso somado às defesas anti-aéreas equilibraram o jogo.
Aí o russo corre.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
2 anos atrás

Tem uns videos legais rolando por ai com vários e vários tanques e BMPs russos abandonados por tudo que é lado.

Mas tipo… muitos mesmos, desde T-80 pra outros.

A Rússia realmente é o segundo maior exército do mundo…………. Segundo maior exército doador de material militar pra Ucrania eioahoaeiheaoiheohaeohoaeheoehioaeae

Ivan
Ivan
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

LendLease russo???

😉

Ivan
Ivan
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Brincadeirinha…
Porém, já foi observado nas Guerras Árabes-Israelenses que a posse do terreno onde o inimigo recuou, fornece vários equipamentos, veículos e armas.
Israel colecionou, depois reformou e usou, inúmeros blindados soviéticos deixados pelos vizinhos árabes nos campos de batalha.
.
Basta uma pesquisa rápida na internet.
Uma dica:
Dá uma olhada no APC Achzarit usado pela IDF.Vale até na Wikipedia.
.
Saudações,
Ivan, an oldinfantryman.

Henrique
Henrique
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Lend–Lease Russo 🤝 Lend–Lease Américano -> Equipar as FA da Ucrânia para a guerra kkkkkkkk

Slow
Slow
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

E a Ucrânia maior doadora de território para os Russos né ? 😂😂😂

Henrique
Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

é mesmo olha só a doação aquikkkkkkkk
.
EM 10 dias fez o que Rússia não consegue fazer em 5 meses

colapso russo em kharkivkkkkkkk.jpg
Slow
Slow
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Parabéns ucranianos … ops digo

3851BAFB-2CF2-447A-B321-987C8F513296.jpeg
Monarquista
Monarquista
Responder para  Slow
2 anos atrás

S os States tão dando uma sova na Rússia mesmo participando indiretamente do conflito, numa hipotética guerra convencional entre os dois, a Rússia apanharia mais que boi na canga.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Slow
2 anos atrás

Só uma correção, essa informação tem varias coisas que foram enviadas a aliados. Se tudo isso tivesse ido pra Ucrania, Putin já teria sido derrotado e Moscou caido.

Henrique
Henrique
Responder para  Slow
2 anos atrás

ahhh vai chorar pq indústria de defesa americana entrou com dois pé na boca do putin? vai la chora com ele.. ele que começou essa zona kkkkkk

Henrique
Henrique
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Pensa num exército desmoralizado… eles não lutam, eles simplesmente abandonam o equipamento e fogem. Os ucranianos recapturaram em 4 dias um território que os russos levaram meses para capturar; é muito vexame.

Ivan
Ivan
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Prezado Henrique,
.
Pense na motivação.
.
Os Ucranianos estão defendendo suas casas, seu territórios seu país.
É sangue nos olhos mesmo, porém, com um espantoso profissionalismo e disciplina, consciente. que o futuro deles (e seus filhos) dependem o desenrolar dos combates.
.
Os Russos, infelizmente, estão em uma guerra de invasão, agredindo um país vizinho, combatendo um povo que, até outro dia, era muito próximo.
.
A motivação é claramente diferente e, até mesmo, oposta.
.
O soldado russo é um combatente tão valente quanto o ucraniano…
… quando tem a mesma motivação.
.
Agora pense no comando.
.
Os Ucranianos, após a facada nas costas de 2014 (Criméia e Donbass), entendeu que precisava revisar a forma de combater… e comandar o combate.
Foi aprender com a OTAN mesmo – americanos, ingleses e poloneses.
Perceberam que tinham que pensar fora da caixa, mas também descentralizar o comando da tropa, permitindo que tenentes ou mesmo sargentos tomassem decisões em um campo de batalha muito mais fluido, onde um pequeno grupo de combate (8 ou 10 combatentes) comandando por um sargento e armado com um ou dois lançadores de mísseis “antitanque” podem para uma companhia blindada inteira.
Para tanto, TODO o comando das forças armadas foi reformado, com a ascensão de oficiais mais jovens, com a mente mais aberta para o futuro.

Os Russos, encastelados como herdeiros do devastador Exército Vermelho da extinta URSS, continuaram com seus antigos dogmas de comando centralizado, manobras em massa, uso extensivo da artilharia (obuses, foguetes e mísseis), sem se importar com a precisão.
Um capitão russo não tem iniciativa porque é proibido para ele ter iniciativa, espelhando a sociedade onde vive. Talvez até mesmo um coronel comandante de BTG tenha pouca margem de manobra.
Como consequência da organização política, TODO o comando russo é mais velho, tanto nas forças armadas como na estrutura política. Permitir que entrem ideias novas – militar ou civil – é um risco tido com imenso para os carcomidos comandantes – militar o civil.
.
Assim sendo,
prezado Henrique:
Não olhe para o soldado que tenta salvar a própria vida,
mas aponte para o general que, no alto de seu poder, comanda sem se atualizar, sem compreender que a guerra mudou… porque sempre muda.
.
Um detalhe:
Vários generais russos morreram, pois entenderam que o comando e controle estavam enfraquecidos, optando por se aproximar do combate em quase desespero.
Esse tipo de atitude está presente desde o início dos combates,
culminando pela captura de um general nestes últimos dias.
.
Forte abraço,
Ivan, an oldinfantryman.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

“Falando sobre as forças que foram transferidas para a contra-ofensiva do exército ucraniano, superou nossas tropas em cerca de oito vezes, nada menos”
Trabalho de Estado Maior….bem superior ao demonstrado pelos russos.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Novamente transparece a falta de objetivos estratégicos coerentes e viáveis por parte da Russia. Papai Putin não consegue dar conta de tudo.
Deve estar reclamando: “Tudo eu !! Tudo eu !!”

eliton
eliton
2 anos atrás

8 pra 1? Quantos russos tinha lá? De onde que saiu tanto ucraniano assim? Aqui mesmo no forte tem uma postagem onde o Zelensky afirmava que no front morriam cerca de 100 ucranianos por dia. Ou os russos colocaram meia dúzia de conscritos pra cuidar da região ou esse numero esta meio inflado pra não passar tanta vergonha.

Henrique
Henrique
Responder para  eliton
2 anos atrás

Ucrânia fez a mobilização geral em fevereiro, cerca de 1 milhão de pessoas foram chamadas e ainda teve mais uma porrada de estrangeiros… esse pessoal ta sendo preparado desde março
.
e sim, “os russos colocaram meia dúzia de conscritos pra cuidar da região”, ta cheio de pessoas aleatórias que RFA catou de qualquer lugar e chamou as pressas pra compor a força de invasão, fora que o treinamento dos caras é 1 semana

NashArrow
NashArrow
Responder para  Henrique
2 anos atrás

De fato Henrique, eu estava vendo um vídeo recente de uma emboscada ucraniana á um veículo russo e fiquei impressionado com o nível de profissionalismo das tropas ucranianas.

https://twitter.com/Caucasuswar/status/1569333795504939012?s=20&t=QVH3a4C8elktFAH3Aqgmhg

Henrique
Henrique
Responder para  eliton
2 anos atrás

Os ucranianos fizeram mobilização total e receberam muitas armas do Ocidente, enquanto isso Putin ficava engamelando tio de 40 anos e com treinamento de um mês. Tá aí o resultado. Um exército de homem velho, desmoralizado, sem treinamento e em pouco número o que de errado poderia dar, não é mesmo…

Slow
Slow
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Enquanto um usa 100% da sua capacidade e bancado por outros 30 países o outro usa 10% e banca tudo .. 😅😅 hora que o Putin fizer mobilização total quero ver quem vai salvar a Ucrânia .

Rogério
Rogério
Responder para  Slow
2 anos atrás

10%? Confia.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Slow
2 anos atrás

Você esqueceu que mobilização total demora. Você ainda tem que gastar um tempo para treinar, mesmo que de forma básica, todo aquele pessoal que você está inserindo no serviço militar. Ao mesmo tempo você ainda tem que alimentar e equipar essa galera toda e mandar para a frente de combate para enfrentarem um inimigo que vai estar bem mais experiente e vai continuar sendo equipado e lutando em solo pátrio.

A Rússia pode muito bem conseguir, mas as perdas serão assombrosas, de modo que vai ficar difícil de esconder isso do seu próprio povo. E vão estar lutando apenas na Ucrânia e não contra toda a Europa.

Putin deveria ter pensado em saídas alternativas para esse conflito que ele começou. O problema para ele é que está cada vez mais claro que ele não pensou nisso.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Slow
2 anos atrás

10%??? no minimo estão usando 50% pois você deve considerar as tropas de logística e das bases ainda em solo russo que embora não estejam no campo de batalha estão escalados para manter a linha de frente ativa.

Hcosta
Hcosta
Responder para  eliton
2 anos atrás

É possível.

Os Russos abdicaram da iniciativa e os Ucranianos aproveitaram a oferta.
Provavelmente tinham os soldados distribuídos por muitas aldeias para controlarem uma maior área e com suporte da artilharia mas levou as linhas de defesa muito fracas, sem o número de soldados necessários para aguentar uma ofensiva. Até podiam ter uma força equivalente mas estavam mal distribuídos.
Junta-se a motivação, políticos a fugirem, falta de apoio, descoordenação, etc… e temos um efeito de bola de neve…

Omaha
Omaha
2 anos atrás

Provavelmente o plano russo era levar pelo menos metade da Ucrânia em alguns dias ou semanas só no susto do ataque inicial, ninguém acreditava q os ucranianos iriam aguentar o tranco, mas esse é o mérito deles, eles aguentaram e nisso geraram confiança para receber armas q antes da invasão não receberiam por muitos temerem a como os russos reagiriam.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

El País:
Conselheiros de 18 distritos das cidades de Moscou, São Petersburgo e Kolpino assinaram uma declaração pública exigindo a renúncia do presidente russo Vladimir Putin. O documento já foi assinado por mais de 35 vereadores e as adesões continuam sendo adicionadas.
“Nós, deputados municipais da Rússia, acreditamos que as ações do presidente Vladimir Putin prejudicam o futuro da Rússia e de seus cidadãos. Exigimos a renúncia de Vladimir Putin do cargo de presidente da Federação Russa!”, exige a petição, que pode ser assinada online.
Na semana passada, o conselho do distrito de Lomonosovsky, em Moscou, exigiu a renúncia de Putin. Além disso, os deputados do distrito de Smolny, em São Petersburgo, pediram ao Estado Duma da Federação Russa (a câmara baixa do Parlamento russo) que apresentasse acusações de traição contra Putin para removê-lo de seu posto devido à guerra na Ucrânia. A polícia abriu um processo contra eles por “desacreditar” os militares russos.
Agora, uma coleção de assinaturas entre conselheiros de Moscou, São Petersburgo e Kolpino está na mesa. “O texto da petição é conciso e não ‘desacredita’ ninguém”, disse Xenia Torstrem, deputada municipal de São Petersburgo.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
2 anos atrás

Não estou afirmando o que é certo ou errado, apenas expondo minha modesta opinião sobre o que está acontecendo nesse conflito até o momento !! Putin tem a paciência do caçador, logo o inverno Europeu ficará rigoroso, vão implorar pelo gás Natural da Rússia até mesmo pq é impossível as termoelétricas atenderem a demanda da UE pra gerar energia em tão pouco tempo e graças ao papo-furado de ambientalistas a Alemanha desativou praticamente todas usinas nucleares !! Reativar não é um processo tão simples, nem barato !!

_RR_
_RR_
Responder para  Jonathan Pôrto
2 anos atrás

Jonathan,

O que vem acontecendo não tem mais volta… Os russos cruzaram a “linha vermelha” ao invadirem a Ucrânia. Chechênia, Georgia, fora outras intervenções… Tudo foi tolerado em nome de se manter canais abertos. Mas não mais…

Que os europeus vão pagar caro para se aquecerem no inverno, isso é um fato. Mas eles têm reservas financeiras pra queimar, e a importação de outras fontes só aumenta.

Os estoques de gás também estão satisfatórios para esse final de ano (atingiu-se a meta mínima recentemente), de modo que qualquer dano relacionado ao inverno será minimizado.

Enfim, haverá de ser uma época de penúria para os europeus, mas muito longe da miséria que se antecipava.

Apenas uma catástrofe no sistema de fornecimento pode levar a esse cenário apocalíptico que antecipa.

No mais, é provável que daqui para 2025 a maior parte do gás venha da África e Oriente Médio, com o restante vindo dos EUA, e isso até novos reatores (tipos de nova geração) entrarem em operação.

Alecs
Alecs
Responder para  _RR_
2 anos atrás

Comentário perfeito! Penso da mesma forma. A volta de usinas nucleares é questão de tempo. E os bambis verdes irão diminuir na Europa.

Bosco
Bosco
Responder para  Jonathan Pôrto
2 anos atrás

Os “alemões” estão na “Alemonha” há muito tempo. Desde antes da energia elétrica existir. Eles irão sobreviver. Fique tranquilo.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Será mesmo bosquinho? Com tantas leis de proteção ambiental que eles têm, vai ser lindo alemão descumprindo para derrubar madeira para se esquentar.

E até agora eu nunca vi material hospitalar funcionar com madeira….

A6MZero
A6MZero
Responder para  Jonathan Pôrto
2 anos atrás

Os estoques de gás da Europa para o inverno estão 80% completos isso com dois meses antecedência do planejamento inicial que previa tais volumes só novembro, os preços vão subir é claro e talvez medidas de racionamento tenham que ser tomadas, porem é evidente que os estoques serão mais que suficientes.

A aposta russa sempre foi de uma falta de resposta europeia e americana como ocorreu em 2014 (muitos discursos e algumas sanções de pouco efeito pratico).

Não foi o que aconteceu e hoje quase 7 meses após a Rússia encontra-se presa numa batalha contra uma potencia regional e menor e parece sem saber quais objetivos quer atingir ou como garantir seus ganhos.

Putin tem um massivo apoio interno e uma oposição inexistente, ineficaz ou calada à força, mas cada dia que passa mais vozes contrarias podem surgir…

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Cnn, faz sentido.

Daniel
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

verdade, russos fugindo da frente de batalha é montagem da cnn…..tá complicado torcer para o putin….

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Cuidado para não escorregar na borda da terra plana.

Daniel
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

cuidado para vc não sentar no colinho do ídolo putin….menina doida

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Se esse é seu fetiche, imagino a educação que deram para você. Lamentável.

Daniel
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

melhor que a educação que teu ídolo putin teve…

Daniel
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

ivan: começa a olhar os noticiários russos, até eles já estão publicando notícias do fracaso russo, só vc que está na sua bolha alheio ao que está acontecendo no mundo

Nickless
Nickless
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Pra torcedores iguais a vc não basta vídeos, fotos, e até a própria mídia russa falando. vcs acreditam na fantasia que querem acreditar. impressionante.

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Nickless
2 anos atrás

As opiniões são diversificadas. Cada um com a sua.

Daniel
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

e a sua sempre babando os ovos do putin

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Eu presumo, que esse debatedor Daniel, tem o aval de proferir palavras de baixo calão aqui no site. Porque ele desfere uma verborragia para com todos e não acontece nada. Não tem opinião própria e só agride gratuitamente os debatedores, tem características de um apedeuta sem educação.
Por muito menos eu já fui vetado por um tempo na trilogia, ainda sou, porque tem vezes que demora uns dias para o meu comentário ser publicado.
E também, nesse espaço democrático onde debatedores opinam, ilustram o seu conhecimento acerca de assuntos militares e de cunho geral. Se esse, debatedor fosse um ser dotado de educação e mostrasse a sua opinião com cavalheirismo, seria mais proveitoso, o que é impossível, eu presumo.
Muitos debatedores que eu não concordo, mas respeito o seus pontos de vistas, na mais certa ordem.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Ivanmc
2 anos atrás

Melhor lugar pra acompanhar o andamento dessa guerra é pelo Telegram. Estou em vários grupos daqui do Brasil e da Rússia. Mesmo com essa ofensiva ucraniana a situação deles não ta sendo fácil. A Rússia continua a todo vapor se defendendo e atacando.

Ivanmc
Ivanmc
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Com certeza, prezado Luiz.
Eu acompanho pelo telegram.
Saudações.

Nickless
Nickless
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Sim, e os russos continuam perdendo território. o Telegram é o melhor pra saber a real da guerra.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Uma imagem fala mais do que 1000 palavras. Esse link tem várias fotos de material bélico russo abandonado na retirada às pressas. Ou a Rússia vai utilizar armas nucleares táticas ou o medo tomou conta das forças russas.
https://www.theguardian.com/world/gallery/2022/sep/12/russian-military-equipment-abandoned-in-ukrainian-counteroffensive-in-pictures

Maromba
Maromba
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Se a Rússia ousar em utilizar algum tipo de arma nuclear tática contra a Ucrânia a OTAN, digo EUA, provavelmente irá transformar em cinzas o que foi um dia a tal Federação Russa. Já ficou bem claro que as forças armadas da Rússia e seus equipamentos ultrapassados são apenas uma “maskirovka”

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Maromba
2 anos atrás

Existe alguma lei que obrigue a OTAN a defender a Ucrânia em caso de ataque nuclear?

Nickless
Nickless
Responder para  Maromba
2 anos atrás

Não acredito que fariam nada nesse sentido, porem no mesmo dia desses hipotéticos ataques em toda Europa começaria uma corrida nuclear, a Rússia ficaria cercada por nukes, com certeza a Polônia seria a primeira a apontar seus misseis pra russia. se pahh até o brasil poderia entrar na onda e desenvolver tb.

Slow
Slow
Responder para  Maromba
2 anos atrás

Assim como a Rússia transforma os EUA e a Europa em cinzas ..

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Slow
2 anos atrás

se algum missel conseguir sair do silo né pois pelo que to vendo os russos são bem desleixados com manutenção.

Elisandro
Elisandro
Responder para  Maromba
2 anos atrás

Todo mundo se suicidaria por causa da Ucrânia? Eu diria que não…

Marcelo
Marcelo
Responder para  Elisandro
2 anos atrás

E se algum míssil balístico intercontinental russo sair do silo, provavelmente será destruído no caminho. Ou vocês acham que o programa de defesa Guerra nas Estrelas não evoluiu desde a década de 80?

Andre
Andre
2 anos atrás

Como eu havia imaginado, a matéria com o anuncio da contra ofensiva rendeu diversos prints muito engraçados.

https://www.forte.jor.br/2022/08/31/a-medida-que-a-ofensiva-ucraniana-comeca-zelensky-diz-que-os-russos-tem-duas-opcoes-fugir-ou-se-render/

Gostaria de agradecer a todos os putinzetes que nos propiciaram este momento de diversão.

Mas realmente impressionante é que o único putinzete que acertou uma previsão foi o 100Nick-Elã:

A ofensiva do Elensky (sem o Z, que foi letra banida na Ucrânia) deu certo. Milhares de russos fugiram, um milhão de russos foram feitos priosioneiros e, nesse exato momento, a Crimeia foi retomada pela Ucrânia. Slava Ucrânia”

Ofensiva Ucraniana.jpg
Rogério
Rogério
Responder para  Andre
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Andre
2 anos atrás

é um deleite kkkkk

Nickless
Nickless
Responder para  Andre
2 anos atrás

hahahaha, mais uns meses esse tal de 100Nick-Elã acerta em cheio tudo o que falou.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Andre
2 anos atrás

Eu lembro de cada absurdo que li das putinetes desde o início do conflito… Putin era como se fosso o Palpatine comandando a estrela da morte, hoje está mais atrapalhado que o Jar Jar Binks!

Andre
Andre
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Jar jar binks são os baba ovo desse lunático.

Ivan
Ivan
Responder para  Andre
2 anos atrás

Pois é… 😉
Como escrevi na matéria anterior:
você tem prestígio com os caras !!!
.
Forte abraço,
Ivan Ivanovich.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Os EUA e a OTAN não tinham certeza da capacidade das forças ucranianas para fazer frente à Rússia e por isso liberavam ajuda militar aos poucos, observando os resultados no campo de batalha. Agora, que a Ucrânia mostrou que é capaz de fazer os russos recuar, a ajuda militar vai jorrar de verdade. Os invasores estão sendo repelidos.
https://www.ft.com/content/bab05be8-8200-4804-b45f-00dcd65cd044

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Isso, agora que eles sabem que enviar material bélico para a Ucrânia não é queimar dinheiro a toa vão colocar Putin para sangrar!

Ivan
Ivan
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Marcelão,
.
Não apenas os EUA e a OTAN.
Muitos de nós, eu mesmo, que temíamos pela Ucrânia – um país pacífico que tentava se reconstruir após décadas sob o martelo do Kremlin -, com a falsa impressão que era apenas uma questão de tempo, dada a diferença de poder de fogo, notadamente aéreo, com relação ao país invasor, a Rússia.
.
Na verdade, encontrei na primeira hora um pesquisador russo-americano chamado Kamil Galiv que alertou, ainda em fevereiro, que o urso não era tão forte assim e que a Ucrânia iria sobreviver e, possivelmente, vencer.
.
Torcendo pela libertação da Ucrânia, passei a prestar atenção no que Kamil Galiv escrevia no Twitter, ficando impressionado com os seguidos acertos e bom censo.
.
Outro cara que merece ser ouvido é o ucraniano Oleksiy Mykolaiovych Arestovych, ex-militar formado em Odessa, que tem vídeos de 2010 prevendo os movimentos russos de 2022… e como seria a reação ucraniana.
.
O Ocidente, a OTAN e os EUA não estavam preparados para as ações russas.
Nós, eu e você, não acreditávamos que Moscou faria tamanha estupidez,
ou que a Ucrânia resistiria por tanto tempo… ou que seria capaz de contra atacar.
Mas ELES, os ucranianos se preparam para isso.
ELES sabiam que seriam atacados pelos ORCs russos.
.
Apesar do discurso dos putinistas, a Rússia está atacando a Ucrânia…
…e, apesar dos ganhos covardes do ataque sem aviso, está começando a perder.
.
Saudações,
Ivan, o antigo.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Caro Ivan, realmente o desenrolar do conflito até o momento é algo que o mais otimista diria ser impensável.

Afinal a Rússia demonstrou e sempre enfatizou seu poderio bélico, seja o herdado da URSS ou seus novos desenvolvimentos.

Mas até o momento tivemos um vislumbre de logística mal pensada, falta de um comando que possa definir objetivos claro, tropas que demonstram uma prontidão no mínimo duvidosa, uma demonstração muito aquém do patamar potencia militar que a Rússia sempre ostentou.

Claro um conflito desses pode se estender por meses ou anos e os cenários podem mudar, mas até o momento muito do que acreditávamos, ou ao menos do que eu pessoalmente acreditava, teve que ser revisto…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Fosse na época de Stalin, todo o alto comando Russo já teria sido executado pela incompetência (que seria alardeada como traição) e ele continuaria fazendo isso até encontrar oficiais que soubessem o que estão fazendo. Está extremamente vergonhoso para os Russos. Boa parcela de culpa é do próprio Putin que não estabeleceu objeticos claros, bem definidos e alcançáveis.

O mito da maestria militar Russa foi por água abaixo.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Leandro essa tática da época do Stálin as vezes dava resultados piores.

Como foi com o Trofim Lysenko apoiado pelo Stálin ele levou pra frente teorias genéticas duvidosas que mergulhou a URSS em um atraso monumental nessa aérea e na fome afinal suas tentativas de melhorar o cultivo e as sementes foram desastrosas, já os geneticistas e botânicos competentes foram caçados e silenciados por ir contra o que ele e o Stálin pregavam…

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Eu concordo com isso também, o que fala muito da dualidade da coisa toda. Em Guerra, Stalin teve que libertar diversos generais que se encontravam presos por suspeita de traição para voltarem à ativa porque a maioria daqueles considerados por ele como ‘confiáveis’ eram péssimos.

Isso nos mostra uma coisa bastante interessante. Em tempos de Guerra, até Stalin conseguia ser mais realista, ter mais pé no chão, que o Putin.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

O líder checheno Ramzan Kadyrov, que forneceu milhares de combatentes para a ofensiva…”
Os chechenos foram usados na retaguarda para matar russos que retrocediam.

_RR_
_RR_
2 anos atrás

Realmente impressionante…!

Com a região de Kharkov liberada, evitam-se os bombardeios de civis inocentes nos grandes centros.

Há um outro fator que está passando ao largo: a ação de partisans por trás das linhas. Não há dúvidas de que uma parte substancial da confusão russa se deve a ação desses guerrilheiros, que devem manter consideráveis tropas russas ocupadas, além de fustigar os russos nos seus eixos de avanço e recuo destruindo instalações, pontes, estradas, eliminando unidades desgarradas, e reportando a Kiev o que veem.

Tempos estranhos os que vivemos… Um comediante enquadra os gênios… Se bem que isso não é tão estranho assim. Afinal de contas, um ator (com a ajuda de uma ‘dama de ferro’) derrotou a URSS.

Enfim… os russos podem ou não lançar uma ofensiva e tal… Isso não interessa. O fato é que o atoleiro só aumenta, e a Ucrânia ainda respira.

Agressor's
Agressor's
Responder para  _RR_
2 anos atrás

RR, e o que esses civis inocentes da Ucrânia fazem trancafiados nessas cidades que estão sendo bombardeadas? Eles não deveriam estarem sendo evacuados para poderem fugirem e salvarem suas vidas?

_RR_
_RR_
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Mas a retirada de civis foi permitida, e houve evacuação ordenada onde foi possível…

E tudo também depende de até onde os russos permitem esse movimento. Em Mariupol, por exemplo, a coisa foi complicada…

Há ainda um outro fator: o ucraniano comum não é o tipo que larga sua terra por nada. Ficar e lutar é parte do senso dessa gente, como vimos com a formação de partisans atrás das linhas.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  _RR_
2 anos atrás

Outro fator a ser considerado é a inteligência que estão recebendo, deve ser coisa de um nível absurdo!

_RR_
_RR_
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Sim. Não há duvidas disso, haja visto a consciência situacional tão acurada.

É certo que eles tem a sua disposição tudo o que for possível ou viável partindo dos EUA e Europa.

Bruno
Bruno
Responder para  _RR_
2 anos atrás

O “comediante” foi HOMEM pra car…..o ! Peitou e ta ai o resultado aparecendo. Cadê que o Putinho pegou ele ? Não ia derrubar o governo ? Comediante de verdade nesse mundo chama-se Vladimir Putin. E ainda tem um montão de comediante baba ovo que vive e acredita piamente no comediantye chefe de Moscou…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Zelenski pode até ser comediante mas o piada está em Moscou!

RDX
RDX
2 anos atrás

Off topic

Hoje eu observei 4 helicópteros militares (salvo engano eram 2 UH-1Y e 2 AH-1 do USMC) sobrevoando a zona sul do Rio durante um bom tempo. O “alvo” principal deles era o Cristo Redentor. Rss. No mês passado eu observei o Mi-35 da FAB sobrevoando os arredores da base aérea do Campo dos Afonsos, também por um bom tempo. Cenas impressionantes. O Mi-35, em particular, é uma máquina que impõe respeito. Pena que foi desativado.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  RDX
2 anos atrás

A questão do Mi-35 é bem complexa e só foi desativado por problemas com a modernização há quem diga que foi devido a exigencia da fabricante de que eles teriam de ser modernizados na Russia, porem devido a invasão da crimeia os motores que são ucranianos teriam de ser trocados. Isso encareceu e muito o preço da maquina, essas foram algumas informações que circularam se é verdade ou não ai é outra historia, mas conhecendo a FAB eles tem um motivo bem cabeludo para desativar.

diogocld
diogocld
2 anos atrás

Eu acompanhava essa guerra com o interesse de quem lia temas militares, mas que achava que o conflito tinha um resultado claro: vitória russa. Agora, não só a imagem de que tinha sobre as forças russas está em cheque (exército sofrendo derrotas severas, força aérea aterrada por receio de manpads e marinha que perdeu uma de suas nau-capitânia), mas também o próprio destino do conflito não parece tão claro.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Walsh
2 anos atrás

O Santos mandou o Lisca Doido embora hoje..

Quem sabe o Putin não convida ele.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Os ucranianos estão dando uma dor de cabeça daquelas no Putin, acho que podem declarar guerra total, podem tomar a Ucrânia toda mas os russos não vão ter um dia de paz, a Ucrânia é um Vietnã turbinado.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Vietnã com Javelins, Himars, drones e o diabo a quatro, a mobilização total Russa não vem pq eles sabem disso, é arriscar trocar uma derrota menor por uma maior e talvez irreversível para o atual regime!

LUIZ
LUIZ
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Desfiles pomposos comemorando uma vitória a 77 anos é bem diferente de uma guerra real. Exposição de armas é diferente do uso em combate. Os russos vivem de um passado glorioso que orgulha eles. Exibem suas armas nos desfiles orgulho da nação russa. Acho que isso cria uma zona de conforto que se torna uma armadilha. A guerra real tem que ter engajamento em todas as frentes. O que ta faltando ao alto escalão russo. O Zelenski ta fazendo o trabalho que compete a ele como uma peça importante do ocidente pra desintegrar a Rússia. Se o Putin não tomar a frente nessa operação especial vai perder o leste,sul e até a Crimeia.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

O correto é Putin regressar suas tropas até as fronteiras definidas em 1991. Em troca teria as sanções retiradas não teria de pagar financeiramente indenizações aos Ucranianos. Se persistir nesse erro de querer seguir lutando uma guerra sem sentido vai matar tanto seu povo quanto o seu governo.

Neural
Neural
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

prevejo o caldeirão soviético mandando todos hohols de volta.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Neural
2 anos atrás

A União sovietica caiu e o caldeirão sovietico só funciona se você tiver superioridade numerica tanto em peças e equipamento quanto em tropas.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

A ofensiva ucraniana no sul foi um diversionismo para o verdadeiro o objetivo nos arredores de Kharkiv. Novamente a clássica doutrina soviética dessa vez usada pelos Ukies com diversos eixos de avanço em cada frente travando o adversário e explorando as aberturas. O sucesso ucraniano (pelo menos por enquanto) é uma realidade no entanto a falta de apoio aéreo poderá impedir que tais ganhos sejam duradouros.

Marcelo
Marcelo
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Os F-16 ainda estão sobre a mesa e a Ucrânia diz que não quer os A-10. Mas pode ser que os dois venham a atuar em conjunto nos céus ucranianos. Seria um apoio aéreo forte para ataque ao solo e para bombardeios atrás das linhas russas.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

a aviação russa aparentemente não está conseguindo ser eficiente na zona de combate. Por outro lado caças ucranianos atacam posições russas em Kherson.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

parece que o Jeito vai ser declarar guerra mesmo e usar tudo o que tem

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

Um documento interno do ministério das finanças da Rússia diz que morreram quase 50 mil soldados russos até o final de agosto.

O Twitt e o documento está no link abaixo pra quem quiser conferir, parece que é verídico mesmo.

https://twitter.com/mbk_center/status/1568174194243915776

https://pbs.twimg.com/media/FcNF_nDXEAE96Jg?format=jpg&name=900×900

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Se for verídico, os Russos perderam em seis meses, quase o que os americanos perderam em toda a Guerra do Vietnã.

Bruno
Bruno
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Ja já Patrício , Machado e seus apelidos aparecem pra desmentir…rs

Hcosta
Hcosta
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

E os números fornecidos pela Ucrânia são parecidos….

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Pode somar mais 100k de fora de combate por motivos variados!

Marcelo
Marcelo
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Há rumores de mais de 53 mil soldados mortos e três vezes esse número de feridos.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/is-the-russian-military-just-giving-up-in-ukraine-it-feels-like-it/

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

É um desenvolvimento bem interessante e fortuito. Os Ucranianos agora tem que tomar cuidado para não se deixarem levar pela empolgação e se extenderem demais. Espero que estejam focando em objetivos bem definidos para que possam ter posições bem defensáveis, mas sem deixar de explorar ganhos oportunos.

Mas foi algo bem avisado. A mais de um mês que todo Mundo noticia que os Ucranianos estão se preparando para ações ofensivas na área de Kherson, dando tempo mais do que suficiente para os Russos mobilizarem tropas de outros setores para lá, esvaziando outras áreas. Parecia óbvio que o objetivo principal do ataque não seria em Kherson, mas em algum outro lugar e estamos vendo o resultado aí.

Se essa proporção de 8 x 1 for verdade, significa que os Russos tem ISR absolutamente PÉSSIMO, enquanto que os Ucranianos parecem ter excelente apoio ISR tanto por meios próprios quanto por informações repassadas pela OTAN, o que provavelmente significa que terão informações de sobra para poderem passar para a Defensiva quando for necessário.

Para quem esperava que a Rússia fosse aprender rapidamente com seus erros e sua péssima estratégica e tática iniciais, eu fiquei surpreso de que a incompetência Russa ainda é predominante por lá. Ainda julgo que ulteriormente a Rússia se fará predominante, mais por uma questão de tempo para mobilização e treinamento (mesmo que básico) de um número de efetivos eventualmente superior, isso por si só ainda está bastante incerto, dado os últimos acontecimentos. Se os Ucranianos conseguirem resistir ao longo do inverno e continuarem à melhorar suas posições e acumularem material bélico ocidental para continuarem à causar atrito para poderem lançar novas ofensivas no futuro, então a coisa pode ir ainda pior para a Rússia.

Torço para que eles consigam expulsar os invasores, mas vai ser uma tarefa longa e tortuosa.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Os ucranianos avançaram muito além do esperado e vão ter que parar para consolidar as posições conquistadas. Precisam descansar, repor suprimentos e recarregar munições.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

As imagens mostram sinais de uma debandada dos russos na região de Kharkiv. Deixaram para trás peças de artilharia, tanques de guerra, veículos blindados, drones, munições, etc. Go back home, russians.
https://www.google.com/amp/s/www.rferl.org/amp/ukraine-war-abandoned-russian-equipment/32029623.html

Machado
Machado
2 anos atrás

Desconfio fortemente que muitos desses soldados ucranianos não são ucranianos. Provavelmente militares de outros países da Otan. Tá na hora da Rússia jogar sério mesmo. Chega de brincadeira. É guerra total. Acho que os ucranianos queriam isso mesmo como forma de influenciar a opinião internacional e demonizar os Russos. Se querem o inferno dê o inferno pra eles

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Machado
2 anos atrás

ahaha

E vale a pena para os russos lutarem para reconquistarem de novo o mesmo território com uma população que n é simpática a eles e contribuiu em muito para a situação atual ?

O que os russos tem que lidar agora é com o seu demônio interior( menino Vlad), tocá-lo fora do poder e colocar uma liderança que foque na reconstrução do país.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Machado
2 anos atrás

Acho que os Russos não precisam de nenhuma ajuda para serem demonizados. Eles fazem isso com maestria por conta própria.

Pedro
Pedro
Responder para  Machado
2 anos atrás

Moscou e São Petersburgo já estão querendo a cabeça do Putin inclusive

Marcelo
Marcelo
Responder para  Machado
2 anos atrás

Desconfio que os soldados ucranianos estão melhor equipados, mais bem treinados e muito putos com os russos.

Nickless
Nickless
Responder para  Machado
2 anos atrás

O que seria jogar serio? querer recuperar aquelas áreas e sofrer pesadas baixas de novo? Os russos abandonaram dezenas de equipamentos em bom estado, praticamente rearmaram os ucranianos naquela área. tem video que os soldados deixaram até passaporte pra trás, foto de namorada e etc.

Walsh
Walsh
Responder para  Machado
2 anos atrás

Verdade, como estes ucranianos são abusados né? Não deixem os russos salvá-los deles mesmos e ainda tem a audácia de se defender!

Marco Antonio Oliveira
Marco Antonio Oliveira
Responder para  Machado
2 anos atrás

Se você tem toda essa sede de sangue, pega em armas e vai até lá. Calça frouxa

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Machado
2 anos atrás

O melo do exército Russo é:
“Eu não preciso de ninguém pra fazer M comigo, eu não preciso de ninguém pra fazer M comigo, eu sozinho, eu sozinho coloco minha vida em perigo!”

Antonio Cançado
2 anos atrás

Quando isso começou eu disse que a Rússia iria perder a guerra, disse isso aqui, inclusive, só não imaginava que os russos seriam postos pra correr com o rabo entre as pernas pelos ucranianos.
Povo valente, esse.
Aliás, americanos postos pra correr do VietNam, soviéticos postos pra correr do Afeganistão, OTAN (EUA, né?) posta pra correr do Afeganistão, e agora russos postos pra correr da Ucrânia.
Acho que tá na hora de parar com essas invasões, né? O mundo é outro, isso não tem mais lugar.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Responder para  Antonio Cançado
2 anos atrás

Ainda vai ter mais uma. Chineses postos pra correr de Taiwan

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Pegaram imagens de um pátio de reparos russo e tão dizendo que foram veículos destruídos em combates…….kkkķkk
Essa midiOtan não tem limites

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

A ginástica mental deve estar dando cãibra…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Esse é putinete assumido, se a Rússia se retirar da Ucrânia amanhã ele comemora vitória para o Putin!

Hcosta
Hcosta
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Ninguém diz isso. O que dizem é que foram abandonados o que é pior…

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
2 anos atrás

A Ucrânia está perto de retomar Kherson, as unidades russas estão negociando a rendição

https://twitter.com/ChuckPfarrer/status/1569338519302148101/photo/1

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

um alto funcionário deve ter quanto de altura 2 metros.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

E ai Niltinho…

Conta ai como está o Z batendo no U pra gente…

Bruno
Bruno
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Deixa o lunático no mundo dele em paz…..

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Os caras tão usando HARDOX 500 como placa protetora, revestida com polímero anti-estilhaço.
.
7.62 x 39 mm não dá conta de uma chapa de 10 mm desse bicho aí não, rsrsrsrs…

IMG_20220913_001411.jpg
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Mesmo as placas chinas vendidas no AliExpress seguram o 7,62×39…

É justamente a popularização destas placas que estão fazendo os americanos aposentarem o M4 e o 556

Bardini
Bardini
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Do artigo: Ballistic Resistance of Steel Plate Hardox upon Impact of Non-Penetrating Projectiles
.
Aqui se trata do HARDOX 450, com chapa de espessura de 10 mm.
.
The plate of mentioned thickness is able to safely stop non penetrating bullets with impact energy 3 000 J to 4 000 J (depending on calibre) and non penetrating bullets even with the impact energy to 6 500 J in sloping direction. However, the plate is not capable of withstanding the impact energy of 3 000 J and more using armour piercing bullets.
.
Fico imaginando o quão complicada fica a situação de uma força, se ela resolver renovar o armamento padrão, trocando um fuzil 7.62 x 51 mm de cano longo, por um 5.56 x 45 mm de cano curto…

Nickless
Nickless
Responder para  Bardini
2 anos atrás

deve ser melhor que aquelas enferrujadas com dada dos anos 90 que apareceram esses dias. kkkkkkkkkkk

Wellington jr
Wellington jr
2 anos atrás

Segundo Imagens no Telegram mais um Su-30SM caiu na zona de combate.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

O conflito na Ucrânia vai entrando na terceira fase. Os ganhos militares ucranianos são substanciais e surpreendem até os apoiadores mais otimistas. É muito provável que a ajuda militar do ocidente vai aumentar tanto em termos financeiros quanto em capacidade militar dos equipamentos.
https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/commentisfree/2022/sep/12/the-guardian-view-on-ukraines-counteroffensive-a-stunning-breakthrough

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Será que ATACMS já estão na Ucrânia? Os EUA enviaram os AGM 88 Harm na surďina. Esses mísseis permitiriam às tropas ucranianas atacar alvos localizados dentro de um raio de pelo menos 300 Km.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/atacms-the-weapon-ukraine-could-hit-russia-with-from-186-miles-away/

Hcosta
Hcosta
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Acho que não. Se assim fosse já teriam atacado as bases aéreas na Crimeia, portos, etc… e a ponte que liga a Crimeia à Rússia.

A não ser que queiram guardar essa capacidade para mais tarde, após a conquista da região de Kherson, ou seja, até à fronteira da Crimeia. Usar no último momento para não dar hipótese de repor as defesas.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

A questão da ponte é complicada, vc não acua um animal sem saída, imagine que nem todos os Russos vão se render, alguns vão lutar até a morte se não tiverem uma rota de fuga, é um equilíbrio complicado, eles só vão destruir a ponte quando a vantagem para atropelar estiver garantida!

Chevalier
Chevalier
2 anos atrás

Os soviéticos já acusaram os ucranianos de serem nazis novamente por essa bem sucedida e histórica blitzkrieg? Hahaha.

Marco Antonio Oliveira
Marco Antonio Oliveira
2 anos atrás

“Alto funcionário afirma que tropas ucranianas eram oito vezes maiores que as russas em Kharkiv”

Começou o choro… kkkkkk


Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Não gostar da Rússia e estar contra a batalha, é uma coisa, agora procurar não entender o que se passa é outra.
1 em cada 3 envolvidos nesta operação em Kharkov é da NATO.
A Ucrânia apareceu com um exército 4 a 5x superior ao russo.
O principal objetivo da NATO e de Kiev consistia na destruição das brigadas presentes em Balakleya, Kupyansk e Izyum.
Foi registado um fracasso, pois a Rússia retirou para posições defensivas, optando por chuvas de Iskanders (mísseis de precisão), eliminando 13 brigadas ucranianas.
50% da infraestrutura crítica da Ucrânia foi destruída, 4000 mortos e 8000 mil feridos. E isto em duas horas.
As brigadas: 113, 46, 93, 92, 24, 59, 64, 60, 35, 53, 114, 14 e 36 foram demolidas.
A AFU tentou uma operação em Kherson e outra em Donetsk, e foram destruídos.

Henrique
Henrique
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

atá.. vai me dizer quentão que te uma foça de 9000 3k é da OTAN? kkkk
.
Então tem tropas da OTAN matando russo dentro da Ucrânia e Rússia ta de boa assim…
.
Não…. OTAN só ta dando armas e informação pra Ucrânia, quem ta puxando o gatilho é Ucrânia em solo mesmo. Se a Otan estivesse nesse nível de atuação que vc imagina ela ja teria colocado tropas na Finlândia e na Geórgia.
.
A AFU tentou uma operação em Kherson e outra em Donetsk, e foram destruídos.
.
as trocas de terreno discordam de você em Donetsk/kharkiv. Em Kherson vamos esperar pra ver se Ucrânia mata mais russo ou eles se rendem já que a estratégia é mesma dos últimos 200 dias… desgastar e desmoralizar as RFA

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Muita gente, como você, desistiu de fazer contas.
A Ucrânia diz estar passeando numa zona de 6 mil kms2. Cara, o oblast de Kharkiv tem 31 mil kms2.
1 em cada três soldados que surgiu nesta frente vem de nações da OTAN. Isso tá confirmado.
Por último, se liga: os EUA já começaram a recuar nessa “contra-ofensiva”, pois tão reparando que a Rússia está destruindo com Iskanders as brigadas da AFU. O Blinken acaba de dizer que “ainda é muito cedo para conclusões”…
Deixem de fazer figuras de rapaz propaganda.

Daniel
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

chora menos Mateus: se precisar te passo site russo onde especialistas russos confirmam as derrotas e a preocupante situação, pedindo inclusive que o povo reze pelos soldados russo

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Você acha que eu é que tou chorando?
Tu é que persistem em confundir cascata de informação com vitória militar, rejeitando a realidade.
Os Iskanders estão dizimando a AFU. Não sabe, não?
Continue aí, sendo campeão do Twitter.

Henrique
Henrique
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

uma dica tua pra você
.
Deixem de fazer figuras de rapaz propaganda.
.
não vai cair o pix rublo esse mês garoto… para de sonha com quem não existe… corre pro “führerbunker”, o slow ta lá junto com o patrício

leandro
leandro
Responder para  Henrique
2 anos atrás

o nick77 também

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Cara, tou certo que você fez o mesmo espetáculo aquando a tomada da Azovstal e da Azot.
Agora recuperou a coragem e veio ajudar os campeões do Twitter, mas a realidade não se compadece com garotos Morumbi.
Rússia tá mesmo ganhando.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Normal que toda a prostituta yankee acredite que os outros também estão se prostituindo.
Mantenha a cadência e o nível do debate, porque o intervalo escolar já terminou.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

O mateus/luigi, como calcularam baixas ucranianas se recuaram?? Só da para saber as baixas quando se ocupa o territorio do conflito.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Rogerio
2 anos atrás

Longe vão os tempos em que me preocupava em responder para caras como você.
Vou repetir: você é mais um que fez figuras tristes quando a Azovstal e a Azot caíram e agora vai fingindo que não perdeu em toda a linha.
Saudades do batalhão Azov? De resto, veio com o mesmo truque de sempre: repleto de vídeos, imagens, dados do Twitter mas sem qualquer relação a realidade dos factos: Rússia tá mais próxima da Novarussia que o Zelensky de recuperar a bola de gud de trombadinhas com fome.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Alguns voluntários e um ou outro consultor/instrutor, no mais o choro é livre, a Rússia está tomando um sufoco e como dito na primeira semana de guerra, vai perder o conflito, só paira a dúvida sobre a Criméia!

Bardini
Bardini
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A pessoa tem que estar muito no fundo do poço, pra comprar esse tipo de groselha.

Bruno
Bruno
Responder para  Bardini
2 anos atrás

No jogo WAR dele é asssim! Só vale o lado russo…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Faça as contas e deixe de molecagem.
E nas contas, quanto é que Zelensky perdeu? E quanto Putin ganhou?
Quer falar em recuperação? Quanto foi que Zelensky recuperou e com que custo?
Já fez? Entendeu? Tu tá ganhando? Acha? Então tu tem que voltar para a primária.

Daniel
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Prezado Bardini, mesmo na derrota ele acredita que está vencendo…nem os russos estão tão otimistas assim

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Você tá vendo a vitória por ser infantil, baby tv

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Outro que tirou férias depois da derrocada de Donetsk e agora vai fingindo que não entende de matemática e geografia.
Grande fracasso, pois a AFU nem conseguiu cercar os russos e ficou lambendo Iskander por todos os lados.
Blinken já recuou e não falou para vocês. De resto, tu tem que fazer as contas: Zelensky não tem como recuperar nada e deve começar a lutar para não perder ainda mais.

Nickless
Nickless
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

hahahaha, cara esse blog é o melhor, os caras tem números ,muitos números, parece o Ciro gomes, ai depois vão checar os números, tudo engodo. fera, quanto vc ganha pra falar essas bobagens? se os russos pagar bem eu viro propagandista da mentira russa tambem.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Muita conversa para ver se entra na Zorra Total.
tu já fez as contas? Vai fazer e deixa de bobagem.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Ainda pensei que o comentário anterior, com outro nick, fosse brincadeira. Afinal o caso é pior do que eu pensava…

Acho que nem os Russos mais lunáticos chegam a este ponto.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Cara, brincadeira é sujeito que nem você, que na idade adulta em vez de fazer contas, tá brincando de torcedor.
Zelensky não tem como recuperar os mais de 150 kms2 perdidos e muito menos os 31.415 kms2 de Kharkiv.
Falar em 6 mil kms2 ou 8 mil kms2 é desespero.
Crescer não é opção.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Você é da escolinha do professor Raimundo? É que também não tem piada.
Faça as contas e deixe de imitar o papel ridículo que outros foram papagaiando aquando a tomada de Mariupol e de Donetsk.
Vocês estão perdendo. Hora de parar o espetáculo. Estão em negação, tal e qual torcedor do Fluminense quando aquele clube desceu de divisão.

leandro
leandro
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

xings, xings…de novo ?o que estamos vendo é bem diferente disso.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  leandro
2 anos atrás

Tu ficou paranoico com esse tal Xings?
Perdeu a namorada para ele, foi?

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Hilario, se eles recuaram como puderam contar as baixas? Sairam correndo e largaram td p/ trás.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Expor números numa guerra faz parte do teatro. Todos fazem e isso é normal. O efetivo russo em Karkiv era muito pequeno em torno de U1O x R1. Então recuar foi a melhor opção.

Allan Balbi
Allan Balbi
2 anos atrás

Rapaz, eu estou muito feliz com essa situação, sempre torci pela Ucrânia. A meu ver, a Rússia vai perder essa guerra, os ucranianos lutam pela família, pelo seu território, por seus filhos e liberdade, a moral deles é elevada… Já os Rusos lutam por um velho que afastou os soldados de suas famílias e os mando para morrer na guerra… Era só o Putin sentar na mesa com Zelenksy e conversar, e toda essa guerra seria evitada…

o Grande avanço Russo se deve mais pelo ataque surpresa, sim até os mais criticos falavam que a Rusia não ia atacar….. Foi um ataque covarde e sem aviso….

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Eis um video com um exemplo de consciência do campo de batalha. Mostra o fogo de artilharia de 155 mm corrigido por drone de um obus M777 da artilharia ucraniana destruindo um BMP-2 IFV russo. O artilheiro tinha informação do campo de batalha em tempo real e foi ajustando os disparos.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/watch-ukraine-is-destroying-russian-armored-vehicles-using-drones-and-u-s-made-artillery/

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

As tropas russas deixaram para os ucranianos peças de artilharia intactas. Durante o avanço ucraniano, os soldados russo foram pegos de surpresa e só tiveram tempo de vestir as calças e correr o mais rápido possível.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/watch-russia-has-abandoned-some-of-its-most-powerful-artillery-in-ukraine/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Os EUA, para não passarem vexame, tão avisando ser “muito cedo para avaliar a operação na Ucrânia”.
Claro, já chegou o relatório do efeito dos Iskanders nas brigadas da AFU.
A Rússia rebentou com mais três brigadas ucranianas.
A brigada mecanizada 95 de Assalto Aerotransportada de Slavyansk; a 115a brigada mecanizada Artemovsk; e, a 53a brigada mecanizada de Kurdyumovka, na região de Donetsk.
São 16 brigadas em 3 dias, totalizando 800 mortos, hoje, mais 4000 nos últimos 2 dias.
Não esquecer os mais de 8 mil feridos

Daniel
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

calma mateus: a notícia do momento é soldados russos fugindo desesperados, abandonando armas, tanques e até máquinas de lavar roupas roubadas…não tente mudar o rumo da narrativa

Pedro
Pedro
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Melhor é essa narrativa que os russos recuaram vencendo..fica meio difícil….

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Quem estudou vai saber fazer as contas. Quem andou passeando na primária, vai fazer de papagaio yankee

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Que você opte por ser vassalo da comunicação social ocidental e abdique de pensar pela própria cabeça, a opção é sua.
Não procure é impor a sua fantasia infantil coadjuvada pela realidade paralela da CNN Baby TV como se fosse realidade

Nickless
Nickless
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Vc acusa o outro de vassalo da comunicação do ocidente, mas vc é um vassalo da propaganda russa que propagandeia mentiras e fantasias aqui. qual a diferença? ja sei, vc ganha dinheiro com isso certo? hahaha

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Nickless
2 anos atrás

Outro que resolveu delirar perante a derrota.
Falsidade é você não saber fazer contas e pousar de inteligente.
Cara, me diz: quantos kms2 perdeu Zelensky nos últimos 6 meses?
E quantos kms2 recuperou?
E tu tá fazendo festa? Se calhar porque errou na conta.
A Ucrânia “já era” e não tem como recuperar o terreno perdido. O resto é ignorância travestida de sabedoria.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Mais um que fugiu ao ensino primário.
Tu ainda não entendeu que a Ucrânia perdeu território e nunca mais vai recuperar o mesmo? E que esses 6 mil kms2 são uma ninharia normal num conflito dessa dimensão, onde Kieve perdeu mais de 150 mil kms2?
Cara, vai estudar e deixa de ser panfletista.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Tchê, tu não consegue trazer alguma informação dessas, só uma, com uma fonte, um print, uma imagem ou qualquer outra coisa que confirme esses números?
Parece completamente aleatórios.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

Cê quer que eu faça o trabalho de casa por ti?
Vai crescer, menino.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

O ônus de postar a fonte é de quem posta a informação. Caso contrário fica parecendo que a fonte é você mesmo, seja inventado ou real.

Bruno
Bruno
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Daqui a pouco ele aparece com 2 trilhões de mortos, outros bilhões de feridos….
É a comédia no Forte em pessoa !

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Normal que você fique assim, tu já viu “garoto propaganda” ficar contente por ver a sua falsificação desmontada?
É a vida.

Walsh
Walsh
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

O próprio Putin ligou pra ele para passar esta informação, é fonte quentíssima… hahaha

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Walsh
2 anos atrás

Tu já conseguiu o emprego de faxineiro nos EUA?
Entenda o seguinte: leia mais em vez de ficar balbuciando propaganda pró DC.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Ónus da fonte para cidadãos que são fanáticos pelos EUA e incapazes de pensarem pela própria cabeça, comparando informação?
Essa figura de adolescentes em idade avançada é penosa. Fiquem aí competindo com o Loro José, papagueando propaganda do de Washington DC

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Então como diferenciar propaganda de um lado ou de outro se não há fonte para ser verificada?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Tá perguntando isso por curiosidade ou porque caiu da cama?
Se você e os acéfalos acima não conseguem entender que a Ucrânia perdeu território equivalente a vários países europeus e nunca que conseguirá recuperar isso, mesmo com essas campanhas mínimas, e que isto se traduz em derrota para Kiev, então tu não vai conseguir distinguir nada de nada.. nem tu, nem esses caras aí em cima.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

Eu tenho a fonte dele.

é ARIAL 12

em negrito ainda, igual ai em cima.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

É isso aí. Entretanto os EUA não estão precisando de faxineiros.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Nuk77 é você? rsrs..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Tu também perdeu a noiva para o Nuk77? Foi?
Se foi, me libera dessa e partilha tua psicose com outro.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Todo mundo trazendo fontes, na outra matéria eu postei um monte de equipamentos Russo abandonado e tu vem aqui trazendo achismo achando que vai convencer alguém

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Tu acha que achismo tem “número da brigada”?
Vai investigar em vez de tentar obter coisas de borla.
Depois tu vai vir com aquela conversa de que fonte russa é propaganda e não vale.
E mais más notícias para você, a Rússia tá rebentando geral com a Ucrânia.

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Número da brigada ? Única brigada que deves conhece é a brigada do castelo dos Comandos em Ação….e olhe lá. Ai o delírio é total.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Vou continuar delirando, vendo as brigadas da AFU chupando Iskander que nem picolé.
Depois, os caras que nem você, vai fugir com o rabo entre as pernas como se viu na Azovstal e na Azot.
Vieram com toda a propaganda e depois, fugiram.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Acho que não. Um pouco de informação faz bem para colocar as coisas nos devidos lugares. Nesse momento os russos estão tomando um pau dos ucranianos.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/ukraine-routed-russia-in-one-week/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Tão tomando pau? com que resultado?
Vocês diziam que os russos não avançavam, usando a vossa calculadora.
Agora que os ucranianos avançaram 6 mil kms2, já é muito?
Façam a conta e deixem-se de infantilidades.
A Ucrânia perdeu em 6 meses mais de 150 mil kms2.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Ou filhão tu fugiu da Escola? 16 brigadas da mais de 40 mil soldados! Os iskander nem se a Rússia tivesse centenas disponível conseguiria tal feito. Fora que você se auto desmente ao afirmar que foi só 4 mil mortos e 8 mil feridos. Nem o IntelSlava é tão otimista nesse número, segundo o próprio a Ofensiva em geral custou entre 2500 e 3000 soldados entre mortos e feridos para os Ucranianos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Wellington, o cara surtou… melhor nem insistir.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Leandro Costa
2 anos atrás

Fico feliz que você tenha retornado das férias.
Andou sumido após ter feito papéis patéticos de promoção da Azovstal em Mariupol e da Azot em Donetsk.
Agora, retomou para fazer o mesmo número circense em Kharkiv.
Tu não aprende com a derrota?
Vai estudar os fenómenos em vez de ser torcedor e faxineiro.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

E quem falou para você quer perder brigada significa perder todos os soldados?
Mais um que necessita de aulas de literacia militar e vai fazendo o papel de crocodilo com muitas horas fora da água.
Outro ponto, tu já viu que a iniciativa ucraniana perdeu o fôlego?
Já estão recuando e você, vai fazer o passo da cobardia: vai sumir de novo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Cara 16 brigadas são quase 40 mil soldados, como 16 brigadas foram aniquiladas se só tiveram 12 mil baixas como você mesmo afirma? Chega se rburrice esses números apresentados por você. Isso você alegando ser tudo iskander kkkkkk se você falasse que foi Tos com termobaricas bombardeando centenas de KM de posições Ucranianas numa faixa de 1km precisariam de centenas de milhares de misseis atacando dia e noite e mesmo assim não chegaria a esse número tão absurdo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Cara, tu merece a mesma resposta:
Fico feliz que você tenha retornado das férias.
Andou sumido após ter feito papéis patéticos de promoção da Azovstal em Mariupol e da Azot em Donetsk.
Agora, retomou para fazer o mesmo número circense em Kharkiv.
Tu não aprende com a derrota?

  • Vai estudar os fenómenos em vez de ser torcedor e faxineiro.
leandro
leandro
2 anos atrás

ué…tu, o mateus e outros aqui estão de copia e cola?

ou são tudo o xings postando a mesma coisa do escritorio do sindicato?

Carlos Crispim
Carlos Crispim
2 anos atrás

Que converda fiada mais 171…8X kkkkkkkkkkkk

Alfa BR
Alfa BR
2 anos atrás

Você realmente acredita nisso? Realmente?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Mais coisas que a CNN e o Twitter não mostram, muito menos as fontes viciadas onde os engraxadores dos EUA não investigam:
Rússia acaba de tomar 2/3 de Kupyansk.
Rússia já domina 2/3 de Krasny Liman.
Rússia retoma Oskol.
Rússia desfez os restos das seguintes brigadas ucranianas (com mísseis Iskander): 95, 115, 53, 35 e 14.
Ofensiva ucraniana começa a perder fôlego e com muitas baixas.
Algo esperado, mas que apenas o desespero de Zelensky e tentativa de protagonizar momentos de antena nas redes sociais, assim não indicavam

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Suas fontes senhor da verdade….

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Minha fonte é: espere e você vai ver in loco!

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Não tem fonte. Simples. Delírios de um russófilo apaixonado por um ditador. Somente isso.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Do que vale ficar trocando insultos com você que se calhar foi esquecido na creche pelo papai e mamãe e tá teclando por se sentir sozinho? De nada.
Vai esperando para ver e use a internet de forma positiva, investigando… em vez de ser boca de aluguer no copy e paste

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte: blá blá blá

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Bla bla bla que tá fazendo efeito em você ao ponto de estar aqui comentando.
Tá vendo os EUA e a Ucrânia falarem mais na ofensiva?
He he he!

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte: blá blá blá

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Outro que já tá isolado.
Tá vendo o que dá ser faxineiro da OTAN?
Tá vendo mais alguém falar na ofensiva?
Pois, rei do bla bla bla… ficou com a vassoura na mão.

Bruno
Bruno
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Sem fontes…simples.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Bruno
2 anos atrás

Cê já tá isolado.
Tá vendo os EUA e a Ucrânia falarem mais na ofensiva?
He he he! Foram cilindrados, novamente.

Pedro
Pedro
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

ou seja..não tem fonte…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Pedro
2 anos atrás

Tá vendo os EUA e a Ucrânia falarem mais na ofensiva?
He he he!
Foram copiosamente varridos.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Link das fontes e fotos, por favor. Senão vou pensar que é fake news. I see russians running faster than wind.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Cara, tu enquanto bom engraxador dos sapatos americanos, pode pensar o que bem entender.
Teu chefe, o Blinken, já recuou. Tá dizendo que é cedo demais para avaliar a ofensiva do Twitter.
Tá vendo os EUA e a Ucrânia falarem mais na ofensiva?
He he he! É melhor deixar de fazer papéis ridículos e aceitar o facto: bondão tá passando em cima de Kiev.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Fonte: blá blá blá

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Fonte: texto que marcou você e fez tu calar o bico, pois a propaganda não passou.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Os projéteis guiados Excalibur já estão na Ucrânia. Um drone marca um alvo, um obus dispara um Excalibur e o alvo é destruído. É o medo desse tipo de arma que está fazendo os soldados russos largar tudo para trás e correr mais que o vento.
https://www.google.com/amp/s/bulgarianmilitary.com/2022/09/11/us-excalibur-shells-give-ukraine-a-huge-advantage-russian-expert/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Desitiu dos HIMARS, foi? Ou dos Stingers ou dos Javelins?
Tu vai ter que aceitar o facto: falta pouco para a NATO entrar diretamente no conflito, pois esse equipamento de teste, não tá garantindo nada.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Esqueceu dos Bayraktar, dos Starstreak, dos Brinstone, dos Harpoons, dos AGM 88 Harm, dos M777, dos PzH 2000, dos Caesar, dos Crab, dos Guepard, dos M270 MLRS, etc, etc, etc. A lista de armamentos é longa e, em conjunto, com sistemas de detecção eficientes e de comunicação rápida, estão ajudando as tropas ucranianas a detonar as tropas russas na Ucrânia. Don’t cry, baby.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Tu já anda com esse papo furado há 6 meses: Stingers, Javelins, HIMARS… conversa fiada.
O resultado é claro: tu perdeu mais de 150 kms2 em 6 meses e se perder a mesma proporção nos próximos 6 meses, lá se vai metade do país.
É esse o seu problema, tu não tá fazendo as contas.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

As tropas ucranianas avançaram sobre o território dominado pelos russos muito alem do esperado e vão ter que parar parar para consolidar as posições conquistadas. Provavelmente vão renovar as provisões e receber mais munições. A contra ofensiva foi planejada para ser lenta e consistente.
https://www.19fortyfive.com/2022/09/ukraine-routed-russia-in-one-week/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Onde? Nem tu consegue dizer.
Tão sendo repelidas e tão recuando.
A Ucrânia não tem poder humano e muito menos poder de fogo para conquistar e manter o que quer que seja.
Deixe de partilhar sonhos misturados entre os delírios americanos e as pretensões dos seus vassalos.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Os russos deixaram tudo para trás e devem ter borrado as calças durante a fuga. O medo pode afouxar os esfincters e aí já viu, né? Os ucranianos agradecem os armamentos intactos. Welcome to ukraine.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

“Deixaram tudo para trás?”
Tu não tem vergonha de repetir propaganda que já passou em Bucha e em Kiev?
Você tem que deixar de ser infantil.
Os russos evitaram o cerco ucraniano, onde os mesmos anunciaram ter cercado 10 mil russos. Onde estão os 10 mil russos cercados?
Isso tu não fala.
Agora se prepara para a resposta, isso sim.