Biden assina documento de ratificação dos EUA sobre a adesão à OTAN para Suécia e Finlândia
O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou documentos de ratificação endossando os pedidos da Finlândia e da Suécia para ingressar na OTAN.
Biden disse que a entrada esperada dos dois países nórdicos na aliança assim que receberem o apoio de todos os 30 membros será “um momento decisivo” para a Otan e “para maior segurança e estabilidade não apenas da Europa e dos Estados Unidos, mas do mundo.”
Biden assinou os documentos – formalmente chamados de instrumento de ratificação – em uma cerimônia na Casa Branca em 9 de agosto.
A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à OTAN em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Eles concluíram as negociações de adesão com a aliança no mês passado.
O Senado dos EUA apoiou a expansão por uma votação de 95-1 na semana passada. Tanto os democratas quanto os republicanos aprovaram fortemente a medida, descrevendo a Suécia e a Finlândia como importantes aliados cujos militares modernos já trabalhavam em estreita colaboração com a Otan.
Biden disse que os dois países se tornarão “novos aliados fortes, confiáveis e altamente capazes” ao assumir o “compromisso sagrado” com a defesa mútua na aliança transatlântica.
Biden entregou as canetas que usou para assinar os documentos ao embaixador da Suécia nos EUA, Karin Olofsdotter, e ao embaixador da Finlândia nos EUA, Mikko Hautala, que testemunharam a assinatura junto com membros do Congresso e a vice-presidente Kamala Harris.
Biden disse que a Finlândia e a Suécia têm “instituições democráticas fortes, forças armadas fortes e economias fortes e transparentes” que agora reforçariam a Otan.
Ele também elogiou a Otan como “a base da segurança americana” e disse que os Estados Unidos estão comprometidos com ela.
A Rússia do presidente russo, Vladimir Putin, por outro lado, “destruiu a paz e a segurança na Europa” ao invadir a Ucrânia. “Putin pensou que poderia nos separar… Em vez disso, ele está conseguindo exatamente o que não queria.”
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em comunicado que os Estados Unidos apreciam a ação rápida dos aliados da Otan que já ratificaram os protocolos de adesão” e incentivam todos a concluir o processo em breve”.
Até a semana passada, sete países membros – República Tcheca, Grécia, Hungria, Portugal, Eslováquia, Espanha e Turquia — ainda não concordaram formalmente com a entrada dos dois países. Apenas a Turquia levantou formalmente uma objeção, exigindo certas concessões da Finlândia e da Suécia para apoiar suas filiações.
Blinken também disse que o compromisso entre os membros da Otan com o Artigo 5 do tratado de fundação da organização permanece “rígido”.
O Artigo 5 diz que os membros da OTAN devem considerar um ataque a um membro da aliança como um ataque a todos, comprometendo cada membro a defender todos os outros no que a OTAN chama de espírito de solidariedade dentro da aliança.
“Os aliados estão unidos em sua missão compartilhada de defender a comunidade euro-atlântica, deter a agressão, projetar estabilidade e defender os valores da Otan de democracia, liberdade individual e estado de direito”, disse Blinken. “Também continuamos firmemente comprometidos com a política de Portas Abertas da OTAN e em fortalecer ainda mais nossa cooperação bilateral de defesa e segurança”.
A Rússia citou as ambições da Ucrânia de ingressar na Otan como uma das principais razões para o lançamento da guerra em fevereiro. Putin disse em maio que, embora a Rússia não veja a decisão da Finlândia e da Suécia de ingressar na Otan como uma ameaça, a implantação de infraestrutura militar nos países pode desencadear uma resposta de Moscou.
FONTE: Radio Free Europe/Radio Liberty
Agora vão parar a Rússia.
Adicionaram uma população que é menos da metade da R.M. de São Paulo e Forças Armadas que dão dentro do Maracanã.
Quem dera se o BR tivesse o mesmo grau de desenvolvimento da Finlândia ou da Suécia, com toda certeza teríamos uma quantidade menor de pessoas como você. Pessoas que vendem até a mãe por uma ideologia que matou dezenas de milhões de seres humanos no século XX.
Para defender a Rússia e congêneres só se valendo de muita manipulação de dados e fatos.
A Rússia já foi parada por um paisinho chamado Ucrânia.
A invasão da Ucrânia entrará para a historia como uma das decisões mais idiotas de um líder da Rússia, nem nos tempos da guerra fria a Finlândia e a Suécia se uniram a OTAN, mas seu Putin com seus delírios de potencia colonial atrasada, conseguiu fazer o que nem a URSS fez, unir a Europa contra os interesses russos.
Vai te informar direitinho Nutella
Golpe de quem Ucranete, que diferença faz Suécia e Finlândia, tua Ucrânia tá levando porrete e tu só asneira.
Eles devem enviar uns F22 para reforçar o flanco da Finlândia. Isso deve atrapalhar as férias do Putin em São Petesburgo que fica na fronteira com a Finlândia. Realmente não foi uma boa estratégia.
E daí? Se utilizasse metade do tempo que gasta falando abobrinha em algo útil, provavelmente teria uma vida tranquila, sem precisar mendigar. Já são quantos anos na batente, 5?
A Finlândia JÁ parou a tua URSS, comuna.
São tão fracos assim? Agora a Russia invade a Finlândia de vez! Ou não?
“Por enquanto, a maioria das contribuições da Finlândia e da Suécia para a OTAN são estratégicas: no caso de um confronto com a Rússia, a OTAN terá agora acesso a dezenas de bases aéreas e navais na Escandinávia e no Mar Báltico. A Suécia engloba grande parte do Báltico, e sua inclusão na OTAN praticamente liga todas as nações que fazem fronteira com o Mar Negro, em um anel completo de aliança. Também tornará a capacidade da Rússia de projetar poder militar na região muito mais difícil. Enquanto isso, a Finlândia tem centenas de peças de artilharia de primeira linha que podem contribuir para a força de resposta da OTAN.” fonte: Hoje no mundo militar
Muito chororô….Putin o mago enxadrizta…conseguiu aumentar a OTAN e torná-la mais poderosa. Tá na hora do Putin criar uma aliança: Rússia, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, Irã e mais algumas ditaduras e países com padrão de vida miserável e sem liberdade, inclusive alguns não permitem sair do país…
A pergunta é: a Rússia vai cumprir as ameaças?
Deixaram a frase mais legal do discurso do Biden fora da matéria:
“Putin queria a Finlandização da OTAN, mas conseguiu a Otanização da Finlândia”
A coisa está tão feia para os russos que Putin parece estar recrutando presidiários para combater na Ucrânia, com a promessa de perdão e dinheiro.
https://edition.cnn.com/2022/08/09/europe/russia-recruits-prisoners-ukraine-war-cmd-intl/index.html
Ta feia mesmo. Anexaram um territorio do tamanho do Uruguai. a guerra já ate acabou, nem sei pq é noticia mais. A ultima ofensiva russa ja acabou fazem uns 2 meses.
Finlandia será alvo prioritário no primeiro movimento de uma guerra nuclear, questão de sobrevivencia para a Russia já que estão a poucos kilometros de São Petesburgo. Ficaram neutros 70 anos não foi à toa. É quase um século. A lacração da primeira ministra chorona – a “Paquita da Xuxa” – custará caro ao povo finlandês em caso de um conflito direto OTAN x Russia.
Vc só deu motivos pra Finlândia entrar na Otan
pffffff a Finlândia ta obrando pra esse seu ponto de vista!
clássico que não pode faltar nesse tema kkkkk
O meme que buga a cabeça de Toinho Patricio
Esse meme responde tudo….cada país faz sua escolha…
“implantação de infraestrutura militar nos países pode desencadear uma resposta de Moscou”
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Que piada, não da conta nem da paupérrima Ucrânia e quer mexer com Finlândia e Suécia, se não fosse palas armas nucleares não precisaria nem da OTAN pra Rússia tomar essa piaba!
Ahhhh, Irlanda também esta querendo entrar no time OTAN, parabéns para o enxadrista 4D!
Xadrez 4D Moscovita kkk