EUA matam líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em ataque de drone no Afeganistão

101
Ayman al-Zawahiri

(CNN) — Os Estados Unidos mataram o líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri em um ataque de drone, disse o presidente Joe Biden na segunda-feira (1/8) em um discurso da Casa Branca.

“Autorizei um ataque de precisão que o tiraria do campo de batalha de uma vez por todas”, disse Biden.

Zawahiri, que acabou de completar 71 anos, permaneceu um símbolo internacional visível do grupo, 11 anos depois que os EUA mataram Osama bin Laden. Em um ponto, ele atuou como médico pessoal de Bin Laden.

Zawahiri estava abrigado no centro de Cabul para se reunir com sua família, disse Biden, e foi morto no que um alto funcionário do governo descreveu como “um ataque aéreo sob medida preciso” usando dois mísseis Hellfire.

O ataque do drone foi realizado às 21h48 ET no sábado foi autorizado por Biden após semanas de reuniões com seu gabinete e assessores-chave, disse a autoridade na segunda-feira, acrescentando que nenhum pessoal americano estava em Cabul no momento do ataque.

Altas figuras do Talibã Haqqani estavam cientes da presença de Zawahiri na área, disse o funcionário, em “clara violação do acordo de Doha”, e até tomaram medidas para ocultar sua presença após o ataque bem-sucedido de sábado, restringindo o acesso ao esconderijo e realocando membros de sua família rapidamente, incluindo sua filha e seus filhos, que intencionalmente não foram alvejados durante o ataque e permaneceram ilesos. Os EUA não alertaram as autoridades do Taleban antes do ataque de sábado.

Em uma série de tweets, o porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid disse: “Um ataque aéreo foi realizado em uma casa residencial na área de Sherpur, na cidade de Cabul, em 31 de julho”.

Ele disse: “A natureza do incidente não era aparente no início”, mas os serviços de segurança e inteligência do Emirado Islâmico investigaram o incidente e “descobertas iniciais determinaram que o ataque foi realizado por um drone americano”.

Os tweets de Mujahid saíram antes da CNN relatar a morte de Zawahiri. Mujahid disse que o Emirado Islâmico do Afeganistão “condena veementemente este ataque a qualquer pretexto e o chama de uma clara violação dos princípios internacionais e do Acordo de Doha”.

‘A justiça foi feita’

Biden, que foi mantido a par do ataque contra Zawahiri enquanto se isolava com um caso de Covid-19, falou ao ar livre na segunda-feira da varanda da Sala Azul na Casa Branca.

Zawahiri, disse Biden, “esteve profundamente envolvido no planejamento do 11 de setembro, um dos maiores responsáveis ​​pelos ataques que mataram 2.977 pessoas em solo americano. Por décadas, ele foi o mentor dos ataques contra os americanos”.

“Agora, a justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais. As pessoas ao redor do mundo não precisam mais temer o assassino cruel e determinado”, continuou ele. “Os Estados Unidos continuam a demonstrar nossa determinação e nossa capacidade de defender o povo americano contra aqueles que procuram nos prejudicar. Deixamos claro novamente esta noite, que não importa quanto tempo leve, não importa onde você se esconda, se você for uma ameaça ao nosso povo, os Estados Unidos vão encontrá-lo e eliminá-lo.”

O presidente disse que a precisão do ataque foi o resultado da “extraordinária persistência e habilidade” da comunidade de inteligência do país.

“Nossa comunidade de inteligência localizou Zawahiri no início deste ano – ele se mudou para o centro de Cabul para se reunir com membros de sua família imediata”, disse Biden.

O ataque ocorre um ano depois que Biden ordenou a retirada das tropas americanas do Afeganistão, levando as forças do Talibã a rapidamente assumir o controle da nação.

Biden disse na segunda-feira que, quando retirou as tropas americanas do país, “tomou a decisão de que, após 20 anos de guerra, os Estados Unidos não precisavam mais de milhares de soldados no Afeganistão para proteger a América dos terroristas que procuram nos causar dano, e fiz uma promessa ao povo americano de que continuaremos a realizar operações eficazes de contraterrorismo no Afeganistão e além. Fizemos exatamente isso.”

Biden prometeu que Zawahiri “nunca mais permitirá que o Afeganistão se torne um refúgio terrorista, porque ele se foi e vamos garantir que nada mais aconteça”.

O presidente concluiu expressando gratidão às comunidades de inteligência e contraterrorismo dos EUA, dizendo que espera que a morte de Zawahiri traga alguma sensação de desfecho para os amigos e familiares das vítimas do 11 de setembro.

“Para aqueles que continuam procurando prejudicar os Estados Unidos, ouçam-me agora: sempre permaneceremos vigilantes e agiremos – e sempre faremos o que for necessário para garantir a segurança dos americanos em casa e em todo o mundo.”, concluiu.

NOTA DA REDAÇÃO: Este míssil ‘ginsu voador’ teria sido usado para matar o ex-líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri.

Em vez de uma ogiva explosiva, esta variante do míssil Hellfire usa seis lâminas, cada uma com mais de 1 metro, para matar seu alvo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

101 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alem
Alem
2 anos atrás

Allahu Akbar!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Alem
2 anos atrás

Assim diz o senhor: Desapareceu da terra o homem piedoso, e entre os homens não há um que seja reto; todos armam ciladas para sangue; caça cada um a seu irmão com uma rede. Miqueias 7:2

LUIZ
LUIZ
2 anos atrás

No Twitter do Rui Costa Pimenta ele comemorando a saida dos EUA do Afeganistão como uma derrota do imperialismo norte americano. Eu falei pra ele que mesmo com saida dos EUA eles continuariam atacando o Afeganistão com Drones e Aviões. E foi o que aconteceu.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

E o talibã continua no poder ‘-‘

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Não importa. Ter um avião do Mundo Sionista – esta tal coisa chamada por uns e outros de EUA, de Europa, ou de Ocidente – rotineiramente passando e jogando umas bombas é o preço a se pagar pela liberdade. Estou disposto a pagar tal preço, a liberdade vale mais que a vida.

Rocha
Rocha
2 anos atrás

Foi encontrar as 80 virgens…. só que não!

leonidas
leonidas
Responder para  Rocha
2 anos atrás

Já foi tarde, um a menos…

Camargoer.
Camargoer.
2 anos atrás

Olá Colegas. Eu tenho enormes ressalvas a este tipo de “justiça”. Lembro que Eichmann foi sequestrado da Argentina para ser julgado em Israel por crimes contra a humanidade. Acho muito estranho que um país execute uma pessoa dentro do território soberano de outro país. O problema é a completa desordem institucional desta decisão. Pois, então, estamos todos sujeitos a sermos vítimas de uma execução sumária sem o devido processo legal por parte dos EUA? O suposto terrorista nem mesmo foi julgado pela justiça dos EUA.

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Eu também acho. Preferiria que os EUA utilizassem polônio 210.

Andre
Andre
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Ele acharia qualquer ação dos EUA “estranha”.

Haja filosofia para distorcer a realidade ao ponto de chamar o líder da al qaeda, que assumiu diversos atentados, matando não apenas americanos, de “suposto” terrorista.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Andre
2 anos atrás

Caro André. Como escrevi, defender os direitos humanos para alguns e negar para outros é também uma violação dos direitos humanos. Os EUA, assim como o Brasil, são membros fundadores da ONU, cujo preâmbulo diz:
NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS
a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.”

Andre
Andre
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Pena que você usa esses argumentos exclusivamente contra os americanos. Para as vítimas desta cruel organização, todas civis, e sempre com o objetivo de causar terror, não existe direitos humanos. E as vítimas não são todas americanas.

Quase 5 meses da invasão russa e nenhum comentário seu os criticando por violar a primeira resolução do seu texto. Parece que vc apenas viu isso hoje.

Indignação seletiva.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Andre
2 anos atrás

Caro Andre. Os EUA são a principal democracia do mundo. Ela serve de exemplo para todos os países. A cada vez que o governo dos EUA tomam uma decisão que os iguala ás ditaduras, a democracia fica mais fraca em todo o mundo. Sobre a guerra na Ucrânia, temo que você parece ter esquecido que fui um dos primeiros e talvez um dos poucos que defende o imediato cessar-fogo e início das negociações para o fim do conflito. Recomendo você ficar mais atento para o que eu escrevo. Fico com a impressão que ao fazer uma leitura seletivo do que escrevo, você forma uma opinião seletiva do que penso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco. Sua reposta irônica mostra que a ação dos EUA é indefensável sob o ponto de vista das leis internacionais e das próprias leis dos EUA. Aliás, é indefensável em termos civilizatórios. Ou se defende os Direitos Humanos ou os ignora. Não há como relativizar. Defender os direitos humanos para algumas pessoas e negar para outras é, em si, uma violação dos direitos humanos.

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer,
Muitos se gabam do Putin já ter assassinado 200 mil ucranianos sem o devido processo legal.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. De fato, sou um dos poucos que defendem o imediato cessar fogo na guerra da Ucrânia. Voltando ao problema do assassinato de uma pessoa de outra nacionalidade em território de outro país, executado por ordem de um Estado signatário da Carta da Nações Unidas, continua sendo um crime. Alegar ações de ditadores ou de regimes não-democráticos para justificar uma ação criminosa do governo dos EUA mostra é também um equívoco.

Francisco
Francisco
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Acho praticamente impossível concordar com você caro Camargoer na maioria dos temas, contudo, neste caso é impossível não lhe dar razão.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Francisco
2 anos atrás

Olá Francisco. Obrigado. Isso mostra que, com raras exceções, ninguém está sempre certo ou sempre errado. riso.

Arthur
Arthur
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Segundo a mídia ocidental, só morrem russos. Portanto, tua afirmação é falsa.

Nei
Nei
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Mas nesse caso específico, trata-se de terrorismo e não crimes contra humanidade. Foco principal dessa ação foi terrorismo.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nei
2 anos atrás

Caro Nei. Coloco como exemplo o caso do atentado em Oklahoma. O terrorista (cidadão dos EUA) foi julgado e condenado à morte segundo as leis dos EUA. O crime de terrorismo nos EUA está definido em lei e a execução da pena (ainda que eu seja contra a pena de morte) depende do processo legal.

Nei
Nei
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Entendo, mas para um julgamento legal, deve-se ter o réu. Nesse caso ele encontrava-se foragido e não havia forma de capturá-lo em seu próprio território, pois caso fosse, danos colaterais seriam maiores.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nei
2 anos atrás

Caro Nei. As dificuldades para se aplicar a lei jamais podem servir de desculpa para descumprir a lei.

Moises
Moises
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer, Saudações. Entendo seu ponto. A questão não é o terrorista em si, mas sim o fato dos EUA passarem por cima da soberania de um país para matar o terrorista. Ou seja, isso pode acontecer com qualquer um em qualquer “lugar”. É algo perigoso.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Moises
2 anos atrás

Ola Moises. As duas coisas se misturam. O fato do governo dos EUA autorizarem a execução de um “suposto” terrorista em território de outro país sem o amparo de um processo legal é uma violação de muitas leis internacionais, inclusive uma grave violação dos direitos humanos. O terrorista de Oklahoma foi preso, processado, julgado culpado e executado (ainda que eu seja contra a pena de morte). Esta execução é um crime internacional. Acho a situação gravíssima.

Regis
Regis
Responder para  Moises
2 anos atrás

Se você não jogar um avião neles, pode ficar despreocupado.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Regis
2 anos atrás

Olá Regis. Um sujeito supremacista encheu um carro com fertilizantes e detonou uma bomba caseira na frente de prédio público nos EUA, matando 168 pessoas, inclusive crianças. Este terrorista foi preso, processado, julgado, condenado e executado dentro do devido processo legal. Mesmo que o prédio estivesse vazio e ninguém se ferisse, ainda assim caberia o devido processo. Aliás. esta questão do terrorismo é complexa. A resistência francesa era considerada terrorista pela Gestapo.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Eu lembro desse caso, mestre. Foi antes da “guerra ao terrorismo ” e antes do conceito jurídico de “combatente inimigo “. Era um cidadão americano e respondeu segundo os procedimentos jurídicos ordinários.

Uma vez inserido no conceito de combatente inimigo, o indivíduo não detêm as garantias legais do direito interno ou internacional. Um estrangeiro detido pelos Estados Unidos que tenha sido determinado pelo governo norte-americano como inimigo combatente não tem as mesmas garantias.

Foi até bastante criticada essa acentuação dos poderes extraordinarios do executivo.

Na época Michael Moore fez alguns documentários criticando essa medidas como arbitrárias e não constitucional.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

De fato é sempre inaceitável a violação da soberanía de outro país, mas convenhamos que esses ditos países são – frequentemente- Estados falidos, sem instituições confiáveis para entabular tratativas, dialogar e cooperar. Pior, em alguns casos, abrigam dolosamente criminosos e organizações que ameaçam o seu território e a incolumidade dos seus cidadãos.
Fazer o que ?
Ficar parado e aceitar?
Colocar em riscos seus soldados/funcionários para capturar o elemento e assegurar um processo justo e legal ? Esperar um intervento da ONU ?

Velame
Velame
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

O próprio terrorista assim se denominava, disso se orgulhava e o elemento aqui vem chamar de “suposto terrorista”. Já esta apto a escrever matérias pro G1.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Velame
2 anos atrás

Oĺá Velame. Obrigado pelo elogio. Escrever de forma clara e correta como fazem os jornalistas de grandes veículos de imprensa é um desafio. Demora muito para conseguir. Fico lisonjeado. Até ontem, nunca tinha ouvido falar do sujeito. Considerando a ausência de um devido processo legal, como aconteceu com o terrorista de Oklahoma, sinto-me desconfortável chamá-lo de terrorista, ladrão, estelionatário ou de qualquer coisa relacionada a um crime.

Velame
Velame
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Sera que as vitimas desse terrorista tiveram direito ao devido processo legal antes de serem mortas? No mundo encantado do faz de conta e das falsas virtudes é tudo muito bonito… devido processo legal, direitos humanos, bandido é coitado… Mas na vida real as vitimas desses facínoras querem justiça! E se a única forma da justiça chegar, for por meio de um hellfire com laminas de faca ginsu, que assim seja!

Camrgoer.
Camrgoer.
Responder para  Velame
2 anos atrás

Caro Velame. Você confunde instituições de Estado com organizações criminosas. A diferença entre um juiz e um justiceiro é a atuação dentro do regime de leis. Um criminoso é um criminoso porque desrespeita as leis. Um Estado Democrático só é democrático se também seguir rigorosamente a lei. Achar que o Estado pode violar a lei em nome da justiça é o mesmo que aceitar que qualquer um cometa um crime alegando aplicar justiça. Está errado. Na democracia há a lei. A exceção ocorro na ditadura.

Velame
Velame
Responder para  Camrgoer.
2 anos atrás

Não confundo. Eu chamo bandido pelo nome: bandido! E não necessito fazer contorcionismos filosóficos e nem ficar me utilizando de chavões para entender o conceito de justiça. Sem contar que existem casos e casos. Na situação em tela, não havia como colocar e arriscar equipes em terra para capturar o terrorista. Provas contra ele existem, a começar por ele mesmo confessando e se orgulhando de seus crimes pela internet. Ai eu te pergunto, o que fazer? Na sua visão é melhor deixa-lo livre, leve e solto para que continue matando, porque justiça pra você só é feita em tribunal… Nem sempre Caro Professor, nem sempre.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Velame
2 anos atrás

Caro Velame. Um criminoso ou “bandido” é aquele que viola a lei, seja em benefício próprio, em benefício de outro, de modo intencional ou mesmo por desconhecimento. Um agente do Estado (policial, juiz, governante…) tem o dever de atuar dentro da lei. Quando o agente do Estado viola a lei, qualquer que seja o motivo, ele se torna um criminoso (ou “bandido”). Um policial que sufoca e assassina uma pessoa durante um procedimento de imobilização comete crime. Um promotor que frauda provas para condenar uma pessoa comete crime. Um juiz que atua em favor de uma das partes comete um crime. Um governante de um país que é signatário da Nações Unidas que autoriza um assassinato viola a regra internacional. Perguntar o que deveria ter sido feito agora é tarde. O sujeito está morto.

Velame
Velame
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

” O sujeito está morto”. Graças a Deus Professor. O resto é bla bla bla, contorcionismo e chavões de bandidolotras.

Velame
Velame
Responder para  Velame
2 anos atrás

Só acho estranho que as suas palavras nunca contém nenhum tipo de empatia pelas reais vítimas, apenas um apego quase insanso pela defesa de psicopatas. Mas tudo bem… cada um com seus valores.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Velame
2 anos atrás

Caro Velame. Creio que foi Primo Levi que escreveu, sobre as vítimas do holocausto, que apenas os mortos sabem a verdade (do que foi aquele horror). Existem apenas vítimas. Todo criminoso viola a lei (por isso são criminosos). Um Estado Democrático só é verdadeiramente democrático se também ele obedecer a lei, caso contrário se torna um Estado criminoso. A ideia de democracia parece óbvia para quem a tem como valor.

Velame
Velame
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Professor, democracia não é um fim em si mesma. Um Estado democrático deve proteger seus cidadãos, deve levar a justiça até aqueles que se usam da própria democracia para destrui-la e para atacar seus nacionais. E Sendo os EUA, como você mesmo disse, o grande expoente desse sistema no mundo, deve mostrar a esses bárbaros sua força e mostrar aos seus cidadãos que as “muralhas estão guarnecidas”. Seus conceitos são utópicos e ingênuos, não contribuem para a paz e são totalmente descolados da realidade. Encerro minha participação, obrigado pelo debate.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Velame
2 anos atrás

Caro Velame. Ao longo da história, as comunidades humanas saíram de um estado “igualitário” para um regime de privilégios para uma pequena elite. A democracia moderna é algo novo na história. Infelizmente, hoje apenas 15% da população mundial vive sob regimes democráticos. De fato, a democracia não é um fim em si mesmo mas um processo baseado em quatro pilares: o Estado de direito, a soberania popular, os direitos humanos e recentemente a proteção ao meio-ambiente. O primeiro pilar do regime democrático é o Estado de Direito o qual precisa e deve ser rigorosamente obedecido. A exceção é a característica dos regimes não-democráticos, por isso são “regimes de exceção”. A democracia é um processo frágil sua contradição intrínseca é que o maior risco que ela corre é a sua destruição por dentro, por exemplo nos eventos de ascensão fascista.

Andre
Andre
Responder para  Velame
2 anos atrás

É um esforço gigante para criticar absolutamente tudo, e apenas, os EUA, em mais uma distorção da realidade.

109F-4
109F-4
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Não havia como capturá-lo vivo para ser julgado. Era um terrorista; colheu o que plantou.

Camrgoer.
Camrgoer.
Responder para  109F-4
2 anos atrás

As dificuldades para cumprir a lei não podem servir de justificativa para descumprir a lei.

109F-4
109F-4
Responder para  Camrgoer.
2 anos atrás

Concordo. Mas em alguns casos, como esse, não há outro jeito. Um comandante sensato não arriscaria um grupo de combate inteiro pra capturá-lo se há uma alternativa mais “simples”, principalmente com essa nova versão do Hellfire.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  109F-4
2 anos atrás

Caro 109. Parece que ser necessário repetir. Não existe exceção na democracia. A dificuldade de aplicar a lei não pode ser usada como desculpa par violar a lei. Apenas os regimes de exceção relativizam estes valores.

Renato B.
Renato B.
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Admiro sua coerência, mas você está apostando num marco de civilizatório que muita gente não alcançou e nem pretende chegar. Eu também acho assustador quando os EUA agem como se fossem o KGB.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Renato B.
2 anos atrás

Olá Renato. Pois é. Às vezes, acho que sou mais teimoso que coerente (riso). Algumas coisas precisam ser defendidas por princípio, como a democracia e os direitos humanos. Eu fico extremante desapontado quando os EUA agem como se fossem uma ditadura de bananas. KGB, Gestapo, Istaze, SNI, CIA… a lista de organizações criminosas que agem e agiram como bandidos é extensa. A diferença entre uma democracia e uma ditadura é o estrito respeito ao Estado de Direito.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Mestre Camargoer,
o ser humano é incoerente e falho por natureza, essa condição irá sempre se refletir nas suas ações e idéias. É ótimo buscar a perfeição e apontar para uma utópica ordem, sobretudo quando somos jovens. Com um pouco mais de maturidade enxergamos que tudo ao nosso redor é contraditório e ainda bem porque sem alcançar essa compressão seremos reféns dos nossos dogmas.

O que eu e você achamos direitos universais na realidade não são tão universais como pensamos. Existem pessoas, culturas, religiões, sociedades e povos que não consideram esses direitos como próprios.
De fato os direitos humanos são “universais” porque o modelo ocidental venceu e impôs ao mundo a própria perspectiva.

Desconsiderar isso é uma maneira de esconder e não reconhecer o próprio racismo cultural.
Achamos o nosso modelo o melhor.
Achamos a democracia o melhor sistema.
Achamos que todos são iguais. Achamos que as mulheres possuem os mesmos direitos e e que todos devem reconhecer essa verdade universal.
Achamos os direitos civis e a liberdade sexual natural.
Não era a mesma convicção dos cristãos na insaciável necessidade de evangelizar e libertar os outros povos da perdição ?

Libertalos da ignorância: ” se esses coitados não chegaram a reconhecer as nossas verdades é porque são ingênuos ou ignorantes. “

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Nada consegue fugir a nossa incoerência.

Qual melhor exemplo dos cristãos ?
Qual melhor exemplo dos revolucionários ?
Qual melhor exemplo dos c#munist##? Na tentativa de criar uma sociedade igualitária e verdadeiramente com#nist# criaram monstruosidades e ditaduras lideradas por castas de iluminados.

Nem o nosso Estado de Direito foge a nossa incoerência e frequentemente falha.

È necessario reconhecer a nossa incoerência e a hipocrisia insita do nosso mundo para lidar com a realidade e não acabar sucumbindo .

Não significa renunciar aos nossos princípios mas saber reconhecer os nossos limites. Somos seres humanos, não deuses. Somos finitos e não ” universais “, e como nós os nossos ideais também.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Thiago A.
2 anos atrás

Olá Thiago, muito legal seu comentário, entendo o Camargoer, devemos defender o estado de direito, sempre. Entender que ao defendermos a relativização, nós mesmos passamos a correr o risco de termos nossos direitos usurpados.
Mas, infelizmente realidade se impõe sobre o ideal, o que eu entendo pouco importa para o americano médio, ou para o governo americano. E estas ações, principalmente no que se refere ao Talibã ou Al Qaeda, sempre serão a mais pura e básica vingança, com uma pitada de politica eleitoral. Infelizmente.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Olá Marcelo, entendo o Camargoer e entendo as suas palavras.
Eu irei defendelos quando possível, argumentado e mostrando a genuinidade desses princípios. O que não posso fazer é negar a realidade. Eles não são universais menos ainda atemporais, são nossos, surgiram e se impuseram em sociedades ocidentais.
Eu defendo esse modelo para mim, para o meu cercado, para quem quer estar aqui, dentro desse perímetro. A porta está aberta para acolher àqueles que querem entender e reforçar esses direitos. Para quem ameaça e quer derrubalos, as vezes é necessário responder com uma dose de pragmatismo e cinismo, reconhecer a verdade.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Thiago A.
2 anos atrás

Sim, entendo.

H.Saito
H.Saito
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Ele foi jugado e condenado à revelia.
Procedimento penal legal perante foragidos que ainda ameacem a vida de outros, e amplamente aceito internacionalmente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  H.Saito
2 anos atrás

Caro Saito-san. Não encontrei qualquer informação que confirme que o sujeito foi julgado a revelia. Você tem esta referecia? Um link?

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

A resposta está abaixo…em meu post inicial…criminoso condenado…foragido da justiça…pode passar o pano…professor esfregão…à vontade…tua escrita sempre terá a marca, indelével, dos canalhas!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jorge Cardoso
2 anos atrás

Sua falta de respeito é intolerável. Vá ser feliz e me esqueça.

Carlos Alceu Gonzaga
Carlos Alceu Gonzaga
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer, este indivíduo foi um dos responsáveis pela morte de 2996 seres humanos só no 11 de setembro. Some-se a isso as vidas outros tantos resultado das ações do grupo que criou, incentivou e gerou ao redor do mundo usando como justificativa o islamismo. A verdadeira fé islâmica também o condenou. Travaa-se de um criminoso fanático, sanguinário e manipulador que levou à morte outros tantos de sua fé. Um bárbaro imperdoável. Respeitar a “soberania” de um grupo de fanáticos que o protegia e que impõe um regime brutal a uma coletividade em nome de uma interpretação distorcida da lei islâmica? Não dá para defender o “devido processo legal” em um caso desses. Trata-se réu confesso, orgulhoso de seus feitos e que seguia incentivando a barbárie. Teve o que mereceu e vale como mensagem aos seguidores. “Nunca estarão seguros”. Desta vez caro Camargoer, sua posição é indefensável.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Professor esfregão…sempre passando o pano…e, nesse caso, sujo e fedido. Meus sentimentos pela sua perda, mas, al-Zawahiri, cidadão egípcio, foi condenado a morte por um tribunal de seu país.

https://www.aljazeera.com/news/2022/8/2/al-zawahiri-from-cairo-doctor-to-al-qaeda-leader

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Jorge Cardoso
2 anos atrás

Caro Jorge. O modo ofensivo que você me trata é indesculpável. Vá ser feliz e me esqueça.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

As palavras escolhidas do Jorge apesar de serem ofensivas não matam ou mataram ninguém. Jah o criminoso a que você defende, matou muitos.
A sua indignação e disposição de cercear as palavras do Jorge e ao mesmo tempo passar pano a um criminoso mostra bem o tipo de sociedade que você acredita.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Faço minha, as suas palavras.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Olá Avai. Optei por só debater rigorosamente dentro do respeito e educação. Cada um escolhe defender o que quiser, só peço para aqueles que preferem a ofensa e o desrespeito que vá ser feliz e me esqueça.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Qual eh a sua solução? Como punir este terrorista? Voce faz premissas injustas e com base na defesa do criminoso utilizando o sistema vigente de viver em sociedade (que o criminoso não segue).
Vamos aos fatos:
– este cidadão era conhecido criminoso e fugitivo da justiça do próprio país e internacional;
– o correto não seria o Afeganistão extraditar o criminoso? pois se você utiliza a carta da ONU, então o Afeganistão deveria seguir a mesma carta de direitos e deveres e não dar abrigo a criminoso. Neste caso, EUA não precisaria fazer ataques assim.
– porque você não faz esta observação sobre o regime afegão ? Porque você não aponta o fato do regime afegão ter a obrigação de ter extraditado ele;
– as vítimas (fatal e ferido) dos ataques deste cidadão e seus familiares tiveram prejuízos financeiros e emocionais. Quem paga? Poderia então a ONU ressarcir estes familiares de algo? Ou então coletar do país abrigando criminoso estes valores a serem ressarcidos? O estrago que este criminoso fez e iria continuar fazendo sem punição a vista.
Eh muito bonito e idealística você utilizar das regras para punir e sabotar quem adota a humanidade e a civilização como vida em sociedade. Mas você falha grosseiramente em adotar soluções para buscar a punição efetiva destes criminosos.
E isto se aplica a traficantes de drogas, terrorismo, tráfico de pessoas, etc.
Por último você apenas nos diminui como seres humanos, pois eu não considero eles igual a nos. Pessoas que atacam inocentes indiscriminado não são humanos. Nao ha justificativa nos dias atuais de escolher o caminho de matar inocentes para avançar sua agenda política / ideológica. E você com sua posição apoia indiretamente o caminho da selvageria e injustiça.

Paulo Brics
2 anos atrás

Todo ano os eua matam o lider do seu grupo terrorista principal. Isto se tornou um entretenimento básico para o eleitorado deles e investimento de marketing para todo presidente estadunidense. Ano que vem tem mais…

E sobre, “Agora, a justiça foi feita… As pessoas ao redor do mundo não precisam mais temer o assassino cruel e determinado”…“Os Estados Unidos continuam a demonstrar nossa determinação e nossa capacidade de defender o povo americano contra aqueles que procuram nos prejudicar.”

As pessoas no mundo continuam a temer o maior terrorista, o Grande Satã que sanciona, invade, destrói e assassina em escala industrial ao seu bel prazer, sempre colocando a frente a desculpa mentirosa de defender o povo estadunidense.
A justiça pelos milhões assassinados nas invasões criminosas dos estadunidenses e pelos milhões relegados à miséria por suas sanções ainda não foi feita.

Daniel
Responder para  Paulo Brics
2 anos atrás

esse paulo brics tem que comprar passagem pra rússia e viver lá, já que gosta tanto de ditaduras pede pra ir para coreia do norte

Avai2022
Avai2022
Responder para  Daniel
2 anos atrás

E ele tem coragem ? Igual ao Xings … na hora do quero ver, eles querem tudo morar nas democracias e ideais ocidentais.

WSilva
WSilva
Responder para  Paulo Brics
2 anos atrás

Precisa ver se essa noticia corresponde a realidade, quem é que pode provar que esse sujeito foi realmente morto pelos EUA agora ou que sequer ainda estava vivo dado o fato que os EUA a cada 5 meses mata um desses líderes… A Al Qaeda confirmou? O que pensa o Talibã? É necessário ter uma segunda fonte…

Estou vendo muitas ”vitórias épicas” dos EUA contra Rússia, China e agora Al Quaeda sendo vendidas por aí pós humilhação no Afeganistão num momento onde as primarias se aproximam…

Esquisito….

Agressor's
Agressor's
Responder para  WSilva
2 anos atrás

A maior parte destes grupos terroristas que atuam pelo mundo hoje são na realidade grupos de mercenários, montados e recrutados pela inteligência dos eua pra levar caos e desestabilização aos seus alvos para que assim possam criarem justificativas para suas incursões nessas regiões e então estabelecerem sua zona de influência e controle sobre estes lugares…os ataques que promovem contra civis muçulmanos como os perpetrados pelo uso de seus drones de guerra se tratam de ações premeditadas, que tem o propósito de inflamar e instigar a região para alimentar estes conflitos…

A partir do 11 de setembro os eua colocaram em operação a “primavera árabe”…forjaram justificativas para grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países como o Iraque e obter informações privilegiadas…tudo em nome da “segurança nacional”…em cima deste enredo da “guerra ao terror” eles conseguiram criar todas as condições para pôr em ação suas incursões pelo o oriente médio…não duvidem que aqueles atentados do 11 de setembro tenham sido uma operação de false flag orquestrada pela a própria inteligência dos eua…dado que eles “planejaram” algo similar décadas atrás:

Operação Northwoods

No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e apresentado ao presidente John F. Kennedy, que pessoalmente rejeitou, e foi posteriormente abandonado. Por muitos anos depois, a Operação Northwoods existiu como um rumor, mas foi finalmente revelada como sendo verdade quando os documentos ultra-secretos que descrevem o plano foram tornados públicos em 1997 como parte de um lançamento de papéis do governo relativos ao assassinato de Kennedy.

Recentemente foi descoberto que o FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch(HRW)…A organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia…Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas…Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores…

O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh(Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar estadunidense…De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”…Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais para alicia-las…

Os eua são a pior ameaça terrorista que existe no planeta hoje…destroem a soberania de outros países para se apossar de suas riquezas…Promovem incursões militares, assassinatos políticos e golpes contra nações mais fracas quando lhes convém…Enquanto houver petróleo no oriente médio o povo muçulmano não viverá em paz e será alvo dessas incursões…Na Síria mais de 350.000 civis inocentes…Entre eles mais de 20.000 crianças estão contabilizados pelos órgãos internacionais como vitimas fatais…Isto sem falar nos drones de ataque estadunidenses com seus “danos colaterais”…

Onde a petróleo a uma bandeira dos eua…Caso não tenha o governo estadunidense se utilizará de sanções econômicas, golpes de estado e invasões para ter a própria bandeira hasteada em todos os países…Enquanto alguns se matam outros tomam petróleo em taças escuras de cristal…

Claudio
Claudio
Responder para  Paulo Brics
2 anos atrás

Pessoal esqueceu dos crimes de guerra que os Estados Unidos cometeram no Vietnã , mais um na enorme lista de crimes , quando jogaram agente laranja nas florestas de lá causando danos ambientais que duram até hoje, sem falar nas consequências na população, o efeito do agente laranja é comparado a radiação, os americanos cometeram crime contra a humanidade e um dos maiores crimes ambientais da história da humanidade

Avai2022
Avai2022
Responder para  Paulo Brics
2 anos atrás

Quanta inutilidade escrita.

Reis
Reis
2 anos atrás

Quem se lembra da matéria do inicio dos testes com esse míssil aqui na trilogia?

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Off Topic:
Aparentemente que forças da Armênia e do Azerbaijão voltaram a se enfrentar novamente , já tem vídeos circulando de drones Bayraktar TB2 destruindo equipamentos da armênia.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Azerbaijão aproveitando que a Rússia está atolada na Ucrânia.

paulof
paulof
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Irã vai pelo visto apoiar a Armênia e Turquia o Azerbaijão…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Realista
2 anos atrás

Esse conflito não deve afetar o acordo com a UE. Até porque dificilmente o Azerbaijão iria iniciar um conflito para se prejudicar.

Elisandro
Elisandro
Responder para  Ramon
2 anos atrás

O Azerbaijão quer tropas da Armênia fora do território separatista e estava avisando há semanas que iria atacar caso nada fosse feito.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Não é do interesse dessa gente que esses movimentos terroristas acabem. Pois os que combatem essas organizações são exatamente os mesmos que estão por trás delas, recrutando e bancando estes grupelhos. E nesse exato momento já deve haver um substituto a altura no lugar…

Sagaz
Sagaz
2 anos atrás

Enquanto isso aqui outro velho que tanto mal fez concorrendo a presidência.

Realista
Realista
Responder para  Sagaz
2 anos atrás

Aquele que saiu com 90% de aprovação ?

Astolfo
Astolfo
Responder para  Realista
2 anos atrás

Aham… 90% de aprovação nem Jesus tinha.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Quando que a Ucrânia vai começar a recuperar os territórios perdidos? quando as sanções contra a Rússia vão começar a fazer efeito? quando as armas da OTAN vão fazer a diferença? eu sei sei que essas coisas vão acontecer, mas está demorando muito, pessoal, estou impaciente…..já está na hora….

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

Quando será o desfile do exército russo em Kyiv?

Daniel
2 anos atrás

Esse já foi tarde, o mundo amanhece melhor sem esse tipo de pessoa!

Claudio
Claudio
2 anos atrás

Off topic : Tem um país chamado Yanomami que faz fronteira com Roraima no mapa

B37F9F9C-AD84-49DC-BE55-7E44BC4BD47F.jpeg
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Claudio
2 anos atrás

Fica claro pela espessura do traçado que as terras Yanomamis (uma reserva indígena reconhecida por lei) às quais a revista se refere ficam dentro do território brasileiro. Quem não enxerga isso, ou tem dificuldade de interpretação, ou está procurando algo que não existe na imagem para reforçar uma narrativa.

Claudio
Claudio
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Única área marcada com traçado diferente das demais em um post de “pista clandestina”

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Claudio
2 anos atrás

A área está destacada para que o leitor a localize, pois é mencionada – especificamente – no corpo da matéria. Outrossim, se o jornal tivesse decidido por mostrar a reserva como um país independente, teria utilizado uma cor distinta daquela utilizada para representar as reservas indígenas que estão dentro do Brasil. De novo, ou você tem uma imensa dificuldade de interpretar figuras, ou está procurando algo para reforçar sua narrativa – sem levar em conta a realidade.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Aqui a matéria original se você quiser ler:

https://www.nytimes.com/interactive/2022/08/02/world/americas/brazil-airstrips-illegal-mining.html

E aqui outro mapa da mesma matéria, mostrando claramente que o NYT não está tentando dar a entender que a reserva indígena é um país separado (mas sim mostrando ao leitor onde fica a reserva mencionada):

NYT.png
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Outrossim, fico impressionado com o fato de pessoas que se dizem nacionalistas acharem ruim o combate ao garimpo ilegal, que tira minerais do solo brasileiro sem pagar um centavo de royalties ou impostos.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

“Matou Bin Laden”
Sem apresentarprova, sem credito

Daniel
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Então Hitler também está vivo segundo seu raciocínio…

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Infelizmente é questão de tempo para a Al Qaeda se vingar deste ataque.
Estes terroristas são covardes, só atacam civis !

Allan Balbi
Allan Balbi
2 anos atrás

Vai estar livre do terrorismo até os filhos desse sujeito crescerem e se vingarem da morte do pai…

Allan Balbi
Allan Balbi
2 anos atrás

Concordo com a prisão do mesmo e julgamento… Voltamos a idade media onde matamos sem antes julgar? Por que não o mesmo ficar preso o resto da vida ?

E sinceramente a morte não é uma pena, morreu não precisa mais preocupar com boletos, com trabalho, obrigações, ect… Ninguém sabe se realmente ele vai ser julgado pós, morte, pois todos que foram não voltaram para contar historia…

Cesar
Cesar
2 anos atrás

Para quem acredita que exista santo de qualquer lado…

“Em 1968 um grupo de soldados americanos despejou todo seu ódio e frustração na população de Mỹ Lai, uma aldeia vietnamita. Entre 350 e 500 pessoas morreram. Homens, mulheres, crianças. O ataque envolveu estupros, mutilações, pacote de horror completo.” Carlos Cardoso

Allan Balbi
Allan Balbi
2 anos atrás

Respondendo o comentário do Daniel, não existe provas que Hitler realmente se matou, anos de história e até hoje não acharam os corpos e a estudiosos que dizem que ele morou o resto da vida na América latina.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2016/09/pesquisador-reune-relatos-de-que-hitler-viveu-na-argentina-7484679.html

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
2 anos atrás

Fora os comentários sérios sobre direito, eu achei fantástico o senso de humor, digamos peculiar, dos pessoal que nomeou o míssil, ehheheh, “Facas Ginsu, cortam até as meias Vivarina”

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Responder para  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Sim, perco o amigo, mas jamais a piada.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
2 anos atrás

Outro detalhe, tudo velho, pois tiveram que explicar o que é Ginsu, heheheh.

Arthur
Arthur
2 anos atrás

Num ataque desses, o alvo vira ‘iscas de carne’ ou ‘carne moída’? Pena que não publicam imagens do que sobrou…