Otan diz que está preparada para intervir no Kosovo se ‘estabilidade estiver em risco’
As tensões aumentaram no Kosovo em resposta a um novo regulamento sobre identidades
As forças lideradas pela OTAN estão preparadas para intervir no norte do Kosovo se a estabilidade na região for comprometida.
A Otan disse em comunicado no domingo que as tensões estão aumentando nos municípios do norte de Kosovo e que a Kosovo Force Pristina (KFOR) está monitorando a situação de perto.
A KFOR, a força de paz liderada pela OTAN, foi criada em 1999 com a adoção da Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, que veio em resposta ao agravamento da crise humanitária.
As tensões estão novamente em alta em meio a uma nova regulamentação do governo que obrigará as pessoas que entram em Kosovo com identidades sérvias a substituí-las por um documento temporário durante sua estadia lá.
No domingo, sérvios étnicos no norte de Kosovo – um estado parcialmente reconhecido que faz fronteira com a Sérvia nos Bálcãs – bloquearam duas importantes passagens de fronteira com a Sérvia para protestar contra a nova regra.
A Otan disse que a KFOR está monitorando a situação de perto “e está preparada para intervir se a estabilidade for ameaçada”.
“A KFOR mantém uma postura visível e ágil no terreno, e o Comandante da KFOR está em contato com todos os seus principais interlocutores, incluindo os representantes das organizações de segurança do Kosovo e a Sérvia de Defesa”, afirmou a NATO em comunicado.
O novo regulamento deveria entrar em vigor em 1º de agosto, mas Kosovo anunciou no domingo que adiaria a decisão sobre placas e documentos de identidade emitidos pela Sérvia até 1º de setembro.
FONTE: Fox News
Menos dos 50% dos países que fazem parte da Nações Unidas reconhecem o Kosovo como país, e a maioria que reconhecem fazem parte da influência da UE e EUA, mesmo assim, vão colocar tropas em um país que não o compete para manter a ” paz”.
Mas aqui no Brasil, acreditamos com unhas e dentes que essa história de internacionalização e invasão da Amazônia é papo furado.
Que eles (OTAN) fiquem, por um bom tempo, ocupados com os conflitos no Kosovo (Sérvia), Nagorno-Karabakh (Armênia e Azerbaijão), Taiwan (China), Ucrânia (Rússia), além dos conflitos do Oriente Médio (Síria, Iraque, Afeganistão, Irã e Iêmen), e deixem o Brasil, notadamente a questão da Amazônia, fora do seus radares.
É bom para nós que eles criem cizânias fora do continente americano e que mantenham-se engajados militarmente por lá.
Que o Brasil se fortaleça nesse “tempo de paz”, objetivando sua própria existência como nação soberana no futuro.
“Que o Brasil se fortaleça nesse “tempo de paz”, objetivando sua própria existência como nação soberana no futuro.”
Bom só falta combinar com nossas elites (que adoram culpar pobres pela nossa situação) as militares, jurídicas e bancárias. A classe política é elegível e apenas reflexo dessas outras citadas. E olha, duvido muito façam alguma coisa, porque em países soberanos a sociedade civil não tolera uma série de abusos cometidos pelas elites citadas.
“Bom só falta combinar com nossas elites (que adoram culpar pobres pela nossa situação”
Discordo da sua tese que aqui no Brasil adoram culpar o pobre, oq eu vejo é rico querendo confiscar milionário, que quer confiscar o bilionário, e no fim das contas sobra para o mais pobre que PAGA MAIS (impostos e máquina pública inchada) pela briga do andar de cima da pirâmide.
É briga de BURGUESES por mais privilégios do Estado, e adivinha quem adora grudar nas tetas da “mamãe Estado” usando discursinho manjado de “defender” os mais pobres?
“com as elites”, as elites que destroem qualquer país são as sindicais e demais parasitas burocratas .
Como se fortalecer modernizando M113, Cascavel, Leopard 1A5, comprando A-4KU e KC2 Turbo Trader? Parece que mesmo com dinheiro eles conseguem ser incompetentes.
Eu digo isso a anos, fico muito feliz em ver as grandes potências (todas elas) atoladas em lugares como a Ucrânia, Taiwan, Afeganistão, CN e afins.. Desta forma conseguimos seguir com nossas vidas relativamente fora das prioridades deles.
Concordo, colega. Mas para que isso acontecesse em relação ao Brasil, tanto as forças políticas quanto e, principalmente, as forças armadas teriam que, digamos, começar do zero.
Basta ver que na pandemia com a população civil sufocando, os inúmeros hospitais militares NÃO foram abertos à população.
Que, mais uma vez, durante a pandemia, esses mesmos militares tiveram aumento de soldo.
Que, durante a “reforma da previdência” que DESGRAÇOU A VIDA de milhões de brasileiros, os militares ficaram de fora da mesma.
Que o orçamento das forças, em sua maior parte, vai para o custeio de pensões, aposentadorias e benefícios outros.
Conheço pessoas que entraram para determinada força ainda jovens, se infectaram com o vírus da AIDS, e, antes dos 28 anos de idade já estavam “encostados”, lê-se aposentados, e com todos os direitos imagináveis. Inclusive subindo de “posto”.
Que há mais de 7.000 militares ocupando cargos públicos civis e ganhando pelos dois lados. Então, são militares ou funcionários públicos civis? Não há nada para fazer no meio militar? Se querem trabalhar em uma repartição pública, por que não fazem concurso e abandonam a caserna?
Sem falar nos milhões e milhões comprimidos de VIAGRA, PRÓTESES e outras coisas mais compradas com dinheiro dos trabalhadores civis pobres e sem direitos.
Então, você acha que são esses os militares amplamente beneficiados pelo status quo estarão interessados em uma reestruturação das forças armadas?
Ate que enfim alguém falando a verdade aqui!
Realmente estamos dando conta do recado
Do que adianta os olhos fora do Brasil se nós nunca aprendemos.
Porque não é da competência da Europa ou dos EUA manter a paz no Kosovo?
E, já agora, as tropas estão lá há algum tempo. Desde o final da guerra.
E estão em paz, com algumas tensões étnicas, mas os Sérvios étnicos vivem ao lado dos Kosovares étnicos.
Situação bem melhor do que a Sérvia e a Rússia pretendiam…
Óbvio que é melhor o Kosovo independente do que sofrendo perseguição étnica dos sérvios. Mas também é melhor Donetsk e Lugansk independentes ao invés de sofrerem extermínio étnico do governo de Kiev, ou ai você é contra?
Em ambos os casos, países imperialistas financiaram movimentos separatistas baseados em alegações de perseguições étnicas. Nem a Espanha considera o Kosovo independente. O fato da OTAN ter atacado a Sérvia de forma unilateral e formado o Kosovo sem permissão da ONU e ter dividido um país soberano já prova que quando a conveniência favorece, uma intervenção pode sim ser feita, logo esse papo de aliança exclusivamente defensiva é conversa mole.
Mas, como existe o risco de alguns mais ingénuos, o senhor acredita que não houveram vários atos de genocídio por parte da Sérvia?
E qual é a sua grande justificação para a criação do Kosovo? Por causa do petróleo? Da sua importância estratégica?
Os países imperialistas só tiveram “lucro”…
E sem falar que seria apenas mais um território de entre os seis territórios que se separaram da Sérvia. Apenas uma repetição do já aconteceu e que teve muito sucesso ao acabar com as várias guerras.
E qual foi o genocídio causado pela Ucrânia?
Existe uma grande diferença entre um genocídio a decorrer e um suposto genocídio que iria ocorrer. Se a Rússia estivesse assim tão preocupada porque não pediu o envio de uma força de paz, de um país neutro, para proteger essas populações? Como foi feito nos Balcãs e muitas vezes sendo sabotadas pela Rússia na ONU?
E fizeram referendo e depois criaram o país. Não criaram o país e depois fizeram o referendo como aconteceu na Ucrânia.
E deveria saber porque a Espanha não reconhece o Kosovo…
Eu não afirmei que não houve opressão Sérvia. Pq continua fazendo perguntas idiotas e irrelevantes baseadas em falácias do espantalho? Qual o lucro que a Rússia tem na Ucrânia, teve na Geórgia e na Transnístria? Isso significa que deve ser justificado só por não ter lucro?
“apenas mais um território entre os seis que separam a sérvia” UE? Então Donetsk e Lugansk serão apenas mais uns territórios entre outros em volta da Ucrânia, que será balcanizada pela Rússia igual a Iuguslávia foi, assim como a Abkhazia e Ossétia do Sul foram pra Geórgia. NEM por isso esta certo. A sua falta de ética pela legislação e pela integridade territorial das nações é enorme. Ou seja, se dane-se pra Sérvia, dane-se pra Ucrânia, não? A própria ONU afirmou que ocorreram perseguições contra russos étnicos. Pouco importa a “hora do referendo”, o princípio do direito de autodeterminação dos povos não é apoiado ou deixado de apoiar com base em criar o país antes ou depois de qualquer referendo. Aliás, o reconhecimento internacional do Kosovo é tão irrelevante quanto o de Donetsk e Lugansk, o que prova que são países ILEGAIS segundo as leis internacionais. Então pq apoias um e é contra o outro?
Importancia do Kosovo:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiewu_H1ab5AhXQR7gEHfITDWcQFnoECAcQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.sciencedirect.com%2Fscience%2Farticle%2Fpii%2FS2405896316325241&usg=AOvVaw2a1QsfwI4HX4SOcCR_RW_M
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjtua_p1ab5AhVziJUCHTnbBPYQFnoECC8QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.jstor.org%2Fstable%2F2539315&usg=AOvVaw1iSn9adwcpqcl3ql5ei3LD
A Rússia não tem nenhum lucro com isso mas o regime de Putin tem…
Mas o fato de não ter lucro significa que há outros motivos. E baseado no historial da região, bons motivos para manter uma força de paz, no verdadeiro sentido da palavra e não como a Sérvia e os Kosovares (Albaneses) queriam fazer, que era continuar os atos de genocídio. Por algum motivo foram condenadas por crimes contra a Humanidade pessoas de ambos os lados.
Mas há uma grande diferença. Os conflitos na ex-Jugoslávia eram guerras civis. Muito diferente de haver um outro país que tomou de facto esses territórios.
As guerras foram criadas pela Rússia e no caso da Jugoslávia fomentadas por esta. É muito diferente começar uma guerra e acabar com a guerra…
E lembro que a comunidade internacional demorou anos para atuar e somente depois de muita pressão resultante dos genocídios.
Quando se faz o referendo é essencial porque é determinante para a sua validade. Ou acha que os resultados da Crimeia seriam os mesmo antes da expulsão de muitos dos Ucranianos da etnia Ucraniana? Sem falar na ausência de observadores internacionais, algo comum nas eleições russas e nos muitos Russos que passaram a serem Ucranianos do dia para a noite.
E existe uma legitimidade democrática no Kosovo com referendos credíveis, ao contrário da Rússia que invadiu a Crimeia e no dia seguinte veio a autorização do parlamento. Uma inversão dos valores. Um parlamento subalterno ao poder executivo…
E não me parece que o Kosovo tenha a mesma importância para os EUA e a UE do que o Donbass e a Crimeia tem para a Rússia…
Muito lenga lenga, como sempre, perde no argumento e vem com o “mas”.
Pra comunidade internacional a OTAN foi tão criminosa quanto a Rússia. E nada do que você falou é levado em consideração nas avaliações de legislação internacional.
Sobre a Crimeia: Nunca foi ucraniana, mas sim Tártara. Só isso já prova que tu não sabe nada do que diz e só fica reproduzindo wishfull thinking.
Sobre o referendo no Kosovo: É tão ilegal quanto o da Crimeia.
https://en.wikipedia.org/wiki/2008_Kosovo_declaration_of_independence
Segundo a ONU e segundo a Sérvia foi ilegal.
“However, the declaration violates the eighth article of the Constitution of Serbia.[5] Hence, it is illegal in Serbian constitutional law.”
The newly proclaimed republic has not been seated at the United Nations, as it is generally believed that any application for UN membership would be vetoed by Russia.[33] Russia vowed to oppose Kosovo’s independence with a “plan of retaliation”.[33][34] Serbia has likewise proactively declared the annulment of Kosovo’s independence and vowed to oppose Kosovo’s independence with a package of measures intended to discourage the international recognition of the republic.[35]
On 8 October 2008, the UN General Assembly voted to refer Kosovo’s independence declaration to the International Court of Justice; 77 countries voted in favour, 6 against and 74 abstained. The ICJ was asked to give an advisory opinion on the legality of Kosovo’s declaration of independence from Serbia in February.[36] The court delivered its advisory opinion on 22 July 2010; by a vote of 10 to 4, it declared that “the declaration of independence of the 17th of February 2008 did not violate general international law because international law contains no ‘prohibition on declarations of independence’.”
Quando ainda existia a União Soviética, houve um referendo na Crimeia onde foi perguntado se eles queriam formar a República Soviética Autônoma da Crimeia e voltar a fazer parte da Rússia.
Escolheram voltar por mais de 90% dos votos.
Escolheram seu governo e foi estabelecida a república autônoma.
Depois que a URSS se desfez os Ucranianos foram lá e desrespeitaram tudo isso e até prenderam o governante da Crimeia
.
O conflito deles com os ucranianos vem desta época.
Lá a maioria é Russa então e hoje.
Não queriam nada com os ucranianos antes e certamente querem menos ainda agora.
Isso é história não opinião.
Na antiga Iugoslávia o interesse pela destruição do País foi dos europeus mesmo, no início. Alemanha na ponta.
Os EUA se envolveram mais tarde a pedido deles , um pouco a contragosto. E fizeram como sempre, destruindo tudo com bombardeios.
Depois ganharam gosto e foram destroçando a Sérvia, um aliado tradicional da Rússia.
Que reclamou muito e não podia fazer nada.
Depois veio a versão pequena da Ucrânia, a guerra da Geórgia. Que deu no que deu.
Este é mais um conflito na sequência , nada mais.
https://www.youtube.com/watch?v=qmi25MvNz2U
Para perceber a necessidade das tropas da OTAN
Caro patrício você e suas sempre criativas manobras para justificar o injustificável, pois tenho certeza que conheces bem a verdadeira, a real história de mais esse imbróglio não é mesmo.
Já fizeram isso a revelia do interesse internacional antes, obviamente farão novamente.
Lembrando que a intervenção deles foi no mesmo estilo que os russos fizeram na Criméia incluindo ai o famoso referendo sem consulta a toda nação sérvia apenas com a parte interessada regionalmente.
Com a diferença em favor dos Russos que a Criméia jamais foi ucraniana, apenas cedida para que a Ucrânia fizesse a administração dela por estar mais próxima e como prova de confiança da URSS na era Krushev, logo após o período stalinista que tanto mal fez a esta republica soviética.
Ressalto que a cessão da Criméia em favor da Ucrânia se deu no AMBITO DA URSS ou seja eram todos entes de uma comunidade logo a Ucrânia não era vista como uma nação separada a qual foi doado território soviético para sua soberania.
E a Rússia só não fez nada nesta ocasião( após o colapso soviético) pois lutava para ela mesma não desmoronasse, logo não tinha como fazer nada nem neste episódio e nem mesmo em 99 quando o Kosovo foi roubado da Servia pelo ocidente pela mesma razão pois ainda não tinha condições de pressionar em favor da Servia.
Desnecessário dizer que os Sérvios realmente cometeram crimes de guerra hediondos mas isso de forma algum justifica o ataque a integridade territorial servia como o protagonizado pelo Ocidente…
Realmente, se o atual presidente continuar entregando nossa Amazônia ao cri me organizado, às madeireiras, aos grileiros etc, isso certamente será a salvação deste patrimônio brasileiro e mundial.
Kosovo , Azerbaijão , Taiwan e Ucrânia
Estão doidinho pra arrumar ..
Ideal seria repartir kosovo mesmo, é um dos poucos locais que considero que separatismo tem muito sentido, lá tem igrejas históricas, ligadas a Sérvia, já o centro e sul são mulçumanos.
Não há porque repartir Kosovo.
Ele é parte da Servia como um todo.
Se existem mulçumanos lá que vivam como cidadãos da Servia.
E que a Servia respeite seus direitos humanos, apenas isso, e nada mais que isso… rs
Mais de 90% são albaneses, hoje em dia, é mais fácil dizer que Kosovo fazer parte da Albania que da Sérvia, resta Sérvios apenas no norte…a chance do que vc quer é zero.
Não estou nem ai com isso.
Quer dizer que se amanha ou depois Roraima tiver 90% de habitantes venezuelanos a ONU pode vir aqui impor uma zona de exclusão aerea e dizer que não é mais do Brasil?
Tá bom… rs
Eles só vão morrer se tentarem alguma coisa…as chances dos Sérvios ali são bem pequenas, a demografia e as alianças são favoráveis a Albania/Kosovo ainda mais agora com a Rússia em guerra e os argumentos do Kosovo são copia e cola do Putina.
Coloca meia dúzia de soldados russos lá que a OTAN vai fugir.
vai fazer falta na Ucrania, estão alistando qq um por la kkkkkkkkk
Colo, então, três chechenos.
Os americanos se borram todos.
Chechenos são muçulmanos. Devem preferir Kosovo independente da Sérvia, a princípio.
Tanto faz Kosovo ou Ucrânia.
Para os muçulmanos, o Ocidente é a encarnação do Mal.
Qualquer lugar é lugar.
Qualquer hora é hora.
Portanto, querem seus irmãos e amigos longe do Ocidente.
Chechenos do TikToc?
.
Vamos ver quem irá amarelar EUA ou China. Se Pelosi visitar Taiwan e nada acontecer a China amarelou. Se Pelosi cancelar a visita os EUA estarão acabados e começará um grande declínio e se transfomara em uma Inglaterra, um pouco maior. Infelizmente o mundo irá mudar pessoal o tempo de ação dos EUA e agora. Depois será a decadência. O Brasil tem que ficar quieto. Vamos estudar e aguardar pessoal.
De uma coisa eu tenho quase certeza a China não vai abater a aeronave da Pelosi .. talvez a resposta virá depois que ela for embora .
Nem uma coisa e nem outra. Você está emocionado.
Se Pelosi visitar Taiwan uma red line será violada mas ainda não é motivo para guerra ou invasão, será motivo para a China quebrar também uma red line de Taiwan, o próprio Hu Xijin já disse o que pode acontecer, em nenhum momento citou guerra ou abater o avião de Pelosi, isso na verdade é fake news de gente querendo ganhar views.
Se Pelosi não visitar Taiwan significa que ainda há comunicação a nível militar entre China e EUA, o que para o mundo é bom.
Antes de escreverem qualquer comentário a respeito, peço gentilmente aos colegas que busquem saber o que a Sérvia fez com as minorias étnicas na região durante a década de 90. Assim evitam de falar abobrinha.
Porém, desconfio que o problema de alguns aqui – infelizmente – é de caráter e não de ignorância. Estivessem vivos na década de 30/40, estariam em marchas como essa, segurando cartazes como esses.
Essa narrativa de minorias étnicas costuma ser usada por quem quer pedalar a porta de alguém. Acreditamos em tantas dessas narrativas que já estão usando-a contra nós em relação aos povos indígenas. Da Amazônia, claro. Gringo não sabe quem tem indios em todos os estados brasileiros, como os do norte do RS que há anos estão em guerra interna, com direito a banimento de famílias inteiras das terras onde nasceram. Foco na Amazônia, dizem eles.
Mas a ideia é justamente esta, fomentar a noção de pertencimento e estimular alguma dissidência de povos indígenas que iriam lutar por reconhecimento de seu status como povo e logo como nação junto a seus territórios.
Ai que mora o segredinho de muitas Ong’s financiadas pelas potências internacionais de todas as matizes inclusive chinesa.
Não queira comparar o que aconteceu na Bósnia e no Kosovo com o que está a acontecer na Amazónia.
Pode comentar o que acontece na Amazonia ?
A meu ver acontece o que sempre aconteceu no pais como mineração ‘ilegal’ caça ‘ilegal’ grilagem de terras, trafico de drogas animais plantas etc ?
(por todo pais sempre teve todo tipo de atividade de norte a sul mas o pessoal parece que tem problemas mentais e pensa que qualquer coisa só existe em um lugar apenas)
Não sei mas lembro-me de Srebrenika, Sarajevo, etc.. da parte da Sérvia. Mas não me parece que isso esteja a acontecer na Amazônia…
Caro Hcosta de novo você e seus malabarismos e contorcionismos para dar suas versões/explicações, amigo ou lhe falta conhecimento sobre os assuntos ou ages com segundas intenções mesmo.
uma coisa não tem nada a ver com outra, esse povo aí não queria uma guerra com a Alemanha, se eu vivesse nessa época também não ia querer, mesmo sendo contrario ao líder alemão naquela época, é muito fácil mandar os OUTROS morrerem numa guerra,
Bem… Foi o Hitler que usou o fato de suas minorias estarem sendo oprimidas para atacar os demais países da Europa, igual a OTAN/Albania fizeram no Kosovo, igual a Rússia faz hoje na Ucrania. Agora eles são nazistas só por isso? Esta na hora de vocês pararem com esse discurso reducionista e binário de fla flu.
A questão do Kosovo é no mínimo curiosa. Não confunda o Kosovo com a Bósnia-Herzegovina, no segundo a própria Rússia aprovou intervenção no Cons Seg da ONU devido a perseguição descarada feita pelos sérvios, já no Kosovo a intervenção foi ilegal e feita pela OTAN. Os próprios comandantes europeus da KFOR, de origem portuguesa e italiana afirmaram que quem começou as perseguições étnicas foram os albaneses no Kosovo e não os sérvios, e que os americanos desejavam ganhar profundidade estratégica contra a Sérvia. Havia mais de 200.000 sérvios no Kosovo antes da intervenção da OTAN que foram retirados de lá a força pelo governo local de origem albanesa. O Kosovo sempre foi uma província sérvia, antes disso era do Império Otomano, a Sérvia inclusive nasceu no Kosovo.
É aquela velha de sempre daqui da trilogia: O país que eu gosto fez merda e dividiu outra nação na base da força? Show de bola!
O país que eu não gosto fez merda e dividiu outra nação na base da força? Emoji triste.
Colega os crimes hediondos que a Servia (e não só ela diga-se, pois todas as partes se envolveram em limpeza étnica) se envolveu devem ser punidos, e seus praticantes responsabilizados e presos.
Uma coisas é admitirmos isso outra é aceitarmos divisão ilegal de território soberano de uma nação em nome de uma suposta justiça contra limpeza etnica.
Uma coisa nada tem relação com outra…
Obs: obvio que a Servia como a parte mais forte deve ser mais punida!
Quem já assistiu aquele filme ” Atrás das linhas inimigas” com Owen Wilson (Chris Burnnet) , dá prá ter uma noção como foi a limpeza étnica na https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.adorocinema.com/filmes/filme-28628/&ved=2ahUKEwipiIrigaf5AhXsu5UCHTEAC3UQtwJ6BAgeEAE&usg=AOvVaw2cUYAU4qRMmwrnA0V1-0pV do Balcãs.
*na região dos Balcãs
Esse filme é de 2001. Essa geração de hoje em idade militar não era nem nascida ainda.
Cinema de Hollywood e sua dominação cultural influenciando as pessoas e suas opiniões e visão de mundo. Tudo tem dois lados
Justamente o que ia comentar, se basear em uma produção de roliudi como fonte de informação é osso.
Ele não foi inocentado, morreu durante o julgamento.
E li, mas parece que está confundir Milosevic com Milutinovic…
Kkkkkkk
Rapaz, que vergonha.
Não conseguiu nem ler a notícia que postou.
Entendeu tudo errado, ou melhor, entendeu tudo de acordo com a “narrativa” em que acredita.
Morreu na prisão cara. Como foi inocentado?
Essa medida é uma estupidez enorme, se o Kosovo quer ser independente deixa ele ser.
Verdade. Deixem Donetsk e Lugansk serem também.
totalmente a favor, pode sair e serem independentes.
Eu moro na região sul do Brasil, digamos que no caso se o governo federal piorar a situação do pais (ja piora a cada dia que passa) a população quiser ser independente pode ser ?
Pode sim, eu sou a favor da independência de Manaus, por mim o Brasil seria uma confederação com Brasília não tendo poder nenhum sobre a administração do País, só relações exteriores.
Vou ser mais modesto vou pedir para o meu bairro ser independente pode ser? cada coisa que “temos” que ler/ouvir, as pessoas querem falar de temas importantes mas não tem o mínimo de conhecimento sobre o assunto, aliás sequer sabem o que estão falando de fato.
sim, mas eles que se adequem ao Kosovo, não tá bom então vai pra Servia, o que os dois países tem que fazer é não entrar em conflito e tentar acalmar os ânimos.
Chega ser engraçado ver putinete reclamar de intervenção rsrs…
Mas voltemos ao assunto
“nova regulamentação do governo que obrigará as pessoas que ENTRAM em Kosovo com identidades sérvias a substituí-las por um documento temporário durante sua estadia lá”
“No domingo, sérvios étnicos no norte de Kosovo – um estado parcialmente reconhecido que faz fronteira com a Sérvia nos Bálcãs – bloquearam duas importantes passagens de fronteira com a Sérvia para protestar contra a nova regra”
Pelo que entendi há sérvios entrando pelo norte de Kosovo e não aceitam essa nova identidade criada por Kosovo, mas fica algumas questões:
Então pq não voltam para a Sérvia seu país natal?
Será que esses sérvios estão sendo “obrigados” a entrar em Kosovo como a Rússia fez no leste da ucrânia e na Criméia pra depois a Sérvia reclamar essa região como seu e depois jogar a culpa na OTAN?
Misericórdia: “Será que esses sérvios estão sendo “obrigados” a entrar em Kosovo como a Rússia fez no leste da ucrânia e na Criméia pra depois a Sérvia reclamar essa região como seu e depois jogar a culpa na OTAN?“. Russos “obrigados” a morarem nessas regiões (Leste da Ucrânia e Criméia) tem pelo menos 3 (três) séculos, lembrando que em Odessa a maioria é russa igualmente bem como outras regiões da Europa e com o mesmo tempo histórico. Agora tem um país, coisa de um século e meio atrás, cujo povo de origem europeia marchou para o oeste do continente massacrando os nativos e tomando todas as terras, fez guerras e tomou territórios do México, expandiu mais para além do continente, lidera o ranking de invasões e guerras de todos os tipos tem quase um século, fomenta o conflito no mundo, lidera o ranking do falso moralismo e é o líder dessa organização “defensiva” chamada OTAN. Se bem que eu sei que vc e seus correligionários pulam alto de se falar desse país que é uma entidade de onde emana a verdade e a justiça. Para vcs, é claro.
Existe um população Sérvia de etnia no Kosovo e querem manter a livre circulação entre os dois países.
4% da população…ou seja…é melhor separar o naco que são maioria, por que o problema religioso é profundo.
Mas eles são minoria, grande parte é de origem albanesa, e oq me estranha é a ENTRADA de mais sérvios como deixa claro no texto, por isso está havendo esses protestos, pode estar havendo uma espécie de “invasão espontânea” para no futuro a própria Sérvia reivindicar a região.
E está a acontecer algo parecido na Bósnia…
sim. vc está correto, mas também tem gente que trabalha de um lado da fronteira (Sérvia) e mora no kosovo, o governo de Belgrado até incentiva isso, também é verdade que deve estar havendo esses Sérvios “infiltrados”, mas a diferença é enorme em termos populacional, líderes sérvios para variar fazendo cálculos arriscados, ainda mais agora que Putina deu a desculpa, albaneses são maioria, estão lá desde pelo menos a invasão turca, sempre aumentando seus números, suas ligações econômicas com Belgrado é pífia, menor que Macedônia do Norte, não tem nem como unir, é uma região que nem tem laços religiosos ou econômicos.
Que existe uma PARTE da população de origem sérvia que já mora lá eu não nego isso, mas o texto do autor diz que está ENTRANDO mais, e se uniram com aqueles que já moravam para protestar.
Kosovo tem em sua maioria origem Albanesa, portanto os sérvios são minoria, e lá há uma briga étnica muito forte entre eles, por isso que eu fiz essas indagações, pode estar havendo uma espécie de “invasão” por parte dos sérvios para no futuro REINVINDICAR algumas áreas mais ao norte, por isso que eu citei a Rússia como exemplo, pois eles fizeram isso na Ucrânia e sabemos oq aconteceu.
É melhor procurar novas fontes amigo, a população sérvia nessa região é de só 86% da uma pesquisada que irá encontrar.
E assim os historiadores em 2050 escreverão como iniciou a 3 guerra mundial, Ucrania, Kosovo, Taiwan, etc..
Ta aí uma coisa pros novinhos estudarem. O fim da Iugoslávia. Fica de para casa aí kkk É um exemplo do que os americanu bonzinhu fazem quando são contrariados. Pra mim foi uma demonstração de força da OTAN para a Rússia, juntamente com a guerra do golfo.
Enquanto isto, já foi anunciado o plano nacional para a conquista do Espaço pelo Brasil? Já foi anunciado também o plano de desenvolvimento de turbofans e outras tecnologias estratégicas ou apenas fomos chamados para a motociata?
E tem gente que acredita nas boas intenções desse ajuntamento de interesses contrários aos dos países que querem soberania, pior é acreditar que tem zé ruela acreditando no perigo comunista da Venezuela kkkk e esquece quem a NATO quer no seu cordões.
Infelizmente a OTAN EUA gosta de atacar países indefesos igual a Sérvia, Iraque, Afeganistão, Granada, Síria, etc. Cuidado Brasil com a amazônia. Atacar diretamente a Rússia ou China ninguém quer. Cuidado Brasil. Vamos estudar pessoal e aguardar
Aow Iogoslávia “véia”!!!! Foi só Marechal Tito botão algodão no nariz, que se esfacelou feito uma taça de cristal jogada ao chão.
Espero que os Sérvio vá para cima do Kosovo e passem o rodo…
“Uma bomba na mão e uma ideia na cabeça.”
André Dahmer
Que fuzil top esses dos soldados poloneses, é o AK12?
Pareceu muito com o fuzil russo, que é belíssimo também.
Eu estou ansioso esperando a chegada de Nancy peloci, as 11:30 de hoje em tawann, com certeza ela vai ajudar a resolver esses problemas ali na quela região e também alguns problemas no Brasil
Dessa vez não vai ser tão fácil para a OTAN intervir na Sérvia como foi na década de 1990. Naquela época a Rússia estava fraca. Hoje não mais….
Rússia tá apanhando na logística em um país ao lado, adivinha a Sérvia que seria cruzar o espaço aéreo de vários países “inimigos” , lembrando que a Sérvia não tem porto agora. O único país fronteiriço que tem boas relações com Moscou é a Hungria. seria uma guerra por procuração bem complicada e cara.
Não faz esse tipo de pergunta que você acaba magoando certas pessoas aqui nos comentários…😂
OFF TOPIC
Azerbaijão e Armênia, também começaram com novos conflitos novamente a pouco.
Em Kosovo foi implantada a maior base militar dos EUA no exterior: Camp Bondsteel.
É território ocupado e controlado…
Acho que a Rússia deve estar torcendo e colando lenha na fogueira pro debaixo dos panos, pois isso iria tirar muitos recursos que esta se indo para Ucrânia, além de diminuir o interesse na ucrânia pelas mídias, outra coisa que os EUA precisam de uns 5 anos de paz, para conseguir passar a China, antes que ela o passe… em termos militares e econômicos, se a Otan entrar nisso, quem ganha é a China e a Russia.