John Kirby

A Rússia está tomando medidas para anexar partes da Ucrânia que controla “em violação direta da soberania da Ucrânia”, alertou uma importante autoridade de segurança nacional dos EUA na terça-feira, incluindo a instalação de procuradores que devem fazer votações “simuladas” para ingressar na Rússia e forçar os residentes a solicitar cidadania russa.

“A Rússia está começando a lançar uma versão do que você poderia chamar de manual de anexação”, disse o funcionário, John Kirby, em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, traçando paralelos com a tomada da Crimeia pela Rússia oito anos atrás.

Kirby disse que havia “ampla evidência na inteligência e no domínio público” dos esforços em andamento da Rússia, que incluem a instalação do rublo como moeda nacional nas áreas que pretende anexar, assim como fez na Crimeia. As áreas que podem estar no plano de anexação da Rússia, disse ele, incluem Kherson, Zaporizhzhia e as províncias de Donetsk e Luhansk, que compõem a região de Donbas, no leste da Ucrânia.

Em 2014, forças russas invadiram a Crimeia e Putin a anexou depois que autoridades recém-instaladas organizaram às pressas um referendo sobre a secessão que teria garantido o apoio de 97% dos eleitores, gerando acusações internacionais de fraude.

De acordo com várias fontes, incluindo o Departamento de Defesa, a Rússia está forçando alguns moradores a solicitar passaportes russos. Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, disse que, como parte das chamadas operações de filtragem, as autoridades russas começaram a confiscar passaportes ucranianos e emitir passaportes russos.

Um relatório da Organização para Segurança e Cooperação na Europa divulgado na semana passada também disse que a Rússia estava forçando os cidadãos ucranianos a aceitar passaportes russos. Citando fontes da mídia local, o relatório disse que “nos territórios recém-ocupados, os ocupantes estão obrigando os ucranianos a obter um passaporte russo torturando ou pagando”.

Kirby disse que o padrão foi particularmente evidente em Kherson, a primeira grande cidade ucraniana a cair, com a instalação de Sergei Yeliseyev, um ex-oficial de inteligência russo “com absolutamente nenhuma conexão com a Ucrânia”.

Com a cidade capturada sob o controle de Yeliseyev, Kirby disse: “A Rússia está assumindo o controle das torres de transmissão, estabelecendo forças de segurança leais, substituindo a infraestrutura de telecomunicações, forçando os moradores a solicitar a cidadania russa e emitindo passaportes russos”.

Em outro tópico de preocupação internacional, Kirby observou que não há evidências imediatas de que a Rússia tenha comprado drones do Irã, que Moscou precisa para reabastecer sua frota. Ele também disse que os Estados Unidos anunciariam seu 16º pacote de armas para a Ucrânia no final desta semana.

FONTE: The New York Times

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

64 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Oh, que inesperado. Esses russos ardilosos…

Nemo
Nemo
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Onde este sujeito esteve nos últimos meses? A própria Rússia já disse isso há meses.

BraZil
BraZil
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Pois é. kkkkk Esse é o nível da Assessoria da Casa Branca…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Olá Nemo. Talvez ele estava usando o “Cone do Silêncio”..

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Olá Alex. Como dizia Maxwel Smart (86) “O velho truque de invadir um país e obrigar os moradores locais a pedirem passaporte russo, 99”

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

kkk tem gente que não entendeu kkkk o que vc disse kkkk

Fabricio Lustosa
2 anos atrás

SÉRIO???!!! Minha nossa senhora, descobriu a roda…. Piadas à parte, em 1962 quando os soviéticos instalaram bases para mísseis em um país bem próximo da costa da Flórida, país esse QUE TEM O DIREITO DE SE DEFENDER!!! – não é e sempre foi esse o mantra para defender a OTAN na Ucrânia? – os americanos ameaçaram guerra total, guerra nuclear e o escambau. Um acordo foi feito, os americanos retiraram mísseis da Turquia e prometeram jamais invadir Cuba e os soviéticos retiraram as bases de mísseis de Cuba. Na Ucrânia Putin teve como resposta vários tipos de “f….-se”, “faremos o que quisermos!”, “vc não é de nada (Obama falando que a Rússia é meramente uma potência regional)”, e etc etc etc. Bom… o resultado aí está.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

O senhor tem de se atualizar. Com os ICBM’s esses confrontos deixaram de ter sentido.
E, mais uma vez, ainda acredita que é por causa da OTAN?

Quem respondeu com f…-se tudo foi Putin e não os Europeus. E é esse o objetivo, manter-se no poder mesmo que arruíne ainda mais a Rússia.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

 Ucrânia,Ucrâni,Ucrâ,Ucr

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

rsrsrsrsrs ai ai ai

Oliveira
Oliveira
2 anos atrás

Está querendo se fazer de inocente no jogo, é meretriz se passando por virgem. Hoje o ministro da defesa russo disse que os planos mudaram e a operação não ficará restrita as regiões de Donetsk e Donbass. A guerra provavelmente irá se arrastar por um longo período. Pessoalmente acho que um dos objetivos de Putin é complicar a economia americana e ferrar com a vida de Joe Biden na próxima midterm. Putin é o carrasco que está colocando a forca ao redor do pescoço de Joe Biden ao som da marcha fúnebre.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Oliveira
2 anos atrás

Não só de Joe Biden, mas a guerra está prejudicando o mundo todo!

Tudo em nome das ambições russas, mas a quem diga que só os americanos são “malvados” 🙂

Agora se Putin está colocando a corda em seu próprio pescoço…Talvez você não esteja preparado para essa conversa 🙂

Oliveira
Oliveira
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Pois é, está prejudicando mesmo, mas levaram isso em conta quando os russos, por anos, faziam reclamações reiteradas de que não admitiram essa situação? Acho que não, da mesma forma que também não acho que o russo estejam colocando o conforto de outros países antes da sua soberania. De fato, qualquer país no lugar da Rússia (desde que o estivesse em condições de faze-lo) o faria também. Não adiante ser ingênuo ou puritano, pega meio ridículo.

No mais, antes do Putin passar, chuto que muitos outros passarão antes deles. Que o diga os Srs. Boris, kiril e Draghi. O Sr. Olaf já está balançando.

Joe Baden já está na casa de 79% de desaprovação, sua ruína está na próxima esquina.

Realista
Realista
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

mas a quem diga que só os americanos são “malvados” ”

Muito pelo contrario amigo .. quem sempre fez isso agora quer dar uma de santinho e falar que apenas os russos são ” Malvadão ”

leonidas
leonidas
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Eu acho que se alguém não esta pronto para conversa é exatamente pessoas que teimam em usar valores morais com potencias e em assuntos envolvendo geopolítica.
Com base na Geopolítica esta claro como a luz do dia no Saara que foi o ocidente que cultivou esta guerra por erro absurdo de visão de longo prazo.
A Rússia não quebrou ou afastou Putin como eles esperavam e agora deu no que deu.
E esta guerra ainda tem potencial para escalar muito e criar situações absurdamente complicadas mesmo havendo um acordo de paz.
Repito, dentro do aspecto da Geopolítica a Rússia esta certa, o Brasil tem interesse que ela ganhe esta guerra, a Ucrânia é uma nação sacrificável tanto para o ocidente como para os Russos, e EUA e Otan agiram feito crianças ao apostar no colapso russo, é simples e trágico assim.
Se alguém estiver pronto para conversar sobre esta guerra sem aquele lero lero de Certo ou Errado (que não se aplica em geopolítica) vamos lá… rs

Patrício
Patrício
Responder para  Oliveira
2 anos atrás

Exatamente.
E as autoridades russas já estavam prevendo uma guerra tipo a da Síria
E se prepararam para isso.
Talvez explique o baixo efetivo empregado e as operações devastadoras de bombardeamento das posições inimigas causando o máximo de baixas e destruição.

RSmith
RSmith
Responder para  Oliveira
2 anos atrás

…hum… sobre a “Operação Policial Especial” que a Russia esta fazendo na Ukrania creio que vão anexar todo o território que conseguirem dominar ate o ocidente cansar de bancar a Ukrania ou estourar a Terceira Guerra Mundial…. o que vier primeiro. Quanto ao Sr. Joe Biden… sua incompetência esta colocando a corda ao redor do seu pescoço… A Russia só esta ajudando a “puxar o balde”

Nick
Nick
2 anos atrás

Não, os russos invadiram a Ucrânia só para passear…. As vezes a inteligência americana surpreende mesmo.
SQN

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Nick
2 anos atrás

Olá Nick. “Inteligência’… riso.

download.jpeg
Nick
Nick
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer, O CONTROLE deve ser real…. SHAUHSAUHSAHHUSA

Varg
Varg
2 anos atrás

E a água é molhada…

Luciano
2 anos atrás

Querem roubar territórios, só isso!
Tal qual a Alemanha em 1939.

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

Não gosto de me envolver em problemas internos de outros países, tal qual o Barão do Rio Branco preconizava para o Itamaraty, mas não resisti a essa afirmação:

(anexar partes da Ucrânia que controla “em violação direta da soberania da Ucrânia”)

Quer dizer que apenas invadir, sem anexar, não é violação de soberania?

Nascimento
Nascimento
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Pra eles atacar a Sérvia e criar o Kosovo, de forma ilegal, não é violação de soberania. Pra eles invadir um país e criar um Estado fantoche não é uma violação de soberania…

Mesmo se a Rússia criar “repúblicas independentes” em Lugansk (LPR) e Donetsk (DPR) continua sendo violação de soberania.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Anexar é uma palavra muito forte e que pode ser mal interpretada. Eu chamaria de libertar. Ou então de oferecer autonomia em relação ao mundo sionista. Fica mais especificado e não ofende ninguém.

Este tipo de matéria deveria até mesmo ser divulgada com um “aviso gatilho”, tal qual se coloca em livros de ciência que afirmam que apenas mulheres menstruam.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Tenha vergonha…

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Nós somos ocidentais, estamos defendendo o Ocidente e seus valores: portanto devemos todos ter consciência pelo que estamos afinal lutando. Sentimentos importam.

É uma pena que eu não sei colocar fotos por aqui, se soubesse colocava aquele Meme da foto do travesti com chifres na sala de aula do jardim de infância, colado no interior do capacete do soldado sentado na trincheira. “Lembre-se pelo que você está lutando.”

Hcosta
Hcosta
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Que alucinação.

Já anda a ver travestis numa sala de aula? Olhe que isso pode ser um fetiche seu. Devia procurar ajuda senão com esses recalcamentos todos, ainda pode piorar a sua saúde mental.

Mas onde quer chegar, mesmo dentro dessa sua alucinação? É a sociedade ocidental que está em declínio? Isto dito e espalhado por ditaduras que ainda pensam que estão nos anos vinte do séc. XX?
Eu ainda não percebo esse fascínio pelas ditaduras, pelo menos a Russa. Se ao menos apresentasse algum resultado positivo…

Mas ainda bem que temos pessoas que acreditam em tudo o que algum alucinado coloca na net. Acho que chegamos ao ponto de haver uma competição de quem coloca as coisas mais absurdas e ainda sim, consegue convencer o maior número de pessoas…

Talvez seja esse um sinal de decadência ocidental. Idiotas que acreditam em qualquer coisa. Mesmo que a realidade seja outra.

RSmith
RSmith
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

… hum… er… desculpa, sem querer ofender… mais o que vocês estão fumando? … esse comentários me deixaram mais perdido do que cego em tiroteio!

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Esse tipo de comentário é o tipo de comentário que demonstra o quanto nós ocidentais ainda somos preconceituosos e irracionais.

Ofende pessoas que fumam coisas estranhas e injustamente proibidas pela sociedade branca capitalista? E além disto, ainda afirma que cegos não podem participar de tiroteios? Que de alguma forma, ficariam perdidos, tornando-se um risco para os seus próprios?

É nisto que nos tornamos? Horror… simplesmente o horror…

Discriminação contra deficientes odiosa!

Pois saiba você que os maiores atiradores de elite do mundo foram todos cegos!

Eu penso nos nossos heróis, brasileiros estúpidos o sufici… quero dizer… patriotas que pegaram um avião e foram até a Ucrânia para levar artilharia na cabeça 24/7 por nós. É por gente preconceituosa assim que eles estão lutando? O que eles pensariam disto?

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Olá Z. Segundo os anglo-saxões, o Brasil não é ocidente.. somos herdeiros dos valores do Império Romano, por isso nossa cultura é latina e nossa língua derivada do latim… mas não somos ocidentais. Então, deixa isso pra lá.. quem pariu os seus que os embale.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Nāo somos ocidentais, já disse isso um milhāo de vezes aqui.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Não é anexar nem libertar.é pegar de volta simples assim.

Patrício
Patrício
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Exatamente.
Libertaram.
Aquelas regiões são de origem russa e de população de russos étnicos.
Apenas voltarão a fazer parte de sua Pátria.

André de Souza
André de Souza
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Faz o seguinte então, me dá seu endereço que eu vou aí “libertar” a casa dos seus mandos inclusive você vai me obedecer e sua mulher e seus filhos também, mas fica tranquilo, só estou dando a vocês mais “autonomia”.

RSmith
RSmith
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

:-0 hum?

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
2 anos atrás

Com a palavra o país que roubou metade do território do México, Havai, Filipinas, Porto Rico e controla o Panamá. E Guantánamo em Cuba.
Fora os golpes de estado pra todo lado.
Chora na cama que é quente.

Cesar
Cesar
Responder para  Jesus Baccaro
2 anos atrás

Não se esqueça que para fazer o Canal do Panamá eles dividiram a Colômbia em dois países.

RSmith
RSmith
Responder para  Jesus Baccaro
2 anos atrás

… ufa… melhorou! TUDO Verdade! é o “Sujo falando do Mal Lavado!”

Luciano
2 anos atrás

Putin cada vez mais parecido com Hitler.

Patrício
Patrício
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Ninguém liga.

RSmith
RSmith
Responder para  Luciano
2 anos atrás

hum…. sei não…. pq TODO inimigo do ocidente é logo taxado de “Hitler?” … Putin é um ditador nacionalista mais dai comparar ele a Hitler? sei não… você tem ideia das atrocidades que ele cometeu? Comparado a Hitler Putin ainda esta no Jardim de Infância!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Olá RS. No início do Sec XX, a grande ameaça ao ocidente era o comunismo a partir do exemplo da revolução russa. Naquele momento, o fascismo surgiu como uma opção ocidental de enfrentamento ao comunismo. Contudo, o fascismo é também uma ameaça à democracia liberal (Churchill foi capaz de identificar isso claramente). O nazismo foi um regime fascista muito mais radical que o próprio regime de Mussolini. Em um contexto histórico, concordo com você que é um erro comparar Putin a Hitler.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Olá Luciano. Discordo. A despeito do fato de ambos liderarem regimes de direita, há uma diferença enorme entre a ideologia nazista e as ideias que norteiam as decisões do Kremlin. Em nenhum momento identificamos ideias de supremacia racial “eslava” ou “russa” sendo usada como justificativa para uma expansão russa. Putim usa amplamente ideias nacionalistas e conceitos de segurança nacional, mas nunca os colocou em termos de “supremacia racial”.

Luciano
Responder para  Camargoer.
2 anos atrás

Analogia feita na TV estatal russa sobre a guerra na Ucrânia:
“Qdo um veterinário vermifuga um gato, p/o veterinário é uma OPERAÇÃO ESPECIAL, p/os vermes É UMA GUERRA e p/o gato é uma LIMPEZA”.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Olá Luciano. A despeito da violência da linguagem usada nesta mensagem (se for o caso, posso dar exemplos de figuras destacadas brasileiras que habitualmente usam uma linguagem violenta), ainda assim há uma enorme diferença entre Putin e HItler. Ouso dizer que Putin é um líder de direita (engraçado como a maioria dos lideres de extrema-direta foram socialistas ou comunistas na juventude, como Mussolini) mas ainda não consigo vê-lo como um líder fascista. Acho importante lembrar que todo nazista é um fascista, mas nem todo fascista é um nazista, assim como todo fascista é de extrema-direita mas nem toda pessoa de extrema-direita é um fascista.

Luciano
2 anos atrás

Só idiotas compraram qualquer narrativa além da real, que é justamente a necessidade expansionista de um regime ditatorial totalitário. Querem voltar a escravizar as nações assim como acontecia na União Soviética, parasitas.

Paulo Neves
Paulo Neves
2 anos atrás

Mais um que descobriu que água molha…

Theo Gatos
Theo Gatos
2 anos atrás

Uau se ele não falasse… jamais saberíamos…

Sds

RSmith
RSmith
2 anos atrás

… agora pronto… receita de doce… ok… melhor que os comentários que vieram antes! :o)

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Bom, é o mínimo que se espera.
Lavrov falou que a Rússia vai além do donbass.
No meu desejo é que toda Ucrânia seja incorporada. É preciso empurrar os nazistas da OTAN pra longe.

Romão
Romão
2 anos atrás

Off-Topic/Aviso aos navegantes: A China está se livrando dos títulos da dívida americana que detém. A vaca anglo-saxã já foi para o brejo.
https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/07/19/ttulos-do-tesouro-americano-detidos-pela-china-caem-abaixo-de-us-1-tri-e-vo-mnima-em-12-anos.ghtml

César
Responder para  Romão
2 anos atrás

Como sempre vc dá a notícia pela metade e só a parte que lhe interessa, não!?
Veja aqui:
¨¨Embora os dois principais detentores estrangeiros da dívida dos EUA (Japão e China) tenham reduzido suas participações, as compras externas líquidas nos Treasuries estão aumentando.¨¨
https://www.moneytimes.com.br/china-reduz-participacao-em-treasuries-para-abaixo-de-us-1-trilhao-entenda/

¨

Vitor
Vitor
Responder para  César
2 anos atrás

Em números absoluto houve redução .

Patrício
Patrício
Responder para  César
2 anos atrás

Só quem está comprando título americano são países de pequeno porte e paraísos fiscais.
Vai acabar micando.
Como previsto.

Patrício
Patrício
Responder para  César
2 anos atrás

Vc leu o que vc postou?

Mico na mão

‘Reduzir a participação na dívida dos EUA tem sido uma exigência da opinião pública chinesa. O povo chinês está perdendo a confiança na economia dos EUA e em sua credibilidade. Portanto, é melhor deixar que os países da aliança Five Eyes e outros aliados dos EUA detenham mais dívidas dos EUA”, escreveu o jornalista chinês.’

Quando a maior economia do Mundo perde a confiança na segunda maior, sendo está a com maior dívida do Planeta, é para vc ficar preocupado

Patrício
Patrício
Responder para  Romão
2 anos atrás

Essa notícia é pra lá de excelente.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Kirby disse que havia “ampla evidência na inteligência e no domínio público” esses Russos mauvados.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

E tem maluco achando que o Ocidente está ganhando a guerra rsrsrsrs

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Do meu ponto de vista, esta é a intenção desde o início. A Ucrânia passou o Putin “pra trás” ao não cumprir os acordos de Minsk. Então seu objetivo mudou para usar a ferramenta militar para fazer o que quiser na Ucrânia.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

E já que estamos falando em guerra,eis uma piada do Paraguai…

Paraguai quer indenização e desculpas do Brasil por guerra

Guerra do Paraguai ocorreu há 150 anos, na época em que o Brasil era comandado por Dom Pedro II.

Passados 150 anos do confronto militar mais brutal da história sul-americana, a Guerra do Paraguai voltou a ser alvo de debate ao ser questionada pelo país vizinho na Subcomissão de Verdade e Justiça, criada no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Congressistas paraguaios do colegiado afirmam que o país foi alvo de genocídio e pedem uma indenização financeira por parte das nações vencedoras – Brasil, Argentina e Uruguai -, além de pedido de desculpas. As informações são do portal Metrópoles.

Composta também por parlamentares brasileiros, argentinos, bolivianos e uruguaios, a Subcomissão de Verdade e Justiça da Guerra da Tríplice Aliança realizou até o momento cinco audiências no Senado do Paraguai. Nas ocasiões, foram ouvidos pesquisadores do país, que acusam as nações vencedoras de manipulação histórica para justificar um confronto, que segundo eles, foi imperialista e genocida.

Após a conclusão das audiências, a subcomissão da guerra deve redigir um relatório com os pedidos de reparação, que já foi avaliada pelos paraguaios em até 150 bilhões de dólares (R$ 814 bilhões). Posteriormente, o documento deverá ser encaminhado para votação no plenário do Parlasul.

Visto que a maior parte dos congressistas pertencem aos países vencedores do confronto, espera-se que as solicitações não sejam atendidas. Entretanto, segundo o historiador Francisco Doratioto, tudo depende da ideologia dos votantes.
– Há setores políticos sul-americanos que admiram regimes fortes e justificam ditadores como Solano López [que comandava o Paraguai à época da guerra]. É possível que parlamentares argentinos do Parlasul que sejam peronistas, por exemplo, apoiem essa tese paraguaia. Quando a presidente era Cristina Kirchner, a Argentina chegou a se desculpar com o Paraguai – ponderou.
Na avaliação de Doratioto, “o discurso de que o Paraguai foi vítima nessa guerra é factualmente falso, porque eles foram o país agressor, foram eles que provocaram o conflito”.

Fonte:

https://pleno.news/mundo/paraguai-quer-indenizacao-e-desculpas-do-brasil-por-guerra.html

L G
L G
2 anos atrás

Coitados dos mexicanos tão longe de Deus e tão perto dos EUA. Ditado mexicano. Que perderam as suas melhores terras Califórnia, Texas,etc. Vamos estudar pessoal.

GodDrax
GodDrax
2 anos atrás

Realmente esse John Kirby é um Sherlock Holmes, será que descobriu isso sozinho, rsrsrs

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

É pena que a trilogia não coloque o mapa apresentado pelos russos.
A Rússia administra 22% do território ucraniano, controla militarmente 27,2% da Ucrânia e está com tropas em combate ou em prontidão operativa em 35% da Ucrânia.
Para além disso, 40% da economia ucraniana está nas mãos de Moscovo.
Toca a crescer e deixar de discursos de Mickey boy!