Guerra na Ucrânia: Lavrov da Rússia diz estar pronto para expandir objetivos de guerra

59
Russian MRLS

O foco militar da Rússia na Ucrânia não é mais “apenas” o leste do país, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Em entrevista à mídia estatal russa, ele deu a entender que a estratégia de Moscou mudou depois que o Ocidente forneceu à Ucrânia armas de longo alcance.

A Rússia agora teria que empurrar as forças ucranianas ainda mais longe da linha de frente para garantir sua própria segurança, explicou.

Os EUA já haviam acusado a Rússia de se preparar para anexar partes da Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, alegando falsamente que os falantes de russo na região de Donbass, no leste da Ucrânia, sofreram um genocídio e precisavam ser libertados.

Cinco meses depois, a Rússia ocupou partes do leste e do sul do país, mas falhou em seu objetivo original de capturar Kyiv e desde então afirmou que seu principal objetivo era a libertação de Donbas.

Desde fevereiro, o Ocidente fornece à Ucrânia armas cada vez mais poderosas para usar em sua defesa contra as forças russas.

Lavrov diz que isso forçou a Rússia a expandir ainda mais seus objetivos.

“Não podemos permitir que a parte da Ucrânia controlada pelo [presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky… possua armas que representem uma ameaça direta ao nosso território”, disse Lavrov em entrevista a Margarita Simonyan – um conhecido comentarista da TV e editor-chefe da emissora RT.

“A geografia é diferente agora”, disse ele, citando as regiões sul de Kherson e Zaporizhzhia como os mais recentes objetivos da Rússia. As forças de Moscou já ocupam partes de ambas as regiões.

Lavrov se referiu especificamente ao sistema de foguetes de longo alcance Himars – fornecido recentemente pelos EUA – com o qual a Ucrânia teve algum sucesso.

Por dois dias consecutivos, as forças ucranianas usaram Himars para atingir uma ponte estratégica em Kherson ocupada, dizem os relatórios. A ponte Antonivskyi é uma das duas pontes das quais a Rússia depende para abastecer as áreas que capturou na margem oeste do rio Dnipro, incluindo a cidade de Kherson.

O ministro das Relações Exteriores russo descreveu as ações do Ocidente ao fornecer armas à Ucrânia como uma “raiva impotente” e um “desejo de piorar as coisas”.

Os planos de anexação da Rússia
A aparente expansão dos objetivos da Rússia também foi observada na terça-feira pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, que disse que a Rússia já está fazendo planos para anexar grandes áreas do território ucraniano.

Ele acusou Moscou de usar um “manual” semelhante à sua aquisição da Crimeia, quando anexou a península ucraniana organizando um referendo simulado em 2014.

Kirby disse que a Rússia está instalando funcionários pró-russos ilegítimos para administrar regiões ocupadas da Ucrânia. Essas novas “administrações” então organizariam referendos locais para se tornar parte da Rússia, possivelmente já em setembro.

Os resultados das votações seriam usados ​​pela Rússia “para tentar reivindicar a anexação do território ucraniano soberano”, disse Kirby.

A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014 após um referendo organizado às pressas – visto como ilegal pela comunidade internacional, no qual os eleitores optaram por se juntar à Rússia.

Muitos partidários de Kyiv boicotaram a votação e a campanha não foi livre nem justa.

Votações semelhantes realizadas em outras partes da Ucrânia quase certamente veriam uma situação semelhante, com qualquer oposição à adesão à Rússia amplamente suprimida.

Kirby disse que estava “expondo” os planos russos “para que o mundo saiba que qualquer suposta anexação é premeditada, ilegal e ilegítima”, e prometeu que haverá uma resposta rápida dos EUA e seus aliados.

As áreas visadas para anexação incluíam Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk, disse ele – as mesmas regiões que Lavrov diz serem agora objetivos russos.

FONTE: BBC

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

59 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

É uma consequência que já era esperada.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

É assim que faz!
Sabem o que o Ocidente pode fazer? NADA!

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Por isso os russos já estão desembarcando em NY kkkkkk

Quanta groselha em meu Caro, a Rússia está a quase 150 dias nesta guerra e não conseguiu tomar um “pequeno território vizinho” sem perder milhares de soldados e equipamentos. Mobilizaram T-62 para uma operação especial.

Mas o Ocidente não está fazendo nada, na sua cabeça 🙂

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

O director da CIA hoje disse que morreram 15 mil soldados russos. Já voltaram a mudar os números.
Você tem que crescer e aprender a fazer contas. Em especial no domínio da geografia.

Armour1SGT.JVC
Armour1SGT.JVC
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Desde que não se metam com a NATO até podem fazer o pino.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Poder, pode… querer é outra história.

Patrício
Patrício
2 anos atrás

Excelente notícia!
Que venha a Novorossia!

Bruno
Bruno
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Mais um pseudonimo do lunático.

Claudio
Claudio
2 anos atrás

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, alegando falsamente que os falantes de russo na região de Donbass, no leste da Ucrânia, sofreram um genocídio e precisavam ser libertados.

Não tem nada de falso , os que falavam russo estavam sendo perseguidos e mortos pelos ucranianos, só ver os vídeos dos moradores festejando a chegada dos russos, mostra também a reportagem de um repórter francês que viu que a população comemorou quando os russos chegaram

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Claudio
2 anos atrás

Estavam tão sendo perseguidos e mortos pelos Ucranianos que quando a Rússia invadiu o fluxo de pessoas foi sentido Kiev e não sentido Rússia….

Claudio
Claudio
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Tu que pensa

Alan Santos
Alan Santos
Responder para  Claudio
2 anos atrás

Matemática ser “pensante”.

Neural
Neural
2 anos atrás

“instalando funcionários pró-russos ilegítimos ” kkkk, que eu saiba quem toma um territórios a muito custo, investimento, sanções, tem direito a botar quem quiser pra administrar. Vai né dizer que o governo do Afeganistão era legítimo? Caiu igual bitcoin pro taliban.

Legítimo é quem ganha na bala e toma território. Esse discursinho ocidental faz pensar que só os lideres que o ocidente bota a força da bala também são legítimos.

Neural
Neural
2 anos atrás

Smerch da foto deve ter tratorado as posições Ucranianas. Mais os D-30 132mm que tem igual capim por lá.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Quando que a Rússia vai pedir arrego? quando vai falir e quando vai tomar pau na guerra? já está demorando para ela cair, fanboys….quando a previsão de vocês vai se concretizar? ela não era fraquinha?

Bosco
Bosco
Responder para  100nick-Elã
2 anos atrás

A rússia ainda não caiu porque seu território não é atacado. É como se numa luva de boxe ela tivesse o direito de bater e o adversário só tivesse o direito de se defender.
E mesmo assim a tal mãe rússia tá levando o maior cacete.
É só olhar essa tranqueira desse lançador de foguete klingon que se nota a diferença de doutrina e nível tecnológico deles para o Ocidente.

Realista
Realista
2 anos atrás

Expandir ? Mas eles não estão sem mísseis, combustíveis, comida , tanques, caças, generais e etc .. ?

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Me pareceu mais ou menos o plano desde o início. A Rússia pode até dizer que quer um acordo com a Ucrânia, mas o último acordo que a Ucrânia assinou, que foram os Acordos de Minsk, não foram cumpridos e são uma das razões para a guerra atual.

Lemes
Lemes
2 anos atrás

E os russos vão se afundar cada vez mais nessa guerra. Não podem vencer e ficam arrotando mentiras para mascarar seu fracasso. Em breve os ucranianos terão armamentos ocidentais em número suficiente para equipar um milhão de soldados e farão sua contra ofensiva para expulsar esse bando de criminosos de guerra do seu território.

Mgtow
Mgtow
Responder para  Lemes
2 anos atrás

Seria lindo se esse seu delírio fosse verdade. Pois iríamos ver hordas e mais hordas de nazis sendo incinerados pelo brutal fogo russo

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Responder para  Lemes
2 anos atrás

Lemes, seu comentário foi impecável.

Eu acrescentaria que os um milhão de soldados ucranianos estão apoiados e subsidiados pelos “cavaleiros e justiceiros da democracia e liberdade”, no caso eu me refiro a EUA, França, Inglaterra e todos os países livres que “NUNCA” tiveram nenhum crime de guerra contra qualquer nação deste planeta.

Iraque, Vietnam, Afeganistão, Líbia, Síria e outros foram meramente usurpados por alienígenas.

Bosco
Bosco
Responder para  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Então vc aceita que crimes sejam cometidos pela Rússia porque o Ocidente cometeu crimes também.
Ora! Então não vejo como pode criticar o Ocidente ja que em tese vc aceita que o cometimento de atos criminosos injustificáveis são uma forma válida de relação entre os Estados.

Donald
2 anos atrás

Nossa que não sabia os planos russo. Mais está adiado. Quanto isso mais russos irão virar adubo de girassol na Ucrânia. SLAVA UKRAINA…

Mgtow
Mgtow
Responder para  Donald
2 anos atrás

No mundo paralelo de delirantes como vc, ta virando sim

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Nenhuma novidade.
O plano é esse desde o início.
Agora só estão perdendo a vergonha em admitir.

Aquele mapa anexando o leste e o sul da Ucrânia, ligando a Rússia com a Transnístria, sempre foi o objetivo do “Czar” Russo. A única dúvida que eu tenho é se a tal da “Novorossiya” que Putin deseja criar desde 2014, será um país independente ou querem anexar tudo na cara dura.

E o pior é que já não creio que a Ucrânia vai ter forças pra segurar essa ofensiva.
Muita coisa está acontecendo na Geopolítica e é desfavorável para eles.

A cúpula entre Russia, Irã e Turquia foi um encontro para “aparar arestas” entre os 3 países, e isso que vai favorecer os russos.

A Europa entrará em uma crise sem precedentes até o fim do ano – energética e de alimentos – e a tendência é de enfraquecimento da ajuda europeia para a Ucrânia.

Tudo indica que os republicanos vão recuperar o controle da Câmara e do Senado dos EUA. O Governo Biden, que já é um fracasso completo, ficará ainda mais frágil.

Nada disso ajuda a luta dos ucranianos.

Pra piorar existe a ação dos “quinta colunas” na própria Ucrânia.
Essas demissões no alto escalão do Zelenski são preocupantes.
Até que ponto o comando dele ainda é uma unanimidade dentro das Forças Armadas?

Não conheço nenhum general que assiste seu exercito perder 300 homens por dia – números admitidos e que podem ser maiores – apenas para atrasar o inimigo, esperando uma ajuda que pode não vir, e que fica satisfeito com isso.

É muita notícia negativa para a Ucrânia ao mesmo tempo.

No fim das contas negociar com os Russos depois que eles levaram uma surra em Kiev, encontrando uma solução para o Donbass, poderia ter sido o caminho certo.

Vamos saber disso quando o inverno chegar.

Neural
Neural
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Pra negociar com a Rússia tem que primeiro acabar a munição dos Smerchs, Grads, D-30, MSTA, TOS-1A.. e ainda tem muita munição tratorando tudo. Putin quer mais terra

Bosco
Bosco
Responder para  Neural
2 anos atrás

E vc defende isso?

Nick
Nick
2 anos atrás

É isso que jogar soft com a Russia. Eles vão testando… estão vendo que não há resistência (REAL) e vão continuar a testar. Próximo passo, quem sabe? Polônia, Finlandia? O discurso vai ser o mesmo “Estão nos ameaçando então temos que neutralizar essa ameaça. O que parece inevitável é que em algum tempo, o conflito generalizado EUA/OTAN x Russia acontecerá.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
2 anos atrás

Não conseguiram manter uma pequena ilha próximo de Odessa, mas se você está dizendo 🙂

Titov
Titov
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

E o exército ucraniano que o diga,devem estar cansados de avançar pra trás! A Ucrânia fica com a ilhota de lembranças e a Rússia fica com todo resto

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Mais um moleque a dizer disparates na trilogia.
Cê tem que crescer, moleque e aprender a perder em vez de partilhar os ganhos da sua puberdade tardia connosco

Bosco
Bosco
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Mateus,
Você tem que ser bloqueado aqui na Trilogia. Seu verme imbecil. Ou tiram esse tonho do capiroto de vez da trilogia ou me bloqueiem e saiu eu.

naval762
naval762
2 anos atrás

Narrativas pra consumo interno.

L G
L G
2 anos atrás

Coitados dos mexicanos tão longe de Deus e tão perto dos EUA. Ditado mexicano. Que perderam as suas melhores terras Califórnia, Texas,etc. Vamos estudar pessoal.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

Como eu sempre afirmei. Essa é uma guerra de expansão de território russo e genocídio do povo Ucraniano. Só não ver quem não quer, e esse papo de “não ter armas que possam atingir o território russo” é furada, pois a Finlândia que vai entrar na OTAN possui essas armas.
Conversa de desnazificação e pra proteger o povo de etnia russa tbm é outra mentira.

Zorann
Zorann
2 anos atrás

Tomara que dê certo e que está guerra acabe o mais rápido possível.

Material arquivo
Material arquivo
2 anos atrás

Esse discurso do lavrov mata todo o discurso das crianças que comentam aqui no fórum e apoiam essa guerra.
Até agora esse pessoal comentava aqui no grupo exatamente o oposto do discurso atual do lavrov.
Lavrov mentiu sobre os argumentos iniciais e agora diz abertamente ser um bandido e assassino.
Lavrov é bandido porque rouba a terra do país vizinho, rouba casa e bens de outras pessoas.
Sergei lavrov também é um assassino, mata as pessoas com dolo para ter acesso a riquezas de outros países.
Ou seja, lavrov matou todo o discurso hipócrita do pessoal que comenta aqui no fórum.
Putin, lavrov e Medvedev são bandidos assassinos.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

Esqueceu de se enquadrar tb no bando de crianças.

E esqueceu de colocar no saco de assassinos estes nomes ai:

Sarkosy
Trump
Margareth Thatcher
Obama
Clinton
George Bush pai e filho
Saddam
Kadaf

Todos assassinos de guerra.

Arquivo.
Vc precisa se atualizar.

Material arquivo
Material arquivo
Responder para  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

A matéria inicial trata do Lavrov ou dos nomes citados por você?
Quem defende essa guerra é você e não eu. Não sou covarde igual você.
Eu lá sou torcedor de guerras?
Se você é um abobado que torce por guerras isso é problema seu, deve ser um cagapau que nunca deu 1 tiro de fuzil.
Vai matar crianças e mulheres ucranianos por causa de X ou Y?
Por causa de um ditador em Moscou?
Seja homem, garoto! Que papinho de covarde!

Bosco
Bosco
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

Material,
Não adianta o discurso do pessoal ser desmontado pelo Lavrov. Eles mudam amanhã com a maior naturalidade e nem mais se lembram de que um dia disseram isso ou aquilo. Pulam de narrativa em narrativa sem ao menos ficarem vermelhos (mesmo porque já são vermelhos)
Pra esse pessoal não há fatos que resistam às narrativas. A narrativa é sempre mais importante que a realidade. A isso se chama “psicopatia”. Não chega a ser uma doença mental mas é um distúrbio de comportamento, o que torna a coisa mais grave.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Material arquivo
2 anos atrás

Pinóquiorov não deixa dúvidas!

Nunca foi pelos nazistas
Nunca foi pelos descendentes russos oprimidos
Nunca foi por causa da OTAN
Nunca foi por segurança
Nada disso.

É por causa da história…

É porque Adolf Putin quer seu nome estampado nos livros de história, através dos séculos, simples assim.

Que danem tudo e todos (Ucranianos, russos, europeus, americanos, africanos, turcos sírios, chechenos, TODOS), na visão desse maluco.

Quer por fogo no mundo. Vai queimar antes disso

EduardoSP
EduardoSP
2 anos atrás

A melhor coisa que pode acontecer para a Europa é a Rússia ocupar toda a Ucrânia.
Vão ter de manter uma força de ocupação militar, o que custa caro, e vão ter de gastar centenas de bilhões de dólares para reconstruir o que destruíram.
Os europeus e americanos vão ter motivos para manter as sanções e uma agenda de desgaste e ameaças permanentes em relação à Rússia. E ainda vão poder importar os melhores técnicos e profissionais da Ucrânia, que certamente vão querer sair do país.

Hcosta
Hcosta
Responder para  EduardoSP
2 anos atrás

E vai controlar uma boa parte da produção alimentar mundial e usar como chantagem…

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Exatamente ,fala como se a Ucrânia fosse uma terra falida sem nada ,é um dos maiores produtores de grãos do planeta com uma terra super fértil, mais o cara pra falar isso aí em cima vive em uma bolha ,coitado ,carece de ler um livro

Alan Santos
Alan Santos
2 anos atrás

Finlândia e Suécia estão esperando teu baixinho mafioso aumentar o tom..”

Alan Santos
Alan Santos
2 anos atrás

Falar em RIP” tá demorando teu mafioso favorito .

Kornet
Kornet
Responder para  Alan Santos
2 anos atrás

Acho que a múmia paralítica vai primeiro,para desespero dos Otarionetes.

Bosco
Bosco
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Nos EUA se o presidente morrer outro assume e o barco continua navegando. Na rússia se o gnomo morrer o sistema desaba.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Para desespero das putinetes.

Armour1SGT.JVC
Armour1SGT.JVC
2 anos atrás

Bom, os objetivos desta guerra mudam pela trigésima vez! Está visto que para quem afirmava que iria resolver o conflito em duas semanas, anda a correr atrás do prejuízo. E como bónus ainda leva com um a expansão da NATO na Escandinávia, mas reforço a aliança no flanco leste.

Tudo previsto… -_-

Armour1SGT.JVC
Armour1SGT.JVC
2 anos atrás

Não me diga. O que é que Rússia vai fazer exactamente? Bombardear Kiev? Mais? Ou utilizar armamento nuclear? É que um coisa dessas poderia fazer mudar postura da NATO, tem consciência.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Como o discurso mudou aqui na trilogia. Em especial dos OTANboys cuja prosa desafia os maiores poetas da história.
Moleques, hora de crescer.
Biden pensou que fosse condicionar a Rússia colocando a Ucrânia na OTAN, mas olha no que deu: Putin resolveu acoplar a Bielorrússia e criar a Novarrússia, juntando à Moscovo.
O Ocidente perdeu em toda a linha. De resto é só a radicalização, ressentimento, mau perder dos faxineiros da OTAN.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Repita isso muitas vezes, se o ajuda a lidar com a realidade…

Bosco
Bosco
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

faxineiros da OTAN: finalmente disse algo que eu concordo. Sem dúvida a OTAN faz papel de faxineiros, se contrapondo à sujeira e o lixo russo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Severodonetsk caiu de um modo que os russos buscam forçar noutros oblasts.
Forçar e levar a retirada das tropas por desistência… Odessa vai tremer em breve e os Mickeys de plantão vão inventar mais brincadeiras.

Bosco
Bosco
2 anos atrás

Na sua mente sociopática governo funcional é o do gnomo do kremlin?

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Os russos estão na operação militar especial na Ucrânia há 150 dias e não conseguiram cumprir seus objetivos iniciais. Somente dominaram uma parte do leste e do sul da Ucrânia e, mesmo com uma vantagem de 10 peças de artilharia russa para 1 da Ucrânia, isso se deu com enormes perdas humanas e de equipamentos bélicos. A Rússia não conseguiu dominar os céus Ucranianos. Agora as tropas russas estão exauridas e as linhas de suprimentos estão sendo fustigadas o tempo todo pelos mísseis disparados pelos Himars. E o Lavrov quer expandir objetivos?

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

No desespero de fazer mudanças para abater os mísseis do HIMARS, os russos podem estar abatendo os próprios aviões de combate. Já é o segundo caso …
https://www.cavok.com.br/russia-pode-ter-derrubado-outro-de-seus-jatos-de-combate-estariam-eles-mirando-um-missil-americano

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

A trilogia tem de abrir a porta para a molecagem sair e entrarem os adultos. Isto não pode ser um espetáculo de adolescentes tardios.
A Rússia em 5 meses de guerra conquistou o equivalente a: 61% da Bielorrússia, 25% de Espanha, 1,4 vezes o território de Portugal, 20% de França, 1,5 vezes o tamanho da Áustria… a gente poderia continuar nisso até amanhã e a equivalência são os 20%… não são os 27,2% dominados, mas sim os 20% administrados… nem sequer se concebe os 33,5% onde há conflito declarado.
Peço aos moleques para crescerem e assumirem a derrota.