Paraguaios querem reparação do Brasil por guerra ocorrida há 150 anos
Comissão para revisitar a Guerra do Paraguai foi criada no Parlasul. Historiador brasileiro alega que reclamações partem de premissas falsas
A ferida do mais sangrento conflito militar da história do nosso continente está sendo reaberta por uma Subcomissão de Verdade e Justiça do Parlamento do Mercosul, o Parlasul.
A bancada paraguaia nesse colegiado, que também tem parlamentares brasileiros, argentinos, uruguaios e bolivianos, conseguiu instalar essa comissão com o objetivo de tentar revisar a história da Guerra do Paraguai, acusar os ganhadores de genocídio e buscar reparação financeira e um pedido de desculpas.
A Guerra da Tríplice Aliança, como é chamada no país vizinho, aconteceu entre 1864 e 1870, quando o Brasil era um império comandado por Dom Pedro II. O conflito teve como contexto o alinhamento dos países sul-americanos em lados opostos diante de uma guerra civil no Uruguai. O combate ganhou força após os paraguaios, comandados por Francisco Solano López, aprisionarem um navio brasileiro e invadirem o atual Mato Grosso do Sul em represália à invasão do Uruguai pelo Brasil.
Também invadida pelos paraguaios, a Argentina se uniu ao Brasil e aos colorados uruguaios, vencedores do conflito interno naquele país, formando a Tríplice Aliança que combateu no Paraguai. A guerra foi extremamente sangrenta. O Brasil enviou cerca de 150 mil soldados e perdeu ao menos um terço deles, além de milhares de civis no território invadido.
As perdas humanas e financeiras mais dramáticas, porém, ficaram com o Paraguai, que teve sua população masculina adulta praticamente dizimada e sua infraestrutura destruída, além de ter perdido território.
Entendendo que as consequências dessa destruição definiram um futuro de miséria para o país, políticos paraguaios articularam por anos um debate em torno de um pedido de reparação econômica, já calculada por eles em até US$ 150 bilhões.
Leia a matéria completa no site Metropolis, clicando aqui.
Kkkkkkkkkk os caras iniciam uma guerra e querem relação.
Pois é, kkkkk essa foi boa começam a guerra invadem nosso território ainda querem reparação.
Olá Marios. Acho apropriado que se instaure uma comissão para investigar a Guerra do Paraguai. Tenho dúvidas se esta comissão possa concluir que o Brasil deva pagar reparações ao Paraguai, contudo sempre defendi que sendo o Brasil a potência regional, é razoável esperar que ele possa apoiar o desenvolvimento dos países da região.
risos
Camargo, nisso discordamos. A Guerra já aconteceu, já foi à termo. Nós temos nossos Historiadores que recentemente fizeram excelentes trabalhos sobre o tema, e podemos nos apoiar nas obras deles para respaldarmos a recusa à qualquer tipo de tratativa sobre algo que terminou a 150 anos atrás. É um assunto no qual tanto Brasil quanto Paraguai não tem nada à ganhar. Aliás, usar obras de acadêmicos para respaldar ação Estatal é uma moda que deveria pegar hehehehe
Mesmo sendo apenas uma pauta para que possam ganhar algum tipo de peso na hora de renegociar o Tratado de Assunção para condições mais favoráveis na renegociação de Itaipu, eu deixaria claro ao Paraguai, que qualquer boa fé que pudessem esperar do Brasil na hora de renegociar os custos de Itaipu, ela deixaria de existir caso o assunto Guerra do Paraguai fosse adiante. É deixar claro que não há qualquer tipo de negociação que envolva questões de soberania.
Também seria importante deixar claro, tanto para qualquer comitiva Paraguaia, bem como para com o povo Brasileiro e Paraguaio quais foram exatamente as condições nas quais Itaipu foi construída. Nós bancamos uma obra que seria beneficial à ambos os países em condições excelentes de pagamento quando nenhum fiador externo quis conversar com o Paraguai. Desde então compramos toda a energia excedente deles.
A sala de controle em Itaipu (recomendo à todos fazerem uma visita) é interessantíssima porque ela tem uma linha no meio dela, sendo de um lado o controle Paraguaio e no outro o controle Brasileiro, com os controladores de ambos os países trabalhando lado a lado. É assim que deveria ser o futuro, em todos os aspectos, mas infelizmente isso vai ser muito, muito difícil se o Paraguai insistir em criar atritos desnecessários.
Eu veria com bons olhos uma renegociação de boa fé, até porque existe sempre a possibilidade de calote por parte deles. É botar as cartas na mesa e encontrar condições boas para ambos não saírem perdendo, mas se colocarem a Guerra do Paraguai no meio, eu acredito que precisamos falar mais grosso. Não é um assunto apenas improdutivo, mas é sim um grande insulto.
Olá Leandro. Acho um erro misturar o tratado de Itaipu ou qualquer tratado internacional entre os dois países a qualquer comissão de investigação sobre a história da guerra entre os dois países. Penso que seria ótimo uma comissão contentando parlamentares brasileiros, paraguaios, argentinos e até uruguaios para investigar a guerra, chamar historiadores, especialistas sobre a guerra, diplomatas dos dois países e tudo mais. Seria uma excelente oportunidade de organizar as informações oriundas de todos os participantes. O resultado poderia ser um documento muito valioso sobre a guerra.
Oi Camargo, eu concordo que é um erro misturar as coisas, e isso deve ser deixado bem claro aos Paraguaios. Itaipu é uma coisa e a Guerra do Paraguai é outra coisa.
Mas também acho um erro misturar História de um ponto de vista Acadêmico, com política nos dias atuais. Acho que debates assim seriam bem mais apropriados ao ambiente Acadêmico. Existindo o interesse parlamentar, que uma comissão de Acadêmicos dos quatro países envolvidos na Guerra faça apresentações nos parlamentos desses países, publicando o que foi debatido e concluído para a apreciação de todos.
Mas pesquisadores Brasileiros, que inclusive passaram anos de pesquisa no Paraguai e outros países, já fizeram pesquisas bem detalhadas nos arquivos e diversos documentos nesses países, além de Inglaterra e outros. Sempre há algo de novo à ser descoberto, mas para isso é necessária a cooperação de diferentes instituições de ensino e instituições públicas, etc.
Infelizmente não vejo como isso (parlamentares e acadêmicos desses países) pode contribuir para um entendimento maior do conflito, do que os atuais livros já não podem contribuir. Estamos em um momento de radicalização política extremamente forte na nossa região como um todo, e certamente isso vai influenciar em qualquer relatório ou documento final. Se restringirmos apenas aos Acadêmicos, talvez algo de novo possa aparecer, mas também acho muito difícil que isso possa acontecer, não apenas pelo motivo supracitado, mas também porque pelo visto não há interesse no Paraguai de revisitarem o assunto sob a ótica Brasileira, enquanto que aqui no Brasil não há vontade de voltar à debatermos a ótica Paraguaia, que de fato foi criada artificialmente aqui devido à pressões de um outro contexto político radical.
Seria abastecer um ciclo vicioso que tende apenas à distorcer o que foi apurado de forma Acadêmica e correta. Acho que ainda vai levar um tempo para que esse tipo de coisa possa ser abordada com a seriedade que o assunto merece.
Eu tive a felicidade de assistir uma palestra do Doratioto na UFF. Quem o trouxe foi um clube de discussão de História militar, que só conseguiu o espaço na UFF (isso tem uns dez anos ou pouco menos que isso), quando o clube (composto por acadêmicos de diversas instituições) se comprometeu com a Coordenação de História da UFF à não abordar questões pós-1917, ou seja, não poderia ser debatido nada que fosse ‘controverso’ do ponto de vista político, e reclamaram quando chamaram o Doratioto para palestrar, mas estava dentro das próprias regras estabelecidas. Infelizmente não tenho motivos para acreditar que mesmo um relatório puramente acadêmico não sofra pressões políticas, começando pela escolha dos parlamentares e acadêmicos que participariam dos trabalhos, etc.
Acho que o que realmente falta, tanto no Brasil quanto no Paraguai, Argentina e Uruguai, são opções de leitura sobre o tema, sob as diversas óticas diferentes. Se os parlamentos querem se meter, que façam uma grande campanha de leitura nos quatro países sobre a Guerra, inclusive com livros em Português sendo traduzidos para o Espanhol e vice-versa, com campanhas de divulgação. Acho que seria bem mais adequado para que os povos de todos esses países possam pelo menos saber qual a visão de cada um deles sobre o conflito, saindo um pouquinho da bolha e colocando tudo em seu devido contexto.
não tem nem de existir interesse parlamentar…acabou….passado…e o passado já tem quem o estude e inventarie com pesquisas de fatos.
Política é política….uma coisa não pertence a outra e de em terminantemente ser separadas….
Lá vai outra comissão da verdade, ministério da verdade….alguém.vai instaurar a verdade histórica? é isto?
a humanidade está realmente enlouquecendo…..vamos convocar ao os fantasmas ao depoimento e ….
Caro Carvalho. O passado precisa ser sempre revisitado. É um único modo de aprendermos. Um exemplo é a questão da escravidão. Hoje, temos uma visão muito mais ampla do que foi a escravidão do que há 50 anos graças ao esforço de muita gente aqui e no exterior em revisitar o tema. O golpe de 64 é outro exemplo. O Brasil não tem o que temer de uma comissão de parlamentares que abra uma comissão sobre a Guerra do Paraguai. Talvez ela apenas confirme o que já sabemos. Talvez ela descubra novas coisas. Talvez ela derrube alguns mitos. Quem teria medo de uma comissão investigando a Guerra do Paraguai? O Brasil ou os paraguaios?
quem visita, revisita, estudo, correlaciona, busca evidência são os historiadores…..os historiadores livres leves e soltas para eles e entre eles divulgar suas conclusoes que ecoarão na sociedade….parlamentar não tem nada a ver com isto….
Política e religião de um lado…e ciência de outro….historiadores são os verdadeiros e único cientistas dos fatos dos tempos….
Teremos agora alguma vertente histórica por decreto parlamentar?
Entre dois ou mais historiadores, é uma bancada política que definirá quem deles conta a verdade?
Se estás tão preocupado assim com os paraguaios, vai tu lá e faz umas doações, do teu dinheiro. Depois tenta abater no imposto de renda.
Mestre, está semana não tô bem…então já peço desculpas pelo meu modo sarcástico a seguir:
O amigo já sabe de minha convicção.
Já existe historiadores. Deixem a história para historiadores.
Envolver política e políticos nisto é brincar de história para transformar em estória.
História tem de ser feita por historiadores.
Isto aí é outro desejo no sentido de volver cicatrizes, mágoas e animosidade. Nao haverá nada de bom nisto. Vamos montar uma comissão da verdade? Vamos processar Portugal? Holanda? Espanha?
Exsitem coisas que agregam
outras em sua semente somente desagregam
Olá Carvalho. A Guerra aconteceu há 150 anos… todo mundo que esteve por lá já está morto. Os filhos de quem esteve por lá já estão mortos. Caso o Brasil se coloque contra a comissão só daria a impressão que existe algo escondido. Não existe. Uma comissão destas terá acesso a documentos, novos e usados. Irá ouvir acadêmicos, militares, diplomatas. O resultado será um documento, um relatório talvez com dados mais precisos, com destaques que outros pesquisadores deixaram passar. Acho inútil temermos o passado.
não é temer o passado…é um comitê político que definirá ao seu término que historiador conta a melhor verdade…..
Isto lembra o tempo do obscurantismo…
Onde vai parará o critério científico deste jeito? definições de caráter partidário?
Os Papados foram medievais…teve cientista na fogueira….
Olá Carvalho. O relatório será político, óbvio. Talvez seja bom que seja. Uma tese é diferente de um livro que é diferente de um relatório de um comissão de parlamentares. Cada documento tem suas particularidades e limitações. Talvez um relatório escrito por parlamentares traga novas perspectivas que nos ajudarão a entender o que aconteceu. Um documento inverídico, sem base factual e com números distorcidos terá o fim que todo tido de mentira acaba tendo, que é a lata de lixo da história. Se for um bom documento, será bem vindo. Eu sou incapaz de julgar o documento antes de te-lo lido. Inclusive, gostaria muito de entender os argumentos que os parlamentares paraguaios levantaram. Podem ser muito interessantes para um debate.
Erro porque esta cheio de brasileiros sepultados na usina e o custo todo brasileiro no final ficaram com ela qual parte não entenderam que foi pago o que não era divida com juros e correção
O Brasil há muitos anos vem apoiando o desenvolvimento do Paraguai, a Usina de Itaipu foi totalmente construída pelo Brasil e gera 50% de energia para o Paraguai que logicamente nunca usou toda a energia gerada e a qual o Brasil compra toda a energia não usada pelo Paraguai. Ou seja, pagamos ao Paraguai pela energia gerada pela nossa usina.
Além disso, existe o comércio informal em São Paulo e em todas as cidades do Brasil como produtos adquiridos em Ciudad del Este que garantem a entrada de Bilhões de dólares todos os anos no Paraguai, além de inúmeros investimentos realizados por empresários brasileiros e estrangeiros feitos em Ciudad del Este e outras cidades paraguaias para fomentar esse comércio e também para investir recursos oriundos desse comércio.
Sobretudo, ainda há a tradicional falta de controle e fiscalização paraguaia que permite que a fronteira com o país seja uma das que mais preocupam o Brasil no combate ao tráfico de drogas e o que passa e fica no Brasil produz a degradação de muitas pessoas, muitas mortes e sofrimento e enormes prejuízos a toda a população brasileira que tem de lidar com os roubos e assaltos praticados pelos usuários e pelas quadrilhas que se sustentam com esse tráfico que as autoridades paraguaias não combatem como deveriam.
Muito capaz de alguns políticos brasileiros, apoiarem esse tipo de idiotice. Dúvida?
Esse será o problema: esquerdaiada toda fará exatamente isso, a começar pelo próprio site metrópolis.
Os esquerdistas que adoram uma dívida histórica além de colocar a culpa das mazelas do mundo em Atlantida e outras besteiras infantis (e que atualmente apoiam o ditador baixinho da Rússia!) bem que podiam começar entregando seus bens aos paraguaios, não!? Vamos lá gente! Quero ver! Ou é só discurso barato de vcs mesmo?
Se você for à Ucrânia matar os comunistas russos, eu vou doar meus bens para ao governo do Paraguai como minha contribuição para a reparação de guerra. Topa?
kkkkk, o assunto é o Paraguai e o cara vem me falar da Ucrânia kkkkk
Engraçado, o Bozo, que se diz de direita (e eu, sendo um direitista, teria extrema vergonha disso) é a nova cadela do Putin já que o antigo sugar daddy dele, o Trump, anda meio por baixo e ele precisa de uma figura masculina de autoridade para chamar de sua. Então podemos afirmar que o Bozo é um direitista, esquerdista, mentecapto bajulador!? Fiquei confuso
O baixinho da Rússia tem amplo apoio do mito da terá plana, cujo o chefe do exército diz que o país não tem condições de manter a soberania, com o atual orçamento, PORTANTO se houver arrego, será nesse glorrrrioso governo.
Amplo apoio votando a favor da resolução contra a guerra? Arrego começa por quem inventa essas tais ¨reparações históricas¨, não!?
Putin não tem apoio nenhum do Bolsonaro. Países não tem amigos, tem interesses, e o Bolsonaro tem interesse apenas em fazer negócios com os russos. Quem disse que ia tomar umas cervejinhas com o Putin não foi o Bolsonaro, foi o mega corrupto Mula.
Passo pano não que ele tá com raivinha do Biiden e agora é miguxo do mafioso.
A esquerda quer apenas a subversão e destruição da sociedade. Nessa guerra vale usar preto, gay, anão, paraguaio….
“a começar pelo próprio site metrópolis” – Inicialmente o nome do portal de notícias é “Metrópoles”, e outro que o proprietário chama-se Luiz Estevão, um ex-político brasiliense que teve o “privilégio” de ser o 1º (primeiro) senador na história da república a ser cassado (perda do mandato), sendo ainda, um dos empresários mais ricos do país e dono do Brasiliense Futebol Clube… e você na sua ignorância acredita que o veículo de mídia dessa pessoa citada é de esquerda??? É má-fé ou insipiência da sua parte, se informe melhor!!!
Que inclusive pertence só ex-senador Luis Estevão, notório comunista/socialista/esquerdista de Brasília, cidade onde acumulou enorme fortuna.
Pior ainda, então.
“a começar pelo próprio site metrópolis” – Inicialmente o nome do portal de notícias é “Metrópoles”, e outro que o proprietário chama-se Luiz Estevão, um ex-político brasiliense que teve o “privilégio” de ser o 1º (primeiro) senador na história da república a ser cassado (perda do mandato), sendo ainda, um dos empresários mais ricos do país e dono do Brasiliense Futebol Clube… e você acredita que o veículo de mídia dessa pessoa citada é esquerdista??? É má-fé ou insipiência da sua parte, se informe melhor!!!
Cleptocrata assim como a turma de um indivíduo com um dedo a menos.
Ser rico é incompatível com promoção de pautas de esquerda?
Rapaz, se norteie
Ah… pois é né…. que bem informado vc é: “is” por “es”.
Pra ser esquerdista tem que ser vermelho por acaso?
Insipiência, má fé? Nada, é ignorância sua mesmo.
Nenhuma e quantas chances para adivinhar qual ideologia?
Exatamente, Bruno. Eu sempre disse isso aqui, desde a independência temos sido governados por corruptos e traidores da Pátria.
É bem capaz de alguns politicos, principalmente os da esquerda, apoiarem esse absurdo.
Independência ou República?
Pois e, o 9 dedous transferiu a refinaria da petrobras para o cocalero. Se voltar ao comando, vai dar de presente a usina de itaipu pro paraguai
As pesquisas são falsas segundo comentarista aqui, então pra que o medo ?
As pesquisas sao falsas,mentirosas e pagas,mas como disse o Stalin “não importaxquem vota,o mais importante é quem apura(TSE e ps Sinistros “desiluminados”
Uma boa justificativa – preparando para um golpe.
São os mesmo que apurou e elegeu o atual e outras 5x como deputado e nunca foi questionada .
Nao tem medo. SUMRAK DXL-5
Sim, um que tem 9 dedos vai dizer:
“cumpanheiros, nois temu uma dívida histórica com nossos irmãos paraguaios, e nada mais justo que paguemos essa dívida. Vamos inclusive devolver o território do Mato Grosso pra eles cumpanheiros.
A gente precisa olhar com mais compaixão para nossus amigo da América Latina cumpanheiros”
eu li com a voz do dito cujo, depois da refinaria na Bolívia que foi mal paga, agora ele vai querer dar o mato grosso
Olá Bruno. Qual o problema em instaurar uma comissão para investigar a Guerra do Paraguai? A propósito, recomendo ler “Maldita Guerra”. Parece um bom ponto de partida. Há um documentário muito bom também chamado “A última guerra do Prata”. Talvez ainda existam documentos desconhecidos que possam ajudar a compreender melhor o que aconteceu.
porque eles teriam mais competência que os historiadores? ou vamos novamente colocar políticos para de decidir qual a vertente de pesquisadores que tem razão na ciência??
Olá Carvalho. Do ponto de vista político e diplomático, se colocar contra esta comissão pode dar a impressão que existe algo para ser escondido. Não existe. Uma comissão destas irá ouvir acadêmicos, diplomatas, especialistas de várias áreas, inclusive de economia… ela vai confirmar coisas que já sabemos, derrubar mitos, consolidar informações. Acho que depois de 150 anoa ninguém precisa temer o passado. O mesmo acontece com a escravidão e tantos outros períodos históricos do Brasil.
escondido o que? algum historiador está com veto de pesquisa? algum historiador foi barrado ou impedido de cumprir seu trabalha? realizar sua teses? o que estaria escondido?
E o parlamentar que fornecerá insumos nunca antes fornecidos?
Nenhum historiador já estudou ou estuda o tema?
Por que a impressão de ter algo escondido??? de onde vem isto??? Os historores e pesquisadores estão sob censura, veto? Tem algum pesquisador embargado do exercício da profissão?
Olá Carvalho. È o que eu escrevi. O melhor que pode acontecer é um amplo debate, uma exposição clara dos fatos documentados. Impedir o debate pode dar a impressão que existiria coisas secretas, escondidas. O melhor é que tudo seja feito á luz do debate público. Que sejam colocados dados e argumentos. Como já conversamos ali em cima, este debate está ocorrendo no campo político e nele importa que as coisas sejam claras. Uma comissão parlamentar nunca será um banca de acadêmicos, mas poderá ser valer de dados acadêmicos e históricos. Diplomaticamente e politicamente, é melhor que o debate seja feito.
Mestre Camargoer, veja bem, então eu re ofendo o amigo recomendar ao comitê político da iniciativa…mas veja, como é político, ele és olhe se vai levar em consideração ou não…afinal…é político se imiscuindo no que seria ciência da história…ele é quem vai escolher o livro e as teses que devem ou não ser levadas em consideração…é complicado isto….
Desde quando político determina a a historia???
Quem pesquisa investiga e levanta teses é historiador….não um político….não adianta dizer que historiadores participariam, pois participariam apenas aqueles que tem a tese de interesse do comitê político…
no há dúvida nenhuma…..é uma avalanche de degradados espirituais revoltosos com a pátria que os acolheu….
Se a moda pega o Japão, a Alemanha e a Itália, também vão querer reparação aos aliados por causa da Segunda Guerra. Aliás a Alemanha deveria pedir reparação em dobro, por causa da Primeira Guerra Mundial!
Mas a Alemanha merece mesmo, quem teve suas retiradas à força sem motivo algum, forçando alemães a se integrarem com povos que eles não se identificavam, ferindo o princípio da autodeterminação dos povos?
Caro Bonfim. Recomendo o livro de Keynnes “O preço da paz” sobre como as potências vencedoras da I Guerra erraram profundamente ao impor sanções econômicas e dívidas de reparação de guerra á Alemanha que inviabilizaram o país e abriu caminho para a ascensão fascista, o que culminou na catástrofe da II Guerra. Isso foi amplamente reconhecido ao ponto da Alemanha (e Japão) receberem fortes investimentos e ajuda financeira para a reconstrução no pós-guerra. È fundamental entender as diferenças entre os processo de pós-guerra ao fim da I Guerra e da II Guerra.
Reparação*
Resolveria esse imbróglio sem sentido anexando o Paraguai logo ao Brasil. Pronto, acabou a desculpa para a miséria e falta de desenvolvimento e contrabando de cigarros também.
A América Latrina se superando…
Eles tem sorte de na época não fizemos isso, ou pelo menos não anexamos uma boa parte do território deles. Seria o justo, já que a guerra saiu cara para o Brasil.
Afinal ninguém mandou eles querem mexer conosco.
Caro Henrique. Cerca de 39% dos cigarros consumidos no Brasil são oriundos do Paraguai e 9% são produzidos ilegalmente no Brasil em pequenas fábricas, totalizando cerca de 48% de cigarros ilegais. Isso tem trazido vários problemas de saúde pública e uma enorme evasão fiscal. Um dos aspectos mais assustadores é que 88% dos cigarros ilegais são comercializados em estabelecimentos legalizados, como bares e restaurantes.
Prezado Camargoer, boa noite.
Como sempre, gosto dos seus comentários, pois aprendo com eles.
Um abraço, Igor
Ola Eduardo. Recomendo fortemente o livro “Maldita Guerra” sobre a Guerra do Paraguai. Foi um momento terrível para todos. Acho muito bom que se constituam comissões e painéis sobre a Guerra do Paraguai. Talvez ainda existam fatos para serem investigados e compreendidos sobre esta guerra. Não sei dizer se cabem reparações, mas segundo Keynnes, em “O preço da paz”, fica claro que é um erro óbvio acreditar que um país possa se desenvolver em um entorno de pobreza e miséria (isso se aplica para as cidade brasileiras). Acho difícil que se possa concluir que o Brasil deva reparações de guerra ao Paraguai, mas sendo o Brasil a maior potência econômica da região, parece razoável que o Brasil possa apoiar o desenvolvimento dos países vizinhos, como Uruaguai, Paraguai, Bolivia, etc.
Vão ficar na vontade.
Sempre achei que o Brasil, deveria ter dominado o território paraguaio e o tornado mais uma província do império brasileiro.
Coitados dos paraguaios, eles não merecem está desgraça.
Não atoa o Paraguai hoje é uma benção 😐👌… É cada coisa
O que está fazendo aqui então? Se não é pra ajudar então pode seguir para o aeroporto, estação rodoviária ou balsa mais próxima.
O Paraguai é um ótimo destino pra gente assim.
Sou de opinião semelhante!
As terras dos caras são altamente produtivas
CM
de fato muito produtivas, nao faria mal fazer uma visitinha pra eles
Não existe reparação histórica melhor … Se continuarem enchendo o saco anexa logo e para com essa palhaçada .
troca de Paraguai, para Estado Meridional, ou Estado de Guarani
E o Brasil iriam torná-las improdutivas, cheias de esgotos, facções e mamadores de teta pública. Não tem jeito, é a cultura de derrotado do brasileiro.
DP2 foi intransigente quanto a caçada por Solano, o banho de sangue teria sido menor se tivesse largado o covarde para lá depois de conquistada Assunção.
UUUFFFA. Ainda bem que pediram agora…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Solano Lopez vergonhosamente e criminalmente não se propôs a um acordo de paz e levou o conflito até as últimas consequências, colocando inclusive crianças para lutar em uma guerra perdida.
Era um completo louco, insano e psicopata que levou seu próprio país a completa ruina.
Tem um cara muito parecido com ele nos dias atuais. Chama-se Volodimir Zelensky.
Zelensky invadiu o país vizinho?
Praticava constantemente o genocídio nas regiões separatistas, desde 2014. Isso é mesmo que invadir. E não respeitou, em nenhum momento, os acordos de Minsk.
Matou e trucidou cidadões ucranianos de origem russa.
O Paraguai quer reparação, tem brasileiros dentro do território paraguaio, além de uma hidroeletrica estratégica para o Brasil, em que tem metade dos direitos, a quem foi dado financiado com nossos recursos.
Pela nossa tradição vamos ficar calados, caso façam alguma retaliação.
O tempo do D.Pedro II onde perante as ameaças paraguaia o Brasil Imperial soltou o cacete em cima de Solano Lopes, esse tempo passou.
O Brasil para ter um submarino movido a energia nuclear tem que pedir passagem a argentina, e tanto ceder e adulação, que tanto no setor economico como militar fazemos o mìnimo para não afrontar a delicadeza da America do Sul de Fala espanhola. As fronteiras é uma aberração, é só atravessar que é atendido pelo posto do de Saúde do governo brasileiro.
Zelensky invadiu território Russo igual o Paraguai invadiu território brasileiro?
Faz sentido a sua comparação Vicente.
O desgracado espancou ate a morte o governador que ia assumir o mato grosso quando foi aprissionado no navio sequestrado na altura do paraguai
“colocando inclusive crianças para lutar em uma guerra perdida…” Valendo-me de uma frase de um dos episódios do Chaves. ” …É você satanás…”digo, digo, é você Zelensky.
Sgtº Moreno
Uma excelente tarde de segunda-feira a todos os Senhores camaradas do Forte!
O Solano invade o Brasil e agora quer reparação!?
Deram muita sorte que não anexamos tudo!
NOTA:Desde a construção de ITAIPÚ o Paraguai só ganha com a sociedade entre Brasil X Paraguai, pois o excedente de energia elétrica do Paraguai, nós compramos a peso de ouro.
Sgt Moreno
(CM)
Recomendo ler a respeito do tratado de Itaipu, a renegociação de valores a alguns anos e fim da obrigatoriedade de oferecer primeiro a energia ao Brasil, antes de um terceiro (que acaba dentro de alguns anos). Assim não vai cometer execessos e imprecisões em suas postagens.
Cedemos, cedemos, um pouco, hoje…amannhã mais, onde está a imprecisão do Claudio Moreno?
E no entanto tem sempre razão
Quando consegue um dedo
Já não serve mais, quer a mão
E o problema é tão fácil de perceber
É que gente
Gente ((argentino, paraguaio, boliviano) nasceu pra querer
Raul Seixas.
mano…fala sério! Excesso seu…(creio que é o camarada que está equivocado, à começar pela maneira que escreves “…Assim não vai cometer execessos…”
Quanto a renegociação, isto foi uma ação de “lesa pátria”, pois o Paraguay não pagou a parte que lhe competia no negócio, assim a maneira encontrada para minimizar o prejuízo foi o preço fixado pelo MW…já quanto a obrigatoriedade da venda a energia ao Brasil, nem me tomo ao trabalho de te esclarecer, basta dizer que a energia continua sendo vendida quase que exclusivamente prioritariamente ao Brasil e somente ao Brasil, ou o camarada pensa que Argentina tem geração industrial ou populacional para consumir o excedente de Itaipu, ahhhhh talvez na tua compreensão é o Uruguay que compra, para iluminar os currais das vacas.
Mano se liga…eu participo muito pouco, mas leio, penso, estudo e tenho muitas décadas de “janela”, para não escrever bobagens do “calibre’ que o camarada me escreveu,
Sgtº Moreno
CM
… hum… tem coisa que foi feita errada e o tempo passou e não tem mais como mudar… MAIS tem outras que basta a vontade para ser corrigida 😛 fica quieto não pra ve no que da!
Pagamos hoje 3x mais, devido ao Mula ter concordado com Fernando Lugo de “rever” os preços de compra da parte paraguaia da energia gerada.
Dito excedente era utilizado pelo Paraguai para pagar o Brasil, que financiou a parte que cabia ao Paraguai para construção da usina.
Esquerdismo: câncer do mundo.
Kkk…bando de retardados…
Alguém verificou quem são os membros “brasileiros” desta comissão, analisando alguns desses nomes eu não ficaria surpreso se tivéssemos que pagar algo.
Quem ficaria? Não duvido que um certo senador do amapá, entrar no supremo e ….
essa não to sabendo não
Tirando as piadas de lado, não esqueçam que teve ex-presidiário que deu refinaria nossa pra Bolivia, aumentou a nossa tarifa sobre a energia de itaipu também…
E essa turma adora um negócio desses pq dos 150 bilhões que pedem, uma parte volta pro bolso dos mesmos.
Por mais bizarro que possa parecer, isso ai é politicagem das mais carnicentas que existem.
Além de promover boa vida para ditadores com nossos suados impostos….
O histórico de bandidos de nossa “República de Ratanabá” que entregam as riquezas e os patrimônios do país para estrangeiros é mais extenso que isso. É incrível como as nações hegemônicas tem leis pra proteger assuntos de segurança nacional, mas ama uma propininha pra se apossar da mesma coisa no “terceiro mundo”. Mas pergunta pra China ou EUA se eles querem vender suas estatais. No Brasil toda a infraestrutura e estatais do país são intencionalmente sucateadas pra que o povo acredite que elas sejam ruins. Países que não mantêm o controle de suas indústrias estratégicas, como as do ramo de energia, minérios e defesa, não têm um mínimo de soberania…
Mas porque será que por aqui os que propagam o dito “neoliberalismo” não dizem que os países ditos ricos, ou seja, as nações hegemônicas das regiões frias do planeta são na verdade POBRES, são penúrias em riquezas naturais, todas elas: minério, água potável, subsolo fértil, sol, biodiversidade etc e que por isso fazem nosso país de colônia para encherem suas reservas não deixando nosso país crescer?…Porque não dizem que eles compram nossos políticos corruptos para que esses mesmo políticos possam desmantelar, esfacelar e sucatear nossas estatais, colocando assim, péssimos gestores, tirando investimento e impedindo que se faça investimentos nas estatais, enquanto empresas privadas do sistema financeiro internacional(cujo os mesmos donos corrompem nossos políticos) coligadas as empresas nacionais prestam serviços superfaturados as estatais, enquanto outros desviam diretamente e indiretamente para que consequentemente suscite uma entropia generalizada e desencadeie péssimos serviços a população como também prejuízos?…
Porque não dizem ao Brasileiro que as nações hegemônicas e representantes delas que compram os políticos corruptos, para que esse políticos corruptos quebrem nossas estatais são os mesmos que compram nossas estatais após os políticos corruptos privatizarem?…Porque não dizem ao povo que não existe Brasil se nada é brasileiro?…Porque não dizem ao povo brasileiro que se as nações hegemônicas comprarem todas as nossas estatais, eles passam a dominar nosso solo, nossas riquezas naturais e nossa economia?…Porque não dizem que com a privatização, vc tira do Estado a soberania e consequentemente o poder de investir em pesquisa, educação, tecnologia, infraestrutura, saúde, forças armadas para proteger nosso território das nações hegemônicas, que tira também da segurança pública entre outros setores que são obrigações básicas do Estado Nação?…Isso não é liberalismo ou livre mercado mas sim transferência de monopólio. O braziu tá virando um país privado…
Qual estatal dos EUA poderia ser vendida? Até o banco central deles é privado. Escreveu muito e só escreveu sandices.
Países “ricos” como EUA, Canadá, Austrália, Suécia e Noruega tbm são ricos em recursos naturais. Os EUA e a Austrália são grandes exportadores de alimentos.
Os países “ricos” não vendem suas estatais porque já fizeram isso nos anos 1980 e 1990. A Nova Zelândia passou pelas reformas neoliberais sob comando do labor party ainda nos anos 1980.
Esse negocio da refinaria parece que pegou mais no Brasil do que na Bolívia. O Evo Morales subiu no palco e gritou aos ventos que iria tomar a refinaria do Brasil (que é visto como um gigante imperialista pelo resto da américa latina) mas por traz das cortinas pagou cada centavo que o governo brasileiro pediu.
Não pagou não, eu vi uma reportagem e o valor pago era cerca de 120 milhões, o custo da mesma fio de cerca d 180 milhões e o valor da mesma, em torno dos 1,5 bilhões…..
Eles queriam pagar 60 milhões, a Petrobras pediu 160 milhões, no final chegaram a um acordo de 112 milhões, que foi pago em duas parcelas.
ou seja demos uma refinaria quase de graça para a Bolívia.
Boa tarde Elton, não pagaram nem 1/10 do valor de mercado da mesma, para mim, eles a tomaram com o consetimento do Brasil….
1,5 bilhões foi o que a Petrobras investiu na Bolívia desde quando começou a operar lá em 94, as refinarias foram compradas em 99 por 104 milhões, os diretores falaram que o valor de mercado das refinarias era de 200 milhões quando elas foram nacionalizadas, mas aceitaram os 112 milhões para por um fim na situação. Se esse valor foi justo ou não eu não sei até porque o valor que a pessoa pede não necessariamente é o valor que vale, mas ele pagou cada centavo do que foi acertado.
Lembrando ainda que desse montante investido na Bolívia para para construir as refinarias e a infraestrutura necessária pra operação, boa parte na realidade foi paga a brasileiros ou voltou para o Brasil. Isso acontece por que as construtoras e empreiteiras quase sempre são empresas brasileiras que pagam imposto e empregam gente daqui, compram insumos e máquinas aqui( lembrem que a Bolívia mal tem como importar por porto naval)…..além do que o maquinário da usina entrou pelo Brasil pra chegar lá. Sempre foi um ótimo negócio pro estado brasileiro investir nos países da América Latina e da África….. é natural que no período em que tínhamos grana e tínhamos pago o grosso das nossas dúvidas, que investissemos essa grana a juros em locais em desenvolvimento onde o nos tivéssemos como alcançar, afinal é isso que todo o país que pode faz.
aí tu falou uma verdade, eles nos acham imperialista, reclamam que assinaram tratados na base do medo, ou levaram porrada e perderam territórios.
Não restam dúvidas de que o Dom Pedro II foi um grande imperador, pois sabia que se abdicasse do trono o Brasil afundaria em caos e guerra civil, hoje não teríamos essa grande nação, mas sim um monte de republiquetas à la nível do Paraguai, Chile, Bolívia, Venezuela, etc…No Império tínhamos soberania, na Ré-publica de hoje temos cônsules estrangeiros assessorando nossos ministros! Mas esse processo de denegrir a imagem da família imperial foi articulado e sendo trabalhado em nossa sociedade por várias gerações para atuar no inconsciente coletivo da população e reafirmar a preferência pela república, foi um processo longo e que acabou por criar na população uma aversão e um preconceito contra a monarquia brasileira…
Boa tarde, se me permite?
O mesmo processo que tentaram fazer contra as forças armadas….
Se me permite, a Republiqueta do Chile, tem índices bem elevados para os padrões nos quais vc certamente vive.
Se não quer ver o Brasil tratado com desdém pelos outros, deveria ter respeito por eles. Depois de tudo, vc não tem o direito de reclamar se os outros fazem com vc o que vc faz com os outros não acha?
Agressor”s é um Monarquista rsrsr.
Mas tem o Chile um exemplo de ombridade quando se trata de soberania. Com muito menos o Chile não relativiza sua soberania como Faz o Brasil, seja no governo de diretia ou esquerda, tivemos exemplos como o Governo de Gaisel outro foi Getúlio, isso na República, isso é muito pouco, de resto direita esquerda e dentro das próprias Forças Armadas encontramos postura de benevolencia com ações Argentina nocivas que ferem nossos interesse.
Não sou monarquista, mas sim nacionalista….O Brasil tem tudo pra ser uma grande nação igual a China, o problema tá em nós mesmos(brazileirus). A China cresce porque tem um governo voltado para o bem da China e dos chineses ao contrário do braziu. A gente podia ser o que a China é hoje. Temos matéria prima e mão de obra, um litoral enorme para criar vários portos para Europa, Américas, diretamente (Ou Ásia contornando a Patagônia sem precisar passar pelo canal do Panamá, que é mais longe e mais caro ou via Terra dando trocados até pelos países com rotas para o pacifico). Mas o Brasil tem um povo que só pensa em vida fácil ou em levar vantagem sobre os outros. Não tem como avançarmos assim.
Esse sistema em que vivemos e que nos assola atualmente se perpetua desta forma por aqui através da instrumentalização da ideologia praticada em nosso país. Nossa classe dirigente na luta por defesa de valores nenhuns, eles apenas se usam disso para manipular o povo como massa de manobra.
Eu acredito que a única saída pra essa situação hoje seja pela a via do nacionalismo como base ideológica, quando os brasileiros começarem a adotar um pensamento e uma postura iguais a de figuras como Enéas. O patamar em que a China se encontra hoje se deu graças a adoção de uma política nacionalista intensa, forte e agressiva que vem sendo implementada pelo o regime vigente que governa aquela nação.
Getúlio Vargas e Enéas já morreram, infelizmente, e a ideia que sobra nesse momento em que vivemos é votar por exclusão ou anular o voto. Eu não quero um candidato para idolatrar, como faz a direita e a esquerda daqui, eu quero um candidato que no mínimo tenha um projeto para o país, um projeto de nação. E que passe longe de políticas de entreguismo, subserviência e submissão. O Brasil tem muitos segredos e infelizmente eles não são descobertos, são “vendidos”…
O brasileiro ja eh tratado mal pelos hispanos desde sempre. A gente ate que revida pouco. Qualquer oportunidade ja nos chaman de “macaco, favelado, etc etc..”.. tem ate presidente falando de modo pejorativo que a gente veio da selva. rsrs
Se vc puder provar isso, eu gostaria de ver pois eu pessoalmente, nunca vi.
O que eu tenho visto, e visto muito, aqui, na trilogia, é que qualquer crítica ao Brasil ou elogio a outra nação, é tomado como um insulto por alguns.
Iclusive esses mesmos me acusam disso.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/presidente-da-argentina-diz-que-brasileiros-vieram-da-selva/
Quer ser chamado de momo rsrsrsrsr, é o que dizem chaman de “macaco, favelado, etc, aprederam com quem?, tem um bem connhecido por aqui “PPP”.
Como diz o ditado pimenta no C……..
Por mim o Brasil teria de ser belicista ao extremo, falou asneiras bota pra fazer exercícios militares na fronteira. “Vai tomar minhas refinarias no seu país ? ( Caso da Bolívia) Pera que não é a casa da mãe Joana não, vou botar meus soldadinhos aqui pra ajudar a gente negociar o preço que eu quero pelas refinarias. ”
“Oh chinês não chega perto das minhas águas territoriais não hein!”
“Macron se chorar eu tomo de volta a Guiana Francesa hein! ( No império ocupamos a Guiana e depois devolvemos, durante a guerra da Lagosta tínhamos um plano de invasão já elaborado para caso a diplomacia falhasse).”
“Argentina fica na tua e para de encher minha paciência pois se não fosse eu o Paraguai tinha te anexado.”
Mas não o Brasil é o famoso bobalhão que aceita tudo que lhe impõe sem questionar.
rsrsrsrsr não precisa ser bellicista, precisa ter o porrete um bom porrete, mas …..as forças armadas tem outros interesses também internos. Ainda caçamos comunista, são os fantasmas de Kiev, cada um tem o seu.
O presidente da Argentina é apenas isso, o Presidente da Argentina. O Mundo hispânico é muito mas, muito maior do que a Argentina e não tratam os Brasileiros com desdem
O Respeito mútuo é algo valioso.
Amigo, vc sabe ler?
O seu compatriota diz:
“Qualquer oportunidade ja nos chaman de “macaco, favelado, etc”
A notícia diz claramente
“Presidente da ARGENTINA (não do mundo hispânico) diz que brasileiros vieram da selva”
Como os aborígenes, não como os macacos.
Quem eu vi chamar alguém de “macaco” como insulto racial e normalmente são casos isolados, foram os próprios brasileiros:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/04/defensora-publica-aposentada-chama-homem-de-macaco-em-niteroi-rj.ghtml
https://www.youtube.com/watch?v=LcikbVD1YHE
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/02/08/interna_gerais,1120416/mais-um-crime-racial-idosa-chama-homem-de-macaco-em-supermercado-de.shtml
https://noticias.r7.com/sao-paulo/mulher-branca-chama-homem-de-macaco-preto-chimpanze-em-sp-16092020
https://m.facebook.com/bandjornalismo/videos/mulher-chama-homem-de-macaco-ap%C3%B3s-discuss%C3%A3o-por-causa-de-a%C3%A7a%C3%AD/530651691928232/
E nem por isso podemos dizer que os Brasileiros chamam a si mesmos como “macacos”.
Então, seria bom parar de usar a vitimização hipócrita como justificativa para insultar qualquer outro país.
O respeito é uma via DE MÃO DUPLA.
“ Se vc puder provar isso, eu gostaria de ver pois eu pessoalmente, nunca vi.”
Eu nao tenho que te provar nada. Se tu nunca viu isso, no mínimo vc não é brasileiro. De politica ao futebol, sempre tem um episódio assim.
“ O que eu tenho visto, e visto muito, aqui, na trilogia, é que qualquer crítica ao Brasil ou elogio a outra nação, é tomado como um insulto por alguns.”
Critica construtiva eh sempre bem vinda, quando feita por nós. Em relação aos elogios a outros paises, eu sempre vejo o pessoal elogiando India, Israel, Suecia, etc etc.. isso nao eh verdade. Agora, as pessoas podem concordar com voce, ou nao.
Amigo, vc deveria entender que, quem desmerecia o Brasil era a Argentina. Isso por uma questão geoestratégica. Isso não se pode generalizar.
Nunca vi um Chileno, um Paraguaio, nem um Uruguaio chamar os Brasileiros de “macaco” como seu compatriota afirma. Já vi Brasileiros tratarem de “macaco” a a outros brasileiros mas nunca vi um cidadão de fala hispânica fazer isso.
Até agora ninguém me provou o contrário.
Corroboro com o que você diz, glasquis. Quando fui ao Chile fui excepcionalmente tratado por todos os locais. As pessoas aparentam gostar muito do Brasil. Todos muito educados e solícitos.
Não podia ser diferente. O Brasil e o Chile são aliados históricos. Tem laços muito mais fortes do que normalmente parece.
Eu mesmo sou tratado muito bem e com muito respeito.
“Eu nao tenho que te provar nada. Se tu nunca viu isso, no mínimo vc não é brasileiro.”
Não tem mesmo mas, pode provar? Não né.
A sua atitude me dá o direito de responder na mesma moeda. Não o faço por que nem todos Brasileiros são arrogantes nem soberbos como vc e em respeito a eles prefiro não revidar.
Bobagem, nos EUA teve guerra civil e quem são os EUA hoje? Pedro II era um fracassado e não era tão amado quanto se propaga por aí, do contrário muitos pegariam em armas para defender o tal regime maravilhoso do Brasil império, é usar a lógica.
Você caiu no conto do Brasil Paralerdos.
Monarquia só se eu for o rei, afinal quem não queria um rei lindo, alto, forte, rico e com uma inteligência imensurável como eu? Hughes and kisses.
Mas muitos pegaram em armas para defender o regime. Basta ver episódios como a revolta da Armada e Canudos, por exemplo.
Só pra o senhor ter um comparativo básico sobre as “Republiquetas”
https://foxamazonia.com.br/brasil/brasil-tem-o-pior-sistema-de-educacao-entre-paises-da-america-do-sul/
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2019/11/19/interna-educacaobasica-2019,807614/brasil-foi-o-pior-pais-da-america-do-sul-no-pisa-diz-ministro-da-educ.shtml
https://www.blogdomello.org/2022/06/se-os-que-passam-fome-no-brasil.html
https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/09/07/inflacao-no-brasil-e-a-terceira-maior-da-america-latina-atras-somente-de-argentina-e-haiti.ghtml
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/07/18/ufu-e-uftm-continuam-entre-as-melhores-universidades-da-america-latina-segundo-levantamento-internacional.ghtml
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/internacional/1535496394_304932.html
É, enquanto a MB paralisa os seus exercícios por falta de combustível, as republiquetas estão no RIMPAC.
E tudo isto dito por Brasileiros.
Eu não li isto, eu não posso ter lido….
Imagino D.Pedro, D.de caxias, Almte. Barroso, meu bisavô e tantos outros heróis, revirando-se em seus sagrados túmulos….
E pelo visto, há Brasileiros que concordam ” traidores da amada e sagrada pátria “
Caro Saldanha me permita uma correção, esses que você citou que concordam e apoiam essa baboseira em hipótese alguma são brasileiros, no máximo podem ser classificados como “pseudo brasileiros”, se olhar a lista dos brasileiros que participam do tal parlasul verá que muitos não passam disso mesmo, nada além de meros pseudos.
Marquês de Herval ia pra luta com os Soldados quase morreu para colocar os Paraguaios no lugar deles, o Conde D’Eu que nem Brasileiro era, e seria futuro Imperador por casamento foi pra linha de Frente, não deixou ninguém voltar até que o Solano tivesse morto para apagar a existência do Imperialismo e revanchismo Paraguaio contra o Brasil, além de fazer dele exemplo para qualquer um que ousasse nos atacar, devem estar se revirando no túmulo também.
Lá vai a Rede Globo dizer que os militares Brasileiros são violentos, cruéis e que devem ser desarmados
Hahahahaja
O problema nāo é eles pedirem, o problema é a corja de corruptos e traidores da Pátria daqui aceitar, nāo pagariam esse valor mas poderiam tentar negociar o pagamento de um valor menor.
O vencedor de uma guerra pagando reparaçōes para o perdedor, era o espetáculo que faltava no circo chamado Brasil.
O triste é saber que estamos tao f*didos que até o Paraguai tentar nos humilhar.
Temos que ver, quem são os “BRASILEIROS” apoiando um acinte destes…..
abraços
Vai ver que o Paraguai assistiu o Brasil dando de presente refinarias, mandando bilhões pra ditadores africanos, ¨pagando¨ mais médicos diretamente pro governo de Cuba, fazendo portos e metrôs em outros países, etc, etc, etc, e agora com uma turminha querendo esse tipo de governante de volta, eles também resolveram tirar uma casquinha, não!?
Lembrando que o Brasil contraiu uma dívida gigantesca devido a essa guerra paga em ouro, açúcar e café para a Inglaterra. Não duvido nada que o 9 dedos vai acabar dando a Itaipu para pagar a dívida.
Então se a gente agora invadir o território deles, fazer as barbaridades que eles fizeram no RS e MS por anos a dívida vai ser quitada?
O proximo passo sera a Russia pedir reparacao pela derrota na Ucrania…eh cada uma..
Lá vem o Paraguai de novo encher o saco… Já não bastou arrumar confusão uma vez?
Dessa vez brasileiros não irão até território paraguaio se sacrificarem. Os AV-TM 300 daqui a pouco estão prontos…
Só mandar uma barragem de artilharia com o Astros na rede eletrica deles que eles voltam para idade da pedra …
Eu tenho dúvidas sobre esse alegado genocídio da população masculina paraguaia.
Seria possível que um país assim devastado pudesse vencer a Guerra do Chaco, travada pouco mais de 50 anos depois da Guerra do Paraguai?
Tá explicado porque o Bolsonaro cancelou a ida ao encontro do mercosul no Paraguai
Pelo menos nessa guerra não tinha drone, HIMARS,Kalibr,Javelin.Os caras da foto tiveram sorte
É o poste mijando no cachorro…
Muito cuidado nestas horas. Os europeus não deram bola para esse tipo de retórica e Putin acabou usando como pretexto para invadir a Ucrânia. Já imaginaram o Paraguai lançando outra Operação Militar Especial no Brasil, como Solano López fez 150 anos atrás? Que medo!!!
Considerando-se que o Paraguai ainda usa M3 Lee e M4 Sherman, nem precisa mandar o EB. A PMSP já dá conta da coisa…
Acho que se juntar Bolivia e Paraguai.. so a 4 Bda C Mec aqui do MS da conta. rsrs
O problema é que pode juntar Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Equador nessa brincadeira de dívida histórica. O Brasil já esteve perto de conquistar a capitar da Argentina.
150 BILHÕES.
heheheh
Na realidade é a mesma choradeira entre PERU E BOLIVIA X CHILE.
Tentam empurrar para o vizinho todos os problemas existências da nação, se uma paraguaia aparecer grávida, o culpado é o brasileiro.
Se não tivesse ocorrido a Guerra da Tríplice Aliança, o Paraguai, continuaria a ser um país pobre, assim com o Uruguai.
São países pequenos, sem mercado consumidor, sem atrativo para grandes empresas transnacionais de instalar no país.
Para mim, opinião minha e não geral, vamos deixar bem claro, o Paraguai assim com o Uruguai, deveriam solicitar junto ao Brasil e fazer parte do Brasil como estados associados, mas, mantendo suas liberdades administrativas, políticas,etc.
Lembrando, opinião minha!
Outra coisa, antes dos Paraguaios criticarem o Brasil, deveriam antes se perguntar se a economia brasileira não foi afetada também pela guerra. Claro que foi! O Paraguai só existe como estado livre hoje, porque o Brasil não deixou a Argentina anexar o Paraguai com um todo.
Se fosse outro país mais ao norte, Guerra Mexicano-Americana, não sobraria nem um palmo de território no Paraguai.
Nós brasileiros também deveríamos pedir indenização pela Guerra, quem sabe os departamentos de Alto Paraná, Itapúa e Canindeyu.
Acredito que seria no mínimo o básico para sentarmos na mesa para revisarmos a guerra.
Em 30 anos estes três departamentos, estão como os estados mais ricos do Brasil, principalmente na agroindústria.
Sou esquerdista, mas, sou patriota!!
Não chupa rola com uns e outros ai na esquerda.
Reclamem com o espírito do Solano Lopez. Foi ELE que iniciou a guerra e foi ELE que nos invadiu.
Quem começa uma guerra tem duas opções: ou vence, ou aguente as consequências.
Fazendo uma pequena comparação……É como se a Rússia que invadiu a Ucrânia, saísse de lá e depois colocasse a culpa da guerra nos ucranianos. Na verdade houve um erro histórico ao não se anexar o Paraguai ao território brasileiro, dividindo em três partes.
Senhores editores
Acredito que haja um erro no título e no texto da notícia.
Os senhores se equivocaram e inverteram a coisa.
Não seria o contrário? O Brasil fazendo uma revisão na reparação de guerra e pedindo mais compensações?
Por favor, releiam o texto original e verifiquem.
Obrigado
PS: Há anos o governo do Paraguai pede a devolução do canhão El Cristiano (O Cristão), que o Brasil trouxe como troféu de guerra. Atualmente ele está no pátio dos canhões do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Leva esse nome porque foi forjado com o material de sinos de várias igrejas paraguaias. Pelo seu porte, é considerado um dos maiores canhões construídos no século XIX.
A hobque já comentei isso mas, acredito que o Cristiano é um Espólio de guerra e não um troféu.
Troféus podem ser repatriadoa, espólios não.
Caro Glasquis7
Poder é diferente de dever. Nós podemos devolver, mas não temos a obrigação de fazê-lo. A propósito, diversos autores descrevem o canhão como troféu e não espólio.
Acredito que para ser espólio, deveria constar dos termos de rendição.
Sempre achei, aqui com meus botões, que se houvesse uma verdadeira cooperação entre os dois países num amplo aspecto, num gesto de boa vontade o Brasil devolveria El Cristiano, porém não como arma, mas em vários sinos, após o mesmo ser derretido e refundido.
De preferência os sinos seriam levados por trem na inauguração da ferrovia Paranaguá-Assunção.
Abraço
“Poder é diferente de dever.”
Exatamente, por isso digo que ao que parece o Cristiano é um espolio e não um troféu.
Paraguai pode até pedir a devolução mas, daí a que o Brasil tenha a obrigação de devolver, é muito diferente.
Nesse ritmo, a próxima a pedir reparação vai ser a Alemanha.
Velho ditado: Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho !!!
Começaram a merda toda e agora querem reparação ?!
Xiruzada bando de vagabundo,vão trabalhar e arrumar o que fazer na vida do que ficar pedindo reparação !!!👀🤦♂️
Só o que me faltava, daqui a pouco os EUA pedem indenização do Vietnã pela guerra que os EUA fez lá, é muita cara p@l, eles deviam era estudar e nunca mais deixar um ditador expansionista se tornar presidente do Paraguai, muito menos atacar um país mais forte e com mais população do que eles.
Se tem dívida a pagar é o Brasil invadir, como fez o pilantra do ditador paraguaio. E outra coisa, quem tinha que pagar indenização eram eles, tanto por terem invadido, séculos atrás, como por permitirem, explicitamente, que milhares de toneladas de contrabando entrem no Brasil todo ano, envolvendo todo o tipo de coisa, incluindo drogas e armas.
Vagabundo quer dinheiro fácil a todo custo, não adianta.
Ficam inventando essas palhaçadas na base do “Vai que dá”.
E o pior é que, como já foi falado, aposto que os “Canhotas” vão ser favoráveis.
É muito comum nos sites/páginas de esquerda encontrar gente falando que o Exército Brasileito cometeu “Genocídio” no Paraguai.
Obviamente os idiotas não sabem até hoje o significado de genocídio…
A esquerda brasileira não perde uma oportunidade de se colocar na “Vanguarda do Atraso”.
Em 2023 o tratado de Itaipú assinado há 50 anos termina. Brasil e Paraguai vão ter que sentar para negociar. O Paraguai já indicou há muito tempo que quer vender o excedente para mercados estrangeiros. A usina é estratégica para o Brasil.
Pagar mais caro pelo excedente? Com a situação financeira do país? Nunca! Nem Lula em 2009 abriu mão da relação “imperialista” que temos com Itaipu.
Temos uma panela de pressão prestes a explodir? Sim. Uma nova Ucrânia pode aparecer por essas bandas.
Ah tá, nós atacaram, tomaram um sacode e tão chorando até hoje. Tiveram foi sorte de o duque de Caxias e o general Osório terem ficado com pena e não transformado aquilo tudo em pasto quando viram que eles estavam pintando bigode em criança e mandando lutar depois de o exército brasileiro ter dizimado 70% dos homens que eles tinham ( o marido da princesa Isabel teve pena não aquele lixo) depois disso nenhuma outra biboca destas falante de espanhol se meteu a besta de tentar invadir o Brasil de novo .
Lixo? Conde d’Eu foi um comandante excepcional
Eu acho que o Paraguai está querendo apanhar de novo!
Ta na hora de cair fora desse tal mercosul
Verdade é que independente de economia ou diplomacia, nossos vizinhos Sul Americanos TODOS nos odeiam. Não importa Mercosul, Unasul, Brics ou o que for. Eles nunca nos verão como iguais
Falou tudo… Base industrial saindo do Brasil às custas de um país com condições trabalhistas inferiores, energia (Itaipú) absurdamente mais barata… Somos cercados de sanguessugas
Resumo essa ideia paraguaia a um única palavra: PALHAÇADA, pois perderam uma guerra começada por eles em primeiro lugar e agora querem cobrar uma reparação de 150 bilhões, antes o Brasil, Argentina e Uruguai tivessem retalhado todo o Paraguai entre eles do que deixado esse país falido existir hoje em dia.
Caro Márcio
A Argentina queria dividir o Paraguai, mas o Brasil foi contra.
Abraço
Resumindo, Paraguai invadiu o Brasil, levou uma surra da qual se arrepende até hoje, e ainda quer vir pedir reparação ? É cada uma. Uma coisa é certa, o Brasil pode não ser uma grande potência militar nem ter tanta experiência nas guerras, mas quando nosso país bate em alguém, bate doído, tanto que depois da guerra do Paraguai nenhum outro país sul americano se atreveu a invadir nosso território, e depois da operação Traíra, nenhum grupo terrorista estrangeiro se atreveu a isso também. Brasil pode ser o país da piada, mas todos que entraram em conflito conosco desde os tempos coloniais aprenderam que brigar com o Brasil é um erro.
Melhor comentario.
Exceto a Cisplatina… 😉
Mesmo nesse caso a situação estava mais favorável ao Brasil, no mar o Brasil literalmente erradicou a marinha argentina, que só veio a voltar a existir permanentemente depois de 1870, em terra a situação era mais complicada mas estava em status quo, um dos problemas era que o exército do Brasil dependia muito de mercenários que nem sempre lutavam com a mesma determinação dos soldados brasileiros.
Mas o recado foi dado e depois em 1852 ficou bem claro que não deviam mecher com o Brasil.
CISplatina, ou seja “lugar aquém do Prata”……a Argentina tá do outro lado do rio amigo. No geral o Uruguay se deu foi bem mesmo com a rivalidade entre o Brasil e a Argentina….e até que da Guerra do Paraguay eles foram os participantes que mais se beneficiaram, certamente ao final estavam em uma situação de desenvolvimento e econômica muito melhor do que antes da guerra civil.
Claro, eles com certeza nos derrotaram, muito correto você.
Manda 4 milhões de venezuelanos famintos pra lá.. ….
Vão morrer de fome
Sonhar não custa nada. kkkkkk
Se a moda pega os EUA/Europa vai ter que pagar meio mundo .
Meio tarde né?
No próximo ano a dívida de Itaipu Binacional será paga. Haverá uma nova rodada de negociações quanto a energia que cabe ao Paraguai, pelo menos espera-se. Esta pauta no PARLASUL não é a toa e não é uma coincidência. Aguardar as próximas movimentações.
Dos produtores de “Peru pede devolução dos territórios de Arica e Tarapacá”, dos criadores de Argentina reclama os territórios patagônicos perdidos” e sob a mesma direção de “Bolívia pede saída ao mar” vem agora…
“Paraguai quer reparação do Brasil”
Não perca os próximos capítulos.
Boa!…
Que sirva de lição.
É quando um pequeno ensina a um grande.
Na verdade é quando um pequeno ensina a passar vergonha.
rsrsrsrsr exato.
E não se esqueça que também querem que devolvamos o Acre pra Bolívia…
Mas isso é ideia dos brasileiros. Eu não conheço nenhuma demanda boliviana a esse respeito.
E tem TB a região de Esequibo que a Venezuela quer da Guiana Inglesa…
Os caras começam uma guerra , perdem a guerra e querem indenização … o Mercosul tem que acabar!
Manda 7.62 pra lá como reparação.
Invadiram, saquearam, estupraram e mataram, perderam, tiveram a dívida de guerra perdoada por Getúlio Vargas, e agora querem reparação?
Essa é a anedota da dívida histórica.
nossa tbm não querem RS ,st Cat, a Itipu sem noção
Vão apanhar de novo.
Deviam é pagar as custas da guerra ao Brasil, Argentina e Uurugai