Três anos após flexibilização, Brasil chega a 46 milhões de permissões para compra de armas por civis

198
Armas de Fogo

Hoje há 605,3 mil pessoas com acesso a armamento, número maior que o total do efetivo de PMs no país, e de militares em serviço nas Forças Armadas

Por Aline Ribeiro — São Paulo

Três anos depois do início da flexibilização da posse de armas no país, o Brasil inflou o potencial de acesso a armamentos por cidadãos comuns, chegando hoje a 46 milhões de permissões de compra concedidas a caçadores e atiradores.

Este é o total de armas que, após mudanças recentes na legislação, podem ser adquiridas por membros dessas categorias, que também tiveram crescimento de pessoas registradas. O cenário revela que hoje há 605,3 mil pessoas — se incluídos também os colecionadores —, que têm carteirinhas ativas para acesso a armamento, inclusive pesado, e munição.

Isso é mais do que o total do efetivo de PMs em ação no país, que hoje chega a 406,3 mil agentes, ou de militares em serviço, que somam 357 mil pessoas nas Forças Armadas.

O contingente total de CACs — caçadores, atiradores e colecionadores — triplicou desde 2019. Com isso, hoje já são 1,25 milhão de registros ativos. O número supera o de pessoas autorizadas a ter arma porque cada integrante das três categorias pode ter um registro sobreposto. Ou seja, um caçador também pode ser atirador ou colecionador, por exemplo.

Outro aspecto preocupante é que o total de armas autorizadas para cada registro aumentou desde 2018. Um caçador pode ter até 30 armas e um atirador esportivo, 60, depois que uma série de restrições para compra foram derrubadas.

O total de 46 milhões de permissões para aquisição de armamento é 1.451% maior do que a comercialização consentida em 2018, um ano antes das mudanças legais. Naquele ano, o montante ficava em torno de 3 milhões de armas autorizadas a caçadores e atiradores. Com relação às munições liberadas para aquisição por essas categorias, o salto é ainda maior. A venda permitida atualmente é de 138,5 bilhões de unidades, 1.548% mais do que as 8,4 bilhões autorizadas naquele ano.

Fiscalização precária

Os dados inéditos levantados pelo Instituto Igarapé, a pedido do GLOBO, dão uma dimensão do potencial de arsenal autorizado antes e depois da política belicista do governo Bolsonaro. De acordo com Michele dos Ramos, gerente de Advocacy da entidade, ao se tornar um estilo de vida, o armamentismo passou a alimentar a indústria bélica, e o mercado nunca esteve tão aquecido quanto agora. Michele acredita que a situação chegou a um ponto em que já ultrapassamos um nível de alerta.

— Em termos de dimensão do acesso às armas e munições, chegamos às eleições de 2022 num contexto preocupante. Ao comparar o percentual possível de aquisição no Brasil versus a negligência nesses últimos anos, com o enfraquecimento dos mecanismos de controle dos arsenais, temos um quadro crítico —- avaliou Michele, que ressaltou que, em 2020, o Exército fiscalizou só 2,3% dos 311.908 locais que deveriam ser inspecionados, entre acervo privado de CACs, lojas e clubes de tiro.

Os cálculos feitos pelo Igarapé têm como base os registros ativos das categorias caçadores e atiradores, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, e os limites máximos de aquisição de armas e munições no país. Colecionadores não entraram na estimativa porque não há um máximo de armas estabelecido para eles. A categoria representa hoje 24% do total de 1,25 milhão de registros ativos de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Caçadores e atiradores são maioria.

Em dezembro de 2018, o Brasil tinha 203,8 mil registros ativos de caçadores e atiradores. Em março deste ano, o número foi para 956,7 mil, um aumento de 369%. O total de armas ativas nas mãos dessas categorias é de 792,3 mil unidades.

Pelo apelo entre eleitores, a segurança pública é um tema que sempre mobilizou disputas políticas. Esta é a primeira vez, contudo, que o controle de armas assume tamanho protagonismo às vésperas de uma eleição. Desde a campanha passada, o assunto monopoliza boa parte da agenda de Bolsonaro, para quem “um povo armado jamais será escravizado”. Durante sua gestão, explodiram os registros de CACs, clubes e lojas de armas.

A diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, ressalta que é improvável que todos os CACs comprem o limite máximo de armas e munições autorizadas. Mas ela destaca o risco de cada vez haver uma conexão maior entre essas categorias, beneficiadas pela flexibilização excessiva, e grupos criminosos.

— Não à toa, temos visto cada vez mais casos da relação do crime organizado com essa categoria, seja se inscrevendo como CACs, seja cooptando pessoas para conseguir acessar essas armas de calibre restrito — ponderou Carolina Ricardo. — Num ano eleitoral, de tanta polarização e violência, é um risco muito grande. Ainda mais com governantes que põem em xeque as urnas e, de forma mais indireta, insuflam essa base que pode sim pegar em armas para fazer alguma loucura.

A pauta das armas já ganhou um território sem precedentes desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003. Desde que assumiu, o presidente assinou 32 atos, entre decretos, portarias e projetos de lei, afrouxando as regras. Antes, um atirador desportivo podia ter acesso a mais armamento à medida que evoluía no grau de competição. O limite era de 16 armas e 60 mil munições. Agora, qualquer atirador, independentemente da experiência, pode adquirir até 60 armas, sendo até 30 de uso restrito, e 180 mil munições por ano. O registro de CAC, que antes vencia em cinco anos, passou a ter validade de dez.

Onda armamentista

Não foi só o governo federal que flexibilizou o acesso ao arsenal. As assembleias estaduais estão criando suas próprias leis para ampliar o direito ao porte de armas. Pelo menos 25 projetos de lei armamentistas tramitam atualmente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, a maior parte deles com a intenção de garantir a atiradores desportivos a licença para andar armado, segundo os institutos Sou da Paz e Igarapé. Em alguns estados, o benefício é estendido a colecionadores e caçadores. Oito PLs já foram convertidos em lei.

O protagonismo do acesso às armas dado a CACs, em detrimento dos agentes das Forças de Segurança, coloca em xeque as estruturas mais fundamentais de organização do Estado. Além disso, põe em risco o policial que está na ponta e passa a ter que abordar uma população cada vez mais armada:

— É importante lembrar que, numa democracia, o uso da força, sobretudo da letal, é exceção. E o monopólio do uso da força legítima é do Estado. Essas categorias ganharam acesso facilitado a pistolas, fuzis semiautomáticos… E agora, em alguns estados, depois dessa movimentação das assembleias, podem transitar com essas armas nas cidades. Isso tem impacto direto na ordem pública — diz Michele.

FONTE: O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

198 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
marcos
marcos
2 anos atrás

Povo de bem armado, jamais será escravizado!

Agressor's
Agressor's
Responder para  marcos
2 anos atrás

Se a posse de armas resolvesse o crime os eua teriam menos crime que a Europa…Estimular a posse e o uso de armas de fogo nunca será uma solução positiva pra nada…Não existem evidências científicas de que isso é uma estratégia efetiva de segurança pública…Pelo contrário…Diversos estudos feitos ao longo dos anos mostram uma forte relação entre o acesso facilitado e porte de armas e o aumento no número de suicídios…E amplas medidas de redução da disponibilidade e acesso de armas de fogo em alguns países foram efetivas para diminuírem o índice de suicídios…

http://ajp.psychiatryonline.org/doi/abs/10.1176/appi.ajp.2016.16010069

Estudos apontam que a presença de armas em uma casa está estatisticamente vinculada a riscos mais do que a possíveis benefícios podendo elevar as chances de suicídios, de acidentes fatais com crianças e de uma mulher ser morta por um parceiro violento…a liberação de armas contribuirá como um facilitador e consequentemente aumentara ainda mais os índices de suicídios no país…o suicídio costuma ser um ato impulsivo…o método estando a mão contribui…se os meios não estiverem a mão o impulso passa e na maior parte dos casos a vida continua…

http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2582989

O argumento que se faz a favor das armas é o da dissuasão do criminoso…Ele é plausível mas falacioso porque se aplica a latrocínios que representam só uma pequena parcela do total de homicídios no Brasil…De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018 apenas 3,6% dos homicídios ocorreram em roubos seguidos de morte….O benefício da dissuasão da criminalidade violenta não tem como ser relevante…Segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard…Descartados todos os demais fatores de risco para suicídio tais como doenças psiquiátricas, pobreza, desemprego ou dependência química, a chance de alguém se matar é maior numa residência com um revólver…E como tirar a própria vida é na maior parte dos casos um ato impulsivo, o fato de haver uma arma de fogo disponível satisfaz esse ímpeto sem que haja tempo para ponderações…

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4884900/

Outros estudos que acompanharam sobreviventes de tentativas de suicídios apontaram que apenas 10% retomaram este projeto…O acesso as armas de fogo em regiões de fronteira ou nas regiões agrícolas demonstram o problema e ajuda a compreender a distribuição geográfica das ocorrências…Exemplo disso é o número bastante elevado de suicídios em Mato Grosso e no Amazonas…Enquanto a média nacional é de 5,2 casos por grupo de 100 mil habitantes nesses locais a taxa é de 13,6 e 11,9, segundo dados do Mapa da Violência 2017…

http://www.jhsph.edu/news/news-releases/higher-rural-suicide-rates-driven-by-use-of-guns.html

E um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada(Ipea) sobre austeridade e saúde diagnosticou a partir da análise de diferentes estudos que as crises econômicas e o consequente aumento do desemprego aumentam o risco de suicídio e de mortes decorrentes do abuso de álcool…

A crise gera uma série de problemas a medida que vc provoca uma situação de instabilidade…A austeridade por meio do corte de despesas da área social acaba tirando possibilidades de mitigação dos efeitos da crise na vida das pessoas…

As estatísticas de desemprego e da perda econômica estão afetando não só a conta bancária mas também o estado físico emocional da nossa sociedade…Para além das contas bancárias zeradas e da consequente redução do consumo, a desocupação deixa sequelas profundas…Ansiedade, depressão, destruição de lares e até suicídios têm vindo a reboque com essa situação em que se vivencia o país hoje…

Felipe Maia
Felipe Maia
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

“Estudo disso”, “pesquisa daquilo”, “Instituto XYZ”… Tudo absolutamente irrelevante. A esmagadora maioria não adquire uma arma de fogo pensando em combater o crime ou melhorar os índices de segurança pública. Isso é papel da Polícia.
Posse de arma para uso pessoal é para o pleno exercício de um dos mais fundamentais direitos: o de legítima defesa. Respeitados alguns critérios de razoabilidade e proporcionalidade, quem decide os meios ou a força necessária para zelar pela própria incolumidade é quem se defende. E o Estado não pode abstratamente dizer como uma pessoa deve se defender. Até porque, se as armas dos CAC fossem esse perigo todo que dizem, os números de homicídio por arma de fogo teriam disparado. Pela primeira vez em mais de 30 anos, esses números caíram.
Peça a esses institutos para explicar isso.

Patrício
Patrício
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

Próximo governo acaba com essa babujada.

Kornet
Kornet
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Vai sonhando cpm próximo governo.
O Data povo é espontâneo,já asxpesquisas mentirosas e pagas….

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Patrício
2 anos atrás

O próximo governo é o mesmo de atualmente. Bar ser reeleito para ódio das facções, que viram o crime DIMINUIR no Brasil

Alexandre
Alexandre
Responder para  Lúcio Sátiro
2 anos atrás

Fico feliz em saber que o crime das facções diminuíram. Só lamento que os crimes das milícias e dos seus apoidores só aumentaram.

Wilson Marcos Santos
Wilson Marcos Santos
Responder para  Alexandre
2 anos atrás

De onde você tirou essa informação????

Como é possível alguém afirmar que o crime de facções criminosas diminuiu e de milícias aumentaram se milícias são facções criminosas?

Qual a diferença?

Desenhe, por favor. . . .

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Vem fazer pesquisa DataPovo com seu corrupto de estimação, vem.
O cara que “perde” a eleição acabou de sair aqui de Fortaleza e foi um mar de gente na motorista.
Bota o seu “vencedor” no meio da rua, só pra eu ver um negócio aqui.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Nós tivemos esse “próximo governo” dito por você por 15 anos e não houve redução da taxa de homicídios, mesmo com as restrições relacionadas as armas, sabe o motivo? As restrições nunca tiveram como alvo as armas ilegais que estão nas mãos de criminosos e esses não precisam e não vão esperar uma eternidade para terem uma autorização de compra aprovada pelo Exército ou Polícia Federal (com registro de nome, local de guarda do acervo, renda lícita etc.), tendo que passar por uma série de testes, inclusive psicológico e prático de tiro. O desarmamento da população civil se dá pelo simples fato de monopolização da força pelo Estado, sendo que isso é visível em todos os governos autoritários, basta estudar um pouquinho da história (pode ser a recente e com alguns de nossos vizinhos, a Colômbia é a bola da vez).

Esses mesmo estudiosos (Instituto Igarapé, Sou da Paz e TV Globo) disseram que a cada 1% a mais de armas na mão da população, teríamos 2% a mais de homicídios e aí eu te faço a seguinte pergunta: Qual foi o crescimento do número de armas no Brasil e qual foi o crescimento da taxa de homicídios?

Outra pergunta: O ex-Presidente e ex-Presidiário Lula anda com seguranças armados (pasme, com submetralhadora), será que a vida dele vale mais do que a minha e a sua vida e por isso só ele tem o direito de se defender? (eu chamo isso de hipocrisia)

Mafix
Mafix
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

Na verdade a policia serve para registrar o crime e como função secundaria a policia quando solicitada combater o crime …

Geralmente quando voce compra uma arma é para defesa como voce disse …

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

Mas o número de mortes por arma de fogo aumentaram, não diminuíram…… acho que você está confundindo dados gerais de homicídios, não é o mesmo. Mesmo com a diminuição da atividade e da socialização que a pandemia gerou, os números de mortes com arma de fogo aumentaram bastante. Muita arma comprada, significa diminuição significativa do preço do armamento ilegal chegando as mão do crime organizando, significa mais mortes por desavenças e brigas que poderiam ficar só na injúria mesmo, significa uma polícia mais violenta por ter que lidar com mais gente armada e mais violência….

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Bento Ferreira Perrone
2 anos atrás

Conversa fiada, não distorça os fatos. Houve uma REDUÇÃO de 7% no número de homicídios e os “ispicialistas’ falando besteira mais uma vez, atribuem a outros fatores além de não contextualizarem quem são os que morrem.
Eu não quero saber se homicídios vão subir ou diminuir. Desde que quem morra sejam criminosos e os cidadãos de bem possam se defender, é válido o aumento de mortes se essas forem as dos criminosos.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bento Ferreira Perrone
2 anos atrás

Para esse pessoal que defende a liberação das armas não importa estudos, pesquisas ou dados estatísticos. O que importa é apenas a vontade deles, o que eles querem. É assim como agem, tentando impor suas vontades em detrimento da sociedade.

Mesmo com provas científicas apontando para os males que a liberação das armas venham a causar, insistem em criar justificativas para liberação. Para essa gente não importa se a liberação de porte de armas aumentem as taxas de suicídios. Esse pessoal que defende esse tipo de coisa só falam do lado bom do negócio, mas esquece o que vem depois. Só mostram o lado bom da coisa, prometem soluções de problemas. Mas o que não gostam de falar é das consequências.

Tudo o que fazemos tem consequências, e nós vivemos em sociedade e tudo o que fazemos gera consequências para essa sociedade. Gostaria de morar no mundo particular desse pessoal onde ninguém é influenciável, todos são normais, educados, gentis e todos têm vontade própria. Melhor ainda, onde todos são responsáveis pelos seus próprios atos e não prejudicam o resto da sociedade.

Obviamente ter a posse de uma arma de fogo não aumentará a idealização suicida no indivíduo. Uma pessoa determinada a tirar a própria vida, resultante de um pensamento momentâneo ou acumulativo, irá tentar o ato com qualquer tipo de método ou arma a disposição priorizando meios de fácil acesso. Nesse sentido as 3 principais causas para tornar as armas de fogo aliadas número um dos suicídios são :

– Elas são um dos métodos mais mortais para se cometer tal ato, enquanto outros meios frequentemente tendem a falhar (afogamento, envenenamento, cortes com faca, etc.) ou demoram tempo suficiente para um socorro chegar. E, após a falha no suicídio, o indivíduo tende a desistir da ideia de colocar fim à própria vida seja por ter mais tempo para racionalizar sobre seus problemas seja por receber maior apoio externo de familiares e profissionais de saúde;

– Boa parte (mas não a maioria) das pessoas tendem a estar, quando decidem se suicidar, sob um impulso instantâneo de desprezo à vida, ou seja, agem pelo momento. Com uma arma de fogo à disposição, o ato fica mais fácil e rápido de ser cometido, enquanto outros métodos mais planejados e calculistas permitem que a pessoa tenha mais tempo para pensar durante sua preparação, fazendo-as desistir bem mais frequentemente no momento de execução. Isso também é ainda mais válido para os casos de homicídio;

– Puxar o gatilho dá uma sensação de alívio instantâneo, sem sofrimento, enquanto os outros métodos podem passar uma ideia de grande tortura antes da morte. Além disso, o ato de puxar o gatilho cria uma ilusão de que um terceiro está tirando sua vida, e não você mesmo, deixando o ato mais fácil de ser executado. Este último ponto também vale para os casos de homicídio.

https://www.saberatualizado.com.br/2016/06/suicidios-e-armas-de-fogo.html

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Quando um marginal invadir a sua casa para machucar sua mulher ou sua filha você lhe mostra essas pesquisas, estudos e dados estatísticos.

Mas nāo pode chorar se nāo der certo, beleza?

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

São os tais “ispicialistas” da Globo, um mais inútil que o outro. Eles trabalham para o crime e para a impunidade e usam criminosos como desculpa.
Até parece que um bandido vai respeitar se submeter a lei para comprar os fuzis e metralhadoras que eles JÁ USAM.

Paulo Carrano
Paulo Carrano
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

E ainda tem a questão econômica e tributária. Arma não é barato e tem, só de IPI, 150%. Ou seja, ajuda a encher os cofres públicos!

T.H
T.H
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

“quem decide os meios ou a força necessária para zelar pela própria incolumidade é quem se defende.” Recomendo um bom livro de Direito Penal, parte geral, onde se ensina que as excludentes de ilicitude/antijuridicidade dizem o contrário de vossa compreensão, legítima defesa exige “meio necessário” e “uso moderado”, do contrário se torna excesso, talvez você até saiba disso, mas prefere aparecer com distorção dos fatos/realidade… uma pena!!!

Felipe Maia
Felipe Maia
Responder para  T.H
2 anos atrás

É claro que sei disso. Por isso o início da minha frase (que você convenientemente omitiu) foi “Respeitados alguns critérios de razoabilidade e proporcionalidade”, exatamente pensando no uso moderado da força. Afinal de contas, o pessoal que quer armas para legítima defesa não está pedindo por uma .50. No máximo temos dinheiro para um revólver canela seca. E olhe lá.

T.H
T.H
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

A questão não se resume apenas ao “calibre” do armamento que se utiliza, pois se reconhece a existência de “meio único à disposição do agente”, mas sim a natureza jurídica de cada direito tutelado, tanto o defendido quanto aquele que é objeto de violação/ataque.

Osmar Cesar Gama
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

VAMOS ACABAR COM O MODERADAMENTE PRIMEIRO?O Código Penal define legítima defesa como o ato de quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outra pessoa.
É essencial eliminar do Código Penal a palavra “moderadamente” para “legitimar” a legítima defesa. É o tipo de subjetividade que permite que um juiz condene um cidadão só por ter sobrevivido a uma agressão antes de matar seu agressor. E todos sabemos que juiz brasileiro tem complexo de assistente social infelizmente por influência de cursos de Direito com forte viés esquerdista.

Alexandre
Alexandre
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

Por isso que eu sou a favor da anarquia.

Tomcat4,4
Tomcat4,4
Responder para  Felipe Maia
2 anos atrás

Comentário irretocável !!!

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

o amigo está mais se sentiria mais seguro no Brasil ou nos EUA (como bad
case)???

AMX
AMX
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

“…Não existem evidências científicas de que isso é uma estratégia efetiva de segurança pública…”
Não, imagine, apenas corrobora uma das premissas básicas em se tratando de ciência: observação da realidade, e a realidade, quer goste, quer não, é a de que mais (acesso às) armas (por parte de cidadãos, e esse é um ponto muito importante) significa menos crimes.

Não adianta tapar o sol com a peneira.

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Responder para  AMX
2 anos atrás

As evidências estatísticas sugerem o oposto da sua conclusão.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Bento Ferreira Perrone
2 anos atrás

Evidências estatísticas elaboradas e apresentadas POR QUEM? Isso faz toda a diferença.
O lobby a favor de criminosos inventa de tudo para que cidadãos continuem como ovelhas a caminho do matadouro.

AMX
AMX
Responder para  Bento Ferreira Perrone
2 anos atrás

Não mesmo. Vide o estado de Santa Catarina.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Meus parabéns, você tem um talento incrível de defecar pelos dedos. Mais incrível ainda é relativizar um número ‘pequeno’ de 3,6%, que de 51 mil vitimas em 2018, dão 1,850 pessoas mortas por latrocínio, mas não só isso, mas como as armas servem para EVITAR esse tipo de situação, além de outras, no caso de estupro, número de alguns estados do EUA, indicam que mulheres armadas reduzem em mais de 50%.

E homem matar mulher com arma? Pra que? Alertar os vizinhos? A maioria dos homens tem forca para matar as mulheres com suas próprias mãos ou fazem o uso de facas!

Abre uma empresa de estrume, abrindo sua boca ou teclando, vai fizer rico!

O número de homicídios no Brasil em 2018 foi de 51 mil mortes, em 2021 foi de 41 mil mortes, o menor número desde que tem registros de vitimas (2007).

Boa sorte para explicar isso.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Meus parabéns, você tem um talento incrível de def3car pelos dedos. Mais incrível ainda é relativizar um número ‘pequeno’ de 3,6%, que de 51 mil vitimas em 2018, dão 1,850 pessoas mortas por latrocínio, mas não só isso, mas como as armas servem para EVITAR esse tipo de situação, além de outras, no caso de estupr0, número de alguns estados do EUA, indicam que mulheres armadas reduzem em mais de 50%.

E homem matar mulher com arma? Pra que? Alertar os vizinhos? A maioria dos homens tem forca para matar as mulheres com suas próprias mãos ou fazem o uso de facas!

Abre uma empresa de estrum3, abrindo sua boca ou teclando, vai fizer rico!

O número de homicídios no Brasil em 2018 foi de 51 mil mortes, em 2021 foi de 41 mil mortes, o menor número desde que tem registros de vitimas (2007).

Boa sorte para explicar isso.

marc diniz
marc diniz
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Direito a armas não é estratégia de segurança pública, porque o estadoessa não pode estar em todo lugar a todo momento.
É ferramenta de segurança pessoal, familiar e de propriedade de quem OPTAR em possuir uma arma !

RSmith
RSmith
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Se procararem motivos ou melhor “desculpas” para desarmar a população vai encontrar muitos porém todos agridem o direto do cidadão de “decidir” como deve prover sua defesa, de sua familia e de sua propriedade… da mesma forma o cidadão de bem pode enumera motivos para se armar… Vamos combinar o seguinte… primeiro o estado trabalar os motivos que um cidadão de bem tem para se armar e depois disso podemos conversar sobre desarmar o cidadão de bem

Jair
Jair
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

não podemos nos pautar pelas excessões… prevenir uma morte sem sentido é importante, mas sério? suicídios como acidentes com armas são exceções. O cidadão tem q ter seu direito a legítima defesa respeitado e, se todos q cumprem a legislação tiverem arma não necessariamente significa um risco para os de bem…

Kornet
Kornet
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

O número de desempregados é de 9 milhões,o número de homicídios caiu 21%.
Agora pesquise quanto era no tempo do “braziu putencia”.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Kornet
2 anos atrás
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

ERRADO, deixe de sofisma barato, a posse da arma NÃO tem objetivo de “combater o crime”, essa é uma função do Estado.
A posse de uma arma se destina a defesa pessoal, eu não vou comprar uma arma para sair investigando e prendendo pessoas, querendo saber quem roubou o carro de meu vizinho e montando campana pra prender o indivíduo.
Isso é tarefa do Estado.
Posse de arma é para defesa da integridade física, combate ao crime é função estatal e envolve muito mais que simples posse de arma, requer principalmente serviço de inteligência.

H.Saito
H.Saito
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Pena que o japão contradiga essa suposta relação da arma de fogo e suicido, considerando que na terra do sol nascente o porte de arma é severamente restrito.

Lá ocorrem mais de 20.000 (vinte mil) suicídios ao ano, SEM ARMA DE FOGO, em media são 70 (setenta) ao dia ou cerca de 1 suicídio a cada 25 minutos.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/01/pandemia-eleva-taxa-de-suicidio-no-japao-apos-decada-de-declinio.shtml

E a quase totalidade de crimes cometidos no japão ocorrem com facas.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/31/homem-com-faca-ataca-passageiros-em-trem-de-toquio.ghtml

Tomcat4,4
Tomcat4,4
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Quem cuida de crime é polícia, a questão a se observar aqui é a diminuição da quantidade de óbito de pessoas de bem justamente por estas estarem armadas e os covardes estarem com medo de levar bala na cara. Os índices mostram a absurda diminuição de mortes justamente devido ao maior número de pessoas armadas de forma legal, lembrando que bandidos não compram armas na loja e vcs nunca pedem pra eles se desarmarem será porque ………

Patrício
Patrício
Responder para  marcos
2 anos atrás

Não estou preocupado em ser escravizado, mas baleado.
Ainda mais por um nerd armado andando pelas ruas.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Amigo , vai para a Mauritânia virar escravo então

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Patrício
2 anos atrás

tiro nem pensar, mas uma chicotada tu gosta né kkkkkkkkk

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Ele deve ter lido 50 tons de rosa e deve gostar de umas chicotadas sim kkkk

Yomb
Yomb
Responder para  Patrício
2 anos atrás

É verdade. Ainda mais por um bando de b U nda mole que se sente REI com arma na cintura.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Em geral o bom escravo só é açoitado…

Como vocês amam de paixão ditadores serão bonzinhos e cooperativos..

Raramente deverão ser chicoteados e terão a sua refeição diária, no singular mesmo.

Outra coisa..

em Tempo..

Ai no RJ xings…

Você corre mais o risco de tomar um tiro de uma vítima da sociedade do que de um nerd armado.

Gugs
Gugs
Responder para  marcos
2 anos atrás

Já somos escravos do sistema e as armas não farão nenhuma diferença. O sistema possui exércitos para nos manter no lugar. Isso aí é ilusão, um pensamento muito simplista. Só servirá para aumentar o número de assassinatos banais.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Gugs
2 anos atrás

Méo deos!!! Somos escravos do “sixtema”. Corram para as montanhas.
Se você precisa da ameaça de um exército para “se manter no lugar”, significa que você tem grave falha moral e gostaria muito de fazer o que prejudica os outros. Mas tem aqueles exércitos pra te botar no lugar ….

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  marcos
2 anos atrás

O povo reclamando de pagar 7 reais na gasolina e 7,50 no litro de leite vai conseguir comprar armas sim confia ..

11E58FC5-D967-457F-A4BD-160916F05970.jpeg
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Não é pq vc vive na m…. que todo mundo vive também.

Alexandre
Alexandre
Responder para  marcos
2 anos atrás

Espero que esse povo bem armado, patriota, defensor da familia tradicional, gente de bem, em vez de fazer motociatas,assistir um presidente deixar de trabalhar ir andar de jet ski, em vez de ficar buscando culpados para sua própria incompetência,peguem suas armas e cpmbata as milícias, os traficantes de armas ( aqueles que moram em condomínios de luxo na Barra da Tijuca) , os traficantes de drogas( aqueles que tem fazendas e helicópteros) e que sejam capazes de invadir o Palácio presidencial e derrubem esse sujeito que só sabe fazer arminha e destruir todas as bades estruturaus do país.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Responder para  Alexandre
2 anos atrás

Você está distorcendo/deturpando as coisas, eu possuo arma de fogo e não faço parte de grupo de guerrilha, milícia ou força de segurança pública, segurança pública é dever do Estado, segurança pessoal é dever de todos. O Estado não é e nem quero que ele seja onipresente, não quero a polícia dentro da minha casa 24/7, dentro da minha casa e nos meus deslocamentos diários eu quero poder ter o direito de defender a minha vida e a vida da minha família, até que a polícia se faça presente e assuma o controle da situação.

José Luiz
José Luiz
2 anos atrás

Matéria ditatorial. Dando todo poder ao Estado quando este pertence ao cidadão que é o suporte e sustenta o estado. Estão tratando pessoas honestas como bandidos Se não retirarem este post ridículo e atinge meu direito a legitima defesa nunca mais entro nesse site – nenhum da trilogia

Odim
Odim
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Você não vai fazer falta.

Moises
Moises
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Se não sabe ler ou interpretar um texto de forma tranquila e não gosta de debates acredito que aqui não é o seu lugar. Aqui é um lugar de debate e diálogo.

JOSE DE PADUA
Responder para  Moises
2 anos atrás

Não é não, o q mais tem aqui é dono da verdade e pessoas que so sabem escrever “deveria estudar mais um pouquinho”

mas o amigo ali foi exagerado msm

RSmith
RSmith
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

José Luiz… apesar de concordar com sua premisa inicial, sua atitude de exegir a remoção da noticia aqui comentada de forma democratica é contraproducente… sugerio a refletir antes de postar!

Wagner
Wagner
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Então tchau querido!

T.H
T.H
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

O sr. é um bom exemplo do tal Povo de bem armado” da postagem acima…

Nilo
Nilo
Responder para  T.H
2 anos atrás

E ainda chama os Editores de Ditatoriais rsrsrsrsr, esses “Chapéu de Alumínio”!!!! te chamam daquilos que eles são, mas não se veem.

Borje
Borje
Responder para  T.H
2 anos atrás

Exato. E ta cheio desse tipo por ai. Da muita vergonha alheia..  “Conservador, cidadao de bem, armamentista, cristao… Galera gosta de fazer parte de uma patotinha e vestem a camisa 100%, sempre como se fosse um time de futebol. O mesmo serve pra esquerda, que eh pior ainda. Os de direita bolsonarista agem da mesma forma que os esquerdistas agem. A verdade eh simples.. O Brasil falhou e falha todos os dias na educacao de seus cidadaos. Por isso vemos essa situacao social bizarra. Ao inves de estarmos falando quao pessima eh a educacao publica, como estamos pra tras em todos os niveis possiveis.. o assunto eh o  “mito “ trouxe a mesa: Armas, ser contra a ciencia, liberar geral pra explorar descontroladamente a amazonia… enfim. Prioridades.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  Borje
2 anos atrás

O que de fato, é um cidadão de bem ?
É aquele cara ou aquela mulher que apesar de terem defeitos e até poderem cometer um crime de menor potencial ofensivo, não tem o costume de viver para prejudicar de propósito seu semelhante. Ou seja, não fazem do crime seu modo habitual de viver, ao contrário dos criminosos convictos que você defende.
É o cara que pode até furar fila, sonegar imposto, se desentender com outro no trânsito, mas não tem coragem de estuprar e matar uma criança como os pedófilos que a esquerda protege da castração química.

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Responder para  Lúcio Sátiro
2 anos atrás

Desculpe, prezado Lúcio, mas o sujeito que fura fila, sonega imposto, arranja briga no trânsito não é “de bem”. Não é nem mesmo cidadão. Tá mais pra canalha…

Borje
Borje
Responder para  Lúcio Sátiro
2 anos atrás

Você confirma exatamente o meu ponto. Você é um exemplo classico que acha que furar fila, sonegar imposto não é um problema grande. Mas a verdade é que no Brasil isso que você descreveu é cultural e o grande motivo do país ser uma zona, com jovens perdidos e mal educados.
Seu idolo também é um exemplo TIPICO disso. Cresci vendo esse tipo na Barra da Tijuca e conheço bem o tipo dele e dos filhos dele principalmente!
Pra vocês o criminoso é só o favelado, o traficante, o pobre. O rico que avacalha tudo, desrespeita as leis de transito, fura fila, assedia mulheres e sempre da o jeitinho brasileiro, esses tão liberados. Teu presidente e os filhos dele são tudo um bando de corrupto, a escória da sociedade, mas como é corrupção “de leve” ta liberado. Isso é cultural no Brasil e por isso o país ta assim. Uma maioria pensando dessa forma é exatamente o motivo de o Brasil ser esse país desorganizado, sujo e que nada funciona. E é por causa de “cidadãos de bem” como você que existe tanta criminalidade nas ruas!

João Augusto
João Augusto
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Vai com Deus.

Mgtow
Mgtow
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

bicho, eu torço tanto para que lixos como vc vazem do blog.
Pelo menos não cancerizam a seção de comentários.
Tchau

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Que dó…..

Moises
Moises
2 anos atrás

A matéria mostra como é perigoso a falta de uma fiscalização sobre o acesso as armas da população. Quem mais sofre com isso é a “ponta da lança”, ou seja, os policiais militares e civis que agora vão ter que dobrar o cuidado em uma abordagem, etc. Fora os níveis de contrabando de armas por Cacs em direção as milícias e a próprio PCC. O cidadão comum não está mais protegido porque o seu vizinho têm uma arma.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Moises
2 anos atrás

Todo cidadão deve ter o direito de portar armas para se defender a tirania do Estado.

RSmith
RSmith
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

er… se defender da tirania do estado?! sou ex-militar e hoje CAC… me preocupo é com a tirania da criminalidade e a ineficiencia de nosso sistema juridico…. a “tirania do estado” deixo para os politicos e a historia!

RSmith
RSmith
Responder para  Moises
2 anos atrás

Sou CAC e concordo com a necessidade de uma fiscalização mais “eficiente” bem como que deveria haver uma redução no numero de armas que uma CAC pode adquirir, especialmente em armas restritas, tipo Sub-metralhadoras e fuzis de combate. Isto dito, nunca concordei com o desarmamento da população feito apos um plebicito que foi contra tal medida! …. Melhor seria ter deixado quieto…. muito suspeito um governo que quer, a todo custo, desarmar a população… primeiro desarme os criminosos impondo pesadas penas com multa e cadeia para quem possui armas de forma illegal e um aumento de ate 100% nas penas de quem comete crime com armas de fogo… depois de fazerem isso e quando os crimes praticados com armas de fogo cairem a niveis “toleraveis” ai sim se faz outro plebicito para ver se o povo concorda em abrir mão do DIREITO a se defender… se for aprovado, eu acato.

marc diniz
marc diniz
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Sério vc é CAC e quer diminuir direitos como quantidade de armas em acervo e aceita perder sua arma para o estado !!! OMG

RSmith
RSmith
Responder para  marc diniz
2 anos atrás

Marc… desculpa amigo mais leia o meu comentario por completo…. e reflita no que escrevi!!! nunca disse que “quero” nada! disse que “concordo” com uma resdução, em especial para armas de “combate” … uma “redução” entende? … quem quer ter SESSENTA armas em casa? 50 mil cartuchos… 😐 da pra dimimuir isso e todos ainda ficarem satisfeitos ;o) isso depois de uma boa e loga discurssão publica e de forma “democratica” O que quero e gostaria de ver ainda na minha vida é os que tem arma de forma “ilegal” ou comentem crimes com o uso de armas de fogo terem suas penas “realmente” aumentadas…

Nilo
Nilo
Responder para  RSmith
2 anos atrás

O poder está com Estado, exercido através de tres O Poder Legislativo, Judiciário e Executivo. Temos a Força Policial não preciso descrever sua função “de preservação da ordem pública”.
Agora como o cidadão quer se armar para se defender da Tirania do Estado (claro depedendo do tipo de governo que agrade/ou não grade)?.
Por trás da idéia, de porte de arma em casa, de um cidadão de bem que tem a preocupação de defender as mulheres de sua família em sua casa, existem muitos outros (e não são poucos) com o mesmo discurso mas com outras intenções, seja defender patrimonio, de não ser agredido físicamente, defender-se da tirania do Estado……
Estamos ajudando a quem ao Tirar o Poder do Estado? Estamos em um movimeto de Desmonte do Estado? Quem ganha com isso?.
Aos impetuosos, Só lembrando, ao atirar em alguém o cidadão não tem a última resposta sobre sua decisão? e o momento de uso de uma arma sempre é um momento de estresse.

Ary
Ary
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Bom dia, como CAC deveria saber que somente pode ser adquirido as armas semiautomáticas, então falar em submetralhadoras que são armas automáticas demonstra o seu desconhecimento no assunto. Fiscalização há, para comprar qualquer PCE você precisa preencher inúmeros requisitos, que somente sendo habilitado e passando pela autorização destes documentos (fiscalização do exército ou PF) poderá ser adquirido.
Não há CAC contrabandeando ou CAC bandido, para ter um CR, deve-se passar por um escrutínio de sua vida pregressa. Então pré-requisito para ser CAC ou ter posse ou porte pela PF e ter um histórico ilibado em relação a crimes. A fiscalização é feita, e é muito rigorosa as lojas são vistoriadas a documentação é conferida e as aquisições são documentadas. Se desconhece isso não é CAC.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  Ary
2 anos atrás

Sr. Ary, sou CAC e conheço todos os procedimento para se tornar um CAC e poder adquirir, de forma legal, uma ou mais armas de fogo, inclusive armas de combate e de calibres restritos. Nunca disse que o exercito não cumpre com sua função quem esta dizendo que o Exercito NÃO cumpre a sua função de fiscalizar é o autor do artigo que estamos discutindo de forma democrática aqui neste fórum! Eu apenas concordo com a necessidade de melhorar a fiscalização … inclusive como forma de calar a boca dos detratores e por considerar que SEMPRE existe espaço para melhorar em tudo, especialmente no nosso querido Brasil! Quanto ao comentário sobre Submetralhadora e fuzis de assalto, CAC’s podem sim adquira-las… recebo ofertas no meu e-mail todo mês… o senhor esta correto no ponto de que as armas tipo “de combate” disponiveis para aquisição pelos CAC’s são semiautomáticas, mais não muda o fato de serem submetralhadores e fuzis de assalto.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

Sr. Ary e demais leitores, por gentileza, aonde se lê “submetralhadora” favor mudar para “carabina” peço desculpas pela minha falha.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

Para quem quiser mais detalhes basta acessar o site da Taurus e da uma olhada no catalogo em “Armas longas”

JOSE DE PADUA
Responder para  marc diniz
2 anos atrás

Isso chama honestidade e sensatez Marc, quem tem reconhece de longe, quem não tem se espanta…

Burgos
Burgos
Responder para  Moises
2 anos atrás

Engraçado!!!
Pq será que onda de homicídio e latrocínio diminuiu em todo País ?!🤔
Não foi por causa das Forças de Segurança Públicas de todos os Estados (Civil e Militar). 👀🤔
Tenho arma e tenho porte !!!
Se entrar aqui na minha casa é bala !!!💪😎🇧🇷
Contra fatos não há argumentos !!!

Kornet
Kornet
Responder para  Burgos
2 anos atrás

Segundo a midia pidre goi um acerto entre a bandidagem e não tem nada a ver com o governo federal,foi graças aos bandidos.
E querem que o povo de credibilidade a esees militantes travestidos de jornalistas.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Moises
2 anos atrás

Mestre Moisés….o repórter esqueceu-se de abordar o que já é de conhecimento geral…e induz sorrateiramente….tem mais civil ou militar ou ex ou agentes de segurança inscritos nos CACs? hummmm puxa…ele não sabia disto? nossa….quase…achei…que….

JOSE DE PADUA
Responder para  Moises
2 anos atrás

Tragam um prêmio para esse cara
um premio ou um psiquiatra pq as vozes na cabeça dele estão ecoando muito forte

Policia tem q tomar cuidado é com abordagem de vagabundo, CAC não vai tentar nada contra um policial, e de onde tirou essa de CAC contrabandear arma pra milicia e PCC??? Antes mesmo da flexibilização o PCC ja era bem armado, agora vc vai dizer q sao os CAC q armam o crime organizado???

Reflete antes de escrever gente boa

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Moises
2 anos atrás

o cidadão não fica mais ou menos protegido pq alguém tem uma arma, são uma série de fatores que geram a criminalidade, colocar a culpa nas armas é só uma desculpa de controle social, como todo mente ditatorial gosta.

Waldir
Waldir
Responder para  Moises
2 anos atrás

Certo tá a gente desarmada e os bandidos carregados… amigo a arma serve pra sua defesa em casa e mediante a treino. Nunca vi nenhum policial ser ameacado por cidadão de bem com arma. Já por bandido já morreu um monte. Achei a matéria bem tendenciosa. Tenho arma e nunca pensei em usá-la a não ser pra defender minha família numa situação de risco mediante a bandido que te mata por não ter dinheiro em casa. E treino pra caramba.
Americano se for comparar tá doente e não serve de base. Lá o problema são eles mesmos. Na Suíça tem fuzil em casa e não tem tragédia. Educação pro povo e saúde mental é o que precisamos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Adoro armas.Mas para uso em guerra.No âmbito civil é um negócio que não deveria rolar de forma alguma.As coisas deveriam de ser resolvidas na mão.Mas desarmou o cidadão de bem e os bandidos muito pelo contrário se armam até os dentes…

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Sr. Renato…. tenho mais de 60 anos e na minha residência tenho minha esposa, duas filha e uma neta… de homem só tem eu… …. resolver na mão? com um criminoso invadindo minha residência? criminoso este que deve ser bem mais novo e fisicamente capaz do que eu? … pera-ai Sr. Bandido… deixa eu ligar pro 190…. desculpa acho que o seu raciocínio esta ligeiramente falho….

Kornet
Kornet
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

Deixa ele no mínimo vai jogar um livro de filosofia ou um saco de feijão para se defender ou os seus.
Esses militantes…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Sim e não.O Brasil mudou muito.Não temos mais a educação de antes..E o povo hoje quer ser comprado.Tendo gente que quer comprar fica mais fácil ainda. não sou militante

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

Então. Sei que tem gente como o Sr que as vezes mora no campo ou tem idade como eu também já tenho.Mas eu falei que desarmaram a população de bem e os bandidos andam a toda cada vez se armando mais.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

… infelizmente isso é uma triste realidade

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Até essa escalada de potência entre os armamentos que acontecem entre polícia X bandidos em nosso país me assusta.

RSmith
RSmith
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

… não me assusta… me ATERORIZA!!! mais é o mundo no qual vivemos…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  RSmith
2 anos atrás

Sim. um troço medonho

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Glória a Deus !
Pelo direito do individuo se defender do Estado tirânico e contra bandidagem

RSmith
RSmith
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Amigo Gabriel… contra o Estado Tirânico a primeira e melhor defesa é o VOTO! :o) … agora contra a bandidagem seria elegermos deputados e senhadores que mudem as leis para da condiçoes para as Forças de Seguraça enquadrarem a bandidagem E o Judiciario aplicar as penas que REALMENT fara com que os malfeitores mudem o comportamento!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  RSmith
2 anos atrás

O poder só emana do povo quando este tiver meios para fazer valer.
A História mostra que quem tem poder tende a abusar dele e que ninguém está acima de suspeitas…nem forças armadas…nem policia…nem judiciário…nem justiça eleitoral. O poder do Estado deve ser uma CONCESSÃO do POVO! Fardas e togas não atestam idoneidade moral de ninguém.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Verdade …. tanto é que temos o exemplo do Plebiscito… e o povo votou contra o desarmamento …. e os donos do poder fizeram o que?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Gabriel BR
2 anos atrás

Ai no caso só se defende quem tem dinheiro ?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Não , pq vamos retirar os impostos que incidem sobre as armas tornando-as acessíveis e vamos simplificar os processos

Sergio Machado
Sergio Machado
2 anos atrás

Milícia agradece o total descontrole. Por hora, era esse o objetivo.

Heinz
Heinz
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Até parece que a Milícia e os traficantes precisam de flexibilização para comprar armamento.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Heinz
2 anos atrás

Não tem mínima idéia do que está falando, mas não fico surpreso. Fuzis e munição no black market chegam a custar 500% superior ao mercado formal. Milícia e tráfico também sabem matemática básica.
O Exército, com a política do não pergunte que não respondo, é cúmplice dessa política criminosa de descontrole no fluxo de armamento e munição. A conta virá, resta saber se os atores responsáveis irão responder pelas consequências, seja na ação, seja na omissão.

Mafix
Mafix
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

No Paraguai é baratinho a munição pesquisa ai e depois volta aqui comentar besteira ..

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Mafix
2 anos atrás

Óbvio, inteligência é arrotar que trazer do Paraguai é mais fácil e barato que comprar via um CAC cooptado, sabendo que acabou o rastreamento de munição.
É cada “especialista sabichão” que aparece…Coisas da internet.
Começa a fazer sentido o decrepitude moral que recaiu sobre a sociedade nos últimos anos.

Ary
Ary
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Doutrinado, bandido quer armas automáticas com energia acima do permitido para os CACs, você não verá armas semi automáticas nas mãos dos bandidos, por isso eles importam, na verdade eles não usam nem mais o atravessador, compram direto no Paraguay e enviam através de mulas. O atravessador somente fornece para quadrilhas pequenas e especializadas. As grandes organizações criminosas compram no atacado.e até o paraguay não é mais uma opção economicamente atraente. Um CAC ao comprar uma arma longa vai gastar cerca de R$19000,00 documentação e despachante mais uns R$3000,00 na hora que ele vai repassar (e se algum dia for repassar) para outro CAC vai ser vendido por no mínimo R$30000,00 isso porque entre a entrada da papelada e a entrega chega a ter até um ano de espera. e o bandido quer para ontem e não quer semiautomática, ali no vizinho ele compra um lote de dez, vinte, trinta, por R$10000,00 cada, o problema é passar na fiscalização (aquele que vocês doutrinados dizem não existir), porém há um fronteira seca de 15.735 km, só para referência a fronteira entre o Mexico e os EUA são de 3.141 KM e eles como uma potência militar e tecnológica não conseguem blindar a sua fronteira para evitar imigrantes, drogas e armas…

Kornet
Kornet
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Desce do mundo da lua militante,usam armas que não vendem em lojas.

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Pronto. Chegou o sabe-tudo de apartamento.

Kornet
Kornet
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Pelo visto aparento saber mais do que vc,mesmo do apartamento.

Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

FONTE: O Globo

Sem mais.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Política pública de Bolsonaro para a área da segurança é a disseminação das armas, quando segurança pública é uma das primeiras responsabilidades do Estado
Existe um movimento de desmonte de controle de armas de fogo.
O Exército tem tido bastante dificuldade para acompanhar o fluxo e produzir relatórios detalhados sobre os tipos de armas que transitam atualmente nas mãos dos CACs.
Erros no preenchimento do Sigma levaram à inclusão nas planilhas de armas que não são permitidas para os CACs, como morteiros e canhões.
A falta de padronização, os dados sobre o número total de armas nas mãos dos CACs apresentam inconsistências.

RSmith
RSmith
Responder para  Nilo
2 anos atrás

“Erros no preenchimento do Sigma?” hum… seria realmente “Errors” ou “talvez” uma ação de uma 5ª coluna?

Nilo
Nilo
Responder para  RSmith
2 anos atrás

O circo está sendo montando, palhaço é que não falta.
Uma hora bate de vai ter que bater de frente com o mundo real e quando a adrelanina abaixar, ai vão sentir a agústia.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

O circo está sendo montando, palhaço é que não falta.
Uma hora vai bater de frente com o mundo real e quando a adrelanina baixar, ai vão sentir a angústia.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Política Pública do Bolsonaro: Vender Patrimônio dos traficantes para dar para segurança pública, Reforçar postos de fiscalização aumentando o numero de drogas apreendidas, reforçar a quantidade de policiais na PF e PRF, e não tem diálogo cabuloso com o PCC igual nos tempos do ParTido

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

“Vender Patrimônio dos traficantes para dar para segurança pública” – é responsabilidade da Justiça.
“Reforçar postos de fiscalização” – Ammazônia está pegando fogo, desmontou O Ibama.
Passou por cima da PF, buscouj fazer dela sua policia particular.
Alguns da PRF – essa está fazendo fumace.
Bolsonaro está fazendo política pública rsrsrsrsr

Kornet
Kornet
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

E não esqueça do Hugo Carvajal,uma hora ele vai abrir a boca pro DEA.

Allan Lemos
Allan Lemos
Responder para  Nilo
2 anos atrás

O Estado nāo é onipresente. Se um marginal invadir sua casa voce vai preferir ter um telefone para chamar o Estado ou uma arma para detonar o infeliz?

AK-130
AK-130
Responder para  Nilo
2 anos atrás

“ain é dever do estado”. Então vamos proibir todo mundo de sequer fazer alguma coisa? “É dever do estado dar educação, então vamos proibir aulas online dadas por professores de forma voluntária”. “É dever do estado não deixar as pessoas morrerem de fome, então vamos proibir as pessoas de doarem comida”. Que mentalidade de m3erda em camarada

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Eu até defendo que os cidadãos tenham direito a possuir uma arma (desde que atendidos critérios definidos por lei), mas quem precisa de 30 ou 60? O limite anterior já estava ótimo.

Ary
Ary
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Falou o que nunca tentou o processo, por não passar no teste psicotécnico, por ter antecedentes criminais ou por não passar no teste técnico de uso do PCE.
Falta com a verdade quem diz que qualquer um pode comprar e há uma liberação geral.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Responder para  Ary
2 anos atrás

Você mesmo quebra sua narrativa: “esses dias UM CAC foi preso”, “há alguns meses outro foi preso”, ou seja, quantos foram presos por desvio de conduta e em um universo de quantos? Qual a porcentagem disso?
A outra questão é, foram presos, ou seja, a lei está sendo cumprida, desviou a conduta, cumpra-se a lei e ponto. Se a questão é proibir, apenas por proibir, vamos proibir a CNH, pois vários motoristas descumprem as regras de trânsito, vamos proibir também as igrejas, pois diversos padres e pastores desviam-se de suas funções e se corrompem, seja tirando dinheiro dos fiéis ou abusando sexualmente de crianças, vamos proibir também cargos públicos, pois tem diversas pessoas que se aproveitam das suas funções e desviam dinheiro público, que poderia ter ido pra saúde ou educação e nessa matam mais do que as armas de fogo, porém esses números não viram estatística. Resumindo, a questão não são as armas de fogo e sim a índole das pessoas. Para se comprar uma arma de fogo ainda existem diversos filtros, para todos os exemplos que citei acima, não!

Luciano
Luciano
2 anos atrás

As forças de segurança deveriam ser as únicas a possuírem armas. Fora disso, só armamentos bem limitados para caça e tiro esportivo. Por que alguém precisa de um .308 full-auto para proteção? Por que alguém precisa de um carregador de 30, 50 projeteis pra tal? Se o controle fosse severo, nem bandido teria! Não fabricamos AK 47….como eles chegam nos morros? Como milhares de projeteis de 7,62×39, 9 mm, .45, etc, chegam nas mãos das quadrilhas? Alguém falha! Alguém é conivente! Tolerância zero pra porte de armas! Todos os países que restringem vigorosamente o porte de armas tem índices bem baixos de mortes por tiros! Tá aí, são dados reais! O resto é desculpa de gente que quer impor sua vontade por meio da intimidação, da violência armada, contra o resto da população!

RSmith
RSmith
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Luciano ate que concordo com algums de seus pontos, não todos, mais defendo o seu direito de expressar sua opinião… por enquanto vivemos numa democracia … por enquanto… por enquanto…

Ary
Ary
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Já foi na Suíça ou no Uruguay? não, uma parcela dos países proíbem armas de fogo. a sua grande maioria são ditaduras, ou países insulares cujo o controle de entrada de material irregular obviamente é mais fácil. O fornecedor está nos vários países da america do sul, mais barato e de fácil acesso, bandido não espera por um ano o SISGF autorizar a compra de PCE, ele quer para ontem. Mais um “ispecialista” passando vergonha.

WSilva
WSilva
2 anos atrás

Na minha época de moleque já havia uma tendência de qualquer zé roela esconder faca ou canivete na cintura, hoje temos o mesmo cenario, mas com o zé roela com arma na cintura, e pior, andando por aí armado e fazendo gracinha.

Estão dando arma antes de educação para o povo, o resultado será terrível…

Precisam aprender muito ainda com os países nórdicos.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  WSilva
2 anos atrás

por baixo, uma arma custa R$ 5 mil….quem está dando arma?

Burgos
Burgos
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

Ele vai combater o meliante com um vibrador na mão !!! Só se for !!!👀🤦‍♂️
Cada uma !!!

WSilva
WSilva
Responder para  Burgos
2 anos atrás

O bandido armado sempre terá vantagem, por mais experiente que você possa ser atirando(o que não é o caso da maioria das pessoas que tem posse de arma), o bandido não tem nada a perder, se ele queimar você de bala e matar mais 3 ao redor tanto faz, já você precisa primeiro ter coragem pra matar alguém(acredite, muitos travam na hora de atirar em alguém, isso quando a arma não falha), depois você precisa mirar somente no bandido e rezar pra ele não te acertar, ainda assim, se você o mata e o sujeito faz parte de um grupo, esse grupo pode vir atrás de você e da sua família.

Quem tem que lidar com o crime é o estado, o estado fraco e ausente é dominado pelo crime, é o caso do Brasil.

Como já disse noutro tópico, não se combate o crime organizado e trafico de drogas pedindo por favor e com cartilha de direitos humanos, é necessário mão de ferro contra essas escórias da sociedade.

Burgos
Burgos
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Então vou fazer vc feliz hoje:
policiais que compõem a Operação Hórus calculam na semana do dia 2 ao dia 8 de julho, mais de R$57 milhões em prejuízo ao crime.
R$44 milhões referente ao valor total foi de retirada de mais de 9 toneladas de drogas ilicitas, como:

-Maconha
-Skunk
-Crack
-Cocaína e insumos da droga.

As apreensões ocorreram em 11 estados:

-Amazonas
-Roraima
-Tocantins
-Mato Grosso
-Mato Grosso do Sul
-São Paulo
-Minas Gerais
-Santa Catarina
-Paraná
-Rio Grande do Sul

32 pessoas foram presas, 17 criminosos detidos, 36 veículos apreendidos.

R$9 milhões em produtos apreendidos em contrabando.

WSilva
WSilva
Responder para  Burgos
2 anos atrás

O crime organizado é mais organizado que o estado, por incompetência do estado mas também porque o estado está amarrado a certas normas internacionais(ocidentais) que facilitam e muito a manutenção e propagação do crime e trafico de drogas na América latina.

O primeiro passo seria alterar totalmente o código penal, o segundo passo é implantar pena de morte para crimes como estupro, crimes hediondos e trafico de drogas, o terceiro passo é remover armas ILEGAIS presentes na sociedade, o quarto passo é armar e instruir melhor nossas policias, o quinto passo é dobrar a segurança em fronteiras e inspeção de importações nos portos.

Se tudo isso for feito, em menos de uma década o Brasil estará livre do crime e das drogas.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Sonho meu…. quando fizerem tudo isso, creio que a maioria dos cidadãos de bem que tem arma em casa as entrega de boa vontade…

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

um cidadão que queira investir numa arma meia boca, investirá por baixo R$ 5 mil…se comprar uma segunda, terá investido R$ 10 mil, uma terceira R$ 15 mil….e daí por diante fora as taxas anuais…quantos cidadãos tem esta capacidade….oh….baita número inflado para fazer escândalo…o leitor comum n percebe …acha tudo verdadeiro….

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

mas os seguranças dos sindicalistas, legisladores , juízes são pagos todos a posse e porte de arma certo??? eles tem o porte de arma exclusivo privatizado…

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

ou estatização…ou privatizado…ou ambos…eles tem de qualquer forma…lei para um de um jeito…e para outros de outro jeito…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

também gostaria de saber, será que estão dando uma HK VP9, queria muito uma, uma SIG P220 tá 40K, onde estão dando armas que eu quero.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

Só se for no RJ ou na BA com impostos bem altos.
Em SP, no Sul e outros estados uma G2C custa menos de R$ 4 mil e uma G3C menos de R$ 5 mil. Também tem revólveres por menos R$ 4 mil. E tem os rifles 22 de R$ 2.200,00.

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
Responder para  Rafael Oliveira
2 anos atrás

Esta esquecendo dos custo burocráticos no meu caso começou com R$ 1500 ai incluso 1-Curso Técnico de manuseio de armas 60 tiros , 2-exame psicológico, 3-taxa de inscrição e anuidade do clube.. ai o próximo passo é escolher e comprar sua arma… As taxas do exercito para tirar o seu CERTIFICADO DE REGISTRO que comprova que você esta apto tecnicamente a possuir uma arma e pratica o Tiro desportivo este certificado lhe concede o direito de adquirir armas de fogo, e ai para cada arma que você queira adquiri tem que iniciar um processo dentro do exercito para obter a licença para adquirir aquela arma especificamente, cumprido este você recebe do exercito o CERTIFICADO DE REGISTRO DE ARMA DE FOGO… ai se inicia um novo processo dentro do exercito para conseguir o GUIA DE TRAFEGO ESPECIAL que lhe concede o direito de trafegar com sua arma de sua residência e ou local de trabalho para um CLUBE DE TIRO. Em um ano gastei uns R$ 10 mil com minha primeira arma, com cursos, parte burocrática, acessórios e munição.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

Sim, existem outros custos e que são bastante variáveis a depender do clube, do curso que a pessoa fez (eu não fiz curso para me tornar CAC) e se a pessoa faz toda a burocracia sozinha ou se contrata um despachante, pois as taxas do Exército não são altas.
Mas ele estava falando do preço das armas de R$ 5 mil mais outras taxas, então contestei apenas esse número.
Outrossim, há opção mais em conta de obter a posse ou porte pela Polícia Federal (o último sendo muito difícil para o cidadão comum), sem precisar se filiar a um clube.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Rafael Oliveira
2 anos atrás

falei 5 pratas e fui bondoso….não é só o equipamento….é como comprará carro e não querer recolher o IPVA e licenciamento…não tem como….

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  ROBERT SMITH
2 anos atrás

pois é…..não existe isto de ninguém dando nada para ninguém não….é caro pacas….manutenção cara….e a pratica também cara…..

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Rafael Oliveira
2 anos atrás

rifle 22LR não é arma de defesa….embora eu provavelmente começaria por um assim se um dia eu de idiota ter algo….mas a grande maioria contra indica sendo muito fraco

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  WSilva
2 anos atrás

o povo? zé rulea tem 5000 mil para dar em um arma?

Ary
Ary
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Me fala onde estão dando que vou para a fila agora, faz o seguinte vai lá e passa no processo de obtenção do CR e vira um CAC e depois faça um pedido de compra de uma arma.
Volta aqui e fala quanto gastou e quanto tempo levou.
Mais um “ispecialista” passando vergonha.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Ary
2 anos atrás

era comum antes, levar meses e as vezes escutava de um e de outro casos de anos…

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

A brincadeira estatística para iludir:

– como se todo caçador/atirador fizesse uso do limite máximo de 60 armas….conta ridícula de 46 Milhões

– sendo bondoso e ridículo nivelando por baixo ao custo médio de R$ 5mil por arma(bem ridículo pois custa muito mais) , daria a estapafúrdia conta de R$ 230 bilhões de reais. Olha só como é ridicula o enunciado que leva a crer neste número…e headline é o o que jornalismo quer vender…é sério??? Então os civis tem um arsenal de R$ 230 bilhões???? Tem desavisado que não Lê..e cai na vinheta…ou pega e sai replicando a fake news…a brincadeirinha de falsa conta estatística…o jogatina da língua portuguesa

– Óbvio, pela falsidade da intenção mentirosa, o texto provocativo soma o total de caçadores e atiradores registrados e separa a soma dos policiais mais mitares….

– Mas oh….oh…oh….além de de não somar para dar um impressão de um imenso contingente quase miliciano, lógico, ele desconsidera que a fração esmagadora dos licenciados são justamente os próprios policiais e militares que possuem estes registros e praticam aos finais de semana…outra fração parentes e amigos (sim porque ninguém vai ao lazer sozinho)…e uma menor parte civis sem relação parental ou que iniciou no hobby por influência de amigo militar….em suma…São os mesmos militares e policiais , aposentados ou ex profissionais do ramo…mas só para lembrar…vai ver que os soldos e aposentadorias deles deve ter aqueles R$ 230 bilhões para comprará estas armas..
rzrzrz…Santa paciência….e novamente, eu não tenho uma, e isto já foi decidido favoravelmente pelo plebiscito popular vitorioso….chega de sabotagem a decisão tomada democraticamente.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

vou levar meu documento de CAC no BNDES para pegar um empréstimo de 1bi para comprar armas. kkkkkkkkkkkkkk

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

Então o jornalista que com certeza estudou o assunto, afirma que seriam 46 milhões de armas….?se nivelar está matemática por baixo ao custo de R$5 mil a unidade daria R$ 230 bilhões em armas….É inteligente isto? Não né…mas o enunciado…..jogatina da língua portuguesa

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

não soma PMs com militares das FA para parecer um contingente menor e a parte…quando justamente sãos os profissionais da PM e Militares e demais forças de segurança que possuem a maior fração desta licenças…possuem para seu lazer e prática…eles não podem usar as armas do estado para tal….e sabem que precisam ter a sua para sua proteção familiar…

Fábio
Fábio
2 anos atrás

Fonte “ o globo”

Outro aspecto preocupante é que o total de armas autorizadas Kkkkk

Reportagem top

Welington S.
Welington S.
2 anos atrás

Só 46 milhões? Muito pouco. Vamos dobrar a meta aí.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Welington S.
2 anos atrás

depois de ler o texto vc devia mudar sua foto de perfil aqui no site, ela é agressiva demais kkkkkkkkkk

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Que vergonha chorume eu acabei de ler aqui. Se a intenção dessa matéria é acabar com a credibilidade do site, eu parabenizo quem postou isso!

E o pior, comparando a quantidade de armas das policiais com o do povo?

O site já pode se juntar como Brasil 147.

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

inducoes sorrateira que levam a interpretações absurdas:

a) O maior número de registros são justamente de ex ou atuais agentes das forças de segurança ou militares…não é um público a parte…ou ainda, é a diminuta fração destes até o momento…

b) Oras..oras…46 milhões de armas dariam por baixo R$ 230 bilhões de reais…ridiculo não???Óbvio que o teto é teto para colecionador afortunado….besteira achar que isto é um número factível…

c) Se o o plebiscito popular aprovou, porque a mídia é governos anteriores sabotagem e restringiram? afinal aprova-se de um lado democraticamente e ao contrário, a população ganhou justamente um “Estatuto do Desarmamento” gente que tinha uma arma com mais de 30 anos na família e em casa teve de se livrar dela….

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Isso representa segurança. A esquerda continua com a surrada narrativa que defende as “armas de uso exclusivo do narcotráfico”.

Theo Gatos
Theo Gatos
2 anos atrás

Paralelo esdrúxulo como se os CACs precisassem ser superados e combatidos por militares…

Mesmo porque a maioria dessas armas deve ser de menor poder de fogo, do jeito que está parece que temos 1 milhão de rifles vendidos e um exército potencial particular, sabemos que não é o caso

Sds

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Theo Gatos
2 anos atrás

não Mestre, é que o repórter esqueceu de dizer, que nesta conta a maioria é de ex agentes de seguranças ou atuais e militares….quem frequenta os stands sabe disto…mas fazer o que…o repórter esqueceu de mencionar ou correlacionar…

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

Sou a favor da posse e o direito sagrado de passar fogo em quem invadir minha propriedade sem autorização. Resguardadas as situações previstas em lei.
Sou contra o porte. Quem for pego deve ser enquadrado em crime inafiançável e responder na forma da lei. Com penas bem duras.
Simples assim.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

também não sou a favor do porte fora de casa ou propriedade particular

Burgos
Burgos
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

O único lugar que o cidadão com o porte de arma não pode entrar (de acordo com o decreto) são todos os lugares e eventos que tenham mais de 300 pessoas presentes, de resto ele pode entrar em qualquer lugar.
Falo isso por que vou a banco e entro armado e a segurança não pode fazer nada !!!👍
Mesmo até pq não sou assaltante
Isso mostrando os documentos de registro e porte da arma mais a funcional

Burgos
Burgos
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Só cuida pra não matar !!!
Pq depois o capa preta te bota em cana !!!👍

Nilo
Nilo
Responder para  Burgos
2 anos atrás

“….direito sagrado de passar fogo em quem invadir minha propriedade sem autorização….”
Eu pensei que o direto sagrado fosse a Vida.
Repetindo o Burgos:
“””Só cuida pra não matar !!!
Pq depois o capa preta te bota em cana“””

João Adaime
João Adaime
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Caro Nilo
Como diz o esquartejador, vamos por partes:
1) Entendi que o Burgos se referia a não matar se você tiver porte e estiver na rua.
2) Este direito sagrado está na Bíblia, no Velho Testamento.
3) Eu não entendi a este direito à vida do invasor. Quer dizer que ele tem direito à vida mas o dono da casa não?
Abraço
PS: Não tenho arma e nem pretendo ter.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

João, se alguém invadir sua casa, você tem o direito de neutralizar a ameaça, não de matar. Se você atirar no bandido até ele cair no chão e – quando isso acontecer – ele estiver morto, acontece. Mas você não pode atirar nele quando este estiver ferido ou fugindo e não representando mais uma ameaça. Ou seja, não existe “direito de matar”.

Burgos
Burgos
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Bruno !!!
Perfeita a sua interpretação e a do João Andaime !!!
O resto é só mimimi e vitimização e acham que o direito de pegar a sua interpretação distorcer e jogar aos quatros quantos e ainda dizer que tá errado é muito fácil !!!
O difícil é na hora do pega pra capar !!!
Aí quero ver !!!
O Malandro entra na sua casa leva tudo de valor que é seu, estupra e vai ficar nisso ?!
Não !!!
De jeito nenhum !!!
Então vamos fazer o seguinte: chama a Policia !!!
O máximo que ela vai fazer é botar vc na viatura levar pra DP e IML pra corpo de delito !!!
Enquanto isso o meliante de boa !!!

João Adaime
João Adaime
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Caro Bruno
Concordo perfeitamente. Repare que eu escrevi “direito de passar fogo” e não de matar. Bem com o objetivo de neutralizar ou afugentar. Se o bandido morrer será por acidente. Afinal, ele pediu por isso.
Abraço

carvalho2008
carvalho2008
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Para eliminar os riscos de interpretação, alguns usam o calibre 12….é o que tinham a mão…e onde pega…pegou…

Nilo
Nilo
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Caro falei da Vida.
Felizmente o mundo não é binário.
Há mais coisas entre o céu e a terra, João Adaime, do que supõe a tua vã filosofia.
Citação de Shakespeare.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Prezado Nilo
Onde que passar fogo é matar? Se o bandido morrer, será “acidente de trabalho” dele.
Mas eu defendo, porém isso depende de lei, que alguém em sua casa possa se defender e se isto resultar na morte do invasor, não precise responder criminalmente.
Infelizmente nossas leis, feitas por bandidos, se preocupam mais com os direitos dos manos.
Quanto à minha vã filosofia, só sei que nada sei. Citação de Sócrates.
Abraço

Nilo
Nilo
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

“Alguém em sua casa possa se defender e se isto resultar na morte do invasor, não precise responder criminalmente.”
E se o cara entrou em casa errada por acidente, isso aconteceu recente nos EUA.
E se o cara for indusido e simularem invasão, para favorecer um acerto de conta.
E se for o namorado de sua filha que vc não sabia que estava namorando.
É João facilitar as vezes commplica.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

,,,induzido,,,

João Adaime
João Adaime
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Caro Nilo
Você está radicalizando.
Se alguém chegar batendo palmas, chamando ou mesmo pela calçada ou outro caminho aberto, sem se esconder, é claro que não é bandido.
Se bem que já estão aplicando o golpe do “funcionário” da operadora de telefone e similares.
Você pode pedir que a pessoa se identifique, se apresente, se aproxime, diga o que quer e tudo bem.
Porém bandido não chega assim. Ele quer te pegar de surpresa. Aí é que mora o problema.
Nesta situação, cada caso é um caso. Mas seria muito bom que o bandido soubesse que poderia ser morto e o dono casa não responderia por isso.
No meu caso particular, minha casa é gradeada e estranho eu atendo pela janela, sem ao menos ir no pátio.
Abraço

Burgos
Burgos
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Se roubar é profissão ?!
Então !!!
Tem País no Oriente Médio que corta dedo e se continuar roubando corta outro dedo ainda sim se segue nessa tal suposta profissão lhe cortam a mão !!!

Airton
Airton
2 anos atrás

Tem que ter mais! Meu sonho é liberarem a compra de lança-chamas para colecionadores!

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

“Sendo uma milícia bem regulamentada, necessária para a segurança de um estado livre, o direito do povo de manter e portar armas não deve ser violado”

Jair
Jair
2 anos atrás

fiscalização mais eficiente sim, é uma necessidade. Histeria porque o cidadão de bem, dentro da legislação, está usufruindo de um direito, nesse caso a legítima defesa, é coisa de esquerdopata.

paulof
paulof
2 anos atrás

Tem país da Europa ou até mesmo o Uruguai tem muita arma por habitante, a questão é para que vc compra, o que dá para ver o problema do país, a maioria dos americanos faz por esporte, no Brasil boa parte desses aí é gente que vai trabalhar para segurança privada, ou seja, também não é o tiozinho da esquina que vai pagar 13.000 em uma glock, outra coisa é a pessoa faz serviço obrigatório e fica proibido de ter armas, é algo sem sentido se você conversar com um israelense ou suiço ou filandês (as citações não são ao acaso) por que ocorre em Israel, Suiça, Finlândia e agora Polônia que se incentiva a pessoas terem armas para defender o país, principalmente os reservistas, Polônia a menos de 3 meses, aumentou os clubes de tiro financiando a abertura com dinheiro público, o embaixador do Putina bateu pezinho reclamando. Aí entra a outra questão, que são as pessoas que compram armas pela insegurança pública, dizem que não funciona , mas o Estado Brasileiro financia e aumentou nesses últimos anos segurança privada para defender ex-ministros do STF, deputados e senadores, ou seja eles estão portando armas de fogo, quem já foi no aeroporto de Brasília vê isso, além de ter algo estranho se vc passa em exame para juiz ou promotor lhe dá direito a estar armado, inclusive o ex-PGR contrário a população ter, tinha por que era direito dele…ou seja, no Brasil o acesso a arma parece mais privilégio do que problema de criminalidade onde os números brasileiros são alarmantes.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Por mim que o Brasil tenha 40 milhões de snipers !
Prefiro confiar no cidadão de bem do que na benevolência do Estado.
Não sou atirador , não tenho armas e nem quero ter … mas eu conheço a história da América Latina o suficiente para reconhecer a importância desse direito.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

O Uruguai é um dos países mais armados do mundo

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Morro de rir com esses textos, número impressionante e nada de crimes dispararem, na verdade caíram até, mas não acredito que seja pq tem mais armas, mais armas não aumenta nem reduz a criminalidade.

Burgos
Burgos
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Mas tá dando o direito de defesa !!!
Concorda ?!
Causas excludentes da ilicitude
As causas excludentes da ilicitude são as situações em que a lei prevê que um ato que seria tratado como crime, pela sua circunstância específica, não será tratado desta forma.

Existem três excludentes, que estão listadas no artigo 23 do Código Penal:

Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato:
I – em estado de necessidade,
II – em legítima defesa,
III – em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
Estado de necessidade
O estado de necessidade se aplica a alguém que está em uma situação de perigo. Conforme a lei penal, considera-se nessa situação o indivíduo que pratica uma conduta para se salvar de um perigo atual.

Para que essa condição seja considerada, um bem jurídico protegido pela lei deve ter sido violado para que outro bem – também protegido pela lei – possa ser preservado do perigo.

Veja o que diz o artigo 24 do Código Penal:

Art. 24 – Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

A aplicação dessa excludente possui um requisito: para que seja reconhecida a situação, é preciso comprovar que o perigo é atual. É indispensável que o momento de perigo seja verificado, do contrário, a excludente de ilicitude não poderá ser aplicada.

Exemplo: furto de um automóvel estacionado na via pública para fazer o transporte de uma pessoa que corre risco de morte.

O furto de um automóvel é tipificado como crime. Mas, nesse caso e com as devidas comprovações da necessidade e do perigo da situação, poderá ser aplicada a excludente de estado de necessidade.

Legítima defesa
Legítima defesa é o uso dos meios necessários para dar fim a uma agressão. Acontece quando uma pessoa pratica um ato que seria crime, mas na circunstância de legítima defesa, não será tratado dessa maneira.

Pode ser considerada tanto na própria defesa, como na defesa de outras pessoas.

É importante saber que os meios usados na defesa devem ser moderados, ou seja, apenas o suficiente para que a agressão seja encerrada.

Esta excludente está prevista no artigo 25 do Código Penal:

Art. 25 – Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Kornet
Kornet
2 anos atrás

Olha a fonte,sem comentários.
Esses 2 institutos,assim cpmo outros que são desarmamentistas e muitos repórteres, recebem dinheiro da Open society.
Outra porque o “glorioso”jornal e a repórter não falam que houve uma redução em 21%nos homicídios?
Porque nao falam que em 10 anos de guerra na Síria no mesmo período no Brasil o número de pessoas assassinadas foi bem maior(governo do PT).
Que em 16 anos de governp do PT foram assassinadas 875 mil pessoas.
Que as políticas de redução da violência dos governos de esquerda são um fracasso?
Porque não façam sibre o número de armas nas mãos de bandidos?
Da vontade da esquerda de desencarceramento ?
Armas não matam,pessoas matam.

Burgos
Burgos
2 anos atrás

Só pra ilustrar !!!
Como funciona as coisas no País Vizinho!!!
https://youtu.be/lyy-cU9IKsM

Vitor
Vitor
2 anos atrás

Pesquisem ai qual eh o pais mais seguro e qual eh o pais com maior numero de armas por habitante na america do sul. O Uruguai ocupa a lideranca em ambos os levatamentos. Se nao os convencem, entao eu desisto.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Politicas que realmente vai fazer a diferença no país. ..nada!
Agora criar as bases para o caos e a destruição esse grupamento de delinquentes que está no poder são bons.

Jaime
Jaime
2 anos atrás

Replicação do título com “46 milhões” sem nota editorial

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
2 anos atrás

Nego tá em uma página de artigos militares e é contra as armas e o armamento do povo?!?! Ahh vai se F….

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Responder para  Wagner Figueiredo
2 anos atrás

Prezado Wagner, é porque nem todo mundo que tem interesse em defesa, geopolítica e militaria é rebanho. Tenho pra mim, inclusive, que a maioria de nós pensa por si. E, como eu mesmo, não é, em princípio, contra a posse de armas de fogo pelos cidadãos. Mas não pela equivalência espúria “interesse por assuntos militares = adepto da liberação de armas”. Percebe? 😉

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
2 anos atrás

E o número de mortes violentas caiu, principalmente nos estados com mais pessoas armadas legalmente.

A globo se contorce de raiva já que o principal argumento deles sempre foi que quanto mais armas legais maior a violência. Estranho que não se vê o mesmo empenho deles para cobrar que as armas ilegais sejam retiradas das mãos dos bandidos, é até o contrário…

109F-4
109F-4
2 anos atrás

Diligentia Vis Celeritas 🙌

Filipe Silva
Filipe Silva
2 anos atrás

Ninguém é obrigado a comprar. Para comprar tem que obedecer a regras, como cadastro limpo, curso, guardar em segurança e etc…os bandidos cumprem o quê? A quem interessa que só bandido esteja armado? Já agora os bandidos na sua esmagadora maioria votam em quem? Ladrão vota em ladrão, quem apoia ladrão, é cúmplice, é ladrão.

Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Não sei se foi só eu ou alguém mais percebeu, mas a matéria em si traz uma leve impressão que há um temor de que os CACs ao superarem as forças estatais possam oferecer um risco a arbitrariedade do Estádio. O autor do texto deixa bem claro que o problema não é as armas e sim a existência de civis armados que superam o número das forças estatais. Somente uma mente ditatorial e fascista teme a população civil armada.

Burgos
Burgos
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Boa tarde;
Acho que isso responde ao seu post !!!

3B3CF641-23D8-46F7-8883-31D744A0A66D.jpeg
Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Ele também induz a jogatina errônea que a maioria dos cac são de civis…e não são….eu duvido que agentes de segurança ou militares não tenham quase 100% deles seu próprio registro….ou seja….70% ou 80% dos cacs mencionados já estão embutidos nas forças de segurança e militares….do começo ao fim conta errada…

Yomb
Yomb
2 anos atrás

E grande parte delas caindo em mãos do crime organizado. Inclusive, por conta do atual presidente ter feito o Exército Brasileiro revogar a própria portaria onde permitiria o rastreamento de armas e munições. Agora o pretexto, só Bolsonaro sabe responder, mas provavelmente mentiria…

Krest
Krest
2 anos atrás

O crime organizado e as milícias agradecem por essa flexibilização, pois assim facilita o tráfico de armas, de munição e fortalece o crime a medida que alguns punhados de pessoas conseguem adquirir arma legalmente.
.
Ja ta mais que evidente que essas novas flexibilizações já estão sendo usadas para fortalecer a criminalidade que acaba em morte de inocentes e dos próprios policiais que defendem essas novas diretrizes. Brasil não é país para ter arma legalizada, fiscalização muito precária onde arma é roubada dos próprios batalhões, pacotes de munições são usurpados e vendidos todos os dias e as pessoas não entendem que isso pode acabar chegando nelas de uma forma ou de outra.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Estes nros são muito inflados e interessam aos dois lados.

1 milhão de novos CACs em menos de 4 anos é piada.

São 12 RMs…

A esmagadora maioria dos CRs são na 1 e 2RMs.

Um CR aqui continua levando o mesmo tempo de sempre, as vezes mais as vezes menos mais por desorganização dos SFPC´s que pelo nro de pedidos.

46.191.450 pedidos de novas armas é fora da realidade…

O Governo Bolsonaro tem apenas 1277 contando finais de semana e feriados.

São 36.171,84 pedidos de armas por dia..

As RM´s não dariam conta e nem a Taurus( que ainda é a única que vende em larga escala e tem as armas mais baratas) em muito pela sede desarmamentista do EB que insiste em manter manuais processos que poderiam ser automatizados.

No mais arma tem quem quer, quem n quer não tenha e quem não pode sinto muito.Tudo é caro no Brasil não vai ser armas que serão baratas.

Se no Exército Brasileiro, estão os maiores desarmamentistas do Brasil não me espanta em um site de assuntos militares terem desaramentistas que idolatram ditadores.

Samuca cobre
2 anos atrás

Adquire armas quem quer!!!
Esse pessoal que não gosta de armas tem que saber respeitar os que gostam e possuem armas, e usam para defesa própria ou para esporte!!!
É muito mi mi mi… o certo então é deixar a bandidagem armada até os dentes fazendo o que quer e a pessoa de bem se optar a possuir uma arma não pode??
É cada uma…

zehpedro
zehpedro
2 anos atrás

Alguém aqui sabe quanto tempo demora para conseguir comprar uma arma depois de tirar o CR e virar CAC? UM ANO! Isso sem falar no valor somente do CR: 1300 reais de média! Até parece que vai ter muito bandido fazendo isso.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Instituto Igarapé!! Michele dos Ramos, gerente de Advocacy da entidade!!!! kkkkkkkk Só rindo mesmo! Deve entender muito! KKKKKkk