Russia's attack on Ukraine continues, in Mykolaiv

A firefighter works at the site of a building damaged by a Russian military strike, as Russia's attack on Ukraine continues, in Mykolaiv, Ukraine July 14, 2022 in this still image taken from a handout video. Press service of the State Emergency Service of Ukraine/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.

Nove ataques atingiram a cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, durante a noite, causando explosões poderosas, disse o prefeito Oleksandr Syenkevych em seu canal Telegram.

Duas universidades foram atingidas durante os ataques, disse o chefe da administração militar da região.

Os combates em torno de Mykolaiv aumentaram nos últimos dias, com vilarejos ao longo da fronteira com a região de Kherson se tornando a linha de frente, enquanto as forças ucranianas tentam penetrar nas defesas russas em áreas ocupadas do sul da Ucrânia. Uma pessoa ficou ferida em Mykolaiv na quinta-feira depois que a cidade sofreu um “ataque maciço de mísseis”, segundo o chefe militar da região.

Mais detalhes sobre os ataques com mísseis em Mykolaiv surgiram em uma coletiva de imprensa de Vitalii Kim, chefe da administração militar regional da cidade.

Kim disse que cinco mísseis S-300 atingiram a Universidade Nacional de Construção Naval e quatro atingiram a Universidade Nacional de Mykolaiv (antigo Instituto Pedagógico) no centro de Mykolaiv.

Dois andares da Universidade Nacional foram destruídos, disse ele, chamando de “impossível restaurar as instalações antes do início do ano acadêmico”.

Duas casas e onze apartamentos também foram danificados, acrescentou.

FONTE: CNN

SAIBA MAIS:

Rússia recorre a mísseis antiaéreos S-300 para atingir alvos terrestres

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

101 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Figueiredo
Figueiredo
2 anos atrás

Todos sabemos que os ucranianos estão usando instalações civis para alojar tropas e equipamentos militares.
Agora, interessante é que mostra a efetividade dos S-300 para ataques terrestres.
Guardadas as devidas proporções, lembremos do 88 alemão.

Henrique USA
Henrique USA
Responder para  Figueiredo
2 anos atrás

Se houvesse um confronto efetivo e direto contra as forças da OTAN os Russos já estariam no arco e flecha.

gordo
gordo
Responder para  Henrique USA
2 anos atrás

Bem provável que o mundo ou pelo menos uma boa parte dele vá para a idade da pedra. É fato que a Rússia não tem como sustentar um conflito convencional com a OTAN, restando apenas a opção nuclear. No mais ainda vamos ver muito desses ataques, seja porque Ucranianos usam instalações civis para armazenar armas ou porque os Russos acabam atacando por achar que existem armas em tais instalações.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Henrique USA
2 anos atrás

A OTAN deveria imediatamente atacar a Rússia após essa guerra, qualquer ataque contra a Ucrânia ou Taiwan merecia resposta similar ao que ocorreu na guerra do Golfo. Foi só o comunista do Biden chegar ao poder que vemos esses movimentos ai. Putin invadiu a Ucrânia pois sabia que ele se acovardaria.

A Rússia não aguenta 1 dia contra a OTAN, isso eu tenho certeza… Teriam de apelar pras armas nucleares, que provavelmente também não irão funcionar. Idem pra China, cujos equipamentos soltam pecinhas. Quando o Trump for reeleito, os ditadores comunistas do globo podem se preparar pra ver Deus ou Allah.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Henrique USA
2 anos atrás

eles estariam é com paus e pedras se matando, assim como os sobreviventes da OTAN.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

Isso aí, mas os mickeyzinhos gostam de pensar na bolha estreita deles, como se a Rússia tivesse usado todo seu arsenal e não tivesse milhares de ogivas MIRV (nem sabem o que é isso)

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

MIRV é a sigla em português para “veículo de reentrada para alvos múltiplos independentes” , portanto, MIRV não é uma ogiva. A ogiva se encontra dentro de cada RV.
Também pode-se dizer que na “ogiva” de um míssil balístico se acomoda um sistema MIRV.
Quer corrigir alguém adote termos tecnicamente corretos para não passar a impressão que é só um bocó palpiteiro.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Arrogante é você que escreve o dia inteiro um monte de asneira aqui que infelizmente engana desavisado

Eu escrevi rápido e faltou uma vírgula,sei bem a diferença,

Nonato
Nonato
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Falou o discípulo de Fidel Castro, que foi doutrinado a odiar os americanos, que impediram a União soviética de dominar o mundo…

Nonato
Nonato
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Viva che Guevara!!!

Sentinela
Sentinela
Responder para  Henrique USA
2 anos atrás

Pô mas vc acredita mesmo nisso? Caramba, ainda acha que foi genial…isso com os próprios países da OTAN reconhecendo baixo estoque de seus arsenais.

Bosco
Bosco
Responder para  Figueiredo
2 anos atrás

Figueiredo,
O que exatamente você considera “efetividade”? Os mísseis sup-ar caírem no chão depois que o propelente acaba, o arrasto rouba a energia cinética e as asas já não podem mais sustentar o voo?
Surgiu essa versão aí , sabe-se lá de onde, que os russos teriam introduzido um sistema de navegação por satélite aos mísseis. Você acredita nisso?
Se brincar a única alteração que os russos fizeram nos mísseis foi inibir o sistema de autodestruição e aumentaram a carga da bateria para que ela pudesse energizar o míssil durante todo esse tempo prolongado de modo a fazer explodir a ogiva.
Duvido muito que alguma alteração substancial tenha sido implementada pelo russos já que sabidamente eles não ligam onde o míssil cai.
A menos que me mostrem um padrão muito razoável ou vou acreditar que esse míssil caiu sem o mínimo controle. Se tiver um CEP de menos de 1 km eu ficarei absolutamente surpreso.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Cara, você fala como especialista, diz vários conceitos supostamente técnicos para ludibriar os trouxas mickeyzinhos aqui nesse site, mas falou cada besteira…putz.

Primeiro os sistemas de mísseis russos usam sim navegação por satélite, Glonass e GPS. Aliás tu nem deve conhecer o mínimo do sistema Glonass. Sobre a detonação do míssil S-300, tu acredita nessa asneira, considerando ter uma ogiva de 50 kg e sua detonação ser por proximidade? A versão de uso terrestre é outra variante cara, que pega o corpo do míssil e seu sistema de propulsão, adaptando a ogiva. Tira onda de especialista com teus mickeyzinhos

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Nem os pilotos Russos usam o Glonass…

Sentinela
Sentinela
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Você estudou ou tem conhecimento mínimo de causa para falar uma asneira dessa? Ah, se baseia em matéria sensacionallista ridícula para formar opinião como “especialista “, tinha esquecido

Sentinela
Sentinela
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Ah, e antes de mais nada a VKS usa o receptor de navegação MNP-M5 da Usina de Rádio Izhevsk ( IRZ-Svyaz LLC ) que foi projetado para determinar as coordenadas atuais, altitude, velocidade e tempo usando os sinais dos sistemas de navegação por satélite GLONASS, GPS e SBAS. Portanto vai pesquisar antes de falar besteira

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Eu não disse que não tinham, eu disse que não usavam…

Mas muitos ainda não têm…

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

rsss

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Fico imaginando tua risadinha envergonhada…sai fora, para mim não

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

“Sobre a detonação do míssil S-300, tu acredita nessa asneira, considerando ter uma ogiva de 50 kg e sua detonação ser por proximidade?

  1. S-300 não é um míssil
  2. ogiva de 50 kg? Desconheço algum míssil do sistema S-300 (P e V) que adote uma ogiva de 50 kg (5V55=133 kg, 48N6=150 kg, 9M82 = 150 kg, 9M83 = 150 kg)
  3. “sua detonação ser por proximidade” ?? Não entendi. Não me referi a isso


 “A versão de uso terrestre é outra variante cara, que pega o corpo do míssil e seu sistema de propulsão, adaptando a ogiva. “
Qual a fonte você tem?

“Tira onda de especialista com teus mickeyzinhos”
Parece que eu sou bem sucedido em “tirar essa onda”, já você não posso dizer o mesmo que claramente não entende do assunto.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

S-300 é um sistema complexo, Mr Tosco. Engloba radar, comando e controle, o lancador. E vai pesquisar sobre a carga da ogiva, por ser o míssil antiaereo é menor que um sistema de ataque terrestre. Algumas versões antimissil usam até 113 kg. Quanto a entender assunto, te garanto que você aqui é dos mais fracos e engana os outros que mal conhecem. Me recuso a me comparar com um frustrado como vc

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Sentinelinha,
Não há correlação direta alguma entre o peso da ogiva e a função e sim tem relação do peso da ogiva com o desempenho estimado.
A massa de uma ogiva de um míssil antiaéreo tem a ver com o sistema de orientação adotado. Se é esperado um erro muito grande se adota uma ogiva pesada. Se o erro for pequeno, a ogiva pode ser menor. Se o míssil é do tipo “hit to kill” , a ogiva pode até ser dispensada, bastando o impacto do míssil no alvo.
Só como exemplo, a maior ogiva de míssil sup-ar ocidental é a do PAC-2 do sistema Patriot. Ela pesa 91 kg . É pesada de modo a ampliar a zona mortal já que o sistema de orientação do míssil adota o sistema TVM baseado num radar operando na banda C, que redunda num “erro” relativamente grande.
Os mísseis Standard da USN adotam um radar iluminador banda X e por isso as ogivas são na casa dos 60 kg, chegando a 39 kg no caso do ESSM.
Já o PAC-3 tem uma ogiva de 8 kg porque ele adota um radar ativo banda K, e devido à resolução do sistema de orientação ele pode proporcionar um impacto direto.
Por sua vez um míssil como o Stinger igualmente pode ter ogiva reduzida porque o sistema IR possibilita um impacto direto.
Entendeu essa parte?
Então vamos tocar o bonde.
Mísseis contra alvos em terra podem ter ogivas de diversos tamanhos. Por exemplo, os foguetes guiados M31, lançados pelo HIMARS na Ucrânia, que estão plantando o terror nos cães de guerra do czar, têm ogivas pesando 200 lb (90 kg) , igual a de um PAC-2.
Viu? Não há correlação entre o tamanho da ogiva e a função, então essa sua afirmação E vai pesquisar sobre a carga da ogiva, por ser o míssil antiaereo é menor que um sistema de ataque terrestre. ” é completamente sem sentido.
Por exemplo, os mísseis 48N6 do sistema S300 têm ogiva de 150 kg que é maior que a ogiva dos foguetes M31 do HIMARS.
O míssil 48N6 tem ogiva pesada porque ele adota um radar iluminador banda C (igual a do Patriot) mas tem alcance bem maior , então, os russos estimam que o míssil no alcance máximo irá passar bem longe do alvo e por isso precisam de uma ogiva grande com uma ampla área de destruição , de modo a garantirem que o alvo será atingido.
Qualquer dúvida a respeito não hesite em me perguntar. Estou hoje especialmente à toa.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Bela pesquisa na internet para não passar tanta vergonha. Tudo isso eu já li, contradiz inclusive o monte de asneira que você postou. Você apontou como certeza o uso sob qualquer modalidade do S-300 para ataques terrestres conforme a propaganda ucraniana. Respondi expondo justamente que precisa adaptar o sistema e mudar sim a característica da ogiva.

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

bla bla bla bla bla
Continua alterado.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
2 anos atrás

E ainda não disse o que é sistema SIM.

Nonato
Nonato
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

A disney agora é militante..

Adunlucas
Adunlucas
Responder para  Figueiredo
2 anos atrás

Sim, isso é fato. Mas a Rússia nunca deixou de atacar hospitais e áreas civis sem armas. Como fez na Síria e no início desta guerra. Eles até tentaram atacar alvos específicos, mas os ucranianos nunca se renderam e as armas de precisão ficaram escassas então eles mudaram estratégia para bombardeio indiscriminado pra diminuir a vontade dos civis de lutar. Não existe um lado limpo nesta guerra. Mas os russos são piores, não só por terem invadido o país de outro povo, mas por usar o terror de forma mais indiscriminada.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Figueiredo
2 anos atrás

A galera Mickey aqui pega uma matéria ridícula da CNN e já faz a velha especulação lorota de falta de mísseis e outras asneiras.

Assim como os EUA tem versão terra-terra do sistema SIM a Rússia tem do S-300, desde 2017 usam em exercícios contra alvos tipo fortalezas.

Mas os mickeyzinhos aqui são PHD em pérolas

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

“o que é sistema SIM”?

Up The Irons
Up The Irons
2 anos atrás

Está nítido o desespero russo, afinal, viram que não foi possível controlar o país nas primeiras semanas de guerra e não chegaram nem perto, mesmo após meses.
Estão apelando pra bombardeios a shoppings, universidades e conscritos de 50 anos de idade.
Que fase!

Bosco
Bosco
Responder para  Up The Irons
2 anos atrás

É o caso do sujeito que pisou no cocô de cachorro e em vez de limpar a sujeira da sola do sapato espalhou na cara.
A doutrina (se é que existe uma) russa é tão sem noção que ficam gastando mísseis de grande porte com alvos sem valor militar algum. Gastam 70 mil obuses por dia atirando em… nada.
Se tem algo que essa guerra serviu, além do Putin mostrar a sua verdadeira face, foi a de deixar claro o que eu falo há duas décadas: as forças armadas russas são uma piada, seu equipamento é de péssima qualidade, doutrina zero, treinamento zero, motivação zero.
No final o que se tem é uma massa amorfa comandada por um psicopata terrorista que deixou o Hitler, Mao , Pol Pot e Stalin para trás no quesito insensatez e crueldade, porque esse sujeita não precisava estar cometendo os crimes que comete enquanto aqueles se viram forçadas pelas circunstâncias e pelo contexto histórico. A irracionalidade do putin foi opcional.

Henrique USA
Henrique USA
Responder para  Bosco
2 anos atrás

A questão chave que as putinetes se fazem de sonsas não é se Rússia vai vencer a Ucrânia, mas o quanto essa guerra vai custar a Rússia. Será o melhor exemplo moderno de uma Vitória de Pirro.

Henrique
Henrique
Responder para  Bosco
2 anos atrás

” eu falo há duas décadas: as forças armadas russas são uma piada, seu equipamento é de péssima qualidade, doutrina zero, treinamento zero, motivação zero.”

O que me deixou mais de cara foi a RFA não ter doutrina de palatização de cargas com uso de caminhões e similar. inconcebível ir pra guerra sem isso hoje.

Paulo
Paulo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Henrique,

Por favor explique melhor essa afirmação de que russos não paletizam suas cargas. Fiquei curioso.

Henrique
Henrique
Responder para  Paulo
2 anos atrás

Rússia depende largamente de trens para fazer a grosso da logística dela (até ai ok). Problema começa a surgir quando você não tem o meios rápidos para carregar esses trens e distribuir as “encomendas” aos “cliente” no campo e você começa a criar lacuna de tempo de graça.
.
Pode ver que nessa guerra você não viu (ou viu um ou outro perdido) esse tipo de veiculo aqui:
.
comment image
.
mas você deve ter visto muito disso aqui:
comment image
.
comment image
.
.
Alem disso esse caminhões são carregados a mão pelos soldados.
.
https://pbs.twimg.com/media/FOoDmzuXEAEJY2N?format=jpg&name=small
.
Não há palests (aquele bagulho de madeira que vc vê em qualquer mercado) e tão pouco empilhadeiras no campo de batalha. Assim como não há munck (caminhão com guindastes) pra ajudar a levantar/baixar a carga do caminhão (não precisa creditar em mim, acredite nas imagens.. tu ja viu uma empilhadeira russa ou destruída ou capturada pelos ucranianos?).
.
Dessa forma, Além de ter o gasto de tempo normal de transporte até o local pelos caminhões há em um gasto excessivo carregando eles. Isso é que está obrigado a Rússia a fazer esses grandes depósitos de munição. Eles não conseguem pulverizar ela e acabam centralizando tudo devido a essa deficiência na logística.
.
Por isso himars ta fazendo festa neles. E pior que tem solução simples no mercado para resolver isso, coisa que a Rússia poderia ter feito ha muito tempo, (obviamente não caminhão civil pra ser usado la na frente, vai adaptar pro militar, obvio).
.
comment image
.
Gênio por trás da logística na Rússia é maior herói da Ucrânia.

Paulo
Paulo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Obrigado pela explicação.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Bosco
2 anos atrás

“Se tem algo que essa guerra serviu, além do Putin mostrar a sua verdadeira face, foi a de deixar claro o que eu falo há duas décadas: as forças armadas russas são uma piada, seu equipamento é de péssima qualidade, doutrina zero, treinamento zero, motivação zero.”

Verdade! O senhor já viu o estado das escolas de formação de oficiais superiores da Rússia? Eu vi! A estrutura da Aman era muito melhor, lá os oficiais não tem direito a casa de veraneio, condomínios, hotéis de transito, nem mesmo fazem as solenidades com os bens que nós fazemos. Na Rússia os militares, quando transferidos com seus dependentes, não tem direito de hospedagem, precisando alugar casas privadas e usar hospitais privados ou públicos, onde já se viu isso num exército profissional? Nossos soldados possuem equipamento individual e treinamento superior a tudo que esses comunistas jamais sonharam ter na vida.

https://www.atag.org.br/HOTEIS3FORCAS.pdf

Veja: https://www.onlinecollege.org/10-most-prestigious-military-academies-in-the-world/

Os PDFs que os Pentágono fazia a respeito da Rússia terão de ser revistos pois atualmente a Rússia não toma nem a Estônia mais! Tudo que é russo é ruim meu caro, em que eles são referência? Veja o Hind, só os comunistas defenderam ele aqui, helicóptero que foi um fracasso internacional de vendas por onde passou, idem pras suas anti-aéreas que não funcionam. Idem pro Igla e pro Pantsir que o EB nunca requisitou, mas foram entubados, não na sua totalidade, pelos vermelhos. E alguns aqui ainda querem impor essa doutrina pra nós e tirar nossos direitos garantidos, inadmissível.

Graças a Deus nós temos militares como Paulo Sérgio Nogueira; Walter Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa de Bolsonaro; Augusto Heleno, ministro do GSI; e Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro e auxiliar de Bolsonaro na campanha, pra impedir que os vermelhos tomem as nossas FAs!

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Forças russas derrubam 2 aviões Su-25 ucranianos e eliminam até 50 mercenários estrangeiros, diz MD
06:25 15.07.2022
Caças multifuncionais russos Su-30SM – Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2022

“Caças e complexos de defesa antiaérea da Rússia destruíram quatro aeronaves ucranianas: dois MiG-29 e dois aviões de ataque terrestre S-25, informou nesta sexta-feira (15) o Ministério da Defesa russo.
“A aviação de caças da Força Aeroespacial da Rússia derrubou nas últimas 24 horas duas aeronaves MiG-29 da Força Aérea ucraniana nas zonas dos povoados de Slavyansk e Druzhkovka, na República Popular de Donetsk. Meios de defesa antiaérea da Rússia derrubaram duas aeronaves Su-25 da Ucrânia na zona de Barmashovo na região de Nikolaev”, avança comunicado da entidade militar.
Na sequência dos ataques do Exército russo, a Ucrânia perdeu cerca de 500 nacionalistas nas regiões de Carcóvia, Zaporozhie e em zonas da RPD, disse o representante oficial da Defesa russa, o tenente-general Igor Konashenkov.
Os ataques também foram efetuados contra locais de deslocamento temporário das formações nacionalistas Kraken e Pravy Sektor (Setor da Direita, proibido na Rússia).
“Como resultado de ataques de alta precisão nas zonas de implantação temporária da 40ª Brigada de artilharia da formação nacionalista Kraken, na cidade de Carcóvia, foram eliminados até 200 nacionalistas, incluindo 50 mercenários estrangeiros e 19 unidades de armas e equipamentos militares. Com ataques precisos da Força Aeroespacial russa na cidade de Artyomovsk na RPD contra zonas de implantação da formação nacionalista Pravy Sektor, foram eliminados cerca de 300 nacionalistas e até 30 unidades de veículos blindados e especiais”, informou o general russo.
No decorrer dos combates de artilharia na República Popular de Donetsk, militares russos atingiram dois pelotões de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e dois pelotões de obuseiros Giatsint-B, notou o Ministério da Defesa russo.”

Hcosta
Hcosta
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Sim, a Rússia já anunciou o abate de 4 vezes mais aviões do que os que a Ucrânia possui…

LUIZ
LUIZ
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Trecho de uma matéria recente do Cavok.

“Nomad descreveu a história de um amigo piloto em uma recente missão noturna na região leste de Donbas que voou sem radar, procurando no céu noturno um duelo com um caça russo, limitado a mísseis de busca de calor ao alcance visual. Em inúmeras outras missões, disse Nomad, quando um piloto ucraniano vê o
jato Su-30 ou Su-35 que ele enfrenta, “ele já disparou”.

Hcosta
Hcosta
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

E de que forma isso prova que os números da Rússia não são fabricados?

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Não prova, mas os apoiadores do czar que se arvoram justiceiros sociais anti-imperialismo (americano), utilizam como estratégia de debate a velha tática de argumentação denominada de “falácia do espantalho” , que após mais de 15 anos convivendo com essa “turma”, já não engana mais a nenhum de nós.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Eu nunca imaginei que iria observar o dia em que a Rússia iria precisar utilizar mísseis Terra-Ar para atacar alvos em solo.

Penso que dei crédito de mais para a Rússia imaginando que as reservas de mísseis deles fossem maiores que realmente são.

Bom, a população ucraniana vai sofrer ainda mais agora, porque duvido que esses misseis terra-ar vão ter uma precisão boa o suficiente para atacar alvos em solo.

Eles geralmente são semi-ativos/ativos e não da para usar esse tipo de guiagem atacando edifícios.

Mais erros vão ocorrer, mais civis vão morrer. Mas duvido que isso vai incomodar os oficiais russos, os políticos russos, os civis russos e os defensores ávidos da Rússia aqui no blog.

Bosco
Bosco
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Victor,
Mesmo os mísseis apropriados , como o Kalibr 3M14 e o Kh101, é dito que 70% erram o alvo ou falham antes de adquirir o alvo.
Por isso os russos têm “mísseis hipersônicos” (feito nas coxas). Colocar 3 toneladas de combustível sólido num tubo aerodinâmico, acender o pavio e fazer ele atingir Mach 10 é fácil. Quero ver fazerem um míssil “elegante”, compacto , leve e preciso, como serão o AGM-183 ou o Dark Eagle.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Pode mandar a fonte de que 70% erram o alvo? Gostaria muito de ver! Grato! Eu lembro-me de ter lido uma fonte do MD Ucraniano de que 60% dos mísseis de cruzeiro russos Kalibr erravam o alvo! Como pode um míssil de cruzeiro tático ter uma precisão tão baixa?

A partir dai é perceptível que o míssil balístico hipersônico russo não presta, mas o míssil balístico hipersônico do HIMARS sim que é preciso e eficiente! É só comparar as notícias, os russos lançaram centenas de mísseis (com estoques no final, importante lembrar) e mesmo assim as notícias de perdas ucranianas são baixíssimas. Mas quando os ucranianos usaram o HIMARS, foi comprovado a sua eficácia imediatamente. Se isso não é uma prova de que todos os equipamentos russos não prestam, eu não sei mais o que será preciso.

Bosco
Bosco
Responder para  Reinaldo Pereira
2 anos atrás

Reinaldo,
Você está certo! A taxa de erros é avaliada em 60% e 70% se refere ao alvos civis. Ou seja, de cada 100 alvos atingidos 70 são civis, sem nenhuma justificativa do ponto de vista militar/operacional.
Aí fica a dúvida, os alvos civis foram atingidos intencionalmente ou o foram porque os mísseis falharam em atingir os alvos militares originais.
Seja qual for a resposta fica claro o desprezo dos russos pela vida dos ucranianos.
Quanto aos foguetes guiados do HIMARS (mísseis, na verdade) eles não atingem velocidade hipersônica. É dito ser de Mach 3 a velocidade dos foguetes guiados M30 e M31, com alcance de até 90 km.
O míssil ATACMS atinge velocidade de Mach 4 e 300 km de alcance, mas até onde se sabe não foi entregue aos ucranianos (ainda).

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Falando no AGM-183A…
Dia 12/7/22 fizeram o terceiro teste (bem sucedido) dele

https://defence-blog.com/us-air-force-conducts-another-hypersonic-weapon-flight-test/

Sergio Machado
Sergio Machado
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Isso não é mais caso de comentar com a ideologia. Parece mais caso de fisioterapia rsrs
Eita dor de cotovelo

LUIZ
LUIZ
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Eu já falei ao cidadão especialista em armas que a ideologia cega dele pelos EUA atrapalha as análises bélicas dele. Ele falou que os S-300,400 e 500 são uma porcaria. E um S-200 da era soviética já abateu uma aeronave furtiva dos EUA no Kosovo e um F-16 israelense na Síria.

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

“E um S-200 da era soviética já abateu uma aeronave furtiva dos EUA “
Não é porque uma garrucha da guerra do Paraguai pode matar um soldado hoje que a garrucha não é uma porcaria.
Quanto às minhas “análises bélicas” , eu as faço para consumo próprio , ainda que estejam disponibilizada a outros que se interessarem.
Se não as acha isenta se abstenha de lê-las e consuma as análises tecnicamente embasadas e imparciais do tonho da lua.

Andre
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Disse bem: abateu UMA aeronave furtiva, que participou de 3 guerras em mais de 10 anos de operação e centenas de missões. Enquanto isso, a Rússia já perdeu mais de 50 aeronaves em 4 meses de guerra na Ucrânia.

Você tem ai o print dele falando mal do s300, s400 e s500? Ou inventou essa hoje de manhã com falta de argumentos?

Bosco
Bosco
Responder para  Sergio Machado
2 anos atrás

Tenho orgulho que minhas convicções ideológicas me levem a ficar do lado dos ucranianos em vez de apoiar cegamente o ditador criminoso do kremlin.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Ter orgulho de ser um çabio aqui. Ok. Fica com tuas convicções patéticas, por Indivíduos como vc que o Brasil fracassa na soberania tecnologica

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Você está muito alterado!

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Qual dado ou fonte que tu tem para esse índice de erro? Tua cabeça de çabio? Para de especular e inventar, colega. Até a Ucrânia reconhece que esses ataques de mísseis de cruzeiro destruíram grande parte do arsenal deles. Quanta asneira…

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Comente com coerência. Não se faça de retardado. Qual a relação que você estabelece entre o índice de falhas dos mísseis russos que eu citei com a sua afirmação “Até a Ucrânia reconhece que esses ataques de mísseis de cruzeiro destruíram grande parte do arsenal deles.”????
O fato dos mísseis russos falharem em sua grande maioria não impede, caso não seja mentira sua, os ucranianos de afirmar que os mísseis de cruzeiro dos russos destruíram grande parte do arsenal deles.
Não há conexão lógica direta entre essas duas proposições.
Ou seja, ou você faz malabarismo retórico ou é um ignorante.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Quem é retardado aqui ao postar tanta imbecilidade e ainda achando que tem conhecimento mínimo é você. Qual tua base e fonte para dizer que 70% desses mísseis de cruzeiro Russos erram o alvo? Responde!! Cadê o estudo?? Olha a gravidade da estupidez do eu achismo e vem bancar o sabichão aqui? Você é frustrado, fracassado na vida e garanto que passa vergonha em qualquer fórum de discussão militar com gente capaz. Toma vergonha, você não sabe o básico, cria especulação com termos técnicos para enganar uns coitados aqui e vem posar de superior? Se enxerga .

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Seguindo os teus parâmetros eu realmente sou frustrado.
Sou da iniciativa privada e como você é “servidor” público deve me achar um imbecil frustrado mesmo
Tenho o suficiente para ter uma vida digna e confortável, sem luxo, e prover uma vida igualmente digna e confortável aos meus dependentes. Ou seja, sou feliz com o pouco que tenho. Sem dúvida para um esquerdista pavonesco de ihphone como você , que não vive de explorar o Estado, isso é sinônimo de fracasso.
Quanto a “passar vergonha em qualquer fórum de discussão militar com gente capaz” você tem toda razão. Eu sou só um entusiasta leigo que vez em quando me vejo conversando e perdendo tempo com gente mais burra e ignorante do que eu. rsss

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Seguindo os teus parâmetros eu realmente sou frustrado.
Sou da iniciativa privada e como você é “servidor” público deve me achar um imbecil frustrado mesmo
Tenho o suficiente para ter uma vida digna e confortável, sem luxo, e prover uma vida igualmente digna e confortável aos meus dependentes. Ou seja, sou feliz com o pouco que tenho. Sem dúvida para um esquerdista pavonesco de ihphone como você , que não vive de explorar o Estado, isso é sinônimo de fracasso.
Quanto a “passar vergonha em qualquer fórum de discussão militar com gente capaz” você tem toda razão. Eu sou só um entusiasta leigo que vez em quando me vejo conversando e perdendo tempo com gente mais burra e ignorante do que eu. rsss

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Realmente você bate o recorde aqui. É o “especialista ” çábio engana desavisado. Ainda vem ironizar quem é servidor público…

Que policiais e militares vejam o nível de mentalidade de um sujeito como você. Digno de pena mesmo, um frustrado e recalcado, só por um comentário desse dá para ver como tem crise existencial diária.

Eu , de esquerda? O cara agora vem com essa narrativa desbunde…Sou eu que defendo mundo livre e liberal, esse cosmopolitismo forjado que a esquerda adora usar para defender suas pautas pró USA, país com maior quantidade de libertação de drogas, Intervenção nos assuntos dos outros países pró DH para cisgeneros e transgêneros, e outras imundícies ideológicas? Cara, um sujeito como você não dura 2 minutos em um círculo de debate conservador. Ainda bem que você só tem palco aqui, deus nos livre de medíocres como você em funções estratégicas pro país.

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Você já chamou eu e o Hcosta de especialista. Decida-se! Quem é o especialista?

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Os dois, ora.

Bosco
Bosco
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Isso porque você não conheceu uma figura asquerosa chamada de fernando gouvea. Esse é do seu naipe e você ia adorá-lo. É um verdadeiro ispicialista de fóruns internacionais, igual você.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Por ser indicação sua, já repudio. Aliás, volta e meia você tenta posar de especialista trazendo dados técnicos em várias matérias aqui certamente que pesquisando na internet mas comete cada burrada, meu Deus.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Isso não é problema. Os mísseis nunca erram e acertam sempre no seu alvo… Não há civis, são todos nazis e se houver são usados como escudos humanos, apesar de muitos morrerem em suas casas ou hospitais… Tal como a artilharia. Ou talvez digam que foram os Ucranianos…

E não é só um problema técnico, é também uma grande falha nos serviços de informação e na direção do míssil. Muitos embateram nos prédios antes de chegarem aos seus alvos. É muita incompetência….

Claudio
Claudio
2 anos atrás

Na matéria não falou que as universidades eram usadas como base pelos ucranianos

Bosco
Bosco
Responder para  Claudio
2 anos atrás

E nem falou que as 3 crianças mortas eram na verdade anões mutantes com capacidade de telecinese.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

E no Iraque um helicóptero militar dos EUA abriu fogo contra uma Van matando todos dentro inclusive 2 crianças. Só ficamos sabendo por causa do Assange.

Bosco
Bosco
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Qu está discutindo Iraque aqui?

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Claudio
2 anos atrás

Realmente, bem lembrado. Como ousa os ucranianos terem bases de estudo no próprio, pais.

Bosco
Bosco
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Esse Cláudio deve acreditar que além de bases ucranianas sabe-se lá de que também devia funcionar no loca laboratórios biológicos onde são desenvolvidos agentes letais e experiências são feitas com os próprios cidadãos ucranianos e esse míssil salvador enviado pelo santo putin foi lá pra acabar com toda essa crueldade.

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Essas bases foram criação dos comunistas! Universidade pra que? Pra ensinar ideologias estranhas como aqui no Brasil?

Reinaldo Pereira
Reinaldo Pereira
Responder para  Claudio
2 anos atrás

E mesmo se estivessem? Qual o problema? Segundo a lei dos conflitos armados é inadmissível atacar alvos civis.

Uma coisa é quando Israel ataca com bombas e mísseis precisos os terroristas do Hamas na Palestina e na Cijordania, outra é quando a Rússia mente dizendo que o Azov é nazista e generaliza todo um país e sai atacando prédios civis a torto e a rodo!

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Eu na primeira semana cheguei falar que a Ucrânia não ia durar uma semana eu ia dormir e acordava com a sensação que a Ucrânia tinha caído, as primeiras imagens que vinham de lá mostravam um assalto que parecia ser de um profissionalismo bem elevado onde spetsnaz tinham tomados inúmeros pontos estratégicos, colunas gigantescas avançando, os russos naquele momento tinham pego as tropas ucranianas totalmente desprevenidas que demonstravam estarem surpresos com aquele ataque de todos os lados, mas aparentemente deram esse primeiro golpe esperando que a Ucrânia se rendesse de imediato o que não aconteceu, mas tudo mudou naquela defesa desesperada principalmente na região metropolitana de Kiev nas primeiras semanas isso mostrou que a possível vitória russa iria ser amarga avançam mas o preço era alto, colunas inteiras eram destruídas e as forças na retaguarda parando por falta de combustível, por isso eu afirmo essa guerra vai custar o posto de segunda maior potência militar dos russos, esse posto vai ser da China que hoje vem investindo muito em defesa e tem equipamentos bem mais novos e modernos que os russos ainda tem muitas dúvidas sobre a qualidade dos mesmo mas é inegável que a China está aparentemente fazendo o dever de casa para disputar o posto de potência com os EUA.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Nem a Russia e nem a China, possuem uma agencia como DARPA. O gap tecnologico entre os EUA e o resto do mundo continua aumentando.

Luciano
2 anos atrás

Para variar o estado terrorista destrói, escolas, hospitais, museus, 
conjunto de apartamentos residenciais, universidades, shopping centers…

Bruno
Bruno
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Padrão dos russos. País podia sumir do mapa pra ontem.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Luciano
2 anos atrás

A Russia e’ um estado terrorista desde 1917.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
2 anos atrás

Até que um dia o S300 está “abatendo” alguma coisa.

Bosco
Bosco
Responder para  Jagdverband#44
2 anos atrás

Rsss

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

Sim, grande vitória. Destruíram 20 HIMARS neste ataque. Deviam estar a atacar do telhado da universidade…

É mais um exemplo do fracasso dos serviços de informação. Nem depósitos de munição, abastecimento, centros de comando, etc… conseguem atacar…
Ataques esporádicos e muitos falham o alvo.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Eu neguei alguma coisa?
O senhor é que alucina com cada ataque Russo e acrescenta mentiras sobre algo que nada sabe.
Sabe lá se o ataque resultou ou se foi aquele o alvo? Para os Russos mesmo que não acerte, é a mesma coisa. Dirão que que foi um sucesso.

Ou acha normal gastarem 18 mísseis de cruzeiro para derrubarem uma ponte?
Entre muitos outros exemplos de incompetência a vários níveis. Mas continue a acreditar, talvez assim lide melhor com a realidade.

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

rsss
H,
Desiste, meu amigo. É como jogar pérolas aos porcos. Literalmente!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Que desperdicio de perolas. kkkkkk.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Russo voce nunca foi e nunca sera’. Voce nao passa de mais um pe de chinelo brasileiro. Voce nao passa de um Tupiniquim.

Bosco
Bosco
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

A cruzada antiocidente/antiEUA dessa turma não impõe nenhum tipo de limite moral. Tudo é válido em nome de um tal “bem maior”. É o ódio do bem na sua forma mais cruel.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Pois, mas não tão falando sobre a queda de Siversk… Em Kramatorsk já cheira a Rússia…
Até lá podem ficar divertindo o pessoal. A molecagem necessita de crescer.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
2 anos atrás

Vou ser meio leigo…mas nunca houve dizer que o S300 tem dupla função de ataque de defesa aérea e de ataque terrestre!!! Nunnnca…mas suponhamos que ela esteja sem mísseis de ataque terrestre, seria fácil fazer os S300 fazerem este ataque de precisão? Ou seria mais fácil na minha opinião estes mísseis terem sido disparados em defesa do território ukraniano e errado o alvo? Isso acontece em Israel quando a Síria dispara um míssel antiaéreo e ele cai em Israel e com isso recebe mais ataque de caças israelense….a matéria diz que foi um S300 … Acho que é a primeira vez que os russos usam este míssel para este objetivo!!!

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
2 anos atrás

Oque fica mais estranho ainda que é o mesmo tipo de míssel que a ukrania usa para sua defesa aérea! Nunca saberemos…

Neural
Neural
Responder para  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
2 anos atrás

Quero ver quando ficarem no alcance dos D-30 e Grad 122mm, caldeirão vai pulverizar tudo.

Andre
2 anos atrás

Será que cansaram de perder su25 e su34?

Sentinela
Sentinela
2 anos atrás

Mais uma matéria ridícula, tirada da CNN, Assim como os EUA tem versão do SIM para ataque terrestre a Rússia tem versões do S-300 adaptadas desde 2017 para ataques a alvos terrestres. Isso não é novidade.

Qualquer cara com conhecimento sabe que os sistemas de defesa aérea S-300 possuem ampla funcionalidade que lhes permite destruir não apenas alvos aéreos, mas também terrestres, mas neste caso com aumento de carga HE na ogiva. Para fazer isso, é necessário transferir as coordenadas do alvo para o cálculo do complexo, que no final será atingido com a ajuda do S-300. A inteligência recebe coordenadas e reconhecimento por drones ou satélites definem a trajetória com baixo erro circular.

E quem trouxe isso como notícia foi o Vitaly Kim, prefeito de Mikolayev , um propagandista de conto de fadas de primeira linha. Foi o pateta que falou em março que foi caçar e pegou sozinho 3 paraquedistas russos, o mesmo que falou que a Rússia estava sem misseis e não ia tomar Kherson.

Só de TOSHKA armazenado a Rússia tem mais de 1000 mísseis que retirou de operação em 2019 e ainda mal usou.

Todo dia é Kalibr, KH-101, Kinzal e a galerinha mickeyzinho aqui falando tanta imbecilidade.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Não foi esse Toshka que foi usado para matar dezenas de civis? E que supostamente a Rússia não tinha?

Se são precisos 18 para destruir uma ponte, certamente que têm de ter muitos.

E usarem modelos que estão ultrapassados, provavelmente com uma grande margem de erro e de falha técnica, isso significa o quê?
Não será por falta de mísseis?

Sentinela
Sentinela
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Vamos lá, Sr “Costa VIVA OTAN”:

Quem te falou que a Rússia não tem Toshka SS-21 no arsenal? Onde você leu isso? Ser retirado por causa dos Iskanders não significa que não estejam na reserva para serem usados . E diga -se de passagem, é muito eficiente contra fortalezas, concentração de tropas, armazéns. Mas não há indicio de serem usados. Quando a Ucrânia usa em Donbass com mortes de civis “faz parte” , é “ataque da resistência”, quando a Rússia usa é genocídio…

Esse teu pensamento já é mais que batido aqui.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Quem diz isso são os que negam que houve um ataque sobre centenas de civis em Kramatorsk… Não sou eu.

Mas se fosse eficiente, não seria substituído…

Sentinela
Sentinela
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Que pensamento mais despreparado, cara. O fato de ser sucedido por um sistema mais moderno não significa que não tenha eficiência. Tanto que a Ucrânia usa bastante e com mais eficácia que os tão badalados HIMARS, mesmo com menos precisão. Sobre esse ataque aí em Kramatorsk, até segmentos da mídia ocidental indicaram que veio da Ucrânia, por mais que você fique mineradora melindrado nessa tua torcida de mundo livre

Hcosta
Hcosta
Responder para  Sentinela
2 anos atrás

Não invente.

Se o senhor tivesse uma arma melhor não a usaria?
O problema é esse mesmo, porque foram se dar ao trabalho de usar uma arma que foi retirada totalmente do serviço e com as implicações que isso tem na logística e no uso?
Até armas da 1GM podem serem utilizadas mas isso não significa que as vou usar a não ser que não tenha outra hipótese.

E como explica a notícia do ataque a Kramatorsk, dada pelos Russos, e a sua negação após perceberem a burrada que fizeram?

E já começa a ficar ridículo discutir com o senhor. Só demonstra como os seus argumento são cada vez mais alucinados.

Sentinela
Sentinela
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Não inventa? Você além de repetitivo em sua ladainha é desinformado ou gosta de passar vergonha. Diariamente a FAU emprega sistemas TOSHKA, se dê ao mínimo de pesquisar, seus argumentos são cosméticos e fracos aqui.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
2 anos atrás

Nao sao estadounidenses, sao americanos. Quantas vezes eu tenho que repetir isso aqui?
Os que chama os americanos de estadounidenses, e’ a massa ignara do terceiro mundo.

Bosco
Bosco
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu,
Os espíritos de porcos e vira latas detestam que os americanos sejam chamados de americanos , como se isso os ofendessem. São muito sensíveis esses nutelinhas.
Eles alegam que americanos somos todos nós do continente americano e que portanto, um país não pode se apropriar desse gentílico. Claro, os mesmos não veem problema algum da Rússia anexar a Ucrânia mas se mordem pelos americanos adotarem o nome do continente como fazendo parte do nome oficial do país deles e o utilizarem para se auto definirem.
É o poste mijando no cachorro.

José Arend
2 anos atrás

Estão destruindo instalações militares e concentração de tropas e de inteligência.