Ucrânia pretende reunir ‘exército de um milhão de homens’ para combater a Rússia, diz ministro da Defesa
A Ucrânia divulgou planos para reunir um “exército de um milhão de homens” equipado com armas da Otan para combater as forças russas.
No entanto, os comentários do ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, estão sendo vistos mais como um grito de guerra do que um plano concreto para uma contra-ofensiva.
Eles vêm enquanto a Rússia obtém ganhos na região leste de Donbas e continua a atacar áreas em toda a Ucrânia.
Reznikov também disse que a retomada da costa sul do Mar Negro do país é vital para a economia do país.
Em sua entrevista ao jornal The Times, o ministro disse que as entregas de armas precisam ser aceleradas.
Ele elogiou o Reino Unido por ser “chave” na transição de fornecer à Ucrânia armas da era soviética para os sistemas de defesa aérea e munições mais eficazes da Otan.
“Precisamos de mais, rapidamente, para salvar a vida de nossos soldados. A cada dia que esperamos pelos obuseiros, podemos perder cem soldados”, disse.
O ministro da Defesa acrescentou: “Temos aproximadamente 700.000 nas forças armadas e quando você adiciona a guarda nacional, polícia, guarda de fronteira, somos cerca de um milhão”.
No entanto, os analistas alertaram contra o valor nominal de um milhão.
“Não é uma força de um milhão de pessoas que conduzirá um contra-ataque”, disse Jack Watling, pesquisador sênior do Royal United Services Institute, à BBC.
“Normalmente, você desejaria surpresa operacional ao lançar um contra-ataque, então anunciá-lo publicamente é, em parte, forçar os russos a comprometer recursos mais amplamente para se proteger contra essa ameaça.”
Enquanto isso, a ofensiva da Rússia continua implacavelmente, especialmente na região de Donetsk.
Em um incidente sangrento no domingo, um ataque a um bloco de apartamentos matou pelo menos 26 pessoas – com nove pessoas resgatadas sob os escombros.
Equipes de resgate ainda procuram sobreviventes no local do prédio de cinco andares em Chasiv Yar, perto da cidade de Kramatorsk.
Na segunda-feira, três pessoas morreram e 31 ficaram feridas depois que áreas residenciais na cidade de Kharkiv, no leste do país, foram atingidas por projéteis russos, disse o governador regional.
FONTE: BBC.com
Literalmente até o último ucraniano.
Serão moídos.
As estimativas de mortos no lado ucraniano já estão chegando a 70 mil.
E muito dessas tropas perdidas é o que a Ucrânia tem de mais preparado.
Se contarmos os feridos graves, prisioneiros, desertores e etc.(que os russos chamam de irrecuperáveis) as perdas ucranianas passaram de 100 mil.
Creio até que bem mais de 100 mil.
Como é que em poucas semanas o número dobrou? E com combates em zonas limitadas?
Eu sei que um Ucraniano a lutar pelo seu país vale por 2 ou 3 Russos mas não é para levar à letra…
Não alimente as feras….
Você continua no auto engano de sua torcida. São 210 mil mortos e feridos, mas vale a popaganda que quer acreditar. Nem os analistas americanos acreditam em vitória da Ucrânia, o máximo um cansaço dos russos.
Sim, sou eu que estou no auto engano da torcida…
Pelos seus comentários dá para perceber que se baseiam em factos… Ou não…
Mas só por curiosidade o que seria uma vitória Russa? Ou de que forma a Rússia sairá mais forte deste conflito?
Eu tenho posição anti OTAN com argumentos, sou autêntico e não fico em cima do muro. Para mim a Rússia tem sua opção de soberania e não aceitou uma ameaça iminente com uma Ucrania na Otan totalmente hostil e perseguindo russofonos. E o que falo tem artigo, estudo, só sair da bolha liberal e sua mídia mainstream. Bom então está o mundo liberal e suas democracias fantoches, seu liberalismo generalizado até nas drogas, sua pauta ridícula de costumes, sua crise energética, tecnológica, seu desemprego gigante….ok. E a OTAN, aliança militar intervencionista e cheia de ligação com a industria bélica que… Read more »
Tens razão Sentinela, viva a grande mãe Rússia e seu presidente vitalício, eleito “democraticamente” Putin.
Não agradou o Putin, é gulag.
Disse que a Rússia está em guerra, é Gulag.
Cuidado com o Gulag, Sentinela!
kkkk
E a Ucrânia não pode ter a sua opção de soberania?
E sim, a pior democracia é sempre melhor do que a ditadura…
E sim, eu fico por cima do muro, bem melhor do que ficar entre os muros. Tem o exemplo do Muro de Berlim construído para manter os “autênticos” na sua bolha. É que nessa altura tinham alguns que não eram tão autênticos e, sabe-se lá porquê, queriam uma vida diferente.
Doidos, diriam alguns…
Pior democracia do mundo é a Venezuela kkkkkk extrema direit@ segundo o Barroso
É só pegar a escória russa que mora na Ucrânia e levar pra Rússia…pronto resolvido ….aliás esses lixos separatistas devem ser exterminados igual foram os chechênos….ou estou errado ?
Sim, está muito errado.
A Rússia não aceitou a “ameaça iminente com Ucrânia na Otan”, mesmo a Otan não fazendo convites (ela nunca faz, os membros solicitam a entrada) nem a Ucrânia solicitando a adesão.
Agora, mesmo depois de tantas ameaças, ela aceitou a Finlândia e a Suécia terem solicitado a adesão.
Se você ainda repete essa mentira, mesmo com os fatos deixando claro que sempre foi uma mentira, então está claro quem se auto engana.
Não existe a menor chance da Rússia vencer essa guerra.
A população russa é velha, o país é pobre…a Guerra por si só já significa a decadência russa.
O resto é papo furado…não há riqueza na geração de guerra, isso é história. Nenhum país vence entrando em uma guerra.
Olha dependendo de onde e os motivos, uma guerra é muito bom, vídeo o caso da Prussia e dos Romanos, a Rússia eu acho que tá perdendo, mas não tanto quanto os EUA queriam
Não é só os EUA, que querem a derrota Russa, pelo menos abertamente, também a UE quer e o UK, depois também o Japão, Austrália e Coreia do Sul.
o UK quer, a UE se fosse inteligente não ia apoiar a Ucrania, mas sim um fim da guerra o mais rápido possível.
Alguns feridos são contados mais de uma vez. O cara sai ferido da linha de frente, se recupera e volta pra lutar. Não acho que a Ucrânia tenha perdido em definitivo muito mais que 50.000 homens (entre mortos e feridos que não terão condições de combate em curto prazo). O número da Rússia para a mesma condição não é muito menor. Bem mais que a metade, possivelmente. A Rússia nunca disse o objetivo. Se tivesse conseguido derrubar o governo, já teria acabado. Se não conseguir força para avançar e conseguir pelo menos parte de Donbass em um acordo, vai dizer… Read more »
E mesmo assim, com todo esse “sucesso” da invasão Russa, que concluiria a tomada da Capital ucraniana em 15 dias, ainda não a tomou e já vamos para quantos desses 15 dias mesmo?
O todo poderoso Exército Vermelho de Stalin perdeu 10 milhões de soldados pra chegar a Berlim, a milícia de Putin que não consegue chegar em Kiev quer tomar Londres. ( Já podem rir essa é a piada )
todo poderoso exercito norte- americano passou 20 anos no Afeganistão e saiu correndo de lá, aliás, passou também quase 20 anos no vietnam.
e nesses 20 anos eles não sofreram metade das baixas que a Russia sofreu na ucrânia em 4 meses.
Até porquê as armas mais modernas do talibã era uma sandália .. e não tinha uma aliança bancando o país Zz
Não se esqueça que os talibãs são os mesmos que chutaram os soviéticos de lá…
Só que os EUA dominaram todo o Afeganistão em 1 mes queridão
Entre 1965, quando as tropas americanas começaram a chegar no país, e 1973, quando os acordos de Paris foram assinados, ou mesmo 1975, quando os comunistas rasgaram os acordos que eles tinham assinado em 1973, e, após a saída das tropas americanas, invadiram novamente o sul, não da quase 20 anos.
Nesse período, o “poderoso exercito norte- americano” não perdeu nenhuma batalha e perdeu por volta de 60mil homens. Em quatro meses de guerra os russos já perderam as batalhas de Kiev, Kharkiv e Sumy e por volta de 30mil homens.
Muita opinião e pouca informação, típico putinzete.
Mesmo o exército vermelho, para chegar a Berlim, perdeu milhões de soldados Soviéticos, e teve 50 por cento do trabalho, feito por EUA, UK, França, Canadá e Austrália, fora as resistências dos países ocupados.
Também não. Os aliados só desembarcaram na Normandia porque os soviéticos estavam amassando os alemães e iam tomar a Alemanha toda antes das tropas recuperarem a França inteira. A estimativa é de 25 milhões de vidas soviéticas perdidas (mais que os 10-15 milhões de judeus, por exemplo). Eu costumo dizer que a tática soviética era contar as balas produzidas pela Alemanha “produziram 100.000 balas, pois mandem 100.001 soldados” porque a estratégia era realmente avançar a qualquer custo.
Quando os americanos invadiram a Europa, ainda em 1943, Stalin já tinha ameaçada pedir paz à Hitler se os aliados não entrassem na Europa.
Em junho de 1944, quando os aliados invadiram a Normandia, a Russia não estava amassando os alemães. A ainda Ucânia estava quase toda nas mão dos alemães, assim como os países bálticos, toda Europa oriental e um bom pedaço dos territórios soviéticos invadidos em 1941. Leningrado ainda estava sob certo.
Muita opinião e pouca informação…
Este comentário é desprovido de fatos. O Exército Vermelho derrotou dois terços da tropa germânica, o fronte leste da guerra, enquanto os aliados derrotaram apenas um terço. Não adianta diminuir a vitória alheia.
A grande ofensiva soviética, que expulsou os alemães da URSS, foi a operação Bagration, iniciada em 22 de junho, 18 duas semanas após o dia D. Minks só foi liberada em 2 de julho
Não adianta diminuir a vitória alheia, os nazistas foram derrotados por uma aliança de diversos países. Nenhum deles teria vencido a Alemanha se estivessem sozinhos, nem Soviéticos, nem Ingleses e nem Americanos.
A estratégia nunca foi tomar KIEV, mas cercar e tentar rendição. Foram fazer acordo ruim em Istambul e se retiraram ao ver que não iria funcionar. Se quisessem empregar guerra total já teriam destruído KIEV, mas tem muito Ucraniano parente de russo e com laços. Isso conteve muito. Basta estudar e ler sobre como era conectado esses povos, eram de um mesmo país, vcs nem se lembram.
“A estratégia nunca foi tomar KIEV,”
Então ele deveria explicar melhor as suas instruções pois, todo mundo achou que ele queria tomar Kiev.
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/putin-pede-para-ex%C3%A9rcito-ucraniano-tomar-o-poder-em-kiev-1.778568
https://veja.abril.com.br/mundo/chefe-do-pentagono-afirma-que-putin-desistiu-de-kiev-capital-da-ucrania/
Vc quer que eu me baseie em matérias toscas como essa que replicam uma narrativa totalmente deturpada? Leio coisa decente, não essa mídia brasileira tosca que vc e outros se baseia. De dar risada materia da Veja e Correio do Povo sobre política internacional, tem que melhorar muito cara
“Vc quer que eu me baseie em matérias toscas como essa que replicam uma narrativa totalmente deturpada?…”
Vc prefere que eu me baseie no seu achismo???
Eu não tenho a menor ideia das intenções russas, mas citar Veja e Correio do Povo nem se o assunto for culinária.
” todo mundo achou que ele queria…”
Conheci um professor que sempre dizia “achar não quer dizer nada, qualquer um pode achar qualquer coisa”.
Quantas voltas para justificar o fracasso.
Mas chegaram a cercar Kiev? E como um acordo em Istambul iria mudar a situação? Kiev ia se render?
Os Russos já fazem guerra total há algum tempo e não fazem mais porque não têm a capacidade logística e militar. Por algum motivo abrandaram a ofensiva.
Você não leu ou não quer entender. A Rússia se retirou porque fracassou em conseguir a rendição incondicional do regime político ucraniano. Não por não tomar KIEV, uma metrópole que exige centenas de milhares de soldados para tomar cada quarteirão e uma destruição colossal com dezenas de milhares de pessoas mortas, muitas com família na Rússia. Para vc vale a narrativa que te conforta.
Então fracassou. Mal planeado…
Aliás vc ao menos sabe ou leu o acordo de Istambul que os russos vacilaram em considerar? Então pesquisa antes de vir com essa retórica repetitiva, cara. vcs repetem que nem gado o que sai nessa mídia ocidental mainstream
Excelente comentários, Sentinela!
Estamos juntos, vamos parar de aceitar narrativa hipócrita desses mickeyzinhos, por isso o Brasil não evolui, essa mídia liberal canalha forma opinião dessa turma, abraço amigo
Jesus. A sentinela precisa levar uns puxões de orelha.
E você precisa voltar para o arquivo morto. Tenta contra argumentar em vez de vir com piadinha de moralista.
Mídia reputada é a Russa, aquela que recebe ordens para não escrever nada contra a Rússia, do Kremlin.
Ainda não eras nascido, já imprensa Inglesa, Norte-Americana, Francesa e Alemã criticavam fortemente os governos dos seus próprios países.
Que genialidade, meu Deus…como se a imprensa desses países fossem exemplos de moralidade na informação, como se não servissem a interesses escusos de partidos e Governos ao longo da história…é ser muito banana acreditar nesse bla-bla-bla. Qual a diferença de uma CNN para um Sputnik? Tenta mudar a linha editorial dos jornais americanos mainstream então, tu vai ver se há essa liberdade linda…
É ser muito fraco para crer nisso.
Kkkkkkkkkkkkk comédia.
Sim, esse fórum aqui está cheio de palhaços que deveriam estar no circo aplaudindo Zelenski, Biden, dão uma boa comédia…
Imagina o futuro do Brasil com esse pessoal… estamos perdidos mesmo.
Respeito pelos demais é um conceito criado para permitir o convívio em sociedade…
Lhe recomendo tentar conhecer também.
Podem vir os Chechenios aguardam, os D-30 já estão posicionados.
15 dias é o tempo que leva para os AIM-120 do Chile estocados na Califórnia chegarem a Santiago.
Vc se refere a esses AIM quando diz que estão estocados na Califórnia?
https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/forca-aerea-do-chile-exibe-seus-f-16-com-misseis-aim-120-amraam/
Postei uma “fotinha” também pra ver se você consegue entender melhor.
Os AIM 120 do Chile estocados na Califórnia, são tão verdade quanto a vitória e rendição incondicional da Ucrânia em 15 dias anunciadas pelo Putin.
engraçado é que só morrem ucranianos.
Os russos pararam de morrer.
A última atualização era de 1300 baixas.
Acho que os russos colocaram super seres humanos nessa nova fase, com peito de aço, devem ter pego os poderes do soldier boy
Já passou de 200 mil. Tem reportagem aqui nesse proprio site.
Mesmo que Putin tome a Ucrânia inteira a vitória já é do Ocidente. A OTAN que já não tinha razão de existir agora esta mais forte do que nunca, todas as fraquezas da Rússia foram expostas para o mundo inteiro e a economia Russa desprovida de recursos externos. E tudo em troca do que? Duas repúblicas rebeldes falidas para preencher o ego de seu ditador que não vivera para sempre, já os Russos vão colher as consequências dessa aventura por décadas.
Eita! Olha este!
.
Moleque, o bagulho tá doido por aqui!
Então diga, o que a Rússia vai ganhar?
Ganha quem perde menos.
Dia 22 agora a Europa ficará totalmente sem fornecimento de gás por 10 dias. É normal, manutenção de rotina, ocorre todo ano. Apenas não se sabe ainda se desta vez o gás voltará.
Faltam cinco meses para o Natal, para fazer boneco de neve pelas ruas do hemisfério norte. Economizem no gás, o dinheiro precisa ser suficiente para também comprar comida.
Russos vendendo o barril de petroleo abaixo do mercado está ferrando com a Venezuela e Irã. Quem lucra muito é a China e India que tão aumentando suas reservas. O Brasil poderia estar nessa, compra dos russos a preço baixo e revende no mercado interno, isso seria uma redução significativa no custo interno dos combustiveis. Já que não tomamos lado na guerra, então devemos aproveitar a vantagem de ser neutro oras.
O Brasil já anunciou a compra de diesel russo.
Acreditou????
Que estratégia espetacular…
E se cortar o gás? Quando dinheiro vai receber?
De repente a Índia e a China vão triplicar as suas compras para compensar?
Cortar o gás é como uma bomba atómica, ninguém ganha. Se bem que menos perigosa e até benéfica para diversificar as fontes de energia se esses países quiserem mudar a situação.
Velho, rs O ponto fulcral de seu argumento já virou pó a partir do momento que o Ocidente impôs a Rússia as sanções mais severas já usada contra uma nação. Depois disto a Rússia entra no modo “segurança do Windows” e o que conta não é mais o que ela perdeu (já estourou a boca do balão) e sim do que ela consiga fazer com o que tem e com o que venha a conseguir, e sobre este prisma baixar preço do petroleo ou gás ainda é vantajoso mesmo que fique centavos de dólar acima do custo de extração rs… Read more »
Será? Uma economia ainda mais fechada? A questão é: o que a Rússia vai ganhar? A Rússia nada, o regime de Putin muito… Será uma Rússia muito mais enfraquecida e a definhar cada vez mais. O que a China ganha? Vai comprar energia mais barata e pouco mais. A Rússia nunca será um mercado atrativo para as exportações chinesas devido ao baixo poder de compra. E ao ponto inicial de ser uma economia fechada em que há muitas limitações nas importações. Pode sentar e ficar a assistir mas será como Nero e ver a economia a arder… Agora imagine se… Read more »
Você precisa ter uma visão mais macro da coisa toda. Esta analisando os fatos como se o componente geopolítico não existisse! rs A questão não é mais econômica para Rússia e não só isso para a China. A China esta cerceada pela Aukus e o Quaid no seu litoral e a ele interessa manter a Eurásia com um forte fator dissuasivo contra o Ocidente (Rússia) e a favor de si ou ao menos neutro nas suas intenções expansionistas. E disso que se trata, não há como separar Putin e o que é melhor para ele da Rússia pois a Rússia… Read more »
“ De repente a Índia e a China vão triplicar as suas compras para compensar? “
Já dobraram a compra desde o início da invasão ..
Mas somente depois que os russos deram um desconto de 30%. O famoso ¨abriu as pernas¨, né!?
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/04/22/pases-da-sia-seguem-aproveitando-desconto-de-30-pontos-percentuais-no-preo-do-petrleo-russo.ght
E ai ? Está vendendo pelo preço que era antes da guerra e lucrando do mesmo jeito .. inclusive até mais
Claro, claro… Abaixaram o preço, agora tem que fornecer muito mais petróleo que antes para repor o tal desconto e estão ganhando mais ainda, né!? Como diz o Chaves do 8: porque não baixaram o preço antes pra ficarem mais milionários ainda?
Estão apenas vendendo o petróleo pelo valor que era antes da guerra, enquanto isso a inflação nos países “ricos” está derrubando president3 e nem chegou o inverno ..
Você acha que o Putin morre primeiro ou que cai mais alguns primeiro ministro de algum país da Europa ?
E daí, sujeito? Pelo visto além de não trabalhar tu não tem a mínima ideia do que é um comércio, não!? Vc esta perguntando se vai cair algum primeiro-ministro eleito democraticamente (se um pisar na bola ele cai, sabia? Isso é democracia!) na Europa antes do ditador que esta há 20 anos no comando da Russia mandando matar a oposição? Sério?
Sim, a China agora compra um pouco mais do que Alemanha. Ou seja, têm que comprar muito mais do que dobro, devido ao preço mais baixo, para compensar a Alemanha.
E não sei se é possível em termos logísticos e se a China quer…
Dobraram as compras, porque os preços estão muito abaixo do normal, e como o Chineses e Indianos não são bobos, estão enchendo seus estoques com o petróleo e gás que a Russia “está jogando fora”… E com isso a Venezuela e o Irã ficam “chupando dedo”… O Ocidente até passa um pouco de sufoco de imediato, mas a longo prazo o futuro da Russia é tenebroso
Adotou o Postulado de Rousseff?
“Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.”
Vai dizer que você ainda não sentiu os efeitos aí na Europa, onde vive? Inflação, estagnação, estagflação, desabastecimento, aumento do orçamento militar, crise alimentar, crise de combustível, desemprego, falência das cias aéreas – escolha a dor para a Europa, tem para todos os gostos. A luta da Rússia não é contra a Ucrânia, é contra o Ocidente inteiro. Gênio.
Tem a inflação que se continuar a subir que pode contrariar o crescimento que era de 6%. E é um problema.
Mas não há crises de abastecimento, alimentares, combustível, desemprego, etc… E grande parte estava relacionado com a pandemia…
E como está a Rússia? É desta vez que volta a ser uma potência? Superpotência já pedir muito…
Não sei, vamos ver…
https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/world/2022/jul/10/canada-exempts-russian-gas-turbine-from-sanctions-amid-europe-energy-crisis
Se antes do inverno já está assim ..
Tão tendo que entregar turbina que foi afetada pelas sanções pq se não Europa fica sem gás .. e nem começou o inverno ..
Europa não, os países de Leste e a 40%…
A Rússia já é o segundo maior fornecedor de gás para a Espanha. Vamos deixar as torcidas de lado
A OTAN acovardou-se e isso manchou para sempre sua reputação.
Ninguém confia mais na nela.
E o mesmo vai acontecer em eventuais disputas com os Países Bálticos ou a Polônia.
A OTAN tem medo da Rússia.
sério? e a Rússia não tem medo da OTAN e de suas bombas atômicas? Só a Rússia tem bomba atômica por acaso..piada
Acovardou-se??????
Onde??
Algum país da NATO foi beliscado???? Não.
E a Rússia, dizia que não admitia Suecos ou Filandeses na NATO, e se isso acontecesse, a Rússia iria agir militarmente. Não agiu, nem vai agir.
Mais a NATO entrega armas á Ucrânia, para matar Russos e diz isso abertamente á Rússia, e a Rússia, o que faz, contra a Nato????? Nada.
Imagina os caças da NATO, e as marinhas da NATO, compara com os mesmos meios Russos, tudo dito.
Noooossa ! Muuuuuuito medo ! kkkkkkk
Duro ler uma análise mais absurda em termos de geopolítica do que esta.
O cidadão esta vendo o mundo literalmente pelo avesso…
Tá bom. A grama é azul! Certo?
Desprovida de recursos externos… ja ouviu falar nos BRICS??
Há já algum tempo que não ouço falar…
Pode se preparar que a partir do ano que vem vai ser bastante falado ..
Pelo contrário, vai ser enterrada de vez.
“A OTAN que já não tinha razão de existir agora esta mais forte do que nunca”
Os europeus estão felizes em saber que mais dinheiro de seus impostos irá para os fabricantes de armamentos.
Concordo. Os ucranianos realmente não gostam dos russos.
“A ofensiva continua implacavel”
Foram atingidos “prédios residenciais” e “blocos de apartamentos”.
Quem não tem capacidade de conquistar terreno pela manobra…..usa o terror.
Infelizmente é uma consequência da ignorância do homem!
Aliás, não é característica apenas das “guerras russas”, apenas como exemplo, vide as invasões do Vietnã, Iraque ou Síria.
Predios residenciais, isso e o que diz um lado, do outro se relata com provas que ali era o local aonde estavam mercenários estrangeiros.
aja mercenários em… porque pra ter “mercenário” em cada casa em cada cidade e em cada prédio que a Russia destrói, já deve ter uns 500 mil homens de outros países na ucrânia
Os caras literalmente nivelam cidades inteiras usando artilharia de tubo da época da guerra fria e ainda tem nego que vem defender dizendo que tão acertando apenas mercenários
“Santo malabarismo mental, Batman”
Sábado foram divulgadas imagens de um grande comboio de veículos de mercenários georgianos destruído perto de Seversk.
Muitas baixas.
Kkkk essa foi no queixo.
Cara e so pensar um pouco, todo o ocidente enviando legioes inteiras para aquele lugar. Para quem acompnha sabe, que ali tem desde coreanos ate brasileiros… e ainda, eles nao tem pudor em tomar vantagem de estarem em lugares que julgam que enganarao os Russos, como em residencias, hopsitais e tudo que julgarem util. Mas e logico que vc sabe disso ne?
tenha vergonha…
Você agora se julga normalmente melhor aqui para dar lição de moral, só porque vive na sua defesa pro OTAN? Para quem outro dia defendeu com tanta vibração as intervenções da OTAN e por tabela tantas mortes, fica difícil de te entender com seu moralismo.
Então diga qual foi a guerra iniciada pela OTAN?
E o número de mortes?
Mas nunca defendi a morte de civis como os senhores e com o seu falso moralismo de que não existem só porque as bombas Russas são diferentes das outras e que, por definição ideológica, não matam civis…
Já vi que você ou vive na negação da realidade ou não sabe bulhufas de história.
Iugoslavia era problema da Otan? Kosovo? Líbia? Iraque? Atacaram algum país integrante do bloco como prevê o artigo 5° para justificar ataque militar? Quanto aos mortos, pesquisa, tenta sair da tua bolha de mundo livre e perfeito. Aproveita para estudar. Mas te ajudo: 25 mil na Líbia, 2000 na Iugoslavia, 500 civis em Kosovo.
E nem falo do Iraque e Afeganistao.
Pesquisa os dados da queridinha HRW, de direitos humanos. Aproveita, vem diretamente de seu mundo liberal.
E ainda por cima bombardeou a embaixada chinesa ..
Para o Sr Costa não existe isso.
A invasão do Iraque não teve intervenção da OTAN. Mais tarde para combater o ISIS. No Afeganistão foi invocado o art. 5º. Balcãs, sim era um problema para a Europa principalmente com o tipo de guerra feita pelos Sérvios e apoiados pelos Russos. Estou a falar de genocídios e peca por ter sido tardia. Ou o senhor também é agora a favor de genocídios já que acusa os outros de negar a realidade? Líbia, sou crítico dessa intervenção por não ter ido mais longe e colocado uma força de manutenção de paz no terreno. E não foram 25 mil na… Read more »
Respeito sua opinião porém não considero adequada sob o ponto de vista jurídico.
Ora já te dei os números e a referência de fonte da HRW, totalmente Ocidente diga -se de passagem. Vai lá e pesquisa um monte de relatórios. Não falei que a Otan interveio no Iraque, mas é fato que um monte de integrante apoiou essa intervenção desastrosa para o povo de lá. Teu argumento de guerra para acabar com guerra é a contradição mais absurda que já li, pois vale para teu posicionamento moralista pró OTAN em detrimento de qualquer outro país que invoque o mesmo. Totalmente sem sentido, teu argumento não se sustenta. Como falei defender a qualquer custo… Read more »
O que se passou? Queimou algum fusível? Diferente do senhor em relação à Rússia não nego a mortes de civis na intervenção. Mas é um preço a pagar, felizmente é um número que tende a ser cada vez menor. No caso da Rússia já e diferente. É tudo terrorista, nazi, etc… para justificar a destruição de cidades. Nos Balcãs e na Síria a Rússia tem muitas responsabilidades, diretas e indiretas, nas mortes de muitos mais do que morreram pelos bombardeamentos da OTAN. E quanto tempo mais durou a guerra dos Balcãs apôs as intervenções? Mas parece que o senhor não… Read more »
Olha o nível da tua explicação. Na Rússia é tudo injustificável mas para as guerras da OTAN as mortes de civis e suas intervenções horríveis para os países alvo valem porque o pretexto é bonitinho e dentro da tua ideologia liberal. Fala sério,teu argumento é tão parcial que chega a ser uma vitrola. Da mesma forma os sauditas terão esse teu argumento no Iemen, os Turcos na Síria e por aí vai. Depois eu que queimei fusível…acho que quem tá meio doido nessa patologia liberal é você e tua contradição metida a moralista.
Acalme-se. Vou explicar outra vez. O que eu disse foi que não disfarço a morte de civis chamando-os de terroristas, nazis, de que foram os ucranianos, de que são escudos humanos, etc… Ou seja, não procuro justificações alucinantes para estas mortes. Assumo que existe um grande risco de numa guerra de haverem mortes civis e de que há muita coisa que pode ser feita para os evitar. Outra coisa é negar ou desvalorizar essas mortes. Isso já é quase de um psicopata. E, mais uma vez, quando foi que a OTAN interveio da mesma forma que a Rússia intervêm na… Read more »
Falei pela questão da necessidade de aprovação do Conselho de Segurança da ONU, algo que as potências – Rússia e EUA não respeitam e agem em detrimento do Direito Internacional. Acabei não explicando na mensagem anterior.
A ONU não tem a exclusividade do direito internacional e nunca terá. A ONU é o que é e tem as suas limitações principalmente quando é algo relacionado com os 5 países com o poder de veto.
Dito isto muitas das intervenções foram feitas com o apoio ou a partir das resoluções da ONU. A Líbia e as guerras da Jugoslávia são exemplos disso.
Chega a ser bizarra tua pergunta, até o yankee mais fanático não faria uma pergunta assim
Rapaz tenha vergonha voce. Ja nao basta o epsodio do asilo no comeco da guerra aonde caiu a narrativa fajuta de voces, agora vai diz que e mentira que mercenários do lado Ucraniano tomam residencias de civis para se esconderem?? Mesmo com todas as provas, videos??? Voces sao incorrigíveis aonde so acreditam no que lhes convem.
Pelos seus comentários dá para perceber o seu nível argumentativo.
Mas quem é o maior covarde? Os Ucranianos que defendem os seu país ou os Russos que invadem e saqueiam, entre outras coisas?
Claro que usam edifícios civis mas ainda não vi a usarem civis como escudo, que é algo muito diferente. E quem está a ganhar a guerra, na parte de matar civis, são os Russos e com uma grande vantagem.
E até parece que os Russos não fazem o mesmo que é usarem casas para se esconder…
Deixa de ser chorão .
Ninguém liga para esses argumentos pueris de defesa da pátria e etc.
Isso é papo de perdedor.
Defesa da Pátria é papo de perdedor??? Invasão de uma país soberano sem provocação com ctz é papo de vencedor para vc…
Os ucranianos estavam se gabando de terem milhares de lutadores pela liberdade estrangeiros batalhando ao seu lado.
Os russos sabem onde eles se alojam.
Ademais, é notório que os ucranianos estão se instalando até em jardins de infância para poderem se proteger e atacar os russos.
Pensei que os Ucranianos morassem na Ucrânia…não sabia que só mercenários moram lá agora..
E os bombardeios diários em Donbass por parte da Ucrânia? Não valem?
E quanto a avanços no terreno, 23% do território ocupado e com avanços em Donbass ditos até pelas forças da Ucrânia mostram que você ou não está informado ou vive numa crença de mundo pessoal.
Sim, na mesma lógica alucinada em que os Russos só matam militares, os Ucranianos só matam civis…
Mas tem de combinar bem a narrativa com os outros apoiantes de ditadores. A Rússia tem, várias vezes mais, artilharia dos que os Ucranianos e consequentemente, faz muitas mais vítimas. Não dá para comparar.
E quem começou a guerra e os bombardeamentos em 2014 foi a Rússia.
Lá vem você de novo com a mesma ladainha de russos matarem civis, serem ditadura, etc.
E a Ucrânia é exemplo de democracia proibindo idioma russo na escola, impedindo partidos políticos de funcionarem, bombardeios de residencias, Batalhões cheio de neonazista? Isso tudo é fake?
E se a Rússia empregasse todo seu recurso como os americanos que você idolatra fizeram no Iraque, já teriam aniquilado Kiev e centenas de milhares de Ucranianos, mas tu esqueceu que milhões de russos tem parente ali. Para você as centenas de milhares de afegaos e iraquianos mortos foram pelo teu mundo livre, tá bom.
Quer comparar números de mortes no Afeganistão? O problema é que os Russos ainda lutam como nos anos 80. E onde é que os Russos estão a se conter? Em Mariupol? Mas para quem anda a destruir as províncias onde tem a maior % de etnia Russa até disfarçam bem essa vontade de os proteger… E veja quem proibiu a língua Ucraniana e o que aconteceu para proibirem a língua Russa… E quem lhe disse que idolatro a intervenção no Iraque? É que diferente dos senhores eu tenho valores. Os senhores têm obsessões… E espero que não preciso argumentar alguma… Read more »
Se contradisse em todo esse discurso. Defendeu claramente intervenção da OTAN, perguntou para minha perplexidade onde ela interveio e gerou mortes, agora vem dizer que não apoia e tem valores maiores. Repito que v não tem mais moral que ninguém, ainda mais com tuas posições cheias de contradição. E sobre a proibição de língua russa ainda vem como defensor só mundo livre e maioral em valores justificar sem qualquer base. Realmente se perdeu no paradoxo, colega. Matar e reprimir russos está justificado, matar civis pela tua visão pró Ocidente está normal ou não vale encarar, tá bom. Já está aqui… Read more »
Já rebentou o outro fusível…
Sim, matar Russos é justificado. Sabe porquê? Porque a Rússia invadiu um país e está a matar Ucranianos. E todo Ucraniano tem o direito de defender a sua pátria. Foram os Russos que escolheram a via da guerra, já em 2014, e não deram outra hipótese ao povo Ucraniano.
Existe uma grande diferença em acabar e começar uma guerra. Quando se começa tem de haver consequências…
Você além de contraditório tem um padrão de moralidade bem hipócrita e fraco. Deixa de ser falsário na tua moralidade ridícula ao defender dois pesos e duas medidas tão descaradamente, não tem nem vergonha e vem querer dar lição com argumentos simplistas. As relações internacionais tem choque de potências na defesa de sua soberania, e a defesa dos EUA ao invadir Iraque, atacar Iugoslavia, vale então matar um monte de americanos? Só falta falar que aí não vale, que como falou na cara dura, são guerras do bem. Narrativa patética, fico imaginando quanta vergonha você passaria em um debate da… Read more »
Quem lhe disse que defendo os EUA?
Fica aí tão excitado em tentar enquadrar os meus valores na sua narrativa que nem percebe quais são.
Mas se acha que é tudo igual…
E já escreveu a mesma coisa quantas vezes?
Isso já é sinal de falta de argumentos…
Então partiu matar americanos, Francês, Inglês e assim por diante já nos últimos anos eles causaram varias guerras pelo mundo ..
Se os Americanos invadirem o meu país, obviamente que sim.
Mas gosto de pensar que já evoluímos alguma coisa e que a guerra não é a resposta para tudo. Até a um certo ponto…
E se fosse assim, mortes retroativas, não sobrava ninguém…
Ucrânia teve um presidente eleito democarticamente..Putin esta no poder na Rússia ha mais de 20 anos.sim..é uma ditadura, simples assim.
Caramba, mas é muita ingenuidade ou desconhecimento. Tu sabe como é o processo eleitoral da Ucrânia, cheio de denúncias de fraude, corrupção, etc? A Rússia pelo menos é autêntica na chamada democracia com cláusula de barreira e queira ou não Putin tem 80% de aprovação na sociedade, até o Ocidente reconhece isso, na Ucrânia a eleição do Zelenski foi digna de chacota quanto a lisura. Leia sobre o oligarca Igor Kolomoski que controla o palhaço despreparado, esse papo de “eleito democraticamente é muita ingenuidade A maioria aqui até surgir essa guerra mal sabia que a capital da Ucrânia era Kiev… Read more »
Tudo isso que falou da Ucrânia não é nada de diferente das outras ditaduras aliadas de Moscovo. Existe um padrão e é para fugir desse cenário de corrupção e de pobreza que houve uma mudança política na Ucrânia que já começou há algumas décadas. E há uma democracia a crescer. Basta ver que o presidente no cargo perdeu as eleições para o Zelensky, algo muito raro nestes países. E democracia não existe na Rússia. E quantas dessas crise políticas eram causadas por Moscovo? E com os mesmo argumentos de sempre. Corrupção, fraude, etc… Começou a haver um padrão na propaganda… Read more »
Sugiro mais uma vez, tal como em outro debate, que com humildade estude e leia sobre a extrema corrupção ucraniana, suas crises políticas pós 1991 e o domínio das oligarquias. Não é esse cenário simples e não decorreu por influências russas somente.
Já debati com o Sr sobre o padrão de democracia frágil de todos os países do espaço pós soviético, excetuando os países balticos. Todos envoltos em oligarquias corruptas e degeneradas.
A Rússia é autentica na democracia..hahahahaha..80% de aprovação sendotudo controlado pelo Estado…nem de guerra os russos podem chamar esse conflito
Eu que sou ingênuo ainda….kkkkkkkk
Onde eu falei que é democracia no sentido material? Porém formalmente pela sua Constituição o é, tem sistema eleitoral, ainda que manipulado para manutenção do regime.
Agora, querer na base da ingenuidade querer acreditar que o sistema político ucraniano é um exemplo de democracia, é desconhecer por inteiro a história recente deste país e suas mazelas. Além de ingênuo, você é arrogante por querer vir com ironia sem ter mínima capacidade de analise. Reitero que leia e pesquise as crises políticas de 2000, 2004, 2008, 2013, suas origens e causas, seus desdobramentos. Porém duvido que o faça.
” Ucrânia teve um presidente eleito democarticamente ”
Esse cara é um piadista que toca piano com pin…. tanto que precisou os EUA financiar uma revolução colorida lá pra eleger ele .
Isso ai é opinião sua..gostar ou não do presidente é um direito da democracia..vai lá na Rússia falar mal do Putin então..
o povo tirou o presidente anterior e muitos morreram por isso. A vontade do povo era de se unir a União Européia..mas a culpa é dos americanos malvados..kkkk
Acredita no padrão democrático da Ucrânia? Vá pesquisar sobre as ações do SBU contra opositores políticos, prisões arbitrárias. Fala sem ter qualquer conhecimento de causa, repetindo padrões que ouviu ou leu sem senso crítico. Aliás nem deve conhecer os partidos de lá, o que é o SBU, quem sao os oligarcas e partidos por eles sustentados. Aí prefere vir com ironia típica de quem não tem preparo.
Pior é “estudar”e vir com essas suas pérolas
Boa, a regua moral desses caras e muito relativa.
Um milhão de homens em serviço não quer dizer um milhão na linha de frente. Geralmente pra cada soldado na linha de frente 3 ficam pra trás cuidando da logística dele. Porem a Ucrânia ta “jogando em casa” e muito civil ajuda com essa parte logística. eu chutaria que pelos menos 40% da força da Ucrânia esteja em logística (justamente porque os civis aliviam parte dessa carga) mesmo assim, se eles mobilizarem 1m de soldados pra uma ofensiva, eles precisariam de pelo menos uns 400 a 500 mil homens atras cuidando da logística (seriam bem mais do que isso se… Read more »
Por isso que o serviço militar obrigatório tem seus méritos. O Brasil dispõe de quase 2 milhões de reservistas, ou seja, pessoas que possuem um pouco de experiência, pelo menos aprenderam a usar um fuzil, seguir ordens, etc.
Já para levantar um exército de 1 milhão de homens onde a grande maioria não possui nenhuma experiência é algo bem mais complicado.
O desempenho dos recrutas Russos não prova o contrário? Uma coisa é um país ser invadido, outra coisa é um exército moderno e profissional que me parece não ser possível com recrutamento obrigatório.
Quantos países ainda fazem isso?
Que eu me lembre agora: Suécia, Turquia, Suíça, Coreia do Sul, Israel. Quem pesquisar deve achar mais.
Sim mas esses países ou estão em estado constante de guerra ou com uma grande ameaça na fronteira, onde não podem arriscar abdicar do recrutamento.
A Suíça tem as suas particularidades.
Tu ainda ta no papo de “desnazificar”? o Kremilin já atualizou a cartilha, tu precisa se atualizar meu amigo bot.
Em Chasiv Yar foi atingido um depósito de armas e munições da Ucrânia.
Foram destruídos alguns M777 e cerca de 200 toneladas de munição de diversos tipos, inclusive mísseis e foguetes.
Foi uma perda considerável para os ucanianos.
Chasiv Yar fica liga atrás de Artiomovsk (Backmuth) e é utilizada como base para artilharia em direção ao leste.
A tática covarde de militares e milicianos ucranianos de usarem prédios civis, hospitais, escolas etc, já foi identificada, pasmem, até pela própria ONU: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/07/09/onu-culpa-parcialmente-ucrania-por-ataque-de-separatistas-a-lar-de-idosos.htm “De acordo com o relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, poucos dias antes do ataque, soldados ucranianos tomaram posições dentro da casa de repouso, tornando o prédio um alvo” E aí? Vão dizer agora o q? Q isso é um show de resistência? Desde o começo, e isso está documentado inclusive em milhares de vídeos, os ucranianos utilizam instalações civis como escudo para, lógico, sendo atingidas servirem de propaganda. A propósito do… Read more »
Ele não falou mas aqueles chips das geladeiras deram ao Russos uma enorme vantagens e agora a indústria da Ucrânia precisa correr atrás do prejuízo.
Caraca!! Esses caras da Ucrânia não desistem nunca dessa narrativa de que vão ganhar, de que vão expulsar o Russos, de vão contra atacar, de que vão receber até os destróiers de guerra nas estrelas e por aí vai. Se conseguirem 50 soldados será muito. Se fossem realistas e sérios não estariam nessa situação, mas como tem um palhaço que acha que é presidente…
No canal chapéu do mundo militar os ucranianos estão na vantagem por ta usando meia dúzia de Hamars. Desses meia dúzia os russos já destruíram a metade.
Acho que já foram 30…
Normalmente esse é o discurso dos covardes, que perante a resistência, não compreendem o que é a coragem e o patriotismo.
Leia alguma coisa sobre a 2GM, Napoleão, etc… exemplos não faltam…
Eu aprecio mais o De Gaulle do que o Pétain (governo de Vichy). O senhor certamente seria o inverso.
Eita que vai sobrar muito pouco da ucrânia e quase nenhum ucraniano!
Nunca vi tanto desperdício de recurso em homens e em armas. 1 milhão contra 150 mil tomando surras e não conseguindo uma contra ofensiva decisiva. Em Kharkhov foi uma exceção, mas os generais russos burocratas nem tinham tropas ali, que já se reaproximam. Todo dia brigadas e brigadas de tropas da Ucrânia são massacradas e isso com um exército enorme, apoio a perder de vista, treinamento do que há de melhor, sendo que tínham milhares de tanques e blindados, artilharia, um dos maiores estoques de ATGM do mundo, uma das maiores quantidades de lança foguetes da Europa, a grande maioria… Read more »
Coitados.Metade disso vão ser mortos só pelo o aviso da ofensiva.
A Ucrânia está se dispondo a lutar pela sua terra. Isto quer dizer que, a Vitória russa sairá bem mais cara do que se pensava.
Sem importar o resultado desta guerra, no futuro, o quebre entre Ucranianos e Russos será difícil de superar. As feridas criadas pela Rússia, ao invadir Ucrânia não vão fechar tão facilmente.
Será que isto estava dentro dos planos do Putin?
Putin não vencerá, não tem como vencer, é matemática.
Risos, risos e risos. Estamos vendo o “Putin não vencerá” em ação, a Ucrânia já retomou seus territórios conquistados pela Rússia e agora está avançando até Moscou, né ? SQN !!!
O melhor era a Ucrânia aceitar a derrota e negociar com os russos.
Para ela não tem jeito.
Por que a Ucrânia, um país soberano, deveria desistir da sua soberania?
Se a Ucrânia estiver preparando uma ofensiva com esse monte de gente, vai faltar caixão e vela preta ..
Esse problema o exército russo não tem né..até caminhão crematório para suas tropas ja tem
Ui que as putinetes ficaram doidas…
Continuo a aguardar a vitória russa, o tal de rolo que não anda nem desanda…
Sim porque os Ucranianos admitem suas baixas… já os russinhos… silêncio….imagino os números.
Daqui a uns meses vai continuar a mesma história, russos destroem isto, conquistam uma dúzia de povoados e destroem 500 HIMARS por dia….rrrssss
Não faço torcida, mas alegar que a Rússia por mais atolada e com um avanço lento está perdendo é idiotice. Quem está perdendo território e recuando não são os russos, como podemos ver.
O Fracasso vai ser colossal
https://www.youtube.com/watch?v=jMRcWQmS0Bk
Só se for fracasso russo. Como aconteceu com os paraquedistas russos em Hostomel, né ? Aliás que vídeo cafona……
Fico a pensar qual é a estratégia ucraniana por trás desse inusitado “aviso prévio” de uma ofensiva. Via de regra o que se faz é esconder ao máximo a ofensiva, para obter o efeito surpresa. O que posso imaginar é que não já condições de fazer a tal ofensiva e o objetivo é conseguir maior mobilização interna e mais recursos dos países supridores. Ou será que estão fazendo igual ao atacante que diz o lado que vai bater o penâlti? Deixar o goleiro em dúvida sobre se vai chutar no canto anunciado ou em outro canto. Se bem que a… Read more »
Vão mandar um milhão de soldados a pé contra uma pesada posição de artilharia fortificada atrás de linhas defensivas? Já vi essas história na primeira guerra mundial e não acabou bem para a infantaria.
Não farão ofensiva em grande escala alguma, pelo menos no curto e médio prazo. Se tivessem condições, já teriam lançado. Essa é a verdade. E ficar anunciando é “jogar para a torcida”.
No entanto, isso não quer dizer que a situação dos russos seja também confortável. É possível que nas próximas semanas ou meses anunciem uma mobilização total (a indústria bélica russa já está totalmente mobilizada).
Parece bravata, mas bora ver no que vai dar.
1 Milhão de homens, mas apoiados com artilharia e cavalaria de peso se não, não terão chances
Chechenios e o batalhão “O” elite Russa aguardam
Vão ser tratorados pelos D-30 122mm, mais de mil dando tiro sem parar, munição estoque soviético de milhões de tiros. Fora.os grad varrendo as trincheiras, e os Chechenios batalhão 300
1 milhão de soldados? Caralh… Vou te falar… Aí mentiu muito. Baixa aí pra metade disso que começo a acreditar.
mentira… eles não tem esse efetivo e muito menos linha de suprimentos