Na Bielorrússia, um post de mídia social resulta em 6 anos e meio de prisão
Danuta Perednya era uma estudante de honra em fevereiro na Universidade Estadual de Mogilev, na Bielorrússia, quando a Rússia iniciou um ataque militar contra a Ucrânia. Em 27 de fevereiro, poucos dias após a invasão, ela republicou um texto em uma sala de bate-papo online que criticava duramente os presidentes Alexander Lukashenko da Bielorrússia e Vladimir Putin da Rússia por desencadear a guerra. Ela convocou protestos e se manifestou contra as tropas da Bielorrússia que entram diretamente no conflito.
No dia seguinte, a Sra. Perednya desceu de um ônibus em Mogilev de sua cidade natal, Kirovsk, e foi presa. Ela foi expulsa da universidade e acusada de ações destinadas a prejudicar os interesses nacionais da República da Bielorrússia e de insultar o Sr. Lukashenko. Em 10 de junho, ela foi rotulada como uma pessoa envolvida em atividades terroristas pelos serviços de segurança da Bielorrússia. Em 1º de julho, a Sra. Perednya foi condenada a 6 anos e meio em uma colônia penal – por simplesmente expressar suas opiniões.
Em uma fotografia amplamente divulgada online, a Sra. Perednya, 20, está sorrindo amplamente. Este não é o rosto de um terrorista ou de um criminoso. Em vez disso, é o rosto de uma ditadura usando terror e coerção contra seu próprio povo para sufocar a liberdade de expressão e associação. É o rosto de um tirano, Lukashenko, que foi derrotado nas eleições presidenciais de 2020, mas o roubou da verdadeira vencedora, Svetlana Tikhanovskaya, depois de ter sido recebida por grandes multidões com esperanças de mudança. Lukashenko se declarou o vencedor, prendeu centenas de manifestantes e forçou Tikhanovskaya ao exílio. Como é possível insultar um despotismo tão grosseiro?
A Sra. Perednya não está sozinha. As prisões da Bielorrússia estão cheias de detidos sob falsas acusações. Viasna, um centro de direitos humanos da Bielorrússia, informa que há 1.236 presos políticos no país. Entre os prisioneiros estão o marido de Tikhanovskaya, Sergei Tikhanovsky, que ousou declarar uma candidatura contra Lukashenko; Viktor Babaryko, empresário que concorreu às eleições; e Maria Kolesnikova, que fez campanha ombro a ombro com a Sra. Tikhanovskaya. As prisões mantêm blogueiros, executivos de negócios, artistas, cantores e jornalistas, muitos presos após a votação de 2020, uma prova da violência de Lukashenko.
Lukashenko tem buscado cada vez mais proteção da Rússia e transformou a Bielorrússia em uma base aérea russa. Embora as tropas da Bielorrússia não tenham entrado em combate na Ucrânia, as pistas da Bielorrússia estão ajudando as forças russas a realizar bombardeios e ataques com mísseis contra alvos civis na Ucrânia. Em 26 de junho, esses ataques atingiram um complexo de apartamentos em Kyiv e alvos no norte e oeste da Ucrânia.
Em 5 de julho, a Grã-Bretanha adotou novas sanções comerciais, financeiras e de transporte contra a Bielorrússia, que “facilitou ativamente a invasão de Putin, permitindo que a Rússia usasse seu território para prender a Ucrânia – lançando tropas e mísseis de sua fronteira e voando jatos russos através de seu espaço aéreo”. Os Estados Unidos e a União Europeia devem seguir o exemplo com novas sanções. Lukashenko ameaça seu próprio povo e serve como cúmplice da terrível guerra de Putin contra a Ucrânia.
FONTE: The Washington Post
É porque a Bielorússia felizmente já foi “liberta”. Ali os cidadãos tem toda essa liberdade que só agora os ucranianos do sul e do leste estarão podendo disfrutar. Mas aqui tb tá chegando lá, tem senador do PSD que viajou para a Rússia para receber treinamento de como encaixar os ospositores políticos no inquérito das fake news, aquele que vai “salvar a democracia”.
E a turma continua ajogar josos de combates , games, da bielorrussia na web, deixando ate metodos de pagamento guardados por la.
O correto seria a gente pegar todo esse pessoal que comenta bobagens a favor da ditadura russa e mandá-los viver na Rússia 1 semana.
Vai acordar para a vida em 1 semana, a começar pelo racismo no aeroporto.
Ditadura é algo terrível, não há nada de bom na ditadura russa.
Esse pessoal Bolsonarista e petistas idiotas que nunca sofreram na vida, vivem em mansões em Brasília, não sabem nada de nada, são uns babacas e trouxas, marionetes de ditaduras, general que NUNCA atirou na vida, sabem nada.
Essa molecada que defende Rússia não fica uma semana sem MC lanche feliz…não aguentam viver lá. Como vão ver o Disney plus lá?
O que será que acontece lá na Bielorussia com alguém que inventa dúzias de perfis falsos pra escrever narrativas contra o próprio país, heim!?
Se fosse assim aqui, tonho teria pena para cumprir durante milênios. Mas ele apoia isso…
“Em 10 de junho, ela foi rotulada como uma pessoa envolvida em atividades terroristas pelos serviços de segurança da Bielorrússia.”
KKK… KKKK… KKKKK… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
Ai ai a piada que essas “Republicas” como Bielorussia e Russia são sempre me fazem rir.
Realmente são países de primeiro mundo onde a liberdade de expressão vigora…
Sinceramente é engraçado que os ávidos defensores da Russia, que veem aqui e gritam, tagarelam e falam asneiras o dia todo criticando milhares de vezes ao dia as mais ínfimas e minimas imperfeições do “ocidente do mal” não se tocam que as ações que eles tomam aqui seriam totalmente proibidas nos países que eles adoram, e como já foi demonstrado acarretaria em uns bons anos de prisão porque pasmem… eles não concordam com o governo.
Quando forem gritar e esbravejar lembrem-se. se os países do ocidente (incluo aqui democracias em geral, até o Brasil) fossem iguais a Russia, China e Bielorussia que vocês tanto querem que sejam vocês não estariam livres para discordar do governo.
É só todo mundo postar no mesmo dia. Aí não vão prender mais ninguém, pois não tem cadeia para todos e o país para.
O Julian Paul Assange que o diga.
O caso do Assenge é muito mais complexo do que um simples post criticando o governo, envolve espionagem e roubo de documentos confidenciais. Muito embora suas ações sejam reconhecidas por alguns como nobres, não dá para se negar que houve um crime para que esses documentos chegassem a público. É como se pegassemos e torturassemos os criminosos da lava-jato para eles confessarem e entregarem as contas onde estão o dinheiro roubado do Brasileiro, seria nobre o ato porém ao mesmo tempo desumano e ilegal.
Também são desumanos e ilegais os crimes cometidos pelos EUA.
Realmente deve ser muito difícil viver em um país desses, com esse nível de repressão política. Nunca é demais lembrar, que Lukashenko recomendou durante a pandemia, que a população da Bielorussia tomasse vodka para se curar da Covid. Por aqui a recomendação era tomar cloroquina. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Afinal, o Putin passou a ter uma verdadeira legião de fãs no Brasil, consequente seu alterego Lukashenko deve ter também.
Bem lembrado o encantamento dos adoradores de Putin com as práticas antidemocráticas.
Até parece que há um pacto entre as lideranças da extrema-direita no mundo, incluo nesse grupo de lideranças nosso primeiro mandatário, cujo propósito e acabar com a democracia.
Se o Assange pegar 6 anos e meio ficará feliz da vida
No Brasil fazer uma festa com tema político resulta em morte cada país tem suas ” peculiaridades ”
Ah, claro, das milhões de festas de aniversário feitas nos últimos anos, quase sempre tem morte, crimes e gritaria. Coisa mais comum do mundo; o caos!
Aqui em casa nem fazemos mais festa de aniversário com medo de esquadrões de extermínio!
Dependendo do local onde vc mora, não duvido.
Comum não é mas que esse tipo de crime acontece com frequencia no Brasil isso todo mundo sabe …
até pq é tudo igual né kkkkkkk
dois ***** se matarem e o Estado matar alguém ta no mesmo nível kkkkkk
(Só falta vir o WSilva falar que a Bielorrússia é o lugar mais seguro pra viver, tirando Rússia e China)calma amigo, se forçar mais o intestino sai junto.
O que tem a haver – gasolina com isqueiro? – Acre – 1º.set.2018 – “fuzilar a petralhada’ e enviá-los à Venezuela”
“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.” – Ronald Reagan, ex-presidente americano.
Outro passador de pano…prisão arbitrária virou peculiaridade
Lá é preso aqui é morto na bala.
Há uma “pequena” diferença entre um fanático sob efeito de alguma substância adentrar uma festa e causar o mal, e um estado prender por anos alguém que simplesmente escreveu algo na internet, não?
Ela ainda teve “sorte”, aqui já teve deputado federal com foro privilegiado com prisão decretado em 9 anos e meio, a esposa e ele tiveram as contas bancárias BLOQUEADAS e multa de quase 1 milhão de reais, fora um jornalista tbm preso e agora está numa CADEIRA DE RODAS.
E pasmem, essas pessoas que concordam com essas insanidades jurídicas e de visão de mundo de “progressismo”.
A do jornalista é só não tentar praticar subidas na cadeia.
Adorei
Baita jornal esse, tem muita utilidades.
Bem que Sr. Lukashenko, poderia cooperar com The Washington Post, ficaria bem na fita, uma carinha dessa bonita, vale tanto quanto a sueca com cara dee tonta Greta Thunberg, bem que o Brasil poderia cooperar com Greta e seus financiadores, não esquecendo o Frei Leonardo Boff que também apoia a internacionalização da Amazônia, rsrsrsrs
Pois eh quem diria o Boff pagando pro imperialismo, sinceramente tem horas que eu começo a dar crédito pra teorias duvidosa, aqui a pouco o nome dele esta na lista de doação da black rock, pois é a Greta Resset sumiu kkk será que é o frio.
presa por postar na Internet? achei que só acontecia no Brasil….foi o judiciário de lá??
O Judiciario uma hora tem um patrão, outra hora de outro patrão.
Moro é um caso interessante, é de perguntar a que Judiciário de que pais tinha conluio? rsrsrsrs
PSDB e PMB são do Brasil logo o conluio era com o Brasil mesmo …
Realmente o Moro é um caso muito interessante. Mais ainda é o dos três desembargadores, de quem ninguém lembra o nome, que acharam que o Moro pegou muito leve com o condenado e decidiram, baseados nas provas apresentadas, aumentar a pena do condenado.
Mas só se fala no Moro…
Essa é a democracia da nova ordem mundial do putin e do xi, quectantos amam nesse blog.
Essa é a resposta conta o atlanticismo do xings…
Se me permite:
A Rússia registrou, no segundo trimestre de 2022, um superávit recorde no balanço de pagamentos,
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/superavit-no-balanco-de-pagamentos-russo-bate-recorde-por-exportacoes-de-energia.ghtml
Piada do ano, Boris Johnson, “Putin está morto”.
Quer ver os bots atlanticista ficar ouriçado, o the wagiton posti não diz nada sobre a liberdade de expressão onde o presidente é um comediante e esta levando seu pais a ser o haiti slavo.
Vietcrânia.
Sério velho ?
o mundo real da Rússia é muito diferente deste…
Citando vocês mesmo..
Em tempo:
Correria aos bancos na China está aumentando…
Ler essa matéria me lembrou outros dois pensamentos que tive recentemente. O primeiro, ao ver o senhor que interpreta o Hulk, assim como o Leonardo de Caprio, tentarem ser mensageiros de pessoas no exterior que se julgam capazes de ditar como deve ser feita a gestão da questão amazônica, sem ter a mínima preocupação com os milhões de brasileiros que vivem na região. E olha que sempre defendi a melhoria do arcabouço jurídico e das políticas públicas quanto a preservação da floresta. Pensei…queria ver essas pessoas serem tão ortodoxas assim, inflexíveis a qualquer tentativa de conciliar os interesses e necessidades em questão, se eles viessem passar um ano lá, com seus familiares, morando em uma palafita, com seus bens bloqueados. Daríamos até uma colher de chá pra eles, uma palafita pra morar e um barco pra pescar. O emprego eles teriam que se virar. Duvido se não mudariam de opinião. O segundo pensamento me veio hoje, no almoço, assistindo um vídeo que dizia que a ONU tinha, mais uma vez, cobrado ações do Brasil quanto a desmilitarização da polícia militar. Fiquei pensando…queria ver essas pessoas emitirem esse tipo de nota, querendo ditar como deve ser feito algo que eles não conhecem, se seus gabinetes fossem na Maré ou no alemão ou em algum outra favela perigosa do RJ. Queria ver se eles trariam policiais de seus países, para passar um ano em um estágio, fazendo a segurança de seus gabinetes, atuando sob o regime de uma polícia desmilitarizada, com rostinhos bonitinhos e o mantra da “incolumidade pública”. Sem porte de arma ostensivo. Apenas com armamento de baixo calibre e uso progressivo da força sem sair da cartilha. Queria ver se trariam seus filhos para morar em uma dessas regiões sob teste da tal polícia desmilitarizada paz e amor. É muito fácil emitir notinha, quando você ou os seus não vive a situação.
E agora vem essa matéria. Queria ver alguns aqui fazerem um estágio lá na Bielorrússia. Ou na Russia. Passar 01 ano lá. Tendo que procurar emprego. Testar os serviços do estado. E avaliar os governos publicamente. Depois de 01 ano,.quando retornarem, SE retornarem, queria ver se continuariam nessa idolatria toda. Assim como nos dois casos que citei acima, é muito fácil você criticar ou idolatrar algo que você não faz ideia como funciona ou está a milhares de km da realidade. É muito fácil estar em uma situação confortável e se julgar apto a ditar como algo que não conhece deve funcionar ou elogiar algo que não vive ou nunca viveu.
Saudação F. Morais e se permite um aparte, a ONU acerta quando faz a constatação de problemas mas erra nas proposta pra solução, e me deixa mais preocupado é ver essa demanda de mudanças climáticas estarem na pauta na NATO e onde tem NAZOTAN boa coisa para nós não deve ser.
E como funciona a liberdade de expressão nos EUA?
Liberdade de Expressão – Documentário HBO (História da 1* emenda dos Estados Unidos) :
https://www.youtube.com/watch?v=ZcV5TF_S2pM&t=366s
Já na Lituânia…
Não está muito diferente do Brasil.
Principalmente quando se critica os supremos.
Ou o presidente
Quem foi para cadeia por criticar ou ofender o presidente ?
Não deveria ocorrer em nenhum dos dois casos.
No entanto, conta aí quem foi preso por ofender o Presidente?
De um lado o Ocidente, democracia onde há tb uma ditadura da mídia para impor costumes que desagradam a maioria, mas quem terá coragem de ir contra a mídia, do outro lado o Oriente, onde realmente não se pode falar mal do governo, porém sociedades com um bom padrão de vida TB e onde os costumes são conservadores e agradam a maioria da população, que não se agrade dos costumes impostos pela mídia no Ocidente, isso Ocidente x Oriente, já o Brasil e a América Latina não fazem parte deste jogo, pois a AL não é nem Oriente nem Ocidente, é América Latina e é vista tanto pelo Ocidente quanto Oriente como apenas historicamente fonte de matérias-primas.
E temos vários compatriotas por aqui que defendem e admiram isso. Uma lástima!!
Este é o Brasil que o Slow, Nilton, o Milionário do Kadett, o AK e os seus seis mil nicks e tantos outros querem..
O que eu duvido muito são eles aguentarem 10min…….
Pois é, acabaram de criar uma nova categoria de usuário aqui na Trilogia. Existiam as putinetes e como era pouco, passaram a existir as lukashenketes agora
Pra quem bate palma pra déspota fica a dica. Se fossem expressar suas opiniões como fazem aqui estariam presos. Então defender ditador não tem a mínima lógica. Coerência com a sua liberdade antes de escrever coisas sem nexo.
Assange revelou o lado podre e criminoso do Tio Sam e foi condenado praticamente a prisão perpétua por dizer a verdade para o mundo.
Então está igual ao Brasil. Inclusive, as condenações pelo inquérito do fim do mundo tem sido maiores.