Petróleo

O segundo maior produtor da OPEP encontra dificuldades para vender seus derivados no mercado asiático

O Iraque pode acabar sendo um dos maiores perdedores em função do aumento do fluxo de barris russos baratos para a Ásia. A demanda pelos seus principais derivados produzidos localmente está diminuindo.

Não houve compras no mercado spot de petróleo bruto para os tipos Basrah Medium ou Basrah Heavy do Iraque até agora no atual ciclo comercial da Ásia, ao passo que uma licitação para a venda de petróleo pesado não foi contemplada, disseram traders que compram e vendem os derivados. Normalmente, a Índia e a China são os principais compradores dessas variedades, embora tenham aumentado as compras de petróleo russo com desconto após a invasão da Ucrânia.

Os petróleos do tipo Basrah Medium ou Basrah Heavy são os dois principais tipos exportados pelo Iraque para os mercados internacionais , portanto, qualquer corte nos volumes ou preços seria um golpe para o segundo maior produtor da Opep. Vendedores de óleo pesado discutiram o fornecimento de cargas com desconto em relação aos preços oficiais de venda para atrair compradores, informaram os traders.

Outro aspecto que embota o apelo dos graus iraquianos é o tipo de combustível que pode ser produzido. O Basrah Medium e o Basrah Heavy tendem a produzir mais óleo combustível, menos lucrativo, que é usado em usinas de energia e transporte. As refinarias estão buscando – e estão dispostas a pagar prêmios mais altos – por petróleo que produza mais produtos como diesel e gasolina, que estão em alta demanda.

Os tipos de petróleos iraquianas são uma exceção na Ásia, onde a forte demanda levou à antecipação do ciclo comercial normal de compra física de petróleo. Em comparação, osR carregamentos de petróleo tipo Murban de Abu Dhabi – que rende mais diesel – foram negociados a um prêmio de US$ 10 a US$ 11 o barril em relação ao índice de referência de Dubai este mês.

FONTE: Business Standard

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

38 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
L G
L G
2 anos atrás

Notícia urgente da imprensa da Alemanha. A munição de guerra da Ucrânia está acabando. Estamos falando da munição da antiga união soviética. Isso quer dizer que a partir de agora a Ucrânia terá que lutar com armas e munições da OTAN. A pergunta é qual a quantidade de armas e munições que a OTAN irá fornecer para a Ucrânia. Será o suficiente para pelo menos segurar os russos? Ou será pequena a ponto dos russos conquistar toda a Ucrânia. Vamos estudar e aguardar pessoal.

JOAQUIM ROCHA
JOAQUIM ROCHA
Responder para  L G
2 anos atrás

“Porém Putin não quer guilhotinar, ele quer ir sufocando lentamente. Portanto este argumento depreciativo infantil por parte dos otanbots de que é uma vergonha a demora da Rússia, a demora é uma estratégia, uma arma.”

KKKKKKKKKK.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  L G
2 anos atrás

Camarada Paulo, eu não tinha pensado nessa tese do cozimento do comediante zé lensqui mas é um cenário que pode estar sendo desenhado para responsabilizar o comediante por ter levado a Ucrânia nessa aventura, agora só precisam acertar com os donos do zé lensqui como descartar o problema.

Nonato
Nonato
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Putinete…

Cassini
Cassini
Responder para  Nonato
2 anos atrás

Chora otanbot bidenete.

Agnelo
Agnelo
Responder para  L G
2 anos atrás

A demora é a estratégia de quem não tem capacidade.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  L G
2 anos atrás

Nossa que maravilha de comentário, escancara uma personalidade sociopata e cruel bem ao estilo bigodinho alemao Invadir um país, matar seus cidades e anexar território dizendo que é direito seu. Aí me vem um cidadão e faz um comentário desses, digno de um sociopata cruel, um nacional socialista alemão puro!

RPiletti
RPiletti
Responder para  L G
2 anos atrás

Sim, vamos estudar.
O suporte aéreo que o ocidente forneceu à Berlim Oriental quando Stalin fechou a cidade por terra e o suporte que os EUA deram à Israel durante as guerras que eles travaram devem ser fake…

gordo
gordo
2 anos atrás

Uma das coisas pouco divulgadas nessa batalha pelo petróleo é o custo de produção de cada país. Existem poços que produzem barril a custo abaixo dos 10 dólares e outros acima dos 50. O custo de produção da Rússia não está entre os mais altos e essa jabuticaba que estão inventando para ver se resolve o problema pode gerar mais problemas. Vale lembrar que a Rússia garante sua segurança alimentar sem muitos problemas e tem meios para acessar importados via China ou Índia, e pode se por nessa conta a determinação do povo Russo. Essa campanha anti Rússia pode estar fortalecendo o governo ao invés de enfraquecer. Quem conhece história sabe que não é de hoje o preconceito da Europa ocidental com o leste, há quem diga que o termo slave vem de eslavo já que eram de lá que traziam gente abaixo de pau para trabalhar de graça em terras ocidentais.

L G
L G
Responder para  gordo
2 anos atrás

Eslavos igual escravos. Ditado antigo infelizmente. Como o ocidente e outros povos chamavam os russos. Igual os negros escravos. Infelizmente. Vamos estudar e aguardar pessoal.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  gordo
2 anos atrás

O problema é que o ocidente tentou integrar a Rússia, principal fornecedora de energia, só isso já basta para quebrar o seu argumento.

Não acredito que o “povo russo” fez uma escolha, esse mesmo povo não tem direitos fundamentais como eu e você, então acaba-se sendo feito uma análise de acordo com os nossos parâmetros.

Se o Bolsonaro decide anexar o Uruguai e a OTAN conduz uma serie de sanções econômicas(nem vou falar da militar), o brasileiro depõe o Bolsonaro rapidinho, é só ele prejudicar os business(olhemos o Impeachment da Dilma).

Já lá, é veneno e gulag, então dizer que o “povo russo” está pronto para isso é muita coisa…Nós nem sabemos se o “povo russo” queria essa guerra.

Os filhos de quem estão sendo enviados e mortos ?

Dos Oligarcas ?

Enviaram recrutas logo no começo da invasão!

leonidas
leonidas
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Colega a Rússia, como a China JAMAIS foram uma democracia …
Historicamente seu povo DESCONHECE o significado disso, democracia é um contrato social que nasce no Ocidente assim como seu respectivo modo de produção que é o Capitalismo.
E o Ocidente jamais tentou ou teve a Rússia como um parceiro, prova disso é a manutenção da Otan que dobra de tamanho justamente em anos onde sua razão de existir (Pacto de Varsóvia e URSS) eram passado.
A Rússia alerta o Ocidente desde 2010 para reconsiderar o expansionismo da Otan em direção aos portões de Moscou.
A Rússia esta fazendo apenas o que toda potência faz quando confrontada, indo a guerra para resguardar seu quintal.
E ai não é questão de isso ser algo justo ou não, falamos de geopolítica e nela não há espaço para fracos, nela o direito se dá apenas entre iguais e sua ética e sempre consequencialista.
Se uma nação é forte ele sobrevive, se for fraca é predada, foi assim, é assim e sempre será assim enquanto houver humanos na face da terra… rs

leonidas
leonidas
Responder para  gordo
2 anos atrás

A Europa do Leste sempre foi vista como algo de segunda classe.
Mesmo na Otan são considerados sacrificáveis em caso de uma escalada.
Países bálticos, e Leste Europeu na prática funcionam como estados tampões para o Ocidente.
Agora entra na conta Suécia e Finlândia por atos de pura histeria de governos supostamente humanistas mas péssimos em geopolítica.
Se por um ato impensado por parte de alguma nação do leste Europeu ou países Bálticos ou mesmo dos Russos houver uma guerra entre Otan e Rússia, Moscou não irá pensar duas vezes em recorrer as armas nucleares táticas de seu arsenal, ela fará isso por dois motivos.
O primeiro é obvio, a Rússia não tem condições de encarar o Ocidente em termos de aviação e em termos de infantaria em uma guerra onde ela seja o atacante!
E a segunda é que ele dispõe de um trunfo importantíssimo nesse jogo, ela pode saturar nuclearmente as forças da Otan sem atacar um centímetro quadrado de território norte americano, Francês ou Inglês que na verdade são os países que contam por serem potencias nucleares.
Duvido muito que os três lideres destes países aceitarão acionar o gatilho da destruição mutua assegurada para se vingar de seus homens e das nações da Europa do Leste e báltica (mesmo escandinavas) quando seus povos, parques industriais e e infraestrutura estariam intactos.
As nações do Leste Europeu, da região do Báltico e da Escandinávia deveriam pensar melhor qual é seus respectivos Status Quo no tabuleiro geopolítico em uma escalada nuclear pois a Ucrânia se negou a fazer isso e esta sendo literalmente destruída por essa omissão…

Reis
Reis
2 anos atrás

Ue e so abaixar o preço também

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Reis
2 anos atrás

É não é bem assim, veja bem tem outros componentes que são incluídos na formação do preço, transporte e seguro.

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

Fico imaginando se fosse o Brasil vendendo petróleo mais barato para EUA e Europa pra manter a economia ativa, assim como a Rússia está fazendo com a China, será que nossos putinetes teriam a mesma boa vontade? rsrs…

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

O Brasil por acaso está sancionado e “ excluído “ sistema financeiro global ? Caso estivesse não teria nenhum problema ..

Alessandro
Alessandro
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Cansei de ver putinete se orgulhar aqui nos comentários que a Europa era dependente do gás e petróleo russo pq eles faziam um preço barato ANTES das sanções e que agora vão quebrar por ter sancionado a Rússia, estou tentando encontrar a LÓGICA.

Pq a Rússia podia vender mais barato para os europeus e americanos, mas o Brasil só pode se estiver sancionado?

Putinete não tem lógica, só querem mesmo é defender o macho alpha de vocês rsrs…

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

“ Europa era dependente do gás e petróleo russo pq eles faziam um preço barato “

O preço russo comparado com os EUA é barato afinal é por gasoduto que vem e não por navio e é uma distância muito menor comparado com os EUA ..

Nascimento
Nascimento
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Não aceitaram nem o acordo UE-Mercosul e tu ai sonhando em vender petróleo…

Alessandro
Alessandro
Responder para  Nascimento
2 anos atrás

Mas a Rússia pode né?
Só o Brasil que não pode sonhar pois desagradaria Moscou

Depois é fanboy de americano que leva fama de capacho rsrs..

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Pagando 7 reais no litro da gasolina e vamos vender petróleo mais barato pra países que só falam merda do Brasil .. 🤣🤣🤣 capachismo que fala ?

Alessandro
Alessandro
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Ué, a Rússia vendia para eles sabendo que tbm falavam mal dos russos rsrs..

Negócios são negócios!!

E outra coisa, sobre o Brasil vender a “preço mais barato” para EUA e Europa, eu sei que não podemos, mas eu só queria ver se os putinetes tem COERÊNCIA nas respostas numa hipotética situação igual dos russos, e hoje eu vi que NÃO TEM.

Vcs só querem defender o Putin, que se dane o Brasil pra vocês.

PSantos
PSantos
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Vc tem mesmo dificuldade de compreender uma colocação hipotética? O cara fez uma comparação com base em um “SE”. Não me espanta as incoerências que leio postadas por gente como vc aqui, e começo a achar que as piadas sobre os inúmeros nicks pertencentes a um único idiota sejam fruto da verdade. Vcs falaram que iriam ganhar em 3 dias, não deu. Aí a demora virou estratégia. Outro dia um oficial dos EUA falou que sumiram 200 mil soldados Ucranianos quando a guerra começou, fazendo clara referência à fraude no número de soldados alistados, pois eles nunca existiram (Na Ucrânia, assim como na Rússia, fraude e corrupção estatal fazem o BR parecer Suécia, herança da URSS) , e vcs “entenderam” que esse número era dos que já haviam morrido.Esse era o “segundo maior exercito europeu?”, soldados que não existiam (pra justificar gastos fraudulentos) e equipamentos com meio século de vida e zero manutenção? A Ucrânia perderia do Brasil lutando sozinha, isso é um fato, por isso a vergonha na demora Russa em liquidar a fatura é ainda maior, eles vão vencer, são um urso obeso sobre um país despreparado (por irresponsabilidade), mas a um preço altíssimo, EUA entra e sai de guerra e continua o mesmo, a URRS entrou no Afeganistão e ruiu, não tinha capacidade econômica pra lutar. (a China teve certeza ali do que já sentia desde os anos 60, de que tinha que abraçar a economia capitalista ou morreria). A Rússia é a parte errada, invadiu um país soberano e que não a ameaçou de nada, nem poderia, aliás, hoje o Medvedev falou que a Rússia não sofreria sanções se atacasse a Ucrânia com armas nucleares exatamente por ter tais armas e ser intocável. Ué, então qual era o risco da Ucrânia na Otan? A vergonha em ver todos os seus ex-aliados abraçarem seu antigo inimigo, ansiosos por mudar de vida e deixar o passado de miséria comunista pra trás? Vc Percebe? Aos poucos todo o pacto de Varsóvia muda de lado. Preferem a Alemanha do Holocausto à Rússia do Holodomor, talvez pq enquanto a Alemanha hoje é outra, a Rússia permanece a mesma, Só não vê quem não quer. Ah, hoje, antes de dormir, agradeça ao sistema sócio-econômico imperialista pela internet que vc usa, pela possibilidade de se manter vestido, medicado e alimentado. Nada do que vc tem, veio de nenhum país socialista/comunista, nada, só se ocupavam em produzir armas.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

7 reais onde? Onde eu moro já tá abaixo de 6 reais.

Albuquerque
Albuquerque
2 anos atrás

Na verdade a situação é muito mais complicada.
Russos e chineses estão dominando totalmente os campos de petróleo iraquianos e começam a avanço na produção iraniana.
Levando-se em conta que a Venezuela está na órbita desses dois gigantes, podemos ver que a situação nesse mercado vai tomando contornos interessantes.

Neural
Neural
2 anos atrás

Rússia tem clientes asiáticos avisos por óleo barato. Logo sai o gasoduto pra China e nem de Europa precisa mais.

AMBAR
AMBAR
Responder para  Neural
2 anos atrás

Pior que é.
Pensei nisso. Se eles se invocarem em menos de dois anos a obra está pronta.

Luis
Luis
Responder para  Neural
2 anos atrás

Os chineses estão falando assim:

China tá adolando paceria Russia, né?

ImageRussia e china.jpg
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Luis
2 anos atrás

Pena que ocê não faça um cartoon parecido sobre a parceria entre os EUA e o Ocidente na OTAN. Aquilo é vassalo e servo.

Andre
Andre
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Assim como a Inglaterra já foi a toda poderosa frente aos EUA e as posições se inverteram, o mesmo se vê acontecendo entre Russia e China.

Uma grande diferença é o desejo dos países se juntarem a OTAN, enquanto ninguém quer fazer uma aliança com China e Russia. Os últimos que tentaram se deram muito mal…

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Andre
2 anos atrás

Aí é que está….tá complicado isto aí…pois estas aliançaspolíticas acompanhavam os eixos econômicos….mas agora os eixos econômicos estão se deslocando…veja que interessante….dois países nuclearizados China e Índia….um vigiando o outro, mas que dá mesma forma EUA/China, os Indianos estão bem atrelados a eles em muitas coisas dada a fronteira e o comércio….grande parte da Ásia também…Rússia também é fronteiriça…antes se dava mal pois não havia o eixo econômico sustentável de contraposição…mas agora….existe e muito forte….olha o Brasil por exemplo…entre as dez maiores economias, do outro lado do mundo e ainda assim tem a China como maior parceiro comercial. Isto, apesar das preferências culturais e politicas, não permite ao Brasil escancarar ou pender cegamente para um lado ou outro. A Austrália por exemplo, está numa encruzilhada em minha opinião. Ela culturalmente, historicamente e politicamente e geoestrategicamente está abraçada com EUA e Britânicos, mas seu maior parceiro econômico é a China….não vai acabar bem para eles….o jogo mudou e tem de saber jogar….

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Neural
2 anos atrás

A Rússia não pensa assim.
Isto estrategicamente era sair do estatuto de prisioneiro para o papel de refém.
A Rússia tem o motivo útil para ter duas linhas de suprimento, na Europa, e na Ásia, via China e Índia. Os europeus foram impedindo esse acordo, agora não mais o farão.
A indústria chinesa, com gás barato, será imparável. Podem ir se habituando pois se já produziam coisa boa, mais barata, agora vai aparecer coisa muito boa e muito mais barata.

Neural
Neural
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Rússia tem indústria boa. Estão preocupado com o que? Olha nosso país, virando um fazendão neoliberal, e querem criticar a Rússia que fábrica mísseis hipersonicos e manda satélite pro espaço. Acorda tio.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Muita conversa onírica.
Nem que o Iraque venda dentro da OPEP +.
Camaradas, hora de tirarem o cavalo da chuva: a Rússia vai engolir a Ucrânia.

paulof
paulof
2 anos atrás

Este é mais um argumento para minha desconfiança de alguns números economicos apresentados pelos russos, se eles vendem mais barato (conforme a matéria) e menos, como podem ganhar mais? Sobre o Iraque, dá para notar que a tal falta de petróleo até existe, mas se estão escolhendo petróleo não chega nem a ser parecido com a crise dos anos 1970, o Poggio conseguiu um texto bom sobre algo que deveriam pensar, mas aí aparece xings e seus nicks amestrados afff;.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  paulof
2 anos atrás

Continue sonhando… é de graça.
Rússia tem números bem sólidos e deve agradecer aos erros de Biden.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Quem vende comodities não tem números sólidos.