Germany Flag

Nível anual é o mais alto desde a crise do petróleo nos anos 1970. Energia cara e guerra na Ucrânia são as principais causas da alta dos preços. Ministro das Finanças alemão diz que combate à inflação é prioridade

A taxa de inflação dos últimos 12 meses da Alemanha atingiu 7,9% em maio, a mais alta em quase meio século, segundo dados divulgados do dia 30/05 pelo Departamento Alemão de Estatísticas (Destatis). Os números preliminares são baseados no índice de preços ao consumidor e comparados com os preços de maio de 2021.

Essa é a taxa de inflação mais alta desde a Reunificação alemã e também a maior desde a registrada no final de 1973 e início de 1974, quando a crise do petróleo alavancou os preços para cima.

A inflação na Alemanha vem quebrando uma série de recordes nos últimos meses. Ela foi a 5,1% em fevereiro e saltou para 7,3% em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Em abril, atingiu 7,4%.

O Destatis apontou a guerra na Ucrânia e o aumento dos preços da energia como causas principais para o nível recorde de inflação.

Os preços da energia aumentaram 38,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os preços dos alimentos aumentaram 11,1%.

“Desde o início da guerra na Ucrânia, o custo da energia aumentou visivelmente, afetando substancialmente a alta taxa de inflação”, disse o Destatis em comunicado.

A taxa mensal registrada em maio ficou em 0,9%, segundo o departamento de estatísticas.

Como na maior parte do mundo, a taxa de inflação na Alemanha tem aumentado rapidamente, fazendo com que os consumidores tenham de enfrentar preços muito mais elevados para uma vasta gama de produtos e serviços, reduzindo assim o seu poder de compra.

Analistas previram que a Europa como um todo terá uma taxa média de inflação de 6% em 2022.

Renda cai 1,8% no trimestre

Em um relatório separado divulgado também no dia 30/5, o Destatis disse que a renda na Alemanha caiu 1,8% em termos reais no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, devido à inflação.

Em comentários pouco antes do último número de inflação ser divulgado, o ministro alemão das Finanças, Christian Lindner, disse que “no topo das prioridades deve estar o combate à inflação”.

“A inflação é um enorme risco econômico, e devemos combater esta inflação para que nenhuma crise econômica surja a partir dela, para que não seja desenvolvida nenhuma espiral através da qual a inflação se alimente”, disse o ministro.

FONTE: Deutsche Welle

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

130 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Não sejam comedidos.
O Euro atingiu o valor mais baixo dos últimos 20 anos. O motivo é o risco de recessão.
Há pânico nos mercados.
Os OTANinhos devem preparar o coração para um facto: correm o sério risco de perder a guerra económica, para além da militar.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

E nem chegou o inverno

Patrício
Patrício
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

E a crise está se instalando nos EUA também.
E ela será grave.
Muito grave.

Machado
Machado
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Estamos contando com isso para um mundo melhor. Que se dane esses Yankees.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Me explica como um país que tem praticamente pleno emprego está em crise e se acabando kkkk

Vocês pegam um dado e criam teorias sobre ele.

Inflação alta n é grande problema, talvez vocês sejam muito novos e n lembram de como era o Brasil com hiper inflação..Ali sim era um problema…

Estes valores da inflação nos EUA e na Europa, são altos para os padrões deles mas para destruir a economia e o sistema ocidental vai looonge.

Inflação é problema na Argentina, Venezuela e na Rússia por mais que vocês se neguem a acreditar, pq nestes países o desemprego está aumentando.

WSilva
WSilva
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A pobreza está chegando nos EUA e muitos países da Europa.

Nos EUA mesmo é possível encontrar homeless em quase toda esquina, a concentração de renda é colossal e já tem muito pai de família outrora irredutível, agora concordando em ver a filha e mulher vendendo fotos, vídeos etc na internet para garantir um dinheirinho extra.

O ocidente, do jeito que tá, não é sustentável, vai falir tanto economicamente, moralmente e culturalmente.

Tenho um amigo que mora na Itália e me disse que já tem muitas ucranianas vendendo o corpo para garantir casa e comida.

Que sirva de lição para o Brasil não cair na lábia do ocidente que caminha na direção do abismo e vai tentar levar o máximo de gente junto.

Patrício
Patrício
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

1/3 dos empregados americanos ganham menos de 15 dólares por hora, o que não dá para o sustento.
Também 1/3 dos aposentados tem menos de 10.000 para passar a velhice
O empobrecimento da sociedade americana é alarmante e visível.
Basta ver o sucesso de políticas como ‘America first’ e ‘Fora imigrantes’ que fazem sucesso entre as classes mais necessitadas, mas que estão arrastando os EUA para um abismo.

leonidas
leonidas
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O custo politico é o problema para os governos de plantão no ocidente.
Não necessariamente uma quebra econômica alemã ou da União Europeia.
Logo ignorar isso seria tão primário como afirmar que uma inflação de 1 digito represente uma ameaça de colapso financeiro.
A aposta Russa é muito razoável, amarra suas pontas soltas com a China e aguarda o tempo passar ocupando o leste da Ucrânia e pagando para ver por quanto tempo o publico europeu estará disposto a endossar as posições de seus respectivos governos em apoio a essa guerra absurda encomendada por Washington…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  leonidas
2 anos atrás

Tão abrindo porta para o fascismo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Amigo, vai estudar.
Você tem de entender que os dados macroeconómicos, Inflação, PIB e desemprego são fatais, especialmente porque a Alemanha é um Estado económico e a Rússia, não. É um Estado Extrativista.
Não adianta falar por aí além, sente e admite que os indicadores da macroeconomia Europa e Americana tão voltando para os anos 90.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

mas aí tem um porém, eles não sabem o que é ter 10 por cento de inflação a muito tempo, como é ter moeda sem poder de compra, e isso gera descontentamento, imagina que venha um candidato que diga, fod@-se a UE, eu vou usar o NS2 para trazer gás e não embargar a Rússia, vai atrair milhões de votos, os líderes atuais vão perder muito, como você disse eles não vão quebrar e sair destruídos, mas vão ter que parar a guerra, antes que ninguém saia vencedor.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Patrício
2 anos atrás

O negócio também está ruim na Grã-Bretanha…Não será bom para ninguém.

𝗡𝗔 𝗚𝗥𝗔-𝗕𝗥𝗘𝗧𝗔𝗡𝗛𝗔, 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗘𝗠𝗣𝗥𝗘𝗦𝗔𝗦 𝗩𝗔𝗢 𝗖𝗢𝗟𝗔𝗣𝗦𝗔𝗥 𝗘𝗠 𝗖𝗔𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗙𝗔𝗟𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗚𝗔𝗦 𝗥𝗨𝗦𝗦𝗢. – Financial Times

Na Grã-Bretanha, muitas empresas podem fechar se um inverno frio levar à escassez de gás, e o fornecimento da Rússia parar a Europa para!, afirma o British Financial Times.

off-topic:

O negócio não está bom… É o efeito ucrânia!

Germany warns of ‘historic challenge’ as trade slides into deficit.
https://www.ft.com/content/6f325773-bf8a-4e28-9fc1-6bc986ee90fa

Global inflation: Japan faces a moment of truth
https://www.ft.com/content/136af78b-dee2-446f-8ba8-21d25ce74ff8

Inflationary pressures boil over.https://www.ft.com/content/e8dfde7a-384a-4761-8b8b-4ce6819348ad

European stocks rise as traders assess health of global economy.
https://www.ft.com/content/69541f92-636b-458c-be8f-b79d6e1371d6

UK trade performance falls to worst level on record in first quarter.
https://www.ft.com/content/a31b4b8e-f9fc-4f1e-84c1-3632f194d05a

Reino Unido sofrerá inflação alta por mais tempo do que outras nações, alerta Bailey.
https://www.ft.com/content/fbbbbf5c-db8a-45f1-bb0a-df1a3a759462

BERLIM (Reuters) – A confiança dos investidores da zona do euro caiu neste mês para seu nível mais baixo desde maio de 2020, indicando uma recessão “inevitável” no bloco monetário de 19 países, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira. O índice Sentix para a zona do euro caiu para -26,4 de -15,8 em junho. Pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de -19,9 em julho.

“A crise energética … está levando a distorções econômicas consideráveis”, disse Manfred Huebner, diretor administrativo do Sentix, em comunicado. “Em todos os aspectos, a dinâmica lembra a crise do ano de 2008, e o que era então o colapso do sistema financeiro é agora o perigo do colapso do abastecimento energético europeu”, acrescentou ele.

A Alemanha, a maior economia da Europa, passou no mês passado para a segunda fase de seu plano emergencial de gás de três níveis depois que a Rússia reduziu as entregas através do gasoduto Nord Stream 1. O subíndice da Sentix sobre a situação atual na zona do euro caiu para seu ponto mais baixo desde março de 2021, enquanto o subíndice de expectativas foi ao patamar mais fraco desde dezembro de 2008. “(O cenário como o atual) justifica a expectativa de que uma recessão é inevitável”, acrescentou Huebner.

A Alemanha registrou seu primeiro déficit na balança comercial em três décadas, em meio a um quadro econômico sombrio, com alta dos custos de importação e queda na demanda, além do impacto gerado pela inflação.
Dados do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis), divulgados nesta segunda-feira (04/07), sugerem que o país pode estar dando início a uma espiral econômica negativa.
A queda registrada no mês de maio para a maior economia da Europa foi de 1 bilhão de euros (5,55 bilhões de reais), algo inédito no país desde 1991. As exportações inesperadamente caíram 0,5%, ficando em 125,8 bilhões de euros, enquanto as importações cresceram 2,7% atingindo 126,7 bilhões, uma diferença bem maior do que previam os economistas.

A maior parte das exportações alemãs se dirigiu aos Estados Unidos, com aumento de 5,7% na comparação com abril, totalizando 13,4 bilhões de euros. Para a China, o aumento foi de 0,5%, ficando em 8,7 bilhões de euros.
A invasão russa da Ucrânia, as sanções impostas a Moscou, juntamente com os lockdowns na China em razão da pandemia de covid-19 abalaram fortemente as cadeias de abastecimento globais, o que gerou prejuízos substanciais para a economia alemã, tradicionalmente fundamentada em exportações.
Perspectivas “sombrias”
Os custos da importação de insumos como energia, alimentos e peças industriais aumentaram mais de 30% em maio, em relação ao mesmo mês de 2021, enquanto para a exportação o acréscimo foi de apenas 15%.
Do total de 126,7 bilhões de euros importados em maio, a maior parte, 18 bilhões de euros, veio da China, 1,6% a menos do que em abril. Dos EUA, a Alemanha importou bens no valor do 7,4 bilhões de euros, um aumento de 9,7% em relação ao mês anterior.
Mesmo que os dados sejam menos assustadores se ajustados aos índices de inflação, a balança comercial deverá pesar negativamente no crescimento da economia alemã. Alguns analistas já preveem um quadro econômico “sombrio” para o país.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Os preços da eletricidade na Europa atualizaram os máximos de todos os tempos devido à redução no fornecimento de gás da Rússia – Financial Times.

Na Alemanha e França, os principais países da UE, os preços por megawatt/hora de carga base para o próximo ano bateram novos recordes, atingindo valores de 325 e 366 euros, respetivamente, segundo um estudo de uma publicação britânica.

O Ocidente está em pânico: a inflação está crescendo rapidamente em todo o mundo e uma recessão nos EUA é possível

“Nos EUA, as conversas sobre uma possível recessão econômica estão sendo cada vez mais ouvidas, e os rumores sobre a recessão econômica iminente se intensificaram a quase um grito. os analistas de Wall Street estão cada vez mais preocupados que isso não aconteça apenas em algum momento, mas aconteça muito em breve”, relata o Politico.

“No contexto da situação na Ucrânia, a inflação atingiu os níveis mais altos em muitos países, e alguns economistas temem um retorno à inflação crônica. Estamos falando, por exemplo, de alta inflação no Japão, inflação enorme no Turquia”, escreve o Financial Times.

“Dificuldades semelhantes são observadas na Argentina. A nomeação de um novo ministro da economia no contexto de uma situação econômica difícil pode levar a protestos e agitação na sociedade”, – WSJ.

Algumas usinas nucleares americanas podem paralisar a produção de energia elétrica se os EUA pararem de importar Urânio enriquecido da Rússia, algumas regiões do interior dos EUA já houve apagões, Biden quer pressa na aprovação de pacote bilionário para diminuir a dependência dos EUA por urânio enriquecido da Rússia.

O negócio não será bom para ninguém,até na noruega o clima está ruim,pois os trabalhadores do setor petrolífero ameaçam entrar em greve.

https://www.moneytimes.com.br/trabalhadores-de-petroleo-da-noruega-devem-entrar-em-greve-na-terca-feira-cortando-producao/

Tomcat4,4
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

E quando chegar o inverno, o colapso virá a galope. Contra fatos não há argumentos, simples assim !!!

Patrício
Patrício
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Putin sabia de todos esses desdobramentos.
E ele ainda nem jogou todas as suas fichas.
Ele pode, literalmente, desmontar a economia ocidental.
Bem feito para a Europa que perdeu sua integridade moral e resolveu seguir cegamente os EUA igual a um cachorrinho de estimação.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Claro que pode kkkkkkkk

Você sabe que a inflação na Rússia está maior do que na Alemanha né ?

É cada coisa

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Vá estudar, companheiro.
A Rússia não é um Estado Económico, a Alemanha sim.
O cidadão vota tendo em conta o ciclo positivo ou negativo da economia.
A Rússia é um Estado Extrativo, o cidadão fica com poder de compra de acordo com a variação da matéria-prima, normalmente Oil & Gas.
Não inventa. Saiba perder com dignidade ainda que mínima.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Kkkkk… 1 Euro hoje tá R$ 5,50, em 2017 tava R$ 3,60. Os caras não sabem nem mentir. A mentira tem que parecer verdade para ter apelo ! Rsrs

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Thiago A.
2 anos atrás
Leonardo
Leonardo
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Na guerra econômica, quem mais se ferra é o brasileirinho, que o Mateus Gonçalo nem se lembra que existe. O mundo vai se recuperar antes do Brasil e ele ainda vai continuar pagando caro por tudo, sem emprego ou com subemprego, vivendo sob a inflação, ganhando em moeda fraca e sendo roubado por políticos.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Mateus Gonçalo
2 anos atrás

Todos estão descontentes, tanto na europa como nos eua…

A conta e os efeitos colaterais da crise ucraniana irá respingar em todos.

Veja algumas matérias de capa no NYP e você verá que o povo está descontente com a grande inflação nos preços.

https://nypost.com/search/Biden/page/5/

0a0a95c0-1f1a-4d50-be56-350b8f3c934c.jpg
Azor
Azor
2 anos atrás

A grande diferença, em comparação com o Brasil, é que a “Selic” deles é de 1% ao ano !! mesmo com uma inflação da ordem de 8% ao ano.

Nemo
Nemo
Responder para  Azor
2 anos atrás

O BCE avisou que a “Selic” deles vai aumentar em julho e setembro. Não vai chegar a 8%, mas já tem aposta em 3%.

Hugo
Hugo
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Sim, mas convenhamos, está longe da zorra que é o BC do Brasil.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
2 anos atrás

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-07-03/iran-slashes-the-cost-of-its-oil-to-compete-with-russia-in-china

Enquanto isso Irã e Rússia disputa pra ver quem vende petróleo mais barato pra China … graças as sanções, o Xi deve agradecer o Biden todos os dias quando levanta da cama .

https://www.moneytimes.com.br/indicador-do-fed-aponta-que-eua-ja-entrou-em-recessao/

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

E qual é a vantagem de disputar para vender por margem de lucro irrisória ?

Você trabalha velho ?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Irrisória ? Ué e porque querem limitar o preço do petróleo russo ? 🤣🤣🤣 não faz sentido já que a margem de lucro segundo você é “ irrisória “ ..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Cê tem que aprender a perder.
A Rússia tá vendendo ao preço médio de 93 USD, muito acima do valor de Break Even Point.
Se acostuma e se conforme, compadre.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Realmente, essa guerra teve como única beneficiada, a China!

Enquanto os burros brigam, o esperto lucra.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Não esquecer que a Rússia tá ganhando terreno. Logo, China lucra na economia, Rússia lucra na geografia.
Biden tá lucrando na democracia que ninguém vê, exceto os serviçais que estão perdendo o ímpeto.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Ontem, o Bezzos e o Presidente da Confederação americana de Oil & Gas, criticaram Biden tendo em conta mais um tweet estapafúrdio, comentando o estado da inflação, do oil and gas.
Não adianta para alguns ficarem bancado o OTANinho, pois nem o americano rico tá pensando assim, mas mentalidade de escravo é ruim de tirar do corpo de um bom vassalo.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

O capitalismo e suas crises…..
O cuidado que se deve ter…é que nesses períodos emergem os Robespierres.

Patrício
Patrício
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

E tivemos nesses dias a reunião do G7.
Sete dirigentes de países ricos se reunindo em um chalé na Suíça achando que vão determinar os rumos da Humanidade.
Ledo engano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

essa crise tem origem no governo

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

A inflação da Rússia acelerou em abril para 17,83% em comparação anual, seu nível mais alto desde janeiro de 2002, mostraram dados nesta sexta-feira (13).
O índice foi impulsionado como reflexo do rublo volátil e das sanções ocidentais sem precedentes provocadas pela guerra, que têm interrompido cadeias produtivas.

Realista
Realista
Responder para  Carvalho
2 anos atrás
Augusto
Augusto
2 anos atrás

Será que a Europa finalmente vai sentir o gostinho do que passa um brasileiro, do nascimento à morte? Ontem Mark Zuckerberg anunciou demissão de 30% dos trabalhadores da Meta, “temendo uma recessão gravíssima que está por vir”. Elon Musk tbm já disse que está preocupado com o futuro próximo, que anuncia uma recessão gigante. Ambos têm auxílios pesados de inteligência artificial para prever parâmetros econômicos, além de funcionários muito preparados, formados nas melhores universidades do mundo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Augusto
2 anos atrás

Não vai velho… vá por mim..

O ruim para eles é muito além do ótimo que temos no Brasil.

Trouxas são os que refletem as notícias de lá com os olhos de lá..

Inflação de 10% nunca destruiu país nenhum..

É mais do que eles estão acostumados, mas muito longe de hiper inflação, como tinhamos no meu tempo de criança.

Augusto
Augusto
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Leia novamente. Não é somente a inflação o problema. Ela já está presente, e vai piorar. O grave é a inflação + recessão que virá = estagflação.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Augusto
2 anos atrás

Se a economia europeia e americana entrarem em recessão, como vocês imaginam….

Nós, Rússia e China iremos juntos..

E pela diversidade e força da economia europeia e americana, elas sairão da crise antes do Brasil, Rússia e China.

Patrício
Patrício
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Velhos paradigmas.
Estamos na Nova Ordem Mundial.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

“ Se a economia europeia e americana entrarem em recessão, como vocês imaginam….

Vocês vírgula ..

https://www.moneytimes.com.br/indicador-do-fed-aponta-que-eua-ja-entrou-em-recessao/

Alessandro
Alessandro
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Rodrigo, esse pessoal ainda não entendeu que os países desenvolvidos vão mandar a conta para nós pagarmos, se pra eles vai ficar ruim, vai ficar pior ainda para nós, agora imagina para Rússia, Venezuela e Argentina da vida com os governinhos mequetrefes que eles tem, não quero nem ver o estrago.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

E não mandam sempre? Principalmente no Brasil, onde metade da população que estudou não consegue discernir e saber que tem de deixar de seguir e passar a comandar o próprio destino.
É preciso crescer e deixar de querer ser faxineiro da OTAN.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Pena que você e Biden não tenham feito as contas do mesmo jeito, ou seja, se a gente rebentar com a economia russa, a gente vai junto, ué!
Mas a molecagem tá no comando.

Sergio Machado
Sergio Machado
2 anos atrás

Os “estrategistas” achando que proibir a exportação de polenta e importação de energia é a mesma coisa. Se f……..e não ainda totalmente. Que chegue o inverno.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Tem um erro grasso na matéria e que muitos cometem por não ter conhecimento em economia. Inflação é única e exclusivamente causada por impressão de dinheiro pelo governo! Guerra ou crise em energia, causa ‘inflação isolada’.

Fato que comprova isso, é que a inflação no mundo já estava alta antes da guerra na Ucrânia, em Dezembro de 2021, a inflação na Alemanha estava em 6%, a maior em 29 anos! Nos EUA a inflação estourou depois que o Biden aprovou vários pacotes de trilhões de dólares!

É bom ver o histórico do dólar quando era lastreado no ouro.

Em resumo, o mundo atual vive em crise por causa dos isolamento sem fundamentos!

gari
gari
Responder para  Nicolas_SS
2 anos atrás

Pelo visto vc não entende de economia e está de papagaio de um certo canal Ancap do YT.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Responder para  Nicolas_SS
2 anos atrás

Parei de ler na parte que a única causa é o aumento de impressão de dinheiro kkkkkkkkkk meu amigo vá estudar antes de disseminar asneiras aqui e o pior é que já teve muitos likes pra você vê o nível da galera aqui.

Zé bombinha
Zé bombinha
Responder para  Nicolas_SS
2 anos atrás

Alguma coisa tem que levar a culpa….. Menos os “nóis” que governam tais nações.

mcremp
mcremp
Responder para  Nicolas_SS
2 anos atrás

Eu concordo. Inflação é causada pelo governo fabricando dinheiro. Quando digo isso, muita gente repete o que escutou na escola: a culpa é do tomate, da chuva, do Putin, de todo mundo, menos do governo. Aí eu peço para mostrarem um caso de inflação que não tenha sido precedido por expansão monetária. Nunca recebi uma resposta sequer.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Eu fico pensando no Diogo Mainard:

“O que a Ucrania precisa é de mais armas! Mandem armas! A unica coisa que Putin entende é a força, ele invadiu um país completamente pacifico, basicamente um condado de Hobbits, uma terra de magia e paz, sem absolutamente nenhuma razão! Putin deve ser parado, não importa os custos! Guerra! Mandem armas! Mais armas! Morte! Matar! Mostre-me a sua face de guerra soldado! Isto é sua face de guerra?! Mais!… AHHHHH!… MOSTRE-ME SUA FACE DE GUERRA, SOLDADO!!!”

Pois então, falo deste ai. Imagino ele quebrando os moveis dele em Veneza, para acumular lenha para o inverno. Afinal gente como ele, ele é só um dos muitos exemplos, disse que altos preços e a falta de gás é um preço a se pagar para parar Putin. Então imagino que ele esteja pronto e disposto a pagar tal preço.

Ou será que no inverno europeu ele vai embarcar para o verão do Rio ou de João Pessoa, ou Porto Seguro? Será?

Patrício
Patrício
2 anos atrás

E o Novo Mundo se aproxima.
A perda de competitividade ocidental é evidente.
A China e o Oriente se sobressaem enquanto o resto do Mundo afunda.
Um simples exemplo
Hoje foi anunciado que a BYD já é a maior fabricante de veículos NEV do Mundo.
E está avançando.
Alvíssaras!

Alessandro
Alessandro
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Com o ocidente “quebrado” a China vai vender pra quem?

Pra Argentina, Venezuela, Rússia, Irã, coreia do norte, Brasil?

Vcs não entenderam que a economia está globalizada né?

Mas eu sei qual é a de vocês, é a velha assanha de querer “quebrar o capitalismo” pra fazer o povo depender e ficar na mão desses Estados autoritários, esse é e sempre foi o grande objetivo, mas tenho uma má notícia pra vocês, pois quem está organizando tudo isso é a ELITE, serão eles que dirão para TODOS oq é certo e errado, oq vc poderá ter ou não ter.

“Você não possuirá nada e será feliz”

É isso que te aguarda no futuro, esse será o seu “novo mundo”

Atirador 33
Atirador 33
2 anos atrás

Não é uma surpresa essa situação de recessão e inflação, desde a aventura imperialista do Putin na Ucrânia, já li algumas análises de mais essa situação deve durar mais uns 3 anos, até a exploração de novos mercados de gases do oriente médio e até mesmo a implementação de novas matrizes energéticas. Daqui 3 anos a economia ocidental começa novos ganhos e nova era energética. Enquanto a Rússia terá que vender sua energia para Índia e China.
Recessão ocidental é bom só para partidários que comentam em fórum, vamos ver como a china vai lidar com a retração do mercado europeu. Não adianta as economias hoje são dependentes umas das outras, desvincular uma economia fornecedora de matéria prima, leva alguns anos para a normalização.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Só a Europa para de imprimir dinheiro que a inflação para de subir…

Patrício
Patrício
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Vai lá, Mágico de Oz, para dar essa sugestão para eles.
É tão simples.
Agora, será que eles vão imprimir mais dinheiro para comprar armas para enfrentar Rússia e China?

Henrique
Henrique
Responder para  Patrício
2 anos atrás

KKKKKKKKKK
eles ja sabem disso, mas a vontade de resolver tudo com a magica da impressora é maior… por isso tão se f***ndo agora

Hugo
Hugo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Imprimiram dinheiro ou remanejaram o orçamento?

Atirador 33
Atirador 33
Responder para  Henrique
2 anos atrás

São vário os fatores que leva a alta da inflação, não é só impressão de moeda, o que pode levar também a inflação é a baixa oferta de produtos que pode levar a alta de preços dos mesmos, a inflação do começo da pandemia para cá, ocorre em quase totalidade da economia, e se faz por falta de produtos como componentes, e principalmente alimentos, que se agravou mais, por causa da invasão ao território soberano da Ucrânia que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Um terceiro motivo que eleva a inflação, mais esse só ocorreu no Brasil e já foi extinto é a criação de corretores monetários.

Patrício
Patrício
Responder para  Atirador 33
2 anos atrás

Tanto EUA quanto a Europa imprimiram toneladas de dinheiro.
Não tiveram outra alternativa, visto que esse dinheiro serviu de apoio para manutenção da economia, inclusive bancando gastos pessoais de centenas de milhões de pessoas.
Se não fizessem isso, as empresas ocidentais fechariam por falta de demanda e esses países comprariam mais da China.
Se ficar o bicho pega…

Henrique
Henrique
Responder para  Patrício
2 anos atrás

como se isso fosse a solução… incrível que nunca: diminuir gastos e corta despesas do Estado é a solução
.
.
Acho muito loco como brasileiro já viveu um momento de estabilidade financeira (única vez em 200 anos) justamente causado pela não impressão de dinheiro e equilíbrio fiscal e o sujeito faz questão de jogar isso fora pra defender impressora e fala que a única alternativa era imprimir pra salvar o país

Henrique
Henrique
Responder para  Atirador 33
2 anos atrás

A impressão de moera é o principal fator gerador de inflação.

“o que pode levar também a inflação é a baixa oferta de produtos que pode levar a alta de preços dos mesmos,”

isso se chama oferta e demanda, é um movimento natural do mercado.. e muitas vez é causado artificialmente e devido a impressão de moeda pelo Estado que cria demandas que ninguém e quer e ninguém pediu pra favorecer apadrinhados do governo da vez

Hugo
Hugo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Ué, nosso BC tá imprimindo dinheiro?

mcremp
mcremp
Responder para  Hugo
2 anos atrás

Sempre esteve. Só em 2020 o M1 cresceu quase 50%.

Henrique
Henrique
Responder para  Hugo
2 anos atrás

Brasil imprime dinheiro desde 1822…
.
última vez que deram um segurada na impressora foi 1994 com Plano Real, mas dai um certo senhor que quer se reeleger jogou no lixo as politicas do governo que implantou o Plano e ferro a vida de todo mundo de novo

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Imprimir mais dinheiro não aumenta a produção econômica – apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia ..

https://www.google.com/amp/s/valor.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2022/07/04/energia-faz-alemanha-ter-primeiro-dficit-comercial-desde-1991.ghtml

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Mas é isto que a turma da left que você ama tanto faz…

Hugo
Hugo
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Quando que o BC do Brasil imprimiu dinheiro?

mcremp
mcremp
Responder para  Hugo
2 anos atrás

Sempre.

Henrique
Henrique
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Imprimir mais dinheiro não aumenta a produção econômica – apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia ..

ahh vai .. serio que imprimir “apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia” ... o nome disso é inflação

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Não é tão simples assim, pode ser uma das causa a maior quantidade em circulação de dinheiro, mas o que ocorrer atualmente não é o caso de maior circulação e sim de falta de produtos e commodities que se iniciou com a pandemia! Cadeias foram quebradas, fabricas fechadas, produções reduzidas… Demanda aumentou a produção não acompanhou, temos inflação!

mcremp
mcremp
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Se as “fábricas foram fechadas” e as “produções foram reduzidas”, como que a demanda aumentou? Com que dinheiro? Resposta: com dinheiro que o governo criou do nada e jogou na economia.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  mcremp
2 anos atrás

A demanda aumentou com a volta de circulação de pessoas e as quedas das restrições… é só você ver no seu meio, antes bares, shoppings, restaurantes, casas noturnas etc… não abriam… Tudo influencia o meio, quem sai precisa se locomover, de roupas, que precisa de combustível, que precisa de tecidos, que precisa de comida, produção, energia… etc.. tudo influencia!

mcremp
mcremp
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Então um monte de empresas fecharam e demitiram mas o povo continua frequentando shopping e restaurante? É um modelo econômico “interessante”, digamos assim.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Esses economistas de internet são sensacionais. Passam o dia vendo vídeo de trades no youtube (Fernando Uric e compania) e se acham ganhadores do nobel. Que tal se candidatares a Ministro de economiada Alemanha?

Henrique
Henrique
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

meu primeiro ato como Ministro seria ligar no BC e manda os caras deligar a impressora… isso resolveria 99% da inflação instantaneamente…

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Fácil uma mágica e pronto acabou a inflação .. kk vc acha que isso é vídeo game ?

Henrique
Henrique
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

amigo que adora jogar super trunfo com os feitos da russia e acha que que a guerra é um joguinho

eu disse a decisão resolveria a inflação… inflação só é causada por impressão de dinheiro…
.
problema de oferta/demanda pra baixar preço é resolvido com desburocratização de legislações… esse não da pra resolver da noite pro dia

mcremp
mcremp
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Alguns países que “acabaram” com a inflação em pouquíssimo tempo:
Alemanha, 1923
Estônia, 1992
Zimbábue, 2008
Equador, 2000
Eles fizeram isso substituindo uma moeda ruim por uma moeda forte.
Mas não vão te ensinar isso na escola, porque implica admitir que a causa da inflação é o governo imprimindo dinheiro.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  mcremp
2 anos atrás

E oque faz o governo imprimir dinheiro ? 🤣🤣😂🤡

Henrique
Henrique
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

populismo barato com povo; compra de votos e inflação descontrolada
.
só exemplo atual: BoIsonaro imprimindo R$ 40 bi pra comprar votos e a klrchner na Argentina tendo que imprimir dinheiro a rodo pra não demitir os funcionários públicos

mcremp
mcremp
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Sensacionais são os economistas dos governos, que não acertam uma previsão faz décadas mas continuam garantindo que na próxima vão acertar em cheio.

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Nunca ninguém parou o totalitarismo sem pagar um preço

Machado
Machado
2 anos atrás

Isso é só o começo. O fim se aproxima para a UE. Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Suíça etc., estão todos lascados. Os lacaios europeus sacrificam sua própria economia e bem estar do seu povo para atender os interesses geopoliticos de seu senhor EUA. Espero que essa cagada toda não respingue em nós aqui na América do Sul

LUIZ
LUIZ
Responder para  Machado
2 anos atrás

Eles queriam um Boris Yeltsin na presidência da Rússia só que eles tiveram e tem que aguentar o Wladimir Putin. Queriam as riquezas naturais russas na mão dos oligarcas com eles controlando. Só que não contavam com o Putin estatizou as empresas petrolíferas. Hj o Putin colhe os frutos do que plantou no inicio e no decorrer do mandato. Presidente de uma grande nação tem que defender primeiro os interesses do país doa a quem doer.

Tutor
Tutor
2 anos atrás

Infelizmente o povão não sabe analisar, não consegue enxergar os reais motivos dessa inflação, que são basicamente a pandemia e a guerra na Ucrânia, eles sempre irão colocar a culpa em quem tem o teto de vidro, ou seja, sempre será apontado como o culpado o azarado que estiver no poder nesses tempos, não importa a corrente ideológica. Nos EUA a culpa é do Biden, na Argentina é do Alberto Fernandez, no Reino Unido é do Boris Jonhson, na Alemanha é do Olaf Scholz, no Brasil é do Bolsonaro, e por aí vai.
O pior é que, por aqui, esse fato pode acabar por trazer de volta ao poder um governo manchado por escândalos de corrupção.

Zorann
Zorann
Responder para  Tutor
2 anos atrás

A diferença é que na Alemanha não existe PEC kamikaze. Aqui todos, com exceção de um, votaram a favor. Direita, esquerda, centro…. todos juntos na irresponsabilidade.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Tutor
2 anos atrás

“ um governo manchado por escândalos de corrupção. “

Agr acabou a corrupção ?

Tutor
Tutor
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Bom, primeiro: não houve nenhuma condenação até o momento.
Segundo: a escala de corrupção, “devidamente provada”, no governo a que me referi, foi enorme, foram bilhões e bilhões. Só as devoluções obtidas por meios de acordos de delação premiada e de leniência foram absurdas. É disso que estou falando.
Se houver provas de corrupção no atual governo, que sejam punidos os responsáveis, inclusive o presidente. Eu não vou torcer por uma manobra política totalmente descabida por parte da Suprema Corte para salvar ele não. (ah, não vale acusações subjetivas do tipo “negacionista”, “genocida” e bla bla bla; eu me refiro a roubo de recursos públicos, ok).
Agora, dar novamente o poder ao mesmo grupo que roubou bilhões seria como dizer à eles: “vai lá meus filhos, bilhões não dá nada, podem tentar trilhões agora…”

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Responder para  Tutor
2 anos atrás

É aquele caso se investigar é exonerado ..

Só um exemplo:

https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/ultimas-
noticias/agencia-estado/2021/10/08/diretor-da-pf-afasta-delegado-que-coordena-area-que-investiga-filho-de-bolsonaro.amp.htm

Tomcat4,4
Responder para  Slow 🇧🇷
2 anos atrás

Vc quer comparar essa notícia com “tudo” de ruim que se fez no desgoverno absurdamente corrupto(que entrou vergonhosamente pra história mundial como maior escândalo de corrupção pelo qual pagamos a conta até hoje vide Petrobrás ) dos canhotos ??? Para que tá feio !!!

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
2 anos atrás

Eu acho é pouco ,os patetas daqui logo no início da guerra viviam dando pitacos com uma semana de guerra dizendo que a Rússia iria viram uma Somália da vida quebrada e sem dinheiro ,eu tô vendo isso acontecer. Podem chorar otanboys o mundo agora será multipolar, viver de baixo da sombra dos EUA é coisa do passado, eu dizia que o preço do EUA viver se metendo em tudo no mundo iria ter um preço caro lá na frente e quem sabe isso não é o início.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Não faltou analista com independência editorial que alertava sobre uma crise na economia mundial e que os maiores prejudicados seria o atlanticismo e seus parceiros e junto a essa análise o fim da geopolítica hegemônica do imperialismo atlanticista, vai ter que conviver com com outros blocos econômico e o dolar aos poucos sendo substituído como moeda internacional.
Acho que o pessoal da BlackRock deve começar a rifar alguns pau mandado pra salvar os anéis.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

E qual você acha que será a moeda internacional ? O Rublo ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O que vc acha de várias moedas dentro dos blocos que vão se formar?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

O problema destas moedas destes blocos é de confiabilidade…

Estes “blocos” são a NOMP – Nova Ordem Mundial do Putin…vamos deixar claro..

Vamos dar o exemplo da China..

É dificil lastrear algo ou confiar em um país que tem segurança jurídica tão baixa como a China..

Por isto que ela do jeito que caminha, nunca será a moeda de estabilziação mundial.

Digamos que a China se torne líder de algum bloco…ela pode até exigir que neste bloco as negociações sejam feitas em yuan…Legal..O Putin faz isto e n trouxe benefício algum a Rússia..

O nro de negociações diárias do Rublo, continuam deixando o valor real dele bem baixo, ele só é alto em negociações dentro da Rússia que quase ninguém mais faz.

Sempre tenha em mente que no Capitalismo a máxima Oferta e Procura/Demanda ditam todas as relações.

Tem oferta, mas n tem negociações…

E n ter oferta e n ter negociações da na mesma…

Mas com a total ausência de segurança jurídica na China, você guardaria o seu dinheiro lá( o que tornaria a moeda forte, os chineses tem trilhões em dólares nos EUA) ou simplesmente faria a troca no momento da negociação ? É o que acontece hoje em dia com o Rublo.

Quer um exemplo legal do dia a dia, como os negócios na China não são feitos de forma aberta como no Ocidente e acabam inviabilizando esta migração ?

Eu antes da Pandemia comprava muita coisa de Airsoft diretamente de HK, pq lá estão a maioria das grandes marcas do esporte..

A Pandemia, declarada pela OMS que é comandada por um pau mandado da China, criou aquele monte de restrições de vôos de carga incluside de HK para grande parte do mundo.

Mas o AliExpress, que certamente tem algum figuração do PCC ganhando… Nunca teve restrição alguma de envio para cá..

Resultado..

Algumas marcas migraram para esta plataforma e obvio perdem lucro passando no caixa do PCC..

Óbvio que isto n foi suficiente… e como “nóis é comuna mas gosta de dinheiro” mesmo com casos na Europa de COVID sendo maiores que no Brasil hoje em dia, as lojas ja podem enviar direto de HK para Europa e EUA, mesmo sem a OMS tendo declarado o fim da Pandemia.

Para concluir..

Quando China e Rússia se dispuserem a ser países com políticas econômicas sérias e de real livre mercado, certamente poderão disputar com o dólar uma hegemonia de moeda, que nem o euro tem até hoje.

WSilva
WSilva
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não existe nova ordem mundial do Putin, isso é delírio.

O Dólar pós 1971 não tem mais valor, só é usado porque existe um monopolio sustentado pelos EUA e seus aliados e falta a criação de um novo modelo econômico global.

A ideia de substituir o Dólar pelo Yuan vem da mesma cabecinha oca dos torcedores tolos de EUA e China, trocar o Dólar pelo Yuan é seis por meia dúzia.

A melhor opção é uma moeda gerenciada pelas 20 maiores economias do mundo e lastreada no ouro dessas economias.

Dessa forma não será mais possível usar a moeda de reserva internacional para terrorismo economico como faz os EUA e também ameçar a banir estados do sistema de transação bancária internacional.

Mas claro, por mais justo e transparente que seja o novo modelo os EUA jamais vão concordar pois perderiam a mamata. Então por ora o ideal é começa a alavancar outras moedas no comercio internacional e intercalar seu uso com o Dólar/Euro.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  WSilva
2 anos atrás

Acompanho o voto do relator.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Você tem que se curar pois essa negação tá virando patologia.
A confiança no dólar cessou, pois a Casa Branca politizou a moeda enquanto ativo de reserva.
O resto é papo furado.

cesar
cesar
2 anos atrás

Quem diria a Alemanha virando Brasil.
A culpa com certeza lá também é do Homem.

Patrício
Patrício
Responder para  cesar
2 anos atrás

Não souberam votar direito.
Nem aqui, nem lá.

César
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Por falar nisto ainda bem que seus perfis não podem ter título de eleitor, né desocupado?

ORIVALDO
ORIVALDO
2 anos atrás

Eu sugiro mandar O Lula para governar a Alemanha. Vai chover picanha. Vai ser o novo admirável mundo novo. Cuba parece que quer outro porto, Venezuela outro metro. Todos ganham

FERNANDO
FERNANDO
2 anos atrás

Ishi, só falta eles quererem imigrar para o Brasil.
ahahahahhahaha

Patrício
Patrício
Responder para  FERNANDO
2 anos atrás

Aqui pelo menos tem gás e gasolina
Estão caríssimos, mas têm.
Kkkkkk

Zé bombinha
Zé bombinha
Responder para  Patrício
2 anos atrás

Alguns outros lugares tem o gás e a gasolina baratin…. Mas isso é o tudo ou quase tudo.

Nemo
Nemo
2 anos atrás

A Europa realmente perdeu o rumo. Nos últimos 15 dias ela se comprometeu a ajudar a financiar o B3W de US$ 600 bilhões (os EUS entrariam com,US$ 200 bi), prometeu (junto com o BCE) desenvolver mecanismos financeiros para reduzir o seriado entre títulos dos diversos países; prometeu US$ 500 bilhões para a reconstrução da Ucrânia; e continua desembolsando bilhões para a recuperação da pandemia. Tudo isto com alta de inflação, juros, desvalorização do Euro e cenário negativo. É claro que haverá reflexos no mundo inteiro e até em mim que estou quieto no meu canto. Por favor, não falem em sacrifícios para enfrentar o mal porque os que pedem sacrifício geralmente não fazem sacrifício algum.

Kornet
Kornet
2 anos atrás

E os “ispiciliastas”afirmaram que com as sanções a Rússia iria quebrar em 2 semanas,mas o mundo já vinha cambaleando de uma pandemia e com essa guerra piorou ainda mais a economia mundial.Com as sanções esqueceram do efeito ricochete na europa e nos EUA

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Paulo eu na época achei que para os americanos a eleição do velho gaga junto com sua vice pudesse colocar novamente o império no resgaste do equilíbrio geopolítico e que de fato o império atlanticista voltaria sua política econômica para recuperação dessa infraestrutura que vc menciona, mas depois quando começou a nomeação do secretariado de governo eu começo a pensar que era melhor ter deixado o paspalho ter conseguido implodir o deep state para antecipar o colapso moral que aquele pais vive.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 anos atrás

Boa tarde Senhores camaradas camaradas do Forte!

Os embargos contra a Rússia, orquestrados pela mente brilhante de Washington e NATO, precisa continuar está dando certo!!!

O envio de material de defesa de ponta, como os MIG29, T72, assim como tudo o mais que está sendo enviado à Kiev para sua heroica luta pela população do mundo livre, também precisam continuar, pois também está ajudando!!!

Tem gente que vai tomar banho gelado… se é que vão, vai que só usam Chanel 5….

Sgt Moreno
(CM)

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Claudio Moreno
2 anos atrás

kkkkkkk

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
2 anos atrás

E a inflação da Rússia, vai a quanto?? A Rússia tá indo pro fundo do poço e quer levar junto os EUA e a Europa. Pode ser que consiga, mas o buraco da Rússia é mais fundo. A meu ver, no que se refere a grandes economias, só a dois países que não estão sendo muito afetados com essa guerra, a China e a Índia.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Vou repetir 3 coisas:
1) vá estudar;
2) A União Europeia e os EUA são compostos por Estados Económicos;
3) A Rússia é um Estado Extrativista (o bem estar económico depende do preço alta das matérias-primas como petróleo, gás e carvão).
Com estes preços, a guerra tá ganha, mermão.
Aceita que dói menos e aprenda a perder de modo honrado.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
2 anos atrás

Talvez os Alemães não tenham colocado no radar esse conflito e sua depenência da energia Russa, porém a pauta ambientalista não é do governo, é do povo. Houve grande mobilização popular pela extinção das fontes de energia vindas de combustíveis fósseis e nucleares, agora estão sentindo as consequências disso. Ainda sim, isso não cancela o ótimo governo que Merkel fez, tanto é, que governou o país por 16 anos, além de ser inteligentíssima em outras áreas. Pra quem não sabe, ela é doutora em física, com trabalhos notáveis em física quâtica e tb é doutora em ciências políticas.

nereu
nereu
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

o SPD fez uma coalizão com os Verdes, o Ministro da economia é do partido verde e pelo jeito não pode ser mandado embora

Guilherme Leite
Guilherme Leite
2 anos atrás

Parabéns ao Putin por invadir um país soberano, infelizmente o povo russo e ucraniano estão pagando com vidas por uma coisa chamada “ganância”.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

New Bot moralista

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

mas ele ta errado?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Argumento implorando piedade.
Coitadinho. Aqui não é igreja.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Eu acho engraçado o nível dos comentários.

Russia destruindo a economia ocidental…

Sendo que o ocidente tem uma economia pelo menos 10x maior que a Russia.

é cômico.

Sim, o ocidente está passando por problemas econômicos isso é fato nenhum líder mundial ou do ocidente deve ter imaginado que desvirtuar as linhas de abastecimento de petróleo/gás mundial prejudicando as relações com um dos maiores produtores não iria causar alguma repercussão na própria economia.

a Russia ta sofrendo retração econômica… o PIB está programado pra escolher segundo as estimativas do próprio branco central com uma inflação que se imagina chegar a 15% no final do ano e tudo isso porque estão segurando a economia na base da canetada (sabemos como segurar o valor das coisas na base da caneta sempre deu excelentes resultados)

A situação interna na Russia é tão “boa” que a Diretora do Banco Central Elvira Nabiullina tentou pedir demissão (não que a “democracia” Russa permita essas coisas…) e Putin não deixou.

A Inflação Brasileira chegou na casa dos 11% (quase 12%) e não to vendo colapso da sociedade Brasileira, não to vendo revolta generalizada nas Ruas nem nada disso

Sim a situação aqui ta ruim (péssima na verdade) mas não ouve colapso social que, vejam, alguns propagam que vai acontecer na Europa (sendo que a situação la não está nem perto de ser tão ruim quanto a nossa)

qual os dados que apontam uma eminente destruição da economia Europeia/Americana?

Quais os indicativos de que a Sociedade desses países vai colapsar sobre o próprio peso??

não vejo nenhum.

Mas continuam dizendo por aqui “é a queda do ocidente, destruição do ocidente, nova ordem criada pela Russia”

Quando a situação econômica da Russia APESAR dos faturamentos no petróleo estar pelo menos 2x pior (e isso com os dados mascarados por causa da manipulação financeira com a caneta no inicio do conflito na Ucrânia e que dura até agora.)

A Russia ta conseguindo seu dinheiro.

Mas ela não pode comprar nada com ele porque praticamente ninguém mais vende pra ela, nem mesmo a China.

A Situação atual é resumida de 3 formas

Horrível para a Ucrânia

Péssima para a Russia

Ruim para o Ocidente

quem enxergar de outra forma ou imaginar que a Russia está em uma situação melhor que o ocidente é um cego em questões econômicas.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Amigo, vá estudar.
A economia atual vive um momento chamado “Globalização”.
Por ignorância, o macho man Biden subestimou a “interdependência e cooperação”, e continuou a acreditar na superioridade e capacidade americana de conseguir suprimir a cadeia de logística global com produtos ocidentais.
Se ferrou e com sucesso. Ele imitou você. Não estudou o dossier, pois o Covid 19 já tinha mostrado isso: estamos todos dependentes uns dos outros.

Rogério
Rogério
2 anos atrás

A Europa tem deficit de 165 bilhões de euros no comércio com a China e os EUA 355 Bilhões de dólares, se houver recessão como dizem, China vai junto. Só que a Russia já estara lá há muito tempo.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Alemanha perdeu competitividade com essas sanções malucas aos hidrocarbonetos russos. A China tá rindo de orelha à orelha. O unico gargalo da China são os produtos de alto valor agregado que a Alemanha é referencia. Como a China é muito grande não dá para copiar o modelo alemão no país todo, sendo que a Megalópole Guandong-HongKong-Macau com 70 milhões de habitantes foi escolhida pelo Partido Comunista para um modelo de desenvolvimento parecido com o alemão. Esse conjunto de 9 cidades tem hoje o PIB do Brasil e em 2029 irá alcançar a economia da Alemanha. É um grande projeto de engenharia social tocado diretamente pelo Partido Comunista Chinês.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Você viu os protestos dos fazendeiros na Holanda?! Onde o governo quer acabar com o uso de tratores a diesel?

Na Holanda, o setor agrícola está em crise. Insatisfeitos com uma proposta ambiental aprovada na semana passada pelo governo, agricultores bloqueiam ruas e estradas que dão acesso aos supermercados.

os legisladores holandeses decidiram reduzir as emissões de poluentes como óxido de nitrogênio e amônia em 50% até 2030. As províncias receberam o prazo de um ano para formular planos para atingir a meta.

As reformas incluem reduzir a criação de gado e estimular a compra de fazendas cujos animais produzem grandes quantidades de amônia. Os manifestantes reclamam que estão sendo “perseguidos” pelas autoridades, “sem perspectiva de futuro”.

Na cidade de Drachten, no norte do país, as placas presas aos tratores sugerem aos consumidores e legisladores: “pensem por um momento sobre o que você quer comer sem os agricultores”.

Os agricultores estão se opondo à Lei Verde para reduzir as emissões de nitrogênio, que também os proibirá de usar tratores e máquinas movidas a diesel. Mais da metade das rodovias federais do país já foram bloqueadas, fazendeiros dirigem-se a todos os prédios administrativos e despejam montes de esterco na frente deles. Muitos aeroportos, portos e centros de distribuição estão bloqueados.

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/agricultores-holandeses-bloqueiam-entradas-de-supermercados/

https://pt.euronews.com/2022/07/04/agricultores-holandeses-em-protesto

https://br.noticias.yahoo.com/news/agricultores-holandeses-em-protesto-203605291.html

Essa Agenda verde desses eurobambis irão trazer muito problemas no futuro.

https://www.youtube.com/watch?v=X0IoXQyZm6Q

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

A inflação global é o rebote de décadas de valorização espúria de ativos financeiros. Como a soma da riqueza financeira escriturada já supera em muitas vezes o PIB mundial, tinha que haver alguma correção profunda pra restabelecer alguma credibilidade mínima ao bordel do capitalismo, ainda mais tomado pelo entusiasmo pós-industrial (um verdadeiro tiro no pé), ou simplesmente o fim do velho com o advento do novo (que nem por isso promete ser menos atroz). Até a Goldman Sachs sabe e já cunhou a nova lei desses tempos:

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Responder para  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

falhou o compartilhamento de imagem. Aqui, a imagem que finaliza o comentário anterior.

ChangingCharacteristicsOfCycles.jpg
Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

O fica em casa que a economia a gente vê depois, somada a paralização de compra de gás russo tá comprando os juros, maior economia da Europa sendo destruída aos poucos, nem em 2008 foi tão horrível assim, a Alemanha que segurou a Europa, agora sem alemanha forte o que vai ser do continente?