As causas e consequências da guerra na Ucrânia – Uma palestra de John J. Mearsheimer
O professor John J. Mearsheimer discute a atual invasão russa na Ucrânia enquanto explora as potenciais causas e consequências da crise.
Nesta palestra, o Prof. Mearsheimer tem como objetivo enfocar tanto as origens da guerra na Ucrânia quanto algumas de suas consequências mais importantes.
Ele argumenta que a crise é em grande parte o resultado dos esforços do Ocidente para transformar a Ucrânia em um baluarte ocidental na fronteira da Rússia. Os líderes russos viram esse resultado como uma ameaça existencial que precisava ser frustrada.
Embora Vladimir Putin seja certamente o responsável pela invasão da Ucrânia e pela conduta da Rússia na guerra, o professor Mearsheimer afirma que não acredita que seja um expansionista inclinado a criar uma Rússia maior.
Em relação às consequências da guerra, o maior perigo é que a guerra continue por meses, se não anos, e que a OTAN se envolva diretamente nos combates ou armas nucleares sejam usadas – ou ambos.
Além disso, enormes danos já foram infligidos à Ucrânia. Uma guerra prolongada provavelmente causará ainda mais devastação na Ucrânia.
O Prof. John J. Mearsheimer é o R. Wendell Harrison Distinguished Service Professor no Departamento de Ciência Política da Universidade de Chicago.
https://youtu.be/qciVozNtCDM
Não sei se vocês notaram mas atualmente estamos vendo muitos pseudos analistas de guerra em YouTube, Instagram e até mesmo indo em podcasts fazendo entrevistas totalmente imparciais disseminando idéias tortas da realidade e tentando denegrir a imagem dos atores principais desse conflito, isso inclui também a imagem dos líderes tanto do ocidente quanto do Russo e Chinês, pseudos analistas que se gabam da questão de ser militares para ludibriar o público bem geral visando ter seus 5 minutinhos de fama.
Principalmente aqui no Brasil*
… “também” aqui no Bresil…
Tem “ analista “ que começou fazer isso só por causa da guerra na Ucrânia, nunca leu nada e acha que sabe alguma coisa ..
Mas tem gente que gosta ainda mas qnd tem aqueles títulos chamativo ( FRAGATA VOADORA ) ( TORPEDO APOCALÍPTICO) Enfim ..
Analista, fotógrafo, cinegrafista e por aí vai.
O que tem de gente inventando histórias para dar uma forcinha para a Ucrânia não está fácil.
Com relação ao Professor, excelente.
Quem falou em torpedo apocalíptico foi o sociopata do Kremlin
Desde que a internet ficou popular, o que mais tem nela são pseudo eruditos de tudo e qualquer coisa, tão parciais quanto um moleque de 14 anos de idade.
Quem mais está se dando bem nessa guerra são os EUA. Estão vendendo armas para a Europa como na 2° guerra mundial. Eles estão aumentando a dominação que exercem no velho continente.
De fato, os americanos estão lucrando bastante.
Sem contar que estão quase que diretamente enfraquecendo o exército russo, já que eles dão muito suporte de inteligência e armamentos aos ucranianos. Ainda sim, muito aquém do que os ucranianos precisam para de fato barrar o avanço russo.
Outro país que está se dando bem é a China, que agora está comprando petróleo russo mais barato para abastecer sua indústria e país como um todo.
Está numa fraqueza só.
Principalmente disparando 50.000 tiros de canhão todos os dias.
Parece que os ucranianos é que ficaram meio depauperados, né?
https://www.google.com/amp/s/www.infomoney.com.br/mercados/pib-dos-eua-1o-trimestre-2022-resultado-final/amp/
Será que estão lucrando bastante ? Até agora só vejo falando em doação de dinheiro, enquanto isso gasolina lá está 5 💵 e a inflação é a maior dos últimos 40 anos ..
Agora até o “ Ditador/Comunista “ virou do bem .
https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/business/eua-vao-permitir-que-eni-e-repsol-embarquem-petroleo-da-venezuela-para-europa/%3Famp
E esses são só os primeiros problemas que o Ocidente enfrentará.
Que venham os novos tempos.
off topic-
Isso aqui daria um tópico legal :
ppppppppppppp?itok=xhIO3hrx-ppppppppppp
só tirar o – antes e depois junto com os p
As vendas de petróleo russo aumentaram.
Principalmente para China e Índia que dispararam.
Mas esse nem é o problema.
O maior é o gás para a Europa.
Sem o gás russo muitas empresas de lá terão ver fechar.
A maior planta petroquímica do Mundo, que uma da Basg na Alemanha pode fechar.
Sim.
Importava um Componente elétrico da Polonia, passando a importar da Indonésia, o preço deste item na Polonia ficou 5x maior e sem previsão de entrega, (falam em 3 meses pedidos colocados e pagos antecipadamente)… depois do corte do gás Russo passaram a comprar o gás da Noruega , principal fonte de energia desta indústria que produz este componente….
Comprar da china este item não da, devido a qualidade.. quando chega aqui no Brasil… só aproveita 45%…estes da china. Daria pra substituir outro item china porem o custo também é maior e inviabilizar o produto.
Não irei abrir o que compro.
Esta indústria Polaca vai fechar.. se passar agosto eles não reabrirem para as vendas de final de ano.
Esta claro que o mercado esta substituindo os componentes da Europa para a Asia, buscando alternativa para suprir a falta de componentes elétrico e eletrônicos… A qualidade vai cair ! Aguardem os carros recheados de eletrônica Turca/Asia.
Esta Guerra vai derrubar muitos países da Europa… E elevar a inflação mundo a fora…
Se o Brasil tivesse uma indústria Eletro eletrônica forte ganharia muita Grana. .. Hora do Brasil Colar com a India.
Nesse gráfico se nota a influência energética que a Rússia tem, independentemente das sansões impostas pelo ocidente, a hipocrisia é a temática, pois, constam do gráfico, como compradores, os mesmos que a sancionam, caso da UK, principalmente, uma total falta de critério, para não dizer vergonha!
A Rússia só fez o que toda e qualquer nação no lugar dela faria.
Impediu que seu quintal virasse base do inimigo.
Se Canada, México ou Cuba (como ocorreu em 62) anunciasse algum plano voltado a ser base militar ou membro de um bloco militarmente falando hostil aos EUA aconteceria a mesma coisa.
As sanções são apenas arbítrio internacional que na verdade já faziam parte dos planos de Washington a um bom tempo mas não havia uma razão para colocar elas em prática.
O objetivo americano é simples, levar a Rússia aos moldes que se encontrava em 1990 para poder ter folego no seu embate direto a China.
O problema é que eles calcularam mal e a guerra não acabou pois a Rússia ainda não foi nocauteada e nem da sinais neste sentido.
A aposta original Yankee era desmontar a Rússia e com isso tentar cooptar todos os países limítrofes com ela, e mesmo os que fazem hoje parte da Federação Russa, com isso iriam cercear a China também na Eurásia pois já fizeram isso no Mar da China Oriental e do Sul viva o QUAD e a AUKUS mas o tiro saiu pela culatra e promete ocupar as atenções americanas e europeias em uma causa que seria perfeita caso a Rússia tivesse capitulado, agora o tempo roda a favor dos Russos rs
A Otan anunciou recentemente que a Rússia seria seu grande inimigo, balela, a Otan deixou de ter um inimigo em 91 quando sua razão de existir (Pacto de Varsóvia e URSS) acabaram e ainda assim ela não só continuou existindo como se expandiu!!! rs
Esta guerra foi planejada pelo ocidente com a colaboração do tolo do Zelensky que não se apercebeu do Status Quo “sacrificável” da Ucrânia no tabuleiro da geopolítica tanto por parte dos EUA como da Rússia.
Por isso foi usado por uma potencia e esta sendo destruído por outra.
A intervenção ocidental não tem relação alguma com defesa de soberania ou democracia, os EUA e Otan invadiram pais soberanos em 2011 na Líbia em 1999 atentaram contra a integridade territorial da Servia patrocinando um referendo no Kosovo nos mesmos moldes que os Russos fizeram para desmembrar a Criméia e ficou por isso mesmo.
Lembrando que tanto na Líbia em 2011 como no Iraque em 2003 a invasão foi sem aval da ONU e só serviu para jogar os dois países em completa anarquia com seus povos sofrendo mais hoje do que já sofriam antes da invasão e agora o Ocidente fica com essa conversa barata sobre defesa de soberania.
Eles só queriam e precisavam de uma chance para tentar se livrar da Rússia nada mais.
E agora a Otan que por ser uma aliança defensiva (apesar de atacar a Líbia) que tem raio de ação apenas quando um aliado é atacado (apesar de ter atacado a Líbia sem que ela atacasse ninguém) fica usando a Rússia como desculpa para sua ampliação e existência pois não pode oficialmente alegar ser um contraponto militar a Pequim pois a Europa não esta ameaçada pela China rs.
Mas como ela é segunda linha de defesa e ataque de Washington então precisa fabricar um inimigo que justifique sua existência.
Suécia e Finlândia embarcaram na histeria e entraram para Otan de forma absolutamente desnecessária pois a Rússia não tem condições nem financeiras ou mesmo porte militar para invadir a Finlândia, a Rússia de hoje gosta e flertar com o poder soviético de outrora mais jamais representaria risco militar para os escandinavo…rs
Como sempre, lúcido e direto.
Parabéns!
Que bom quando alguém escreve e não é torcida juvenil (ou senil…) ou trollagem.
Benjamin Franklin disse uma vez:
“A experiência é uma escola cara, mas os tolos não aprendem em nenhuma outra”.
“A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la”
(George Orwell)