EUA enviarão mais quatro HIMARS para a Ucrânia
A medida dobrará o número de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade enviados para a Ucrânia em meio à batalha daquele país com as forças russas pelo controle da região leste de Donbas.
A Casa Branca deve anunciar que enviará quatro lançadores de foguetes adicionais para a Ucrânia, como parte de um novo pacote de assistência militar de US$ 450 milhões, disse uma autoridade dos EUA na quinta-feira.
A medida dobrará o número de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade enviados para a Ucrânia em meio à batalha daquele país com as forças russas pelo controle da região leste de Donbas.
A notícia vem dias depois que o POLITICO informou pela primeira vez que os funcionários que elaboravam a próxima parcela de ajuda no Pentágono estavam inclinados a enviar quatro unidades do lançador de foguetes móvel HIMARS.
As primeiras quatro unidades aprovadas pelos EUA chegaram à Ucrânia nesta semana, juntamente com foguetes de médio alcance que podem atingir alvos a até 80 quilômetros de distância, anunciaram autoridades ucranianas. O Reino Unido também está enviando três unidades de uma arma semelhante, o M270 Multiple Launch Rocket System, de fabricação americana, com alcance de 50 milhas. A Alemanha também transferirá três M270 para Kiev .
O primeiro grupo de cerca de 60 ucranianos treinados no HIMARS está agora pronto para usá-los, disse o general Mark Milley, presidente do Joint Chiefs, na semana passada.
A Associated Press informou pela primeira vez que a Casa Branca deve anunciar um novo pacote de US$ 450 milhões em ajuda militar à Ucrânia e que incluirá o HIMARS, mas não informou quantas unidades a parcela incluiria.
FONTE: Politico
Certamente um armamento extremamente capaz, contudo a quantidade enviada pode não ser suficiente para resultar em alterações estratégicas no campo de batalha.
Do jeito que os Ucranianos fazem milagres eu não apostaria firmemente nisso kkk
Eu tenho uma pergunta de leigo, quando eu leio “sistema” penso que um sistema é mais de um veiculo, vejo assim por conta do Astros II. Mas não consegui informação sobre o funcionamento do HIMARS, então estou assumindo que são 4 veículos lançadores. Estou correto?
Sempre que se fala de astros se fala em bateria. Segundo o que eu vi (wikipedia) do astros ii, uma bateria tem viatura de controle de fogo, posto de comando e controle, observação e análise meteorológica, além é claro das lançadoras e remuniciadoras. No caso do HIMARS, o caminhão funciona sozinho mesmo?
Mr. Guara Com certeza junto com os 4 veículos lançadores vai uma série de outros veículos de manutenção e veículos transportando contêineres selados com outros foguetes. O veículo lançador pode operar de forma autônoma e inclusive tem seu próprio guindaste , que o faz capaz de recarregar em poucos minutos. Como foguetes não têm a opção de variar a carga de projeção a única maneira de variar o alcance é pela elevação do lançador, e isso é feito de forma automática. Também o sistema pode ser ampliado contando com uma central de comando integrada controlando vários lançadores e recebendo informações… Read more »
Para você ver como o imperialismo atlanticista trata seu apone slavo, depois de ter uma parte de seu pais ocupado e a possibilidade cada vez maior de perder mais território o auxilio é em dose homeopática, não sei mas cada dia eu me convenço que os americanos avaliaram mal a estratégia de minar a Russia para atingir a China.
Ué mas os russos não tem tecnologia alienígena? Porque copiar ?
Não acho que nessa quantidade seja o suficiente pra mudar o curso da guerra, tá difícil demais pra os Ucrani
Votação , se vocês tivessem que ajudar a Ucrânia qual desses dois vocês escolheriam?
Opção 1-Elbit Systems / 155mm M454 Super High Explosive Artillery Projectile
https://www.youtube.com/watch?v=G18Rwoa7c1k
Opção 2-Elbit Systems / SPEAR for high mobility platforms
https://www.youtube.com/watch?v=InHbwa4I5GQ
O ocidente não está ajudando!
Se quiserem ajudar mesmo teriam doado uns 200 M109 ou uns 50 Himars junto a munição e treinamento, o que o ocidente está fazendo no momento é entregar pequenas quantidades de variados tipos de sistemas, isso não muda muito o cenário e torna quase inviável o treinamento e a logística adequadas !
Munhoz,
É mesmo. Quem está ajudando a Ucrânia é a Rússia. Pra essa você passa o pano, né?
Eu não faço parte da torcida, só analiso os fatos !
Ninguem esta ajudando a Ucrania, ela é só uma marionete no meio das potencias !
E você acha que formar gente para aprender sistema novo em grande quantidade é facil? Engraçado esse pessoal que pensa que aquela peça situada entre o teclado e a cadeira não faz diferença.
O problema é a variedade e é isso que vcs não entendem no final das contas com as doações vc vai ter uns 200 sistemas mesmo, porem vão ser de uns 10 tipos diferentes o que torna inviavel a logistica,