Um cientista nuclear do Texas, que é creditado por projetar tecnologia sensível encontrada em dezenas de sistemas de armas guiadas a laser usados ​​pelos militares dos EUA, foi resgatado da Ucrânia devastada pela guerra.

Membros da organização de resgate sem fins lucrativos, Projeto DYNAMO, extrairam John Spor do território ocupado pelos russos nas profundezas do país.

Spor, morava em Mariupol, na Ucrânia, quando a cidade foi atacada e ocupada por forças invasoras russas em fevereiro. Após o cerco e os implacáveis ​​ataques brutais de artilharia e mísseis, ele fugiu de sua casa e se escondeu.

As forças chechenos-russas saquearam sua casa e caçaram Spor por meses, de acordo com um porta-voz da organização.

Um comunicado de imprensa explicou que “devido aos sensíveis interesses de segurança nacional dos EUA de seu trabalho, Spor é considerado um alvo de alto valor para as forças russas e serviços de inteligência”.

De acordo com o Projeto DYNAMO, a irmã de Spor entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA, o senador Ted Cruz e o congressista dos EUA Randy Weber para solicitar assistência de evacuação de emergência para seu irmão.

Eles recomendaram a organização de resgate sem fins lucrativos americana, administrada por veteranos e financiada por doadores, especializada em desafiar missões de exfiltração de regiões hostis ao redor do mundo. Demorou mais de um mês para resgatar o Spor.

“O Projeto DYNAMO esteve com nossa família a cada passo deste pesadelo. O DYNAMO foi a resposta às orações de nossa família”, disse Lauri Weigle, irmã de Spor. “Estamos surpresos que ele esteja finalmente a caminho de nós e seguro após meses de esperança e oração”.

Co-fundador do Projeto DYNAMO, Bryan Stern, um oficial militar dos EUA altamente condecorado, moveu o Spor pelo território russo, cruzando mais de 30 postos de controle russos e entrando na Ucrânia. Stern empregou uma série de táticas e técnicas complexas, aperfeiçoadas ao longo de muitos anos de serviço governamental, para mascarar Spor, sua localização e seu movimento dos serviços de segurança russos. O Projeto DYNAMO conseguiu resgatar Spor via Kherson e Mykolaiv e agora ele está a caminho de um país vizinho onde sua família está esperando ansiosamente.

“Estou muito grato pelo Project DYNAMO e pelo apoio que eles forneceram a mim e à minha família durante esse período”, disse Sean Spor, filho de John, que voou para a Europa para a reunião. “Eles resgataram meu pai do perigo e estou aguardando ansiosamente sua chegada.”

Até o momento, a organização resgatou mais de 2.000 pessoas das áreas mais devastadas pela guerra, contestadas e ocupadas pelos russos da Ucrânia e as transportou com segurança para países vizinhos, de acordo com o comunicado.

FONTE:
CBS

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Augusto
Gabriel Augusto
2 anos atrás

Tudo muito estranho…
Pq um cara ( do Texas) dessa qualificação estava morando em mariupol ?
Pq ele ficou lá , mesmo com os avisos de uma possível invasão?
Como os russos sabiam que ele era um alvo tão importante?
Provavelmente estava lá pra auxiliar os ucranianos ou espionar equipamentos russos…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Gabriel Augusto
2 anos atrás

Mas estranho é a história, tipo fuga sensacionalista

George
George
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Estranho mesmo é os russos deixarem passar.

Salim
Salim
Reply to  George
2 anos atrás

Falam em mais 2000 extrações, Ou aquilo e uma peneira ou ta rolamdo pichuleco.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Gabriel Augusto
2 anos atrás

Espionar? Pelo que sei equipamentos russos não tem segredo nenhum , os EUA foram os primeiros a detonar a bomba atômica por que iria querer espionar umas tranqueiras russas ? Mesma coisa coisa que a Ferrari espionar a Lada….ops Renault …

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Alan Santos
2 anos atrás

Cara, pode ser que ele estava ali na esperança de arrumar um pedaço do kinzhal e fazer uma engenharia reversa. Ou talvez até mesmo um cotoco do Iskander. Desconheço algo parecido no arsenal dos EUA.

Salim
Salim
Reply to  Sergio Machado
2 anos atrás

Talvez estudando efeito boomerang dos misseis russos, mira artilharia e misseis russos que so acerta alvos nao militares…. Engenharia reversa ( tem que fazer o reverso russos) talvez taticas da forca aerea russa ou transposicao segura rios……

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Gabriel Augusto
2 anos atrás

Os americanos gastaram uma boa grana para pegar um Pantsir na Líbia. O desempenho dos SAM russos ainda é referência, veja que uma rede Pantsir+Tor se deu bem melhor que os Patriot contra enxames de drone. Até os Su-35 que são claramente inferiores aos F-15 modernizados estão sendo estudados pelos EUA. Mas não acho que essa fosse a ideia do americano resgatado na Ucrânia. Talvez ele estivesse trabalhando em adaptar as usinas ucranianas para pastilhas de urânio ocidentais, em vez das russas. A maior usina da Europa fica na Ucrânia, perto de Mariupol (onde provavelmente ele achou que seria o… Read more »

Reis36
Reis36
2 anos atrás

vai virar filme

Chevalier
Chevalier
Reply to  Reis36
2 anos atrás

Só que no filme o cientista estava querendo sair do armário e na fuga, ele se apaixona por um dos que o resgataram, este um ex Green Beret trans.
Nome do filme: From Russia with Love 2

Last edited 2 anos atrás by Chevalier
Felipe
Felipe
2 anos atrás

O que esse sujeito estava fazendo lá??? Coisa boa não era…

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Talvez segurando a cagada eslava ?

George
George
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Não é problema seu nem da Rússia.

Arthur
Arthur
2 anos atrás

É óbvio que o cara estava lá porque Mariupol é um resort turístico mais cobiçado que as Maldivas: sol, mar, ilhas paradisíacas… Americano, cientista nuclear, resgate cinematográfico, é óbvio que o Sr.
Ninguém estava lá recluso em seus pensamentos… Brasileiro sempre pensando maldades…

Cristiano GR
Cristiano GR
2 anos atrás

Hum… um cara desse lá, que não arredou o pé até quando os americanos e europeus avisaram para seus patrícios deixarem a Ucrânia, junto com a informação russa de que os americanos tinham laboratórios de armas químicas e biológicas que teriam sido descobertos nas áreas invadidas pelos russos, é um material informativo a ser processado e analisado.

Salim
Salim
2 anos atrás

La vem filme das operações, diversão para um bom tempo.