Como roubar um tanque russo
A invasão da Ucrânia pelas Forças Russas é um conflito bastante peculiar em vários aspectos. Talvez o mais curioso de todos eles seja o reboque de veículos russos por tratores de agricultores ucranianos. De forma humorada, criou-se até uma unidade para estes “combatentes”, que ficou conhecida como “Divisão Agrícola das Forças Especiais Ucranianas”.
Mas nem todos os cidadãos ucranianos possuem um trator à disposição quando ele e necessário. Eventualmente, um cidadão ou um combatente ucraniano pode se deparar com um T-72 russo que, digamos, esteja “dando sopa” e não sabe o que fazer para tirá-lo de lá. O que fazer?
Agora os seus problemas (ou melhor, os problemas deles) “se” acabaram!
O governo da Ucrânia criou um roteiro “”Tabajara” de “Como roubar e dar a partida num tanque russo”. O site do governo possui instruções bastante básicas para simplificar o processo. Até mesmo um vídeo (ver vídeo ao final deste post) foi elaborado para auxiliar os inexperientes neste tema.
Para aqueles que pretendem se aprofundar no tema, existe também à disposição um manual em PDF (link mais abaixo) com 440 páginas em russo detalhando a operação do carro de combate T-72B (eu já baixei o meu!).
Mas vamos ficar no básico para o momento. Abaixo seguem as instruções simplificadas (e traduzidas).
ESTA INSTRUÇÃO É RELEVANTE PARA TANQUES T-72, SUAS MODIFICAÇÕES E T-90.
- Nós nos sentamos no lugar do motorista
- acione o botão do “terra” (interruptor de bateria, №10 no diagrama abaixo), o maior deles, localizado separadamente dos outros comandos.
- Acione todos os interruptores logo abaixo do botão do “terra”.
- Abra a tampa dos interruptores ARZ e acione todos eles.
- A transmissão deve ser ajustada para neutro “0”.
- Pressione o pedal do freio, destrave se estiver travado.
- Pressione o pedal da embreagem.
- Pressione os dois botões no painel de instrumentos, 11 – a bomba de combustível e 13 – o STARTER . Ao mesmo tempo, acelere. O motor deverá dar a partida
- Aperte o pedal da embreagem e engate a 2ª marcha. O tanque está pronto para se mover.
COLOCANDO O VEÍCULO EM MARCHA
- Movimento para frente: duas alavancas de uma roda são direcionadas para frente
- Mover para a esquerda: a alavanca esquerda sobre si mesma.
- Mover para a direita: alavanca direita em si mesmo.
- Pare o tanque: mude para neutro
- Ré: somente após o tanque ter parado completamente. Mude o câmbio para a ré.
ABASTECIMENTO
- O bocal de abastecimento fica na frente do lado direito ao lado da torre.
- Desaperte os parafusos da tampa protetora, você precisará de uma chave 27.
- Dentro haverá uma tampa adicional, que também necessita de uma chave 27.
- Abasteça com óleo diesel. Volume até 700 litros. Consumo de combustível 500 – 700 litros por 100 km
Instruções completas para operação do tanque T-72B edição 1992 em formato PDF.
Parece difícil.
Não é não, como todo cacareco.
É mais fácil que dirigir uma Kombi
O risco de pegar tétano é maior todo cuidado é pouco …
13/06/2022 – segunda-feira, bdia, como pode um combatente abandonar seu equipamento; muitas das vezes municiados, como se estivessem em um jogo pela internet e não em um campo de batalha. Devem ser punidos, ou então a Russia preparou muito mal seus combatentes para esse confronto, tempo teve, ja que foi ela a invasora.
Muitas vezes acontece problemas mecânicos de fácil resolução para pessoas acostumadas a usar tratores em áreas isoladas e que tem as ferramentas necessárias mas para jovens soldados treinados apenas para operar o tanque esses problemas podem levar a tripulação ao desespero ainda mais se estiverem distantes da unidade principal que normalmente sempre tem militares com mais experiência em sanar panes recorrentes de equipamento antigo.
Pra quem não sabe um ar na linha de combustível é problema, pra quem sabe é 5 min, simples assim!
Vovozao
Não sei a doutrina Russa, mas pelo que me lembro, toda viatura tem um chefe, tarefa essa normalmente exercida por um sargento e um cabo motorista, há também um membro responsável pelo radio…normalmente uma viatura nunca opera sozinha, o mínimo seria operar em seções (2 viaturas) ou pelotões (4 viaturas), caso alguma delas apresente alguma pane, esta poderá ser rebocada por outra viatura da mesma OM ou por uma unidade logística (se a situação permitir) sempre para uma área mais segura onde possa avaliar melhor a pane e a tripulação vai junto acompanhando essa operação de resgate, pelo menos 1 militar fica, normalmente o motorista sempre acompanha a viatura onde ela for, portanto penso 2 probabilidades aí….
1 – A tripulação estava em apuros, se perdeu a mínima cadeia de comando ali em situação de combate, também se perdeu a consciência situacional e o chefe da viatura deu o comando de abandoná-la e não teve tempo de deixa-la inoperante (destruição do material).
2 – Essa tripulação aproveitou um descuido do comando da formação ali e desertou.
Difícil ter certeza do que realmente aconteceu, a Rússia tem problemas sérios de comando e controle e desertores se aproveitam disso.
A tripulação precisa dormir, comer, tomar água, improvisar um banheiro em algum lugar, enfim, há uma série de situações, e se quem ficou de sentinela for distraído por alguma coisa, o roubo do bicho é possível.
Pronto, agora eu quero um T72b para ir ao trabalho.
A Rússia anunciou neste domingo que destruiu um grande depósito de armas fornecidas pelos Estados Unidos e os países europeus no Oeste da Ucrânia, ao mesmo tempo que intensificou a ofensiva no Leste em uma batalha crucial por Severodonetsk, onde as tropas ucranianas enfrentam dificuldades. Um bombardeio russo incomum contra a localidade de Chortkiv, no Oeste ucraniano, deixou 22 feridos, informou o governador local Volodimir Trush. Ainda segundo ele, quatro mísseis disparados a partir do Mar Negro destruíram parcialmente uma instalação militar e vários edifícios residenciais. O ministério da Defesa da Rússia disse que o bombardeio contra Chortkiv destruiu um “grande depósito de sistema de mísseis antitanque, sistemas portáteis de defesa antiaérea e obuses fornecidos ao regime de Kiev pelos Estados Unidos e pelos países europeus”. https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/06/russia-bombardeia-oeste-da-ucrania-e-intensifica-ofensiva-no-leste-deixando-22-feridos.ghtml O exército ucraniano anunciou nesta segunda-feira (13) que as tropas russas conseguiram expulsar os seus soldados do centro de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas. (…) As sanções impostas contra Moscou não impediram a Rússia de arrecadar 98 bilhões de dólares com as exportações de energias fósseis durante os primeiros 100 dias da guerra contra a Ucrânia, a maior parte procedente da UE, de acordo com um relatório de um centro de pesquisa independente. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/06/13/tropas-russas-expulsam-soldados-ucranianos-do-centro-da-cidade-crucial-de-severodonetsk.htm Cada vez mais a realidade compele os ucranianos a não ouvir os patrões de Bruxelas e sentar, de uma vez por todas, na mesa de negociação com os russos.
De que adianta ganhar um “tanto” de terra e perder uma Economia, perder o mercado Global, perder o Respeito, perder o status de super potencia, perder milhares de jovens…
Não consigo ver qual vantagem a Russia teve nessa guerra…
Esse “expansionismo” estupido dos Russos é injustificável !!!
E quem mais vai sofrer com isso a longo prazo é o próprio povo Russo
Ninguém liga.
Os Zé Ninguem como você não , pessoas descentes ligam
Caro Nelson esse é o nosso problema, queremos enxergar esse conflito do nosso ponto de vista, por isso não entendemos ele, quando “alguns” comentam (comentários construtivos) aqui e desagradam a maioria acredito que seja isso que querem passar uma visão de como pensam os russos, não se trata de torcer para A, B ou C (alguns torcem é óbvio) mas sim de entender o que motivou essa guerra independente se tem razão ou não, e para entender é preciso ver pelo ponto de vista dos russos por mais absurdo que seja, analisar o conflito pelo ponto de vista dos russos não quer dizer que concordemos com o que está acontecendo.
Entendo que os Russos podem ter lá suas “razões”…
Mesmo assim não justifica invadir um país soberano e tomar seus territórios (estamos no século XXI)…
Temos vários problemas com a Venezuela “por exemplo” mas nem por isso tomamos as terras deles…
Mesmo os EUA em suas guerras, Iraque, Afeganistão, Etc… Não tomou pra si nem um palmo de terra…
E como falei anteriormente, essa guerra é exclusivamente Expansionista sim, o resto é desculpa do Putin
Caro Nelson foi justamente o que eu disse, não trato de quem tem razão, o que precisamos entender é quais motivos levaram a esse conflito, não adianta debater sem conhecer o mínimo dos fatos, debate sem conhecimento é torcida que é o que mais tem acontecido aqui de todos os lados, lados que claramente não são só os 2 envolvidos diretamente no conflito, e desculpe amigo mas achar que porque estamos no século XXI as nações superiores militarmente e financeiramente se comportam deferente do que era a 500, 1000, 2000 anos atrás é de uma inocência sem igual ,só mudou o modo de agir e ainda assim muitas vezes quando não é atingido o objetivo através de outros meios acaba em conflito armado como no caso em questão, assim como foram em muitos outros conflitos recentes que também ocorreram nos mesmos moldes, não atingiram o objetivo de uma forma menos invasiva então foram para o confronto armado usando de inúmeras justificativas das mais esfarrapadas possíveis, o mundo sendo mundo desde que é mundo, não adianta sempre foi e por muito tempo será dos conquistadores e dos conquistados, agora cabe a cada nação escolher qual papel ela vai querer ter nesta história e não se deixar ser manipulada por interesses de terceiros, dos tais conquistadores.
De que adianta? As guerras passam.a economia depois se recupera.
Ohhhh recuperam sim… Coréia do Norte que o diga
Stoltenberg tem que cuidar da OTAN, nada além disso, ele nem deveria dar palpite sobre território alheio, e se quiser ajudar de verdade, que mande a OTAN ir combater a Rússia na Ucrânia, mas como sabemos, as potências só chutam cachorro morto, simples assim.
Gêmeos Kings
Beato Salu acredita em milagres.
“Salustiano Salve Ukraine”
Só para variar, mais um perfil fake, que novidade…🤭
Também acho.
O successor do Leopard 2 acaba de ser anunciado pela Rheinmetall
https://www.youtube.com/watch?v=fTBA5tQsDbE
Que tanque sensacional, bichão bonito… Será que vai vir com o novo canhão de 130mm ?
Sim, confirmado o 130mm
Vi algumas informações importantes em um site, inclusive sobre peso 59 toneladas… Com esse peso será que caberia no programa de aquisição de MBT Brasileiro ?
Se sim acredito que seria um forte candidato, que inclusive virá com diversa tecnologias emergentes e defesas passivas e ativas, inclusive contra drones…
Acredito que o preço não será dos melhores, mas as qualidades e capacidades são indiscutíveis
https://www.defensenews.com/global/europe/2022/06/13/rheinmetall-pitches-panther-battle-tank-as-heir-to-the-leopard/
A Rheinmetall acabou de anunciar o Panther KF51, successor do Leopard 2!!
segue o vídeo promo para quem tiver curiosidade
https://youtu.be/fTBA5tQsDbE
https://www.theguardian.com/world/2022/jun/12/behind-natos-defensive-shield-lies-weakness-and-division-ukraine-will-pay-the-price
Se eu fosse o Stoltenberg eu começava me preocupar com outras coisas …
Este manual é bom!!
Aprendi a pilotar o tanque aqui em casa e nem estou lá.
Maior perigo que a russia corre = fazendeiros ucranianos
Perderam UM tanque?
Esteve em outro planeta nos últimos meses?
Faltou o Passo 1:
Apagar o “Z” (senão algum partisan de javelin pode se enganar e exterminar o tanque e o motorista).
🙂
5 a 7 litros de diesel por km!
haverá reembolso se for necessário encher o tanque?
🙂
Muita gente vai ostentar com orgulho aquele patch.