Puxado pelo setor de óleo e gás, ainda assim o indicador ficou abaixo das projeções

O PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia cresceu 3,5% no primeiro trimestre de 2022, apesar das sanções impostas pelo Ocidente desde fevereiro, quando se iniciou a invasão da Ucrânia. A alta é 0,5% menor que o mesmo período de 2021. O total ficou abaixo das projeções do próprio Ministério da Economia russo, que previa crescimento de 3,7%.

O setor de óleo e gás subiu 8,5% e ajudou a alta expressiva do indicador. Setores como manufaturas (5,1%) e varejo (3,5%) também tiveram alta, enquanto a agricultura caiu 1,9%.

As informações foram divulgadas na quarta-feira (18) pela agência estatal russa de estatísticas Rosstat.

Países da (UE) União Europeia, por exemplo, consomem 40% do gás russo. A China também negocia compra da commoditie do país vizinho. A UE tenta aprovar um pacote para barrar o fornecimento, mas esbarra em países como a Hungria, que são contra.

A União Europeia (UE) fornecerá mais 500 milhões de euros em ajuda militar para a Ucrânia , informou o Alto Comissário para a Política Externa do bloco, Josep Borrell, à margem da reunião do G7 na Alemanha.

“A UE fará uma contribuição adicional de 500 milhões de euros à Ucrânia para financiar a compra de armas”, disse ele, especificando que o dinheiro será utilizado para comprar “tanques, munições, blindados, artilharias pesadas e tudo o que é necessário para combater esta guerra”.

Desta forma, a UE contribuirá com um total de 2 bilhões de euros para combater a guerra russa na Ucrânia. “Tenho certeza de que deste G7, o sétimo desde o início da guerra, virá uma mensagem forte, que é sempre a mesma: mais apoio à Ucrânia, inclusive militar”, acrescentou Borrell.

No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que as sanções à Rússia “preservam interesses imediatos de pequeno grupo de países” e acabam prejudicando a maioria.

“As sanções impostas buscam preservar os interesses imediatos de um pequeno grupo de países, prejudicando a larga maioria da comunidade internacional, sobretudo, no mundo em desenvolvimento. […] Alguns governos responsáveis pelas sanções tentam se justificar alegando que tem como objetivo prejudicar mais a Rússia do que os outros paíse. Não é isso que está acontecendo”, afirmou.

FONTE: Brasil Econômico

NOTA DA REDAÇÃO – Oleodutos e gasodutos russos para a UE:

Subscribe
Notify of
guest

182 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Sanções são pouco efetivas se não sufocar a principal fonte de recursos de um país, Irã é a prova viva disso, desde que me entendo por gente eles estão vetados em várias camadas comerciais e mesmo assim sobrevivem e crescem pois a principal fonte de recursos não é vetada mundialmente.
A economia russa nesse momento apresentar crescimento é um alento para o governo russo que se vê atolado numa guerra sem futuro. Pelo menos tem o que pagar para as famílias dos mortos e mutilados.

Mafix
Mafix
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ja viu como eles vivem la ?
Iram é um pais miseravel …..

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Mafix
2 anos atrás

Cara eu acho que você esta confundindo o Iran com o Afeganistão. O Iran tem cidades gigantescas iguais o Rio e São Paulo. Procura videos do you tube de Teera, rivaliza com Cairo, Riaad.

Mafix
Mafix
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

A sim na africa existem cidades grandes que não faz a minima diferença o tamanho da cidade .

Todo dia tem protesto no pais muita gente passando fome e vivendo na miseria…

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Mafix
2 anos atrás

Assim. como na america do sul e no Brasil, sim e verdade más do jeito que falou parece que o povo pais estava no nivel do Afeganistão quando eles estão no nosso nivel.

Mafix
Mafix
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Estão abaixo do nivel do Brasil.

Régis
Régis
Reply to  Mafix
2 anos atrás

A Líbia tinha um IDH maior que o brasileiro, água e eletricidade praticamente de graça. Acabou tudo depois da intervenção “democrática” da OTAN.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Mafix
2 anos atrás

De fato nunca conheceu nenhum país além do brasil ou viajou pelo brasil…

Fabrício
Fabrício
Reply to  Mafix
2 anos atrás

A renda per capita do Irã, em termos nominais, é DUAS VEZES E MEIA a do Brasil. 20 mil dólares contra 8 mil. É melhor se informar antes dizer achismos descabidos.

Diogo de Araujo
Diogo de Araujo
Reply to  Mafix
2 anos atrás

Rico é brasilandia com um pedinte em cada semaforo e cidades inteiras sem asfalto

Edmilson Sanches
Edmilson Sanches
Reply to  Mafix
2 anos atrás

Não é miserável. Vivem como qualquer país árabe, com enormes diferenças sociais.Da um google aí em Teerã pra ver a cidade

Boitatá
Boitatá
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Tenho impressão que as sanções em alguns momentos até servem para fortalecer determinadas áreas econômicas. Se você não consegue determinados itens via importação, obriga o desenvolvimento interno de vários produtos. É um atraso, mas por outro lado, oxigena a pesquisa e desenvolvimento do país.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

Verdade e a Russia e exemplo, o próprio Putin na entrevista do Oliver disse que a Rússia devido as sanções foi obrigada a investir na diversificação e modernização da sua agricultura ao ponto de produzir em casa o quê comprava fora.

Meireles
Meireles
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

É simples de entender esse crescimento, eles detém muito petróleo e gás que tiveram fortes altas nos últimos meses, principalmente por causa da guerra, EUA também está fingindo que não estão gostando da guerra, vendendo as suas reservas de petróleo com preços exorbitantes… Impressionante o quê que o comediante foi capaz de fazer, levou a nação a sua destruição total, e ainda continua como um pateta, sem armas, com o país destruído querendo continuar a guerra que sabe que irá perder… Se não tivesse provocado o Putin fazendo treinamentos militares junto com o ocidente na fronteira da Rússia nada disso… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ocidente precisa acorda pra real, sanções não adianta de nada, se sanções adiantasse alguma coisa a família Castro não estaria no comando de Cuba, Maduro já tinha caído de maduro na Venezuela e Coreia do Norte não teria armas nucleares. Única coisa que sanções tem conseguido é criar uma sensação na comunidade internacional de que eles precisam depender cada vez menos do dólar.

Slow
Slow
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Isso mesmo ..

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Capaz, que essa é uma guerra sem futuro, é justamente o contrário! A Rússia está procurando fazer seu dever de casa, se assim não o fizesse, aí sim poderia não haver nenhum bom futuro para eles. A análise que eu faço é que o cérebro por trás do ataque da Rússia à Ucrânia sem sombra de dúvidas é a OTAN. E, outra coisa, a OTAN está se vendo forçada a assumir a responsabilidade pelo incidente financeiro que está acontecendo no mundo todo por conta das suas manobras belicista hegemônica frente à Rússia. Fato é que a ignorância da OTAN sobre… Read more »

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Concordo com vc, essa OTAN age como uma nação imperialista, eles promoveram a invasão a Rússia, quer anexar parte da russa, onde existem uma maioria de europeu ocidental que são perseguidor pelos russos. Essa OTAN é o demônio na terra, mais os deuses da ética, virtude e justiça, vão nos livrar dessa doença chamada OTAN.

Quem invadiu quem sujeito, acorda para a vida.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Háííím nóóóffa ti ódio zentiiii…

Rapaz, se mesmo com um coronel veterano de guerra e senador norte-americano (matéria aqui no blog) você ainda não entendeu o que está acontecendo na Ucrânia, nem vou perder tempo contigo Creuso!

Meus sais por favor!!!

Last edited 2 anos atrás by PRAEFECTUS
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

kkk tem hora que os bot cansam

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

A Rússia deveria entender então que se faz o dever de casa, em casa e não invadindo e destruindo país vizinho numa agressão gratuita ao povo e soberania deste país . “Aaaim mais us istadunidu” Os EUA estão errados quando fazem a mesma coisa,os estadunidenses estãodo outro lado do Atlântico, não e o povo americano que está sofrendo com a agressão russa, são as famílias Ucranianas e russas, os EUA não são vizinhos da Rússia, na Europa,a Ucrânia sim, e para sempre, quero ver como a Rússia vai lidar com o ódio e desconfiança de seus vizinhos a a longo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Wilton
Wilton
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Uma guerra sem futuro, análise nesse formato mostra que o autor é menino, quem tem que analisar a importância é a própria Rússia, assim como a Ucrânia, só ela pode avaliar se vale ou se valeu apena a tomada de decisão. achismo não pode ser usado como ciência exata.

ODST
ODST
2 anos atrás

A guerra começou no final de fevereiro, então esse resultado não surpreende, quero ver mesmo é o próximo balanço.

Luis H
Luis H
Reply to  ODST
2 anos atrás

lembre-se q quem mede e divulga o pib é o próprio governo russo e q o gasto do governo, seja com o q for, conta como aumento do pib então nos números não vai se ver a quebra da economia russa a curto prazo, como se sabe, em havendo interesse, estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem. uma boa mensagem do passado para os russo de uma ex-russa: “Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade” Ayn Rand

Last edited 2 anos atrás by Luis H
ODST
ODST
Reply to  Slow
2 anos atrás

A inflação na Alemanha já havia disparado e batido recorde muito antes da guerra, por conta da pandemia. Apenas piorou o que já estava péssimo, mas se está ruim pra Alemanha, pro Putin a coisa está Russa!

Slow
Slow
Reply to  ODST
2 anos atrás

” A inflação na Alemanha atingiu seu nível mais alto em quase meio século em maio, resultado dos preços da energia e dos alimentos que sobem cada vez mais desde o início da guerra na Ucrânia.

Você nem se quer abriu a matéria vai ler ..

ODST
ODST
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ou você que não entendeu o que eu disse. O trecho que você colocou diz que “atingiu seu nível mais alto em quase meio século em maio”, o que não quer dizer que já não estava péssimo antes. Pra quem já estava na merd@, um peidinho não é nada.

Nilo
Nilo
Reply to  ODST
2 anos atrás

A coisa ser russa para o Putin, isso é da natureza, mas ser a coisa russa para o alemão, aí F#$@*

ODST
ODST
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Não está russa para o Alemão, está chinesa mesmo, o aumento na inflação causado pela guerra foi pequeno perto do causado pela pandemia.

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

E a Bloomberg publicou semana passada que as vendas de petróleo russo para a Ásia já superaram as para a Europa.
E maioria entregue por navios.
Tudo dentro do esperado.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

fonte: minalba

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pois é.
Esses ucroboys estão igual ao Chacrinha.
Não vieram para explicar e sim para confundir.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

É engraçado esse seu comentário….Não é você quem mais confunde ? Poderia mostrar vários prints de comentários que você dizia que cidades e vilarejos estavam sob bandeira russa e quando eu ia verificar, havia um cerco e esperou-se semanas para a conquista de fato (você se adiantava em SEMANAS). Segundo a sua cabeça, a Rússia já dominou a Moldávia inteira! No mais, obrigado pelo link, independente da guerra, o comércio tem que ser mantido, a falta dele só trás pobreza e desemprego para o mundo, os países que querem sancionar a Rússia tem total direito, mas os que querem comércio,… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

kkkkk

Vitor
Vitor
Reply to  Slow
2 anos atrás

Já pensou nessa altura do campeonato a OPEP + resolver fazer um corte na produção de petróleo ? … Não dúvido que isso venha a ocorrer … pois a Europa conspira contra os países do Oriente Média produtores de petróleo… ai o caldo vai azedar para a patota da OTAN e seus satélites feitos de cartas de baralhos.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Vitor
2 anos atrás

A Europa vai ficar beeeeem na moita com a OPEP e Oriente Médio por um bom tempo. Não querem estragar de vez com o norte da África, já que tem gasoduto que vêm dali pra Espanha, Alemanha está tentando receber combustível do Qatar, todo mundo está querendo algo ali da região.

Eu acho que depois de muito esforço, os europeus não irão ter falta de combustível/eletricidade, ou terão pequenos racionamentos, mas o preço vai quebrar a competitividade de sua indústria e a qualidade de vida das pessoas lá. Sorte da França com suas usinas nucleares.

Vitor
Vitor
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Região instável qualquer conflito que envolva o Irã seca a fonte aos europeus , não por acaso que o acordo nuclear com o Irã foi mantido pelos europeu até hoje .

Vitor
Vitor
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Toda essa infraestrutura de gás e petróleo Russo foi construido ao longo do advento dos conflitos no Oriente Médio que remonta a década de 70 justamente para ter garantias de suprimento aos europeus , agora uma coisa é fato o petróleo e gás a esse nível de preço veio para ficar.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Coisa cansativa.

br.investing.com/news/commodities-news/a-asia-pela-primeira-vez-superou-a-europa-nas-compras-de-petroleo-russo-1004166

Vê se aprende.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Podem crescer. e isso era realmente esperado, mas não vão cobrir totalmente a falta do mercado europeu, não se constrói uma logística de transporte da noite pro dia e isso tendo um pais competente com logística, coisa que a Russia não é.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Se vc lesse a matéria, saberia que as exportações foram feitas por navios.
Chineses estão usando verdadeiras frotas de petroleiros.

Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Não tem como apertar tudo, o mundo é muito diversificado e para sancionar total levaria tempo e muito atrito diplomático. Sanções nessa década é só engodo de burocratas.

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

Pois é.
O PIB americano caiu 1,5 por cento no primeiro trimestre.

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

KKKKKK, Equanto o PIB da nação bundeleira cresceu 1,5% no mesmo período, a tendência é só melhorar, hoje um ministro alemão disse que a unidade tão falada da união europeia contra Rússia já está começando a ruir, e ruir cada vez mais. Podem publicar matéria, fazer o que quiser, a vitória é certa.

Henrique
Henrique
Reply to  Leonid Brejnev
2 anos atrás

Fonte: russetis

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Leonid Brejnev
2 anos atrás

A Alemanha tá nessa guerra a contra gosto, tá se lascando muito

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

E para complicar.

Unidade da UE em torno das sanções contra a Rússia começa vá ruir, diz Ministro alemão Robert Habeck.

Tudo planejado por Putin
Ele sabia que isso aconteceria.
A Europa está se cansando da guerra e acabará sofrendo os impactos mais graves.
Agora, conforme dito em outro post, como a Rússia ‘está gostando’ da guerra, terá todo o tempo e métodos necessários para desmilitarizar te e desnazificar o inimigo.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

A Europa toda ta em guerra ? rs

Francisco
Francisco
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Muito mais do que imaginamos, pelo menos todos estão pagando e muito caro a conta, já que esse conflito está atingindo diretamente os custos de geração de energia e qualquer um sabe o que o fator energia representa para uma nação, imagina para um continente.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Francisco
2 anos atrás

Não ouvi falar de alterações no setor de energia…

Eles continuam comprando o gás russo, só que agora com planos de se livrar dele no futuro, custará um pouco, mas nada que um grupo de países desenvolvidos não consiga fazer.

O fato é que a europa é formada por países desenvolvidos e estão unidos, enquanto a Rússia é um país emergente isolado.

Francisco
Francisco
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Quer dizer que o petróleo e o gás não subiram absurdamente e consequentemente os custos de produção, á entendi.

Slow
Slow
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Estão tão unidos que a Turquia não quer aceitar mais 2 países na OTAN .. e diversos outros países da Europa não quer impor sanções contra Rússia..

PACRF
PACRF
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

O Putin planejando? Se seu plano de invasão tivesse dado certo, Kiev tinha sido conquistada e dois dias, o Zelensky tinha sido derrubado e capturado e um fantoche pró-Rússia tinha sido colocado em seu lugar.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Plano 1 era rendição.
Plano 2 é a destruição total.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

De fato, o plano dois está sendo realizado, com duras perdas para ambos os lados.

O que eu pouco ouço falar é se tudo isso compensará para a Rússia… A Ucrânia já sabemos que não sairá bem nesta guerra, afinal, ela é a invadida.

Mas e o Donbas, as riquezas são tão compensadoras assim ?

Será que após o Donbas, Putin continuará avançando pelo sul ?

Tenho em mente que ambas as minhas próprias perguntas tem resposta negativa.

Quem será os compradores das riquezas do Donbas ? Mariupol já não tem mais uma fábrica.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

E o Rublo continua se valorizando…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

O amor está acabando, em um país que acolheu refugiados ucranianos, há lojas proibindo os ucranianos de frequentarem o estabelecimentos, devido a atos de violencia e roubo…

Rodes
Rodes
2 anos atrás

risos

Só olhar qualquer gráfico de exportação e importação russa de fevereiro para cá, para ver o que vai acontecer com a URSSinha.

Last edited 2 anos atrás by Rodes
Varg
Varg
2 anos atrás

Sanções econômicas não causam efeitos da noite pro dia. Esse resultado do 1º trimestre ainda pode ter relação com o desempenho econômico russo do final do ano anterior. Os próximos índices que serão cruciais.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Varg
2 anos atrás

E o governo russo vai ficar parado nos próximos meses sem se movimentar pra amenizar os efeitos das sanções? O jogo de xadrez tá ai pra ser jogado. E os russos estão na vantagem. Brs contra a Rússia que faz parte dos BRICS ao lado do Brasil vai entender. Uma vitória russa o Brasil e todo o bloco só tem a ganhar se fortalecendo.

Henrique
Henrique
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK “Brs contra a Rússia que faz parte dos BRICS ao lado do Brasil vai entender. Uma vitória russa o Brasil e todo o bloco só tem a ganhar se fortalecendo.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK hilário o sujeito achar que o Brasil ganha algo ficando com a Rússia

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

E ganha algo ficando com os EUA ? Os ultimos 3 anos o capitão passou lambendo o Trump e ganhamos oque com isso ?

Last edited 2 anos atrás by Slow
Henrique
Henrique
Reply to  Slow
2 anos atrás

ganha que vc não vai ser sancionar por tabela por denfder um maluco… o frigorifico do meu bairro aqui vai continuar vendendo frango pra Europa ou EUA de boas

Mas não vamo ficar do lado da Rússia pra vender frango pra eles. é simples a gente treina o frango pra ele ir voado do Brasil pra Rússia e Rússia manda o pagamento por telepatia

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Caro Henrique. Vender frango congelado, soja ou minério de ferro é insuficiente para comprar Iphone. A conta nunca vai fechar.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

é só um exemplo……….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Caro Henrique. Eu também fiz uma metáfora O fato é que uma balança comercial baseada na exportação de produtos primários e commodities será incapaz de sustentar a importação de produtos industrializados e e elevado valor agregado para uma população enorme, como a brasileira. O resultado será a significativa exclusão de parte da população brasileira do consumo de bens duráveis ou de alta tecnologia.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer,
Parabéns pela análise extremamente sucinta do problema da balança comercial brasileira.

Fico apenas surpreso pelo número de “deslikes” recebidos.

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Amigão a Rússia fechar os portos da Ucrânia já está causando uma crise global de alimentos, imagina o Brasil sem vender … 🤣🤣🤣 Cai na real filho, hoje em dia a China agradece os EUA por sancionar alguém .. já foi o tempo que só tinha os EUA como opção .

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
2 anos atrás

amigãozinho… sei que vc é slow, mas tb deve ser slow no cérebro…
.
se a gente tivesse falando da China até ia, mas é da falida da Rússia que ta em pauta kkkkkkkkkkkkk… não sei que vontade é essa de fazer comercio com “Argentina Siberiana”… tem nem como mandar e pegar produtos da Rússia mais

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Tanto faz China e Rússia estão mais unidas do que nunca ..

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique
2 anos atrás

E perde o quê diz ai? E o que o Brasil ganhou com os EUA nos últimos 62 anos?

Henrique
Henrique
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Outro maluco que quer trocar Eua e Europa pela Rússia…

Nascimento
Nascimento
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Trocar o que cara pelo que cara? O Brasil esta igual uma grande Suiça isso sim.

O Brasil não tem vontade nenhuma de ser pau mandado de ninguém em local algum do mundo e nem pra aplicar sações pois nossa economia é muito frágil, só louco não percebe isso e coloca o Brasil ao lado de BRICs ou de OTAN. As FAs só arrotam doutrina ocidental enquanto gastam 90% do orçamento com salário, nada além disso. Idem pras parcerias econômicas com a China e Rússia. Quem acha que isso vai resultar numa aliança é muito trouxa.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Até o ministro da Hungria tem mais culhões do que esses países vassalos que estão aí… Enquanto o patético senhor Olaf Scholz,premier da poderosa Alemanha pediu a seus cidadãos que economizassem e tomassem menos banho quente e encerrou importações de petróleo, gás e carvão russo, pouco se importando em defender os interesses do empresariado, do povo e da economia alemã. O governo preferiu tornar obrigatório o trabalho de casa, e aconselhou o incentivo ao compartilhamento de carros entre seus cidadão; além de oferecer esquemas lucrativos para troca por carros menores e mais verdes; e antecipar os esquemas de preços reduzidos… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Já tomou sua Coca-Cola hoje?
Vc parece meio ‘aperreado’.
Aquiete-se.

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

“A questão da internacionalização da Amazônia deve ser discutida!”, Emmanuel Macron

Boris Johnson: os incêndios na Amazônia são uma crise internacional ”

Essa é a Europa que você gosta né ..

Varg
Varg
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Somente sendo muito dodói para acreditar nesse papo de BRICS…

Slow
Slow
Reply to  Varg
2 anos atrás

Tem que ser muito chapéu de alumínio pra não acreditar ..

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
2 anos atrás

Brics é grupinho onde os dois relevantes querendo se matar e tem 3 falidos no meio… uau kkkkk
.

Varg
Varg
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Até hoje não entendi porque a África do Sul tá nesse bolo… É tipo aceitar o Paraguai na UE ou o Turcomenistão no Mercosul…

Slow
Slow
Reply to  Varg
2 anos atrás

E possivelmente no futuro Arábia Saudita, Argentina e Irã talvez ..

https://www.google.com/amp/s/tass.com/economy/1456547/amp

Last edited 2 anos atrás by Slow
Henrique
Henrique
Reply to  Varg
2 anos atrás

pra não chamarem o brics de racista ou elitista

DanielJr
DanielJr
Reply to  Varg
2 anos atrás

Vi uma história na internet, NÃO sei se é verdade: na época iriam incluir o México no brics, mas o expresidente lula era chegado do presidente da África do Sul e acabou fazendo lobby com os outros membros pra trocar de país.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Os chineses recentemente falaram na ampliação do grupo,um BRICS+.. .Numa reunião nesta quinta-feira entre os chanceleres do bloco, a sugestão foi oficialmente apresentada. “A China se propõe a iniciar o processo de expansão dos Brics, explorar os critérios e procedimentos para a expansão e gradualmente formar um consenso”, disse Wang Yi, ministro de Relações Exteriores da China. O encontro contou com o chanceler Carlos França e, ao contrário dos eventos do G7 ou outras instituições, não houve uma condenação da invasão russa na Ucrânia. Numa nota à imprensa, o Itamaraty explicou que também foram convidados ao evento os chanceleres de… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Só no BRICS tem metade da população mundial, sem falar na indústria militar ..

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
2 anos atrás

uau grandes b*ta… sabia que da pra fazer comercio com índia e China sem perder tempo com clubinho?

Slow
Slow
Reply to  Henrique
2 anos atrás

O defensor da UE e OTAN querendo falar de perca de tempo com clubinho ? Kkkkkkk ..

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Brics = reunião dos falidos e ignorados pelo ocidente

Só a china é realmente relevante.

Last edited 2 anos atrás by Pablo Maroka
LUIZ
LUIZ
Reply to  Varg
2 anos atrás

BRICS tem uma população de mais de 3 bilhões de pessoas. É um mercado gigantesco que o Brasil só tem a ganhar. Alguém pode apontar as desvantagens de ser membro dos BRICS?

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Claro que cresceu. A invasão começou no dia 24 de Fevereiro.

Foram 2 meses de economia “livre” até as sanções serem aplicadas e só vamos ver o real resultado delas no fim do ano.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

No natal? Quando o frio chegar e o preço do gás for à Lua?

Sim, concordo, sionista: no fim do ano você verá o resultado das suas sançõezinhas.

Acho bom mandar as polícias dos países que vocês controlam aumentarem os seus estoques de gás lacrimogênio. Vão precisar, quando o preço do Big Mac for à Lua.

Last edited 2 anos atrás by Z Renato Vilhena Z
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Sionista KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ai, me mostra no meu comentário onde eu dei a entender que sou sionista?

só pra saber mesmo

Tendo isso dito.

É de uma estupidez característica de vocês imaginar que até o fim do ano os governos suscetíveis a falta de gás vão ficar parados sem tomar medidas de prevenção.

A Polônia por exemplo, não deu a minima pra Russia parando de vender gás pra ela porque a conclusão de um segundo gasoduto que leva gás pra ela de outra fonte ficaria pronta em menos de uma semana.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

A fonte é o gás liquefeito que vem dos EUA, que custa muito mais do que o gás russo, uma três a cinco vezes mais. Por enquanto, pelo menos até o inverno chegar. E que por sinal já está fazendo com que o preço do gás e dos demais combustíveis dispare ainda mais no próprio EUA. Se já estava alto ainda vai aumentar mais ainda, já que se pretende vender para a Europa. Não é a unica causa de inflação por lá, mas é mais um acelerador da inflação. Fala sério, estas sanções são basicamente uma greve de fome da… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Ou seja, a opção para a Europa será pagar mais caro pelo gás eternamente.
A não ser que voltem a negociar com a Rússia.
Caso contrário, além de perder mais competitividade frente à China, vão gastar os tubos para se aquecer.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

A chefia da União Europeia lançou faz uma semana um plano ridículo e absurdo de basear a Europa totalmente na energia solar e eólica. Basicamente pretendendo fazer em pouco anos o que afirma que pretenderia fazer em uns 20 anos. Para a direção da UE está é a solução para o problema das fontes de energias russas. Este é o grau de loucura desta gente. Eu nem vou entrar no mérito de se isto é possível e praticável ou não. Se estes catavento e placas solares congelariam ou não no inverno, como já ocorreu. O que precisa ser dito é… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Não é absurdo não. Na realidade, em 2022, a Alemanha produz 55% de sua energia a partir de fontes renováveis principalmente solar e eólica que, a longo prazo são as fontes mais baratas de energia já que o “insumo” (sol e vento) é gratuito.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Olá Jacinto. Eu não sei dizer que se o custo da energia eólica/fotovoltáica seria mais barata a longo prazo. Talvez a energia hidroelétrica ainda seja a mais barata. Contudo, o custo da segurança energética é uma variável importante que geralmente é ignorada nas avaliações. Um outro problema é que o custo da distribuição da energia é diferente do custo de produção, porque o seu valor embute outras variáveis, inclusive uma grande dose de especulação no mercado de energia. Para a distribuidoras privadas, interessa certa escassez de energia como forma de elevar os lucros a curto prazo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Caro Renato. Isso depende. No Brasil, praticamente 100% da energia elétrica do NE é obtidas por geração eólica. Primeiro, a eficiência dos geradores é 5 vezes maior no NE que na Alemanha (regime de ventos), houve uma grande expansão do sistema de geração eólica no NE e o crescimento econômico está estagnado há anos. Hoje, na Europa, a energia elétrica quintuplicou o valor em decorrência da crise na Ucrânia, sem qualquer relação com o custo de geração de energia na Europa. A matriz energética brasileira é muito mais sustentável que a matriz européia ou chinesa, mas a política econômica adotada… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Não vão ficar parados.
Já anunciaram a construção de gasodutos da Argélia, Marrocos, Nigéria e agora de Israel.
Estão perdidinhos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

O NIGAL mesmo que viabilizado não ficará pronto em menos de 5 anos ou mais, ja o EastMed o governo imperialista atlanticista tinha dito aos sionista que era inviável e caso venha retomar a proposta vai ter que conversar com os Turcos pois no trajeto original passaria pelo Chipre e Grécia e não duvido que Erdogan e Putin tenham algum acordo para inviabilizar esse projeto e em contra partida os Russos tolerariam os Turcos ao norte da Síria mas sem contrabandear o petróleo Sírio que esta nas mãos dos americanos, viu o tamanho do embricamento geopolítico.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

O problema é que os EUA caíram 1,5 por cento no mesmo período.
E ainda nem temos as consequências dessa crise.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

>cair 15 a 10% ao ano.

>subir 3,5% no primeiro trimestre quando as sanções só forma aplicadas no ultimo mês da avaliação (e obviamente não entram em efeito imediato)

São duas coisas iguais sim amiguinho cabeça de abobora, confia.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Na espera pelos 15%.

comment image

César
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

É a foto do seu último patrão?

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

15% está chegando a inflação do seu país …

E Alemanha e Reino Unido já já chega nos 10 ..

EduardoSP
EduardoSP
2 anos atrás

A melhor demonstração do eficácia das sanções é o Putin colocar a liberação dos portos da Ucrânia para exportações agrícolas condicionadas ao seu fim.

LUIZ
LUIZ
Reply to  EduardoSP
2 anos atrás

Vários países africanos dependem das importações dos grãos da Ucrânia.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Esperando a ginástica mental que o pessoal aqui vai fazer para desmentir a notícia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Olá Allan.. geralmente, a primeira coisa é dizer que a fonte ´e mentirosa.. depois dizer que o Instituto de pesquisa é mentiroso… depois dizer que “parei de ler quando…” ou tudo isso junto.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Quem escreveu ela é comunista, ou o governo russo é comunista, ou o BM é comunista.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Olá Erick. Ou talvez o comunista seja eu. riso.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Kkkkkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Olá Luis. Esqueci de mencionar que é preciso negativar muito, talvez entrando com diferentes endereços de email

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

A Rússia vai falir e voltar aos anos 90 pessoal, é só esperar mais um pouco.

comment image

andre
andre
2 anos atrás

o mundo não é so europa

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  andre
2 anos atrás

Exatamente.
E acrescento.
E cada vez menos.
Foi a opção que fizeram
Azar o deles.

matheus
matheus
2 anos atrás

No primeiro trimestre de 2022 o PIB brasileiro cresceu 1,5%, já o americano caiu 1,5%. Viva ao Biden.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  matheus
2 anos atrás

Olá Matheus. O Brasil esta precisando ser punido com algumas sanções. riso.

Mafix
Mafix
Reply to  matheus
2 anos atrás

Não cresceu ele se recuperou das medidas estupidas do covid só voltou ao ‘normal’ mesmo que com muitos danos ..

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Mafix
2 anos atrás

Mais um surtado.
Vade retro!

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Uma pergunta: quem coletou e processou os dados? Lembro que na época do regime militar sempre se dizia que os índices econômicos não eram confiáveis, eram manipulados. Quando a esquerda estava no poder mudou a metodologia de vários índices p/ dar uma melhora artificial, como considerar classe média quem ganhava só 2 salários mínimos, etc. então sempre temos que observar a credibilidade de quem divulga índices econômicos e não só governos – quantos casos de empresas que falsearam resultados p/ melhorar seu valor na bolsa já estouraram? Se numa democracia há riscos de manipulação, imagine numa ditadura ( à direita… Read more »

Tamandaré
Tamandaré
2 anos atrás

PIB isoladamente não é parâmetro para medir crescimento econômico!

PIB isoladamente não é parâmetro para medir crescimento econômico!

PIB isoladamente não é parâmetro para medir crescimento econômico!

PIB isoladamente não é parâmetro para medir crescimento econômico!

PIB isoladamente não é parâmetro para medir crescimento econômico!

André Luís
André Luís
2 anos atrás

E como vai o dólar? E a inflação americana? Fiquei sabendo que o país escória (inglaterra) já criou um imposto para financiar a POBREZA da sua população. Que lindo! A lata do lixo é pouco pra essa caterva.
#SlaviaKatervina

rs!

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Parei de ler nesta parte “ As informações foram divulgadas na quarta-feira (18) pela agência estatal russa de estatísticas Rosstat.”

Esse povo mente que nem sente…..

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

Eu não acredito naquela ladainha de que o Putin está com uma doença terminal e que vai morrer logo, logo, mas que ele deu uma engordada, isso não tem como negar, vai ver foi a quarentena.
Quanto a economia, só daqui um tempo maior para saber de fato os resultados dessa guerra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Caro Mauricio. Todo mundo morre um dia. Se não for hoje vai ser outro dia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer, não complica…😂 Tu entendeu, é que tem um pessoal que diz que ele está com uma doença terminal e que vai morrer logo, tipo, não vai até o final do ano.
De resto eu concordo com você.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Olá Maurício. O que eu queria dizer é que de fato, uma possível doença de Putin importa pouco. Mesmo que ele morra, a guerra vai continuar até a Russia atingir o seu objetivou ou colapsar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer, mesmo com uma possível morte do Putin, você acha que a guerra continuaria? Eu não vejo ninguém com um pulso de ferro igual o Putin para comandar a Rússia, talvez tenha um pessoal até mais ditador que o próprio Putin, até porque ele não entrou nessa guerra sozinho, deve ter muitos oficiais do seu lado.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Caro Maurício. Uma suposta morte de Putin somente levaria a um recuo da Russa caso seu governo tivesse colapsado antes. Neste momento, a morte de Putin não altera o cenário geopolítico da guerra. Um recuo russo neste momento seria um duro golpe para a Rússia, Provavelmente, a morte de Putin criaria uma comoção nacional que daria impulso para o sentimento patriótico, reforçando o moral das tropas russas, não o contrário. Mas é apenas especulação minha

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mesmo sendo “Suas especulações”, merece considderações, deve ter alguma embasamento histórico.
Putin se, digo se, foi diagnosticado com alguma doença fatal, já deverá ter algum sucessor que leve a frente sua política, e se vir a ser assassinado, Deus leve antes o infeliz, porque se for pego vivo, a morte será seu melhor consolo e a aqueles que os patrocinar, e a Ucrânia, nada livra do seu destino, como disse uma alto funcionário Russo, a oportunidade de negociar para Zelensky passou, ele jogou fora, agora será um Armisticio ao estilo 1918 da Alemanha.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Olá Nilo. Não desejo a morte de ninguém, nem de criminosos. Eu lembro de alguns líderes que morreram durante um conflito sem que isso tenha afetado o desenvolvimento do conflito. Roosevelt foi substituiído por Truman, sem que isso tivesse afetado a II Guerra. Ho Chi Min morreu durante a guerra do Vietnan, assim como Kennedy e Diem. Francisco José (da Austria-Hungria) morreu durante a I Guerra. A morte de Gandhi não afetou o processo de independência da Índia. A morte de um líder só parece afetar governos que já tinham perdido a legitimidade ou que já haviam colapsado, como foi… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Tem também que ele esta triste porque não iphone.

Slow
Slow
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Faltou a da abelha que acabou com exército russo ..

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Slow
2 anos atrás

É verdade Slow imagina quando a história desse evento for colocada em livro a credibilidade de muitos serão varrida para a lata do lixo isso se não apagarem as reportagens.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

mesmo que ele morresse ia ter basicamnete dois candidatos, Medvedev e Shoigu, quem tiver mais poder e influência vence, e a opinião deles da Rússia em relação ao mundo é muito igual ao Putin.

Will
Will
2 anos atrás

Calma que a conta vai chegar está cedo ainda.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Will
2 anos atrás

Os russos devem ir a a Zaporizhzya e Dnipro.
Passar a régua e fechar a conta.

Nilo
Nilo
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Sim acredito tb que assim será, depois pode vir a ser Mykolaiv, que já começa entrar na mira das baterias russas.

Nilo
Nilo
Reply to  Will
2 anos atrás

” Zelensky já está com a corda no pescoço “
Ele veste por cima um fraque e diz que esta com gravata borboleta, e a turma ddo chapéu de alumínio aplaude.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Quem são os maiores e melhores jogadores de xadrez no mundo?

paulof
paulof
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Melhor jogador Magnus Carlsen (Noruega), depois vem o Caruana (EUA), Dieng (China), maiores esperanças, Misha (americano), Rameshbabu Praggnanandhaa (India).

Last edited 2 anos atrás by paulof
RICARDO NUNES BARBOSA
RICARDO NUNES BARBOSA
2 anos atrás

Notícia na verdade é mais desanimadora do que animadora para a Rússia. Dentro de um crescimento esperado de 3,7% no primeiro trimestre, onde as sanções basicamente não existiam, o crescimento foi de 3,5%. Logo, já comprometendo a queda anual de -8,8% estimada pelo ministério da economia russo, que em teoria agora está em -9% com o crescimento 0,2% menor do que o esperado no primeiro trimestre.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Sanções SÃO SIM eficientes ❗ A rússia jamais vai fazer o que querem por conta de sanções, mas isso em nada tem haver com a eficiência de sanções econômicas. Sanções tem um caráter punitivo. É um tipo de castigo para crimes Quem aplica sanções não espera nenhum resultado, apenas pune (aplica) Sanções não causam efeito político por uma simples questão: orgulho. Quem as recebe nunca dá o braço a torcer Sanções são sim indesejáveis e, em geral, quem as recebe pagou para ver que não as receberia — O PIB russo cresceu 3,5% no 1º trimestre de 2020Fonte: agência estatal… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

“Aqui em Malta, todos os malteses foram tão solidários”
ia, para Kiev só nas férias, ia, não vai mais,
Belo melodrama” A Mexiacana “.
“Sanções tem um caráter punitivo. É um tipo de castigo para crimes”
A subserviencia, a bem do gosto de certos brasileiros, que gosta de relativizar a soberania do seu país, é como se o escravo desse o chicote ao seu senhor., rsrsrsr

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Joanderson
Joanderson
2 anos atrás

Fico imaginando o que leva os paises exportadores de petróleo e gás principalmente os que dependem exclusivamente dessa fonte de renda a não pensar em se unir e formar uma aliança.
Nao entendo porq os paises do Oriente médio e Rússia exporta a energia mas são os EUA e Europa que ditam os preços.
Uma aliança da Arábia Saudita e Rússia seriam benefica para os dois.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Caro J. Essa aliança já existe há décadas. Ela consegue regular em grande parte o preço do petróleo ajustando a produção. Contudo, ela foi enfraquecida em função das sanções econômicas sobre o Iran, Iraque e sobre a Venezuela.

Hoje no Mundo Milltar
Hoje no Mundo Milltar
2 anos atrás

Caros amigos, enquanto a economia da Rússia começa a sucumbir diante da maior ofensiva internacional de sanções da história, a economia dos EUA obtém ótimo desempenho, sobretudo a inflação que atingiu um dos menores índices em décadas, e a aprovação ao governo Biden que continua subindo.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/11/inflacao-nos-eua-83percent-em-12-meses.ghtml

https://graphics.reuters.com/USA-BIDEN/POLL/nmopagnqapa/

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Hoje no Mundo Milltar
2 anos atrás

Olha um bot fake, o cara que disse que o kadirov tinha morrido no assalto ao aeródromo de Hostomel agora também fazendo previsão econômica usando g1 reuters, bah quem diria.

Luciano
Luciano
2 anos atrás

Enquanto isso, o produto Interno Bruto do Brasil teve um crescimento de 1,5% nos três primeiros meses de 2022, em comparação com os três últimos de 2021…..SEM sanções! Putz!

Paulo
2 anos atrás

Fonte Primária é o Governo Russo. Estado Totalitário, não se pode acreditar em nada que afirmam.
Segundo o governo Russo o Moskva não foi atacado, foi um acidente!
E por aí vai…

Roberto
Roberto
2 anos atrás

A Rússia não entrou nesta guerra sem um planejamento estratégico eles vem se preparando desde 2014 quando invadiu a Criméia e também das interferências do Ocidente na estrutura política e econômica da Ucrânia, a tomada de Mariupol e controle das regiões separatistas mostra uma estratégia de sufocar a economia ucraniana sem a produção industrial e com o controle da agricultura principalmente na produção de trigo e milho os russos junto com a sua produção isto representa algo de 50 milhões de toneladas destes cereais eles podem começar a chantagem com os paises que sancionaram, aí vai doer no estômago e… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Roberto
2 anos atrás

Roberto fazendo parte dos odiados pelos bots.

Nilo
Nilo
Reply to  Roberto
2 anos atrás

O Ucranianos estão onde Putin queria, a linha de conflito em Donbass, terreno propício com população com grande parcela de origem russa, com uma logistica próxima e já consolidada, cidades pequenas e muito campo aberto bom para suas baterias de obuseiros, é aí onde começa o fim da arrogancia de um Bufão, mentiroso.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Até aonde eu sei, o PIB entra gastos do governo… e o governo russo alem dos gastos da guerra, aprovou pacotes para tentar contornar os problemas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Olá Nicolas. O PIB de um país inclui todas os gastos que agregam valor. Isso inclui todos os bens e serviços de uma economia. Se um governo faz investimentos em infraestrutura, isso impactará no PIB. Os gastos públicos relacionados com serviços prestados para a população (educação e saúde, por exemplo) são contabilizados no PIB.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Mesmo com guerra e sanções a Rússia consegue crescer mais que o Brasil kkkkkk

Parabéns à dupla de patetas Bolsonaro e Paulo Guedes.

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

Enquanto isso, chechenos no centro de Severodonestsk confraternizando com a população.
É fácil saber a localização pelas imagens da academia de ginástica Good Zone que aparece na filmagem.

https://t.me/partizan1941/23839

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Te matricula lá kings, talvez tu acha um russo com \pint@ bem vermelho.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Jagdverband#44
2 anos atrás

Minions com suas taras.
O assunto sempre descamba para isso.
Sai fora, rapa!

Nilo
Nilo
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Severodonestsk 70% conquistada, amanhã quando vc acordar, será 100%.

Rogério Flores
Rogério Flores
2 anos atrás

Esse embargo só fortalecerá a Rússia, afinal de contas é um país gigantesco, o maior do mundo e além dos enormes recursos naturais, possui ainda um forte setor industrial e científico em várias áreas, sem falar que também tem uma grande população consumidora de 150 milhões, sendo muitos com excelente instrução.

Nilo
Nilo
Reply to  Rogério Flores
2 anos atrás

O embargo veio a fortalecer a posição da Rússia quando os EUA deixou de ter ao seu lado os fornecedores de energia como Irã, Venezuela, Arábia Saudita, hoje o preço fechou a US$120,00.
A Europa vai começar a tirar a Ucrânia da sua agenda, deverá começar a dar prioridade ao bem estar da sua população, mais ainda permanece no pesadelo.

Atitador 33
Atitador 33
2 anos atrás

Sanções não é o modo mais eficiente de destruir um sistema político autoritário como é o caso de todos os países sancionados, a população sofre com as faltas de oportunidades, os detentores do poder absolutistas não sofrem.
Cuba culpa a falta do capital americano por sua falta de acessos ao capital.
Agora com a Rússia se surgir efeito será no longo prazo, se a Europa inteira conseguir mudar sua matriz energética do gás para outras tecnologias, os russos terão dificuldades.

paulof
paulof
2 anos atrás

As sanções travam um monte de investimento e tira os russos de certas cadeias produtivas mundiais, por isso são mais a médio e longo prazo, claro que as atuais são realmente impressionantes, os russos irão perder muitos mercados importantes, não acredito que alguns voltem. Quanto ao PIB existe uma dúvida na forma que estão considerando os recebimentos do país tanto da India quanto da China, todos sabem que existe um bom abatimento, por isso eu espero próximo ano quando os números totalizarem ver o quadro completo, inclusive da Arabia Saudita que diz ser 8,5%.

Last edited 2 anos atrás by paulof
Jacinto
Jacinto
2 anos atrás

O Banco da Rússia – o equivalente ao FED dos EUA e ao BACEN do Brasil, ou seja o órgão do governo russo que faz este tipo de análise – divulgou que a expectativa para o PIB é
2022: -99,0%
2023: 0,00%
2024: 1,7%
Dolar:
2022: 1:85
2023: 1:90
2024: 1:96
Link: cbr.ru/eng/statistics/ddkp/mo_br/

L G
L G
2 anos atrás

Infelizmente para os ucranianos essa guerra vai durar mais 1 ano ou mais. A Ucrânia irá perder no mínimo o território da antiga novarusia. Vamos aguardar e estudar o antigo território da novarusia que existia antes de 1914.

L G
L G
Reply to  L G
2 anos atrás

Isso se a Polônia, Hungria, etc não quererem os seus antigos territórios de antes da segunda Guerra mundial. Vamos estudar e aguardar.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

E nós que não sofremos embargos, sansões etc, não cresce essa economia que se estagina cada vez mais.
Daqui a pouco se bobear entramos na banca rota.
O que estamos fazendo de errado?
O problema é a economia ou os economistas nacionais ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Olá Fox. Por outro lado, o número de milionários no Brasil cresceu bastante nos últimos anos. O que podemos concluir é que política econômicas nos últimos anos privilegiou a concentração de renda, em detrimento do crescimento econômico. O que estamos observando é o resultado de decisões conscientes. Não é um fracasso, mas o sucesso de uma decisão em favor da concentração de renda.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá Camargo.
Exatamente, e ao que se perce nos des-likes de nossos comentários é aprovado isso por grande parte da população.
Na altura do campeonato, quem defende tais políticas e atual política, não é mais ingênuo ou iludido.
Simplesmente partilha dos mesmos desvios de carácter.

Luciano
Luciano
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Exato! É a pós verdade. A coisa tá na cara, mas negam até ver se quem critica desiste ou muda de opinião. E ainda tem essa parcela que coaduna com as mesmas coisas absurdas!

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Exatamente Luciano.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá, Camargoer! Pois é, foi o que comentei antes…no mesmo período, sem embargos, tivemos 1,5% de crescimento!

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Europa estimulou a Zelensky a uma conversa com Ergodan, discutiram então por telefone uma possivel conversa direta com Putin, entre os tres sobre uma Paz e a garantia do fluxo logistico do trigo pelos portos ucranianos, Não demorou nem doze horas a resposta pelo Pravda: A ideia de Erdogan falhou: Putin não quer falar com Zelenskiy “”Kiev faz o que Washington lhe diz para fazer. Por conseguinte, não determina de modo algum se as negociações terão ou não lugar. Não depende de Zelensky.””” Bufão, não entendeu, ainda, quiz humilhar, será humilhado, pedirá para assinar um Armisticio a “La Alemanhã 1918”.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
silvio
silvio
2 anos atrás

Paulo Guedes é incompetente demais, como pode um país em guerra…

LUIZ C M BRANDAO JR
LUIZ C M BRANDAO JR
2 anos atrás

Agência estatal russa….huuuuummmm o golpe taí cai quem quiser.

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Anti-fragil. Tá na hora de discutir o conceito.

Grifon
Grifon
2 anos atrás

Ou seja, um tapa na cara da OTAN.