T-62 russo

Por Mathttew Dooley

O Estado-Maior o Exército Ucraniano afirmou em um post no Facebook que as tropas de Putin estão recorrendo ao uso de carros de combate do tipo T-62, com mais de 60 anos, e equipamentos danificados para complementar suas forças.

Segundo o comunicado do Facebook: “Como resultado das perdas em combate, o inimigo é forçado a remover os tanques T-62 do armazenamento para equipar os BTG () de reserva, formados para enviar à Ucrânia. Além disso, equipamentos danificados e recuperados são usados ​​para compensar as perdas de armas e equipamentos militares”.

Quando a guerra começou, no papel, os militares russos possuíam uma imensa quantidade de veículos blindados, no entanto, esses números provavelmente foram inflados pela quantidade de tanques soviéticos antigos armazenados.

A Rússia possui alguns tanques avançados, mas é menos provável que sejam vistos no campo de batalha. Por exemplo, o T-90M da Rússia, frequentemente visto durante desfiles militares, raramente foi visto em combate.

Mesmo o poderoso T-90M provou não ser páreo para as táticas ucranianas – um vídeo que surgiu no início deste mês mostrou um dos tanques de elite da Rússia destruídos pela Ucrânia.

O Estado-Maior da Ucrânia estima que 1.293 tanques russos foram destruídos na Ucrânia. Não está claro quantos deles são tanques russos avançados, mas de acordo com a equipe geral da Ucrânia, eles estão ficando sem modelos mais novos.

O T-62 foi lançado pela primeira vez em 1961 e, embora tenha sido atualizado desde então, não é provável que se saia melhor do que o equipamento russo moderno durante a guerra.

Falando ao The New Yorker, o coronel aposentado do Exército dos EUA Joel Rayburn disse que alguns dos modelos de tanques mais recentes podem ter sido voltados mais para a exportação, explicando a falta de equipamentos militares russos modernos no campo de batalha.

Ele disse: “Os russos estão exportando tanques T-90 e comercializando tanques Armata, supostamente a última geração com todos os assessróios possíveis.

“E então eles estão aparecendo no campo de batalha no eixo do avanço em direção a Kharkiv, Chernihiv e Kiev com veículos de combate blindados não modernizados da era da Guerra Fria – tanto veículos de infantaria quanto tanques. E é como se eles tivessem tirado essas coisas de naftalina.

“Assim, parece que a indústria militar da Rússia estava voltada para a exportação em vez de equipar suas próprias forças terrestres com equipamentos modernos.”

Uma coisa que a Rússia tem, no entanto, são os números. Antes da invasão, estimava-se que a Rússia tinha 20.050 tanques, embora não esteja claro quantos deles estão operacionais.

Esse número supera os estimados 2.045 tanques da Ucrânia antes da guerra. No entanto, os tanques provaram não ser páreo durante a guerra para os pequenos mísseis antitanque portáteis e drones leves.

À medida que Putin alcança suas reservas, a destruição de tanques russos no campo de batalha provavelmente continuará no futuro próximo.

FONTE: Express

NOTA DO EDITOR: Segundo algumas fontes, até o ano passado o Exército Russo possuía cerca de 160 carros de combate T-62 em plena atividade e que os mesmos permaneceriam em atividade até 2030.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

111 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tallguiese
Tallguiese
2 anos atrás

Só eles jogarem a pia da cozinha nós caras também kkkkkkkkkk

Gugs
Gugs
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

A vergonha só aumenta. Venderam para o Putin um exército poderoso de photshop. A realidade é isso aí.

Bosco
Responder para  Gugs
2 anos atrás

O Putin sabia muito bem da corrupção comendo solta na Rússia . Ele não foi enganado não. O problema é que ele confiou demais na propaganda enganosa que ele abasteceu o mundo há 20 anos utilizando sujeitos como esse kings daqui. Ele achou que iria vencer guerras e conquistar territórios com mentiras e achava que ninguém ia pagar pra ver mas ele não contava com um comediante no meio do caminho.
Ele sempre soube que seu exército era de papel , agora posa de santo e tá culpando os imbecis de sempre que serão expurgados como sempre o foram na URSS.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Os caras veem a guerra aqui pelos analistas ocidentais com fonte ucraniana kkkk. Cara as forças ucranianas tá sendo dizimada lentamente. O Zelento e o Bidê tão no desespero pra Rússia liberar a saída de mais de 20 milhões de toneladas de grãos. As armas que entra as forças destroem. Essa guerra tá sendo uma canseira pra as forças ucranianas.

mac
mac
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Ô meu Deus, outro que errou a medicação e vem descrever os delírios dele aqui…

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  mac
2 anos atrás

Não é outro é o mesmo

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Meu caro, mentira é combustível para guerras. A tal da “propaganda”….

O “x” da questão está nos fatos: a “operação especial” de uma semana já dura meses, a dominação do espaço aéreo, que seria conquistada em horas, nunca ocorreu, e Kiev, que cairia em dias, botou as forças russas e seu comboio de “60 quilômetros” para correr.

Existe uma diferença brutal: no ocidente mídia e governos mentem para o povo; parece que lá na Rússia mídia (controlada pelo governo) e governo mentem para eles mesmos. Uma coisa é enganar os outros, outra e enganar a si próprio…

A direita bem que torce, mas Biden, senil ou não, fraco ou forte, reviveu a OTAN, fortaleceu os EUA e o reconectou à Europa. Enquanto isso, Putin vai descobrindo que sua guerra relâmpago vai virar novelão, suas armas “incríveis” são poucas e custam mais caro do que pode pagar e seu “formidável” exército não é tão formidável assim.

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Realmente, os ucranianos estão cansados de destruir tanques russos.

Oswaldo
Oswaldo
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Pois e, tem muitas pessoas que se acham bem informadas, que ainda acham que a Ucrania esta vencendo a Russia, e que logo logo a Ucrania vai cercar Moscow… kkkkkk

Jodreski
Jodreski
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

A primeira vitima de uma guerra é a verdade, então a não ser que vc tenha ido lá pessoalmente sentado com os generais de ambos os lados para saber qual a real situação de cada uma das frentes o que vc está escrevendo aqui não passa de um enorme palpite seu, ou vc está papagaiando a opinião de terceiros que lhe agradou mais. Vamos aos fatos, esses sim não incostestáveis:

  • A Rússia perdeu muito material na Ucrânia e muito pessoal também.
  • A Ucrânia também perdeu muito material e pessoal.
  • Não sabemos (concretamente) quem perdeu mais soldados, é possível confiar nos números de qualquer um dos lados informa? R: Não!
  • A cada dia novo dia de conflito ambos os países estão mais pobres, ambas as economias estão enfraquecendo e o futuro de ambos os países é extremamento incerto.
  • É impossível determinar qual o lados das frentes que está mais dramático, se é o lado Russo visto que cada vez mais países tem ajudado militarmente a Ucrânia, e ela tem recebido cada vez mais equipamentos que podem infringir duras perdas aos Russos (vide Harpoons), ou se é o lado Ucraniano que está dependendo cada vez mais de material vindo de fora do país, será que eles estão chegando na quantidade que viabilize eles manterem essa resistência, por quanto tempo?

Só sei que eu torço para que essa guerra termine o quanto antes, para o bem dos Ucranianos, Russos e do resto do mundo. Pq em um mundo globalizado não há nada que aconteça nos confins do mundo que não gere uma crise mundial.

JOSE DE PADUA
Responder para  Jodreski
2 anos atrás

O único comentário sensato dessa matéria sem nenhum like ou resposta prova uma única coisa, quem frequenta esse site gosta mesmo é de lacrar e de expor suas preferencias e impressões pessoais aqui…

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Acho que está mal informado my brother.

A Ucrânia está desde o início da invasão ganhando territórios antes absorvidos pelos russos.
Em Karkyiv os ucranianos expulsaram na maior parte para de volta ao território russo os combatentes invasores.
Aquelas colunas de tanques de cerca de 60 KILÔMETROS de tanques, lançadores de mísseis,caminhões tanques de combustíveis,blindados e caminhões de transporte de tropas….se acabaram e nem tomaram a capital KIYEV.
Os russos estão tomando coça mesmo com maior arsenal e pessoal

Se recolheram a Dombass e Luhansk,além de Mariopol…..e isso vai também ter revés.
Pois os ucranianos estão em vantagem por conhecer o terreno e agora se armando com modernos armamentos recebidos dos países aliados contra a invasão.

Questão de tempo.

O Vladimir Putin não é maluco de apertar o botão vermelho e ficar vivendo após num avião SU-80 ou se exilar num país amigo.

Ele pode tomar um golpe de estado…ser deposto…quem manda e o dinheiro em qualquer país.
E milionários russos não estão contentes com o fracasso da guerra que,o Putin acho que ganharia entre 3 dias e 1 semana.

Agnelo
Agnelo
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

LUIZ

Vc tá tão preocupado em defender a russia,q não consegue interpretar o texto ( ou não quer).
Não está sendo dito q a Ucrânia tá ganhando ou q tá perdendo pouco ou “se dando bem”.
O q está sendo dito, e é evidente por todas as imagens publicadas, é q a Russia não tem o poder q dizia/achava q tinha.

Simples assim.

Scudafax
Scudafax
Responder para  Bosco
2 anos atrás

A intensidade do conflito indica que as Forças Armadas russas estão longe de serem de papel, apesar das perdas sofridas.

Ivan
Ivan
Responder para  Scudafax
2 anos atrás

Mas veja só, Tovarich Scud,
Vou concordar (em parte) com você
e discordar (em parte) com Tovarich Bosco.
.
Muitos tem chamado as forças armadas russas de “Urso de papel”.
Como provocação, tudo bem.
Mas é um erro.
.
A OTAN, os EUA e, principalmente, os Ucranianos sabem muito bem que não é assim. O poderio russo é imenso, notadamente por dentro da Rússia (eles tem uma logística interna impressionante) e nas áreas próximas, ao alcance de um avião cargueiro sem REVO ou das corvetas porta mísseis de cruzeiro.
.
Isso sem falar das armas nucleares, mas é outro assunto.
.
O problema – e aí começa nossa divergência – é que o feroz urso das estepes mordeu mais do que podia mastigar, além de provocar outras feras que estavam meio sonolentas… algumas até acariciando suas costas.
.
Mas vamos à mordida.
.
A Ucrânia se preparou desde 2014, quando da invasão da Crimeia e consequente armação no Donbass, para uma nova guerra com a Rússia. Sabiam que seria apenas uma questão de tempo.
Desenvolveram novas técnicas de luta, algumas com os ianques e outras do amago deles mesmos. Trocariam cada metro de terreno por sangue derramado e aço derretido (dos russos, é claro).
O conceito é antigo, defesa em profundidade.
Tem vários eventos históricos para estudar.
Foi assim em Kyiv, que fazia parte do Plano A e B do Vladimir.
Foi assim em Kharkiv, que era o extra que Moscou desejava.
.
Esse papo sem pé nem cabeça de fase 2 é uma mentira.
(Nada de fakenews, é mentira mesmo.)
.
O Plano A era desembarcar tropas de elite no aeroporto de Hostomel (ver Battle of Antonov Airport), para derrubar o governo eleito no grito… e colocar um fantoche no lugar.
Não deu certo, como todos sabem.
.
O Plano B era levar um coluna blindada de apoio aos aerotransportados para cercar Kyiv (e Kharkiv também, de lambuja), cortar a luz e mandar o povo de lá se reder.
Também não deu certo.
.
A questão foi, certamente, informações erradas para o planejamento.
O plano era soviético, semelhante ao usado na Tchecoslováquia e Hungria no século passado.
.
Só que os russos esqueceram de combinar com os ucranianos.
Ou melhor…
…a “inteligência” russa informou para o Vladimir (o Putin) que estava tudo comprado (corrupção é uma praga por lá) e estava tudo certo.
.
Bem, ou embolsaram o dinheiro e não pagaram…
…ou os ucranianos receberam o dinheiro e mandaram a FSB para aquele lugar que eles merecem.
.
Deu ruim para Moscou.
.
Agora já é história:
As defesas ucranianas deixaram as linhas logísticas se esticarem por 2 (duas) centenas de quilômetros, fatiaram os escalões russos e foram derrubando por partes.
.
A Batalha por Kyiv, assim como a Batalha por Kharkiv, em 2022, foram vencidas pela Ucrânia. É fato, documentado em som e vídeo.
.
Sim, quebrou alguns dentes do urso das estepes.
Mas, o urso NÃO é de papel.
.
A fera moscovita recuou, deu a volta por dentro de sua própria região, para se concentrar onde já tinha roubado algumas terras, tentando completar o butim.
.
Em tempo.
Lá no sul, entre a Criméia e Kherson, a traição funcionou.
Algumas pontes que deveriam ser destruídas, ficaram intactas, permitindo que tropas russas avançassem pela costa do Mar de Azov, em direção à Donetsk.
.
Mas a Ucrânia precisava vencer em Kyiv, Kharkov e manter o bolsão dentro de Lukansk, nesta ordem. Parar as forças russas que tentavam chegar em Odessa era o máximo para aquela frente.
.
Agora a luta se resume à decida de Popasna (uma cidade dentro do Oblast Luhansk), com relevo mais alto, que foi tomada esta semana (após encarniçada luta) dos ucranianos.
.
Plano A… falhou;
Plano B… falhou;
Fase 2… foi reduzida.
Mas mesmo assim, a Ucrânia está perdendo…
Território ucraniano foi roubado desde 2014, mas, ainda assim,
a Ucrânia existe e resiste, mantendo sua capital e a maioria das maiores cidades.
.
Assim sendo, o Urso NÃO é de papel.
Mas é menor do ele mesmo, o Urso, pensava que era.
.
O pior – para o Urso – é que todos sabem disso.
.
Cordiais saudações,
Ivan, um antigo infante.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Pois é quem sabe o Urso ainda não quer morder prefere dar patada pontual, ou a capital esta inteira por obra do acaso.

Andre
Andre
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Provavelmente a análise mais sensata da guerra.

O Urso não é papel mas está claro que também não tem o poderio que alguns propagavam. Deve aguentar as pesadas perdas com a mão de ferro do Putin e deve sair com alguns territórios conquistados.

Nem as duas semanas até Kiev que o Putin disse que faria, nem o termino da guerra com a volta até da Criméia para os ucranianos.

A maior perda russa será na sua “moral”. O medo das infindáveis colunas russas de blindados chegando na Alemanha não existe mais. As ameaças à Finlândia e Suécia não metem mais medo. Quem realmente deve sair ganhando mais é a China, que ocupará a posição de potência antagônica aos EUA, consolidando-se como segunda super potência.

mac
mac
Responder para  Ivan
2 anos atrás

Ivan, estávamos sentindo falta do velho guerreiro e suas sempre acuradas análises; você disse tudo.

rfeng
rfeng
Responder para  Gugs
2 anos atrás

Quer dizer que os M113 que os ucranianos estão recebendo não são da guerra do Vietnam, e os t84 ucranianos são de que época.

Nilson
Nilson
Responder para  rfeng
2 anos atrás

A diferença é que os ucranianos nunca foram considerados potência militar, ou seja, receber veículos antigos é normal para eles. O problema é os russos, segunda maior potência, ter que utilizar tanques antigos, quando se achava que seu estoque de tanques mais modernos era quase infinito. O uso dos T-62 desfaz essa crença…

paulo lahr
paulo lahr
Responder para  Gugs
2 anos atrás

Vergonha eh falar desta forma. Falar com paixão e não com conhecimento.

Gugs
Gugs
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

Em breve o pai do armata entrará em campo.

Falando em armata, parece que já confirmaram a presença de alguns na Sapucaí ano que vem.

61f27cbe4265a63a036fe470.jpg
mac
mac
2 anos atrás

As reservas não são inextinguíveis, nem tão numerosas como se dizia antes. Os russos vão acabar formando suas BTG com os T-34 de parada…

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  mac
2 anos atrás

Na teoria os russos possuem a maior quantidade de blindados do mundo.
Entretanto, a maioria dos que estão armazenados, são T55, T62. E tem até T34 armazenado (esses são usados mais em desfiles, e encontros de blindados históricos) , o restantes são T64, T72 das primeiras versões e alguns T80.
Mas o que pode ser usado em campo, são números bem menores do que os russos afirmam ter.
Ainda sim, é uma quantidade considerável de tanques que os russos possuem.
Entretanto, com as perdas que estão tendo, vai ficar insustentável em um conflito longo, eles precisam se adaptar a nova realidade, ou continuarão sendo incinerados pelos ucranianos.
Do lado ucraniano, esses também tiveram perdas elevadíssimas dos seus T64, entre outros tipos de blindados, e se eles quiserem ir para a ofensiva, será necessário mais meios blindados, para apoio de fogo, bem como conseguir conter a aviação russa.
O que não vi em combate foi os T84 oplot ucranianos, os mais modernos que eles possuem, se alguém tiver algum link, pode me mandar.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Só mandar mais javelins e construir uma nova fabrica pra derreter aço na Ucrânia que o estoque Russo logo acaba

MASTRIT
MASTRIT
2 anos atrás

Agora está aparecendo a verdadeira face dos falastroes russos …

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Não foi o passeio que estavam prevendo…

Mafix
Mafix
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Como não ?
Não viu as torres dos t72/t80 passeando pelos ceus ?

Mgtow
Mgtow
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Os objetivos estão sendo alcancados.
Fim

Pedro
Pedro
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Se o objetivo era passar vergonha foi alcançado com maestria.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Os objetivos de não cumprir objetivos foi alcançado com sucesso.

Putin se inspirou no(a) guru “D Rousseff”.

pangloss
pangloss
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Dá para aperfeiçoar a pontuação de sua frase.
Os objetivos estão sendo alcançados: o fim da credibilidade do poder militar russo.

Ramon
Ramon
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

É fácil apoiar essa insanidade, não é vc que está virando corpo carbonizado dentro de blindados e morrendo nas trincheiras, se o objetivo é destruir sua própria força blindada a Rússia está cumprindo direitinho, pode até ganhar esse conflito mas quero ver repor as perdas humanas e matérias no curto prazo.

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Responder para  Ramon
2 anos atrás

O prestígio com a população já está bem dividido.

A única coisa que a população russa apoia e ser contra os EUA.
São muitas baixas de material bélico e de pessoal.
Os ucranianos estão lutando pelo seu país e estão tendo vantagens nas batalhas.
A Rússia com seu presidente Vladimir Putin subestimaram os combatentes ucranianos e achou que o ocidente veria as atrocidades e nada fariam. O Putin desde o início ameaça países que ajudam a Ucrânia e nada fez contra

Lançar bomba atômica é loucura. Vai acabar com a população russa e o Putin fugiria para onde?

Não é simples ter uma bomba atômica e usá-la.

Ele certamente vai perder essa guerra….um novo Afeganistão para a Rússia.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

É mesmo?

Saddam morreu e nãop governa mais o Iraque…
Bin Laden morreu e o Talibã não exporta terrorismo….
A Coreia do Sul ainda existe….
A URSS não existe mais….

Pela sua ótica…..
Fim

José Luiz
José Luiz
2 anos atrás

Ao meu ver o problema maior do T62 nesse conflito nem será a tecnologia ultrapassada e sim o estado do seu equipamento, como motor e óptica. Porque a vulnerabilidade frente ao ataque no teto de um Javelin, NLAW etc é a mesma de um carro moderno russo, ou seja será destruído, Mas não tem o famigerado carrossel de munições que fazem os T 72 e derivados explodirem fácil e seu canhão de 115 mm também era bom. Mas será que a munição também não será velha.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Um canhão é um canhão, contra unidades de infantaria pode sim ser perigoso mesmo sendo velho mas pense que a consciência situacional em algo tão antigo deva ser bem precária, que armas AT mais simples como o RPG 7 agora são mais fatais ate pela falta de blindagem reativa e quem tem ou teve carro velho sabe que é uma dor de cabeça a cada km rodado!
Ainda tem o fato do refugo ocidental, quando/se chegar vai estar além da paridade nesse caso, por exemplo, imagine um Leo 1 modernizado* vs um T90, seria pedreira, ja contra um T62 não/pouco modernizado a vitória fica bem factível!
*duvido que o refugo de Leos não esteja vários graus de modernização acima do refugo soviético.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Um T62 pode ser tirado de combate por um tiro frontal de ATGM modernos, e até de alguns Lançadores de foguetes, coisa que não ocorre em veículos mais atuais, logo a chances de se tirar um veículo desde de combate é muito maior em relação aos demais, a parte óptica vai fazer muito diferença, mas a blindagem defasada também.

José Luiz
José Luiz
Responder para  Jhenison Fernandez
2 anos atrás

Concordo mas parece que mesmo os modelos com modernas blindagens reativas não estão sobrevivendo. Agora a óptica deve se encontrar estragada sem falar a impossibilidade de combate noturno eficaz. Mas um T 62 novo em folha ainda teria uma certa eficácia.

O Chato
O Chato
2 anos atrás

Se andam e atiram, poderão ter alguma utilidade. O problema é que, se equipamentos mais recentes já aparentam ter sido mal mantidos, não creio que esses T-62 sejam muito diferentes.

De qualquer modo, já faz algum tempo que tenho lido sobre a Rússia estar recorrendo a relíquias de suas reservas.

Maurício Oliveira
2 anos atrás

São da mesma idade dos Leopard 1 ?

George
George
Responder para  Maurício Oliveira
2 anos atrás

O Léo 1 é um pouco mais novo, mas são da mesma geração sim.

O meu medo é os russos colocarem em atividade milhares de T-34. Acho que os americanos não possuem Sherman suficientes para dar conta.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  George
2 anos atrás

Os Leopards que irão ser doados ou foram, vem com alguns sensores relativamente moderno em relação ao T-62, como Telemetria a laser e Visão térmica e noturna, que pode se provar muito úteis para aquele cenário, lógico se a versão do Leopard for realmente a 1A5

Sturiale
Responder para  George
2 anos atrás

e a alemanha n tem mais tigres ou panters para enviar pra ucrânia kkkkk

mac
mac
Responder para  George
2 anos atrás

Acho que os americanos não possuem Sherman suficientes para dar conta.”
Boa!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Maurício Oliveira
2 anos atrás

Similares em idade!

Rodes
Rodes
2 anos atrás

Tanques novos? Não

Super iates de luxo na Italia? SIMMMMM

Mafix
Mafix
2 anos atrás

Até o tal do ‘Terminator’ que eles falam tanto o operador vai do lado de fora o projeto é mal feito é uma gambiarra…

Perigo eles mandarem os t34 se a guerra durar até o fim do ano…

George
George
Responder para  Mafix
2 anos atrás

Nesse caso eu não sei se a Alemanha tem Tiger suficiente para doar para a Ucrânia

Regis
Regis
Responder para  Mafix
2 anos atrás

Antes do T-34 eles deverão enviar o T-55.

Quanto aos T-62, há um vídeo no YOUTUBE que mostra que estes veículos, que eram o melhor blindado egípcio na época, foram derrotados em uma batalha pelos Cascavéis novos da Líbia.

RPiletti
RPiletti
Responder para  Regis
2 anos atrás

No mesmo vídeo citam a hipótese dos Cascavéis estarem com tripulantes brasileiros.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Uai!
Qual motivo eles estão mandando mais blindados se as forças ucranianas já colapsaram, os equipamentos dos ucranianos e as doações de equipamentos novos foram destruídos ou capturados e o rolo compressor russo está esmagando as últimas resistências?

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Boa pergunta. Kkkkkkkkkkkkk

Gugs
Gugs
2 anos atrás

Ok kings. Acabei ler ali que você não conversa sozinho.

Fonte: a mesma que a sua.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

E parece que houve tentativa de assassinato de Putin no começo da Operação Especial.
Muitos russos que apoiavam a invasão, agora recebendo os filhos em sacos, estão protestando.

George
George
2 anos atrás

E precisa? Só o fato de estar completando três meses de “operação especial” já é uma notícia ruim o bastante para os russos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  George
2 anos atrás

Só pro Putin né ?

George
George
Responder para  George
2 anos atrás

Sim. Operação de recuo especial.

Sturiale
Responder para  George
2 anos atrás

operação especial no fundo do mar pra frota do mar negro e operação especial na estratosfera pras torres do tanks russos

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Vai começar a ter tropa russa morrendo de tétano agora.

Bosco
2 anos atrás

Operações especiais são assim mesmo. Um dia da caça , outro do caçador. Pode ser que hoje tenha sido bom para o caçador mas amanhã é outro dia e a caça não está parecendo que queira colaborar não.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Por isso acabarão mortos de Kalibr ou de fome. Se negociassem uma rendição talvez poupassem tanto sofrimento.

César
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Acho que se a Russia não tivesse atacado usando todo tipo de desculpa esfarrapada é que teriam poupado tanto sofrimento, né perfil do xings?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  César
2 anos atrás

Xings? Esses caras tem uma tara no Xings, não é possível.

César
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Vc que tem tara pra ficar inventando perfis falsos, sujeito!

Ivan
Ivan
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Mestre Bosco,
.
Acredito que vai reconhecer a referência.
Podemos “filosofar” mais ou menos assim:
.
Quem ganhar, pode não ganhar.
Quem perder, pode não perder.
Mas, na Ucrânia,
Quem ganhar vai perder, e
Quem perder… vai perder mesmo.
.
Sds.,
Ivan, o antigo.

George
George
2 anos atrás

Para e pensa. Faz 40 anos que os russos não treinam mais municiadores para os tanques (o T-72 para frente é tudo automático). Quem é que vai fazer esse trabalho?

O lado positivo (para os russos). Não teremos mais competição de lançamento de Torres.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  George
2 anos atrás

Rapaz, você tem um ponto, mas segundo a matéria a Rússia já matem 160 T-62 na ativa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Mas o objetivo da tal Nova Rússia vai se limitar a um território que os russos já invadiram em 2014 ?

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Recorrem por que não precisa usar o que há de melhor dos equipamentos russos. Desde o início a Rússia usa armas de segunda ou terceira categoria. Talvez apenas o Kamov 52 foi uma das poucas armas tops do portfólio russo que foi vastamente empregada. Pela animalesca robustez desse equipamento. Segue o jogo

Marcos10
Marcos10
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

O poderoso Ka-52 tem sérios problemas.
Mas já que você é bem informado, como vai a poderosa Frota do Mar Negro?

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Responder para  Mgtow
2 anos atrás

Se os T-90, T-72B3 Obr. 2016, T-80BVM, SU-34, SU-35 não são o que há de melhor dos equipamentos russos, o que é? Quais equipamentos que os Russos tem disponíveis em quantidades maiores do que um dígito são mais modernos do que os citados? Porque o que não falta são fotos destes veículos (destruídos) para provar que estão sendo utilizados.

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-equipment.html?m=1

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Responder para  Bruno Vinicius
2 anos atrás

Os SU-34 abatidos estão equipados com GPS manual americano que se compra em sites de internet. Kkkk….esse Vladimir Putin ou não sabia da realidade das suas forças armadas ou entrou com blefe na invasão e se lascou.

Acharam drones russos com garrafas pet.
Tá de sacanagem!

Sturiale
2 anos atrás

Xings e seus perfis ainda não se manisfestaram… estranho.

Slow
Slow
2 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=FgkgWAGLbMI

Algo que preste ..

Não vejo isso vindo de um certo país queridinho dos que comenta aqui ..

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
2 anos atrás

Sigo um grupo no telegram e acompanho várias notícias em muitos sites estrangeiros, esse grupo do telegram é pro ucrania ,pois bem. A questão é que eu ainda não vi um vídeo se quer de um t62 na ucrania rodando ou destruído. Pra mim isso é falácia pra tentar desmoralizar,sinceramente. Com tantos vídeos e fotos rolando da guerra imagens desses tanques deviam tá circulando de rodo.

Rogério
Rogério
Responder para  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Vc tem que procura de fontes russas, as câmeras ucranianas filma os russos explodindo e as câmeras russas filma os ucranianos explodindo, entendeu??? Se os russos não divulgam não tem o que se fazer.

Nilson
Nilson
Responder para  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Procura aí que já tem vídeo dos T-62 em Melitopol e Kerson. Ou seja, a poucos km da linha de frente.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Propaganda !!! … um lado diz que tá faltando tanque, pia, bucha, papel higiênico… o outro diz a mesma coisa, que já dizimaram o exército da Ucrânia e por ai vai.
A guerra de informação pra tentar baixar o moral das tropas também faz parte da guerra…..

Henrique
Henrique
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Atualizando meu post, hoje vi um video no canal do Youtube “hoje no mundo militar” de fato uma composição russa levando muitos T62 com canhões de 115mm para o front. Então não é mesmo notícias fantasiosas.
Resta saber qual a estratégia, se está de fato faltando tanques pra usar essas “sucatas” ou se os mesmos serão utilizados como “boi de piranha” pra expor os pontos de utilização de ATMs ucranianos.
Em “teoria”, um tanque destes não “incinera” se não estiver municiado e apenas com o condutor, podendo ter uma taxa de sobrevivência talvez melhor, mas expondo as defesas adversárias para a ação efetiva de ataque.
Meio doida essa teoria mas os russos também não tem fama de serem “normais” vide estratégias semelhantes na segunda guerra…. Apenas para fomentar o debate..

Neural
Neural
2 anos atrás

Problema nenhum usar o T-62, provavelmente deve ser uma versão com upgrade na eletrônica e ópticos, o canhão dele de 115mm faz um estrago maior que o 105mm do Leopardo 1.

Regis
Regis
Responder para  Neural
2 anos atrás

Com certeza fazem mais estrago, mas duvido que tenham chances contra os Javelins e NLaws.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Um T-62 em ambientes pouco contestados é de muita valia. Melhor que deslocar blindados mais novos e mais caros de manter.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
2 anos atrás

Sério tudo que se publica até aqui pelo ocidente, rapidamente se torna verdade!!? Primeiro a Ucrânia é o segundo maior pais da Europa… seu exército compartilha os mesmos materiais que a Rússia (se não fosse as faixas amarela não saberíamos quem é quem).no caso no braço!!! nenhum exército conhece a Rússia como o ukraniano!!! Esses tanques mesmo que apareça prisioneiros,podem ser ukranianos se passando por russos… pois todos os ukranianos falao Russo também… Mais vamos acreditar que a ukrania está prestes a ganhar a guerra!!! Afinal a Rússia está totalmente sendo massacrada pelos ukranianos…a economia russa está quebrando e outras besteira a mais que se publica por aí!!!

mac
mac
Responder para  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
2 anos atrás

E os ucranianos podem ser russos com faixa azul e amarela no braço; o vídeo com o batalhão dizimado na travessia do rio na verdade é ucraniano, o cruzador afundado no mar Negro é obra de computação digital de nerds ucranianos na Suécia, e la nave va…

Scudafax
Scudafax
2 anos atrás

A Rússia enfrenta atualmente a OTAN, através do apoio militar, de inteligência, informacional e ainda assim, se mantém em batalha e avança, lentamente, no Donbas. Imagine o Brasil lançando milhares de mísseis de cruzeiro e enfrentando um país com apoio total da OTAN e sanções econômicas colossais?

mac
mac
Responder para  Scudafax
2 anos atrás

Para, para, já estou com peninha do Putin…

Oswaldo
Oswaldo
Responder para  mac
2 anos atrás

A verdade incomoda…kkkkkk

Scudafax
Scudafax
2 anos atrás
Guilherme Leite
Guilherme Leite
2 anos atrás

Uma pergunta de leigo…

Um tanque está sempre na linha de frente ou ele tem utilidade na retaguarda ?

Mandar um T-62 para a linha de choque parece loucura !

Agora se eles forem utiliza-los para controle dos territórios já controlados, acredito que não tenha tanto problema.

Luis
Luis
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Não sei quento aos tanks dos outros exércitos, mas os dos russos, com certeza, só tem utilidade na retaguarda, e olhe lá.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Sério que já acabaram os T-72, T-80 e T-90 russos ?

Oswaldo
Oswaldo
Responder para  Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Nao acabaram, estao guardados para a OTAN.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Eu ainda acho que Putin desde o começo planejou utilizar os equipamentos mais obsoletos do seu inventário. Deixando os mais atualizados como backup para uma eventual guerra com a OTAN.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Na maioria das vezes não concordo com seu comentário mas nesse caso compartilho da mesma opinião.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Se os mais atualizados tem maiores chances de sobrevivência, logo não é melhor envia-los ?

Seguindo essa linha de raciocionio dos Srs., eles estão perdendo equipamentos para pouparem equipamentos, obs.: Imagina quanto dinheiro vai para treinar uma nova tripulação também.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

Eles estão usando a quantidade que foi planejada para essa operação, além do mais os combates mais recente está sendo feito pela artilharia e sobre a Russia manter contingente na retaguarda é para não ficar sem poder reação caso a otan decida meter na parada.

Dude
Dude
2 anos atrás

Volodymyr Zelensky: No Donbass, os militares russos têm 20 vezes mais equipamentos que os militares ucranianos

 “Nós não temos equipamentos porque estamos lutando contra um estado muito grande e um grande exército. Eles têm 20 vezes mais equipamentos agora no Donbass. Imagine como nossos soldados são fortes, que povo nós temos!” – disse o Presidente da Ucrânia durante uma conferência em Davos.

Pra quem não quer acreditar, tá aí. O próprio Zelensky dizendo que a situação está crítica. Os russos avançam sem parar. E outra, se os russos estão tendo que apelar para os T62 velhos, imagina os ucranianos. Não tem mais nada.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Camarada R Mello esse ministério da defesa da Ucrânia sabe tudo de blindado Russos no fakebuki, não basta ter um humorista como chefe de estado agora tem o MD da gozação kkkk. Z bate U apanha braço armado dos imperialismo atlanticista nazotam assiste e UE pagando gas em rublo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Eles usam praticamente os mesmos blindados.. pq n vão entender dos blindados russos ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Rodrigo depois da geladeira tudo que vem da versão pro Ucrânia só acredita quem quem ser enganado.
Vai assistindo.

Dude
Dude
2 anos atrás

“A situação no Dombass é extremamente ruim”, disse Kuleba.

Ao mesmo tempo, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que, se armas de mísseis não forem entregues à Ucrânia, tudo será ainda pior.

Oswaldo
Oswaldo
2 anos atrás

Os Russos nao estao interessados em mandar equipamentos modernos, como o Armata, pois eles nao precisam. Os equipamentos antigos estao dando conta, e a Ucrania esta sendo derrotada dia a dia. 🙂

Daniel
Responder para  Oswaldo
2 anos atrás

Você tem que explicar isso para um soldado da Rússia que vai pra guerrra num tanque T64 dos idos de 1960, enquanto poderia ir num Armata moderno. Pergunta pra ele qual tanque ele iiria se sentir seguro…

Oswaldo
Oswaldo
Responder para  Daniel
2 anos atrás

Vc tem que perguntar isso pro Putin… A Russia esta mantendo seus equipamentos mais modernos pra uma guerra contra a OTAN. Os tanques antigos estao servindo. Nao cabe a um soldado escolher o armanento que vai usar. Soldado recebe ordem….

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Oswaldo
2 anos atrás

Concordo, eu mesmo deixo minha BMW C 180 (rs) na garagem e só vou trabalhar de fusca, chego no trabalho do mesmo jeito né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Oswaldo
Oswaldo
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

SIm. Com certeza. Sua linda BMW vai ficar descansando e vc usa um carro menor, mais economico, e vai chegar do mesmo jeito. Talvez nao com o Glamour que vc acha que merece, mas vc chega… Se for de Onibus, melhor ainda…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

A imprensa foca nas armas empregadas (ATGM), mas se tem pouca informação dos equipamentos de reconhecimento que a Otan forneceu…Ucrânia deve estar usando radares terrestres de grande capacidade.
Fazendo uma conta de padaria, a tripulação de um C.C Russo tem 3 tripulantes (1293 x 3 = 3879), ou seja, estimo que são pelo menos mais de 3 mil militares treinados de cavalaria fora de combate, logo logo estarão com falta de pessoal treinado também.
Estou estimando equipamentos destruídos em combate deixando de fora os casos isolados que todo mundo sabe que pode acontecer….desertores….tripulação em retirada que destrói o próprio equipamento….etc

Andre
Andre
2 anos atrás

Agora basta os ingleses ressuscitarem alguns Centurions, com 70 anos, e enviar para os ucranianos para enfrentar essa velharia soviética. Na última vez em que se enfrentaram, mesmo que em menor número, os velhos Centurions massacraram os T-62 nas colinas de Golã.

paulo lahr
paulo lahr
2 anos atrás

fake news

Rafael
Rafael
2 anos atrás

Pessoal que não entende do mundo militar escreve cada coisa viu. A Rússia está se desfazendo de todo o seu material militar antigo, para agora ter em seu estoque e se concentrar na produção de armamentos mais modernos, como o T 90. Os Estados Unidos da América fizeram isso na Guerra do Vietnã, se livrando de armas antigas do tempo da SGM.
Obs: Meu irmão é Tenente do EB, viajou para o Haiti na operação de Paz da ONU e me informa, pois sou Professor de História.