Akaer venceu licitação para modernizar o Cascavel
Lote inicial é de 9 viaturas, mas o programa do Exército Brasileiro prevê modernizar de 98 a 201 veículos ao longo de oito anos
A Akaer Engenharia informou em seu site que venceu a licitação do Exército Brasileiro (EB) para modernizar um lote inicial de 9 unidades de viaturas EE-9 Cascavel, viatura blindada de reconhecimento média sobre rodas, 6×6, do EB.
A empresa informou que o resultado da concorrência foi publicado no Diário Oficial da União no início deste mês, em 4 de maio. Segundo o diretor comercial Aldo da Silva Junior, “trata-se de um projeto pioneiro com potencial de aplicação para toda a frota desse veículo em uso pelo nosso país, após a validação desse lote inicial a ser feita pelo Exército Brasileiro”.
Sobre a conquista da licitação, o CEO da Akaer, Cesar Silva, declarou: “A Akaer sente-se honrada em ter sido selecionada pelo Exército Brasileiro para o programa de modernização do EE-9 Cascavel. É uma clara demonstração de reconhecimento da capacidade da engenharia e da indústria nacional em apoio às necessidades das forças armadas no Brasil”.
O pacote de modernização e adoção de novas tecnologias
A Akaer substituirá a torre mecânica do comandante por uma nova torre automatizada, para maior velocidade de resposta aos comandos e precisão. As miras ópticas serão trocadas por um sistema optrônico de busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, com capacidade de operação diurna e noturna e em condições atmosféricas degradadas.
Ainda nos sistemas relacionados a combate, será instalado computador de tiro para os cálculos balísticos, aumentando a probabilidade de acerto de alvos, e computador de comando e controle para analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pelo veículo, com leitura dos parâmetros ambientais que interferem na execução das missões.
Em seu site, a Akaer mostra imagens e informações (em inglês) sobre os equipamentos a instalar na torre, com sistema de visão multiespectral, e afirma utilizar arquitetura aberta e escalável, permitindo configuração mínima para orçamentos baixos.
Pelo que já foi divulgado anteriormente sobre o programa de modernização, armamento principal (canhão de 90mm) será mantido na torre. Porém, a Akaer informou que será adicionado um lançador de mísseis antitanque, capacidade esta que, segundo a empresa, a viatura modernizada introduzirá em veículos blindados de reconhecimento do EB.
Na parte mecânica, o pacote inclui nova motorização e suspensão, visando incrementar as capacidades de locomoção do veículo nos mais variados tipos de terreno, além de um sistema de ar-condicionado.
O lote inicial informado pela empresa é de 9 viaturas, mas o programa do Exército Brasileiro prevê modernizar de 98 a 201 veículos ao longo de oito anos
FOTOS: Akaer (parte dos sistemas a serem instalados) e EB (viaturas atuais)
Foi um bom veículo blindado nos anos 70 e 80, hoje completamente ultrapassado, uma tremenda perda de tempo e dinheiro. Pelo histórico das modernizações de equipamentos militares das outras FFAS, de 98 a 201 unidades, se chegar a 50, será um milagre. Seria mais vantajoso doa-los ou vende-los a preço simbólico para o Paraguai e para o Uruguai.
Ainda serve para desfilar.
Com fitinhas fica bonito.
Caro Karl. Acho que precisamo saber o valor desta modernização para avaliar sobre o custo/benefício. As forças armadas brasileiras tem exemplos de sucesso e de fracasso na modernização de equipamentos militares. Recentemente, o EB adquiriu centenas de M111 que foram modernizados pela BAe. Os M119 também foram adquiridos de segunda mão e passaram por revisão. A FAB modernizou os F5M e agora está modernizando os T27. Estes Cascavéis poderiam ser substituidos por carros de combate do excedente dos EUA? Ou por uma versão com canhão do Guarani? Qual o custo disso tudo? A aquisição de excedentes dos EUA seria mais cara ou mais barata? Seria necessário algum programa de modenização?
O objetivo dessa modernização é o EB se manter como uma força de GLO e de supressão contra o ”inimigu internu”. Num TO convencional moderno isso não serviria pra VBR NUNCA.
Caro Nascimento GLO com canhão de 90 mm? Não faz sentido.
Fale isso pro EB, pois o VBR Cascavel já foi usado em diversas operações de GLO pelo EB…
A menos que a guerrilha urbana passe a utilizar outros artefatos com maior poder de fogo que um fuzil, ou haja uma verdadeira guerra civil, qual a função de um blindado com canhão de 90mm em operações GLO, principalmente no ambiente urbano, que é onde ocorrem a maior parte dessas operações? E pior, qual a utilidade de modernizar um veículo que, num TO convencional, não serviria pra muito além de suporte de fogo? Mas esse suporte de fogo, poderia ser feito por uma UT30BR…
É…
Eu quero ver o chilique da Imprensa se for feito o uso canhão 90mm do Cascavél numa operação GLO. Cai o governador, quem quer que seja, no mesmo dia. E se ocorrer no RJ, na mesma semana a Globo derruba o governo do estado.
Caro Nascimento. As operações de GLO são essencialmente operações de “não guerra” (como consta nos documentos do MInDef) e devem ocorrer quando os demais recursos empregados nas ações de segurança pública (essencialmente as polícias, defesa civil e bombeiros) estiverem esgotadas. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma catástrofe causa um dando tão grande que as forças de segurança regulares entram em colapso (como durante a pandemia), ou quando os distúrbios são maiores que a capacidade das forças de segurança (como em uma crise coordenada de rebeliões em presídios em todo o país) ou quando as forças de segurança convencionais se ausentam (no caso de uma paralisação das polícias estaduais). Os direitos civis continuam valendo durante uma GLO e ela deva observar aa razoabilidade, proporcionalidade e legalidade (como consta na documentação do EB sobre GLO). Dito isso, não faz sentido empregar um carro de combate equipado com um canhão de 90 mm em operações de GLO.
Mas você esta correto Camargoer, eu disse que não tinha lógica e que ele era infelizmente empregado dessa forma, não sei o porquê de fazer outro comentário falando mais do mesmo. Abraços.
Olá Nascimento. Creio que muitos colegas ainda estão equivocados com o conceito de GLO. Parece sempre bom esclarecer. Acho que isso fica claro pelo número de negativações em um comentário que apenas reproduziu trechos dos manuais do EB. A doutrina da GLO também menciona a ação ostensiva e demonstração de força com meio de evitar o confronto. Talvez algum estrategista tenha pensando nisso ao colocar um carro de combate com um canhão (descarregado) de 90 mm nas ruas. Concordando com vocẽ, não faz sentido algum colocar um Cascavel, modernizado ou não, em uma operação de GLO. Aliás, não faz sentido algum empregar forças militares em ações de segurança pública (excepto pelos casos de esgotamento das forças de segurança pública, como mencionei).
Você simplificou o porque do uso dos cascavéis e tem gente que não gosta.
Caro Lauro. Pois é. Alguns colegas ainda acreditam que coçar um carro de combate na favela caracterizaria uma GLO. Segundo a pesquisadora Jaqueline Muniz, estas operações são apenas coreografias que geram boas imagens e nenhum resultado.
Exatamente. Depois da saída das tropas, tudo volta ao nível anterior.
Desde quando na Internet sentido fez diferença. Essa gente diz qualquer coisa que lhe vem a cabeça.
Só tem “especialista” anônimo.
Exatamente. O EB caminha a passos largos para a total desnaturalização…ou seja, sua força (doutrina, treinamento e equipamentos) está sendo moldada para vigiar fronteiras e enfrentar bandidos e outras “ameaças internas”. Curiosamente, o último treinamento noticiado é de GLO…as últimas missões reais ocorreram em favelas cariocas…e os últimos armamentos adquiridos/modernizados (em quantidades consideráveis) possuem pouco valor num TO convencional.
Outras curiosidades:
O Gepard foi comprado para a segurança dos grandes eventos
O RBS-70 foi comprado para a segurança das olímpiadas
O primeiro lote de LMV foi comprado para as tropas empenhadas na intervenção do RJ (GLO)
Os Urutus estão sendo convertidos para missões GLO
Concordo Karl. Deveriam investir é no Guarani com torre de tiro. Não em modernizar peça de museu.
Os EUA estão enviando M-113 para lutar na Ucrânia, de idade semelhante. Escolha a opção certa:
(a) Equipamentos velhos são inúteis
(b) Equipamentos modernizados podem fazer a diferença
(c) Equipamentos antigos são necessários para cobrir as perdas e atritos de uma guerra.
(d) NDA
Marque a opção e justifique.
obs: Eu não gostaria de me colocar sob a mira de um T-62.
Será que com o valor desta modernização, pode-se entender ou fazer uma analogia com os shows sertanejos, hein?! Só uma dúvida… é muita modernização de coisa antiga que quando é finalizada, já encontra-se ultrapassada….
a duvida do seculo: quantos cascaveis o eb tem ?
408 cascaveis
E mais” algumas cascaveis ” com cinco estrelas no uniforme..
O EB está planejando adquirir 98 VBC CAV/AC 8×8 até 2038, pelo jeito o veterano da Engesa vai ter que segurar as pontas por um bom tempo.
O plano é modernizar 201 cascavel e comprar 221 viaturas novas
Creio que é um projeto que nasce com prazo de validade “curto”.
Quando a AKAER começar a entregar os Cascavéis modernizados, a IVECO vai estar entregando os primeiros Centauros, que todos sabem que será o vencedor da outra concorrência envolvendo a Cavalaria do EB.
Daí meus amigos vai acontecer uma mudança de 180º no caminho da nossa Cavalaria Mecanizada.
Quando nossos generais perceberem a diferença entre o “Fiorino” reformado Brasileiro pro “FIAT Toro” zero/km Italiano, vão cancelar a modernização do Cascavel e investir tudo e mais um pouco em mais unidades do Centauro.
Que o EB te ouça.
Mas cá entre nós, o sistema italiano é um pouco caro demais. Se bem que é uma bela de uma Ferrari, mas é bem caro.
É exatamento isso, aliás, é o que fizeram com AMX, A4 e o Forévis, gastam centenas de milhões do escasso orçamento pra reformar essas tranqueiras que todo mundo sabe não servem mais pra nada, é como modernizar um Fiat 147.
Modernizar um 147 custa uma fração de um Mobi, fica com manutenção e IPVA baratin e ainda anda mais. hoje tanto um centauro, striker como o cascavel são apenas alvos para os mesmos drones e mísseis.
O problema é a quantidade de recursos/grana/tempo que será queimado nisso até que a ficha finalmente caia…
@Bardini vai dar cria em 5,4,3,2…
Só vejo uma resposta para tamanho absurdo: dar escala para a indústria nacional vender esse serviço para países operadores de Cascavel
Quase 75 milhões de reais em 9 unidades do lote piloto.
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Julgando que a média do preço unitário fique na casa de 7 milhões (desconsiderando completamente o fato de que tudo no Brasil sempre atrasa e fica muito mais caro)…
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7*98 = Uma montanha de dinheiro no lixo. Para 201, o nível de loucura só aumenta, para a casa do BILHÃO.
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Depois, reclamam de político, falta de dinheiro e blábláblás infinitos, tipo 2% de PIB em defesa.
Se o Brasil investir 2% do PIB em Defesa o EB vai modernizar 400 Cascavéis em vez de 98 a 201.
Meu palpite é que dobram os salários e continua tudo do mesmo jeito.
Então tomara que não ganhem esses 2% do PIB.
2% do PIB pra modernizar dinossauro é demais. Que o EB vá logo no ”Lata Velha” do Luciano Huck.
kkkkkkkkkkkk
Exatamente. Se somar isso a modernização dos M113 prova-se que o EB é tão responsável fiscalmente quanto o governo grego.
Exatamente. Vc lembrou do M113, que é o Uber da infantaria, realmente o EB gasta muito mal, tem tanta coisa boa em estoque nos EUA para comprar via FMS, mas inventam de rasgar dinheiro com tranqueiras. Cadê os M198, por que não compram M777?
pô, como ele não daria.
Esse tipo de notícia tbm.
Lamentável.
Qual o preço? Vai ter overhaulin mecânico? Trocar sensores sem que o veículo esteja em plenas condições é colocar tela de Lcd num Fiat 147…
Caro Jugger. Creio que a matéria fala em remotorização e em revisão da suspensão, sendo mantido o canhão de 90 mm que receberá novos sensores e um novo computador de tiro.
Que sensores? Só do tanque vazio?
…”será adicionado um lançador de mísseis antitanque”…estão vendo como não é tapa de sobrevida, é uma torneira aberta jorrando dinheiro do contribuinte ralo abaixo.
Ainda acho que investir no LMV Remax /Guarani Ut-30 mk2 faria muito mais sentido.
Caro Rafael. Creio que são coisas distintas. O programa Guarani continua sendo executado. A modernização destes Cacavéis não parece afetar a produção dos Guarani.
O dinheiro continua vindo do mesmo lugar. Então poderia gastar em algo mais útil do que isso.
Exatamente Xará….estaremos saindo dos anos 70 para entrar talvez nos anos 90 e quando o programa terminar (o que vai demorar) haverá um gap tecnológico ainda maior, ou seja, estaremos piores do que quando começou.
Olá Rafael. Creio que o contrato com a Akaer é de cerca de R$ 80 milhões. Talvez leve um ou dois anos. São valores baixos para considerar que terão impacto nas despesas do EB. Aliás, é apenas uma fração do que o EB pretendia gastar com os Sherpa.
Já foi reduzida a quantidade de Guaranis a serem entregues.
Caro Eduardo. O contrato com a Iveco sobre o número de Guaranis foi revisado antes deste contrato com a Akaer. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
“A modernização destes Cacavéis não parece afetar a produção dos Guarani.”
Considerando-se os histórico das FA’s, afeta sim.
Ou tem grana pra um, ou tem grana pra outro. Um dos dois vai dançar.
Ou “divide” a grana entre os dois, e ambos tem seus pagamentos atrasados e prazos de entrega estendidos ad-eternum.
Se colocaram de 98 a 201 pode ter certeza que estão contando um número real entre 20 ou 45…
Tem os contigenciamentos,a inflação no preço da picanha (ou alguém acha que oficial vai ferir seus sensíveis dentinhos mordendo coxão duro em seus importantíssimos adidos militares?)
O EB exige e consegue a fabricação do Guarani no Brasil num contrato gigantesco que depois é reduzido, com pagamento de indenização à Iveco. Ainda assim, permanece a encomenda de um número considerável de veículos
Aí em vez de dotar parte dos Guaranis (98 a 201 unidades) com uma torre com lança-míssil e uma metralhadora prefere colocar o lança míssil numa torre modernizada de um Cascavel modernizado. Obviamente a modernização será apenas motor, suspensão, eletrônicos e optrônicos. Vai continuar com uma blindagem limitada e sem proteção contra IEDs. Outrossim, trata-se de veículo com 30/40 anos, já surrado e com fadiga estrutural.
Enquanto isso a esmagadora maioria dos Guaranis, um projeto moderno, com melhor blindagem e proteção contra IEDs, vai ter apenas metralhadoras como armamento orgânico.
E o Guarani 8X8, estamos perdendo concorrências externas, o mercado internacional quer 8X8, o Guarani é uma viatura excelente, mas pra vender pra fora tem q ser 8X8.
Quem vende 8×8 pa fora é a fábrica italiana. Mas acredito que África deve gostar do Guarani.
O 8×8 é o SuperAV fabricado na Itália. Não tem mais o que desenvolver. Se o EB quiser um 8×8 ele encomenda o SuperAV à Itália ou contrata para produzir aqui.
O veículo e bom para o que se propõe , reconhecimento armado. Se modernizado pode ainda ter grande valia para tropa no que se propõe.
Mas os mesmo “viralatistas” que criticam simplesmente pelo fato de ser nacional,são os que pagam pau pra velharia soviética dos anos 60 “modernizados” simplesmente com blindagem reativa explosiva em penduricalhos por todo lado no MTB e GPS da 25 de março em suporte de gol dentro. Ou então são os se esquecem que a grande maioria dos MBTs dos EUA e Europa em serviço hoje são dos anos 80 e 90 com atualizações.
“velharia soviética dos anos 60 “modernizados” simplesmente com blindagem reativa explosiva em penduricalhos por todo o lado” … foi o melhor comentário do dia!!! É bem isso ai mesmo !!!
Tirando os sistemas mais modernos etc.. de muitos veículos que vemos em certos teatros de conflito, o Cascavel “pelo propósito que foi concebido” ainda dá um belo caldo.
O problema será o QUANTO irão investir em cada unidade para uma sobrevida e se, de fato, isso vale a pena ante adquirimos (ou mesmo fomentarmos a indústria nacional para..) novos meios mais modernos e com maior proteção às tripulações.
As “velharias” (bem mencionadas pelo Capa Preta) .. “incineradoras de tripulação” russas já mostraram que não adianta “modernizar” quantidade ante aos modernos meios ATMs… se com a Ucrânia estão sofrendo desse jeito imagine contra a Otan em conflito “direto”?
Galera tbm esquece que o valor alto por apenas 9 veículos se dá por serem cabeças de série de uma modernização. Projeto, testes etc, os veículos em série custarão menos(ex. Gripen E do primeiro lote e todo pacote de treino e tot e o preço que veremos em breve do segundo lote q com certeza será beeeeem menor por aeronave).
Não é o ideal, mas existe a questão de custo/benefício, principalmente no nosso país que emprega pouquíssimo dinheiro para aquisições.
O EB deve ter cerca de 400 Cascaveis hoje. O ideal seria adquirir 400 VBC CAV novos, mas o plano do EB é adquirir um número entre 98 e 221.
Da mesma maneira, a modernização do Cascavel está planejado um número entre 98 e 201.
Podemos supor que o EB não quer que sua força seja reduzida de 400 veículos para 221 ou para somente 98. Portanto esta modernização não anula a aquisição de novos VBC CAV, mas é pensada para o EB conseguir manter Números. Números também são muito importantes, como estamos vendo na guerra atual entre Rússia e Ucrânia.
Talvez, caso o EB consiga verbas para adqurir 221 VBC CAV novos, eles podem modernizar 98 Cascaveis e manter uma quantidade de cerca de 320 blindados.
Já se não conseguirem verba para adquirir 221 VBC CAV novos e comprarem apenas 98 ai talvez pensem em modernizar os 201 Cascaveis, para manter cerca de 300 blindados.
Lembrando que o Cascavel entrou em operação em 1974 mas foi produzido até 1993. Portanto, talvez o EB tenha unidades produzidas na década de 80 ou 90 e com uma modernização ainda possam atuar bem por mais 10 ou 15 anos.
O lobby é a única explicação para esse contrato.
O EB está condenado a preservar um M8 bombado por mais 20 anos
A modernização não tem como solucionar as deficiências de um projeto derivado de um veículo de reconhecimento da 2ª GM. 50 anos atrás não existiam IED e fuzis .50 em abundância.
A única utilidade do canhão 90 mm (aprox. 1km de alcance útil e 300/400mm de penetração) é destruir casamatas e VBTP. O canhão do EE-9 não possui elevação adequada para combate urbano…muito menos capacidade AA (contra helicópteros).
Seria muito mais sensato e econômico substituir o Cascavel por uma versão do Guarani com canhão 30 mm (TORC30 ou UT30MK2) + Spike. Uma versão recon/caça carros do Guarani possui proteção adequada contra IED, armamento mais versátil, capacidade anfíbia, capacidade para receber blindagem adicional e capacidade de carga (permite o transporte de uma equipe com drone ISR, por exemplo)
Claro que o motivo de tudo isso é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Penso que o exercito quis ser grande aproveitando o boom econômico de alguns anos atrás e deu o passo maior que a perna, infelizmente o programa guarani veio e tentou tapar o sol com a peneira quando na realidade já precisávamos atualizar a força como um todo.
Resultado disso foi o que estamos vendo aí, além da falta de recursos para os programas (que é o que sai na mídia) o resto da força sofreu quieta…basta realizar uma pesquisa simples vocês verão que além de falta de equipamento, tem muita brigada incompleta….tem brigada sem artilharia antiaérea, outras sem engenharia, sem blog, etc….principalmente na região norte e noroeste…
Não adianta você colocar recursos em uma arma, quadro e/ou serviço e deixar as demais à própria sorte, sendo que a força terrestre é como uma maquina que funciona em perfeita sincronia para poder cumprir a missão.
Ainda sou a favor de diminuir a quantidade de OM e manter as poucas restantes no padrão Otan completas, equipadas e bem treinadas o suficiente para cumprir uma missão expedicionária…
Já que não temos dinheiro para manter esse status de exercito de 200 mil homens, que pelo menos tenhamos os pés no chão
Ja foram entregues 500 Guarani, é mais que o dobro da frota de Urutu , ainda que nao chegue no inicial planejado é uma quantidade já de respeito.
Para quem esqueceu da premissa da analise de viabilidade do projeto de modernização do EE-9 cascavel:
Não há o que duvidar de sua capacidade destrutiva desde que atire primeiro.
Sua blindagem é antiga padrão 7,67 mm num mundo que o equipamento manul de infantaria ficou do ridiculo 5,62 mm….obvio um Guarani quando preparado pode receber blindagem melhor, mas…cai diante de um 20mm ou mais do mesmo jeito…
então, a conta é de menos de 1/3 do custo….tá valendo….
Tomara tu estejas certo.
Depois do que eu estou vendo recentemente em uma guerra eu iria correr de ficar dentro de um blindado como cascavel, na Ucrânia não importa o modelo ou nacionalidade estão sendo destruídos como se fosse nada, então ao meu ver investir em blindado velho é jogar dinheiro fora, pra mim o certo era deixar esse dinheiro parado, comprar alguns centauros aos poucos no futuro e investir em algum sistema de defesa, pois está foda um cara equipado com um lançador de foguete meia boca matar uns 10 e destruir um equipamento que vale milhões.
pois então é isto….MBT ou VBC…vai tudo pro saco se for missil ou drone anti carro..o que fazer om 408 cascaveis….gaste-se então 30 dos custos de um VBC novo….a proteção é contra fuzis e estilhaços….
mas pesa leve e manutenção em campo muito simples e barata….o peso leve significa versões de motorização simples….não empaca e pode ser carregado para qualquer lugar….e de avião….12 ton de peso e boa autonomia com baixo consumo de combustivel….
Vimos o que logistica representa na hora h….
“o que fazer om 408 cascaveis” – vender para países mais pobres, colecionadores e empresas de reciclagem.
30% de qual veículo? Do Guarani? Ou do Centauro II?
Ainda que custe 30% de um novo (no Brasil, é comum ocorrer aumento do preço), é um veículo velho, pior do que um novo em aspectos importantes e que não vai durar o mesmo que um novo.
É o barato que sai caro.
Se estará todo revitalizado então não é velho…
então….de velho somente o conceito do desig de chassi, que não é ruim assim…pode-se reclamar que ele é leve demais com apenas 12 ton…mas isto tambem é uma vantagem….consome muito pouco, é muito rapido e não vai ficar parada na fila do posto de gasolina como se viu na Russia….e não sei o motor é ainda comercial, mas nesta categoria de peso de simples caminhão, peça não faltaria….inclusive, não falta mesmo….falem o que for, continua rodndo e sendo reformado mundo afora justamente por isto, para na mecanica do seu Zé e volta ao combate….é isto o que se viu no norte da Africa , Iraque e Siria….
O chassi e a estrutura continuarão velhos. Metais sofrem fadiga ao longo do tempo. O aço é aquele disponível nos anos 70, quiçá com tecnologia ainda mais antiga (muita coisa evoluiu nesses 50 anos, no mínimo).
O que se viu foram os Cascavéis serem dizimados em conflitos no início do século XXI. Blindagem que não aguenta uma .50 e qualquer IED manda pros ares.
Continua sendo reformado por países pobres e olhe lá.
O Brasil com vários Guaranis disponíveis deveria armar eles adequadamente em vez de gastar com um blindado velho e atrasado.
Enfim, de acordo com os planos do EB teremos Guaranis modernos armados com torre Platt manual ou Remax e Cascavéis velhos armados com lança-mísseis e torre inteligente com canhão.
Em pensar que o governo mais criticado da historia adquiriu: Guarani, Gripen, Scorpene, Hinds, etc… Enquanto o governo mais babado pelos foristas do site teve como grande obra a modernização de 9 cascavéis produzidos quando a vó de quem tá lendo ainda era uma mulher jovem e bonita.
Tá esquecendo dos 2 A 330 MRTT e dos 4 Gripens adicionais. Mas as maiores aquisições do atual governo serão os 98 a 221 carros de combate na concorrência VBC Cav, onde provavelmente o vencedor será o Centauro II, e a aquisição dos 36 obuseiros autopropulsados de 155 mm, que na minha opinião vencerá o israelense ATMOS.
Algumas entregas nestes quase 4 anos do atual governo, posso ter esquecido de alguma coisa.
São modestas entregas em relação a necessiade de modernização? Sim. Considerando 2 anos de pandemia , as Forças armadas não deixaram de receber equipamentos e de dar continuidade a seus programas.
Armamentos para o Gripem ,
2 A 330 MRTT
4 Gripens adicionais
2 Hermes RQ-900,
1 C295 SAR (busca e salvamento) adicional (Já entregue)
Modernização dos T-27
Revitalização de componentes do P-3AM
4 Tamancares, contrato assinado.
6 novos caminhões Tatra 8×8 , com equipamento completo / Portada
90 caminhões UNIMOG 5000,
12 Viatura Blindada Leve JLTV
3 Helicóptero H135
Lanchas DGS RAPTOR 888 MK2
Drones da XMobots de 150 kg a
Novo lote de obuseiros M-109 A5 modernizados
Novo Lote de Viaturas do Sistema Astros 2020 MK -6 (Já entregue)
Contrato para modernização de + 150 150 M113B para o padrão M113BR
186 LMV-BR IVECO
20 unidades iniciais da SARC REMAX 4 para os LMV-BR
Radar SABER M200 VIGILANTE de alerta aéreo antecipado
Contrato para Desenvolvimento do Radar de controle de Bateria
Inicio de avaliação do Radar de Vigilância Terrestre SENTIR M20
Entrega do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV
4 unidades adicionais de radar SABER M6
Mais 50 mísseis RBS70 MK2 da SAAB
Finalização e lançamento do Satélite Amazonia 1
Entrega de 2 helicóptero AH-15B Super Cougar de ataque antinavio e o 3º em teste para entrega, dando continuidade ao programa
Lote-piloto de 50 fuzis Imbel IA2 7,62mm
120 novas metralhadoras pesadas M2A1 calibre .50 (HMGs) Modernizar o Cascavel
Outros programas em andamento e aquisições de menor monta como sistema Genesis , rádio de comunicação, óculos de visão noturna, armas leves etc..
Quem reclama esta sendo hipócrita ou esta deslocado da realidade e vive em um universo paralelo.
Paz e Bem!
A maioria do que foi citado já estava encomendado a muito tempo atrás e mesmo essas entregas são limitadas, a maior parte do arsenal continua defasado ou em falta.
Eu defendo o uso do Cascavel em apoio aos paraquedistas, lançado junto com as tropas. Seria um reforço e tanto para os infantes.
será que ele é homologado para isto? acho que não lança em altitude não…so desembarca no chão….boa pergunta…quem sabe?
Prezado Carvalho2008
Com certeza não foi pensado pra isso, porém pode ser adaptado.
Paraquedistas com o apoio de algumas unidades de Cascavel e Marruá aumentam em muito a capacidade de combate da tropa.
Mas antes é preciso convencer os generais.
Abraço
Por incrivel que pareça….duas fotos reais….
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Prezado Carvalho2008
Se eu tivesse uma agência de publicidade você chefiaria o departamento de criação.
É só alguém vir com a problemática que você já vem com a solucionática.
Infelizmente à humanidade falta criatividade e coragem de inovar. Quem faz isto se destaca e assume a liderança.
Abraço
A criatividade não é minha…tudo o que posto nada mais é do que o compendiode centenas de especialista profissionais da industria de defesa. O amigo ai mesmo postou o Girocoptero chines….um autentico “drone tripulado”..rzrzrz…. minha especialização de bibliotecas é relacionada a projetos alternativos militares.
O maior erro de um entusiasta ou militar ortodoxo, é imaginar que somente o que está no catalogo de inventario dos USA funciona….absolutamente não é….
É obrigatorio entender como um produto militar chega ao mercado, seus requisitos, forças comerciais, lobbys, inercia industrial de projeto, etc… e por ultimo claro, o submundo absurdo e enorme do mercado secundario que se alimenta destes produtos de segunda e terceira mão….ou seja, alimentam-se de produtos de segunda mão que sequer foram desenhados para seus requisitos reais…
requisito real é complicado….
tem o requisito de narnia e o real…e por incrivel que pareça…o de Narnia não é o da fantasia…é o irreal de achar que o feito pelo outro serve para voce…na realidade, uma covardia de modismo…ou melhor comodismo…afinal, quem falar que um produto americano é ruim certo?? eles investiram tanto….absurdo achar que é ruim….o paletó se fica bom nele…provavel fique bom em mim….grande erro…
A maquina tecnologica de guerra americana expura excelente alternativas rapidas e baratas simplesmente porque são exatamente isto…rapidas e baratas….e como tal, incapaz de alimentar a inercia orçamentaria galopante de alto custos e aumento de receitas da industria belica….mas ops!!…com a economia chinesa e o proprio atropelamento da tecnnologia em si mesma…isto é posto em cheque…
O blindado da cavalaria pqdt é o Guarani…mas obviamente ele não é lançado por paraquedas.
Caro RDX
Por isso defendo um meio que possa acompanhar a velocidade das tropas aero-lançadas. Uma vez estabelecido um perímetro de segurança, se for possível, chegam os meios aero-transportados.
Abraço
João Adaime, entendi sua colocação vc daria uma sobrevida aos cascáveis aos moldes do que os russos fazem com o BMD-4
Teoricamente daria para transportar 2x Cascáveis (12t x 6,3m) em um C-390 Millenium, só que essa aeronave estaria no máximo de sua capacidade (26t), talvez um pesadelo para o loadmaster balancear a carga na aeronave e também para o piloto…mas acho que decola sim…rs
Caro Rafael
Nem seria sobrevida. Mas é o que temos. Não precisa nem modernizar. Quando muito portar uns lançadores de mísseis.
Quanto à aeronave, para não sobrecarregá-la, leva um blindado apenas e completa com paraquedistas.
O importante é não deixar os soldados apenas com suas armas portáteis e contando com a proteção dos capacetes e coletes balísticos. Fora que a exploração do terreno seria feita com mais velocidade.
Abraço
Francamente têm horas que me envergonha ser brasileiro, tanto dinheiro do contribuinte jogado fora, na lata do lixo. Um veículo sobre rodas de reconhecimento 1974, ultrapassado, sem utilidade no combate moderno. Essa reforma é como pegar um Chevette 1974 colocar ar condicionado, vidro elétrico, banco recaro, central multimídia e colocar na traseira,
” Chevette 2022 ” Vc pode até tentar enganar, mas sempre será um Chevette.
Pode correr atrás que têm algo de podre no ar……
Será que a blindagem deste “ moderno blindado” resiste a projéteis 9mm ?
de pistola sim…e de fuzil até o poderoso 7,62 mm…Lembre que o padrão internacional reduzil para o raquitico 5,56mm….então contra infantaria, dá e sobra….o Guarani é o memo, mas a diferença é que o Guarani pode receber placas para aguentar 12 mm (.50)….mas tem de receber as placas….
Mas é muita barbeiragem com o dinheiro dos outros mesmo. Com esta grana toda dava para equipar vários Guaranis com canhões de 30 mm e mísseis AT.
Depois as FAs são taxadas de reduto da competência administrativa. Só num paiseco falido igual o Brasil.
Chutando baixo…
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Cascavel Reconstruído: média de R$ 7,0 milhões por unidade. Será mais!
98 unidades = R$ 686,0 milhões
201 unidades = R$ 1.407,0 milhões
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Centauro II: R$ 38,0 milhões por unidade
98 unidades = R$ 3.724,0 milhões
201 unidades = R$ 7.638,0 milhões
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Outros chutes:
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LMV: R$ 1,7 milhões por unidade.
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VBTP Guarani 6×6: R$ 6,0 milhões por unidade.
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REMAX: R$ 1,3 milhões por unidade.
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Observações importantes:
Não se preocupa não, isso vai ficar só nas 9 viaturas iniciais…
Bardini
Continuo achando que a IVECO vai lançar uma versão “Centauro BR”, montado aqui e menos sofisticado que o seu irmão italiano.
E com o euro a 6×1 vão tentar nacionalizar tudo o que for possível nele.
Consequentemente vai acabar ficando mais barato que sua versão europeia.
Eu vou pra reserva e esse bicho velho ainda vai estar rodando, quem sabe meus netos ainda combatam num desses daqui a uns 50 anos.
Vai manter a velha suspensão Boomerang?
De 98 a 201 vai virar 49 a 100 até reduzir a números mínimos
Para mim não faz sentido algum esse programa do EB, já que o mesmo em breve anunciará o “Guaraní 8×8” ( leia-se Centauro tropicalizado).
Se ao menos o EB fizesse essa modernização em umas 6 unidades para desenvolvimento de tecnologias e conceitos para serem aplicados no Guarani 8×8 ou incentivar o desenvolvimento da Equitron tudo bem.
Mas modernizar o Cascavel pela Akaer é besteira.
Deveriam reverter as verbas para o Guaraní 8×8.
O desenvolvimento de tecnologias pode ser feito no Guarani 6×6 e inclusive ser adotado pelo EB, já que o Centauro II é muito mais caro. E ainda resulta num produto para exportação.
Pode sim caro Rafael.
Porém se usarmos uma plataforma ultrapassada sai mais barato.
Israel faz isso há anos.
Utiliza plataformas antigas para desenvolver e testar sistemas, após validados em testes, são migrados para as modernas.
Estão apenas tunando um chevette.
Boa noite, dinheiro e tempo jogados fora.
Acredito que o futuro dos combates urbanos sejam viaturas menores, mais leves, e com canhão rápido de 30/40mm. Na Ucrânia se mostraram imensamente úteis. Enquanto os antiquados T72 disparavam seu canhões poucas vezes por minuto, já tinham levado uma saraivada dos blindados de 30mm da Ucrânia o suficiente pra ficar fora de operação.
O Cascavel tem seus méritos. Motor e câmbio de Mercedes 1113 (kkkkk), baixo custo de operação e manutenção. Canhão de 90mm. Pra fazer volume, faz sentido. Efetividade no teatro atual, questionável. Se a ideia for manter o MÍNIMO de capacidade para equipar algumas unidades, é aceitável, desde que o valor seja menor.
Mestre Felipe,
Esqueceu que na conta toda, estão inclusive os misseis anti carro….e havendo missil anti carro….não há mérito de quem atira primeiro comparando o 90 mm…pois por obvio, será o missil anti carro….é uma combinação barata entre 90 mm para oportunidades e missil anti carro para choques rapidos ….versus um 30 mm ou 120 mm….
Um torreta 30 mm seria melhor….mas tem de comprar…..então, usar a combinação 90 mm + missil anti carro é razoavel na velocidade, no emprego e no custo….
Em um possível conflito na Amazônia: quem sairia melhor em manobras evassivas, após um ataque em terreno de mata semi-aberta ou Serrado, cascavel modernizado e Guaraní ou leopardo 1A5BR ou M60?
este dois ultimos ai , nao tem sentido
2º ESQUADRÃO DE CAVALARIA MECANIZADO REALIZA O TIRO DAS ARMAS COLETIVAS EM BOA VISTA, RORAIMA
http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/10657044
Só tem campo em Roraima…..e poucos…na Amazonia não….na Amazonia em si não se usa…
Lembre…mesmo que houvesse chao seco….a vegetação não deixa…..e mais do que quebrar a vegetação com o proprio peso, é um problema de visada….distancia de engajamento….distancia do alvo….vegetação alta significa 15 a 30 metros de visão….seria como colocar um mastodonte num charco de pixe ate o joelho….
esquece….
Ele passa trincheira? Se for no final do verao e ir um cabo colocando fogo na mata a frente dois dias antes talvez passe gostei foi da pintura do carro na cor da marinha no ferro velho, evoluímos.
Na fronteira você chega e bota fogo. Lembro de umas fotos do Rondon caçando jabuti acima do Oiapoque, isqueiro e jantar garantido. Viva a savana da fronteira
Cascavel é um ótimo blindado. blindagem dele aguenta 7.62 mm igual Guarani, e tem silhueta muito mais baixa.
Função dele é apoio de fogo e reconhecimento. Não é veículo de frente.
Só acho que a melhor opção para ele é a substituição do 90mm, impreciso, e que já ouvi de oficial do EB que é difícil acertar um ônibus além dos 500m, por uma torre de calibre 30mm, como a torc-30.
Tem materia sobre isso na web,inclusive com filminho de animação,mostram o cockerill sendo substituido por um 30 mm.
acho estranho tanto veiculo de transporte sem armamento nenhum um desperdicio de recursos poderiam colocar torres de tiro em todos eles, da forma como é srve apenas de alvo para artilharia inimiga.
OFF TOPIC – A Tupi, empresa genuinamente nacional, de capital Brasileiro, recentemente adquiriu a totalidade do controle da MWM, fabricante de motores Diesel inclusive para aplicação veicular, de medio e grande porte.
Finalmente teremos uma fabricante de fato nacional , brasileira, de motores Diesel de grande porte (item estrategico na cadeia de produção de itens militares motorizados). Antes já tínhamos empresas como a Agrale, que faz motores Diesel, mas a maioria de pequeno porte e aplicação estacionaria.
Vale lembrar que a Tupi, ja atua no mercado de fundição e usinagem de varias partes de motores de combustão interna como blocos, cabeçotes e outros ocnjuntos. Logo teremos uma fabricante nacional de motores bem verticalizada.
Brasil e suas sucatas
Por favor, não atualizem com espelhos retrovisores. Já existem câmeras para o fim!🤦