Seversky Donets - 2

A destruição pelos ucranianos de uma significativa parte de uma brigada de fuzileiros motorizados do Exército Russo que tentou atravessar uma ponte flutuante sobre o rio Siverskyi Donets em 11 de maio chocou boa parte dos blogs russos que apoiam a invasão. Esses blogueiros começaram a narrar a incompetência dos militares russos para suas centenas de milhares de seguidores.

A tentativa de travessia do rio mostrou uma impressionante falta de senso tático, pois as imagens de satélite mostram veículos russos (destruídos) firmemente amontoados em ambas as extremidades da ponte (destruída), permitindo claramente que a artilharia ucraniana matasse centenas e destruísse dezenas de veículos com ataques concentrados. Os blogueiro,s que até agora aplaudiram os militares russos, criticaram a liderança das forças armadas russas por não aprender com a experiência na guerra.

Eles também expressaram a preocupação de que a constante pressão das linhas de propaganda da Rússia estivessem dificultando a compreensão do que realmente estava acontecendo.

FONTE: Press ISW

 

https://t.me/voenkorKotenok/36246

К посту уважаемого Владлена Татарского про события на переправе у Белогоровки. У нас уже был опыт наведения переправы через Северский Донец у Изюма. Изначально тоже поехали колонной, но потом сделали выводы, переправу навели, вышли в тыл гарнизону Изюма и взяли практически неприступную Каменку.

Неужели у командующего переправой у Белогоровки не было информации, что на третий месяц войны, нельзя ездить большими колоннами и тем более скапливать их на узком простреливаемом участке перед водной преградой?

Насколько надо быть идиотом, дабы не понимать этого? Хотя может это не идиотизм, а прямое вредительство. Честно, вредительством и саботажем данную ситуацию объяснить гораздо легче.

И да, я сам был на одной из первых переправ через Северский Донец у Изюма, сразу после того, как рота глубинной разведки заняла плацдарм на другом берегу .

Причем был не хвосте, а в головном БТРе и мои товарищи могут это подтвердить ( могу кинуть пруфы). Так что знаю, про что говорю.

(tradução literal)

Ao posto do respeitado Vladlen Tatarsky sobre os eventos no cruzamento perto de Belogorovka. Já tínhamos experiência na construção de uma travessia sobre o Seversky Donets perto de Izyum. Inicialmente, eles também foram em coluna, mas depois tiraram conclusões, fizeram uma travessia, foram para a retaguarda da guarnição de Izyum e levaram o quase inexpugnável Kamenka.

O comandante da travessia de Belogorovka não tinha informações de que no terceiro mês de guerra era impossível viajar em grandes colunas, e ainda mais acumulá-las em uma área estreita em frente a uma barreira de água?

Quão idiota você tem que ser para não entender isso? Embora isso possa não ser idiotice, mas sabotagem direta. Honestamente, destruir e sabotar essa situação é muito mais fácil de explicar.

E sim, eu mesmo estava em uma das primeiras travessias do Seversky Donets perto de Izyum, imediatamente depois que a companhia de reconhecimento profundo ocupou uma cabeça de ponte do outro lado.

Além disso, não estava na cauda, ​​mas na cabeça do veículo blindado e meus camaradas podem confirmar isso (posso lançar provas). Então eu sei do que estou falando.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

242 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

Ah!
Fala sério!
Existem blogs que são a favor e outros que são contra.
É normal.
Agora, o importante é que a Rússia está avançando e Putin tem mais de 80% de aprovação.
Vencendo a guerra e com esses índices de aprovação, certamente a Rússia não ficará só na Ucrânia

Joelson de Almeida
Joelson de Almeida
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Que legal! Tirar muitas vidas inclusive de jovens Russos, queria ver se fosse alguém da sua família.

Nilo
Nilo
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Esta correto, existem criticas quanto a atuação.
O southfront foi claro em expor o erro tático: FORÇAS LIDERADAS PELA RÚSSIA SOFREM PESADAS PERDAS AO TENTAR ATRAVESSAR O RIO EM BILOHORIVKA, LPR (FOTOS)Como resultado do bombardeio, as unidades lideradas pela Rússia sofreram pesadas perdas. De acordo com as imagens do drone do local, 73 unidades de equipamentos russos foram destruídas, incluindo:

  • 38 veículos de combate de infantaria;
  • 4 veículos blindados de transporte de pessoal;
  • 6 tanques T-72;
  • 3 caminhões;
  • 4 MT-LB (veículos blindados auxiliares totalmente anfíbios);
  • 2 barcos;
  • 5 máquinas para construção de travessias de pontões;
  • 1 veículo blindado de recuperação;
  • 9 outros veículos blindados de combate.
Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Nilo
2 anos atrás

O que a Rússia já perdeu até agora dá uns 20 Brasis de tanques e outros equipamentos, impressionante a quantidade que eles tem e o Brasil não tem, a discrepância é abissal.

Thiago
Thiago
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

Pois então, imagine a Ucrânia sendo bombardeada dia e noite.
O que já perderam?
Nem os mercenários estão aguentando e estão indo embora.

Thiago
Thiago
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Foi anunciada a morte de sete americanos em Severodonetsk.
Uma carteira de identidade do ‘de cujus’ foi apreendida.

Hank Voight
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Melhor vc parar com as drogas Xings!

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

Deve ser porque a Rússia é a segunda maior potência militar do mundo. E seu exército sempre priorizou o uso de tanques no combate moderno, faz parte da doutrina deles, eles possuem mais tanques até que os EUA e China.

Henrique
Henrique
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

O problema, olhando com mais detalhes seus meios, é que a grande maioria é material da era soviética e a doutrina ainda parece ser “descartável”, tanto os tanques como tripulações. *mesma doutrina da segunda guerra onde para expulsar os alemães perderam “oficialmente” 8.6 milhões de tropas mas estima-se mais de 20 milhões morreram no final.
É visível que eles não estavam preparados para uma guerra desse nível e estão tirando dos pátios o que tem para enviar para a frente de batalha com comandantes e tripulações despreparadas, com táticas, também visivelmente, piores ainda.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Henrique
2 anos atrás

MBT moderno já sofre armamento anti tank, imagina esses cacarecos dos anos 70/80

Agnelo
Agnelo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Prezado
Uma operação de transposição de curso d’água é uma das mais complexas operações dentro de uma ofensiva terrestre.
É feita no mínimo por uma divisão.
Não dá pra saber, com os dados apresentados, qual era a fração executando.
O q se sabe é o resultado… o equivalente a um batalhão eliminado.
Concordo q o despreparo é visível, não só por isso, mas por tudo evidenciado até agora.
Pelo visto e já publicado, as táticas também tem sido equivocadas.
Impressionante é q os russos ainda estão empregando suas forças sem descentralização das decisões. Ainda há rígida cadeia de C2. Iraque, China, Irã, diversos países ainda tem esse erro na doutrina.
Enquanto isso, há anos o ocidente faz diferente. Pouca centralização, missão pela finalidade, conhecimento de no mínimo 2 escalões acima, fazem o ocidente ter enorme flexibilidade nas ações, e por isso, uma imposição de força mais objetiva. Normalmente, eficiente e eficaz.

Henrique
Henrique
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Acho que os russos até tentaram isso nas primeiras duas semanas da invasão mas a “competição” entre comandos acabou por arruinar essa “nova doutrina”.
A quantidade de “generais” mortos em linha de frente tb é uma demonstração de erro tático e doutrinário.
Essa “guerra” servirá para muitos business cases no futuro…

Agnelo
Agnelo
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Neste caso, faltou a Unidade de Comando.
Não é pq se da liberdade pra baixo, q não se tem o controle.
Se da objetivos definidos e finalidades.
Dentro de cada Zona de Ação, o subordinado tem liberdade.
O Coronel não precisa controlar o Sgt. Cel controla seu Btl, dando Obj e finalidades para as Cia.
Os russos “amarram” o andamento dos escalões subordinados por demais.
E pior, no caso desta guerra, não havia um comando único no Teatro…. Ou seja, para uma estrutura firmemente dependente da cadeia de comando para as decisões mais simples, não tinha um comando único definido….. uma receita de chafurdio q estamos vendo.
A Rússia avança pq tem grande poder. Pode manter forças e meios com substituicoes constantes, mas fica evidente q se o equilíbrio de capacidades fosse maior, estaria levando uma lavada.

Luis
Luis
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

A narrativa agora é que o comando está em uma curva de aprendizado. É cada uma!!

Agnelo
Agnelo
Responder para  Luis
2 anos atrás

curva de aprendizado!!!!! gostei dessa!!! Eufemismo pra ta c@g@d@, mas tá aprendendo!

Oráculo
Oráculo
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Isso é inacreditável.

Pelos relatos que chegam cada comandante de BATALHÃO russo é obrigado a seguir fielmente as ordens do Alto Comando. Isso numa frente de batalha de mais de 800 km!

Enquanto isso as BRIGADAS ucranianas tem autonomia, inclusive para fazer retiradas e ofensivas, somente comunicando ao Alto Comando o que aconteceu, qual o próximo passo a ser seguido e se os Generais concordam ou preferem outra estratégia.

A Rússia está sofrendo derrotas gigantescas para ela mesmo.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Exatamente.
Esse erro já é antigo e, sinceramente, pensei q tivesse mudado com a queda da URSS, mas parece q não….
Antes, era a explicação do controle extremo, como é tudo em um governo daquele tipo, mas tá até hj.
Da mesma forma, sei q na China também é assim.

É importante salientar, que não ser assim é uma das principais explicações do sucesso das tropas alemãs na II GM (enquanto pode), das forças israelenses e da OTAN (quando a política não atrapalhou).

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

Estamos despreparados, para o que estar por vir, a Rússia iniciou um movimento tectônico civilizatório, duas outras placas estão se preparando para em futuro iniciar os seus movimentos, infelizmente estamos ausente por falta de liderança nacionalista, o que temos são governos perenes, sem politica de Estado. Estamos cabaleando no caminho da história que está sendo construida para o futuro, tomando cuidado para não cair, mais do que já caimos.

César
Responder para  Nilo
2 anos atrás

¨a Rússia iniciou um movimento tectônico civilizatório¨
Sujeito, antes eu achava que essas suas bobeiras era só falta do que fazer e muito tempo livre desocupado. Agora eu tenho certeza que tu tá é usando um baguio brabo!

Nilo
Nilo
Responder para  César
2 anos atrás

EUA já estão dando como ganha. The National Interest
Ocidente ganhou a guerra na Ucrânia.
A tentativa da Rússia de absorver a Ucrânia falhou; suas forças armadas foram testadas e suas fraquezas reveladas. O povo ucraniano demonstrou sem sombra de dúvida que a liberdade provada pela primeira vez não é dada. Os europeus se uniram em torno de uma política comum de apoio à Ucrânia, demonstrando não apenas sua disposição de pagar um preço econômico, mas sinalizando que não estavam dispostos a permitir uma ameaça à liberdade ao lado. Os americanos intervieram com ajuda militar decisiva.
Chegou a hora de fazer a paz – não de uma posição de fraqueza, mas de uma posição de força. O presidente Vladimir Putin e aqueles que governam a Rússia sabem perfeitamente como é o placar. Eles não gostam disso e querem sair da situação calamitosa que sua imprudência criou. Mas eles não o farão como um poder humilhado.
Agora, o caminho a seguir é exatamente o oposto: integrar a Rússia em um sistema europeu ou talvez até global que, em vez de ser dirigido contra Moscou, incorpora suas preocupações de segurança, reconhecendo que seus vizinhos abrigam medo enraizado em um passado doloroso.
Mas agora deve ser óbvio que a segurança europeia não pode ser trabalhada com uma Rússia recalcitrante, sentindo-se marginalizada e sob ameaça potencial do Ocidente. No entanto, não serve aos interesses da Rússia ser marginalizada ou cortada da Europa. 
Politicamente, a crise na Ucrânia tornou imperativo que a UE cortasse os laços com a Rússia, mas economicamente não faz sentido. A Rússia continua a ser um parceiro energético óbvio para a Europa. O mesmo vale para o transporte, onde as ligações terrestres russas com a Ásia podem desempenhar um papel importante para si, para a UE e para a China. A principal barreira para essa engenharia estratégica é o passado da Rússia como superpotência e império. Outros países europeus, no entanto, conseguiram lidar com esses problemas.
Do ponto de vista dos EUA, tal estratégia tem mérito. Além de seu arsenal nuclear, a Rússia não representa nenhuma ameaça para os Estados Unidos. Pode ser um incômodo em pontos isolados ao redor do mundo, mas Moscou está longe de ser um desafiante como a União Soviética costumava ser.
sonhos que não podem ser realizados de restaurar um passado “glorioso” – que nunca foi glorioso, mas pode parecer tão no espelho…

César
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Hummmm! De onde vc copiou esse texto, xings?

Nilo
Nilo
Responder para  César
2 anos atrás
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Você tem paciência com bots?? esquece comenta com quem tem argumento mesmo que seja contrário isso enriquece a discussão, deixa os bots de lado.

César
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Disse um dos bots mais alucinados daqui. Trabalhar pra esses caras nem pensar!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Nilo
2 anos atrás

O mundo já não é mais o mesmo depois do dia 24, mas um capitulo da geopolítica e das relações internacionais esta fazendo história, o multilateralismo esta num processo sem volta, Russia será a protagonista e ainda veremos outros países serem coadjuvante e aposto no continente Africano e você?

Luis
Luis
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

News:

Poder aéreo da OTAN intensifica resposta à crise na Ucrânia

Nilo
Nilo
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Mais uma placa tectônica deveria ser o Brasil. Deveria!!!! mas aqui, brasileiro gosta de relativizar sua soberania.
Comandante Farinazzo
https://www.youtube.com/watch?v=cr-CLyYx15M

César
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Placa tectonica, atlanticismo…cada uma que esses trols pirados inventam.
Acho bom vcs procurarem ajuda médica, sujeito! Vcs ficaram tempo demais à toa sem fazer nada e usando muito baguio pesado.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Dia 24? A grande magnífica e poderosa força da Rússia não iria iniciar uma contra-ofensiva de peso no dia 9?

Até agora nada…

Você e seus coleguinha ficam o dia todo enchendo o saco aqui no blog falando

“Aguardem, aguardem, aguardem…”

Estamos aguardando tem 3 meses e a única coisa que vemos e total e magnífica incompetência das forças armadas Russas e sua incapacidade de avançar 10km sem ter baixas catastróficas.

Vamos ver se dia 24 vai ter alguma quebra na linha de frente Ucraniana, já que essa é a nova data prometida.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Ele ta falando do dia 24 de fevereiro. ja estou ate com dó.

César
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Basta ver os poucos likes dos canhotos putinetes pra calcular quantos concordam com as alucinações de vcs! No máximo meia dúzia de pirados. O resto é tudo perfil fake desses mesmos pirados. Sei, sei, vcs não ligam pra deslike,não!? Onde já se viu trol ligar, né!?

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Pára de falar bobagem que tu ganha mais

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Para cada erro há uma curva de aprendizado para ambos os exércitos, mas é improvável que impeçam a Russia de conquistar o Donbass.

Chevalier
Chevalier
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

“Vencendo a guerra e com esses índices de aprovação, certamente a Rússia não ficará só na Ucrânia”
Ah então vão continuar invadindo outros países? É isso que vc apoia? Confissão?

O Chato
O Chato
Responder para  Chevalier
2 anos atrás

Com o tanto que já perderam em terra, não creio que teriam blindados operacionais em número suficiente para iniciarem outro conflito. Menos ainda para um conflito contra a OTAN.

Ainda vejo a Rússia como um potencial “oponente formidável” se estiverem na defensiva, protegendo seu próprio território. Na ofensiva, não os vejo mais como uma grande ameaça.

PS: Desconsidero o uso de armas nucleares, pois se um lado utilizar, o outro também utilizará.

Juarez
Juarez
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

E vc está feliz ? Vc se sente jogando um Comand & Conquer Red Alert ?

Falando muito sério agora, temos que refletir sobre os reais motivos dessa guerra e a quem ela interessa. Tem muitos motivos obscuros. Existem várias “verdades”, eu vejo as indústrias de material bélico dando pulos de alegria, vejo oligarcas russos misteriosamente morrendo, Putin se fortalecendo, realmente dá para constatar que existe uma quantidade enorme de Nazista na Ucrania (Como em todos os lugares, mas não de uma forma tão explicita e enraizada nas forças armadas).
A Ucrania crescendo como nação ao resistir (até mesmo fazer tropas russas retroceder) os EUA devolvendo aos Russos o que eles fizeram no Vietnã (apoio com material, inteligência etc). Uma série de pontos interessantes e que demandam análise.

Abraço a todos

Hcosta
Hcosta
Responder para  Juarez
2 anos atrás

Provavelmente foram uns Kirov’s da Ucrânia que destruíram os blindados…
Os tais meios aéreos. (C&C:RA2)

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

E como funciona lá ? Se ele não tem aprovação eles elegem outro ? kkkkkkkkkkkkkkkkk

Já ta pensando em outro país além da Ucrânia ? quanta groselha, não tomaram nem Kharkiv kkkkkkk Vc ta anos “luz” no tempo, até lá o Putin já virou pó

Luis
Luis
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

…até lá o Putin já virou pó

E parece que não vai demorar muito tempo pra isso acontecer!

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Tonho, na tua Rússia NÃO existe blog contra.
Não aprendeu ainda?

Henrique
Henrique
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Meu caro, provavelmente o comandando russo desta unidade “exterminada” deveria pensar exatamente igual a você.
Quem já foi militar sabe que essa manobra de travessia em uma zona quente ao alcance de artilharia foi simplesmente um FIASCO!
E by the way, quanto mais o número de famílias russas começarem a cobrar pelos seus filhos mortos na guerra (muitos incinerados em seus próprios tanques e irreconhecíveis) , hoje estimados em mais de 25.000 baixas, esses 80% podem começar a descer rapidamente, principalmente quando os avanços ou resultados dessa “operação especial” não estão aparecendo.
Abraço,

Pedro
Pedro
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Kings..vc novamente mudou o foco…o problema é a incompetência militar russa..até os russos começam a ver isso.
80% de aprovação onde a mídia e os meios de pesquisa são controlados pelo Estado fica fácil
“Vencendo a guerra e com esses índices de aprovação, certamente a Rússia não ficará só na Ucrânia”..não basta apanha na Ucrânia quer apanha em outros lugares tb? kkkkkkk

Henrique
Henrique
Responder para  Pedro
2 anos atrás

O Putin até tem (ou tinha) uma enorme aprovação popular. Colegas que foram na Copa do Mundo na Rússia e conversaram com muita gente lá viram o quanto ele é (ou era) reconhecido por modernizar o país e reconstruir o orgulho russo que foi perdido pelo colapso da antiga URSS, mas tudo tem um limite e ninguém pode ter salvo conduto para “matar seus filhos” por qualquer coisa..

Lana alves
Lana alves
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Putin tem 80% de aprovação kkkkkkkkkk se ele tem tudo isso, então por que bloqueou toda a mídia, perseguiu jornalistas, controlou toda a informação que chega até as pessoas?
Tem tanta aprovação que não deixa a população se manifestar em relação a guerra?
Percebe que Putin faz isso justamente por sabe não tem aprovação alguma kkkkkkkk

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Nao sabia que aprovação de politico ajuda a vencer guerra no país vizinho…
No mais, é evidente que o colega LC fez um post provocativo, pois nem ele acredita na bobagem que escreveu.

José Manuel
José Manuel
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Notícia de agora.
Tropas russas se aproximam do aeroporto de Severodonetsk.
A última rodovia que liga a cidade ao resto das tropas ucranianas está sob fogo dos russos.
Isso classifica a cidade como cercada.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  José Manuel
2 anos atrás

O mapa não mudou em nada amigo Kings.

Screenshot_2022-05-15-18-28-31-696_com.altwork.liveuamap.jpg
Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  José Manuel
2 anos atrás

Inclusive tem essa notícia bem legal aqui. Os Ucranianos estão dentro da Rússia.

Parabéns para a segunda maior potência militar. Não conseguem nem proteger suas fronteiras contra uma nação infinitamente menor.

Screenshot_2022-05-15-18-28-00-055_com.altwork.liveuamap.jpg
Jacinto
Jacinto
Responder para  José Manuel
2 anos atrás

Já cercaram Kiev, Sumy, Chernihiv, Kharkiv… os russos ainda não entenderam que cerco precisa ter enorme quantidade de tropas porque é necessário combater quem está dentro do cerco querendo sair e quem está fora do cerco querendo quebrar o cerco. Os russos não têm este tipo de volume de tropas e nem vantagem qualitativa em artilharia para conseguir sustentar cercos

observador
observador
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Não, vc fala inverdades, quem critica na Russia o governo de Putin ou suas estratégias pode tomar 15 anos de cadeia na fuça, isso é a diferença que vemos aqui na trilogia onde podemos defender um lado ou como vc luis carlos prestes (líder comunista que já morreu, graças a Deus) defende a russia e não seremos presos por expressarmos nossas opiniões. Agradeça Luís a vc viver em um país onde pode expressar sua opinião lviremente, isso é que faz a democracia ser o sonho de todos que vivem nas ditaduras, Inclusive vc Luís se nascesse na Rússia poderia ser preso por expressar suas ideias

Hank Voight
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Nick novo Xings!?

AMX
AMX
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

“…Putin tem mais de 80% de aprovação”,

Ah, “fala sério” cara.

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

Eu só acho que a Rússia poderia usar mais soldados.
Não estão claros os motivos para essa ‘merreca’ de soldados.
Será para não gastar muito?
Será que é para prolongar a guerra e justificar a desmilitarização e desnazificação total da Ucrânia?
Será para prolongar a guerra e causar discordâncias entre os aliados ocidentais com a grave situação econômica que se aproxima?
Vai saber….

Alessandro
Alessandro
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

“Será que é para prolongar a guerra e justificar a desmilitarização e desnazificação total da Ucrânia?

Primeiro era só pra tomar o leste da Ucrânia pra libertar os “oprimidos” russos, agora é “desnazificar” TODO o país.

Sabe quem pensava assim Toinho? Alemanha NAZISTA

Seu nível de loucura te deixou exatamente igual com aquilo que vc mais odeia.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Eita comparação tosca, a Alemanha nazista tomou territórios que eram seus antes, cujas pessoas eram alemães, falavam alemão e queriam pertencer a Alemanha.

Todo o resto foi tomado por que França e Reino Unido não aceitavam a Alemanha mais poderosa do que eles.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

“Eita comparação tosca, a Alemanha nazista tomou territórios que eram seus antes, cujas pessoas eram alemães, falavam alemão e queriam pertencer a Alemanha.”

Tá falando da atual RÚSSIA.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

“Todo o resto foi tomado por que França e Reino Unido não aceitavam a Alemanha mais poderosa do que eles.”

Ae vc forçou a amizade, baixou o “Toinho 2.0”
Não tenho mais palavras, deixo os deslikes fazer a sua parte.

João Adaime
João Adaime
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Prezado Inimigo
Fiquei com algumas dúvidas sobre o que você escreveu.
Quando que França e Reino Unido hostilizaram a Alemanha? O que eu lembro de ter lido é que Hitler garantiu a Chamberlain que após o episódio da Checoslováquia, ele pararia a expansão alemã.
Também tenho dúvidas de quando que a Polônia e a Rússia já tinham sido territórios alemães? Ou que tivessem igualmente hostilizado a Alemanha? Inclusive Alemanha e Rússia eram aliados (acordo Ribbentrop/Molotov).
Dentro deste seu argumento, você apoiaria o Brasil tomar do Paraguai as regiões povoadas de brasileiros? Ou ainda o Uruguai, que já foi território brasileiro?
São apenas questões teóricas é claro, mas se puder esclarecer, agradeço.
Abraço

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKK vivemos para ver pessoas virem aqui passar pano para a ALEMANHA NAZISTA.

JORENE
JORENE
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Na verdade “inimigo do estado”, o argumento tosco é seu. Faltou estudo camaradinha. Rússia sempre teve um pendor militarista e dominador. O que nos remete a péssimas lembranças
.

Luís Carlos
Luís Carlos
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Pode criticar.
O importante é avançar e conquistar.

Izyum-3.jpg
Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Luís Carlos
2 anos atrás

Não deveria ser proteger suas fronteiras?

Screenshot_2022-05-15-18-28-00-055_com.altwork.liveuamap.jpg
Marcos10
Marcos10
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Ela de fato pode convocar mais soldados. O problema é a linha de suprimentos.

Juarez
Juarez
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

A resposta a isso é que a Rússia não declarou guerra, eles não conseguiram apoio suficiente da Câmara Baixa para ter a aprovação. Logo o comandante em chefe não pode usar toda as suas forças, acredito também que não exista nem recursos financeiros para movimentar mais do que já está em uso. Segundo notícias os russos estão gastando US$900 milhões por dia nas operações.

Pode reparar que os meios de comunicação dizem que se trata de uma “operação especial” do estado russo.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Tu acha mesmo tonho?
Larga a repartição pública então e te alista no exército do Pudim.

O Chato
O Chato
Responder para  Jagdverband#44
2 anos atrás

Ele (Antoniokings e demais pseudônimos) já faz parte do exército de trolls online. Trabalha para lançar uma narrativa pró-Rússia e ainda promover discórdia. É só ver que, na maioria das notícias, o primeiro comentário ou muitos dos primeiros comentários tem sido de pseudônimos dele. Significa que fica grande parte do dia monitorando o site em busca de novas postagens para comentar.

Henrique
Henrique
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Meu caro, sinceramente, vc pensa desse jeito mesmo?
Se vc não for russo, não tiver passaporte russo e não for ligado diretamente ao governo russo, pensar assim é ser muito fanático pela Rússia pois torce mais que flamenguista ou corintiano por seus times.
Não tenho nada contra a Rússia mas essa guerra está sendo um fiasco completo, FIASCO POLÍTICO, FIASCO MILITAR, FIASCO ESTRATÉGICO, FIASCO com seus VIZINHOS e pra englobar tudo.. “FIASCO INFINITO” pois tudo que a Otan, EUA e Cia Ltda. queriam o Putin está fazendo…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

As notícias ou melhor, a versão oficial vindo do atlancismo para os bots reproduzir é que Putim que prorrogar o conflito, e servir de propaganda para aumentar os gastos militares, resta saber se vai colocar porque a fatura vai chegar para todos os países.
Sobre se os Russos querem prorrogar o conflito, bem suponho que no tempo que eles o conflito só vai acabar qdo aquela faixa do leste até sul estiverem sobre o controle dos separatista, nesse sentido eu tenho uma duvida, nos acordos de Misk as repúblicas de Lohansk e Donesk não queria separar da Ucrânia e sim ser autonoma mas agora não sei se ainda existe essa intenção.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

O cara que em todo o post fica falando Atlancismo como se fosse um vinil arranhado e que só sabe repetir as mesmas coisas vem aqui chamar os membros do blog que fazem perguntas das quais ele não é capaz de responder de bots.

Chega a ser cômico

Luis
Luis
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Muda o nick, muda pra Atlancismo, assim não precisa ficar repetindo toda hora.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Se os soldados profissionais estão passando perrengue para os Ucranianos, imagina os conscritos desmotivados.

RenanZ
RenanZ
2 anos atrás

O que realmente está acontecendo: A Realidade

Luis Carlos
Luis Carlos
Responder para  RenanZ
2 anos atrás

Pequena atualização matinal.
Russos lançaram três pontões sobre o Severo-Donets.
Dois foram destruídos e pelo outro os russos entraram em Bilorovika, onde ocuparam parte da cidade e mantém posições de tiro contra os ucranianos.
Paralelo a isso, estão atacando Shchedrishchevo e Voronovo, subúrbios norte e sul de Severodonetsk.
Com relação a ‘New York’ os russos ainda não tomaram a cidade, apenas limparam a estrada que segue do leste para lá e começaram a se aproximar da cidade.

Luciano
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Mais uma pequena atualização: Inteligência britânica afirma que a Rússia pode ter perdido cerca de um terço das forças terrestres que enviou para a Ucrânia.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Como eles afirmam isso? observando o Oryx ??? kkkk. Os relatos de baixas, por videos e fotos sao muitos relevantes contra a Ucrania. A inteligencia britanica deve ser aquela mesma que assessorou a contraofensiva na ilha das cobras esses dias para tras?

Luis Carlos
Luis Carlos
Responder para  RenanZ
2 anos atrás

Posição ucraniana destruída perto de ‘New York’.

https://t.me/boris_rozhin/48638

Nick
Nick
2 anos atrás

Esses blogueiros russos são corajosos. Daqui a pouco uma força da FSB vai levar eles para 15 anos de passeio na Sibéria.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Nick
2 anos atrás

OU vão fazer o que o Rei Davi fez com Urias…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Ou seja, começam a narrar a realidade ao invés de repetir a propaganda do governo russo de que estão fazendo progresso. Inclusive, nesse ritmo, o Shoigu que se cuide.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Mas a questao e que estao fazendo progresso. Essas baixas, por piores que sejam fazem parte da triste realidade da guerra. O proprio alto comando Russo esta passando por uma curva de aprendizagem.

César
Responder para  Canarinho
2 anos atrás

Placa tectonica, atlanticismo, curva de aprendizagem, etc, etc. É só maluquice desses trols putinetes com muito tempo livre pra inventar narrativa e perfil falso.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Eu realmente não entendo essa ideologia russa dos blindados literalmente andarem colados, por exemplo nessa imagem da matéria, foram destruídos todos juntos dependendo foi literalmente leva 1 e leva mais cinco de brinde, pois ao acertar os tanques e a munição explodir provavelmente leva junto todo mundo que está ao redor.

Henrique
Henrique
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Era uma travessia de rio, esse tipo de proximidade é natural da situação… não tem o que fazer.

Ramon
Ramon
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Nesse ponto de proximidade entre os blindados ao atravessar um rio posso até concordar, mas vou discordar da afirmação de que não tem o que fazer, esse desastre todo foi uma consequência de um erro que foi de não utilizar de meios aéreos como helicóptero e bombardeios para atacar as posições da artilharia ucraniana, caíram em uma verdadeira armadilha e destaco uma coisa já disseram aqui os russos acharam que ia ser um um passeio na Ucrânia, mas esqueceram que a linha de frente ucraniana está quase 8 anos em combate na região

Henrique
Henrique
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Exato. Uma travessia deste nível, com tantos meios e exposição, exige saturação aérea ou mesmo apoio de artilharia para que tivessem o mínimo de proteção, e mesmo assim estariam expostos pois o inimigo faria de tudo para conter o avanço.
E outra, cadê os seus famosos Pantsir-S1 ou meios de bloqueio eletrônico que não impedem os drones de ficarem os monitorando nesse tipo de situação?
A primeira travessia deveria ser dos blindados rápidos para assegurar um zona de proteção se espalhando em pontos de comando e controle mas, pelas fotos, parece uma aglomeração pra churrasco.

Henrique
Henrique
Responder para  Ramon
2 anos atrás

esse seria o ideal, mas ao que parece ou o russo falto na aula de travessia de rios ou ele não tem isso disponível pra fazer a travessia

Max
Max
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Pensei a mesma coisa! A questão a meu ver é, como foram detectados e quanto tempo até o ataque ser lançado?

Paulof
Paulof
2 anos atrás

Off: Ucrânia venceu eurovison, será que censuram na Rússia?
ON:ACENDERÁ na Rússia só está piorando, tem que ter coragem agora para divergir fo regime.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Paulof
2 anos atrás

E Zelenski diz que quer a final do Eurovision do ano que vem em Mariupol.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Paulof
2 anos atrás

Neste caso não foi comprado.
Ainda bem que o senhor defende a necessidade de os países seguirem as regras e neste caso no desporto e no entretinimento.
Pelo outro lado é a Rússia que é constantemente proibida de participar em vários eventos devido ao doping.

MAB
MAB
Responder para  Paulof
2 anos atrás

Não necessita disto. A incompetência é do outro lado e de quem o apóia.

FNu5GpxXsAEFkn0.jpg
Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  MAB
2 anos atrás

“na cara não”

Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Na verdade é que a Rússia não possui capacidade de mobilizar mais gente, a logística é inferno para qualquer grande exército e os russos desde a era Soviética tem um grande defeito nesse ponto. Logo não podem mobilizar grandes efetivos e se mobilizaruitos vão ficar parados sem avanço devido a falta de suprimentos. Fora que um grande exército depende de grandes recursos que a Rússia não possui.

Luís Carlos
Luís Carlos
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Putz.
Os soviéticos terminaram a 2ª G.M. com mais de 10 milhões de soldados, dezenas de milhares de tanques, canhões, aviões e etc. chegando a Berlin.
A maior força militar já vista sobre a Terra.
Logo depois, em poucos meses, levou um milhão de soldados e outros milhares de equipamentos para a Mandchúria para derrotar os japoneses e vc vem me falar de problemas de logística?
Dá ‘time’, xará!

Luis
Luis
Responder para  Luís Carlos
2 anos atrás

Isso foi a 77 anos atrás!
Acorda!

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Luís Carlos
2 anos atrás

Serio que quer entrar nesses pontos comigo? o ultimo que veio cacarejando que a URSS derrotou os nazistas sozinhos eu esfreguei que Stalin estava pronto para assinar um tratado de paz com Hitler se os aliados não desembarcassem na França e que os sovieticos só sobreviveram as ofensivas nazistas principalmente a batalha de Kursk porque os britanicos atraves de Allan Turing havia decifrado a Enigma e assim os agentes duplos britanicos para manter os sovieticos vivos na frente leste repassavam certas informações que eram descriptografadas.
Se quiser debater posso começar enunciando a falta de caminhões do exercito sovietico tendo de receber milhares de unidades dos EUA para conseguir levar suprimentos para as linhas de frente. Posso enumerar a falta de armas e munições, a incapacidade de organizar ataques coordenados entre a infantaria, aviação e artilharia, tendo os Americanos e britânicos de ensinar boa parte das táticas para as forças soviéticas no inicio da guerra. Você se vangloria tanto, mas esquece que Hitler esteve as portas de Moscou e não foi o inverno que derrotou Hitler e sim sua arrogancia em não ouvir seus generais. A arrogancia de hitler somada a inteligencia britanica escutando cada passo das açoes nazitas foram os fatores mais impactantes a guerra que facilitaram a vida dos aliados.

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Na cara, não!
Deixa o rosto intacto, pra família poder olhar pra ele, no velório.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Luís Carlos
2 anos atrás

Conseguiu isso tudo porque os EUA praticamente montou a logística da Rússia do zero.

Depois da invasão a Rússia praticamente não tinha nenhum trem sobrando. Os EUA enviou para eles mais de 2 mil locomotivas, fora vagões.

Enviou trilhos e material o suficiente para praticamente reconstruir uma ferrovia trans-siberiana inteira e só de caminhões de meia tonelada foram enviados cerca de 450/500 mil.

Logísticamente os EUA fez a URSS.

A6MZero
A6MZero
Responder para  Luís Carlos
2 anos atrás

A Rússia de hoje não é a URSS de 77 anos atrás…

Carvalho
Carvalho
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Oi Wellington,
Isso é um dos aspectos táticos mais óbvios da uma ação militar.
O número de efetivos empregados em uma ofensiva é proporcional à largura da frente de combate.
Se a frente não é rompida….as reservas ficam paradas esperando ser acionadas.
Os efetivos são proporcionais aos meios. Isso é o máximo que a Rússia consegue enviar. Daqui para frente….Toyota Hilux

Mafix
Mafix
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Olha que deve te muita velharia sovietica guardada em algum porão la …

JuggerBR
JuggerBR
2 anos atrás

Ou os bots acordam tarde no domingo, ou ainda não receberam a orientação de Moscou sobre como responder a essa noticia…

Luis
Luis
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Tem um aqui “famoso” que fica 24 hs no ar de domingo a domingo.
Só para pra ir ao banheiro rapidinho e olhe lá!

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Luis
2 anos atrás

Enquanto isso, o Ricardo dá atenção à patroa do famoso, que não sai do blog.

Mas às vezes fico pensando se o famoso não é criação do próprio blog para aumentar a audiência, rsssss

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

O importante é o resultado no final da guerra vitória ou derrota, portanto vamos aguardar kkk

Luciano
2 anos atrás

Só agora? Tem tanto pra criticar, principalmente a execução de civis inocentes por esses covardes.

Luis Carlos
Luis Carlos
Responder para  Luciano
2 anos atrás

Não é invenção, não.

FNcDwTWXoAA1Q3a.jpg
George
George
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Agora me responda. O que isso tem com o texto publicado pelo site? Como você gosta de fugir do tema. Acha que o site é seu e pode fazer o que quer?

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

São runas, os nazistas adoravam se apossar delas, mas são linguagens germânicas muito antigas do século 2, comuns na Dinamarca, Suécia e Noruega, não é por que as utilizam que são nazistas.

Luís Carlos
Luís Carlos
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

E a suástica é um símbolo budista.
Só que se vc sair com uma delas na rua será preso.
E não vai adiantar vc dizer na Delegacia que é seguidor de Buda.
Esse é o problema.

paulof
paulof
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

mesmo os eslavos usam muito símbolos pelo passado das tribos pagãs, mas retornando as nórdicas não devemos nos esquecer que Kiev nasceu de aldeamento vikings, eram os ” Rus Vikings” dominaram a região por mais de 500 anos.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

Não tente ensinar isso a estes militontos. Esse tonho é barbabé público federal. Tem muito tempo livre para NAO estudar e ficar aqui no blog falando merd@.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Luis Carlos
2 anos atrás

Realmente, não é invenção.

EvQaxRgXAAAKEWt.jpg
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Dois nazista?

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Do seu amiguinho nazi aí líder do Wagner grup

Luciano
2 anos atrás

Esses blogueiros não entendem que o exército russo não se importa com a vida nem dos seus?

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Essa fake news ja foi derrubada. Os ucranianos guincharam diversos veiculos destruidos. O colega postou a excelente analise em outra noticia.

Congressistas americanos visitaram Zelensky ontem e pressionaram ele a aaceitar o acordo entregando Donbass e sudeste ucraniano (do tamanho do Uruguai) pra Russia e em troca ele vira herói da imprensa massificada ocidental. Zelensky não gostou muito e afirmou que é “inaceitavel a ucrania ceder território à Russia”. Daqui a pouco a CIA dá pra ele um cancer de presente kkk Lideres que contestam muito os americanos é bom checar o óleo de freio todos os dias antes de sair kkk

Luis
Luis
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Fonte:
king Intelligence Agency ( KIA )
Confia!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Luis
2 anos atrás

Parabéns pelo argumento.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

zé lensqui é só um comediante, um marionete, o fato é que para os Russos enquanto estiverem recebendo pelo gás o pau de Z vai continuar batendo e U apanhando e perdendo terreno.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Então você veio aqui dizer que os Ucranianos rebocaram 73 carcaças de blindados Russos, atravessaram metade delas pro outro lado do rio que estavam sobre controle dos Russos e espalharam elas pela região de forma orgânica TENDO EM VISTA QUE METADE DELAS ESTÁ EM TERRITÓRIO CONTROLADO PELOS RUSSOS e ninguém viu? Ninguém perdeu? Os Russos não fizeram nada? Não mataram um único Ucraniano e não filmaram a armação?

Amigo, aí tu não forçou a barra. Aí você quebrou ela.

George
George
2 anos atrás

Cada vez mais difícil chegar em Berlin. A tomada de Lisboa foi adiada indefinidamente.

Zé Mané
Zé Mané
Responder para  George
2 anos atrás

Eu sou ucraniano.
Meu país foi invadido.
O território do meu país está sendo ocupado.
Os soldados do meus país sendo mortos.
Cidades bombardeadas.
Como posso estar vencendo essa guerra?
Explica para mim.
E não tente me fazer de bobo, só por causa do meu nome.

Meu nome é Zé Manezivsk

Algol
Algol
Responder para  Zé Mané
2 anos atrás

Seguindo sua lógica, os EUA então venceram a guerra do Vietnã, correto?

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  George
2 anos atrás

KKKK
Iriam tomar vinho do Porto e comer sardinhas fritas.

António Rodrigues
Responder para  Jagdverband#44
2 anos atrás

Sardinha assada e vinho do Dão.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Os EUA doando M777 aos montes para Ucrânia e a gente aqui usando obuseiros da WWII, inacreditável a obsolescência do Brasil em certos equipamentos cruciais.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

O governo da Ucrânia pediu ao Brasil a venda dos Astros. E o governo Bozonaro recusou. Enquanto outros governos mostram a eficiência de seus equipamentos militares ao Mundo, nós continuamos no ostracismo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Já falei antes o objetivo da Neutralidade não é fazer o que o Brasil está fazendo, mas vender para ambos os lados. Até Israel que precisa do Russos para atacar bases no Irã pela Síria já mudou a posição e permitiu o envio de mísseis e armas de origem Israelense para a Ucrania.
O Brasil perde uma gigantesca oportunidade de portifólio, não quer vender diretamente para a Ucrânia, pega e vende para os EUA, essa atitude ridícula pode acabar atrasando nossos Gripen pois se os EUA resolver a embargar a gente os Gripen são os primeiros a cair. Bolsonaro está sendo um completo imbecil nesse quesito em não dialogar com os EUA e achar que o Putin é conservador.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Enquanto isso uma importante empresa da nossa industria belica Avibras fabricante de mísseis e do sistema Astros ( que seria o sistema pretendido pelos Ucranianos) está falindo sob um governo representado por um militar.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Isso.
Vendam os Astros para a Ucrânia e a gente fica sem fertilizantes e sem safra de grãos.

Daí não vai só quebrar o país, mas começar uma guerra civil aqui por falta de comida.

Se a gente depende dos russos pro nosso agronegócio funcionar, o certo é fazer o que estamos fazendo.

Que cada cachorro lamba sua cace.ta.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Discordo, a Rússia não ganha nada cortando os fertilizantes, aliás faz é acertar a China que é a grande compradora de nossa safra e sem a nossa safra os chineses tem problemas. Outro fator é que a grana brasileira ajuda os Russos, logo cortar a venda para o Brasil é cortar a própria carne.
Retorno a dizer temos que ser negociantes de armas , negociantes de armas não tem posição, vende para ambos os lados e vende o melhor para quem pagar mais.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Carlos Crispim
2 anos atrás

É realmente ridícula, a artilharia de campanha brasileira, acho que é uma das partes mais defasadas do EB, tirando os M109, na artilharia rebocada temos os M114 e M101.
Temos que atualizar isso ai, pq tá osso. Beleza que o M114 ainda trás um bom dano, mas em questão de alcance fica muito atrás do M777.
Parece que Portugal enviou uns M114 e M113 para a Ucrânia.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Putz!
Estamos perdendo até para Portugal em contribuir contra o exército invasor.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Muitos países maiores e mais poderosos já perderam muitas vezes contra Portugal…

Nilo
Nilo
2 anos atrás

“Reichsführer SA (SchutzAzov) Volodymyr Von Zé lensk” Presidente do Vietnam do Sul. O Bufão.

Pangloss
Pangloss
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Pétain mandou lembranças.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Nilo
2 anos atrás

kkk ta inspirado hj.

Andre
Andre
2 anos atrás

Ao contrário de muitos brasileiros, os ucranianos têm na memória como é viver sob dominação russa e estão fazendo de tudo para não viver esse pesadelo novamente.

Nilo
Nilo
Responder para  Andre
2 anos atrás

Euros…Euros….Essa é a promessa de Zelensky, Mercado Comum Europeu e Otan, mais não aconteceu. Zelensky prometeu, trazer pais ao país, trouuxe guerra.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

…paz

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Essa é a escória que muitos apoiam. Esse nazista ukro ostenta o mesmo patch que ostentavam os antigos nazistas da 3ª Divisão SS Panzer “Deadhead” durante a IIGG.

Zel.jpg
MAB
MAB
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

E tão nazista que Israel está enviando ajuda.

Agora vá trocar a fralda toda melada e pare de chorar.

Marc
Marc
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Esse símbolo já era usado no século XIX…. Daqui a pouco teremos navios nazi piratas do século XVII …

Hcosta
Hcosta
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás
Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Alguns dados levantados por fontes independentes:
Perdas de veículos militares:
Ucrânia = 1 X Rússia = 3,5
Perdas de soldados:
Ucrânia = 1 X Rússia = 7

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Chama a atenção declaração do Embaixador russo nos EUA: ”Não nos renderemos!!!!”

paulotd
paulotd
2 anos atrás

Postaram que não são somente equipamentos Rússos. E a maioria é BMP-1 blindado o qual as forças Russas não utilizam, somente o LPR e DPR e os Chechênos. Até o T-72 destruído aí é de um modelo que. Rússia não utiliza, pois não tem blindagem reativa

Provavelmente que foi uma frente de combate com os dois lados sofrendo baixas, mas tem muito mais equipamentos Ucranianos aí. Inclusive dois caminhões Kramaz. A fonte tá lá no outro posto, esse é de torcedor.

Hcosta
Hcosta
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Tem de fazer chegar a sua reclamação ao Southfront. De acordo com “Nilo” parece que não há dúvidas…

Rogerio
Rogerio
Responder para  paulotd
2 anos atrás

igual ao foto do m777 “capturado”. kkkkkkkkkk

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Rapaz a Rússia tá usando equipamentos da era Soviética, muita coisa que eles desativaram agora botaram para rodar.

paulotd
paulotd
2 anos atrás

Foto mostrando a maioria é BMP-1. Rússia utiliza somente a versão 2

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_e1a9502f-1bb2-443e-91ff-70184cb003fe_646x484.png
Manuel Flavio Vieira
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Essa “observação” foi feita pelo site que “pulou” as imagens com o “Z”…

Rogerio
Rogerio
Responder para  Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

é a credibilidade da imprensa eurasiana kkkkkkkkkkkk

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Será que os russos também estão falando dos aparecimentos de UFOs sobre a Ucrânia?

IMG_20220515_022433.jpg
Henrique
Henrique
Responder para  Bardini
2 anos atrás

UAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASU
perdi foi tudo agora

Luis
Luis
Responder para  Bardini
2 anos atrás

.

Félix_risada.gif
Mafix
Mafix
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Esse ai é fantasma de moscow…

Alessandro
Alessandro
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Bardini, dizem que conseguiram capturar um desses UFOs e encontraram uma tecnologia parecida que usamos em máquinas de lavar roupa, o que aumentou ainda mais o mistério.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Bardini
2 anos atrás

UAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASUUAHSuAHSuAHSuAHSuHASU (2)

por isso pago internet.

Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Torreta Martin Baker duplo zero…

JORENE
JORENE
Responder para  Dr. Strangelove
2 anos atrás

Buskapékovski sendo disparado.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Bardini
2 anos atrás

Vai la em Donbass e pergunta se eles viram os ETs saindo pra se entregar.

Henrique
Henrique
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

o engraçado é que isso aqui foi no Donbass….
.
olha la o et voando perto da nuvem

egwegwegwegweg.png
Mafix
Mafix
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Esse ai recebeu a visita do fantasma de javelin…

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Henrique
2 anos atrás

O Kings vai dizer que aquela torre voando girando é um disco voador

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Não resta mais dúvida de que a invasão falhou.
Deveríamos deixar de analisar o avanço milímetro dos russos e sim quais as opções futuras de Putin.
Vai arregar? Os discursos do dia da Vitória já são um indicativo claro. Lavrou sumiu. Pararam as ameaças vazias.
A China vê com alegria o enfraquecimento de seu rival histórico? Ou com preocupação o renovado ímpeto das nações ocidentais em defender sua área de influência?

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Pelo seu comentário “locão”, fica claro que a sua erva tá bem “passada”.

Manuel Flavio Vieira
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Questões pertinentes, Carvalho.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
blog russos traidores… tem que confiar no putin… ta tudo indo bem kkkkkkkkk

Russia FAIL.jpg
Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

E aqui há canal feito por profissionais que não critica…

Rocha
Rocha
2 anos atrás

Incrível, os próprios russos, mesmo sob risco de represálias, já estão acordando e criticando a ” operação militar” com seus erros primários e grotescos, mas, no Basil putenfia, a(s) Putinete (s) continua (m) com a torcida imbecil, justificando o injustificável! A mãe Rússia é daquelas que vende as filhas pro primeiro cafetão que aparecer !

Monarquista
Monarquista
2 anos atrás

Parabéns ao enxadrista de Moscou. Agora até as conversações com a Geórgia para ingresso na Otan tem chance de começar.
É muito estrategista esse russo!

paulotd
paulotd
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

Caminhão Kramaz Ucraniano e um modelo de blindado que só AFU utiliza. Várias unidades destruídas. Vão dizer que é Russo também? Kkkkk

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_5f9423a4-538c-4c78-82e5-3a3733db4578_646x484.png
paulotd
paulotd
Responder para  paulotd
2 anos atrás

O blindado é esse, MT-LB o nome

https___bucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com_public_images_acdb378a-93af-40b8-8ef1-a6b2c25a8502_646x484.png
Manuel Flavio Vieira
Responder para  paulotd
2 anos atrás

É fácil pegar imagens com o “Z”. A partir dos 1min 56s:
https://www.youtube.com/watch?v=VJ7WZG5zhok&ab_channel=BBCNews

paulotd
paulotd
Responder para  Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

Sim, mas a própria análise não exclui que tem equipamentos Rússos, e de fato tem uns 3 BTR da versão Russa. Mas tá claro que desses 70 blindados destruídos tá cheio de equipamento Ucraniano destruído. Os caras vendem a notícia como se fosse tudo Russo, hehhe

Manuel Flavio Vieira
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Se a análise fosse honesta não teria desconsiderado as imagens com “Z”..e os blindados estavam ao lado dos outros às margens do rio.

George
George
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Vem cá. Você está sustentando a tese de que teve tiroteio entre blindado russo e ucraniano a 50m de distância um do outro? É isso?

José Manuel
José Manuel
Responder para  George
2 anos atrás

Vc está sustentando que os blindados ficaram ‘engarrafados’ e foram destruídos.
É isso?

Antes, pintavam a letra Z até nos próprios blindados.
Agora, nem precisa mais.
Vai assim mesmo!

Guilherme S.
Guilherme S.
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Paulo, não é o contrário não?… Só vejo esses Kamaz (O nome é esse, e não Kramaz) em operação nas forças armadas da RF. Até por que a Kamaz é RUSSA.

Marcos10
Marcos10
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Tonho,
Os próprios russos já reconheceram as perdas. É justamente disso que trata o artigo.

observador
observador
Responder para  paulotd
2 anos atrás

não é russo não, é uma carreata de gordini e dkw…tá louco

JORENE
JORENE
Responder para  observador
2 anos atrás

Até Romisetta tem ali.

Agnelo
Agnelo
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Tu conseguiu identificar isso na foto???
Oxxxxxxa
O NRO tá perdendo um talento…..

Jacinto
Jacinto
2 anos atrás

Sem mobilização geral, os russos não têm como sustentar uma guerra de atrito com uma pais que está 100% mobilizado e recebendo armamento de qualidade superior àqueles usados pelos russos.
Como os russos não podem fazer esta mobilização sem reconhecer internamente que estão tendo perdas enormes, esta guerra está perdida.

ORIVALDO
2 anos atrás

Bom, parecem estar bravos depois que a FSB começou a apreender geladeiras em toda Rússia

naval762
naval762
2 anos atrás

Honey pot pra descobrir quem é contra a operação especial, você dá o like e a FSB bate na sua porta minutos depois.

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Gostaria de fazer uma pesquisa. Quem de vcs se estivesse morando numa ditadura ( não importa se de direita ou de esquerda ), onde não se pode protestar de nenhuma forma contra o governo sob pena de anos de prisão ou até pior, fosse abordado por uma pessoa que vc nunca viu na vida se dizendo pesquisador de um instituto sério, isento e lhe perguntasse como avalia o seu Ditador, digo seu Líder, vc diria a verdade mesmo que fosse p/ criticá-lo confiando nesse desconhecido, arriscando sua segurança e de seus familiares e amigos?

Mafix
Mafix
2 anos atrás

Melhor dos dois mundos ? Do lado da Russia bombas e misseis e do lado da Europa Perokas e socialismo?

Olha rapaz eu fico com o socialismo europeu mesmo odiando socialismo …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Segundo o nosso amigo anti-atlanticismo..

São todos BOTs

MAB
MAB
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Que palavra bonita esta. A-tlan-ti-cis-mo. Concluo que exista também o Pacificismo e Indicocismo. Qual destes movimentos “ismos” é o mais arrojado para os tempos atuais?

Ocidentalismo é um termo tão démodé.

Obs obvio que não me refiro a você, mas a turma do avanço para trás!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  MAB
2 anos atrás

ahahahahaha

Se tem coisa que eu aprendi é que quanto mais rebuscado é o texto e cheio de palavras de efeito, mais raso ele é.

Henrique
Henrique
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

meio off do assunto defesa mais ainda dentro do contexto do comentário kkkk… coisa que mais tenho raiva de ler nas petição é os sujeito dando volta no assunto enrolando com monte palavras grandes e bonitas pra nunca ir direto ao ponto

Monarquista
Monarquista
Responder para  MAB
2 anos atrás

Mais uma palavra meio bonita, pra resumir o seu “avanço para trás”: avanço à russa hehehehehe

Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

Do Royal United Services Institute: “Ukraine War: ‘Russia has lost a third of their ground forces in Ukraine'”
https://www.youtube.com/watch?v=dKBvBA-4gFo&ab_channel=SkyNews

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Mudando de assunto é real isto aqui ?

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/a-resposta-do-governo-bolsonaro-a-um-pedido-de-armas-da-ucrania/

A empresa em recuperação judicial, com produtos para desenvolver… perder uma venda destas para não magoar o Putin é de f…..

Mafix
Mafix
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A duvida que fica é : sera que eles queriam mesmo comprar ou é apenas propaganda politica ?

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Mafix
2 anos atrás

Comprar mesmo, iria ser por meio dos EUA a compra, possivelmente a vista o dindin. Mas temos um retardado no comando do país.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Se fosse um governo comprometido com a indústria de defesa brasileira, tinha até oferecido os Astros do nosso exército que já estão prontos e ficava com os comprados novos pela Ucrânia, para agilizar a entrega. Porém, infelizmente, o governo atual sempre tem que achar um líder de outro país para bajular em detrimento dos nossos próprios interesses. Primeiro foi o Trump, agora é o Putin.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Quando li essa matéria eu fique muito puto com o Bolsonaro a falta de capacidade que ele possui em aceitar que o Brasil não pode ficar do lado de Putin só porque ele não gosta do Biden. O Brasil precisa desenvolver a indústria de defesa e a guerra da Ucrânia é uma oportunidade de ouro que está sendo dada por meio dos EUA que tão patrocinando a Ucrânia. Mas Bolsonaro é um quadrúpede que prefere afundar o país abraçado com Putin do que negociar com Biden.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Eu sou um que votei e votarei de novo no Bolsonaro, por total ausência de opção.

Ele tem uns conceitos e morre abraçado com eles, que são desesperadores.

Votar branco ou nulo é dar voto para o inimigo e sempre ressalto pelo que lemos aqui que eles não podem voltar ao poder.

A Teresa Cristina, já afirmou que o problema dos fertilizantes já foi contornado. Então ja era recebe o que tem que receber dos russos e fecha a porta.

Se os russos arrumarem problemas corta o envio de carne para eles. Está na hora de nós embargarmos eles, pelo menos uma vez que seja.

É pensar na indústria brasileira e no Brasil. 

Ele que tem tanta aversão a China, fez o que para reindustrializar o país ? A maior parte das reformas liberais dos Paulo Guedes já são barradas dentro do próprio executivo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Idem, votei e possivelmente vou votar novamente. Mas não sou fanático para não criticar as cagadas dele. Eu no lugar dele já teria vendido de tudo, a Rússia não cortar por fornecimento de Fertilizantes porque ela precisa das exportações para manter seu orçamento. Além de que a principal interessada na produção brasileira é a China e cortar os fertilizantes do Brasil é chuta a virilha dos chineses..

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Países não tem amigos, países tem interesses e naquele momento não era interessante para o Brasil ficar contra o Putin, pois o Brasil precisava de fertilizantes, mas a posição do PRESIDENTE ficou claro na ONU quando votou contra a Russia !!!
Mais uma vez o presidente acertou, em não entrar de cabeça nessa briga e nem de puxar o saco dos Europeus ou Americanos, que só querem uma via do apoio do Brasil, de lá pra cá vem muito pouco.

Resumindo ele deixou claro que é contra a guerra ma que o Brasil não vai se meter, e nem tem capacidade pra isso

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A Alemanha queria que o Brasil fornecesse do seu “estoque” até que a Alemanha produzisse pra posteriormente repor ao Brasil…
Vantagem nenhuma para o Brasil nisso, pois ficaríamos sem proteção AA que já é escasso no Brasil…
E quanto a comprar ASTROS a Ucrânia não iria esperar anos para produzir, pois eles querem pra ONTEM, só se o Brasil transferisse os que tem no inventário (que são poucos), pra depois repor, por uma empresa que está em acordo judicial, correndo o risco de nem receber…

Essa mídia porca adora explorar esse tipo de coisa…

A unica coisa que o Brasil poderia transferir na minha opinião é o NAe São Paulo, mas ele já foi embora, talvez uns URUTU tbm

Zé lesqui
Zé lesqui
2 anos atrás

Teóricos da conspiração kkk

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Caros Editores, tem um comentário meu retido, sem nenhuma justificativa, sem ataques, links ou coisas do tipo.

Felipe
Felipe
2 anos atrás

São veículos russos destruidos nas fotos, porém pertencentes a Ucrânia (BMP-1). https://rwasamizdat.substack.com/p/what-really-happened-at-the-seversky?s=r

MAB
MAB
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Passa num oculista e compre óculos. Aproveita e retorne ao secundário, se é que algum dia terminou, e estude o básico de interpretação de textos.
Dá pena de ver você expondo-se ao ridículo, todos os dias.

George
George
Responder para  Felipe
2 anos atrás

A negação do acontecimento é indicativo de estágio inicial. Faz parte do processo.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

“Esses blogueiros começaram a narrar a incompetência dos militares russos para suas centenas de milhares de seguidores.”

Tem mais é que narrarem mesmo, a Rússia está se mostrando bem incompetente nessa guerra.

Rodes
Rodes
2 anos atrás
Dr. Strangelove
Dr. Strangelove
2 anos atrás

O “aliado” russo invadiu a Criméia em 2014. O Zelenski é presidente desde 2019. Mas a culpa é dele. Tá bom.

Thiago
Thiago
Responder para  Dr. Strangelove
2 anos atrás

Utiliza o seguinte ditado: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Zelensky não teve juízo.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia está sendo derrotada por ferramentas de geolocalização, links, satélites e drones. Tudo isso tem entregue dados precisos para artilharia e movimentos de tropas em campo.
Mesmo com uma força consideravelmente inferior, as estamos vendo como a tecnologia tem um efeito decisivo !
O que também chama a atenção é a Rússia não ter estas soluções tecnológicas. Parecendo uma força soviética presa a padrões de 1982.

Luis
Luis
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Li agora:

Poder aéreo da OTAN intensifica resposta à crise na Ucrânia

Marcos10
Marcos10
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Putin quer agora negociar a paz. Mas sem o Zelenski. E provavelmente sem devolver os territórios que roubou.
Pudera!!! Com os ucranianos prontos com 400 mil soldados recém treinados, outros 600 mil em treinamento e recebendo farto material ocidental (exceto os ASTROS), o cara tá arregando.

Mafix
Mafix
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Falando sobre soldados que estão sendo treinados ou um jornalista brasileiro da gazeta do povo falando que eles estão recusando novos pedidos de soldados por não ter pessoal para treinar tanta gente …

(acredito que com material o exercito ucraniano passa de 1 milhão de tropas facil vendo como a guerra se desenrola)

Mafix
Mafix
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Sera que o tal GPS russo (glonas) não funciona ou é muito ruim ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Mafix
2 anos atrás

Não é que é ruim..

A constelação dele é menor que a GPS, ai vão existir buracos mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia, não está conseguindo interferir em sinal VHF de rádio Baofeng.

Cansei se ver soldado ucraniano com estes radinhos.

Os russos não conseguiram interferir no Starlink

Não usam comunicações encriptadas

Não sei se conseguiram anular o GPs, como fizeram anteriormente..

Assim fica difícil vencer até time de Airsoft.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Mas quem é marionete dos oligarcas acaba ficando refém dos interesses transnacionais dentro da Ucrânia nem que pra seja bode na sala.

Silent Eagle
Silent Eagle
2 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=SLofxO60wIY Chegaram na fronteira da Russia os soldados ucranianos agora é ir limpando o resto. Slava Ukraini.

2.jpg
observador
observador
2 anos atrás

Mais um dia que passa e a Ucrânia não foi derrotada. Estranho, muito estranho, o melhor exército do mundo não consegue derrotar o país mais pobre da Europa…

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

MD do Reino Unido diz que a Rússia perdeu 1/3 de suas tropas.

Segio
2 anos atrás

Fizeram a colagem das fotos aéreas q foram tiradas dos veículos russos destruídos pelos ucranianos durante a tentativa falhada de cruzar o rio Seversky Donets. Como podemos ver, o rastro de destruição tem centenas de metros. Essas fotos mostram 73 veículos russos destruídos.

Fonte https://www.instagram.com/p/CdlxYD7K_9d/

Screenshot_1.jpg
Furacão 2000
Furacão 2000
2 anos atrás

A impressão que se tem é que os generais russos estão com a cabeça na Síria, onde na grande maioria das vezes, quando as tropas estão se deslocando (em terra quase sempre) não existe preocupação um atuação de artilharia inimiga, visto que estão enfrentando tropas irregulares.
As tropas russas estão mostrando falhas gigantescas no planejamento, no alerta para ataques, não está sendo levado em consideração no campo de batalha. Estão esquecendo que a OTAN está auxiliando os ucranianos, e a OTAN tem cobertura por satélite além de muitos outros artefatos de monitoramento.
Falta um pouco mais de malícia antes de movimentar as tropas. Avaliar, coordenar as operações, mobilizar contraofensiva.
Enfim, falta planejamento antes de agir.

George
George
Responder para  Furacão 2000
2 anos atrás

Ou seja. Está faltando aos generais russos serem…. Generais!

E parar de puxar o saco do Putin para subirem na carreira.

Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

Segundo o ISW, a Rússia demonstra que abandonou mais ainda os objetivos no Donbas: agora é só tomar Luhansk
https://www.understandingwar.org/backgrounder/ukraine-conflict-updates

É melhor as tropas russas colocarem as mochilas nas costas e rumar de volta para o país deles. Irão poupar homens e materiais numa invasão que está fracassando e será difícil reverter (em 80 dias de conflito ela perdeu 1/3 da força de combate segundo o MoD britânico).