A invasão da Ucrânia pela Rússia está agora em seu terceiro mês e sustentá-la requer aproximadamente US$ 900 milhões por dia, disse Sean Spoonts, editor-chefe da SOFREP, um meio de comunicação focado em notícias militares.

Vários fatores contribuem para esse alto preço, de acordo com a estimativa da SOFREP. Isso inclui pagar os soldados russos que estão lutando na Ucrânia; fornecendo-lhes munições, projéteis e foguetes; e o custo para reparar equipamentos militares perdidos ou danificados. Deve-se considerar ainda a quantidade de armas especiais e mísseis de cruzeiro que foram usados ​​durante a guerra, que custam cerca de US$ 1,5 milhão cada, de acordo com Spoonts.

Esses números não levam em consideração quanto a Rússia pode ter perdido financeiramente por causa das severas sanções econômicas impostas a ela após o lançamento da invasão no final de fevereiro. Essas sanções podem permanecer em vigor mesmo que a Rússia retire suas tropas, segundo a Casa Branca.

Muitos observadores acreditavam que a Rússia derrotaria rapidamente a Ucrânia logo após a invasão, dada sua superioridade militar. No entanto, a Rússia não teve muito sucesso militar até este ponto. Suas forças não conseguiram assumir o controle da capital Kiev e lutaram em outras grandes cidades. O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, destacou que cada movimento das forças russas foi recebido com forte resistência por parte dos ucranianos.

“Tudo o que posso dizer é que os russos não fizeram o tipo de progresso em Donbas e no sul que acreditamos que eles queriam fazer. Acreditamos que eles estão atrasados”, disse Kirby. O Donbas é uma região oriental da Ucrânia que contém duas repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia, Luhansk e Donetsk.

Os fracassos da Rússia têm um grande custo, tanto financeiro quanto em termos de perda de vidas, embora o Kremlin tenha relutado em divulgar números sobre baixas militares. Um estudo divulgado duas semanas descobriu que as perdas diretas da guerra custaram à Rússia cerca de US$ 7 bilhões.

As sanções econômicas impostas ao país como resultado da invasão tiveram impactos devastadores no país, que provavelmente serão sentidos pelos cidadãos russos nas próximas décadas, de acordo com um relatório da CNBC de 14 de março.

Com o colapso do rublo, a economia pode retroceder em até 30 anos, de acordo com o relatório da CNBC, com alguns prevendo que o padrão de vida da Rússia pode ser reduzido nos próximos cinco anos.

O Instituto de Finanças Internacionais, um think tank financeiro que representa empresas em mais de 70 países, disse que o produto interno bruto do país provavelmente cairá 15% este ano, segundo o Business Insider.

A Ucrânia deu um grande golpe na Rússia em abril com o naufrágio do Moskva, um navio de guerra russo e nau capitânia da marinha. Foi uma perda estimada em US$ 750 milhões, de acordo com a Forbes Ucrânia. A publicação informou em abril que a Ucrânia destruiu mais de 5.000 equipamentos russos desde o início da guerra, mas que a Moskva era de longe o alvo mais caro.

Apesar dos enormes custos do armamento russo, Kirby disse que há evidências de que as forças russas não estão atingindo seus alvos pretendidos com mísseis guiados com precisão. Ele disse que uma infinidade de fatores pode ser responsável, incluindo a incompetência do operador.

A Ucrânia também está enfrentando um alto custo econômico por causa da invasão da Rússia. O presidente Volodymyr Zelensky disse que centenas de bilhões de dólares serão necessários para reparar os danos causados ​​à economia e infraestrutura do país, informou o Wall Street Journal , dando uma estimativa de US$ 600 bilhões.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

213 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

“O presidente Volodymyr Zelensky disse que centenas de bilhões de dólares serão necessários para reparar os danos causados ​​à economia e infraestrutura do país, informou o Wall Street Journal , dando uma estimativa de US$ 600 bilhões.”

Uia!!!!
Os bancos ocidentais já tenham esse dinheiro bloqueados da Rússia.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Uma dúvida. Os danos a infraestrutura podem ser maiores que o PIB?

Material Arquivo
Material Arquivo
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

PALPITEIRO, sim…PIB é produção de riqueza ANUAL, não é estático como a infraestrutura de um país. Meu PIB anual pode ser X mil, minha riqueza somada é de Z mil.

paulof
paulof
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

sim, PIB representa os bens produzidos pelo país em determinado período, não entra no  cálculo os bens já existentes antes do período. 

Cicero
Cicero
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Não sei quais são os seus números, mas tem que levar em conta que alguns investimentos de infraestrutura necessariamente não geram PIB (ex: água potável, esgoto, etc.) e outros que tem tempo de retorno longo (medidos em anos, ou mesmo décadas). Assim é possível que os custos de infraestrutura sejam maiores que o PIB.

Abcs

Realista
Realista
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Já está 5x maior que o PIB da ucrânia

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Olá Palpiteiro. Pode sim. A infraestrutura de um país é construída ao longo de décadas empregando tanto capital público quanto privado. Considerando que um país invista 5% de seu PIB em infraestrutura anualmente, em 60 anos o país teria investido 3 vezes o seu PIB.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

E isso é o início.
Os prejuízos vão aumentar, a destruição idem e a Ucrânia vai ter menos meios de produzir
E pior, sem portos para exportar.
A Ucrânia vai acabar como nação.
Sinto muito.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

O tio sam se enchendo de grana com o “palhaço” da Ucrânia.A indústria bélica estadunidense agradece…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Andre
Andre
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Faltou só vc dizer a quem:

agradece ao Putin.

Nonato
Nonato
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Assina: o discípulo de Putin, seguidor do comunismo lulomadurenho, cumprindo a tarefa repassada pelos líderes da seita.

Max
Max
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Como vai AzovStal ????

Thiago
Thiago
Reply to  Max
2 anos atrás

Essa siderúrgica era de propriedade de um magnata amigo de Zelensky.
Os russos já decidiram que ela não será reconstruída.
As duas outras siderúrgicas, Ilitch e outra que não lembro o nome, serão reabertas.
Hoje em Mariupol foi exposta um fita de São Jorge de mais de 30 metros, apoiada nos braços da população.
Além disso , vários carros passavam com a bandeira russa.
Está claro que ela será incorporada à Rússia.

Max
Max
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Eu li por ai que as forças ucranianas que estavam nela, se renderam. Por isso perguntei. Não li nada na trilogia. Pela quantidade de negativações, estou achando que virou blog de moleque gamer.

Henrique
Henrique
Reply to  Max
2 anos atrás

kkk caras tratam Mariupol como se fosse 99% da Ucrânia kkkkkkk

MFB
MFB
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Putin criou um pantano bem em seu quintal, e não satisfeito, jogou seu exercito lá. O povo russo irá sofrer por muitos anos.

Thiago
Thiago
Reply to  MFB
2 anos atrás

Vai sim.Confia.

Oilprice.com 09/05/22

China importa mais petróleo à medida que os embarques da Rússia aumentam

Rui Chapéu
Rui Chapéu
2 anos atrás

O maior problema da Rússia nem é o dinheiro mais.

E sim como ela vai fazer pra falar que levou uma surra de gato morto nessa guerra, com seus equipamentos todos em descrédito a nível mundial e seu poderoso exército de papel voltando aos pedaços e sendo motivo de chacota internacional.

Isso sim é o problema dela.

Quero ver vender pakfa, armata, checkmate agora….

paulotd
paulotd
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

Levou surra de quem? Pergunta pra nazi esfomeado em Mariupol quem tomou surra de quem. Bondão tá varrendo tudo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Ah sim, o segundo exercito mais poderoso da Ucrânia mal conseguiu capturar uma cidade próxima de sua fronteira, que perde sua nau capitania, que não consegue assegurar superioridade aérea, que perde blindados descontroladamente… to vendo esse bondão que vc ta falando!

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Olhe no mapa.
Quem está perdendo territórios é a Ucrânia.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Eu to olhando no mapa e o que eu vejo é um desempenho vergonhoso!

George
George
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Mas isso é o óbvio. O segundo mais poderoso exército do mundo tinha a obrigação de tomar tudo em três meses de guerra. Não consegue ir além de 100km da fronteira.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Qual é o primeiro.

A China?

suTerminator
suTerminator
Reply to  Thiago
2 anos atrás

sim, pq os EUA só levem ferro de país 3o mundo.

rui mendes
rui mendes
Reply to  George
2 anos atrás

3 meses??
Então não chegaria a Berlim, em 1 semana???
kkkkkkkkkkkkk.

Pedro
Pedro
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Mesmo mapa inalterado desde 2014 praticamente..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Aiaiai seu negacionista (ou devemos dizer derrotista)…

Andre
Andre
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

A um ritmo bem devagar.

Vai lá, fala que é por ser low cost…

Monarquista
Monarquista
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Varrendo pra trás na verdade. Se tínhamos a “saída à francesa”, agora teremos o “avanço à russa”, que é o avanço para a retaguarda hehehehe

paulotd
paulotd
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Tu não sabe nem disfarçar a torcida. Tomando surra, só se for as palmadas que teu pai te dá por mentir muito, kkk.

Ucrânia tentou recuperar a Snake Island, perdeu dois helicópteros cheios de tropas e uma corveta, e não conseguiu tomar a ilha. Isso sim é tomar uma surra.

Monarquista
Monarquista
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Ah meu camarada, primeiro que torço para o país livre que se viu invadido por uma potência imperialista governada por um louco, e isso nunca escondi quanto mais querer disfarçar, e segundo, saber que a segunda potência militar mundial que dizia poder chegar em Berlim em 72h não consegue dominar um vizinho bem menor e mais fraco, e isso em 2 meses inteiros, pra mim é uma surra mesmo hehehehehe. Falavam em “72h para chegar a Berlim”, mas em mais de 60 dias nem conseguiram Kiev e mal e porcamente Mariupol que está do lado da fronteira. Surra pode não… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Monarquista
Slow
Slow
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Só esqueceu de falar que a Europa toda e os EUA bancam equipamentos pra Ucrânia .. tem esse pequeno detalhe .

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

E?

Slow
Slow
Reply to  George
2 anos atrás

E que não é apenas a ” Ucrânia ” ..

pampapoker
pampapoker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ué e a URSS não forneceu ao Vietnã.

Slow
Slow
Reply to  pampapoker
2 anos atrás

Não tantos bilhões igual os EUA fornece e não é apenas os EUA vários paises da Europa também ..

rui mendes
rui mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

Equipamentos, mas só artilharia, mísseis anti-carro e anti-aéreos, muitos portáteis e alguns de origem Soviética.

Slow
Slow
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

Só ? 😂😂😂 Aiai

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Passando aqui para lembrar que a RÚSSIA está conquistando territórios da Ucrânia.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Se a Europa e EUA bancam equipamentos para a Ucrânia, e a Rússia em 2 meses ainda não tomou metade do território do país, que é do tamanho de Minas Gerais, por causa desses equipamentos, imagina um confronto Rússia vs Otan convencional? Em 72 horas era a Otan quem estaria em Moscou.

Last edited 2 anos atrás by Monarquista
Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Não há como imaginar isso.
A OTAN está com medo.

Pedro
Pedro
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

kkkk..com ctz…se a Rússia não bate nem nos Ucranianos imagina na OTAN

Slow
Slow
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Pq ninguem mandou tropas pra proteger Ucrânia então ? kk quem tem c… tem medo né

Pedro
Pedro
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os dois lados tem bombas atômicas..é a única coisa que impede uma agressão mutua..se não fosse isso tropas da OTAN ja estariam lá.

Slow
Slow
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Pra você ver e tem gente que é contra bomba atômica …

André Luís
André Luís
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Mais um motivo pra OTAN entrar na Ucrânia, salvar a população, resgatar as pouquíssimas áreas conquistadas pelos Russos e acabar com o sofrimento dos milhões de ucranianos que vagam pelos guetos da Polônia, Eslováquia, Rep. Tcheca, Alemanha,…
Mas, propaganda e narrativas é que se vê por aqui…rs!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Você deve ter votado no cara que não consegue sequer por a cracolandia em ordem. Tomar um estado do tamanho de MG armado até os dentes e suprido continuamente é facílimo mesmo, especialmente se você se preocupa com a vida de civis…

Canarinho
Canarinho
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

E nao e pouco, o mapinha do Southfront vai so ficando vermelho

Caerthal
Caerthal
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Não fale verdades, não pega bem por aqui.

George
George
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Passando aqui para lembrar que a guerra de 3 dias foi para três meses e contando. Mais de 15 mil mortos só do lado da Rússia

Slow
Slow
Reply to  George
2 anos atrás

E do lado ucraniano sabe me dizer ?

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Não fica triste não.
A Ucrânia, um dia, pode recuperar o tanto de terra que está perdendo.
Quem sabe?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Voce tem ideia de como funciona a geopolitica mundial? A Ucrania ia ser usada como ponta de lanca contra a Russia, e vc queria que eles ficassem parados olhando??? A OTAN ia entupir a fornteira seca deles com a Ucrania com NUKES!!! Porque voces se recusam a pensar antes de falar??? A Russia esta certissima e tem legitimidade de fazer o que deve para garantir a seguranca da sua integridade e de seu povo. O nivel de voces esta caindo demais, raciocina filhao e para de repetir esse jargao indecente, pais livre foi invadido hurr durr,ate porque Ucrania nao era… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Ia falar que nunca vi tantas besteiras, amas infelizmente ja vi e aqui. Tentando justificar o injustificável. A Ucrânia é um país soberano para fazer as escolhas que quiser. A Rússia invadiu e começou uma guerra sem provocação para conquistar territórios, mas com um papinho de nazistas e OTAN que alguns alienados acreditam. O povo se revoltando em 2014 para entrar na União Europeia foi o EUA quem mandou? Ou será que o povo queria se alinhar com países que proporcionariam uma melhora na economia e no padrão de vida e sair ai sim, da vassalagem de um país pobre,… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  paulotd
2 anos atrás

e perdeu 1 Su-25 também.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Calma Putin, se não sua cara fica mais inchada ainda.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Dizem que eles vão sair lá pelo Dniepr.
Vindos do leste.

Nemo
Nemo
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Continue repetindo para si mesmo…

Não é uma guerra!
Não é uma derrota!
Não é um fiasco internacional!

Repita na frente do espelho em voz alta pela manhã, ao meio dia e a noite.
Talvez você consiga se convencer!

Slow
Slow
Reply to  Nemo
2 anos atrás

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/presidente-do-conselho-europeu-precisa-se-abrigar-contra-missil-em-visita-a-ucrania/

É a coisa tá feia, porque tem mísseis atingindo o vencedor da guerra e não o contrário ?

Fiquei curioso ..

Slow
Slow
Reply to  Slow
2 anos atrás

Em torno de 5 milhões kkkkkkkkkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
2 anos atrás

Voces dois… Que Deus nos ajude…

Rogério
Rogério
Reply to  Slow
2 anos atrás

Daqui a pouco a cortina de ferro fecha de novo e eles desejarão muito mas já será tarde. Nasce uma Coreia do Norte ao norte da Coreia do Norte.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Rogério
2 anos atrás

Uma mega Coreia do Norte Plus ….

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

De novo essa coisa de dizer a verdade. Parem já!

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Nemo
2 anos atrás

O espelho vai quebrar.
Kkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Legal que os “nazis esfomeados” estão defendendo Azovstal a uns 3 dias de ataques Russos e os Russos não conseguem tomar a fabrica…

Caerthal
Caerthal
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Logo irão partir para o contra-ataque. Tenho fé.

Thiago
Thiago
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Os russos tomaram hoje a cidade de Belogorovka, apenas a 5 km da última rodovia que liga Severodonetsk e Lisichiansk ao resto do território controlado pela Ucrânia.
Cortada essa estrada, o cerco está completo.
Hoje foi um dia bom para o avanço russo com mais cidades conquistadas.

Tutor
Tutor
Reply to  paulotd
2 anos atrás

É duro torcer para um time que está prestes a ser rebaixado né kkkkkkkk
Mas, vai na fé Filhão, continue fantasiando a vitória russa rsrsrs

Andre
Andre
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Só não varreu Kiev. Sua quilométrica coluna de blindados levou uma surra e desapareceu…

Slow
Slow
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

Da pra ver como a Ucrânia está ganhando só de ver as cidades de lá ..

Sem contar que todo dia eles pedem equipamentos novos porquê os que tinha foram destruídos ..

Pedro
Pedro
Reply to  Slow
2 anos atrás

Como se a Russia não tivesse perdido centenas de blindados e caminhões, sem falar em aviões e navios.

Slow
Slow
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Não vi eles pedindo ajuda militar pra ngm vc viu ?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Slow
2 anos atrás

Financeira pediram até para o brasil ahjhahah

Slow
Slow
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Mostra uma matéria ai ? ..

Pedro
Pedro
Reply to  Slow
2 anos atrás
  • Pior pra eles…ou vc acha que eles são alguma potencia econômica?
Slow
Slow
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Não, mas eu não vi eles pedindo ajuda militar ou economia até agora ..

Donald
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

De fato o Maior Dano será na reputação das armas russas.
Na armênia os equipamentos russos foram alvos fácil, mais inventaram que os equipamentos deles era antigo. Agora vemos que mesmo os mais modernos equipamentos militares russos são uma porcaria… só serve para matar civis.

Slow
Slow
Reply to  Donald
2 anos atrás

“ os mais modernos equipamentos militares russos são uma porcaria “

Tipo qual ?

Pedro
Pedro
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tipo todos os modelos de tanques que ao levar qualquer projétil entram em erupção e expelem as torres.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tirando os nuclear… TODOS

Pedro
Pedro
Reply to  Donald
2 anos atrás

“Javelins e NLAW foram fiascos” …..Provavelmente as centenas de tanques russos destruídos entraram em auto combustão espontânea.

MAB
MAB
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Javelins e NLAW foram fiascos.”
Esse ai deve ficar na floresta esperando a nave mãe.

Tomando medicação tarja preta, na casa da dezena.

Slow
Slow
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

“ E sim como ela vai fazer pra falar que levou uma surra de gato morto nessa guerra “

É só ela levar algum presidente pra dar um volta de helicóptero pelas cidades da Ucrânia ..

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

A Ucrânia não era militarmente falando um país lixo assim não, só de tanques tinha 2,5 mil, blindados tinha 10 mil, se fizermos uma comparação, o exercito ucraniano de antes da guerra era muito superior ao exercito brasileiro por exemplo, era superior tb a muitos exércitos por ai, incluindo exércitos de países que fazem parte da OTAN. Além de todo essa questão dos equipamentos, a Ucrânia tinha 8 anos de experiência em combate, isso faz toda a diferença, principalmente no campo logístico, e agora a Ucrânia, que esta sendo financiada pela Europa e Estados Unidos, tb tem muito mais dinheiro… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
paulotd
paulotd
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Concordo com seu texto Plínio, a Ucrânia bem longe de ser um paiseco, um Iraque ou uma Albânia. Tem um bom exército,e tinham uma indústria armamentista razoável,fabricavam mísseis, blindados, armas leves, Drones e até míssil balístico.

Last edited 2 anos atrás by paulotd
José Luiz
José Luiz
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

É que para a tal da torcida é difícil explicar essas coisas, explicar que os EUA perdeu o Vietnã ou Coréia, sem paixões de forma imparcial, não dá, aqui não. Da mesma forma que esta guerra foi um grande erro para o Putin, fez uma aposta arriscada, e tá passando sufoco, foi um prejuízo inútil e desnecessário para todos, muitos países já cometeram os mesmo erros, as tais das potências mundiais.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Vc tem razão meu amigo, conheci o trilogia a muitos anos atrás, o debate aqui era totalmente diferente do debate de hoje, era um lugar que vc aprendia sobre temas militares, equipamentos, doutrinas, etc.. só lendo os comentários. A qualidade dos editores continuou a mesma, o que decaiu foi o publico. Hoje aqui é um campo de futebol, com torcidas dos dois lados e uma briga e discussão infantil. Triste!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

A diferença que os Americanos e Europeus nunca entrariam numa guerra contra um país como a Ucrania só por causa de “intenção de integrar uma aliança” com seus inimigos, olha o Irã, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba são países que são bem mais inimigos dos EUA e aliados do que a Ucrânia era da Rússia, nem por isso vemos os EUA desembarcando nesses países, isso porque qualquer estrategista militar iria calcular o custo da invasão antes de pensar em planejar a invasão. O custo é astronômico! A Rússia não calculou isso e está tendo suas perdas, essa é a diferença!… Read more »

José Luiz
José Luiz
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Será?; a Guerra do Afeganistão custou 8 trilhões de dólares para os EUA, e eles perderam

https://www.google.com/amp/s/forbes.com.br/forbes-money/2021/08/guerra-no-afeganistao-custou-us-300-milhoes-por-dia-aos-eua-durante-20-anos/%3famp

Eu concordo com que a Rússia não calculou corretamente esse guerra, isso é fato. E não esperava que outros países fossem intervir da forma que estão, e também que a Ucrânia é soberana.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Corrige a guerra custou 2.6 trilhões, em 2050 os americanos vão ter pago 6.5 trilhões em juros relacionados a guerra. Em gasto de combate foi 800 bilhões, gasto com as vítimas da guerra por parte americana 300 bilhões e vai aumentando com o passar dos anos conforme vai se dando pensões aos soldados e familiares americanos. Então o que temos é que em 20 anos o custo da guerra anual foi de 130 bilhões. Mas como a guerra foi feita por meio de dinheiro pego emprestado esse valor tende a crescer ao passar dos anos. Mas o custo da guerra… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Aí q tá…. Perderam? Ou foi pipoco afegão? Já parou pra pensar?
Bom Laden, Obj Nr 1, fui cumprido.
O Obj Nr 2, q era o Taliba não estar no poder pra ajudar o terrorismo transnacional é q falhou. Falhou? Falhou, se o Taliba conseguir apoiar o terrorismo, se não, quem se ferrou foi o povo afegão. Os EUA terão
Cumprido mal, mas cumprido a missão.

Complicado….

Bosco
Bosco
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Qual era o objetivo dos EUA no Afeganistão?

José Luiz
José Luiz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não vou nem entrar nesta discussão Bosco, não apoio as ações Russas nesta Guerra, nem apoio o que os EUA foram fazer no Afeganistão. Mas respondendo sua pergunta, segundo o que eles alegavam publicamente era: destruir a Al-Qaeda, e remover o Talibã do poder e buscar os responsáveis pelos ataques de 11 de setembro, porém segundo evidências, existia a participação de um Saudita nos ataques, não sou eu que estou falando, é o FBI, acesse esse site e baixe os arquivos disponibilizados por eles, o próprio Biden autorizou a investigação, podem até ter matado Bin Laden, porém não retiraram o… Read more »

Mercenário
Mercenário
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

José Luiz,

Os americanos não saíram pois foram corridos do Afeganistão.

Aliás, os americanos ficaram quase 20 anos lá.

Acontece que a sociedade afegã não se preparou para impedir o Talibã de retomar o poder. Os americanos não poderiam ficar lá para sempre, sob pena do custo material e humano.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

“EUA e Europa não enfiaram a cabeça nessa lama porque pensariam no custo da guerra” Vc tem razão meu amigo, os estrategista ocidentais pensariam no custo, foi pensando nos custos que eles gastaram trilhões para tentar “libertar” o Afeganistão e falharam, vc está certinho. (Ironia) A Rússia atolou feio o pé na lama e vai pagar um alto preço por isso, alias, já esta pagando, só não fale como se Estados Unidos e Europa fossem diferentes da Rússia pq não são. Todos eles são imperialistas e vão a guerra, causam mortes e destruições por motivos banais. Será que o amigo… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Você só entendeu o que quis, faça você mesmo os cálculos, segundo o link do nosso amigo ali encima no combate em si os americanos gastaram 800 bilhões em 20 anos, foi um custo total ( gasto em reconstrução, reequipar e treinar o exército Afegao, pagar o salário dos soldados afegaos) foi de 2.6 tri incluindo 500 bilhões pagos em juros do dinheiro pego emprestado. Ou seja em 20 anos foi um custo de 300 milhões dia, mas o custo maior não foi em combate e sim em entupir os afegaos de dinheiro para manter o talibã longe, quando a… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ah sim, entendi seu ponto agora e concordo com vc em sua analise.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

plinio me desculpe se não externei anteriormente, mas meus textos foram para concordar com sua afirmação de que os EUA e aliados perderiam e gastariam o mesmo que a Russia perde. Devido ao custo (vidas e Equipamentos) os EUA e aliados nunca entrariam em guerra contra um país do nivel da Ucrania sem um motivo tipo Pearl Harbor pois o custo é muito grande basta ver o custo da guerra do Afeganistão.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Tranquilo amigo, quando vi sua primeira resposta achei que vc era um desses fanboys fanáticos pró-EUA ou pró-Rússia que vivem comentando aqui no trilogia, por ter pensado isso acabei não me esforçando pra entender seu ponto e acabei sendo irônico no meu comentário, erro meu. Depois que vc externou sua opinião de forma mais detalhada percebi que era uma analise muito boa e que vc tinha toda razão no que disse, dificilmente EUA e Europa entrariam em guerra com uma nação militarmente bem preparada sem um motivo muito forte, o custo financeiro, militar, etc.. seria muito alto, dificilmente um politico… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

De boa, eu não sou pro EUA ou Pro Rússia, claro que prefiro se tiver de escolher ir morar nos EUA do que na Rússia e a resposta é óbvia o dólar vale mais que o Rublo. Mas eu sou pro Brasil, gosto muito da historia brasileira, a nossa era de imperialista foi na Monarquia, éramos imponentes. Invadimos Buenos Aires, anexamos o Uruguai e demos bicuda nos Franceses e Holandeses. Por isso que não fico defendendo nenhum lado quando se refere EUA ou Rússia ou China, eu apoio a Ucrânia porque ela é a vitima nessa historia assim como o… Read more »

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Concordo plenamente contigo, a pura verdade é que a republica acabou com o patriotismo do brasileiro, por isso temos tantos vira-latas adorando nações estrangeiras. Isso que vc falou sobre nossos pré candidatos é a mais pura verdade, uma verdadeira tragédia que no ano de 200 anos de uma nação que já teve estadistas no nível de Joaquim Nabuco, Bernardo Pereira de Vasconcelos, Visconde de Uruguai, Tavares Bastos, Visconde de Ouro Preto, Dom Pedro II e tantos outros, tenhamos pré candidatos de níveis tão pobres. Como vc mesmo disse, é desesperador. Mas um dia o Brasil entra na linha e chega… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Plínio, bem lembrado sublinho que o Brasil monarquia mesmo com a mazela da escravidão ( a desgosto do imperador que era abolicionista) proporcionava ao povo brasileiro uma nação prospera e potencial. A cidade que vivi 21 anos era uma das poucas que recebeu a visita do imperador Dom Pedro II, lá havia livros no acervo da biblioteca que contava a historia antes da republica. Sobre a guerra do paraguai e anexação do Uruguai eram as que mais me fascinavam.
Infelizmente nossos compatriotas são imediatalistas onde não se pensa no futuro apenas no agora.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

“ qualquer estrategista militar iria calcular o custo da invasão antes de pensar em planejar a invasão “

Acho que não calcularam bem quando fizeram isso no Afeganistão ..

“ Americanos e Europeus nunca entrariam numa guerra contra um país como a Ucrania só por causa de “intenção de integrar uma aliança “

Só de colocar mísseis em Cuba já deu aquela confusão toda, imagina se Cuba entra para uma aliança militar com Rússia e China estando ali do lado dos EUA ..

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ué…e não eram exatamente isso,aliados militares? Afinal, não foi por serem aliados que os misseis foram alocados em Cuba?

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Concordo com 95% dos seus comentário, os outros 5% é por não me lembrar desses 8 anos de experiência de guerra. Porém concordo que os 8 anos de consultoria militar ocidental, colocou a Ucrânio em outro patamar.

O inverso também ocorreu, a logística americana no Afeganistão derrubou a antiga URSS, por lá caiam tempestades de helicópteros militar soviético dos céus.

Abs

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Os 8 anos de experiência de guerra que me refiro eles conquistaram enfrentando os separatistas pró-Rússia, aquilo foi uma grande experiência de combate pra Ucrânia.

“O inverso também ocorreu, a logística americana no Afeganistão derrubou a antiga URSS, por lá caiam tempestades de helicópteros militar soviético dos céus.”

Corretíssimo e tem outros exemplo por ai, como a guerra do Iêmen por exemplo, nessa guerra os rebeldes houthit financiados pelo Irã estão causando muito sofrimento a coalização liderada pelos sauditas.
Esses exemplos nos mostram como é difícil enfrentar um inimigo financiado por terceiros.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

A Ucrânia está sendo dissolvida.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

  “como ela vai fazer pra falar que levou uma surra de gato morto nessa guerra, com seus equipamentos todos em descrédito a nível mundial e seu poderoso exército de papel voltando aos pedaços e sendo motivo de chacota internacional”. Menos meu caro…Menos… “Gato morto” que tem bem uns 20 cafetões fornecendo armas a rodo… Aí fica fácil não é?! Essa guerra já não é contra a Ucrânia amigo, todo mundo sabe disso, esta guerra já está sendo contra a nato, que não tem coragem para entrar no combate com seus militares e usa Kiev como ferramenta. A situação só… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

E por falar em surra, hoje foi confirmado que os russos estão conquistando as cidades de SeveroDontetsk e Lisichansk.
Uma brigada ucraniana bateu em retirada e fugiu para Artemovisk.
Desta forma, o grande bolsão vai sendo reduzido com a retirada ucraniana.
Parece que não teremos nem Kursk, nem Stalingrado, mas uma espécie de Dunquerque para a Ucrãnia.

Thiago
Thiago
Reply to  Rui Chapéu
2 anos atrás

E ainda, as autoridades de Zaporizhzya estão proibindo a saída de civis da cidade frente a uma aproximação dos russos.
Mas, como visto nessa guerra, é uma atitude normal dos ucranianos.

M.@.K
M.@.K
2 anos atrás

No início do conflito, achei sinceramente que a Ucrânia não duraria um mês… eu e o Putin estávamos redondamente enganados, mas pra mim, resta rever os meus conceitos… já pro Putin é preju de quase U$1M por dia, fora a perda de vidas humanas. 

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Eu disse logo nas vésperas que a Rússia estava f0dida… Quanto vi os primeiros ataques de misseis de cruzeiro, por momentos pensei, “os russos afinal renovaram a sua estratégia” e fiquei um dia a engolir em seco. Dia 2 e vi logo que afinal tinha razão. As forcas ucranianas nao são mais a força sucateada de 2014 e os russos, assim como muitos de vós, subestimaram a utilidade de equipamentos como os javellin, NLAW e outros, assim como a capacidade ucraniana de resistir, a sua vontade de lutar, o seu sentido de nação, e capacidade de mobilização. Subestimaram também a… Read more »

M.@.K
M.@.K
Reply to  Peter Nine Nine
2 anos atrás

Pois é Peter, alguns fatos não foram levado em conta nesta situação: qualidade estratégica, qualidade nos equipamentos, ajuda externa, mais propaganda do que realidade e assim vai. Vejo esta nova situação atual com relação ao que ocorre no estresse entre China e Taiwan… se um dia os chinas quiserem invadir a ilha, não vai ser nenhum passeio no parque, pelo menos não agora.

Bosco
Bosco
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Eu acho que depois da Ucrânia o tesão da China por Taiwan vai ter uma recaída.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É o que acho também….

RDX
RDX
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Rezo todo dia para a China tentar invadir. O desastre da campanha russa na Ucrânia não seria nada perto de uma campanha anfíbia para tentar invadir Taiwan. As tropas que conseguissem desembarcar e furar a primeira linha de defesa (nas praias)…mergulhariam poucos metros adiante numa guerra urbana sem precedentes na história militar.

Anderson Graça
Anderson Graça
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Biden acelera entrega de armas dos EUA à Ucrânia

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Anderson Graça
2 anos atrás

vi essa noticia Biden quer derrubar um caminhão de armas na Ucrania, lembremos do que aconteceu quando o Reino Unido recebeu de forma irrestrita armas americanas.

Thiago
Thiago
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Eu lembro dos caminhões de armas no Afeganistão.
Tudo nas mãos do Talibã.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Anderson Graça
2 anos atrás

O velho gagá que foi eleito em uma votação roubada sempre tem um ás na manga. Pode confiar.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Eu penso diferente, acho que se um dia eles tentarem, vão terraplanar com tudo que possuem de mísseis, foguetes e bombas planadoras, fora a artilharia da Marinha. Não vão colocar soldados na ilha antes de debilitar severamente as defesas. Mas da minha lógica ocidental, eu não atacaria, melhor ir debilitando financeiramente aos poucos.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Concordo com você, porém tem um fator que atinge em cheio as grandes potências militares, que vem desde o fim da IIWW, são as vidas humanas, os EUA tiveram uma grande pressão internacional para poupar as vidas civis no Iraque e no Afeganistão, e tanto os americanos são, como Russos, Chineses e Europeus por mais FDPs são, não tem licença para sair matando gente. Me opus a guerra do Iraque do mesmo jeito que me oponho a ocupação da Ucrânia. Acho que os russo perderam uma oportunidade de se beneficiar economicamente da entrada da Ucrânia aos foruns europeus, russo e… Read more »

M.@.K
M.@.K
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Sim, também concordo com o teu ponto de vista… na articulação geopolítica, não existem inocentes, mas sim interesses. Com relação a invasão da Ucrânia, foi um ataque contra um país soberano, e isso é um fato que não justifica. Com relação a explicação, de desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia é papo furado da Rússia, mas com relação a aproximação deste país com a OTAN, é sim um fator de perigo para o pessoal tomador de Vodca. Com o colapso da URSS pensou-se que a NATO não teria propósito, mas o que se viu foi o contrário e a política de… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Peter Nine Nine
2 anos atrás

Lembro que não há nenhuma frente na qual a Rússia esteja se dando bem, seja geopolítica, diplomática, econômica, comunicação e até na frente militar, pois o mundo acreditou, antes da invasão, que o Putin iria cumprir sua ameaça de fazer a Ucrânia se render em apenas dois dias.

Vitor
Vitor
2 anos atrás

Essa conta não chega nem perto …Do débito a ser pago pela contribuinte europeu e do desmonte da pobre Ucrânia ludibriada por por espertalhões.

José Luiz
José Luiz
Reply to  Vitor
2 anos atrás

Não fale isso aqui, não pode, só vale torcer para um dos lados, e e enxergar apenas algumas coisas convenientes. Só a Rússia sairá no prejuízo, só eles que estão passando sufoco, nenhuma outra potência perdeu guerra, eles são maus, os outros países não são fazem jogo de interesses, só defende a paz e a liberdade mundial.

Monarquista
Monarquista
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Qual potência ocidental invadiu um país democrático pós segunda guerra?

Felipe
Felipe
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

EUA na Coreia, Vietnã, Iraque, Iugoslavia (Servia), Afeganistão, Libia e Siria?
Israel no Libano, Siria, Palestina e Faixa de Gaza?

Monarquista
Monarquista
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Coreia e Vietnã, a parte democrática pediu ajuda dos EUA. O resto são democracias????????

Slow
Slow
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Só porquê não é democracia tem que invadir ? E a soberania agora não vale ?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Todos países citados não são uma democracia ou não forma invadidos pelos EUA recebendo o apoio para se manter inteiro contra um inimigo que é uma ditadura ( Coreia do Norte e Vietna do Norte).

dfa
dfa
Reply to  Felipe
2 anos atrás

-Que eu saiba foi a Coreia do Norte que invadiu a Coreia do sul e para todos os efeitos foi um empate entre China/Coreia do Norte, EUA/Coreia do sul. -Vietnã e Afeganistão foram casos peculiares na qual os EUA ganharam a confrontação militar mas perderam a batalha política. – A Sérvia não foi invadida e os bombardeamentos pararam assim que a mesma aceitou negociar. – Palestina, faixa de Gaza??? – Líbia foi guerra de subversão, e o ditador local já cansava a população desse país. -Iraque…Ok…apesar de Saddam não ser flor que se cheire(os curdos que o digam) sem dúvida… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  dfa
2 anos atrás

Esse seu livro de história era de colorir? No Vietnã e Afganistão então os EUA venceram mas não levaram?

José Luiz
José Luiz
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Vc tá de brincadeira né, só pode ser, Afeganistão era soberano, não invadiu ninguém, Iraque não haviam armas de destruição em massa lá. Etc etc etc, não interessa a forma de governo, eram países soberanos, não existe essa papo de liberdade etc. Não que eu defenda ou apoie esta Guerra, foi um erro grotesco da Rússia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  José Luiz
2 anos atrás

Invadir a Ucrânia foi o cenário menos grotesco possível. Só haviam opções terríveis.

Apenas acho que você não deve encurralar uma adversário poderoso. Nunca vi isso prestar.

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Com o tanto de território que a Rússia vai incorporar, essa quantia será uma pechincha.

Nilson
Nilson
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Mas vai ter que gastar tufos de dinheiro para reconstruir o que está destruído. Praticamente na parte contestada do Donbass só vai incorporar ruínas. Veja a Azovstal por exemplo, de maior siderúrgica da Europa a maior ruína da Europa. Realmente o sul da Ucrânia foi pouco destruído, será uma boa “aquisição” para os russos, mas do leste (Donbass) só vai restar a terra mesmo.

Thiago
Thiago
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Kadyrov, o líder checheno, em visita a Popasnaya ficou impressionado.
Praticamente em todas as casas foram encontrados materiais militares abandonados pelos ucranianos em fuga (armamentos, rações secas e etc).
Ao final, ele agradeceu a Biden a ajuda desse material que será entregue ao pessoal de LPR.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Se território a mais fizesse a russia ficar rica, não seria essa país miseravel e sim o mais rico do mundo.

Last edited 2 anos atrás by Pablo Maroka
Thiago
Thiago
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Imagine só russos e chineses administrando as terras férteis ucranianas, suas minas e portos, bem ali no coração da Europa.

Pedro
Pedro
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Sim, vão ficar ricos administrando cidades em ruínas.

Josué Silva
Josué Silva
2 anos atrás

Pô.
Esse pessoal a favor da Ucrânia está num desespero danado.
Calma que a Ucrânia não vai acabar.
Será apenas a metade.
Por enquanto.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Josué Silva
2 anos atrás

Ai vc quer que os bots e a turma da xapeletada de alumínio fiquem tenso.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Só de utilizar as palavras Rússia e fracasso na mesma reportagem alguns dos indivíduos que frequentam esse site faltam querer esganar o redator e chamá-lo de mentiroso pois não aceitam de forma nenhuma que a aquele leitão que chamam de urso está tendo dificuldades para subjugar um país tamanho de Minas Gerais, pra eles tudo é propaganda ocidental e que é tudo mentira mas não adianta discutir mesmo mostrando várias fontes, imagens, falas de especialistas, e antes de alguém falar alguma coisa todos aqui sabemos que Ucrânia sofreu pesados danos mas a resistência dos mesmos está sendo numa coisa absurda… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu gosto de zuar os russos e os adoradores de ditadores, mas agora falando sério..

Na minha visão a Ucrânia ia dar de 20-30 dias..

Hoje em dia eu já não vejo mais uma vitória clara dos russos, vai ficar naquele enrola enrola do Donbass e vão bater no peito que foi uma grande vitória.

Não vai sair disto.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Em ditaduras essas BlackRock , George soros e NED da vida não se cresce e não consegue organizar as famosas revolução colorida ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Foi so o Farinazzo começar a falar em BlackRock, que vocês vão começar a repetir…

Ele não é uma boa referência para vocês. Já é fácil refutar vocês com argumentos razoáveis, imagine como aquele monte de besteirol que ele fala.

Irão ser mais ridicularizados ainda.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Amigão ele coloca vocês no chinelo kk ..

Olha só então você anda assistindo ele ? Hmmm

Recomendo assistir os 2 podcast que ele foi recentemente no do Monark e ( isto não é – podcast ) ..

Se você ler metade do que ele lê ..

Não é atoa que todo dia tem mais de 4 ou 5 mil pessoas ao vivo coisa que poucos analista militar consegue .. mas vcs não gosta porque ele fala umas verdades da OTAN e ainda mostra pra comprovar ..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Minha resposta ficou presa..

Então você anda assistindo ele ? Kkkkk

Ele coloca vcs chapéu de alumínio no chinelo, garanto que não leu 10% do que ele já leu ..

Assisti os 2 podcast que ele foi no monark e no (isto não é podcast) muito bom hahaha ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu não tenho problema em assistir quem eu discordo.

Não vou censurar e nem exterminar.

O Monark é para sua idade, aquele flow é triste…

Ler muita coisa e ler bobagem, não faz sentido.

O Farinazzo vive em um mundo das conspirações, de todo esquerdista e milico positivista que culpa terceiros pelo seus problemas, mas nunca olham no espelho.

Esta filosofia de vida é a receita do fracasso.

Sempre bom lembrar…

Os militares positivistas( incluindo o PR), tem mais em comum com a esquerda que ambos os lados admitem.

Olha o Partido que o Farinazzo de filiou…

MAB
MAB
2 anos atrás

RuZZos sendo russos.

Todo soldado será deixado para trás.

Morre 10, envia 20. Morre 20, envia 40. E assim vão adubando.

Para as putinetes , que curtem o avanço para trás. Realidade (versus mundo com entorpecentes ).

Vídeo da Al Jazeera, mostrando um monte de soldado russo abondonado , descartável. E não são somente recrutas. Tem VDV, spetsnaz…..

https://www.youtube.com/watch?v=RWpT4P8GuDE

fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  MAB
2 anos atrás

Ok mas tem uma diferença de 70 anos atrás. A população russa está envelhecendo e decrescendo, essa meninada é a força de trabalho que o país tem e ela está sendo perdida aos milhares nessa maluquice.
Além disso uma parte grande da juventude, mais instruída, que não está nas forças armadas foi “passear” por outros países.

Aliás, é a primeira guerra relevante entre “países velhos”, a Ucrania também é um país envelhecido assim como a Russia.
No fim desse confronto veremos o impacto demográfico em ambos os países.

Last edited 2 anos atrás by fabio_bsb
Thiago
Thiago
Reply to  fabio_bsb
2 anos atrás

A Ucrânia é um País muito envelhecido.
Agora coloque a seguinte equação: decréscimo populacional de 0,8% a.a + perda de território + perda de população desses territórios + perda de pessoas que deixaram o País + perda de dezenas de milhares soldados jovens + território destruído + economia quebrada..
Percebe-se que o que sobrar da Ucrânia terá sua existência ameaçada

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  fabio_bsb
2 anos atrás

Quando a coisa se estabilizar, com certeza o grande empresariado europeu e norte americano, vão se jogar dentro da Ucrânia em busca de lucros, na reconstrução. A maioria dos refugiados vão retornar e de alguma forma ajudar na reconstrução do país deles. Já as duas republiquetas, que surgiram depois do assalto a mão armada russa, vão penar, esperando o tão sonhado desenvolvimento russo, chegar montado em um burro manco e cego de um dos olhos. As chances de um melhor desenvolvimento social a longo prazo, mesmo com perda territorial, vão ser da Ucrânia. Quanto a Rússia, essa vai chorar amargamente,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Gilson Elano
Jagdverband#44
Jagdverband#44
2 anos atrás

Então, fazendo uma conta de padaria, já foi quase 1/4 da fortuna pessoal do Putin nessa jogada.

André K
André K
2 anos atrás

Olá, Guilherme!

Acredito que o seguinte trecho, destacado em negrito, não está muito claro:
“Um estudo divulgado duas semanas descobriu que as perdas diretas da guerra custaram à Rússia cerca de US$ 7 bilhões.”
Creio que a ideia é que o estudo foi divulgado há duas semanas, algo como “… divulgado há duas semanas…” ou “… divulgado duas semanas atrás…”.
Mas pode-se subentender também “… um estudo a ser divulgado em duas semanas…” ou ainda “… um estudo feito com duas semanas de início do conflito…”.

No mais, ótima matéria!

Joanderson
Joanderson
Reply to  André K
2 anos atrás

Realmente essa guerra não vai ser benefica para a Rússia nem se eles conseguissem anexar toda a Ucrânia ão seu território, msm se eles vencer vão ficar por decadas sobre sanções económicas oq é fatal para um pais que deseja continuar como um player global com poder de influência em todo mundo.
O Putin tinha que ter focado no fortalecimento da sua indústria e diversificado a sua economia seria muito mais benefico para o seu povo do que fazer guerra e perder popularidade.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Alias, parafraseando o Kings e os clones dele quando ele quer sair do assunto

“em tempo”

As cidades de Bairak, Zamuilivka, Verkhnii Saltiv and Rubizhne, próximas a Kharkiv foram retomadas pela Ucrânia.
Parece que eles vão isolar a linha de frente Russa.

https://liveuamap.com/en/2022/9-may-ukrainian-army-liberated-bairak-zamuilivka-verkhnii

Thiago
Thiago
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Essa ‘ofensiva’ está sendo feita com 2.500 soldados ucranianos.
Os russos abandonaram suas posições que estavam muito perto de Kharkov.
Essa região é secundária e quase sem soldados dos dois lados.
Bastante deserta e sem importância estratégica.
Só terá quando os russos partirem para a conquista de Kharkov.
Não é o objetivo russo atual.
Concentre-se em Donbass que tem dezenas de milhares de soldados, sendo muitos deles ucranianos perto de serem cercados.
Olho vivo!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Xings sua análise de guerra é horrível e sofrível. Concordo que a região a foi abandonada pelos Russos, porém está sendo o palco de adestramento das forças Ucranianas para operar equipamentos Ocidentais, já existe vídeos de M777 e MLRS americanos sendo usados por Ucranianos na região, isso significa que os russos estão sendo alvos de treinos. O avanço é evidente e perder posições como vocês mesmo exaltam é vergonhoso. Com o passar dos dias os Ucranianos vão ocidentallizando sua doutrina militar de artilharia, isso vai mudar o cenário do lado Ucraniano e vai infligir uma mudança de tática pó ara… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

“em tempo”

É sensacional..

quase me auto-urinei de rir agora..

Se desse eram 20 Likes só meus

Palpiteiro
Palpiteiro
2 anos atrás

A questão não é só quanto gasta por dia, mas também quanto esta deixando de receber. E qual é a perspectiva de deixar de receber projetada no tempo.
Aí é possível também se ter uma ideia da sua liquidez e fluxo de caixa.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKK

George
George
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Faltou combinar com a população russa. Pessoal atrás de açúcar no mercado e não acha.

Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Se for para considerar essa torcida de pompom pró-OTAN (coisa bem sórdida e patética brasileiro ser), a imprensa ocidental (cujas notícias enlatadas é repassada pela imprensa brasileira), os ucranianos e mercenários já deveriam estar bebendo vodca, comemorando a vitória e dançando no pátio da praça vermelha. Isso, isso mesmo: milhões de russos estão morrendo, os russos não querem lutar, não tem munição, não tem armamento, não tem logística, o fantasma de Kiev, o sniper canadense mata 50 por dia, generais russos estão morrendo todos os dias, etc etc etc. Quer saber? Nem essa torcida de pompom acredita nisso, e coitado… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
2 anos atrás

CNN, Washington Post, BBC, New York Times e agora Newsweek.
Agora a Ucrânia vence!
Se dependesse de curtidas nas redes, a Ucrânia tava bem.
Mas, tá russo para eles.
Literalmente.

MAB
MAB
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

FIlhão, vai se informar então esgotosfera e seja feliz ao invés desse papo imperialismo anos 50. Quer impôr sua visão “hospício” do mundo e fica nervosa se dizem o contrário. Faça-nos um favor! Você por acaso é formado em alguma coisa ou estudou algo na vida?? Não sabe nem fazer cálculo básico, para entender que a russia entrou num atoleiro. Não tem nada a ver com torcida. Números do que foi constatado de perda russa até o momento. Daria para montar FFAA de poder considerável. Só aqui, já são bilhões (em moeda forte, rublo já nem é mais moeda, talvez… Read more »

Mafix
Mafix
Reply to  MAB
2 anos atrás

O pessoal que não entende economia pensa que o Rublo voltou ao valor pré inicio da guerra de forma natural e não artificial, eles estão sangrando as empresas para comprar rublos de forma artificial para não parecer que essa moeda não vale nada e ninguem negocia usando rublo …

George
George
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

Quando a notícia desagrada a culpa é sempre do mensageiro.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Valores exagerados. Mesmo assim, quanto uma área do tamanho do uruguai produz em grãos outras commodities? Essa é a área a ser anexada pela russia.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

e vão vender para quem? Se não me engano areas anexadas violando o tratado da ONU são ilegais perante a OMC.
Países que negociam violando tratados da ONU geralmente são punidos.]

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

De acordo com um voluntário canadense que esteve na Ucrânia, a guerra está sendo pior para os ucranianos do que muitos acreditam e que estes estão perdendo muitos soldados por falta de doutrina militar básica: lapresse.ca/actualites/2022-05-06/retour-du-tireur-d-elite-wali/la-guerre-c-est-une-deception-terrible.php

Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

E hoje foi anunciada a morte do primeiro mercenário holandês lutando pela Ucrânia.
O próprio filho confirmou.
A Ucrânia está se tornando um moedor de carne de ucranianos e ‘similares’.
E o famoso sniper canadense já saiu fora de lá.
Disse que não há condições ‘de trabalho’, pois está faltando até comida para os ucranianos.
Ele deu essa entrevista para um jornal já no Canadá.
Foi esperto.
Saiu fora logo.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Você não leu o artigo né? acho que pegou só uma postagem meia boca de alguém e agora replica como algo totalmente real porem a matéria é bem especifica e não diz nada do que você afirma. Os ucranianos não estão perdendo soldados por falta da doutrina e sim perdendo oportunidades de fazer uma carnificina por não possuir uma doutrina de artilharia igual o ocidente. As pesadas baixas citadas se dão por bombardeios e não por combates diretos o que ele descreve como desanimador pois os ucranianos não possuem a mesma doutrina que o ocidente. A decepção dele é porque… Read more »

Elisandro
Elisandro
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

No começo da matéria temos esse trecho: “Sa dernière mission dans la région du Donbass, au sein d’une unité ukrainienne qui appuyait des soldats conscrits, a en quelque sorte précipité son retour. Au petit matin, alors qu’il venait de prendre position près d’une tranchée exposée au tir des chars d’assaut russes, deux des conscrits sont sortis de leur couverture pour fumer une cigarette. « Je leur ai dit de ne pas s’exposer comme ça, mais ils ne m’écoutaient pas », affirme Wali”.  Ou: “Sua última missão na região de Donbass, em uma unidade ucraniana que apoiava soldados recrutados, precipitou um… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Agora resolveu ler o texto, parabéns. Vamos lá a doutrina Ucraniana de artilharia é a mesma que a russa, olha o rumo que ta o inimigo e despeja bombas. Diferente dos ocidentais (é dessa falta de doutrina que ele fala) que usam a artilharia com inteligência, onde localizam o inimigo e atacam com artilharia de precisão e sempre há um comunicação constante entre a linha de frente e a artilharia. Avanço com apoio de fogo de artilharia, isso seria um massacre para as forças russas se houvesse essa doutrina nas linhas ucranianas. Sobre a falta de armas no mesmo texto… Read more »

Elisandro
Elisandro
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Eu já tinha lido o texto. Na verdade o trecho é bem claro em dizer que os ucranianos estão tendo perdas por falta de conhecimento militar básico. Pois até onde eu sei, a doutrina ucraniana prevê sim o uso de fogo contrabateria. Você é quem quer que ele diga outra coisa. Os outros trechos, como o da exposição desnecessária dos soldados mortos por um tanque russo corroboram a falta de preparo dos soldados ucranianos. Além disso, não saber o que fazer com os mercenários, demonstra em que pé estão os comandantes ucranianos. No mais, o relato da entrega de armas… Read more »

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Tomara que a Rússia, o expoente da pior ideologia que já passou por este planeta continue perdendo militarmente e financeiramente.

Fico imaginando se fosse o Brasil na situação da Ucrânia, será que seríamos capaz de tanto patriotismo e mobilização da sociedade, ou certos partidos da foice e do martelo iriam sabotar nossas forças de defesa?

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Caro Antunes. É um erro primário confundir a ex-URSS com a Russia de Putin. Qualquer análise que comece com esta confusão está irremediavelmente equivocada.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Kings e Cia me respondam, porque as tropas Russas recuaram aqui e abriram a possibilidade para que os Ucranianos cortem a linha de frente? porque os Ucranianos estão quase na fronteira com a Rússia, expliquem por favor.

https://liveuamap.com/en/2022/9-may-ukrainian-army-liberated-bairak-zamuilivka-verkhnii

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Eu respondo, naquela região de Kharkiv foi escolhida para ser onde as armas doadas pelos ocidentais (artilharia e SMERCH) seriam inicialmente usadas devido a baixa concentração de artilharia russa na região. Com isso os soldados ucranianos vão ganhando experiência diretamente em combate. As forças ucranianas agora são as forças que mais vão receber equipamento de origem Americana, ter forças treinadas e experientes no uso desse equipamento vai ser um Ás na manga do exercito ucraniano e uma dor de cabeça para os russos.

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Newsweek, precisa falar mais alguma coisa?

  • As previsões de queda de 15% do PIB foram claramente exageradas, precisarão ser revistas;
  • O cruzador Moskva, criado para destruir porta-aviões, não teria muita serventia nessa guerra;
  • Especulam um monte sobre as tropas russas. Com relação ao exército da Ucrania, que eles deveriam ter muito mais informação, nem um pio.
  • Artigo pega-trouxa, eles têm grande know-how.
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Parabéns, pode pegar seu chapéu de alumínio na saída.

George
George
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Eu sei. Eu sei. A culpa é do mensageiro quando a notícia não agrada. SQN

Camargoer.
Camargoer.
2 anos atrás

Olá Colegas. Creio que esta conta está mal elaborada. Primeiro, os custos com o pessoal existe com ou sem guerra e no caso das forças armadas russas são pagos em moeda local. Outro equívoco é incluir os custos dos equipamentos destruídos como gastos correntes. O fato da Russia perder um navio que custou no passado US$ 700 milhões não significa que a Rússia irá fazer um novo empenho igual para substituí-lo. O consumo dos estoques também não é gasto, mas a reposição dos estoques é gasto. Outro ponto é ignorar que os gastos militares em materiais produzidos na Russia tem… Read more »

Elisandro
Elisandro
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Excelente análise. O maior problema da mídia neste momento é que estão majoritariamente distribuindo narrativas de ambos os lados e não análises.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Além disso, Camargoer, é preciso notar que os gastos reais da Rússia na guerra são feitos em rublos (em sua quase totalidade, pelo menos), pois ela é quem produz os materiais que usa em combate. A maioria dos analistas ocidentais (até mesmo a CIA, no passado) comete o erro de avaliar um carro de combate russo – por exemplo – pelo valor que seria gasto para construir um equipamento equivalente em uma economia ocidental, esquecendo que os custos russos (e da URSS, no passado), são em moeda local, com uma estrutura produtiva diferente, e, em muitos casos, muito mais barata.… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

O valor dos equipamentos Russos se baseia nas propostas de exportação dos mesmos, por exemplo os Flankers oferecidos ao Brasil durante o FX, a partir desse valor os especialistas estimam o custo de cada caça e calculam o que foi perdido aproximadamente.
Não muda nada converter em Rublo ou em dólar, na verdade a cifra em rublo seria bem maior. Se converte em dolar para dimensionar internacionalmente o custo.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Claro. Isso deveria ser auto-evidente mas o qty de gente que fica repetindo “se o PIB Russo fosse medido em Rublos seria bem maior”…eh incrivel. A Russia tem uma economia PEQUENA demais para sustentar uma guerra convencional durante muito tempo. Eh como se o Brasil ocupasse a Bolivia. Nao iria aguentar 2 meses de ocupacao sem ficar sem dinheiro para pagar a conta..ou sem uma inflacao cavalar..

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Aladaf
2 anos atrás

Prezado, não conheço ninguém que, em sã consciência e um mínimo de conhecimento de Economia, diga que o PIB russo não possa ser medido em rublos. Ou dólares australianos, libras esterlinas, leks ou reais. Isso não importa, não faz a menor diferença: é só converter para dólar americano, que é a moeda de referência mais comum. Talvez você queira criticar quem pensa que o PIB de cada país deveria ser expresso em PPC em relação ao dólar, caso em que o PIB russo seria próximo ao da Alemanha. Eu penso que esse deve ser o critério (embora o conceito de… Read more »

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

Mas concordo com você que a Rússia terá problemas econômicos em manter uma guerra de média a longa duração.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Mas, prezado Wellington, é justamente esse o busílis, na minha opinião: não há utilidade alguma em calcular, para os fins de saber o que está sendo perdido na guerra, o valor que teria o equipamento no mercado de exportação, por exemplo. O que importa, para o país que está em guerra, é saber qual o custo de repor um determinado equipamento, digamos, um AFV. Se esse AFV tiver que ser importado, o custo é em moeda internacional. Se esse AFV for construído localmente (materiais, mão de obra, energia, know-how), o custo é em moeda local. Esse, na minha opinião, é… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Errado, mesmo que o gasto de pessoal exista com ou sem guerra ele deve ser incluído no custo de guerra, por exemplo os cálculos americanos da guerra do Iraque e Afeganistao incluia o gasto com pessoal em campo. Isso porque quem vai a guerra recebe bônus e premiações de combate, morre, é mutilado e se fere. Outro erro equipamento perdido entra na conta mesmo que você não vá fazer um novo, pois é algo que já foi empenhado, é um patrimonio que valoriza o valor de frota. Por exemplo Putin tem 2 iates de 1 bilhão cada, se ele perde… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Caro Wellington. Temos duas abordagens diferentes do mesmo problema. De um lado, pode-se avaliar os gastos da Russia em termos contábeis, o que seria correto. Por outro, é possível avaliar qual o peso destes gastos sobre a capacidade econômica da Russia. Ou seja, avaliar qual o fôlego que a Russia teria de sustentar a guerra. É uma análise mais difícil mas também correta. Minha avaliação é nesta direção. Uma guerra moderna é cara e poucos países têm fôlego para manter uma guerra de agressão por longo tempo. É uma análise dinâmica e multifatorial. Por exemplo, é preciso identificar quais são… Read more »

Aladaf
Aladaf
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Nao ha PIB na Russia para sustentar uma guerra convencional longa. Eh simples assim. Nao ha PIB. Pode-se tergiversar mas no limite eh um pais de economia MEDIA como o Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Aladaf
2 anos atrás

Caro Alada. Eu concordo com você, por isso o meu interesse em avaliar o impacto da guerra ao longo do tempo sobre a atividade econômica da Russia como meio de avaliar qual seria o impacto de uma guerra de média intensidade sobre o Brasil. A diferença é que no caso brasileiro, faz mais sentido em pensar em uma condição de defesa do que de agressão. Por outro lado, mesmo considerando todas as diferenças entre os dois países, a guerra entre a Ucrânia e a Russia é um interessante laboratório para avaliar o real impacto de uma guerra de média intensidade… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer, o calculo do texto não esta equivocado, pois ele se refere ao custo da guerra e não ao impacto da guerra na economia. O custo da guerra se baseia somente no gasto orçamentário militar, o efeito da guerra na economia somente veremos no final do ano corrente, assim vamos saber o efeito inflacionário, impacto de sanções e retração ou estabilidade do PIB. O efeito mundial é catastrófico, uma grande massa de refugiados na Europa, aumento do preço das commodities e efeito da fome. A Ucrânia esta destruída, o custo de reconstrução é de quase 1 trilhao de dólares.… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

É Ucrânia não existe almoço grátis e nem guerra.

Thiago
Thiago
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Informações de que uma brigada ucraniana bateu em retirada em Lisichiansk.
Entretanto, devem ficar cercados cerca de 8 mil soldados naquela cidade.
Se não se entregarem, teremos outra Mariupol.
E sabemos que não foi nada bom para os ucranianos.

Dario
Dario
2 anos atrás

Depois de ler alguns comentários aqui, vou dizer uma coisa para vocês: o site investiu forte em NPCs para gerar tráfego. Só assim para entender.
Quando se bate num troço destes até a morte dropam f&zes?

Last edited 2 anos atrás by Dario
Mafix
Mafix
2 anos atrás

Mas o Hitler e Napoleão não invadiu só a Russia e sim varios paises na europa sua visão é muito limitada e simploria fazendo essa comparação basica ,o motivo da guerra agora foi a descoberta em solo ucraniano de gas natural e petroleo .
(o petroleo de facil extração da Russia esta acabando, as grandes reservas estão na parte mais ao norte que é congelada e de dificil extração)

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Tá interessante ver as “brigas de torcidas” aqui…. morreram um monte de russos, mas olha que os ucranianos morreram mais, “A Ucrânia está vencendo”…. não seu “anta” …”A Rússia está vencendo” inclusive avançando pra trás …. Senhores ….na real…. AMBOS estão perdendo, e muito !!!! Não fosse o despejo de material bélico e inteligência compartilhada a Ucrânia estaria rendida em um mês, não fosse a arrogância e falhas táticas e logísticas grosseiras, a Rússia não teria perdido tantos militares e meios. Não fosse a insanidade de alguns políticos, não estaríamos comentando sobre essa guerra. Não fosse as torcidas e Nics… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Condordo que falta análise técnica e está sobrando torcida. Analisando a guerra vejo que o erro está justamente porque estamos vendo 2 países com características semelhantes tanto em combate quanto táticas. O erro de muitos é achar que lado A ou B está vencendo, sendo que a Vitória só pode ser decidia na assinatura da paz ou rendição. O sucesso de uma operação, você pode infligir pesadas baixas ao inimigo, mas se não o subjulgar ele isso não vai ter tanta relevância no cenário de guerra. Há já um início de mudança de tática de artilharia por parte dos Ucranianos,… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ótimo comentário Wellington Jr, enriquecendo o debate.
Obrigado.

Aladaf
Aladaf
2 anos atrás

Eita nos. Esse pais de PIB pequeno chamado Russia logo logo vai pedir pra entrar na Uniao Europeia. Esse sera o desfecho: o lunatico deposto e o povo Russo (que nao tem culpa nenhuma direta) tendo de reconstruir o pais. Essa guerra foi a pior decisao geopolitica jah tomada por um lider de um pais.

Marcelo M
Marcelo M
2 anos atrás

Em um ano, seriam consumidos 25% de 1 PIB anual russo (1,5 trilhões).

Bueno
Bueno
2 anos atrás

Interessante..
Qual será a grana gasta pela OTAN/EUA para apoiar a Ucrânia e Para prover apoio e defesa países do leste?
 
Olha a quantidade de ativos dos EUA na Inglaterra!! 

https://www.youtube.com/watch?v=PjoEaHU7xd0

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Nem vou falar em continha básica más de realidade que uma casa precisa ter para ser bem sucedida.

Cortar ou economizar nos gastos ao mesmo tempo que guarda os ganhos ou, investir para que estes se multipliquem.

A meu ver a Rússia está fazendo tudo ao contrário.

Perdeu crédito, perdeu investimento, não está com entradas diversificadas e o pior, está aumentando gastos com zero de garantia em retornos.

Grande jogada de xadrez do Putin.

naval762
naval762
2 anos atrás

Quando acabar o ouro surrupiado da Venezuela, Putin vai parar a guerra.

Imohtep
Imohtep
2 anos atrás

Esse valor é só pra manter a máquina de guerra russa funcionando. Depois da guerra, SE GANHAREM, vão ter que comprar equipamentos pra suprir o perdido, consertar a infraestrutura destruída tanto na Rússia quanto na Ucrânia e investir em integração. Mas isso é só dinheiro. Se os russos perderam 10 mil soldados nessa guerra, estimativa bem otimista, tem mais 60 mil soldados feridos que estão na Rússia se tratando e mais 100 mil que terão problemas psicológicos causados pela guerra nas próximas décadas e não terão capacidade de trabalhar. Estou usando dados dos EUA como referência. E não estamos nem… Read more »