12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebe viaturas Guarani em Boa Vista (RR)

9
12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebe viaturas Guarani em Boa Vista (RR) - 3

Boa Vista (RR) – Nos dias 27 e 29 de abril, o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd C Mec) recebeu as sete primeiras viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani sob o escopo dos Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro.

O Guarani é uma viatura blindada de transporte de pessoal, anfíbia e com capacidade para transportar até 11 militares; possui proteção antiminas, sob as rodas, couraça e assentos individuais; e proteção balística composta de blindagem contra tiros de 7,62 mm e estilhaços de granadas de artilharia 155 mm. A viatura tem peso bruto de 14,7 toneladas, motor blindado com potência de 383 cavalos, atinge uma velocidade máxima de até 100 km/h.

O Projeto Guarani, concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro, em parceria com diversas empresas nacionais, tem por objetivo transformar as organizações militares de infantaria motorizada em mecanizada e modernizar as de cavalaria mecanizada, por meio da substituição das viaturas Urutu pelas viaturas da família Guarani, que contempla viaturas de reconhecimento, transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, central de tiro, radar e observação avançada.

O recebimento desse material de emprego militar representa importante incremento da presença militar na Amazônia e, em especial, na fronteira norte do território brasileiro.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Henrique
Henrique
2 anos atrás

Alguém teria o organograma deste tipo de OM?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Henrique….era assim

Pelotão de Comando e 3 Pelotões de Cavalaria Mecanizada sendo cada um desse com grupo de comando, um grupo de exploradores (marrua), uma seção de VBR (cascavel) e um grupo de Combate (urutu)…agora com a chegada do guarani e o futuro VBC Cav, acho que nem o EB sabe como ficará….rs

Agnelo
Agnelo
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

Nos Pel C Mec também há uma peça de Mrt 81, q pode ser transportada por marruá ou Urutu/Guarani

Zé bombinha
Zé bombinha
2 anos atrás

Atravessaram a Rondônia tem umas 3 semanas😶… Não me lembro certo o dia mas tem quase um mês!

Andre
Andre
2 anos atrás

Eles foram entregues desarmados ou apenas para transporte?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

estão falando que vão chegar mais 7 unidades mês que vem para completar as 14 unidades blindadas de um esquadrão….especulando um pouco….se estão completando tudo com guarani acho que não vai ter VBC Cav ou Cascavel modernizado para todos os esquadrões como mencionado anteriormente não….se bem que esse é um esquadrão de cavalaria de uma brigada de infantaria, não sei como ficará os regimentos de cavalaria mecanizados (maiores), mas já dá para ter uma noção que o EB está se aproximando do…

Quem não tem cão, caça com gato

Atirador 33
Atirador 33
2 anos atrás

A guerra na Ucrânia tem mostrado como os blindados são presas fáceis, caro para a compra, mais barato para abater.

Como seriam utilizados esses Guaranis em um cenário semelhante o da Ucrânia? eles apenas transportariam as tropas para perto do conflito e longe da capacidade de ataque do inimigo?.

Não sou contra esses meios, é uma duvida mesmo.

Abs

Wagner
Wagner
Responder para  Atirador 33
2 anos atrás

Com a velocidade de 100kh, não vai ser um alvo fácil.

Henrique
Henrique
Responder para  Atirador 33
2 anos atrás

Se eles substituírem o Urutu em suas funções eu acredito que vai ser um taxi de batalha mesmo, levar uma quantidade de infantes protegidos para quando for necessário desembarcar para fazer o esclarecimento a pé ou mesmo para ações de choque.