Entrevista com o militar norte-americano que assessorou os ucranianos nos últimos seis anos

O ex-comandante do Comando de Operações Especiais dos EUA na Europa, general da reserva do Exército dos EUA Mike Repass, diz que a comunidade internacional precisa aumentar muito seu apoio à Ucrânia se a nação em apuros for capaz de conduzir o Russos fora do país.
Repass assessorou os militares ucranianos nos últimos seis anos em um contrato com o governo dos EUA. No mês passado, ele visitou a Polônia e o oeste da Ucrânia para ter uma ideia melhor da trajetória da guerra na Ucrânia.

Ele diz que a cadeia de suprimentos ucraniana para equipamentos militares é ineficiente e que forças militares adicionais são necessárias para expulsar os russos da Ucrânia. Para vencer a guerra na Ucrânia, Repass defende que os EUA e seus aliados construam uma força estratégica ucraniana de cinco brigadas de até 40.000 soldados capazes de montar operações ofensivas para expulsar os russos de seu país.

BERGEN: O que você aprendeu em sua viagem?

REPASS: Primeiro, que a Ucrânia ainda precisa de muita ajuda. Dois, a OTAN está se movendo muito devagar. Terceiro, não temos visibilidade do que acontece com o equipamento militar quando chega à Ucrânia.

O negócio de fornecimento de equipamentos militares é personalizado e não profissionalizado: a alta liderança estabelece as prioridades de distribuição e, pelo que pude observar, essas prioridades não se baseiam no entendimento das taxas de consumo, das operações futuras ou dos dados objetivos. É baseado no comandante da brigada X ou setor Y chamando e dizendo: “Ei, eu preciso de 27 mísseis Javelin”. Então, é altamente personalizado, e não é assim que se administra a logística de guerra. O que deveria estar acontecendo é que deveria haver uma compreensão de quais são as taxas de consumo de coisas importantes como combustível, munição, baterias.

BERGEN: O resultado provável na Ucrânia é um conflito sangrento sem fim?

REPASS: Os três cenários futuros óbvios são: a Rússia tem uma decisão no campo de batalha a seu favor, os ucranianos têm uma decisão no campo de batalha a seu favor ou há um impasse. Dois em cada três desses resultados dão à Rússia uma vitória.

No cenário de impasse, a Rússia simplesmente reivindicaria a vitória com base em fatos no terreno e continuaria sua ocupação em terreno expandido na Ucrânia em um futuro indeterminado. Isso daria à Rússia uma vitória menos do que total sobre a Ucrânia, mas uma vitória com terreno significativamente expandido sob controle russo.

Então, o que nós, o Ocidente, estamos fazendo coletivamente para garantir que duas dessas três possibilidades não aconteçam? Todo mundo está pensando na luta imediata agora, o que significa que estamos levando suprimentos para os ucranianos. O problema é que o exército ucraniano precisa de capacidades adicionais para poder expulsar a Rússia da Ucrânia.

BERGEN: Por quê?

REPASS: Porque eles não têm poder de combate suficiente para fazer isso, ou seja, equipamentos, poder de fogo e soldados treinados suficientes no momento.

A Rússia sempre terá mais forças, não necessariamente forças melhores, mas mais forças. Como Stalin disse uma vez, “a quantidade tem uma qualidade própria”. A maioria das pessoas reconhece que esta será uma batalha de atrito e, em algum momento, começará a inclinar a favor da Rússia, a menos que forças ucranianas adicionais sejam geradas.

Acho que há uma percepção crescente entre os países da OTAN e a comunidade internacional de que teremos que fazer algo além de recursos para a luta atual da Ucrânia. Portanto, há quatro coisas que os EUA e seus aliados precisam fazer. Primeiro, precisamos enfraquecer a Rússia fortalecendo as capacidades ucranianas. Em segundo lugar, precisamos deter ainda mais a Rússia aumentando as nossas capacidades e as da OTAN. Terceiro, egradar as forças e as capacidades militares da Rússia. Finalmente, precisamos garantir a derrota da Rússia na Ucrânia, e isso é feito através da construção de uma força de reserva estratégica e operacional para a Ucrânia que possa realizar operações ofensivas para expulsar os russos da Ucrânia e proteger suas fronteiras.

BERGEN: Como é isso na prática?

REPASS: Você precisa ter os EUA, França, poloneses, Reino Unido e os alemães, cada um construindo o valor de uma brigada de poder de combate ucraniano. Essas nações têm capacidade militar significativa e podem gerar forças equipando unidades ucranianas e treinando-as em suas próprias nações. Então, seriam cinco brigadas, em cinco setores operacionais. E você precisaria provavelmente de seis a oito meses para implementar isso. Essas cinco brigadas teriam equipamentos ocidentais lutando de maneira ocidental, uma abordagem integrada de batalha ar-terra onde você tem todos os meios disponíveis para você, incluindo tanques interoperáveis ​​da OTAN, apoio aéreo aproximado e defesa aérea.

BERGEN : Cinco brigadas não é um número muito grande, certo?

REPASS: Não, não é. Acho que é viável a curto prazo. Há até 8.000 soldados ou mais em uma brigada, ou seja, até 40.000 pessoas em cinco brigadas. Acredito que os ucranianos são capazes de encontrar tantos soldados, dada a atual emergência nacional.

Historicamente, quando um exército ocidental enfrenta um exército fornecido pelos russos, o exército apoiado pelos russos foi totalmente aniquilado por um número inferior de forças, como foi o caso, por exemplo, durante a primeira Guerra do Golfo, quando os militares dos EUA destruíram grande parte do exército de Saddam Hussein no Kuwait. Sabemos que os armamentos ocidentais têm uma vantagem qualitativa significativa sobre os equipamentos russos, de modo que os números e as proporções de força são distorcidos quando são equipamentos militares ocidentais contra equipamentos fabricados na Rússia.

BERGEN: Por que os russos se apegam a um modelo que realmente não funciona bem?

REPASS: Eles são obstinados em seus caminhos. Especificamente, o que eles tentaram fazer no início da guerra na Ucrânia foi um golpe de Estado, buscando tomar Kiev com um ataque rápido. Isso não funcionou. As tropas russas foram entregues a eles. Então, eles trouxeram todo o seu poder de fogo para o leste e para o sul, empregando fogos de artilharia maciços no objetivo ou ao longo de suas avenidas de abordagem. Depois de destruir quase tudo à sua frente, eles avançam suas tropas metodicamente. Então, não é uma guerra de manobra. É guerra de atrito pelo fogo. É um exército baseado em fogo, ao contrário do que temos no Ocidente, que é um exército baseado em manobras.

BERGEN: O que você acha do novo comandante russo na Ucrânia, general Aleksandr Dvornikov ?

REPASS: Ele é um sujeito que não muda de opinião, focado em artilharia e guerra de atrito. Ele não é um cara de guerra de manobras. Ele vai fazer tudo o que fez em toda a sua vida, que é explodir e destruir tudo em seu caminho, e então enviar as tropas. Essas tropas evacuarão à força os cidadãos ucranianos para garantir que não haja potencial para um movimento de resistência na terra entre a Rússia e o Donbas e a Crimeia.

BERGEN: Como você caracterizaria o estado da guerra no leste e no sul agora? Os russos, em suas próprias mentes, estão ganhando?

REPASS: A situação atual é que a Rússia está fazendo avanços metódicos tanto no norte quanto no sul. Está tentando fixar as forças que defendem no leste e cercar os defensores ucranianos, depois derrotá-los no sul. Os russos também querem cercar Mykolaiv, reduzir a defesa e destruir os defensores, e depois ter uma corrida livre em Odesa. Eles não podem chegar a Odesa até que eles combatam ou destruam as forças ao redor de Mikolaiv.

BERGEN: E Odesa é o prêmio porque?

REPASS: Porque isso completa o corte da Ucrânia do Mar Negro, e também é a porta de entrada para a Transnístria e a Moldávia.

BERGEN: O que você achou dos comentários do general russo sobre ir para a Moldávia ? Você os aceita pelo valor nominal?

REPASS: Eu considero isso uma séria ameaça e acho que eles estão de olho na Moldávia. Se eles puderem, eles irão. Para ser específico, eles falam sobre ir para a Transnístria. Se eles puderem construir uma ponte terrestre do sul para a Transnístria, eles o farão. Isso colocará a Rússia às portas da Moldávia e a Moldávia não poderá se defender efetivamente contra uma invasão russa.

BERGEN: A guerra na Ucrânia está se ampliando?

REPASS: É fato que a Bielorrússia tem sido um paraíso para a Rússia desde o início da guerra em 24 de fevereiro. É fato consumado para os europeus com quem conversei que a Bielorrússia é um estado cliente e é controlado e essencialmente governado por Moscou. A Bielorrússia não contribuiu com unidades militares para a luta, mas abrigou, baseou e apoiou as forças russas. Eles permitiram que eles lançassem operações de seu território – mísseis terrestres, aéreos e de precisão foram lançados de lá.

As autoridades ao redor de Putin também disseram que o Báltico não tem base histórica e são estados ilegítimos – a mesma coisa que disseram sobre a Ucrânia antes da guerra. Os três estados bálticos e a Polônia acreditam firmemente que, depois da Ucrânia, são os próximos na lista de alvos da Rússia. Eles veem a Rússia como uma ameaça existencial. E não há evidências de que Putin esteja disposto a parar na Ucrânia.

BERGEN: E quanto a todo esse barulho ameaça nuclear? Você acha que é apenas bravata?

REPASS: Sim, acho que é principalmente bravata. Seria uma coisa se Putin dissesse isso. Ter o ministro das Relações Exteriores Lavrov dizendo que é outra coisa. Acho que é bravata se vier de Lavrov. Na doutrina nuclear deles, eles usarão as chamadas armas nucleares táticas se sentirem que há uma ameaça significativa à pátria russa. Esse é o tipo de circunstância que a Rússia comunicou ao Ocidente onde usaria suas armas nucleares.

BERGEN: Então, é um limite muito alto.

REPASSE: Certo.

BERGEN: Como resultado do naufrágio do cruzador russo Moskva, capitânia da Frota do Mar Negro, em meados de abril você acha que os chineses estão olhando para isso e fazendo um pouco de reflexão sobre se atacar Taiwan seria sábio?

REPASS: Sim, eu acho. Não apenas o naufrágio do Moskva, mas também a capacidade de uma oposição sólida e bem treinada de deter uma invasão. A Rússia está sendo muito degradada por uma força numericamente inferior, e eles não têm uma “ponte de água” para atravessar. Eles estão cruzando a Ucrânia por terra, enquanto os chineses teriam que atravessar 160 quilômetros de água para chegar a Taiwan. Então, eles devem estar pensando que isso vai ser muito mais difícil do que o esperado.

BERGEN : Se você fosse Putin hoje, como estaria se sentindo?

REPASS: Provavelmente melhor do que no dia seguinte ao afundamento do Moskva. Eu acho que ele provavelmente está se sentindo em conflito e confuso, mas percebe que precisa pressionar para obter uma vitória. E ele se mantém em cativeiro por sua própria escolha, pois raramente usa a internet. Você nunca o viu em um computador e, pelo menos até o final de 2020, ele supostamente não tinha um iPhone.

Ele não tem conexão com o mundo exterior e todas as suas informações são fornecidas a ele por seu círculo interno ou pelo que ele lê na mídia de notícias russa, que é, obviamente, controlada pelo Estado e apenas divulga mensagens controladas pelo Estado. Então ele está em uma câmara de eco tipo norte-coreana e não está recebendo informações precisas.

BERGEN: Começar uma guerra costuma ser a parte mais fácil. As guerras têm sua própria lógica. Infelizmente, essa guerra pode durar um ano ou até dois anos.

REPASS: Temo que você esteja certo. Esta será uma guerra esmagadora e agonizante se durar mais de um ano, e acho que vai durar pelo menos dois anos. Mas não podemos deixá-la entrar em um impasse. Se entrar em um impasse, Putin reivindicará o sucesso seguido de uma ocupação brutal do território ucraniano que ele controla.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

321 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Dificil a Rússia durar dois anos.

Pelo que eu vi hj cedo ja tem outro navio russo pegando fogo..

Os russos precisam parar de fumar ao lado de tambores de combustível.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Luis
Luis
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Deve ter sido outra mina.

glasquis 7
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Nossa, mais um que “teve um incêndio” a bordo?

Josué Silva
Josué Silva
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

Esse navio atracou ainda há pouco em Sebastopol.
Sem qualquer avaria.
A foto já está na internet.

Kornet
Kornet
Reply to  Josué Silva
2 anos atrás

Tb vi,afinal a fumaça foi proveniente do quê?

Thiago
Thiago
Reply to  Kornet
2 anos atrás

A notícia de hoje é que a 24a Brigada ucraniana foi derrotada e recuou de Popasna para Bakhmut
Era uma notícia aguardada há um certo tempo

Josué
Josué
Reply to  Kornet
2 anos atrás

A internet está com tantas fotos fakes que é difícil analisar o fato.
Nem sabemos direito que foto é aquela.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Josué
2 anos atrás

Muita coisa é fake.
Essa análise dele falando de exercitos montados pela Rússia como o do Iraque são ruins, todos os exércitos árabes são ruins, eles são politizados, engessados e com um péssimo treinamento, não tem nada a ver com equipamento!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Munhoz
2 anos atrás

Os russos estão lutando em terreno conhecido, com boas linhas de suprimento e respeitando sua doutrina. Dificilmente irão ceder terreno ou a iniciativa.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Parece que é verídico falta confirmar qual o navio, há uma certa quantidade de fotos indicando um grande incêndio no Mar negro próximo a costa Ucraniana. Se confirmado eles estão perdendo a fragata Almirante Makarov que é a mais moderna fragata fabricada pelos russos. Será também uma importante baixa no projeto que poderá levar ao cancelamento de encomendas se confirmado o afundamento ou incêndio por míssel antinavio. Além de que provaria que os russos não possuem tantas defesas ativas como eles anunciam. Caso confirmado os russos provam que não podem segurar a Marinha ocidental e sua força se baseia só… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Se for verdade não dá pra falar que o navio era da década de 80.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Kkkk vão dizer que o motor fundiu.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

A fragata estava fazendo um teste de super velocidade. Chegou a alcançar 85 nós, mas infelizmente o motor não aguentou e pegou fogo.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk lembrei desse vídeo, Malásia 2016

https://fb.watch/cR8jVpqeuI/

George
George
Reply to  Boitatá
2 anos atrás

Parece que pegaram um marinheiro fumando na sala de máquinas. Vamos ver.

pangloss
pangloss
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

O Dimitri Peskov vai dizer que foi um gesto de boa vontade russa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Chegaram a falar que afundar o Moskva foi um favor aos russos, para eles modernizarem a frota..

ai se chega ao nível de demência desta turma.

pangloss
pangloss
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Mais um pouco, e vão dizer que também houve uma renovação salutar das tripulações.

George
George
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Agora foi um gesto de boa vontade da parte russa para tornar o combate mais igual. Em breve russos e ucranianos se degladiando com canoas no Mar Negro.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ao final dessa guerra uma Federação Russa enfraquecida provavelmente muito seletiva em termos de meios navais, se concentrando em submarinos e naves de menor porte com o patrulhas e corvetas.

Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Já foi negado, inclusive com fotos do navio chegando hoje a Sebastopol..
O que é verídico é que moradores de Severodonetsk relataram que os russos já chegaram ao centro da cidade.
Tirando Mariupol, parece que a ocupação de novas cidades está sendo mais fácil sem necessidade de tanta destruição.
Relatos também de que os ucranianos se retiraram de Popasna e recuaram para Artemivsk.
Restariam apenas alguma fortificações a sudoeste da cidade.

Nilo
Nilo
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Junior Miojo, bom dia
Coronel Farinzazzo: Sobre o General REPASS e suas baboseiras,
https://www.youtube.com/watch?v=fcR44l1NMPA

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
2 anos atrás

“E não há evidências de que Putin esteja disposto a parar na Ucrânia”.
Ou seja vai entrar tbb na Polônia, rsrsrs Tá justisficado pelos americanos agora, rsrsrs
Antes disso a Polonia entra na Ucrânia e conquista território ucraniano e dobra seu tamanho.
O Bufão, vai escrever um livvro: como estruir um um país, matar seu povo para deffender interesse de americanos e ingleses. Vai ter fila para autografo rsrsr

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Se em dois meses a Rússia está ocupando quase todo o sul e sudeste da Ucrânia, em dois anos ocupa o quê?
A Polônia e a Alemanha?
E se ela aumentar os efetivos de 150 mil para 2 milhões de soldados?
Chega a Lisboa?
Os americanos estão com dor de corno por verem a Rússia avançando em territórios que eles achavam que poderiam manipular.
E fim de papo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

O palhaço do Zélenski só fica sentado num bunker lá da Polônia, tomando uma gelada e com uma ou 2 minas no colo, e os soldados que lutem….E os “generais” estadunidenses nutelinhas não ficam atrás, também só no bunker, a milhares de quilômetros de distância do campo de batalha….Enquanto Generais Russos Raiz tomam a frente de tudo mesmo, com toda a competência…Os russos tem meu respeito, são guerreiros de verdade…E não falsos heróis construidos pela indústria de propaganda estadunidense como os pseudos “estrategistas de guerra” do Churchill ou Patton…O sangue Viking realmente corre nas veias desse povo…E são os únicos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

O Governo de Kiev chamou com urgência seus oficiais para uma reunião em Dnipro.
Suspeita-se que foi para retirá-los da região do Donbass para evitar que sejam cercados.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Verdade ,difícil eles aguentar 2 anos estão implorando por armamentos e tanques de países do ocidente já que os ucranianos destruíram tudo.. aé também estão pedindo caças e baterias antiaéreas , alem de munição e ajuda humanitária .

E inclusive os russos ja perderam controle de diversas cidades ou estados e estão afundando seus próprios navios para os ucranianos não pegar pra eles ..

Situação deles está feia ! 😂🤡

Varg
Varg
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Com certeza a fumaça é de um churrasco que os marujos fizeram no navio…

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O rublo está na melhor cotação desde 2020 e a Bolsa de NY está se aproximando da mínima da pandemia.
Explica aí.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Luis Carlos
2 anos atrás

O rublo está valendo bem pq só ele é negociado na Rússia. Correto ? Existem poucos rublos e o valor sobe. Oferta vs Procura O bom e velho livre mercado, que vocês odeiam tanto. Só que isto não reflete em saúde para a economia russa. Porque o nro de negociaçãoes com rublo é praticamente inexistente, devido as sanções. Entendeu ? É tipo aquela senhora que tem algo que para ela vale muito, mas para o mercado não tem interesse. Economia funcional é aquela que tem alto nro de transações. Senão me engano a expectativa de inflação na Rússia este ano… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

“ Dificil a Rússia durar dois anos.“

Pois é os russos estão pedindo ajuda pra vários países pra mandar equipamentos , caças, tanques, defesas anti aérea e muito mais . Sem contar que os ucranianos já tomaram várias cidades russas e deixaram outras completamente destruídas .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os Russos, já pediram ajuda na Síria, Irã, Chechênia e demais países do topo das nações ..

Fora diplomaticamente pedir até do Brasil.

Quanto aos ucranianos pedirem ajuda…

Olha o tamanho da Ucrânia e o tamanho da Rússia..

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Estou com medo dessa guerra: Russia + Coreia do Norte + Irã + Siria vs Otan

Last edited 2 anos atrás by Pablo Maroka
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Faltou a Venezuela

George
George
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Cuba e Nicarágua na lista, por favor.

O Chato
O Chato
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Honestamente, resisto a crer que Maduro seria burro ao ponto de se envolver diretamente em uma eventual guerra mundial. Significaria comprar sozinho uma briga com os EUA (Rússia e aliados não teriam como enviar suporte).

O mesmo vale para qualquer outro país da América Latina envolvendo-se em um conflito amplo em lado oposto ao dos EUA. Dada a localização geográfica dos “candidatos”, teriam, no mínimo, seus regimes derrubados rapidamente.

Last edited 2 anos atrás by O Chato
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  O Chato
2 anos atrás

O Maduro já tem a guerra dele e o Cartel de Soles para administrar. mas se os patrões russos pedirem ele manda meia dúzia de coroas da milicia bolivariana.

Thiago
Thiago
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Vc está com medo da guerra e a OTAN com medo da Rússia.
Está difícil entender

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Apoio diplomático é questão de estratégia ..

Muito diferente de pedir armas e equipamentos militares ..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O Brasil vai mandar algum Cascavel, Astros ou KC-390 para eles? Eu ainda não li nada.

Engraçado como a narrativa é tão distorcida.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Eu escrevi apoio diplomático, o filhote da Pátria Educadora.

Entendo que diplomacia para ditador é só pancada, mas n foi o caso.

suTerminator
suTerminator
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Russos não pediram armamentos, e sim mao de obra.

pangloss
pangloss
Reply to  Slow
2 anos atrás

O invasor não é a Ucrânia. Mero detalhe.

Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

Alguém deveria avisar ao Sr. Mike que 40.000 soldados não vão ajudar muito a Ucrânia.
Ela já perdeu mais que isso e só recua.

Josué
Josué
Reply to  Thiago
2 anos atrás

E acabou de ser publicada a foto do primeiro Phoenix Ghost abatido pelos russos.

George
George
Reply to  Josué
2 anos atrás

Nossa. Agora sim a Rússia virá com tudo pra cima.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Acho que já está, né?
Afinal quem invadiu o território de quem?

Thiago
Thiago
Reply to  Thiago
2 anos atrás

E acabou de ser publicado que os cidadãos de Kherson já podem pedir cidadania russa.
Está tudo em casa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Na casa de quem ? Pede você tb…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Josué
2 anos atrás

Não adianta afundar navios ou atacar cidades russas. A guerra ta sendo decidida pelas forças terrestres russas. Esse ataque as embarcações russas é tudo ataque da OTAN e não da Ucrânia. A Rússia vai que sentar aço cada vez mais.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

A Argentina afundou um monte navios argentinos e perdeu a guerra.
E feio.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

bela comparação sem sentido.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Josué
2 anos atrás

Parabéns pra Russia, derrubou um Drone suicida descartável. que não vale 1/4 dos Orlan 10 que cai todo dia

Thiago
Thiago
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Não há relatos de Orlan10 destruídos.
Nem em sites ucranianos.
O que eu recebo é um monte de vídeos deles destruindo tanques ucranianos.
Nem reproduzo mais.

paulotd
paulotd
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Ué qual o problema dessa foto aí? Essa câmera é uma Canon Eos topzera. Rússia fábrica equipamentos baratos e eficientes.

Tirando a tecnologia de missil AA, todo mundo sabe que o ocidente tem mais tecnologia que a Rússia. Mas tecnologia em só não ganha guerra sozinha.

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

E as cidades que ela destruiu vale alguma coisa ? já que você quer falar de valor ..

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não sabia que esse drone de vigilância Russa carregava armamento.

Até eu sei mais sobre os equipamentos dos seus donos do que você.

Slow
Slow
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Tinha alguns aqui que achava que o sniper fantasma de kiev seria o suficiente .. 😂😂

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não precisa. Um tal de MAN Neptune está dando conta.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Sei não.
Quem está fazendo a festa não são os Kalibr?
E parece que não acabam nunca.

Slow
Slow
Reply to  George
2 anos atrás

Sim , eu vi Mariupol e outra como estão ..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

A gente ouve cada história por aqui…

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não estão, mas deveriam pedir ajuda. A coisa tá ficando russa para os russos.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Ah!
Está péssima para os russos.
Se vc for em Kherson, por exemplo, não se esqueça de levar rublos, porque eles não vão mais aceitar hvrina.
E treine um pouco de russo, para não ofender os locais.
Cada coisa que a gente lê por aqui.
E parece que vai ter uma parada da Vitória em plena Mariupol.
Aí já é deboche.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Tem muito caso de suicídio também

Agressor's
Agressor's
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A Rússia está lutando não apenas contra a Ucrânia, mas contra a OTAN….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Segundo você cansa de falar na OTAN só tem marica, com material que só serve para exposição e show

Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Kherson já está usando seu novo brasão que é baseado no que usava em 1803 no Império Russo.
Vai ocorrer plebiscito para sua incorporação à Rússia.
Donetsk e Lugansk já estão usando DDI da Federação Russa.
Esses territórios serão incorporados também.
Abaixo, no brasão da Kherson russa.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

FUTURO!! Rússia JÁ GANHOU, pois desafiou e destruiu o maldito globalismo cultural WOKE criado e expandido pelo XERIFFE USA desde a década de 90. A FOME assolará a Europa e dizimará/convulsionará a África…onde a China, oportunista/combinado avançará de forma avassaladora…com a Rússia… Claro…fornecendo alimentos, fertilizante e ARMAS. A inflação, como fogo em planícies secas, varrerá o mundo, nos próximos 2 anos, portanto, MAIS REVOLUÇÕES, solapando governos WOKE Biden/Macron/Trussou/Merkel…GRAÇAS A DEUS! ACABOU MICKEYS! Vociferem e negativem à vontade, pois afeminados governantes (manobrados por minorias barulhentas nazistas/fascista, perseguidoras) entregaram o ocidente de bandeja para o Oriente. A nova ordem mundial, emanará de… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

PENSEM!!
NÃO É DIFICIL… se a guerra de 6 dias no inicio de 1970….fez um estrago de 15-20 anos… crise do petróleo… já imaginou essa..que envolve 25-30% da capacidade alimentar mundial.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Você sacou o básico.

paulotd
paulotd
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Navio tá firme e forte no Porto. Foto de ontem. Bondão doPutin, o terror de Mariupol

Caerthal
Caerthal
Reply to  paulotd
2 anos atrás

Todas as embarcações de superfície de algum porte viraram alvos fáceis e atraentes. Armas de 1 milhão estão prontas para derrotar naves de 1 bilhão.

Todo o poderio baseado em porta-aviões precisa ser repensado e apoiado por aliados regionais.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
2 anos atrás

“a Ucrânia ainda precisa de muita ajuda”; “a OTAN está se movendo muito devagar”; “não temos visibilidade do que acontece com o equipamento militar quando chega à Ucrânia”. Em poucas palavras e sendo bem objetivo: 1- A Ucrânia está perdida e tem que ter apoio maciço de fora; 2- A OTAN deve intervir; 3- O que é feito do equipamento enviado para a Ucrânia é uma incógnita (obs: notícias dão conta de que muitos carregamentos são desviados pela máfia ucraniana ligada diretamente com vários agentes do governo). E ainda para consolidar a interpretação da fala desse sujeito, ele mesmo diz… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
2 anos atrás

Bem a análise do general é bem metodico, claro que puxa a sardinha para o lado Ocidental, mas diz verdades duras e amargas para ambas as torcidas, os russos são fogo e destruição, Ocidentais manobras e estratégia. Força Bruta é o que resume o exército russo, porém força Bruta usada a esmo deixa vazios e pontos fracos e é nisso que os Ocidentais focam. A Ucrânia tem muita da falta de estrutura militar que a Rússia possui e isso é a grande vantagem russa no momento. Se os comandantes Ucranianos absorverem o conhecimento ocidental a logística Ucraniana muda e para… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Não há caminho de volta para os russos. Agora é tempo de ação. Eles já perceberam isso, já o Ocidente ainda está tentando se acostumar com a idéia.

Nick
Nick
2 anos atrás

Opinião equilibrada de quem conhece a região. A Ucrãnia deve preparar uma força de contraofensiva com 40.000 soldados bem equipados. O ideal seria ter uma boa cavalaria. Mas EUA ainda estão relutantes em ceder algumas centenas de M1A2, Mas algumas dezenas de Leo 2 seriam de grande ajuda.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nick
2 anos atrás

Acredito que a questão está mais em capacitação de um grande número de soldados para operar o equipamento do que realmente fornecer. Pois não adianta enviar os tanques sem operadores. Outro fator está na falta de aviões e defesas AA. Os russos ainda conseguem enviar misseis a oeste, os Ucranianos precisam de defesas Ocidentais para contrapor os misseis e caças russos. Isso demanda tempo e pelo que vejo na fala do general as forças aliadas estão se preparando para isso. Infelizmente não são uma China ou Rússia onde a burocracia das papeladas é substituída por uma canetada. Os líderes Ocidentais… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

“ os Ucranianos precisam de defesas Ocidentais para contrapor os misseis e caças russos “

Ué os russos são uns fracasso exército totalmente despreparado e estão tomando uma surra ..

não era isso ? 😂😂😂

Narrativa é uma coisa mas a realidade ……. …..

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
2 anos atrás

O demência em pessoa uma coisa é ser um fracasso em questão de exército, outra é ser um exército fracassado com milhares de aviões e misseis disponíveis para gastar a esmo.
O Rússia é basicamente um exército grande porém incompetente, mas com armas e munição para suprir esse defeito. Vencem a guerra mas a custa de perder milhares de soldados praticamente de graça.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

EUA tem armas e munições a vontade e sabemos oque aconteceu no Afeganistão e Vietnã, então não é bem assim que funciona .

Continua vivendo de narrativa ai , pq a realidade estamos vendo a destruição na Ucrânia e eles pedindo pra Europa inteira armamentos , pq será né ? Deve ser porquê oque tinha foi destruído .

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
2 anos atrás

na realidade estamos indo para o terceiro mês da guerra e a unica mudança significativa na linha de frente foi as tropas Russas saindo com o rabo entre as pernas do norte da Ucrânia

fora isso, a mídia Russa e vocês tem que vir aqui anunciar uma grande vitoria quando os Russos avançam 3km e tomam uma aldeia com 50 pessoas.

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

“ quando os Russos avançam 3km e tomam uma aldeia com 50 pessoas. “

Não sei se você sabe mas cidades ja foram tomadas ..

Eu não anúncio vitória nenhuma n sou russo e nem ucraniano .. quem coloca bandeirinha da Ucrânia no nome ai é a torcida dos EUA ..

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu jurava que você tinha pelo menos uma descendência da Russia pelo jeito fervoroso que você defende eles…

Aladaf
Aladaf
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Estamos diante de propaganda Russa. Ou eh descendencia, ou eh robo, ou eh QI menor que 95 ou eh dinheiro..Alguma coisa eh..Melhor seria admitir que tem parentes Russos. Alias, a populacao Russa nao tem culpa nenhuma.

Josué
Josué
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

As notícias que chegam agora enviadas pelo Gaulatier (ucraniano) de Severodonestsk diz que os russos estão atacando a cidade de três frentes diferentes.

George
George
Reply to  Josué
2 anos atrás

Imagino que seja outra mega aldeia de 50 pessoas.

Josué
Josué
Reply to  George
2 anos atrás

Não há problema.
É apenas o processo de desmilitarização e desnazificaçao que os russos estão fazendo.
No final da ocupação só resta um monte (mesmo) de cadáveres de ucranianos e material destruído.
E depois, a próxima cidade

Zabumba
Zabumba
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Quanta dificuldade em ler um mapa…a área ocupada pelos Russos equivale mais que a área somada dos países bálticos e dos países baixos ….você acha pouco …não tem como vencer o Urso. Essa OTAN perdeu a narrativa até para os Talibãs povo nômade das cavernas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Seria pq material precisa de manutenção ?

Você n vai usar a mesma máquina ad eternum..

Sem falar que é necessária a superioridade de fogo

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ou porque a munição russa não serve em obuseiros Ocidentais e possui menos alcance e precisão. Quer comparar de novo Guerras diferentes? Slow (kings) o único que vive de narrativa é você se baseando em contos de páginas pro Rússia. Os russos tomaram pau dos Afegaos que na época lutavam a cavalo e derrubavam os Helicópteros russos como se fossem mosca. O Vietna já que vocês gostam de contar como Vitória números de mortos e destruição da infraestrutura pode ser contado como Vitória Americana e a retirada dos americanos se deu após uma vitória esmagadora sobre as forças Vietcong. Já… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slow
2 anos atrás

O que aconteceu no Iraque e Afeganistão?
Os Americanos tiveram estes números de aviões e helis abatidos? E de mortes? E de blindados destruídos por misseis?

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Pelo contrário os deixados pelos americanos ainda funcionam e vai ser usado 🤣🤣🤣 ..

Sem contar que não tinha vários países mandando bilhões pro talibã se defender né ..

Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

A Ucrânia está usando duas estratégias
A do Forte Apache e de Verdun.
E os russos sentando dedo no gatilho.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

A Federação Russa tem tudo para ser um grande usuário de armamentos dos EUA e do Reino Unido.

Thiago
Thiago
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

E o pior é que tem vários vídeos de soldados ucranianos reclamando da qualidade desses equipamentos.
E quendo chegam.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Que eu saiba esse helis pertence a força aérea do Afeganistão, não a usar,

Richard Stallman
Richard Stallman
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os EUA deu tudo isso para eles pararem de encher o saco.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Slow
2 anos atrás

falando em Talibã, parece que o caldo está engrossando para eles, os guerreiros do vale do panjshir iniciaram uma ofensiva, e retomaram várias áreas que estavam sobre controle dos famigerados, aguardemos os próximos capítulos.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

O Iraque e o Afeganistão teve fornecedores de armas pra abater helicópteros e aviões dos EUA como tem a Ucrânia?

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

urss tinha armas e munição à vontade. Mesmo assim perdeu no Afeganistão

Josué
Josué
Reply to  George
2 anos atrás

É, mas está detonando na Ucrânia.
Nunca vi tanta bomba na cabeça dos inimigos.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Lutando mal desse jeito eles ocupam um território pouco maior que o Uruguai..

Isso parece torcedor do Bangu se gabando dos títulos do Real Madrid.

Josué
Josué
Reply to  Slow
2 anos atrás

Recebi vídeo de remanescentes, perfilados, do Primeiro Batalhão de Fuzileiros de Vinnitsia e da 79a Brigada reclamando que foram abandonados sem apoio e tiveram negada a retirada
Saíram a pé por 20 km.
Dos 110 que saíram, apenas a metade chegou
Os caras colocaram a cara no vídeo.
Tinham uns 30 deles.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

A Plandemia do Covid19 mostrou que com disciplina você pode dizer qualquer mentira e não sofrer as consequências.

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Sua torcida não fará Putin vencer essa guerra.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Mas parece que está ajudando no avanço DENTRO do território ucraniano.
Não adianta vc postar dezenas de comentários que só mostra seu desespero.

Slow
Slow
Reply to  George
2 anos atrás

Não é questão de torcida e sim a realidade .

glasquis 7
2 anos atrás

Tá na média do que Putin planejou… É que o ocidente não sabe que as semanas russas tem um mês e 20 dias.

Eu ia tomar meu gardenal mas, se o Putin não toma o dele, por que que eu tenho que tomar o meu?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

Putin nem deve saber que o Moskova afundou e que as tropas recuaram de Kiev.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

É impressionante as semelhanças da capacidades intelectual e visão da realidade do Putin e do Czar Nicolau II, para mim a diferença entre eles é que o Putin não tem a coragem de ir pessoalmente comandar as tropas no conflito como fez Nicolau, poderia ir, os ucranianos estão familiarizados em matar generais, acabariam com a tirania bem rápido.

Augusto
Augusto
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

E olha que eu tinha em alta conta as capacidades militares do Putin. Foi um banho de agua fria a forma que ele está conduzindo essa guerra.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Você acha que as tropas recuaram dê kiev por ordem de quem ? 🤣🤣🤣🤣 meu deus ..

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Russos não recuam. Foi um avanço para trás.

Josué
Josué
Reply to  George
2 anos atrás

Estratégia é assim.
Como os contra-ataques ucranianos que duram três horas e não chegam a lugar nenhum
Voltam para casa.
Agora, eles um monte de território que os russos ocuparam e não conseguem fazer nenhum ataque.
Tá russo para a Ucrânia.
Literalmente.

glasquis 7
Reply to  George
2 anos atrás

É, um avanço pra trás e o General russo deve ser o Maikhev Jhackzonv.

Felipe
Felipe
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Claro, ele não tem um Iphone

Augusto
Augusto
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Qual o problema? Ele deve preferir sistema android, kkkkkk

Zabumba
Zabumba
2 anos atrás

Pois é…na invasão ao Afeganistão muitos desses “que gostam de dar pitaco ” em vangloriar a capacidade , qualidade dos armamentos, doutrinas no campo de batalha , qual o resultado de tudo isso : 2 trilhões de dólares gasto , afegãos em fuga pendurado em trem de pouso dos aviões cargueiros. Olha os Talibãs de chinelo franciscano e Ak 47 sem ajuda externo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Zabumba
2 anos atrás

Sem ajuda? A China armava e financiava os talibãs nos últimos anos. Os EUA sabiam disso igual a Rússia sabe, porém não podiam fazer nada pois tudo ocorria no Paquistão. Já expus aqui que um conhecido meu de jogo online que vem de uma família com fortes ligações com o talibã e que possuem uma fábrica de armas no Paquistão entregava armas encomendadas por empresas chinesas para membros do talibã. Tudo sob os olhos do governo paquistanês. Pois o Paquistão possui interesse mútuo com a China em minar e destruir a Índia, uma briga antiga que existe entre os 3… Read more »

Vitor
Vitor
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Mostra a fonte em que a China armava os Talibãs com armamento chinês ? Só para lembrá-lo a China possui região insurgente mulçumano em seu território.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Vitor
2 anos atrás

Eu disse que era armamento chinês? Releia o que falei, minha afirmação está no depoimento de um fabricante de armas que conheci onde ele fornecia armas ( postada no grupo do jogo onde ele expunha muito do seu dia a dia, incluindo o consumo de álcool que é proibido pelo Islã porém devido a sua família ter influência no governo paquistanês eles tinham regalias negadas a outras pessoas) ao Talibã por meio de compras feitas por empresas chinesas, eram armas fabricadas no Paquistão e não na China! Não precisa lembrar, mas preciso lhe alertar que nem todo mulçumano é considerado… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

É facilmente provável que a URSS e a China financiaram os Vietcongs. Assim como é facilmente provável que os EUA financiou rebeldes na Síria e os Muhajiden no Afeganistão. Como centenas de carregamentos não seriam documentados e nem provados? E muito menos suspeitados e acusados pelos EUA? Os EUA acusou foi o IRÃ de ter financiado o talibã e o Paquistão de ser omisso a presença do talibã em seu território. Se tem provas ou fontes de que a China financiou terrorismo enquanto os EUA estava lá que mande aqui, pois com todo respeito eu acho que isso seria algo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Vitor
Vitor
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Ué ..foi ou não foi fracasso da OTAN no Afeganistão ? Cadê a fonte que o chinês ” Sem ajuda? A China armava e financiava os talibãs nos últimos anos.” Camarada fica ouvindo historinha de amiguinho de jogo eletrônico quanta asneira, cai na real os fatos tem que ser encarada de outra maneira.

Slow
Slow
Reply to  Vitor
2 anos atrás

To esperando até agora essa fonte … pelo jeito ele só entra com sua torcida pra dar deslike, mas não consegue nem provar as m3rd4 que fala ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Slow
Slow
Reply to  Vitor
2 anos atrás

Estou na espera dessa fonte também ..

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Com a ajuda ou sem ajuda, os ucranianos estão tentando um ataque desesperado na região de Izyum na tentativa de tirar a atenção dos russos em Donbass.
O resultado não está sendo nada bom para eles.
Na verdade, um contra-ataque ucraniano é tudo o que os russos querem, pois eles sairão de suas tocas e ficarão expostos à aviação russa.
Os resultados de Kherson, Izyum-1 e agora Izyum-2 mostram que contra-ataques ucranianos são inúteis.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás
Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os americanos não aprendem.
Deixaram bilhões de dólares em equipamentos no Afeganistão que caíram nas mãos do Taliban.
A diferença é que agora está caindo nas mãos dos russos.

George
George
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Ah. Or russos começaram a lutar com armamento ocidental? Discorra mais sobre isso, caro amigo.

Josué
Josué
Reply to  George
2 anos atrás

Vc está muito nervoso.
Postando sem parar
Fique calmo, que os ucranianos vão contra-atacar, recuperar todos os territórios perdidos e ir para Moscou.
Só que primeiro, eles tem de parar o ataque dos russo que continuam avançando.
O resto é lamúria.

Thiago
Thiago
Reply to  George
2 anos atrás

Eles repassam para DPR e LPR.
O problema é que já não tem muitos tanques e blindados ucranianos.
Talvez estejam esperando a chegada dos M113 e dos T-72 poloneses para poderem exercitar

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

kkkkk boa fonte

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Zabumba
2 anos atrás

Invasão é uma coisa, enfrentar guerrilha é outra totalmente diferente.

A Russia ainda está enfrentando forças convencionais da Ucrânia. a dor de cabeça para eles só está começando

Thiago
Thiago
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

A única guerrilha bem sucedida foi no Vietnã.
A Ucrânia está sofrendo muitas perdas, inclusive de territórios.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Jura? eu não vi esse mapa mudar já tem mais de mês https://liveuamap.com/

Caerthal
Caerthal
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Guerrilha com inverno a -15 graus não tem muita graça não.

Thiago
Thiago
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Até teve na 2a GM.
Mas os caras vieram da Sibéria.
Gente braba.
Não os frágeis ucranianos.

Augusto
Augusto
Reply to  Thiago
2 anos atrás

“frágeis”, os caras estão enfrentando a segunda maior militar do planeta e estão dando trabalho para eles e você chama os caras de frágeis? Queria ver você lá no meio, se não ia se borrar inteiro.

Com relação a guerras de guerrilha, elas existem a séculos (Cesar teve que lidar com esse tipo de guerra de forma brutal) e dão muita dor de cabeça para os invasores. Tivemos vários exemplos de guerras de guerrilha bem sucedidas no século passado como no Vietnã, Afeganistão (tanto contra os russos quanto os americanos), Iraque e até mesmo na Ucrânia e Bielorrússia na SGMII.

George
George
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Você está afirmando que os vietnamitas não tiveram grandes perdas? Acho melhor você rever alguns livros de história.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Enfrentar guerrilha significa que você ganhou a guerra convencional. Começamos então a concordar.

Thiago
Thiago
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Exatamente.
Os ucranianos não têm condições de enfrentar os russos em campo aberto.
Eles tinham 600 mil homens e já vão para a quarta convocação devido às enormes perdas
Os russos com 150 ainda nem saíram do status de operação especial.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Zabumba
2 anos atrás

Você como entusiasta russo que é, saberia quanto custou a cruzada russa ao Afeganistão nos anos 80?

Varg
Varg
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Eu sei, custou a existência da URSS

George
George
Reply to  Varg
2 anos atrás

E agora vai custar a existência do Putin.

Augusto
Augusto
Reply to  Varg
2 anos atrás

E o status de superpotencia junto.

Vitor
Vitor
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Na ocasião era URSS e não a Federação Russa a Ucrânia também participou da invasão como os demais países que se tornaram independente após o desmantelamento da URSS.

Thiago
Thiago
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Os números mais conhecidos são os americanos .
Custou 2 trilhões de dólares e é considerada a guerra mais cara da História.
E os americanos saíram, literalmente, correndo debaixo de tiro dos talebans.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Zabumba
2 anos atrás

Prezado, comparar uma guerra convencional com uma guerra de guerrilha simplesmente não faz sentido. Os exemplos mais próximos da situação Ucraniana que os americanos enfrentaram foram as duas Guerras do Golfo e todos nós sabemos como elas terminaram para o Iraque.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Silent Eagle
Silent Eagle
2 anos atrás

Se for confirmado mais um duro golpe na marinha da Russia, moscou vai pro fundo do mar igual moskva, ardendo em chamas kkkk.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Silent Eagle
2 anos atrás

Duro? É uma perda irreparável!

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Com certeza amigo, que venha a afundar outros que ousarem a passear por lá.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

A Marinha dos EUA deve estar coçando a cabeça e pensando em quando eles investiram em alvos de superfície…

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Silent Eagle
2 anos atrás

Nos próximos capítulos, vejo choro e ranger de dentes, dos russos, que aqui postam!

Last edited 2 anos atrás by Gilson Elano
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Silent Eagle
2 anos atrás

Espero que os russos coloquem este aviso nos seus maços de cigarros.

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

kkkkkkk boa rodrigo kkkkk

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Se a Rússia colocar mais 150 mil homens , acaba em duas semanas.
Papo furado.

Mercenário
Mercenário
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

O problema é que estão com 75% dos BTG’s disponíveis e pouco avançaram no país vizinho, com o qual compartilham uma extensa fronteira terrestre sem grande obstáculo natural.

Se isso não é fracasso militar, não há outro exemplo mais claro para a definição.

A Rússia está enterrando seus soldados e seus equipamentos no solo vizinho.

Luciano
2 anos atrás

A economia Russa não aguenta 2 anos de sanções, vai quebrar muito antes disso.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Isso significa que você já encontrou uma solução para o problema energético da Alemanha, Hungria, Rep Tcheca, Eslováquia e Austria. Quem seba se eles pararem dessa mania de banho quente?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Bom, mas dizem que o europeu não gosta de tomar banho mesmo né?!

Augusto
Augusto
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Sei não se vai ser só a economia Russa que vai pro saco.

Niicolas_SS
Niicolas_SS
2 anos atrás

Rússia peida na farofa antes. Meu palpite é que passado 9 de maio ou mais alguns dias, a Rússia vai sinalizar para um acordo. Se continuar assim, além de ficar sem economia, vão ficar sem um exército nem pra desfilar.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Niicolas_SS
2 anos atrás

Rapaz, com comentários desse quilate logo a Rede Goobels chama você com comentarista internacional.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

A Russia se enfiou em um atoleiro que só vai sair se ela recuar e voltar pra casa.

Olha outra foto do T-90M que virou sucata numa tentativa fracassada dos Russos de tentarem retomar uma cidade que os Ucranianos recuperaram em Kharkiv

Leonardo
Leonardo
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Tanque nenhum no mundo iria resistir , não há demérito nenhum em perder esse T-90M. O melhor leopard seria destruído com fogo de artilharia igual este T-90M.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

O problema é que a frota de T-90M da Rússia é pequena (pouco mais de 40 unidades) e ele é o blindado mais moderno disponível no inventario russo, o armata ainda não está completamente adotado e tem sua produção lenta afinal possui componentes externos.

Ou seja estão perdendo o veiculo mais moderno que tem à disposição e isso nunca é bom já que a reposição é custosa, ainda mais num cenário de sanções econômicas.

Felipe
Felipe
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Perderam 1 T-90M apenas. Lembra dos Turcos quando inventaram de atacar os Curdos na Siria uns anos atrás, perderam mais de 10 Leo 2A4/5 em um dia.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Proporcionalmente a perda russa é mais significativa.

O leopard 2 é o mais moderno tanque no inventario turco mas eles tem em grande quantidade 340, já os russos tem pouquíssimos T-90M.

Assim a perda de uma ou duas unidades é uma redução significativa da frota desse modelo (pouco mais de 40).

glasquis 7
Reply to  Felipe
2 anos atrás

Mas isso aí que tu posta foi turco fazendo turquicie.

paulotd
paulotd
Reply to  Felipe
2 anos atrás

A Rússia nem quer esse tanque. Ela prefere o T-72 B3 é barato e eficiente.

O T-72 B3 custa 500 mil dólares zerado de fabrica. Mas a maioria da.rirussia são T-72 soviéticos modernizados pro padrão B3, com ok Kontakt+5 e ópticos e eletrônica aprimorada

Um Leopardo 2 A6 custa 3 milhões de dólares. Rússia faz 6 tanques pelo preço de um ocidental.

paulotd
paulotd
Reply to  paulotd
2 anos atrás

O T-72 tem uma blindagem de 300. Mm de aço na torre, + Kontakt-5 reativa , ele tem uma proteção média de 800 mm de rhas na frontal e 500 mm nas laterais. Ponto fraco é a parte superior, mas as gaiolas ajuda. Javelin penetra até 800 mm rhas em impacto direto sem gaiola, frontalmente o t-72 aguenta o Javelin, mas de lado ou pelo alto não. Mas o Javelin, um míssil, custa 130 mil dólares, kkk.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Os bots vão ao êxtase com essas matéria da mídia pro nato, kkkkk, que a fracassou, que não vai aguentar, bla bla bla enquanto isso Z bate U apanha, apanha, apanha, perde terreno e apanha e é aplaudido pela nazotan.

Vitor
Vitor
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Vdd. aos desavisados ficam com histeria com propaganda de guerra.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Eu não sou bot e acho muito legal um país mais fraco, resistir tanto a uma invasão tão covarde e sem sentido por um país dito a segunda potência militar do planeta, com as suas FFAA ditas imbatíveis, comandadas por um Presidente dito gênio da estratégia militar, política, geopolítica e para não esquecer do Xadrex 100D.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Bicho compra glacial pega biluzito e assiste dói menos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

E ai velho mais um navio pro saco..

As grandes ofensivas não passam de constantes avanços e recuos..

Explica ai pra gente o que está acontecendo..

O mundo não consegue ver este show e massacre que vocês falam.

Não da nem para o Southfront, ficar distorcendo a realidade, afirmando que é extremamente bem sucedida uma “operação especial” que já deveria ter terminado há mais de 2 meses.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Já começou a beber cedo né, ja começou começou ver coisas, qual navio mesmo?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Deve ser imaginação minha…

Ele está em segurança junto com o Moskva

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A minha criatividade esta em baixa ainda estou esperando me dizer qual foi o outro navio além do Moskva, só falta ser o Admiral Flota Sovetskogo Soyuza Kuznetsov.

George
George
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Esse aí não sai do estaleiro. Justo no momento que a Rússia mais precisa dele.

Augusto
Augusto
Reply to  George
2 anos atrás

Ainda bem né que ele não está no mar negro, vai que da uma zica igual o Moskva e ele vira submarino também.

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Outro submarino para a frota do mar negro, kkkkk.

Thiago
Thiago
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não adianta nada vc falar de tanque destruído e navio afundado enquanto vc está perdendo territórios e a guerra.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Vocês passam o dia falando que a Ucrânia está perdendo territórios..

Está perdendo pessoal

Está perdendo material

Mas eu olho o mapa e n vejo uma mudança que seja, que justifique este massacre todo.

Blindados e navios são material caro e que precisam de pessoal e dinheiro para manter.

A Rússia cada vez tem menos recursos.

A chave era a vitória rápida, ela n veio e agora os ucranianos vão sangrar a Rússia, com ajuda do Ocidente até os russos piarem. O quanto vai demorar, vai depender da teimosia do governo russo.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Quem fala o dia todo que a Rússia e está perdendo tanques ,caças e defesas aéreas é a mídia ocidental..

Só que eu não vi eles pedir ajuda militar pra ninguém diferente da Ucrânia, que está ganhando a guerra porem todo dia cai uma cidade e estão implorando por ajuda militar.

Que vitória é essa que as tropas inimigas continuam avançando e destruindo o tudo ? Acorda pra realidade ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Todo dia eu ouço que a Rússia avançou 50km. Aí olho no mapa e ela ganha 5km e perde 3.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Já pediram pessoal sim, para aquele monte de paisecos que representam a escória do planeta para ajudá-los.

Acorda pra realidade.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Manda 1 notícia ai sobre ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás
Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Realmente Rodrigo, eu olho o mapa todo o dia e ele parece igual tem umas duas semanas. Eles devem estar avançando uns 2km por dia.

Mercenário
Mercenário
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Thiago Kings,

A Ucrania está resistindo muito mais do que o esperado.

A destruição do material inimigo bem demonstra a resistência.

O conceito de “perder a guerra” é relativo. Muitos sustentavam que em alguns dias estaria resolvida a favor dos russos.

Mas a Rússia mostra sua incompetência contra um vizinho com pouco material bélico de ponta (no início somente armas portáteis doadas pelo ocidente), parca força aérea e praticamente sem marinha.

Nunca esqueça que a guerra para os russos é literalmente “do lado”. E está sendo um fracasso, pelo tempo e pelas perdas materiais e humanas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Ta uma maravilha de assistir mesmo, tem que registrar tudo, o fracasso estrondoso da Russia é algo que tem que ser registrado por toda a eternidade.

Imagino a vergonha que os Grandes Generais da historia sentem ao verem as ações da Russia nessa Guerra.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Pois é deve ser por conta do câncer e porque não iphone.

Augusto
Augusto
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Inclusive alguns russos como Zhukov e Koniev, devem estar se revirando no tumulo deles.

Luis
Luis
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Chora neném

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/03/11/congresso-dos-eua-aprova-orcamento-com-us-14-bi-para-ucrania.amp.htm

Porque será que resiste né ? Fica fácil com ocidente enfiando bilhões em armas ..

Já pensou se fosse assim no Afeganistão? 🤣🤣🤣 nem precisou de alguém injetar armas lá pra expulsar os EUA ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Então é só os ucranianos desistirem e se juntarem a próspera e feliz federação russa…

Pq será que eles não querem ?

Como eu digo..

Só vocês aqui do Brasil, que a mãe leva toddynho e bolacha com requeijão na cama, querem isto.

Josué
Josué
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não desanime, mas a Ucrânia já era.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Josué
2 anos atrás

Da um motivo real para esta sua afirmação, sem narrativa do Southfront.

George
George
Reply to  Josué
2 anos atrás

O Ucraniano sabe porque está lutando e não vai desistir. O russo nem sabe o que está fazendo lá.

Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os EUA estão considerando que a Rússia vai ocupar o leste e o sul da Ucrânia.
Isso não tem mais jeito para a Ucrânia e
A reação deles e da Alemanha anunciada foi: não vamos reconhecer.
Será que Putin liga pra isso?

Slow
Slow
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Putin ta cagando e andando pra reação da Alemanha 🤣🤣🤣

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Como o mundo ta cag… pra reação do Putin, faz até sentido..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Não é oque parece ..

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

É sim. Olha a quantidade de país que apoia a Rússia. Síria, coreia do norte e eritreia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Até onde eu me lembre os russos já estão no leste e no sul da ucrânia há anos..

O que mudou agora ?

Thiago
Thiago
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O território ocupado triplicou.
E vem mais por aí.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Triplicou ? ahahahaha

Matemática n e para vocês mesmo.

George
George
Reply to  Thiago
2 anos atrás

O ucraniano já bateu o pé e não vai entregar o país. Será que a Rússia conseguir conquistar? E depois ela vai conseguir manter?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Thiago
2 anos atrás

vão reconhecer o Putin como um criminoso, isso sim

LUIZ
LUIZ
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Mais fraco com os dando assistência militar desde 2014. Desde 2014 os EUA vem treinando e armando os ucranianos. E agora monitora e da informação das posições russas. Essas embarcações foram atacadas diretamente com ajuda dos EUA. Sem os EUA a Ucrânia não teria condições desse tipo de ataque.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  LUIZ
2 anos atrás

Os russos, estão fomentando com armas e dinheiro o ínfimo movimento separatista desde antes disto…

Agora não entendi a sua choradeira…
O Ocidente n é fraco e povoado de marica ? Era para os russos estarem passando o babão na cara dos EUA, da Ucrânia e da OTAN.

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Então você torceu pro Iraque também?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Saddam Hussein e família eram loucos e sádicos..que apodreçam no inferno

Mas eu n invadiria o Iraque, sem antes resolver a questão Afegã

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Cadê o avanço gigante dos Russos? Não tem ! Vocês postam mapas que a própria Rússia desmente depois. Vocês alegam que a Ucrânia foi destruída, porém não avançam 1 palmo sem perder equipamentos.
Ah faz o favor vai trabalhar.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

“ não avançam 1 palmo sem perder equipamentos. “

Os equipamentos são indestrutíveis ?

Esse avanço não é em palmos e sim em cidades que inclusive cada hora cai uma .. e as que a Ucrânia retoma é porque as tropas russas se retiraram .

Last edited 2 anos atrás by Slow
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Segundo vocês sim..

Equipamento ocidental todos lixos, que só servem para exibição.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu não tenho dúvida de que funciona a questão é que o rolo compressor tá sem freio ..

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Concordo. Descendo ladeira baixo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tá se vendo, pelo tanto de blindados russos que caem na lama e n saem mais.. ahahaha

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
2 anos atrás

Vai mentir lá na Chechenia, cada hora cai kkkkk contam até vilarejo com 50 habitantes como cidades agora?

Você só se retira de uma cidade por 2 razões uma a retaguarda avançou e te substituiu ou o inimigo atacou e retomou. Como os Ucranianos estão tomando o caso é da tropa russa recuar por derrota.
Entendeu? Não se sai de uma cidade tomada sem que a linha da retaguarda avance, isso é o procedimento padrão para qualquer guerra. Se estão se retirando é porque não podem manter ou foram expulsos.
É melhor você mudar sua narrativa.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Como está Mariupol mesmo ?

Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

Mariupol agora está com ensino em russo e só aceitam rublo.
Em breve, o famoso plebiscito para incorporação à Rússia.

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu que pergunto. Terceiro mês de guerra e não tomaram 100% da cidade. Vergonha.

George
George
Reply to  Slow
2 anos atrás

O problema é o seguinte. Os russos não tem como substituir esses equipamentos. Perdeu perdeu. Já a Ucrânia recebe material novo dia e noite do Ocidente.

Slow
Slow
Reply to  George
2 anos atrás

Os russos não tem como substituir ? 🤣🤣🤣🤣

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ah mano nem desenhando os bots conseguem captar a figura, estão loop, sabe aquela azul do win 98, é igual.

Josué
Josué
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Também estamos esperando um ataque ucraniano.
Eles só perdem cidades
Todo dia uma é ocupada pelos russos.

George
George
Reply to  Josué
2 anos atrás

Leia o texto acima. Aí você entenderá porque os ucranianos não atacam. Pessoal comenta aqui sem ler. É dose.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Lembrei do seu comentário dizendo que só acreditava na notícia da moska quem usava chapéu de alumínio.

A dura realidade não lhe ensinou nada ainda?

Josué
Josué
2 anos atrás

CNN, Washington Post, BBC, New York Times, CNN de novo?

George
George
Reply to  Josué
2 anos atrás

Melhor do que “vozes da minha cabeça”. Não gostou? Muda de canal e deixa o pessoal em paz aqui.

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Do jeito que essa guerra está indo, em dois anos a Ucrânia estará lutando usando crianças com suas espadas de Jedi.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Outro sistema Anti-Aéreo Russo destruído pelo Bayraktar https://mobile.twitter.com/UAWeapons/status/1522525618432315393?cxt=HHwWgsC4gfe-jKEqAAAA

Esse foi em Snake Island

antes que a torcida venha chorar, da uma olhada no link, ele é imparcial, posta as perdas registradas tanto pela Ucrânia quanto a Russia.

O Curioso é que esse sistema foi derrubado do lado de um centro de contra medidas eletrônicas da Russia.

E pensar que isso era pra enfrentar as medidas de SEAD/DEAD da OTAN

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Eu não queria te desanimar, mas os próprios ucranianos admitiram que os russos estão atravessando o Rio Donets e estão atacando a cidade de Severs.
Se confirmado, isso representa que os russos chegaram a uns sete ou oito quilômetros de fechar o cerco a Severodonetsk/Lichiansk.
Eu não diria que a situação ucraniana lá é grave.
É desesperadora.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

fonte: vozes do além

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Victor eu sigo esse site já faz um tempo mostra os dois lados mesmo, as perdas russas e ucranianas, mas o que tem de equipamento russo sendo destruído e capturado pelos ucranianos é incrível, antes que vem os putinetes e torcidas vangloriar equipamento russo e falar alguma coisa, e Ucrânia também está sofrendo baixas os dois lados estão sofrendo, só para relembrar quem ataca sofre mais perda quem defende já luta em casa e conhece bem o terreno fora a moral e ajuda que está recebendo dos aliados. enquanto vejo só os russo falar que destruiu um dia centenas de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Silent Eagle
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

E outro S-300 ucraniano destruído na região de Izyum.
Não se sabe a origem desse novo sistema destruído, mas no ‘bombardeio de saturação’ uma das munições atingiu em cheio o sistema ucraniano.
A explosão foi grande, o que atesta o êxito do ataque.

https://t.me/partizan1941/20345

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

‘Se entrar em um impasse, Putin reivindicará o sucesso seguido de uma ocupação brutal do território ucraniano que ele controla.’

Aí, eu concordo.
Só discordo da ‘ocupação brutal’.
E quanto mais a Ucrânia demorar a se render, mais território perderá.

Gilson Elano
Gilson Elano
2 anos atrás

Com essa informação da fragata russa, atingida por mísseis Neptune, começo a achar que os ucranianos vão aprontar uma, na data comemorativa militar mais importante da Rússia. Aguardem cenas dos próximo capítulos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Se alguém tiver ai daquela que apanha posta ai para fazer comparação.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

só trabalho com fotos e vídeos, se não tem foto ou vídeo provando então os números é inflados.
No mais tá chegando a 3.5k as perdas comprovadas dos russos em equipamentos.

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-equipment.html?m=1

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Concordo welligton não da para basear em numeros em nenhum dos lados pq mentem, simples com vídeos e fotos já da para se ter noção de como estão decorrendo as coisas.

Thiago
Thiago
Reply to  Silent Eagle
2 anos atrás

Só podemos acreditar em fotos que possam comprovar o fato, tipo soldados russos posando em frente a um prédio ou monumento típico de uma cidade ucraniana.
De resto, muita manipulação.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

E dos ucranianos você sabe me dizer ?

Os números deles é tão bom que eles escondem .

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os números ucrânianos é igual certas coisas aqui no Brasil, provavelmente também tem sigilo de 100 anos…🤷🏻‍♂️
O fato é que atualmente quase ninguém fala dos números ucrânianos nessa guerra, parece que só os russos tem perdas, aí vira briga de torcidas, aí complica.

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Verdade, os únicos números que falam é dos refugiados a coisa está tão boa lá que já são mais de 4 milhões ..

Thiago
Thiago
Reply to  Slow
2 anos atrás

O que estamos lendo é que os ucranianos não estão levando os cadáveres de seus mortos e nem admitem sua devolução pelos russos.
E por dois motivos.
Primeiro para não sensibilizar a população com as enormes baixas
Depois, para dificultar os pedidos de pensão de familiares dos mortos.
Está difícil a vida para os ucranianos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

E mesmo tomando este pau todo os russos não conseguem concluir a “operação especial”, você não é tão limitado assim para desconfiar que tem algo errado.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Você é tão inteligente me diz ai como a Ucrânia ganhando a guerra a Rússia continua avançando e tomando cidades ? E não pediu ajuda militar pra nenhum país já a Ucrânia ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pega o mapinha e atualiza todo dia..

A frente russa vai pra frente e pra trás todo dia…

Entendeu ?

O avanço pelo nro de perdas é desproporcional.

O outro lado perde material tb, mas tem praticamente o planeta todo para repor e a Rússia não.

A qualidade do material ucraniano vem melhorando com a chegada do Ocidental..

O equipamento russo, continua o mesmo festival da guerra fria com uma ou outra coisa mais moderna.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O Rodrigo parece que vc na ânsia de ficar polemizando o obvio esqueceu de ler a postagem, primeiro fica reverberando o conteúdo da globonew que a Russia não esta tendo êxito nos seus objetivos mas não consegue entender o fato que o Donbas aos poucos vai deixar de ser território da Ucrânia e segundo na mesma linha do editoriais pro midia, globo, band, cnn, que a Rússia teria prazo para concluir seus objetivos na Ucrânia, coisa que os Russos em nenhum momento cogitaram quanto tempo iria durar essa operação, á não ser esse tal Mike que acha que vai 2… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Tá bem aos poucos mesmo hein ? Chegaram lá em 2014… 8 anos e nada..

Eu n assisto midia desarmamentista, mas você sabe tudo que passa na Globo e na Globonews. É vontade de sofrer ou é fã enrustido ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Deve ser por isso que vcs estão sofrendo vendo a Z batendo U apanhando, agora vai la pega a Belco e torresmo e deixa as lagrimas cair e depois vc pode desabafar, eu fui enganado sniff sniff eu acreditei sniff sniff

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

com essas perdas todas e a Ucrânia ainda tem brigada blindada em atuação

Last edited 2 anos atrás by Victor Filipe
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Quem diz isso é o MD Russo falta do MD da Ucrânia

Leonardo
Leonardo
2 anos atrás

Bm30 smerch destruindo S-300 da Ucrânia.
https://youtu.be/2RfKZEkrVsA

Gilson Elano
Gilson Elano
2 anos atrás

Depois dessa trapalhada toda, estimo que a Rússia vai levar uns 30 anos pra desenvolver, testar e aplicar uma nova doutrina de combate, haja vista, a atual ser um fracasso. Mais um ralo de dinheiro a ser gasto, de onde vão tirar esse dinheiro, não sei!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Na conjuntura atual a Rússia nunca mais se recupera das perdas que teve. Isso porque os efeitos a longo prazo das sanções e perdas de equipamentos e militares tornam a recuperação muito mais longa e desgastante. O que Putin está fazendo é destruindo a Rússia ao invés da Ucrânia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

O problema é que isso tem pouco significado. Basta ver Cuba e Venezuela…
Desde que tenha o apoio popular. E são tantos anos de propaganda do medo que duvido que haja alguém que possa mudar a situação.

George
George
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Na verdade o significado é bem grande. Depois da Ucrânia a Rússia não terá material militar para invadir qualquer outro país.

Thiago
Thiago
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Vc tem andado muito preocupado com a situação da Ucrânia e postando toda hora.
Está parecendo aquele Casemiro.
Fique tranquilo que as coisas vão melhorar.

George
George
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Putin está desmilitarizando a Rússia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Como sempre vai ser às custas dos cidadãos Russos. Vamos perguntar se querem desenvolver torpedos nucleares ou gastar esse dinheiro no desenvolvimento económico e industrial do país…

Satyricon
Satyricon
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Gilson, concordo. A atual doutrina russa é uma variação da doutrina original soviética, que se apoiava no uso maciço de tudo, pessoal e equipamentos. Prioriza quantidade sobre qualidade. O problema é que a realidade russa, hoje, mudou, e as sanções vão mudá-la ainda mais. As forças armadas russas são hoje uma fração do que foram as soviéticas, e essa doutrina se mostra claramente inadequada. Essa guerra obrigatoriamente forçará uma revisão dessa doutrina, que deve se aproximar muito da européias, de forças mais enxutas, ágeis, eficientes e mais tecnológicas. Será uma nova era geopolítica, pois a Rússia nunca mais terá a… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Satyricon
2 anos atrás

“mais enxutas, ágeis, eficientes e mais tecnológicas”, mas foram isso que eles tentaram fazer ao criar seus BTG’s. Tudo que faltou nessa guerra foi justamente a quantidade, ataques massivos priorizando a guerra de movimento, os russos estão tentando fazer mesclar a doutrina soviética de ataque massivo usando seus BTG’s que são muito limitados em sua estrutura de combate. São unidades pequenas que tenta congregar tudo o que é possível em uma unidade do nível brigada e divisão em uma unidade de batalhão. Elas não tem poder de fogo suficiente para manobrar com eficiência no campo de batalha de forma autônoma… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

A doutrina de combate da Ucrânia tem sido posição de terra fortificada e trincheiras.
Não é difícil ver, mesmo porque os vídeos mostram, que tem sido a alegria dos artilheiros russos .
E tristeza do serviço funerario, porque os ucranianos não levam nem seus mortos.

Professor
Professor
2 anos atrás

Uma coisa é avançar no terreno, atacando posições inimigas, onde o mínimo segundo os manuais é ter vantagem de 3 contra um. Os russos não possuem esta vantagem HOJE e convocar reservistas em massa ia ser muito impopular, mesmo para Putin. Ao que parece, a Rússia adaptou e mudou seu plano, vão eliminar o acesso ao mar pelos ucranianos, garantindo pobreza e falta de recursos ao país pelas próximas décadas. Vão criar um ou vários estados fantoches no Donbass e no Sul, declarar vitória e oferecer uma trégua, talvez parecida com a do paralelo 38 entre as Coréias. Vão se… Read more »

Gilson Elano
Gilson Elano
Reply to  Professor
2 anos atrás

Baseado nisso, então fica a lição para todos os países que puderem fazer. Desenvolver armas nucleares, mesmo as de baixa potência, como forma de sobrevivência. A Rússia com ações e palavras, jogou o mundo em uma provável corrida por armas nucleares.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Professor
2 anos atrás

Tá mas como eles vão consolidar território se as posições russas dependem de uma infraestrutura de logística que não tem na Ucrânia, as bitolas de trens russos não cabem nas ferrovias Ucranianas, o transporte é feita por meio de caminhões. Tornando inviável qualquer abastecimento das linhas de frente em tempo hábil. Fora que o caixa russo está a se esvaziar pois mesmo que usem um low cost na guerra estão a custar bilhões dia a brincadeira se for considerar embargos + gastos militares. Os russos na linha de frente não vão conseguir ficar sem um abastecimento constante pois vão ter… Read more »

Silent Eagle
Silent Eagle
2 anos atrás

Nova operação especial.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Pergunte para o cidadão ucraniano que não está com a menor vontade de ser um satélite da URSS se ele se importa com isto.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Já levantou a bandeira da OTAN hoje ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Bandeiras para mim só do meu país e do Santos..

E as suas quais são ?

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Gosta tanto do seu país e ta ai na torcida dos EUA ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Torço para um país menor que foi invadido sem motivo por outro país maior.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Rodrigo, é o mesmo caso da justificativa que você estava dando esses dias sobre a invasão americana no Afeganistão, pergunte para o cidadão afegão que estava levando bomba na cabeça se a bomba que estava caindo é de uma invasão “justa” ou não justa, se é americana ou russa, se vale ou se não vale, provavelmente ele também não vai se importar com isso.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

O Talibã usa do mesmo expediente do Hamaz e do Hezbollah de se esconder no meio da população civil. Pequena diferença Os afegãos que não eram e não são do Talibã e acredite são uma parte considerável do país, são contra o Talibã e lutam contra ele. Para o Afegão normal, destruir o Talibã era uma boa. O problema do Afeganistão é que eles não tem o sentimento de nação, por isto muitas destas regiões brigavam e brigarão entre si, o que facilita o trabalho do Talibã e acaba qualquer trabalho de constituir um Governo central. Foi ai que os… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Mas eu não disse que o povo era a favor do talibã, mas justificar que apenas os inimigos dos EUA se escondem entre os civis aí já e muita ingenuidade, tu é mais inteligente do que isso Rodrigo.
Quanto ao tentar colocar o Afeganistão nos trilhos, esquece, aquele povo nunca vai aceitar uma forma diferente de vida, seja qual for o país a tentar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Velho..

Na sua cabeça o piloto americano ou da coalização vai e soca uma JDAM em cima de uma casa cheia de civis, pq ele é mau, so pra matar um monte de afegãos e sair rindo ?

Você conhece o protocolo de lançamento de armas aqui do Ocidente ?

Da uma pesquisada ai você me fala..

Erros de inteligência que ocasionam mortes de civis acontecem, infelizmente mas dai a dizer que são deliberados é outra coisa.

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

“O Talibã usa do mesmo expediente do Hamaz e do Hezbollah de se esconder no meio da população civil.” Isso e justamente a narrativa dos russos nessa guerra, que os ucranianos estão usando a população civil como escudo humano. Inclusive o próprio Zellensk logo no começo da guerra conclamou a sua população para combater os russos.

“Erros de inteligência que ocasionam mortes de civis acontecem, infelizmente mas dai a dizer que são deliberados é outra coisa.” Os russos também alegam a mesma coisa também.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Augusto
2 anos atrás

São as desculpas padrão das potências e de seus passadores de panos!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Rodrigo, eu nunca disse que era deliberado ou que os americanos davam risada quando matavam um afegão, mas o fato é que os americanos mataram milhares de afegãos inocentes, não tem como negar, se foi erro de inteligência não faz muita diferença, o familiar da vítima não quer saber se foi um erro americano ou um ataque proposital russo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

E onde você quer chegar com isto ?!

paulof
paulof
2 anos atrás

Não diverge das analises russas que essa guerra pode passar desse ano, a questão é o que o Luciano colocou, a economia aguenta, afinal quanto mais passa o tempo mais firme é a opinião europeia de trocar a matriz energética, não duvido que a Exxon acelere o desenvolvimento dos campos da Guiana, e finalmente o Biden libere o gasoduto Canadá/golfo do México. Fala-se muito nas redes russas em um corte de gás para a Finlândia. por causa do pagamento em euros e não em rublos, bem pelo que parece a dependência é pequena, segundo dados que vi 6%, não sei… Read more »

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Todos sabem que a Rússia está atacando, avançando, destruindo muito material ucraniano e causando muitas baixas ao inimigo.
O problema é que está um pouco lento e o pessoal quer ver mais ação.

George
George
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Está tão lento que em alguns casos os russos até perdem território.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Os caçadores russos já neutralizaram 93 oficiais, comandantes de unidades e grandes unidades, isso somente na primeira fase da guerra. Notícia que vazou do próprio EM das milícias ucranazis….

Vitor
Vitor
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Esse papo que mataram vários generais russos é propaganda do ocidente para preparar a mídia local… o que vem pela frente são de fato os comandantes da OTAN travestidos de soldados ucranianos sendo rendidos na usina … quero ver o vexame da OTAN.

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

A Ucrânia vai se preparar melhor nos próximos 8 meses.
A Rússia também.
A grande questão será como a Ucrânia fará para manutenir uma linha tão grande e diversificada de equipamentos enquanto a Rússia só depende de seu próprio material.
Isso me traz a memória a Índia e todo terror que deve ser o parque de manutenção deles.
Ganhar guerra não é só treinar tropa e receber equipamentos. Manutenção é fundamental. Talvez isso se torne mais um problema para eles além dos russos.

George
George
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Alguns países já estão fazendo manutenção de veículos de origem soviética da Ucrânia. Tem acordo com a Eslovaquia por exemplo.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

Esse general Mike Repass é bem lúcido e coerente, disse várias verdades, mas segundo um pessoal da trilogia a Ucrânia está vencendo a guerra, e sabemos que não é bem assim, e para treinarem novos combatentes ucrânianos vai levar um certo tempo de seis a oito meses, não é tão fácil como dizem por aí.
O general é americano mas não é lunático e torcedor como uns “entendidos” aqui da trilogia, é um general realista que se atenta aos fatos, é um general de verdade.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
George
George
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Concordo com você. O texto é bom. Colocou a situação como ela é. A gente não vê texto assim por aí.

rfeng
rfeng
2 anos atrás

A impressão que da pelas discussões que a Ucrânia vai ser equipada com tanques imaginários, aviões imaginários, etc. A guerra e de desgaste para os dois lados ou a Ucrânia tem milhares de tanques e esta solicitando mais por que quer fazer uma reserva, pra tudo sempre há um limite 1/3 de javelin do deposito americano já gastos (5500) produz 2100 por ano ate quando vai sustentar essa curva, a Polônia enviou 240 T72 para Ucrânia metade (50%) da sua força de tanques, a inglaterra possui apenas 250 Challenger, a Alemanha 300 Leopard 2 e ai vai fornecer pra Ucrânia… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  rfeng
2 anos atrás

A máquina de guerra ocidental é mais potente que você imagina, num piscar de olhos ( não levem ao pé da letra, significa que não vai levar anos e anos para estruturar a fábrica como em outros países) uma fábrica de geladeira começa a produzir tanques. Basta haver a necessidade que os fabricantes simplesmente aumentam a produção.

George
George
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Tem uma coisa importante que o Ocidente tem e a Rússia não. Dinheiro. Com isso você produz armamento. O resto é briga de torcida.

Thiago
Thiago
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

É tão potente, tão potente que está com medo de enviar soldados para a Ucrânia.
A Ucrânia será destruída e o Ocidente ficará olhando
Melhor se conformar

Agressor's
Agressor's
Reply to  Thiago
2 anos atrás

Covardes!

George
George
Reply to  rfeng
2 anos atrás

A impressa que tenho é que a Rússia entrou pelo cano.

Dario
Dario
2 anos atrás

“Antoniokings – 1 mês atrás

Espere a segunda etapa da operação especial
Ela já vai começar.”

https://www.forte.jor.br/2022/04/04/imagens-de-satelite-mostram-que-corpos-estavam-nas-ruas-de-bucha-ha-semanas/

Quando vier, não podemos dizer que não fomos avisados.

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Algo útil que pode ser tirado da entrevista: A Ucrânia não pode vencer os russos e os expulsar, além de estar efetivamente perdendo a guerra. Mas temos aqui muitos que negam isso…

Andre
Andre
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Na verdade está escrito que a Ucrânia pode vencer os russos com um pouco de ajuda.

Outra coisa que está escrita é que a Rússia está ganhando a guerra em um ritmo muito lento e que pode levar 2 anos para assegurar a região de Donbass mesmo tendo apoiado incondicionalmente os separatistas por 8 anos.

Ted
Ted
Reply to  Andre
2 anos atrás

O ocidente joga poker, a Russia e especialista em xadres. O mundo
Esta a beira de uma catastrofe.
Os europeus nao perceberam,
Os americanos ja sabem. 2023, ano da verdade

George
George
Reply to  Ted
2 anos atrás

E o Putin joga xadrez 5D, onde as tropas russas avançam para trás.

Andre
Andre
Reply to  Ted
2 anos atrás

A nova tática de avançar para trás, doando milhares de blindados para os pobres fazendeiros ucranianos está sendo chamada de Gambito do Putin, onde ele entrega milhares de equipamentos e soldados, jogando a aura de poder do exército russo na lama, em troca de um avanço nulo.

O mundo das putinzetes está a beira de uma catástrofe.Sei não se chega a 2023.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

As facções ucranazis estão praticamente exterminadas, o que vemos naquele lugar agora são apenas os mercenários em atuação. Onde são repostos e abastecidos pela otan com armas diariamente…

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

E mesmo assim a Russia não sai do lugar…

George
George
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Qualquer vitória parcial da Rússia agora já poderia ser classificada como derrota.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Não vai ter jeito não, a Rússia vai ter que usar armamento mais pesado para acabar logo com a palhaçada! Essa já não é uma guerra Rússia-Ucrânia, já estamos novamente num ambiente de guerra fria Russo-EUA….Não existe um conflito Rússia e Ucrânia o que existe é um jogo de interesses e a intenção dos Estados Unidos está em sancionar a Rússia e assim travar o crescimento econômico dela. O mundo é cinza, não existe heróis e vilões na geopolítica… Vc que está lendo este comentário vamos pensar juntos, se a otan é formada pela União de várias nações e ela está… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

E vc que lê esse comentário, deve concluir comigo que merece uma negativação.

Ted
Ted
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Questao de meses para primeira arma nuclear tatica. Em solo europeu.
Mundo a beira do abismo

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Infelizmente a Rússia irá manter toda a parte leste sob seu domínio, e também a região de Odessa.

A Ucrânia deve concentrar forças e criar uma linha imaginária exatamente no meio do seu território, fazendo uma barreira quase intransponível para os russos.

Hoje, não vejo motivo para a Rússia continuar uma guerra de mais de dois anos, rumo a Kiev; tendo um desgaste enorme e perdas pesadíssimas. Ao meu ver o custo é mais alto do que o benefício.
Mas como o Putin pensa diferente do ocidente, tudo pode acontecer.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Lições da guerra da Ucrânia que todos aprendemos incluindo a Russia e China e vão replicar nos aliados:
Esquece MBT, o negôcio e ter drones de ataque, mísseis antiaéreos e anti-tanques portateis e misseis de médio alcance capazes de abater drones e misseis de cruzeiro, alias misses de cruzeiro e anti-navios, tenha aos montes, blindados só de transporte de tropa com armas de tiro rápido e defesas reativas, veículos leves e rápidos.

RDX
RDX
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Um exército moderno se vira muito bem com o seguinte: 1.Tropas de 4ª geração (ex: comandos) experientes, motivadas e armadas com fuzis, metralhadoras e armas antimateriais modernas (ex; Spike, AT-4CS, NLAW, Carl Gustav e manpads)….e orientadas por drones portáteis. Um exemplo de tropa de 4ª geração é o batalhão Azov. 2.Drones para Inteligência e aquisição de alvos. ex: TB2 Bayraktar. 3.Artilharia de longo alcance (mísseis de cruzeiro, drones kamikaze, obuseiros AP L52 e MRLS) orientada por drones e radares contrabateria. 4.IFV e APC ágeis e capazes de transportar tropas em ambientes predominantemente urbanos e saturados por artilharia, minas e forças… Read more »

Last edited 2 anos atrás by RDX
Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Você notou que em todos os vídeos divulgados os MBT foram destruídos parados?
Ainda vejo os MBT como extremamente úteis. Porém foram utilizados de forma equivocada pelos russos. Foram expostos a campo aberto e sem nenhuma da infantaria.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Machado
Machado
2 anos atrás

A artilharia Russa está fazendo a diferença no front. Destroçando as posições ucranianas no Donbas. Então acredito que a vitória chegará mais rápido do que pensamos. Cada dia os Russos avançam e conquistam mais cidades e vilarejos. Só não é noticiado nas mídias parciais ocidentais. Mas para os mais esclarecidos que acompanham os canais do Telegram o que se vê é vitória após vitória com corpos ucranianos espalhados nas trincheiras. Zelansky está conseguindo destruir seu país com muita bucha de canhao para regozijo da OTAN (EUA). É senhores após essa guerra o mundo não será mais o mesmo. Glória eterna… Read more »

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Uma forma de ver a questão é imaginar a Ucrânia como um estado que se vendeu ao Ocidente e procurou romper com o seu passado na busca de progresso e segurança. Flertou com situações perigosas e no processo encontrou estagnação econômica e corrupção. Parece ter virado uma ter virado uma terra de ninguém, sem valores sólidos ou ao menos uma liderança lúcida.

Não sei como alguém acredita que eles irão virar o jogo e submeter os russos. Seria um caso singular.

Bueno
Bueno
2 anos atrás
Last edited 2 anos atrás by Bueno