Krasukha-2

Por David Ignatius, colunista do The Washington Post

Entre os erros mais caros da Rússia quando invadiu a Ucrânia estava a expectativa de que dominaria a parte da guerra eletrônica (EW – Electronic Warfare) da batalha. Em vez disso, a Rússia tropeçou e perdeu seu caminho no reino pouco conhecido de interceptar e bloquear comunicações, um elemento cada vez mais essencial do sucesso militar.

O fracasso inesperado da Rússia no campo de batalha eletrônico oferece um estudo de caso sobre o que deu errado para Moscou desde que a invasão começou em 24 de fevereiro. Essas falhas deixaram as forças russas – e até alguns de seus principais generais – vulneráveis ​​a ataques.

“Foi uma combinação de arrogância russa e engenhosidade ucraniana”, argumenta o general da reserva, Ben Hodges, explicando as reviravoltas de Moscou nessa frente. Hodges comandou tropas do Exército dos EUA na Europa de 2014 a 2018 e emergiu como um dos comentaristas mais conhecedores da guerra.

A guerra eletrônica, ou “EW”, é uma das artes militares exóticas que podem ser decisivas no campo de batalha moderno, mas é quase desconhecida do público em geral. O objetivo é atacar um adversário manipulando o espectro eletromagnético – por meio de interferência, interceptação ou alteração de comunicações, radar, GPS ou outros sinais. Esta é a versão do século 21 do que um dos principais cientistas da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial descreveu como a “guerra dos bruxos”.

A vulnerabilidade da Rússia foi vividamente demonstrada no fim de semana passado, quando foi relatado que o general russo Andrei Simonov, um dos principais especialistas em guerra eletrônica de seu país, foi morto em um ataque de artilharia ucraniana em um posto de comando perto de Izyum. O fato de a Ucrânia poder atacar uma posição tão sensível ilustra sua surpreendente maestria em mirar e atacar com precisão.

A Ucrânia aproveitou as comunicações russas, bloqueou seus sinais, cegou sua vigilância e capturou alguns de seus sistemas EW mais avançados, dizem especialistas. Os Estados Unidos e seus parceiros da OTAN forneceram equipamentos e treinamento de EW cruciais. Mas especialistas americanos dizem que foram os próprios ucranianos que adaptaram essas armas de alta tecnologia para proteger sua terra natal.

O sucesso da Ucrânia foi notável em parte por causa da expectativa inicial generalizada entre os comandantes dos EUA e da OTAN de que a Rússia dominaria o campo de batalha eletromagnético nesta guerra. A Rússia construiu sistemas que poderiam, em teoria, criar uma bolha eletrônica em torno de suas forças, cegando efetivamente os adversários. Os comandantes dos EUA temiam que as unidades ucranianas ficassem isoladas e incapazes de se comunicar nessa névoa eletrônica de guerra.

Kiev reconstruiu suas capacidades depois de sofrer reveses durante os ataques da Rússia em 2014 e 2015 ao leste da Ucrânia. O sucesso do EW russo naquela época era deslumbrante, e alguns altos funcionários do Pentágono temiam que isso se repetisse este ano. Mas, enquanto os comandantes russos se preparavam para a invasão de 2022, cometeram dois erros: presumiram que os militares ucranianos não haviam avançado significativamente desde 2015 e ignoraram o impacto dos equipamentos e treinamentos fornecidos pela OTAN.

Os Estados Unidos depois de 2015 começaram a fornecer à Ucrânia rádios L3Harris que não podiam ser facilmente bloqueados, ao contrário do antigo equipamento da era soviética que a Ucrânia usava. Há uma nota de rodapé interessante aqui: os rádios L3Harris estavam entre os equipamentos militares que o presidente Donald Trump reteve da Ucrânia enquanto tentava obter favores políticos do presidente Volodymyr Zelensky em 2019.

Os ucranianos aprenderam a usar essas modernas ferramentas de guerra em uma base de treinamento – conhecida como Joint Multinational Training Group-Ukraine – que foi estabelecida em 2015 pelos Estados Unidos e alguns parceiros da OTAN no Centro de Treinamento de Combate Yavoriv, ​​no oeste da Ucrânia, perto de Lviv . Hodges disse que os comandantes dos EUA aprenderam tanto ao observar os ucranianos se prepararem para lutar em um espaço de batalha contestado pelo EW que revisaram as próprias práticas de treinamento do Exército dos EUA em exercícios em Hohenfels, na Alemanha.

O modo de guerra russo no campo de batalha eletrônico sofre de algumas das mesmas limitações que dificultaram as forças russas em geral, dizem especialistas militares dos EUA. Os sistemas russos são grandes e mais adequados para posições estáticas, em vez da ofensiva móvel multifacetada que a Rússia lançou em fevereiro. Os sistemas russos operaram bem na zona de batalha de Donbas em 2014, e podem repetir esse sucesso na nova campanha de Donbas que começou no mês passado.

A estrutura de comando centralizada e de cima para baixo da Rússia também impediu que suas forças EW fizessem rápidas adaptações; não havia suboficiais russos que pudessem fazer consertos rápidos. E como os russos não tinham total supremacia aérea sobre a Ucrânia, seus aviões EW geralmente permaneciam em território seguro na Rússia e na Bielorrússia – o que limitava a coleta de sinais e as capacidades de interferência.

Container russo do sistema EW Krasukha-4 supostamente capturado pelos ucranianos.

Quando seus sofisticados equipamentos de comunicação quebraram, os russos recorreram a telefones celulares em redes ucranianas, que revelaram não apenas seus planos, mas também suas localizações – permitindo ataques precisos. Outro revés foi a captura pela Ucrânia de alguns dos equipamentos EW mais sensíveis da Rússia, incluindo parte d0 avançado sistema Krasukha-4, que os ucranianos rapidamente tentaram reprojetar e voltar contra os russos.

Quando a história da guerra na Ucrânia for finalmente escrita, o capítulo sobre guerra eletrônica pode ser um dos mais reveladores – e aquele em que a assistência dos EUA foi menos visível e mais útil.

FONTE: The Washington Post

Inscrever-se
Notificar de
guest

191 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wellington jr
Wellington jr
2 anos atrás

O texto só comenta sobre algo já escancarado desde o inicio da guerra quando os primeiros generais começaram a morrer e as ações russas começaram a fracassar. General morrendo em campo significa uma falha nas operações, fracasso geral em todos os níveis.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Os Ucranianos só afirmam, mas não mostram nada de provas. Todo dia eles matam um general Russo….

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Os generais até agora confirmados pelo MD russo desmente sua afirmação…

Bosco
Bosco
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Os ucranianos podem mentir a vontade porque estão utilizando de todas as armas para deter o invasor criminoso e se mentir abala o moral do inimigo, fxda-sw.
Quem é vergonhoso mentir é o psicopata mafioso que escolheu a hora e o lugar para atacar um país pacífico utilizando de narrativas mentirosas e que agora utiliza da enganação para justificar sua incompetência e se agarrar no que lhe resta de credibilidade após ter defecado na sua biografia.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Bosco
2 anos atrás

A questão Ucrânia não é tão simples assim!!
A Ucrânia fazia parte da URSS e a Rússia não ia aceitar que ela faça parte da OTAN, ao bater nessa tecla a Ucrânia foi condenada, eles poderiam ter negociado uma adesão a União Européia e um fim do atrito nas regiões separatistas etc
Não importa o que é certo ou errado, se vc tem um Urso de 500 kg a sua frente não adianta vc falar que o parque é público e vc tem o direito de seguir em frente!!

A6MZero
A6MZero
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Bom a questão é a soberania da Ucrânia em decidir seus aliados.

Os Estados Bálticos mesmo sendo parte no passado da URSS, na primeira oportunidade decidiram pela a Otan, a Polônia seguiu o mesmo caminho.

O fato é que a Rússia invadiu uma nação soberana com objetivo de impedir a mesma de exercer sua própria vontade.

Claro a Rússia e seus partidários vão alegar que estava sob risco, já a Ucrânia e os seus vão alegar que foi um ato criminoso.

No fim o que realmente ocorre é um país sofrendo com uma guerra e todos seus desastrosos efeitos e outro isolado internacionalmente, com a economia paralisada e seu alegado poderio militar contestado por observadores externos.

Manuel Souza
Manuel Souza
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Soberania é bonito no papel. No mundo real manda quem é forte e obedece quem tem juízo. O mundo ficou por um fio na Guerra Fria pq os EUA não aceitou que a URSS colocasse mísseis em Cuba, mesmo Cuba sendo uma nação soberana.

José
José
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Essa é uma narrativa que alguns vendem, que querem que ela seja aceita como verdadeira.
Em 2008 o presidente ucraniano Vitor Yushchenko solicitou a entrada da Ucrânia à Otan, mas nunca foi aceita.
O ditador russo disse que a maior tragédia do seculo XX foi a desintegração da URSS.
O que o tirano russo quer, é a reedição da antiga URSS, e para tanto usa dos mais estapafúrdios pretextos.
Tem gente que acredita

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Spetnaz tomando um vilarejo e uma trincheira ucraniana.
São as melhores forças especiais do Mundo.
Os ucranianos não tiveram nenhuma chance.

https://southfront.org/in-video-18-russian-spetsnaz-in-action-on-front-lines-in-ukraine/

Lemes
Lemes
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Sim, vai sonhando. Com todas as “melhores forças do mundo” e ainda estão levando uma sova na Ucrânia. Imagine se não fossem “as melhores forças do mundo”? kkk

Slow
Slow
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Os dados da Ucrânia não é bom então é melhor esconder .. 😂

Jacinto
Jacinto
Responder para  Slow
2 anos atrás

Se esconder dados indica algo ruim, por que os russos não divulgam oficialmente as suas baixas?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Generais não ficam vivos para desmentir

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

O braziu tá perdendo uma ótima oportunidade para desenvolver esse tipo de tecnologia…

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

Confesso que eu pensei que ia ser um passeio no parque para os russos, e principalmente nessa área mas os ucranianos estão sendo muito engenhosos, a ponta de capturarem até um sistema avançado russo.
Agora a pergunta que não quer calar.
Qual o nível de treinamento que o EB possui na guerra EW?

Augusto
Augusto
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Ou os ucranianos estão sendo muito engenhosos, ou os russos estão sendo incompetentes demais, ou um pouco de ambos.

Matheus
Matheus
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Ce acha que o Bostil tem uma capacidade dessas kkkkkkkkkkkk

Sagaz
Sagaz
Responder para  Matheus
2 anos atrás

“Bostil” é uma ofensa ao seu país? Se vc nasceu nesse lugar e o mantém desse jeito vc é um “bostileiro” então?

Henrique
Henrique
Responder para  Sagaz
2 anos atrás

Assino embaixo! A diferença de países como Ucrânia e Rússia é que errados ou não seu povo é patriota enquanto aqui tá cheio de “vira latas” que não perdem a oportunidade para tentar desmerecer e, inclusive, sabotar o país.
O impressionante é que a maioria dos estrangeiros que vem pra cá (conheço franceses, ingleses, alemães, japoneses etc..) no final parecem mais brasileiros, por admirarem nosso país e quererem ficar aqui, que os próprios brasileiros.

Marcos R
Marcos R
2 anos atrás

onde foi parar aquela tecnologia maravilhosa capaz de paralisar um Arleigh Burke no meio do oceano?

Bosco
Bosco
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

Pelo jeito o raio de terror que faz marinheiros pularem no mar de puro pânico ainda não foi adotado contra os ucranianos que não mostram terem medo dos russos.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  Bosco
2 anos atrás

a verdade é que são equipamentos de segunda linha e ainda sendo operados pelos árabes!

Ops, pera….. é equipamento de primeira linha russo e operado pelos próprios russos no Teatro de operação Russo????

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

E agora, quem poderá os defender??? eioahaeiohaeiohaeioaeo

pangloss
pangloss
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

É um gesto de boa vontade, segundo o Dimitri Peskov, cuja cara de pau lhe garante o cargo de porta-voz do Kremlin.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Boa!!!!!!! Bem lembrado!!!
pânico!! pânico!!! pânico!!!!

Marcelo
Marcelo
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

CALMA!!!
Como falei…não é guerra com beduínos do deserto..
Eu, particularmente acredito que a Russia esta praticando o ENGODO
mandou tudo de “segunda mão”…não abriu o jogo ainda..Os Russos adoram mandar buchas de canhão na frente…ou vcs esqueceram da 2 Guerra?! A quantidade de Mortos Russos?! Eles simplesmente NÃO LIGAM…e ganharam a 2 guerra

AGUARDEMOS A SEGUNDA FASE!
VAI ESCALAR CERTEZA…

Jacinto
Jacinto
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Os russos mandaram as tropas aerotransportadas (VDV) e a infantaria naval. São tropas consideradas de elite, não meras buchas de canhão.

Augusto
Augusto
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Mas ela já não começou? Segundo o Antonio já estão quase no Dniper.

Plinio Jr
Plinio Jr
Responder para  Augusto
2 anos atrás

Segundo o Toinho deveriam estar em Los Angeles uma hora destas ….kkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Eles perderam o T-90M o MBT mais moderno que eles tem em operação. Isso é material de segunda mão?.

Os caras já perderam Su-30, Su-34, Su-35, Cruzador Moskva um punhado de T-90A uma pilha de T-72B3 Obj 2016 e etc. E vocês continuam nessa afirmação retar$#&* de “estão usando material de segunda mão?” Para isso faz parecer que o seu QI só tem um dígito negativo.

IMG_20220504_140558.jpg
Boitatá
Boitatá
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Tô aguardando é o Putin aparecer morto, devido a um “mal súbito”

Bosco
Bosco
Responder para  Boitatá
2 anos atrás

Mal súbito = contaminação aguda por chumbo.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Rapaz já caiu T-90, T-80BVM, T-72B3 2016, Su-34, SU-30, SU-35, K-52 Mi-28 MN, e pasmem até um Fucking Slava foi afundado e o home tem cara de pau de falar que estão enviando equipamentos de segunda linha, kkkkkk isso tudo aí é a Nata dos equipamentos Russos

Plinio Jr
Plinio Jr
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Bom, o depósito de sucatas russos na Ucrânia mostra um pouco de tudo ,

T90 LOST.jpg
Munhoz
Munhoz
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

A maioria aqui acredita cegamente na retórica ocidental, vamos analisar de outra forma ??
Segundo o texto os Ucranianos são o máximo!! Estão dando aula de EW para a OTAN etc, Então coitada da OTAN a 40 anos atrás se tivesse entrado em guerra com a URSS !!
Vamos ainda mais longe, coitado dos EUA se estivessem no lugar da Rússia enfrentando um exército europeu bem treinado, pois eles apanharam bem dos iraquianos quando estes foram treinados pelos Tetchenos, fora o Afeganistão etc

José Luiz
José Luiz
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Entenda uma coisa Munhoz, aqui só vale analisar um dos lados, e defender apenas um dos lados também, só vale ser imparcial, é até bonito de ler, porém os EUA também invadiram um monte de países soberanos, usando um monte de mentiras, Iraque, Afeganistão, líbia, etc etc, e já perderam várias guerras, porém isto não pode ser falado aqui.
Não é porque os EUA perderam várias guerras, que eles são fracos, e também não é porque eles invadiram um monte de países com as mais variadas desculpas, que justifica a invasão da Ucrânia, mas cada um enxerga o que quiser. Nesta história toda o único inocente é a Ucrânia, que é soberano para decidir entrar na Otan ou não, é um direito dela isto. Está é só mais uma Guerra sem sentido, que todos sentiremos os efeitos dela, não era pra ter acontecido jamais, estou torcendo aqui para a Rússia desistir dessa loucura o mais rápido possível.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Quando você escreveu “vamos analisar de outra forma”, imaginei que viesse aí um contraponto. Um argumento em contrário à afirmativa do pessoal, de que os russos não estão mostrando ser a tão temida força convencional russa.

Mas olha para o seu texto. É um nada. Não houve contra ponto.
Primeiro você faz uma associação sem coerência nenhuma entre o ponto “A” e o ponto “B”. O ponto “A”: “Segundo o texto os Ucranianos são o máximo!! Estão dando aula de EW para a OTAN etc”. O ponto “B”: “Então coitada da OTAN a 40 anos atrás se tivesse entrado em guerra com a URSS !!” .

O que tem a ver? Qual o sentido da conclusão de que se, há 40 anos, a OTAN tivesse entrado em conflito com a URSS se daria mal, tendo em vista o desempenho dos ucranianos atualmente? Simplesmente não tem sentido/coerência essa afirmação.

“coitado dos EUA se estivessem no lugar da Rússia enfrentando um exército europeu bem treinado, pois eles apanharam bem dos iraquianos quando estes foram treinados pelos Tetchenos, fora o Afeganistão etc”.

Vocês precisam chegar em um consenso. Os ucranianos são bem treinados ou não? Se são, como você afirma, não foram os americanos que os treinaram?

E que surra foi essa dos americanos para os iraquianos e para o Afeganistão? Tanto no Iraque, como no Afeganistão, mesmo estando há milhares de km de seu território, os americanos, tanto no conflito convencional, como no conflito assimétrico, se sobressaíram, com MUITA folga. O desempenho militar dos EUA em ambos os países não foi a causa para o insucesso da formação de um governo em ambos os países e, muito menos, com a saída desastrosa do Afeganistão.

Já os russos, a poucos kms de sua fronteira, estão comendo o pão que o diabo amassou na Ucrânia, tendo conseguido avanços pífios no território ucraniano e tendo, declaradamente, tido insucesso na parte militar da missão de conquistar Kiev.

Há uma imensa diferença. No caso dos EUA não houve insucesso da missão militar. Houve insucesso da missão política. No caso dos russos, ainda nem conseguiram entrar na missão política, uma vez que não estão indo como se esperava na missão militar.

Simplesmente, seu primeiro ponto é totalmente incoerente. E seu segundo ponto é totalmente despregado da realidade.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Os exércitos que os EUA enfrentaram eram mal treinados e não tinham assistência externa, compare como os iraquianos atacaram as colunas blindadas dos EUA e como os Ucranianos estão atacando as colunas russas para vc ter uma mínima noção militar do que os Russos estão enfrentando?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

O texto diz que as capacidades Russas neste campo não são tão eficazes como publicitaram… E os Ucranianos aproveitaram essa lacuna.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Tudo o que a mídia ocidental diz é que o equipamento e o preparo russo é ruim, porém a Rússia com menos da metade das forças ucranianas conseguiu destruir 90 % do material pesado da Ucrânia, além de dominar uma boa parte do território, não ia ser fácil mesmo e eu duvido que o Putin não soubesse disso visto o que ele passou na Tetchenia.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Então Putin demonstra a sua incompetência. Primeiro aprendia as lições dessa guerra e criava uma força profissional e bem preparada em vez de desenvolver torpedos nucleares e depois atacava.
Os Ucranianos, desde 2014, treinam e desenvolveram as suas forças armadas.
O que os Russos fizeram? Nem conseguiram produzir em massa um MBT. Até coisas básicas como comunicações.
Parece que voltamos à 2GM em que os Americanos tinham que fornecer os rádios por falta de capacidade dos Russos em os produzir. Talvez os Chineses ocupem o lugar dos Americanos…

Plínio Jr
Plínio Jr
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Se a Ucrânia tivesse bem treinada e equipada, os russos teriam sido escorraçados de solo Ucraniano há tempos… O que salva os russos no momento é a superioridade aérea.. meio capenga e olhe lá…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Russia foi desmoralizada na guerra e fora, quando acabar essa “operação especial” acredito que a russia além de pedir dinheiro para o FMi, pois estará quebrada, começará a comprar equipamento ocidental.

Dúvido nada pedirem alguns f16 dos desertos americanos.

Jodreski
Jodreski
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Já falei e repito os Russos estão se esforçando bastante para perder essa guerra, tenho fé que não vai demorar muito eles vão ter sucesso nessa missão!

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Cara todas as forças armadas cometem e vão cometer erros por mais forte seja o exército. Treinamento e a guerra real é outra coisa. No teatro de guerra real o que vale é a disposição. Tendo suprimentos soldados vão em frente. No momento a Rússia tá trucidando as forças ucranianas no leste e no sul. No oeste a força aérea tá destruindo as infraestruturas do país impedindo a entrada de armamento pesado. As armas portáteis que entram estão sendo capturadas pelos russos. A derrota da Ucrânia é inevitável.

Monarquista
Monarquista
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Até pode ser inevitável a vitória russa, mas para quem afirmava que derrubaria o governo ucraniano em 24h e chegaria em Berlim em 72h se quisesse, será uma vitória pírrica, na melhor das hipóteses para os russos.

Caerthal
Caerthal
Responder para  Monarquista
2 anos atrás

Se não for por goleada e chapéu então não pode levar o caneco.

Ora bolas.

Monarquista
Monarquista
Responder para  Caerthal
2 anos atrás

Já que a analogia é futebol: pode ganhar o título nos pênaltis, porém se gastar o que não tem em salários e premiações de jogadores, a conta vem e depois a segunda divisão vem mais rápido ainda kkkkkkk

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Essa derrota da Ucrânia é inevitável desde o primeiro dia da guerra……..

Tamo ai a meses esperando esse tal inevitável acontecer e até agora nada……

Slow
Slow
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Pelo jeito a intenção é prolongar essa guerra ….

A inflação na Europa já está batendo recorde vão ter que gastar de 2 a 5% do PIB quem for da OTAN com armas , 6 milhões de refugiados e sem falar nos preços de combustíveis.. vamos ver até quando vão aguentar .

E pra ajudar a China está parada de propósito pra forçar o aumento dos preços e ajudar a ferrar a inflação nos EUA .

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Slow
2 anos atrás

Ta ruim pra todo mundo, o globo estava no meio de uma Recessão e quando começou a querer se recuperar um pouco a genialidade dos lideres da Russia faz com que eles joguem uma Pedra do tamanho de um carro no meio do caminho.

Isso quebrou inúmeras cadeias de suprimentos mundiais

Ta ruim para:

America do Norte, Europa, America Do Sul, America Central, Africa, Oriente Médio, Asia, Oceania.

Em resumo ta ruim para todos. Mas para um pais em especial, a coisa ta HORRÍVEL. e esse pais é a Russia.

Economia e Russia deveriam ser palavras proibidas de serem usadas na mesma frase, já que a Russia não tem mais economia.

Eles estão mantendo o nariz acima do nível da água na base da canetada. estão roubando ativos do ocidente que estavam na Russia, forçando a compra do Rublo e proibindo a venda dos Dólares que estão na Russia. são todas medidas temporárias, uma hora eles vão ter que voltar para o mercado mundial, e quando voltar… a conta vai chegar… se eles já estão sofrendo com a quebra da cadeia de suprimentos europeia que ia para eles, imagina quando o mercado interno colapsar…

Ninguém do ocidente nunca mais vai investir na Russia porque a Russia virou um pais de incertezas, quem seria louco de investir em um pais que no outro dia declara guerra e depois rouba as suas coisas que estão dentro dele?

Zabumba
Zabumba
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Pois é…tem gosto para tudo né… muita gente fica marcando posição alto afirmando …Parece a mãe Dina …cuidado para não ficar frustrado…essa conflito vai longe e ninguém sabe como vai terminar.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Slow
2 anos atrás

Problema que ferra todo mundo, inclusive china e russia… não existe isso… o planejado era um invasão e conquista rápida mas não foi o que aconteceu, agora ambos os lados sangram…

Slow
Slow
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

” o planejado era um invasão e conquista rápida mas não foi o que aconteceu ”

você tem certeza que plano era esse ? kkkkkk

MAB
MAB
Responder para  Slow
2 anos atrás

Mais um comediante ! É tudo parte do plano !!!

Você já é um ginasta olímpico mental ! or concours junto ao troll da lua.

https://twitter.com/SamuelSokol/status/1521776768809635840

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Slow
2 anos atrás

você está querendo de alguma forma insinuar que o conflito está sendo mais prejudicial ao resto do mundo do que para os russos?
Sério mesmo que chegou nesse nível de contorcionismo?

“os russos estão pisando no freio de propósito, afinal o ocidente está se prejudicando”. Essa sua linha de pensamento exclui, totalmente, os danos aos russos de manterem esse conflito por muito tempo. Simplesmente não há o mínimo de lógica isso que você escreveu.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Slow
2 anos atrás

China parada de propósito? Pô Kings, que isso. Você não sabe que está tendo pandemia por lá? Que as cidades estão de lockdown?

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Slow
2 anos atrás

Acho que os russos estão deliberadamente atraindo os ucranianos para um matadouro.
Só isso explica o fato de deixarem chegarem reforços diretamente através da pontes sobre o Rio Dniepr.
As enormes perdas ucranianas e a total incapacidade de contra-ataque podem explicar isso.
E hoje, foram postados os primeiros vídeos de ação dos poderosos Malkas russos.
O bicho é um monstro de 203 mm.
Os ucranianos também têm alguns chamados Pions, mas outros tantos já foram destruídos.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Rui Chapéu
2 anos atrás

Guerras sempre foram prolongadas e essa não será diferente.

Leonardo
Leonardo
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Sempre, é? A guerra dos seis dias lhe manda lembranças.

A6MZero
A6MZero
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Então estão sendo ineficientes na tentativa de impedir material pesado, afinal os M777 e os M270 já estão em operação e mais estão a caminho, além de blindados e tanques (200 t-72 poloneses entregues), etc.

Não se nega o poderio militar russo, mas nesse conflito eles estão tendo diversos problemas, dificuldades logísticas, falhas de inteligência e aquisição de alvos, dificuldade de atuar profundamente em área contestada…

Já a Ucrânia tem sido mais eficiente utilizado a vantagem de estar em defesa e o suporte ocidental para dificultar ao máximo e tornar custosa tanto em valores quando em pessoal a investida russa.

LUIZ
LUIZ
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Pode entrar material pesado ou portátil. Os russos estão destruindo ou capturando equipamentos dos ucranianos.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

E assim que eles capturam fazem um avanço para a retaguarda, não é mesmo?

Denis
Denis
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

A da Rússia também. Ambos sairão perdedores, de um jeito ou de outro.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Se estivessem realmente trucidando os Ucranianos no Leste e no Sul, eles já teriam pinçado todo o Donbass, destruído as forças Ucranianas no leste e estariam se estabelecendo no Dniepr já ocupando efetivamente metade do país. Quem trucida tem avanço rápido e não é o que está acontecendo. Só agora, com dois meses de guerra que estão fazendo interdição do campo de batalha. Podem capturar muito equipamento ocidental, mas é apenas uma fração do que os Ucranianos recebem e colocam em uso.

A Rússia pode até ganhar (até porque ainda é fácil para o Putin deliberadamente estabelecer que o objetivo final ‘sempre foi’ X ou Y e declarar vitória), mas a cada dia que passa sem avanços significativos por parte dos Russos, torna tudo bem mais difícil. Aliás, de significativo mesmo foi o abandono de toda uma frente de combate para conseguirem racionalizar suas forças e sua logística e ainda assim não conseguem fazer guerra de movimento em larga escala.

O Mundo está chocado ante à tanta ineficiência, amadorismo à nível estratégico, etc. A lista é longa.

Zhukov, Rokossovsky, Chuikov e outros gênios militares daquele tempo estão se revirando no túmulo.

Munhoz
Munhoz
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Uma guerra por mais suja que seja é a melhor escola militar que existe !!
A URSS perdeu milhões no começo da invasão alemã, porém no final tinha o melhor exercito do mundo!

Monarquista
Monarquista
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Tinha sim, confia!

A6MZero
A6MZero
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Munhoz, a questão é que durante a 2º guerra a URSS era abastecida com equipamentos e informações dos outros aliados, já foi comentado muitas vezes os números gigantescos de equipamentos aliados enviados para a URSS no período superior a 14 milhões de toneladas.

Também é fato que a URSS sofreu severamente com a guerra, os próprios soviéticos afirmaram que apenas no final da década de 50 sua economia e capacidade de infraestrutura foi recuperada.

E o mais importante é que a Rússia de hoje não é a URSS, não está recebendo auxilio externo significativo, sua indústria encolheu segundo dados de 1985 e 2005 a Russia perdeu quase metade de sua capacidade industrial sendo que após 2015 ela voltou a crescer mas ainda está muito aquém do que foi, e são contextos sociais e geopolíticos completamente diferentes afinal a Rússia de hoje a URSS vencedora da 2 guerra estão separadas por 77 anos, quase um século, e nesse ínterim muita coisa mudou…

Joe
Joe
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

Isso é igual ao Mac Picanha. Na propaganda é uma maravilha, na realidade é uma estação de radio amador muito bem elaborada.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

Bem lembrado. Eles ainda não usaram o Khibiny

Khibiny é um sistema de neutralização radioeletrônica de última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores russos.

Parece que o Czar só vai ligar o modo hard no dia 9 de Maio.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

kkkkkkk
BEM lembrado!!
Isso eu dou a mão à palmatória….. MENTEM QUE NEM SENTEM!
MAS TODOS MENTEM!

Boitatá
Boitatá
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

Os ucranianos não estão usando nenhum Arleigh Burke, se não funcionaria! Com certeza!

Agressor's
Agressor's
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

E o “Fantasma de Kiev”? Que fim deu ele, que sumiu e ninguém mais ouviu falar? 😀

Henrique
Henrique
Responder para  Marcos R
2 anos atrás

Pois é Marcos, algumas teorias… ou funcionaram naquela época e hoje já ficaram ultrapassados pois ninguém fica parado esperando a segunda vez, ou foi uma bela propaganda, ou a arrogância dos comandantes russos fez com que nada que fosse bom adiantasse numa empreitada mal planejada e com debilidades táticas e logísticas evidentes.
A marinha russa deu provas de completa incompetência pelo menos em duas ocasiões (filmadas inclusive) sendo a terceira a perda de seu principal navio. O Exército parece que tentou apostar corrida pra chegar na capital esquecendo que em qualquer guerra moderna as contramedidas eletrônicas e apoio aéreo permanente são fundamentais para não cometerem “suicídio” (tropas especiais importantes perderam a vida por isso) e a força aérea achou que misseis de curto alcance poderiam ser evitados com a força do pensamento…. sem contar que os serviços de inteligência ou falharam ou foram ignorados não levando em conta todo o apoio de meios á Ucrânia fornecidos pela Otan e EUA.
Se o Putin tivesse uma máquina do tempo ele faria das duas uma, ou voltava pra Dez/21 e curtia o Natal e Ano Novo a base de muita vodca e esquecia a Ucrânia ou voltava pra 2014 e tentava fazer a sua “operação especial” completa quando a Ucrânia não tinha nenhum mínimo preparo ou condição para os enfrentar.
A certeza é que no final ninguém sairá ganhando nessa confusão e a Ucrânia estará completamente arrasada.

Josué
Josué
2 anos atrás

E não vai perder mesmo.
Pelo contrário, está conquistando o território da Ucrânia e provocando muita morte e destruição ao inimigo.
Já estão chamando a Ucrânia de ‘País 404’.
Maldade.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Segundo o Washington Post, a Ucrânia vai vencer, os EUA vão vencer a Copa do Mundo e Deus é americano.
Outra.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

E rapaz, é mais fácil acreditar nisso tudo do que acreditar que a Russia consegue se querer oferecer uma resistência organizada contra uma “operação militar especial” da OTAN

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Não existe almoço grátis no jornalismo com credibilidade mas na mediastram tem almoço e pixuleco.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

No discurso de abertura de sua campanha para a presidência dos eua, em 2012, Mitt Romney disse: “Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os eua não estão destinados a ser apenas um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os eua devem conduzir o mundo ou outros o farão.”…

o “Destino Manifesto” é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos eua é eleito por Deus para civilizar a América, e por isso o expansionismo estadunidense é apenas o “cumprimento da vontade Divina”. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América não poderiam ser colonizados por países europeus, mas deveriam governar a si próprios. “Be strong while having slaves”, frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os eua eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem…

O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos eua pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico. As doutrinas do Destino Manifesto foram usadas explicitamente pelo governo e pela mídia estadunidense durante a década de 1840, até a compra de Gadsden (sendo também inclusa a compra do Alasca por alguns historiadores), como justificativa do expansionismo estadunidense na América do Norte…

O uso formal destas doutrinas deixou de ser utilizado oficialmente desde a década de 1850 até o final da década de 1880, quando foi então revivido, e passou a ser usado novamente por políticos estadunidenses como uma justificativa para o expansionismo estadunidense fora da América. Após isto, o uso da ideologia do Destino Manifesto deixou de ser empregado explicitamente pela mídia e por políticos em geral, embora alguns especialistas acreditem que certas doutrinas do Destino Manifesto tenham, desde então, influenciado muito as ideologias e as doutrinas estadunidenses até os dias atuais…

O presidente James Buchanan, no discurso de sua posse em 1857 deixou bem claro a determinação do domínio estadunidense: “A expansão dos eua sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (…) e nada pode detê-la”. Da mesma forma, o candidato à presidência daquele país, Mitt Romney, que afirma-se mais um homem de negócios do que um estadista, no discurso de abertura de sua campanha, em 2012, disse: “Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os eua não estão destinados a ser apenas um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os eua devem conduzir o mundo ou outros o farão.”…

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Segundo o Lavrov os israelenses são antissemitas. Será que o governo russo percebe as mentiras que solta?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

e vc vai levar negativação

Severiano Ostrich
Severiano Ostrich
2 anos atrás

Off topic
Belarus está fazendo manobras militares para possivelmente entrar no conflito com suas forças armadas.
A fonte é da Reuters.
Se isto acontecer, o ocidente vai aplicar mais sanções e assistir?

Marcos Rangel
Marcos Rangel
Responder para  Severiano Ostrich
2 anos atrás

O Ocidente está com medo de uma guerra com a Rússia.
Está assistindo passivamente a Ucrânia ser atacada e destruída e apenas fica entregando armas, a maioria obsoleta.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Severiano Ostrich
2 anos atrás

Significa que a Rússia vai declarar guerra geral e convocar aliados, se isso acontecer estarão abrindo a guerra para nível mundial. É temerário que Putin queira expandir a guerra para além Ucrânia e isso desencadear a terceira Guerra. Será o fim da ONU como mantenedora da paz mundial e será o fim do mundo como conhecemos ( não estou dizendo que será o fim da humanidade e sim que o que sobrar vai ser diferente do mundo atual) pois a carnificina da guerra será muito maior devido as capacidades destrutivas que as armas modernas possuem.
Espero que existam pessoas ainda lúcidas que parem essa loucura antes que seja tarde demais.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

De novo com guerra mundial?
Se a Rússia está conquistando territórios e destruindo a infraestrutura ucraniana, para que guerra mundial?
Deixa assim que está bom

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Kkkkkkkkk kings você é um fanfarrão.
Piada em plena quarta feira

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Kamarada até agora nenhum deles testou a tese da destruição assegurada, se ficar no convencional Z continua batendo, U apanhando com torcida para apanhar mais.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Bom? Fala isso pro recruta russo que está lá no front.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Essas guerras acontecem com frequência no Oriente Médio, agora está sendo repercutida de maneira mais temerosa por ser na europa.

Eu só me preocuparia se o Putin ataca-se a Finlândia, nesse caso acredito que a OTAN nao toleraria.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

O Oriente Médio e África estão em guerra desde os primórdios da humanidade, são questões etinicas e culturais muito antigas. Na África uma etnia entra em guerra com a outra por julgar que aquela não é digna de estar no governo, então entram em ciclos de guerras civis eternas pois nunca há um consenso. Oriente Médio idem, há uma guerra entre xiitas e sunitas para decidir quem é o descendente por direito de Maomé, nunca vai haver paz. Os aiatolas julgam a família Saudita indigna de representar o Islã por se aliar com povos impuros, os talibãs julgam os sunitas impuros e infiéis.
Isso é impossível de se solucionar por ser questões muito mais profundas que uma simples guerra de países vizinhos.
Voltando a questão da Europa, acho que Putin quer usa a Hungria para impedir a entrada da Finlandia e Suécia na OTAN. Se a Hungria comprar essa briga russa creio que eles vão acabar achando para a cabeça. Putin não pode atacar a Finlandia e Suécia porque ambas são membras da UE, são nações sólidas e seria o mesmo que decretar guerra Mundial.

Cesar
Cesar
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

A mesma coisa na Europa.
Desde que o mundo é mundo, eles estão em guerra.
Veja quantas guerras houveram entre franceses e ingleses, a guerra Franco prussiana entre outras.
Hoje as coisas estão um pouco mais calmas.
Mas logo, logo é capaz de ter outra guerra entre franceses e inglesas ou alemães.

Palpatine
Palpatine
Responder para  Guilherme Leite
2 anos atrás

É que a vida de um europeu tem mais importância que a de outros grupos, se os russos ainda estivessem na Síria bombardeando civis como fizeram nos últimos anos, não estaria acontecendo essa comoção toda.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Palpatine
2 anos atrás

Quem bombardeava civis na Síria era EUA e a coalizão. Vc deveria tá acompanhando a guerra pela CNN.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Acho que você só viu a guerra da Síria pelo Southfront.

PACRF
PACRF
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Parece que a lucidez está passando longe de muitos países, inclusive do nosso, infelizmente. O argumento de mais de 80 anos atrás (combater o Nazismo) utilizado pelo do Putin para invadir a Ucrânia é surreal.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  PACRF
2 anos atrás

O pior não é Putin usar o o argumento e sim as pessoas estarem comprando ele e afirmando de pés juntos que é uma causa nobre.
Infelizmente falta lucidez no lideres mundiais e no Brasil também.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Os moradores das cidades libertadas pelos russos dos neonazistas estão agradecendo. Os caras faziam a população de escudo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Aham tão agradecendo tanto que os comboios humanitários preferem seguir para a Ucrânia do que para a Rússia, talvez seja porque o protocolo russo é de enviar os refugiados para morrer na Sibéria.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Mentira. Trata-se exatamente do oposto. Mas faz parte da guerra híbrida pessoas sem caráter divulgarem essas mentiras pela net.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Mentira ? E os milhares de civis presos no bunker na metalúrgica em Mariupol?

Slow
Slow
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

A ONU mantenedora da paz mundial 😂😂😂😂

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Slow
2 anos atrás

A Rússia que não é.

Slow
Slow
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

E quem disse que é ?

Marcos Rangel
Marcos Rangel
Responder para  Severiano Ostrich
2 anos atrás

Estão comentando que a Rússia vai fazer um desfile de prisioneiros em 09/05.
E que vai declarar guerra à Ucrânia.
O problema é que com essa declaração, qualquer alvo ucraniano será considerado legítimo.
Inclusive os centros de decisão, como o Palácio do Governo e as sedes do Legislativo.
Se está difícil viver na Ucrânia, deve piorar bastante.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Marcos Rangel
2 anos atrás

Então, nesta situação, Moscou seria um alvo para a Ucrânia? Pau que bate em Chico…

Boitatá
Boitatá
Responder para  Severiano Ostrich
2 anos atrás

Coitada da Belarus. Foi reservada a ela o papel mais patético da guerra.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Depois da comparação com Kursk, parece que termos uma nova Stalingrado.

3158750_900.jpg
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Você gosta de provocar os bots.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Ora bolas.
Não teve um post dizendo que os russos cairiam em uma nova Kursk?
Que a nova artilharia ia mudar o curso da guerra?
Que a guerras eletrônica foi um fracasso?
Taí o grande cerco se formando.

JagdVerband#44
JagdVerband#44
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Tonho

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Tá, diz aí estrategista russo, quando que eles vão quebrar a linha defensiva da Ucrânia? Essa ofensiva sua aí (que você tá prometendo tem quase um mês) começa quando? Dia 9?

Tem que começar um dia segundo essa narrativa sua, porque do jeito que tá indo, vai chegar dezembro e a tua ofensiva não começou.

Na sua cabeça deixa aqui nos comentários tudo muito bem esclarecido do que a Rússia vai fazer e vamos ver se vira realidade

George
George
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Kursk, aquele submarino russo que afundou? Essa deve ser a sua comparação.

eliton
eliton
2 anos atrás

Como que o Brasil esta nesse quesito? Nós conseguimos nos destacar ou é apenas mais do mesmo? Não tem muita noticia a respeito.

Joe
Joe
Responder para  eliton
2 anos atrás

Nem pergunte meu amigo…

Wilson França
Wilson França
Responder para  eliton
2 anos atrás

Se usarmos mensageiro que corre a pé, lunetas, telefone com cabo e astrolábio, estaremos imunes a interferências eletrônicas.

737-800RJ
737-800RJ
2 anos atrás

Duas das coisas mais importantes da guerra contemporânea são a logística e a guerra eletrônica. E parece que a Rússia está fazendo as duas muito mal… É claro que treino é treino e jogo é jogo, mas o que aconteceu com o aprendizado de tantos exercícios militares feitos por eles nos últimos anos? A doutrina foi perdida?

Joe
Joe
Responder para  737-800RJ
2 anos atrás

A Rússia, além de estar com um doutrina ultrapassada, não tem GRANA para bancar um conflito. Eles tinham a esperança e a certeza de que Kiev cairia rapidamente. Agora estão na situação de não ter capacidade de vencer o conflito contra uma Ucrânia sendo cada vez mais armada pelo ocidente, e não tem como recuar, pois seria o fim do Czar (O maior sintoma disso é a constante ameaça do uso de armas nucleares). A Rússia conseguiu entrar num processo simultâneo de autodestruição econômica e militar. Com a derrota militar (A Rússia não tem como repor nem 10% do que perdeu até o momento) e o bloqueio econômico, ou viram província da China ou uma super coreia do norte. O tempo está passando e os impactos dessa loucura rapidamente transformarão o povo russo em uma legião de novos mendigos.

A única esperança seria remover o Czar do poder, mas a elite russa é totalmente corrupta. Todos os oligarcas tem o rabo preso, pois suas fortunas foram construídas em cima da dilapidação das sobras da união soviética e outras atividades no submundo. Uma elite de criminosos, uma elite imprestável, um verdadeiro sindicato do crime.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  737-800RJ
2 anos atrás

O problema é que eles cometem o mesmo erro nos exercícios. Muita propaganda e pouca coisa prática. Os russos usam bitolas de trens da época da URSS, isso trava sua logística a linhas que comportam essa bitola. Não possuem caminhões suficiente para fazer a logística para a linha de frente, por isso não vemos o uso de tanta artilharia pois é pesado e caro o transporte tornando a logística uma inferno. O problema russo é que eles estão presos na época da URSS não acordaram para o mundo moderno.
A China está anotando tudo que a Rússia está errando para arrumar sua doutrina para não cometer o mesmo erro. Lembrando que para os chineses a questão de logística pode ser até mais difícil..

André Luís
André Luís
2 anos atrás

Pois é, e o que os EUA estão esperando para entrar na Ucrânia e acabar com essa guerra de uma vez por todas? E por que os Ucranianos estão perdendo a batalha? Ah, já sei, é porque 2+2=5 …rs!

Fabrício Lustosa
Fabrício Lustosa
2 anos atrás

Rússia bombardeou mais 6 estações ferroviárias na Ucrânia de ontem para hoje.
Segundo presidente da empresa que gere as ferrovias ucranianas, não houve mortes nos ataques, mas danos foram ‘graves’.  As explosões atingiram estações ferroviárias das regiões de Lviv, Dnipro, Kiev e Kirovohrad. – Russian missile strikes target Ukrainian railway network – financial times dia 04/05/2022: https://www.ft.com/content/2dd5de23-7681-446c-87a4-c03027258f38. Não por coincidência, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou proposta hj de que países europeus deixem de comprar petróleo da Rússia em até seis meses (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/04/paises-europeus-planejam-deixar-de-comprar-petroleo-da-russia-em-ate-seis-meses.ghtml). Ou seja, toda ocasião em que os russos diminuem ainda mais a capacidade combativa dos ucranianos e demais mercenários (mercenários é a palavra correta vez que até contrato é assinado quando estrangeiros chegam vide brasileiros mostrando isso), a UE/OTAN se movimenta da forma que pode para “atacar” a Rússia de alguma forma. As forças armadas ucranianas já não tem, há muito tempo, capacidade de mobilização no próprio território. Toda estratégia ucraniana é de defesa, principalmente em grandes centros urbanos. Essas peças de artilharia e todo tipo de blindados que vários países cederam para a Ucrânia vai chegar como no leste? De trem que não vai ser. Por comboios? Vão ser um alvo fácil. Simplesmente dirigindo a conta gotas pelas estradas? Vão chegar na melhor das hipóteses em semanas senão meses e sempre sob constante bombardeio. Todo a aparelhagem pesada original, com relação a blindados, artilharia e aeronaves, dos ucranianos foi destruída/perdida nessa guerra, é o que se conclui com os pedidos desesperados por armamentos. Essa semana Zelenski falou novamente em conversações sobre acordo de paz (apesar de que os termos propostos são inaceitáveis aos russos) mas qualquer movimento nesse sentido vai ser, obviamente, barrado pelos EUA que tem o interesse irrestrito e imutável de continuar essa guerra não importa quantos civis morram (isso nunca importou para os americanos e para ninguém). A verdade que se apresenta é que a estratégia russa mudou, se adequou ao conflito e os ucranianos não tem chance de vencer enquanto não tem sequer capacidade de se movimentar em grandes formações em seu próprio território. A não ser que os russos se retirem, o que é bem improvável. E segue a Ucrânia sendo destruída.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Fabrício Lustosa
2 anos atrás

Excelente comentário!! Lendo os contra nota-se que os caras ainda tão no cenário da guerra dos primeiros dias. De 1 mês pra cá o cenário mudou favorável aos russos. Eles estão destruindo todas as estruturas da Ucrânia no Oeste e avançando no leste e no sul. Eles não tem mais pra onde correr. Estão cercados pelos russos. As armas que chegam a metade é capturada pelos russos.

Fabricio Lustosa
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Pode ter certeza que sempre que vem esse alvoroço de grandes autoridades, seja dos EUA/UE/OTAN, contra a Rússia é que a porrada na Ucrânia foi grande. Vide inúmeros casos desde o início da guerra. O mais recente, esse da proposta de que países europeus deixem de comprar petróleo da Rússia, está de acordo com o bombardeio russo da rede ferroviária ucraniana que impossibilita o envio rápido do material pesado alemão, australiano, polonês, americano etc etc etc… . Também é certo que essa torcida de pompom brasileira, muito presente aqui no fórum, vive em um mundo de fantasia. Muitos desses, grotescamente, reviveram sozinhos o macarthismo da década de 50 e chamam a Rússia de “comunixxta” como se isso tivesse um mínimo de lógica. Outros, maioria, somente são o que os americanos chamam chulamente de “little bitches” mesmo. “our little bitches”. No mais, para se ter um mínimo de realismo, não é nem um pouco vantajoso ao Brasil ter um de seus parceiros do BRICS destruído, e o alvo do ocidente é esse mesmo, um a um.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Esse povo toma cerveja assistindo Rambo,Schwarzenegger e Braddock. A Rússia vencendo essa guerra quebra parte do poder dessa panelinha chamada OTAN.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Essa guerra mostrou que as capacidades que a Russia tem no papel, estão apenas no papel.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu já afirmei várias vezes que era impossível a Rússia perder esta guerra militarmente..

Bom na economia já perdeu…

E o militarmente eu já começo a ter dúvidas.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Ainda meu nobre colega?
Como o Vietnã e o próprio Afeganistão mostraram não é nenhum absurdo tomar um sufoco de uma forca irregular nativa, desde quando a Ucrânia não capitulou, resolveu lutar e começou a receber suporte material o prognóstico para os Russos ficou péssimo, coisa de la do começo, talvez ali pelo décimo dia de guerra ou quando aquela “super” coluna de blindados encalhou as portas de Kiev!

PACRF
PACRF
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A Rússia já perdeu nos aspectos político e diplomático, também, que são relevantes do ponto de vista da geopolítica.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Bem eu achava que a Rússia liquidariia a fatura em 2 semanas no máximo, queimei minha língua e agora tenho medo é da Ucrânia conseguir tomar o Donbass todo e de lambuja levar a Criméia.
Lembrando que os EUA estão patrocinando toda a guerra e os Russos até agora tão só com o caixa próprio. Armas americanas tem em pilhas no deserto que com pouca manutenção botam pra rodar. Já os russos tão com equipamentos da era Soviética. A guerra tá ruim para Ucrânia e péssima para a Rússia.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

A partir do momento em que os ucranianos resistiram, a derrota foi russa foi selada. Não há como um país de 145 milhões de habitantes, com média de idade em torno de 40 anos e população declinante conseguir sustentar uma guerra contra um país como a Ucrânia, que tem 1/3 da população, mas que está completamente mobilizado. A total mobilização ucraniana torna impossível aos russos o tipo de vantagem necessária uma uma ofensiva (a regra é de 3 atacantes para cada defensor) e muito menos ocupação (1 soldado para 50 habitantes).

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Sim…

paulof
paulof
2 anos atrás

Só ver a diferença em termos numéricos que o Kings vivia apregoando no começo quando os russos iriam tomar Kiev em três dias, para ver que muita coisa deu errado, o que sinto é agora se exasperarem, para avançar tem que destruir, essa ocupação terá um preço na reconstrução que dificil Putina quererá pagar, isso só aumentará o ódio dos Ucranianos, mas reforçará o sentimento negativo no leste europeu quanto a ficar na tutela de Moscou.

JuggerBR
JuggerBR
2 anos atrás

Se a ideia de concentrar a guerra no Donbass era obter mais eficiência e conquistar ao menos estes territórios, não parece que estão se saindo bem, não se falam em avanços significativos.
Imagino que por baixo dos panos Putin deve estar conversando com o Ocidente, buscando uma saída honrosa.

PACRF
PACRF
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Creio que até seria possível à Rússia negociar com a Ucrânia a anexação do Donbass, desde que fossem feitas concessões, coisa que a Rússia não admitiu em nenhum momento, achando que iria resolver o problema no plano militar em DOIS dias, como disse o Putin.

pangloss
pangloss
Responder para  PACRF
2 anos atrás

Pensaram que entrariam em triunfo na Ucrânia, aclamados como libertadores (do quê?).
Erraram tudo.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  JuggerBR
2 anos atrás

Acredito que dia 9 vão se render.

Luis
Luis
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

.

acredito.jpg
Eromaster
Eromaster
2 anos atrás

O artigo afirma como se os russo fossem bobinhos na área em que eles são especialistas.
A visão hollywoodiana é uma porcaria na área militar. È desinformação geral.

Jacinto
Jacinto
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Especialistas? Então por que os japoneses introduziram um AESA em seus caças em 2002 e os russos chegam em 2022 sem nenhum radar AESA embarcado em caças?

PACRF
PACRF
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

“Porcaria na área militar” são as FAs russas até agora, pois mais de 60 dias depois, não conseguem fazer aquilo que se propuseram a fazer em DOIS dias.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

A realidade mostrou que os russos são realmente bobinhos. E isso não está num filme de hollywood. Está na Ucrânia.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
2 anos atrás

Tem um veinho no youtube que se diz comandante que jura de pé junto que a Rússia já “ganhou” da Ucrânia, que a Ucrânia não tem mais soldados para lutar, que a Europa está falindo, que os EUA não tem mais armas para enviar para o Ucrânia…é cada besteira que tem no youtube.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

O comandante Farinazzo fala baseado no teatro de guerra acompanhando várias fontes no terreno onde está a guerra esta acontecendo. A Ucrânia já era cara. Metade a Rússia vai anexar. A outra parte vai deixar pra Polônia. Acredito que a Rússia não vai deixar Kiev para os poloneses.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Farinazzo é um fanfarrão! Comandante de tropa de Formiga pois as análises militares dele e do campo de batalha é quase amador, ele se diz militar, mas aqui no fórum até o Kings com suas lorotas tem mais qualificação para fazer uma análise do campo de batalha. Eu se for numa guerra e ele for o comandante dou um tiro no próprio pé só pra fugir de morrer sob ordens de um comandante medíocre. Aliás nossas forças Armadas tem muito oficial cabeça de bagre que não sabe ler o cenário de guerra e nem o as estratégias de campo. Da até medo de um dia precisar deles comandando as forças nacionais em defesa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

O Farinazzo, baseia as análises dele na visão de mundo dele.

Na primeira semana bater o pé falando que a Ucrânia já era, podia ser aceitável. Hoje em dia não cola mais.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

“Se basea no teatro de guerra” kkkkkk. Por que nenhum companheiro militar desse veio não corrobora com suas opiniões. “A Rússia pode trucidar a Ucrânia, mas a Rússia já perdeu esta guerra”. Fala de um coronel da reserva do exército em entrevista à Globo News.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Muitos soldados ucranianos estão morrendo. A artilharia russa ta dizimando tudo pela frente. Cara já era pra Ucrânia. E as armas que tão entrando os russos tão tomando.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Mudou de nick de novo…

George
George
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Pois é. Em mais uma semana as tropas de Putin vão chegar em Berlim SQN

PACRF
PACRF
2 anos atrás

Mídia boa é a da Rússia: “chapa-branca”, ou seja, completamente controlada pelo governo. Vale lembrar que os ucranianos também conseguiram um belo feito, a exemplo dos sérvios: afundar o principal meio naval russo no Mar Negro.

IBZ
IBZ
2 anos atrás

Matéria muito interessante, e que nos faz indagar: e como está o Brasil no quesito EW? Tenho medo até de imaginar pois nosso exercito lembra muito o russo no quesito “muita propaganda”!

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Vexame no ar, mar e terra.
Agora Vexame na arena virtual.

André Luís
André Luís
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Uh. Tadinho dos Russos…rs! Agora, por que será que os EUA não entram na Ucrânia e SALVAM a população ucraniana contra a tirania russa? Fecha essa conta aí pra nós, Carvalhovtc…rs!

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Galera não é que os equipamentos russos são ruins, mas o material humano deles é. Eles não tem grana para ter um corpo extremamente profissional e altamente adaptativo e flexível como os Europeus e Americanos.

Eles contornam isso com força bruta e estruturar fixas (cima para baixo) de comando com baixa amplitude de controle e poucas peças moveis. Mas para isso funcionar você tem que ter uma premissa certa do seu inimigo e conseguir fixa-lo e destrui-lo com força bruta avassaladora.

Mas como os russos por seus vieses e sua estrutura de comando autoritária focada em um homem (Putin), a quem não se pode questionar, os fez avaliar os Ucranianos, ajuda ocidental e as consequências futuras de forma errada e com isso a aplicação sua doutrina de força foi feita de forma errada.

E como a adaptabilidade russa é baixa e os ucranianos conseguiram galvanizar o mundo ocidental para ajuda os russos se fu..

Mas não esperem eles soltarem os o osso, historicamente os russos lutam ate fisicamente não poder mais, suas estruturas sociais são construídas para sobrevivência a qualquer custo do estado russo e seu projeto imperial.

A única forma da russa perder é suas estruturas quebrarem, o que significara, praticamente a “Morte da Russia”, o que nos diz que os mesmos vão lutar como se fossem um conflito de “Vida e Morte”.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

(o que nos diz que os mesmos vão lutar como se fossem um conflito de “Vida e Morte”) – Ou pelo menos seu a liderança.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

O que estou impressionado é a capacidade dos Ucranianos em adaptar e operar os equipamentos Ocidentais doados, já estão operando até M270 com qualidade.
Nessa velocidade logo vai tá sendo doado F-16, A-10, ST-29, M1 Abrams e patriiots além de outros sistemas aliados que estão disponíveis. Queria ver o Gripen em ação na Ucrânia.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Parabéns pelos Sérvios. derrubaram um único F-117 nos pouco mais de 2 meses que a força aérea da OTAN dominou os céus deles

Quantos parabéns os ucranianos merecem por ter posto 10 Su-34 no deposito de sucata? porque apesar de não ser furtivo, tecnicamente não era pra ele cair, já que voa cheio de POD para EW e o F-117 não.

Considerando as datas de introdução

F-117: 1983 e aposentadoria em 2008 o F-117 teve uma perda em 25 anos e com milhares de missões realizadas.

o Su-34 introduzido em 2014 teve pelo menos 8 perdas confirmadas visualmente em 8 anos de serviço.

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Matéria do Washington Post?

Josué
Josué
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Falta a matéria dizer porque os russos estão na Ucrânia e os ucranianos não conseguem tirá-los de lá.
Depois o Biden remunera o Jornal.

Vitor
Vitor
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Os tontos cai direitinho …kkk

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Responder para  Vitor
2 anos atrás

“caem”.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Thiago
2 anos atrás

O jornalismo ocidental não é 100% imparcial e muitas vezes eles tentam controlar a narrativa mais estão muito longes de serem meios de controle e censura como os jornais russos controlados pelo estado russo.

O Washington Post é extremamente credível como fonte de informação, e o que general americano fala, não pode ser 100% verdadeiro, ate porque parece ser somente uma matéria derivada de uma entrevista que cai no subjetivismo do entrevistado. Mas no contexto da visão de todo o fato é que os russos não estão alcançando seus objetivos e que os ucranianos com ajuda ocidental estão superando os russos com suas táticas “ISTO É UM FATO”.

E “OUTRO FATO” é que os russo, sim perderam seu oficial de maior patente em EW o que só corrobora o que disse acima.

Você e os outros que comentaram aqui, é que só são enviesados (todos nos somos, nosso cérebro processa informação de forma subjetiva e envolvendo emoções) e não tem inteligência emocional suficiente para conseguir ler, sintetizar e refletir criticamente o artigo porque ele de alguma forma fere seus conceitos (“corrompidos”) de como vocês enxergam a realidade.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Não, do Jornal Nacional! Você não saber?

Josué
Josué
2 anos atrás

Devemos perguntar aos ucranianos se eles querem perder com pouco ou muito sofrimento.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Uma possível correção.

Não foi o Trump que barrou equipamentos por favores e sim o Biden que pediu a cabeça dos investigadores de seu filho! Se não me falha a memoria ele barraria 1 bilhão de dólares caso não fosse acatado o pedido. Tem vídeo do Biden falando isso.

Se a parte do Trump também for verdade…

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Washington Post não dá.
Daqui a pouco vão dizer que venceram no Afeganistão e fizeram uma retirada estratégica no Vietnã.
Nem é para perder tempo com isso.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Verdade!

Josué
Josué
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

A Rússia pensou que ia vencer a Ucrânia dando um peteleco.
Enganou-se
Vai precisar de dois

Eromaster
Eromaster
Responder para  Josué
2 anos atrás

Quando tomar Odessa e cortar o acesso ao mar, aí o papo será outro.
Não é questão de torcer pra isso acontecer não, mas é o que a estratégia tá parecendo ser.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Eromaster
2 anos atrás

Ah, mas em mais duas semanas estarão em Berlim SQN

MAB
MAB
Responder para  Thiago
2 anos atrás

Lista para nós, reles mortais ocidentais, o que presta !

Quem lê os comentários dessa trolada pensa que os caras vivem em palacetes no outro lado do mundo, com phd em pós mega ultra plus do universo.

Mas não, um bando de adoscelente que recebe comidinha do papai na boca.

Marcos
Marcos
2 anos atrás

Ainn uiii mas eu li na Sputnik que uma velharia voadora desligou o sistema AEGIS da frota americana ai ui ai ui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=09w0GyHv31g
Murmansk-BN. alcance entre 5000 e 8000 Km’s. E parece que tem um na Crimeia.
Mais uma arma que não cumpre o que promete?

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

kkkkkkkk O TRUMP foi o culpado ao não fornecer os tais rádios….
Parei de ler ai…
Tô começando a achar que QUEM REALMENTE OBTEVE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS das doutrinas, equipamentos de guerra…foi a Russia viu…
Aguardemos a segunda fase….pois é ai que vai mostrar…TUDO.

Vai ESCALAR E MUITO !

Zé lesqui
Zé lesqui
2 anos atrás

O desastre do kremlin começa quando o povo Ukraniano resolverau esistir, quando a América, o UK e a Polonia decidiram auxiliar o governo da Ukrania e quando as forças do ditador putin foram derrotados na Batalha de Kiev de 26 para 27 de fevereiro.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

A parte mais legal é ” Quando a história da Ucrânia for escrita” vai ser assim, mesmo com toda ajuda que tiveram do atlanticismo perderam território, isso que os EW dos russos estavam pifando.

Caio
Caio
2 anos atrás

Putin seu burro!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Só na Desert Storm, foram 1300 missões…

Na Allied Force, aproximadamente 717 missões

e só derrubaram um…

Este radar era descartável ?!

Segundo a https://www.aviamagazine.com/factsheets/aircraft/f117/part2.aspx

PACRF
PACRF
2 anos atrás

O Reino Unido se utilizou de seus próprios meios, ao contrário da Ucrânia que está recebendo substancial ajuda da UE, do próprio Reino Unido e dos EUA.

Thiago
Thiago
2 anos atrás

Pô!
Quando a gente lê os comentários, o pessoal fala que a Rússia está perdendo, a Ucrânia reagindo, ganhando e etc
Aí, vc lê as notícias e vê russos atacando, destruindo um monte de coisas e conquistando cidades .
Alguém está enganado.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Thiago
2 anos atrás

È a desinformação!

Ten Murphy
Ten Murphy
2 anos atrás

Algo sobre o general canadense Trevor Cadieu capturado peça Rússia em Mariupol?

MAB
MAB
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Se a imprensa russa mostrar o troféu pode ate ser. É o tipo de situação que os russos correriam para publicar e mostrar ao mundo.

Mas até agora, a tal notícia somente circula na esgotosfera.

George
George
Responder para  Ten Murphy
2 anos atrás

Não, mas se você tiver algo basta colocar aqui. Tem alguma coisa para o momento?

MBK
MBK
Responder para  George
2 anos atrás
Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  George
2 anos atrás

Não tenho, se tivesse não teria perguntado. Até onde sei pode ser desinformação ou pode ser real. Daí a pergunta, já que pressuponho que os editores da trilogia são melhor informados por fontes mais seguras que eu. De toda forma, agradeço o feedback.

Ze das Couve
Ze das Couve
2 anos atrás

E os sérvios ganharam a guerra, né? Olha o tamanho da Sérvia antes da guerra e depois.

willhorv
willhorv
2 anos atrás

Por isso repito e ainda sou criticado…mas no fim vão acabar concordando comigo. Uma ou duas nucs táticas no lugar certo no início desta palhaçada, já tinha resolvido.
O desgaste moral, militar, financeiro e por que não dizer de respeito entre as potencias, não estaria sendo tão abalados…a menos que o que esteja ocorrendo esteja dentro do esperado pelos russos…..e só eles sabem o que é. Pq eu realmente não entendo o que está se passando….e o fato é, que a Ucrânia está cada vez mais se transformando em um fantoche do ocidente, e daí para as nucs irem parar em tudo que é lugar, é um risco que aumenta a cada dia.

L G
L G
2 anos atrás

Coitado do México tão longe de Deus. Tão perto dos EUA. Guerra México X EUA. 1848. Vamos estudar.

L G
L G
Responder para  L G
2 anos atrás
L G
L G
2 anos atrás

https://youtu.be/qEaba8s9fvI Infelizmente haverá uma terceira g mundial. O Brasil será o quinto império de Daniel. O último. Abastecerá o que resta do mundo é receberá os refugiados que aqui conseguirem chegar. Mas não será o fim do mundo. Será o início do milênio. A grande tribulação. Depois Jesus Cristo voltará. Vamos aguardar.

George
George
Responder para  L G
2 anos atrás

Isso tem um nome. Viagem na maionese.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Tá mais do que claro a cassada a generais, sinceramente eu não acredito que isso seja coisa dos Ucranianos não, deve ter dedo direto do EUA ou UK