Usando tecnologia de ponta, camuflagem russa promete tornar tanques ‘invisíveis’

189
Nakidka camoufalge

Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora. À medida que a ‘operação militar especial’ entra em seu terceiro mês, as tropas russas estão agora explorando novos meios de camuflar seu equipamento para conter as perdas.

As forças russas estão empregando uma camuflagem que diminui a visibilidade dos veículos de combate nos espectros de infravermelho e radar, disse uma fonte informada à agência de notícias Sputnik.

“Essa camuflagem é um material sintético que é colocado em cima do equipamento na forma de estojos ou capas. O material diminuiu o nível de radiação térmica, por exemplo, de um tanque em várias vezes, de modo que quase se funde com a superfície de fundo. No alcance do radar, a distância de detecção do veículo cai substancialmente”, disse a fonte.

Isso visa principalmente diminuir a visibilidade dos equipamentos de drones e aeronaves de reconhecimento rivais, observou a fonte, acrescentando que o revestimento também pode ser tingido em cores de camuflagem, tornando os veículos menos visíveis no alcance óptico.

“No âmbito da operação especial [na Ucrânia], vários tipos de camuflagem são usados ​​nos sistemas de mísseis táticos operacionais Iskander, bem como nos mais recentes tanques T-90M Proryv”, acrescentou a fonte.

Na semana passada, a agência de notícias russa compartilhou as imagens dos lançadores de mísseis russos Iskander perto da fronteira com a Ucrânia. Os lançadores foram vistos apontados para a região de Kharkiv, no território oriental da Ucrânia. O relatório sobre os lançadores posicionados perto da fronteira também foi corroborado pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.
ucrania
Os ataques se intensificaram nos últimos dias antes do Dia da Vitória da Rússia no próximo mês, quando o presidente Putin desejaria declarar a invasão um enorme sucesso.

No entanto, a implantação generalizada e o uso de drones de reconhecimento e drones suicidas têm sido uma dor de cabeça para as tropas invasoras. Diante dessas dificuldades, a camuflagem torna-se uma armadura indispensável para os militares.

Esforço ‘furtivo’ para equipamentos russos

Os militares russos vêm experimentando diferentes métodos de camuflagem para escapar dos olhos do inimigo.

Os drones turcos TB2 Bayraktar, os UAVs armados da Ucrânia e os drones estilo kamikaze que recebeu como ajuda de outros países realizaram vários ataques a comboios e equipamentos russos, exigindo uma camuflagem mais sofisticada.

O equipamento terrestre é especialmente vulnerável a ataques devido a contramedidas limitadas.

Anteriormente, os relatórios indicavam que as tropas russas estavam usando tapetes, mudas e feno para cobrir seus veículos blindados, o que foi interpretado como um sinal de que as tropas não estavam equipadas com camuflagem eficaz, informou o Washington Post.
No que poderia ser uma camuflagem muito moderna e sofisticada disponível para as tropas russas agora, os lançadores de mísseis Iskander foram equipados com dispositivos de camuflagem que podem minimizar a quantidade de calor irradiada por um item e alterar a forma e o tamanho de sua assinatura visual ou de radar. , segundo relatos.

Diz-se que esses sistemas fornecem discrição nas bandas de ondas ópticas, infravermelho próximo, infravermelho térmico e de radar de banda larga, sensores de escurecimento, alvos ofuscantes e munições inteligentes enganosas, fornecendo a eles uma vantagem tática e operacional.

As tropas russas têm usado esse tipo de camuflagem para dificultar que os drones de reconhecimento ucranianos o “descobram”, pois os drones Bayraktar TB2 geralmente conseguem ver o alvo a uma distância de 50 km.

O drone turco também teria desempenhado um papel significativo no ataque ao carro-chefe russo Moskva pelo míssil Neptune.

No ano passado, a RIA Novosti havia relatado que o Exército russo pretendia revestir seus veículos de combate com uma substância que muda de cor que se mistura com o ambiente circundante. Era para ser conhecido como ‘Chamaleon’ por sua capacidade de mudar de cor e gel com o ambiente.

A camuflagem produzida pela Ruselectronics, segundo a agência de notícias com sede em Moscou, consistiria em muitas pequenas placas de revestimento eletrocrômico “o que permite criar várias imagens visuais que não apenas copiam a cor da paisagem circundante, mas também sua estrutura”.

A fonte não identificada disse na época que “a velocidade da reação de camuflagem às mudanças no ambiente é de frações de segundo. Se, por exemplo, um tanque estiver em um campo e o revestimento tiver uma pintura de um tipo, e depois mudar de posição e se encontrar no fundo de um tipo diferente de paisagem, o revestimento mudará a cor e a estrutura de camuflagem em toda a área.”

Isso é indicativo da importância que os militares russos, como todos os militares modernos do mundo, atribuem à camuflagem de tropas e equipamentos. Ao usar galhos e tapetes, as tropas russas podem ter percorrido um longo caminho com seu novo material de disfarce, uma vez que os relatórios são autênticos.

À medida que mais drones assassinos chegam ao campo de batalha na Ucrânia, qualquer forma de camuflagem pode fornecer uma vantagem às tropas russas sob pressão para não apenas desferir um golpe decisivo na força de resistência, mas também minimizar suas perdas.

FONTE: Eurasian Times

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

189 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joe
Joe
2 anos atrás

Sem pânico. Está tudo conforme o planejado para os russos. Já já tomam kiev

images.jpeg
Carvalho
Carvalho
Responder para  Joe
2 anos atrás

Não priemos cânico!!
Kkkkkk

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Joe
2 anos atrás

Elementar meu caro Watson. Muita vodka na cabeca e ai saem essas perolas russas. Tecnologia de tanque camaleao. E isso? kkkkkk.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Joe
2 anos atrás

Não ligo por lado A ou B. Más se eles a otan é tão boa porque precisam do mundo inteiro contra dois países(Rússia/China)??? 😀

Guess Hu
Guess Hu
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Ué? Porque a Rússia junto com A URSS mais aliados levaram pau do eixo por 5 anos ? Imagina agora que a Alemanha e Japão estão contra teu baixinho? Melhor engraxar o couro e ficar quieto .

Agressor's
Agressor's
Responder para  Guess Hu
2 anos atrás

De Kiev pra Berlim,

De Berlim pra Paris,

De Paris pra Londres,

De Londres pra Washington…. 🙂

Monarquista
Monarquista
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Em 72 horas hehehehehehe

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

é mais fácil o apocalipse começar do que a Russia chegar em Washington

PACRF
PACRF
Responder para  Joe
2 anos atrás

Lembra da ameaça do Putin antes da invasão: tomo Kiev em DOIS dias. Tá demorando, hein?

Agressor's
Agressor's
Responder para  PACRF
2 anos atrás

O braziu deveria mandar os tanques fumacê do exército brazileru, pra ajudar nosso esforço de guerra naziucraniano!

MAB
MAB
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Explica para todos nós, se o estado em questão é nazista, porque Israel está ajudando?

Se soltar fumaça aperta logo o botão vermelho e pede ajuda para os foiceminions.

Flanker
Flanker
Responder para  MAB
2 anos atrás

MAB, esses bots repetem clichês e adoram criar novos terms…agora tá na moda o ucronazi, naziucraniano, naziotan, e por aí vai….uns coitados, em suma.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir…

Até entender!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  MAB
2 anos atrás

Você não soube da última? Hitler era judeu e os antissemitas mais fervorosos são judeus.

https://www.bbc.com/news/world-middle-east-61296682

IMG_20220504_083925.jpg
pangloss
pangloss
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Acho que não entenderam a ironia do seu comentário, Bruno.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  pangloss
2 anos atrás

Fiquei um pouco decepcionado agora. Achei que tinha deixado claro a ironia (especialmente considerando meus outros comentários sobre o assunto, que são sempre críticos às narrativas malucas da Rússia).

PACRF
PACRF
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

O Brasil está do outro lado, nosso Chefe de Estado se solidarizou com os russos. Portanto os tanques “fumacê” devem ser enviados para a Rússia.

glasquis 7
Responder para  PACRF
2 anos atrás

tomo Kiev em DOIS dias. Tá demorando, hein?”

Por vc diz isso?
Vc não sabe quantas horas tem o dia na Rússia.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  PACRF
2 anos atrás

Eu acho que o dia russo tem perto de 1080 horas kkkkk

mac
mac
Responder para  Joe
2 anos atrás

Eu vejo a Russia nessa invasão e me lembro do Patton na Batalha das Ardenas quando Eisenhower perguntou se ele conseguiria chegar com seu exército para socorrer a posição em Bastogne. Sua resposta:
“Ike, os ‘Krauts’ (chucrutes) colocaram a cabeça no moedor de carne e eu estou com a mão na manivela”.
Substituam os alemães pelos russos…

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Joe
2 anos atrás

Empresta esse manto de invisibilidade para os ucranianos, que a camuflagem deles não está funcionando.
rsrsrs

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/05/Avd.mp4?_=2

glasquis 7
Responder para  Joe
2 anos atrás

Isso é camuflagem ou é pro blindado não passar frio?

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Responder para  Joe
2 anos atrás

“Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora”
Então mais algumas semanas e não sobra nada do exercito Russo! kkkkkk Só sendo muito inocente pra acreditar nisso!

MIB
MIB
2 anos atrás

Só acredito vendo, muito difícil que por mais que tal tecnologia exista, que consigam produzir para fazer alguma diferença no campo de batalha.
O que podemos ver é que essa guerra vai se arrastar por um longo período, a Otan vai armar a Ucrânia ate o último dia da guerra, vamos ver onde isso vai parar.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  MIB
2 anos atrás

Muito difícil.
Os russos aumentaram muito os bombardeios.
As perdas ucranianas estão muito altas.
Já existem registros da presença de russos em Baktmuth, que é o meio da área ocupada pelos ucranianos no Donbass.
Os ucranianos se defendem em trincheiras e estão sendo alvo fáceis para a artilharia russa.

1_specnaz_rossii_proryv_blokady_vsu_1.jpg
glasquis 7
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Amigo, não quero decepcionar vc mas, esses corpos da imagem que vc botou aí, não foram mortos por artilharia nenhuma. Na verdade, os corpos deixados pelo fogo da artilharia, raramente estão assim, tão inteiros.

Eromaster
Eromaster
Responder para  glasquis 7
2 anos atrás

Errado amigo. o Estilhaço artilharia é fatal, principalmente 10 a 20 metros de distância dependendo do calibre utilizado.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  MIB
2 anos atrás

Esses caras estao superando os Irianos no quesito viagem na maionese.

Bosco
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu,
Quem inventou isso acha que um veículo de combate fica assim , limpinho, sem arranhão.
Depois de 10 minutos na lama , na chuva, gente entrando e saindo, encostando em tudo que existe, essa manta mágica vai estar só o bagaço.
Pra começar essa mania de soldado russo de fazer surfe em cima de veículo blindado tem que acabar porque senão, rasga.

mac
mac
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Eu citei em outro tópico a frase de um amigo meu a respeito da situação da Rússia, “ela está como o porco berrando cada vez mais alto no matadouro, mas nem por isso vai deixar de virar linguiça”.

Lembro-me da frase atribuída a Erwin Rommel na sequência do dia D: “Os pobres nunca deveriam fazer guerras”…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Concordo. Mas tem gente aqui que é do tipo, me engana que eu gosto.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

A maionese deles já estragou e está matando todo mundo de indigestão.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Uma dessas viagens na maionese deixou a Arábia Saudita sem vender petróleo por semanas, e uma base americana no Iraque em destroços. Outra viagem maionésica iraniana derrubou um drone americano de quase 1 bilhão de reais.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  MIB
2 anos atrás

Calma que Israel agora vai mandar o Harop pra Ucrânia, e essas porcarias velhas Russas, vão explodir aos montes…
Lavrov mexeu num vespeiro

Marlos
Marlos
2 anos atrás

Porque será que a Rússia não utiliza os sistemas de defesa ativa nos T72? Não é viável?

Joe
Joe
Responder para  Marlos
2 anos atrás

As defesas das propagandas? É tipo o Mac picanha

Junior Souza
Junior Souza
Responder para  Marlos
2 anos atrás

Porquê eles não os tem, se tivessem ja estaria lá. Propaganda é o forte dos russos, agora entregar o que foi prometido é outra história

Bosco
Responder para  Junior Souza
2 anos atrás

E os que têm não devem funcionar como o fabricante diz que deveria.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Marlos
2 anos atrás

Mas ela está usando

Aladaf
Aladaf
Responder para  Marlos
2 anos atrás

Com que PIB? A economia Russa eh pequena. Acabou o dinheiro!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Marlos
2 anos atrás

A defesa ativa da Rússia é pagar um monte de gente para ficar defendendo na Internet

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Marlos
2 anos atrás

Eles usaram… Colocaram uma cangalha de ferro encima dos MBTs achando que iria ser eficaz contra drones… hahhahaha
Eu falo que a industria bélica Russa é pura propaganda, nada funciona como eles falam…
Os super hiper mega blaster Crusadores foram afundado por mísseis que nunca tinha sido testados em combate…
Os S-300/400 e os anti aéreos Russos tbm não são nada de mais…
Os MBTs estão explodindo aos montes
Os Helicópteros não tem defesas eficientes contra MANPADS
Os Su 35 estão indo pro chão também
OS Su 34 só jogam bomba burra

Só não vê isso quem não quer

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

S300/400 não funciona, e por que a Ucrânia não faz ataques aéreos contra os russos?

Eduardo Angelo Pasin
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Nas operações aerias o russo são burros para um cacete, voar de dia é loucura e iluminando alvo com helicóptero parado é coisa de amador

LUIZ
LUIZ
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Bom deve ser o Patriot que foi explodido pelos iemenitas na Arábia Saudita. As aeronaves russas voavam baixo e qualquer aeronave voando vira alvo de Manpads. S-300 e 400 abateram helicópteros e caças ucranianos.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

Hahahaha depois daquele varal em cima dos tanques temos um cobertor em prol do conforto psicológico!
As putinetes vão falar que é um super tecido mas a gente sabe, não passa da roupa do rei, pra quem esperava T14 Armata ta aí! Hahahahaha

Jota Ká
Jota Ká
2 anos atrás

Camuflaram tão bem , até o “Z”.
Agora vai! 🙂

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Vão ter que camuflar as refinarias e depósitos de combustível na Rússia tb.
O Moskva já tá camuflado.

Jota Ká
Jota Ká
2 anos atrás

Copiaram o material da mochila térmica do Ifood.
Resta saber se os recrutas russos, que colocam suas vidas em risco nestes veículos, vão acreditar nesta história.

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
2 anos atrás

Fiquei na dúvida se eles perderam o 1 de Abril deste ano ou, já estão antecipando para o 1 de Abril do próximo ano.

pangloss
pangloss
Responder para  Rogerio Loureiro Dhierio
2 anos atrás

Neste ano, primeiro de abril vai cair em 09 de maio, para os russos.

Andre
Andre
2 anos atrás

Agora vai…

Era apenas isso que falta para a NOM ser uma realidade. Dia 9 os russos estarão marchando de Lisboa até Vladivostok.

Deixa só eles conseguirem passar de Donbass.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Finalmente a Rússia atacou e paralisou o sistema de transporte ferroviário da Ucrânia.
A ferrovia que traz armamentos da OTAN para o oeste está parada.
Danos severos, até no túnel de Beskidzki
Serão os preparativos para a tão aguardada ofensiva russa?

Flanker
Flanker
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Xings, troca o disco….

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tá narrando que guerra xings?

Joe
Joe
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

A guerra dos mundos kkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Mais preparativos ?

Andre
Andre
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Os caras são muito ruins mesmo hein. 2 meses para conseguir atingir um grupo de alvos estáticos.

Você está aguardando a “tão aguardada ofensiva” sentado, porque pelo ritmo que está indo…

Será que essa “tão aguardada ofensiva” vai ter o mesmo destino da ofensiva contra Kiev?

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Kings esse nick a gente também já conhece

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Muito feio, mas é possível, a SAAB tem um equipamento com função parecida, mas acredito que seria melhor um APS em alguns deles.

Jota Ká
Jota Ká
2 anos atrás

Na foto parece que há algumas improvisações com fitas adesivas.
Devem se soltar com vento forte ou simples deslocamento do veículo em rodovias.
Acho que o prazo dado, do chefe para o artesão responsável, para apresentar a “proteção definitiva”, foi muito exíguo.
🙂

Bosco
Responder para  Jota Ká
2 anos atrás

Será que no desfile do dia 9 vai ter tanque coberto com esse edredom?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Em um furo de reportagem, vou colocar aqui a nova camuflagem do Exército russo para blindados.

cammo.JPG
JORENE
JORENE
2 anos atrás

A melhor camuflagem dos orcs é seu exército vazar da Ucrânia.

Aladaf
Aladaf
Responder para  JORENE
2 anos atrás

Eles querem vazar. Qual eh o sentido para um soldado Russo dessa invasao maluca? Fica lah dentro de blindado tomando drone na cabeca?

Welington S.
Welington S.
2 anos atrás

É nada. Isso é só pra manter o blindado quentinho no frio.

Bosco
2 anos atrás

Blindagem passiva não funcionou.
Blindagem reativa como a Kontakt e Relikt não funcionou.
Proteção ativa como o Arena e Drozd não funcionou.
Proteção passiva tipo Shtora não funcionou
Galinheiro em cima da torre não funcionou.
O jeito agora é apelar pro edredom e rezar.

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Tem alguma duvida de que a surra vai continuar

Agressor's
Agressor's
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Tanque está obsoleto, é arma do passado!

pangloss
pangloss
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Então, por que os russos (e todos os demais exércitos) insistem em usá-los?

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Um T-90M foi destruído próximo a Kharkiv.

É o carro de combate mais avançado em operação nas Forças Armadas da Rússia. Recentemente havia sido flagrado pela primeira vez na Ucrânia.

comment image

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Alfa BR
2 anos atrás

Êsse tipo de dano, parece sêr o resultado da explosão causada pêla penetração vertical de um drone Switchblade.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Alfa BR
2 anos atrás

Colocam a data pra dizer que foi hj kkk

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Aqueles que foram destruídos são do passado mesmo. Agora são carcaças retorcidas do presente.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Bosco
2 anos atrás

É verdade os tanques da Ucrânia não deixam a duvidar

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Mas o “galinheiro” apesar de ser uma baita de uma gambiarra até que tem sua lógica e por um preço baixo, aqui um Stryker americano dentro de um “galinheiro”, se essas gambiarras são efetivas, aí já é outra conversa.

20220503_230453.jpeg
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

O “galinheiro” do Stryker se propõe a proteger o veículo de pés de chinelo armados com RPGs antigos, não contra ATGMs modernos.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Mas ambos são “proteções” com basicamente o mesmo princípio.
Quanto a tal proteção da matéria, os suecos tem um sistema “semelhante” e os ingleses já testatam um sistema no Challenger, embora o sistema russo pareça bem mais simples.
Um leopard e um challenger com mobile camouflage system (mcs).

20220504_001443.jpeg
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Concordo que usam o mesmo princípio, porém, é fato que não dá para esperar a mesma efetividade contra um ATGM moderno que se tem contra um RPG-7 (que possuí uma velocidade e capacidade de penetração muito menores). Mas imagino que pelo menos valeu a tentativa.

Bosco
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Só te complementando, apenas a ogiva de um Javelin pesa 8 kg e tem 127 mm de diâmetro , já a granada inteira lançada por um um RPG-7 pesa 2,5 kg com 90 mm de diâmetro.
Possivelmente um Javelin detonando em contato com o galinheiro o jato de metal em hipervelocidade atravessa tudo e chega na blindagem com força suficiente para provocar danos substanciais.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Pergunta: O poder de perfuração do jato de metal derretido é diminuído caso a cabeça de guerra seja detonado fora da distancia mínima exigida? Os danos a blindagem composta ou a energia que atingira a blindagem reativa do topo é diminuída com a detonação a uma distancia superior a projetada?
.
A resposta: Sim é, obviamente é. Então pare de falar besteira. A sua ideologia falida de ocidental escravo do Sião lhe cega.
.
As gaiolas são obviamente efetivas e se a decisão dependesse de mim eu eliminava a metralhadora remotamente controlada do topo dos veículos para colocar ali apenas as gaiolas. Ou no mínimo diminuiria o calibre delas para oferecer mais espaço para a as gaiolas no topo dos tanks. Elas são vitais na proteção dos ataques de ataques de armas vindos do topo. E se forem combinadas com a couraça reativa ou proteção ativa voltada ao topo, melhor ainda.
.
Quanto ao “edredom”, quanta tolice sua. Todo mundo esta investindo nisto. Novamente a sua mente lhe cega.
.
E acho bom você começar a pensa nas mesmas soluções para os seus amados merkavas e abrams, porque o meu mundo também já tem o Red Arrow. Essa idolatria de vocês ao Javelin como o grande diferencial, a grande vantagem de vocês, já pode terminar.

Bosco
Responder para  Z Renato Vilhena Z
2 anos atrás

Tá certo, Fernando!

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Bosco
2 anos atrás

E o pior, no T72 as munições ficam junto a torre e qualquer coisa que passe ali detona as munições do próprio tanque

Maurício.
Maurício.
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

“Mas imagino que pelo menos valeu a tentativa.”

Olha, é uma gambiarra, se a tentativa foi muito efetiva eu já não sei, contra um Javelin eu acho muito difícil, mas contra um MAM-L que é aquele míssil que o drone turco transporta provavelmente essa gambiarra seja um pouco mais efetiva, já que não é um míssil tão grande e poderoso.

Bosco
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Os soviéticos são ruins até pra fazer churrasqueira. Nesse caso o “carvão” fica por cima e a carne, por baixo.

Flanker
Flanker
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Blindados de fazenda…o russo parece um galpão e o americano um cercado…

Alessandro
Alessandro
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Bosco

Diante do que estou vendo nessa guerra, to começando a acreditar que é mais vantajoso pro soldado andar a pé com seu fuzil, do que entrar num caixão ambulante desses e virar alvo de RPGs antigos.

Bosco
Responder para  Alessandro
2 anos atrás

Realmente! A coisa tá ficando complicada para veículos de toda natureza.
Na Tempestade do Deserto em 91 foi utilizado pela primeira vez os radares de abertura sintética e indicador de alvos móveis que podia detectar veículos há 250 km e daí eles podia ser atacados rapidamente.
Agora, a isso se somam os drones C-UAV e as “loitering munitions” que vieram complicar ainda mais.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Bosco quais radares seriam estes?
Podemos dizer o que SABER M20 faria a mesma função em campo?

Bosco
Responder para  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Rogério,
Me refiro aos grandes radares ar-sup instalados em aeronaves dedicadas como a E-8 JSTAR.
Basicamente a tecnologia de radar de abertura sintética e de indicador de alvos móveis acabou com a vantagem da mobilidade da IADS e dos lançadores de mísseis já que agora podem ser rastreados em tempo real a partir de grandes distâncias.
Isso, aliado às armas guiadas por GPS e as mais atuais, guiadas por “homing” e com capacidade ATR (reconhecimento autônomo de alvos).
Também veículos de combate podem ser descobertos e rastreados a partir de grandes distâncias , muito além da possível via imagem visual e térmica.
Os caças mais modernos também contam com radares com essa capacidade e podem não só detectar como também, atacar.
Se tiver interesse , esse artigo é bem interessante. http://www.ausairpower.net/sargmti-intro.html

Oráculo
Oráculo
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Bosco, será que o Trophy fariam mais bonito na guerra?
Os israelenses não garantem 100% de proteção, mas dizem que beira os 90% de acertos na defesa.
O que na guerra da Ucrânia seria uma bênção.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Cara, os russos literalmente perderam um E.B em equipamentos, eu no início achava que ia ser um passeio essa invasão, mas não foi e não tem como negar, todo momento tem imagens de equipamento russo sendo destruído ou danificado, não vou ser hipócrita de falar que a Ucrânia está ganhando essa guerra pois os mesmos não divulgam suas perdas, mas o dano que estão impondo aos russos está sendo impressionante, mesmo que alguns e seus perfis falsos aqui vivem tentando negar isso.

Americano
Responder para  Ramon
2 anos atrás

Disse tudo Ramon.O correto era os russos vestirem saia e voltar correndo.Um exército de maricas ops desculpa recrutas .

gordo
gordo
2 anos atrás

Desde sempre se pensa na camuflagem, agora aos olhos do IR e radares, segue o jogo. No mais, bem interessantes as estimativas das perdas Russas, pena que quem fez essas não fez as da Ucrânia. Seria interessante sabermos as perdas dos dois lados, ainda mais tendo um deles pedindo uma zona de exclusão aérea, recebendo peças de artilharia (não sei se perdeu o que tinha), baterias antiaéreas que estão em estoques, blindados de estoque e por ai vai.

Dario
Dario
Responder para  gordo
2 anos atrás

Até a data de hoje o Oryx contabiliza 313 MBTs, 160 AFVs, 398 IFvs, 37 APCs, 13 MRAPs, 63 IMVs e diversos outros tipos totalizando 1826 veículos e equipamentos russos destruídos e com confirmação fotográfica. Nos números acima não estão incluídos os danificados, abandonados e capturados pelos ucranianos.
E, sim, existe a versão correspondente do equipamento perdido pelos ucranianos.

É bastante claro que o número deve ser muito maior que o retrado para ambos os lados.

MAB
MAB
Responder para  Dario
2 anos atrás

Negativo cara Dario, a conta já passou de 3000 peças. Somente de tanques, 600. Detalhe, apenas do que foi registrado. O número real, deve ser bem superior.

Russia – 3374, of which: destroyed: 1826, damaged: 59, abandoned: 266, captured: 1223
Tanks (600, of which destroyed: 313, damaged: 17, abandoned: 49, captured: 221)
A “OPERAÇÃO COMBUSTÃO ESPECIAL” está indo de vento em popa na Russia. E não é somente na fronteira.

Esta mistura de vodka estragada, com recruta russo não está dando certo!

2m76hvqdy8x81.png
Dario
Dario
Responder para  MAB
2 anos atrás

Vou traduzir: quando se lê “of which: destroyed” quer dizer que apenas o numero após este termo é de veículos destruídos, portanto: tanks… of which destroyed: 313 … conforme relatei.

MAB
MAB
Responder para  Dario
2 anos atrás

bom sem desavenças, sendo destruido ou capturado, a russia perdeu as 600 peças, que é o meu ponto de vista. Ela não possui mais os equipamentos em seu inventário.

Thiago
Thiago
Responder para  MAB
2 anos atrás

Evidentemente que as perdas ucranianas são muitos maiores.
Eles tinham uma quantidade enorme de tanques antes da guerra e agora estão recorrendo, às pressas, à reposição de velhos T-72s de aliados e até M-113s.

Thiago
Thiago
Responder para  gordo
2 anos atrás

Os ucranianos já perderam cerca de 2.600 tanques e blindados diversos.
O que mais tem sido destruído e capturado agora são os T-64s que foram modernizados.
Era a reserva dos ucranianos.
M113s ainda não foram vistos.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  gordo
2 anos atrás

Perdas grandes do lado Ucraniano já eram esperadas, afinal é um exército muito menos capaz que o agressor (pelo menos no papel era), mas perdas gigantescas e fracasso grande dos Russos, isso nem eles mesmos esperavam

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia jamais vai esquecer esta operação especial.

Mais de 20.000 baixas em apenas 60 dias. E cerca de 1.800 civis mortos

Putin literalmente se perdeu no personagem.

comment image

Agressor's
Agressor's
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Rússia tá indo muito bem na guerra, ocidente não para de mandar armas para Ucrânia e a Rússia abatendo muitas delas enviada…

Marcos10
Marcos10
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Só em Mariupol são 20 mil civis mortos.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Só se explodiram uma bomba atômica semana passada, porque a ONU estimou, em 05/04, cerca de 1480 civis mortos.
20.000 era o número de militares ucranianos que estavam na cidade.
Como apenas alguns fugiram e cerca de 800 a 1.000 ainda estão entocados, deve-se imaginar as enormes baixas militares ucranianas nessa guerra.
Os russos calculam em 43.500 até agora.
E olha que eles recolhem e publicam muito material dos mortos ucranianos, como identidades, carteiras militares e etc.
Portanto, muito mais confiável que as cascatas ucranianas.
CNN 05/04Ucrânia tem 1.480 civis mortos e pelo menos 2.195 feridos, diz funcionária da ONU

Felipe
Felipe
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

20 mil baixas fonte: “Ucrânia” não é nem pouco confiável. Os próprios já estão confirmando que estão inflando números e criando mitos (fantasma de kiev) para inflar o moral de suas tropas. Confio só na fonte do Oryx por enquanto

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Espero que funcione tão bem quando aquela grade de churrasco em cima do tanque deles.
Tão boa quanto o Shtora-1
Tão efetiva quanto a Kontakt-5
Tão indestrutível quanto só KA-52
Tão preciso quanto os Su-34.
Tão invulnerável quanto o Cruzador Moskva
Se for igual esses acima…

Eu sei que a Ucrânia vai continuar destruindo eles sem problema nenhum.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

A era dos blindados chegou ao fim…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

A era dos negativados está só começando!

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Perfeito

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Não existe problemas com tanks em geral. existe problema com os tanks Russos e a Doutrina Russa.

O Auto-Loader dos tanks Russos causam uma detonação catastrófica na grande maioria das vezes em que são penetrados, os seus sistemas de blindagem reativa, passiva e ativa não parecem funcionar porque eles são destruídos por misseis Stugna que não tem a função “top atack”

MBTs ocidentais tem chances muito menores (sim eles ainda podem) de sofrerem destruição catastrófica.

Para se ter essa ideia concreta vamos voce precisa avaliar:
1 Quantos tanks foram atingidos?
2 Dos que foram atingidos, quantos foram penetrados?
3 Dos que foram penetrados, Quantos foram destruidos e quantos foram apenas danificados?

Apenas com esses numeros que voce pode chegar a essa conclusão sua

A sua afirmativa é tão falsa e tão fantasiosa que Alemanha e França trabalham em conjunto para um novo MBT, Inglaterra está atualizando seus Challenger 2 para o 3, EUA está padronizando todos os Abrams para o padrão M1A2 SepV3 e já tem um projeto para uma plataforma completamente nova, inclusive os Russos tem o seu T-14 que continuam propagandeando.

Não é o fim dos MBTs é o fim dos T-72/T-80 e T-90 que tem a mesma falha de projeto que causa a mesma destruição catastrófica sempre

e se as maiores potencias militares mundiais continuam apostando nos MBTs como a sua espinha dorsal da sua cavalaria blindada eu vou acreditar em todos eles antes de se quer considerar a sua opinião

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

E só pra salientar, mandar tanks avançarem sozinhos contra cidades ou posição com forte presença de infartaria em uma região fortificada é algo que o ocidente não faz desde a Segunda Guerra Mundial, os Russos entretanto, fazem isso até hoje

Agressor's
Agressor's
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Blindados hoje são obsoletos em campo de guerra, assim como os caças de quinta geração. Nessa guerra o pior lugar pra se estar é dentro de um tanque ou blindado. Principalmente um ucronazi! Vários vídeos desse conflito mostram que quando os caras percebem que estão numa emboscada a primeira coisa que fazem é abandonar os tanques pra correr pro mato. O que antes era uma garantia de segurança hoje não passa de um alvo imenso, lento e barulhento…

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Nenhum avião de 5ª geração foi abatido até hoje !!!
Já blindados Russos com cangalha de ferro encima não se pode dizer o mesmo…
Os EUA perderam apenas 1 ABRAMS durante toda operação tempestade do deserto, em um total de 7 que foram danificados…
Já os Iraquianos perderam mais de 3000 blindados…

Não são os MBTs que estão obsoletos, e sim a empregabilidade Russa deles

LUIZ
LUIZ
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Se for falar em exército esqueça o Iraque. Os caras eram amadores sem nenhuma coordenação. Muito amadorismo enfrentando um exército profissional. Acredito que os russos vão ter que reforçar os brindados depois dessa guerra e mudar a doutrina pra evitar muitas baixas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Se aviões de quinta geração são obsoletos, a VKS ta fudi$% porque ela só tem aeronaves de quarta geração

César
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Pelo visto a era do trol cheio de perfis falsos é que mal nasceu e chegou ao fim. Morreu na praia! O ¨bombardeio¨¨ de informações falsas e narrativas não mudam as opiniões das pessoas.

Agressor's
Agressor's
Responder para  César
2 anos atrás

“Trol” é com dois L. O sujeito não sabe nem falar direito…

César
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

De ¨trol¨ tu entende! Quem sou eu pra discutir. Acontece, trol, que sempre que eu colocava com dois ¨l¨s ia direto pra moderação. Então vamos aproveitar a sua boa vontade em nos exclarecer e diga quantos perfis vc tem aqui e quanto tu ganha pra fazer esse servicinho, ¨trol¨!

Bosco
Responder para  César
2 anos atrás

Muito pelo contrário. Tem efeito contrário do pretendido pelo troll.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Lembrei das correntes penduradas no Merkava.
Também não adiantou muito.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Ai você quer justificar a ideia ruim dos russos com as ideias ruins dos outros..

Se o Putin começar a dar o c*…

Você vai citar todo mundo que da o c* tb ?

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Vai somando aí.

696611_full.jpeg
MAB
MAB
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Vai subtraindo do inventário !

hlae7n89qex81.jpg
Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

na boa tu confia no mapinha que mostra região norte contestada e a Ucrânia perdendo 258 aviões quando ela só tinha 225. tu gosta de passar essa vergonha né?

Bosco
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Parece que eu li em algum lugar aqui no Forte que a Ucrânia já tinha perdido 600 e poucos Bayraktars mas o fabricante só produziu na casa de 300.

Alfa BR
Alfa BR
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Os russos foram expulsos do norte de Kiev. Não existe mais presença russa nessa área. Os ucranianos venceram a Batalha de Kiev.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Alfa BR
2 anos atrás

Cara deixa de ser chapéu de alumínio. O objetivo russo não era Kiev e sim o leste e o sul como ta sendo. Ali foi uma finta russa pra enganar os ucranianos.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Quanta burrice, os eua, tá caindo e levando geral pro buraco….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Dai a sugestão do que o mundo deva fazer para não ir para o buraco.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
2 anos atrás

Mais uma propaganda como tantas russas que se desfizeram com o início da guerra.

“Só acredito vendo”… desculpem o trocadilho…

ORIVALDO
ORIVALDO
2 anos atrás

Essa matéria é séria ou é algum tipo de piada ?

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

“Vida voltando ao normal”

Screenshot_20220503-134539_1.png
Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Capa Preta
2 anos atrás

T-64 capturado em Kharkov

03/05/22

Se bem que acho que o T-72 é bem melhor que essa jabiraca ucraniana.
Mas, como veio com um bom pedaço de terra ucraniana conquistada, valeu a troca.

photo_2022-05-03_13-08-36-768x576.jpg
Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Iiiii ala os caras usando cobertor nos tanques só pq ta frio e dizendo que é camuflagem kkkkkkkkk

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Mensageiro
2 anos atrás

Muito provavelmente para embrulhar algum cadáver de ucraniano.
A quantidade de mortos que os russos estão sendo obrigados a retirar dos campos é tão grande que essa manta deve ajudar.
Os ucranianos, nem ligam.
Deixam tudo pra trás

PSTx27
PSTx27
2 anos atrás

Putin está a chorar como um bebê…mas de nada mais adianta.
Chora Putin, chora….

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Para quê isso dai?
Pensei que a destruição dos blindados russos era fake.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Grupo Wagner limpando Popasnaya.

Vídeo mostrando a atuação do Grupo na limpeza da cidade.
O drone pesquisa, fica parado, desconfia de uma pequena casa de 3m x 3m, desce, tenta olhar pela janela.
De repente o pessoal do Grupo se aproxima e começa um ataque à casa.
De dentro um ucraniano lança uma granada para fora.
Os russos jogam outras para dentro e atiram.
Lá de dentro saem rendidos uns cinco ou seis inimigos.
Outros morreram.
Certamente tinha um esconderijo subterrâneo lá.
Imagens incríveis.

MAB
MAB
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Que maneira estranha de passar a puberdade. O sujeito fica ligado com mercenários nazistas matando.

No seu caso uma lobotomia caria muito bem !

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás
Mcruel
Mcruel
2 anos atrás

Agora sim a Rússia vai usar TNT aos montes (tecido não-tecido)!!!

Zé lesqui
Zé lesqui
2 anos atrás

Mais uma maravilha bélica do kremlin kkk ! Embrulha pra viagem !

Guess Hu
Guess Hu
2 anos atrás

Se for essa camuflagem deve ser a CIA Providência que fornece …BIDIN.rsrsrsr

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Já começou a guerra de propaganda contra a Suécia e Israel, questão de tempo e será guerra total na europa, duvido o Brasil pagar de isentão por muito tempo:

https://www.estadao.com.br/internacional/propaganda-em-moscou-acusa-suecia-de-relacao-com-o-nazismo/

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/russia-acusa-israel-de-apoiar-regime-neonazista-na-ucrania-e-amplia-desgaste.shtml

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Rogério
2 anos atrás

As forças terrestres russas (VDV + Exército + Spetnaz) tem um efetivo de cerca de 350 mil homens. No começo da guerra, cerca de 200 mil dessas tropas estavam na fronteira com a Ucrânia, ou seja, mais de 50% da força total. Soma-se a isso as perdas que eles tiveram na guerra e os reforços enviados após ela ter se iniciado.

Ou seja, a Rússia, sem mobilizar seus reservistas (um processo que levaria semanas – se não, meses – para ser concluído) não tem capacidade de abrir um novo front. E, ainda que mobilize seus reservistas, é questionável se possuí capacidade material para iniciar uma guerra contra outro país.

Erick Barros
Erick Barros
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Só para complementar.
As perdas ucranianas estão tão grande que já vai sair a quarta convocação.
E eles estão confiando a defesa de alguns locais a quem eles chamam de ‘terodefesa’, voluntários sem treinamento, para liberar mais soldados.
Aquilo se tornou um moedor de carne ucraniana.

Rogério
Rogério
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Quanto mais sangrento mais nojo o mundo ficara deles. Serao a Coreia do Norte mais ao norte. Ate os Servios ja estao na bronca.
Entraram na Ucrania buscando nazistas e se tornaram iguais aos verdadeiros nazista.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rogério
2 anos atrás

O Brasil tem de pegar o barco agora, estava lendo que Biden ordenou o aumento da produção de fertilizantes para poder vender ao Brasil e diminuir a dependência do Brasil do fertilizante russo. Os Americanos estão a tentar reduzir o desgaste que tem entre Biden e Bolsonaro evitando falar da Amazônia nos encontros entre diplomatas e buscam elogiar as ações brasileiras na proteção ambiental e os avanços na legislação. Mas o presidente brasileiro não sei o que ele tratou com PUTIN está relutante em sentar com os europeus e americanos, suas ações podem acabar melando o programa do Gripen e barrar o acesso do Brasil ao mercado bélico que está expandindo onde a Embraer está se destacando. A neutralidade brasileira não está sólida, estamos sendo cegos e devido a campanha eleitoral ninguém quer tomar partido. Estamos perdendo uma importante janela de negociação que seria vantajosa para o Brasil.

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

Nossa uma lona…que tecnologia inovadora.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

O Brasil está na guerra? Não estava sabendo. Achei que estávamos adotando uma posição neutra ao mesmo tempo em que segue o princípio diplomático da defesa da soberania e do direito internacional previsto na Constituição Federal de 1988.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Não Bruno, o Brasil não está na guerra, o que acontece é que a demanda daqui fica ”torcendo” pela Ucrânia ou pela Rússia, sendo que o Brasil adotou seu posicionamento de neutralidade na guerra, logo, todos aqui deveriam ficar com o Brasil, adotando uma postura neutra, e não ficar com ”torcidas” pela Ucrânia ou pela Rússia, sendo que o Brasil não tem nada a ver com aquela guerra.

Estar do lado do Brasil, não significa dizer que o nosso país esteja na guerra, mas sim que nós brasileiros estamos neutros e visando os interesses do nosso país.

A única torcida que deveria ter, é para que aquela guerra cesse o mais breve possível, e que as nações retomem o diálogo diplomático, pois uma guerra não é bom pra ninguém.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

Prezado, uma coisa é política de Estado; outra é convicção pessoal. Se eu fosse Ministro de Estado, o Presidente da República ou seu Vice, certamente acompanharia o posicionamento oficial do Estado Brasileiro. Porém, este não é o caso e, portanto, não vejo problema algum em torcer para que o lado do respeito à soberania das Nações e da Democracia (ainda que imperfeita) vença. Durante grande parte da Segunda Guerra Mundial o Brasil permaneceu neutro (inclusive com certo alinhamento ao Terceiro Reich). Quero acreditar que nem por isso – se eu estivesse vivo à época – deixaria de torcer para a derrota da Alemanha e do nazifascismo.

Por fim, devo apontar também que, quem hoje normaliza o direito de um Estado de invadir outro, não terá reserva moral para criticar um país que ameace de fazer o mesmo com o Brasil.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Em relação a segunda guerra mundial, o Brasil ficou neutro no começo, mas depois se juntou aos aliados para derrotar os nazifascistas da Alemanha.

Eu sei que uma coisa é política de estado e outra coisa é convicção pessoal.

É lamentável que vc adote um posicionamento de ”torcer” para um outro país, seja democrático ou não, sendo que o seu país é o Brasil, e que vc deveria priorizar o Brasil, ou seja, os nossos interesses, e não os interesses de uma outra nação. Você pode até ”torcer” pela Ucrânia ou pela Rússia, porém o seu posicionamento e convicção pessoal é lamentável, pois isso mostra que você não prioriza a sua nação.

Independente se país X ou país Y respeite ou não a soberania das nações, você deve ficar sempre com o Brasil, este é o meu posicionamento. Eu não quero saber se a Ucrânia ou a Rússia estão certos ou errados, pois eu priorizo os interesses do meu país. O Brasil tem relações comerciais com aqueles dois países, logo, a neutralidade é o melhor posicionamento a ser adotado. Aquela guerra não interessa ao Brasil. Esta é a minha convicção pessoal.

Por mais que eu respeite o seu posicionamento, eu não posso deixar de dizer que o mesmo é lamentável, assim como a postura dos editores da trilogia, o Galante e o Guilherme Poggio, que infelizmente ”torcem” para tal país naquela guerra, ao invés de priorizarem o Brasil.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

Qual interesse do Brasil seria prejudicado com uma vitória Ucraniana? Muito pelo contrário, uma derrota Russa talvez até nos fosse benéfico, pois deixaria os russos mais desesperados por compradores de seus produtos (e, portanto, poderíamos negociar em melhores termos).

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

O Brasil não seria prejudicado nem com uma vitória ucraniana e nem com uma vitória russa, ambos os países possuem relações diplomáticas e comerciais com o Brasil, porém é necessário frisar que a guerra cessando torna-se melhor para todas as nações, pois os preços dos alimentos, do petróleo e do gás tenderão a diminuir.

A Rússia já tem parcerias comerciais com o Brasil, inclusive o Brasil tem estreitado mais as suas relações comerciais com a Rússia. Fora que o Brasil sempre teve relações diplomáticas e comerciais com a Ucrânia também.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

”Por fim, devo apontar também que, quem hoje normaliza o direito de um Estado de invadir outro, não terá reserva moral para criticar um país que ameace de fazer o mesmo com o Brasil.”

Concordo. Mostre isso aí para os ”torcedores” da Rússia rsrs… É bom que estes que ”torcem” pela Rússia na guerra, lessem isso aí que vc escreveu kkkkkk (ficarão doidinhos).

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Sim, uma coisa é política de estado, outra coisa é convicção pessoal.

Independente de país X ou Y ser democrático ou não, eu não torcerei para nenhum desses, eu priorizarei o meu país e seus interesses.

Se vc torce por tal país, e não prioriza o Brasil, eu só tenho a lamentar.

Quanto a segunda guerra, o Brasil ficou neutro no começo, mas depois apoiou os aliados.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

Não é questão de torcer pra Ucrânia e sim torcer pelo país que foi invadido covardemente pelos Russos

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Isso aí já não é problema nosso, o Brasil não tem nada a ver com essa treta entre Rússia e Ucrânia.

Não é problema do Brasil.

Igor Lima
Igor Lima
2 anos atrás

Olha, bacana esse sistema tipo “Schwarzenegger’s Predator”, mas e as baixas da Ucrânia? Só leio sobre as baixas russas. Mataram 20 mil russos, mas quantos ucranianos pereceram neste conflito estúpido? Se tiveram poucas baixas, ótimo, os caras tiveram um bom comando e controle, se organizaram bem… Mas e se for o contrário? Se alguém tiver informações, mesmo com link para sites gringos, por favor, compartilhem. Um abraço

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

As notícias que estão chegando de Kharkov são muito interessantes
Os russos derrotaram um ataque ucraniano e conquistaram um vilarejo a 2 km da cidade, ao norte.
Praticamente todo os subúrbios de Kharkov ao norte estão tomados pelos russos.
Agora começam a descer pelo oeste e leste da cidade para cercá-la.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

E os russos entraram em Lyman.
Começam a se aproximar muito de Slaviansk.
Estão preparando posições excelentes para o início da ofensiva do dia 09.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Erick Barros
2 anos atrás

Dia 9 que começa? blz, vou deixar registrado aqui.

Rodes
Rodes
2 anos atrás

É nítido o desespero dos comentaristas militantes. Perderam o foco.

MAB
MAB
Responder para  Rodes
2 anos atrás

Ainda acho que a gang foiceminion é de meia dúzia de lunáticos, sendo que o troll da lua deve ter pelo menos uns 10.

O cara faz isso para ganhar no fim do mês 14k rublos.

Perto de moscou existe uma fazenda de trolls russos. Imagino que esse sujeito faça parte , ou pensa que faz parte, de algo.

Aladaf
Aladaf
2 anos atrás

Agora vai!

Zabumba
Zabumba
2 anos atrás

Enquanto isso no front de Donbass às valas vão se amontoando de soldados mortos treinados pela OTAN.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Zabumba
2 anos atrás

Os soldados da OTAN deve ter o cheater do respawn infinito..

os russos estão no Donbass desde 2014 e até hj n resolveram a fatura.

Matam um por semana ?

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Ja começa mal o texto: “Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora. À medida que a ‘operação militar especial’” Até o Uol está mais imparcial que este blog…Na materia que desmente o Fantasma de Kiev), “Em 30 de abril, por exemplo, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse que na guerra até agora a Rússia havia perdido 190 aviões e 155 helicópteros. Mas analistas militares independentes da Oryx calculam que as perdas russas sejam de 26 aviões e 39 helicópteros, além de 48 drones.”

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

E aqui o EB fica colando galhos e folhagem nos veículos.
Fica parecendo até uma moita ambulante rsrs.

Cesar
Cesar
2 anos atrás

Só vai dar pra ver um trator rebocando alguma coisa pesada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Esta ai veio direto do setor de cama, mesa e banho…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Qual seria o lado do Brasil, meu querido ?

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O lado do Brasil na guerra é a neutralidade e ao mesmo tempo a prioridade pelos interesses do nosso país. Aqui na trilogia eu só vejo o pessoal com ”torcidas”, seja pela Rússia ou pela Ucrânia, mas ngm nunca adota uma postura de neutralidade, que foi o posicionamento adotado pelo nosso país perante a guerra.
O lado do Brasil é você se firmar ao posicionamento do nosso país na guerra, que é de neutralidade, e ao mesmo tempo priorizar os interesses do nosso país. Esse que é o lado do Brasil. Se for pra ”torcer”, que seja para que esta guerra cesse o mais breve possível, e que as nações retomem o diálogo diplomático com base na carta das Nações Unidas. Este é o posicionamento do Brasil, e este é o meu lado, o do Brasil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

Todo mundo aqui sabe disto e o que vc quer mais ?

Masss

Fazendo a rima..

Se o conflito escalar
A neutralidade do Brasil vai acabar
E não será ao lado do czar
que o Brasil irá ficar 😉

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Se soubessem não ficariam torcendo por país X ou por país Y.

Se o conflito escalar, a neutralidade do Brasil poderá acabar, não quer dizer que venha a acabar, porém se acontecer, tenha certeza que o Brasil ficará do lado que lhe convém dentro dos interesses da nossa nação.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

O nosso lado do mundo certamente não é o que você acha que será…

BRICS só existe na cabeça de bagre de esquerdista

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Negativo. Eu não acho nada, e nem sei de que lado o Brasil ficaria em uma possível escalada mundial, isso aí seria decidido com o nosso estado, e com certeza o Brasil se colocaria em uma posição que favorecesse aos interesses do nosso país.

BRICS é um bloco de parcerias econômicas entre seus países membros, e não tem nada a ver com ideologia política. Na política externa o que está em jogo são os nossos interesses, e não a ideologia política, isso aí é pauta para política interna.

O Brasil deve se posicionar no cenário geopolítico com pragmatismo e ao mesmo tempo com multilateralismo, visando sempre os nossos interesses.

O governo atual não é ”esquerdista”, e se mantém firme no BRICS porque sabe que é um bloco que favorece ao Brasil. Se assim não o fosse, o Brasil já teria deixado o bloco.

Quando se trata de política externa e geopolítica, os interesses de uma nação estão acima de quaisquer tipos de ideologias políticas, pois não existe amizade entre as nações, o que há são interesses.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

O Brasil se mantém tão firme nele quanto no MERCOSUL..

Estar lá ou não da na mesma.

Ideologia é importante e muito, pois é baseada em princípios.

E existe aquele momento que o pragmatismo deve ser deixado de lado e uma posição deva ser tomada.

Digamos que na SGM o Brasil, tivesse uma relação profunda com a Alemanha..

Por pragmatismo, deveríamos manchar a nossa história ficando ao lado do Eixo ?

A mesma situação vai se desenhando aos poucos agora.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Rodrigo, voce deveria ser um rapeiro…kkk. Ficou muito boa a rima.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Estes carinhas vem com este papo de pragmatismo, neutralidade e bla bla bla…

mas no fim é sempre a mesma lenga lenga…

Lemes
Lemes
2 anos atrás

Bom, tem um monte de tanques e outros veículos russos que “desapareceram” depois que entraram na guerra né? Virar sucata também conta como invisibilidade? kkkk

Denis
Denis
2 anos atrás

Ah, é isso? Pensei que eles iam usar camuflagens de metamateriais baseados em óptica transformacional, que deixam as coisas praticamente invisíveis mesmo. Menos mal. Se já tivessem fabricado essas coisas em larga escala, só Deus sabe o que mais eles teriam na manga.

Tiago
Tiago
2 anos atrás

Essa guerra lembra a luta do conor mkcrekor contra o Russo Khabib . O Irlandês falastrão , tirando sarro e o Russo quietinho . O final.vcs já sabem .

Alfa BR
Alfa BR
2 anos atrás

Um T-90M foi destruído próximo a Kharkiv.

É o carro de combate mais avançado em operação nas Forças Armadas da Rússia. Recentemente havia sido flagrado pela primeira vez na Ucrânia.

comment image

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Alfa BR
2 anos atrás

Curiosidade: a Rússia tem tão poucos deste modelo em operação (40) que essa perda representa 2,5% da frota.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Lembrando que o CV90 tem possibilidade de uma tecnologia de camuflagem por pixels bem interessante