DraftUkraineCoTApril29,2022

As forças russas fizeram avanços limitados a oeste de Severodonetsk em 29 de abril, mas permanecem paralisadas ao sul de Izyum. As forças ucranianas no leste da Ucrânia provavelmente estão conduzindo com sucesso uma defesa de manobra, em vez de manter posições estáticas, redistribuindo reservas mecanizadas para resistir às tentativas de avanços russos. A artilharia russa concentrada está permitindo pequenos avanços russos, mas as posições ucranianas permanecem fortes. Contra-ataques ucranianos limitados em torno da cidade de Kharkiv podem forçar as forças russas a redistribuir unidades destinadas ao eixo Izyum para manter essas posições.

Principais conclusões

As forças russas provavelmente pretendem deixar uma força mínima em Mariupol necessária para bloquear as posições ucranianas em Azovstal e impedir ações partidárias e estão implantando o máximo de poder de combate possível para apoiar operações ofensivas em outros lugares.

As forças ucranianas estão retardando com sucesso os ataques russos no leste da Ucrânia, que garantiram apenas pequenos avanços a oeste de Severodonetsk e não avançaram na frente de Izyum nas últimas 24 horas.

Os contra-ataques ucranianos em Kharkiv não devem se transformar em uma grande contra-ofensiva nos próximos dias, mas podem forçar a Rússia a redistribuir forças destinadas ao eixo de Izyum para manter suas posições defensivas ao redor da cidade.

A inteligência ucraniana continuou a alertar que os ataques russos de bandeira falsa na Transnístria visam atrair a Transnístria para a guerra de alguma forma e coagir a Moldávia a abandonar as políticas pró-europeias.

Não informamos detalhadamente os crimes de guerra russos porque essas atividades são bem cobertas pela mídia ocidental e não afetam diretamente as operações militares que estamos avaliando e prevendo. Continuaremos a avaliar e relatar os efeitos dessas atividades criminosas nos militares e na população ucraniana e, especificamente, no combate nas áreas urbanas ucranianas. Condenamos totalmente essas violações russas das leis do conflito armado, das Convenções de Genebra e da humanidade, embora não as descrevamos nesses relatórios.

A ISW atualizou sua avaliação dos quatro principais esforços em que as forças russas estão envolvidas neste momento:

  • Esforço principal – Leste da Ucrânia (composto por dois esforços de apoio subordinados);
  • Apoiar o esforço 1—Kharkiv e Izyum;
  • Esforço de apoio 2 – Eixo Sul;
  • Apoiar o esforço 3—Sumy e nordeste da Ucrânia.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

137 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Os avanços terão de ser lentos sim, pois os russos estão encontrando muitas fortificações que os ucranianos levaram oito anos construindo.
Em Popasna, por exemplo, existem colinas fortificadas onde até blindados podem se locomover sem serem avistados de fora.
De resto é ‘fogo e aço’ na cabeça dos ucranianos.

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

¨Fogo e aço¨ na cabeça dos ucranianos.
O sujeito tem que ser doente pra achar isso lindo. Vc nem vai precisar levar ¨fogo e aço¨ na cabeça, pois no dia que tu perder a tua mamata e vc tiver que trabalhar de verdade pra viver aí tu vai ver o que é bom pra tosse, seu desocupado.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  César
2 anos atrás

Antiamericano. Isso é bronca de patrão.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Vejamos…

é possível dizer que as principais tarefas da operação especial e, de fato, o confronto militar com o Ocidente (a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia – e não apenas Donbass) estão sendo realizadas com sucesso?

Pode-se dizer com bastante clareza: neste momento, as tarefas estão sendo realizadas com sucesso. Há algum atraso em relação ao plano original, mas isso não é crítico.

A defasagem se deve ao fato de que havia realmente um cálculo de que a resistência das Forças Armadas da Ucrânia seria menos feroz. Supunha-se que pelo menos uma grande parte dos oficiais e soldados das Forças Armadas da Ucrânia adeririam a uma posição mais “consciente”.

A Rússia terá força militar suficiente (potencial humano, armas, combustível e etc), bem como a coerência da frente e da retaguarda, para vencer???

Acredito que as armas e forças dos militares russos serão, naturalmente, suficientes para realizar as tarefas atribuídas à operação. Além disso, neste momento, as Forças Armadas Russas estão realizando operações de combate de forma eficaz ainda que haja certo descompasso cronológico com o plano inicial.

Mas, na minha opinião, o resultado dessa operação especial não é decidido apenas nos campos de batalha, os militares não decepcionarão. Isso está sendo decidido em Moscou… 

Apenas para dar um exemplo, isso fica expresso na decisão de retirar as tropas russas de vários assentamentos libertados por eles, embora, ao que me parece, não fosse necessário. Em particular, isso foi feito após negociações com os ucranianos em Istambul…

Repito, tudo será decidido em Moscou.

A nomeação do General do Exército, Herói da Rússia Alexander Dvornikov para comandar as tropas que participam da operação causa otimismo. 

Afinal, Alexander Vladimirovich é um general de combate real, em particular, ele comandou com sucesso as tropas na Síria. Em grande parte graças a ele, houve uma reviravolta no confronto com as forças desestabilizadoras deste país árabe. Ele era o comandante do Distrito Militar do Sul, agora foi nomeado comandante das tropas russas envolvidas na operação especial.

Mas falemos agora de uma nova e perigosa situação que se desenha no horizonte que é o suposto envolvimento direto da Polônia e a Romênia na Ucrânia.

Inclusive, neste momento estão realizando “exercícios” perto das fronteiras ucranianas, que se parecem mais como um desdobramento quase aberto do pré-guerra… 

Pelo que tenho visto nos sites russos alguns chegam a afirmar que seria bem-vinda a entrada da Polônia no conflito. Afinal, dizem que até seria útil lançar um pequeno ataque nuclear em Varsóvia. A OTAN e os Estados Unidos, dizem eles, não iniciarão uma guerra nuclear por causa disso, mas a Rússia poderá demonstrar a todos a seriedade de suas intenções praticamente sem risco…

Não vou criticar esse ponto de vista em detalhes. Mas estudemos esse balaio de gato. 

Deixe-me lembrá-los de uma coisa, Hitler acreditava que a Grã-Bretanha e a França não iriam declarar guerra a ele por causa do ataque à Polônia. Porque é ilógico. Ele está abrindo um corredor para o leste para um ataque à URSS, os poloneses do oeste não são amigos e nem parentes, incluindo a seção da Tchecoslováquia, são aliados do Reich. A briga entre Berlim e Varsóvia não afeta de forma alguma os interesses franco-britânicos, e o Fuhrer está pronto para cumprir seu objetivo principal (atacar a URSS após a campanha polonesa).

Mas o que aconteceu? A guerra foi declarada. Foi uma “guerra estranha” e os aliados praticamente entregaram a Polônia para ser despedaçada. No entanto, eles se viram em um estado de guerra com a Alemanha, que Hitler não poderia parar nem derrotando a França, ou recusando-se a acabar com a Força Expedicionária Britânica de Lord Gort em Dunquerque, ou por ofertas de paz diretas feitas aos britânicos, ou por uma “batalha aérea pela Inglaterra”, ou pela guerra submarina. Ele se condenou no futuro a uma guerra em duas frentes e, portanto, à derrota…

Este caso, como muitos outros, nos ensina que nunca devemos presumir que, se virmos o mundo em preto e branco (assumindo em todos os casos apenas duas soluções possíveis), o inimigo não perceberá os meios-tons e não encontrará um terceiro ou quarto, não opção fornecida por nós.

Outra coisa, observo que alguns imaginam que uma invasão polonesa levará automaticamente à guerra polaco-ucraniana, na qual Kiev se tornará um aliado forçado da Rússia e da Bielorrússia, e em tal situação não há nada que a OTAN possa fazer para impedir a derrota da Polônia. Já que supostamente a OTAN teria muito medo dos russos…

Vamos colocar o “medo” da OTAN fora dos parênteses. Obviamente, foi precisamente por “medo” que eles trouxeram a situação para aquela linha tênue, além da qual até Lavrov, seguindo Putin, Shoigu e Patrushev, é forçado a alertar sobre o alto perigo da crise atual se transformar em uma guerra nuclear. 

Mas quão “qualitativamente” é necessário entender a situação política atual para até mesmo sugerir a possibilidade hipotética de uma aliança entre a Rússia e a Ucrânia nazista contra a Polônia russófoba, apesar de tanto Kiev quanto Varsóvia serem clientes de Washington e sonharem em destruir a Rússia…

Em determinados círculos russo há aqueles que dizem deixe a Polônia tomar a Galicia. É até bom (os poloneses e os Ukres vão se paralisar por muito tempo). Seria benéfico para os russos afirmam, dividiriam a Ucrânia com a Polônia (também poderiam jogar o norte da Bucovina para a Romênia) e a razão da guerra do Ocidente contra a Rússia desaparecerá, e os estados fronteiriços serão associados aos russos participando na divisão da Ucrânia…

Mas, se a Polônia se lançar nesse angu, me atrevo a um palpite lógico. Mas quem disse que a Polónia ficará limitada à Galicia?

Lembro-me que em 1919-20 Pilsudski reivindicou toda a Ucrânia e toda a Bielorrússia. Além disso, foi sobre as fronteiras orientais da Commonwealth em 1771 e mesmo em 1635 (este último passou ao longo da linha Toropets-Yelnya-Novgorod Seversky).

Outra coisa, mesmo se um acordo pudesse ser alcançado com a Polônia (e Romênia), os EUA, que controlam Bucareste e Varsóvia, nunca permitiriam que tais acordos fossem implementados. Afinal, o interesse principal é que os exércitos do Leste Europeu entrem em batalhas com os russos, apoiando assim os ucranianos.

Além disso, deve-se ter em mente que a ativação polonesa (os romenos estão nos bastidores, mas é improvável que atuem sem Varsóvia) começou agora por um motivo, mas no interesse americano.

Vejamos, faria sentido para os próprios poloneses esperar a derrota final do exército ucraniano pela Rússia, a fuga das autoridades de Kiev, e só depois ocupar a Galícia, criando assim um amortecedor entre a Polônia nativa e a esfera ampliada de controle russo. Mas eles estão agitando e mostrando militância agora, quando nem mesmo o destino dos grupos da margem esquerda (Donbass e Kharkov) ainda não foi decidido.

Para a própria Polônia, esse alvoroço não traz nada além de problemas financeiros, econômicos e político-militares.

Mas é muito benéfico para os Estados Unidos. Os americanos na verdade estão esperando o verão chegar, para que seu fornecimento à Ucrânia de veículos blindados pesados ​​(incluindo tanques Abrams e veículos de combate de infantaria Bradley), sistemas de defesa aérea / defesa antimísseis Patriot, artilharia, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e quiçá até mesmo caças F-16 seja efetivo. Eles esperam que, com essa ajuda técnica, o exército ucraniano consiga lançar uma contra-ofensiva e, no caso extremo (se não puder atacar), manterá a linha do Dnieper.

A questão é que o equipamento ainda precisa ser entregue e os ucranianos devem ser ensinados a usá-lo. Enviar tripulações americanas para o abate é arriscado, tanto em termos de política interna quanto externa dos EUA. Mesmo que as entregas comecem em junho, as Forças Armadas da Ucrânia não poderão usar esse equipamento no campo de batalha até o final de agosto (verão). Portanto, os americanos precisam que a Ucrânia resista por pelo menos mais quatro meses e, de preferência, sem perdas territoriais especiais e grandes desastres militares.

Se no momento em que as brigadas equipadas com equipamentos americanos forem introduzidas na batalha, as tropas russas já começarem a lutar por Uman e Zhytomyr, será tarde demais para detê-las. Nesse caso, o Ocidente terá apenas que declarar a perda total da batalha pela Ucrânia.

As esperanças de que a ofensiva russa pudesse ser interrompida, pelo menos temporariamente, bombeando as Forças Armadas da Ucrânia com antigas armas soviéticas também não se materializaram até aqui. A Ucrânia ainda tem uma falta convulsiva de sistemas de aviação e defesa aérea, sem os quais o equipamento é rapidamente destruído pelas forças aerotransportadas indivisivelmente dominantes (muitas vezes antes mesmo de chegar à frente).

A frente em Donbass está rachando, praticamente não há unidades confiáveis ​​para compensar as perdas, reservistas mobilizados não estão ansiosos para morrer, casos de unidades ucranianas inteiras sendo feitos prisioneiros estão se tornando mais frequentes. Em tal regime, os agrupamentos da margem esquerda não serão capazes de resistir por quatro meses (dois dificilmente resistirão). As tentativas de organizar uma ofensiva nos flancos das tropas russas (perto de Kharkov e Nikolaev) para puxar as forças das Forças Armadas da RF das direções dos principais ataques também falharam até aqui.

A intervenção polonesa (ou polonesa-romena na Ucrânia) é a última chance americana de estender o tempo até que as Forças Armadas da Ucrânia tenham dominado as armas fornecidas, para manter uma frente estável, pelo menos ao longo da linha do Dnieper (com o bloqueio do ponte de Kherson se as tropas russas não puderem ser expulsas de lá). Depois disso, no outono, os Estados Unidos tentarão forçar as Forças Armadas da Ucrânia a partir para a contra-ofensiva. O resultado não é importante…

Washington precisa demonstrar ao mundo inteiro que a Rússia está presa na Ucrânia há muito tempo, e as batalhas assumiram um caráter posicional, sem uma vantagem tangível de uma das partes.

É por isso que os poloneses (e romenos) estão sendo persistentemente pressionados pelos EUA a invadir agora. É por isso que Washington, inclusive pelas mãos de DRGs ucranianos, está tentando fazer de tudo para que, desde os primeiros dias da invasão, as tropas do Leste Europeu colidam com as tropas russas e se envolvam em batalhas com elas.

É por isso que será impossível concordar com qualquer divisão da Ucrânia com os poloneses agora. Eles foram enviados não para dividir, mas para lutar. Somente depois de ver as bandeiras russas sobre Vinnitsa e Rovno, a Polônia, se ainda não entrou na guerra com a Rússia nessa época, estará pronta para se satisfazer com a Galícia (possivelmente com a Volhynia e a Transcarpathia). Só então ela estará pronta para compartilhar algo com alguém.

Enquanto isso, não se pode acreditar em uma única palavra polonesa.

A Polônia na verdade é tão desprovida de vontade política e subjetividade jurídica internacional quanto o mecanismo americano de combate à Rússia, assim como a Ucrânia. Até que a vitória da Rússia seja definitiva e irrevogavelmente determinada, Varsóvia, não menos que Kiev, estará inclinada a cumprir incondicionalmente as exigências de Washington.

É isso, grato!

Bb1
Bb1
Responder para  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Muitas análises interessantes. Historicamente, relevantes. Não concordo, mas criou uma dúvida q merece ser estudada. Obrigado

Casemiro
Casemiro
Responder para  César
2 anos atrás

É assim.
Militantes do lendário Batalhão Somália (compostos por descendentes de militares da Grande Guerra Patriótica) destroem com um tiro certeiro de obuseiro D-20 uma posição de morteiro ucraniana em uma trincheira.
Esse Batalhão foi um dos grandes vitoriosos em Mariupol.
Sabem caçar nazistas.
A única expectativa dos ucranianos e ficarem entocados esperando a morte chegar.
As enormes extensões de terra de lá estão salpicados desse tipo de estrutura.

https://t.me/intelslava/27403

casemiro 2
casemiro 2
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Isso grande mestre, mostre a verdade para o pessoal daqui

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  casemiro 2
2 anos atrás

que bagunça virou isso aqui hein Galante, Nunão, Poggio?

O cara está usando inúmeros perfis com a clara intenção de forjar a confirmação dissimulada de teses mentirosas e vocês estão permitindo que isso aconteça livremente.

A missão da trilogia é “desenvolver mentalidade de defesa no Brasil”. Não se desenvolve mentalidade em alguma área em ambiente inundado de mentiras.

Salim
Salim
Responder para  casemiro 2
2 anos atrás

Tão procriando rapido dimais, help rssss

André
André
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“Enormes extensões de terra”. Cidadão a Ucrânia inteirinha é pouco maior que Minas Gerais.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

O desocupado ( Casemiro, Kings e outros fakes que ele criou ) procriando perfis que nem rato …

LUIZ
LUIZ
Responder para  César
2 anos atrás

Senta o aço na cabeça desses ucronazis Rússia. Os caras cortam as cabeças dos soldados russos em vez de torná-los prisioneiros. Enquanto isso os russos medicam e alimentam soldados prisioneiros ucranianos. Bando de psicopatas assassinos merecem bombas na cabeça.

Nonato
Nonato
Responder para  César
2 anos atrás

Décadas de lavagem cerebral nos bancos das universidades.
O Brasil está começando a mudar.
O sistema estribucha.

Luis
Luis
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

.

66 dias.jpg
Casemiro
Casemiro
Responder para  Luis
2 anos atrás

Está começando a ficar do jeitinho que a gente quer

comment image

E isso é só inicio.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Porque depois, vem isso.

comment image?itok=VVnBMwTL

Avai2022
Avai2022
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Kkkkkkkkk pelo seu desejo kings vai vir rio de Rúsneiro / são russia / parachina / rio grande de Cuba
Kkkkkkkk
Nao dah para lhe levar a sério
Você está virando um personagem para divertir a todos por aqui

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Você está virando um personagem para divertir a todos por aqui”

Mais conhecido como o bobo da corte.

Antunes 1980
Antunes 1980
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Abriram a porta de hospício!

casemiro 2
casemiro 2
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

ele fugiu do hospício comigo!!!!

dfa
dfa
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Kings…Ou será “Legião” visto serem tantos os nicks de uma só pessoa.
Para com essa ilusão…
A Rússia não vai conseguir os seus principais objetivos, de mudança de regime político e conquista de todo o sul Ucraniano.

Se conseguir reconhecimento da ocupação da Crimeia e das repúblicas separatistas por parte da Ucrânia e Ocidente, Putin que se de por feliz.
Máximo dos máximos a Rússia irá conseguir uma vitória “pírrica”.
– Entregou a economia russa aos chineses
– Perdeu seus melhores clientes comerciais que eram os europeus
– Finlândia e Suécia na OTAN
– USA e OTAN voltaram a ter relevância na Europa.
– Forças armadas Russas e seus equipamentos descredebilizados.

Foi a pior decisão que Putin podia alguma vez tomado. Esperemos pelo bem de um mundo mais “equilibrado” que a Rússia não enfrente uma hetacombe política e territorial no seu território depois desta aventura.

J.Ricardo
J.Ricardo
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“A gente”, você é russo por acaso?.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Responder para  J.Ricardo
2 anos atrás

Já disseram o que o Casemiro é: Desocupado

Antunes 1980
Antunes 1980
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Que ”conquista ” mais mixuruca!

Casemiro
Casemiro
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

Esses números são coerentes, principalmente blindados, veículos e drones.
Os relatos, vídeos e fotos de sua destruição são muitos.

comment image

comment image

Casemiro
Casemiro
Responder para  Luis
2 anos atrás

E ainda.
Os ucranianos acreditam que a ofensiva russa vai começar no dia 09/05.
Aguardemos, pois.
Enquanto isso, ore pelos ucranianos

Casemiro
Casemiro
Responder para  Luis
2 anos atrás

E finalmente, a pista do Aeroporto de Odessa foi destruída hoje pelos russos.
Ontem foi a ponte que ligava a região com a U.E foi destruída.
Estão preparando o terreno para o ataque à cidade e finalmente à união com a Transnístria.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Só o que não entendo é por que os russos não estão destruindo logo tudo.
Aeroportos, rodovias, ferrovias, pontes e etc.
Se eles derrubarem as pontes no Rio Dnepr, a Ucrânia fica sem ligação por terra entre oeste e leste, porque acima tem Rússia e Bielorrússia e abaixo já está tudo dominado pelos russos.
Os próprios ucranianos já estão destruindo as pontes no seu recuo da região ao leste de Donbass.
Quando os russos se aproximarem do Dniepr, certamente os ucranianos farão o mesmo.
Infelizmente, guerra é guerra.

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Mas eles estão tentando sim destruir tudo. Mas a sorte da Ucrania é que eles são bem incompetentes e suas armas não funcionam como nos filminhos de propaganda deles.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“Guerra é guerra”. O recruta russo, coitado, que o diga. Eu não queria ser um jovem russo com 17 anos agora. Fugiria para outro país. Morrer pelo Putin? Nunca.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Guerra é guerra.
Os ucranianos estão tentando se reunir escondidos em um pedaço da floresta.
Bastou um drone de observação e três foguetes do Uragan para acabar com a festa.
Não adianta.
Se os ucranianos colocarem o pescoço para fora das ratoeiras, serão decapitados.
Essa guerra está assim.
Para que correr riscos se podem acabar com eles explodindo tudo?

https://southfront.org/in-video-russian-heavy-rocket-launchers-neutralize-gathering-of-kiev-forces-in-donbass/

Jorene
Jorene
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

kkkkkkkk ….rindo muito do desenho do Putin pelado pensativo com uma lupa na mão na sessão de comentários desse vídeo….. kkkkkk …deêm uma espiada kkkkkk

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Pois é.
Por qual motivo ainda não destruíram a capacidade de geração de eletricidade da Ucrânia, por exemplo?
Não querem apagar as luzes de Kiev?
Os russos estão muito bonzinhos.
Deviam ver os vídeos da Grande Guerra Patriótica para ver como os soviéticos tratavam os nazistas.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

O único que caiu ali perto foi o cruzador Moskva, orgulho do Putin.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Ei!!!!!

Olha o mapa lá em cima.
Quem está perdendo território é a Ucrânia.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Em tempo.
Os russos estão tomando todos os subúrbios ao norte de Kharkov.
Logo a cidade estará cercada.
Não precisa invadi-la e deixá-la como Mariupol.
Basta cercá-la até que os ucranianos se rendam.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

E tem tanto material capturado que os russos estão carregando em carrinho de mão.
O NLAW é figurinha fácil nessas apreensões.

https://t.me/RVvoenkor/10313?single

Satyricon
Satyricon
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Tem problema não, isso, no ocidente tem muito,

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Será que vai cair mais rapido que Kiev?

Marcos10
Marcos10
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

O problema é o custo da guerra. Não a toa os alemães falavam em Guerra Relâmpago. E esse era o objetivo inicial dos russos, uma guerra rápida. Existem sanções em andamento, e sanções, por mais que nem todos os países participem, sempre impõe sufoco de pontos críticos da economia. A perda de soldados é grande de ambos os lados. Os ucranianos sabem porque morrem: morrem porque estão lutando para defender seu país e morrem porque os russos os estão matando. E o soldados russos morrem por qual motivo? Morrem porque estão sendo empurrados a isso. Enquanto as mães de ambos lados choram, as mães russas direcionam sua raiva contra os russos. E as russas dirigem contra quem? Só podem dirigir contra seus próprios líderes. Adicional a isso, pelos ”suicídios” de pessoas e familiares do círculo próximo a Putin, parece que o apoio a essa guerra dentro da própria Rússia tem diminuído. Resta mesmo impor a política do terror.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Uma correção:
Enquanto as mães de ambos lados choram, as mães ucranianas direcionam sua raiva contra os russos. E as mães russas dirigem sua raiva contra quem? Só podem dirigir contra seus próprios líderes.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Custos?
Pode ser.
Talvez por isso os russos tenham mobilizado tão poucos soldados.
Suas forças armadas têm cerca de 1,5 milhão de homens e eles estão usando cerca de 10% disso.
Outrossim, estamos observando que não estão usando seus equipamentos mais modernos, mesmo porque nessa operação não há necessidade.
Os ucranianos estão entrincheirados e não saem para lutar em campo aberto.
De qualquer modo, os russos continuam avançando, em que pese a ofensiva maior não ter começado.
Os ucranianos acham que será no dia 09/05.

Só como exemplo.
Os russos tomaram a cidade de Yampol e entraram em Lyman.
Lá estão encontrando material ocidental novo, como os mísseis Javelin abaixo.
Lembra daquele ‘bolsão de Kursk’ do post anterior?
Já está sendo reduzido de forma constante e segura.

https://t.me/partizan1941/19526?single

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não estão usando equipamentos modernos pois não há necessidade rs.

Não estão mobilizando geral pois não há necessidade rs.

Claro Kings, vamos gastar mais vidas e tempo em sanções, não há necessidade rs.

Kings, não estão utilizando todo o pessoal pois estes não tem treinamento, como os recrutas que enviaram logo no começo para Kiev, não estão utilizando os melhores equipamentos pois não EXISTEM em quantidade.

Ademais, seus mapas são fora da realidade, sua imaginação é como a de uma criança, uma criança cega em suas ideologias extremas, chega a ser doentio, tenho dó da sua vida !

Por fim, quem sabe se eles não pensassem na necessidade, não teriam tomado a Ucrânia em 3 dias 🙂

Kings, o vidente de Kiev kkkk

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ué, se eles estão usando ¨apenas¨ 10% de 1,5 milhão de homens porque o Putin teve que recrutar à força mais 134 mil recrutas sem experiência? Já sei! É pra marchar no desfile em Moscou enquanto os outros soldados ralam levando misseis ocidentais nos cornos e comendo ração vencida na Ucrania!

Casemiro
Casemiro
Responder para  César
2 anos atrás

Para tomar conta do monte de território que está conquistando, oras.

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Conversando com outro perfil que é seu mesmo, Kings? Mas até agora eles não conquistaram nada! É só ataca e recua!

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

É uma guerra preventiva? É isso? “Eu vou te atacar porque amanhã você pode me atacar!” Ah, se a moda pega…

Avai2022
Avai2022
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

A arte de embrulhar uma derrota em sucesso.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Vai acompanhando aí.
Esse site é muito bom.
Mostra em pormenores todas situações do campo de batalha.
O único problema é que os mapas são em russo e ucraniano e o sujeito fala em russo.
Se vc conseguir identificar uma palavra em russo, como Kharkov, dá para se situar.

https://vk.com/podoliakayurii

Casemiro
Casemiro
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Em tempo.
Começa a retirada de civis da cidade de Kharkov.
Os russos estão se aproximando pelo norte e leste.
Russos estão alertando que pode haver uma provocação por parte dos ucranianos atacando os corredores humanitários.
Em Mariupol, os russos abriram espaço para a saída de civis de Azovstal, mas os ucronazis não permitiram.
Foi anunciado que a Usina não será mais reaberta.
Será demolida.
Ela pertencia a um magnata amigo de Zelensky.
A Ilitch e a outra (que não lembro o nome) serão reconstruídas.

George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Avanço lento é bom? Então vamos fazer contas. O exército de Putin perdeu perto de mil tanques em dois meses e possui 12 mil tanques. quanto tempo leva para o Putin ficar sem tanques?

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  George
2 anos atrás

Dizem que sem chips e tecnologia ocidental eles já estão.

Pensa em um país onde não se tem mais produção de carros novos, onde existe escassez de celulares, notebooks, geladeiras e outros equipamentos que todo mundo possuí e nos coloca no século 21.

Que desenvolvimento um país sem algumas ferramentas básicas pode ter ?

Eles vão trocar todos esses equipamentos por produtos inferiores e mais caros, afinal, o único salvador dos russos são os chineses, estão vendidos !

Casemiro
Casemiro
Responder para  George
2 anos atrás

Cara.
Os ucranianos já perderam mais de 2.500 tanques e blindados.
Já estão sem.
Tanto é verdade que estão recebendo M113 e T-72 antigos da Polônia.
E ainda por cima, vários T-64s estão caindo nas mãos dos russos que estão entregando para DPR e LPR.

30/04/22
T-64 em perfeito estado capturado pelos russos
https://t.me/intelslava/27378?single

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Você já respondeu. O Ocidente está repondo as perdas ucranianas. Quem vai repor as perdas russas? Tem alguma fábrica de T-72 aberta? Quantos Armata (que não deu as caras no conflito ainda) a Rússia consegue produzir por ano? Ate onde sei não conseguiram sair do lote de pré produção em mais de seis anos.

Resultado. Exército russo cada vez mais fraco. Podem até tomar a Ucrânia toda em mais alguns anos, mas não terão nem capacidade de invadir a Lituânia. Países de leste europeu se sentindo mais seguros

O urso desdentado também está perdendo as unhas. Em breve será apenas uma Coreia do Norte de cabelo loiro e olhos azuis.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Se vc tiver um armazém, vai à falência, né?
Perde mais de 2.500 blindados e vai receber 200 tanques e outros tantos M-113.
Isso se isso conseguir chegar no campo de batalha.
Pessoal dos K-52 está torcendo com o dedo no gatilho.

dfa
dfa
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

K-52??? Ao ritmo com que eles andam a ser destruídos não devem sobrar muitos não…

Satyricon
Satyricon
Responder para  dfa
2 anos atrás

No ritmo que estão, a força aérea russa acaba antes dos tanques russos

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  dfa
2 anos atrás
Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ainda bem que que você citou o Ka-52. Parece que 15% de toda a frota russa já virou sucata na Ucrânia. A fábrica dele está aberta?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Outra. Dinamarca mandando 25 Piranha III para a Ucrânia. Já superou os Fuzileiros Navais do Brasil.

Andre
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

A Rússia não conseguiu produzir nenhum armata. Os testes ainda não foram concluídos e a produção em série não iniciou.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Kings, você é sempre o primeiro a comentar. Vai tomar um ar fresco, cara. Deixa o pessoal da site em paz. Tem muito lugar por aí onde você pode colocar as suas maluquices. Tem até canais de Youtube bem famosos. Vai um pouco lá. Dá uma trégua para o pessoal aqui.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

pois é. Você entra pra ver se tem alguma discussão interessante e só tem esse mongoloide falando água.

Brazuca
Brazuca
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Mas ai ele não “fatura”!

Robson Melo
Robson Melo
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Eu acompanho a trilogia e as vezes vejo os comentarios. Olha o que o cidadão escreve “fogo e aço na cabeça dos ucranianos.” Crianças morrendo nesse conflito e um FDP desses escrevendo isso… lembro da imagem da mulher que morreu com os seus 2 filhos e vejo um post desses. Espero que um dia você e sua familia não fique na mesma situação das pessoas inocentes que morreram na Ucrania…. DOENTE.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Robson Melo
2 anos atrás

Robson, não perca seu tempo discutindo com esse troll.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Robson Melo
2 anos atrás

você acha que esse cara tem algum tipo de vínculo familiar?

Quem tem alguém pra se relacionar não passa o dia todo em um site falando besteiras e barbaridades como as que ele fala não.

Parece que deram um grande vale pra esse psicopata frustrado ficar falando besteira aqui. Já encheu o saco tem muito tempo.

Brazuca
Brazuca
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Ninguém percebeu ainda que esse cara tem outros “interesses” aqui? Apenas ignorem!

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Robson Melo
2 anos atrás

Ele é comunista assumido, não esperava menos dele.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

E negativação pra vc!

Nonato
Nonato
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Cuba: 60 anos de escravidão nas mãos de lunáticos comunistas…

Gilson Elano
Gilson Elano
2 anos atrás

Espero que a Ucrânia continue a fazer o Pudim sangrar e eu espero que sangre bastante.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Gilson Elano
2 anos atrás

Gostei dessa. Putin virou Pudim kkkkkkkkkkkkk

Luis
Luis
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

.

pudim2.jpg
Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Em mais de 60 dias só avançaram isso? A coisa está russa

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Escrevi isso há pouco tempo. Quando você olha o mapa pré-invasão e o pós invasão, o avanço não foi substancial, especialmente por tratar-se dos russos e suas poderosas FAs.

Pessoal fica fazendo contorcionismo, falando em fase 1, 2, 3, X, Y, Beta etc, mas fato é: aqui falavam que Kiev cairia em 48h. Falaram que Berlim estava logo ali. E em mais de dois meses a realidade bateu na porta.

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

O pessoal mais velho ainda lembra da crise envolvendo os brasiguaios em anos anteriores. Brasiguaios são assim chamados os brasileiros que a partir dos anos 1950 começaram a migrar para o Paraguai e depois o termo se estendeu para seus descendentes que já nasceram por lá.
Eles ocupam terras e cidades próximas à fronteira com o Brasil e a partir de um determinado momento, passaram a sofrer perseguições e ameaças pelos paraguaios nativos.
Quando a crise ameaçava evoluir, o que o governo brasileiro fez para proteger estes brasiguaios, muitos ainda nascidos no Brasil?
Incentivou um movimento separatista na região? Não.
Mandou agentes disfarçados para promover uma guerra civil? Não
Declarou a independência da região “separatista”? Não.
Mandou tropas para proteger estas populações? Não.
Civilizadamente o governo brasileiro, através dos meios diplomáticos, pediu ao governo paraguaio que interviesse para acalmar os ânimos.
E hoje a situação voltou ao normal.
Peço desculpas aos amigos por ter fugido do tema.
O que eu queria dizer mesmo é que logo estaremos comemorando o dia das mães e, infelizmente, muitas mães e filhos russos e ucranianos não terão nada para comemorar. Ao contrário, lembrarão destas perdas por toda sua vida. Lamentável que em pleno século XXI ainda tenhamos de ver estas tristes realidades.
Pior ainda é perceber que pessoas não envolvidas diretamente vibrem com as notícias de mortes e mais mortes. Até torcem para que aconteçam mais.
Pensei que este sentimento tivesse terminado quando da queda do império romano com seus espetáculos mortais no Coliseu.
Bom fim de semana a todos.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  João Adaime
2 anos atrás

Não tem nem que pedir desculpas. Ótima analogia.
Não existe narrativa que justifique a violação à soberania de outro país.

E isso para Chico e para Francisco. Problemas internos são resolvidos no próprio país, pela própria população, doa a quem doer.

Ter esse tipo de posicionamento talvez não seja “justo”, uma vez que um povo desorganizado e dividido, dificilmente, irá ter meios de se sobrepor a uma força estatal opressora. É o caso dos Venezuelanos. É triste. Mas sou veementemente contra a violação da soberania Venezuela. O próprio povo deve dar um jeito no ditador.

Infelizmente, não há outra maneira. Não respeitar a soberania de outros países, inevitavelmente, levará a civilização a direção de grandes catástrofes. E é triste ver que, pouco mais de 70 anos depois, continuamos caminhando para um conflito de grandes proporções.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Na verdade é a Rússia contra a Otan nessa guerra, as únicas guerras que podem ser comparadas a essa é a guerra da Coreia e a do vietnan, tem oreia seca aqui comparando com a guerra do golfo e Afeganistão afff.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Vietnã? Ficou maluco? A guerra é no quintal da Rússia. Os caras não conseguem ir além de 100km da fronteira.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Vou nem perder meu tempo com você

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Sorte minha e dos demais que leem aqui.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

E para os oreia seca que fica falando que os russos estão em dificuldades, caso os EUA invadam o irá por exemplo, Rússia e China darão todo o apoio militar e financeiro para os aiatolá,milhares de mísseis anti tanques, anti aéreos, artilharia, mercenários e especialistas, além de bilhões e bilhões de dólares, aí veremos se vai ser um passeio igual foi no Iraque.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Rússia dando “bilhões de dólares”? Tá bom.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Vou nem perder meu tempo com você

O Chato
O Chato
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

A Rússia não daria o que não tem “sobrando”. A economia Russa é relativamente frágil e o país não tem recursos para ficar financiando conflitos de larga escala em terras alheias (a fatura pela guerra na Ucrânia, por exemplo, deverá chegar de verdade nos próximos meses). Pior ainda é o fato de que o Irã, muito provavelmente, não teria como “pagar” por esse tipo de ajuda, visto que teria poucas chances de resistir por longo prazo a uma invasão como a sofrida pelo Iraque.

Os EUA podem “doar” 30 bilhões para financiar uma guerra alheia (esse valor, por exemplo, é irrisório quando comparado ao orçamento de Defesa desse país). A Rússia não. A China seria capaz prover montantes relevantes, mas falho em vislumbrar alguma vantagem relevante em intervir desse jeito em um conflito no Irã (provavelmente, limitariam-se a vender o que tivessem “na prateleira”).

Agora, voltando ao mundo real, os EUA não teriam qualquer benefício ao se aventurarem novamente pelo oriente médio no presente momento. E, particularmente, não acredito que o Irã aproveitaria isso para colocar “lenha na fogueira” (pelo menos, não além do que já fazem). Especialmente pelo fato de que, se a OTAN entrar em conflito direto com a Rússia, a coisa pode acabar respingando neles. Posso estar enganado.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  O Chato
2 anos atrás

“Os EUA podem “doar” 30 bilhões para financiar uma guerra alheia (esse valor, por exemplo, é irrisório quando comparado ao orçamento de Defesa desse país)”. 

Legal para um país que tem uma enorme dívida, certamente os taxpayers americanos deverão ficar contentes com tal ajuda, apesar que são um povo tão estúpidos que engolirão o sapo em nome do patriotismo e da liberdade…

Andre
Responder para  Adriano Madureira
2 anos atrás

Realmente, os americanos que vivem no 17 melhor IDH do mundo são muito estúpidos. Espertões são os que vivem em um país dominado por um ditador há mais de 20 anos e tem apenas o 52 IDH do mundo.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Sorte minha e dos demais que leem aqui.

Andre
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Mais um coitado que vive uma realidade alternativa e torce para chegar ajuda chinesa. Vendo a Rússia ser humilhada na Ucrânia e falando de invasão americana no irá (imagino ser Irã).

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
2 anos atrás
gordo
gordo
2 anos atrás

Essas análises parecem coisa de futebol. Antes do jogo se fala uma coisa, durante outra e depois algo completamente diferente, e o motivo é simples os analistas são abastecidos com informações pouco ou nada confiáveis. Que a Rússia levou um belo tombo no início da campanha não tenho dúvidas, mas também não tenho dúvidas do estrago que as forças Ucranianas sofreram. Os Russos parecem ter se readequado a situação, e ainda não sabemos dos objetivos. Os EUA só ocuparam o Iraque na segunda campanha, dez anos depois da tempestade no deserto, e é razoável SUPOR que os Russos não querem a Ucrânia inteira (ainda). Não é algo descabido imaginar que para a Rússia já serve chegar a Moldávia via litoral e se consolidar em Donbas, e isso não me parece algo distante, ainda mais se tratando de uma Ucrânia sem aviação e tendo que receber blindados e artilharia porque perdeu muito do que tinha.
*ainda quero ver os números das perdas Ucranianas, só em Mariupol se tem hoje dois mil combatentes cercados, isso não é pouco. Os números Russos todos sabem e celebram, mas os Ucranianos ninguém sabe.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  gordo
2 anos atrás

Para libertar o kuait em 1991 a coalizão internacional liderada pelos EUA reuniram 1 milhão de soldados. Fica muito óbvio que apenas 200 mil soldados russos não iriam dominar a Ucrânia inteira, essa nunca foi a intenção do putin.

gordo
gordo
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

“coalizão internacional liderada pelos EUA reuniram 1 milhão de soldados”. E a torcida ai querendo que a Rússia passe tratorando uma Ucrânia com 40 milhões de habitantes e o tamanho de Minas Gerais.
Algo que vejo muitos nos comentários é a lentidão Russa, a dificuldade no avanço e isso é enaltecido pelos “torcedores”, mas qual o custo desse avanço lento? Por isso gostaria de ver estimativas sobre as perdas Ucranianas, eles podem estar contendo o avanço a um custo alto. O pessoal simplesmente esqueceu a racionalidade, o questionamento, o contraditório e simplesmente parece estar torcendo como se a Rússia fosse comunista porque alguém anda com a bandeira da URSS em um T-72 modernizado. A Rússia não é comunista, o custo de algum iate de banqueiros ou empresários Russos não deve estar muito longe de uma boa modernização no finado Moskva.

Zabumba
Zabumba
Responder para  gordo
2 anos atrás

Muito boa a explanação tem muitos aqui que não compreende o fatos.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  gordo
2 anos atrás

Os EUA só ocuparam o Iraque na segunda campanha, dez anos depois da tempestade no deserto, e é razoável SUPOR que os Russos não querem a Ucrânia inteira (ainda)”

Bom, o que se “supõe”, dos objetivos russos, foram os sinais que eles deram. E os sinais que foram dados, na parte inicial da campanha, é que eles queriam bem mais do que só o leste da Ucrânia e não conseguiram. Tentaram avançar sobre Kiev, não conseguiram. Tentaram avançar sobre Kharkiv, não conseguiram. Tentaram avançar para Odessa, não conseguiram. Tentaram avançar do sul para a região central, não conseguiram. Isso não é torcer contra os russos. Isso são movimentos feitos sem sucesso. “Ah, mas são só 200 mil soldados”. Irmão, esse é um problema dos russos. O planejamento da missão é deles. Se julgaram que era suficiente e quebraram a cara, o problema é deles, não dos analistas, ucranianos ou da OTAN. E mais, não tem sentido essa sua tese de que “talvez a ideia fosse avançar lentamente”. Não existe planejamento para “avanço lento”. Isso é algo imposto a eles, não almejado por eles. O avanço lento, além das baixas ao exército russo e de todo o esforço logístico adicional, impõe ônus financeiro e político muito superior à força agressora. Simplesmente não há sentido falar que o avanço pode estar lento por desejo dos russos.

Os Russos parecem ter se readequado a situação, e ainda não sabemos dos objetivos.”

Sim, é verdade. Parece que resolveram diminuir o escopo da missão, no leste e sul. E era realmente isso que se especulava, em várias versões (só o Donbass ou também Mariupol ou também Odessa, fechando o acesso ao mar para os ucranianos, ou todo leste do rio Dnipro etc). Os sinais de que o objetivo era superior a isso foram dados pelos próprios russos, como já escrito acima, ao avançar para Kiev/Kharkiv e no próprio discurso do Putin, ao falar que a Ucrânia seria algo artificial, que, de fato, deveriam pertencer à Russia.

“Não é algo descabido imaginar que para a Rússia já serve chegar a Moldávia via litoral e se consolidar em Donbass”.

Não é descabido mesmo. Mas os sinais indicam o contrário. Afinal, se querem fazer isso, o ideal não seria prosseguir no avanço em Mykolaiv, rumo a Odessa? Não tem sentido eles terem abandonado esse avanço, retornando as forças para Kherson/Mariupol e, em seguida, enviando essas forças para o Donbass.

Mas, ninguém sabe, de fato, o que eles planejam. Pode ser que queriam, primeiro, dominar Donbass por completo e depois retornarem para o avanço à Odessa. Mas seria totalmente fora de lógica fazerem esse movimento agora, permitirem o reforço das posições ucranianas, para depois retornar.

Enfim, só vamos saber com o tempo.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

O bom dessas análises são de uma independência editorial igual nota de 3 dólares, chega ser asqueroso a parcialidade pró NAZOTAN.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Na realidade não precisa de milhões de análises … eh soh olhar o placar :
A promessa de pegar Kiev rapidamente virou em vamos nos contentar com Donbass. O interessante eh: EUA tinha poder para arrasar todas as cidades do Vietnã / Afeganistão / Iraque … mas não o fez …
Russia na falta de doutrina está seguindo a artilharia não sobra nada …
Mas aí temos aplausos para a doutrina terra arrasada russa …
Embora tenhamos os defensores do Putin por aqui, está guerra está evidenciando muito mais a fraqueza russa do que fortalezas.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Mais de 4 milhões de vietnamitas mortos a maioria absoluta de civis kkkk você é uma piada de mau gosto

Avai2022
Avai2022
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

se fosse seguir a doutrina russa … não existiria Vietnã atualmente … o poder de fogo americano teria condições de varrer do mapa o Vietnã … como o Afeganistão…
o Iraque …

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Dá uma pesquisada aí quantos civis foram mortos no Iraque e Afeganistão pelos americanos e seus aliados ok

Avai2022
Avai2022
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Está faltando interpretação de texto hein. Importante estudar português especificamente: redação e interpretação de texto. Lhe ajudará muito.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Você acha mesmo que a Rússia está usando a doutrina de terra arrasada na Ucrânia? Tá bom então.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

A doutrina americana eh atingir objetivos militares com o menor dano civil quanto possível
A doutrina russa eh atingir objetivos militares não importa o custo
Mas vocês com o ranço americano usam a régua torta peculiar de alguns …
Eu critico as mortes civis causadas por guerra americanas (justificadas ou não)… qualquer guerra eh uma tragédia …
Mas vocês não criticam as mortes de civis causadas pela Rússia China Cuba em busca de atingir os ideais vermelhos.
O teu argumento foi banal. Se os EUA mataram civis, então nós podemos. A meu ver eu ao contrario. EUA aprendeu que matando civis em guerras não fazem a vitória ser duradoura. Simples assim. Eu valorizo a vida e a liberdade individual. Vocês não. Sedentos por guerras e Poe a vida abaixo do sonho vermelho.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Deixa de mimimi
.
A Ucrânia foi invadida, está perdendo de km2 de território e muito material e sodados.
O resto é blá blá blá.

casemiro 2
casemiro 2
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Isso mesmo grande mestre! Suas palavras são bálsmo a meus ouvidos! Glória a mãe Rússia, morte a todos os outros!!

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Que a Ucrânia foi invadida, disso não temos dúvidas. Agora quem mais perdeu território conquistado nos últimos dois meses foi a Rússia. UKR pegando os flancos do avanço a Karkiv. Só hoje perderam 4 vilas.

Kharkiv.jpg
Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Os EUA matam milhares de civis mas é com cuidado, os russos matam milhares mas é sem cuidado nenhum kkkk, cara você é baba ovo do país que mais fez e faz guerras no mundo, e consequentemente o que mais mata civis inocente para de ser hipócrita.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

O teu argumento de resposta eh eu ser baba ovo. Volta para o jardim de infância.
Tanta gente boa para o debate. Deveria haver um filtro aqui. Para debater- pergunta 1 : resolva equação do segundo grau.
Pergunta 2: Tibete eh país ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Olha só um hipócrita de chapeu alumínio, as mortes causada polos americanos são justificados as mortes causada pelos russos não, fala serio cara deixa de ser baba ovo do imperialismo esse papo furado de perigo vermelho como se a Russia não esta integrada nas cadeias produtivas do comércio global, quem tem se informar melhor é vc.

Avai2022
Avai2022
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Leia todo o thread novamente e voce tem a chance novamente da replica.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Ja sei aqui a pouco vc vai querer convencer que a titia Madalena estava certa né, afinal o que aquelas crianças Iraquiana estavam fazendo lá no seu país quando foram invadidos pelos NATO/USA.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

E você tem dúvida disso?

Andre
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Cansou de inventar “dados” e passou a tentar mudar o assunto do fórum?

Está difícil defender seu amado Putin, não?

Andre
Responder para  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

4 milhões de vietnamitas mortos? Inventou essa hoje pela manhã?

Casemiro
Casemiro
Responder para  Avai2022
2 anos atrás

Só para lembrar que a Rússia está avançando em território ucraniano, viu?

Avai2022
Avai2022
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

1 – primeiro responda porque mudou de nicks no fórum. Tem uma turma curiosa.
2 – está guerra jah deveria ter acabado com vitória russa. Estamos na prorrogação da prorrogação da prorrogação e nada ainda
3 – o poder russo está se esvaindo dia após dia. A China está muito menor também. O novo eixo global não passa de um fake news. A China enriqueceu graças ao ocidente. A Rússia enriqueceu graças ao ocidente.
4 – está guerra está um lose lose tremendo em função desta porra Louquice Russa. Se tivéssemos líderes fortes no ocidente seria win win.
5 – aqui não tem mimimi. Tem debate. Pena do cidadão comum russo e chinês. Você abusa de um liberdade ocidental de que eles gostariam de ter e não tem. Aproveite.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não está não. Olha o mapa.

Kharkiv.jpg
Casemiro
Casemiro
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Por isso a enorme quantidade de baixas e prisioneiros.
Só a RPD tem 3.000 deles.

paulotd
paulotd
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Tropas Ucranianas capturadas, mudou muito o perfil. Antes via-se que eram soldados profissionais, agora são professores, pedreiros, padeiros, bancários, etc.. Homens comuns, mal armados, com um Ak e algumas granadas. Alguns nem colete tem. Passaram por um curto treinamento e agora estão aí na guerra, enfrentando uma força muito superior.

A Ucrânia tem poucas peças de artilharia e o que tem está sendo destruída por ataques aéreos. Vi o vídeo do lançador Urakan, foguetes pesados de mais de 200 mm, foi feio

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Diga o que você quiser. Torça para quem você quiser. A vergonha do exército do Putin está aí para qualquer um ver.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

“Relatos de soldados Ucranianos capturados é que ficam dia e noite em trincheiras.”

E você esperava o que? Jornada de 08 horas na trincheira e descanso remunerado no resto do dia?

“Galera, dia 08:00 às 18:00, com uma hora de almoço. Após, vão para casa, comam uma boa janta, tirem uma boa noite de sono e amanhã vocês voltam. Por favor, não atrasem, 08:30 temos reunião com os russos”.

Tá de sacanagem?

Andre
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Nazotan….a criatividade tem sido bem exigida em defesa do ditador russo hein.

Até os russos já abandonaram essa mentira de desnazificacao mas as putinzetes se agarraram como mentira absoluta.

JagdVerband#44
JagdVerband#44
2 anos atrás

Só quero saber quando chegarão a Lisboa.

Zabumba
Zabumba
2 anos atrás

Parece comédia esse texto , começa analisando o front de batalha, depois toma posição em que lado está
no conflito . Conclusão esses malandros ” jornalistas/editores ” querem vender manchetes. Tô fora.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Será que o designer do uniforme feminino do exército russo também será desnazificado?

20220430_181357.jpg
paulotd
paulotd
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

6 NLAWS capturados fora os RPGs e At-4

IMG_20220430_192139_957.jpg
Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Agora só faltam mais 1994 para os ucranianos ficarem sem NLAWs.

Por falar em Rússia, estou quase começando a acreditar que a incompetência deles que afundou o Moskva. A vítima mais recente da imperícia Russa foi uma termelétrica a alguns milhares de quilômetros de distância da Ucrânia:

https://www.republicworld.com/world-news/rest-of-the-world-news/russia-major-fire-erupts-at-sakhalinskaya-gres-2-thermal-power-plant-in-sakhalin-articleshow.html

E antes disso foi um instituto de pesquisa do MoD russo em Tver.

casemiro 2
casemiro 2
2 anos atrás

Respeitem o Casemiro, pois fujimos do hospíco há pouco tempo!!!!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

E tem gente dizendo que o Gepard é inútil…

20220430_195231.jpg
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Para quem não tem radares e aviões como a Ucrânia é.

RDX
RDX
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Um simples manpads é mais eficiente que esse trambolho.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Excelente alvo para os 9k720

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

O caminhão é russo kkkkkkkkkkkkkkkkkk, e agora?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

P.S. caso não tenha ficado claro pela bandeira e V na lateral, esse caminhão é russo.

paulof
paulof
2 anos atrás

Europa subindo a aposta no Gás Natural Liquefeito (LNG) com a Alemanha construindo dois megas terminais., já o Brasil esse ano deve bater record de importação, só deve virar um grande exportador lá por 2030, os preços provavelmente fiquem em patamar bem alto até 2026. Pela oportunidade que a guerra trás, o Brasil tem dois mercados bem promissores se quiser exportar devido as inseguranças da Rússia como nação amigável: fertilizantes e LNG.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Off-Topic:

Veículos militares M270 americanos estão sendo despachados via férrea de Stuttgart até polônia para serem entregues a militares ucranianos…

comment image

Isso irá feder e quando bater no ventilador, não terá desinfetante que limpe a caganeira…

A história irá julgar todos os fomentadores desse conflito, isso se sobrar algum historiador vivo.