M777

Autoridades dos EUA e analistas militares preveem que a artilharia ocidental que está a ser enviada para a Ucrânia alterará a guerra com a Rússia, desencadeando uma sangrenta batalha de inteligência apoiada por armas de longo alcance e forçando ambos os lados a se tornarem mais ágeis se quiserem evitar mortes significativas à medida que os combates se intensificam no leste.

A batalha de artilharia expandida segue o esforço fracassado da Rússia de capturar rapidamente os principais centros populacionais da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, e ocorre quando o governo do presidente Volodymyr Zelenskyy e seus benfeitores ocidentais se preparam para o que se espera ser uma campanha esmagadora na região de Donbas . Espera-se que o conflito mostre os canhões de longo alcance que são uma peça central do arsenal da Rússia, armamento já usado com efeitos devastadores em lugares como Mariupol, uma cidade portuária do sul que foi pulverizada por bombardeios implacáveis.

O secretário de Defesa Lloyd Austin, falando ao lado de seu colega canadense no Pentágono na quinta-feira, disse que os combates de longo alcance serão “decisivos” na próxima fase da guerra. O governo Biden, que junto com o Canadá está treinando um pequeno número de tropas ucranianas para operar as dezenas de obuses de 155 mm que ambos os países se comprometeram a fornecer, deve aprovar a transferência de ainda mais artilharia para a Ucrânia nos próximos dias, disse Austin.

Os obuses dos EUA e do Canadá com destino à Ucrânia são rebocados, enquanto aqueles prometidos pela França – sistemas conhecidos como obuses CAESAR autopropulsados ​​- disparam os mesmos projéteis explosivos de 155 mm, mas da traseira de um chassi de caminhão.

Só os Estados Unidos já prometeram a Zelenskyy quase 190.000 tiros de artilharia, além de 90 obuses para dispará-los. Na quinta-feira, mais da metade havia chegado à Ucrânia, disse um alto funcionário da defesa dos EUA que, como alguns outros, falou sob condição de anonimato sob as regras básicas estabelecidas pelo governo.

Um novo pedido de US$ 33 bilhões ao Congresso para ajuda adicional à Ucrânia inclui financiamento proposto para “artilharia de longo alcance de calibre mais pesado”, disse o secretário de Estado Antony Blinken a parlamentares no Capitólio, embora não tenha identificado quais sistemas específicos estão sendo considerados. Outros aliados, como Grã-Bretanha ou Suécia, também podem enviar artilharia, disseram analistas.

Até o momento, a Rússia e a Ucrânia trocaram tiros usando alguns dos mesmos sistemas, incluindo o poderoso sistema de foguetes de lançamento múltiplo Smerch de 300 mm, que pode acertar alvos a cerca de 55 milhas, e obuses de 122 mm antigos colocados em campo pela primeira vez na década de 1960. Espera-se que a introdução de várias peças de artilharia ocidentais acelere uma mudança tática de ambos os lados para empregar o que é conhecido como fogo de contrabateria, no qual as forças militares procuram a artilharia do inimigo, determinam sua localização e atacam, disseram analistas.

“Você está tentando encontrar, consertar e terminar”, disse George Flynn, um almirante aposentado da Marinha de três estrelas e ex-oficial de artilharia. “Você quer encontrar os obuses inimigos. Você quer corrigir sua posição. E então você quer acabar com eles. Essa é a essência da segmentação.”

Depois que uma unidade de artilharia ataca um adversário, ela precisa continuar se movendo, disse Flynn. “Uma vez que você entra em uma luta de contrabateria, é atirar e fugir”, acrescentou. “Você não fica por perto e se deixa ser alvo.”

A capacidade da Ucrânia de atacar unidades de artilharia russas é especialmente importante, dizem os analistas, por causa da vontade demonstrada do Kremlin de atacar cidades e vilarejos, destruindo casas e infraestrutura de civis. “Apenas a existência” de mais unidades de artilharia ucranianas realizando fogo de contrabateria degradará a capacidade da Rússia de “sentar lá, empilhar munição e ir para a cidade”, disse Scott Boston, ex-oficial de artilharia de campo do Exército dos EUA que estuda os militares russos por a Rand Corporation.

“O problema” que a Ucrânia e seus aliados ocidentais “gostariam de impor aos russos”, disse ele, “é que eles nunca tenham confiança de que um quartel-general, ou um depósito de munições chave, ou um importante conjunto de plataformas de tiro, possa ficar parado por muito tempo.”

O Pentágono avaliou na sexta-feira que a Rússia não foi tão eficaz quanto gostaria no uso de fogos de longo alcance, com um alto funcionário da defesa observando que, como o Ocidente continua enviando tanta artilharia para a Ucrânia, “isso pode se tornar um pouco um tiroteio”.

As unidades de artilharia geralmente se disfarçam com camuflagem ou outras formas de cobertura, e pode exigir uma mistura de inteligência, aeronaves não tripuladas e radar para detectá-las. O Ocidente está fornecendo à Ucrânia drones e radares de contrabateria para fazer exatamente isso.

Zelenskyy também solicitou artilharia de múltiplos foguetes, como o altamente preciso M142 High Mobility Artillery Rocket System, conhecido como HIMARS, que é usado pelo Exército e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Essas armas lançam tiros rapidamente, o que é útil para disparar contra forças de artilharia inimigas antes de se reposicionarem, disse Mark Cancian, coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais que estuda a guerra para o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington.

Cancian, um ex-oficial de artilharia, disse que “haverá muita pressão para fornecer” o HIMARS nos próximos dias, e que ele não ficaria surpreso ao ver os Estados Unidos começarem a fornecê-lo em breve. Outro tipo de sistema de lançamento de foguetes múltiplos, como o M270 operado pelo Exército dos EUA, também poderia ser enviado, supôs. O HIMARS é mais novo e se move mais livremente pelo campo de batalha, enquanto o M270 carrega mais foguetes.

“Acho que haverá muita pressão para fornecer isso e, como parece que estamos anunciando um pacote de ajuda por semana, não ficaria surpreso em ver a HIMARS na próxima semana ou na semana seguinte”, disse Cancian.

Autoridades ucranianas também buscaram mais obuses autopropulsados ​​do que armas rebocadas, como o M777. Um funcionário ucraniano, falando sob condição de anonimato porque a questão é sensível, disse que, embora pareça mais fácil realizar manutenção e encontrar peças para o obus M777, eles são mais vulneráveis ​​ao fogo de contrabateria russo do que os obuses autopropulsados. como o M109 Paladin do Exército.

Cancian disse que estaria observando para ver se as munições Excalibur avançadas e altamente precisas de 155 mm chegam à Ucrânia. As armas são guiadas por GPS e projetadas para voar até 25 milhas, de acordo com a Raytheon, seu fabricante. O Pentágono se recusou a especificar que tipos de rodadas de artilharia estão sendo enviadas.

O envio de artilharia ocidental para a Ucrânia é importante em parte porque há poucos lugares onde a Ucrânia pode encontrar munições substitutas para seus sistemas da era soviética, disse Sam Cranny-Evans, analista do Royal United Services Institute em Londres. Polônia, Bulgária e alguns outros aliados da OTAN os produzem, mas muitos outros países produzem munição para armas ocidentais.

Embora o Ocidente tenha prometido dezenas de milhares de rodadas de artilharia para a Ucrânia, elas podem se esgotar rapidamente, disse Cranny-Evans, exigindo que os empreiteiros de defesa aumentem a produção. A Rússia também tem uma vantagem significativa no número de peças de artilharia que possui, e não está claro quantos sistemas legados da Ucrânia ainda estão operacionais ou quanta munição eles têm para eles, acrescentou.

As forças russas estão usando artilharia para se livrar de emboscadas ucranianas e infligir fatalidades, bem como para evitar ter que ir “aos dentes dessas armas ocidentais de ponta”, incluindo Javelin e mísseis antiblindagem NLAW, que já destruíram alguns Unidades russas, disse Cranny-Evans.

“Eles vão ficar parados e deixar que seus ativos de longo alcance façam o trabalho porque não têm mão de obra para desperdiçar”, disse ele.

A ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, disse em uma entrevista que existe um papel para a colaboração entre os países ocidentais no fornecimento de armas à Ucrânia que sejam “consistentes e intercambiáveis”, permitindo que a Ucrânia aprenda os sistemas e os mantenha quando estiverem danificados.

“Os M777 são um exemplo perfeito de como os países aliados com essa capacidade podem se unir e responder a uma necessidade desesperada que a Ucrânia tem”, disse ela. “E esse é um modelo que continuaremos a utilizar daqui para frente.”

O uso de artilharia e outras armas foi complementar na Ucrânia e continuará sendo, disse Boston.

“Se você fizer um bom trabalho em prender alguém, então eles ficarão muito mais vulneráveis ​​à artilharia do que se estivessem dispersos e protegidos”, disse ele. “Se os russos não têm confiança de que podem se dispersar porque serão apanhados por equipes de dardos, então eles podem estar se unindo em busca de segurança contra isso – e então serem mais vulneráveis ​​​​à artilharia.”

Karen DeYoung, do Washington Post, em Washington, David Stern, em Mukachevo, na Ucrânia, e Alex Horton, em Kiev, contribuíram para este relatório.

FONTE: The Washington Post, via Stars and Stripes

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

176 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

EUA e Otan começarem a enviar equipamentos de grande porte é o fim da infame invasão.

Só com Javelins e drones a ucrania já colocou pra correr.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Semblante do Pudim diz tudo.

putim.jpg
Casemiro
Casemiro
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Essa material vai para o rolo como grande parte do arsenal ucraniano já foi.
Hoje, uma coluna inteira de MLRS ucranianos foi destruída na cidade de Kransnogorovka pela artilharia da DPR.
Parece que já tem vídeo.
Está no Telegram, em russo.
Vou tentar achar pelo celular e postar.

Canarinho
Canarinho
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Assim que cruzarem as fronteiras viram alvo de misseis de cruzeiros. quem tem a a superioridade area ajuda a definir os rumos em terra. Para te ajudar a ter um entendimento do que ta rolando joga no telegram ”Intel Salva Z”

Munhoz
Munhoz
2 anos atrás

O problema vai ser o treinamento a tempo, e os mísseis balístico e de cruzeiro Russos, agora o que ninguém está prevendo é até onde essa intervenção ocidental vai parar !

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Americanos aprovaram pacote de ajuda militar de 33 bi para a Ucrânia (está aí no texto). Isso dá mais ou menos 20% do PIB ucraniano. Ou seja, serão abastecidos por armas este ano todo. Se depender do Ocidente a Ucrânia não cai.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Os EUA deixaram muito mais que isso com os Exércitos do Vietnã do Sul e Afeganistão e não adiantou nada.
Idem no Iraque que com armas americanas estava sendo derrotado pelo ISIS.
A ideia americana é apenas tentar prolongar um pouco mais a guerra para tentar ‘debilitar’ os russos.
Só que podemos imaginar o tamanho do arsenal deles.
Só de mísseis de longo alcance, já foram disparados cerca de 1.900 (segundo os americanos);
Não vai adiantar.
Só vai sacrificar mais os ucranianos

José Luiz
José Luiz
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não lembre disso, serás reprovado aqui, vamos ver quem vai pagar a conta desses armamentos e até quando a opinião pública européia vai apoiar, quando a inflação bater a porta, porque nada é de graça, nada; sempre alguém tem que estar lucrando, lógico que os EUA são os grandes vencedores, vão deixar toda a Europa endividada, e todos dependente deles, gás, armamento, etc…jogada de mestre. Porém deixo claro que não apoio esta guerra é desnecessária como muitas outras, Iraque, Afeganistão, Vietnã, Coréia etc etc etc

LUIZ
LUIZ
Responder para  José Luiz
2 anos atrás

Está contra a Rússia é ser contra os Brics. Uma possível vitória da Ucrânia/OTAN é uma derrota nossa. Nos o Brasil,China, Índia e África do Sul seremos os próximos alvos dos EUA/OTAN. Torço para a Rússia destronar essa corja da OTAN.

Astolfo
Astolfo
Responder para  LUIZ
2 anos atrás

Olha o nível do comentário… BRICS não existem, não são um grupo de nada. A pessoa acima age como se fôssemos um “time”, mas não se lembra (ou não sabe) que a China é uma grande inimiga da Índia a ponto de ambos quase terem travado uma guerra recentemente. Não existe BRICS, existe o Brasil e os nossos interesses.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

Confia!
A Ucrânia já perdeu quase 1.200 obuseiros e 600 MLRS.
Meia duzia de obuseiros americanos vão mudar a situação.
A situação está tão feia para a Ucrânia que os russos estão colocando dezenas de tanques, obuses, lança-foguetes no meio do descampado e estão atirando impunemente.

Guess Hu
Guess Hu
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Eu queria ver teu putino tentar invadir ‘1″ centímetro de qualquer país da OTAN.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Tu tem alguma fonte que não seja o ministério de defesa Russo dizendo isso?

Porque isso é quase 2x mais perdas do que todos os itens militares que a Ucrânia já perdeu e foram registrados por fotos https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-ukrainian.html

Tô usando o Oryxs já que eles usam fontes Russas também pra contabilizar as perdas Ucranianas, inclusive imagens do telegram.

No site só tem registrado 69 (no momento em que estou escrevendo) peças de artilharia Ucrâniana (de todos os tipos) perdidas existe uma discrepância beeeem grande entre 2mil peças de artilharia que a Rússia alega ter destruído e 69 peças de artilharia que existe imagens comprovando sua destruição…

Andre
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

A fonte dele fica ali no centro de Lindóia.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Andre
2 anos atrás

Fica em uma trincheira no meio do nada em Adviika.
Os ucranianos estão instalados em trincheiras, sendo bombardeados dia e noite.
Tal qual na 1² G.M.
É evidente que isso não vai dar certo (para eles).

https://t.me/intelslava/27454

Ontem, o dia foi particularmente ruim para a Ucrânia.
Muitas perdas.
E para piorar, começam a aparecer dissidências no Exército, até com oficiais fazendo vídeos.
Problemas, também, com recrutamento, com reclamações de familiares de que seus filhos estão indo para guerra sem o mínimo preparo.

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

E com todas essas perdas ucranianas, como a Rússia não sai do lugar?

Canarinho
Canarinho
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

O problema de usar o Oryx e que muito material e contestado por ambos os lados, dai fica dificil ter uma balanco fiel das perdas de cada lado. No youtube ao acompanhar canais pro-ucrania e no telegram canais pro russia fica claro, que de 3 semanas para ca, a curva de aprendizado Russa foi excelente. As perdas Ucranianas estao sendo catastroficas, rendicoes em massa e tudo que a OTAN esta fazendo e abastecendo os separatistas e o mercado negro de armamentos. Agora um ponto que ta todo mundo quietinho, e em relacao aos estrangeiros mortos (principalemente da europa ocidental e canada). Hoje mesmo vi videos de fotos de estrangeiros mortos(tinham ate americanos incluidos que trabalhavam numa PMC. Ja a midia ocidental fala quase nada do assunto

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Munhoz
2 anos atrás

problema é os SU25 e 24 mesmo.

Nemo
Nemo
Responder para  Carlos Campos
2 anos atrás

O stinger discorda!

Jorene
Jorene
2 anos atrás

Atualmente já se verifica esse tipo de guerra. Bombardeio pesado por artilharia de campanha e lança-foguetes feito pelos orcs contra os ucranianos. E ataques localizados e cirúrgicos dos ucranianos contra as baterias dos orcs utilizando drones e informação de satélites.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

A Ucrânia já perdeu milhares desses equipamentos.
Com o domínio dos céus, serão apenas mais equipamentos alvejados pelos russos.

Oseias
Oseias
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Engraçado que a Ucrania perdeu todas as forças, mas no ultimo mes os russos não fizeram nenhum avanço significativo.
Todo território tomado o foi nas primeiras tres semanas de guerra.
Como é que os russos não conseguem avançar contra uma força que foi alegadamente toda destruída?

Casemiro
Casemiro
Responder para  Oseias
2 anos atrás

Exemplo.
Os russos descobriram que os ucranianos estavam guardando blindados em um galpão de uma fazenda.
Foi destruído.
Se for para campo aberto, será alvo fácil para os russos.

https://t.me/partizan1941/19521

Alois
Alois
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ué, a Ucrânia perdeu, mas quem recuou foi a Rússia? E se olhar bem nos mapas mesmo dos Russos, fazem 3 semanas que o progresso russo esta estagnado.
Os russos a 2 meses vem dizendo que Mariupol foi totalmente tomada, então as perdas deles e os bombardeios são o quê?, Não se duvida que milhares de ucranianos morreram na guerra, mas lembro que um povo que luta por sua terra é muito mais corajoso, e que Putin no começo da guerra enganou seus próprios soldados, que pensavam estar em manobras, e seu povo quanto a finalidade da guerra.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Houve redução dos combates entre ambos, mas é apenas um prelúdio, uma calmaria antes da grande tempestade. Os mais ferrenhos combates estão por vir. A vantagem da Ucrânia é tanto pelo armamento que tem recebido, soldados voluntários que já operaram esses equipamentos em outras guerras, além de, e talvez mais importante, recursos de informação do inimigo. As informações passadas por EUA e Inglaterra aos ucranianos foi decisivo na vitória da batalha por Kiev. Por outro lado os russos tem a vantagem de já terem se posicionado no campo de batalha, terem ainda grande quantidade de soldados e equipamentos. De ambos os lados se vê que há duras perdas, as tropas estão cansadas e desmotivadas. Os ucranianos estão rotacionando seus soldados, o que é bom. Não se sabe da situação dos russos.
Se de um lado a Ucrânia já colapsou financeiramente e está sendo bancada pelos países aliados, ela tem a seu favor o tempo. Já os russos estão sendo sufocados pela restrições impostas, sendo o tempo seu inimigo. Vários aliados de Putin foram, juntamente com suas famílias, assassinados. Ou seja, há forte pressão dentro da Rússia contra Putin. É questão de tempo que possam surgir tentativas de independência por várias regiões que estão sob tutela russa. No mais, além dos estranhos incêndios que ocorrem em vários pontos da Rússia, os ucranianos eventualmente tem feito ataques dentro do território russo.
Bombas nucleares? É uma aposta arriscada por parte de Putin.
Putin corre sério risco de virar um Béria.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

‘Autoridades dos EUA e analistas militares preveem que a artilharia ocidental que está a ser enviada para a Ucrânia alterará a guerra com a Rússia…..’

Antes eram os Javelins, NLAWs e etc.
Os russos mudaram as táticas e o que vemos agora é que milhares desses equipamentos estão sendo capturados.
Intactos, sem uso.
O problema para os ucranianos é que qualquer concentração de tropas, artilharia e lança-foguetes é atacado pelos russos quase que impunemente.
Mas, isso era previsto quando a luta fosse para um campo mais aberto.
As perdas ucranianas estão muito grandes.

Plinio Jr
Plinio Jr
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

As perdas russas em veículos dos russos é grande e deve aumentar ainda mais , com a chegada de mais armamento ATGM e artilharia ….

Casemiro
Casemiro
Responder para  Plinio Jr
2 anos atrás

Não creio.
Está sendo mais do mesmo.
Não vejo em que pode alterar as perspectivas ucranianas a substituição de centenas de D-30 perdidos por alguns obuseiros ocidentais.
Os russos continuam atacando as instalações ucranianas.
Hoje, o Aeroporto de Shkolny em Odessa teve a pista e as instalações destruídas.
A ponte ferroviária também já foi.
Será a preparação para o ataque russo?
Devemos lembrar que os ucros estão tentando desestabilizar a situação na Transnístria e Moldávia, ali ao lado, mas parece que não estão conseguindo.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Tanques (inclusive um T-64 capturado), obuses, mísseis e etc.
Os russos simplesmente param os tanques e atiram contra as posições inimigas
Estão em campo aberto, impunemente, disparando.

https://www.youtube.com/watch?v=Oak4T28Zww8

Vai ser muito difícil, quiçá impossível, os ucranianos alterarem essa situação.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“Impunemente”
Ataque a veículos blidados russos
https://twitter.com/BabakTaghvaee/status/1520316743813681153

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Vou tentar confirmar para vc.
Os ucranianos estão construindo pontões sobre o Rio Donets para fugir do cerco que está sendo armado em Sieverodonets.
Acho melhor eles correrem, caso contrário serão cercados e poderemos ter uma outra Mariupol.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

N muda de assunto. N tem essa de impunemente, pra ambos os lados.
Vai falar agora q esse daqui são ucranianos atacados pelos russos?
https://www.youtube.com/watch?v=ATFXcpUBfOA

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Esse vídeo é replay do início da guerra.
Já vi há um tempão.
Mexe e remexe e os ucros continuam com seus choros e lamúrias.
Tiveram tempo para pensar e fizeram escolhas erradas.
Agora aguentem.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Posta ele aí então, com a data do início da guerra só p ver uma coisa.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Fotos ou vídeos incontestáveis são desse tipo.
As cores russas na cidade de Rubezhnoe, ex-Rubizhne.
Não há como contestar, porque ali deveriam estar as cores ucranianas.
O fato inconteste é que os russos estão avançando e ocupando território inimigo todos os dias.
O resto é reclamação sua e notícias pinçadas de um tanque destruído, um helicóptero abatido e etc., que é o que se espera em uma guerra.

comment image

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

N enrola. Cade o vídeo datado do início da guerra?

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Eles entram, picham, daí saem correndo.
Pensei que eram Hunos, mas são Vândalos.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

O interessante é que vi esse mesmo vídeo sendo um ataque russo.
Vai saber.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Alguns lançadores de foguete russo sendo destruídos
https://twitter.com/Blue_Sauron/status/1520031823249788928

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Prezado.
Não adianta muito mostrar vídeos de ‘equipamentos’ sendo destruídos, porque não sabemos de quem é nem de quando foi.
Tem muito vídeo de equipamento ucraniano destruído que ele pintaram um ‘Z’ depois.
Eu quero é saber do andamento da situação.
Onde há avanços e onde os russos estão atacando e ocupando.
Não leio notícias de contra-ataque ucranianos desde o início da operação especial.
Os únicos foram em Kherson no início das batalhas e outro em Izyum semana passada, ambos desbaratados.
O resto é noticia do The Sun para elevar moral dos ucros..

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ah prezado, você começa e não aguenta? Postou um vídeo de propaganda para falar q os russos agem impunemente, e quando eu posto de volta do lado ucraniano pede arrego? Ok….

Eu quero é saber do andamento da situação.”

Pois não: A Russia não conseguiu tomar Kiev em 72h como muitos afirmavam, tiveram que abandonar todo o norte do país p focar só na região do Donbas. Estão tomando alguns pequenos contra ataques como em kharkiv, Mykolaiv e Kherson. Já perderam 3,3mil equipamentos. Perderam um cruzador. Morre general quase todo dia… São tantas humilhações q ficaria muito mais tempo expondo aqui.

https://pbs.twimg.com/media/FRoFY2YVkAAOWHX?format=jpg&name=900×900

https://pbs.twimg.com/media/FRoFEiZVIAAconG?format=jpg&name=4096×4096

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Meu comentário ficou retido, mas em resumo: vc q começou postando vídeo e agora chora pq eu postei os meus… rsrsrs

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Eu estou dando exemplos de como os russos estão destruindo as fortificações ucranianas atirando a céu aberto e como essas armas ocidentais não vão ajudar muito a mudar o que está acontecendo.
Aí vem vc com vídeos (não se sabe de quem e quando) querer mostrar o contrário.
Ah!
Um tanque foi destruído ali, um helicóptero acolá e etc.
Se isso funcionasse, os russos não estariam avançando e destruindo tudo no seu caminho.
E não há como me contestar, porque são os russos que estão atacando e conquistando territórios.
Não o contrário.
Falou?

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ahhh quanto choro hahaha. Postei exatamente o mesmo tipo de video q vc. Aquipamento russo sendo destruido diariamente, mais de 3.300. 580 só de tanques (MBT).
Cade Kiev q iria cair em 72h? Não capturaram kharkiv que fica pertinho da fronteira ainda? Q coisa… como é? Mariupol em ruinas e ainda não está 100% tomada?
60 dias de guerra, 1 cidade importante tomada, 3mil veículos perdidos, mais de 15mil baixas…

“avançando e destruindo tudo no seu caminho”

kkkkkkkkk

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Tem muito vídeo de equipamento ucraniano destruído que ele pintaram um ‘Z’ depois.”

Isso chega a ser ridiculo de tão mentiroso. Daria muito na cara o tanque lá destruído e incinerado q com um “Z” pintado branquinho branquinho…
Além do mais eu gostaria de saber quantos T-72B3 obr 2016 a ucrania opera? Fora os capturados, nenhum. Idem com vários outros equipamentos encontrados destruídos no campo de batalha como o BMP-3, BTR 82A, T-80BVM, etc…
E todos eles tem várias imagens comprovando a destruíção ou captura.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Deixa de mimimi e vai para o Donbass ver se ajuda os ucranianos.
Vídeos fake, repetidos ou até tirados de video-game não enganam mais ninguém.

George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Mentira. Esse vídeo aí foi em Irmino. Da para geolocalizar de forma bem fácil.

Casemiro
Casemiro
Responder para  George
2 anos atrás

Tudo muito ‘orquestradinho’.
Eu vi esse site que falava que era um Irmino.
Se vc continuasse lendo as outras postagens, acharia que os ucranianos estavam a caminho de Moscou.

Tem de ser de fontes uma pouco menos ‘tendenciosa’, digamos assim.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não sabes dizer nada.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

E para vc não reclamar, já vou adiantando.
É melhor os ucros se apressarem e sair logo do leste de Donbass.
Está sendo fechado um grande cerco às tropas lá.
Parece que alguns já estão se retirando, mas vão bater de frente com os russos que estão chegando.
Vai ser um massacre.

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Vc tem muito tempo livre pra inventar dúzias de perfis falsos e escrever todas essas trolagens mas não tem tempo pra mostrar o tal vídeo? Mostra aí, seu mentiroso!

Casemiro
Casemiro
Responder para  César
2 anos atrás

Putz!
O vídeo é do início da guerra.
Eu sei lá onde está!
Só sei que o de vcs é repetido.

César
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Sujeito, isso não é desculpa! Tu não trabalha, não faz nada na vida e tem o maior tempo livre pra achar!

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Vocês dão muito palco pra esse inútil (Casemiro, ex kings, tbm conhecido como Professor, Amon Rá, Canarinho, Renato alguma coisa etc etc).

Satyricon
Satyricon
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

CaseKings

George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não enrola. Apresenta o vídeo que cara pediu.

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Realmente, os russos perderam as batalhas de Kiev e Sumy e tiveram suas quilométricas colunas de blindados destruídos graças a paus e pedras. Os javellins e nlaws não tiveram qualquer influência nas derrotas russas.

Oseias
Oseias
2 anos atrás
NashArrow
NashArrow
Responder para  Oseias
2 anos atrás

Boatos que o Putin acabou com o estoque de copium soviético e tá usando o da época imperial

CopiumPutin.jpg
Greyjoy
Greyjoy
Responder para  NashArrow
2 anos atrás

Esse meme do Putin macaco é muito bom. Hahahahahahahahaha

NashArrow
NashArrow
2 anos atrás

OFF- Parece que o Stugna-P acaba de vitimar outro Ka-52

https://twitter.com/UAWeapons/status/1520533369230086155?s=20&t=tgnDgE-upYf6A5u-C9ustQ

Casemiro
Casemiro
Responder para  NashArrow
2 anos atrás

Esses vídeos de tela de computador são meio ‘mandrakes’, né?
Mas, mesmo que seja verdade, qual o problema?
Os russos tem outros milhares deles.
Os ucranianos é que não podem perder, visto que já não têm quase nenhum.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Milhares? Achei que foram fabricados apenas 125 Kamov K-52.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Milhares não, milhões. São 500 milhões de Ka-52… só na ucrânia. Fora os 10 bilhoes do mesmo modelo em território russo.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

Ops, falha minha, com os abates são agora 499.987 Ka-52 lutando na Ucrânia…

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Responder para  Caio Cipriano
2 anos atrás

*em milhares hehehe, os russos tem em tão grande número q até confunde…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Os russos tem milhares de Ka-52? Tem fonte para isso?

Marcos
Marcos
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

1- dezenas de analistas no mundo inteiro analisando , verificando cores, padrões, tempo de lançamento, questionando a prova do vídeo e chegando a conclusão de que ê verídico. Chega a dar gosto ler os detalhes de gente que sabe o que fala. Mas o nosso analista sênior, Kings/Casemiro com seu PS-4 mágico diz que não, sem apresentar nada além de “wishful thinking”.
2- os russos não tem “milhares”. A produção foi de 129. Fato.
13 já foram abatidos com fotos, vídeos, etc. provando o abate. Do lote de produção, alguns já haviam caído, o que é natural em qualquer FA. Ou seja, a quantidade é menor que 129. Quiçá 125. Para cada sortida vão se acumulando horas de vôo e que consequentemente levarão a parada de manutenção, a curva é decrescente na disponibilidade. Com 70% de disponibilidade dos iniciais 125, isso dá 87 aeronaves. Ou seja, 15% de baixas. Se mantendo uma média de 1 a cada 5 dias (66 dias/13) em 20 dias a UKr terá reduzido a frota em 20%. .. nenhum problema, obviamente

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Milhares?

IMG_20220501_033445.jpg
George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Mentira. Não existem muitos desses Os russos já perderam 20% dos Ka-52 deles.

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Está difícil defender seu amado Putin né?

Cada dia suas mentiras ficam mais absurdas. “Milhares de ka-52”.

Só pode ser um personagem criado pelos editores para gerar interações….

Casemiro
Casemiro
Responder para  Andre
2 anos atrás

Hasteamento da Bandeira da vitória soviética em Melitopol.
E ornamentada com as fitas de São Jorge.
Vcs ainda não se convenceram.
A Ucrânia está perdendo e quanto mais tempo passa sem se render, mais territórios serão anexados pelos russos.

https://t.me/intelslava/27484

Bosco
Bosco
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Você é o tipo de gente que os ucranianos preferem morrer que ter que conviver. rsssss
Você faz um desserviço à causa de quem lhe paga. Quem já tinha o Putin como um traste agora o vê como um câncer graças à tua militância.
Esse é o tipo de erro que a inteligência russa cometeu na Ucrânia e que pode custar o poder do mafioso do Kremlin. Fez as apostas erradas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Exato…

E sempre bom relembrar que esta gente não pode voltar ao poder no Brasil.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Pois é! É esse tipo que de 3 anos pra cá posa de patrulheiro da moral, da lisura no trato da coisa pública e na defesa da democracia.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Na verdade o que vemos o Tonho festejar é o mesmo que desejam para o Brasil. Política de terra arrasada. Se não concordam com eles que a população se ferre. Eles não estão nem aí. Querem reinar mesmo que seja sobre as cinzas.
Quantas vezes vimos esse povo festejar cada vítima do covid, cada vítima de feminicídio, cada vítima de desabamento por chuva, cada aumento no preço dos combustíveis, cada aumento no preço do feijão, cada queda no PIB…

Sequim
Sequim
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Quem decide isso é a vontade soberana do povo brasileiro. Em razão do que os bolsominions estão tão preocupados? Não dizem que este desgoverno está salvando o Brasil? Então é só disputar as eleições e se reelegerem. Tá certo que agora tá mais difícil sem juiz parcial pra ajudar, né?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Sequim
2 anos atrás

Senão for na mão grande é impossível o PT voltar.

Você foi lá hj prestigiar o Lulla ou ficou em casa escondido ?

Tenho percebido uma certa vergonha das pessoas em mostrar a cara dando apoio, por isto os poucos que dão escondem o rosto na internet.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Na mão grande não vai não. Do povo a gang do pinguço gagá não tem medo não, mas dos hominho de verde cheio de penduricalhos dourados eles se borram.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Tem quem ache que os governos comunistas apesar de serem altamente corruptos e claramente ineficazes no trato da coisa pública levam um país ao caos econômico e social por incompetência mas na verdade é um objetivo em si.
No caso da volta ao governo da orcrim a coisa vai ser pior por conta do ressentimento. Logo a miséria se instalaria e começaria a sua distribuição igualitária entre a população.
Vai ser vingança pura e simples. A quebradeira , a fome, a perda das liberdades e a instalação de um regime policialesco serão impostas rapidamente, mesmo porque, como vimos, o tal de Estado Democrático de Direito e a separação dos Poderes é uma farsa.
Só o que dá sustentação ao atual governo é o maciço apoio popular e das FAs, senão, já teria caído há muito tempo por conta do desprezo que o Legislativo e o Judiciário têm da vontade popular e da Constituição.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Bosco, concordo.
Típico exemplo de lixo humano.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Eu vi este video…

O legal é a “popularidade” dos russos..

A hora que virarem as costas esta bandeira descerá.

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Milhares de ka-52…..vc é uma piada.

Rocha
Rocha
Responder para  Andre
2 anos atrás

Cheguei a mesma conclusão.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

A disponibilidade deles é bem baixa então

George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Aceita que dói menos.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Avante Rússia, recupere o que sempre lhe pertenceu….

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Imperialismo do Bem.

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Na verdade,historicamente o contrário seria mais verdadeiro,pois a existência da Ucrânia precede a dos russos. Moscou era vassala de Kiev.
Kiev é 700 anos mais antiga que Moscou.

Kornet
Kornet
2 anos atrás

OTAN,UE e EUA para o Zé Lensquisse:- não se preocupe a Rússia pode destruir e deixar a Ucrânia em escombros, mas por falta de armas e munições vc não cai.
Se tivessem líderes sérios na Europa e nos EUA essa guerra não tinha começado quanto ao da Ucrânia nem falo nada,se não o fa clube dele fica irritado.
Quanto ao Putin vão dizer é um mafioso,desposta,ditador,eu sei que é, mas é o lider lutando,se está certo ou errado só o tempo dirá, pelo país dele,assim como o Zé Lensquisse que se fosse um grande e independente lider,aos primeiros tanques e soldados perde sua fronteira teria ligado ou marcaria um encontro caraca cara com o Putin, mas ….
Aí vão dizer e iria adiantar alguma coisa,o cara é ditador,é mafioso,um verdadeiro lider evita a guerra contra seu país e seu povo e não fica recebendo telefonemas para peitar o adversário ,pq teria cobertura.
O Putin para uns é um vilão, mas o Zelenski nunca foi e nunca será um herói como pregam.
Enquanto a Ucrânia não entender que ela está sendo usada ou a Rússia decidir parar ou alcançar seu objetivo, essa guerra não vai acabar.

Greyjoy
Greyjoy
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Houve uma verdadeira romaria de líderes (inclusive nosso Bonoro) para a Rússia, na tentativa de acalmar os ânimos e evitar uma possível guerra. Putin não deu ouvido a ninguém.

Aí os ucranianos quererem reagir e, para isso, receberem equipamento de quem estiver disposto a doar é que é errado?

Kornet
Kornet
Responder para  Greyjoy
2 anos atrás

Bolsonaro não foi lá para isso,ele foi pelos problemas e interesses do Brasil,de outros só lembro o da França.
A intenção não é defender a Ucrânia é desgastar a Rússia,fizeram isso no Afeganistão na década de 80 e o resto da história vc sabe como ficou.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Certo, a culpa é de quem defende sua própria pátria de uma invasão injusta, não do invasor Adolf Putin.

willhorv
willhorv
2 anos atrás

Muitos me criticaram, mas do ponto de vista Russo e seus objetivos, a duração postergada, consequências econômicas, perdas gigantescas para ambos os lados, uma ou duas armas táticas teriam encurtado tudo isso. Logo na primeira semana…seria um fato ímpar e vexatório…mas teria acabado com isso logo.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  willhorv
2 anos atrás

Se os russos tivessem usado armas nucleares, teriam sido mais isolados da comunidade e mercado internacionais do que já estão. Países como a Índia e China dificilmente conseguiriam permanecer neutros/do lado russo num cenário destes. Além disso, a Rússia correria até mesmo o risco de perder seu assento na ONU. E o Putin sabe disso, por isso não usou armas nucleares até agora.

Casemiro
Casemiro
Responder para  willhorv
2 anos atrás

Não há a mínima necessidade.
Aliás, quanto mais os ucranianos aparecem, mais armas têm sido destruídas.
Deixe assim que os russos estão fazendo seu trabalho de desmilitarização.

George
George
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

O Putin não tem como repor as perdas dele. Já os ucranianos estão recebendo material do Ocidente dia e noite.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Se tem um dos objetivos que a Rússia não vai alcançar na Ucrânia é a desmilitarização.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

A cada minuto que passa, reforça mais e mais a necessidade de uma OTAN.
O enxadrista é um gênio

Veiga 104
Veiga 104
2 anos atrás

A indústria bélica americana agradece.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Com quase 3 mil peças de artilharia (sem incluir morteiros e AA) o exercito ucraniano tinha um dos maiores estoques do planeta. Se formos pensar que após 2 meses de guerra o front de Donbass dos ucranianos já se encontra esgotado em termos de artilharia e dependente de “doações” do ocidente, é um feito notavel dos russos.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

No começo dos conflitos os Bayraktars TB1 e 2 se saíram muito bem atacado posições dispersas se sem cobertura anti aérea adequada. Depois que as tropas russas foram remobilizadas para formar um unica linha de frente(o que possibilitou uma melhor proteção contra ataques aéreos), fotos e mais fotos desses UCAVs derrubados começaram a aparecer.

IMG_20220501_092040_914.jpg
Casemiro
Casemiro
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

E eu acabei de ler um artigo sobre a ‘queda de prestígio’ desses Bayraktars e no que isso pode afetar suas vendas.
Estava escrito que a fábrica dele pertence a um genro do Erdogan (a conferir).

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Onde o artigo ? No Southfront ?

Casemiro
Casemiro
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Esse ucranianos são loucos.
Estão morrendo aos montes, dentro de trincheiras, como na 1ª G.M.
Só que agora, os drones estão de olho em tudo e facilitam muito a tarefa dos atacantes.
No vídeo abaixo, vc vê um ucraniano calmamente ‘reforçando’ sua trincheira com uma pá e de repente ele some alvejado por um disparo de obus.
Triste fim.
Mas, a guerra é assim.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Não confunda loucura com patriotismo..

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

É como se a cada semana a ucrania perdesse uma quantidade similar a todas a peças de artilharia que o brasil possui.

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Será que a Rússia cai sem usar suas armas espaciais antissatélites que os EUA cansavam de denunciar?

Nacionalista brasileiro
2 anos atrás

Pois é caros confrades:

Há uma velha máxima militar que ensina que “o valor do vencido, dá o valor do vencedor.”

A marinha e os marines adquiriram a sua “maioridade militar” ao enfrentar por longos 4 anos a coragem suicida da Marinha Imperial japonesa.

Interessante que na 2º guerra, os soldados do Exército norte-americano que retornava de um ou mais turnos na Europa, tinham apenas alguns cabelos brancos…

Já os fuzileiros que retornavam mesmo que apenas um turno, apesar de terem 20 anos, voltavam completamente grisalhos…

A Marinha norte-americana saiu imensa da Guerra do Pacífico, e não foi apenas em tamanho…

Já o exército norte-americano, perdeu tal chance, ao vencer apenas os paleolíticos apaches e sioux, etc., e a Espanha em momento vulnerável, quando governada por uma rainha-mãe regente isolada de um rei de 5 anos de idade (Guerra Hispano-Americana), chegaram “atrasadíssimos” nas duas guerras europeias, quando as melhores tropas e comandantes, sobretudo de tropas em campo, sargentos e tenentes, capitães, etc., já tinham morrido, não venceram os vietcongues (os herdeiros destes governam, até hoje, não só o Vietnan do norte, mas também do sul, em um Vietnam unificado), não venceram o avô do atual ditador norte-coreano (óbvio, o neto do mesmo está a governar todo faceiro a Coréia do Norte), não venceram as melhores tropas de Saddan Hussem (A Guarda republicana desmobilizou em boa ordem e mais tarde montou e comandou o ISIS), não venceu o ISIS, e não venceram os Talibans…

Enquanto isso…

O Exército russo venceu os mongóis…

O Exército russo venceu Carlos XII da Suécia, o maior comandante de seu tempo…

O Exército russo venceu Napoleão, o maior comandante de todos os tempos…

O Exército russo venceu os alemães na 2º Guerra. Para se ter uma ideia, no momento do dia D norte-americano (e de seus aliados ingleses, franceses livres, canadenses, neozelandeses, australianos, poloneses, etc) havia cerca de 50 divisões do Exército alemão os esperando… mais tarde, na Ofensiva das Ardennes, se não fosse a superioridade aérea aliada, muito provavelmente o Exército alemão teria jogando os norte-americanos e seus aliados ocidentais ao mar…

Pois é. Nesse exato dia D, tão propalado pelo cinema norte-americano (ok, faz o papel dele rs) como “decisivo” para o desfecho da 2º Guerra Mundial…250 divisões do Exército alemão eram mastigados e nada mais conseguiam fazer a não ser lutar pela própria vida, ou seja, estavam reduzidas a mera luta pela vida na frente oriental…enfrentando os russos…sozinhos…e recuando sem parar…até que o russo entraram e tomaram sozinhos Berlim…e levaram o líder alemão ao suicídio…

Poucas vezes na história foi tão fácil prever o desfecho de um conflito militar como está a ser possível fazer na presente guerra…

É óbvio que os russos irão vencer.

Os EUA e seus satélites não esgotam seu arsenal de “bolas fora”…

Disseram que sua sanções iriam resolver…

Não resolveram.

Disseram que os russos só tinham armas obsoletas…

Os russos usaram então seu míssil hipersônico, algo que os EUA só terão daqui a uns 5 anos e a China depois disso…no resto do mundo, nem se sonha em ter…

Agora o MI6 está prevendo que em 9 de maio, Putin decretará a Guerra Total na Ucrânia…pode ser…é provável que aconteça mesmo…ele, ao contrário do tresloucado Hitler, está a poupar ao máximo a infantaria russa…

Foi dada a oportunidade dos ucranianos deporem seu presidente comediante, mas eles não a aceitaram, e prefeririam (ou foram forçados a tal) continuar sua resistência aos russos e alinhamento com os EUA e seus satélites…

Não aceitaram e/ou aproveitaram…

Agora haverá Lei Marcial, convocação de todo o contingente das Forças armadas russas, dos aliados, etc, e lançamentos destes na Ucrânia…

Então agora terão que arcar com as consequências …

Diante da indecente enchente de armas aos ucranianos por parte da OTAN (imagine-se se a Rússia tivesse feito o mesmo quando a OTAN atacou com força total a Sérvia, ignorando a ONU…), não restará alternativa a Rússia a não ser escalar o conflito…

Com foi feito com Napoleão, o Exército alemão na 2º guerra, etc.,: Ao gosto do cliente…rs

MBK
MBK
Responder para  Nacionalista brasileiro
2 anos atrás

Excelente comentário.

Mercenário
Mercenário
Responder para  Nacionalista brasileiro
2 anos atrás

Nacionalista,

Curiosamente você “pulou” na sua narrativa a guerra do Afeganistão, que limou a URSS, e a guerra da crimeia, que foi vencida por britânicos, franceses e otomanos em plena Crimeia. Esqueceu também da guerra de inverno que perderam para a Finlandia.

Na II GM os soviéticos (muito mais do que a rússia, portanto) tiveram amplo apoio material americano e britânico.

Você deve saber que o custo material de um navio é muitas vezes maior do que de um carro de combate, não é? E os aliados ocidentais não combateram apenas na Normandia, você sabe não é..

Os soviéticos tiveram as maiores perdas humanas da guerra, disparadamente.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Mercenário
2 anos atrás

E, convenientemente, ele tbm pulou a derrota russa para os japoneses, mesmo tendo falado, um pouco antes, do conflito da Marinha Americana com a Marinha japonesa, na segunda guerra Mundial.

_RR_
_RR_
Responder para  Nacionalista brasileiro
2 anos atrás

Em uma entrevista aberta, o General Hindenburg fora questionado sobre qual fator havia sido o decisivo para a derrota da Alemanha em campo, ao que ele respondeu: “A infantaria americana…” 500000 soldados do US Army viraram o fronte ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial; um fronte que estava empacado a quatro anos…

Em 1944, o exército alemão possuía 200 divisões, das quais 59 (salvo melhor juízo…) estavam deslocadas no oeste. As demais estavam distribuídas entre os Balcãs, países do extremo leste e a própria Alemanha… Por tanto, já não pode ser interpretado como verdade que os soviéticos enfrentaram tudo ao mesmo tempo… E muitas delas eram farrapos…! Foram recompletadas com uma fração mínima do poderio que deveriam ter e levadas de volta para a ação. As únicas forças realmente operando full no oeste eram as da SS, adequadamente recompletadas e ressupridas. E mesmo assim… Mesmo em retirada, ainda impunham mais baixas aos seus adversários que estes a eles.

Outra: temos que ter cuidado quando falamos em “exército russo”… A força da Rússia sempre se escorou, em boa parte, nos meios proporcionados pelos países subjugados. Ucrânia, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão… A maior parte do contingente dito russo sempre esteve aí, sobretudo na Segunda Guerra Mundial…

No mais, a Rússia sempre teve a vantagem de seu imenso território, usado durante todas as invasões que sofreu como escudo para retardar e drenar as forças invasoras. Foi assim com todos…

Os vietnamitas não conquistaram qualquer vitória militar contra os americanos… Nunca houve uma Dien Bien Phu americana… Podemos até dizer que a guerra foi perdida, mas as batalhas foram vencidas. E vamos por uma vírgula bem grande aqui, visto as ações das forças americanas terem resultado nos acordos de Paris, que foram sistematicamente desrespeitados (o que é fava contada, já que o objetivo final não foi conseguido de qualquer jeito…).

A Coreia do Norte teria caído no natal de 1950, não fossem os chineses… E de toda a sorte, se ainda existe uma Coreia do Sul livre, é graças aos americanos e as tropas da ONU, além dos resquícios corajosos das tropas sul coreanas (que lutaram com muita bravura…).

Sim… o resultado da guerra na Ucrânia é previsível… tal como era a dois meses atrás… E o resultado da guerra do Vietnam também era previsível, em 1965…

As sanções impostas aos russos já estão custando caro, e irão custar ainda mais… Se Putin continuar nesse caminho, o que restará da Rússia será um Estado falido, em situação pior que aquela vivida com a queda da URSS. E aí, invariavelmente, poderá chegar um tempo em que os russos irão preferir se retirar, tal como ocorreu com o Afeganistão, deixando os rebeldes separatistas de Donetsk e Lugansk a própria sorte…

Por fim, ninguém empreende tamanha resistência como a que os ucranianos estão levando a cabo apenas por serem forçados… Há claramente motivações muito maiores, e a essa altura já está claro que estão ligadas a sobrevivência do próprio país, das pessoas, de sua cultura e de sua fé, quer dizer, mesmo se considerarmos alguma tramoia internacional que vise ampliar o conflito…

_RR_
_RR_
Responder para  _RR_
2 anos atrás

“…operando full no leste…”

Machado
Machado
2 anos atrás

Essa é uma guerra perdida para a Ucrânia, quero dizer OTAN. Estão perdendo o Donbas mais rápido do que se imaginava. Quase todo dia uma cidade/vilarejo em mãos russas. Parece que aprenderam com os erros iniciais e agora estão combatendo ao modo Russo de verdade.

George
George
Responder para  Machado
2 anos atrás

Ao contrário. Os ucranianos retomaram duas cidades ao norte de Kharkiv ontem.

Casemiro
Casemiro
Responder para  George
2 anos atrás

Os russos tomaram uma cidade ao norte e outra a leste, nos subúrbios de Kharkov.
Movimentos preparatórios para a grande ofensiva que vai se iniciar dentro em breve.
Os ucranianos ainda têm tempo de se renderem para poderem negociar termos mais vantajosos para eles.
Caso contrário, como Putin disse, temo pelo existência dela como nação independente.

Andre
Responder para  Machado
2 anos atrás

Você acha 8 anos rápido?

Zorann
Zorann
2 anos atrás

E a possibilidade de uso de armas nucleares, só aumenta…..

Até parece que a Rússia vai ser derrotada sem fazer nada.

Interessante ver o ocidente fazendo de tudo para impedir a derrota ucraniana. Ajuda militar na medida certa para que a Rússia não vença, para que a Ucrânia
também nao vença, para que a guerra se arraste.

Soldados lutando por uma Ucrânia livre….. se é que vai sobrar algo para ser livre. O país sairá desta arrasado, completamente destruído. Gerações futuras perdidas em um país de escombros e para que?

Seja lá quem vencer o conflitono campo de bata,o grande vencedor ser os Eua. Quanto mais a guerra se arrasta, pior para os ucranianos, pior para os russos e melhor para os americanos.

Quem tem juízo, tem é que ir embora da Ucrânia o quanto antes. Ali não vai ser um bom lugar para se viver, criar e educar filhos,por décadas.

Henrique
Henrique
Responder para  Zorann
2 anos atrás

Pois é Zorann, mas a turma da torcida vibra e acredita que a Ucrânia irá vencer e os russos vão sair correndo de lá sem fazer alguma grande M.. antes. Deixo claro que não apoio essa guerra em nenhuma hipótese mas avalio aqui seu contexto e movimentações.
Os EUA conseguiram arrastar a Rússia e Europa para essa bagunça e percebe-se nitidamente que ninguém quer uma solução pacifica e sim a todo o custo enfraquecer ou debilitar a Rússia, o que é uma temeridade considerando essa questão nuclear.
EUA não estão nem aí pra Ucrânia e já repararam que toda a vez que o Zelensky fala em chegar a um acordo com a Rússia recebe logo visita de conselheiros e mais equipamentos são prometidos e enviados pra Ucrânia…. o que querem não é absolutamente nada em prol daquele país e sim seus objetivos militares e geopolíticos.
Ah…e pra turma deslumbrada torcedora e apoiadora da Ucrânia, lembre-se que eles não querem Latinos, Africanos e derivados indo pra lá como voluntários.
Na prática senhores, aqueles países (assim como os russos também) consideram a AL e agente como países e cidadãos de segunda classe… portanto, pensem nisso quando forem pras “arquibancadas” torcerem para qualquer que seja os lados.

George
George
Responder para  Zorann
2 anos atrás

O país sairá desta arrasado, completamente destruído.

Falaram isso da Alemanha e do Japão em 1945. Quarenta anos depois Cansei de ver gente fugindo daqui para ir morar nesses países.

Andre
Responder para  George
2 anos atrás

Aaaahhh, mas esses países viraram capacho dos EUA. De que estar entre os melhores países do mundo para se morar, com ótimos sistemas educacionais, de saúde, com segurança, sistema previdenciário….o importante é ser contra os malvadões anglo-saxoes.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Andre
2 anos atrás

Deixa de ser reclamão.
A Ucrânia teve oito anos para pensar e fazer boas escolhas.
Vai sobrar para ela a metade de um País, destruído, sem saída para o mar, de base agrícola e empobrecido.
Basicamente uma Bulgária um pouco maior, que é o que Putin quer.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Boa escolha é ser capacho de ditador…

Pq você insiste tanto em morar em liberdade, se você gosta mesmo é de uma boa ditadura ?

Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“vai sobrar”….sempre no futuro.

“Kiev vai ser terraplanada”

Suas previsões seguem sem se realizar.

Casemiro
Casemiro
Responder para  George
2 anos atrás

kkkkkkk

Vai ter um Plano Marshal para a metade da Ucrânia que ficar pró-Ocidente.
Com dinheiro?
Os EUA vão emitir títulos da dívida para financiar isso.
Quem vai comprar?
Desista cidadão.
Vc e a Ucrânia perderam.

Zorann
Zorann
Responder para  George
2 anos atrás

Quarenta anos no seu exemplo, são quatro décadas, não é? Quantas gerações? De duas a quatro (dependendo de quem defina geração, este período compreende de 10 a 20 anos. Hoje o mais comum é,considerar geração, o período de 10 anos.)

Exatamente o que comentei….

Casemiro
Casemiro
Responder para  Zorann
2 anos atrás

Essa história da Ucrânia vencer é como técnico de time pequeno quando vai jogar contra um grande: Vamos lá! Força” A gente consegue!.
Só que em guerras é diferente.
Não existe zebra.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Você ainda n entendeu a intenção da Ucrânia e da OTAN..

Não é vencer a Rússia.

A Ucrãnia, sozinha não tem esta condição.

A intenção é sangrar a Rússia, até o ponto que a razão custo benefício seja desfavorável.

Os russos não tem como repor a altura os equipamentos de ponta que estão perdendo e vão ter que revitalizar com o que tiver aquele monte de lixos que tem na sua reserva ao contrário da Ucrânia, que está cada vez mais recebendo equipamento de ponta do ocidente.

Até pessoal os russos já foram pedir a países aliados.

Antes de você dizer que não tem nada a ver.

Nem Rússia e nem EUA, perderam estas guerras muito longas no campo de batalha.. foi o desgaste e o prejuízo.

Bota isto na sua caderneta, que você vai entender que os russos já perderam esta guerra..

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Atualmente a Ucrânia tem inflingido pesadas baixas através dos obuseiros de 122mm da era soviética.

Hoje são ações muito bem condenadas com drones e imagens de satélite fornecido pelos Estados Unidos.

Assim que os equipamentos modernos de 155mm estiverem disponíveis, o alcance maior e também o nível de precisão destes armas, deixará a situação ainda mais complicada para os invasores comunistas.

Victor Filipe
Victor Filipe
2 anos atrás

Já foram enviados 72 M777 pra Ucrânia apenas dos EUA, tem fotos também da Austrália enviando outros 6. Os Cesar também.

O Senado alemão aprovou o envio de equipamento pesado para a Ucrânia então o PzH 2000 e os M109 Paladin estão na mesa…

Isso é uma tremenda evolução para a Ucrânia

A artilharia da Ucrânia era extremamente precisa

A sua letalidade só tem a multiplicar com o uso desses equipamentos ocidentais já que:

1° São mais precisos, eles podem usar projéteis Guiados e tem GPS integrado

2° São mais móveis, disparar e se mover fica mais fácil. Mesmo com M777 ele é a Artilharia de 155mm rebocada mais leve do mercado pra desmontar a posição completa da artilharia leva em média 6min (contra 10min do modelo anterior) e os EUA enviou também os veículos necessários para o transporte e reboque deles.

3° todos esses veículos entregues tem um alcance superior aos modelos de artilharia atualmente empregados pela Ucrânia, isso faz com que seja mais seguro o emprego deles e dificulta a resposta do inimigo.

4° os Ucranianos receberam treinamento americano, francês e agora vão receber treinamento alemão para o emprego dos PzH 2000 para aprenderem a usar o equipamento ao seu máximo

Tudo isso torna a artilharia Ucrâniana extremamente letal e bem mais fácil de se usar táticas de fogo em movimento enquanto ela se mantém mais afastada da linha de frente forçando a Rússia aproximar a sua Artilharia para fogo de contra-bateria (oque por sua vez deixa a artilharia Russa mais exposta)

Ou fazer com que seus caças entrem ainda mais no território da Ucrânia para tentar neutralizar elas. Oque, se continuarem usando bombas burras, vai acarretar em ainda mais perdas da VKS

Não seria exagero dizer que o ocidente também deve ter mandado equipamentos menos “vistosos” para a Ucrânia como radares de contra-bateria para auxiliar na defesa das posições Ucranianas e na neutralização das posições de artilharia Russas.

Ao contrário do que alguns aqui acham.

Neutralizar uma posição de artilharia bem montada e protegida que está ativamente empregando fogo e movimento não é uma tarefa fácil.

A maior ameaça para ela vai ser a VKS, cabe a Ucrânia saber defende-las.

Imagino que alguns dos sistemas AA de médio alcance da Ucrânia que ainda estão ativos possam ajudar muito na defesa dessas posições

Casemiro
Casemiro
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Os ucranianos perderam centenas e centenas desses obuseiros.
Aí vc acha que 72 americanos e 6 australianos vão fazer diferença?
Isso será espalhado em uma área de quantos mil km2 ?
Confia!

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Você não tem fonte nenhuma que defende a sua posição. Assim como questionei acima, de destruídos comprovadamente foram 69.

Você só tá seguindo o MoD Russo. Mas fora isso nada que diz apresenta provas concretas.

Vídeos isolados no telegram não são provas.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Tudo isso que foi proposto a Ucrânia, os russos já detém. Ou seja, esse suposto aumento de letalidade a favor dos Ucranianos, o exército russo já infringe ao inimigo.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Ela tem isso no papel, na realidade quando a gente vê vídeos e fotos da artilharia Russa ela se mostra muito espalhada e pouco precisa. Agindo mais pela quantidade do que qualidade.

Machado
Machado
Responder para  Victor Filipe
2 anos atrás

Cara esses equipamentos não vão nem chegar na frente de batalha porque são equipamentos pesados. Só em cima de ferrovias que, estão sendo devidamente destruídas pela Força Aérea Russa ou por caminhões de transporte facilmente detectaveis ou por seus próprios meios. A Força Aérea Russa tem a supremacia aérea e vai destruir tudo que se move no campo de batalha. Mísseis anti carros, fuzis e outros equipamentos leves são fáceis de esconder mas esses equipamentos pesados são facilmente descobertos. A Rússia tem a tecnologia e os meios para isso.

Victor Filipe
Victor Filipe
Responder para  Machado
2 anos atrás

Fala isso prós 300 T-72 que a Ucrânia recebeu e já tão começando a ser empregados na linha de frente. Se a Rússia não conseguiu destruir eles. Imagina Artilharia…

Andre
2 anos atrás

Os que estão há 8 anos lutando com total apoio russo?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Andre
2 anos atrás

Pois é…

Quem sabe com armas mais modernas eles possam vencer.

Bosco
Bosco
2 anos atrás

Mais uma falácia russa será exposta??? O grande alcance da sua artilharia que se gabava de ser o dobro da americana se provará mais um “equívoco”.
Se não for outra mentira se provará incompetente tendo em vista que a adoção de munição burra lançada por tubo gera erros de mais de 500 m para distância de 50 km ou mais, podendo chegar a 1000 metros a 70 km.
O CEP de foguetes burros sup-sup é ainda pior.
*O fogo de contrabateria utilizando canhões e radares de CB é importante mas hoje tem uma forte concorrência dos U-CAVs que podem tanto descobrir quanto atacar os alvos.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Cara!
Vc falou quer o Javelin ia mudar a guerra.
O que estamos vendo é que a Ucrânia está ‘colhada’ de tanques russos e esses Javelins estão caindo aos montes nas mãos dos russos.

Bosco
Bosco
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

“Vc falou quer o Javelin ia mudar a guerra.”
Eu nunca disse isso. Não coloque palavras nos meus dedos.
O que eu disse antes da guerra começar (portanto, não tinha como ser mudada) foi que a adoção em larga escala do Javelin contra os tanques russos seria uma “CARNIFICINA” pelo simples motivo que os russos não têm defesa contra esse tipo de arma e ela é facilmente utilizável sem que se possa fazer muita coisa para impedir ser lançada.
Isso se comprova tendo em vista que o todo poderoso exército russo com tanques cobertos de blindagem reativa e sistemas de proteção ativos só existia no imaginário popular. Tiveram que se proteger com toras de madeira retiradas das florestas da Ucrânia, isso sim.
Quanto aos Javelins estarem caindo aos montes, toda guerra é assim. Ninguém que recua sai carregando tudo que tem. Os russos já abandonaram muito material também. Vida que segue.
*Mais material está chegando para suprir o que foi deixado para trás.
Quanto à Ucrânia estar coalhada de tanque russos, a superioridade numérica russa com veículos de combate do tempo do ronca já era esperada, mas você está se apressando à toa. A guerra não está no fim. Na verdade nem no meio. Talvez no fim do começo.
Há muita água para passar por debaixo da ponte e o tempo corre contra o czar assassino.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Não para isso que serve as munições guiadas por laser “Krasnopol” e o uso de Drones para correção de coordenas e diminuição do CEP das peças de artilharia? Aliás Bosco, os ucranianos descobriram que os russos estão usando minas inteligentes que detectam(sismógrafo) a aproximação de tanques num raio de 50 metros, atingindo-os por cima(como os Javelins e NLAWs). Eu achei bem interessante.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Os russos cheios de armas inteligentes e robôs exterminadores, não largam o bombardeio picado com foguetes e bombas no guiadas.

tem algo errado com a sua declaração.

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Vinícius,
Os dois lados devem estar utilizando esse tipo de mina. Os americanos têm a M93 Hornet que funciona pelo mesmo princípio.
Quanto à Krasnopol, sem dúvida, mas não deve existir em grande quantidade.

Bosco
Bosco
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

O que me referi diz respeito à adoção de artilharia burra de grande alcance. Para fogo de contra bateria mesmo a artilharia russa de longo alcance precisa trabalhar no médio alcance para ter agrupamento minimamente eficaz.
Ou seja, na hora do “vamo vê”, não serve pra muita coisa ter 70 km de alcance como propagado aos 4 cantos.
Os russófilos por várias vezes se vangloriavam do alcance maior da artilharia russa e eu por várias vezes me referia a isso dizendo que os americanos privilegiavam a mobilidade estratégica e um melhor agrupamento.
Só em 2024 os americanos irão adotar artilharia de tubo com alcance de 75 km mas para isso utilizarão unicamente projéteis guiados por GPS (dotados do PGK) , ficando a artilharia burra restrita a alvos a menos de 30 km.
Mesmo a artilharia de foguetes os americanos só vão até 45 km com seus foguetes não guiados, e assim mesmo, disparando salvas e com ogivas cluster.
Além dessa distância eles adotam exclusivamente foguetes guiados GMLRS tipo M30 e M31.
*A granada Krasnopol tem alcance limitado a 30 km muito provavelmente porque além disso os componentes eletrônicos internos não suportariam a força g do disparo.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

É e quem vai proteger esses obuseiros e lançadores dos ataques aéreos da Rússia? Oração? Os Kalibrs já devem estar afiados para caçar cada equipamento pesado que a OTAN colocar na Ucrânia.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Eu pensava que Odessa estava muito bem protegida da invasão russa, já que foi mobilizada uma grande quantidade de material bélico, defesas anti aéreas e soldados para a cidade, mas agora o exército russo está atacando com mísseis infra estrutura crítica e depósitos de armas. Vai ter o mesmo destino de Mariupol e Berdyansk.

Bosco
Bosco
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Kalibrs contra obuseiros?
Obuseiros se posicionam em geral a uns 20 km da linha de frente. Não há razão de se utilizar (ainda que fosse possível) um míssil com 2000 km de alcance e uma ogiva de 500 kg e custando dois milhões de dólares para neutraliza-los.
O que se utiliza são helicópteros de ataque, caças com mísseis ar-sup táticos ou armas burras, fogo de contrabateria, drones kamikases, C-UAVs, comandos dotados de fuzil antimaterial ou míssil antitanque ou designadores laser, etc.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Especialista de araque, não é só destruir um obuseiro, mas todo o batalhão, veículos de logística, munição etc.

Usa a cabeça, não é enfeite de pescoço. Quer discutir comigo mesmo, tu nunca administrou nem tua própria vida.

Bosco
Bosco
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

rsss

Bosco
Bosco
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Você viu no Globo Rural que submarinos podem implementar fogo de contrabateria, foi?
Tem que combinar antes com os ucranianos pra eles ficarem bem juntinhos que é para economizar Kalibrs , que tá raleando.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Haja Kalibr para destruir peça de artilharia..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Nem precisa de tantos assim, principalmente se a logística deles for destruída. Israel vive fazendo isso na Síria e vocês só faltam gozar, mas com a Rússia é impossível? Ah vá encher o saco na pqp.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Você quer comparar o valor e a complexidade de um Kalibr com de uma peça de artilharia ?

Velho.. fica lá bancando o milionário do Kadett conversível, que cola mais que comentarista de sistemas de armas.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O sujeito é alérgico a frutas cítricas mas inventa de plantar mexericas e aí fica assim.

JagdVerband#44
JagdVerband#44
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Kalibr? Huahauahauahau

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  JagdVerband#44
2 anos atrás

Ele tá comparando a complexidade de um Kalibr, com a complexidade e valor das armas que os israelenses usam para para destruir peças de artilharia do hamas e do hezbollah.

Isto pq paga de gênio dos negócios..

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Como foi dito e AVISADO, amplamente, na época das eleições ROUBADAS/FRAUDADAS dos EUA…
OS DEMOCRATAS QUEREM COMEÇAR GUERRAS…apoiados pela industria de defesa .
tai o resultado!
Ucrania um mero peão no tabuleiro dos EUA sendo massacrada para PROVER muito dinheiro e emprego nos EUA.

Marcelo
Marcelo
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

uééé??!! E não esta sendo DESTRUIDA??!!
M A S S A C R A D A

Boitatá
Boitatá
Responder para  Marcelo
2 anos atrás

Amigão, quem começou a guerra foi a Rússia.

naval762
naval762
2 anos atrás

Os russos terão uma grande dor de cabeça nos meses que virão. Vamos ver quanto tempo Putin aguenta antes de ser removido da cadeira por uma visita da unidade 29155 da FSB. Aceita que dói menos nick do kings.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
2 anos atrás

Estão cutucando o urso…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Grifon Eagle
2 anos atrás

Ainda com isto ? Acabou isto da grande infálivel rússia

Como disse outro dia..

o Urso rugiu..

E o mundo sorriu

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

“O Urso rugiu…
E o fraldão poluiu…”

casemiro 2
casemiro 2
2 anos atrás

Grande mestre Casemiro já explicous, esses equipamentos vão ser destrfuídos automaticamente ao entrarem na Ucrânia, vamos usar as armas phaser, depois vamos destruir esses porcos imperialistas capitalistas com nossas tropas de orcs. A limpeza só vai parar quando chegarmos no Brasil, tem muito captialista e burguês aqui. Temos que fazer esse povo (o que sobrar dele) falar russo. E agora que o Casemiro está aconselhando o Putin sobre as manobras de guerra é que vamos varrer a Otan do mapa. Viva a revolução. Viva Putin. Viva o Casemiro, futuro grande timoneiro do Brasil, luz da revolução!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  casemiro 2
2 anos atrás

Agora eu fiquei com medo, vou me matricular amanhã em um curso de russo.

Bosco
Bosco
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Eu já estou me adaptando à dominação soviética há muito tempo. Meu prato preferido é russo:”roscovo”
https://pbs.twimg.com/media/DfqinNUW4AAa20Z?format=jpg&name=small

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

O EB possui algum radar de contrabateria, ou algo desse tipo?
Tem algum programa que visa substituir os velhos M-114?

Zabumba
Zabumba
2 anos atrás

Pois é…enquanto os naziotan clama por propaganda para manter a moral dos ucraniano às trincheiras elaboradas e planejadas pela OTAN viram vala de soldados mortos. Ontém era sniper canadense, drones turcos, armas portáteis de várias paises, agora artilharia logo está de volta o fantasma de Kiev e a Ucrânia em ruína.

casemiro 2
casemiro 2
Responder para  Zabumba
2 anos atrás

Tudo isso foi destruído pelo glorioso Moskva. Ele está navegando e atacando os imperialistas. Digo e reafirmo, nossas forças revolucionárias não perderam nenhum equipamento, tudo montagem de Hollywood e da rede Globo, ampliei a imagem de um tanque T72 destruído e no fundo da imagem tinha uma onça pantaneira, ou seja, montagem da rede globo. Único problema para nossos valorosos soldados é a água na Ucrânia que não tem a mesma qualidade das águas da mãe Rússia.

Zé lesqui
Zé lesqui
Responder para  Zabumba
2 anos atrás

Kkk zabumba é o máximo! Só falta o corneta!

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Com o envio dessas artilharias, parece que a OTAN prevê uma escalada e vai fornecer um cobertor aéreo na Ucrânia.

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Precisa de defesa antimisseis e mísseis de ataque.

Claudio QUADROS
Claudio QUADROS
2 anos atrás

Por favor bloqueia comentarista a favor russia tá parecendo torcida futebol .isso igual vizinho novamente sua casa que vc fuja dela ele toma posse . Bloqueia defensores da Rússia. Crianças sendo mortas tirada sua família

Zé lesqui
Zé lesqui
2 anos atrás

Quem é mesmo a rainha dos campos de batalha? Só a artilharia para emprestar um pouco de dignidade à confusão das trincheiras!! “Eu sou a poderosa artilharia que na luta se impõe pela metralha…”