Dia do Exército é marcado por solenidade e desfile de tropa em Brasília
Brasília (DF) – Uma solenidade militar realizada em frente ao Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, celebrou, em 19 de abril, o Dia do Exército. Comemorada em unidades militares do Exército Brasileiro em todo o País, a data exalta os valores e a história da instituição.
Prestigiada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e por diversas autoridades civis e militares, a cerimônia incluiu entrega de condecorações a personalidades militares e civis, apresentação artística de uma formação constituída pela Banda Marcial do Exército, pela Banda do Batalhão de Guarda Presidencial e por granadeiros; e desfile de tropa. A atividade também foi acompanhada por comandantes de exércitos que participam da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), órgão militar internacional presidido pelo Exército Brasileiro em 2022 e 2023.
Na leitura da Ordem do Dia relativa ao Dia do Exército, o Comandante da Força, General de Exército Freire Gomes, exaltou as realizações da instituição em prol do País e os desafios que estão por vir. “O Exército não para! Enfrentamos, com denodo, as mudanças e os desafios que se façam necessários na construção de um futuro de grandeza, de ordem e de prosperidade. O século XXI está a exigir, em todos os campos do poder, respostas rápidas e eficazes que façam frente aos desafios que, nesse ambiente multifacetado, certamente surgirão. Não será diferente no campo militar, onde os conflitos modernos, muito além da tradicional doutrina, demandarão a implementação de ferramentas de elevado conteúdo científico-tecnológico”, ressaltou o Comandante.
Presenças
Também acompanharam a atividade o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco; o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira; o Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão; o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o antigo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Bôas; e oficiais-generais do Alto Comando do Exército.
FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército
Parabéns Exército Brasileiro, que continue sendo uma Instituição de Estado.
Que os Comandantes militares continuem tendo a sabedoria, que tiveram nas últimas décadas, em manter o Exército unido e desvinculado de viés político, independente de qual seja.
Mais de 6 mil militares no governo federal ocupando cargos civis e você acha que o EB tá desvinculado de viés político.
Inicialmente, você deve saber que existem militares da ativa e da reserva, certo?
Outro detalhe, como eu desconheço se esse número está correto, poderia me passar a informação de onde obteve os dados (6 mil militares trabalhando em cargos no Governo Federal)?
Partindo do pressuposto que existem “6 mil militares da reserva” ocupando os cargos, existe alguma ilegalidade nisso?
Considerando que tua informação está correta, quando os mesmos “6 mil cargos” estavam ocupados por civis, vinculados a associações, sindicatos, partidos políticos, não tinha problema, o problema é porque são ocupados hoje por militares da reserva?
Por fim, me pergunto sempre se é recalque ou sonho de criança não realizado. Se tivesse questionando, com números, fatos e comparações com anos anteriores, o desempenho dos “6 mil militares da reserva em cargos no Governo” eu até entenderia, mas está “chateado” porque são militares…rsrsrs…
O Exército é um Instituição de Estado, mas qualquer pessoa, com mínimo de imparcialidade ideológica, consegue entender que qualquer cidadão (militar ou civil) tem sua opção política. Consegue compreender a diferença entre a Instituição e o cidadão?
Não sei se você já ouviu falar no Google (recomendo, excelente ferramenta de pesquisa na internet), lá você pode encontrar essa e muitas outras informações. Mas vá lá, segue um dos links:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/07/17/governo-bolsonaro-tem-6157-militares-em-cargos-civis-diz-tcu.ghtml
Em resumo: o número de militares mais que dobrou no governo atual.
O número em questão é apenas para refutar a sua ideia de que o EB está “desvinculado de viés político”.
Mas não preciso refutar nada, já que você mesmo se contradisse na sua resposta.
Melhor militares, que terroristas e amigos da FARC
Gabriel
É narrativa.
Os militares no governo são em sua absoluta maioria da reserva.
Antes, eram sindicalistas da pior qualidade….
Os da ativa são os que ocupam cargos no MD e GSI, e também estavam nos últimos governos.
Sds
PARABÉNS AO EXÉRCITO BRASILEIRO !!!
e os helicópteros de ataque?
Está tudo quieto…rs
Na primeira fotografia, acredito que a tropa representa um Bda Inf L, militares com novos uniformes, boots, capacetes e fuzis.
Prezado Gabriel
Não seriam paraquedistas?
Abraço
Amigo, não é a tropa Pqdt, a qual se caracteriza pelo “boot marrom”.
Acredito que o boot da foto deve ser o novo modelo a ser adotado pelo EB em substituição ao “boot preto”.
Valeu pela explicação. Obrigado
Sim, veja o trecho de texto a seguir, publicado no Instagram do COTER em 31 de março:
A cor do coturno me levanta uma questão: A cor coyote não combina em nada com o resto do uniforme ou equipamento demonstrado. Já tive a oportunidade de utilizar coturnos preto e coyote no dia a dia, e este ultimo esquentava um pouco menos (pode ser fator de materiais também, vai saber), então pode ter a ver com conforto do soldado (fator este que é muito mais importante que combinar ou não).
Mas (agora permitam-me entrar no campo da especulação) o camuflado atual é muito bom para o bioma de selva, mas será que talvez, quem sabe, exista alguma remota possibilidade de eles estarem trabalhando num novo camuflado para as tropas gerais, mais claro, talvez nos tons do Multicam Padrão (que não seja o Multicam, assim espero)? (sei que é um tema que vira-e-mexe aparece por aqui, mas não custa perguntar…)
O rancor e ódio por parte dos comunistas contra o exército brasileiro, só ENGRADECE ainda mais essa instituição.
Parabéns pelo seu dia.
Essa desculpa esfarrapada de “comunistas” não engana mais ninguém. Atualmente a única ameaça dos militares é sua própria arrogância e corrupção! Fardas e capacetes novos não compensa o desperdício de recursos em dezenas de milhares de pílulas de viagra e próteses penianas! É preciso submeter os gastos e contratos do Ministério da Defesa à uma minuciosa auditório para o bem da defesa brasileira!
Quem vai investigá-los, os corruptos dos outros poderes que solta até chefão do PCC?
Faz me rir.
Por que não submetem os gastos extremamente superiores do Legislativo ou do Judiciário antes??? Além das duas férias anuais remuneradas dentre outros benefícios inexistentes nas Forças Armadas???
Gostei de ver.
Oficiais em trage de gala ao invés de camuflado, pois há um tempo atrás até para assinar exame médico eles iam de camuflado.
A tropa cada vez mais munida de coletes táticos e equipamentos modernos.
Fuzis com miras ópticas, Guarani com as Remax (pena o EB ter abandonado a TORC-30 mm em detrimento da UT-30).
Tenho que dar o braço a torcer, apesar de tudo o EB tem se mostrado cada vez mais bem administrado, se modernizando e incentivador da indústria nacional.
Só falta investir em armas anti-carro e anti-aéreas, mas vendo o que era a 20 anos, muito progresso já foi feito !
Concordo.
Ante carro temos a ALAC ( que com uma ogiva termo bárica daria maior poder) e o MSS ( que com modificações no setup de operação, com inclusão das opções de até por cima ou direto, um sistema redundante Laser/ IR) já colocaria a infantaria nacional em outro patamar.
Para defesa AAe, continuar o desenvolvimeto do MANPADS nacional que teve sua cabeça de busca desenvolvida e entregue pela Mectron, com a SIATT, e um sistema baseado no Astros com radar M-200, míssies A-darter/ MAA1-B para média altura e MAR-01 com booster, link de dados e sistema redundante Radar/IR.
Também falta adquirir os OVN,s nacionais Olhar VDN-x1, Rádios de condutividade ossea 1.400 da Imbel, RDS, Rádios com Satcom nacionais, desenvolver armamentos para os helicópteros da Avex e drones, adquirir drones de logo alcance e longa duração (de preferência Falcão/ Avibrás, Atobá/ Stella) adquirir blindados 4×4 para tropa geral, deixando os LMV,s para as SOF,s (de preferência Guará 4WS ou Gladiador II) etc etc.
Mas estamos caminhando.
Olhando essas fotos até dá a impressão de que o EB é um exército moderno e bem equipado. Espero que não seja só nas fotos.
Se observarem bem, já existe militares com o novo fardamento e com o novo coturno em teste.
Que fuzil é aquele do Operador de Forças Especiais? Parece um AR-15
Fuzil alemão HK4.16 usado pelas melhores forças especiais como a Força Delta(EUA), o COT(PF), Grumec(MB), o BOPE do DF e Operadores do Para-Sar. Ótima aquisição do EB para as Forças Especiais.
Que não se esqueçam da finalidade do qual é o propósito de existir! Porque nos últimos anos, infelizmente, o que vemos é um completo desvio da finalidade das forças armadas, principalmente nos seus gastos… Que exército seja exército, treinado e equipado para sua finalidade e não um clube de previdência militar!
Parabéns ao Exército brasileiro por mais um ano sendo a instituição mais aprovada pelo povo por, justamente, se manter íntegro e focado em sua missão e nisso tem se modernizado e atualizado gradativamente cada vez mais.
Exército sem moral com a sociedade a qual protege, desdentado e com um comando patético.
Que fiquem longe da politica se quiserem voltar a ter a imagem de moralidade que tinham antes.
Late vira lata ! Fale por você, não pela sociedade.
Vira-latas? haha nem um pouco, só é a realidade mesmo.
Saia da sua bolha social por um segundo e converse com pessoas fora dela sobre a imagem das FFAA.
A imagem do exército nos ultimos 5 anos foi destruida, uma instituição antes vista como um exemplo de orgulho nacional, até mesmo pra pessoas que são contra os ideais que eles propagavam. Agora são visto como um bando de gente patética, mamateira que se importa mais com ganhos pessoais do que com o país.
Como o povão diz, são os maiores combatentes de calçadas se tinta e mosquito da dangue.
Eu era um cara que gostava do EB. Tentei servir, mas fui dispensado. Depois, apoiei o museu da FEB aqui na minha cidade e os pracinhas. Chegamos a investir dinheiro do próprio bolso para que o museu não fechasse. O EB não fez nada para impedir o fechamento do museu. Até a página que eu havia sugerido criar para manter a memória viva, foi recusada. Depois, quando virei atirador esportivo vi a quantidade de sacanagem que o pessoal do EB faz com os atiradores. É uma atrás da outra. Não se enganem: o tanto de gente desarmamentista que tem no EB, é de cair o queixo.
Não é só no EB não, infelizmente. Meu pai é policial civil de SP, e tenho amigos/conhecidos nas polícias civil e militar, e te falo que a grande maioria são a favor do desarmamento. Policiais civis ainda são mais discretos, mas já vi muito PM falar na minha cara que acha que “paisano não têm cabeça pra ter arma em casa, pra andar armado então nem se fala.” Infelizmente ainda existe uma mentalidade defesa da população ainda é muito antiquada