República Tcheca entregou vários RM-70 e ShKH vz.77 para a Ucrânia

178
T813_RM-70

A República Tcheca entregou vários lançadores de foguetes e obuses para a Ucrânia entre remessas militares que atingiram centenas de milhões de dólares e continuarão. Os sistemas de lançadores de foguetes múltiplos RM-70 e obuses autopropulsados ​​DANA ShKH vz. 77 de 152mm foram recentemente entregues ao exército ucraniano a partir dos estoques tchecos.

Esses MRLS são essencialmente variantes do tradicional BM-21 “Grad” de 122 mm, e pelo menos 20 foram transferidos para uso. A República Tcheca tem equipamentos sobressalentes em armazenamento com os quais as forças ucranianas estão familiarizadas, bem como uma indústria de defesa focada em atualizações e comércio dessas armas. Está entre as nações mais ativas da UE no apoio à Ucrânia.

O lançador de foguetes múltiplos RM-70 (a designação da OTAN é M1972) é uma versão do exército checoslovaco mais pesada do lançador de foguetes múltiplos BM-21 Grad, proporcionando desempenho aprimorado em relação ao sistema de artilharia de foguete de saturação de área que foi introduzido em 1971. O RM-70 substituiu o caminhão Ural-375D 6×6 por um caminhão Tatra T813 “Kolos” 8×8 como plataforma de transporte para o lançador de 40 tiros. O novo veículo transportador oferece espaço suficiente para transportar 40 pacotes adicionais de foguetes de 122 mm para recarga. No entanto, o desempenho do RM-70 permanece próximo ao do Grad, mesmo em termos de velocidade e alcance do veículo. O RM-70 Vampire é uma versão atualizada integrada em um chassi de caminhão Tatra T-815-7 alimentado por um motor Tatra T3C V8.

O DANA é uma peça de artilharia autopropulsada com rodas. Também é conhecido como Samohybná Kanónová Húfnica vzor 77 (ShKH vz. 77; obus autopropulsado modelo 77); e foi projetado por Konštrukta Tren?ín e construído por ZTS Dubnica nad Váhom na antiga Checoslováquia (agora Eslováquia). Introduzido na década de 1970, foi o primeiro canhão de artilharia autopropulsado de 152 mm com rodas a entrar em serviço. É baseado em um chassi Tatra 815 8 × 8 modificado. Atualmente está em serviço na República Tcheca, Líbia, Polônia, Geórgia, Azerbaijão e Eslováquia. Comparado aos veículos com esteira, os veículos com rodas têm a vantagem de serem mais baratos de construir e mais fáceis de manter com maior mobilidade.

FONTE: MilitaryLeak

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

178 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

O mundo livre se une novamente contra a tirania.

carcara_br
carcara_br
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Não mesmo, os idiotas que provocaram se unem pra se matar mutuamente.
Não use “livre” pra uma estupidez tão grande

Nonato
Nonato
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Viva o comunismo!!!

bruno
bruno
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

A estupidez está apanhando feio na guerra. Caraca!!!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Jura.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Me explique esse seu fascínio por regimes fortes…
É pelo fato de se contraporem à hegemonia do Ocidente ?
É uma pergunta honesta e respeitosa

Bosco
Bosco
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Foram doutrinados que o Ocidente é o mal. A família tradicional é opressora. O cristianismo é opressor. O capitalismo é opressor. A democracia é opressora.
Por isso veneram a Anita, o Putin, aceitam a ideologia de gênero como sendo científica e quem não concorda é negacionista, relativizam a democracia e a liberdade em nome de uma igualdade da qual eles não querem participar de fato mas só na retórica, querem liberar as drogas, o aborto.
Tudo pra esse pessoal que possa de algum modo atacar os pilares do Ocidente eles são a favor.
Nem se incomodam com o fato do Putin ser um tirano “conservador” e chefe de uma cleptocracia formada por magnatas que está longe do paraíso do proletariado prometido por Marx, porque para esse pessoal a derrocada do Ocidente é mais importante que tudo. Depois se vê o resto. Primeiro eles têm que acabar com a família, religião e patriotismo, que são as bases da cultura ocidental que tradicionalmente se diz baseada no cristianismo , no direito romano e na filosofia grega.
Em nome da derrocada do Ocidente até a igualdade tão buscada por eles, o empoderamento dos oprimidos, é secundário desde que vejam a cultura ocidental destruída. Possivelmente foram estuprados pelos país quando crianças ou por algum padre pedófilo para terem conservado tanto ódio assim a ponto de acharem que um mafioso como o Putin é sinônimo de todas as virtudes.

ERNANI BORGES
ERNANI BORGES
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Essa guerra é apenas a ponta visível de um imenso iceberg.

Capa Preta
Capa Preta
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Perfeito Bosco, e eles tem o sonho “quase edonista” de que o socialismo cedo ou tarde vai despertar na Rússia, se juntar com a china, e destruir a Europa ocidental e os “istadunidu” para eles.

T.H
T.H
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Quanta bazófia, típico discursinho bolsonarista de séquitos do falecido “Astrólogo da Virgínia”, vulgo “filósofo”.

Doutrinação é arma ideológica inclusive entre as tais “democracias liberais do ocidente”, o seu mestre no cursinho eterno de filosofia costumava utilizar com muito afinco dessa artimanha, ao que parece você é uma ótima espécime desse experimento.

Somente um vendedor de fumaça, tal qual seu “propedeuta”, distorce e subverte o real contexto do conflito em curso como mera briga entre “valores ocidentais x valores não democráticos”, além de historicamente falso, alimenta esse pseudo senso crítico travestido de “defensor dos povos livres e da cristandade”.

Chevalier
Chevalier
Responder para  T.H
2 anos atrás

Não sabe o que é doutrinação, nunca fez o curso do velho e vem aqui garantir (mentir) que era doutrinação, quando é bem o contrário, ele mostrava e estudava todos os pontos de vista. Doutrinação é o que tem nas escolas da Coréia do Norte, da China. Onde estavam teus intelectuaizinhos de esquerda que fugiam tanto do debate com o “astrólogo” quando vivo e agora batem em morto que é mais fácil.
O Brasil tá nessa merda educacional, com energúmenos como esse aí de exemplo, em grande parte pois a esquerda tomou conta das salas de aula (com complacência dos generais burros de 64) e só produz zeros à esquerda.

Bosco
Bosco
Responder para  T.H
2 anos atrás

th,
Tenha pasciência. Você deve ser novo por aqui. Isso de usar essas palavras de ordem e de rotular os outros de bolsonarista (que aliás, é PR) ou ceguidor do “astrólogo de virgínia” çó mostra o quão alienado e despreparado é vossê. Dá até preguissa de escrever direito mas como sou muito educado rezolvi te responder.
muda seu discurço que eu lhe dou o respeito que meresse (ou pelo visto , não meresse) e passo a escrever direito da próssima ves que me dirigir aa sua peçoa.

Heitor
Heitor
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Sinto discordar Bosco, mas a Rússia é cristã e também por isso acha que pode qualquer coisa… Não foi me dito que a Igreja é opressora, eu aprendi na pele isso… Sinto dizer mas o senhor misturou as coisas agora.

Mensageiro
Mensageiro
Responder para  Heitor
2 anos atrás

Igreja opressora? Só se for alguma seita por aí. Pq a católica é a maior instituição de caridade do mundo. Ah mas tem casos de roubos, abusos. Tem com certeza, é uma igreja de homens e não de anjos. Ah mas proíbem padres de casar, claro como um padre vai cuidar do seu rebanho e da família ao mesmo tempo, repartir os ganhos da igreja com a família em vez de doar pra quem precisa, não se mistura as coisas.

Abel
Abel
Responder para  Mensageiro
2 anos atrás

Existem anjos? que infantilidade.

Abel
Abel
Responder para  Heitor
2 anos atrás

O problema não é o cristianismo, afinal hoje é sexta feira. O problema é o facismo. E a covardia do Brasil!

Caio
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Aí vem o senhor seguidor das igrejas do DA OU DESCE. Formado pelo MOBRAL e adorador de Olavo de Carvalho, latino bucha de nazifascista Yankee, achar que é melhor do queM está criticando. E cuidado pois teu ídolo mitológico é fã do Putin e doido para implementar o mesmo regime “salvador” por aqui, se ele conseguir e te pegar criticando…. Já sabe né.

Bosco
Bosco
Responder para  Caio
2 anos atrás

Caio,
రేడియో బ్యాండ్ అనేది రేడియో స్పెక్ట్రమ్‌లోని పౌనఃపున్యాల యొక్క చిన్న అనుబంధ విభాగం, దీనిలో ఛానెల్‌లు సాధారణంగా ఉపయోగించబడతాయి లేదా అదే ప్రయోజనం కోసం ప్రత్యేకించబడతాయి. జోక్యాన్ని నివారించడానికి మరియు రేడియో స్పెక్ట్రమ్ యొక్క సమర్థవంతమైన వినియోగాన్ని అనుమతించడానికి, బ్యాండ్లలో ఇలాంటి సేవలు కేటాయించబడతాయి. ఉదాహరణకు, ప్రసారం, మొబైల్ రేడియో లేదా నావిగేషన్ పరికరాలు అతివ్యాప్తి చెందని ఫ్రీక్వెన్సీ బ్యాండ్‌లలో కేటాయించబడతాయి.
É só o que tenho a falar para o senhor. Boa Tarde!

Caio
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Para o seu nível de conhecimento social e político, a discussão não ultrapassa a isso.

Acacor
Acacor
Responder para  Bosco
2 anos atrás

O Putin é contra a ideologia de gênero. Não se deve misturar as coisas. A social democracia Alemã, um país capitalista e muito industrializado é um movimento de esquerda. Não adianta querer simplificar.

LUIZ
LUIZ
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Ah então Rambo é o herói que foi salvar os afegãos dos soviéticos? Então porquê os EUA saíram correndo de la do Afeganistão recentemente? Porquê iraquianos,Líbios, Africanos,Sírios,Sérvios,Yemenitas não querem nem ver esses rambos nos seus territórios

Talisson
Talisson
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Na minha visão quem ta matando a família tradicional são organizações ocidentais. Anita lucra nos EUA e Europa. Não é na Russia. As ONGS mais picaretas e obscuras da Amazônia são ocidentais.

Tomcat4,3
Responder para  Bosco
2 anos atrás

Irretocável Bosco !!!

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Tirou essa frase de qual gibi?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Fique trânquilo.A liga da justiça desembarcou secretamente na Ucrânia para enfrentar a ameaça catastrófica do lobo da estepe e seu exército Z

Andre
Andre
Responder para  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

E ai, já olhou o mapa da região ou ainda acha que a Russia precisa capturar alguma área da Ucrânia para ter acesso ao mar negro e ao mar de azov?

Casemiro
Casemiro
Responder para  Andre
2 anos atrás

Mapa da situação da Ucrânia.

O ministro das Finanças (da Ucrânia), Marchenko, disse ao Financial Times que em março os gastos orçamentários excederam as receitas em US$ 2,7 bilhões. A diferença deve aumentar para US $ 5-7 bilhões por mês em abril e maio.

Marchenko estimou os danos à infraestrutura civil e militar em US$ 270 bilhões. 30% das empresas ucranianas pararam de funcionar e 45% não estão funcionando em plena capacidade.

O consumo de eletricidade na Ucrânia caiu 35%, as exportações caíram pela metade em relação a fevereiro e as importações em mais de dois terços. Cerca de 7 mil casas foram danificadas ou destruídas.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Palpite, o dinheiro sequestrado dos Russos vai ser utilizado para reconstruir uma parte da infra estrutura do pais e aumentar ainda mais a fortuna dos oligarcas sionista da Ucrânia.

MAB
MAB
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Você tem que se decidir. Ora é sionista, ora é nazista.
Ou é globalista ? Será que o mundo é de todes ? Pode ser os iluminati, estes estão em todas (ou todos, todes, ah, sei lá).

Carvalho
Carvalho
Responder para  MAB
2 anos atrás

MAB…ele é contra “tudo isso que está ai”
Globo, STF, Carnaval, eleições, copa do Mundo, urna eletrônica, FMI, ONU, OTAN….Uber….

Carvalho
Carvalho
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Contra a Xuxa, Funai, Mudanças climáticas,

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  MAB
2 anos atrás

Amigo qdo conseguir entender o que esta escrito ai vc pergunta outra coisa, como por exemplo, o que Sionista e Oligarcas.

Rocha
Rocha
Responder para  MAB
2 anos atrás

Esqueceu dos reptilianos!

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Errado não está!
Se tiver pena do dinheiro russo sequestrado. Faz uma vaquinha virtual para ajudar o Adolf Pudim e sua quadrilha.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Nilton, cada vez é mais difícil entender sua visão de mundo….ataca a supremacia das oligarquias do Ocidente…
Para cair no colo dos totalitarios….
Vc realmente acha que Putin ou o PC Chines podem nos levar à “libertação dos povos” ???

O Amon Ra eu tentei entender…mas não entendi bulhufas

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Carvalho minha opinião pessoal é que nesse conflito não defendo a Russia nem defendo a tríade, USA/NATO/UE, porque não se trata de questão moral e sim de estados que tem suas próprias agendas de interesses capitalista, quem não enxerga isso cai no papo de um lado estar certo e outro estar errado, o bem contra o mal.
Amanhã pode ser o Brasil com seus recursos sendo motivos de intervenção estrangeira ai eu quero ver como vocês vão se posicionar.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Agora sim entendi….sinal claro e forte !
Mas as vezes vejo vc atacando e debochando dos Ucranianos….que estao sendo invadidos …
Não é um contrasenso??

Abel
Abel
Responder para  Carvalho
2 anos atrás

Não levaram ele pra festa junina quando criança.

Abel
Abel
Responder para  Abel
2 anos atrás

Nilton, e a greve de caminhoneiros na China, morrendo e urinando dentro de veículos.?

Abel
Abel
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Facismo de esquerda! Cuidado, deixa os israelitas e islamistas e budistas em paz. A guerra é católica.

Andre
Andre
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Vc leu oq escrevi e então teve um derrame e escreveu qualquer coisa para mostrar para todos que é um ferrenho putinzete?

Afinal, seu colega putinzete Renato, demonstrando que nem se deu ao trabalho de olhar um mapa da região e escreveu uma grande bobagem para demontrar seu amor incondicional ao Putin.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Se cair na estrada vira alvo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

As estradas da Ucrânia não estão sendo um passeio para ninguém. Nem para um lado nem para o outro.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Está assim.
Ataques a reforços ucranianos enviados a Donbass

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/04/I45wg.mp4?_=5

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Como você está enganado meu caro….

Henrique
Henrique
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Vc acredita mesmo nisso ou é piada?
Estude a cronologia das coisas e verá que o tal “mundo livre” não tem nada de livre e o tirano não está só do lado de lá.
2014 o tal “mundo livre” financiou a derrubada do presidente pro russo (corrupto ou não, não é o caso) e introduziu seus conselheiros militares na Ucrânia resultando na tomada da Criméia pelos russos pois não iriam permitir que a base de Sevastopol se tornasse “estrangeira”.
Novas eleições com o senhor Zelensky e mais e mais consultores militares estrangeiros treinando suas forças e aumentando os ataques a Donbas os quais se intensificaram muito no final do ano passado apesar dos avisos do Putin. *Pagaram pra ver…
Certas “provocações” geraram o que estamos vendo ai pois puxaram a corda até Putin cair nessa enrascada.
Portanto, antes de torcer para o tal “mundo livre” lembre-se que este está usando a Ucrânia para tentar defenestrar a Rússia. .. Ah … os russos então estão certos? Não foi o que eu disse, mas sim que não há santos em nenhum dos dois lados dessa guerra.

Rogerio
Rogerio
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Tirania = USA

Casemiro
Casemiro
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Esse então….

Forças Armadas da Ucrânia admitem a perda de 731 homens em 13/04.

O Estado-Maior da AFU publicou dados sobre as perdas da AFU em 14 de abril. Durante o dia, a AFU perdeu 731 militares, incluindo mortos, feridos e prisioneiros de guerra. Um total de 460 pessoas foram feitas prisioneiras em todas as áreas de operações de combate.

No total, seriam 35.541.
Se foi isso para os ucranianos, imagine o número real.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Kings, por que você mudou de nome?

Abel
Abel
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Não, é um dos 666 perfis dele!

Mauro Cambuquira
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Caraca, como vcs entram fácil em uma guerra de narrativas. Queria ver se Argentina colocasse aqui do lado da nossa fronteira um monte de armas apontadas pra você! O que vc faria? Aceitaria, e ainda daria tchauzinho? É fácil comprar briga dos outros sentado numa cadeira a centenas de quilômetros. Guerra só faz mal, mais uma hora você vai ter que enfrentá-la se a caso ela já bater em sua porta.

Rayan
Rayan
2 anos atrás

Tratam -se de excelentes equipamentos e altamente úteis para as batalhas em Donbass.

Reforço muito útil à defesa ucraniana diante da escassez de MLRS decorrentes das destruições e danos da maior parte do inventário pré-guerra de BM-21 Grad, Uragan e Smerch. Porém em pequeno número, pois são sistemas caros.

Porém exigirão ou cobertura de defesa aérea ou ataques furtivos (difícil nas áreas abertas que caracterizam Donbass).

Na guerra de 2020 de Nagorno -Karabath o Azerbaijão empregou com bastante eficácia o RM-70, com correção de tiro e reconhecimento promovido pelo TB-2 Bayktar ( por sinal, muito pouco efetivo nessa guerra, face a destruição de quase todo inventário por baterias antiaereas russas estabelecidas nas retaguardas das brigadas, tendo o sistema antiaereo Pantsir fazendo a diferença).

Felipe
Felipe
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Ucrânia vai usar esses lança foguetes contra a população civil de Donbass, como fez até agora usalo-los a partir de escolas, ou shoppings.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Acho que vão ser posicionados para atacar a partir de Kherson. Há um grande risco dos russos perderem Khersn. Começaram ataques de tropas Ucranianas a aldeias na região próxima a cidade. Com a perda do cruzador russo e a ameaça de mísseis anti navio em Odessa creio que a invasão naval a Odessa não se concretize e isso não dá espaço para um avanço russo em terra para tomar a cidade. Se os Ucranianos seguirem avançando em Kherson segurando as pontas em Donbass a Rússia pode ter de mudar e muito a forma de lutar pois perderá o acesso da Criméia ( não acho que os Ucranianos avancem pela Criméia, mas tudo é possível). A chegada de mais e mais equipamentos aos Ucranianos dá fôlego a resistência, a mudança do comando russo não parece ter surtido tanto efeito até porque a Ucrânia não é a Síria onde os rebeldes não tinham líderes militares nem eram abastecidos com inteligência e armas constantemente.

Nilson
Nilson
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Quanto mais alvos para os russos, melhor para os ucranianos, pois cada alvo atingido pelos russos são esforços de inteligência e munições gastas por eles. Sem contar a possibilidade de que as armas tchecas possam atingir algum alvo russo antes de serem destruídas. Na guerra de atrito, quanto mais meios houver, mesmo que ultrapassados ou obsoletos (caso dos Leo 1A5 que estão para chegar), mais esforço é exigido do adversário, com a consequente dispersão de seus meios de combate. Usados inteligentemente, todos os meios são úteis numa guerra de atrito. E pelo jeito os ucranianos têm usado seus poucos meios de forma muito inteligente, vejamos se tal inteligência será útil no Donbass, que é outra realidade geográfica.

Ze das couve
Ze das couve
2 anos atrás

Impressionante a quantidade de armas que o Ocidente está disposto a enviar para a Ucrânia. Acho que as fábricas russas não conseguem repor o volume de material que a Rússia perde nesta guerra.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Ze das couve
2 anos atrás

Essa galera do chapeu de alumínio tem uma criatividade kkkkk

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Seu delírio esta desmoronando e pelo nível do argumento não esta sendo fácil!
De um exercito que chegaria em três dias a Berlim até um que não consegue nem capturar uma cidade direito! AHHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Coitado Carlos, eles não estão preparados para ouvir a verdade dita assim tão claramente.

rui mendes
rui mendes
Responder para  Radagast, o Castanho
2 anos atrás

Têm que ser dito aos poucos, pois eles não aguentam, não se conformam, que o tal rolo compressor, só está a algumas dezenas de km da fronteira russa.
Isto em quase 2 meses de invasão e depois de atacarem no primeiro dia de surpresa, pois diziam que só estavam em treinos, tivessem os Ucranianos acreditado logo de início que iriam ser atacados, não perderiam tantos meios aéreos no chão.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Nossa a qualidade do seu argumento então esta bem localizada no tempo, cai na real natozete.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

E agora piorou. Terão que repor um cruzador da classe Slava. T´acara essa guerra para a Rússia.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das couve
2 anos atrás

Repor por que se são as armas ucranianas que estão sendo destruídas.
Chega lá e já leva bomba.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

A Ucrânia está com um arsenal maior do que começou a guerra. Graças aos recrutas russos que abandonaram seus veículos,

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Ze das couve
2 anos atrás

Isso só prova que ela tem bastante material! É fartura que fala? hehehe

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

A fartura russa é tão grande que está “fartando” até cruzador no Mar Negro.

RDX
RDX
2 anos atrás

E assim a “galinha” de grão em grão vai enchendo o papo.rss.

Zezão
Zezão
2 anos atrás

Eis a lista completa de armas que fazem parte do recente pacote de ajuda de US$ 800 milhões do governo Biden para a Ucrânia (estão entregando obuses de 155 milímetros e 40.000 rodadas de artilharia…):

FQPteMvXsAE2ZZh.png
Oseias
Oseias
Responder para  Zezão
2 anos atrás

será que vem M777 e Excalibur nesse pacote?

com dados em tempo real fornecidos pelos satelites americanos, causaria um belo estrago nas forças russas.

Rayan
Rayan
Responder para  Oseias
2 anos atrás

O problema é que são poucas unidades para fazer ampla diferença.

O radar de contra -artilharia AN-TPQ 36 é um sistema excelente para supressão de baterias inimigas. Porém 10 são muito pouco.

Achei modesto o pacote militar em si.

Os M-113 serão facilmente neutralizados por ataques aéreos cerrados de KA-52 e sistemas antitanque.

Os Javelins que serão muito importantes no retardo de avanços russos, pois são fáceis de operar e capazes de destruir qualquer MBT e IFV.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Tudo o que vier é bem vindo.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Às perdas materiais da Ucrânia se somam as perdas de pessoal.
O volume de equipamento deve substituir o existente antes da guerra, e com unidades menores, em uma frente menor.
Ainda não está em cogitacao contraofensiva…mas este carregamento não será o único.
O mais importante é a mensagem:
Estabilizam a frente…vamos repor as perdas

Casemiro
Casemiro
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Pois é.
Mandar M-113 é crueldade com os ucranianos.

Rayan
Rayan
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Acredita que sequer unidades SOF das polícias brasileiras confiam no M-113 para operações em favelas, quando ofertados em 2010 ? Tive testemunho pessoal..

Casemiro
Casemiro
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Não duvido.
Agora uma pergunta.
Se os ucranianos estão indo tão bem, estão destruindo tanto material e matando tantos russos, por que estão recebendo tanto material (em que pese obsoletos)?
Seriam suas enormes perdas?
Por que o Ocidente não fornece armas modernas para acabar de derrotar os russos?
Por que os ucranianos não avançam e conquistam uma cidade perdida para os russos?
Uma única cidade apenas?
Sei não.
Acho que o céu vai desabar na cabeças dos nazis.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

ae Antonio como ta sumido, vamos lá seu argumento não muda só os nicks né. Se a guerra fosse medida pela quantidade de mortos a URSS teria perdido a segunda guerra mundial para os Alemães. Sobre as cidades serem recuperadas, toda ação ucraniana tem sido em taticas de desgaste e terror psicológico por meio de emboscadas. Isso causa pesados danos as forças russas, a intenção dos ucranianos não é o combate direto pois nisso perderiam as tropas rapidamente pois colocariam suas unidades num prato e entregariam para as artilharias russas. Eles estão operando em pequenas unidades atrás das linhas inimigas e nas linhas de avanço para desgastar e não para vencer em combate direto. Maior parte das vitorias ucranianas se devem a fusão de tropas de emboscadas + artilharia e drones, há poucos combates de tanques ou combates de larga escala de infantaria. A estrategia deles está mais do que certa pois estão na defesa com inferioridade aerea e sem poder dispor de muita artilharia. Deixem que os russos saiam atrás deles, nesse vácuo é onde as forças ucranianas agem.

João Paulo
João Paulo
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

O exército ucraniano é numeroso, bem equipado (era até a invasão), experimentado em combate e incorporou por 8 anos muito da doutrina e treinamento das melhores forças especiais da Otan.

Não é um exército qualquer, è o segundo maior da Europa , trouxe muitas ponderações nesse sentido, é uma força incomparavelmente superior ao Iraque de 2003 ou o taliban afegão.

E realmente conhecem bem a máquina militar e doutrina operacional russas. Lembremos que eram países altamente integrados até 2014 em todos os eixos – inclusive o complexo industrial-militar da Ucrânia era muito vinculado ao da Rússia.

O maior parceiro comercial da Ucrânia era a Rússia até bem recentemente.

Era inimaginável haver essa guerra há 10 anos atrás.

Milhões de russos tem parentes na Ucrânia para se ter ideia.

Boitatá
Boitatá
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Armas modernas são caras, são necessárias para defender o país dos caras e demandam treinamento demorado. Melhor se livrar daquilo que já não teria muita vida útil, vai ajudar os ucranianos, vai avacalhar os russos e você ainda faz novas encomendas de material novo pra sua indústria pra repor o que foi entregue.

Se o Brasil fosse doar um caça para uma nação amiga, acha que seria o f5 ou o gripen?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Os russos estão ajudando os ucranianos. Já explodiram um cruzador no Mar Negro.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Entre andar dentro do M113 ou na caçamba de uma Hilux, eu fosse o soldado não pensaria duas vezes

Augusto L
Augusto L
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

M113 oferece a mesma proteção que um BTR, BMP ou MBTL. Só não tem o poder de fogo dos 2 primeiros

Oráculo
Oráculo
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Bingo!

Os dois lados, ucranianos e rebeldes russos, já estão usando as famosas “Toyotas of War”, que no caso não são só Toyotas, tem L200, Ranger, etc.

M113 é muito melhor que aquilo.

Pessoal esquece que guerra real não é Super Trunfo.

O M113 pode ser ultrapassado, e ele é bastante.

Mas numa guerra real, sanguinária e violenta, aonde os caras matam adversários com tiros de tanque a queima roupa, ele ainda tem seu valor.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Não para de chegar armamento na Ucrânia. A França e a Itália estão mandando mísseis anti-tanque Milan 2.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Oseias
2 anos atrás

Sem apoio aéreo, facilmente esse M777 seriam encontrados e destruídos pelos Su-25! é o que temos visto… hehehe

Augusto L
Augusto L
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Facilmente não porque o kill chain russo é deplorável, compreensível para uma força extremamente foçada no componente terrestre e de orçamento limitado

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Temos visto os Javelin dando conta do recardo. Por falar nisso a aviação russa anda meu sumida. Será que andou fanando combustível lá em Belgorod?

Marcos R
Marcos R
Responder para  Oseias
2 anos atrás

Li em algum lugar que os obuses são M777.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Responder para  Zezão
2 anos atrás

Tudo o que vier é bem vindo.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Foi o que disseram os artilheiros russos.

Nilo
Nilo
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Ministro da Defesa Russa acabou de mandar um recardo a Zelensky, se continuar a fazer ataques em território russo, centro de comando em Kiev serão os alvos dos misseis dde precisão, o que foi evitado até agora de ser feito tentando evitar danos colaterais com morte de civis.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Devem ter sido os mesmos que tiveram de sair de Kviv.

Pensaram que a aventura ia durar uma semana, já vai para mês e meio.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Esse seu perfil é mais divertido Xings.

Esse sai abanando pompom sem tantos contorcionismos como o perfil oficial.

Qual vai ser o da semana que vem?

Sugiro o KGBesta, do Batman.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Zezão
2 anos atrás

eis que os americanos ouviram os pedidos feitos na Trilogia.

Estão mandando o M113 para o conflito. kkkkkkkk

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Tô falando logo veremos uns Abraams antigos em ação, os americanos vão renovar as reservas enviando os equipamentos antigos do estoque, basta os Ucranianos resistirem.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

É não vai faltar alvo pro Russos, estão dando o que o Putim não pediu e ainda pagando em euro.

Carvalho
Carvalho
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Quanto mais alvos tiver para os russos…pior para eles….
Já se mostraram fracos no início…imagina agora.
A OTAN deveria começar manobras militares no Báltico!!

Andre
Andre
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Por falar em alvos, hoje passaram dos 500 MBTs perdidos pelos russos. Nesse ritmo de 10MBTs/dia a guerra dura até quando?

Marcos10
Marcos10
Responder para  Andre
2 anos atrás

Dados colhidos pelos serviços secretos ocidentais dão conta de 18 mil soldados russos mortos, mais 40 mil feridos.
Um verdadeiro passeio!

Felipe
Felipe
Responder para  Andre
2 anos atrás

Bem menos que os mais de 1900 blindados ucranianos perdidos.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Fonte: Pravda

Augusto L
Augusto L
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Desculpa Felipe esqueci que tudo vai de acordo com os planos kkkk

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Faz parte do xadrez de quinta dimensão da cabeça do Putin.

Andre
Andre
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Vc sabe que todo MBT é um blindado mas nem todo blindado é um MBT, certo?

Ou seja, realmente a Rússia perdeu menos MBTs do que os ucranianos perderam de blindados, mas se considerarmos os blindados perdidos pela Rússia.

A propósito, sua fonte é?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Já contou dos 600 que os agricultores ucranianos pegaram dos russos?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Andre
2 anos atrás

Seria impossível não ter perdas André, mas a questão é quem tem mais equipamento para repor, os Russos mudaram seus objetivos porque sabem que num conflito convencional a NATO leva vantagem, isso jah foi admitido pelo Putim, então faz todo sentido reagrupar as forças e se concentrar na faixa do Dombas, pois deixaria de ser o atacante e passaria apoiar as duas republicas após consolidar as conquistas de territórios, vai ser mais menos como a ocupação das colinas do galan pelo sionista.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Kkkkkkkkk aposto que os aliados da OTAN conseguem repor com mais equipamentos as perdas Ucranianas do que os russos conseguem repor suas perdas. Putin vai deixar os separatistas na mão se ver que a Finlandia vai entrar na OTAN.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Então vamos esperar suas previsões estarem certas sobre os separatista, mas uma pergunta bem básica, NATO tem arma hipersônica?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

E precisa? Uma marinha que explode os próprios cruzadores.

Andre
Andre
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Ter perdas é normal e esperado, em qualquer conflito, mas 10MBTs por dia é um nível alto do que em qualquer conflito pós ww2.

Esse “reagrupamento” russo mostra que a preparação russa foi um grande fiasco. Concentraram uma grande quantidade de equipamentos ao redor de Kiev, com coluna quilométricas, apenas para enriquecer os fazendeiros uceanianos com a venda das sucatas.

E lembrando as colinas de Golan, os israelenses venceram os egípcios, sírios e jordanianos, que tinham total apoio soviético, em 6 dias e conquinstaram aquele território. Poucos anos depois, pudermos ver os modernos t62 e seus sistemas de visão noturna, serem massacrados pelos velhos centurions, nas mesma colinas de Golan.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Passando o pano na derrota?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Andre
2 anos atrás

Menos de um ano. Pode apostar.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Tem um alvo bem grande pegando fogo lá no Mar Negro. Chama-se Moskva.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

 “Samohybná Kanónová Húfnica vzor 77”
SAÚDE!!!
Enfim, isso é o que a gente sabe, imaginem o que está passando por baixo dos panos!

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Putin ressuscitou a teoria do dominó…
Se a Ucrânia cair…quem será o próximo?
Deixe o atrito eliminar suas ambições

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Informação de que a Suécia entrara para a Otan.

Nilo
Nilo
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Os suecos estão conlocando uma condicionante, se Finlândia entrar na Otan certamente a Suécia também o fará, já existe acordos entre os dois paises para que as negociações com a Otan seja feito em conjunto, estão com isso fortalecendo sua posições na negociações visando ter o mesmo status de parceiro que a Inglaterra possui.
Minha visão é que o interresse Sueco está no acesso privilégiado ao mercado de armas americano assim como acesso a tecnologia militar, fornecer armas ao mercado americano com direito a recursos financeiros, abriria ttambém o mercado mundial de armas para as indústrias suecas. As didiculdades de vendas do Gripens, submarinos, são experiências dificeis de serem assimiladas. Digo isso em virtude da Filândia ter a decisão da Suécia de entrar ou não na Otan como algo muito estranho, principalmente quando deixaram de montar uma parceira de defesa quando da Compra dos Gripens, portanto vejo como interesse maior, acesso a recursos financeiros, tecnologico e comercial.
Essa é uma oportunidade aos Suecos de exigirem condições vantajosas que elevaria sua indústria de material bélico a outro patamar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Errados não estão.

Assim como os chineses estão aproveitando as oportunidades que se abriram, nada mais natural que os suecos também queiram aproveitar aquilo que for possível.

Nilo
Nilo
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Correto, será interessante essa negociação, se efetivado um acordo e incluir base americana na Suécia, será uma provocação e tanta aos russos. Particularmente acho difícil de inclusão de base americana na Suécia.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

As perdas de material dos ucranianos estão sendo muito grandes.
Não há como repor na escala do que se perdeu.
Principalmente sendo parte reposta com material obsoleto.
Hoje os EUA anunciaram que vão doar M-113 para a Ucrânia.
Acredite, pois é verdade.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Patético, serão alvos fáceis para a aviação russa.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

A conta é simples: Se estão mandando mais, é porque o que eles tinham foram destruídos! ZZZ

Casemiro
Casemiro
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Simples assim.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Mas a ideia deles é essa mesmo. Let’s make money!

Rayan
Rayan
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

É impressionante a escala de perdas da infraestrutura militar. Era o segundo maior exército da Europa, mais de 1000 MBTs e milhares de APC e IFV, além d centenas de MLRS e e baterias. O site lostarmour compila de forma bem sistemática as perdas de equipamentos como blindados com número de identificação, tipo e característica do blindado. São centenas de unidades destruídas.

Mas o fator mais preocupante atualmente para a Ucrânia é a escassez de combustível, com a destruição em amplo espectro de instalações, refinarias e armazéns.

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Nossa que imparcial esse lostarmour, percas russas somente após o fim do conflito.

Sem falar que os 3 primeiros veículos da lista é o mesmo em 3 fotos minimamente diferentes.

41D5A05E-7509-4F5F-8008-E44F2204BBA5.jpeg
Augusto L
Augusto L
Responder para  Putinik da Silva
2 anos atrás

Eles tem que achar um meio de defender a Rússia ou ao menos disfarçar suas premissas errôneas pré guerra. Vão colocar qualquer fonte de que acharem no algoritmo para justificar

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Putinik da Silva
2 anos atrás

“Percas”? O que é isso? É de comer? hehehe

Putinik da Silva
Putinik da Silva
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Pode ser, Perca é um tipo de peixe 🤭🤣🤣🤣

30E8391B-4241-4292-929F-C552B1BC403F.jpeg
Rayan
Rayan
Responder para  Putinik da Silva
2 anos atrás

Não tinha visto. Obrigado por compartilhar. Outro site sem credibilidade então. Não tenho problema em reconhecer.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Ainda tem isso.
Praticamente todos os depósitos de combustíveis foram destruídos.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Impressionante mesmo é que, com toda essa destruição que vocês estão relatando, com todo esse rolo compressor, eles não conseguiram chegar perto de dominar Kiev. Não conseguiram dominar Kharkiv. Não conseguiram chegar em Odessa. Avançaram poucos kms no leste a partir de posições que já estavam consolidadas há vários anos.

Impressionante também é que, mesmo com todo esse rolo compressor, as rotas de mantimentos vindos do oeste continuam em funcionamento. Será por que? Seria masoquismo?

Realmente, é um conflito de questões “impressionantes”, que ninguém consegue explicar, nem os mais fervorosos torcedores.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Sério mesmo??? Igual aos BTRs, MTBLs e BMPs empregados antes que tem a mesma blindagem quem um M113?

Ah é esqueci você é da tropa que não entende nada de equipamentos militares

A6MZero
A6MZero
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Bom se é difícil repor material imagina pros russos repor a perda do Moskva…

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  A6MZero
2 anos atrás

Fala isso não que eles choram e posição fetal.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Sem contar que um Exército de 400 mil homens não conseguiu nenhum contra-ataque contra outro de apenas 150 mil.
A Ucrânia não conseguiu recuperar nenhuma cidade lutando.
Mesmo porque qualquer tentativa de reunir tropas para isso é bombardeada pelos russos.
A atuação dos ucranianos se resume a se entocar em prédios residenciais e se defender.

Rayan
Rayan
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Conforme diversas fontes, 300.000 soldados regulares nas Forças Armadas, 200.000 paramilitares (batalhões nacionalistas e guarda nacional), 400.000 reservistas (fontes diversas como JSIS de Israel, RUSV britânico, Military Balance, etc).

A estrategia ucraniana é , de acordo com inúmeros estudos e análises, de cunho defensiva e de desgaste máximo das forças russas bem menos numerosas. Vitórias operacionais uxranianas ocorreram em ataques de emboscadas nas retarguadas. Analisando os contextos reais das várias batalhas, realmente derrotaram forças russas em Irpin e Nikolayev, mas não promoveram nenhuma contra ofensiva, logrando êxito tático em conter avanços.

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Rayan
2 anos atrás

exatamente, os ucranianos sabem que num confronto convencional seriam varridos pelas forças de artilharia e bombardeios russos. Optaram pela melhor estratégia nessa situação onde usam poucas unidade para emboscar e destruir as linhas de avanço e logística Russas. As forças mais pesadas evitam combates que as exponham ao fogo pesado russo. Os generais ucranianos estudaram nas mesmas escolas que os generais russos e conhecem muito bem as táticas russas.

Rayan
Rayan
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

Os ucranianos estudaram e se prepararam muito para essa guerra desde 2014, além de terem um exército forte e bem armado. Conhecem muito o sistema militar russo.

naval762
naval762
2 anos atrás

A torcida aqui tá grande, mais um pouco e a Ucrânia perde só força de vontade do putinminion.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  naval762
2 anos atrás

Não chore! Aguente firme! hehehe

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

Enquanto isso, F-35 e Patriot continuam escondidos e chorando debaixo da cama…

Wellington jr
Wellington jr
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Pelo menos o F-35 existe ne……

Andre
Andre
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

E está operacional.

Felipe
Felipe
Responder para  Andre
2 anos atrás

(mas nunca viu combate, quer dizer, um dos poucos que viu tomou um S-200 sírio na fuça e quase não voltou….)

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Felipe
2 anos atrás

O Adir manda abraços!

Andre
Andre
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Como boa putinzete vc ignora os fatos e vive em sonhos.

Os israelenses já o utilizaram em ataques, como você pode encontrar aqui no aereo.

E essa do s200, inventou hoje pela manha?

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Responder para  Andre
2 anos atrás

Operacional, e de açúcar! Tem medo de tempestade e S-400! hehehe

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Seguindo essa linha, o Su 34 e o Su 35 têm medo de que? De Ucraniano?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Já foram usados nesta guerra e com sucesso, se atualiza.

Andre
Andre
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Urilizados e abatidos.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Tem medo de Manpads kkkkkkk Acho que agora vão ter medo das AAs Ocidentais.

Andre
Andre
Responder para  Yuri Dogkove
2 anos atrás

S400? Esse sistema fantastico que até hoje tem apenas um alvo destruido e foi um velho su27 e foi incapaz de defender o território russo de um ataque de helicópteros?

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Wellington jr
2 anos atrás

kkkkkkkkkkk na cara não Wellington

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Falam o que querem e escutam o que não querem, ainda ficam com desculpinha de que um S-200 fez isso ou aquilo e que tem medo do S-400. Mas na hora H é os caças superhipermega imbatíveis da Rússia que estão sendo abatidos por Manpads e AAs da era do guaraná de rolha.

Rogério
Rogério
2 anos atrás

Irã envia sistemas ASTROS iraquianos para a Russia:

https://tecnodefesa.com.br/ira-envia-sistemas-astros-ii-iraquianos-para-a-russia/

Casemiro
Casemiro
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Se isso for verdade, apenas confirma a teoria de que os russos estão fazendo uma guerra de baixo custo e poucos recursos contra os ucranianos.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Para a poderosa Rússia ter de aceitar doações do Iraque, ainda de equipamentos brasileiros fabricados tem quarenta anos, a coisa tá feia.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Se isso for verdade, só mostra o quão pífio é o exército russo (n acredito que seja) , esperar doação do Irã é o fundo do poço.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Olá Guderian, creio que os russos vão entregar para os separatistas e meter o pé dessa guerra, deixar só os separatistas lutando e apoiar com ataques aéreos e misseis. Tudo indica isso pois a ofensiva russa em Donbass não está se mostrando tão efetiva e os Ucranianos estão avançando em Kherson ( com apoio da própria população que entrega as posições russas).

A6MZero
A6MZero
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Baixo custo? o translado desses sistemas da década de 80 do Irã até é Ucrânia não faz qualquer sentido econômico.

Ainda mais para um país que afirma ter centenas de sistemas similares como BM-21e o BM-27 em estoque, o que houve seus equipamentos estocados não estão em condições de uso? ou são tão ineficientes que tem recorrer a equipamentos capturados pelos iranianos há mais de 30 anos ?, a logística russa é tão ineficiente que é mais barato trazer equipamentos de mais de 2 mil km de distancia do que seus próprios estoques.

Se isso se confirmar (o que é bastante improvável e ilógico) mostra uma tentativa pueril e até patética de mostrar que tem apoio de outras nações, e tal qual a Ucrânia também recebe equipamento de outras nações, nada mais que um ato de propaganda…

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro (ou Xings), seu colega de torcida respondeu a você acima. Vou colar aqui:

“Yuri Dogkove

Reply to 
Casemiro
A conta é simples: Se estão mandando mais, é porque o que eles tinham foram destruídos”

ué?

Oráculo
Oráculo
Responder para  Rogério
2 anos atrás

Só faz sentido se forem entregues para os Rebeldes russos.

Esses lutam nas Toyotas, Hilux e até em tanks da década de 60 reaproveitados.

O Exército Russo não precisa disso.

JagdVerband#44
JagdVerband#44
2 anos atrás

Talvez você não saiba, mas já ocorreu isso há 80 anos atrás.

Moisés
2 anos atrás

Então pode se ajudar a Ucrânia, mas ninguém pode ajudar a Rússia? Baita filosofia da Otan essa.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Moisés
2 anos atrás

É a filosofia de a vítima não se equivale ao agressor. Não estamos vendo um conflito tipo Alemanha nazista vs URSS. Simplesmente um país com um projeto imperial tentando anexar outro só porque ele faz fronteira com o seu.

Segio
2 anos atrás

Foto do DANA ShKH vz. 77 e o RM-70

ShKH vz. 77 DANA “in action”
https://www.youtube.com/watch?v=accECHA8GqQ&loop=0

RM-70 “in action”
https://www.youtube.com/watch?v=WPL_dnM83hk&loop=0

page.jpg
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Esse Putin é muito mole mesmo, me decepcionou. Eu mesmo dava um tiro de aviso com carga nuclear de baixa intensidade na atmosfera, acima da Polônia. Está claro que a OTAN quer travar uma guerra de procuração, então terão que aguentar as consequências. Duvido que a OTAN entre numa disputa nuclear por causa da Ucrânia, não vale à pena.

Do jeito que eu sou porra louca, a regra é clara: se entrar num combate com o seu inimigo, nada de compaixão, trucide-o, bata primeiro e bata forte, pois ele fará o mesmo se for mais rápido. Logo uma campanha massiva de bombardeios com tudo o que há no arsenal russo estaria cogitado, para encerrar de vez o conflito, tudo o que se movesse na ucrânia levaria bomba na cabeça. Os EUA fizeram isso no Iraque, Israel faz direto na Síria e Palestina, e ninguém ficou de mimimi.

Não entro em nada para perder, para mim só existe dois resultados quanto aos meus objetivos: ou eu venço, ou eu venço.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Amigão te explicar se ele dar um tiro nuclear na atmosfera acima da Polônia vai ser o mesmo que atirar no solo deserto ( sem habitantes ou edificações) da Polônia. Isso significaria artigo 5, Putin é burro, mas não é louco suficiente para iniciar uma guerra nuclear.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Isso. E contaminar a Europa com o transporte da radioatividade pelo vento.
Inclusive o oeste da Rússia.
Parabéns pela pérola.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Guys. Vocês tem que entender que o principal meio de interseção e suporte direto de fogo russo é a sua artilharia. Antes do conflito se achava que toda BTG tinha conexões diretas e seguras com artilharia, isso se provou falho, somente as unidades mais de elite que tem ficando com a maior parte das BTGs usando o radiozao para fazer os ataques. Vale lembrar que a própria Ucrânia tem unidades e equipamentos de guerra eletrônica, eles fabricam uma unidade similar, aos sistemas empregados pelos russos, embora tecnicamente superior (não muito).

Os Obuses que EUA e República Checa está enviando serviram aos corpos do exercito ucraniano sendo usados como fogo de contra bateria e em casos de extrema necessidade interseção. Os outros equipamentos serviram mais como repositório de perdas mesmo. Se os ucras souberem usar com cautela e em conjunto com Baytkars e as loitering munitions que os americanos estão mandando vão fazer um caos na retaguarda russa.

Por isso acredito que os russos vão atacar com uma frente muito reduzida operacionalmente tanto em largura como em profundidade, na tentativa de cercar as tropas de Donbas e vão empregar os spetnaz para limpara as as tropas ucranianas dispersas com ATGMS. Aliás já estão fazendo. A reports de muitas emboscas russas em Izmir.

Resumindo:
1 – As FEs vão limpar terreno.
2 – Vão concentrar fogo de artilharia em aéreas operacionais menores, onde poderiam aumentar a sua percepção situacional do campo de batalhas.
3 – Assalto de armas combinadas a esses objetivos.

Segio
2 anos atrás

 A Polônia está seguindo os passos da Austrália e da Eslováquia e também fornecerá blindados p/a Ucrânia. Nessas 2 fotos vemos blindados T-72 e blindados de combate de infantaria poloneses a caminho da fronteira ucraniana. Fontes dizem que serão até 100 blindados T-72 poloneses.

page6.jpg
T.H
T.H
2 anos atrás

O militares brasileiros prometeram alguns comprimidos “azuis” e próteses para colaborar com os ucranianos em sua resistência.

Burgos
Burgos
Responder para  T.H
2 anos atrás

👀🤦‍♂️

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  T.H
2 anos atrás

Hay que endurecer!
Pero sin perder la ternura!

Felipe Morais
Felipe Morais
2 anos atrás

Esse seu comentário é uma faca de dois gumes.

Ao passo que você aponta a vantagem dos russos poderem se gabar de terem destruído materiais de vários países diferentes, como fica a desvantagem de terem perdido tantos materiais de um fornecedor único? Que visão que fica da qualidade técnica e operacional do material produzido pela indústria militar russa, assim como de seu emprego, diante de tantas perdas?

Será qual imagem será reproduzida, mundo a fora, no pós guerra? As imagens de materiais de países diversos destruídos (será que o destinatário dessas mensagens vai se interessar tanto assim para querer saber a origem desses materiais de países diversos?) ou a imagem dos materiais russos rebocados por tratores ucranianos?

Será que, nos fóruns de internet, vão falar ” vocês virão os blindados da república tcheca que os russos destruíram?” ou vão falar “pô e aqueles vídeos dos blindados russos sendo guinchados pelos tratores?”

Humm, sei não hein. Parece que os departamentos de marketing russos também terão que fazer hora extra no pós guerra.

Ze das Couve
Ze das Couve
2 anos atrás

Podem até atingir o Zelensky, mas não será com mísseis do cruzador Moskva. Isso eu te garanto.

Rocha
Rocha
2 anos atrás

É inacreditável e cômico ver a ginástica pseudo intelectual das Putinetes em defenderem seu ídolo, mestre e senhor. Vale tudo, mentir, negar, distorcer, criar, desde que se encaixe em suas ” verdades”. Se amam tanto a madrasta Rússia, mudem-se para lá e uma vez lá, voluntariem-se para o glorioso e imbatível exército de Brancaleone,ops ,russo!

Nonato
Nonato
2 anos atrás

Os estados Unidos estão mandando radares que identificam de onde a artilharia russa está disparando.
E atira de volta.
Bateu, levou.
https://www.foxnews.com/opinion/pentagon-ukraine-russia-rebecca-grant?cmpid=fb_fnc