Javelin - 3

O Pentágono receberá representantes dos oito principais fabricantes de armas dos EUA na quarta-feira (13/4) para discutir a capacidade da indústria de atender às necessidades de armas da Ucrânia se a guerra com a Rússia durar anos, disseram duas pessoas familiarizadas com a reunião na terça-feira.

A demanda por armas disparou depois que a invasão da Rússia em 24 de fevereiro estimulou as transferências de armas dos EUA e aliados para a Ucrânia.

O reabastecimento e o planejamento de uma guerra mais longa devem ser discutidos na reunião, disseram as fontes à Reuters sob condição de anonimato.

O escritório de Aquisição e Sustentação do Pentágono, o comprador de armas do Departamento de Defesa dos EUA, sediará a reunião de 90 minutos e a vice-secretária de Defesa Kathleen Hicks deve comparecer, disse uma das pessoas.

O Pentágono disse que as armas mais úteis são sistemas menores, como mísseis antitanque Javelin e mísseis antiaéreos Stinger, que Washington e aliados enviam para a Ucrânia quase diariamente.

O uso intenso, bem como a eficácia no campo de batalha exibida pelas forças ucranianas, despertou o interesse em reabastecer essas armas.

A Raytheon Technologies e a Lockheed Martin Corp produzem conjuntamente Javelins, enquanto a Raytheon fabrica Stingers. Outros fabricantes de armas importantes são Boeing Co Northrop Grumman, General Dynamics e L3Harris Technologies.

A Casa Branca disse na semana passada que forneceu mais de US$ 1,7 bilhão em assistência de segurança à Ucrânia desde a invasão, incluindo mais de 5.000 Javelins e mais de 1.400 Stingers.

A Administração de Cooperação em Segurança de Defesa do Pentágono está realizando reuniões semanais de sua Equipe Europeia de Gerenciamento de Crises para revisar solicitações específicas relacionadas à Ucrânia.

Para acelerar a aprovação do governo dos EUA para vendas e transferências de armas produzidas por empresas de defesa americanas, o Pentágono restabeleceu uma equipe para responder ao aumento da demanda.

FONTE: Reuters

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

153 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ze das Couve
Ze das Couve
2 anos atrás

Quero ver ter tanque russo suficiente para tanto Javelin.

Agressor's
Agressor's
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Os mercenários da BlackWater/Academi do estadunidense Erick Prince, os mesmos que acabaram com a Síria estão em peso dentro da Ucrânia e usam os mesmos modus operandi nefandos, comenta-se que o número de integrantes dessa “empresa” de mercenários já esteja em 90 mil. Esse tipo de serviço são criados pelas potências ocidentais para esse fim, de fazer o “trabalho sujo”. Tem vídeos na internet deles praticando todo tipo de crimes de guerra, como por exemplo um video mostrando no Iraque eles passeando pela cidade e atirando a esmo na população civil dos veículos em movimento.

Os russos em resposta estão encaminhando combatentes sírios, libaneses, e iranianos para prestar apoio na desnazificação da Ucrânia. Agora complica mais para a corja covarde neonazista, pois eles tem bastante experiência em tomar cidades. E não fazem prisioneiros pois se acostumaram a exterminar terroristas do Daesh. Agora ficou perigoso. Pois já estão experientes com guerras. Venezuela, Coreia do Norte e Cuba também já devem estar enviando seus soldados para Ucrânia. As facções criminosas do palhaço vão cair e o palhaço vai voltar a fazer clip rebolando e fazendo caras e bocas em algum programa tosco de entretenimento europeu…

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Estranho essa matéria. Essa não é a guerra de 3 dias?

Boitatá
Boitatá
Responder para  Palpiteiro
2 anos atrás

Ninguém disse que seriam 3 dias terrestres…

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Quanta besteira…

Zoe
Zoe
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

90 mil…nem li tudo, mas dei risada com 90 mil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Agressor's
2 anos atrás

Os russos n expulsaram todos os invasores e salvaram a Síria ?

Casemiro
Casemiro
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

As baixas ucranianas estão tão altas que vai é faltar soldado para usar isso.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Eu acho muito arriscado ir a campo com 1/10 de homens do adversário. Se o exército russo tivesse ido com o número de 500 mil, já teria conquistado todo leste.

Casemiro
Casemiro
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Concordo plenamente.

RDX
RDX
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Os generais russos não leram Sun Tzu. Salvo engano, Sun TZu defendia o emprego de 5x o efetivo do inimigo para atacar e 10x para cercar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Talvez tivesse. A um custo maior ainda de pessoal.

Sinceramente, eu sempre respeitei a capacidade militar russa. Mas é realmente espantoso o ínfimo avanço russo em Donbass.
Antes da atual invasão havia uma linha divisória entre as forças separatistas e as forças ucranianos. Após a invasão, o avanço após essa linha foi muito pequeno para um força do porte das forças armadas russas, especialmente em Donetsk, uma vez que em Luhansk houve um avanço maior.

Muitos aqui gostam e valorizam as forças russas. Mas, sinceramente, se você pegar cada um dos avanços russos, seja saindo da região de Belgorod rumo a Kharkiv ou de Belarus rumo a Kiev ou da Crimeia rumo a Kherson/Melitopol/Mariupol, o avanço é muito pequeno. Especialmente considerando que não se tratam de regiões extremamente montanhosas ou acidentadas como temos em alguns lugares no Brasil, por exemplo.
Em todas essas frentes, salvo engano, o avanço máximo foi de pouco mais de 100 km. A maioria desses avanços foram de poucos kms. Em Kiev, quando esticaram demais a logística, deu problema.

A Ucrânia tem tamanho similar ao estado de Minas Gerais. Se houvesse um desembarque anfíbio no ponto mais próximo de MG no litoral, a distância máxima percorrida pelos russos não seria nem um terço da distância entre o ponto litorâneo mais próximo e Belo Horizonte.

Nesse ponto ganha força aquela tese. Pouquíssimos países, considerados de forma individual, teriam capacidade de promover um assalto bem sucedido no Brasil pelo litoral ao ponto de conquistar, no chão, alvos políticos ou econômicos importantes no Brasil.
Hoje, creio que somente dois países do mundo, individualmente considerados, teriam essa capacidade.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

A questão não é apenas a capacidade logística de invasão anfíbia mas a nossa capacidade de nos defender, tanto o RU quanto a FRA tem essa capacidade logística grande que foi comprovada no Mali e na Guerra das Malvinas, se juntar uma frota europeia sem Reino Unido e França, ainda há uma marinha MUITO superior a nossa, principalmente contando APENAS com ITA, HOL, ESP e Noruega. Temos um exército pesado (com diversos MBTs, DAAes de médio-curto alcance e peças de artilharia soviéticas), além de armado com ATGMs e Manpads como o Ucraniano? Não. Temos uma marinha minimamente dissuasiva e capaz de impor pesadas perdas ao inimigo HOJE? Não. Você esta considerando um país do tamanho de MG mas pesadamente armado com um gigantesco porém muito mal armado. Se ver a questão do espaço e FAs verá que somos sim muito pouco armados. A Ucrânia possui (ou possuía) meios AAes que o EB sequer sonha em ter, possuía até MBTs, fuzis e veículos VBML-RT melhores.

Se num contexto extremamente improvável, tirando os membros do CS da ONU, uma frota feita por italianos, espanhóis e holandeses nos atacassem, o que teríamos pra nos defender seriamente? Nossa frota fica 80% na Baía de Guanabara, somos inferiores em termos de vasos de superfície e só teríamos alguns Riachuelos pra fazer frente há um ataque. Marinha e Força Aérea ucraniana foram pro saco em semanas, quem realmente impôs pesadas perdas aos russos foi o exército ucraniano com auxílio da sua aviação de asas rotativas.

Após perdermos nossa marinha, veríamos nossas duas maiores cidades (RJ e SP) reduzidas a cinzas com fogo de artilharia naval. Nossa única capacidade seria utilizar alguns vetores aéreos pra função AsuW e ASW… Isso sem contar a capacidade AAW muito superior das F-100, Horizon e FREMMs. Seria fácil? Quanto tempo até nossa elite política se render e aceitar os termos? 60% da população vive no litoral.

A MB não tem fragatas modernas, contratorpedeiros, mas temos concursos sem parar, 80 mil de efetivo, mais gente do que a marinha indiana, salários com penduricalhos, lagostas, auxílios transporte, alimentação, enfim… Ou se reestrutura isso daí ou é melhor acabar com essa força e criar uma guarda costeira, fica mais barato para o contribuinte e no mínimo é mais sincero.
Nossa despesa é descontinuada. Não se transforma em conhecimento, com raras exceções.

Os submarinos são licenciados, as fragatas serão licenciadas, a propulsão dessas coisas não nos pertence assim como eletrônica e armas. Quase tudo é ToT que precisa de licença vinda de fora. Tudo é royalties e dependência. Marinha que gasta 80% do orçamento com gente. Não tem navio porque gastaram o dinheiro dos navios com pessoal.

Nossas FAs são uma evolução dos quadros advindos da 2ªGM e da Guerra Fria, não tem ”pojeto” pra fazer frente a adversário nenhum, tanto é que a ESG naquele estudo em 2019 imaginava que os EUA nos daria literalmente TUDO pra combater um ataque francês, ou seja: Eles mesmo admitem incapacidade.

Outros países definem suas necessidades baseados em cenários geopolíticos, onde elegem os possíveis adversários a serem enfrentados. Assim faz o Tio Sam, a Rússia, e etc; mas o Brasil sofre de um pudor que o impede de pensar em prováveis inimigos.
Isto leva a uma incapacidade em definir um possível adversário para balizar e estabelecer os parâmetros para definir o nível de poder bélico necessário para garantir a defesa do país. (Venezuela? A FARC usando o rio Amazonas para transportar drogas para Europa? EUA, França ou Inglaterra caso um ambientalista vença as eleições e ataque a Amazonia alegando preserva-la? China caso seus pesqueiros entrem na ZEE do Brasil e usem seu poderio econômico nas exportações de commodities como barganha contra nossa Amazônia Azul? E se EUA e Rússia fizerem da Venezuela um cenário de guerra similar ao feito na Síria qual seria o papel do Brasil?)

Por isso FAs seguem sem rumo e objetivos claros. Assim surgem planos que projetos são iniciados e nunca terminados ou super atrasados, ocorrendo sempre mudanças no meio do caminho, a maioria das quais, lastreadas na desculpa da falta de verbas, isto apesar do imenso orçamento que o país dispõe no setor ser realocado para salários de ativos e inativos. E, não havendo objetivos e metas fica quase natural a tendência para a gestão cair na armadilha da atenção de interesses pessoais dos administradores e a ação de lobbies e interesses corporativos, o que tende a levar a instituição ao inchaço de seu quadro de pessoal e a degradação dos serviços que presta a sociedade (Aliás, no caso do Brasil isto é praxe na maior parte dos serviços públicos).

Portanto, caso ocorra uma guerra, quem vai realmente ”salvar” o Brasil numa ocupação será talvez o povo brasileiro lutando em forma de insurgência, como fizeram o povo iraquiano e ucraniano. Nossa verdadeira vantagem é nossa urbana fechada e densa em RJ e SP, o problema é o nível palpérrimo de armamento das ”instituissoins pubricas di ixtadu”, caso algum país adversário de quem nos ataque nos forneça ATGMs e MANPADs ai sim teremos uma mínima chance, caso contrário é game over. Se juntar um país como o nosso e armasse ele com muitos MANPADs e ATGMs seria um inferno pra qualquer atacador… Mas conhecendo o EB, encomendam 48 Spike LR, colocam o mínimo do mínimo nos Helicópteros e dizem que é o suficiente pra manter ”dótrina”.

Aladaf
Aladaf
Responder para  Felipe Morais
2 anos atrás

Isso decorre do que jah foi dito e redito aqui: CADE o PIB da Russia para permitir sustentar uma invasao como essa???? Eh um pais de economia comparavel a do Brasil!!! Eh ridiculo imaginar que somente ter armas vai permitir algo assim. A Russia vai CRUZEIRAR!

paulotd
paulotd
2 anos atrás

Mariupol caiu, estão falando de mais de 1000 soldados que se renderam.

🇷🇺🇺🇦❗ More than 1000 Marines of the Armed Forces of Ukraine today surrendered in Mariupol
This happened in the afternoon, but only now is it allowed to report information.

They surrendered to the Internal Troops of the Ministry of Internal Affairs of the DPR.

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR
ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Eu leio isso desde começo de março

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Vou te explicar um negócio…os russos vão tomar o leste da Ucrânia…

só que eles vão passar anos sangrando e defendendo esta posição.

O resto do país está todo sob controle ucraniano.

Entendeu ? Não vai parar o fluxo de armas e nem de suprimentos.

A Ucrânia, terá isto assegurado..

O quanto a economia russa vai aguentar ?

Casemiro
Casemiro
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Existe um rio gigantesco separando o leste do oeste da Ucrânia.
A continuar com essas perdas, a Ucrânia não terá nem pedalinho para atravessar o rio e combater os russos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Penso nisso também Casemiro do rio ser utilizado como uma separação.Criando uma fronteira militarizada tipo a que separam as Coreias.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

O que pode acontecer é a Rússia criar uma espécie de “Colinas de Golã” para separar os dois países.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Casemiro
2 anos atrás

Bom Kings…

Idem para os russos…

Marcos10
Marcos10
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Temos poucas informações da real situação da economia russa.
O que se fala é que bancos americanos estão comprando títulos da divida pública russa com deságios gigantescos. Vão ganhar bilhões. E os russos vão ter de pagar.

SteelWing
SteelWing
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Nesse caso quem supostamente tá perdendo quem vendeu os títulos a terceiros, as dívidas escritos nos títulos não aumentam nem diminuem para os russos.

paulotd
paulotd
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Fluxo de armas hehhe, tô vendo. Só coisa de ponta: Leopard 1, T-72 dos primeiros, Mig-29, blindados leves. Até os Nlaw parece que mandaram uns com defeito

Enquanto isso UE afundando com a possibilidade da Le Pen ganhar. Quem vai financiar tudo isso? Joe Bidrn, com a popularidade cada vez menor?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  paulotd
2 anos atrás

A França é uma democracia, só a Presidente não tem poder para retirar ou colocar o país em algum acordo.

Mesmo que saia da UE, a França continuará vendo esta ação como hostil aos interesses franceses.

A Inglaterra na faz parte da UE e está mandando ajuda diariamente.

O que tem a ver uma coisa com a outra ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Agora a invasão tem mais um objetivo…

Acabar com a UE…

O Putin parece o Cérebro…

Todo dia ele acorda, o Pink dele pergunta..

Presidente qual o objetivo de hoje ?

Conquistar o mundo…

ahahahahah

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Prezado, a chance da Le Pen ganhar não é lá essas coisas, porém, ainda que isso acontecesse, vale lembrar que ela desistiu da ideia maluca de tirar a França da UE.

Rayan
Rayan
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Dependendo dos rumos no campo de batalha, pode ficar semelhante ao conflito de Nagorno -Karabath entre Armênia e Arzebaijao, com escaramuças constantes, ações de sabotagem esporádicas e riscos eventuais de escalada para guerra total. Similar também à Guerra de Atrito de 1967-1970 entre Israel e Egito. Vale a pena estudar esses conflitos para verificar esse cenário possível..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Na minha visão a tendência vai ser a criação da uma DMZ…

Mas isto muitos anos a frente ainda.

Rayan
Rayan
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

É exatamente o que ocorre em Nagorno Karabath, uma DMZ.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Os EUA sangraram por 20 anos no Afeganistão e sairam.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Sairam deste jeito por um presidente imbecil..

Já deveriam ter saído quando passaram o Bin Laden no Paquistão.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Uma retirada honrosa não é derrota.

Luiz
Luiz
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Saíram as pressas deixando muitos equipamentos pra trás não é derrota kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Os Russos vão tomar e manter pois quem vai combater serão os separatista da região que estarão muito bem apoiado pela Rússia, portanto não vão sangrar.
Quanto a economia mais de 30 dias de sanções e o que aconteceu? a venda de petróleo e gás continua, só até semana passada receberam 35 bilhões de euro, as previsões do PIB deve encolher 11%, já o pib da Ucrânia vai perder 40%.
Mesmo com os erros e perda parece que a realidade esta a favor dos Russos para impor a Ucrânia muito mais do que eles pensam em exigir dos Russos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Se estes separatistas da região fossem maioria, os russos não precisariam intervir tão fortemente assim.

E outra coisa…

Separatista tb tem baixa… Né ? ou eles tb tem respaw que nem os nazis ucranianos ?

Bom lembrar que esta região ja está em guerra desde 2014 e até hj nem a grande maioria separatista e nem os russos conseguiram ainda pacificar a região.

Resumindo.. tirando os paspalhos do Brasil, poucos na prática querem ser cidadãos russos.

Aladaf
Aladaf
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Exato. Alem disso, antes os separatistas nao enfrentavam alguem que recebe ajuda militar da OTAN. A conversa agora mudou. Eles vao eh perder a CRIMEIA.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Os separatistas que obrigaram os jovens daquela região se alistarem ?

Entendi kkkkkkk

O povo quer paz, quem quer guerra é o ganancioso do Putin !

Do mesmo jeito que falam que a OTAN botou lenha na fogueira, a Rússia o fez em Donbas, sendo que a maior parte dos separatistas são na verdade Russos a mando do governo.

Ai ai

Max
Max
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

E a economia da Europa? Onde vão enfiar os refugiados da Ucrânia​? Quem vai bancar os refugiados se a guerra não parar logo??

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Max
2 anos atrás

Não sei se vc tem noção do tamanho do GDP da UE e do Russo!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Max
2 anos atrás

Os ucranianos em geral tem bom nível educacional e não terão grande dificuldade em ser absorvidos.

O problema é imigração em massa de gente sem qualificação.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Extatamente. Vide o problema imigratório americano.

Aladaf
Aladaf
Responder para  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Nao existe PIB pra isso., Guerra eh um embate economico. Sempre foi! A Russia vai CRUZEIRAR.

Rayan
Rayan
Responder para  paulotd
2 anos atrás

Eu li e vi o vídeo. Deplorável o estado dos soldados ucranianos, tristeza total.

Luiz
Luiz
Responder para  Rayan
2 anos atrás

O ocidente acha que os caras são um Robocop. Os caras tão cansados,com fome e sem água. Como um soldado vai lutar assim? Os russos fazem o trabalho de cerco e vão fazendo eles gastar a munição e comidas. Cansados e cercados se rendem.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Você video o estado dos soldados russos? Os que estavam na mira dos Javelins ? Se os tanques e os APCs. viraram bagaço. Imagina os que estavam lá dentro.

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Cada Ucrâniano dormirá com um javelin e um stinger no quarto

Tallguiese
Tallguiese
2 anos atrás

Mas como que funciona isso? Sai de graça todas essas armas?

Nemo
Nemo
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

Não. São empréstimos concedidos ao governo ucraniano. Alguma coisa deve sair de graça imagino, mas o grosso é empréstimo. As armas que estão na reserva de alguns países também acho que sejam doações.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Errado. É ajuda financiar militar mesmo, aprovada pelo Congresso os Estados Unidos e bancada pelo contribuinte americano..

Max
Max
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

Nada é de graça, a Ucrânia vai pagar pelo resto da sua existência, seja com petróleo, minério, contratos de reconstrução com empreiteiras americanas, ou cedendo território para bases do tio Sam. Sempre o mesmo pacote.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Max
2 anos atrás

Bom, se a gente olhar a Coreia do Sul, Japão ou até mesmo a Alemanha acho que o horizonte não é tão plúmbeo, na verdade eu acho que os campos de girassóis serão floridos como nunca!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Max
2 anos atrás

Considerando o que normalmente acontece com países que se tornam subordinados aos EUA, tenho certeza que a Ucrânia têm um futuro promissor pela frente.

Faver
Faver
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

No passado talvez…. Agora? Iraque? Afeganistão?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Faver
2 anos atrás

Quando a base cultural do país não ajuda, não há santo que resolva. Sem contar que eram propostas diferentes. Os americanos fizeram questão de ajudar no desenvolvimento do Japão, Alemanha, CS, etc. para que pudessem se contrapor à URSS e China, no Afeganistão e no Iraque esse objetivo simplesmente não existia.

Nascimento
Nascimento
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Ou seja: Os japoneses tem uma cultura ”superior” por terem aceitado submissão frente aos EUA, já o Iraque é o ”inferior”.

Concordo com o resto, mas esse argumento de ”cultura” é de lascar… Ucraniano pode resistir, iraquiano não…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Responder para  Max
2 anos atrás

Os ucranianos irão pagar com PRIVATIZAÇÕES e CONCESSÕES ,certamente em áreas como energia, transporte, mineração entre outras áreas importante.

Irão se atolar em empréstimos e então chegará uma hora que não sendo capaz de pagar terão que tomar medidas de austeridade, como se desfazer de ativos do estado.

Irão cair na armadilha tradicional do “assassino econômico” e o modus operandi da política econômica predatória dos Estados Unidos. 

Como o Sr John Perkins explicou em seu livro, o endividamento ilícito de um país é o modo mais fácil de abocanhar as empresas estatais de um país que seja do interesse de Washington ou outra potência.
O trabalho do Perkins era convencer países estrategicamente importantes para os Estados Unidos a aceitar volumosos empréstimos para a implementação de infraestrutura e assegurar que os projetos lucrativos fossem contratados junto a empresas americanas. 

De acordo com o livro, o objetivo final dos assassinos econômicos é o de fazer com que lideranças políticas e financeiras de países em desenvolvimento contraiam elevados empréstimos de instituições como o Banco Mundial e a USAID, com o objetivo de construir obras de infra-estrutura em seus países.
Os recursos dos empréstimos, porém, retornariam aos Estados Unidos, pois as empresas encarregadas das obras seriam invariavelmente estadunidenses. Os países beneficiados se veriam asfixiados com os pagamentos dos juros e as amortizações do principal dos empréstimos. Sendo assim, tais países se veem obrigados a se subordinar à pressão política dos Estados Unidos em diversos temas.

comment image

Chevalier
Chevalier
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

Parceria CaraCu. Os Eua entram com a cara, os ucranianos com o **.

Henrique
Henrique
Responder para  Tallguiese
2 anos atrás

Claro que não, no final dessa guerra é fato que a Ucrânia não será mais dos ucranianos, seja o lado que vencer.
Nada é e nunca foi de graça e o interesse militar, econômico e geopolítico nesse corredor que liga Rússia à Europa é o epicentro de toda essa confusão.

Faver
Faver
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Sim, todo mundo está a favor até quando os tiros estão ocorrendo. Cessou os ataques, os abraços somem, a amisade diminiu de intensidade e a conta vai vir. Amigos, amigos, negócios a parte, e a Ucrânia não terá nada em mãos para negociar. Aliás, terá lotes de armas para vender no mercado negro. Muitas destas vão aparecer em vários lugares do mundo, Africa, Oriente Médio, Europa Central e até aqui, desviadas da guerra e podendo alimentar grupos extremistas. Isto é preocupante.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Eu tenho ceretêza que os ucranianos vão querêr serem “dominados” pêlo os EUA.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Confia!

Caio
2 anos atrás

A Grécia adquiriu dezenas de helicópteros e mil blindados via FMS,o Egito comprou pelo mesmo sistema 1.700 MRAPS. Se a Ucrânia seguir por esse caminho vai ficar estreito para a Rússia.
É uma pena que o Brasil nunca tenha vontade de usufruir dessa mesma forma que esses outros.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Então já é 100% certo que a Ucrânia não estará completamente na mãos dos russos, é isso produção?

Quer dizer que os Estados Unidos tem absoluta certeza que a Ucrânia será independente, e o plano da Rússia em conquistar toda a região de Kiev, Kharkiv, Odessa, Dnipro e Lviv foi abortado?

Como os mercadores de armas já vão fazendo um lobby daqueles heim!

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Antunes 1980
2 anos atrás

A julgar pela capacidade belica e militar Ucraniana demonstrada até o momento os Russos vão entrar numa guerra muito longa. Se tentarem avançar para Kiev vão falhar novamente. Soldados Ucranianos estão sendo treinados pelos militares da OTAN em bases na Polônia e outros países para operar equipamentos americanos e de aliados, possivelmente se a guerra durar mais 2 meses veremos mais e mais diversidade em equipamentos. Possivelmente vários pilotos e cadetes Ucranianos não estão na Ucrânia, podem estar sendo treinados para operar equipamentos Ocidentais, os EUA possuem milhares de equipamentos parados no deserto que como pouca manutenção já ficariam prontos para combate e não são tecnologia secreta, sendo já ultrapassadas. Então podem ser utilizados caso seja vontade dos congressistas americanos em ajuda aos Ucranianos.
Temos também 2 fatores que podem influenciar a guerra em Maio e Junho que é a candidatura da Finlandia e Suécia a OTAN. Isso vai forçar os Russos a fazer escolhas difíceis, seguir lutando na Ucrânia ou recuar negociando um meio termo para poder se mover em pressão na Finlandia e Suécia, pois lutar em 2 frentes difíceis é impossível para a logística Russa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Soldados ucranianos também estão em treinamento aqui. nos EUA.

L G
L G
2 anos atrás

A Rússia irá conquistar o leste e Sul da Ucrânia. Será um novo país independente chamado Nova Rússia. Esse país e seus habitantes, metade da Ucrânia, continuará a guerra com armas da Rússia. A Ucrânia será dividida ao meio. E haverá uma G entre as duas partes. Vamos aguardar. A Ucrânia está liquidada como existe no mapa hoje.

L G
L G
Responder para  L G
2 anos atrás

E continuará o ataque Russo ao restante da Ucrânia. A parte Polônia deverá se unir a Polônia futuramente. Vamos aguardar.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  L G
2 anos atrás

Cumá?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  L G
2 anos atrás

O destino da Ucrânia é ser como a Síria é hoje, uma terra destruída e sem lei.

Agressor's
Agressor's
Responder para  L G
2 anos atrás

O mesmo que nos aguarda, em breve…

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  L G
2 anos atrás

Se a Rússia ficar com o Leste aí o resto da Ucrânia entra mesmo para a OTAN ou será financiada/abastecida pela UE. Tiro no pé do Putin.

SteelWing
SteelWing
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Tiro no pé da UE no caso que vai ter que ficar bancando isso.

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  SteelWing
2 anos atrás

Rico (UE) tem dinheiro para bancar. Pobre (Rússia) vai ficar chupando o dedo. No futuro teremos a Ucrânia Ocidental, rica desenvolvida, e a Ucrânia Oriental, pobre e comunista. Parece a Alemanha na Guerra Fria. Só que ao lado do urso.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Ze das couve
2 anos atrás

Correto.

Rayan
Rayan
2 anos atrás

A escalada dessa guerra era prevista e a Rússia caiu na armadilha dos EUA ao deflagrar essa invasão, extremamente favorável para as necessidades de faturamento do complexo industrial -militar dos EUA, que moldam e determinam a política externa dos EUA.

Einsenhower já denunciava a força e influência determinante do lobby da indústria bélica norte -americana e sua necessidade de aproveitar contextos bélicos para manter a engrenagem desse segmento industrial.

Depois da retirada constrangedora do Afeganistão e Iraque, os EUA estavam sem conflitos a intervir e essa guerra deflagrada pela Rússia adere de imediato às gigantes industriais do setor militar, como a Raytheon e Lockheed -Martin.

O tráfico ilícito de armas será consideravelmente ampliado, pois quase ninguém se recorda que na Ucrânia operam redes poderosas do mercado negro de comércio de armas.

As nações não têm amigos. As nações têm interesses.; Atribuída a Charles de Gaulle, a frase tem a paternidade disputada por outros líderes. Entre eles, Churchill, Roosevelt, John Foster Dulles.

Essa guerra vai durar muito tempo, irá se prolongar como conflito assimétrico e com uma Ucrânia Ocidental radicalizada, cheia de armas e uma região de Donbass
russa militarizada. Escaramuças serão a regra. Creio que ficará ao final, dependendo da resolução da batalha de Donbass, como o conflito de Nagorno -Karabath, com tensões esporádicas à beira de escaladas de guerra aberta. A ver.

Augusto L
Augusto L
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Blá blá blá blá blá….

Rayan
Rayan
Responder para  Augusto L
2 anos atrás

Perdeu teu tempo para isso? Realmente é muito recalque. Me Ignora , melhor. Perder tempo com tua molecagem e provocação padrão de covarde digital ? Fala sério..

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Mais de 20 mil soldados mortos. Pelo menos seis generais mortos. Vergonha total par ao Putin. Não tem a menor chance de bater de frente com a OTAN no aspecto convencional.

Felipe
Felipe
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Avisa a Otan pra invadir a Rússia então que vai ser facil

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Que? A Otan invadir a Rússia? Pra que, eles estão se destruindo com a “pequena” Ucrânia!

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  Felipe
2 anos atrás

Pra que? Já estão derrotando o exército vermelho sem perder um homem.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

É verdade, eles não tem mais forças armadas e o que tem eles jogam pedras.

Nilo
Nilo
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Caro, durar anos? nada indica. Quem irá sustentar com dinheiros uma nação como a Ucrânia, falida, por muito tempo com equipamentos necessarios para reverter a guerra a favor da Ucrãnia, em detrimento do bem estar de seu povo, mesmo que a Russia não esteja em Kiev, o longo braço dos seus misseis de precisão são capazes de anular qualquer ameaça relevante.
A resistência, esta sendo sustentada por mentiras mediáticas, tais como: morreram dez mil pessoas em Mariupol, isso de uma dia para o outro, um dia era cinco mil, no dia seguinte dez mil, e soldados ucranianos quantos morreram, parece que nesta falsa estatística não existe soldado. No início era a possivilidade de uso de armas químicas, depois a suspeita de uso, agora dizem os artigos que estão analisando o uso de armas químicas, isso depois que o Boris J. visitou o Zelensky.
Mariupol já está nas mãos dos russos, resistir até a morte, rsrsrs….Fuzileiro do exercitto regular será respeitado, os que não se entregarem serão encontrados debaixo da cama., esses tem tanta suastica tatuada na bunda, que vai denúnciar a quem o gado pertence.
Quem ganha é a indústria americana, somente. Desta vez sem morte de soldados dos EUA. É a vez dos Ucranianos.

Rayan
Rayan
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Não é descartável seu posicionamento mas guerras por procuração ocorrem em longo prazo a custos não tão altos, como na intervenção soviética no Afeganistão de 1979, em que o Ocidente sustentou os fundamentalistas por anos. É difícil de prever, estamos especulando.

Nilo
Nilo
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Pensei nisso também, mas não troque um taliban fundamentalista, com sadália, vestido com tunica, tendo como equipamento uma AK-47, mochila com um pouco de água e comida, por um soldado ucraniano até sem Javelins eles manteriam a luta contra os russos. É um custo baixissimo, além do que tem a história do ópio que sustentou parte do custo dos equipamentos que foram para os talibans ou Afegãos.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

RPG rsrs

taliba.jpg
Rayan
Rayan
Responder para  Nilo
2 anos atrás

O nível de prontidão e motivação desses fundamentalistas era absurdo realmente.

Zezão
Zezão
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Até lá, a Alemanha e demais países que dependem do gás/petróleo russo já terão encontrando um meio alternativo pra sobreviverem sem os recursos da Rússia…
A Rússia não tem como sustentar uma longa guerra, mesmo que tenha recursos bélicos, o custo econômico pra manter um conflito que não pode ser vencido tem um custo político insustentável.

Rayan
Rayan
Responder para  Zezão
2 anos atrás

É uma hipótese a considerar sim.

Vale frisar que economias muito dependentes de exportação de hidrocarbonetos se revelam frágeis a longo prazo.

Nilo
Nilo
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Assim como a hipótese da Rússia ter outras altenativas de compradores, um preço competitivo de energia no mercado mundial, é a se peguntar se macaco quer banana, rsrsr, e ai quem tem poder de barganha. Não esquece que o preço só está sendo sustentado por reservas Estratégicas americanas, até quando? rsrs

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Como eu disse logo acima, os EUA e aliados estão em grande vantagem pois equipamentos custam menos que soldados ( isso é um fato), já os russos cada dia que passa perdem mais e mais soldados, os separatistas em suma maioria é mercenários russos e forças russas disfarçados, os separatistas reais da até pena deles da cara desanimada parecendo que não queriam a guerra ( isso nas fotos e vídeos publicados pelos próprios russos). Essa guerra vai durar pois embora a força Ucraniana esteja dissipada eles aos poucos podem se organizar e cada dia mais soldados são treinados por militares do ocidente seja na fronteira Ucraniana ou em bases na Polônia ( ainda não assumido pelos Poloneses) para operar equipamentos Ocidentais. O lobby da indústria belica americana vai cada dia mais jogar equipamentos e armas para os Ucranianos e o que move os Ucranianos é a raiva da Rússia, o que move a Rússia é a ganância de um ditador.
O jogo pode desestabilizar no final de maio quando a Finlandia e Suécia decidirem se vão se candidatar a OTAN, tudo indica que sim, isso vai colocar a Rússia em cheque pois eles atacaram a Ucrânia sob essa mesma desculpa, se não fizerem nada vão acabar perdendo a narrativa ( de que a entrada da Ucrânia na OTAN seria uma ameaça a Moscou), mas se fizerem vão iniciar outra guerra e isso vai ser uma sangria para a logística Russa além de que a Finlandia e Suécia estão muito bem armadas para a defesa de seus territórios. Para os russos o tempo é o principal inimigo, para os Ucranianos o tempo é aliado importante. No mais duvido muito que a Ucrânia e Rússia vão formar uma zona desmilitarizada visto que a decisão da Ucrânia depende de quem está os financiando.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Com é que é? A Rússia invadiu a Ucrânia porque este era o plano dos americanos? Gente, parem esse mundo que eu quero descer!

Rayan
Rayan
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Cara, voce supera em despreparo. Leia direito o que escrevi, o contexto. Nem vou contrapor, pois tão sem lógica teu questionamento em relação ao que fundamentei que torna impossível debater.

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Cara, você consegue escrever muito e não dizer nada ao mesmo tempo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Mas o Putin o grande mestre do Xadrez 100D caiu no plano do Senil Biden ?

Não pode ser…

Henrique
Henrique
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Exatamente Rayan. Essa guerra pode não parecer mas foi bem planejada com a Ucrânia servindo de bucha de canhão e a Rússia caindo na armadilha de um confronto direto.
Não sei como Putin caiu nessa … mas o fato é que os EUA conseguiram jogar um pouco de fumaça na humilhação sofrida no Afeganistão.

naval762
naval762
2 anos atrás

Milhões de dólares nisso, a Rússia entra com a carne e o ocidente com os misseis. O Brasil poderia entrar nessa e vender umas coisinhas também.

Zezão
Zezão
2 anos atrás

Os russos estão lascados…
O Pentágono ainda pode fornecer milhares de armas que estão “aposentados” e que não são mais usados, acho que há uns 2.000 carros de combate em “Sierra Army Depot”…

FIRhouzWQAQxJ9-.png
Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Zezão
2 anos atrás

O que não falta a Rússia são carros de combate. O que adianta fornecer esse veículos se não há soldados para pilota-los e nem combustível. Aliás todo o armamento provido à Ucrânia, está sendo enviado em trens e veículos civis e se o caldo entornar, Moscou pode tomar a decisão de bombardear todas as linhas férreas e rodovias que ligam a Ucrânia a seus vizinhos, especialmente a Polônia.

Elisandro
Elisandro
Responder para  Zezão
2 anos atrás

Alguns dados indicam que a Rússia possui pelo menos 8.000 tanques T-72 estocados.

Renato Carvalho
Responder para  Elisandro
2 anos atrás

Haja ferrugem..

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Zezão
2 anos atrás

Com absoluta certeza não vão fornecer sequer 1 cartucho de fuzil dos estoques dos EUA.

Vão colocar grana nas industrias para fabricar equipamento e girar a engrenagem da indústria de armamento.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

Na realidade vão mandar a reserva e renovar o estoque pois é mais vantajoso ter equipamentos novos no estoque do que velhos. É assim que funciona a logística de um depósito, você não guarda os velhos e envia os novos quando chega novas remessa e sim envia os velhos e guarda os novos.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Eta democracia rsrs
O político da oposição ucraniana Viktor Medvedchuk foi detido na Ucrânia por instruções pessoais do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Colocaram nele uniforme russo.
Humilhação, tortura, tiro de fuzil na perna, etc……

preso politiccco.jpg
Elisandro
Elisandro
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Zé Lenski nunca foi um democrata. Desde que foi eleito, persegue opositores e fecha mídias que falem algo que ele não gosta. A mídia ocidental o tornou um “herói”, mas as coisas não são tão simples assim…

PedroB
PedroB
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Engraçado esse uniforme Russo que tem a bandeira Ucraniana no braço

Leo Rezende
Leo Rezende
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Nessa foto ele não apresenta nenhum FAF na perna.

Zezão
Zezão
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Medvedchuk foi julgado e condenado pela justiça, cumpria prisão domiciliar antes da invasão russa, ele era um criminoso foragido e foi recapturado.
O caso dele não era mais uma questão política, mas de polícia.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Esse não era o sujeito cotado par ser “governo fantoche”, traição não é crime?

Flanker
Flanker
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Tiro de fuzil na perna?? Onde?? Tu acha que um tiro de fuzil é só colocar um band-aid e pronto? Ja viu o estrago que um projétil 7,62 mm faz ao atravessar uma perna ou braço?
Uniforme russo? Tem certeza? Olha bem a imagem que tu colocou…até te ajudei e destaquei pra ti ver melhor:

3D381351-BAFF-48FF-B8C0-A6C578D43D46.jpeg
Slava
Slava
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Na verdade esse verme é 1 traidor pró-russo, instigador, e apoiador da invasão da Ucrânia pela Rússia. Esse verme estava vestido com uniforme militar ucraniano para tentar pasar despercebido como membro das forzas ucranianas.

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Deixa pra lá, Flanker. O cara tá doente. A torcida dele é tão grande que não consegue ver a bandeira da Ucrânia no braço e inventa um tiro na perna.

O Ministério da Saúde adverte. Militância em excesso pode cegar.

Ze das Couve
Ze das Couve
2 anos atrás

A nova fase russa da guerra significa: “falhamos em tomar tudo. Vamos tomar só um pedaço e ver se agente aguenta”

Nilo
Nilo
2 anos atrás

A resistencia até a morte, sei rsrsrs.
Tudo pelado, quem não tem a marca da besta, fuzileiro regular do exercito ucraniano, será devolvido. O que sobra!!!! leva para cadeia por uns bons anos.

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Filinha, mão para trás, cabeça baixa.

rendição 1.jpg
Rayan
Rayan
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Onde essa foto? Mariupol?

Nilo
Nilo
Responder para  Rayan
2 anos atrás

sim o artigo fala em Mariupol

Rayan
Rayan
Responder para  Nilo
2 anos atrás

OK. Obrigado

Nemo
Nemo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

São os fuzileiros ucranianos que estavam na fábrica Yilich (?). A notícia fala em 300 feridos e 800 em condições de combate. Parece que agora a única área de resistência organizada é a da metalúrgica azov.

Nilo
Nilo
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Caro Nemo os chechenos sanguinários, video horroroso, usaram armas químicas, da para se ver.
Rendição em Usina Metalúrgica. Ilyich em Mariupol.
https://www.youtube.com/watch?v=og3-SOIZX5s

L G
L G
2 anos atrás

Existe uma parte da Ucrânia que foi conquistas pela URSS no final da segunda G mundial. E formado por poloneses , capital Lviv. Essa região será incorporado pela Polônia. A Ucrânia e uma colcha de retalhos formada por russos, ucraniano e poloneses. Vamos estudar pessoal. O território da Ucrânia ficará a metade do que existe hoje.

Rayan
Rayan
Responder para  L G
2 anos atrás

Boa analise.

A Polônia declaradamente já manifestou perante a OTAN uma proposta de liderar uma “tropa de paz” nas províncias ocidentais de Lviv e Galiza, outrora integradas ao Reino Lituano- Polonês.

E a Hungria apoia um referendo de autodeterminação da Transcarpatia, região da Ucrânia de minoria húngara.

Há vários interesses geopoliticos sobre a Ucrania.

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  L G
2 anos atrás

Que viagem.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Como é bom acertar tudo com 1 mês de antecedência.

Legal mesmo será quando começarem os ataques da força aérea ucraniana contra a infraestrutura militar e energética da rússia.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Aí tu acordou?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

O que o Reinado falou vai acontecer. Vem ai a segunda derrota da Russia.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Essa quantidade, terá repercursões na Segurança da Europa, mercado negro está avido. 78 mil dolares cada unidade, vinte mil dolares faz a vida de qualquer ucraniano.

Rayan
Rayan
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Como frisei acima, as principais rotas e centros de mercado negro de armas estão na Ucrânia, Albânia e Transnitria, de acordo com relatórios diversos.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Não se esqueça que tudo é sustentados pelos mafiosos russos elque também sustentam o governo Russo. É uma verdadeira anarquia aquela região.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Responder para  Nilo
2 anos atrás

negativado porque não converteu para euros ou real

Nilo
Nilo
Responder para  Pablo Maroka
2 anos atrás

real? o pcc vai usar Javelins rsrs porque não para as moedas arabes.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Iskander e kalibr neles!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZicou..

Todo mundo apertou o f… para as ameaças do teu mestre do Xadrez 100D

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

A Russia esta sem dinheiro e com poucos armamentos.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

Essa guerra pode acabar rápido, é só o Putin voltar as fronteiras que estavam antes da guerra, pode até ficar com um pouco de Luhansk e da região de Donestk.
Ai vai acabar rápido, tenho certeza que todo mundo fica feliz, os soldados ucranianos, a população ucraniana, os soldados russos, os chechenos.
Mas pelo visto ele não vai fazer isso, então de fato, muitos ucranianos estão morrendo e vão morrer, mas com certeza levarão muitos russos com eles.
O que não é bom para ninguém.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Os russos tem até Julho para encerrar a guerra, se não vão ficar em cheque pois a Finlandia e Suécia preparam sua candidatura para a OTAN.
Vai ficar o dilema para Putin: Atacar a Suécia e Finlandia para impedir que entrem na OTAN ou só latir de longe, se decidir latir de longe só vai provar que a invasão da Ucrânia não tinha nada haver com o risco da OTAN a segurança de Moscou, até porque a Finlandia tá mais perto do que a Ucrânia, se decidir atacar os 2 países vai sangrar sua logística e suas tropas e dar fôlego para os Ucranianos.
Vai ser uma difícil decisão. O tempo é inimigo dos russos e aliado dos Ucranianos.

Renato Carvalho
Responder para  Wellington Jr
2 anos atrás

Putin sabe que se colocar um pé na Suécia ele tá encrencado, Suecos tem meios e recursos pra se defenderem e ainda infligir danos no próprio território russo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Renato Carvalho
2 anos atrás

Putin quer deixar um legado, se ele não agir contra a Finlandia e Suécia vai dar como entendido que a invasão da Ucrânia não foi por causa da OTAN e sim porque ele não respeita a soberania dos vizinhos. O que piora a situação da Rússia na geopolítica mundial. Vamos ver qual vai ser a decisão de Putin, mas já adiantado em ambas as escolhas ele perde. Se escolher não agir vai ter 2 vizinhos na OTAN, se escolher agir vai ter 2 fronts em que pode perder muito e até perder a guerra.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Só vamos parar de fornecer quando o último soldado da Ucrânia morrer, dizem os corajosos americanos.

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

O presidente da Ucrânia está ávido para dar armas para qualquer civil, mesmo que eles as usem para “acertar as contas” com desafetos, que foi o que aconteceu nos primeiros dias dessa “brilhante estratégia”…

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

A OTAN vai fazer o que o Putin fez com os mercenários no leste da Ucrânia desde 2014.

Vão sufocar economicamente a Rússia e sua máquina de guerra, e ao mesmo tempo vão encher de armas e dar treinamento para voluntários, tropas e mercenários que queiram lutar ao lado da Ucrânia, empurrando cada vez mais as forças russas para dentro do seu próprio território, ou reduzir o seu ímpeto de invadir novamente a Ucrânia para o oeste.

Resumindo, o Putin vai tomar do seu próprio veneno, mas com doses cavalares, vai vencer o lado que tiver mais resistência, paciência e principalmente $$$$$$.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Nenhum governante ocidental está se empenhando em acabar com essa guerra e só o que vemos diariamente é informação de mais e mais ajuda militar (despejo de equipamentos) para a Ucrânia.
Ninguém chamou pra si, de fato, uma negociação para o fim do conflito pois afinal ninguém quer que este conflito termine pois é a oportunidade perfeita para as indústrias ligadas à defesa realmente lucrarem com a corrida armamentista “global”. Até a pandemia já passou para essa turma.
Quando buscamos informações de sites mais especializados e neutros conseguimos captar alguma coisa como Canadá treinando pessoal e batalhão de Azov perto de Donbas, Inglaterra, EUA, Reino Unido também fazendo movimentações semelhantes por anos com os ucranianos tanto na parte tática como na parte de inteligência ou seja, tem muito interesse nesse tabuleiro.
Vcs repararam como o controle global da mídia já é fato pois todos os canais russos e mídias que de alguma forma trazem (traziam) o outro lado foram banidas ou bloqueadas do Youtube ou mesmo dos sistemas de busca na internet. As atrocidades só são mostradas ou julgadas de um lado mas os crimes e execuções do lado da Ucrânia ninguém comenta, investiga ou condena. Já se perguntaram o porque disso?
Sem torcidas pois não apoio em nada essa guerra mas são fatos que se formos olhar mais a fundo entenderemos muitas nuances do que está acontecendo.
O Brasil, com seus estrategistas de War, que olhe com muito cuidado e análise crítica esse conflito pois no mundo atual não há amigos e sim interesses, manipulação e manobras políticas para se defender o que as grandes potências almejam.

Rurik
Rurik
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Perfeito!!!! A única ressalva é: “…no mundo ATUAL…” Mais adequado seria: “…desde que o mundo é mundo…”

Augusto L
Augusto L
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Única proposta que de paz possível e a derrota do projeto imperial russo e a consequente queda do estado russo.

Wellington Jr
Wellington Jr
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Quem tem que querer acabar com a guerra é Putin, pois é ele quem está invadindo, porém ele não quer acabar com a guerra, suas exigências são inexequíveis pois colocaria a Ucrânia num estado de a submissão para que daqui a 1 ano os russos volte e anexem o restante. Sim a Rússia tem intenção de anexar, para isso basta eles colocarem um fantoche no poder e realizar um referendo bem honesto (igual a eleição da Coréia do Norte) onde a população vai votar de espontânea pressão em favor da integração a Rússia. Basta assistir os discursos de Putin que você vai ver e as decisões dos outros governos fantoche que outrora foram “ajudados” pelos russos e agora querem “integrar” a Rússia.
Volto a dizer a guerra acaba quando Putin quiser.

Ze das couve
Ze das couve
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Eu vou te dizer quem pode acabar com essa guerra. Putin. Só ele chamar as tropas de volta e a guerra acaba.

Fish
Fish
2 anos atrás

Vai passar quatro ou mais gerações de ucranianos e essa conta ainda não terá sido paga, o maior vencedor disso são os fabricantes de armas, estes estavam se coçando por uma guerra.

Jorge Knoll
2 anos atrás

Cada dia somos surpreendidos por notícias estarrecedouras, e que não acreditamos ser verdade. Pelo jeito ainda não vimos tudo, e muita coisa virá à tona, quando terminar o atual governo.
Enquanto os países estão preocupados, em aumentar o percentual destinado à Defesa, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, a prioridade do nosso Exército é outra, comprar próteses penianas e viagra para nossos soldados e oficiais, destinando R$ 3,5 milhões de reais, com a aquisição das mesmas.
É deplorante, e ao mesmo tempo, se nega a aquisição de absorventes as mulheres e estudantes da camada menos assistida pelo SUS. E votei nesse governo.
Triste constatação.

Vitor Monteiro Camargo Ortiz
Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

Logo o comediante vai colocar jovens de 15 anos na linha de frente para satisfazer o ego dos ocidentais.

Luiz
Luiz
2 anos atrás

Perfeito comentário. Nos grupos de Telegram acompanho os desdobramentos dessa guerra. Os russos estão eliminando diariamente toda estrutura militar que resta da Ucrânia. Pouco divulgado pelo ocidente os avanços russos. Acredito que essa guerra suponho pode acabar em breve.

Gabriel Oliveira Batista
Gabriel Oliveira Batista
2 anos atrás

Em tese uma proxy war?

suTerminator
suTerminator
2 anos atrás

Como a ucrania vai pagar essas “doações” em armas e tudo mais?

Uma duvida, como esses equipamentos relativamente grandes entram na ucrania? via trem, rodovias grandes? Como a Russia já ta num beco sem saída atacar esses locais, a OTAN entraria no conflito?