Com a guerra, PIB russo deve cair cerca de 10% este ano
O Governo russo estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do país irá cair cerca de 10% este ano, disse hoje o ex-ministro das Finanças e atual presidente do Tribunal de Contas da Rússia, Alexei Kudrin.”Os ministérios das Finanças e Economia estão a avaliar a previsão do declínio do PIB este ano. Vai certamente diminuir: a previsão oficial é de uma queda de cerca de 10%”, afirmou Kudrin, citado pela agência noticiosa oficial TASS, numa intervenção na comissão orçamental do Senado russo.
Advertiu que esta contração da economia terá um impacto nos orçamentos, bem como no cumprimento das leis orçamentais adotadas em todas as entidades da Federação Russa.
Kudrin disse que o ministério das Finanças está a realizar uma redistribuição de recursos no quadro do orçamento.
“Este ano teremos de fazer mais trabalho, também na monitorização destas questões”, acrescentou.
De acordo com o Banco Mundial, devido às sanções ocidentais adotadas em resposta à “operação militar especial” lançada pela Rússia na Ucrânia, a economia russa sofrerá uma contração de 11,2% este ano.
FONTE: CM Jornal
11% PIB da Rússia, 45% PIB da Ucrânia, para o resto do mundo o bicho vai pegar tb, antes da guerra o tomate estava 8 ou 9 o kg, agora esta 15 o kg, o preço de outras coisas dentro do hortifrúti esta subindo tb, difícil viu.
E hoje o Valor Econômico postou uma reportagem dizendo que a Ucrânia está desesperado atrás de dinheiro para honrar seus compromissos.
Se a Rússia conquistar o leste e sul da Ucrânia, os ucranianos perderão cerca de metade do seu território e mais do que isso de população.
Aliado à infraestrutura destruída pelos russos, podemos dizer que, nesse cenário, a Ucrânia praticamente acaba.
A Alemanha e Japão sofreram pior e hoje são o que são.
A Ucrânia terá ajuda para a sua reconstrução dos EUA e Europa.
Já a Rússia para recuperar esses 11% vai ser muito difícil, basicamente e para agrado dos eua, perderam os seus melhores clientes que eram os europeus.
O gigante Chinês vai ajudar nessas contas mas mesmo eles não vão conseguir substituir a Europa como clientes, tanto em consumo como em pagamento.
A Ucrânia não tem a cultura de instituições sólidas como Alemanha e Japão.
É um país dominado desde 1991 por elites dominantes altamente corruptas que drenam recursos do país.
As sucessivas crises políticas ocorridas em 20940,2008, 2010 e 2013 decorrem da ruptura dos pactos de coexistência de interesses entre oligarcas e crescente desespero da população, afligida por pobreza, desemprego e enorme desigualdade social.
A Ucrânia antes da guerra já era o segundo país mais pobre da Europa.
Cara, olha bem o que você está falando: Afirmando que a Alemanha conseguiu se recuperar porque tinha instituições sólidas e que o mesmo não aconteceria com a Ucrânia, mesmo com ajuda externa.
1) A Alemanha só foi conseguir se unificar em um império no final do século XIX, depois de um século extremamente turbulento, que se iniciou com a guerra contra Napoleão, passou por vários movimentos internos violentos e culminou em outra guerra contra a França. Se brincar, nesse ponto da história, até nós, que somos série B e que sempre tivemos problemas internos, tínhamos um nível de estabilidade mais sólido que os alemães, no que tange à ser formalmente uma nação.
2) Depois de um curto período de estabilidade e prosperidade, veio a Primeira Guerra Mundial, que dizimou o Estado e a economia alemã. Não suficiente, vieram as imposições do tratado de versalhes.
3) No período entre guerras, economia dizimada e a ascensão de um movimento totalitário, que, para se estabelecer, minou as Instituições de um Estado já debilitado pela Primeira Guerra Mundial e a gravíssima situação econômica.
4) Vem a Segunda Guerra Mundial.
Esses tinham sido, em apertada síntese, os últimos 100 e poucos anos dos caras, quando foram executados os planos de recuperação econômica da Alemanha. Portanto, como assim você está dizendo que a existência de instituições sólidas foi uma condicionante para a recuperação alemã pós segunda guerra?
Isso sem falar no que se sucedeu. O país foi dividido. Primeiro entre os vencedores da guerra. Depois pelos dois polos de poder do mundo. Um lado influenciado pelo ocidente. O outro lado regido pela URSS.
O Século XIX foi horrível para os caras. A primeira metade do século XX foi terrível. Na segunda metade do Século XX, só foram ter autonomia, de fato, na última década do século.
E você quer falar em instituições fortes?
Isto tudo que vc falou não excluiu o fato de que a Alemanha, sim, criou as bases para ter instituições fortes, (principalmente pós 2ª GM) que se refletem hoje no seu papel de liderança européia, apesar do papel de néscio do atual Scholz.
Exatamente o que contextualizei.
A história das sociedades e Nações não é linear e no mesmo contexto.
Sim. A Alemanha, hoje, possui instituições fortes.
Mas não era o que acontecia quando os planos de recuperação foram executados. Muito pelo contrário. Como citei, vinham de 100 anos altamente turbulentos e com instituições totalmente dizimadas.
Portanto, a recuperação econômica da Alemanha não teve exatamente nada a ver com a existência de instituições fortes à época, como afirmado pelo colega.
Dessa forma, não há sentido em dizer que a Ucrânia não irá conseguir se recuperar, mesmo com auxílio externo, por não ter instituições sólidas em razão da brevidade de sua independência política.
O problema é que a Ucrânia, além de estar dizimada em sua infra-estrutura, está com suas instituições destruídas.
Muito por conta da corrupção e a crônica crise econômica.
Ontem. um opositor foi apresentado algemado e usando um uniforme militar.
Coisa de republiqueta de bananas.
Estas qualidades que citou eu as vejo no país que invadiu a Ucrânia….
A Ucrânia terá muito auxilio economico em termos de reconstrução , já a Rússia terá sérios problemas econômicos mesmo que conquiste o leste da Ucrânia… o tempo vai mostrar aos russos o preço que esta campanha militar vai custar…
Não há como comparar a consolidação das instituições alemãs, o processo cultural de sua sociedade pós Segunda Guerra Mundial com o sistema político e social ucraniano, formado por oligarquias que tomaram de assalto as estruturas de poder do país.
O que estou falando é baseado em estudos inúmeros sobre o país. Antes da guerra já era o segundo país mais pobre da Europa, o qual a União Europeia emitia relatórios críticos sobre corrupção generalizada e instabilidade nas instituições.
As crises políticas de 2004, 2008, 2010 e 2013 são estudadas e documentadas. O país se descentralizou em estruturas de poder regionais corruptas e que concentram a riqueza do país. Não é opinião minha, é estudado.
Todo esse contexto político, institucional e social torna absolutamente diferente da história da Alemanha Ocidental pós Segunda Guerra, no qual o país focou na reindustralização e construção de um grande Estado de Bem Estar Social com um pacto social estável entre as lideranças políticas da social democracia e democracia cristã.
Por mais que você se solidarize e torça pela Ucrânia por causa dessa guerra (até então a imensa maioria ignorava o país e sua história), essa analogia histórica não equaciona os problemas históricos do país. Recomendo que se aprofunde no tema.
Bem e quem garante que as mesmas estruturas vão se manter? Essa guerra pode mudar profundamente a estrutura da Ucrânia, a entrada na UE vai mudar completamente o modelo economia, político e jurídico da Ucrânia. A injeção de dinheiro dos EUA e aliados não é dinheiro perdido, a Ucrânia deu para a Rússia um prejuízo enorme e isso sem os aliados Ocidentais perderem 1 soldado em campo. Sangraram a Rússia e sua economia usando a Ucrânia como Proxy e depois da guerra vão injetar tanto dinheiro que as estruturas que eram herança da URSS não vão mais existir devido a influência ocidental, tal como foi na Alemanha e Japão.
Não é o mesmo contexto. Como expliquei desde 2014 bilhões foram alocados na Ucrânia por países ocidentais que fizeram avaliações criticas do nível de corrupção e desperdício.
Torcer para que dê certo e especular é louvável porém com base no contexto histórico pós 1991 e as sucessivas instabilidades sociais e políticas internas vigentes será muito difícil uma recuperação e salto de desenvolvimento ao nível de uma Alemanha e Japão pós guerra. Reitero que leia artigos que envie estude as crises políticas da Ucrânia de 2004, 2008, 2010, 2013, suas causas estruturais, seus indicadores econômicos e sociais pré fevereiro de 2022 para compreender minha análise.
Dinheiro alocado do Ocidente não significa desenvolvimento automático, a história demonstra claramente que as condições internas das sociedades e suas instituições são decisivas.
Rayan compreender o passado só ajuda a não cometer o mesmo erro no futuro. A sociedade Ucraniana era repleta de desavenças internas causadas pelos fatores que você citou, porém hoje há uma plena certeza de que a unidade Ucranina é mais importante que os interesses de corruptos e oligarcas. Prova disso é que se fosse igual ao que você menciona e estivesse ainda firme e presente a Ucrânia agora nem existiria mais e teria caído em 3 dias, ou acha que não foi devido a estas mesmas análises que os russos decidiram que seria fácil desestruturar o governo da Ucrânia? O que vemos hoje é uma Ucrânia diferente em todos os aspectos da Ucrânia dos relatórios anteriores, se havia alguma divisão interna a invasão unificou. A Adesão na UE não é rápida porém só o fato de estar aberta já impulsiona a sociedade a mudar, depois desta guerra os Ucranianos nação regressar com outra visão e outra vontade. Não vão querer mais aceitar que Oligarcas corruptos mandem e desmandam na vida dela. Principalmente que eles vão se acusados de trair a Ucrânia por estarem relacionados com os Russos.
Vc parece não é brasileiro??? Só veja no Brasil, nunca sair dos corrupções, cada dia pior, o Brasil nunca e nunca vai sair os corruptores, nem aqui mil anos.. Apena um sonha de papai noel.
Wellington, a história das sociedades não é algo linear e igualitário. O contexto histórico embasa a perspectiva do presente e do futuro.
No grande obra Por que as Nações fracassam, os fatores culturais , históricos e institucionais prevalecem.
Por isso insisto que contextualize a história recente da Ucrânia, pois não é uma Polônia ou Portugal. É um país com problemas estruturais que antecedem a guerra.
Quanto a união de sua sociedade não é o que ocorre historicamente. Uma coisa ė a defesa territorial do país diante de uma guerra; outra coisa é a consolidação de um pacto social que crie estabilidade e condições de desenvolvimento sustentável para as sociedades.
E a Ucrânia é permeada de clãs e oligarquias corruptas que drenam e espoliam os recursos do país. Não sou eu que falo, mas matérias, estudos, fatos documentados pela mídia ocidental ao longo desses anos.
Mas tomara que essa mudança que você deseja ocorra.
Wellington, sua analise e boa, mas para isso os Ucranianos primeiro terão que primeiro em eleger políticos sérios. Votar em comediantes não vai tirar eles do buraco e da situação caótica que se encontram.
E nem a médio prazo haverá ingresso da Ucrânia na União Europeia. Precisa de consenso pleno entre os 27 países do bloco para esse ingresso, aprovação no parlamento dos países integrantes e há dissenso profundo na estrutura governamental da União Europeia. É bem mais complexo que ver deseja.
Mas precisa saber onde vieram os dinheiro, títulos ou petrodolar americana?? Isso já for época América imprime os dindin das reservas petróleo de outra nação, arrumar desculpa para invadir e saquear os petróleo, e agora?? Já não tem como fazer isso, é como vai imprimir as notas??
Aí vc acordou do seu sonho.
Com a crise que o Ocidente está enfrentando e que vai piorar o que menos vamos ver é investimento ocidental em qualquer País.
Recentemente a Ucrânia pediu a adesão à UE, a UE está a tratar desse pedido com rapidez, mas de qualquer modo só aceitará a adesão se na Ucrânia houver uma democracia, com um parlamento democraticamente eleito, tribunais e imprensa independentes e assim haverá estrutura para desenvolver e muito a Ucrânia. Devido às diversas crises económicas, muitos ucranianos foram forçados a emigrar para países ocidentais sem que os mesmos perdessem ligações ao país natal, devido a esse fato os ucranianos desde a independência em 1991 que querem viver como no ocidente e bateram-se por isso, Um documentário intitulado Winter on Fire, documenta muito bem a vontade do povo que por si é muito trabalhador. Poderá haver alguns problemas de corrupção tal como existem na Hungria e na Polónia porque querem distribuir o dinheiro que recebem da UE sem prestar contas a ninguém e como tal vão ter os fundos suspensos, porque tornaram a imprensa e os tribunais dependentes do poder público, e quando se corta o dinheiro, tudo volta ao normal. No tempo do Pacto de Varsóvia (Varsou) a Polónia e a Ucrânia tinham o mesmo índice de crescimento, e com a entrada da Polónia na UE o crescimento da Polónia é quatro vezes superior ao da Ucrânia (antes da guerra)
Obrigado pela análise complementar
E eu recomendo que você se atenha ao assunto. Lá em cima você justifica seu argumento (a Ucrânia não irá se recuperar, mesmo com auxílio externo, por não terem instituições fortes como os Alemães e Japoneses tinham).
E eu, me atentando ao seu argumento, para refuta-lo, demonstrei que não, a Alemanha não tinha instituições fortes quando os planos de recuperação foram executados.
Perceba que eu, em momento algum, disse que a Ucrânia possuía instituições fortes. Apenas argumentei de que a Alemanha também não tinha, quando da execução dos planos de recuperação.
Por fim, não me coloque nesse bolo de torcidinhas organizadas meia boca daqui. Minha torcida é unicamente por meu país. Não fico balançando pompom pra país alheio, como muitos aqui.
Colega, calma e sem melindres. Isso é um debate e não te desrespeitei nem desquifiquei.
Ressalto que comparar a realidade do pós guerra da Alemanha com a Ucrânia é uma analogia imprecisa face a realidade histórica, cultural, política e institucional bem diferente entre os países.
Você apostar com convicção que planos de recuperação empenhados por capital do Ocidente vai garantir um desenvolvimento ao nível de uma Alemanha é uma aposta pessoal não embasada em contextos da própria Ucrânia, que como lhe falei recebeu subvenções significativas do Ocidente e era ainda assim o país mais pobre da Europa. Recomendei que leia e estude sobre a realidade política, econômica e social da Ucrânia para ter melhor embasamento, seus problemas estruturais. Passei até recomendação de leitura para você.
Mais uma vez eu recomendo que você se atenha ao debate proposto:
“Você apostar com convicção que planos de recuperação empenhados por capital do Ocidente vai garantir um desenvolvimento ao nível de uma Alemanha é uma aposta pessoal não embasada em contextos da própria Ucrânia, que como lhe falei recebeu subvenções significativas do Ocidente e era ainda assim o país mais pobre da Europa.”
– Em qual momento EU apostei “com convicção” que a Ucrânia iria se recuperar com ajuda? VOCÊ foi quem apostou que a Ucrânia NÃO teria a mesma experiência que a Alemanha pela ausência de instituições fortes. E você aposta nisso com tanta convicção que, mesmo eu tendo refutado esse ponto (com o argumento de que a Alemanha TAMBÉM não tinha instituições fortes) e ter, no segundo comentário, deixado claro que não estava dizendo que a Ucrânia tem instituições fortes, você continua insistindo, insinuando que eu estou estou enganado ao dizer que a Ucrânia tem instituições fortes (o que eu não disse), recomendando que eu estude.
E, mais uma vez, eu estou pilhado em que sentido? Mais uma vez repito, não me coloque no bolo das torcidas organizadas aqui, não faço parte delas. Preste mais atenção ao tentar colocar uma camisa em alguém.
Falei com convicção com base em fundamentos históricos e te contextualizando inclusive com estudos vários que elenquei e você poderia ler com humildade e consideração.
Apresentei argumentos mostrando que a construção de instituições sólidas define sim o grau de desenvolvimento de um país de acordo com inúmeros estudos.
Apresentei os problemas estruturais e históricos inúmeros da Ucrânia que afetaram seu potencial de desenvolvimento pós 1991 e impedirqm maior integração à União Europeia.
Expliquei que sua analogia com a Alemanha pós Segunda Guerra é imprecisa por vários fatores como estabilidade política e constituição de instituições alheias a personalismos e interesses de oligarquias dominantes como na Ucrânia.
Estou totalmente focado no debate apresentando argumentos e até compartilhando estudos para você até refuta-los se for o caso.
O que precisamos é focar em uma base de conhecimento alicerçada em fatos históricos da Ucrânia que definem os problemas estruturais do país.
Sobre a Alemanha não crer tido instituições fortes antes da segunda guerra, reitero que o pacto social pós Segunda Guerra de toda sociedade civil e partidos políticos estabeleceu um arranjo político de consenso entre a social democracia e a democracia cristã pautada por um Estado Constitucional de Direito e um Estado de Bem Estar Social não militarista.
Diante de inúmeros detalhes que já expliquei, a Ucrânia dificilmente terá as mesmas condições e contextos, pois seus problemas internos são inúmeros conforme detalhei.
Espero agora ter sido mais claro.
E complementando Rayan. Alguns dias atrás, na semana passada, eu acho, li um comentário seu (não lembro a matéria). Seu comentário tinha uma tendência para a informação russa da questão. Mas, aí mesmo tempo, vi você fazendo uma ponderação com o lado Ucraniano. Na oportunidade, elogiei seu comentário, dizendo que, para tentar analisar uma questão, você não precisa aderir a um dos lados.
E eu faço isso o tempo todo aqui. Tenho a convicção de que os russos são invasores e Ucranianos foram invadidos. Tenho convicção de que o nome disso é guerra e não operação especial. Tenho convicção que o Putin é um autocrata e que impõe medidas ditadoriais aos russos. Então, sim, tenho convicções, nesse caso concreto, desfavoráveis aos russos. Entretanto, não me comporto como as torcidas aqui, pois, mesmo tendo essas convicções, tenho a convicção de que o melhor caminho é a ponderação entre as informações e dados que nos são apresentados. Dessa forma, não ignoro, por exemplo, o fato de que os Ucranianos também espalharam várias mentiras nessa guerra de informações. Nunca ignorei o fato de que os russos possuem forças armadas poderosas (tanto que já explanei o desejo de ver vários materiais russos em nossas FAs). Tbm nunca neguei que, militarmente, os russos irão vencer essa guerra. São exemplos de que, embora com as convicções expostas no início desse comentário, ponderando, inevitavelmente tbm chegarei a conclusões que sejam favoráveis aos russos. Há semanas, tbm como exemplo, venho afirmando que os russos irão sim dominar Mariupol e que acredito que esse será o ponto em que sentarão de verdade para negociar. Tbm venho afirmando que acredito que será inevitável que os Ucranianos cedam parte do território para acabarem com a guerra, provavelmente reconhecerão a independência em Donbass e a soberania russa na Crimeia.
Por outro lado, tbm ponderando, fiz comentários com o que fiz ontem, no qual expus minha surpresa com a ineficiência russa de ganhar território dentro da Ucrânia, fazendo uma comparação esdrúxula mas válida, com uma eventual invasão no litoral brasileiro.
Sempre me comportei assim aqui. A ponderação é o caminho ideal para lidar com informações, especialmente se forem informações relacionadas a país estrangeiro, motivo pelo qual sempre questionei o ímpeto desses torcedores de país alheio daqui, que lidam com informações com paixão, não com ponderação. Nem pra lidar com informações quanto ao Brasil se pode fazer considerando só a paixão, mas seria até compreensível se acontecer. Agora essa paixão deliberada por nação estrangeira não dá para compreender.
Enfim, é isso. Quem não pondera, vira torcida organizada. E essa camisa não me cabe.
Tudo bem cara, retiro o que falei sobre você estar pilhado ou melindrado. Tive essa impressão e se me equivoquei publicamente perante a todos me retrato.
No mais, respeito suas opiniões, assim como espero que respeite as minhas. É um debate sobre história e relações internacionais, não uma guerra ideológica para nos fazer perder tempo com provocações e etc.
Minha inclinação não é pró Rússia, trago argumentos que mostram detalhes do conflito militar com críticas a ambos os lados e narrativa factual da questão. Posso até errar, mas procuro pesquisar e respeitar argumentos embasados, ainda que discorde, pois longe de mim e de qualquer um aqui querer ter a arrogância de se impor.
Bom saber que você também condena os ativistas cibernéticos que agem como torcedores e basicamente só sabem provocar, ironizar e zoar, sem capacidade argumentativa mínima.
E me ative totalmente ao assunto. Você que está pilhado desnecessariamente com o debate relacionado a um país longínquo e com seus próprios desafios.
Recomendo a leitura dessa estudos, para melhor contextualizar a realidade Ucraniana pré guerra:
https://www.borgenmagazine.com/causes-of-poverty-in-ukraine/
https://www.atlanticcouncil.org/blogs/ukrainealert/why-is-ukraine-still-so-poor/
https://noahpinion.substack.com/p/why-is-ukraine-such-an-economic-failure
https://voxukraine.org/en/why-is-ukraine-poor-look-to-the-culture-of-poverty/
https://www.atlanticcouncil.org/blogs/ukrainealert/what-is-wrong-with-the-ukrainian-economy/
https://www.intellinews.com/imf-ranks-ukraine-as-europe-s-poorest-country-150301/
Este último estudo da ibtellinews expoe bem a realidade econômica terrível da Ucrânia e ser um dos países mais pobres da Europa, disputando com a Moldávia.
Outras instituições fortes da Alemanha, para ser o que é hoje também foram:
Bayer química e farmacêutica e
Bosch eletromecânica.
Thyssen group metalúrgica pesada.
Volkswagen e daimlerbenz automotivas.
Siemens metalúrgica e siderúrgica.
E outras grandes empresas desses setores que se especializaram.
É uma pena que a Ucrânia não tenha instituições também como essas.
Sim Caio. Você sim apresentou um argumento plausível. A Alemanha, antes da primeira guerra mundial, vinha se industrializando, o que foi minado pela guerra. No período entre guerras, mesmo com todas as restrições orçamentárias, deram continuidade a esse processo, o que tbm foi minado pela segunda guerra.
No pós guerra, as grandes indústrias alemãs, assim como a atividade privada em geral, com certeza, foram cruciais para o sucesso da recuperação econômica. E esse sim pode ser um fator que diferencie uma recuperação econômica da Ucrânia no pós guerra, da recuperação alemã. E não questão de ausência de instituições fortes e sólidas, o que acontece na Ucrânia e acontecia, tbm, na Alemanha.
“É um país dominado desde 1991 por elites dominantes altamente corruptas que drenam recursos do país.”
Define perfeitamente a Rússia também
Falei de todos países do espaço pós soviético em comentário aqui. Não exclui a Rússia.
Recomendo que estude os relatórios diversos sobre as instituições Ucranianas, as crises políticas ocorridas em 2004, 2008, 2010 e 2013, seus dados sociais e o gravíssimo problema de corrupção do país, estudos estes realizados por inúmeros think Tank.
Não basta despejar bilhões. Argentina e a própria Ucrânia tiveram bilhões em ajuda e financiamento, sem gerar desenvolvimento sustentável e solidez.
https://www.borgenmagazine.com/causes-of-poverty-in-ukraine/
https://www.atlanticcouncil.org/blogs/ukrainealert/why-is-ukraine-still-so-poor/
https://noahpinion.substack.com/p/why-is-ukraine-such-an-economic-failure
https://voxukraine.org/en/why-is-ukraine-poor-look-to-the-culture-of-poverty/
A Rússia está desviando sua economia para o Oriente.
Lá que o jogo está ocorrendo.
Ontem a China anunciou seus números trimestrais.
US$ 1,5 trilhão de corrente comercial.
Mais de US$ 3,2 tri em exportações
Um colosso.
(Yicai Global) 13 de abril — O comércio exterior da China aumentou 13 por cento para US$ 1,5 trilhão no primeiro trimestre, de acordo com os últimos números oficiais, uma vez que a demanda por produtos chineses permaneceu forte.
As importações subiram 9,6 por cento para US$ 658 bilhões nos três meses encerrados em 31 de março, enquanto as exportações saltaram 15,8 por cento para US$ 820,9 bilhões, mostraram hoje dados da Administração Geral das Alfândegas. O superávit comercial foi de US$ 162,9 bilhões.
Mais de US$ 3,2 tri em exportações, se expandirmos os números trimestrais, é claro.
Existe interesses europeus na manutenção pelo comércio com a Rússia, como da Rússia com a Europa, :
Em entrevista à agência alemã DPA , Nehammer disse que Putin lhe garantiu a estabilidade do abastecimento de combustível, bem como a possibilidade de pagar o gás em euros. “A Rússia fornecerá os volumes necessários. Conforme estipulado nos contratos, você pode continuar pagando em euros”, disse o chanceler austríaco.
Isso é grande verdade, não apena a Rússia sofre e tbm Europa tbm pagar caro as contas só para agradar americano.
Quem está perdendo?
Simples.
Rússia e União Europeia.
Já EUA e China vão sair mais reforçados deste conflito.
Continuo a afirmar, foi um erro tremendo de Putin invadir a Ucrânia, não vai ganhar nada.
dfa.
Não vai não.
Nos dois casos mencionados. Japão e Alemanha existia o interesse urgente de não deixar estes países entrarem na órbita soviética.
Americanos e Europeus quebrados não tem esta grana toda para tal investimento. Depois das eleições e derrota do Macron. Estas sanções americanas sobre o petróleo e gás Russos vão acabar. A Europa não aguenta pagar este preço.
A diferença é que a Ucrânia tem crédito. A Rússia não. Como uma empresa um país endividado consegue sobreviver. Sem fluxo de caixa quebra.
Premissa básica do investidor: Nunca aplique dinheiro bom em negócio ruim.
A Ucrânia será um péssimo negócio.
Zelensky acabou com o País.
Zelensky tem de obedecer seus chefes né? Coitado é do povo pela sua irresponsabilidade.
A Ucrânia teve 5 bilhões dos EUA só em 2014 a fundo perdido.
Recebeu cerca de 17 bilhões entre 2019-2021 de países europeus.
Mais bilhões do FMI.
Ela indicadores foram piorando anualmente.
Justamente pelo que você sintetizou.
Leia abaixo relatório da ibtellinews
https://www.intellinews.com/imf-ranks-ukraine-as-europe-s-poorest-country-150301/
Caro Plínio, era obvio que o PIB Ucraniano ia cair consideravelmente, muita infraestrutura foi destruída pelos russos, muitas pessoas foram movidas de suas casas e consequentemente dos seus empregos, fora o que a Ucrânia vai perde Mariupol tbm.
Realmente os ucranianos se encontram numa situação muito difícil, mas quando a guerra acabar, eles receberão, muita ajuda da UE e dos EUA, e alguns outros países.
Paul Krugman: ‘Europa deve se mexer. Não é apenas o futuro da Ucrânia que está em jogo’‘Achar que interdependência econômica garante paz é mais frágil do que imaginamos’
Amigos, essa é a matéria de capa no site do estadão agora pela manhã. Ou seja, filhinhos entendam de uma vez por todas NÃO SE TRATA DE ECONOMIA, NÃO!!!
Ainda vai recalcitrar??? Então toma mais essa matéria que está logo abaixo da chamada principal acima…
Análise: Na batalha contra os russos, a cultura militar é a maior vantagem da Ucrânia (SIC)
A chamada colocando o dizer “cultura militar é a maior vantagem” é apenas um engodo inicial para logo após no decorrer da matéria afirmar “que na verdade” a sociedade ucraniana leva vantagem por ser mais ocidentalizada…
Amigos, essas afirmações estão em editoriais hoje nos medalhões mediático The New York Times e Washington Post que são as maiores caixas reverberadoras do globalismo (Agenda 2030) no mundo.E, no caso, como vemos são editoriais que vão sendo reverberados na cabeça de milhões ocidente afora por suas “sucursais” que abraçaram a “causa ideológica”.
Como já afirmei em outros post, a coisa é muito maior do que bilhões imaginam. Trata-se de implantar uma nova Torre de Babel que é a agenda 2030 a recente estratégia para implantação do globalismo. É a luta das trevas contra a Luz. É o reset total na sociedade mundial. Sai Deus e entra o oráculo das trevas (tudo que é contra Deus).
É por isso que o jornalista diz “a Europa deve se mexer”… Porque sabem que a poderosa Rússia Cristã é um tremendo empecilho a concretização deste nefasto plano. E a prova do que falo está aí escancarada na sua frente. Não é apenas o futuro da Ucrânia que está em jogo…
O assunto é complexo, é verdade! Mas, se você começar a ler nas entrelinhas de tudo que vê buscando de fato a “verdade” ficará surpreso e estarrecido com o que vislumbrará!!!
Grato.
A “poderosa Rússia cristã” já mostra o nível de ignorância sobre a sociedade russa atual.
Melhor se acalmar, antes que desabe pela borda plana da Terra kkkkkkkk.
11% em sua situação de guerra é bastante aceitável.
O fato é que a Rússia esse ano baterá o recorde exportações e de saldo comercial.
Você é louco ou não sabe fazer contas? Vai levar mais de 30 anos para a Rússia recuperar essa perda no PIB.
A agência de notícias (Bloomberg) sugeriu que a Rússia pode “ganhar quase US$ 321 bilhões [cerca de R$ 1,481 trilhão] com [suas] exportações de energia” antes do final deste ano, um aumento de mais de um terço em comparação com 2021.
A Bloomberg também afirmou que Rússia está a caminho de um superávit recorde em conta corrente que pode chegar a US$ 240 bilhões (cerca de R$ 1,107 trilhão), citando economistas da Associação Global de Comércio e do Instituto de Finanças Internacionais.
Só escreveste o que te interessa e tiraste fora do contexto esse artigo da Blomberg…
“The effect of sanctions had yet to manifest itself on exports in March” ou seja foram cálculos que ainda não tiveram em conta as sanções.
E são previsões tendo em conta o atual consumo e alternância de preços que é quase certo que no futuro irá baixar e estabilizar.
Só a Alemanha consome quase tanto como a China e apartir do momento que a Europa arranje fornecedores e energias alternativas, a Rússia vai perder esse balão de ar.
Em qualquer negócio você não espanta seus melhores clientes.
Creio que isso não afetaria o resultado final de US$ 321 bi, não?
Resultado final é resultado final.
Se não tivesse as sanções seria muito mais do que isso.
Olha a interpretação de texto!
Resultado final previsto. E como todas as previsões, sofre alterações. O resultado final real só se consegue apurar após o FIM do ano. Provavelmente, no primeiro trimestre de 2023.
PIB é o valor da produção.
Superavit é a relação receita e gastos.
É perfeitamente possível ter superavit em época de queda de PIB.
A enorme inflação da Rússia ajuda na maquiagem contábil
Como é que você vai ter superávit se o Estado russo começa a usar seus recursos para produzir mais armas e munições e deslocar recursos para manter a guerra?
Na verdade, é sintoma de crise. Em 2014, último ano de crescimento antes da crise de 2015 no Brasil, a balança comercial brasileira era negativa: importávamos mais do que exportávamos. Em 2017, no auge da crise, a balança comercial brasileira bateu seu recorde histórico positivo porque exportávamos mais do que importávamos. O motivo disso é que países em crise, empobrecidos, reduzem as importações, o que em uma economia globalizada, significa que o país não está fazendo ou recebendo investimentos internos ou externos.
Acho que esqueceu de ler a parte que diz que as contas em dólar e Euro estão broqueadas. Não tem liquidez. Sem fluxo de caixa não terá dinheiro para pagar o salário.
Essa guerra é um desastre para a economia russa.
Os europeus estão abandonando a energia russa…em 2 ou 3 anos já era para essas exportações da russia e outros projetos de infraestrutura.
Você acha que um fundo de investimento vai voltar a meter grana na Rússia nos próximos anos? Olha os prejuízos gerados naquele país. Pior coisa para um empresário é a instabilidade e guerras. Várias companhias estão tendo que se desfazer às pressas de alocação de recursos lá.
A economia russa dependia demais da exportação de matérias primas, agora os europeus tendem a buscar em outras áreas, africanos e Brasil tendem a ganhar, justamente por isso o real valorizou bastante em 1 mês.
Seus comentários sobre assuntos militares já são pobres.
De economia então…..
Não precisa descontar em mim só porque a mãe Rússia está levando um cacete militar e econômico.
Os dois.
Os caras em 1 mês conseguiram criar um problema econômico que vai levar anos pra ser resolvido a troco de nada!
Quanto mais essa guerra se prolongar, pior para o povo russo que pagará essa conta pesada ao longo da década, enquanto os torcedores de Internet da Rússia passam ilesos…
O Putin mandou prendêr (sumir) mais de 100 age tes da FSB, responsáveis pêla coleta e análise de informações em território ucraniano.
A economia russa já há algum tempo já está sendo direcionada para o Oriente.
Aliás, como a maioria do Mundo está fazendo.
Azar dos EUA e da Europa.
Azar dos europeus e americanos? Só a Itália tem o PIB em dolar maior que o russo, o PIB em ppc levemente menor que o russo. Isso com uma população 80 milhões menor que a russa.
Sem falar todo o resto do bloco europeu, Reino Unido, Suíça e EUA.
Quantos produtos da Rússia você consome em 1 ano? Quase nada, vivem de exportações de commodities.
Os caras estão matando a população do país vizinho, estão criando pobreza do seu lado.
Putin é uma besta quadrada na área militar, imagina na área econômica kkkkkk
A Rússia já perdeu essa guerra, em todos os cenários possíveis ela já perdeu.
Faça suas contas mirabolantes (tipo o PIB russo é igual ao brasileiro), acredite nisso e seja feliz.
Ué? E não é? Qual é o tamanho do PIB russo na sua opinião então?
São fontes oficiais…governos, banco, entidades internacionais que analisam isso. Não é a minha opinião, é algo técnico.
Numa guerra de 3 dias pode ser. O problema é ter uma queda dessa por anos.
Lunático kkk tonho e seus 1001 nicknames
O PIB do Brasil sem guerra caiu em 2020 no Brasil cai 4,1%.
Putz, jardim de infância novamente. O que houve em 2020 mundialmente??? O mundo inteiro teve decréscimo no PIB. Bem fraquinho para quem diz ter mais de 50 anos e “vivido a ditadura”.
Fique em casa e a economia fica para depois.
Economia MUNDIAL cai 4,3% em 2020
https://unric.org/pt/onu-economia-mundial-recua-4-3-em-2020/
Agora que vc foi devidamente informado, pode voltar a assistir a tv globinho.
Nossa! Em 2020 só o PIB do Brasil caiu né? O que será que aconteceu em 2020?
Tristemente essa guerra prejudicou os fundamentos sólidos macroeconomicos da Rússia, que em 2021 teve crescimento de 4,7%, taxa de desemprego de 4,6%, divida pública menor que 20% do PIB, quinta maior reserva internacional do mundo com 640 bilhões de dólares, inflação controlada e IDH evoluindo (49 posição, Brasil 84°).
Desde 2016 sua economia crescia modestamente mas de forma estável.
O programa de substituição de importações aplicado desde 2014 por causa das sançôes relacionadas à anexação da Crimeia gerou êxitos na agroindústria e na indústria de máquinas.
Este ano terá uma recessão brutal e em 2023-2024 estagnação próxima a zero em crescimento, dependendo do desenrolar da guerra.
Quanto à Ucrânia, o país perdeu até o momento 45% de seu PIB, em um cenário anterior já de dificuldades..
Na verdade a economia russa não está bem, se olhar a população de 145 milhões e o PIB percapita a situação é ruim.
O potencial da Rússia não se manifesta nos números, algo parecido com o caso brasileiro. Olha o nosso potencial, população e a realidade dos fatos (pobreza imensa).
A Rússia tem poucas empresas, globais, nível de investimento baixo, economia muito dependente de commodities, muito concentrada nas mãos de poucos e uma corrupção muito forte herdada dos tempos do comunismo.
Na verdade a Rússia e o Brasil são bem parecidos e competen em vários mercados de commodities.
O que você fundamentou é perfeito, analisando o chamado PIB potencial, que avalia a capacidade inercial de crescimento econômico sem depender de ciclos de produtos de exportação específicos.
Você tem razão quando afirma que a dependência estrutural de economias em conmodities tornam os países vulneráveis e constantemente sujeitos a choques econômicos de custos e inflação. Também a baixa diversificação econômica afeta toda capacidade de desenvolvimento a médio prazo.
A Rússia entretanto estava empreeendendo um razoavelmente bem sucedido programa de substituição de importações desde 2014 para superar esse vínculo histórico com os hidrocarbonetos, baixa divida pública, aumento no investimento em pesquisa e tecnologia, melhoria do IDH, os chamados “Programas Nacionais” em execução em 12 eixos com bons resultados, porém tudo se perderá com esse conflito.
E você citou algo que sempre foi ameaçador para a Rússia a longo prazo: o problema demográfico, com envelhecimento constante da população e declínio anual populacional. O índice de nascimentos foi constantemente declinante desde 1991, mesmo com programas de incentivo à natalidade concedidos pelo Governo.
E isso compromete toda estrutura produtiva do país, que sofreu nos anos 90 gigantesca fuga de mão de obra qualificada para o Ocidente, principalmente EUA e Israel.
Bem colocado, Rayan. A Rússia tem problemas demográficos (muito velho para pouco jovem). E na guerra quem está morrendo são os jovens, e não os velhos (salvo alguns generais que andaram morrendo).
Você acha que essa guerra é bom para resolver o problema demográfico russo?
Concordo com seus 2 comentários. Abraço!
Últimos 12 anos e antes desta invasão crescia a uma média de 1% ao ano…
Desde a invasão da Geórgia e com as consequentes sanções impostas que foram agravadas a cada ação militar de Putin. Recuperava e caía abruptamente.
Está equivocado totalmente.
Dados de crescimento do PIB desde 2010;
2010: 4,5%
2011: 4,3%
2012: 4,0%
2013: 1,8%
2014: 0,7%
2015: -2,0%
2016: 0,2%
2017: 1,8
2018: 2,8%
2019:2,2%
.
2020: -2,7%
2021: 4,7%
Dados do FMI
Essa simplificação grosseira de 1% e ponto não corresponde à realidade, tem que pesquisar com embasamento Não é algo simplório baseado em achismo.
Não, faça a média. Ou acha normal passar em de 4% para -2% em 3 anos? E temos sempre de ter em conta que são crescimentos baseados no ano anterior o que pode dar uma ideia de que recuperou se tiver um crescimento positivo mas pode não ser verdade.
Basta ver que teve um máximo de 2,3 triliões de dólares em 2013 para um mínimo de 1.3 em 2016. Uma queda muito grande devido às sanções.
Por ter uma percentagem de crescimento razoável não significa que haja um crescimento da economia. Ainda tem de recuperar o que perdeu.
Apesar de nos últimos anos, a partir de 2016, ter recuperado e muito, não atingiu os valores de 2013 e parece que esta recuperação acabou.
Em 2020, 1.4 de triliões, não muito diferente do mínimo de 2016.
Meu caro
A media aritmética não dá 1% ao ano.
Em relação aos dados que você emitiu, devido à maxidesvalorizacao do rublo em 2015 devido à crise do baixo preço das commodities houve redução do valor do PIB nominal. Como você falou houve recuperação desde 2016, a qual foi a base de minha análise sobre crescimento modesto mas estável.
Em PPP – paridade por poder de compra, que mede os custos relativos com base na moeda local e é mais preciso de acordo vários economistas para se avaliar a economia em termos quantitativos, o PIB da Rússia era o 6° mundialmente.
Porém é óbvio que haverá retrocesso em nenhum momento neguei isso. Basta ler
Mas dizer que a Rússia cresce 4,7%, sem ter em conta o que caiu anteriormente e os efeitos da pandemia, parece dizer que a economia Russa está ao mesmo nível do que as restantes economia desenvolvidas…
E recuperar totalmente, ainda não conseguiu isso, ou seja, não cresceu. Depois de recuperar é que podemos falar de crescimento, por enquanto ainda está a tentar voltar aos níveis anteriores. E a uma velocidade muito baixa…
Meu caro
Fiz a contextualização com base no último exercício vigente, que é padrão de analise comparativa de mensuração de PIB.
Se quer fixar sua convicção pelo viés anti -Russia é questão pessoal sua, fiz analise dos fundamentos macroeconomicos pré -guerra.
Se analisar toda historicidade de evolução/retração de PIB , EUA, Japão e economias avançadas tiveram ciclos de crescimento/recessão.
A base de analise que fiz por óbvio foi de 2021.
E desde 2016 o PIB da Rússia apresentava crescimento modesto, o que Falei e você mesmo confirmou.
Nunca falei que a economia da Rússia estava no nível das economias desenvolvidas, não escrevi isso. Relatei que apresentava estabilidade e crescimento modesto mas estável. Ponto.
A economia russa teve um desempenho excelente de 2006-2012, graças ao boom das commodities e ao enorne investimento estrangeiro no país. De fato, a Rússia estava no rumo para se tornar um país rico. Porém, em 2014 Putin decidiu invadir a Ucrânia e tudo isso foi para o ralo.
Em 2017,2018, 2019 e 2021 o crescimento foi estável embora modesto. Em 2020 , ano da Pandemia global, a queda do PIB foi das menores no G20
Concordo com tua analise em relação ao boom econômico entre 2006-2012, está bem documentado.
Relendo meu comentário, acredito que deixei ambígua a parte do “foi pro ralo”. O que quis dizer é que o crescimento pós-2014 foi praticamente uma estagnação e a perspectiva do país se tornar rico simplesmente deixou de existir. Agora com as últimas sanções então, o futuro da Rússia não parece nem um pouco bom.
Sim, concordo com você. Depois de 2014 houve uma estagnação com crescimento modesto e agora haverá brutal recessão e dificuldades progressivas.
Inclusive, Putin anunciou que fará o mesmo programa de desenvolvimento da URSS pós Guerra Civil de 1918, que industrializou maciçamente o país e o catapultou como superpotência.
Porém o contexto atual é absurdamente diferente e dificilmente um maciço programa de desenvolvimento isolado vai funcionar, pelos seguintes fatores:
– em 1921 a economia global não era minimamente interconectada como atualmente
– o mundo atual vivencia uma revolução quaternária na estrutura econômica, com a inteligência artificial, cibernetica e robótica, de modo que o acesso a estas tecnologias será decisivo para qualquer perspectiva de desenvolvimento de um país. O isolamento da Rússia irá tornar o acesso a esse desenvolvimento muito precário e não dá para confiar tudo nos chineses.
– a Rússia pós revolução bolchevique se aproveitou de um enorme exército de reserva de mão de obra analfabeta e rural para promover gigantesca industrialização de base, abdicando da indústria de bens de consumo, formação de uma classe média e conforto à população, algo impensável na realidade social russa atual.
– a corrupção é um problema generalizado em todos os países do espaço pós soviético. Programas inúmeros são desperdiçados em redes de poder mafiosas, seja na Rússia, Ucrânia, Geórgia, Moldávia, Armênia, Quirguistão etc. Fora as autocracias , como Turcomenistão, Usbezquistao
Então o futuro é muito difícil para Rússia e UCRÂNIA.
PIB russo em 2020 era menor do que era em 2008.
Pouco importa sanções. Não há mais volta para a humanidade. Entramos em uma espiral que não há mais volta…
“Ó dia… ó céus… ó azar”
Infelizmente torcida e achismos não movem moinhos, os fatos são esses, os russos se enfiaram mim atoleiro, confiam que a China irá em seu socorro, mas ainda que os chineses transfiram seus negócios para a Rússia o mercado Ocidental continua maior e ainda detém a primazia mundial.
A maior vitória que o Ocidente vai obter é frear o crescimento da Rússia por anos, a Rússia engolir metade da Ucrânia não muda nada em termos de segurança para a Otan, agora poder frear a expansão Russa é uma vitória importante.
A cada dia que passa vejo que era exatamente isso que os Eua queriam.
Boa analise.
Parque industrial francês?? Alemanha ok, França está longe deste problema. Aproveita para estudar um pouquinho. A Rússia no que tange a fertilizantes também deixará de ser um player global. Vários projetos ao redor do mundo estão em andamento por motivos óbvios. Inclusive aqui no Brasil. Acabaram de inaugurar na Nigéria a maior planta africana de fertilizantes.
Aceite ou não, a Rússia irá empobrecer.
Um míssil atingiu a Yara International, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, que teve suas instalações destruídas em Kiev, na Ucrânia! rsrs já quebraram um fornecedor rsrss
Já se fez a pergunta, porque o Brasil importa e em vez de produzir fechou sua fabrica de fertilizantes? cresce azoado, tira o chapeu de aluminio da cabeça.
Não entendi. Você diz que um míssil russo atingiu uma fábrica de fertilizantes e dá risada? Isso é coisa de demente. E os civis que trabalhavam lá e não tem nada com isso?
“Estou fazendo tudo ao meu alcance para reduzir o preço do petróleo e do gás”, disse Biden. “Seu orçamento familiar, sua capacidade de encher seu tanque, não devem depender de um ditador que declara guerra e comete genocídio a meio mundo de distância.”
Vai comprar do Maduro, rsrsrsr, dos Iranianos, da Arábia Saudita, etc..etc…
Os preços do gás subiram quase US$ 0,70 por galão em um período de duas semanas após a invasão. Os preços na bomba se estabilizaram desde então, mas ainda são mais de US$ 4 por galão. Biden respondeu anunciando a liberação de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo do país para aumentar a oferta e baixar os preços.
Biden, irá decretar um imposto temporário sobre lucros inesperados das grandes empresas petrolíferas e os bilhões de dólares que a indústria vem arrecadando. rsrsrsr
A subsidiária da ExxonMobil, Exxon Neftegas Limited, tem participação em um projeto de petróleo e gás que gerou bilhões em pagamentos aos governos federal e regional da Rússia. A BP, por sua vez, possui um quinto da Rosneft, a petrolífera estatal russa, desde 2013, embora tenha dito que venderia sua participação.
A Shell tem participação em um projeto de petróleo e gás controlado pela empresa russa de energia Gazprom, enquanto a Chevron possui uma participação em um empreendimento de oleodutos lá.
Essas empresas estão em condições de lucrar com o ataque da Rússia à Ucrânia. Bombear petróleo custa a mesma quantia, mas agora eles podem vendê-lo a preços impulsionados pela guerra. Eles estão usando os lucros inesperados resultantes para aumentar os pagamentos aos acionistas por meio de recompras e dividendos.
rsrsrsr.
O governo americano armazena cerca de 700 milhões de barris de petróleo in natura, suficiente para suprir as necessidades do país por vários meses, não ano, além do que existe uma margem de segurança, uma hora tem que voltar a comprar no mercado, que se diga, essa reserva foi construida para segurança de manutenção da máquina americana de guerra em caso de conflito em que a linhas de abastecimentos externas são comprometidas rsrsrs.
Rapaz, tu responde p/ ti mesmo…
Vários executivos e analistas econômicos estão prevendo o colapso de parte da economia européia.
Inclusive, a maior fábrica petroquímica do continente (não lembro se da Bayer ou Basf) anunciou que pode fechar sem o gás russo.
E lembre-se.
Quando um sai, outro ocupa o espaço.
Os investimentos orientais (principalmente chineses) nesse setor pra os próximos anos estão na casa de US$ 450 bi, contra US$ 100 bi dos europeus.
Agora imagine a China com gás russo barato e a Europa com gás americano caríssimo.
Tudo flanelinha dos amerianos rsrsrsr, aí determinam que somos flanelinha dos russos, é!!! precisam justificar suas groselhadas.
Como é que dizem por aqui?, a grande mídia e o Posto Ipiranga, e os papagaios repetem “petroleo não é matéria prima estratégica”, vendam a Petrobrás rsrsr, e se dizem pelo Brasil.
Poderia rir com a groselhada desse pessoal, mais não dá, escondem suas tendências facistas atrás do que representa os EUA, como simbolo de uma democrácia.
Putin já entrou nessa jogada sabendo que a economia russa ia se ‘desligar’ do Ocidente e se voltar para o Oriente.
Faz parte da estratégia da NOM.
Perder 20 mil homens também era parte da estratégia?
NOM? Olha o nível…
De Lisboa a Vladivostok.
Deixa só a Rússia conseguir passar pela poderosa Ucrânia que o resto cai em 2 ou 3 dias.
”Poderosa Ucrânia” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Finlândia abriu um programa para a aquisição de milhares de drones, até a Sérvia está se afastando da Rússia e vai comprar Rafales e drones turcos.
A Sérvia se afastando da Rússia?
O sujeito que ganhou a eleição essa semana é aliado de Putin.
O mesmo que na Hungria.
E se Le Pen vencer na França, a U.E. racha de vez.
Já compraram drones chineses e não russos. Tem notícia aqui ou no Poder Aéreo. Não lembro onde li.
Vc está cada vez mais criativo Da Lua.
Outro dia eu falei que a Rússia ia pra casa do ca…. economicamente e apareceu um monte de teses afirmando o inverso.
Como eu disse…
Tese não ortodoxa que tira coelho de cartola, aqui no Brasil ja tivemos várias e todas deram no mesmo buraco de sempre.
O que dá certo é o feijão com arroz..
Vender mais, arrecadar mais e gastar menos.
A Rússia perdeu os seus principais clientes, vai tentar substituir pelos chinas que pagam bem menos e vão gastar bem mais com a guerra..
Matemática simples…
E ainda vão ter dificuldades em manter a produção industrial local, já que costumam usar maquinário europeu…
Putin não vai perder 1 centavo, continuará nos castelos dele luxuosos, vivendo do melhor e mandando recruta para morrer no front
A questão é saber até quando vai a vontade dos russos em bancar a guerra iniciada por Vladimir Putin…
Os ucranianos não tem muita escolha, pois é o seu país que foi invadido, enquanto para os russos, eles podem se perguntar:
“Por que precisamos estar na Ucrânia?”
O Ocidente irá fazer de tudo pra financiar a Ucrânia, pois a OTAN tem a chance de derrotar a ameaça do exército russo sem precisar arriscar a vida de seus soldados, essa guerra por procuração é uma grande oportunidade para a Europa/EUA, coitado dos ucranianos.
A guerra entre URSS e Afeganistão, foi um entre outros tantos fatores que causou sua queda. Essa guerra da Ucrânia não significa a queda da Russia, mas sim o inicio da queda do Pudin.
Euronews
Popularidade de Putin na Rússia sobe com guerra na Ucrânia.
Complementando
Euronews Português
Popularidade de Putin na Rússia sobe com guerra na Ucrânia
seg., 11 de abril de 2022 3:59 PM
Taxa de popularidade dispara de 63 para 83%.
Enquanto isso a aprovação ao governo BIDEN “despenca” 🙁
(Reuters)
Enquanto em um país as pesquisas são livres, no outro…ja se sabe o que acontece se divulga algo fora do desejado pelo Governo.
Esta guerra é essencialmente uma guerra pelo controlo dos recursos da Ucrânia.
A Ucrânia é neste momento um pais pobre, mas possuía todas as condições para vir a ser um pais com um grau de desenvolvimento ao nível da Europa.
A Ucrânia possuía grandes bolsas de gás natural nas zonas separatistas do Lugansk e Donetsk e ao longo da costa do mar negro.
Com a aproximação da Ucrânia ao Ocidente, Putin previu que a Europa trocasse a energia e as “commodities” agrícolas russas pelas da Ucrânia, quebrando assim a coluna vertebral da economia russa.
Prevendo isto, a única solução que encontrou foi acabar com a concorrência que a Ucrânia podia significar.
O resultado está á vista, inflação em todo o mundo, derivado á falta de petróleo, e de produtos agrícolas nomeadamente trigo.
Há países que podem vir a passar fome.
Além disso, Putin organizou a destabilização de países em Africa produtores de matérias-primas, tem influencia na Síria, Angola, Republica Centro Africana, Moçambique.
Tem influencia no Irão, apoia os terroristas do Iémen contra a Arábia Saudita.
A estratégia dele é ter o máximo controlo possível sobre os recursos energéticos e matérias-primas. A visita de Bolsonaro a Moscovo, não foi por acaso.
Isto pode ser o pronuncio de um conflito mundial pelo controlo e acesso ás matérias-primas, base das economias mundiais.
Basta ver os índices de inflação por esse mundo fora. Se as principais economias mundiais forem atingidas, vamos todos andar á porrada.
Putin é o Hitler do século 21, até a China já tem receio do perigo que ele representa.
Se ele fala 10% não é menos que 20!
Rússia tem, segundo alguns estudos, 25% de todos os recursos naturais da Terra. Ninguém pode ignorar isso por muito tempo. A China agradece ao ocidente por ter recursos naturais russos barato. Vovô Biden já estava bravo porque os EUA estão experimentando a maior inflação dos últimos 40 anos. Putin é um ditador e não vai a lugar nenhum. Já as atuais lideranças estão com seus dias contados. Bolsonaro que abra bem o olho, porque quem trabalha com agricultura sabe que o quem vem por aí é de arrepiar. Preços na estratosfera.
OFF
Jornal Sueco relata que a Primeira-Ministra do país tomou a decisão de aplicar pela entrada da Suécia na OTAN em junho. Movimento que chega no mesmo momento em que a Finlândia discute seriamente a possibilidade de fazer o mesmo (inclusive, os dois países tem uma coletiva de imprensa conjunta sobre o assunto marcada para essa semana).
https://www.svd.se/a/Wj5gW2/uppgifter-till-svd-magdalena-andersson-vill-ga-med-i-nato-i-juni
Putin sendo colocado em cheque mate, se não agir vai provar que o argumento de que invadiu a Ucrânia pela segurança da Rússia é mentira, se atacar os 2 países para provar seu argumento vai perder a guerra na Ucrânia pois é impossível lutar 2 frontes tão distantes com a logística que possuem.
Detalhe que não são só dois países, afinal, a Finlândia é membro da UE, que possuí uma cláusula similar ao artigo 5º da OTAN.
Se a Rússia divulga alguma informação, pode ter certeza que é totalmente o contrário.
Arrisco dizer que o prejuízo é maior.
Mais de 1000 (mil) fuzileiros navais ucranianos se renderam em Mariupol, notícia de ontem e hj. Seguem os vídeos: https://southfront.org/1000-ukrainian-soldiers-surrendered-in-mariupol-afu-counterattacks-in-kharkiv/. Os ratos do AZOV que ainda rastejam pela cidade vão acabar morrendo de inanição ou vão suicidar mesmo. É aquele ditado: “quem não deve não teme!”, e esses DEVEM E MUITO!, e fora o q eles são e já fizeram com moradores, com certeza os russos já identificaram os sujeitos que torturaram e mataram prisioneiros russos. Tomara que esses sejam pegos com vida.
Guerra de conquista cara para a Rússia. Será que o saldo será positivo para ela no final?
Caríssima. Erro histórico essa invasão. Eu não misturo as coisas, como sempre falei: antes da invasão Putin tinha tudo nas mãos e a economia russa era uma das q mais crescia no mundo. A Ucrânia não ia entrar na UE muito menos na OTAN facilmente. Porém, depois q a m. está feita é tentar corrigir o máximo. Deixar a Ucrânia virar mais uma plataforma militar americana na fronteira russa é, evidentemente, inadmissível, e eu acho q isso ficou bem claro para todos.
Calma cidadão. Quanto ódio nesse coraçãozinho.
Ódio é o q a imprensa forçou e força todos a terem contra os russos, isso é mais do q claro. Quanto aos militares regulares ucranianos eu espero, como vejo q já está acontecendo, q sejam tratados com respeito. Aos paramilitares do AZOV, aos oficiais da OTAN e demais mercenários, os verdadeiros culpados desse conflito, q eles tenham o mais pesado e exemplar castigo.
Os militantes de esquerda ainda estão em estado de negação, quase 50 dias depois. Que alivio cômico para essa guerra.
Ja vi comentários justificando com a guerra o buraco que o Brasil se encontra.
Sendo que essa guerra aumentou o preço de commodites e o país exporta isso.
A corrosão das instituições e a crise econômica é de responsabilidade de Jair Bolsonaro e da câmara de deputados
Se a Rússia resistir às sanções como vem resistindo, dificilmente a Rússia cairá, e os EUA assim como a OTAN, não terão êxito, e sequer conseguirão ”sufocar” a Rússia.