Macron vence Le Pen, mas extrema-direita ainda tem chances no segundo turno na França
Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen vão reeditar no próximo dia 24 o segundo turno da eleição presidencial de 2017.
Com 97% dos votos apurados, Macron lidera com 27,60%, seguido de Le Pen, com 23,41%. O candidato do partido de esquerda França Insubmissa, Jean-Luc Mélénchon — terceiro colocado, com 21,95% —, não manifestou explicitamente seu apoio a Macron, mas disse que “não se deve dar um único voto a Le Pen”.
Candidatos de direita, verdes, socialistas e comunistas pediram votos para o presidente, reeditando a chamada ‘frente republicana’, enquanto o também ultradireitista Éric Zemmour, que teve 7% dos votos, declarou apoio a Le Pen.
A candidata de extrema-direita disse “ver a esperança, a esperança que se levanta no país. Dia 24 de Abril, será uma escolha fundamental entre duas visões opostas do país: por um lado a divisão e a desordem, do outro a união dos franceses à volta da justiça social e a garantia de um quadro fraternal. (…) Todos os que não votaram Macron, têm por vocação juntarem-se à União [Nacional]”.
“O que se decide em 24 de Abril é uma escolha de sociedade e mesmo uma escolha de civilização”, acrescentou Marine Le Pen que promete ser “a presidente de todos os franceses”.
Le Pen prometeu ainda “colocar a França em ordem em cinco anos”.
Os resultados completos podem ser vistos aqui:
FONTE: UOL/RFI
Eu não conheço a política francesa, mas para a imprensa tudo que não é de esquerda e centro esquerda é extrema direita…
Fica difícil de avaliar..
Seu entendimento está equivocado. Após a proclamação do resultado das eleições, os líderes da direita, centro-direita, centro, centro-esquerda e esquerda francesas se manifestaram a favor do Macron. Marine Le Pen, assim como seu pai, Jean-Marie Le Pen, se situam na extrema-direita.
Aqui está todo mundo com o Lulla…
Faz do Bolsonaro extrema direita ? Para a imprensa sim..
Na realidade está longe.
Não manifestei nenhuma opinião sobre nosso quadro eleitoral. A imprensa, analistas, cientistas políticos, assim como as pessoas em geral, situam os políticos dentro do espectro ideológico, em função de suas ideias, suas posturas e suas falas. Marine Le Pen, assim como seu pai, Jean-Marie Le Pen, sempre se situaram na extrema-direita. Agora, se ela está mundo seu posicionamento político-ideológico para obter votos, como é o caso, não será a primeira nem a última vez que tal fato ocorre.
Não velho…
Mas é a mesma coisa…
Você vê aqui pelos olhos da imprensa de lá..
Era a mesma coisa com o Trump..
Extrema direita pura e dura, daquela com racistas, xenófobos e nazis.
Se Le Pen e Bolsonaro não são extrema-direita, eu já não sei mais o que é extrema-direita…
Me fala uma atitude de extrema direita, contra minorias que o Bolsonaro tenha tomado ?
Talvez você tenha noção do que seja a extrema-direita ao ser informado de que o filho de um certo “presidente” de uma nação ao sul do mundo, não sei se o 02 ou o 03, debocha de uma mulher torturada que, à época da ditadura no Brasil, foi posta nua em um quarto escuro com uma cobra.
Então é só se informar. Marine Le pen, é filha de J.M. Le pen, racista, xenófobo, anti Europa, aliás anti-sistema. Seus discursos cheios de ódio não permite qualquer outra interpretação.
Tem gente que pensa que todos esses adjetivos que você elencou é liberdade de opinião e isso não tem nada haver com extrema direita kkkk ou é incapacidade cognitiva ou então desonestidade moral, a hipocrisia é o esconderijo dos rábulas.
Deixa de ser … então na sua concepção não existe extrema direita? Esse povo que só se informa por blogs é triste.
Vou falar de outro jeito para não dificultar o entendimento, a extrema direita reproduz valores reacionário como esses que você pontuo, é um retrocesso civilizatório, ela não é causa é efeito, mas ai o papo sai do escopo do post.
E a esquerda ( nem precisa ser extrema) e treinada para vender o veneno na embalagem do remédio. O caos social como meio de ferramenta revolucionária. Seguem por exemplo as teorias de Hebert Marcuse consideram crime, banditismo degeneração social e até o terror como ferramentas revolucionárias.
Aqui no Brasil é liberdade de expressão, desde que seja vindo da esquerda.
Claro quem quer fechar supremo e orçamento secreto no parlamento é quem mesmo??
Bom…
Quem diz querer tacar fogo e mandar gente para o paredão não é a direita..
E eu nunca vi acontecer nada com quem diz algo do tipo.
Kkkkkkk vai ler sobre Che Guevara e outros escrotos
O que é ser anti-europa ?
Isso
Não entendi velho…
Ser contra a União Europeia e o Euro.
Só isto ? ahahaha
Em mais alguns anos ser heterossexual e trabalhar de segunda a sexta vai ser de “extrema direita” ser cristão já e.
Já trabalhei em empresa que eu era o “reaça” pq eu cumpria horário e prazo de entrega de projetos.
Extrema direita uma ova!
Jornalistas progressista, esquerdista, vulgos freirianos. Estes adoram rotular o que não é alinhado com a patota, já vão chamando de radical, extremo… Não conseguem ser isentos. Ai é dose!
Esqueça a imprensa e leia pelo menos um discurso de Marine Le Pen ou de seu pai Jean-Marie Le Pen.
Esqueça amigo. Esse amigo acima é mais um “boizinho” do rebanho de bobo da corte aqui do Brasil !
Lá vem mais um que adora rótulos.
Não enxerga um palmo do nariz que atravessando o canal aconteceu um tal de Brexit e a onda direitista na Europa afora…
Então a França tá a um passo da ditadura?! Çei!
🤪🤪🤪
Caro Joelson. Le Penn defende o fim do euro e a ruptura dos acordos em torno da União Européia, caracterizando um discurso extremamente nacionalista. Ela é contra a imigração e defende a expulsão dos imigrantes ilegais, inclusive denunciando uma invasão de imigrantes muçulmanos. Ela defende a restauração da pena de morte. É contra o livre comércio e defende o isolamento comercial da França. Ela é contra o Estado oferecer serviços de saúde e educação para imigrantes ilegais e seus filhos. Ela propõe um imposto aos empregadores que tiverem funcionários estrangeiros. Ampliação da política de aprisionamento. Estas propostas são características de uma extrema direita.
Que coincidência.
Os mesmos que defendem Putin, dizem que os Le Pen não são de extrema direita…
Caro Hcosta. Eu acho que as existem pessoas que defendem Putint e acham Le Penn de extrema-direita e outras, como eu, que condenam a guerra na Ucrânia e acreditam que a solução para o problema entre a Rússia e a Ucrãncia será resolvido pela via diplomática e que também acham Le Penn de extrema direita. Eu desconheço que ache que Le Penn seja de esquerda.
Sabe qual é a questão? E já comentei aqui várias vezes.
Não é esquerda/direita, é ditadura/democracia.
A visão esquerda/direita é uma simplificação, mas tem a sua utilidade e valor, apesar de achar que estão cada vez mais próximos como a social democracia demonstra.
Os que defendem a ditadura, já são de um outro campeonato.
Do meu ponto de vista, nada mais natural que haja populistas e não só, a apoiarem Putin.
Talvez seja mais importante para estes senhores ter um estado autoritário do que ter um estado mais pequeno, por exemplo.
Putin é um ídolo dos populistas. Isso só vem demonstrar que o esquerda/direita não serve para estas questões. Isso é somente no contexto de uma democracia.
Este populismo é uma questão mais básica…
Justamente, sr. Camargoer. Ela não é, nunca foi e nunca será de esquerda porque age e fala (não quero nem imaginar o que pensa) com as prerrogativas da extrema-direita.
Faz o seguinte vá visitar a França, veja de perto o resultado dessa politica de braços abertos para imigrantes, talvez você comece a entender o porque de muito franceses e outros europeus serem contra a essa politica, quero ver se ainda continuara a defender essa retórica, agora se mesmo assim você continuar a defender esse discursinho politicamente correto nem vale a pena debater, talvez não saiba mas o mundo real é muito diferente, sugiro que saia um pouco do mundo do faz de conta e vá ver como é a realidade.
Sao os problemas do populismo da esquerda, que só serão ampliados com o populismo da direita, simples assim, responsabilidade desse tipo de gente é igual pé de cobra.
A França não tem uma política de portas abertas.
E qual foi o resultado dessa suposta política?
Não tem “uma politica de portas abertas” kkkkkkk, já vi que você conhece mesmo sobre o assunto, mas como disse vá, visite e só então tire as suas conclusões “as suas”, eu fui, eu presenciei, não foi o tempo ideal mas lhe garanto que uma experiência como essa certamente lhe fara mudar essa visão crítica aos franceses e europeus que são contrários a essa politica que você afirmou que não existe, quando você conhecer o problema de perto entenderá o tamanho do imbróglio, confesso que me surpreendeu muito, mas muito mesmo e essa surpresa infelizmente foi bastante negativa.
O senhor faz uma visita, vê muitas pessoas de raça negra e outras, algumas mal educadas e, de repente, a sociedade Francesa entrou em decadência? Vai começar uma invasão ou uma guerra civil e a destruição da França?
Ou talvez uma crise económica?
Se conhecer melhor a história da França talvez compreenda melhor e veja como isso é um sinal de identidade multinacional e de progresso .
Sabe qual é a maior ilusão destes movimentos populistas? É usar questões irrelevantes, como os imigrantes e outras, como se fossem a causa para todos os problemas da sociedade. Não o são.
kkkkkkkkkk nada como se basear em informações da internet, geram avaliações precisas como a sua, sem querer menosprezar o seu conhecimento sobre história mas qual o período que você frequentou o colégio, dependendo da sua resposta terei a minha, saudações.
índices de violência subindo, áreas que a polícia não entra, estupros na maior parte das vezes sendo feitos por imigrantes, isso não é progresso, a não ser que progresso seja crimes em massa e falta de regras, pra mim progresso é se essas pessoas trouxessem o melhor de sua cultura, e respeitassem as pessoas que já vivem ali. não sou contra imigração e por mim não existiria barreira no mundo, mas o que eu vejo acontecer é que fingem não ver os crimes de imigrantes , não importa da onde o teu vizinho, importa é se ele te respeita. e a França tem culpa nessa situação, bombardearam a Libia e é por lá que tá vindo os imigrantes na maioria dos casos.
Acho que voce deveria visitar a França antes de postar bobagem.
já não basta um, que em três comentários não deu um exemplo dos problemas da emigração e que se baseia numa visita que fez e é assim porque eu digo que é, outro baseado em mentiras, como o aumento de estupros e da violência, agora vem o senhor dizer que deveria visitar a França?
Eu pelo menos perguntei qual foi a fonte de informação e pelos vistos é tudo baseado em “achismos” e propaganda de populistas.
E muitos não sabem a diferença entre população Francesa, originária das colónias, com gerações já nascidas na França, emigrantes económicos e refugiados. E estes dois últimos não têm nenhuma influência sobre essas questões.
Os problemas de criminalidade em certas zonas se relacionam com questões sociais, muito semelhantes aos EUA, como a pobreza. São na sua grande maioria pessoas de 2 ou 3ª geração a viver na França e não refugiados ou emigrantes responsáveis por alguns conflitos/protestos.
Faz lembrar na campanha de Trump em que usaram imagens de confrontos de supostos emigrantes e a polícia na França para demonstrar o perigo dos emigrantes e o perigo que estes representam, neste caso, os latinos americanos. O problema é que as imagens não eram da França mas sim dos EUA e não eram emigrantes mas sim da população negra em protestos. E os idiotas que apoiam Trump muito assustados com a emigração…
E o senhor não me conhece de lado nenhum. Bobagem é o seu comentário que não acrescenta nada.
Estou esperando você ir visitar, assim não será necessário dar exemplos, mas para uma pessoa que se baseia em informações de internet tem muito material basta passar da primeira página de pesquisa.
Eu não queria chegar a este ponto mas já fui algumas vezes à França. E quem lhe diz que eu sou Brasileiro?
Agora chegamos ao ponto em que alguém faz uma viagem à França e de repente temos todos de concordar com o que o senhor diz.
E como falei no comentário anterior o senhor não me conhece de lado nenhum. E já fez vários comentários e em nenhum deles apresentou algum argumento, apenas de que viajou para lá.
Que bom, já que conhece bem a França e pelo visto outros países do continente sabe dos problemas, sua resposta esclarece minha duvida, uma pessoa com bastante conhecimento sobre o tema alegar que os fatos não ocorrem, tá me parecendo que é um… como é aquela palavrinha que vocês adoram rotular os outros, á tá lembrei “NEGACIONISTA” saudações “europeu” errante kkkkkkk.
Caro patrício, não se iluda apesar de estarem localizados geograficamente no velho mundo, se resume só a isto mesmo uma questão de geografia, pois sabes bem como vocês são considerados e tratados aí na lacrolândia.
Galera, o debate é sempre positivo, desde que com argumentos. Já fui na França, e sim, vc tem razão sobre isso. Penso que nenhum país deve ser obrigado a receber quem não quer, ou quem sequer foi convidado. Claro que há um imperativo humanitário, mas fazer o quê. Ninguém vai conseguir resolver todos os problemas do mundo, então concordo que nenhum país deve ser obrigado a receber imigrantes que não quer. A questão não é essa, mas o radicalismo que Le Pen aborda o problema. Ódio, só desperta mais ódio, e a democracia serve justamente para se buscar consensos. Sou de centro, tenho opinião sobre tudo, mas opiniões equilibradas, e creio que é isso que falta no mundo e no Brasil.
Caro José. De fato, assim que a pandemia permitir espero visitar a França, Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia… também espero visitar o Cairo, Londres, Moscou, Jerusalém, Beijing, Havana, Washington… Buenos Aires, Santiago.. Tokyo, Nara, Kyoto, Osaka… lugares lindos. Também espero que você tenha a chance de visitar todos estes lugares.
Só se o nove-dedos voltar pra sua mamata poder voltar também.
Provavelmente na sua cabeça eu ter feito a sugestão de viajar até a França ou outro país tenha soado com algo arrogante, sinto muito se assim entendeu, cada um interpreta como lhe é conveniente, mas no fundo a sugestão foi para você ou outro presenciar como são as coisas de verdade mundo afora, em especial na lacrolândia, ver de perto mesmo para depois conhecendo realmente os fatos formar uma opinião sobre o que acontece e não ficar se baseando em informações fornecidas por terceiros inclusive a minha, até porque cidadão só não viaja quem não quer afinal o parcelamento foi criado para realizarmos nossos desejos nem que sejam parcelados pelo resto de nossas vidas.
Caro José. Sua sugestão de visitar outros países é ótima e eu concordei com você. Espero mesmo visitar todos estes lugares e muitos outros. Pode demorar muitos anos, mas quero muito fazer todas estas viagens. A sua ideia é muito boa. Contudo, acho improvável que qualquer pessoa consiga entender um país estrangeiro sem viver lá por anos e anos, adotando o cultura local como sua. Quem já teve esta oportunidade de ser residente em outro país sabe que um estrangeiro sempre será um estrangeiro, independente do tempo e do esforço que faça para se integrar ao novo país. Como exemplo desta dificuldade, basta lembrar que mesmo os brasileiros têm limites para entender amplamente o que é ser brasileiro (eventualmente, é preciso morar fora do país para perceber isso).
Está aí um ponto de concordância, bato sempre nessa tecla com os amigos não importa se você é branco, negro, amarelo, etc. milionário, rico, pobre, etc., você sempre será um estrangeiro, e lhe garanto que somos um dos poucos povos que costumam tratar razoavelmente bem estrangeiros, os europeus são um ótimo exemplo de que estrangeiro é e sempre será um estrangeiro mesmo entre eles, italianos e alemães não suportam franceses e vice versa, argentinos com toda sua soberba são odiados na Europa e por aí vai, para resumir só somos bem aceitos entre os nossos.
Ótima colocação
Não. Extrema direita é defender autoritarismo e fascismo que não são a mesma coisa.
Aprendam esquerdistas, propostas não fazem um pessoas ser extremista mas sim atitudes e opiniões. Mas é claro que vocês gostam de usar esse argumento pois qualquer um que não defenda um cartilhazinha pode ser chamado de extrema direita.
No mais eu acho que a Le Penn tem sim um caractere extremista, quando você olha todas a carreira politica dela mas atualmente ela se mostrar como uma populista de direita.
Eu particularmente não defendo populistas, 90% são autoritários quando a maré não é favorável. Mas também eu sou contra seu argumento de taxar ouros de extremista simplesmente por ideias se opõem a tudo que você (de esquerda) “Acha” que é universal mas não é.
O mesmo vale o oposto, quando liberal da faria lima chama qualquer pessoa mais progressista de extremista, simplesmente porque essa pessoa defende ideias veementemente opostas.
Caro Augusto. Todo fascista é um extremista de direita. Concordo com você. Nem todo extremista de direita é um fascista. Recomendo um excelente livro “Introdução ao Fascismo”. È um clássico
Concordo. Quanto menos líderes com essa postura xenófoba, consequentemente ultra-nacionalista forem eleitos, melhor. O Nazismo e o Fascismo deixaram muitas sementes por aí, às vezes alguma brota, infelizmente.
Qual a diferença entre um ultra-nacionalista e um nacionalista?
Xenofobia, ou seja, gostar de seu próprio país (nacionalista), não implica, obrigatoriamente, em odiar pessoas que nasceram em outros países, ao contrário do ultra-nacionalismo pregado por Marine Le Pen.
Seria ter raiva das pessoas de outras nacionalidades estando elas em outros países ou só atinge os imigrantes e, caso positivo, atinge somente os ilegais ou todos?
Caro Daniel. Alguém pode odiar todos os estrangeiros, pode odiar os estrangeiros ilegais, pode odiar os estrangeiros de uma dada etinia, pode odiar os estrangeiros de uma dada religião, pode odiar os estrangeiros de uma dada região do mundo…. o extremista xenofóbico é um ser que se movimenta pelo ódio ao diferente.
Caro Camargoer é necessário analisar um pouco mais a fundo essa questão, aparentemente são 2 fatores que mais contribuem para esse “ódio”, um deles é o cultural, quantas pessoas você conhece que estudaram a cultura do país para onde iriam viajar/morar para não cometer atos que desrespeitassem os costumes daquele povo, esquecemos que estamos na casa dos outros, não pensamos mas nossas ações podem ser bastante ofensivas para outros, os turistas, os imigrantes, os emigrantes é que tem a obrigação de se adaptar a cultura do local para onde vão e não o contrário, outro ponto é o financeiro, quando tratamos de refugiados, imigrantes ilegais invariavelmente os governos tem que arcar com os custos para manter esses, e basicamente se tira dinheiro dos impostos pagos pela população para “ajudar” esses estrangeiros, gostando ou não é natural isso gerar um sentimento de revolta, ou você conhece alguém que não se importa de trabalhar e pagar seus impostos e ter seu dinheiro sendo usado para sustentar pessoas que sequer são de seu país, coloquei de forma sucinta esses pontos para não estender demais.
Errada n tá.
Caro Camargoer.
Biden mantem praticamente as mesmas leis de Trump quanto a imigrantes ilegais. O Laranjão era taxado de extremista, o Bidê não!
A questão muçulmana da Europa é um vírus mortal que está encubado, quando eclodir será tarde!
Do comércio, vide Brexit a 1h deles com uma POP da Honda.
Uma ou outra lei pode ser extrema, mas não define o todo como extrema direita, até porque depende do parlamento. Concordo que há exageros, mas a questão não está necessariamente na lei, mas de quem partiu ela, infelizmente.
E essa situação demonstra a diferença entre Trump e qualquer outro presidente.
Trump com as mesmas leis incentivou o racismo e os maus tratos a esses imigrantes e levou ao extremo as medidas dissuasoras, como a separação de crianças dos pais e as condições em que foram colocadas.
Biden, com as mesmas leis, já teve uma outra atitude, condenando uma carga policial sobre os imigrantes, entre outros exemplos.
Quantas notícias houveram do governo Biden acerca desta questão?
É um bom exemplo de populismo. Aproveitou uma questão, que existe há décadas, e transformou numa causa para todos os males dos EUA. E com isso ganha os votos da extrema direita e dos anti-democracia.
Só o último paragrafo já denota sua linha de pensamento. Deve elogiar a saúde de Cuba e gosta de gente Madura e no mínimo deve ter um Apple, só pode.
Essa notícia abaixo desmonta toda sua narrativa.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2020/latinos-reforcam-margem-de-vitoria-de-trump-na-florida/
Não, até confirma o que digo. Nesse caso usou, mais uma vez, o discurso do ódio para ganhar os votos dos opositores do regime Cubano.
E agora ser contra Trump, um populista que apoiou e é apoiado por racistas/nazis, entre outras coisas, é ser a favor de o regime de Cuba e da Venezuela?
Abra os seus horizontes. Trump não representa toda a direita nem Cuba e Venezuela representam a esquerda.
Aliás, os três representam movimentos anti democráticos, uns mais evoluídos do que os outros.
Caro Joelson. Sem entrar na comparação das diferenças entre Biden e Trump, que são muitas, e das semelhanças que também são muitas, acho difícil colocar os dois no mesmo local ideológico do espectro político. De fato, Biden tem sido criticado por manter a mesma politica de imigração de Trump e por ainda manter a mesma politica com os prisioneiros em Guantanamo. O que torna Le Penn uma política de extrema-direita são várias coisas. O fato dela defender a redução de impostos da camada mais pobre da população francesa não a torna uma socialista, mesmo eu concordando com essa ideia.
E é legal ficar com imigrantes ilegais ?
Na prática ninguém é contra imigração, o que em geral as pessoas são contra é imigração em massa e de gente sem qualificação profissional, o que só acaba engrossando problemas sociais.
Caro Rodrigo. Acho um equívoco considerar que um imigrante ilegal é necessariamente um criminoso. Primeiro, é preciso entender o que leva uma pessoa a deixar o seu país e buscar trabalho em outro país, inclusive se sujeitando aos achaques por ser ilegal. Obviamente, esta pessoa está buscando uma condição de vida mais adequada que aquela que tinha em seu país de origem. É bastante equivocada a ideia que um imigrante ilegal é um peso social. Feitas as contas, o imigrante ilegal desfruta de menos direitos e privilégios que um imigrante legal ou um cidadão local, mas acaba produzindo a mesma quantidade de trabalho (ou até mais em muitos casos por se sujeitar á jornadas de trabalho mais longas e salários menores, sem previdência ou encargos sociais). Um imigrante ilegal se torna um problema social quanto a taxa de desemprego no país onde vive é alta, mas neste caso todo desempregado é um problema social. Portanto, o problema social é o desempregado em uma economia em recessão. Em uma economia em expansão, toda mão de obra muito ou pouco qualificada gera mais riqueza pelo seu trabalho que o seu custo social. Aliás, todo indivíduo que exerce um trabalho gera mais riqueza que o seu próprio custo, o que é a base do capitalismo.
Não é necessariamente um criminoso nem eu falei isto, mas é um vulnerável social a mais que precisa de assistência do estado.
Já bastam os locais que precisam ser atendidos.
Você n liga para isto, porque você é funcionário público..
A parte recebedora do DARF, eu sou a parte pagadora dele, como todo dia 10… meu dia de pagar os impostos.
Caro Rodrigo. Todo assalariado no Brasil paga IRPF e todo consumidor no Brasil paga ICMS, ISS e IPI. Todo assalariado no Brasil tem desconto em folha de sua contribuição previdenciária, seja ele CLT ou estatutário. De onde você tirou a informação que um funcionário público não paga imposto? E por que um professor de uma escola pública é custo para a sociedade e um professor de escola privada é não? Ou por que um médico de plano de saúde é gerador de riqueza e um médico de um posto de saúde é um gerador de custo?
pra mim é de esqueda, um estado gigante e inchado se metendo em tudo, pra mim extrema direita é libertário.
Caro Carlos. O campo político pode ser simplificado empregando dois eixos. Horizontalmente dividindo o espectro ideológico entre esquerda e direita. Verticalmente, dividindo os regimes entre democráticos e não-democrático (pode ser autoritários ou ditaduras… a ideia é a mesma). Deste modo, existem quatro quadrantes. De um lado, o campo democrático pode ser dividido entre direita e esquerda. Do outro os regimes não-democráticos podem ser divididos entre extrema esquerda e extrema direita (não faz sentido imaginar um regime de extrema direita ou extrema esquerda que fossem democráticos). Considerando que a extrema direita representa um regime não-democrático, isso seria o contrário de um regime libertário já que um regime não democrático é essencialmente um regime opressor. QED.
Deveria lavar a sua boca com cloro antes de zombar de Paulo Freire.
Va carpir um lote rapaz
Caro você lá sabe o que é carpir, aliás sabe o que é trabalhar, deveria ser crime usar a palavra trabalho em vão, pois trabalho na boca de um doutrinado do pf soa no mínimo como uma piada “preconceituosa” como diriam vocês.
Sempre lavei louça, banheiro, quintal, estendo roupa no varal, isso desde meus 9, 10 anos até hoje (ajudo minha mulher)!
Já vendi picolé para comprar linha, seda e bambu!
Já subi em gaiola de caminhão de cana para ir jogar bola no campim da usina.
Ah.. estudei de manhã e quando acabava a aula de Moral e Cívica (saudades), eu ajudava meu tipo que estava colocando pisos na minha casa, tipo um ajudante de pedreiro.
Hoje graças a Deus sou classe média e ela incomoda muito!
Garanto a você que essa geração Freiriana é um desastre frente a minha! Não estou zombando, é fato!
kkkkkkk paulo freire kkkkk
Precisamos de equilíbrio social e democracia participativa, consequentemente nem extrema-direita nem extrema-esquerda, muito menos o “populismo” que permeia os discursos dos políticos que se encontram nessas duas extremidades.
Sintese : Isentão !!!
De forma nenhuma! Na hora de votar evito escolher candidatos que se situem nos extremos do espectro ideológico, tanto à esquerda, quanto à direita, e isso não significa “isenção”.
sintese: Inteligente
Macron já ganhou, só interpretar os números.
Marie Le Pen pode dar reviravolta nessa nova onda de união na Europa, por isso o desespero de muitos meios midiáticos e de grupos políticos de tentar isolar e taxar ela como algo “ruim”.
Discurso de união de Marine Le Pen, filha de Jean-Marie Le Pen? Leia o que ambos falaram ou escreveram ao longo de suas respectivas vidas públicas.
De acordo com a sua argumentação depreende-se que a “união” é algo ruim; enquanto a “desunião”, é algo bom.
Que bom “cidadão” deve ser você.
A União Europeia teve a função primordial acabar com as guerras entre os Estados Europeus, qual foi a ultima guerra entre algum estado que faz parte da UE? Leiam direito, entre estados integrantes da UE!
Respondo: a 2a Guerra.
Não tiro a argumentação de alguns europeus quanto ao inchaço burocrático criado na tentativa de equalizar os interesses, mas isto pode e deve ser resolvido pela diplomacia.
O problema de imigração tem dois pontos principais:
– o envelhecimento e baixa natalidade dos nativos europeus (e já vou avisando isto nao é um problema, é apenas uma questão de planejamento familiar);
– e a baixa velocidade de integração dos imigrantes a sociedade onde vivem (normalmente criam se guetos, nosso ex. Bairro da Liberdade, ou Brás).
Algumas cidades alemas tem planos de integração, principalmente focado nas crianças, aumentando a oferta de cursos, para que elas fiquem mais tempo na escola, permanecendo junto as outras crianças, criando vínculos e melhorando o alemão delas, e depois elas levam este aprendizado para casa, influenciando a integração.
É um trabalho de formiga, demorado, mas é o único caminho.
Ser mulçumano, ser xintoísta, ser cristão, ser branco, ser preto, ser andoriando albino, nao deveria ser importante, o importante a pessoa se sentir integrante da comunidade onde vive.
Fico feliz pela França, e espero que Macron vença no segundo turno..
O mundo não precisa destes políticos de extrema direita no poder.
Aqui no Brasil só deu mer*$#@da.
Uau, que malvada essa extrema-direita! É mto extrema! Invadem casas, propriedades, tacam fogo em prédios públicos, fazem bonecos dos políticos de oposição e tocam fogo neles tb, como que telegrafando seus sonhos… Se aliam às FARC, a narcotraficantes, volta e meia tramam uma revolução armada, sonham com paredóns! kkkk
Outros alimentam milicianos, narcomilicianos, grupos de extermínio, grileiros, pastores malandros, e parasitas estrangeiros
Poisé amigo, a diferença é que um já tem essa idéia e falam ela, pregam ela e fazem..(e negando). O outro você e os admiradores da primeira criaram e alimentam…
A primeira é do comentário do chevalier… a segunda é a sua… Passar bem
Em suma você é daqueles que acham o seu bandido menos bandido que o bandido do outro.
Poisé.. se tu soubesse o que penso sobre bandido e oque merecem se não falava isso… Sou daqueles que sim detestam bandido.. muito mais aquele que roubou e continua roubando e diz ter pena de muleque de 14/15 anos que é “violent…ado” pela polícia… Por que roubou um celular… Esse eu detesto e pelo visto tu ama os dois…. Francamente. E mais, se o cara roubou ele vai pra onde mesmo…. Pedrinhas aquele vídeo sabe😂 pra lá também…. Eu não vou.. não roubei e não apoio roubo de ninguém.. passar bem meu amigo… Sem mais
Tipo KKK, Nação Ariana, nazistas skinheads e afins? Para com isso.
esculachou lindamente, vai ter gente rasgando a calcinha agora.
A França é um exemplo de como a sociedade europeia (e ocidental) está rachando.
E as dificuldades relacionadas à guerra da Ucrânia ainda nem começaram a fazer efeito.
E elas serão enormes e duradouras.
Engraçado, essa “rachadura” não se manifestou na condenação à invasão na Ucrânia, assim como nas sanções que estão sendo impostas à Rússia.
Parece que os dois maiores França e Alemanha “já que Inglaterra saiu do tal bloco sólido” só foram demonstrar algum apoio depois, muito depois, e ainda assim depois de muita pressão dos EUA ou não?
Pelo amor pessoal. Os extremos são mais parecidos que diferentes. O conceito de democracia é justamente o consenso, o acordo. Todos os países avançados são democracias pujantes. Devemos repudiar a extrema direita com a mesma força que a extrema esquerda. A razão está no equilíbrio.
O ¨Santo¨ que era isentão, centro ou seja lá o que vcs acha que são, não concorda com isso.
É verdade amigo, mas sinceramente depois das ultimas eleições presidenciais no Brasil você ainda acredita nesse equilíbrio, o espectro politico perdedor tem nos proporcionado uma aula da realidade do mundo, ao melhor estilo “vale tudo pelo poder”, não aceitando a derrota nas urnas, aliás até tentam assassinar o rival, utilizam de todo aparelhamento que implantaram no estado seja a nível administrativo, legislativo e mais descaradamente do judiciário para atrapalhar a atual gestão, não se importando com quem será realmente será prejudicado por essa instabilidade provocada intencionalmente no país, que somos nós o povo, e você ainda acredita que possa existir no Brasil ou no mundo um equilíbrio com esse tipo de ação?
Caro Gavião. Regimes autoritários de extrema-direita e extrema-esquerda são parecidos nos métodos de repressão política, censura e outras ações não-democráticas, mas ideologicamente são muito diferentes. A questão do xeonofobismo é um bom exemplo. Enquanto a extrema-direita defende um ultra-nacionalismo, colocando o estrangeiro como alvo de suas críticas e perseguições, e extrema-esquerda defende que a classe proletária tem uma identidade internacional, portanto não é o estrangeiro que é o inimigo (como colocado pelas ideias xenofóbicas) mas é burguesia internacional que seria o inimigo a ser vencido.
Tinha que ser o lixo militante do UOL ,para esses “jornalistas” militantes se um candidato não segue a cartilha deles é de extrema direita,tb qual a credibilidade que essa mídia maistream possui mais,acredita neles quem quer.
Eu não sou do UOL e falo que ela é sim de extrema-direita, até 2 anos atrás qualquer besta sabia que a Le Pen era de extrema-direita.
Uma parte do eleitorado do terceiro colocado quer votar na Le Pen, Macron vai ter que ajustar seu discurso neoliberal e ajustar seu programa para tentar conquistar esses eleitores.
Se Le Pen ganhar vai se aproximar ainda mais da Rússia e tencionar a NATO, se Macron ganhar vai ter a oportunidade de buscar um acordo com a Rússia pois estará legitimado com a releição.
Se ela é ultra-mega-blaster-nacionalista como vocês falam a última coisa que ela irá desejar é o seu país dependente de uma potência estrangeira e hostil.
Pergunte pra ela porque escondeu a foto dela com Putim, o nacionalismo ultra bla bla bla é superficial, vai até a imigração, sair da EU já mudou o disco, agora acha que a França tem que ter um papel mais ativo e para concluir vai continuar a ser dependente de gás e petroleo como boa parte do mundo é, fora isso o comercio global da França não depende da cadeia produtiva da Russia.
Se tirar foto com o Putin é sinal de extremismo então boa parte dos representantes da UE são extremistas, a Merkel que o diga.
Tirar foto é a obrigação de todo homem público no encontro com o outro.
Qual o problema disto ?
Nenhum, vc é que não entendeu o meu contra argumento na resposta ao Nilton L. Junior.
Matéria feita para brasileiro ler.
O brasileiro tem que se preocupar com as eleições nacionais e não as da França, vai que acaba acontecendo o que aconteceu nos EUA, onde um bando de malucos invadiu o congresso, inclusive vestidos de cosplay de búfalo, gado, touro, vaca ou sei lá o que, e como sabemos, gado é o que não falta no Brasil…
“Candidatos de direita, verdes, socialistas e COMUNISTAS pediram votos para o presidente, reeditando a chamada ‘frente republicana…”
Precisa dizer mais alguma coisa? A própria matéria do portal já faz grande revelações quem apoia o Lacron, por isso o ocidente vai de mal a pior.
“Candidatos de direita, verdes, socialistas e COMUNISTAS pediram votos para o presidente, reeditando a chamada ‘frente republicana…”
Precisa dizer mais alguma coisa? A própria matéria do portal já faz grande revelações de quem apoia o Lacron, por isso o ocidente vai de mal a pior.
Extrema direita no dicionário Auréiú Paulo freiriano
Qualquer coisa que não fica de quatro para as pautas esquerdistas da velha mídia.
Para vocês verem com as visões são misturadas..
O que acham esta mulher o verdadeira expressão do mal, pelas suas ideias..
São os mesmos que batem palmas pelas ações do Putin…
O que não encaixa ainda, na minha visão, é pq muitos aqui no Brasil acham o Putin um grande herói conservador!
https://www.bbc.com/news/world-europe-39478066
É muito mais o que os une do que os separa…
Chamam Putin de conservador porque estão a enganar-se a si próprios.
Olá Hcosta. Acho que as discussões se perdem nas definições. Um “liberal” nos EUA é alguém com uma visão progressista de costumes, geralmente á esquerda. Um “liberal” na Europa ou Brasil é alguém que pensa no livre mercado e em estado mínimo. Um conservador na Inglaterra tem um pensamento alinhado à tradição, no Brasil é o contrário de um liberal. Acho muito difícil alguém ter uma pauta conservadora na Russia de hoje após décadas de comunismo. Por outro lado, Putin está longe de uma pauta democrática. Certamente, ele está á direita no espectro político, absolutamente distante de qualquer visão trabalhista ou social-democrata (no sentido europeu). Contudo, Putin acredita na forte influência do Estado sobre a economia, o que o coloca distante também das pautas liberais (tanto no sentido econômico quanto no sentido de costumes). Nesta confusão de conceitos, bastam dois eixos para definir os regimes. Na horizontal esquerda x direita. Na vertical democracia x autoritarismo. Putin e toda a extrema-direita mundial ocupam o quadrante da “direita autoritária”.
E acrescento o rebranding da extrema direita com estes movimentos populistas.
Valeu pelo link…
Pelo Putin ser um autocrata, ele acha que as opinões ou inclinações pessoais de um Governante serão decisivas em um possível apoio.
A Le Pen, poderia até considerar a ação na Ucrânia válida..
O que eu duvido é o que o Estado Francês terá a mesma opinião..
Esta é a diferença entre uma democracia funcional e a autocracia do Putin.
Aqui no Brasil foi igual… o que o PR pessoalmente acha ou não… não faz a menor diferença.
O que valeu foi o voto contra a invasão da Ucrânia.
pessoalmente não acho o Putin um grande herói, mas um grande político ele é.
A lata do lixo te espera, Macron! Força Le Pen.
Já pensou se Le Pen vencesse?! O azar dela é que na França oque não falta é imigrantes e socialistas…
Pra mim a Le Pen não tem nada de Direita, ela é uma soça, misturada com xenofobia, e sim parece nazi, e pra mim Nazi é de esquerda
Caro Carlos. O Nazismo foi um tipo extremado de fascismo que ocorreu na Alemanha no entre guerras e, entre muitas coisas, se caracterizou por um genocídio em escala industrial dos judeus, além de uma implacável perseguição política contra todo tipo de esquerda, dos comunistas aos social-democratas. Dizer que LePenn é nazista seria um grande erro, mas você acerta ao considera-la, entre outras coisas, xenofóbica. A extrema direita se caracteriza, entre outras coisas, por um profundo sentimento xenofóbico, ao contrário da extrema esquerda que, a despeito da implacável perseguição á burguesia e até á classe média, tem uma visão integradora da população. A base do pensamento marxista, entre outras coisas, é que o proletário deve se unir universalmente, alto oposto ao xenofóbico de direita.
Vence ? Ué o segundo turno será fraudado ? Vai ter segundo turno….. jornalismo sempre militante de esquerda.
Lá não tem urna eletrônica e vai ser fraudado também? Eleição para não ser fraudada é só quando alguém de direita ganha é?
Só sei que, aqui no forum, nem os de extrema direita, querem ser identificados como extrema direita, porque será?
A Le Pen sempre foi de extrema direita sim, negar isso é assinar atestado de ignorância sobre o assunto. Mas obviamente, assim como o Trump e Bolsonaro fizeram antes, ela aliviou o seu discurso nesse momento, para tentar angariar votos.