Bolsonaro nomeia general Freire Gomes para Comando do Exército
Ele assume o lugar de Paulo Sérgio Nogueira, deslocado para o Ministério da Defesa; Braga Netto deve ser candidato a vice na chapa de Bolsonaro
Jair Bolsonaro oficializou nesta quinta-feira (31) a nomeação de Marco Antônio Freire Gomes como o novo comandante do Exército. Ele substitui Paulo Sérgio Nogueira, que assume o Ministério da Defesa no lugar de Walter Braga Netto.
Oficial de Cavalaria, ex-comandante militar do Nordeste e ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Freire Gomes é um dos três generais mais antigos do Exército – um dos critérios para ser escolhido comandante -, e também tem relação no Palácio do Planalto.
FONTE: O Antagonista
Off –
“ O que seria do Brasil sem as obras do governo militar? Não seria nada! Seríamos uma republiqueta. “
Só faltou falar viva ditadur4 ..
🤣🤣🤣
Ai o cercadinho fica confuso .
Que nada. Tudo que sai da boca do bolsonaro eles apoiam. Cegos pela idolatria, Bolsonaro e Lula viram dois times de futebol. 2 extremos super parecidos.
Pois é! Infelizmente essa nação está condenada pelo próprio povo a miséria!
A saída seria o povo pegar em armas.
Só falta o dinheiro pro povo pegar em armas .. 🤣
Prezado Slow,
não faltariam pessoas, governos para financiaram esse intentona.
O povo desse país merece esses dois.
Dividir para conquistar
Infelizmente aqui a guerra híbrida funcionou muito bem .
Falou o eleitor de Renan Calheiros e Rodrigo Maia, posando de isentao…
O foro de São Paulo tomando o poder na America Latina e o cara brincando…
Mais de 5 bilhões pra o fundão eleitoral. E isso porque temos um governo aliado com as forças armadas! Nosso governo tem um discurso diferente da prática. Na verdade o braziu está ficando cada vez mais atrasado nas forças armadas. O braziu, necessita investir nos setores da engenharia e indústria, pois temos falta de profissionais por vários motivos, uma delas a desvalorização e muitos saem do país para outros. Parece proposital….
kkkkkkkkkkk Tácom discurso da década de 50 meu chapa. TEMOS MUITOS engenheiros etc etc…. TEMOS FALTA de TÉCNICOS!
Mas o importante É…..NÃO TEMOS ESCALA DE PRODUÇÃO para alavancar a industria interna….os insumos BÁSICOS para o consumo popular É CARO..
ENERGIA NO BRASIL É CARA!
ai não usamos carro, ar condicionado, piscinas, casas, ruas asfaltadas, semaforos inteligentes…saneamento…enfim….nossa parcas poupança é usada pra gerar insumos básicos aos europeus e Norte Americanos….e agora Chineses.
SOMOS CAPTURADOS E NÃO TEMOS COJONES PARA SE LIBERTAR
O destino do Brasil, traçado pelos Europeus do século 18-19 SEMPRE FOI para sermos fornecedores de matéria prima….SEMPRE! E aproveitaram e sugeriram ao Dom Pedro Segundo um experimento único no mundo.
Mistura de raças AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
DUVIDAM?!
Me apontem algum outros país miscigenado como o Brasil.
Fala a verdade. Vc é outro dos vários e vários perfis do Kings, não é?
Aquele mesmo fundão que o Bolsonaro vetou e depois derrubaram o veto dele? Conte-nos mais, sabichão.
Lula e Bolsonaro são duas faces da mesma moeda! No Brasil para os políticos, judiciário, etc. Não interessa esquerda ou direita, interessante e5 manter os privilégios e o sistema de casta que existe desde sempre no Brasil. No Brasil são todos do centrão!
Ele não falou nenhuma mentira.
Verdade o Brasil só cresceu na ditadura 🤔
O PR está humilhando os militares, principalmente os generais, bem feito. Nem síndico de prédio muda tanto quando o comando do exército atualmente.
Generais que não servem para nada. Estamos vivendo uma absurda juristocracia, criticada até pelo ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello, em que juízes cerceiam direitos e liberdades fundamentais, saem totalmente de suas funções constitucionais, passam por cima das prerrogativas do Executivo e do Legislativo e esses comandantes inúteis não fazem nada.
Se é pra sair da Constituição, que saiam todos, assim quando o negócio esquentar, os usurpadores do Judiciário vão querer voltar rapidinho para o cumprimento da nossa Carta Magna.
https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/marco-aurelio-critica-moraes-e-diz-temer-muito-pelas-eleicoes
Me é estranho ver Marco Aurélio falar isso, já que esteve lá até recente.
Quanto ao Supremo sair das funções Constitucionais, nem tanto.
Todo mundo resolveu questionar judicialmente tudo. Deu nisso.
É bom lembrar que a Constituição americana tem sete artigos e 27 emendas. Já a nossa é uma Bíblia de detalhes.
Tem muita coisa, de Decretos até Leis, que ferem diretamente àquele amontado de coisas, dai não adianta reclamar do Supremo. Falharam os Constituintes, incompetentes. A Constituição deveria preservar coisas fundamentais e o restante deveriam ser leis ordinárias.
Nos mais, outro problema, não deveria ser o STF última instância de enrolados políticos. Isso deveria caber ao STJ.
Assim, brasileiro que desconhece a Lei, assessorado por jornalista que precisa aparecer na mídia, reclama do que não sabe.
Nem por isso tudo apoio decisões questionáveis, não daquele Tribunal, mas de todos, cujos juízes eivados de demasiada sabedoria e doutrinados nas faculdades, tem olhar diferenciado por uma lógica que não atende a sociedade.
Nunca pensei que concordaria com você, mas para um ex-militar fez muito pouco para as forças armadas, principalmente o exército. Mesmo as FAs não sendo responsáveis pelas ações do PR, o cara está com a imagem dele associado a elas, por discurso do próprio. E vem queimando a imagem das mesmas, em especial do exército.
Infelizmente, eu pensei que ele de alguma forma teria uma atenção especial as FAs, mas é só mais um canalha, igual ao povo do 13 e Temer, com a diferença é que eles ainda adquiriram equipamentos militares para a modernização delas.
Sinceramente, Ele nunca gostou de ser militar ou de militares.
Diferença do Petê e Temer pro Bolsoasno é que eles foram muito menos entreguistas.
O Petê pelo menos não escondia que sucateava as FFAA de proprósito.
Só se fala em KC , Gripen , PROSUB e outros que curiosamente é partido que ” sucateava ” as FFAA ..
Assinar contrato é mole. Quero ver pagar. Os gripens tão pagos? Não. O PROSUB foi pago? Não. Os KCs tão pagos? Não.
É…. E digo mais: O bonoro também não pagou nada, só assinou contrato da Tamandaré e do VBC Cav 8X8.
Se fosse mole era só sair assinando contrato de tudo que interessa ..
Calma ai né, não é bem assim também ..
Na verdade, tem mantido ao máximo os projetos estratégicos, em q pese a grave crise causada pela COVID.
Proporcionalmente, os PEEx foram menos afetados.
Olá Colegas. Coisas estranhas neste 31 de março. Braga Netto elogia um golpe de estado e se coloca como candidato a vice presidente. Os mutantes continuam equivocados em relação à ditadura. Acho que o Brasil ainda,espera uma autocrítica dia militares… Algo tão simples como “apesar dos avanços que o país teve durante o regime militar, o golpe de estado que derrubou João Goulart foi um erro. As forças armadas mais uma vez declaram seu apoio incondicional só regime democrático”. Enquanto isso, o presidente erra mais uma vez ao indicar um general para o cargo de ministro da defesa
A ditadura não fez nenhum avanço, tudo não passou de um circo armado que o povo pagou com juros, inflação e correção monetária anos depois. O que adiantou 15 anos de “avanço” e 15 anos pagando a conta?
A queda de João Goulart foi também por consequência do próprio. Que em vez de se comportar como um líder de Estado, e busca acalmar os ânimos, jogou mais gasolina na fogueira.
Os tempos atuais caminhamos para uma situação parecida com a década de 60 do século passado, com a diferença que o muro de Berlim já acabou a muito tempo, a união soviética também, mas nessa terra atrasada ainda discutimos a política de forma rasa e ultrapassa. Enfim, os políticos e o próprio povo vão ser responsáveis se essa nação um dia tiver um ditador no poder ou entrarmos em um conflito civil.
Caro Cadu. O primeiro erro foi o golpe de estado. O segundo erro foi a ditadura que resultou em perseguição política, assassinatos políticos, prisões ilegais, repressão política, censura e um monte de outras coisas. O golpe de estado e a ditadura são fatos históricos bem documentados. Um militar de alta patente que foi ministro e almeja ser vice presidente nunca poderia homenagear um golpe de estado e um regime nao-democrático.
Na verdade mais a elite de brasilia será responsável, a cada dia eles novas regras para tentar vencer eleições e fazer tapetões, povo está complemente fora agora, se for para ruas, vai tomar cacete de todo espectro político, tanto que não canso de ver filhos (as) de conhecidos indo trabalhar fora ou pretendendo, poucos voltando, quando ocorre já pensam em retornar para outro lugar, enquanto isso boa parte das firmas pensam em Miami como centro para seus negócios.
Esse golpe militar só saiu pq a C&A, deu aprovação, parem de imaginar que sonos donos do Brasil, aqui tem dono somos a horta da casa do TIO SAM, e eles nunca vão deixar a gente crescer aqui… Aqui só acontecendo que o tio Sam quer. Na Era do Pete eles foram ao contrário e o que rolou guerra híbrida… Foi intencional a lava jato.. todos governos roubaram até o governo militar… Os militares não são santos… Tem corrupção lá dentro e nego recebendo arrego da c&a…
Erro por quê? Salvou o país de uma ideologia nefasta. Se bem que no final, nem adiantou muita coisa.
Caro Allan. Erro porque foi um golpe de estado que levou o país a um regime autoritário nao-democrático que resultou em censura, repressão política, perseguição política e assassinatos. Simples assim.
Camargoer, até parece que não estamos vivendo o mesmo no Brasil em 2022 num grau um pouco menor, só que com autores diferentes.
Os oprimidos de ontem são os opressores do amanhã.(no caso hoje)
Esses que bradam contra o regime militar nunca lutaram por liberdade ou democracia, só queriam estar na POSIÇÃO dos militares pra fazer o mesmo contra seus adversários políticos, a prova é o que está acontecendo em pleno 2022.
Estou cansado dos políticos e principalmente dos juristas brasileiros, quase todos com raras exceções não passam de AUTORITÁRIOS em pele de lobos, sedentos por controle social e poder.
Caro Alessandro. Praticamente todo mundo que participou da conspiração e da organização do golpe estão mortos. A discussão neste momento é sobre a necessidade das forças armadas fazerem uma autocrítica que foi um erro e assumir um compromisso democrático. A cada vez que um oficial tenta justificar o golpe, seja por qual argumento falacioso ou contextualizado, o resultado é uma desconfiança da sociedade democrática sobre a disposição das forças armadas de respeitar o devido processo democrático. A democracia é o processo no qual existem ferramentas institucionais para evitar o excesso e o abuso do poder político e econômico. O cansaço com o processo político no Brasil é resultado de pouca democracia. Quanto mais democracia, mais fortes são os pilares jurídicos e políticos do país para evitar os abusos e excessos.
“A cada vez que um oficial tenta justificar o golpe, seja por qual argumento falacioso ou contextualizado, o resultado é uma desconfiança da sociedade democrática sobre a disposição das forças armadas de respeitar o devido processo democrático”
Justificar que golpe? Quem são essa sociedade democrática? Seja ESPECÍFICO, o que eu vejo hoje no Brasil é dois lados do espectro político flertando com o autoritarismo querendo censurar o outro, e um centro OPORTUNISTA alimentando os dois lados pra ser o fiel da balança pra manter-se no poder.
“A democracia é o processo no qual existem ferramentas institucionais para evitar o excesso e o abuso do poder político e econômico”
E quando essas ferramentas institucionais entram em ATRITO entre si pra defender seus interesses próprios, podemos chamar isso de democracia? Na minha opinião não.
“O cansaço com o processo político no Brasil é resultado de pouca democracia. Quanto mais democracia, mais fortes são os pilares jurídicos e políticos do país para evitar os abusos e excessos.”
Então chegamos numa encruzilhada, pois se concordamos que há pouca democracia no Brasil por causa do processo político que o país tomou, isso dá o direito do poder jurídico tbm de fazer abusos e excessos contra oq manda a constituição??
Pois na minha opinião se tivéssemos um poder jurídico que respeitasse a constituição sem vínculos viciosos com esse processo político NEFASTO, não estaríamos vendo no Brasil todos esses abusos e excessos de todos os lados, pois como diz aquele velho ditado popular:
“quando um não quer, dois não brigam”
Caro Alessandro. Falo especificamente do golpe de 64. Falo especificamente de todo seguimento social que defende o Estado de Direito, a Soberania Popular, os Direitos Humanos e a Proteção do Meio ambiente (pilares da democracia moderna). As instituições democráticas são destituídas de valor toda vez que ocorre um golpe de estado. Por outro lado, o processo democrático é essencialmente uma via de disputa, na qual as instituições servem de freios e contrapesos. Em uma democracia é absolutamente normal que ocorra atritos entre as instituições em virtude da mútua fiscalização. A solução para o país é ampliar a democracia, ampliar a participação popular nas decisões nos três níveis, democratizar o poder judiciário (que é por tradição o mais conservador) e principalmente punir todo aquele que ameaça o regime democrático. A solução para os problemas de um regime democrático é mais democracia.
Caro Alessandro. Perceba neste caso que o número de negativações do meu comentário confirma que ainda existe uma relutância em uma parcela das pessoas em admitir que o golpe de 64 foi um erro, o que de fato foi.
¨Uma parcela¨!?? Não. A gigantesca maioria dos comentaristas daqui não concordam com vc, sujeito. Aliás, os únicos que concordam com sua militancia são, claro, uma meia dúzia de canhotos e os vários perfis falsos do Kings e companhia limitada que trolam inutilmente aqui sem parar.
Caro Cesar. Não vou entrar em uma discussão pessoal com você. Quando quiser discutir ideais, será bem vindo. Até lá procure um espelho para conversar e seja feliz.
Até parece que eu quero perder tempo ¨discutindo ideias¨ com canhotos. Procura um espelho vc, sujeito. Aliás, procura um desconfiômetro, ok!?
Não foi um erro.
Caro Marcos. Concordo. Não foi um erro, foram vários.
Como se a sua opinião política tivesse alguma importância.
Olá Caerthal. Se quiser debater ideias, ótimo. Se prefere discutir em nível pessoal, escolha um espelho e seja feliz.
E por que não teria? Nós todos não somos cidadãos? Por acaso estamos de volta à ditadura onde a opinião pessoal (e os direitos civis) não importam?
Golpe de estado é o que o pessoal da ditadura do proletariado queria dar. Na verdade as forças armadas impediram o golpe. Agradeça-os, hoje você vive em uma democracia graças à eles, se fosse pela turma do Caetano Veloso você estaria em uma enorme Cuba.
Caro ODST. A história é feita sobre fatos nunca sobre conjecturas. O fato objetivo é que os militares deram um golpe de estado em 1964 que resultou em uma ditadura que assassinou, censurou e promoveu uma ampla repressão política. O Brasil nunca teve um regime de extrema esquerda mas teve um regime de extrema direita implementado pelos militares após o golpe de 64. Ninguém sabe o que teria sido o Brasil caso o golpe tivesse falhado, como falhou contra Getúlio antes, na posse de JK e na posse de Jango. Qualquer tentativa de justificar o golpe de 64 em termos de “do que teria acontecido” é falacioso.
Essa primeira foto, eu conheço esse quartel, 1° Companhia de Infantaria Motorizada, em Paulo Afonso – BA, Caatinga!
..
Mais um salvo! AHHAHAHAHAHAHAH
E depois você quer chamar os outros de desocupados ? 3 ou 4 poste seguido que você está mandando isso ..
E igual a você que vive perseguindo o Bosco.
Sentiu ? Ótimo! Tem muito mais.
A pensão tá boa né 😂😂😂
Cara, respeita a orientação dele .
Que orientação ?
Muito boas essas suas postagens na linha “vale a pena ler de novo”
Wagner, queria ver como esses com critério de tempo de serviço é não competência se saíram no campo de batalha
Ai ai, falar o que ?
Já sentiram o desgosto que é a política nesse país e ainda assim querem mais.
É como cachorro que morde seu próprio dono.
Depois disso não o respeita mais.
Ainda bem que em 2023 muita coisa irá mudar nesse país, começando pela política !
mudar? kkkkkkkkkkkkkkk
Qual a mudança sendo Lula ou Bolsonaro?
A esperança é a última que morre amigo.
Mas sou obrigado a concordar que mesmo não morta ela está mortalmente ferida kkkkkk.
Independente de quem ganhar, não vai mudar absolutamente nada, basta olhar as alianças que o Lula fez e as que o Bolsonaro fez, se alinharam com quem eles combatiam no passado, são todos farinha do mesmo saco, o Heleno e o 02 nem falam mais em centrão, já está tudo dominado como sempre foi e sempre será.
Bom, na época do Lula os militares estavam onde nem deviam ter saído, ou seja nos quartéis.
O MD era comandado por civil e eles eram obrigados a engolir isso.
Bobootário é que veio com isso de levar militares que mal mal conhecem o serviço deles para a política.
Digo mal conhecem o serviço deles baseado nas compras de equipamentos e na situação de nossas FAAs.
Talvez por isso mesmo Dilma sofreu o “impiechemant” ( sei lá se é assim que se escreve ou se esse é o nome certo mesmo do que aconteceu).
Mas indiferente de quem ganhar (queira deus que não seja Mouro ou Boso), em minha modesta opinião o novo presidente deve levar os militares de volta para os quartéis, reduzir pessoal nas FAAs, proficionalizar elas 100%, acabar com o serviço militar obrigatório, transformar o MD em um verdadeiro órgão centralizador das FAAs, investir na aquisição de equipamentos e tecnologias de empresas 100% nacionais e acabar com essa farra do boi deninafa EED.
Empresas que foram privatizadas mas ainda continuam recebendo todos os benefícios de EED que deveria ser para empresas nacionais.
Fala em mudança, mas pelo seu comentário vai votar no Lula, mds…
O Brasileiro é muito corno mesmo.
E você vai votar em quem pra mudança ?
Vou sim.
Na época dele não tinha desemprego em massa, fome generalizada, dólar na estratosfera, economia em crise, pastor pedindo 1 kg de ouro para aprovar votos, alimentação especial nos quatros etc etc etc.
E você vai votar em quem ?
No seu herói da foto de seu Nick name ?
Meu deus !
Concordo. O camarada idolatra nazista, mas critica o governo do PT. Onde, verdade seja dita, as tais forças armadas brasileiras foram bem tratadas.
Mas elas (essas forças armadas) queriam mais, muito mais. E conseguiram.
Caro HG (88). O voto é um direito e uma conquista. Durante a maior parte da história humana, as maioria da população foi mantida distante do processo político. Pessoas morreram para conquistar o direito do voto universal e secreto. Cada um vota em quem a sua consciência e convicção política achar ser o certo. Acho que nem você nem ninguém tem o direito de dizer qual seria o voto certo ou voto errado.
Que assim seja!
Muda não irmão, brasileiro é um hamster que vive correndo na rodinha para lugar nenhum.
Faça como eu, meta o pé daqui.
Tenho que concordar com você viu.
Eu não sei o que penso sobre militares no comando do MD. Não há duvidas quanto a competência e familiaridade deles com o meio militar, importante para a sinergia do MD com as forças, e é evidente que está difícil (quiçá impossível) achar políticos civis com real interesse e competência para o cargo. Entretanto, o militar tem uma relação quase familiar com sua instituição, o que pode (não estou dizendo que ocorre, pois não sei) prejudicar (mesmo que no subconsciente) sua imparcialidade entre as três forças (i.e. “puxar a sardinha pro seu lado”). O General Paulo Sérgio será o quarto militar do EB a ocupar o cargo consecutivamente. Não sei quais as regras e procedimentos para a escolha do ministro, mas seria interessante haver pelo menos um revezamento entre oficiais-generais das três forças. Qual a opinião de vocês?
Caro BK. A nomeação de um ministro é prerrogativa do exclusiva do presidente. Ele escolhe quem quiser desde que tenha mais de 35 anos e esteja com plenos direitos políticos. O problema do cargo de MInistro da Defesa é que ele ele representa o presidente dentro do ministéio. É um erro de compreensão política achar que o ministro representa o ministério dentro do gabinete da presidência. Além disso, o ministro é quem faz a intermediação com os demais ministérios e com o congresso. Para isso, o ministro deve ter uma ampla experiência política. Um militar de carreira tem uma ampla experiência técnica mas restrita ao próprio contexto. O comandante da fora (EB, MB ou FAB) precisa ser ocupado por um militar de carreira porque é onde existe a demanda pelo conhecimento técnico. O ministro da defesa não precisa (não deve) ser um militar porque as competência exigidas são outras. Há anos tento explicar isso aqui mas parece que nunca foi capaz. Colocar um general como ministro da defesa é inverter a lógica do cargo. Quem tem que saber bater continência são os comandantes das forças. O Ministro da Defesa serve exatamente para fazer o contraponto civil ao comando militar.
Excelente comentário, caro amigo Camargoer. Também acho que o ideal mesmo era o cargo ser ocupado por um civil, faz mais sentido.
Abraços!
Pequena correção: para ser Ministro de Estado a idade mínima é de 21 anos.
Olá Carlos. Você tem razão. 35 anos é a idade mínima para ser presidente. Obrigado pela correção.
É por essas razões que os presidente do Senado são escolhidos dentre os executivos da COMLURB, Empresa de Limpeza Urbana…
Precisamos reformar as FAs brasileiras. Começando pelo nome, Exército de Libertação Popular Brasileiro seria mais adequado. Um escudo vermelho sobre uma foice e o martelo representando o valente povo brasileiro explorado pelas elites por mais de 500 anos.
Custa quanto esse rodízio de generais?
Essa história que Ministro da Defesa não pode ser militar porque militar não faz lobby no Congresso e congressista + militar = caipirinha de whiskey, também tem o outro lado que os militares não desejam um chefe sem farda.
Havendo um programa de Defesa unindo o pensamento estratégico das 3 Armas, existindo doutrinas atualizadas que cooperam entre si, o Ministro da Defesa vai defender a execução e o dinheiro da execução. Sim ou não?
Lembro do General Silva e Luna quando chegou ao MD. Não sei se deu tempo de algo fazer, mas não haviam recursos humanos de carreira e não havia planejamento anterior como legado.
A República foi um golpe. Desde então, o parlamentarismo vestido de presidencialismo ou o presidencialismo ajustado ao parlamento e menos ao voto, vem tocando a música.
Governar é abrir estradas. Inaugurar obras. Fazer rodovias. Esse foi o legado de quem rompeu a política do café com leite e…antecipou? a influência do tenentismo que ora foi vanguarda, ora foi esquerda, ora foi golpista, ora nacionalizou e…depois cravou 15 anos de golpe getulista.
Apresento à vossas excelências, Presidente Washington Luís em foto de 1926 devidamente acompanhado de Ministros Militares. Com tradição não se brinca.
Que inferno. Até no Terrestre?
E o amigo forçando a barra pra eu entrar nessa, KKK
Será um ano de muita paciência. Ou não.
Gente parem de pensar que as FA’s são santos as seções de S2 de inteligência só investigão praças… A c&a deve tá dando arrego para o generalato, agora te pergunto quem ali já foi investigado pelas seções S2? Tá cheio de maçã podre lá dentro….
Agradeço ao “Forte” por publicarem o meu comentário.
Fiquei emocionado, sinceramente.
Saudações.
O bicho ta gordo, a farda nem cabe direito, eh de tanto comer lagosta, picanha, esses generais brasileiros……………..risssssssssssssssss, alias ja passou da hora do Brasil modernizar as fardas.
O Ministério da Defesa junto com os comandantes militares fazem uma nota de apoio a ditadura alegando que eles defenderam à democracia, um Deputado Federal desdenha da tortura sofrida por uma mulher nesse período, só podia ser no Brasil.
Esse covarde entregou nosso povo aos comunistas, ficará na história como traidor.