Líder separatista de Luhansk diz que região quer referendo para adesão à Rússia
Rússia tem apoiado os rebeldes separatistas em Luhansk e na região vizinha de Donetsk desde a insurgência de 2014, logo após a anexação da Crimeia por Moscou
O líder separatista da autoproclamada República Popular de Luhansk, Leonid Pasechnik, disse hoje que a região no leste da Ucrânia pode realizar um referendo “o mais rápido possível” para os eleitores decidirem sobre uma adesão à Rússia.
A Rússia tem apoiado os rebeldes separatistas em Luhansk e na região vizinha de Donetsk desde a insurgência de 2014, logo após a anexação da Crimeia por Moscou. Os russos reconheceram a independência de ambas as regiões em 21 de fevereiro deste ano e, então, citaram seus pedidos de assistência militar para iniciar a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Em conversas com a Ucrânia, Moscou pediu que o país reconheça a soberania da Rússia sobre a Crimeia e a independência das regiões de Donetsk e Luhansk. A declaração de Pasechnik, porém, pode marcar uma mudança na posição russa.
FONTE: O Tempo / Estadão
Tudo indica que nessa primeira fase a Rússia irá anexar Luhansk, Donetsk, Mariopol e a província acima da Criméia fazendo um corredor terrestre ligando a Rússia com a Criméia. Vamos aguardar.
Mostrando que a Russia sempre foi uma Alemanha nazista 2.0.
Comprovando por A+B que não houve ameaça da OTAN que já está em suas fronteiras, comprovando que ele pouco se interessa por uma desnazificação (ele estava disposto a sacrificar russos e pior, seu império por isso ?).
No fim, ele só é mais um COBIÇADOR, cobiçou uma região rica em mais minérios…. Vai ficar com elas, com a Criméia e com o mar de Azov… Vai conseguir alguns acordos para manter essas cidades abastecidas pelos ucraniados e pronto, acabou a desnazificação, desmilitarização e tudo mais, é só fingir ! Mas a Rússia é diferente dos imperialistas americanos kkkkkkkkk Agora a treta que ele arrumou é bem maior, a longo prazo não parece compensar não!
Como assim comprovado? é logico que a OTAN exerce um papel desestabilizador na região. A anexação em si pode ser interpretada como uma reação a interferência conflito, como assim nas suas fronteiras? Você está acompanhando o envio de armamento e até material humano?
A OTAN exerce um papel desestabilizador? A mesma OTAN que nunca fez questão de investir em defesa à revelia de washington? A mesma OTAN cujos membros sempre tiveram mente aberta para criar laços comerciais com a Rússia, tambem à revelia de Washington? Poupe-me.
Quanto mais, a Europa era um parceiro de Moscovo e só nao era mais porque pura e simplesmente a Rússia é um estado de oligarcas, ditadores, corrupção e lideres que se assemelham a máfia. Um país que nao vai de encontro a nem um valor europeu que seja. Putin com isto deu razão aos EUA, puxou a Europa para o lado americano de vez e afastou os europeus de vez, enquanto ele for presidente. Tinham um parceiro comercial, um cliente e, acima de tudo, um cliente que nao se importava ser seu dependente, agora, agora sim têm um rival ao lado, um não, vários.
So os alemães davam 800 milhões por dia se nao estou em erro. Em pouco tempo será nada.
Os ucranianos bem sabem o que sofreram a custa da mãe Rússia e tudo farão para resistir, enquanto houver aliados que lhes deem ferramentas com que lutar.
Os EUA santos não são, bem sabemos, e, os europeus apanharam boleia muitas vezes nas suas ações, numa especie de crime de associação, mas qualquer narrativa que coloca a Ucrânia e quem apoia o seu direito soberano como lado “mau” é treta pura da mais detestável possível.
Realçar que os europeus, ao contrário dos aliados americanos e britânicos, confiavam em Putin. Muitos dos incidentes que iam havendo eram vistos como saudável competição. Ataques informáticos, desavenças, tomada de lados contrarios em conflitos, etc… Tudo a Rússia a fazer o seu papel e os europeus sempre o perceberam, mas invadir um país, soberano, democrático dentro do possível, na p0rra da Europa que é o quintal de ambos, com o tamanho da Ucrânia, ameaçar uso injustificado de armamento nuclear, uma invasão ainda por cima desastrada, etc… Isso, isso é um tipo especial de canalhice. A Rússia nao tem direito algum para fazer com os ucranianos o que está a fazer.
Azov? Poupem-me, grupos menos desejados existem em todo o lado, seja na Ucrânia, seja na Rússia e restante Europa, América do Norte ou sul, existem. A Ucrânia de nazista nao tem nada e dos muitos ucranianos que conheço nao existe um cujos olhos nao ardam de raiva so de pensar em nazismo. O que segue a ter um comportamento nazista, quanto mais, é o Putin. Raios, esperem, os nazis sabiam invadir um país e, pelo menos no início prezavam pela preservação das suas forças.
Tal como Hitler, Putin tambem preserva e replica a característica de interferir com o trabalho dos militares, o dedo de putin é visível na atitude e comportamento das forças russas e as deficiências dai provenientes são palpáveis.
Não se tivesse ele rodeado de idiotas incapazes de lhe fazer frente e se fazer ouvir e a coisa estaria a correr-lhe melhor. Ha-de cair pelas suas ações e insegurança.
A OTAN exerce um papel desestabilizador? Sim
A mesma OTAN que nunca fez questão de investir em defesa à revelia de washington? Exata, mas que sempre se beneficiou de gordos contratos militares, e que nunca soube lidar com o próprio desejo expansionista.
A mesma OTAN cujos membros sempre tiveram mente aberta para criar laços comerciais com a Rússia, tambem à revelia de Washington? Criar laços comerciais em busca de energia barata, apenas, não banque o bonzinho que nunca fora.
Poupe-me.
Vocês estão brincando com fogo, desejos vazios moralismo barato, falsas promessas e um discurso de valores e principio superficiais não mudam em nada a realidade dos fatos. Se a Rússia cair a Europa irá junto, vocês estão agindo sem a menor responsabilidade, obrigando o mundo dividir os custos da própria ambição desmedida. Admitam os próprios erros e repensem enquanto ainda é tempo.
Repensar, nao ah nada a repensar, os ucranianos estudam e trabalham por toda a Europa, partilham na sua maioria os nossos valores e sao um povo admirável que quer poder traçar o seu próprio alinhamento e os europeus so fazem bem no apoio que lhe dão.
Energia barata? Amigo, a média do preço é global e afectada pelos acontecimentos globais, independentemente da origem da mesma, quanto mais, os russos sozinhos não eram o player energético que conhece, ou esquece do investimento europeu e da tecnologia ocidental integrada na sua viabilização, que sem ela seria inviável?
Quanto mais, a ser barata, onde raios têm os europeus culpa nisso e, mais, a ser mais caro, não seria só mais caro aqui. E mais, porque haveria de ser mais caro quando provém de obras subsidiadas com euros.
Mas pasme-me, explique -me como integrar países que buscam algum tipo de segurança de moscovo coloca a OTAN como uma organização expansionista.
Explique-me onde Moscovo, pelo seu justo mérito alguma vez conseguiu dar aos ex povos soviéticos algum tipo de qualidade de vida e desenvolvimento e segurança económica. Fale-me da exemplar democracia que por aquelas bandas se pratica, ou dos seus excelentes serviços sociais. Fale-me e explique-me porque raios os ucranianos tanto lutam e lutaram para se afastar da influencia de Putin, que para si deverá ser um espectáculo.
Não se contenha, nao seja superficial.
Ah, espera, o ocidente tem culpa porque não deu a Putin ainda mais instrumentos com os quais poderia fazer e causar ainda mais dano? É isso?
Num dia é o escudo anti missil, no outro é a Ucrania que é nazista, etc, etc. Enquanto isso quem moderniza o seu armamento nuclear ofensivo e oprime e restringe a liberdade do seu povo, encontra se do outro lado.
uma verdadeira derrota
Foi comunista, derrotou o nazismo, é uma sociedade multicultural e multietnica.
Lógica esquisita, você mesmo é um dos que defendem uma mudança de estratégia ao longo do conflito.
A Rússia reage a expansão pregressa da OTAN é preciso dizer.
Para de ser biruta e querer comparar tudo com a “aLeMaNhA NaZisTAh”.
Não fi…
Vai ler história!
Os Nazi q tentaram ser russos, pq estariam combalidos por caus da Revolução Bolchevique.
Conheceram a fúria e o desvario russo em defesa de sua mãe.
Nada indica, imaginação sua muito fértil.
Luhansk e Donetsk só foi reconhecido como republicas muito tardiamente, já fazendo mais de três anos que eles pediam, assim como a anexação tb, portanto não são pedidos novos, as republicas foram reconhecidas a contra gosto do Putin, que por vários anos tentou negociar, Zelensky, foi a pá de cal, preferiu não negociar, uma posição totalmente americana, que quer derrubar o governo do Putin, se negociasse teria afastado a OTAN, mais estaria dentro do mercado comum europeu, o que nunca foi oposição do Putin. Corre seriamente como disse anteriormente de ter seu país dividido e perder metade do território.
Desenvolvimento natural da situação.
Se fizerem um referendo realmente livre, perguntando se o povo que ali mora quer se tornar uma região vassala dos oligarcas russos ou entrar para a União Europeia… bom, todos já sabem a resposta.
É impossível haver um referendo livre.
Pelo jeito o mapa da Ucrânia que foi estampado no peito da camiseta principal da seleção de futebol vai ter de ser refeito só com a metade do país.
Acontecendo, e uma parte já perdeu, como vai se justificar perante seu povo, Zelensky deve está a base de muito psicotrópicos.
Aquela história que a Rússia so tinha munição pra 3 dias de guerra era outra mentira. Essa semana as forças concluem o controle de Mariupol depois será Odessa.
A Rússia é uma potência então tem muita fake news envolvendo esses assuntos.
Os soldados russos discordam de você. Discordam também dos comandantes deles.
Era só ter ficado de boa com a Rússia e a Otan.Mas o cara escolheu um lado.Infelizmente o povo é que paga a imprudência dele.
Volodymyr Zelensky, já está sendo convidado, irá conorrer como melhor ator no Oscar, vai ganhar na certa.
Imagenss de tanque do Batalhão ‘Somália’ de Donbass em Mariupol
Qualquer semelhança com um vídeo game é mera coincidência.
https://youtu.be/V45ZKGSShRM?t=7
No começo seriam três dias, depois não estavam usando força máxima e queriam poupar civis, depois só queriam o leste, agora pedem referendo, tudo como planejado, dizem especialistas.
Pra falar a verdade eu acho q a ideia inicial sempre foi de referendo, mas um tanto quanto diferente desse aí.
Acredito q Putin achou q os ucranianos iriam se render incondicionalmente na primeira semana. E com Zelinsky exilado na Polônia e sem apoio popular nenhum, haveria um referendo sobre a integração de 3/4 da Ucrânia, incluindo Kiev, na federação russa. Eles inclusive divulgaram mapas do que seria a Ucrânia ‘histórica’ é que permaneceria independente.
É bem a visão que eu tenho.
Como se a europa não tivesse anexando território da ex URSS faz tempo.
Consequência prática de uma anexação formal, qualquer ataque a estas regiões será um ataque ao próprio território russo.
E a galera do pompom dançando sem entender…
Se tivesse que apostar, diria que o plano inicial era a não anexação formal dos territórios mas a criação de estados tampões pró russo, apenas formalidades. O problema ainda é a OTAN.
Mais um sociopata ou então é o mesmo com outro nick.
Tentando passar pano a toda a custa no imperialismo Russo…
Você tem noção que a esquerda russa odeia Putin?
O partido comunista russo foi o mais vocal contra a invasão da Ucrânia…
Você devia ter vergonha do lixo que escreve neste fórum.
Milhares de inocentes morrem e sofrem nesta guerra criada por Putin aonde destruiu décadas de existência pacífica entre russos e Ucranianos.
Não sabiam que haveria guerra, todos inocentes. Agora se apresentam como defensores da moral, não são.
Estou enviando armas? Estou espalhando propaganda de recrutamento de mercenário? definitivamente não. Então não meça com a própria régua, no final estará analisando apenas a si mesmo.
O “Putin” não criou essa guerra sozinho isso precisa ficar muito claro e nítido para não se cometer o mesmo erros de seus perpetuadores.
Ex-URSS.
Agora é normal reclamar território de uma organização que já não existe…
E a Europa, presumo que seja a UE, não anexou território nenhum. Os países continuam a existir…
Estava evitando falar isso, mas se nota um nacionalismo europeu, que surpassa, os limites de seus respectivos países em quase todos os participantes do continente neste fórum, não tome como uma crítica até porque não é, mera constatação da realidade, mas se quiser fingir que é tudo uma grande mentira da maléfica propaganda russa, OK.
Claro que existe um nacionalismo Europeu. E sabe porquê? Porque há um tirano a invadir e a ameaçar outros países.
Nada melhor que uma ameaça para unir todos os países.
Mas não é da responsabilidade da Europa.
E, sim, usou as palavras corretas, é uma mentira da maléfica propaganda Russa.
Putin já não tem nenhuma utilidade para os Russos e já há muito tempo. E a culpa é sempre dos outros, dos “inimigos na fronteira”…
A Europa está absolutamente correta, se matem, com toda razão, ou vocês estão absolutamente certos em se matarem.
É esse o problema. Putin não sabe a diferença entre a diplomacia da força e a força da diplomacia.
Com a Alemanha e quase todos os países de Leste dependentes do seu gás e petróleo, com governos populistas do seu lado, com uma grande economia baseada na exportação de outros recursos naturais essenciais, a fazerem de tudo para aceitar as suas exigências e, mesmo assim, conseguiu por todos do mesmo lado, contra o regime Russo.
Perdeu qualquer relevância política que tinha…
Sei…
Uma boa tarde de domingo a todos os Senhores camaradas do Forte.
Essa história de Rússia X Ucrânia, desde o princípio me pareceu o óbvio.
Os episódios abaixo se fazem perfeito para toda essa encenação da NATO (leia-se EUA) e sua ajuda a Ucrânia.
https://youtu.be/t2H_oKyNBQk
Sgt Moreno
Hahahaha, Trágico.
Sgt Moreno
Pra OTAN que ele não ia aderir né?
Isso vai isolar ainda mais a Rússia. Nem a China vai reconhecer isso. O futuro da Russia, quando os bons tomarem o poder, é devolver todos esses territórios para a Ucrânia.
A Ucrânia deveria ter tomado o Cazaquistão como exemplo para continuar sua existência..
O país da Ásia central abriu mão de suas armas nucleares herdado da URSS, posteriormente manteve ótimas relações com a Rússia e Ocidente.
Hoje suas forças armadas tem equipamentos Ocidental e Russos, assim como Chinês. Além de ser um dos maiores fornecedores de Urânio para as potências ocidentais..
A Ucrânia decidiu trilhar caminhos diferentes, escolheu ser “lança” do Ocidente contra a Rússia, derrubou um governo pró Russo eleito democraticamente com ajuda do Ocidente, e desde então só caos no país..
Zelensky está em uma situação muito difícil – se continuar com a guerra não poderá mudar o resultado da mesma, as armas que recebe do Ocidente baseado em ATGM, Manpads e armas leves, não conseguirá empurrar os Russos para fora do país. Mas pode prolongar a guerra e aumentar a destruição assim como triplicar o número de refugiados. Se assinar um acordo do jeito que os Russos querem, ele terá que fugir do país, pois será conhecido como o maior traidor da Ucrânia..
A saída para ele é renunciar e entregar o problema nas mãos de outro.
Estou curioso para saber o resultado do Referendo. Os que se opõem serão convidados a voltar da Polônia para votar.
Os mortos que não votarem poderão deixar procuração
Só para lembra-los, o Brasil até o momento apoia a guerra russa, inclusive o nosso chefe da diplomacia disse apoiar as falas do Bolsonaro favoráveis a Rússia.
Vocês podem ter certeza que o mundo vai lembrar desse posicionamento quando partes do Brasil pedir referendo para independência.
O Brasil sempre foi contra guerras de anexação de territórios. É assustador ver como o Brasil perdeu o rumo histórico com esse governo atual, esse sujeito precisa sair do poder imediatamente.
O Brasil errou feio nesse conflito, perdemos a nossa independência diplomática e apoiamos a guerra que tem como fins aquilo que sempre repudiamos e condenamos.
O Brasil perdeu uma grande oportunidade de mostrar poder de sancionar alimentos para a Rússia, mostrando poder alimentar, assim como forçar a imposição histórica dos nossos valores territoriais.
Se esse referendo na Rússia tiver êxito, o Brasil sairá derrotado e com um péssimo precedente que fragiliza nosso território.
Isso é o custo de um malandro na presidência que dormiu 28 anos no congresso e diz: não seu nada de economia (não conseguia ler 1 livro de economia por ano em 28 anos?).
Anexação de territórios através de guerra sempre foi e deve ser repudiado pelo Brasil!!!!!
Adoro criticar o governo federal e ver os deslikes.
Fanatismo enorme aqui. Queria ver os deslikes se fosse o Lula apoiando anexação e a Rússia kkkkkkkkkk
Hipocrisia! Bolsonaro pode tudo!
Desculpe, colega forista, mas, embora achando o atual presidente o pior que já houve no Brasil, a posição do nosso país é coerente com a que normalmente expressa em casos similares: condena a guerra, pede a paz através de negociações entre as partes e recusa implantar sanções, por considerá-las improdutivas. Pode-se alegar que a posição pessoal de Bolsonaro seria de apoio a Putin, e que a atual posição diplomática do Brasil se deve muito aos esforços da parte ainda profissional do Itamaraty, mas o que resulta é que o Brasil não age de forma essencialmente discrepante da forma com que sempre agiu.
Jamais zelensky poderia ter entrado nessa guerra com o Putin. Destruiu o país e não vai assegurar Donestk e luhansk e a Criméia! Prefiro estar errado na minha opinião.
E foi o Zelensky que começou a guerra?
Rogério, a Rússia invadiu a Ucrânia, não o oposto. Você inverteu a guerra. É kiev que está sendo atacada, são as crianças da Ucrânia que estão morrendo…não é Moscou que está cercada e também não são os teatros russos com crianças sendo destruídos.
Essa notícia parece ser bem ruim para o brasil.
Se for uma eleição limpa os russos perdem
Se fizerem uma eleição limpa aqui perguntando se eu quero ganhar em euro ou em real, o Brasil perde kkkkkkkkkkkk.
É cada uma viu…
Rússia já é o maior território do mundo e ainda quer mais. Bizarra essa guerra. Russos deviam derrubar Putin
Não precisa fazer referendo já sabemos o resultado, ou vai dizer que se a população escolher pela Ucrânia seria divulgado.
Que escolha complicada. Ficar na Ucrânia com a possibilidade de trabalhar na UE e ganhar em Euros. Ou ser russo e viver de rublos. O que será que os brasileiros escolheriam?
O problema na Europa é que as pessoas usam o “jus sanguinis” para se definir nacionalidade. Conceito ultrapassado, onde deve ser substiuído pelo “jus soli”. A Ucrânia deve garantir que ucrnianos de origem étnica russa possam livremente manter suas tradições culturais, inclusive idioma, e por outro lado quem se imagina russo, e imagina que só será feliz sendo russo, é fácil de resolver também. É só atravessar a fronteira e ser feliz. Não há falta de terras na Rússia.