photo_2022-03-22_18-18-04

Mariana Sanches – @mariana_sanches
Da BBC News Brasil em Washington

Quando olharem para o dia 24 de fevereiro de 2022, os historiadores do futuro deverão dizer que ali teve início não só a invasão do território ucraniano por tropas da Rússia, mas a Terceira Guerra Mundial. A provocativa interpretação sobre o conflito armado que eclodiu na Europa nas últimas semanas é feita pelo cientista político da Universidade de Chicago Paul Poast, estudioso de como o poderio financeiro é central em esforços de guerra.

Poast argumenta que a participação ativa na guerra vai bem além do envio de tropas a um campo de batalha. Para ele, armar ou financiar um dos lados de um conflito é também participar ativamente dele. E por isso, tanto os Estados Unidos quanto a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – que nas últimas semanas não só enviaram bilhões de dólares em ajuda aos ucranianos como aplicaram as maiores sanções econômicas da história à Rússia de Vladimir Putin – já poderiam ser considerados partícipes da guerra atual.

Assim, na prática, as maiores potências econômicas mundiais e bélicas (Rússia, Estados Unidos e Europa Ocidental), já estariam em confronto direto, e já viveríamos o princípio da Terceira Guerra Mundial.

Há precedentes históricos para apoiar a interpretação de Poast. O principal deles, segundo o cientista político, seria o próprio ataque dos japoneses a Pearl Harbor, ato que arrastou os americanos para os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o pesquisador, o ataque do Japão ao território americano, em dezembro de 1941, aconteceu porque os japoneses se viram incapazes de vencer a guerra que lutavam na China e atribuíam seu insucesso na Ásia às sanções impostas pelos americanos ao petróleo japonês e ao auxílio financeiro e armamentício que o governo dos EUA vinha oferecendo à China.

Por esse mesmo raciocínio, Poast acredita que é apenas uma questão de tempo – e de capacidade de organização e força militar – para que a Rússia ataque a Polônia, por onde hoje escoam a maior parte dos comboios de ajuda da Otan e dos EUA para a Ucrânia. Isso, no entanto, acarretaria em uma importante escalada da guerra, já que a Polônia é membro da Otan, o que implicaria que os demais países da aliança viriam a seu socorro nos campos de batalha.

Para ler a entrevista no site da BBC News Brasil, clique aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

126 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Abel
Abel
2 anos atrás

Até o fim do ano Polônia e Moldávia na guerra?

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Abel
2 anos atrás

Quem esta perdendo a guerra eu não sei. Mas o Qatar esta ganhando.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Abel
2 anos atrás

A chance da Polônia entrar é real.. e caso haja esse tipo de escalada é difícil prever aonde vai parar!

Nemo
Nemo
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

É fácil prever, a Rússia já avisou que utilizará armas nucleares caso o Estado esteja ameaçado. Então a próxima reunião da ONU será frequentada apenas pelas baratas que podem sobreviver à radiação.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Blefe, quem tem c* tem medo, se ele usar armas nucleares, os EUA, França, Reino Unido também usaram, ai é salve-se quem puder.

Radagst, o Castanho
Radagst, o Castanho
Responder para  Nemo
2 anos atrás

“Então a próxima reunião da ONU será frequentada apenas pelas baratas que podem sobreviver à radiação.”

Eu ri muito, embora as baratas não gostem muito da piada.

Guilherme Ferreira
Guilherme Ferreira
Responder para  Nemo
2 anos atrás

O problema que o outro lado também tem milhares de ogivas…

Henrique
Henrique
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

Se a Polônia entrar no conflito por conta própria ficará sozinha pois a Otan não irá arriscar um “cataclisma” nuclear se um de seus membros avançar o sinal sem ser atacado.
Esse tabuleiro de xadrez no leste europeu está ficando preocupante pois, como já comentei aqui antes, se o Putin não ver uma vitória ou saída dessa situação que se meteu não terá mais nada a perder…. dai todos perdemos!

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Infelizmente eu tenho de discordar de você Henrique. Atacou um membro da OTAN, atacou a OTAN. E ae a Terceira Guerra Mundial será com armas termonucleares sem vencedores e vencidos. Sem sobreviventes. O fim da humanidade!

Henrique
Henrique
Responder para  Luiz Trindade
2 anos atrás

Caro Luiz, me referi no meu texto à Polônia entrar no conflito por conta própria e não ser atacada antes…

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Caro Henrique, ela ficará sozinha só no uso de pessoal, porque equipamento os americanos enviariam as milhares, e o exército polonês é bem capaz de derrotar por exemplo os bielo-russos, claro, sem a ajuda de Moscou.

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Responder para  Luiz Trindade
2 anos atrás

Ah muita guerra convencional a ser praticada antes do uso de armas nucleares.
O seu uso prematuro só se justifica se usado pela Rússia mediante a confirmacão do aparente facto que as suas forçs não nucleares não valem um chavo. Nessa possoblidade pergunto me se as pérolas que por estas bandas navegam ainda vão estar a vitimizar putin e a apoiar a sua narrativa.

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Eu duvido disso.

Os EUA acabaram de mover tropas para a fronteira da Polônia com a Belarus.

https://t.me/istorijaoruzija/47221

E não é novidade do acúmulo militar na fronteira da Belarus com a Ucrânia em Brest. Todos indicam que haverá uma invasão da Belarus na Ucrânia a partir de Brest.

Além disso, o comandante Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, durante uma conferência telefônica anunciou que no final do próximo mês a Polônia enviará suas tropas para quatro regiões ocidentais de Ucrânia com o pretexto de proteger seu território da invasão russa e dar assistência ao povo ucraniano – de acordo com um hacker conhecido por seus vazamentos de dados do exército ucraniano.

É relatado que o exército polonês tentará assumir o controle da região de Volyn, Lviv, Rivne e Ternopil.

O que lhe dá credibilidade nessa história é que é um cenário plausível, o exército bielorrusso está implantado na fronteira na região de Brest, e é relatado conforme já mencionei nessa mesma matéria, a embaixada russa em Varsóvia parece estar queimando documentos, se a fumaça que assim foi fotografada indicar alguma coisa.

Acredito que ou a Belarus se antecipará e invadirá a Ucrânia ou a Polônia o fará com os EUA ajudando na retaguarda ou mesmo nas linhas de frente se depender do cenário.

A única certeza que eu tenho disso tudo é de que a Ucrânia como país vai se desintegrar.

André Bueno
André Bueno
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Sua tese tem amparo na própria ação russa. Putin avançou sobre a Ucrânia para proteger solo russo. Os poloneses ocupariam regiões da Ucrânia para proteger solo polonês.

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Responder para  André Bueno
2 anos atrás

Para proteger solo russo? Carælho,na sabia que a Ucrânia tinha colodado tropas às portas de Moscovo. Aqueles ucranianos ª- ª.

André Bueno
André Bueno
Responder para  Peter Nine Nine
2 anos atrás

Caro P99, esse é o argumento russo, não é? Ah, claro! Se preferir use interesses russos. Ou, ainda, proteger a população russa que vive no leste da Ucrânia. À vontade!

Augusto
Augusto
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Se isso acontecer será o inicio da 3° guerra mundial

Tomcat4,3
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Triste realidade, por conta da ação de poucos todos podem ser afetados.

Vitor
Vitor
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Mas basta um missil transviado cair na Polonia para logo eles terem razao para entrar na mesma e como foi dito na rubrica,o Japao atacou os americsnos pq estava a perder a guerra,e como a viria a perder,arranjou a “verdadeira desculpa” ,presumivelmente a Russia,melhor,o Putin podera fazer o mesmo,nao “perde” contra a Ucrania mas sim contra a NATO

francisco
francisco
Responder para  Jefferson Ferreira
2 anos atrás

A Polônia está praticando uma política suicida. Está sendo usada pelos USA.
A tática é provoca a Russia até que ela ataque a Polônia e somente assim os USA podem obrigar a Europa a entrar no conflito, alegando o artigo 5 da OTAN.
O resultado esperado pelos norte-americanos é o mesmo que aconteceu em 1945, ou seja o mundo todo sai enfraquecido e eles pensam que ficaram ilesos e novamente a única potência.
Acontece que hoje as armas tem maior alcance e eles também sofreram ataques de misseis nucleares.

Marlos
Marlos
Responder para  Abel
2 anos atrás

Tenho medo de isso acontecer, acho que essa guerra já superou a crise dos misseis de 62 talvez estejamos no ponto mais próximo de uma terceira guerra.

sergio
sergio
Responder para  Abel
2 anos atrás

Sempre achei que a ajuda dada pela polônia a ucrânia, permitindo que o ocidente passe a ajuda letal pelo seu território, e muito perigosa, e a um precedente histórico, na guerra do Vietnam uma das táticas dos vietcongues era passar armas e munição pelo Camboja ja que os EUA não poderiam atacar alem da fronteira, isso durou ate, que os americanos ( não lembro agora o nome da operação ) , atacaram alvos militares dentro do território cambojano.
As pessoas podem argumentar que durante a guerra fria tb acontecia isso, nas guerras por procuração, mais eram movimentações secretas, nos sabemos hoje por que a censura dos documentos secretos caíram,o que acontece com a Russia esta escancarado, os países interferem na guerra de forma aberta, dando uma capacidade de resistência a Ucrânia que talvez, sem essa ajuda eles poderiam não ter.
As sanções econômicas vão destruir a economia Russa, principalmente se a china por medo de Retaliação do ocidente aderir mesmo que parcialmente, devemos lembrar, entretanto, que militarmente a Russia e independente de qualquer coisa que o ocidente tenha a oferecer ate antes das sanções.
Chips, radares, sistemas, tudo de fabricação própria, para eles aumentarem a produção militar mesmo sem dinheiro para financiar, se assim o estado decretar, pessoas taralharam sem salario, empresas de matéria prima fornecerão esses insumos sem receber pagamento, esqueça essa mentalidade de que o estado russo não tem dinheiro pra pagar nada, então ele ja era, em caso de necessidade todo o estado trabalhara sem ganhos, todas as empresas fornecerão suas mercadorias sem receber nada por isso, para o esforço de guerra.
Esse pensamento não esta sendo levado em conta por ninguen do ocidente, que acha ter acuado a Russia, pelo contrario , acuada a mesma pode se tornar mais perigosa que nunca, pois não tem nada a perder.

Reis
Reis
2 anos atrás

No entanto na era nuclear já passamos por isso também no Vietinan , Afeganistão soviético e quem perdeu saiu com o rabo entre as pernas e depois ficou de boa.

carcara_br
carcara_br
Responder para  Reis
2 anos atrás

e pra onde a Rússia vai sair se a guerra é na sua fronteira?

Luis
Luis
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Irá voltar pra dentro do território dela.

Flanker
Flanker
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Vai sair de volta para o território dela! A rússia volta para casa e tudo fica no seu devido lugar.

Reis
Reis
Responder para  carcara_br
2 anos atrás

Derrota política , rendição total muito difícil né , Urss e usa
foram os casos citados acima.

Henrique
Henrique
Responder para  Reis
2 anos atrás

Mas naquele tempo haviam políticos e “chefes de estado” de fato preparados e não os adolescentes, senis e bostéricos que vemos governando as principais nações ocidentais.
Se o presidente da Ucrania fosse mais preparado essa guerra poderia ter sido evitada e os russos melhor administrados.
Esse é o medo de hoje, estão apostando as fichas num tabuleiro onde o principal oponente não hesitará em apertar o botão se for necessário…

Reis
Reis
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Concordo plenamente , tempos difíceis

Kornet
Kornet
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Mas o comediante ficou encantado com o canto da sereia e tá querendo arrastar o mundo para a 3 GM.
Quanto mais essa guerra se prolonga ,mais perigosa fica para o resto do mundo.

George
George
Responder para  Kornet
2 anos atrás

Como é difícil para esse pessoal entender que a Ucrânia foi atacada pela terceira vez. Antes teve a tomada da Crimeia e a incitação ao movimento separatista do Donbas.

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Responder para  George
2 anos atrás

Pois é, lunáticos e perturbados são essas pessoas, tudo por conta de um tesão reprimido em relação a um país que um dia foi uma super potência.

Kornet
Kornet
Responder para  Leonardo Cardeal
2 anos atrás

Lunáticos,não sei;mas oscque têm um amor irracional por americanos e europeus e acham que eles são os defensores da humanidade e da democracia a ponto de não enxergarem o óbvio e seguirem uma imprensa militante que transformou um presidente que era comediante num falso herói.

Augusto
Augusto
Responder para  Kornet
2 anos atrás

falso herói que inclusive incita a população civil a pegar em armas e ainda permite movimentos de partidos neonazistas em seu território.

Kornet
Kornet
Responder para  George
2 anos atrás

Eu não tenho procuração para defender a Rússia,mas não vou ser enganado pela imprensa mainstream.
Essa guerra poderia e seria evitada se a Ucrânia tivesse um lider de verdade um político maduri experiente e não um ator comediante fabricado por um oligarca ucraniano,seria bom sectodos pesquissam o começo de tudo.
Quanto a Crimeia foi um presente de um ucraniano para fazer média com o território alheio.
Só sinto pena do povo ucraniano que foi infeliz na sua escolha de lider que fica agora fazendo discursos para querer que outros países entrem nessa guerra.

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Se a Rússia não ficasse ameaçando seus vizinhos, esses não sentiriam necessidade de procurar alguém que os defendessem.
Situação totalmente mal conduzida pela Rússia nos últimos 20 anos. Isso poderia ter sido evitado, mas aí entra um problema de origem, que é a natureza do regime russo, uma autocracia e a natureza dos regimes dos países antes ocupados pela União Soviética, que desejam algum tipo de democracia.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Reis
2 anos atrás

O seu Vietinan tinha bomba Atômica??

Santos
Santos
2 anos atrás

Nada disso! Putin quer governar, manipular etc; atacar a Polônia seria o fim de todos.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  Santos
2 anos atrás

Ao dominar uma cidade ou país, o invasor é o responsável por alimenta-los? Para quem esta começando a ter dificuldade de alimentar a própria população vai ter problema em alimentar terceiros.

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Por falar em Polônia, uma imagem interessante foi publicada:

Fumaça no prédio da embaixada russa na Polônia.

FOeZcvaXMAA3ecw.jpg
Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

E o mês de março de 2022 anda bastante agitado:

FObB-OoaMAIEp13.jpg
SSS
SSS
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

São coisas rotineiras. A Coreia do Norte tá o tempo todo testando mísseis. A China está o tempo todo fazendo exercícios militares, inclusive perto de Taiwan. Os países árabes têm conflitos desde sempre. O único de novo aí foi o míssel da Índia, mas foi declaradamente um erro.

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  SSS
2 anos atrás

Com certeza.

Tudo coisa rotineira e nada preocupante.

Pode colocar na lista mais uma coisa rotineira, a ofensiva iemenita contra a Arábia Saudita. Bom, não sei por qual motivo acrescentei isso, mais um ou menos um não importa, no final das contas, confiando no seu otimismo, são coisas rotineiras.

Abel
Abel
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

,🇧🇷 Crise na Avibras!

images (1).jpeg
Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  Abel
2 anos atrás

Isso sim é uma coisa rotineira, em terra brasilis.

Abel
Abel
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Deixar malas prontas, uma hora o povo entra pela porta

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  Abel
2 anos atrás

Estou começando achar que os adeptos do sobrevivencialismo não são tão paranoicos quanto eu achava. Estou me inclinando a virar um.

Vou aprender a fazer de tudo. E o principal, construir um bunker antinuclear com alimentos não-perecíveis suficientes para durar anos.

Carlos
Carlos
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

pessoal começando a queimar papel importante

Abel
Abel
2 anos atrás

https://www.forbes.com/sites/walvanlierop/2022/03/18/putins-gamble-in-ukraine-is-xis-pot-to-win/?sh=7f52118d128c

“”

Em 6 de outubro de 1973, uma coalizão de estados árabes armados com armamento soviético lançou uma invasão surpresa de Israel durante o Yom Kippur, um dia sagrado judaico. Os EUA e a Holanda, entre outros países, forneceram assistência militar a Israel, que venceu a guerra. Em resposta, os membros árabes da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, proibiram a venda de petróleo aos apoiantes de Israel. Na Holanda, isso resultou em “domingos sem carro”, o que permitiu que meus amigos e eu andássemos de bicicleta nas estradas.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

“já estariam em confronto direto, e já viveríamos o princípio da Terceira Guerra Mundial.”

Discordo, na minha opinião confronto direto, só depois que tropas e equipamentos estiverem no TO, até isso acontecer é “apenas” uma guerra Proxy, como tantas outras que EUA e Rússia se meteram.
Eu diria que Putin não tem culhões para atacar a Polônia, acho que ele não pagaria para ver, mas ele é um ditador, então não duvido de mais nada e OTAN/EUA também não tem culhões para atacarem a Rússia.
Terceira Guerra Mundial? Não, não depois que inventaram as armas nucleares.

India-Mike
India-Mike
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Exato, se for assim essa já é pelo menos a 5ª ou 6ª guerra mundial, pois Coreia e Vietnã já tiveram participação maciça de apoio de China e Rússia, tanto economicamente quanto em termos de equipamentos militares. O Afeganistão soviético, em menor escala, talvez pudesse contar tb…

Também não acho q Putin ataque a Polônia, pois sabe que a Otan vai ter que entrar na guerra nesse caso. Se quiser prosseguir com sua campanha vai ter q ser ou na direção da Moldávia ou de Finlândia e Suécia.

Maurício.
Maurício.
Responder para  India-Mike
2 anos atrás

Tem um pessoal que vê terceira guerra em tudo, viram na Síria, na Líbia, viram quando a Turquia abateu o Su-24 russo, viram na Venezuela, seguido o pessoal vê em Israel, viram no início da pandemia e viram até antes dessa guerra começar, tudo é motivo para a terceira guerra mundial.

Nilo
Nilo
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Acredito em Deus, então, peço e rogo que Deus te ouça, “não há possibilidade de guerra nuclear”.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Nilo, você tem medo de uma suposta guerra nuclear? Você acha que a humanidade vai acabar? Se for esse o seu medo, fica tranquilo que a humanidade não vai acabar com uma guerra nuclear.

Nilo
Nilo
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Suposição sua. “Nilo, você tem medo de uma suposta guerra nuclear? Você acha que a humanidade vai acabar? Se for esse o seu medo”.
Se vier uma guerra nuclear total o que menos quero é estar vivo. Deixo vc com as baratas.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Calma, só fiz uma pergunta.

Nilo
Nilo
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Quatro previsões de um físico ingles.
Stephen Hawking acredita que os esforços para criar máquinas que pensem sozinhas são uma ameaça à nossa existência.
“Uma grande guerra mundial significaria o fim da civilização e talvez o fim da raça humana”, disse Hawking.
Por um acidente ou algo planejado, criemos um vírus que possa nos destruir”, disse o cientista.
“Secas e devastação de florestas, derretimento das calotas polares vai reduzir a quantidade de energia solar refletida de volta para o espaço, ano a ano se degradando, chuva ácida…… “A raça humana não pode sobreviver nestas condições”.

Maurício.
Maurício.
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Nilo, acho que você tem que se decidir, antes você disse que acreditava em Deus e agora me vem com teorias de Stephen Hawking? Bem, eu não gosto de falar de Deus ou religião, mas não, o mundo não vai acabar com uma guerra nuclear.

Nilo
Nilo
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

O fato de acreditar em Deus não me faz um fundamentalista que nega a ciência de Darwin.

Carvalho2008
Carvalho2008
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Não acaba..mas volta as casas do tabuleiro em 800 anos…

André Bueno
André Bueno
Responder para  Carvalho2008
2 anos atrás

Como não sabemos mais jogar o jogo de 800 anos atrás, a chance de sobrevivência é ínfima.

Nilo
Nilo
Responder para  India-Mike
2 anos atrás

Não da para eliminar a opção de uma terceira guerra comparando-se e tendo como baliza os conflitos anteriores como Coreia do Sul ou outros, tudo depende de fatores novos como, qual o nível de entendimento e capacidade de negociação entre os lideres atuais das duas potencias nucleares envolvidas, quando vc tem uma das partes que de forma contumaz trata o outro de ditador assassino públicamente, além de ações que formente a pespecitva da dissolução do outro enquanto Nação, a possibilidade de uma guerra nuclear é bem real.

India-Mike
India-Mike
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Evidente que este conflito pode escalar pra uma guerra mundial, mas eu acredito que ainda estamos distantes disso.

Existe muita retórica nas falas de Biden e Putin, mas sabe-se que por debaixo dos panos existe uma comunicação e ‘respeito’ entre as partes justamente com o objetivo de evitar esse confronto direto.

E finalmente, mesmo que exista uma guerra Otan-Russia, não acho que esse seria um conflito nuclear, pelo menos não no primeiro momento. Um possível ataque russo a bases na Polônia que fornecem armamentos à Ucrânia certamente não seria nuclear, assim como tb não seria nuclear a resposta da OTAN. Muito mais fácil que armas químicas ou biológicas sejam usadas muito antes. Nesse cenário, quem ‘apelar’ pros nukes em essência está admitindo que perdeu e simplesmente não vai deixar o outro ganhar. E qq um dos lados só o faria se estiver passando por uma derrota por demais humilhante.

Nilo
Nilo
Responder para  India-Mike
2 anos atrás

“…….Evidente que este conflito pode escalar pra uma guerra mundial….”😎

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Foi dito por vc  India-Mike

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Reagan chamava a URSS de Império do Mal e os Afegãos de Freedom Fighters na década de 80. O que Biden está fazendo não é diferente disso.

Nilo
Nilo
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Joe Biden esta bem abaixo no nível do Reagan, tanto moral como capacidade de compreensão dos russos.
Direto do Bunker Vietcong:: comediante Zelensky já fala em terceira guerra mundial.
https://www.youtube.com/watch?v=AE9EwuplMQI

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Não consigo levar esse senhor a sério. Se as análises dele estivessem corretas, Kiev já teria sido tomada e a Ucrânia se rendido há pelo menos 10 dias.

Nilo
Nilo
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Cuidado com o que diz, ” Não consigo levar esse senhor a sério”. Não precisa me responde, mais vai a pergunta, o não levar a séria é por deficiência dele ou sua?.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Nilo
2 anos atrás

Quando alguém que supostamente é bem versado no assunto concorda com a afirmação de que uma cidade do tamanho de Kiev vai “cair nas próximas 72 horas” eu começo a questionar se de fato essa pessoa está fazendo análises racionais ou se está se deixando cegar por ideologia e torcida.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

Mauricio, a Terceira Guerra Mundial é com armas nucleares de diversas nações e não somente dos EUA e Rússia! Dae o nome de Terceira Guerra Mundial. Rezemos que não chegue à isso!

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Maurício.
2 anos atrás

“Mas ele é um ditador”. Você estava até indo bem mas quando falou essa bobagem…..!

Fanta
Fanta
2 anos atrás

Interessante, acho que não chega a tanto. A questão maior é vai ou não anexar o território da Ucrânia? Se sim (e creio nisso), a Rússia passará a ter fronteira com 6 países da OTAN (hoje são 3). Nessa posição, a Rússia irá pressionar mais retirada das armas atômicas americanas (entre outras) de perto de sua fronteira? Existem precedentes históricos…

Boitatá
Boitatá
Responder para  Fanta
2 anos atrás

Hoje já possui fronteira seca com 5 países (Noruega, Letônia, Estônia, Lituânia e Polônia). Se for contar marítima, pode acrescentar Turquia, EUA, Romênia e Bulgária.

Thiago A.
Thiago A.
Responder para  Boitatá
2 anos atrás

eu jurava que o Canadá era nessa lista. Mas não.

Fanta
Fanta
Responder para  Boitatá
2 anos atrás

Você tem razão, me expressei mal, considerando somente fronteira seca com países da Europa e tirando Kaliningrado (que tem sua importância) teremos a Noruega, membro antigo da OTAN, com uma fronteira pequena que não incomoda a Rússia, acredito que seja assim por conta do terreno e desde que a Finlândia e Suécia continuem fora da OTAN. Temos a Polônia, que faz fronteira com Belarus, aliado ativo da Rússia, sendo fácil de entender porquê a Polônia faz de tudo para se alinhar com o Ocidente/OTAN. Preocupante é a situação das 3 repúblicas bálticas (embora a Lituânia não faça fronteira com a Rússia, faz com Belarus), as 3 já foram parte da URSS. Acredito que este seja o motivo de não ter uma grande presença da OTAN nesses 3 países para não antagonizar os russos, somente deslocamentos de aviões para patrulhamento do espaço aéreo e colaboração militar, sem grandes compras militares, embora tenham mandando alguma ajuda para a Ucrânia (Sting e Javelin) após o ‘de acordo’ americano. Se a Rússia anexar a Ucrânia ela terá fronteira com os seguintes países da OTAN na Europa (7): Noruega, Estônia, Letônia, Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia. Em suma, os russos estarão em condições de “denunciar” as instalações da OTAN e americanas que existem na Polônia, alegando que estão “em suas fronteiras”.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Responder para  Fanta
2 anos atrás

O custo para a Rússia de uma ocupação prolongada da Ucrânia é inimaginável, mesmo que queiram fazer isso, não têm a capacidade militar, política e econômica necessárias.

Marcos10
Marcos10
Responder para  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Tem analista falando que, e é difícil mensurar isso, se a guerra durar até junho, a Rússia quebra.
Os custos da guerra em si, mais os embargos, tem sido altíssimos.

pedro
pedro
2 anos atrás

Se for pensar assim, essa “guerra” iniciou em 2014 com a golpe de estado, patrocinado pelo ocidente, do governo Ucraniano eleito democraticamente por outro. Ali que iniciou-se a transferencia de bilhões para esse governo ilegítimo, bem como as ações militares contra uma parte significativa de seu país e povo.

Agora, o que realmente 24/02/2022 vai significar é como o fim da “Pax Americana” isso sim! Ao ver a Russia agir contra os interesses dos EUA e Europa diretamente, sem esses serem capazes de fazer mais do que latir, sansões e enviar armas e $ a Ucrania, mostrou ao mundo o quão fraca é esse bloco e essa “paz”. Não a toa que o Irã bombardeou uma base e embaixada americana na esteira disso, e ficou sem resposta. Nem precisa falar que a Coreia do Norte tocou o “fod-…” e lançou diversos misseis, e muito provavelmente outros atores regionais ou globais nos proximos meses irão mexer novas peças no tabuleiro geo-politico mundial sem se importar com a “Pax Americana” e o Ocidente.

A total falta de apoio as sanções a Russia por países fora da America do Norte, Europa, Austrália e Japão, foi uma desastrosa derrota para esses. Não que o mundo esteja “ao lado” da Russia, mas viu nisso tudo uma imensa hipocrisia e exagero ao fazer com a Rússia o que o Ocidente jamais fez com os EUA ou Israel fazendo o mesmo no passado! Pior ainda é que muitos países do Globo irão pagar caro por essas sansões as quais ninguém foi consultado, sem que os países que ditaram essas sansões tenham feito qualquer medida para aliviar tais efeitos.

Dois fatos que mostram isso, primeiro é o pouco caso ou fiasco total da ida do PM Britânico ao Oriente Medio visando apoio e aumento da produção de petroleo, e na mesma quinzena o Presidente Sírio fez sua primeira visita a região desde 2011! Quem imaginaria Assad ter mais importância que o PM Britanico??? A propria Israel e Turquia (ditas como aliadas do ocidente na regiao) foram totalmente fracas e reticentes em apoiar qualquer medida mais dura contra a Russia, ate a França e Alemanha ja estão reticentes de fazer qualquer outra medida adicional. A India deu uma banana a Washington (ate o Paquistão apoiou e parabenizou a India!!!), e a China tambem nada fez a favor disso. Hoje a Renault disse que vai voltar a produzir veiculos na Russia, assim como a Toyota já havia dito que nao iria se retirar do país. Doravante iremos ver muitas empresas e ate mesmo países “voltando atras” de suas sansões e ações.

Para finalizar, hoje o dolar estava em R$ 4,92! No ultimo trimestre o Real valorizou quase R$ 0,70 e não por medidas do Brasil e sim pelas fraquezas do Dolar!

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  pedro
2 anos atrás

pouco caso ou fiasco total da ida do PM Britânico ao Oriente Medio visando apoio e aumento da produção de petroleo

O Blinken queria estar junto ao PM britânico, mas levou um sonoro “Não” na sua tentativa de ir ao encontro dos líderes árabes com o britânico.

O mesmo Blinken ficou possesso quando Assad visitou EAU, ainda mais quando o sheik príncipe de Abu Dhabi declarou que todas as forças estrangeiras teriam que se retirar da Síria, leia-se EUA/UK em Al Tanf e outros locais, incluindo Turquia que tem dezenas de bases no norte do país.

O mesmo sheik de Abu Dhabi – Mohammed bin Zayed Al Nahyan, comandante das forças armadas dos EAU recusou a aceitar um pedido de visita do comandante do CENTCOM, Kenneth Mackenzie, a notícia saiu hoje no WSJ.

Só lembrando que pode ter passado batido para muita gente, Assad conseguiu ingressar no BRI da China em janeiro de 2022, dois meses depois, ele se encontra com os líderes de Dubai e Abu Dhabi, existe dedo chinês nessa diplomacia, e provavelmente, também pode ter dedo do Irã.

A Arábia Saudita segue mantendo a diplomacia de ser mais alinhado com os EAU, mas isso está mudando. Os recentes ataques do Iêmen e a passividade americana está conduzindo os sauditas para a China, já assinaram o acordo de US$10 bilhões para investir em refinarias na China, vão refinar petróleo saudita e RUSSO, além disso, não aceitaram a exigência de aumentar a produção de petróleo e a China tem influência cada vez mais com relação aos sauditas.

E como você mesmo disse, o dólar está desabando perante todas as moedas, o rublo que disseram que iriam colapsar, até o momento, não deu amostras de ocorrência dessa possibilidade, ainda segue estabilizado.

Se isso não for indicativo de que o mundo está mudando, eu não sei mais quais seriam os indicativos dessa nova tendência.

Nilo
Nilo
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

….correto: fomentar

Nilo
Nilo
Responder para  pedro
2 anos atrás

Correto, Paulo, o conflito se inicia em 2014, revolta de Maidan, com os ultra direitas ou neonazista financiados pelos EUA, o conflito se mostrando factual do seu inicio quando Zelensky coloca a entrada na OTAN como uma possivilidade estabelecida, sem retroagir a decisão por meio de negocciação com a Russia, sem considerar a violência praticada pelos grupos nazista, que tem apoio financeiro da Ucrânia, aos ucranianos de ascendencia russa ou simpaticos a causa russa, assim como perseguições a nível cultura como proibição do ensino da língua russa e censura a expressões culturais de origem russa. Afora que nos últimos anos os embargos economicos so teem crescidos, assim como formentar a não participação da Europá na conclusão do “Nord Stream 2”. O próprio Zelensky, incentivado pelo EUA, declara que se for a Moscou pessoalmente e não sair com o resultado da negociação haverá a terceira guerra mundial, ou seja, por procuração esta na mão de um político e administrador público inexperiente, que antes do conflito só tinha 30 porcento de aceitação da população em virtude do mau gerenciamento da crise ucraniana, esta nas mãos deste Bufão a terceira guerra mundial, já que a todo momento pelo mundo, com acesso televisivo promovido pelos EUA, coloca a Russia em uma situação de se ajoelhar perante a Ucrânia e assim a Otan, ou se ir ao socorro da Ucrânia com a possibilidade real de um conflito nuclear.

Marcos10
Marcos10
Responder para  pedro
2 anos atrás

Chora!!!

Slow
Slow
2 anos atrás

Só hoje em uma mídia ocidental eu já vi falando que a Rússia está sem estoque de munição , comida e mísseis de precisão kkkkkkkkkkk

Logo logo Zelensky assume a Rússia …

Hcosta
Hcosta
Responder para  Slow
2 anos atrás

Ter e ter onde é preciso são duas coisas diferente. A isso chama-se logística.

Nick
Nick
2 anos atrás

Entendo esse conflito dessa forma também. Mas tudo passa por Putin. Ele aceitaria uma vitória parcial? Ou vai querer depor Zelensk? A princípio o objetivo do Putin era depor Zelenski e colocar um governo fantoche. Mas isso está sendo mais difícil do que ele pensava. E em parte se deve ao apoio logístico/militar da OTAN. E por outro lado as sanções econômicas podem colocar a Russia em situação tão ruim em termos econômicos e sociais (desemprego, inflação descontrolada), que Putin pode pensar que a única saída para ele seria escalar o conflito para desviar a atenção do povo russo. Normalmente é a solução que os líderes totalitários encontram quando se encontram dessa forma.

Nemo
Nemo
Responder para  Nick
2 anos atrás

Das propostas russas três parecem ser as críticas: 1) reconhecimento da posse da Crimeia, 2) reconhecimento das repúblicas da região de Dombass e 3) desistência de filiação à OTAN. Quanto a entrada na UE fica a dúvida.

Satyricon
Satyricon
Responder para  Nick
2 anos atrás

Como a invasão não está correndo conforme o planejado, “parece” que Putin está mudando seus objetivos, de domínio total da Ucrânia para conquista do leste Ucraniano (Donbass, etc). Ou assim espera-se.
A entrada da Bielorrussia no conflito certamente seria uma escalada temerária, principalmente pela proximidade com a Polônia. Essa não deve ser menosprezada, pois, além de ser da OTAN, está muito melhor armada e treinada que a Ucrânia. E veja o estrago que um pouco de treinamento ocidental (8anos) e alguns javelin/stingers fazem.
Não acredito que Putin tenha essa audácia, pois já tem problemas demais com a Ucrânia limpando o chão com os soldados russos.
Mas já errei antes (vide essa invasão estapafúrdia, que eu jurava que não ocorreria).

Nelson Junior
Nelson Junior
2 anos atrás

Durante todas as batalhas de Israel contra os Árabes, os soviéticos mandavam material militar aos montes para os Árabes, assim como no Vietnam e na guerra da Coréia, e não houve a terceira guerra… Então, não vejo porque seria diferente agora…
A não ser que haja um erro de cálculo muito errático e que não vejo que o Putin cometerá, pois apesar de sair muito mais caro, acho que Putin já está a conseguir o principal objetivo, anexar a Criméia, Donetski e Luhanski

Henrique
Henrique
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Nos casos que citou foram guerras por procuração e não nas portas da própria Rússia ou EUA.
E uma coisa é interessante, os russo sempre forneceram armamentos para os inimigos de Israel mas estes nunca conseguiram sobrepujar aquele país… porque será?
Porque as armas ocidentais são melhores ou porque fazer um jogo duplo com Israel sempre foi um padrão dos russos?
Vide na Síria quando Israel ataca bases avançadas do Iran os sistemas antiaéreos são desligados….
O xadrez geopolítico é mais complexo e profundo do que imaginamos….

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Mas isso ele já tinha conseguido. Creio que a questão passa pela Ucrânia reconhecer isso.

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Heinz Guderian
2 anos atrás

Exato… Quis dizer isso, a Ucrânia e o mundo reconhecer isso eu diria

EduardoSP
EduardoSP
Responder para  Nelson Junior
2 anos atrás

Entre os objetivos está “desnazificar” (o que é qualquer coisa que você queira fazer) e desmilitarizar a Ucrânia.

India-Mike
India-Mike
Responder para  EduardoSP
2 anos atrás

Exato, mas esses são suficientemente ambíguos para que Putin possa clamar vitória com qq coisa. A queda de Mariopol (se um dia cair) ele pode chamar de desnazificação. E a destruição dos ‘laboratórios biológicos’ + a não entrada da Ucrânia na otan ele pode chamar de desmilitarização por exemplo…

Nilo
Nilo
Responder para  India-Mike
2 anos atrás

(se um dia cair)? NYT já está dando com vitória a entrada dos russo em Mariupol. Se não Já, comece a contar as horas.
Dois últimos jornalista da Agencia AP foram tirados corrento pelos soldado do batallhão de Azov da cidade, já não conseguem dar proteção.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

EUA envia tropas para a fronteira da polônia com Belarus…

comment image

Corpo diplomático russo começa a queimar documentos secretos na embaixada russa( imagem ilustrativa) em Varsóvia,semelhante ao que ocorreu em Kiev.

comment image

Rússia ameaça atacar cidades polonesas caso Varsóvia continue a ser o fornecedor/facilitador de armamentos para Kiev.

Porta-voz do Kremlin (sede do governo da Rússia), Dmitry Peskov afirmou que a Rússia usaria armas nucleares somente se identificar que há “ameaça existencial” ao país. “Pretextos para uso de armas nucleares são públicos. Se houver ameaça existencial a nosso país, elas podem ser usadas”, disse, durante entrevista à CNN nesta terça-feira.

comment image

Em entrevista à rede CNN, Peskov foi perguntado em que ocasiões o presidente russo, Vladimir Putin, usaria armamento nuclear. Em resposta, ele afirmou que, “se há uma ameaça existencial à Rússia, então existe a possibilidade”.

A fala se dá em meio às acusações ocidentais, sem evidências concretas, de que forças russas consideram usar armas químicas e biológicas na guerra.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

100 segundos para a meia-noite.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Vai dar tempo de publicar alguma coisa?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Tomara Nilton.Tomara!

Nemo
Nemo
Responder para  Nilton L Junior
2 anos atrás

Para nós aqui na periferia dará muito tempo, uma vez que não deveremos ser atingidos pelo impacto direto e as ondas subsequentes. Nós seremos vítimas do inverno nuclear, das consequências da propagação da radiação, das guerras entre grupos pelo controle de alimento e abrigo etc.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Nemo
2 anos atrás

Bah velho depois desse seu comentário não sei se fico otimista ou pessimista …

Thom
Thom
2 anos atrás

Putin e todo país que tem armas nucleares sabem, que se lançarem uma ogiva sobre o inimigo. O inimigo lançara contra ele, ou seja, ele está matando seu próprio povo.
Acho e espero que a OTAN não se envolva. Rússia vai ser um “ursinho” depois dessa guerra, seja ela sua vitória ou perda. Terá que remar para conseguir acordos. Sempre com o olhar atento da Europa. Mas me lembro que a França já está abaixando as “orelhas”.
Resumindo: Que a Europa se vire. Só espero que armas de destruição em massa, não seja utilizada. Forte deveria fazer umas matérias sobre o que uso dela acarretaria no planeta, principalmente no hemisfério sul.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Responder para  Thom
2 anos atrás

Isso depende de até ande os EUA/NATO querer testa os limites dos Russos.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
2 anos atrás

Se houver 3a guerra, será que haverá historiadores? Acho que serão historiadores baratas ou escorpião, depois da evolução

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Responder para  Saldanha da Gama
2 anos atrás

A proxima civilizacao seguindo a linha evolucionaria: O Planeta dos Macacos.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Tivemos o caso da 2gm que não foram usadas armas químicas, exceto pelos Japoneses e parece que numa escala reduzida e os Alemães sobre os Judeus e outros.
Talvez seja uma 3GM mas apenas convencional.
E para ser um GM é preciso outros países entrarem. A China, Índia, Irão, as Coreias, Japão, etc… vão querer expandir o conflito?

Boitatá
Boitatá
Responder para  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Haverá sim. Não será exatamente o fim do mundo. Será mais um retorno ao século XVIII ou XIX. Uma drástica redução populacional e principalmente ruína econômica e destruição/perda de tecnologia/conhecimento. Não vejo porque alguém gastaria uma de suas bombas nucleares no interior do Peru ou do Piauí. O mundo será extremamente impactado, mas continuará. Inclusive, se ninguém avisar, a Ilha de Páscoa nem fica sabendo…

Hcosta
Hcosta
Responder para  Boitatá
2 anos atrás

O inverno nuclear…

Nelson Junior
Nelson Junior
Responder para  Boitatá
2 anos atrás

O ser humano é especialista em sobreviver

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
2 anos atrás

Eu havia comentado aqui as umas duas semanas atras de que a Terceira Guerra havia comecado. Muito provavelmente um incidente vai causar um escalada belica com a entrada da OTAN no conflito.

Esta ficando impossivel para a Russia sair dessa armadilha, que o Putin criou. Ja foi anunciado hoje (aqui nos EUA), de que mais tropas serao enviadas para a Europa.

Charle
Responder para  Tadeu Mendes
2 anos atrás

“Está ficando impossível para a Rússia sair dessa armadilha que o Putin criou”

Criou não, criaram para ele cair. E ele caiu.

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Será?
Será q chegará em uma grande guerra?
Deus queira q não….
Dependendo de como uma guerra é analisada, se como um fenômeno político-econômico-social, por exemplo, a própria guerra contra o terror pode ser a 3ª guerra.
Basta ver a quantidade de países, q por meio de seus cidadãos, se envolveram nessa guerra.
OTAN e seus aliados, mundo árabe praticamente todo, paises da tríplice fronteira sul do Brasil, da América do Sul, a própria Rússia, Índia e por aí vai.
Fato é q o terrorismo afetou a relação entre as nações, entre os povos e consumiu muito muito muito recursos de Defesa e Segurança de todos os países do mundo. Por consequência, impacto muito ou pouco vaidosa economias.

Caio
Caio
2 anos atrás

E sobre estes fatos do momento atual; eu me recordo do meu velho livro de geografia do antigo segundo grau, em uma escola pública, (coisas tão criticadas pelo cabeças OCAS de hoje) que no ano de 1996, dizia assim:
” com o colapso da URSS, para a Rússia só restaram as armas nucleares e por isso, ele ficou muito mais perigosa”.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
2 anos atrás

é claro que não dá para descartar 100% a chance da terceira guerra, mas vamos la: será que a nata do exército russo e dos políticos russos (um dos países mais complexos do mundo) apoiaria o “aperto do botão” por causa de uma invasão a Polônia, ou qualquer outro país? e a nata do exército americano e dos políticos americanos tambem apoiaria um presidente nesta decisão? o que vale a pena o suficiente para que se inicie uma guerra nuclear? que propósito pode valer a destruição do seu país? na minha visão, a única justificativa seria um revide, mas para isso, obviamente, alguém teria que dar o primeiro passo! arma nuclear muda tudo! daí a necessidade do Brasil ter as suas!

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

A quantidade de comparações da situação presente com a do passado a meia distância é notável, todo mundo tem a sua, até Mike Pence que imaginou suprir a Ucrânia por ar como se fez durante o bloqueio de Stalin a Berlin – uma idéia bastante fora de lugar, convenhamos. Uma coisa é certa, todo mundo está esperando o pior, nem que seja apenas como expressão da ideologia suicidária mundial atual, aquele manjado pristino espírito porcino. Um grande erro russo foi não ter isolado a fronteira terrestre com a Polônia (e talvez igualmente com a Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia) enquanto criasse zonas humanitárias pra fuga dos ucranianos que não quisessem ser bucha de canhão do Volkssturm zelenskiano. Tolice? Pode ser, mas não é maior do que a de muita gente por aí. Do jeito que está, essa guerra pode demorar muitos anos…

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Vestido de Popandopulo”: militantes fogem de Mariupol com roupas femininas (VÍDEO)
23/03/2022 – 08:08
“Vestidos de Popandopulo”: militantes fogem de Mariupol com roupas femininas (VÍDEO) | primavera russa
Um militar do Exército DPR contou como militantes ucranianos estão tentando escapar de Mariupol, misturando-se com civis e se passando por mulheres.

“Em primeiro lugar, eles estão se escondendo atrás de civis e, em segundo lugar, sob o disfarce de civis, estão tentando vir para o nosso lado para se dissolver e sair.

Mas nossos combatentes os pegam, os interrogam e os enviam às autoridades certas ”, diz um militar do Exército DPR.

“Hoje eu vi um: ele se vestiu de Popandopulo (o personagem do filme “Casamento em Malinovka”, – aprox. RV), com um casaco de pele, sapatos femininos …” ele diz.

Quando perguntado por um jornalista como é possível pegar militantes ucranianos, ele responde que eles costumam sair com roupas de mulher.

Veja também: Terror Bandera no nível oficial: um documento chocante de Odessa (FOTO).
Nazistas de bandera, azov e outros fogem de Mariopol assim.

svadba_v_malinovke.jpg
Agnelo
Agnelo
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Ixxxx pegaram o macete com Brizola…..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Infelizmente eu tb tenho esta mesma visão.

André Bueno
André Bueno
2 anos atrás

Sobre uma guerra nuclear entre EUA/Europa e Rússia: há alguma lógica em supor que esses países ou algum deles direcione mísseis para outros países; que não os já citados; sob a lógica de não serem os únicos destruídos?

Renato B.
Renato B.
2 anos atrás

Admito que uma terceira guerra mundial se tornou um pouco mais provavel, mas também não acredito que seja mais que isso.

O problema não é nem o conflito em si, mas a quebra das cadeias comerciais que interligam os países. Sanções fortes são necessárias para demover a Rússia da invasão. Porém são essas grandes cadeias comerciais que evitam guerras, um conflito mundial ruim é para os negócios.

Quanto mais cedo o comércio global voltar ao normal mais improvável volta a ser uma guerra mundial. O famoso “é a economia, estúpido”.

Taso
Taso
2 anos atrás

Mal tá aguentando atacar a Ucrânia, agora vão falar que a Rússia vai atacar a Polônia, acho exagero. Pode até ser, nunca se pode desprezar a possibilidade, mas não há probabilidade, ao meu ver. Mas achei que essa “operação especial”/invasão pararia nas regiões separatistas, mas no outro dia já estavam às portas de Kiev e tomando territórios.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Dirão se ainda existirem.

Adriano madureira
Adriano madureira
2 anos atrás

Sobrariam historiadores vivos para registrar o fato nós anais da história mundial 🤔❓

Haylton
Haylton
2 anos atrás

Guerra, guerra ,guerra já não basta cada ser humano ter sua própria guerra interior a Deus tende piedade de nós pobres e pecadores seres humanos..

Rodrigo Hemerly
2 anos atrás

Caros Colegas, não se esqueçam de acessar a minha página eletrônica (HISTÓRIA HUMANA) localizada no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br.

Marcelo Schmitz
Marcelo Schmitz
1 ano atrás

Será mesmo q uma pessoa sozinha tem o poder de destruir o mundo?
Acho difícil. São muitas variáveis e pessoas juntas para isso aconte acontecer.
Senão já teria acontecido.
O tesao de vc poder destruir tudo deve ser muito grande . E a sensação de vc impedir também. Penso nisso como um dilema na vida dos q detém o poder.
Vamos ver os próximos capítulos