british sniper

Ex-atirador de elite do exército britânico que serviu no Afeganistão e agora é voluntário na Ucrânia diz que o Talibã era melhor combatente do que os soldados russos

Shane Matthew, 34, um veterano britânico que serviu duas vezes no Afeganistão e agora está ajudando a treinar combatentes na Ucrânia, disse ao The Times de Londres que as forças russas pareciam ser “taticamente inferiores” aos ucranianos.

Matthew disse ao jornal que viu uma patrulha a pé russa de 12 homens entrar na cidade estratégica de Irpin, perto de Kiev, e começou a “entrar em pânico” quando houve um tiroteio. Ele disse que a maioria das tropas russas foram mortas e algumas fugiram.

“O Talibã faria um trabalho melhor… não há como eles cercarem Kiev”, disse Matthew.

Matthew disse ao jornal que não faz parte da legião estrangeira, mas está treinando independentemente civis que se juntaram às forças de defesa territorial.

O veterano disse ao Times que acreditava estar “100% do lado vencedor” depois de ver a “completa incompetência” das tropas russas em Irpin.

“Eles são taticamente inferiores. Conseguimos tomar grandes quantidades de terreno dos russos”, disse ele ao jornal.

Matthew disse ao jornal que perguntou se alguém de uma força ucraniana de 50 homens havia sido alvejado antes durante uma sessão de treinamento, e nenhum deles o fez. Apesar de sua inexperiência, ele disse que eles pareciam ser mais capazes do que seus colegas russos.

Desde o lançamento da invasão militar da Ucrânia há várias semanas, os temidos militares russos fizeram um progresso surpreendentemente lento.

O presidente russo, Vladimir Putin, pensou que os militares russos poderiam capturar Kiev em dois dias , mas ainda não o fizeram em 23.

Os relatórios também sugerem que os militares russos perderam muitos oficiais militares de alto escalão na Ucrânia.

A Ucrânia afirma ter matado mais de 14.000 soldados russos. O Pentágono estimou que até 7.000 soldados russos foram mortos.

O Kremlin não reconheceu a escala de suas perdas, admitindo pela última vez que havia perdido 498 soldados russos em 2 de março.

FONTE: Business Insider

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

123 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Pura propaganda. Os “taticamente inferiores” tomaram Volnovakha, Izium e vão conquistar Mariopol.
As três cidades onde o desafio de combate urbano foi aceito.
A área de terreno conquistado é superior ao da Inglaterra, e isto foi realizado com 80.000 soldados russos e outros 35.000 das milícias.
115.000… Das tropas inicialmente desdobradas, 40.000 ainda estão em reserva, concentradas em Belgorod e Rostov, com unidades da VDV na Bielorrússia.

Quem é esse atirador?
Ninguém sabe…
O nome disso é Psy Ops.
Os “taticamente inferiores” estão impondo perdas na proporção de 6:1… Segundo o Pentágono.
Psy Ops…
Leigos caem. Só os leigos.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Ahahahahahahah! Propaganda dos perdedores. Mariopol já caiu. O nazista líder dos nazistas “azov ” foi “finalizado” juntamente com grande quantidade de nazistas que resistiam por lá. Naquela região mais de 60 mil nazistas estão totalmente cercados dentro de um “bolsão”.
“Considerado ideólogo do grupo neonazista Batalhão de Azov, Nikolai Kravchenko, aliás, “Kruk”, foi morto em Mariupol, no Donbass, na terça-feira (15) durante os combates pelo controle do principal porto do Mar de Azov, que está submetido ao bando desde junho de 2014”

Fonte! Por Hora do Povo Publicado em 17 de março de 2022.

Kravchenko-e-sua-horda.-Na-farda-simbolo-adotado-pelas-SS-768x525.jpg
Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Que o talibã é melhor eles já sabem desde a década de 80. A reportagem não acrescentou nada de novo. Se fosse mais fácil teriam dominado o Afeganistão

BrWs
Responder para  Palpiteiro
2 anos atrás

Pelo menos o Talibã colocou a OTAN para correr do Afeganistão, neste caso não foram uma ocupação de 23 dias mas 21 anos..

Outro detalhe interessante, a mídia quer insistir que Vladimir Putin esperava uma guerra rápida, então como se explica que os Russos estão enrolando e dificultando um cessar fogo ?
Os objetivos de Putin na Ucrânia é claro, além de fazer a Ucrânia :

– Reconhecer a Criméia Russa;
– Reconhecer a independência de Lugansk e Donestk ;
– Declarar neutralidade em relação a qualquer bloco militar.
Ele quer destruir todos os nacionalistas Ucranianos, é este o motivo de o governo Russo não está com pressa para um cessar fogo. Quanto mais tempo eles ficarem dentro da Ucrânia mais desmoralizados ficam o governo Ucraniano e aqueles que o apoiam no Ocidente. Ficará caro para Putin, mas seus trunfos irão valer muito mais…

Hcosta
Hcosta
Responder para  BrWs
2 anos atrás

Os dois primeiros objetivos já poderiam ser atingidos antes da invasão e o terceiro, dependendo da fonte, também, já que um país com disputas territoriais não poderá aderir à OTAN.

O que ele quer está para além da Ucrânia…
Talvez parte dos milhares de milhões que estão bloqueados em contas estrangeiras.
E ele não está com pressa porque está à espera de alguma reação do Ocidente…

pedroctba
pedroctba
Responder para  BrWs
2 anos atrás

Na realidade, Putin queria sim uma guerra rapida. Mas o que lhe fez mudar foi a reação do Ocidente. Esse deu um “tiro de bazooka” em ambos os pés, e ainda tacou fogo nas suas mãos a fazer bloqueios economicos q a medio e longo prazo apenas o Ocidente serão os maiores perdedores. Quem precisa de Petroleo, Gas, Trigo, Leite, Oleo Comestivel, Açucar, Carne, Carvão, fertilizante e minerios/materia prima? Ocidente! E eles se privaram. O Rublo cair ou ter problemas economicos na Russia é nada comparado a ter 11% de inflação nos EUA e sua reservas de oleo cairem, ou então falta de energia e inflação galopante por custos energeticos na Europa. O que o ocidente ira descobrir é que aquilo q nos ultimos 50 anos eles faziam questão de não precisarem produzir, será seu calquanhar de aquiles.
Notaram como a França esta quietinha? Sim, ela produz comida e boa parte de sua energia. Esta suce.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Palpiteiro
2 anos atrás

Claro que o Talibã era melhor.
Inclusive derrotou o Shane Matthew.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Os ucranianos lutam pelo país deles. Os soldados russos nem sabem o que foram fazer lá. Estão loucos para fugirem.

sergio
sergio
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

So nos teus delírios, alias cade o fantasma de kiev ????

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Agora os russos não escondem de maís ninguém e já é possível ver os veículos lançadores TOS-1A e 2A em ação na Ucrânia. Fica difícil fugir de um ataque desses.

Screenshot_2022-03-20-06-40-28-125_org.telegram.messenger.jpg
Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

Exato.
Vi o vídeo da utilização de um desses.
Sinistro

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Você gosta de ver criancinha morrendo, né?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Então eu vou te dizer uma coisa. Quem invadiu a Ucrânia foi a Rússia e não o contrário. E não é de hoje. Invadiram a Crimeia e depois invadiram o Donbas. O que estão fazendo hoje é só uma continuação dos crimes que começaram a praticar oito anos atrás.

A população de Mariupol estaria muito bem, obrigado se não tivesse sido invadida.

Não procure justificar um erro com outro erro.

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Enquanto isso, mais um ataque à uma base abrigando mercenários, desda vez em na região de Zhytomyr. O Ministro da Defesa da Rússia disse que havia mais de 100 combatentes no local.

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

E outra notícia, em Nikolaev, mais uma usina nuclear está prestes a ser tomada pelo exército russo. As estradas que dão acesso a usina já foram bloqueadas, o que vai dificultar o envio de ajuda por parte do exército ucraniano, que cada vez mais está sendo afunilado em Kiev.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

Briffing diário!

Contém algumas falhas na tradução!

Ataques com “Caliber” e “Daggers” do Cáspio e do Mar Negro: briefing do Ministério da Defesa (VÍDEO)
20.03.2022 – 11:34
Ataques com Calibre e Adagas do Cáspio e do Mar Negro: briefing do Ministério da Defesa (VÍDEO) | primavera russa
Durante o briefing matinal do Ministério da Defesa russo em 20 de março, o major-general Igor Konashenkov falou sobre os sucessos operacionais do Exército DPR , bem como os principais eventos no teatro de operações ucraniano.

Os principais eventos são ataques de mísseis de alta precisão dos mares Cáspio e Negro contra a infraestrutura militar da Ucrânia.

Assim, na noite de 19 de março e na manhã de 20 de março, mísseis de cruzeiro Caliber baseados no mar na fábrica de reparos de Nizhyn destruíram oficinas para o reparo de veículos blindados ucranianos danificados em operações de combate do Mar Negro.

Do Cáspio, mísseis de cruzeiro marítimos “Caliber”, bem como do espaço aéreo sobre o território da Crimeia, sistemas de mísseis de aviação “Dagger” com mísseis aerobalísticos hipersônicos destruíram uma grande base de armazenamento de combustíveis e lubrificantes das forças armadas ucranianas perto da aldeia de Konstantinovka, região de Mykolaiv. Foi a partir daqui que os veículos blindados ucranianos foram abastecidos com combustível nas áreas de combate no sul da Ucrânia.

ATAQUE A MERCENÁRIOS ESTRANGEIROS
Mísseis de alta precisão lançados do ar atingiram o centro de treinamento para forças de operações especiais das forças armadas ucranianas em Ovruch, região de Zhytomyr, onde estavam localizados os mercenários estrangeiros que chegaram à Ucrânia.

Mais de 100 forças de operações especiais e mercenários estrangeiros foram mortos.

Na noite passada, a aviação operacional-tática e do exército atingiu 62 instalações militares da Ucrânia. Entre eles: três postos de comando, uma instalação de múltiplos sistemas de lançamento de foguetes, dois depósitos de foguetes e armas de artilharia e um depósito de combustível, além de 52 locais onde se concentram equipamentos militares.

Sistemas de defesa aérea russos derrubados no ar: um helicóptero Mi-8 da Força Aérea Ucraniana perto da vila de Kokhanoy, seis veículos aéreos não tripulados ucranianos, incluindo um Bayraktar TB-2 perto de Shibeny, bem como um míssil balístico tático ucraniano Tochka -U » na área de Chistovodka ao norte da cidade de Izyum.

Fogo de artilharia destruiu seis sistemas de guerra eletrônica móvel ucraniano “Bukovel”.

No total, desde o início da operação militar especial, 207 veículos aéreos não tripulados, 1.467 tanques e outros veículos blindados de combate, 148 lançadores de foguetes múltiplos, 573 artilharia de campanha e morteiros e 1.262 unidades de veículos militares especiais foram destruídos.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Eu vou passar o briefing da Vietcrânia. O russos estão levando um calor danado por lá. Não possuem tropas suficientes para invadir Kyiv. Simples assim. Não vão ganhar a guerra nunca.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

E mesmo assim os russos não conseguem ganhar a guerra? É muita incompetência.

Agnelo
Agnelo
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

A verdade dói….
Hahahahahahah

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Parece que estão motivados a conquistar lojas do McDonald’s. Terão que escolher entre comer McDonald’s ou gafanhotos

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Palpiteiro
2 anos atrás

E os países que vendem também, afinal perder um mercado de 150 milhões de consumidores não é pouca coisa.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Se fosse uma economia aberta e não protecionista talvez isso fosse um problema…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

Mesmo em economia protecionista, por que uma lei não muda o fato de quê a demanda é que gera a produção. A alta abrupta nos preços dos combustíveis após a crise na Ucrânia já te dá uma noção que não se pode brincar com a relação consumidor x produtor.

George
George
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Tem nego se matando para conseguir um
Pacote de açúcar no mercado Russo. Está ruim para quem?

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Deve ser triste ser pago para defender a Rússia.

Isso seria realmente surpreendente, se a Rússia não fosse considerado a 2 potencia militar no mundo ou a Ucrânia um frango abatido.

Esses bots com pouca memoria cache, esquecem das proporção Rússia e Ucrânia.

pedroctba
pedroctba
Responder para  Nicolas_SS
2 anos atrás

E a proporção EUA/Inglaterra/Australia e outros que perdeu no Iraque? E a proporção OTAN x Talibã onde esse ultimo sem ajuda alguma, CHUTOU a bunda da OTAN para longe?
Olhe no retrovisor cara…..

Marcos10
Marcos10
Responder para  CESAR ANTONIO FERREIRA
2 anos atrás

Fiasco dos russos.
Tiveram um ano para se preparar. É a segunda potência militar do planeta contra forças despreparadas de um país pobre. Me admira não terem tomado todo o país ainda, pois a Ucrânia é terreno aberto, planícies sem montanhas. Os russos estão sendo incompetentes. Grande parte dos blindados foram abandonados sem dar um único tiro, simplesmente por falta de combustível. Os ucranianos tem perguntado aos russos se querem que eles os reboquem, de volta para a Rússia. Putin esperava que o exército ucraniano fugisse e que os civis os recebessem com bandeiras. Sim, estão os recebendo com bandeiras ucranianas e com um “fora daqui”.
A verdade é uma só: os russos podem até conquistar a Ucrânia, mas já perderam. A economia russa será desmantelada. Os próprios chineses já abandonaram o barco. Com exceção da mídia esquerdistas e de alguns bocós que trabalham de graça para a grande causa, qualquer que seja ela, a opinião pública mundial já se posicionou. A Rússia é hoje um pária.

George
George
Responder para  Marcos10
2 anos atrás

Um ano? Estão se preparando desde 2014 e deu nisso aí. Um show de horror essa invasão russa. E tem gente que arruma desculpa para justificar.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

A Rússia ainda tem a iniciativa mas já por pouco, a velocidade do avanço é cada vez menor, a Ucrânia trabalha muito bem atrás das linhas inimigas, o atrito consome o aparentemente mal preparado exercito russo e sua economia, o tempo não joga a favor dos Russos, 23 três dias e tem/tinha comentarista aqui dizendo que a Ucrânia não tinha chances e deveria desistir!

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Batalha de tanques entre DPR e ucranianos.
Ao final, dois tanques ucranianos destruídos.
Mas, o interessante é que o tanque DPR foi atingido por alguma ‘potente’ arma ucraniana.
Nada que um ‘plastic’ não resolva e ‘bora’ caçar ucronazis.

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/03/1903Mriinka.mp4?_=1

George
George
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

O que? Os ucranianos ainda tem tanques? O poderoso exército russo não acabou con eles ainda? Que vergonha para a turma do Putin.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Tem uma outra batalha ocorrendo. É no supermercado de Moscou. Pessoal se matando para pegar um saco de açúcar que já está em falta por lá. Pressão econômica jogando os russos na pobreza.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Faluja demorou 45 dias para ser tomada pela maior força militar de todos os tempos no planeta.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

A comparação não tem cabimento, Kiev fica a 70km da fronteira, são ações distintas.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Tem cabimento sim.
A Ucrânia recebeu os melhores armamentos da OTAN desde 2014. Muito apoio politico e de mídia. Conselheiros militares e muito dinheiro. Porque os Estados Unidos queriam ajudar a retomar a Criméia e colocar a Ucrania na OTAN. Todo apoio da “comunidade” internacional.
Qual apoio que o Iraque teve ? E os Estados Unidos entraram para arrebentar em Faluja. É só comparar o numero de mortos .Não tiveram esta complacência dos Russos com civis. Outra coisa. Existem interesses do filho do Biden em empresas de gás na Ucrânia. Uma pressão muito forte para que o Zelensky não faça acordos ou se renda. Vamos aguardar mais para ver como termina isso.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

Ah é! Você viu que a força aérea da Ucrânia estava cheia de F-15 e F-35 não é mesmo?

E realmente os russos são muito bonzinhos com os civis. Roubando casa, loja, mandando todo mundo pra fora da cidade.

George
George
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

E morreram quantos do lado dos americanos?

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

Era só só cruzar a fronteira dos Estados Unidos e você já estava em Faluja, não é mesmo?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Ze das Couve
2 anos atrás

Nada é longe para os americanos. Pelas quantidades e qualidades das bases que eles tem em qualquer lugar do planeta.

pedroctba
pedroctba
Responder para  Carlos Gallani
2 anos atrás

Basra era defendida por milicanos sem treinamento algum e demorou 1 mes para cair ante ao “super hiper mega power” exercito britanico! E detalhe que Basra estava a 20km do ponto de partida das tropas inglesas.

George
George
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Quantos Américanos morreram em Basra? Aposto que é menos do que morre de russo por dia na Ucrânia?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Esperava mesmo essa conversa mole dele.

Robocop Norris
Robocop Norris
2 anos atrás

Os Ingleses odeiam os russos mais do que tudo. Seria anti natural esperar um posicionamento diferente desse.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

Opinião de inglês hoje é irrelevante no mundo. Quase perderam as Malvinas para a Argentina, que era mais lascada que Bananalândia.

George
George
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Você misturou hoje com Malvinas. Já vai fazer 40 anos isso. Quem sabe na próxima. Você compara com Galipoli.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Os russos sempre foram uma grande pedra no sapato da Inglaterra. Nunca foram subjugados como os alemães o foram depois da sgm. Portanto é uma coisa “cultural” o posicionamento negativo desse inglês com relação aos russos.

gordo
gordo
2 anos atrás

Guerras são sempre confusas em termos de informação, e essa está superando tudo que se viu graças ao acesso a informação. A opinião do cidadão aí vale tanto quanto a do Coronel da reserva dos EUA que falou que os Russos estão pegando leve. Uma coisa é fato a população Ucrâniana é de 40 milhões e em tese deveriam ter um exército mobilizado considerável já que a faixa vai dos 18 aos 60 e isso parece não ter acontecido. Russos tem tomado cidades e as perdas Ucrânianas tem sido grandes apesar de terem êxito em operações pontuais. Mesmo com as tais supostas falhas apontadas pelo cidadão aí, ainda assim a desproporção de forças é muito grande. É esperar para ver como vai estar o mapa na semana que vem.

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  gordo
2 anos atrás

Os vídeos no Telegram não nos deixa mentir. Essas pequenas vitórias pontuais são emboscadas em pequenas formações russas, mas o problema é que os emboscadores não conseguem retornar e acabam sendo destruídos ou pelo apóio aéreo ou por reforço em terra mesmo.
Drones russos(made in China) estão cada vez mais sendo usados e tem ajudado e muito no campo de batalha. Nos primeiros dias de batalha a Rússia pouco fez uso de UCAV/UAVs, mas agora isso mudou. Outra coisa que mudou foi que devido ao maior uso de munições de precisão, fez com que houvesse diminuição de ataques a baixa altitude, reduzindo o risco de abates. Hoje praticamente não há mais notícias sobre abates de aeronaves russas.

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Os putinboys não conseguem enxergar o óbvio.
Os russos estão lutando mal pra burro. Um show de despreparo.
Estão avançando? Sim. Tem grande poder de fogo. E uma massa muito grande.
Pra não deixar destruir suas cidades, ou reduzir esse dano, os ucranianos, sabiamente, não estão fortalecendo posições no limite da área de defesa, mas estão defendendo em profundidade, como uma defesa elástica, em emboscadas bem preparadas.
Os russos, em sua incompetência ou despreparo, demoram a avançar, permitindo q a resistência se estruture mais e mais.

Putinboys

Escrevam… se rasguem… chorem… se contorçam….
Tá muito feio pro dito “fodastico” exército russo….
Tem poder de armas, mas a tropa e as lideranças estão bem mal.
Triste de ver.

Espero q ao término da ofensiva russa, encontrem um cessar fogo, pq se ficar uma guerra de resistência… não vai parar nunca mais….
Os ucranianos tem uma vantagem em relação aos afegãos e iraquianos. Não explodem o próprio povo pra resistir.
Estão dando golpes e golpes de mão bem dados.

Os russos, por sua vez, demoram e demoram a avançar…. Usam armas pra destruir porta-aviões em armazéns… lançam voos de He Atq descoordenados com as aeronaves de Man, blindados avançam sem infantaria os protegendo. Infantaria “trepada” nos blindados em áreas vermelhas, quando deveriam estar os protegendo em formação mais aberta.

Impressionante….
Se o Exército Vermelho era igual é o russo hj, ainda bem q não teve guerra…. Os russos teriam de apelar pro arsenal nuclear rapidinho…

Russoboys
Chorem, se rasguem, se mordam, se contorçam.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

‘E uma massa muito grande’.

O Exército ucraniano (mais afiliados) é bem mais numeroso que o russo (mais afiliados).
São cerca de 300 mil ucranianos contra 200 mil russos.

Agnelo
Agnelo
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Massa não é o número puro.
A massa é relativa.
Vc tem de ter massa nos pontos principais. Pra isso, precisa de mobilidade, por exemplo.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

números não adiantam de muita coisa quando você tem superioridade aérea, e a Rússia tem superioridade aérea , tecnológica e de material.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Quem está na desvantagem são os ucranianos, não tente passar a imagem que não.

George
George
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

É um show de horror a forma como os russos estão lutando. Táticas antigas da segunda guerra.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Me faltam adjetivos para julgar a desastrosa ação russa na Ucrânia.

MBK
MBK
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Aqui tem uma entrevista de um major general português, onde defende pontos de vista diferentes dos seus. Caso tenha interesse.

https://setentaequatro.pt/entrevista/major-general-raul-cunha-quem-brincou-roleta-russa-com-putin-e-um-dos-grandes-culpados-e

Agnelo
Agnelo
Responder para  MBK
2 anos atrás

Já li.
Deve ser por isso q tá na reserva.
Não conseguiu flexibilizar doutrina X ambiente operacional x dimensão humana .

MBK
MBK
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Entendo. E você está na ativa?

100nick-Elã
100nick-Elã
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Porque você não vai para lá ajudar a Ucrânia então? com experiência militar, embora fraca, eles aceitariam numa boa. Afinal, aceitam qualquer um mesmo.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

E esse cidadão ainda se diz militar, espero realmente que não seja, ou estou pagando o salário de um fanfarrão que jamais conseguiria me proteger numa guerra. Bem prefiro meus seguranças particulares mesmo, ainda mais com os fuzis que dei para eles, do que a merda do EB e seus faniquitos da Stella Artois como Agnelo.

A Ucrânia apelou para a guerra de guerrilha, colocando seus próprios cidadãos em risco, e a Rússia que está sendo incompetente?

Hcosta
Hcosta
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Quem pôs os cidadãos Ucranianos em risco foi a Rússia…

Flanker
Flanker
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Cara, esse discurso de “Eu pago o salário do funcionário público “, é beeeem limitado, afinal todo e qualquer funcionário público paga exatamente os mesmos impostos que qualquer outro cidadão paga. Então, ele também paga o próprio salário.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Funça público pagando imposto é tipo isso aqui:

hqdefault.jpg
Flanker
Flanker
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Seguranças particulares com fuzis??? Cara, deixa de ser mané….ou tu é mentiroso ou é criminoso!! No Brasil, segurança privada não pode usar fuzil! Se tu tens seguranças (algo que duvido) e eles usam fuzis, estás cometendo crime (algo que não duvido).

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Flanker
2 anos atrás

Quem define o que é crime dentro da minha propriedade sou eu. O Estado aqui não manda em nada. E se tentar pode preparar o caixão para vários parasitas estatais.

Faver
Faver
Responder para  Agnelo
2 anos atrás

Usar termos putinzetes, putinboys ou american boys ou outros do gênero de modo a tentar desqualificar os outros foristas demonstra que o senhor está forçando a barra para legitimar os seus argumentos… Aqui é um local de discussão entre brasileiros, e independente da “ideologia”.. Afinal, que bom que temos vários lados para aprender mais. Estamos no mesmo barco, amigo, o Brasil, e respeito ao outro é bom.

Flanker
Flanker
Responder para  Faver
2 anos atrás

Use o mesmo discurso para aqueles que usam os termos mickeyboys, fanboys, etc. Escreve para cada um deles, o mesmo que escreveu ao Agnelo.

MARS
MARS
2 anos atrás

O problema é do esteriótipo criado propagando os russos como os fodões e com um exército imbatível, coisa muito longe da realidade! Sem as armas nucleares, não passam de um grande amontoado de relíquias soviéticas, tanto nas doutrinas militares como equipamentos, com exceções para estes últimos!

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Qualquer pessoa leiga com o mínimo conhecimento em tática, sabe que os russos são amadores, se colocar para jogar um ArmA, ou até mesmo um Battlefield, War Thunder vão aprender muito.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Centenas de mortos e feridos: a terrível derrota da 79ª brigada das Forças Armadas da Ucrânia pelo golpe do Exército Russo (FOTO 18+)
19.03.2022 – 16:17
Centenas de mortos e feridos: uma terrível derrota da 79ª Brigada das Forças Armadas da Ucrânia pelo golpe do Exército Russo (FOTO 18+) | primavera russa
Kiev está silenciando a derrota da 79ª Brigada Aerotransportada das Forças Armadas da Ucrânia , e o belga VTM News escreve que o número de pára-quedistas mortos recuperados dos escombros na base da 79ª Brigada Aerotransportada das Forças Armadas da Ucrânia em Nikolaev é de pelo menos 80 pessoas, e muitos mais corpos estão enterrados sob as ruínas do quartel.

Muitos soldados ficaram feridos, muitos gravemente. Foto por VTM News.

Veja também: Moradores de Mariupol que escaparam do inferno começam a falar e a julgar com seus testemunhos (VÍDEO)

udar_po_baze_vsu.jpg
seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

A tradução não é exata!

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Parece que muitas pessoas morreram nesse ataque ou combate.

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Os soldados ucranianos estão se escondendo em escolas para tentar impedir que a força aérea russa bombardeie, mas como a mesma não toma conhecimento pois sabe dessa tática. A mídia ucraniana/Ocidental solta que nessas escolas haviam apenas crianças. O próprio Cabrini indiretamente acabou escancarando essa tática domingo passado ao mostrar os soldados ucranianos usando a uma escola como centro de treinamento e depósito de armamentos e suprimentos.
O cúmulo hoje foi a Ucrânia acusar a russia de bombardear uma escola com 400 crianças.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

Nazistas sendo nazistas.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Robocop Norris
2 anos atrás

Eu não só vi essa reportagem do Cabrini como citei aq no forte alguns dias atrás. Escapou sem querer, ao q parece, isso dos ucranianos usarem uma escola como depósito de armas e refúgio. Tática bem covarde.

Robocop Norris
Robocop Norris
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

E tinha um brasileiro lá e foi que mostrou como tudo funcionava.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Eles dinamitaram o teatro em Mariupol e deixaram um monte de civis presos dentro.
E não foi a primeira vez que fizeram aquilo.
Nazistas!

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Os russos estão sequestrando civis em Mariupol e obrigando os mesmos a irem para a Rússia. Vergonha total.

pedroctba
pedroctba
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Para quem nao sabe, foi essa brigada que lançou o ataque contra o centro de Donetsk que matou 30 civis. A vingança veio rapido onde viraram adubo!

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  pedroctba
2 anos atrás

Vingança você vai ver quando a população russa souber a verdade sobre esse atoleiro chamado Ucrânia.

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Isso é real, não uma peça de propaganda.

Joe
Joe
2 anos atrás

E segue a humilhação russa.

Antoniokings
Antoniokings
Responder para  Joe
2 anos atrás

Toma aí, Joe.

Atirador francês critica onda de fake News do Ocidente sobre Donbass
A quantidade de notícias falsas da mídia ocidental após o início da operação especial russa na Ucrânia virou um tsunami, afirmou o atirador francês Ervan Castel.

Flanker
Flanker
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Quando um inglês fala algo contra os russos, é fake news. Quando um francês fala a favor, é noticia séria.

Ze das Couve
Ze das Couve
Responder para  Antoniokings
2 anos atrás

Já no noticiário russo a fake news responde por 100% das notícias. Tudo é controlado pelo Estado russo.

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Pura propaganda de guerra.
Acredita quem quer.

Enquanto a mídia ocidental tenta humilhar os soldados russos, a Ucrânia segue perdendo território diariamente.

São avanços muito mais lentos que os russos planejavam, é óbvio.
Os milhares de Javelin-Nlaw-Stinger cedidos pela OTAN atrapalharam os planos deles. Uma falha de inteligência militar gravíssima.

Mas vamos analisar o front de batalha:

O Donbass está quase todo reconquistado pelos rebeldes. Luhanski já foi dominado. Donetsk ainda tem batalhas ferozes. Mas os Rebeldes avançam diariamente.

O Mar de Azov já pode ser chamado de Mar Russo. Mariupol é uma cidade destruída que será conquistada antes do fim do mês ou mais tardar em abril.

A extensa faixa de fronteira russo-ucraniana já foi praticamente ocupada.

As águas do Dnipro fluem para a Crimeia novamente.

Agora me respondam, aonde está o fracasso colossal russo tão alardeado pela imprensa Britânica e principalmente norte americana?

Sim, Kiev permanece livre, apesar sitiada.
Daí fica a pergunta. Os russos planejam mesmo invadir Kiev e lutar rua a rua numa cidade com 4 milhões de habitantes?

Essa eu aposto que não.

Uma coisa que ninguém parece se importar é em destacar a força de combate ucraniana.

O Exército ucraniano é o segundo maior da Europa. Com experiência em combate de 8 anos da Guerra em Donbass. Armado com armas russas e da OTAN. Treinados por britânicos e americanos.

Não são um bando de barbudinhos de chinelo e AK-47 e RPGs.

Aqueles que botaram a OTAN e o maior exército do mundo pra correr do Afeganistão.

Hcosta
Hcosta
Responder para  Oráculo
2 anos atrás

Com ataques vindos de frente múltiplas, capacidade avassaladora de bombardeamentos aéreos, iniciativa de combate terrestre, aérea e marítima, com partes do território já ocupado e militarizado antes da invasão e somente agora conseguiram dominar as províncias separatistas?

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Responder para  Hcosta
2 anos atrás

São poucos militares russos na frente do LDNR, a maior parte da força de combate é do corpo de militares das próprias repúblicas que fica em torno de 35.000, basta ver que os militares do DNR é que estão cercando Mariupol do flanco direito, e não os russos.

Só para contextualizar, porque parece que as pessoas não tem noção do quão grandioso essa guerra é.

A Ucrânia(ZSU) supostamente tem 27 brigadas de manobra de combate:

– 7 estão engajadas a oeste do Dnieper, guardando Odessa e combatendo as forças russas que cruzaram em Kherson.(alguma parte dessas brigadas + reservas – em números +14.000 – já foram despachadas para o leste a mando de Zelensky, provavelmente prevendo a queda de Mariupol e o colapso da frente leste)

– 7 estão engajadas no norte, protegendo a área de Kiev.

– 13 estão engajadas no leste, de Mariupol a Kharkov, estes são o foco.

Metade do ZSU está engajado no leste da Ucrânia, território que se estende de Mariupol a Kharkov(80.000-100.000).

Analisando os números e excluindo da conta os reservistas que preenchem ainda mais os números das colunas ucranianas.

Toda a linha de frente leste tem mais de 800 km de largura, enquanto toda a área de operação se estende por mais de 1500 km. Todo o território do Iraque, de norte a sul, é cerca de 2/3 disso.

Ninguém executou esse tipo de operação desde a Segunda Guerra Mundial.

Tanto para as forças de defesa quanto para a força ofensiva, cada centímetro de território conquistado ou retomado é a custo de muito sacrífico.

Além disso, a Rússia está lutando sozinha. As forças russas na Ucrânia são muito pequenas para dominar a maior parte do país. Ou mesmo todo o leste da Ucrânia do Dnieper.

A julgar pelo número de tropas que a Rússia mobilizou, não tenho ideia de qual seja o objetivo militar real. Vi vídeos de trens carregados de equipamentos dentro da Rússia, então presumo que os reforços estejam chegando.

MBK
MBK
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Excelente comentário.

Oráculo
Oráculo
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Muito boa análise.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Os torcedores não sabem disso

Zeca
Zeca
2 anos atrás

Tem vídeos de russos em fila indiada caminhando lentamente atrás de blindados ao entrar em cidades. Só que eles estão bem no meio de avenidas sem nada protegendo os flancos! Me lembrou muito o que eles faziam em campo aberto na ww2. A diferença é que na cidade não existe linha de combate definida, uma metraladora num prédio ou casa do lado da avenida faz a festa.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  Zeca
2 anos atrás

Sim…os nazistas ucranianos estão usando essa tática: Escondem-se em escolas, hospitais, creches, usam crianças como escudo, prédios residenciais e “pegam” pequenas frações de tropas russas. Enfrentar um inimigo, vil, covarde e asqueroso que se esconde entre civis é dificil. Mas o trabalho está sendo feito e será. Z!

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Ah! essa missão de capturar esses ratos é dos chechenos, que não os fazem prisioneiros. E não usam balas….é na faca mesmo!

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Não temos essas informações mas daqui à uns anos aparecerão documentários, videos, fotos e etc que mostrarão o que estão fazendo com os bandos de nazistas que tomaram a Ucrânia com apoio dos eua/Otan.

Satyricon
Satyricon
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Ratos?
É essa a sua opinião de troll especialista?
Estão defendendo sua terra, suas cidades, suas famílias contra um inimigo muito mais forte. Se isso não é coragem, não sei o que é.

Tenha o mínimo de respeito, pois o covarde aqui é você, que vibra com esse genocídio.

Mas como não é sua família que está sofrendo esses crimes de guerra, está tudo bem, não é valentão?

Volte à sua insignificância, seu troll.

Rayan
Rayan
Responder para  Satyricon
2 anos atrás

Creio que se referiu às facções políticas ultranacionalistas , como Batalhão Azov e Donbass.

Zeca
Zeca
Responder para  seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Tudo indica que os chechenos são ainda mais incompetentes que os russos. Teve até um comandante separatista fazendo reclamação pública. Segundo ele, os chechenos evitam entrar em zonas de combate e, nas poucas vezes que fizeram, tiveram um desempenho medíocre.

Rayan
Rayan
Responder para  Zeca
2 anos atrás

Nós combates em Mariupol tem se destacado, de acordo com vários relatos e fontes.

São mais focados em contra -insurgencia e combate urbano.

Vitor
Vitor
2 anos atrás

Começaram a postar relatos juvenil de soldado que saiu correndo da Guerra do Afeganistão “por dizer segurando as calças ” em como lutar em uma guerra se valendo de valente, como todo europeu arrogante é bom na propagando mas no front não passa de maricas.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Essa guerra está tão fácil pra todo mundo que já deveria ter terminado.

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

O golpe ta aí cai quem quer. Fato é q a Russia ja ocupa uma area do tamanho do Paraguai dentro da Ucrania. Ja os Talibãs nao precisam de biscoito desse cara aí, eles VENCERAM a OTAN no campo e batalha.

Rayan
Rayan
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Veja o mapa acima. 40% do território. 90% da província de Luhansk está ocupada; 100% da oblast de Kherson; mais de 80% da oblast de Kharkiv; 50% da de Donetsk.

Flanker
Flanker
Responder para  sub urbano
2 anos atrás

Como é que é??

Área territorial da Ucrânia: 603.548 km²
Área territorial do Paraguai: 406.752 km²
Assim, vemos que a área do Paraguai ocuparia uma área de 67,4% do território ucraniano.
Agora, tu olha no mapa abaixo, de hoje, as área ocupadas pelos russos. Aquilo ali corresponde a 2 terços do território ucraniano???

images (83).jpeg
Rayan
Rayan
2 anos atrás

https://southfront.org/over-100-mercenaries-and-pro-kyiv-troops-eliminated-in-russian-strike-on-base-in-zhytomyr-region-hypersonic-weapons-in-action-once-again/

“Em 20 de março, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que um míssil de alta precisão lançado do ar atingiu o centro de treinamento das forças de operações especiais das Forças Armadas da Ucrânia, onde estavam baseados mercenários estrangeiros. O ataque à base perto do assentamento de Ovruch, na região de Zhytomyr, eliminou mais de 100 membros das forças pró-Kyiv.

Enquanto isso, na região de Donbass, as forças da República Popular de Donetsk assumiram o controle do assentamento de Stepnoye e continuaram perseguindo as unidades em retirada da 53ª Brigada Mecanizada Separada das Forças Armadas Ucranianas. Até 25 ucranianos, dois tanques, dois veículos de combate de infantaria e cinco veículos de cross-country foram destruídos.

Na direção de Novoselivka 2, as unidades DPR avançaram cruzando a estrada Kamenka-Verkhnetoretskoye e enfrentaram o 1º Batalhão de Pára-quedistas da 25ª Brigada Aerotransportada Separada das Forças Armadas Ucranianas.

Em 20 de março, grande parte do assentamento de Verkhnetoretskoye estava sob controle das forças da DPR. Os confrontos estão em andamento com o 2º batalhão da mesma brigada ucraniana. Até 40 membros das forças de Kiev, cinco veículos blindados de transporte de pessoal e quatro veículos off-road foram destruídos nessa direção.

Fontes locais também relataram que as tropas russas repeliram um ataque de forças pró-Kyiv perto da cidade de Balakliya, na área de Izum, na região de Kharkiv. A cidade em si está nas mãos das forças lideradas pela Rússia. No entanto, as unidades pró-Kyiv ainda estão ativas em Izum.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, na noite de 19 de março e na manhã de 20 de março, foram realizados novos ataques a instalações de infraestrutura militar na Ucrânia.

Das águas do Mar Negro, mísseis de cruzeiro baseados no mar “Kalibr” atingiram a fábrica de reparos de Nezhin e destruíram oficinas para o reparo de veículos blindados ucranianos danificados nas hostilidades.

Outro ataque envolveu mísseis de cruzeiro marítimos “Kalibr” (do Mar Cáspio) e mísseis aerobalísticos hipersônicos “Kinzhal” (do espaço aéreo sobre o território da Crimeia) destruíram uma grande base de armazenamento de combustível e lubrificantes das forças armadas ucranianas perto do vila de Konstantinovka, região de Mykolaiv. Esta base foi usada para fornecimento de combustível para veículos blindados ucranianos nas áreas de combate no sul da Ucrânia.

O lado russo informou que durante a noite a aviação operacional-tática e do exército atingiu 62 instalações militares da Ucrânia. Isso incluiu três postos de comando, uma instalação de múltiplos sistemas de lançamento de foguetes, dois depósitos de foguetes e armas de artilharia e um depósito de combustível, bem como 52 locais onde o equipamento militar foi recolhido.

Defesa aérea russa derrubada no ar: um helicóptero Mi-8 da Força Aérea Ucraniana perto da vila de Kokhannoye, seis veículos aéreos não tripulados ucranianos, incluindo um Bayraktar TB-2 perto de Shibennoye, e um míssil balístico tático ucraniano Tochka-U em a área de Chistovodovka ao norte do assentamento de Izyum. O fogo de artilharia destruiu seis sistemas de guerra eletrônica móvel ucranianos “Bukovel”.

Segundo a Rússia, desde o início da operação militar, as forças russas destruíram 207 veículos aéreos não tripulados, 1.467 tanques e outros veículos blindados de combate, 148 lançadores múltiplos de foguetes, 573 artilharia de campanha e morteiros e 1.262 unidades de veículos militares especiais.

max_g360_c12_r4x3_pd20 (1).jpeg
Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Seriam humilhados por instrutores de tiros voluntarios brasileiros, mas não deu tempo.

Rayan
Rayan
2 anos atrás

Segue atualização do report da Guerra na Ucrânia, com mapa atualizado.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Metade da Ucrania já está tomada, e estão precisando de mercenários… se estão tão bem assim não teria esse quadro.

Flanker
Flanker
Responder para  Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Metade da Ucrânia??

images (83).jpeg
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Opinião de inglês? Esses caras ainda não perceberam que deixaram de ser relevantes desde a primeira guerra mundial?

Flanker
Flanker
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Essa tua raiva dos ingleses tem tratamento. Algum inglês pegou tua mulher?? Huahuahuahua

Boitatá
Boitatá
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

O que dizer da sua opinião então, não é mesmo?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Os caras estão ganhando a guerra na mídia e ganharão no cinema.
No campo de batalha estão sofrendo mais que jumento de cigano.
Apanhando igual gente grande.
Foi só os russos começarem agir com mais seriedade.
Todo dia é uma conquista nova.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

Perfeito. Me lembrei do filme “5 days of war” que “retratava” a curta guerra na Geórgia em 2008. Patético o filme como era de se esperar. Os russos retratados como mercenários bêbados prontos para o mal, e todo tipo de peripécia esdrúxula. A mídia bombardeia os russos inversamente ao q ocorre no campo de batalha. Mariupol, berço do tal batalhão Azov, os “guerreiros da liberdade” aplaudidos de pé, vai cair em poucos dias e os virtuosos guerreiros q sobrarem vão ter o mais q merecido tratamento. Notícias chegam de q os russos se depararam com várias valas comuns de pessoas q esse batalhão executou. Vão e já estão tendo o q merecem.

Rayan
Rayan
Responder para  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Exatamente. Porém para vários ativistas cibernéticos metidos a especialistas aqui, você é um agente do Kremlin e ponto final.

Rayan
Rayan
Responder para  Antonio Palhares
2 anos atrás

Excelente analise. Mas para os “especialistas aqui” a realidade no campo de batalha é aquela que mais lhe agradam, logicamente de acordo com a perspectiva dos tablóides britânicos. Recomendo a atualização que postei do fronte da Guerra, a título de esclarecimento e ajuda.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Nessa guerra está cheio de especialistas das galáxias e informações manipuladas. Comparar soldados regulares com fanáticos religiosos ou combatentes islâmicos que “não tem nada a perder” é de uma leviandade total.
No Afeganistão assim como no Iraque os “aliados” praticaram política de destruição total, ou se esqueceram que dezenas de B52’s lançavam milhares de toneladas de bombas dia e noite nas “possíveis” posições talibãs para 20 anos depois saírem correndo de lá abandonando seus próprios cidadãos e aliados locais na retirada. Impressionante é que não vejo a imprensa noticiar ou mostrar o que os talibãs estão fazendo com a população local e aqueles que apoiavam os americanos que ficaram pra trás… só o “feio” dos outros é que é feio não?
É fato que as tropas russas estão enfrentando dificuldades, principalmente se tiverem ordem de tentarem evitar o máximo de baixas civis … e é isso que causou suas maiores baixas em terreno urbano até agora mas também é fato que a estratégia já mudou e a pobre Ucrânia está sendo transformada em escombros.
Não existem santos em nenhum dos lados desse conflito (digo governos) pois se deixarem as torcidas de lado e estudarem esse imbróglio que está sendo cozido desde 2014 entenderão de fato a situação como um todo.

Rayan
Rayan
Responder para  Henrique
2 anos atrás

Perfeito. A operação russa é ilegal do ponto de vista do Direito Internacional, mas as considerações geopoliticas existem e foram bem expressas pela Rússia assim como os EUA nas guerras do Golfo, Iugoslavia, Iraque, AFEGANISTÃO. Mas para alguns aqui, é histeria falar isso. Não entendem que a geopolítica e a historiografia (nem sabem o que significa) como estudo científico não se fundamenta em perspectivas de bonito ou feio, ideologia do bem ou do mal.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Sem falar da guerra no Iêmen que ninguém dá um pio, ou levanta qualquer sanção contra a Arábia Saudita e seus massacres no Iêmen.

Rayan
Rayan
Responder para  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Sim. Um conflito que se arrasta desde 2015, com ataques aéreos diários em áreas residenciais muito mais impactantes que os adotados pela Rússia. Sem contar que os sauditas , embora com o 4° maior orcam militar do planeta, equipamentos militares de última geração providos pelos EUA, são constantemente derrotados pelos Houthis.

Henrique
Henrique
Responder para  Rayan
2 anos atrás

Bem colocado e o interessante é a quantidade de veículos blindados modernos perdidos pela Arábia Saudita na guerra do Iêmen tanto quanto a quantidade de Leopards 2, dentre outros, perdidos pela Turquia contra os curdos também na Síria .. mas só equipamentos russos é que são suscetíveis misseis anti-tanque e IEDs .. Sem contar que os inimigos daqueles não tem um consórcio de países enviando todos os tipos de artefatos anti-tanque e anti-aéreos para os maltrapilhos do mal …

BrunoFN
BrunoFN
2 anos atrás

Vindo de quem vem , parece q tal afirmação veio de alguém q ainda pensa q esta no ensino primário .(sabe aquelas brigas de criança ?.então ).todo um bla bla de propaganda por ”moral’ , seja pro ou contra…faz parte do jogo

Faver
Faver
2 anos atrás

Pode até ser… Agora o colega dele canadense e recordista de killers foi morto lá na Ucrânia…