Chanceler russo diz que Brasil, China e Índia não querem receber ordens de ‘Tio Sam’
Lavrov afirma que ‘Ocidente é completamente dominado pelos EUA’ e chama União Europeia de impotente
MOSCOU — O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira que Moscou nunca aceitará uma ordem mundial dominada pelos Estados Unidos, e muitos países como China,
Índia e Brasil não querem receber ordens do “Tio Sam, que age como um xerife”.
— O que os americanos querem é um mundo unipolar que não seja como uma aldeia global, mas uma aldeia americana, ou talvez um bar onde você sabe que é o mais forte que toma as decisões — disse Lavrov, ministro das Relações Exteriores do presidente Vladimir Putin desde 2004, em entrevista à emissora russa RT.
— Mas existe quem nunca concordará com a existência de uma aldeia global sob a liderança de um xerife da América: China, Índia, Brasil, Argentina, México. Tenho certeza de que esses países não querem estar na posição em que o Tio Sam ordena algo e eles dizem “sim”.
Segundo Lavrov, a reação de vários países à invasão russa à Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”, evidencia que o “Ocidente é completamente dominado pelos EUA” e que a “União Europeia é, em grande parte, impotente”.
Nas últimas semanas, países ocidentais impuseram amplas sanções contra a Rússia, que incluem empresas, bancos e oligarcas russos, além de altos funcionários do governo. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia colocou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e 12 altos funcionários americanos em uma “lista de impedimentos”, que os proíbe de entrar no país.
— A Rússia perdeu toda a ilusão de confiar no Ocidente e nunca aceitará uma ordem mundial dominada pelos EUA. Se havia alguma ilusão de que um dia poderíamos confiar em nossos parceiros ocidentais, essa ilusão não existe mais.
A resposta do chanceler ao esforço do Ocidente para isolar seu país ecoou as últimas declarações de Putin, que indicou esta semana que a era pós-1991 da História russa chegou ao fim, uma referência a aproximação após o fim da União Soviética, e que a partir de agora Moscou olhará para a China, Índia e, cada vez mais para dentro.
— Agora teremos que confiar apenas em nós mesmos e em nossos aliados que permanecerem conosco — disse Lavrov.
— Nós não estamos fechando a porta para o Ocidente, eles que estão fazendo isso.
FONTE: O Globo / Agências Internacionais
Ué governo e anti comunista o Brasil vai acaba se ferrando vez .
E nem de vocês…
Cada vez que eu vejo o Lavrov, eu lembro do Sr Richfield da Família Dinossauros.
Recentemente, li que jovens chineses tem preferido consumir produtos chineses ao invés de importados. O braziu é um dos maiores consumidores de todo o mundo, comem, estragam comida, se joga nas últimas novidades para ter status etc. Imagina um país consumista como o nosso, valorizassem suas empresas, seria referência. Meu sonho era que o Brasil investisse em auto suficiência e desenvolvesse suas potencialidades visando o bem estar de sua população, como todas as grandes nações fazem e sempre fizeram. Dá uma tristeza quando vejo alguns brazilerus afirmarem que são patriotas, enquanto ao mesmo tempo, defendem o desmonte da nossa indústria/empresas e a entrega de toda nossa infraestrutura para estrangeiros. Infelizmente a maior parte da classe dirigente dos países subdesenvolvidos do mundo são corruptas e vendem seu apoio e seu povo aos interesses das potências hegemônicas!!
Isso se chama NACIONALISMO, e foi o responsável por duas guerras mundiais em menos de 50 anos…
Oi? Como é que é? “desmonte da nossa indústria/empresas e a entrega de toda nossa infraestrutura para estrangeiros”?
Explica isso, por favor?
Russos poderão comer na China!
Falou, falou e não disse nada com nada em relação ao tema do texto.
Mimimi, mimimi e mimimimimimimi….
Repito o meu comentário cima.
O tema do texto é: quem quer comer McDonald’s e quem quer comer gafanhoto. Já fez sua escolha?
Para começar a acontecer tudo isto precisamos de reformas administrativas, tributárias e trabalhistas.
Sem isto esquece..
A única reforma que precisamos é a tributária, passando por uma simplificação e tirando a carga tributária das costas da classe média e transferindo aos ricos. Reforma trabalhista só se for para revogar a que foi feita. Reforma administrativa só se for pra atingir a nata do serviço público, e não os servidores de base.
Reforma tributária para reduzir o tamanho do Estado e dos parasitas que vivem sugando o dinheiro arrecadado!!! Tirar din
nheiro de quem produz para sustentar um Estado corrupto com funcionários corruptos, parasitas, e privelegiados não vai tirar o país do buraco.
Não vejo Rússia e China se intrometer em assuntos nacionais , por exemplo Amazônia, você viu algum deles falando que caso Brasil não proteger a floresta sofrerá sanções ?
Rússia invadiu a Ucrânia com uma desculpa mais esfarrapada e tirada do C* que as hipóteses de invasão da Amazônia…. nem vou comentar China com Tibete..
.
Que garantia o Brasil tem que eles não vão se meter? Zero kkkkkkkkkkk
Desculpa esfarrapada ? OTAN não era nem pra existir e eles tinha um acordo de não expansão pra leste, até que aceitaram muitos países e ficaram calado ..
Me mostra alguma coisa ai da Rússia ou China falando que se Brasil não combater as queimadas na Amazônia ira sofrer sanções ..
Não sei se você lembra mas estavam querendo classificar alterações climáticas com segurança nacional e Rússia vetou , se aquilo ali passa meu amigo era só questão de tempo pra ter uma intervenção aqui ..
“OTAN não era nem pra existir”
.
pois é nem, mas um países que tu passa pano foi lá e ressuscitou o motivo pra ele existir usando uma desculpa tirada seila da onde pra invadir outro país… Se Rússia age assim com a Ucrânia que garantia o Brasil tem que ela não vai faze isso amanhã? kkkkkkkkkkk
.
.
“Me mostra alguma coisa ai da Rússia ou China falando que se Brasil não combater as queimadas na Amazônia ira sofrer sanções’
.
vai pagar de perdido agora e acreditar que esse comportamento é estático agora kkkkkkkk
.
Preciso lembrar que está rolando uma invasão nesse exato momento que o Putin decidiu que queria invadir e invadiu? kkkkkk
.
*******
e sobre intervenção na Amazônia nem vou comentar pq vc defende violação de soberania então nem sei pq tu trouxe esse tópico…. diminui a hipocrisia ai faz favor.
” pois é nem, mas um países que tu passa pano foi lá e ressuscitou ”
Sua fala seria valida se a OTAN tivesse acabado em 1991 .
=
” Preciso lembrar que está rolando uma invasão nesse exato momento que o Putin decidiu que queria invadir e invadiu? ”
Tá, e ai ? Lá ele tem seus motivos estando certo ou não , estou esperando você me mostrar oque eu te pedi ali em cima sobre o Brasil ..
=================
” sobre intervenção na Amazônia nem vou comentar ”
Contra fatos não há argumentos .
A garantia é de que a Russia não tem capacidade de projeção de forças muito além de suas fronteiras. Se está passando esse suador logístico em seu quintal,imagine no Brasil. A garantia que temos que eles não vão nos invadir é sua total incapacidade disso.
Na TUA opinião a OTAN não era pra existir.
A invasão da Ucrânia pela Rússia é prova mais que suficiente que a OTAN deve existir.
E nunca houve esse ‘acordo’ de não expansão a leste, isso é papo furado.
Se países que antes estavam na esfera de influência da falecida URSS e da Rússia pediram a proteção da OTAN, foi pelo simples fato de saberem a ameaça que a Rússia representava.
E estavam certos.
“A Otan não era nem para existir”; “Eles tinham um acordo de não expansão para o leste”.
Você está consumindo os mesmo produtos do Da Lua e entrou no mesmo mundo de fantasias dele.
Nenhuma das duas afirmações faz parte da realidade.
O acordo assinado e quebrado, foi o que envolveu a devolução das armas nucleares da Ucrânia com a garantia de que a Russia respeitaria a integridade territorial ucraniana.
Mas com o buraco em que a Russia se enfiou fica muito fica impossível defender seus ídolos incondicionais com fatos reais, né?
Até agora eu n entendi o pq a OTAN n era nem para existir.
Por que ?
Se é inútil, imagina a tal de UNASUL…
A Otan tem que existir, a Rússia acaba de provar isso, sem ela países como Letônia e Estónia não teriam a menor chance de sobreviver caso um “ditador soviético” tenha uma ideia ruim.
Queria acreditar nisso, mas não dá.
Em 1956 um tenente da USN navegando pelo rio Amazonas, disse numa carta que era preciso tomar a floresta dos imbecis(brasileiros) para explorá-la e extrair seus recursos ocultos.
Não vou nem mencionar os ditos de 80,90 e agora.
Acredite o perigo existe e a cobiça pela Amazônia só aumenta a cada dia.
Pois é, essa lenda se arrasta há 70 anos, com teorias da conspiração dizendo que os americanos malvadões vão tomar a amazônia.
70 anos e seguem sendo apenas teorias da conspiração.
Ele tava era delirando de malária, kkkkkkk cada uma.
De novo você falando das invasões russas e chinesas e passando pano para as invasões do Texas, California e Novo Mexico? Ilha de Diego Garcia…Malvinas…
Aí pode né? rs
Deve ser muito triste não ter argumentos para defender o que você acredita e ter que usar mentiras e invenções para tentar.
O Texas declarou independência do México em 1832 e se uniu aos EUA em 1945, por escolha dos Texanos. California e Novo México foram perdidos em uma guerra iniciada pelo México.
E quem invadiu as Falklands foram os argentinos.
O Texas era território mexicano assim como Califórnia e Novo México, a jornada expansionista dos EUA resultou em quase 50% de perda do território mexicano. Isso pra não mencionar outras ilhas mundo afora sequestradas para uso militar, como é o caso de Diego Garcia com apoio da Inglaterra, resultando na expulsão dos nativos de Chagos.
Se você quer justificar essas invasões americanas simplesmente dizendo que os EUA venceram essas guerras, pois a China e a Rússia também venceram seus oponentes nos territórios invadidos.
Coloque sua ideologia politica patetica de lado e tudo ficará claro como cristal.
Só iram entrar mérito Amazônia quando for para tirar parte deles, não são besta igual nos. De trompetes pra pudinetes, viramos macaca auditorio.
Concordo nossos maiores inimigos é os EUA só ver o tanto que vem nos sabotando a anos. Tem um vídeo no canal do caiafa falando do tanto de tecnologias que eles não repassam coisa simples e ainda nos sabota.
Arte da Guerra, caiafa, Velho General, Anitablian e alguns outros falam muito sobre isso tem um povinho aqui que não gosta porque são acustumados com canal de torcida ..
Tecnologia se paga ou desenvolve, deixa de ser pobre besta vendo canal de gente que só quer faturar uns cliques. Trombetas e juriti sustentam o oeste do Pará e leste do Amazonas com empregos e grana pras prefeituras, e são gringas. Já ouro é bagunça das.mafias e bandas do Suriname e venezuela, deixam nada pro povo. Sem contar os israelenses que vivem do contrabando.
Quartel Oiapoque abaixo, um dia terão hélices pras fronteiras.
https://youtu.be/F_gu6fGky3g
Ah, os EUA são nossos inimigos, é? Sei…
E explica pra gente, por favor, COMO os EUA vêm nos sabotando Há anos, vai…
e você se informa por video em canal de caiafa, é? Tá explicado…rsrsrsrsrsrsrsrs
Kkkkkk o vídeo está no canal do caiafa, mas é da arenoutica é uma palestra do brigadeiro da aeronáutica dado em 2008 último vídeo pode ir lá confirmar.
Como eu afirmei, o Mundo rachou.
Ricos raivosos de um lado e pobres unidos do outro.
Algumas notícias interessantes de ontem/hoje:
As exportações de petróleo bruto da Rússia foram maiores até agora este mês em comparação com fevereiro.
A Petro-Logistics vê os primeiros sinais de que “um pouco mais de petróleo” está indo para a China, assim como para a Índia.
Índia desafia sanções dos EUA e comprará petróleo da Rússia pagando em rúpias ou rublo russoO dólar segue perdendo espaço no comércio internacional, depois da venda de petróleo da Arábia Saudita para a China em yuan
.
Cooperação Pequim-Riad avança processo de desdolarização
acho que estamos vivendo um momento da história que não vai ser esquecido grandes mudanças estão vindo aí.
Estou convicto disso.
Eu só acreditava que isso seria um pouco mais para frente, em vista da crescente debilidade dos fundamentos econômicos americanos e a ascensão chinesa.
Mas, creio que Putin e Jiping escolheram esse momento em vista da grave crise econômica que está se instalando no Ocidente devido a problemas de suprimentos e inflação alta.
A Índia comprou petróleo Russo a 25 dólares/barril, a China ainda deve ser mais barato.
Quanto ao rublo, é lixo, ninguém quer.
Prezado.
Seja honesto nas suas afirmações.
A Rússia vendeu com cerca de 25% de desconto (a reportagem falava de 20 a 30%).
E mesmo assim terá um lucro astronômico, visto que o barril voltou à casa dos 105 dólares e seu custo de produção é baixo.
Assim, continua operando muitíssimo bem sua economia e ainda afasta eventuais concorrentes.
Quem não pode dar esse desconto são os americanos, visto que com o custo de extração entre 50 e 60 dólares por barril seu lucro praticamente desaparece.
E que siga o jogo porque está do jeito que gostamos..
O líder dos pobres vestindo casaquinho de luxo italiano cujo valor é superior aos 70.000 reais.
O mesmo líder envia milhares de pobres conscritos de 20 anos na Ucrânia .
Repassar tecnologia? Você quer que os americanos nos repassem tecnologia? Por quê? De graça? Nós somos debiloides? Por que a China não nos repassou essas tecnologias negadas pelos americanos? Ou a Rússia? Quem é Caiafa?
Bosco, essa galera é doida. Na hora de apoiar a OTAN na invasão russa ficam em cima do muro, presidente vai para a Rússia sentar no colo do Putin, chamá-lo de conservador e “gosto do seu jeito de governar”. Depois xinga o Macrom, xinga o Justin trudeau etc…depois vão pedir “transferência de tecnologia”.
A Suécia foi ameaçada pela Rússia…o Bolsonaro falou algo? Deu algum apoio aos suecos? SINALIZOU ALGO???
NADA! Não ajudamos ninguém, não somos leais e confiáveis e queremos apenas: transferência de energia nuclear para um mero submarino nuclear!
Brasileiro é doido!
Suécia além dos cacas e anti tanque e outras tem a Scania que ajudou muito o brasil
Brasil tem que tá nem aí pra OTAN eles que se resolvam, o máximo que deve fazer é ajuda humanitária e acolhimento para os ucranianos sem cortar as relações com a Rússia vai saber quando vamos precisar deles para alguma coisa.
Eu até posso concordar com o seu pensamento, mas nesse caso seremos 2 idiotas. Com essa sua mentalidade jamais seremos confiáveis…seu pensamento fragiliza demais o Brasil nas relações. Seremos vistos sempre como: consumidores de materiais militares, NÃO COMO PARCEIRO.
Exigem transferência de tecnologia sensível e não conseguem sequer apoiar o parceiro europeu. Que bela mentalidade.
Que mentalidade a sua achar que temos parceiros, tem interesse e quando não tiver mais pode esperar apunhalada. Veja o caso da Venezuela era inimigo mortal, mas agora que convém o Brasil tem que se pautar por pragmatismo não amizade que isso não existe.
Perfeito Lana, nosso presidente saiu de Trump para Putin de uma forma que chega ser ridícula, simplesmente não somos levados a sérios por motivos que saltam aos olhos, nenhum pais do mundo vai confiar em qualquer parceria estratégica conosco, o PR é uma desgraça tão ruim que Lula com uma ficha pra la de polemica consegue estar na frente das pesquisas.
Caiafa é um jornalista e especialista no tema defesa que todo mundo que comenta um monte de abobrinha neste site deveria assistir para deixar de ser tapado. E inclusive, ele é bem melhor que tu com foto do astronauta aí.
Não considero o sr. Caiafa um bom analista. Diz muitas asneiras e é muito arrogante.
Neste campeonato sr. Filipe Salles é um muito melhor analista apesar de ter os seus defeitos.
E qual é o país que repassa tecnologia?
Até na Rússia existem grandes diferenças entre as versões exportadas e as nacionais.
E no caso do Brasil e EUA, não sei se podemos afirmar que o Brasil é um parceiro confiável como um estado.
Melhor do que eu? Mas eu nunca disputei nada com ele.
Melhor que tu com foto de astronauta kkkkk foi f*da, perdoa ele Bosco, ele não leu os gibis, além de ter sido educado pelo maravilhoso método pulofreiano, ri muito com essa.
Com a Austrália os EUA compartilha agora com o Brasil nada, a única coisa que eles faz é sabotar .
A Austrália apoia as democracias e os EUA, como o país mais potente das democracias e vice-versa, não se põe do lado de ditadores ou no mínimo, em cima do muro, sem condenar e sancionar invasões.
Apoia ou é lacaia?
Caiafa está no meio militar faz Live direto com os editores do trilogia da capacidade dele não tenho dúvidas. Quanto a tecnologia é coisa simples até sobre manutenção do caças F5 eles não ajudaram até sobre solda de tubo de foguete além de não ajudar ficou com os tubos não devolveram ‘Austrália porque somos diferentes?
Geopolítica , Austrália barreira pra china, Brasil nem cópia, nem cola, nem paga!
por isso que o Brasil tem que ter sua postura neutra e não achar que americano é aliado pois não são.
Austrália está sempre do lado das democracias, interviu no Iraque, Afeganistão e Síria do lado dos EUA e da NATO.
Essa é a diferença.
A Europa ainda agora, se ficasse neutra e sem impor sanções, seria a nível económico, muito melhor para si própria, já que a seguir á Rússia e Ucrânia, é quem mais impacto económico vai sentir, mas é nesta e outras alturas que se vê quem está com quem.
Mistura de olavista com partido da causa operária!
Toma aí, Bosquim.
Forças russas usam pela 1ª vez mísseis hipersônicos na Ucrânia destruindo depósito subterrâneo
O representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov disse que, no âmbito da operação militar especial, as Forças Armadas da Rússia utilizaram pela primeira vez mísseis hipersônicos Kinzhal, destruido depósitos militares na Ucrânia.
“Em 18 de março, o complexo de mísseis hipersônicos Kinzhal destruiu um grande depósito subterrâneo de mísseis e munições de aviação das forças ucranianas no povoado de Delyatin, na região de Ivano-Frankovsk”, disse Konashenkov.
Em tempo:
O MoD usou o nome russo: Ivano-Frankovsk e não Fankvisk.
Se eu fosse Zelensky, ficaria mais preocupado.
O único sabotador do Brasil é o brasileiro. Olha o tipo de gente que ele vem elegendo nos últimos 20 anos.
Nessa concordo também temos nossa parcela de culpa
Snowden discorda. A operação Brother Sam também.
Se aqui vivemos repetindo que países não tem amigos, a lógica consequência é que também não possuem inimigos. As nações possuem interesses, rivalidades, conflitualidades. Interesses diferentes . Nada é absoluto em todos os momentos ou em todos os campos. Observe a China e a Rússia. Foram e são rivais, mas determinados interesses convergentes levaram eles a uma colaboração . Isso não será para sempre e em todos os dossiês.
E pode-se dizer o mesmo dos EUA com a China( Nixon /Mao) .
Esse princípio vale para nós também. A questão é que o Brasil não sabe tirar vantagens onde poderia. Utilizar e jogar com os interesses dos EUA para obter mais benefícios. Não sabemos lidar com eles . Somos amadores .
Tão amadores que conseguimos nos sabotar sozinhos. Quer um exemplo ? Estamos conduzindo um programa de bilhões e super delicado com os franceses. Se supõe que deveríamos evitar
e amenizar qualquer tipo choque, pelo menos até conclui-lo. Mas não, estamos criando todo tipo de atrito nas relações entre os dois países.
Se a França era realmente considerada uma ameaça nos cenários desenhados pelos militares jamais deveriamos ter escolhido esse parceiro para partecipar desse programa.
Mas não, escolhemos justamente esse parceiro.
Então, as possibilidades são duas; os militares foram totalmente incompetentes e não souberam prever essa ameaça ou as nossas autoridades estão tumultuando essa relação por questões de política interna.
Muito lindo. Parabéns para a Rússia e a China. Eu particularmente fico grato a ele. Nisso eles estão absolutamente certos mas estão errados de invadir a Ucrânia e querer anexar Taiwan.
“anexar taiwan” como se já não fosse a própria China.
Você acredita nessa versão , eu não. E não interessa se os países ou a ONU ou a FIFA ou o Papa pensam diferente de mim. Eu penso igual o povo de Taiwan e pra mim é isso que importa.
Do mesmo jeito que você considera que Taiwan faz parte da China eu posso dizer que a China faz parte de Taiwan e Taiwan é que tinha que anexar a China.
Então, o que eu penso não muda o jeito que você pensa e o que você pensa e acha certo não altera o jeito que eu penso.
O que fazemos na Trilogia não é discutir, e sim explicitarmos os nossos pontos de vista já que todos somos avessos a crer na crença alheia e a minha crença é essa e é inabalável.
” Eu penso igual o povo de Taiwan ”
O Brasil não precisa de brasileiros como você .
E isso vindo de você também não é segredo, todo mundo sabe da sua paixão por americanos .
Mas vc tbm não consegue esconder sua paixão por Moscou, e por seu líder ursinho pimpão.
”eu posso dizer que a China faz parte de Taiwan e Taiwan é que tinha que anexar a China.”
Nem mesmo o governo progressista de Taiwan pensa dessa forma.
Diferente do KMT que tinha planos de reconquistar a China, mas o KMT achou que a China sob o PCCh ia cair, o que aconteceu foi o contrário, o KMT caiu na ilha e o PCCh está mais forte do que nunca no continente. rs
O que existe em Taiwan hoje é um governo vassalo aos EUA tentando criar um povo do zero as custas da cultura chinesa e do sangue chinês.
Taipei é outro país meu caro. Ajudam muito o Paraguay, assim como a koica, jaica e usaid.
Taiwan é da China e todo mundo sabe, porque que os EUA não faz o mínimo que é reconhecer Taiwan então ? Aproveita e avisa pra UE reconhecer também .
Não me interessa o que a UE ou os EUA pensem sobre Taiwan.
Não precisa ser EUA ou UE kkk menos de 20 países reconhece Taiwan ..
Vem com seus bots dar deslike mas não desmente né ? haha vc é uma piada igual o Zelenesky
Vc acha legítimo a Rússia anexar a Ucrânia por conta de vencer um conflito armado.
Eu acho legítimo Taiwan se desanexar da China por conta da vontade se seus habitantes que conseguiram escapar da perseguição comunista é lá fizeram seu lar.
Vc é a favor de ditadores e de regimes totalitários que querem impor sua tirania a outros, eu não.
A OTAN não foi dissolvida após a extinção do Pacto de Varsóvia e da URSS porque a Rússia era uma ditadura tomada por gangsteres que tinha mais de 20.000 ogivas nucleares e falava-se até que existiam ogivas nucleares a venda no mercado negro.
Após 30 longos anos a Rússia continua sendo uma ditadura governado por gangsteres com 7500 ogivas nucleares e que invadindo a Ucrânia justificou a continuidade da OTAN.
Não seria um problema da interpol no caso, não de uma organização militar encabeçada pela potência ganhadora da guerra fria?
Existem vários motivos pra Otan não ter sido extinta, podemos citar por exemplo a manutenção das forças americanas na Europa. A criação de um mercado cativo pra Industria bélica dos principais países membros. A defesa dos interesses destes mesmo países por sobre o mundo. E a própria russa que nunca se ajoelhou totalmente, parabéns russos.
Sim! Seria! Mas o se não existe. É do jeito que é e foi do jeito que foi.
Você acredita nessas fantasias que citou, eu não. Acho que os capitalistas imperialistas estadunidenses poderiam ter ganho rios de dinheiro de outras maneiras que não essas que você citou, mas fique à vontade para acreditar no que disse e até em unicórnios se assim o desejar.
A Rússia tinha esse debilóide que só atrapalhou a Nação.
Agora, Putin está corrigindo esses erros.
Debilóide era Gorbachev, esse aí foi só um venido mesmo, nem disfarçava.
Perfeito.
Corrigido.
Mas, que parece um retardado com essa bandeirinha do McDonald’s, isso parece.
SDS
Se vc perguntar a 10 russos se eles estão felizes com a debandada de marcas e produtos ocidentais vai ficar surpreso com o resultado, principalmente entre os mais jovens, agora entre os saudosos da falecida URSS o ditador botocado tem mais apoio, e os que ousam discordar do regime estão sendo gentilmente a convidados a se calar ou virar sorvete em algum gulag siberiano.
Ué e uma ditadura com 20.000 ogivas nucleares a OTAN vai resolver oque ? ..
” falava-se até que existiam ogivas nucleares a venda no mercado negro”
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Dois notórios destruidores do seu próprio meio ambiente. Vão querer falar de tudo, menos de causas ambientais e ainda tem a parte do quanto a china principalmente é dependente do agro negócio brasileiro
Toda comunidade internacional está contra a Rússia ..
A Unidade internacional :
É ingenuidade acharem que a Guerra Fria era por motivo unicamente ideológico. O principal motivo era o mesmo que sempre foi outras disputas entre impérios ao longo da história, poder. Rússia é um polo de poder, EUA é outro polo de poder, e eles vão se enfrentar independente de ideologia, sistema socioeconômico e etc. Mudança nenhuma que passe não pelo esfacelamento do poder de um dos lados vai impedir essa disputa. Quem viveu a época, agora entende como fomos manipulados. “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência” Léon Tolstói.
A guerra fria era por motivo ideológico e teológico. Deísmo versus Ateísmo.
O lado capitalista era cristão? Kkkkkkkkkk. Meu Senhor, olha a maluquice… mas eu tenho CERTEZA que isso partiu de algum adorador do bezerro de ouro.
No planêta Terra, os países capitalistas eram cristãos. Os comunistas eram ateus nos tempos da guerra fria.
Talvêz no seu planêta seja diferente.
Lêr livros não faz mal a ninguém. O Brasil está fudido, pôr causa gente exatamente como você.
Demonho comuna x Divindade capitalista
Era exatamente assim que os americanos viam o comunismo.
Lêia o livro de Max Weber: A Ética Protestante e o Espíírito do Capitalismo.
Puxa vida esse site é uma comédia.
Comédia é vocês não saberem a influência que a religião possuia nos países ocidentais, e especialmente nos Estados Unidos.
Lucas,
Você foi a escola? Você estudou História Geral? Você sabe alguma coisa sôbre os fundamentos da civilização ocidental ?
Chêga sêr impressionante, a quantidade gente inculta, que aparece pôr aqui. O Brasil piorou muito mais do quê eu previa já no início dos anos 80.
Comédia é o altíssimo nível de ignorância de pessôas como você, criticando sem bases.
O mundo todo ficou com o pé atrás com essas sanções contra a Russia podem rir de min mas da ate a impressão que o Putin topou tomar elas pra mostrar ao mundo o poder de detonar um pais economicamente que eles tem , avisado ele foi , sem contar o mundo dos esportes também.
Oilprice
Europa pode sobreviver durante todo o verão sem gás russo
Se os fluxos de gás russo para a Europa fossem interrompidos agora, a Europa teria gás suficiente para durar até o final deste inverno e no verão seguinte sem ter que reduzir a demanda, disse a consultoria de energia Wood Mackenzie nesta sexta-feira.
Ou seja.
Se a Rússia interromper o fornecimento de gás hoje, a Europa sobrevive até o próximo inverno.
Depois disso ela, literalmente, congela.
Putin deve estar com o mão coçando para fechar a torneira.
Tem muita lenha lá camarada. E tão em negociação com Marrocos e noruega. Inverter o gasoduto.
E as negociações vão terminar quando?
No próximo inverno?
E, se forem positivas, a construção vai demorar quanto?
Três anos? Quatro ano?
E será que o Marrocos será alvo de algum distúrbio/ataque que causará problemas no fornecimento?
O fim do inverno no HN é amanhã
Vc entendeu o trecho da reportagem que eu escrevi.
E tem outro, especial, sobre o uso do Khinzal na Ucrânia.
Aguarde o editor liberar
Hahaha
Boa
É exatamente isso
Caraca, pesado peguei a figurinha.Hahahahaha
A Russia já era.
A comunidade internacional QUE IMPORTA está contra a Rússia.
A China também está, só não declara oficialmente.
Prezado Slow.
Já nas primeiras manifestações nas Nações Unidas, já estava ficando claro que isso ia acontecer.
O grupinho dos ricos, altamente agressivo com a visão da perda de seus poder, prestígio e, principalmente, dinheiro tentando impor sua vontade ao resto do Mundo.
As abstenções de China e Índia, dentro em breve os dois maiores países do Mundo, já dava a exata noção da situação.
Abstenção, naquela votação, era contra a guerra (todos somos) e a favor da Rússia.
Mitou!
Só lembrando. Coreia do Norte, Síria e Eritréia votaram a favor da Rússia na ONU.
Mais uma excelente notícia
Oilprice – 18/03
Exportações de petróleo da Rússia para a Índia disparam com sanções
A taxa média diária de compras indianas de petróleo Russin ficou em 360.000 bpd, que foi quatro vezes a taxa de compras diárias no ano passado.
A Rússia não é tradicionalmente um grande fornecedor de petróleo para a Índia, mas as sanções mudaram isso.
Se não me engano, era isso o que os EUA compravam da Rússia.
Apesar do desconto que os russos estão dando, o seu baixíssimo custo de produção aliado a operações em moedas locais (sem o dólar), torna o negócio extremamente atrativo para os dois.
Devo lembrar que o barril volta para casa de 105 dólares.
Viva a Índia, tem muito maluco lá, vamos fazer vaquinha pra ti.
Slow, eles pensam que isso é o mundo. O resto, não existe para eles.
Só importa pra esses países o resto que se dane ‘-
Até agora todos os países membros do BRICS ainda não aderiram as Rússia, mesmo sofrendo grande pressão dos EUA. E por falar nesse último, devido a alta dos preços gerados pelo banimento total das importações de petróleo russo, já há pressões internas para diminuir essa restrição.
Próximo filme do homem de ferro coloca mais cem anos de liderança cultural americana na frente. Por que china cópia tanto os zamericanos? Macfritas nesses russos.
O Brasil realmente não deve aceitar imposições dos EEUU, nem tampouco de Rússia ou China ou seja lá de quem for. O Brasil deve buscar o melhor para os seus interesses, seja com que pais for.
Perfeito, exatamente isso, temos que recuperar a postura geopolítica que existia no Brasil durante o Império do Brasil, durante o século 19 o buraco com o Brasil era bem mais em baixo, intervenções no Uruguai, apoio aos rebeldes argentinos para derrubar o ditador Rosas, guerra do Paraguai, Questão Christie, etc.. os interesses do Brasil vinha sempre em primeiro lugar, a América do Sul não era quintal dos Estados Unidos, era quintal do Brasil, infelizmente, essa visão geopolítica que tínhamos se perdeu mas nunca é tarde para recupera-la, o Brasil é um país gigantesco, não nasceu pra ficar na bota de ninguém e nem pra ser um anão diplomático.
È,só que de nada adianta tentar cantar de galo sem ter bala na agulha.Infelizmente governos incompetentes deixaram as oportunidades passarem e agora nós temos que dizer “sim mestre!” pro Tio Sam e encher os cofres antes de tentar fazer qualquer coisa.
Exatamente! Está mais que na hora de fortalecer e fazer crescer a ideologia brasileira, o nosso lado, o nosso modo de pensar e de agir com os demais países, buscando os nossos interesses como coletivo organizado!
“O Brasil deve buscar o melhor para os seus interesses, seja com que pais for.”
Uma hora comemora ser aliado extra Otan, outra hora corre para o colo do Putin, uma hora compra submarino francês, outra hora esta de rusgas com o presidente deles e isso tudo quando não é uma busca de inimizade gratuita como criticas em redes sociais de gente do governo contra China ou Argentina!
O Brasil não busca seus interesses, o Brasil esta é perdido e isso não vai mudar independente do próximo presidente.
O Brasil perde tempo em não assumir uma posição de “pais ocidental” e buscar parcerias DE VERDADE com países europeus, nós temos uma super afinidade cultural com os caras, eles em geral defendem valores bacanas como democracia e estado de direito e tem um caminhão de projetos em busca de parceiros, ate uma zona de livre comercio seria possivel bastaria não ser um desmiolado e fazer o basiquinho como defender a democracia, ter liberdades civis e não tratorar a Amazônia que sinceramente é uma boa causa para qualquer cidadão do planeta!
Nos poderíamos tbm ter saudáveis relações com China e Rússia mas com um alinhamento claro do que é importante e não sermos esse anão diplomático que navega bêbado ao sabor do vento tentado aplicar uma “lei de Gérson” que não cola mais nem no país mais idiota do mundo seja ele qual for!
EUA se colocou nesta situação infelizmente, já foi um modelo de país, de liberdade, de honra, justiça, o país hoje é um agente de bilionários que forçam o país a criar intrigas e facilitar ações de empresas ao redor do mundo…. Lavrov tá certo, incrivelmente até o presidente do México canhoto via o lado positivo do Trump
O chanceler está correto, somente países pequenos e vassalos gostam de receber ordem de superpotências.
Nacionalismo é a única salvação para este país.
Então a Ucrânia não tem que , e nem deve recebêr ordens da Rússia.
Que declaração mais estúpida de Lavrov. Êle está achando que maioria do pôvo brasileiro vai acreditar que a Russia é um exemplo de imparcialidade e de não interferência imperialista.
O cara quer anexar um país que não quer obedecer ao Putin e ele vem criticar supostas subserviências aos EUA. Rssss
Eu não digo que atualmente o poste mija no cachorro…
O país que não quer obedecer a Rússia ou o governo que quer ser vassalo dos EUA?
Eu acho é que o Bosco compensa a falta de mulher com essa idolatria aos EUA, não é possível, isso só pode ser parafilia.
Falta de mulher? Eu? Cê tá muito enganado. Tá chovendo mulher no meu canteiro!
”O cara quer anexar um país que não quer obedecer ao Putin e ele vem criticar supostas subserviências aos EUA. Rssss”
Esse é o ponto de vista da Ucrania e dos EUA, e o ponto de vista da Russia você já parou para pensar qual é?
Pois bem, o ponto de vista da Russia é cuidar de sua segurança nacional. Se a Ucrania não quer ser neutra, ser obediente ao ocidente que não vai ser…
Há três versões nessa história, é necessário entender todas elas, no final o mais forte vai prevalecer independente do que é certo, errado ou sua torcida.
Mas receber ordens da Rússia pode?
E o tal do nacionalismo que você incensa foi responsável por duas guerras mundiais que mataram cem milhões de pessoas, em menos de cinqüenta anos.
Na boa, não fale besteira.
O chanceler está correto, somente países pequenos e vassalos gostam de receber ordem de superpotências.
Nacionalismo é a única salvação para este país.
Esse seu comentário serve para a Ucrânia?
O comentário para a Ucrânia é: Mijou fora da pichorra.
Você se preocupa mais com a Ucrânia do que com seu país ?
Ué! A guerra é na Ucrânia ou é no Brasil?
Se a Ucrânia fosse uma entidade neutra, nada disso teria acontecido.
“Entidade neutra”, meu filho nem o Vaticano é.
Afinal, as relações são baseadas em interesses ou no Direito?
O Brasil é um país que baseia suas relações nos seus interesses acima do Direito ou no Direito acima dos seus interesses?
Esse pronunciamento é terrível para o Brasil!
Estamos QUEIMADOS em nível internacional. Eu escrevi isso no PRIMEIRO dia dessa guerra da Rússia contra a Ucrânia. Nosso governo já vinha muito mal internacionalmente, agora afundou. Infelizmente a cegueira política de muitos não deixa enxergar (eu mesmo votei nesse governo e sei como a cegueira funciona, as bolhas nas redes sociais e amigos).
O Brasil nessa guerra teve o PIOR papel possível, se reunimos com o invasor 5 dias antes, uma viagem que deveria ter sido adiada. O presidente do Brasil disse que gostava do jeito do Putin governar (um sujeito que assassinou e mandou prender rivais, que alterou toda a legislação para permanecer no poder, uma ditadura disfarçada); chamou o russo de CONSERVADOR, depois foi no túmulo comunista e depois o pior: NÃO foi para a Ucrânia expressar o apoio brasileiro aquele PAÍS (indiferente do governo lá existente, reconhecendo a SOBERANIA UCRANIANA).
Havia 150 mil soldados russos na fronteira ucraniana e NÃO agimos, pior que isso, nossa omissão favoreceu a invasão.
O Brasil de forma indireta ficou do lado russo, não fizemos NADA, passamos uma imagem terrível de um país que sonha em ter cadeira no Conselho de segurança da ONU. Nossa omissão favoreceu a Rússia.
Deveríamos ter usado da nossa influência (poder) na área alimentar, impondo sanções (proibir exportações de bens para a Rússia enquanto ocorre a invasão) contra aqueles que não seguem o que o nosso país determina (seria uma forte demonstração de forma do Brasil), seria algo inédito…sem dúvidas EUA e China ficariam de boca aberta.
O Brasil errou no início e continua errando, deveríamos agir para tentar TERMINAR essa guerra, inclusive impor sanções (essa guerra vai contra todos os princípios e normas brasileiras, contra nosso viés sempre diplomático, contra os nossos tratados internacionais e contra o princípio da guerra, ocupação e anexação de territórios proposto por Putin).
Infelizmente o eleitor do Bolsonaro é tão cego e fanático que não percebe que a conduta do Bolsonaro foi exatamente aquela que eu esperaria de um maduro, lula ou presidente argentino.
Precisamos ter posição contrária a guerras, devemos passar imagem de um país que sabe onde deseja chegar, que seja estável e confiável!
NÃO existe a desculpa do pragmatismo brasileiro, pelo contrário, há o erro brasileiro.
Na verdade nós somos OMISSOS, não queremos tomar posição CORRETA. SOMOS COVARDES!
Nossa Constituição Federal, nossos tratados internacionais e nossos valores como sociedade são completamente contra essa GUERRA Russa na Ucrânia, desde a concepção planejada (Putin mentiu durante meses, prometeu que não invadiria, jamais quis sequer tentar a via diplomática), passando pelas bombas de uso coletivo (proibidas, matando famílias inteiras, destruindo cidades inteira de forma generalizada) até ocupação e anexação de territórios (proposto por Putin, completamente proibido pelos princípios brasileiros).
Nossa omissão chegará até a gente na hora certa, o não reconhecimento dos direitos ucranianos afetará os nossos. Somos uma vergonha! Somos covardes! Não há pragmatismo no Brasil, há na verdade omissão completa das nossas regras e das regras internacionais, sairemos menores dessa guerra.
Estou adorando ver o pessoal negativar o meu comentário. é exatamente o que eu esperava. Ninguém deseja ver o Brasil forte diplomaticamente, querem ver o Brasil NEUTRO, ou seja, sem posição…o que é a pior decisão para um país que deseja ser ouvido.
NEUTRO não é posição, é ser levado pelos ventos. Ontem era Trump, hoje é Putin…amanhã é XI…não temos força e não sabemos o que queremos.
Meu comentário é o retrato da realidade que ninguém aqui deseja ouvi-la.
Quero mais negativadas, quero ver 50 deslikes no meu comentário!
Prefiro ver deslikes do que ler que somos INTELIGENTES e que tomamos decisões de forma NEUTRO (sendo que 5 dias antes estávamos em MOSCOU e agora LAVROV fala em nome do Brasil).
Off-topic: Lições da invasão da Rússia na Ucrânia: Sim, nós teremos a bomba brasileira
https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/jose-maria-trindade/licoes-da-invasao-da-russia-na-ucrania-sim-nos-teremos-a-bomba-brasileira.html
Bom dia a todos.
Segue notícia publicada por José Maria Trindade na Jovem Pan¹, replicada em alguns outros veículos de imprensa, alguns inclusive voltados a assuntos de segurança e inteligência. Se me permitem, destaco alguns trechos. Grato desde já a quem se interessar em ler e/ou interagir.
“O assunto é tão estratégico que sempre foi tratado próximo ao presidente da República, assumindo importância ou não segundo o governo do momento².”
“É preciso uma nova centrífuga (…) o que se consegue com facilidade no mercado paralelo, mas seria desafiar o acordo³ (…).”
“O fato é que uma ogiva nuclear só não é montada para evitar uma reação4 forte da comunidade internacional. Já existem reivindicações para que a própria Marinha faça um enriquecimento de 90 por cento, mesmo para propulsão. O submarino brasileiro teria uma performance muito maior com esta modernização.”
“Mas os militares querem5 entrada do Brasil na lista dos portadores de armas nucleares.”
¹Observem quem divulga a notícia. Quão próxima se aproxima do real? Partirei de que a ideia que o veículo e o jornalista noticiante querem vender seja real, ignorando a nota “*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan”. Não deixar passar batido de que tão importante quanto o que um veículo de imprensa normalmente “vende”, é o que ele omite. E se a ideia vendida é que a bomba brasileira não é uma questão de “se”, mas “quando”, qual será a omissão?
²Considerando que o noticiante esteja certo quanto ao que diz, nada da área nuclear passa sem o aval dos Presidentes da República, sendo assim, quando o Brasil cooperou com o FBI na entrega de espiões no caso da venda de segredos nucleares americanos, fica entendido que o PR autorizou toda a operação, um tanto “solícito” ao governo americano.
³Aqui nota-se um posicionamento gravemente oposto ao apontado no destaque anterior, estaria o Brasil disposto a mover recursos clandestinamente para fins igualmente “contundentes” ao de se “copiar” tecnologia de outro Estado, mas não estaria disposto a adquirir tecnologia igualmente valiosa de forma relativamente segura e muito mais barata? A operação de venda de tecnologia era uma “isca” observada de perto? Se sim, os brasileiros sabiam? Se fosse negócio “seguro”, teríamos adquirido? Nota-se a postura “morde assopra” brasileira, tão característica do próprio PR atual. Postura intencional ou há conflitos de alinhamento entre as lideranças envolvidas?
4Aparentemente, o Brasil possui conhecimento (não necessariamente a capacidade industrial) para esse feito e outros importantes. Lembrar que a inteligência americana chama a pretensão brasileira ao Subnuc de “elefante branco” de forma explicita, recado? O medo de sansões parece ser grande, quão vulnerável somos? Que alternativa temos? Surge no horizonte, um movimento liderado pela China para driblar a ordem global atual, e o PR parece interessado, ultimamente silenciou nas críticas ao bloco oposto (não parece tática eleitoreira, visto que deixou apoiadores confusos). Estaria o Gov buscando uma janela para se precaver de retaliações futuras?
5A força que domina a tecnologia nuclear, tem a fama também de ser megalomaníaca, que se agarrava com unhas e dentes ao fetiche em navios aeródromos problemáticos. Ainda na gestão anterior, o almirantado largou esse desejo e mergulhou no subnuc. O que a Marinha realmente está buscando?
-amicus certus in re incerta
Novamente, peço desculpas se fui prolixo, ou pouco coeso. Espero contribuir e aprender com todos, acreditando no objetivo da Trilogia de fomentar a pratica de reflexão entre a sociedade
Já temos a possibilidade da bomba suja. Temos lixo nuclear. Mas vejo necessidade de bombas ou subs nucleares, quero ferrovias primeiro, guaranis e hélices.
Jovem pan kkkkkkkkkk
E a Avibras pediu recuperação judicial… O que será do sistema Astros, do AV-TM 300, Mansup, A-Darter?…
O que dizer disto, neste cenário mundial?
Nada.
Apenas que ela não teve capacidade de atrair compradores para seus produtos e não agüentou o tranco.
Péssima notícia, não havia visto.
Desculpinha esfarrapada desse senhor, e suas posturas desafiadoras vão ajudar muito pouco quando a água começar a bater na bund@, dentro de alguns meses, com uma crise econômica sem precedentes.
Estão se isolando do mundo por que querem, para justificar uma agressão descabida.
Korea do Norte manda lembranças.
Depois não reclamem.
Chora cowboy.
O que eu falei?
Sanções que ninguém liga.
Sabe o resultado disso?
Apenas petróleo mais caro na Europa e menos dinheiro no bolso deles.
Bem feito.
E digo mais.
Vão perder muitas indústrias e o desemprego vai aumentar mais.
17/03
VW transferirá produção da Europa para América e China
Agora imagine a Alemanha eternamente pagando caro pela energia.
Sapiência, vc, como um bom PLB (Putin Lovers Boy) está olhando para os efeitos de curtíssimo prazo, e vibrando numa alegria infantil. É óbvio que haverão rearranjos na economia mundial, buscando-se soluções.
Mas essas soluções, de agora em diante, não incluem mais a Rússia.
Nenhum investidor do planeta vai colocar um centavo, de qualquer moeda que seja, naquele mercado. Lembrou que a bolsa de Moscou está fechada durante todo esse tempo?
Portanto, não se apresse, pois o mercado é implacável (e feroz). A economia russa é hj como um enorme avião cargueiro, cheio de gás e óleo, cujos motores acabaram de ser desligados. Sabe quanto tempo conseguirá se manter no ar?
Enquanto isso, estarei assistindo de camarote a derrocada russa.
Cadê o “Antonyqueen” que está sumido?
Tá aguardando as ordens dos gurus…
Não falei que isso ia acontecer?
Siga o Kings.
Ele entende de economia e geopolítica.
Ele só tem um defeito.
A falta de modéstia.
Chhhhhh. Fala baixo. Vai que ele te escuta!
Somos um país governado por políticos (nem todos),leis,e empresarios (nem todos) com uma visão curta e com quase pouca visão de nacionalidade!!! No último almento de combustível de 25,26porcento um cidadão foi perguntado ao vivo por um jornalista da Band oque ele achava desse almento… palavras dele: não me preocupo com isso,quem tem que se preocupar são Uber,ou quem tem carro mais não pode pagar…eu não ligo,pode chegar a 10 ou 15 , eu posso pagar!!! Pessoas assim não tem nenhuma noção de nacionalidade ou se colocar na posição da maioria de nós…e te garanto a muito políticos e empresarios que pensam da mesma maneira!!! Imaginem sermos capazes de refinar não 100 porcento mais sermos capazes de exportamos como russos e americanos gasolina. E au invez de vender minério de ferro, vendermos aço e derivados já pronto e industrializados??? seríamos gigantes não só em tamanho!!!
No mundo liberal maravilhoso que querem nos vender o errado é você por achar isso um absurdo. Por isso o comunismo é imprescindível, essa galera precisa ter medo…
Pois é
Nem da Rússia, senhor Lavrov, nem da Rússia…
Pergunta aos países que viveram sob domínio chinês e russo se foi bom, vai.
Não pode se curvar aos ‘senhores’ do Ocidente, mas aos da Rússia e da China pode?
Isso não é ser ‘vassalo’?
Na boa, me espanta a quantidade de gente falando asneira num lugar só.
Nesse forum aqui é sempre assim, você expõe uma opinião e alguém vem com esse tipo de contra argumento fajuto dp sr Antonio Caçado.
Ou o cara fica lá cotando teu argumento em pequenas frases e manipulando para sempre ter razão.
Australia vai receber sub nuc dos Eua e Uk e ninguem falou um piu..o Brasil poderia tentar comprar um suporte/apoio da Russia pra podermos terminar o nosso reator tambem.
A questão que venho afirmando é sempre essa.
Vc lê as notícias
Os EUA vão vender seis subs para a Austrália, cinco aviões para o Egito, vinte tanques para a Polônia.
Aí vc vai para a parte de economia e lê:
China assina acordo de 30 bilhões com a Argentina, 50 bilhões com a Rússia, outras centenas de bilhões com Arábia Saudita, Egito, EAU, Paquistão, Irã e muitos outros países.
Evidente que essa equação não vai bater.
A predominância econômica chinesa é avassaladora e cada vez mais presente no Mundo inteiro.
E assim, a China vai dominando tudo e os EUA esperneando.
naval.com.br piu
Bom, pra quem acha que o russo médio não entenderia a sacanagem que a Europa e América estavam fazendo, o governo colocou 95000 num estádio e outros tantos do lado de fora.
Boa sorte ai, pra quem acha que o massacre ucraniano é o caminho pro fim da guerra.
Como já havia dito dois fatores precisam ser melhor compreendidos nesta ação russa:
O tempo, e a reconfiguração de forças pelo mundo.
Nisso você acertou. O governo colocou.
Um show de horrores patético só possível num regime totalitário.
Se fosse o Zelensky conduzindo os civis na mira de armas você acharia lindo.
Elucubrações da sua mente contaminada não se tornarão realidade por mais que você se esforce.
lacrou
Mas é exatamente o que ocorre no momento muito civis não podem deixar a ucrânia pois estão na mira de armas ucranianas também.
Inclusive a Dona Europa e o Sr EUA não estão fazendo nada de concreto pra ajudar essas pessoas serem retiradas, ou uma vez tenham saído, encontrem uma vida digna nas terras de seus acolhedores.
Show patético é Bolsonaro fazendo passeata de moto toda semana.
Fora o cercadinho onde se concentra os seus apoiadores mais fanáticos que até jornalistas eles obrigam a se retirar quando fazem alguma pergunta que ofende o mito deles.
Mas não me consta que quem vai lá no cercadinho seja por coação ou por propaganda totalitária.
Vc pode gostar ou não mas está longe de ser tão patético como foi a atuação do animador de auditorio Putin no estádio, que lembrou muito Hitler, diga-se de passagem.
E onde vc leu que os russos foram coagidos?
“Colocar’ é uma expressão utilizada para exprimir a capacidade de alguém ou instituição movimentar adeptos.
Tipo: O Flamengo ‘colocou’ cem mil torcedores no Maracanã.
O Grupo Queen ‘colocou’ 300 mil pessoas em Wembley.
Prezado.
A cada dia que passa está mais difícil vc interpretar textos.
Seu cérebro deve estar ‘calcificado’ de tanto ler manuais..
Sem ofensas.
Ok?
e os que foram colocados na prisão…
Bem colocado.
Tempo – a guerra acelerou a decadência econômico militar da Rússia
Reconfiguração de forças – só EUA e China tem poder
Pra qual horizonte de tempo sua afirmação é verdadeira, posso concordar ou não.
Pra já.
A ‘decadência’ russa acabou de explodir um depósito subterrâneo de armas ucranianas com um Kihinzal.
Ô decadência boa, sô!
Decadência russa é transportar os mortos e feridos russos durante a noite pela Bielossrússia para a população não ver os corpos.
Vergonhoso.
Eu também não.
Legal. Então, seria uma boa aprpveitar que estamos nas “boas graças” do Putin e conversar com ele sobre fertilizantes e petróleo mais barato pra gente.
As coisas não é bem assim na realidade ..
O Brasil não é inteligente nessa história, como alguns dizem aqui no site.
Não estamos tomando as melhores decisões com base em hegemonia ou decisão acertada.
A verdade é que o grupo político atual não tem coragem de tomar decisões acertivas, firmes. Isso transmite fraqueza.
O papel político brasileiro na guerra ucraniana é errada. A Rússia errou e o Brasil deveria se opor abertamente a quebra de independência e autodeterminação da Ucrânia. A Rússia errou em todas as frentes desse conflito.
Não finjam que o governo sabe o que faz, nós sabemos que o Brasil está a deriva.
Mas o Brasil vai recber ordens do Urso Mixó?
O Brasil? Talvez?
Agora a cadelinha do trãmpi? Esse ai se ver um Americano já fica de joelho, fecha o olho e abre a boca.
Assino em baixo!!!!!
Basta da tirania Yanke !!!!
Tirania Russa vale?
donde cê deduziu isso mané?
Enfim, um outro colonizador falando como patrao, vai se danar lavrov.
Sr. Lavrov, deixe os brasileiros bem longe das suas encrencas. No dia que nós brasileiros precisarmos falar algo, falaremos por nós mesmos, grato……..rs
Г-н. Лавров, не мешай бразильцам. В тот день, когда нам, бразильцам, нужно будет что-то сказать, мы скажем сами за себя, спасибо.
https://youtu.be/3o4BMQlK5bE. Coitado do Lavrov, sem a grana do estado ele nao tem mais nada, tudo confiscado.
Não sei se concordo.
A perpeção que tenho é o que Brasil adora receber ordens do Tio Sam.
Faz tempo.
Bloqueio de acesso à tecnologias, o descumprimento do acordo para membro permanente do Conselho de segurança por grande culpa do idiota Getúlio Vargas, e agora a parte superior do reator nuclear do submarino. Refém das turbinas dos jatos da Embraer e outros produtos. Quem é de fato nosso inimigo ou nossos possíveis amigos?
Narrativa do Estadão… Vale uns 10 centavos de rublo! kkkkkk
Os caras defendem até os Nazi, pra ficar contra os russos, daí você pode perceber que estão dispostos à tudo pra ficar do lado do tio Sam. Pena que o tio Sam só chama eles pejorativamente de Latinos e quem sabe se tiverem um dinheiro legal ganhem até um visto.. mas de turista óbvio kkkk