Comentários de Douglas Macgregor, coronel reformado do U.S Army, sobre a situação na Ucrânia
Conhecido por suas opiniões polêmicas sobre a Guerra na Ucrânia, o coronel reformado do U.S. Army Douglas Macgregor fez os seguintes comentários sobre a situação no conflito:
- Unidades ucranianas ainda ativas estão isoladas e cercadas em vários locais. Elas são capazes de apenas pequenos ataques em objetos insignificantes. O resultado da guerra é predeterminado.
- Para o Exército Russo, o principal problema foi inicialmente a exigência de avançar sem grande destruição e baixas civis. Isso cria a ilusão de um progresso lento, que o Ocidente usa para convencer o mundo inteiro de que a Rússia está perdendo.
- A guerra pode ser encerrada rapidamente com destruição e baixas, mas Putin categoricamente não precisa disso. 70% dos cidadãos russos apoiam seu presidente – isso é muito.
- No sudeste da Ucrânia, 16 mil soldados ucranianos estão cercados. Isso vem acontecendo há vários dias, e não se sabe até quando. Mas a Rússia não está interessada em sua destruição – é melhor que eles se rendam.
- A tarefa do Exército Russo é assumir o controle de todos os objetos importantes. Manter o território da Ucrânia não é o objetivo da Rússia – apenas a destruição das Forças Armadas da Ucrânia. A meta está quase alcançada, sem levar em conta as tropas no ambiente.
- Mariupol é um grande problema: há muitos nazistas de Azov, que está repleta de grande destruição. McGregor diz que não sabe o que o alto comando russo tem em mente para Mariupol.
- Nos Estados Unidos, eles estão manchando Putin com a retórica universal do “mal”, e todas as informações sobre os eventos que acontecem desde 2014, sobre os 14 mil mortos durante o conflito no Donbass, são abafadas. Mas McGregor está confiante de que a verdade será revelada de qualquer maneira.
- A maior mentira da TV americana é sobre a ordem do Exército Russo de matar civis ucranianos. Erros acontecem, mas assassinatos intencionais estão fora de questão.
Isso aí é um general americano ou russo? Fiquei na dúvida. Alinhadinho com Putin. 70% de aprovação kkkkk nem bolsonaro ou lula com seus fanáticos conseguem isso, um ta com 24 o outro 44.
Pra você ver como os fanboys cabeça chata querem ser mais americanos que os próprios americanos.
Insanidade o nome disso
Ficou tristinho pq esse general falou a verdade
Coronel, náo chegou general motivos óbvios. VC poderia ler antes de comentar, ai fica difícil.
Muito intoxicação pela Globbels e BBB.
O Americano até que está certo…. sobre os 70% de aprovação pode até ser verdade pq ninguém entra numa empreitada dessa sem apoio substancial da população…
Sobre o apoio que vc faz referência ao Bolsonaro meu caro… Ele até teve, mas fez tanta caca que ficou difícil de defender.
A verdade dói, né?
Estou chocado, não se fazem mais militares sensatos como Rambo ou Patton
Mercenários, saindo fora da furada.
Acho até que mais um brasileiro saiu fora.
https://southfront.org/foreign-fighters-fleeing-from-ukraine-videos/
Tá tristinho é ? Nas próximas Red Flag ou Core se oferece de voluntárrio pra engraxar a bota deles.
Pergunta séria, sem ironias ou sarcasmos. Por quanto tempo as Forças Armadas brasileiras conseguiriam resistir em um conflito semelhante, que envolvesse nosso país? Uma pergunta aos especialistas. Obrigado
As próprias forças armadas dizem não ter munição suficiente para um dia inteiro de guerra convencional. Quase 100% do orçamento destinado para as FA serve para pagar salários e pensões. Sustentar milhares de generais sedentários e arrogantes, cheios de medalhas no peito, medalhas q ninguem sabe o q são, devem ser uma medalha para cada filha beata igualmente sustentada pelo Estado.
Só dê uma atualizada porque essa manchete é de 2013…
Bom dia.
Inicialmente, as Forças Armadas NUNCA disseram nada a respeito de falta de munições, isso não passou de um desabafo de um General que passou para a reserva e não conseguiu uma “teta” pra mamar.
Quase 100% do orçamento destinado a pagamento?? de onde você tirou essa informação?
Milhares de Generais??
Filhas beatas sustentadas pelo estado??
Infelizmente vocẽ não tem o menor conhecimento para responder a pergunta do colega e fala esse monte de asneiras.
compara a geografia do Brasil com a Ucraniana , uma ciosa te garanto aqui em minas seria o inferno na terra pro invasor
Minas é o Estado com a maior malha rodoviária do País, acho que não hein, mobilidade ótima.
O Reis tem razão, Minas é um estado em 3D, sem as longas extensões de planalto de GO ou as áreas planícies de SP.
As estradas se tornam pontos de gargalo onde o defensor sabe onde vai ter bons alvos e na pior das hipóteses se explode a pista e mina as laterais.
Quando as tropas inimigas chegarem, passamos um cafézinho do bom, enquanto o pão de queijo assa. Avisamos que o bolo de fubá mimoso está sobrea mesa, o leite da mimosa já foi fervido. Mandamos eles baixarem as armas e um convide pra sentar a mesa e negociar. Teremos a rendição do inimigo em poucos minutos. Uai? Brigar pra que sô?
Faltou o pão de queijo com pernil e a cachacinha, a viola serenada e a morena com cheiro mineiro de flor… aí a rendição é incondicional…
Aí já é provocação! Eu sou de paz, mas vou ter que entrar nessa guerra! 😀
Me deu até vontade de ir guerrear em Minas Gerais! 😀😀😀
A OTAN bloqueia o Atlantico e não teríamos como receber suprimentos de nenhuma potência, pelo Oeste não creio que China conseguiria enviar. Pronto, resolvido. Além do mais o patriotismo aqui é duvidoso.
Tudo tem dois lados….por ser um país continente….ele é autossuficiente….
Por ter uma economia fechada, proporcionalmente sofre menos com bloqueios
E por ter 10 fronteiras enormes….material co tinuaria chegando debaixo dos panos
Chegando da onde se o Chile não aceitar material pelo Pacífico e com a Colombia alinhada aos EUA ??
Chegando de onde por quais estradas, cara palida?
tem muitos aqui da trilogia que dariam até flores para os norte-americanos kkkkk
Como força militar? Muito menos que a Ucrânia, até porque temos muito menos meios que a Ucrânia, agora, como força de resistência numa guerra de atrito? Isso vai depender ou da motivação dos brasileiros, ou da capacidade do governo brasileiro em fuzilar quem se recusa a lutar, como faz o governo do Tiririca.
Rindo até 2030!
Não é governo brasileiro.Todo exército hehehehehe tem a polícia de campo.Que é pior que o inimigo.
As Forças Armadas lutariam enquanto estivessem sendo reabastecidas.Como todos os exército do mundo.Depende tembém se fosse uma agressão do Brasil ou se fossemos agredidos.A opinião pública seria perigosa porque você sabe como é nosso povo.
Prezado Renato.
Os ucranianos afirmaram que tinham 14.500 homens em Mariupol.
Portanto, ‘bate’ aproximadamente com o afirmado pelo Coronel.
Parece que muitos soldados regulares se renderam.
O problema são os neonazistas.
Esses sabem que não vai adiantar se entregar.
Até os chechenos que chegaram lá falaram que não terão perdão.
A guerra é cruel.
Nossa salvação numa eventual invasão desta magnitude sem prévio aviso, seriam as milícias e o crime organizado, caso estes, comprassem a ideia do nacionalismo e defesa de sua “casa”.
Que sonho molhado ein… acorda nego.
Muito pouco tempo.
Quadrilhas altamente especializadas conseguem fazer o que bem entendem no Brasil, imagine lidar uma invasão de uma superpotência…
O Brasil precisa urgentemente de umas 100 bombas atômicas, meios de entrega-las e criar uma fortaleza no meio da Amazônia.
Seria talvez impossivel para o exercito invasor, a não ser que utilizasse destruição em massa, porque se for uma invasão de conquista como está sendo na Ucrania, a dimensão do pais a irregularidade e particularidades dos terrenos e sua biodiversidades. O exercito e seus BTL OP ESP são bem treinados, são especialistas nos materiais que temos, e não ambientes urbanos a força policial brasileira é especializada em guerrilha urbana, não só em Minas mais quase todos os estados seria um caminhar em agulhas. Lembrando mesmo com defasagem tecnologica nunca fizemos feio em nenhum conflito.
Dreamer…
Posso responder com outra pergunta? A Russia colocou na Ucrânia 150/200.000 mil homens segundo várias fontes.
Imaginando que para invadir o Brasil seriam necessários pelo menos o dobro, que pais no mundo tem capacidade de colocar meio milhão de homens e respectivo equipamento na fronteira do Brasil???
Em termo de comparação, o primeiro dia do dia D em 1944 envolveu cerca de 120.000 homens e os aliados só tinham que atravessar 30km de mar
Vai duvidando…é isso que eles querem.
É verdade amigo. Uma invasão do Brasil é praticamente impossível.
Além disso iria mexer a sério com a economia mundial, mais que esta da Ucrania.
O agronegocio brasileiro é responsável pela estabilidade dos preços das commodities agrícolas.
Muitos países iriam passar fome e os preços subiriam.
Se já como está é o que é, imagina com a produção brasileira prejudicada.
A China depende muito do agronegocio brasileiro.
Colocaram no Iraque números altos, via kuwait. Por aqui, podem fazer parcerias e utilizar soldados de outros países. Aqui o maior temor pode até não ser a invasão total, mas sim a tomada de áreas de interesse, como da Amazônia, por exemplo, tirando nossa soberania, formando um perímetro para nossas forças não avançarem. Sem superioridade aérea, seria difícil o envio de reforços para nossas posições nessas áreas, em uma análise mais superficial.
Esse deve está senil ou/e recebendo alguns rubros… Ops… Alguns dólares em alguma conta fantasma!!!
Este deve ser o king dos americanos.
Ele só falou verdade
Isso não é análise. É torcida. Esse general é torcedor.
Engraçado, quando o Tom Cooper fez uma análise totalmente pró Ucrânia, não faltaram elogios, citando seus inúmeros artigos e livros lançados. Agora um cara que realmente vive o ambiente, não tem credibilidade alguma.
“um cara que realmente vive o ambiente”
Como assim?
Exatamente. E tal como ele há outros militares oficiais do Ocidente com analise similar da realidade do campo de batalha. Mas para alguns fanáticos cibernéticos aqui, são agentes pagos do Kremlin
Tom Cooper quer cobrir a guerra 24/7 e só leva em consideração fontes ucranianas, com isso ele:
1) Informou um eixo de ataque russo com 180ª de divergência.
2) Citou um assalto helitransportado que não aconteceu.
3) Narrou uma vitória ao oeste de Nicolayev das forças ucranianas que só existiu na mente dele… Nenhum combate houve.
Como é que você quer cobrir uma guerra em cima do laço confiando apenas numa das partes? É óbvio que cometerá “barrigas”…
Ele falou somente a verdade
João 18:38
“- O que é a verdade? Perguntou Pilatos ”
E Jesus deixou ele no vácuo.
O mesmo Jesus que disse: eu sou a verdade e a vida? a Tua Palavra é a verdade? E o mesmo livro de João que fala que Jesus é a Palavra encarnada e veio ao mundo dar testemunho da verdade, que ela libertaria quem a conhecesse? Bem, para esse Jesus a verdade é absoluta e cognoscível. Para Pilatos era relativa e populista. Mas o silêncio de Jesus à pergunta de Pilatos não significa que concordasse com ele, já que é claro no cristianismo que o relativismo epistemológico é falso. Logo, usar passagem bíblica para fundamentar relativismo é desconhecer que o… Read more »
Gente boa!
Se todos q não embarcam na sua narrativa tosca dessa guerra e nem na de Putin=Satanás, são pagos pelo Kremlin algo errado aí não está certo vez q a Rússia já foi devastada economicamente. E isso vcs msm lembram a todo momento.
Essa guerra é um pequeníssimo aquecimento para Rússia enfrentar a OTAN.
Não entre nessa Mars. Isto é sintoma de nossos dias atuais, onde o que não acredito ou o outro lado pensa deve ser mentira. Este maniqueismo e o pensamento condicionado é fruto das tendências sugeridas pelas redes sociais e deve ser combatido com raciocínio, ponderação e inteligência.
Porque não ouvir os vários lados de uma questão e ponderar?
Infelizmente há histeria dos polarizados toscos a quem tenta argumentar dessa forma.
Tem um pessoal aí que vai discordar do coronel.
Eu, por exemplo. Acho que ele está vendo imagens de uma outra guerra. É provável que esteja recebendo alguma “ajuda de custo” dos russos. Lunático, acha que após mais de 70 anos da II Guerra, o nazismo ainda seja uma ameaça no mundo. Para o Putin, será uma ótima propaganda mostrar a fala desse coronel norte-americano, que coincidentemente, corresponde com o que os portas-vozes russos afirmam. Finalizando, viva a liberdade de expressão nos EUA e no mundo ocidental, com raras excessões (Cuba, Venezuela e Nicarágua), direito que a população russa não tem.
Você sabe mais que o coronel? Quem é você mesmo? Você se informa por quais meios? A Globo News?
Por isso vocês são chamados de gado, olha a completa esquizofrenia em que se escondem para tentar viver num mundo cor-de-rosa onde suas paixões tem legitimidade.
Ahh sim, vc é daqueles quem acham que o Iraque estava cheio de armas químicas
Não sou. O Iraque não tinha armas de destruição em massa. Esse papo-furado foi o pretexto para tirar o Saddam Hussein do poder. A Rússia, também, não tinha nenhuma razão para anexar a Crimeia, muito menos atacar a Ucrânia. Na verdade, o que o Putin não quer é ter um país na fronteira da Rússia com liberdade de imprensa, com a população exercendo seus direitos individuais, com uma economia próspera e fazendo parte da UE, senão os russos vão querer migrar para a Ucrânia. Liberdade de imprensa, liberdade econômica e exercício de diretos individuais, devem causar prurido no Putin.
Sim o problema é liberdade de imprensa façam o seguinte proponham uma ucrânia que abdique de forças armadas, mas que a impressa seja livre. Acho que o putin aceita.
o Putin viverá por 1000 anos, e atacou justamente no momento que a ucrânia elegeu um presidente irresponsável e que atacou as próprias instituições democráticas ucraniana, por medo da democracia.
Um discurso que não para em pé…
Ficou Putin da vida pq ele foi corajoso e falou a verdade
Ele não falou ” A VERDADE” falou apenas o que pensa e isso só é possível pq vive num país livre, ele ia indo bem até enfiar os Nazis na conversa, entregou sua torcida.
Vc apenas está se enganando.
A Rússia está fazendo uma guerra low profile.
Bate, conquista, limpa.
E vai avançando.
Sem grandes percalços.
Sem grandes perdas.
Te desafio a achar um general russo dentro da Rússia falando mal da guerra de Putin, se teve tá na vala. Isso só acontece em democracias, viva ela! Estou do lado da liberdade junto com os ucranianos.
Análise rasa e furada. Como é que eu vou concordar?
Chora, porque a verdade dói.
Tá certinho o Macgregor.
Vendo o desempenho sofrível dos russos na Ucrânia, nós do ocidente podemos dormir tranquilos. Tirando as nukes, eles não tem a menor capacidade de ameaçar o ocidente. Seriam trucidados pela NATO.
Aí o amigo está menosprezando um povo que quando país lutou e ganhou contra a Wehrmacht um dos melhores exércitos até hoje visto.E o povo de lá ainda tem disso no sangue deles.Não são cachorro morto que a vai a Otan toda brigar com eles.
“nós do ocidente”.
Nós quem? O Brasil não é considerado ocidente por esse pessoal aí. Ocidente não é geográfico, é político, ocidente é o atlantismo.
a Australia la no fim do mundo sim , ou o fim do mundo e aqui?
O fim do mundo é aqui, na América Latrina.
Ué, em Ushuaia tem uma plaquinha de “fin del mundo”…
Falando sério, não somos considerados um país do ocidente, pelos ditos “ocidentais”.
Todavia, não somos orientais também.
Fazemos parte de uma espécie de 3a divisão, a Série C do mundo.
Teoria construtivista ou idealista, que foca nas identidades nacionais divide o mundo em diversas civilizações. Sim, nesse aspecto temos muito mais ligação com nossos vizinhos hermanos que com europeus ou asiáticos. O Hariri tinha uma boa descrição sobre isso ao dizer que o que une um povo é o fato deles acreditarem na mesma história. O”ocidente” (américa, europa e austrália) criaram o jogo da globalização e o moldaram a seu favor, os chineses tiveram a esperteza de entender o jogo da e o torceram para seus interesses. Os latinoamericanos tem que aprender a fazer coisa parecida. Se adaptar e mudar… Read more »
Deve ser difícil aos brasileiros clarinhos admitirem não somos um país do “ocidente”. É muita pagação de pau.
“Joe” o nick… precisa dizer mais ?
“Nós do ocidente”, só se for nó de sapato, vez q para europeus e americanos vc é mais um latino ou xicano (para o americano médio, do México para baixo é tudo xicano). E isso vc goste ou não.
É sério isso. Acho que vc ta vendo muito show da Anitta, pq o cidadão pra falar uma merda dessa. E outra, pra Europa nós aqui não somos “ocidentais”, é só te informar. E deixa o chá de ayahuasca de lado, tá te fazendo mal
Não pode ver uma vergonha que já quer passar né ..
Tem que ver por onde vc está vendo… Pelas midias ucranianas, metade é fake news, outra metade é mentira.
Chora Joe.
Chora brother.
Não durma tranquilo, Joe. Eles tem milhares de ogivas nucleares.
claro, a Otan congrega mais de 30 países, tanto que até o Putin concordou e por isso disse que suas forças nucleares seriam usadas em um conflito onde ocorresse o envolvimento da Otan. O problema seria uma guerra entre a Rússia e algum país membro da Otan, qual deles conseguiria deter a Rússia sozinho? Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Rep.Checa, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Estónia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia.
Concordo que, se o desempenho na Ucrânia for tomado como referência, a Rússia atual representa, por terra, uma ameaça bastante inferior a que se imaginava até o começo do conflito. No entanto, não acho prudente menosprezá-la. Em um eventual conflito direto e em larga escala entra ela e a OTAN, seria inevitável o uso de armas nucleares. Dito isso, eles são sim uma ameaça, pois os resultados seriam desastrosos para a OTAN e para a Rússia (e, potencialmente, também para os aliados de ambos). Se os dois se enfrentarem, acho difícil vermos Russos marchando sobre Paris (a não ser que… Read more »
Ataques nucleares que destroem cidades, países e até continentes são entregues por ICBM’s e SLBM’s, o resto é mais táctico, com mísseis de cruzeiro destróis uma zona muito mais pequena, pois só levam uma cabeça de guerra nuclear, embora dê para destruir uma cidade mais pequena.
O “desempenho sofrível” ocupou uma área maior que a Inglaterra com apenas 80.000 soldados. E aí?
De 900.000 homens em armas no exército foram desdobrados 120.000. Destes 40.000 mantidos em reserva e empregados 80.000, As republicas contribuem com 35.000.
Pois bem, entre “Joe” que ninguém sabe quem é e Douglas Abbott MacGregor, fico com o último.
Um oásis de sensatez em meio a um deserto de mentiras, parabéns ao coronel.
Lógico que tem mentiras mas dá pra perceber o que é e não é.
Ter 70% de aprovação do Putin, ter nazistas tudo narrativa. E sim os russos estão atacando alvos civis tem vídeos no telegram, os soldados executando quem tentava fugir das cidades. Blindado atropelando carro de propósito, prédios residencias recebendo chuva de artilharia, são muitas provas.
Mais um torcedor. Só isso. Análise rasa. Bem superficial e enviesada. Não dá para chamar o coronel de analista militar.
Por que seria uma análise rasa? Porque não está alinhado com o que a grande mídia divulga? Vc acha mesmo que se a Rússia quisesse não destruiria a Ucrânia rapidamente? E qual sua experiência militar para denegrir a análise do coronel? A propósito, sou torcedor sim, do Sport Clube do Recife, tenha uma ótima tarde.
Sou contra a invasão para deixar bem claro. Este coronel é conselheiro do pentagono e analista de guerra, com experiência em combate, e é respeitado por outros militares. Dá entrevistas na Fox News entre outras emissoras… Porque ele mentiria?
Fonte??? Não consegui encontrar.
Assista ao vídeo.
É em inglês.
Cry !!!!!!!
Entendeu?
Procure que você vai achar um outro coronel reformando americano dizendo o oposto dele.
O correto seria postar a análise desse também coronel reformado, deixando que os próprios leitores tirem suas conclusões. Esse deve ser sempre o dever um jornal.
Vai no uol, globo, folha, portal r7, terra.
Ficou Putin Bosco
Todos tem que ter a análise pró Ucrânia?
Um dia desses esse mesmo senhor comentou que Putin estava sendo totalmente cuidadoso e zeloso e não estava atacando alvos não militares na Ucrânia. Deveria mostrar seu culhão e para mostrar que sua opinião é verdadeira e bem fundamentada, montar um escritório no centro de Kharkiv ou de Mauripol pra ele tecer seus comentários. Se lá no meio ele dissesse que tá tudo bem, teria credibilidade. Mas, estando há milhares de km e tendo acesso a todo o material audiovisual do conflito, que demonstra uma grande destruição, ter essa posição traz indícios de que ou está querendo atacar o governo… Read more »
E você que está milhares de quilômetros longe da Ucrânia sabe de quê? Ou será que foi um dos gordinhos que saíram correndo de lá dizendo que “não imaginava que uma guerra era assim”?
A Rússia não ataca alvos civis mesmo, assim como os americanos não atacavam no Afeganistão (oficialmente), o que existe são crimes de guerra do lado ucraniano que usam civis como escudo, a mesma tática usada pelo Hamas. Mas é claro que você sabe muito bem disso mas prefere usar esse discursinho falso para lacrar muito na internet.
Não ataca alvos civil, imagina se atacasse.
Esse coronel deve estar assistindo a outro conflito. Só pode.
mais um!, mais um!, mais um! bem vindo ao clube!! Já somes três agora!
Escolheu o dia errado para dizer que os Russos não atacam civis…
(Teatro em Mariupol)
E o senhor sabe que os Ucranianos usam civis como escudo? A milhares de km de distância?
E por qual motivo atacaram o teatro? Não gostaram da peça? Ou o teatro estava sendo utilizado como base pelo exército ucraniano? Teve ucraniano que postou foto dentro de uma escola e essa foto correu o mundo e vocês ainda querem negar o fato documentado? No mais, a maneira como os ucranianos estão conduzindo a guerra está incomodando e muito os militares da OTAN e os observadores internacionais, justamente por causa desse tipo de coisa. Mas da mesma forma que a Maria do Rosário diz que a polícia atira a esmo por aí, ignorando o fato de traficantes darem rajada… Read more »
“E por qual motivo atacaram o teatro? Não gostaram da peça?”
Não! Foi pra mostrar o desprezo que o czar tem com a vida humana e com isso causar terror no inimigo e obrigá-lo a se render. Simples assim! Qualquer cabeça de vento é capaz de entender essa estratégia.
Isso aí , mesma estratégia americana Boscão, só que com os States a mídia se cala
Mas o Putin fazer igual só valida a crueldade america e passa longe de justificar a crueldade russa.
Quem dinamitou parte do prédio foram os nazistas ucranianos para os reféns não poderem fugir.
O prédio foi minado.
Para variar você está equivocado.
Não.
Porque o Batalhão Azoz fez seu QG no porão e colocaram reféns no andar de cima
E dinamitaram as entradas para ninguém sair
Aliás, não é a primeira vez que os nazistas dinamitam prédios com reféns dentro na Ucrânia.
Se brincar esse coronel jurou que o Putin não ia atacar e que era tudo caduquice do Biden para implicar com Sua Santidade Putin Primeiro.
O teatro foi atacado pelos nacionalistas Ucranianos (vide batalhão de Azov). Já está em varias midias (que não são divulgadas por aqui). Saiu até no Sputinikbrasil
Usa um pouco da inteligencia que Deus te deu. Porque afinal eles iriam atacar um teatro, numa cidade cercada e sitiada, onde os inimigos dos atacantes se escondem por tras de qualquer prédio civil que ver pela frente…
E você com a sua inteligência que Deus te deu acredita que os ucranianos são perversos, cruéis e insensíveis a ponto de encher um teatro de crianças de seu próprio povo e mandar fogo só pra poder culpar os russos de estarem atacando civis inocentes?
Uau! Realmente os russos devem temer ser vizinhos dos ucranianos.
Você não conhece o A3OV, ou… Conhece e o defende.
já mostrou que defende
Os neonazistas fizeram um bunker no porão de Teatro e colocaram mil civis em cima.
E estavam ameaçando dinamitar a entrada para ninguém sair
Lembre-se.
São nazistas.
Não têm limites.
Você percebe que alegar distância para desqualificar um argumento também se aplica ao seu caso, correto?
As maiores críticas de analistas militares isentos do Ocidente à Rússia foi exatamente a contenção na estratégia de incursão
Se o escritório, hospital, escola ou qualquer outra coisa tiver sendo usado por militares vai ser atacado mesmo .. isso é óbvio .
E vc é mais um bem desinformado falando asneiras
Ui, temos aqui o Sr. da informação, pós graduado na Ria, mestrado na Tass e doutorado na Sputnik.
E quer pagar de sabichão…
“Se lá no meio ele dissesse que tá tudo bem, teria credibilidade. Mas, estando há milhares de km”
Olhando por esse lado, ninguém aqui na trilogia poderia dar pitaco nessa guerra, pois também estamos a milhares de quilômetros.
“e tendo acesso a todo o material audiovisual do conflito”
Mas todo esse material audiovisual do conflito está vindo de que fonte? Da Sputnik, RT, CNN, NYT, FOX, Globo, Jovem Pan ou da BBC?
Fonte é o que mais tem, basta seguir aquela que sua ideologia aceita como verdade…
Todos estão a milhares de km. A diferença é que uns estão confirmando o que seus olhos estão vendo em imagens e vídeos. Outros, mesmo vendo imagens e vídeos, estão negando o que seus olhos estão vendo. Você tem: 1) mídia ocidental + mídia oriental + redes sociais + vídeos e imagens transmitidas por pessoas no local mostrando um cenário X. 2) mídia russa controlada pelo governo, afirmando que o cenário é Y e ditando o que deve ser falado e o que não deve ser falado + repressão estatal forte contra quem não seguir essas diretrizes + mídia de… Read more »
Felipe, é inegável que a mídia russa é controlada pelo governo, e sabemos que a mídia dita ocidental é livre, mas todos sabemos que ela é “livre” até certo ponto, e você sabe disso, não se faça de desentendido, ou você considera todas as mídias ocidentais isentas ou imparciais?
Eu mesmo, você acha que eu acredito fielmente na Globo, CNN, ou BBC só porque elas são “livres”?
Se você acredita nisso você é muito ingênuo.
Eu não me fiz de desentendido. Você leu o que escrevi mas ignorou a parte que falo que o grupo 1 tem problemas e manipulação? Isso é inegável. Meu ponto é que é inexplicável vocês simplesmente baterem o pé falando que tudo que vem do grupo 1 é mentira/ é inventado/ é manipulado, ao passo que classificam o que vem do grupo 2 como verdade inquestionável. Acho engraçado, por exemplo, um cara como o Xings, que, quando é pra corroborar com o que ele defende (China melhor do mundo, linda, maravilhosa, próspera etc), ele manda links de matérias da tal… Read more »
Primeiro.
Use o nome correto sempre usado pelos russos: Kharkov.
Vai se acostumando.
Segundo que, relativamente, estão ocorrendo poucas baixas civis.
Se tivesse muitas, certamente os ucranianos estariam falando, além das fake news.
È claro.
E outra é Kiev, Krivoi Rog, Nikolaev, Lvov e etc.
Vai treinando aí.
Polêmico para dizer o mínimo. O fato de Zelenski implorar todos os dias por uma “no fly zone” e pedir o envio de mais armas e praticamente no mesmo momento declarar que a Ucrânia esta ganhando a guerra, já diz tudo. Se levarmos em conta o que os russos falam, tudo está indo muito bem, poucas baixas em pessoal e em equipamentos, os ucranianos recebem os soldados russos como libertadores, etc… se formos levar em conta o que os ucranianos falam, então, todo o exercito russo foi destruído, foram mortos 100.000 soldados russos, e as tropas ucranianas iniciaram um contra… Read more »
Eu vejo vídeos dos dois lados da guerra e uma coisa eu posso garantir: os russos sofrem baixas, mas os ucranianos sofrem muito mais.
No começo da guerra, a Rússia pouco uso fez de seus drones, talvez por ainda não ter uma supremacia aérea latente e devido a não ter uma grande quantidade para repor futuras perdas. Hoje a história mudou, todos os dias ataques cirúrgicos são realizados pelos drones, além de claro , o uso massivo de UAVs de vigilância, tem melhorado a precisão dos ataques e evitado baixas. Pode com alto grau fe certeza, afirmar-se de que sim, a Rússia está usando seus armamentos modernos.
Sim, eu mesmo já tinha comentado sobre isso. Mas não muda o fato de que a infraestrutura da Ucrânia já está em frangalhos (dizem que o custo para reconstrução já passa dos 500 Bi de dólares). Ou seja, mesmo com o uso de UCAV, drone suicidas, munição guiada, etc as batalhas estão transformando a Ucrânia em escombros ( e sim, já li relatos que nacionalistas ucranianos usam civis como escudo humano, explodem casas e atiram em apartamentos para jogar a opinião pública contra a Rússia. Também existem relatos de que a distribuição de armas para civis, gerou tiroteios e assassinatos… Read more »
Há videos mostrando saqueadores sendo agredidos e amarrados a postes para servir de alvos aleatórios pela própria população ucraniana.
Hoje vendo um vídeo descobri por que os Su-25 ucranianos realizam as missões em pares, um vai mais a frente e tenta atrair a atenção das defesas anti aéreas ou de ponto, enquanto o segundo vem e realiza o ataque. No video citado, o que tentou atrair “as atenções” foi derrubado ao tentar fazer a curva de retorno para fugir com o que atacou. OBS: ambos estavam voando bem abaixo da linha de radar, uns 50 metros de altura aproximadamente.
Neutralidade ele já ganhou. Vão querer mais…
Talvez reconhecimento da Crimeia como região russa de fato e de direito.
Mas a Rússia também vai ter de ceder em algo.
Saberemos em breve até que ponto os russos estão dispostos a aumentar o uso da força pra negociar. Uma coisa precisa ficar muito clara, o limite é o arsenal atômico. Se ele usar e a ucrânia resistir ai vai precisar negociar mesmo.
“O fato de Zelenski implorar todos os dias por uma “no fly zone” e pedir o envio de mais armas e praticamente no mesmo momento declarar que a Ucrânia esta ganhando a guerra, já diz tudo”
Essa é uma leitura. A outra é que o Zelenski está tentando defender seu país independente de estar ganhando ou perdendo.
Não é porque eventualmente a Ucrânia possa estar em vantagem que seria lógico o Zelenski parar de pedir ajuda, afinal, quem invadiu o seu país foi a Rússia, tida como a segunda potência militar do planeta e a primeira em armas nucleares.
Essa também é uma leitura. Pessoalmente acho que a Russia pensou que encontraria o exército ucraniano de 2014: fraco, despreparado, desmotivado. Acabou que 8 anos de treinamento com a OTAN deram uma nova cara aos militares da Ucrânia. Também só o fato de terem recebido mais de 20 mil armas AT e 2000 Stingers já transformariam a empreitada russa em algo no mínimo difícil de ser realizado. Acredito que os dois lados estão chegando ao ponto de exaustão física, militar e econômica e que por isso deveremos ver uma “solução ” negociada” e minimamente aceitável para ambos ( a Ucrânia… Read more »
Parabéns ao coronel e ao forte em publicar essa materia. Um ponto de luz e sensatez em meio a um imenso atoleiro de mentiras insustentáveis.
Esse general deve ter pego todas essas informações no sputnik, RT e outras mídias estatais Russas
Os pró-ucrania se informa onde?
Então né ..
GlobOTAN News…
Olha amigo, por favor, vai assistir a rede globo vai, lá vc pode opinar sobre novelas, big brother e por aí a fora.
Vai dizer que a Globo e UOL é mais confiável?
Também concordo com o coronel e lembrando que antes dele tivemos as declarações do alto oficial alemão , e acho que o Biden e muito irresponsável esta escalando ate o limite com a Russia depois disso já sabem muito bem oque pode acontecer não e meus caros
Primeira vez que eu vejo alguém falando que é melhor fazer uma guerra lenta do que uma guerra rápida.
Os alemães inventaram a blitz krieg, os russos a langsamer krieg.
Em a arte da guerra Sun Tzu diz que uma vitória rápida deve ser o principal objetivo. Se a duração da guerra for excessiva, o exército ficará fatigado e a moral, baixa, fora os custos.
Líderes de países vizinhos despontarão para tirar vantagem tuas dificuldades.
Mas o grande estrategista do Kremlin deve saber mais 🙂
A Rússia está pegando leve desde o começo, evitando ao máximo matar civis. Por isso está demorando. O que restou do exército ucraniano está dentro das cidades, porque eles sabem que os russos não irá bombardear as cidades indiscriminadamente, para tentar ao máximo não matar civis. Hoje a Ucrânia não consegue lançar mais um ataque a nível de batalhão em campo aberto. Vide o comboio Russo de 64 km que ficou parado na estrada por 10 dias, e não sofreu nenhum ataque. O batalhão azov que está em mariopol vai lutar até o último homem, porque eles sabem que os… Read more »
Tomara msm, esse tal batalhão Azov e os mercenários devem ter um tratamento digamos…bem atencioso.
Em sites russos é dito que o tratamento “gentil” só é válido a soldados regulares que se renderem ou forem capturados. Combatentes serão tratados como terroristas.
Quem usa sistema de saturação de area e bomba burra não está pegando leve coisa alguma.
Podia estar marretando as cidades (artilharia e bombardeio massivo) e ainda não está. Esta estratégia é o que os EUA usam antes de invadir.
Ele é Coronel da reserva mas na minha opnião está atuando como Tenente Coronel da ativa. Na fraude, ele é a indução ao erro.
Um peão do quebra-nozes. O mais eficiente dos soldados: o soldadinho de mentira.
Save Ferris ❗
Tem muito pseudo-americano aqui na trilogia que vai odiar esse coronel americano…?
Apenas fatos ele colocou! Agora o pessoal prefere acreditar nos mesmos editoriais que criaram o fantasma de Kiev, querem colocar o comediante como estadista, o exército russo tá atacando civis aquele mimimi todo. Lamentável, a que ponto a mídia brasileira chegou. Só fazem replicar o conteúdo de EUA e Europa, meros papagaios.
Replicar conteúdo enlatado de fora é o q sempre aconteceu. Mais do mesmo. É como dizer: “vamos ver como eu devo pensar sobre isso? Ou melhor, como eles querem q eu pense sobre isso, e assim vai ser.”.
Pura torcida desse coronel. Mas faz parte. Mundo livre e assim mesmo pode falar o que quer. agora pergunta lá na Rússia se o povo pode falar o que quer.
Não esquece o navio afundado por artilharia de foguete.
Teve especialista de sofá aqui que jurou que era verdade!
O Gado acredito em qualquer coisa!
Ele não é general, é coronel. Parece que ele não acompanha a imprensa… e nem precisaria… hoje em dia com internet e celulares na mã qq pessoa pode passar quase que em tempo real o que está acontecendo, e-mais, checar a veracidade. Goebles hoje em dia teria dificuldades. Não acho que milhares de pessoas com celular na mão e cobrindo a guerra em tempo real conseguiram realizar um grande complô em conjunto para mentir sobre o que está acontecendo. Todos os relatórios de inteligência tornados públicos de vários países convergem para o mesmo cenário na guerra. Evidente que as pessoas… Read more »
O celular só posta o que a bigtech permitir…não se esqueça…
Por que eu devo considerar o que esse coronel reformado fala em havendo milhares de coronéis reformados nos EUA?
Juro que eu prestei atenção mas não vi nenhuma auréola em cima da cabeça dele portanto , duvido que ele seja um ser especial.
Bosco, mas você não é ateu? Geralmente ateu não acredita nessas paradas de auréola e ser especial…?
PS: É uma zoação.
Bosco, a opinião dele como a dos outros de mesma patente, não tem a mínima importância, são apenas opiniões e podem não refletir com exatidão o cenário descrito.
Robocop, esse negócio de coronel dando opinião é bem complicado, se o coronel fala aquilo que eu quero ouvir, o coronel é o máximo, é uma pessoa que sabe o que está falando, afinal de contas é um militar, e segundo uns aqui, temos que respeitar os militares…
Já quando o coronel fala aquilo que eu não quero ouvir… Aí ele passa de um militar que tem que ser respeitado para um simples Zé Mané dando uma opinião sem crédito e sem nexo, é mais ou menos assim que funciona.
Baita dum falastrão. Errou todas as análises. Na verdade não passa de um torcedor e não um analista.
Bom, a outrora exigência de “imparcialidade” dos meios de comunicação para que fossem confiáveis, já foi pro beleléu, o que na minha opinião é saudável, pois se não mascara uma posição editorial da empresa como se fosse fato. Sendo parciais, ao menos não há hipocrisia.
Mas, ainda assim, é chocante a reação de surpresa do apresentador Stuart Varney do programa Fox Business numa entrevista dada por este coronel àquele programa, quando o apresentador percebe que o coronel tinha posicionamento “diferente” da “maioria” e encerra a entrevista. O link pro vídeo da entrevista está aí abaixo e está em inglês
https://www.realclearpolitics.com/video/2022/03/05/macgregor_zelensky_is_no_hero_hes_a_puppet_that_is_putting_his_own_population_at_unnecessary_risk.html
“quando o apresentador percebe que o coronel tinha posicionamento “diferente” da “maioria” e encerra a entrevista”
Isso é mais normal do que parece, quando um entrevistado tem opinião própria e fala o que pensa, geralmente a entrevista é cortada na hora, já que a opinião do entrevistado não bate com a do dono da emissora.
Outra coisa muito normal é o entrevistado deixar a emissora, lembrei do nosso presidente saindo da entrevista no pânico quando o Marinho pergunta para ele se rachador tem que ir para a cadeia.
Ele está errado, os especialistas aqui do site é que estão corretos já que, segundo alguns, a Rússia está tendo um revés acachapante.
Oliveira, Ninguém duvida da superioridade militar russa e que uma hora, mais cedo ou mais tarde, ela vai ganhar nem que tenha que jogar uma nuke na Ucrânia, o que se duvida em relação ao coronel americano é que claramente ele faz uma leitura da Ucrânia atacada e invadida ser a vilã e o agressor ser o herói. Nisso ele peca, por não dar nenhuma chance de sua percepção estar pelo menos em parte, equivocada. Como militar ele devia ter uma visão mais respeitosa de um povo que luta pela sua soberania e dar pelo menos o benefício da dúvida… Read more »
Bosco, você que domina os assuntos técnicos sobre armamentos, o seria isso na foto abaixo? Pergunto, pois foi capturado junto com vários javelins pelos separatistas pro Rússia em Donetsk.
Não sei Robocop, mas não é uma “lente” nuclear (arranjo de explosivo que forma a massa crítica).
Eu chuto que é de um sistema de guerra eletrônica. Talvez um sensor para detectar a direção de uma fonte de RF.
Mas é só chute mesmo.
“(…) o que se duvida em relação ao coronel americano é que claramente ele faz uma leitura da Ucrânia atacada e invadida ser a vilã e o agressor ser o herói. Nisso ele peca (…)” Ok, então todo argumento no sentido de que as notícias são fantasiosas acerca das perdas catastróficas russas, do ataque indiscriminado a civis pelos russos e etc… se for precedido de um “Os russos são os agressores mas>>>”; “Putin invadiu a Ucrânia, não deveria ter feito isso, mas>>>”; “A Ucrânia é o país invadido, mas>>>”, vc irá olhar com outros olhos? Creio q não. Vc, como… Read more »
Só li verdades do Coronel
Já podem prender esse traidor
Q legal! O país da LIBERDADE prendendo alguém por opinião. PS: Isso aconteceu amplamente na guerra fria. Nos EUA dos anos 50, durante o macarthismo, milhares de americanos foram acusados de serem comunistas ou simpatizantes e tornaram-se objetos de agressivas investigações e de inquéritos abertos pelo governo ou por indústrias privadas. Muitos foram presos. Uma amostra que até no país da liberdade quando a segurança do estado corre o mínimo risco q seja essa conversa de liberdade e democracia é jogada às favas. Coisas parecidas ocorreram igualmente depois do 11/09/2001.
Não concordo com pessoas que tem a opinião diferente da minha!
Rapaz, agora a turma do chapeu de alumínio vai entrar parafuso, general da reserva Trampista relatando a existência de nazista na Ucrânia.
Aos Adm da permita postar um link onde o gg não impede a sputnick
https://odysee.com/@SputnikBrasil:8
Mariupol está pra ser tomada. Já conseguiram evacuar milhares de pessoas. Tô acompanhando no south front.
Espero que os comandantes Ucrânianos ordenem a rendição para evitar perdas e sofrimentos.
Acho que os chechenos esqueceram as algemas.
Pessoal, quantos soldados tem um Grupo Tático de Batalhão Russo?
Esse Douglas McGregor é um recalcado por não haver alcançado o generalato.
Além disso, é um trumpista patológico, que foi indicado para ser embaixador na Alemanha, mas teve a indicação negada pelo Senado.
O discurso dele tem como objetivo aumentar a divisão interna americana.
Credibilidade zero – mas é claro que ele vai acabar acertando em alguns pontos, na tentativa de enfraquecer Biden.
Afinal, até mesmo um relógio parado marca a hora certa, duas vezes ao dia.
Lá nos EUA o Coronel tem muito respeito também.
É um cargo que possui muito valor.
Basta ver que no US Army existem vários Coronéis que são comandantes de Brigadas.
Não é essa “festa” que ocorre aqui no Brasil, aonde um Coronel comanda Batalhões de Infantaria, Grupos de Artilharia…
Até nisso o EB precisa ser modernizado.
Respondendo a um questionamento la em cima. Se o Brasil fosse atacado, seria uma derrota facil nossa. Infelizmente, o controle do espaço aéreo sera conseguido em poucas horas pelo inimigo, devido as nossas inexistentes defesas anti aereas ou de aviacao de caça. O bloqueio naval também seria conseguido rapidamente, por falta de meios de defesa naval. Por terra, a região que mais demoraria pra cair seria a amazonica, mais por questões naturais doque por condicoes de combate das nossas tropas. Militarmente, somos um país sem defesa nenhuma. Nossas FAAS apesarem de ter parcos núcleos de excelência, tem carencia de toda… Read more »
Eu so consigo ver um caminho de solução para o nosso país, e ele envolve destruição, sangue e mortes. Precisamos que o povo sofra, que percamos tudo, que o sangue corra nas ruas, para que talvez o povo acorde. Caso contrario, continuaremos vivendo nessa terra da fantasia, abandonada por Deus e estuprada pelo seu próprio povo. A guerra civil é o caminho pra destruir o espirito podre que vive no seio da nossa nação, após a ruina, a reconstrução de um sistema novo. Esquecam a democracia como forma de salvar nosso país, ela hoje é a desculpa usada para manter… Read more »
As vezes um sujeito tem o dom de estar no meio dos acontecimentos históricos… Olhe este Zelenski, virou estrela por estar defendendo o seu povo na guerra. Já foi pivo do processo de impeachment do Trump, no episódio do pedido do ex-presidente para atingir o Biden. Nesta época era chamado de fraco pelos EUA…
Esse dom tem nome e sobrenome: Igor Kolomoisky, coincidentemente, inimigo declarado de Putin.
Interessante como militares de alta patente acabam escorregando na própria opinião q, diga-se de passagem seja verdadeira à sua própria pessoa, acaba por não ir de encontro com o establishment em vigor. Algo de 3 dias atrás a General (isso mesmo, uma mulher) Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, em depoimento no Comitê de Assuntos Militares da Câmara, em Washington, disse o seguinte: “China e Rússia têm expandido agressivamente sua influência na nossa vizinhança na América Latina e Caribe, cujos países estão experimentando insegurança e instabilidade crescentemente exarcebada. A China, nosso competidor estratégico de longo prazo, continua… Read more »
E como esse quinta coluna explica um regimento de judeus no tal batalhão azov ?
Eles são nacionalistas e não nazistas
https://youtu.be/FWaO0p3qSZc
se tudo isso ai que ele falou for verdade é melhor a Ucrânia assinar logo a rendição ou diga-se acordo de paz … e porque não o fazem ?? E difícil para nos aqui mesmo os interessados no assunto como nós termos todas informações do que realmente esta acontecendo… Pode ser até correta esta analise do General Americano, mais uma coisa tenho certeza os russos não esperavam que esta “operação especial” ia durar tanto tempo…. e outra coisa mesmo estas unidades ucranianas que se encontram cercadas só vão se entregar mesmo se não tiver mais meios como lutar, como por… Read more »
Parabéns ao Forte por mostrar as vozes dissonantes, é isso que ajuda os leitores a irem além da briga de torcida (os que querem).
Ah, o Berger não ficou pra trás, já tem uma longa entrevista no Youtube. Pra ele, russos têm problemas logísticos e a Ucrânia tem feito um bom serviço. Eu nem presto muita atenção em nada do que ninguém diga a respeito: há uma guerra informacional em curso cujo objetivo é adensar a névoa da guerra pra facilitar a aceitação pelas populações respectivas de decisões dos gabinetes de guerra que operam, diferentemente daqueles dos séculos XVII e XVIII, guerras totais. E isso é um problemão…
Este artigo é estupendo. Se tiverem um tempinho, leiam.
https://www.usni.org/magazines/proceedings/2022/march/limited-wars-could-make-bloody-return
Professor John Maersheimer tem uma linha de argumentação parecida com a do Coronel, postado aqui Forte.
https://www.forte.jor.br/2022/03/14/video-professor-john-mearsheimer-fala-sobre-o-conflito-na-ucrania/
É claro que terá muitos deslikes.
Especialmente porquê não é um dos especialistas da GLOBO.
Ele não é conhecido só pelas falas polêmicas com relação à Ucrânia. Ele é conhecido por ser um conspiracionista da extrema-direita americana. Esse indivíduo desprezível já disse que foi um erro ir à guerra contra os nazistas e que o governo americano forçou a guerra com os japoneses. Sem contar as várias outras falas antissemitas e racistas.
O governo americano deveria investigar o envolvimento dele (e de vários republicanos) com o governo russo. Certamente achariam algo.
Esse negócio de guerra, ainda mais no Brasil. Defender banqueiros agiotas, políticos ladroes, sociedade de merda, igreja mentirosa. Não sei não e melhor ir trabalhar, pagar boletos, tomar uma gelada e continuar com a sobrevivência. “Se ouvir um tiro ou ver uma situação de perigo corra para o outro lado. Antes um covarde vivo do que um herói morto”. Citação: Maria Helena Terra, minha finada avó
Só sei que o mundo está se modernizando e investindo em suas FAAs a passos largos…e aqui não se vê isso. O fato das FAAs serem um cabidão é um problema, que deve ser resolvido com serenidade, mas isso não pode ser a válvula que mina os recursos para a modernização das nossas forças. Logo teremos problemas…eu penso assim.
Entendi! Os russos não ganham a guerra de uma vez por excesso de zelo e preocupação da população ucraniana. São muito nobres!
Coronel Douglas Abbott MacGregor…
Um lúcido entre delirantes.
Lucidez que machuca quem está emocionalmente envolvido e manipulado pela cobertura desta guerra no ocidente… Brasil incluso.
MacGregor apenas te faz abrir o olho, ser racional.
Você consegue?
Para o desespero dos american lovers, Macgregor acertou tudo sobre a guerra na Ucrânia. Vitória russa!