Estamos diante do segundo ‘Holodomor’?
Em A SOMBRA DE STALIN é “impossível distinguir quem é homem, quem é porco”. Nem era do interesse da política britânica, nem dos soviéticos, tal distinção. A verdade sobre o Holodomor – a fome provocada por Stalin no conhecido holocausto ucraniano – foi amordaçada em um conluio político e imoral tão corrompido que o próprio George Orwell se inspirou do fato para escrever sua “Revolução dos Bichos”, uma alegoria donde os homens maltratavam tanto os animais que a bicharada foi à rebelião para se transformar em algo pior.
Evidentemente, o livro é uma das distopias orwellianas sobre o socialismo (a outra é “1984”), ou aquilo no qual o movimento se transformou, não importa se uma ditadura de homens ou a tirania de porcos, fato é que tais eventos são a chave (ou reflexo?) de uma realidade incontestável do que hoje vive a Ucrânia pelas heranças de Stalin ou do que hoje se vê na Europa, incapaz de se unir para proteger seus valores e confrontar a verdade.
E é para entender o presente, que Agnieszka Holland vai ao passado e NA ESCURIDÃO, vai aos anos 30 e sob as lentes de Gareth Jones, não o sr. Jones da granja dos Porcos de um livro qualquer, mas o jornalista britânico que se infiltrou na Rússia para denunciar o governo de Stalin. Então, um filme que descreve os mecanismos do stalinismo, enquanto a investigação adentra os círculos do inferno, confrontando a realidade com idealismo, atrocidades com coragem, e isso de uma maneira evocativa, ainda que simples e direta.
Portanto, uma história atemporal, sem obviedade jornalística, chantagem emocional ou mesmo um final feliz explícito. O que o torna mais urgente e relevante frente ao nosso cotidiano de notícias falsas, realidades alternativas, corrupção da mídia, covardia de governos e indiferença de pessoas. O suspense fica na determinação do protagonista frente ao oportunismo cínico e covarde, o que nos leva a pensar que diante de tantos conformistas e egoístas de hoje, nos falta alguns Orwells e Jones. E é por isso que existe o cinema, aliás esse filme.
FONTE: spoilermovies.com
NOTA DO EDITOR: recomendo fortemente o filme “A Sombra de Stalin” (disponível também na NETFLIX).
Zelensky e seu grupo de nazistas estão jogando Ucrânia em um novo Holocausto.
Com o presidente judeu…
Depois que eu vi célula neona… no interior do RN eu n duvido de mais nada.
Tu ia servir bem de guarda de campo de concentração.
Depois ia ver a corda .
Ia mesmo. É o típico homem retratado no início do livro de Orwell, que enaltecia o partido e o governo, pq não tinha capacidade de pensar sobre eles. Ou melhor, é o filho desse homem descrito no início do livro, que canta as músicas do regime, adora seus líderes e pede pros pais para ir ver as sessões de enforcamento na praça da cidade.
Esse aí prestaria o mesmo papel. Ele só ainda não encontrou o ditador pra chamar de seu. Mas certeza que sonha com isso.
É o que estamos afirmando: A Ucrânia está dominada por nazistas.
Não bastasse a tentativa de limpeza étnica em Donbass, a atuação de grupos de justiceiros que tomaram conta de diversas cidades atirando e impedindo que civis escapem do cerco russo, agora um negociador ucraniano foi executado por ‘suspeita’ de colaborar com os russos.
‘Justiça’ sumária contra os próprios cidadãos como as SS faziam nos momentos finais do 3º Reich.
Negociador ucraniano é morto, e deputado fala que foi por traição com a Rússia
www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/negociador-ucraniano-e-morto-e-deputado-fala-que-foi-por-traicao-com-a-russia.shtml
Eita, e os manifestantes sendo preso na Rússia? Tão indo pra onde? Colônia de férias?
É o resultado de anos com muito ópio na cabeça. Já perdeu a noção do que é real e imaginação. A maioria dos leitores é lúcido, ao invés do que você acha. Fica sempre falando sozinho, talvez teu melhor amigo seja o espelho. Se vende por uns trocados, achando que vai aumentar a irmandade de zumbis. Quanto ao filme, muito bom, direto e mostra o toma lá da cá na Rússia desde os anos 30. Ou seja, nada mudou até hoje. Aos amigos do ditador tudo, regalias (oligarcas agora, lambe botas na época) aos inimigos , a morte, a luz… Read more »
O ex-comunista GO criou antecipadamente uma boa metáfora dos governos socialistas que surgiram pelo mundo. Um livro que chega a ser até infantil de tão tão óbvio.
Não deveria misturar álcool com remédios
Claro , vamos tirar a culpa do vírus da china e da guerra ser da Rússia e por na sua teoria fantasiosa . A tenha paciência .
As táticas de heroicizar a Ucrânia a qualquer custo e apelar para a russofobia são nítidas. É como se fosse uma guerra de sujeito oculto, tem um lado 100% bom e um 100% ruim, uma guerra sem causa, o Putin acordou com indisposição estomacal e decidiu invadir a Ucrânia porque é mau e porque o povo russo é desumano. Sobre a OTAN e sobre a Guerra Híbrida patrocinada pelo ocidente tendo a Ucrânia como pitbull, nem um pio. Falar que tais milícias nazifascistas que surgiram no Maidan ucraniano em 2014 foram incorporadas na Guarda Nacional do país, como milícia paramilitar… Read more »
Comentário do orivaldo serve pra vc tbm .
Meu conselho é, pare de consumir esses vídeozinhos de Youtube, estão te deixando degenerado e paranoico.
Como eu n consegui ler tudo…
Tem aliens e illuminatis metidos ?
Já assistir o excelente filme “A Sombra de Stalin”, mas recomendo que assistam com urgência 2 filmes, que se complementam em suas histórias. Eles são ” A outra face da guerra” e “Linha inimigas” (ou enemy lines). Assim essa excelente trilogia consegue mostrar uma parte da história, que nós ocidentais esquecemos ou nem conhecemos!